35
Final de ano trágico Itapeva dá adeus ao Mestre Beto Pai e filho perdem a vida na SP-258 Mortes na Vicinal Luiz José Sguário Tragédia no Bairro Lavrinhas Acidente faz vítima fatal na SP-249 Idoso é atropelado e morre em ponto de ônibus “O dever do líder político é transformar vidas, dar condições melhores para as pessoas”. “Em relação à limpeza urbana, estamos deixando a desejar sim, eu concordo, a Secretaria de Administrações Regionais está com poucos homens trabalhando”. “Muitas vezes as pessoas de nossa equipe não acompanham o ritmo e temos que fazer mudanças”. “Poucos secretários estiveram comigo durante a campanha e eu não olhei por esse lado, mas sim pela capacidade de cada um, então se não cumprirem seus papéis de acordo com aquilo que eu quero irei trocar sim, agora é hora, ou vai ou racha”. “O que aconteceu ali foi para chamar a atenção da imprensa, pegar uma lajota e mandar fotografar, isso foi montagem” (sobre as lajotas da Rua Laudelina de Melo) “O que falta em nosso governo é divulgação, mostrar o que está acontecendo e o que estamos fazendo”. Entrevista com Roberto Comeron www.jornalitanews.com.br Editor-chefe: Kiko Carli Ano XIII / Edição 817 Itapeva, 09 de janeiro de 2015 R$ 3,00 O final do ano de 2014 e início de 2015 foi marcado por vários acidentes em Itapeva e região, em sua maioria com vítimas fatais. Apesar da tristeza dos familiares pela perda de entes queridos, a morte dessas pessoas não pode ser em vão, deve servir como um alerta para que as autoridades tomem ciência de que nossas estra- das precisam de manutenção, sinalização e duplicação e que os motoristas devem dirigir com mais prudência. Caderno Policial. Pág. 06 e 07

Jornal Ita News - Edição 817

Embed Size (px)

DESCRIPTION

www.jornalitanews.com.br

Citation preview

Page 1: Jornal Ita News - Edição 817

Final de ano trágico

Itapeva dá adeusao Mestre Beto

Pai e filho perdem a vida na SP-258

Mortes na Vicinal Luiz José Sguário

Tragédia no Bairro Lavrinhas

Acidente faz vítima fatal na SP-249 Idoso é atropelado emorre em ponto de ônibus

“O dever do líderpolítico é transformarvidas, dar condições

melhores paraas pessoas”.

“Em relação à limpezaurbana, estamos

deixando a desejarsim, eu concordo, a

Secretaria deAdministrações

Regionais está compoucos homenstrabalhando”.

“Muitas vezes aspessoas de nossa

equipe nãoacompanham o ritmo

e temos que fazermudanças”.

“Poucos secretáriosestiveram comigo

durante a campanha eeu não olhei por esselado, mas sim pela

capacidade de cadaum, então se não

cumprirem seus papéisde acordo com aquilo

que eu quero irei trocarsim, agora é hora, ou

vai ou racha”.

“O que aconteceu alifoi para chamar a

atenção da imprensa,pegar uma lajota emandar fotografar,isso foi montagem”

(sobre as lajotas da RuaLaudelina de Melo)

“O que falta em nossogoverno é divulgação,

mostrar o que estáacontecendo e o queestamos fazendo”.

Entrevistacom Roberto

Comeron

www.jornalitanews.com.br

Editor-chefe: Kiko Carli

Ano XIII / Edição 817

Itapeva, 09 de janeiro de 2015

R$ 3,00

O final do ano de 2014 e início de 2015 foi marcado por váriosacidentes em Itapeva e região, em sua maioria com vítimas fatais.Apesar da tristeza dos familiares pela perda de entes queridos, amorte dessas pessoas não pode ser em vão, deve servir como umalerta para que as autoridades tomem ciência de que nossas estra-das precisam de manutenção, sinalização e duplicação e que osmotoristas devem dirigir com mais prudência. Caderno Policial.

Pág. 06 e 07

Page 2: Jornal Ita News - Edição 817

Editorial

www.jornalitanews.com.br02 09 de janeiro de 2015

Indústria Gráfica IN Ltda - MECNPJ: 15.017.953/0001-30

Inscrição Estadual : 372.082.326.112

Rua Alfredo Moreira de Souza, 379 - Parque IndustrialCEP 18.400-971 - Caixa Postal 854

Fones: 3521-1386 | 3521-1176E-mail: [email protected] | Site: www.jornalitanews.com.br

Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica IN (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)Tiragem: 3.000 exemplares | Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de

matrículas de jornal no dia 17/09/2009.

A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que nãonecessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita New s nãoé responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidadedas colocações dos anúncios classif icados publicados em suas páginas,

bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhumvínculo empregatício com a empresa. Circula em Buri, Capão Bonito,Guapiara, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão

Grande, Riversul e Taquar ivaí.

Depois de um período emrecesso, o Ita News volta comforça total e gás renovado para2015. Mesmo de portas fecha-das durante duas semanas, nos-sa equipe de reportagem nãodeixou de trazer on line os acon-tecimentos mais relevantes, queabalaram o final do ano em Ita-peva e região, devido às muitastragédias registradas.

Neste período foram váriosos acidentes, em sua maioriacom vítimas fatais, que não nosalegramos em divulgar, mas quetemos o dever de fazê-lo, en-quanto imprensa séria e respei-tada no Sudoeste Paulista.

Aproveitamos esta oportu-nidade para nos solidarizarmoscom os familiares das vítimas,que não tiveram um períodofestivo, mas de grande dor, per-da e saudade.

As muitas mortes neste tér-mino de 2014 e início de 2015trazem à tona novamente o pro-blema de nossas estradas, quesão extremamente perigosas eque não têm a atenção que de-veriam por parte das autorida-des. Tanto a SP 249, como a Vi-cinal Luiz José Sguario se torna-ram cenários frequentes de per-das irreparáveis. Paralelamentetemos a SP 258, luta constantede muitos, inclusive deste ór-gão de imprensa, para que sejaduplicada rapidamente, a fim deevitar que mais pessoas percamsuas vidas tragicamente.

As notícias não foram asmais positivas, mas esperamosque as mortes não fiquem emvão e sirvam não apenas comoestatísticas, mas que despertem

De volta ao batenteatenção e apelo às autoridadescompetentes e mais prudênciaaos motoristas.

Iniciamos este novo ano es-perançosos de que finalmente oprefeito Roberto Comeron pos-sa entregar muitos benefícios erealizações à nossa população eque esteja mais atento ao seugoverno e a quem ele colocapara o auxiliar nesta nada fácilempreitada, que é administrarum município. Ainda acredita-mos que o quadro possa ser re-vertido, mesmo que saibamosque a tarefa não será fácil e quese não souberem andar na cor-da bamba como exímios equili-bristas, talvez possamos en-tram em crise ou recessão noinício do segundo semestre.

Iniciamos o ano acreditan-do em trabalho e na união dosPoderes para que lutem porum só objetivo, o de transfor-mar nossa cidade. Aguarda-mos o término das obras queficaram para trás e com muitopesar recebemos a notícia deque o tão sonhado Teatro Mu-nicipal continuará sendo ape-nas uma maquete.

Que possamos ter este anoum carnaval digno e que as san-guessugas do poder se afastemdo Paço Municipal, já que o di-nheiro público deve ser reverti-do em benefício da população enão ao bem estar dos homens decolarinho branco. Que 2015 tra-ga sorte, paz, alegrias e muitassurpresas boas para todos osnossos amigos, clientes e itape-venses em geral, os quais de for-ma guerreira e como gladiado-res têm matado um leão por dia.

O Corpo de Bombeiros deItapeva informa que na próxi-ma semana, entre os dias 12 e16, terá início a inscrição paraa 1ª edição do Curso de Bom-beiro Mirim de 2015. As ins-crições são gratuitas e devemser feitas no Posto de Bombei-ro de Itapeva, situado à Aveni-da Gov. Mário Covas, 490.

O curso será ministrado noPosto de Bombeiro no perío-do de 19 a 30 de janeiro e éoferecido a 60 crianças de 09 a12 anos.

Os alunos serão divididosem duas turmas, tendo aulasno período da manhã das 08hàs 11h e durante à tarde das14h às 17h.

No decorrer do curso serãoabordados temas como a pre-

Curso de fériasBombeiro Mirim

venção e combate a Incêndios,Primeiros Socorros, Salvamen-to em altura, Cidadania e Disci-plina, com aulas teóricas e prá-ticas, de segunda a sexta-feira.

Por fim, o objetivo é desen-volver com os assuntos supra-citados, noções aos partici-pantes, de como agir em umaemergência, de como preveniracidentes domésticos, alémde integrá-los com o serviçode bombeiro que é realizadoneste município, fazendo comque eles acompanhem o dia adia dos bombeiros, observan-do o treinamento, o aciona-mento das viaturas, os apoiose a seriedade na utilização dotelefone 193, conscientizan-do-os dos prejuízos que umtrote pode causar.

Os motoristas terão mais 90dias para se adequarem à reso-lução federal que prevê o porteobrigatório do extintor de in-cêndios de tipo ABC nos veícu-los, que será exigido a partir de1º de abril. A prorrogação doprazo foi determinada pelo Con-selho Nacional de Trânsito(Contran), por meio da Delibe-ração Nº140, publicada nestaterça-feira, 7 de janeiro, no Diá-rio Oficial da União.

A medida alterou a Resolu-ção 333 do Contran, de 2009,que estabelecia que os veículosnão poderiam circular sem oextintor ABC a partir de 1º dejaneiro. A substituição do extin-tor BC para o ABC, porém, foideterminada pelo Contran hámais de 10 anos, em 2004, pormeio da resolução 157.

Desde 2005, portanto, osveículos já saem de fábrica como novo equipamento de segu-rança. Desta forma, não haveráa necessidade de todos os mo-toristas trocarem o extintor.

Diferenças entre o extintorBC e o ABC - Para cada classe defogo existe um tipo de extintorindicado ao combate das cha-mas. O novo extintor exigidotem capacidade para eliminarchamas de classes A,B e C, des-critas abaixo. O modelo anteri-or era eficiente apenas para asclasses B e C.

Letra A - indica que a cargado extintor é eficiente paracombater chamas que se propa-gam por materiais sólidos,

Extintor do tipo ABC será exigidonos veículos a partir de abril

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por 90 dias o prazopara que os motoristas se adequem à legislação federal

como, por exemplo, bancos, ta-petes e painéis, no caso dos ve-ículos.

Letra B - serve para elimi-nar chamas causadas por líqui-dos inflamáveis, como gasoli-na, óleo diesel, querosene, etc.

Letra C – combate o fogo emequipamentos elétricos: bate-ria, fiação, entre outros.

O extintor ABC tem valida-de maior, de cinco anos. O dotipo BC vencia a cada três anose podia ser reabastecido umavez, com validade de um anoapós a nova carga. Agora, pas-sado o prazo de validade, seránecessário descartar o equipa-mento e adquirir um novo.

O extintor deve ficar acopla-do em um dos bancos diantei-ros dos veículos, para facilitar

o acesso ao equipamento.Fiscalização – A fiscaliza-

ção dos extintores, um equipa-mento de segurança obrigató-rio, é realizada nas ações de ro-tina da polícia. Dentro das cida-des, a Polícia Militar autua emnome do Detran.SP. Nas rodovi-as estaduais, a Polícia MilitarRodoviária multa irregularida-des nos extintores em nome doDepartamento de Estradas deRodagem (DER). Já nas estradasfederais, a Polícia RodoviáriaFederal responde pela autuaçãodo motorista infrator.

Até 1º de abril, não serão pe-nalizados os motoristas que ain-da portarem o extintor do tipoBC. Porém, continuarão sendofiscalizadas a validade e as con-dições gerais do equipamento.

As autuações feitas até o mo-mento foram legais e serão man-tidas, pois a resolução que exigiao extintor ABC estava em vigorem todo o país desde 1º de janei-ro. Mas o cidadão sempre tem odireito de recorrer junto ao órgãoautuador quando não concordarcom a multa aplicada.

Circular com o veículo semo extintor, com o lacre rompi-do, fora da validade, sem o selodo Inmetro ou transportadofora do lugar indicado é infra-ção grave, com multa de R$127,69 e cinco pontos na Car-teira Nacional de Habilitação(CNH) do proprietário do veí-culo, que deverá ser retido pararegularização - conforme pre-vê o artigo 230 do Código deTrânsito Brasileiro (CTB).

A Fazfarma, sempre pen-sando no melhor para a popu-lação itapevense, inauguroumais uma loja na cidade. Anova unidade está localizadaà Praça Furquim Pedroso, aPraça do Camelô.

De acordo com o responsá-vel administrativo, FelipeTrentini de Freitas, o objetivode abertura da nova Fazfarmaé atingir pessoas diferentesdas outras unidades. “Quere-mos também alcançar um pú-blico de extrema ascensão emItapeva”, diz.

A Fazfarma tem visão clara de

Fazfarma inaugurasua 5ª loja em Itapeva

servir com excelência aos clien-tes e parceiros das cidades emque se encontram suas franqui-as, especialmente Itapeva, ondeestá a matriz. Segundo Freitas, ointuito é crescer ainda mais naregião. “Damos graças a Deuspor abençoar nossos planos quecolocamos diante dEle até aqui.Todo crédito é à Ele. Agradece-mos também a todos que nos

apoiam e depositam confiançaem nós”, declara.

Compromisso e seriedadesão lemas da Fazfarma, haja vis-ta que o respeito com a saúdede seus clientes é sempre pri-mordial. “Nosso trabalho tematingido o reconhecimento quedesejamos, isso nos motiva aseguir crescendo e melhoran-do”, finaliza Freitas.

Page 3: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 03por Kiko Carli

[email protected] – Facebook/kikocarliEstamos de OlhoLuto

O assassinato de jornalis-tas acontecido em Paris naquarta-feira deve fortalecerainda mais a imprensa inter-nacional, que não pode deixarnunca se intimidar por amea-ças. O ato terrorista colocou omundo contra o famoso “calaa boca” imposto por aquelesque acham quem tem a totali-dade do poder e podem agir in-discriminadamente com ame-aças aos órgãos de imprensa esempre apoiados pela impuni-dade que neste caso com cer-teza não irá ocorrer.

ColetivaA conversa entre o prefeito

Roberto Comeron e represen-tantes da imprensa itapeven-se, ou seja, aqueles que real-mente mostram o trabalho daPrefeitura e não os que vêmapenas quando recebem paraisso, pode ser consideradacomo boa.

Coletiva IIVimos um prefeito com

muita humildade solicitar umaparceria maior com os meiosde comunicação, o que em mi-nha opinião já existe o que da-ria ao mesmo a possibilidadede mostrar o trabalho desen-volvido pelo seu governo.

Coletiva IIIPagar só para aparecer na

telinha não adianta nada. Eudisse ao prefeito que quemmostra a realidade de nossacidade são os profissionais quese faziam presentes em seuGabinete.

Coletiva IVRoberto mostrou os avan-

ços de seu governo, principal-mente no tocante à conquistade casas populares, que é amaior em toda a história de Ita-peva. Disse ainda que existegrandes possiblidades destesnúmeros crescerem.

Coletiva VSerá aberta uma concorrên-

cia pública para a contrataçãode uma empresa, que fará alimpeza da cidade e pinturaconstante de guias e sarjetas.Segundo o prefeito haverá no-vas mudanças no secretariadoe todos apontam para a AçãoSocial e Indústria e Comércio.

Coletiva VITratar profissionais de im-

prensa é uma arte que o novo“colaborador” Eduardo Müzelterá que aprender, já que eleconfunde coletiva de imprensacom sala de aula de primeiro

grau. Se derem espaço, na pró-xima reunião teremos de ir deterno e gravata, nos postar emfila indiana e levantar o braçopara ter que falar. Um gozador.

A invasãoEm relação a possível inva-

são dos terrenos da CEAGESPdenunciados em Boletim deOcorrência no 2º Distrito Poli-cial, o prefeito disse que nãosendo propriedade do municí-pio não há como intervir. Va-mos cobrar isso ao longo dotempo, quando ocorrem fatossemelhantes hoje em muitoslocais do município. Estou re-cebendo vasta documentaçãopara mostrar quem é quem notema “invasão de terras”. Teveum, que mesmo acompanhadode jagunços apanhou dia des-ses nas proximidades da ACM.

A invasão IIEm outro caso um cidadão

batia no peito e dizia: “Eu te-nho dinheiro e você não temnada, então a terra é minha”,isso acompanhado de advoga-do e alguns jagunços.

ErraramQuando afirmam que as ter-

ras da CEAGESP eram do ladodireito da rodovia, os que que-rem as terras na marra apon-

tam a Expedicionários de Ita-peva como ponto de referência,mas a estrada citada em docu-mentos é a antiga estrada mu-nicipal, que ia até a Rua IrmãErnestina. Vão devolver.

Eu queroO vereador Jé não abre mão

de ter o comando da Secretariada Ação Social, onde pretendecolocar Jorge de Freitas e deter-minar os rumos da Pasta. Acon-tece que a maioria do grupo oquer longe de lá e pedem a colo-cação do Pastor Adriano. Paraquem será que o Mão de Pânta-no cederá? Para o Jé é claro.

Entre na turmaJá tem gente querendo mu-

dar o sobrenome depois da in-dicação de Eduardo Müzel paraassessor pessoal do Comeron.O Mão de Pântano só coloca láquem segue religiosamente asua cartilha e de preferênciaescreva e fale as bobagens queo novo assessor vem fazendo.O próximo deve ser HenriqueMarchetti, que saiu de fériasantes de assumir a Indústria eComércio, que foi prometidapara mais de 20 pessoas.

OposiçãoCélio Cavaco foi claro: “Ou

me entregam a Secretaria da

Indústria e Comércio para abri-gar meu partido (PROS, que co-incidente tem seu irmão comopresidente) ou irei para a opo-sição”. Vai para a oposição.

RealidadeDepois de cometer um erro

grosseiro quando comemorou oaumento da taxa de mortalida-de infantil em Itapeva pelas re-des sociais, Eduardo Müzel colo-cou a culpa em sua equipe (?).Ele não sabia que o maior índiceé ruim para a cidade. Pode?

Realidade IIMais uma indicação do Mão

de Pântano, que só dará proble-mas ao prefeito Comeron, quejá tem à sua disposição exce-lentes profissionais. O Rober-to não merece isso.

NomeadoMesmo que desmintam

Henrique Marchetti já foi no-meado. Já está de férias? Quempagará esses dias em que omesmo está viajando? Outraindicação do Mão de Pântano.

A duplaNa Batcaverna já tínhamos

de tudo e agora chega o Robinpara complementar o time. Sejabem-vindo garoto prodígio.

AtençãoPrecisamos ver de que forma

e quem paga o atendimento devereadores fora da Casa de Leis,já que fazer festa com o dinheirodos outros é muito fácil. Rigor dalei para os aproveitadores.

BrilharO novo presidente da Casa de

Leis de Itapeva Oziel Pires emconversa com este colunista dis-se que sua maior preocupação éreaproximar os vereadores dapopulação e seus projetos sãograndiosos e tenho a certeza deque atingirão o alvo. Conhecen-do melhor o Legislativo e seusrepresentantes com certeza fa-cilitará o dia a dia do cidadão.

Brilhar IITenho a certeza de que a

vitória do Oziel trará bons fru-tos para a Câmara Municipalde Itapeva, aos vereadores etambém para o prefeito Come-ron, que deverá caminhar jun-to com o novo presidente.

B.O.Que fim levou o Boletim de

Ocorrência aberto pelo JoséRoberto Bueno contra a invasãode terras da CEAGESP, o qual seintitulava dono de um lote nolocal? Acalmou? Por quê?

Em novembro estiveramreunidos na Câmara Mu-nicipal de Itapeva, verea-

dores, secretários municipais,representantes da Sabesp e doDAEE e o editor chefe do ItaNews, Kiko Carli, além do dire-tor da ONG Planeta Terra, Pau-lo Saponga para discutir o de-sass oreamen to do P ilãoD’Água, bem como a preserva-ção do manancial.

Na oportunidade foi apre-sentado um estudo realizadopela empresa SBD Ambientalde Marília, que foi realizadono mês de julho deste ano naRepresa Pilão D’Água, o qualentre outras referências o lau-do técnico apresenta resulta-dos de 100 pontos, divididosentre 23 linhas, os quais forammedidas as profundidades. Se-gundo o laudo são navegáveis233.257,90 m², com profundida-de média de 2,80 metros, comaltura de 0,69 metros de areia,sendo ocupado por areia160.947,95 m³.

Uma das discussões levan-tadas foi a possível contamina-

Ribeirão Fundo deverápassar por manutenção e prevençãoção da represa por parte dasobras da CCR SPVias. Mas de lápara cá o que foi feito? Qual seráo destino do Pilão D´Água? Ementrevista à nossa equipe de re-portagem, o secretário deObras, Junior Zacharias falousobre as iniciativas tomadaspós reunião, confira:

IN – No final do ano passadohouve uma reunião para discus-são do estado do Pilão D’Água.Dos assuntos abordados e dis-cutidos, qual foi o prossegui-mento dado?

Junior – Em relação ao Pi-lão D’Água estamos aguardan-do o projeto da continuação daduplicação da SP-258, o qualqueremos que a compensaçãoambiental seja feita aqui emItapeva, principalmente na áreado Pilão D’Água. O que a Secre-taria fez foi a contratação dedois estagiários de engenhariaflorestal e dois de engenhariacivil, que estão focados nosestudos para fazer a compen-sação ambiental e nós termoso cumprimento da CRA (Cota deReserva Ambiental), feito entre

a promotoria e a PrefeituraMunicipal, os quais vão con-templar toda a área do PilãoD’Água e Córrego do Aranha,para que evite esse problemade assoreamento e invasão deáreas, a fim de cumprir todasessas pendências legais.

IN – Sobre o problema emrelação à duplicação da SP-258de que poderia contaminar aágua do Pilão, já foi discutidocom a CCR? O que poderá serfeito?

Junior – O que está no pro-jeto da CCR é que na descidado Pilão seria executada umacaixa de contenção no caso dealgum acidente com caminhãode material químico e agora napróxima aprovação de proje-to dessa continuidade da du-plicação serão feitas essas ve-rificações.

IN – A Sabesp e a Prefeiturairão fazer o que em prol da con-servação do rio?

Junior – São todas essasações, o DAEE que é um grandeparceiro da cidade de Itapevaestá fazendo um estudo agora

para sabermos o custo do de-sassoreamento do Pilão D’Água.Como foi falado na reunião es-sas duas ações devem correr emparalelo, para que não haja umnovo assoreamento. Iremos fa-zer a preservação e manutençãodo Ribeirão Fundo, das estradas

que fazem o carregamento dematerial como terra e areia dasáreas de plantio, que tambémestão próximas ao ribeirão, poisnão adianta fazermos o desas-soreamento agora e ele conti-nuar ocorrendo. São essas duasações e o DAEE está fazendo o

levantamento de custo e já es-tamos trabalhando com essesestagiários junto com os nos-sos técnicos para fazermos apreservação do Ribeirão Fun-do e ao mesmo tempo cum-prirmos esses termos de com-promisso ambiental.

Page 4: Jornal Ita News - Edição 817
Page 5: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br04 09 de janeiro de 2015

Licitações porGilberto Mendes

Em continuidade à série dedicas sobre licitações públicas,aplicadas à modalidade de Lici-tação denominada Pregão Ele-trônico e Presencial:

Sempre que for analisar osdocumentos de habilitação deum determinado pregão, não seesqueça de analisar também oTermo de Referência (ProjetoBásico), pois é no Termo de refe-rência onde vem as exigênciasmais estapafúrdias.

Se a sua empresa é optantedo Simples Nacional, não se es-queça de anexar o Declaração deEnquadramento de ME/EPP daJunta Comercial de seu estado,independentemente da apresen-tação da Declaração de Qualifi-cação de Empresa ME/EPP exi-gida no edital.

As Empresas Optantes doSimples Nacional que queiramparticipar de Licitações cujoobjeto é Prestação de ServiçosContínuos de Locação de Mão deObra (exceto Limpeza e Conser-vação) poderão participar da li-citação, porém não poderão be-neficiar-se da redução dos im-postos e dos Encargos Sociais,ou seja, as planilhas deverão serbaseada no Lucro Presumido ouLucro Real.

Se uma empresa optantedo Simples Nacional ganharuma licitação cujo Objeto éPrestação de Serviços Contí-nuos de Locação de Mão deObra, terá que comunicar àReceita Federal a mudança noregime de tributação para Lu-cro Real ou Lucro Presumido(Art. 30 da Lei Complementar123/06).

Ao Registrar sua propostano Pregão Eletrônico, lembre-sede colocar o preço com umamargem superior de pelo menos20% do valor mínimo que vocêse propõe a executar o referidocontrato se o edital não estabe-lecer um valor máximo ou va-lor estimado. Se o Edital esta-belecer um valor estimado, uti-lize um valor ligeiramente su-perior ao estimado.

No caso do Pregão Presenci-al, lembre-se que só as propos-tas com valor de até 10% supe-rior à proposta de menor valoré que terão direito a participardos lances, neste caso avaliebem o seu preço ofertado, paraque não seja muito abaixo da

média, nem muito acima.

Teste seu conhecimentoO convite é a modalidade de

licitação entre interessados doramo pertinente ao seu objeto,cadastrados ou não, escolhidose convidados em número mí-nimo de 3 (três) pela unidadeadministrativa, a qual afixará,em local apropriado, cópia doinstrumento convocatório e oestenderá aos demais cadastra-dos na correspondente especi-alidade que manifestarem seuinteresse com antecedência deaté 24 (vinte e quatro) horas daapresentação das propostas.(Correto ou Errado?)

Teste anterior: A concor-rência é a modalidade de lici-tação entre quaisquer interes-sados que, na fase inicial de ha-bilitação preliminar, compro-vem possuir os requisitos mí-nimos de qualificação exigi-dos no edital para execução deseu objeto.

Alternativa: Correto!!! Con-corrência é a modalidade de li-citação entre quaisquer inte-ressados que, na fase inicial dehabilitação preliminar, com-provem possuir os requisitosmínimos de qualificação exigi-dos no edital para execução deseu objeto (Lei 8.666/93, art.22, §1º).

PAINEL DE LICITAÇÕESPREFEITURA MUNICIPAL DE

ITABERÁ (SP)Pregão Presencial nº 105/

2014 - Objeto: Aquisição de gê-neros alimentícios, material delimpeza e recargas de gás para aSanta Casa de Itaberá. ABERTU-RA: 07/01/2015.

Pregão Presencial nº 103/2014 - Objeto: Contratação deempresa especializada em pres-tação de serviços médicos nosPSF Jardim Santa Inês e PSF De-olindo Wagner. ABERTURA: 09/01/2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DETAQUARITUBA (SP)

TOMADA DE PREÇO Nº012/2014 - Proc. nº 134/2014- Objeto: “Contratação de em-presa especializada em educa-ção para o fornecimento desistema de ensino apostiladopara alunos da Educação Infan-til (02 a 05 anos) e Ensino Fun-

damental I, com entrega demateriais didáticos; acompa-nhamento pedagógico, forma-ção continuada para professo-res e gestores e portal educa-cional, conforme especifica-ções técnicas, do Anexo I doEdital, para rede pública mu-nicipal, durante o ano letivode 2015”, em atendimento aooficio nº 347/2014 datado de16/12/2014 da CoordenadoriaMunicipal de Educação. Datada Realização: 26/01/2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DEITAPETININGA (SP)

Pregão Presencial nº 218/2014 - Objeto: AQUISIÇÃO DEAPARELHOS DE AR CONDICIO-NADO PARA O ATENDE FÁCILDO PAÇO MUNICIPAL - RECUR-SO PNAFM – SECRETARIA DEADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS.Data do certame: 09/01/2015,16h00.

Pregão Presencial nº 217/2014 - Objeto: AQUISIÇÃO DEPLACAS DE SINALIZAÇÃO – SE-CRETARIA MUNICIPAL DE TRÂN-SITO E CIDADANIA (SISTEMADE REGISTRO DE PREÇO). Datado certame: 08/01/2015, 16h00.

Pregão Presencial nº 216/2014 - Objeto: AQUISIÇÃO DEGRUPO FOCAL CONVENCIONALVEICULAR, REPETIDOR E PARAPEDESTRE; BOTOEIRA INTELI-GENTE, CONTROLADOR SEMA-FÓRICO E PROGRAMADOR POR-TÁTIL PARA A SECRETARIA MU-NICIPAL DE TRÂNSITO E CIDA-DANIA. Data do certame: 08/01/2015, 15h00.

Pregão Presencial nº 214/2014 - Objeto: CONTRATAÇÃODE EMPRESA PARA FORNECI-MENTO DE UTENSÍLIOS DE CO-ZINHA PARA AS UNIDADES DEENSINO INFANTIL E FUNDA-MENTAL DA REDE MUNICIPAL -SECRETARIA DE EDUCAÇÃO(ATA DE REGISTRO DE PREÇOS).Data do certame: 08/01/2015,09h00.

Feliz Ano Novo!!!

por Gabriel Marcondes

Sociedade e Ímpeto

por Luiz Eduardo Galvão de Morais Paixão

Pacato Cidadão

O ano de 2014 foi recheadode assuntos importantes noBrasil. Foi um show de eventosconsideráveis: Copa do Mundode Futebol, Eleições Presiden-ciais, desaquecimento da eco-nomia, inflação assombrando apopulação e para variar umpouquinho, escândalo de cor-rupção envolvendo pessoas li-gadas ao Governo Federal.

Na Copa do Mundo realiza-da no país existiu grande en-volvimento da população noque diz respeito à torcida pelaseleção. Períodos antes já ha-via grande expectativa com otorneio. Afinal, ver de perto osprincipais jogadores do plane-ta seria algo impossível paraa maioria dos brasileiros, casoa Copa não fosse realizadaaqui. Entretanto, tudo come-çou errado. Estádios foramconstruídos sem critério al-gum. Ficaram muito bonitos,isso é incontestável. Mas to-dos nós sabemos que o valor“x” que seria necessário paraconstruí-los passou a ser de“2x” ou até mesmo “3x”. Alémdisso, não bastasse o superfa-turamento que foi visível emalguns casos, a falta de bomsenso também existiu na es-colha dos locais para edificá-los. Todo mundo sabe que umestádio em Manaus não será

Será pior ou melhor?utilizado para praticar futebolo ano todo e utilizar toda a es-trutura na qual foram utiliza-dos milhões de reais, porexemplo. No Brasil não há ele-fantes? Os brancos, sim. Con-siderando o ambiente das qua-tro linhas, o mal futebol apre-sentado pela seleção brasilei-ra foi decepcionante. Os 7 x 1sofridos para a Alemanha con-figuraram uma lição: aconte-ceu no futebol, mas em qual-quer área que seja, nós brasi-leiros precisamos estudarmais, nos disciplinar mais,buscar inovações, aprendermais, ter mais humildade e nãosermos prepotentes. O mundo(inclusive o do futebol) estáem constante mudança e pre-cisamos ser inteligentes o su-ficiente para acompanharmostudo isso.

Nas Eleições Presidenci-ais, todos nós sabemos o queocorreu (tem alguns fanáticosvermelhos e alguns “cagõespuxa-sacos” por aí que tam-bém sabem, mas não queremassumir). A máquina adminis-trativa foi utilizada na “caradura” para estruturar a situa-ção e sua equipe a caminho davitória. A canditada à reelei-ção (com a orientação de suaequipe de bastidores) utilizoude maneiras sujas, vulgares e

totalmente fora da ética parabombardear seus concorren-tes. Conseguiu, meus para-béns! Porém, camuflou muitacoisa que estava ocorrendonos últimos semestres e estápara explodir no ano de 2015.Esse ano vai ser “duro”, Dil-minha. Quero ver você segu-rar essa bomba.

O escândalo da Petrobrásentão, sem comentários. Utili-zar dinheiro da empresa brasi-leira mais reconhecida interna-cionalmente para “dar umamãozinha” na eleição foi umabsurdo. Que as investigaçõesprossigam e que o julgamentoseja sério. É só isso que espero.

Será que 2015 será melhorque 2014? Ou pior? Façamsuas apostas.

De minha parte, desejo atodos os leitores e seus fami-liares um grandíssimo 2015,cheio de paz, saúde e de maisduas coisas que não podem fal-tar para todo ser humano: sa-bedoria e serenidade para “ca-minhar na vida”.

contato:[email protected]

Olá amigo leitor, tudo bemcom você? Como passou denatal? E de ano novo? Foi tudobem? E aí comerciantes, comoforam as vendas? E aí, o quepodemos ajudar para melhorarseu negócio? Alguém temcasa pra alugar aí? Alguémquer comprar meu notebook?

Poxa, hoje, talvez eu tenhaque pedir perdão a você, lei-tor. É que eu estou sem inspi-ração. Na real. Eu pensei emescrever sobre um debate quetive em meio a Praça Anchie-ta sobre a implantação dapena de morte no Brasil, e fa-lar sobre como as pessoasconfundem e misturam vin-gança com justiça em plenoséculo XXI... Mas foi tão bro-chante que não me inspirou a

Recado sem inspiraçãoescrever.

Poderia falar também decomo foi o natal, o réveillon,ou então falar sobre triviali-dades da minha própria vida,mas até pra isso estou seminspiração. E não gosto de ali-mentar a fome dos outros pelavida alheia, ainda mais alimen-tar com minha própria vida.

No momento, apenas umareflexão recente me vem àmente, fruto de pensamentocrítico constante. Já não que-ro mais participar de debatesque mais se parecem rinhas,onde o orgulho alheio só abreespaço para esporadas, e emnada acrescenta na minha vida.Não vou mais bater palmaspara loucos dançarem, muitomenos cair em tentação ou

provocações, que por maisque eu argumente ou dialoguenão me levarão a lugar algum.Já fiz tudo isso e sinceramen-te, se não estou curado dessemal vou ince ssantementebuscar.

Só tenho um recado a dar:ai daquele que por prepotên-cia, arrogância ou ignorânciaousar dizer que “possuo odom de não ver a verdade”, epior ainda daquele que ousarafirmar perante mim que é so-berano, o próprio dono da ver-dade. Seja pelo chicote, sejapor mais idade, ou então pormera e tola mediocridade.

porTony AuadOs Bastidores da TV

Hoje eu inicio a minha co-luna comentando a escolha nanova Globeleza para o carna-val deste ano. Ao contrário dosanos anteriores desta vez a es-colhida foi a paulistana ErikaMoura, de 22 anos, que des-bancou as cariocas que parti-cipavam da seletiva na Globo. Para se ter uma ideia Erika,dança desde os 5 anos de ida-de, já fez uma turnê pela Co-réia do Sul realizando uma sé-rie de shows por aquele país.

Erika desfila pela Escola deSamba de São Paulo MocidadeAlegre, fato que este ano nãopoderá acontecer em razão deseu contrato com a Globo. Aemissora o ano passado já ha-via escolhido outra musa, po-rém os resultados não foramsatisfatórios e a Globo resolveuabrir outro concurso. Esses con-tratos são anuais, podendo ounão ser renovados. Tudo indicaque essa paulistana deverá ficarpor muito tempo.

Sílvio Santos reuniu a fa-mília para decidir dentro deum consenso quem seria seusubstituto a partir deste anona apresentação de seus pro-gramas. Depois de muita con-versa chegaram à conclusãode que seu neto Tiago Abra-vanel seria o escolhido. Mui-to embora uma boa parte dadiretoria da emissora pensa-va no nome de Celso Portio-lli, que sem dúvida nenhumaseria a bola da vez, acabou nãodando certo.

A Globo está preparandoum programa voltado para asdonas de casa, cuja apresenta-dora será a jornalista PatríciaPoeta, que deixou a bancada doJornal Nacional com este ob-

jetivo. O programa vai comen-tar sobre decoração entre ou-tras coisas e deverá ser exibi-do uma vez por semana aossábados pela manhã. O títulojá foi definido Bem Estar doLar. Patrícia Poeta está na ge-ladeira desde novembro, quan-do deixou o Jornal Nacional.

O ator Johnny Massaro, queinterpretou Ferdinando na no-vela Meu Pedacinho de Chão(Globo) será o principal prota-gonista da série Assombra-ções, uma das novidades daemissora para este ano. O se-riado vai contar também coma participação de vários ato-res do elenco Global, que nomomento estão afastados. Aideia dos gênios da emissoraé que se der resultado essa sé-rie passa a ser diária.

A Globo tirou da internet oprimeiro episódio da série TimMaia, Vale o Que Vier, por con-ta das inúmeras críticas querecebeu, por alterar o conteú-do do filme e defender Rober-to Carlos, que na época esno-bou Tim Maia, afirmando queele não ia chegar a lugar ne-nhum. A bem da verdade é queas modificações feitas no fil-me comprometeram um pou-co a carreira do cantor, masuma boa parte da história exi-bida teve muita veracidade.

O cantor Rick, anunciou ofim da dupla sertaneja comRenner. Segundo ele várias ve-zes sentou com o parceiro paralhe dar conselhos e ajudá-lo aconsertar seus erros, mas nãoadiantou muito. Renner, res-ponde processo por ter mata-do duas pessoas em um aci-dente e agora novamente seenvolveu em um totalmente

embriagado, colocando em ris-co moral o nome da dupla. “Asolução vai ser parar de vez”,afirmou Rick.

A jornalista Ana Paula Pa-drão anunciou esta semanaque está se separando de Wal-ter Mundell, após 12 anos deunião. Segundo ela houvemuito amor nesse convívio,porém chegou o momento deparar até pelo próprio des-gaste que o casamento traz.Ana Paula atualmente é con-tratada da Rede Bandeirantese segundo ela está muito fe-li z c om o se u p rog ram a.Quanto ao ac ontecido: “Odestino a Deus pertence”, dis-se a apresentadora.

Gugu Liberato viajou paraa Argentina, onde a partir dehoje passa a se envolver dire-tamente com o seu programana Rede Record de Televisão.O apresentador vai acompa-nhar todos os detalhes da pro-gramação e quer fazer sua es-treia em alto estilo. Seu pro-grama será totalmente dife-rente dos já apresentados nasua carreira até agora e se-gundo ele não quer repetir oserros do passado.

Frase Final: “A arte é a men-tira que nos permite conhecera verdade”.

Page 6: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 05

Descomplicando a Língua Portuguesapor Taciana Marques Castellar

Estrangeirismo significa oemprego de uma palavra no por-tuguês brasileiro, que se origi-na de outra língua estrangeira,possuindo ou não palavras si-milares à língua portuguesa,cuja pronúncia e grafia não so-fram qualquer tipo de alteração.Veja alguns exemplos de estran-geirismos:

Backup//Barman//Best-sel-ler

Déjà-vu//Design//DownloadE-mailRavioliTaekwondoO estrangeirismo é um tema

de amplo debate em várias es-feras da sociedade. A problemá-tica gira em torno da proibiçãoou permissão do uso dos estran-geirismos na língua portugue-sa do Brasil. Antes de pensar-mos na discussão do “pode ounão pode”, podemos refletir so-

Estrangeirismos na línguaportuguesa do Brasil

bre os fatores históricos, soci-ais, políticos, econômicos, filo-sóficos que permeiam o estran-geirismo.

Para alguns estudiosos dalinguística histórica, o estran-geirismo está presente desde achegada dos portugueses, noperíodo da colonização. O tu-pinambá foi um dos idiomas in-dígenas que influenciou a lín-gua portuguesa, além de idio-mas dos países da África, Eu-ropa e Ásia.

A tese de que devemos proi-bir o estrangeirismo em razãode um eventual empobreci-mento da língua surgiu a par-tir de uma lei do Marquês dePombal, que instituía a línguaportuguesa como idioma ofici-al do Brasil. Nesse sentido,qualquer outra língua indíge-na não era reconhecida pelacoroa portuguesa.

A língua acompanha as ne-cessidades dos usuários, não éà toa que nossa língua portu-guesa vem passando por vári-as transformações ao longo desua história. O uso de estran-geirismos não empobrece anossa língua, ao contrário, aenriquece porque temos maispalavras incorporadas em nos-so vocabulário. Para além doléxico, ganhamos com as infi-nitas contribuições culturaisque as palavras estrangeirastrazem para nosso idioma pormeio da arte, música, literatu-ra, cinema, redes sociais e in-teração entre os falantes nati-vos e estrangeiros.

O ano começou como umaoportunidade de novos cami-nhos para a servidora Maria Al-ves da Silva. O destino, porém,será o mesmo seguido há anos.Mariazinha, como é conhecidana comunidade escolar, vai apro-veitar o tempo extra que che-gou com a aposentadoria e bus-car mais formas de ajudar aopróximo. O estilo de vida altru-ísta escolheu acompanhar essamerendeira de 62 anos desdequando sua memória é capaz derecordar e foi ele que a tirou deuma cama, de onde já não con-seguia se levantar.

“Foi para ajudar as pessoasque eu me levantei e hoje estouaqui ”, disse ela, durante a con-cessão de aposentadoria queaconteceu em dezembro na sededo Instituto de PrevidênciaMunicipal de Itapeva (IPMI).Mariazinha conta que os médi-cos já não acreditavam mais nasua reabilitação quando ela pe-diu para o marido a levar até aextinta Secretaria da PromoçãoSocial, da Prefeitura de Itapeva.“No caminho para a consultamédica, de tanto eu insistir,meu marido atendeu meu pedi-

NASCIDA PARA SERVIR

Merendeira conta como otrabalho voluntário lhe devolveu

a capacidade de andar

do e me levou até a Promoção.Cheguei a falar com os respon-sáveis, mas eles me disseramque não poderiam me contratarporque para trabalhar eu preci-saria andar”, recorda, rindo.

Ela voltou ao local outrasvezes, explicando que não que-ria ser remunerada, mas quequeria poder ajudar. Na época, aPromoção Social fornecia sopapara as pessoas carentes. “Eu

queria fazer comida para as pes-soas, queria ser útil”, diz. Atéque um dia os voluntários queatuavam nessa ação solidáriapassaram a faltar. Foi aí que aresponsável da Promoção Soci-al resolveu ir até a casa de Mari-azinha. “Ela me propôs o traba-lho e eu aceitei na hora. Disseque no dia seguinte estaria lá. Eno dia seguinte recomecei a an-dar”, diz.

Foram dois anos de trabalhosem remuneração, até que em1986 a risonha Mariazinha ade-riu ao quadro de servidores pú-blicos como merendeira. Desde1986, ela já cozinhou no EspaçoAmigo, na APAE, na Casa doAdolescente, na Escola CelsoDuch e recentemente servia noPosto de Saúde da Vila São Be-nedito, cuidando da horta. Asolidariedade, no entanto, sem-pre foi constante. Com a ajudado comércio e de profissionaisliberais, ela organiza uma redede distribuição de cestas bási-cas em comunidades carentes.“Há muitas crianças carentes,passando fome. Enquanto eupuder, vou ajudar. Deus vai medar forças para continuar”.

No IPMI, ao lado do superintendente Eduardo Yamaya,Mariazinha assina sua aposentadoria

A tentativa de evitar que-das de árvores em nossacidade não pode ser pre-

vista. Devido a isso é necessá-rio que no caso de haver algu-ma planta condenada ou comrisco em qualquer área urbana,a pessoa que detectar deve con-tatar a Secretaria Municipal doMeio Ambiente, que por sua vezirá mandar um de seus agentesambientais no local para visto-ria. No período de chuvas comrajadas de ventos é comum emItapeva caírem árvores e galhos.Preocupados com a situaçãonossa equipe de reportagementrevistou o secretário JuniorZacharias para saber o que temsido feito, confira:

IN – Como têm sido realiza-das as vistorias em árvores danossa cidade pela Secretaria doMeio Ambiente?

Secretário – Em que compe-te a Secretaria do Meio Ambien-te, quando existe um risco ouuma solicitação de algum mo-rador, mandamos um fiscal domeio ambiente, o qual faz a ve-rificação e caso haja o risco, omorador recebe uma autoriza-

Queda de árvores,o que fazer?

ção para o corte dessa árvore.Nas áreas públicas, o serviço depoda e manutenção dessas ár-vores fica a cargo da Secretariade Administrações Regionais.

IN – Nesse período de chu-vas com ventos fortes há sem-pre quedas de árvores e galhosem nossa cidade. O que tem sidofeito para que um acidente mai-or possa ser evitado?

Junior – Essa é uma situaçãobastante difícil de ser prevista,pois as chuvas e os ventos têmacontecido fora da normalidade.

Às vezes tendo ventos de maisde 100km/h, o que não acaba nemsendo a questão da idade da ár-vore, pois um vento desses podearrancar até coberturas de pos-tos de gasolina, barracões, casase mesmo que a árvore possa es-tar em boas condições pode aca-bar vindo a cair também. Achoque as árvores que apresentamrisco devem ser cortadas comofoi o caso de uma na Rua HiginoMarques, em que fizemos a poda,como também foi feito na pai-neira do Pilão D’Água.

A equipe Rock Rugby Itape-va, a primeira e até agora únicaequipe de rugby do município,voltará aos treinos semanais apartir de sábado (11), na sededa Secretaria Municipal de Ju-ventude, Esportes, Lazer e Even-tos Especiais (SEMJEL), locali-zada à Rua Carmino Farina, 172,na Vila Isabel, antiga sede daAssociação Cristã de Moços(ACM).

Os dirigentes da equipe con-vidam os homens interessadosem participar dos treinos e daequipe, para que compareçamno local às 14h, independentedo perfil físico, pois, segundoos responsáveis, para jogar ru-gby é necessário apenas ter dis-posição. “O Rugby é um espor-te coletivo de intenso contatofísico, mas jogado com integri-dade, respeito, solidariedade,paixão e disciplina, ou seja, éum esporte dinâmico que vai teenvolver de corpo e alma, paratodos os físicos”. Eles pedemapenas para que para que os fu-turos atletas levem roupas ve-

Equipe Rock Rugby Itapeva voltaaos treinos neste sábado na SEMJEL

lhas (que não tenha problema derasgar) e chuteiras, caso possu-am.

Vale lembrar que a equipeitapevense de Rugby conta comapoio da Prefeitura de Itapeva,através da Secretaria Municipalde Juventude, Esportes, Lazer e

Eventos Especiais (SEMJEL), quetem à frente da Pasta o profes-sor Rogério Vieira Galvão, o Pa-pita.

Para mais informações so-bre o esporte, basta acessar apágina do Facebook Rock RugbyItapeva.

Page 7: Jornal Ita News - Edição 817
Page 8: Jornal Ita News - Edição 817

Prefeitura X Câmara

Oposição no poder

Secretarias

Projeto parado

Casas populares

O dever do líderpolítico é transformarvidas, dar condições

melhores para aspessoas

Corte de matos

Em relação à limpezaurbana, estamos

deixando a desejarsim, eu concordo, a

Secretaria deAdministrações

Regionais está compoucos homens

trabalhando

Parque Ambiental

www.jornalitanews.com.br06 09 de janeiro de 2015

O prefeito Roberto Come-ron convocou toda a im-prensa local na última

segunda-feira (05) em seu gabi-nete, onde realizou uma coleti-va para estreitar os laços com oquarto poder e divulgar o quetem realizado, pois o chefe doExecutivo frisou que o que faltaem sua administração é divul-gação. Na oportunidade, os re-presentantes dos veículos decomunicação indagaram o pre-feito sobre diversos assuntosrelacionados à sua gestão até omomento, além de argumentarsobre as reclamações feitas pelapopulação, a qual pede melho-rias. Confira na íntegra os ques-tionamentos e as respostas deComeron na coletiva:

Nesses dois anos de man-dato muitas casas populares fo-ram construídas. O senhor con-sidera isso a maior obra de suagestão?

Prefeito – Sim, será o nos-so legado e isso ninguém podetirar, já faz parte da história,pois são 1500 novas casas, ouseja, 1500 famílias que terãoo seu teto, fora as 212 que nósjá entregamos e mais 300 queestamos pleiteando no JardimKantian, onde sem sombra dedúvida algo assim não irá acon-tecer tão fácil novamente.Acho que o dever do líder po-lítico é transformar vidas, darcondições melhores para aspessoas e nós vamos cumpriressa nossa meta.

Em relação à fiscalizaçãoapós o sorteio dessas casas,qual é o papel dos órgãoscompetentes e como issofunciona?

Prefeito – São dois pontosimportantes. A CDHU é umprograma, o Minha Casa Mi-nha Vida é outro. Na CDHU éfeito um sistema de sorteio ecada um que é contempladopassa pelo levantamento de-les, em que é visto se a pes-soa já tem uma residência ouse já foi sorteada anterior-mente, mas também competeaos cidadãos denunciarem,pois essa parte de fiscaliza-ção não é competência da Pre-feitura. No caso do MinhaCasa Minha Vida é diferente,não é feito nenhum sorteio, épor pontuação. A pessoa deveir até a Assistência Social efazer um cadastro para seranalisado às necessidades decada pessoa e assim ser ava-liado pela Caixa EconômicaFederal.

“Muito dinheiro entrou nos cofres daPrefeitura, só que agora temos que

transformar isso em obras”, diz prefeito

O que a Prefeitura tem fei-to em relação ao serviço decorte de matos da cidade? Oque será feito no Jardim Bonfi-glioli e no Jardim Kantian, jáque a população de ambos osbairros estão pedindo socorro?

Prefeito – Em relação aosdonos de terrenos nós estamosprovidenciando a partir de ago-ra a limpeza e o valor será acres-cido no IPTU da pessoa. Em re-lação à limpeza urbana estamosdeixando a desejar sim, eu con-cordo, a Secretaria de Adminis-trações Regionais está com pou-cos homens trabalhando, ape-nas 15, então iremos abrir lici-tação para terceirizar a limpezada cidade. Fizemos um balançoe vimos que ficará mais baratodo que tentarmos fazer esse ser-viço, pois às vezes fica difíciltrabalhar com pessoas que nãoquerem executá-lo, deixandoum desgaste também para o se-cretário. Porém, contratandouma empresa ele vai poder co-brar dela. Em relação ao JardimBonfiglioli, será feita a pavimen-tação. Gostaria de deixar clarotambém que encontramos obairro com aquele problema,está certo que quando você secasa com a viúva tem que assu-mir o filho dela, mas nós já oencontramos daquele jeito,como também encontramos a

Casa da Cultura, o Debret, a Pra-ça do Jardim Europa, o banheiropúblico da Santa Casa, enfim, seeu fosse um prefeito maldosocolocaria uma faixa: “Olhem a

obra de tal prefeito aqui”, masnão sou, estou concluindo. Atémarço quero entregar a Praça doJardim Europa, que é de um bair-ro nobre e bonito, que estavatotalmente largada. Estamosesperando que o Governo libereo convênio para a reforma daCasa da Cultura no valor de R$ 2milhões, o projeto está em aná-lise e o município ainda não temo dinheiro para reformar o lo-cal. Voltando a falar do Bonfi-glioli, será uma obra no valorde R$ 267 mil, com nossa con-trapartida de R$ 22 mil, em queiremos fazer agora as principaisruas do bairro.

Em relação às Secretarias,haverá alguma mudança parao início do ano?

Prefeito – Nós já fizemosalgumas mudanças em quejulgo até interessantes e im-portantes para o nosso gover-no. Minha parte como prefei-to é buscar recursos. Fui paraBrasília várias vezes para po-der conseguir essas casas. Fi-zemos o projeto, fui em vári-os Ministérios e, enfim, con-seguimos. Minha função comoprefeito é ir atrás de recursos,conversar com o governador,com secretários de Estado, mi-nistros e isso eu fiz e acreditoque bem feito. Muito dinheiroentrou nos cofres da Prefeitu-ra, só que agora temos queexecutar isso, que transformarisso em obras. Por exemplo,conseguimos dinheiro paradois portais, já está na conta,foi empenhado pelo Governodo Estado e já está na CaixaEconômica Federal para análi-se do projeto e nós temos quefazer, pois a população queraquilo e eu quero também, masmuitas vezes as pessoas denossa equipe não acompa-nham o ritmo e temos que fa-zer mudanças, poucos secretá-rios estiveram comigo duran-te a campanha e eu não olheipor esse lado, mas sim pelacapacidade de cada um. Se nãocumprirem seus papéis deacordo com aquilo que eu que-ro irei trocar sim, agora é hora,ou vai ou racha.

Sobre o APL (Arranjo Produ-tivo Local), por que após doisanos ainda não foi executadoesse projeto?

Prefeito – Tenho que fazerjustiça aqui, pois houve parce-ria com a Terezinha da Paulina,que foi até São Paulo comigopara apresentarmos esse proje-to. Já estão em fase de licitaçãoos equipamentos, mas o proces-so é muito lento quanto à buro-cracia. O local será a antiga CE-AGESP, em que conseguimosuma parceria.

Na última eleição para apresidência da Câmara Muni-cipal, o nome do senhor foimuito citado, principalmentecolocado em relevância a atu-al relação entre Legislativo e

Executivo. A seu ver comoestá o relacionamento entreestes os Poderes?

Prefeito – Eu acho que nãotemos o direito ou poder de in-terferir no trabalho do Legisla-tivo. São Poderes independen-

tes, não é saudável o Executi-vo intervir dizendo como deveser. Nunca pedi para nenhumvereador votar neste ou naque-le projeto, fazer isso ou aquiloque eu quisesse, tanto quemandamos alguns projetos,acho que apenas um, que eracriar o cargo de chefe de gover-no para uma Secretaria, que euachava importante, não passoupela Câmara. O restante sãomatérias pacíficas. Eu não achocerto também a Câmara inter-ferir no trabalho do Executivo.Acho que temos uma relaçãotranquila, os vereadores estãosempre por aqui e são indepen-dentes, de forma alguma tentomanipular este ou aquele, issonão é democracia.

Então prefeito e vereado-res devem andar em caminhosparalelos?

Prefeito – Juntos, mas cada

um com sua ação, cada um coma sua liberdade de trabalhar.Essa é a maneira que penso, atéporque já fui vereador. Dificil-mente mando projetos polê-micos para a Câmara, acho queforam um ou dois.

Como o senhor vê o fato dosvereadores da base votaremna oposição na eleição para apresidência da Câmara?

Prefeito – Democracia. Osvereadores são democráticos.De forma alguma eu disse “votenesse ou vote naquele”, lógicoque me procuraram e eu disseque era importante ter alguémdo grupo, o que é normal e nadamais justo do que o partido doprefeito ter o presidente. Quan-do me procuraram, o vereadorJé se prontificou em ser o pre-sidente, mas em momento al-gum eu exigi algo, liguei simpara alguns vereadores, masdeixei muito claro quando dis-se para ficarem a vontade, sófalei que quem quisesse votarcom o prefeito, o candidato se-ria o Jé. Até fiquei surpresoquando me comunicaram quealguns vereadores que com-põem a base tinham apoiado overeador da oposição, mas é amaneira de cada um trabalhar.

Em relação ao Parque Am-biental, qual a atual situaçãopara poder finalizá-lo?

Prefeito – Nós conseguimosno Ministério da Cultura o valorde R$ 1,5 milhão, mas não conti-nuamos com a obra, pois acon-teceram denúncias para o promo-tor de que estaríamos trabalhan-do de forma irregular na obra.Levantamos junto ao nosso jurí-dico a situação do terreno, emque consta que temos ali 7 milmetros já documentados e con-seguimos nesse tempo o convê-nio para o parque. Iríamos colo-car recurso próprio e durante

essa parada que demos, quaseconseguimos viabilizar o recur-so de R$ 1,5 milhão no Ministé-rio da Cultura, sendo que R$ 130mil seriam de contrapartida doGoverno e a proposta também jáestá na Caixa Econômica.

O que falta emnosso governo é

divulgação,mostrar o que

está acontecendoe o que estamos

fazendo

Page 9: Jornal Ita News - Edição 817

Prefeitura X Imprensa

Metas para 2015

Minha parte comoprefeito é buscar

recursos

Manutenção elétrica

Passagem de ônibus

O que aconteceu alifoi para chamar a

atenção da imprensa,pegar uma lajota emandar fotografar,isso foi montagem

Prefeitura X Sabesp

Distrito Industrial

Caso das lajotas

Teatro Municipal

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 07

Esse convênio de R$ 1,5 mi-lhão da Cultura seria para o Te-atro Municipal, mas foi muda-do para o Parque?

Prefeito – S im, pois o ter-reno onde seria construído oTeatro está irregular, recebe-mos essa herança e iríamosperder o recurso. O projeto doTeatro ficaria em torno de R$12 milhões para ser construí-do, só no projeto a gestão an-terior pagou cerca de R$ 1 mi-lhão. Em uma reunião que anossa secretária Setembrinateve com a então ministra daCultura Marta Suplicy foi acor-dado essa mudança para outrodestino do mesmo segmento.Infelizmente o Teatro volta aestaca zero, pois foi feito umprojeto irregular. Não só essecomo havia outros projetos ir-regulares na cidade, como aUPA que não tinha gerador,onde gastamos mais de R$ 300mil para regularizar, na VilaSão Benedito, onde foram cons-truídas casas para pessoas quemoravam em área de risco nacidade, no qual cinco foramconstruídas em cima de APP(área de proteção ambiental).Agora a Caixa não está mais fe-chando convênio com o muni-cípio enquanto essa situaçãonão se regularizar. A CETESBsó dá o parecer se tirarmosessas cinco casas do local. Paraacertar tudo isso eu terei queconstruir cinco moradias e ti-rar essas pessoas do local. Foium projeto irresponsável daantiga gestão e sobrou a bu-cha para mim, assim comotambém foi irresponsável anegociação que fizeram em umprecatório.

O que o senhor tem a dizersobre a Rua Laudelina de Melo,em que moradores recoloca-ram as lajotas?

Prefeito – O que aconteceuali foi para chamar a atençãoda imprensa, pegar uma lajo-ta e mandar fotografar, issofoi montagem. É o seguinte:conseguimos convênio paraasfaltar a Vila Aparecida in-teira, porém fiz o projeto navontade de ajudar outros bair-ros também, em que tiraria aslajotas e colocaria no Bairrode Cima. Eu não queria colo-car o asfalto por cima das la-jotas, até porque a tubulaçãoda Vila Aparecida é muito ve-lha, teria que trocar tudo e aRua Laudelina de Melo temesse problema. A Sabesp foi lá,abriu e começou a trocar ostubos, mas ela não seguiu onosso cronograma, pois nãoiríamos começar por lá por seruma rua muito comprida, en-tão deixaríamos por último.Até peço a compreensão dosmoradores dessa rua, porqueagora começaremos a tirar aslajotas para fazer as trocas dostubos. Ficará meia rua paratransitar para podermos efe-tuar as obras e teremos essetranstorno, mas é benfeitoriapara os residentes.

Tendo o contrato na mão,por que a Prefeitura não cobramais empenho por parte daSABESP?

Roberto – Cobrar nós co-bramos, mas tem esse contra-to que é revisto a cada cinco

anos. Eles sempre alegam queo problema é por parte da em-preiteira. Agora estou man-dando fotografar, filmar, en-tão iremos requerer a devo-lução do dinheiro gasto pelomunicípio para a Sabesp.

O senhor fala muito em ge-ração de emprego, mas quemconvive diariamente no Distri-to Industrial pode ver que o lo-cal não possui a infraestruturaadequada para as grandes em-presas que lá estão. O senhorpossui algum planejamentopara isso?

Prefeito – Outra irrespon-sabilidade da gestão anterior.Como podemos dizer que te-mos um Parque Industrial senão temos esgoto e asfalto?Eu jamais irei pegar um peda-ço de terreno do município eliberar para construir algo,isso é para fazer média polí-tica e eu não faço de forma al-guma. Para ter um Parque In-dustrial é preciso ter pelomenos o mínimo, que é a in-fraestrutura. Queremos fazerum convênio com o PAC, es-tamos aguardando a Caixa, econfesso que quase perdemoso prazo. Nesse ponto fui fa-lho, pois não cobrei do secre-tário que estava no Planeja-mento para agilizar, mas nãoperdemos. O PAC funciona daseguinte maneira: se o Gover-no aprovar esse dinheiro, elesmandam os técnicos para verse realmente haverá benfeito-ria ou não. Foi mandado oprojeto e eles aceitaram o pe-dido.

O quadro de funcionáriosserá reduzido?

Prefeito – Recebemos aPrefeitura com 50,77% com-prometido com a folha de pa-gamento de funcionários, emque o limite prudencial é 51%,ou seja, uma folha inchada. As-sim, ficamos sem poder me-lhorar condições de salários.Derrubamos esse número ehoje estamos com um poucomenos, foi uma dificuldademuito grande e para a nossasurpresa ainda a promotoriacortou cerca de 50 cargos decomissão, os quais são impor-tantes ter.

Ainda sobre a falta de mãode obra, a partir do dia 1º dejaneiro a responsabilidade damanutenção elétrica passou aser da Prefeitura. Vocês já têmcondições de realizar essa ma-nutenção?

Prefeito – Nós vamos con-tratar serviço terceirizado.

Então não há condiçõesagora de realizar o serviço?

Prefeito – Pode-se contratara qualquer momento, isso não éum bicho de sete cabeças. Nãofiquem tão assustados. Nisso eunão vejo dificuldades.

Por que foi aumentado o va-lor da passagem de ônibus sen-do que já pagamos um subsí-dio à empresa?

Prefeito – Hoje ela foi paraR$ 2,80, já havia dois anos quenão subíamos, agora teremosesse reajuste.

Faltam dois anos para aca-bar a sua gestão, quais sãosuas metas?

Prefeito – Só de convêniosnós vamos investir a partir deagora em Itapeva R$9.241.899,00 e também a con-trapartida do município de R$1.249.000,00. Nós estamos aquicom R$ 1,5 milhão do Parque,que já falei. Teremos a constru-ção do CREAS para vilas caren-tes. Tem a conclusão da restau-ração da casa do Pilão D’Água, areforma do Mercado do Produ-tor, pavimentação da Vila Bom

Jesus, os dois portais de entra-da da cidade e a conclusão dapavimentação da Vila Apareci-da. Vamos dar continuidade aperimetral Mário Covas, desvi-ando para Nova Campina. Fare-mos o loteamento popular noSenhor Neuredim e a pavimen-tação do Bonfiglioli. O projetoCidade Digital já está em licita-ção. Vamos mexer e regularizaro Estádio Municipal, tentartambém conseguir 300 casas noKantian. Nós já mandamos exe-cutar 16 novos Postos de Saú-de, inclusive um no Santa Ma-ria, que será maior do que a UPA.Colocaremos a Academia deSaúde no Bela Vista com pistade caminhada e campo de fute-bol. Será feita a reforma do Pos-to da Vila Aparecida, que estáem estado lamentável, o labo-ratório de análise ao lado da UPAe na Agricultura, já estão em li-citação tratores e equipamen-tos agrícolas. São muitas coisasboas que vão acontecer.

Qual o total de investimen-tos para a cidade?

Prefeito – Em torno de R$20 milhões. Quero dizer, que oque falta em nosso governo é adivulgação, mostrar o que estáacontecendo e o que estamosfazendo. Nós estamos fazendomuitas ações, que não chegamao conhecimento da população,uma grande falha de nossa par-te. Somos um governo quemesmo em época de crise con-segue pagar todos os seus for-necedores e funcionários emdia. Um governo que abre por-tas para a construção civil, poisolhem quantas casas já cons-truímos aqui. Vejam quantas

grandes lojas vieram para cá eisso tem participação do mu-nicípio, pois se o prefeito nãoquiser, não tem. Nunca Itapevarecebeu tanto investimentoquanto nos dois últimos anos.Novos comércios vieram paracá, novos empregos com asconstruções civis e tambémquando o morador chega a essacasa, ele não paga mais o alu-guel, assim pega o dinheirodele e vai comprar no merca-do. Itapeva comprava do pro-dutor rural de R$ 200 mil a R$400 mil, mas no nosso gover-no está comprando de R$ R$ 1,5milhão a R$ 2 milhões de pro-dutos do pequeno agricultor denossa cidade. Quase 70% damerenda escolar vêm do pró-prio município, ou seja, o di-nheiro circula aqui. Tambémtemos o cartão de alimentaçãono valor de R$ 100 para nossosfuncionários, o que é um inves-timento de R$ 400 mil por mês.

Antes as cestas básicas eramcompradas por licitação e le-vavam o dinheiro para fora, nãoficava em nossa cidade. A coi-sa está andando bem e me di-gam o que está errado, o queestá faltando ou falhando. Hojetemos um Complexo Culturale Esportivo. Nos governos an-teriores isso não existia, ossecretários atendiam em umporão. Temos um campo de fu-tebol, piscina com aula de na-tação e pista de caminhada. Ita-peva foi campeã do Campeona-to Estadual Dente de Leite, ouseja, estamos evoluindo no Es-porte. Evoluímos na Cultura ena Saúde também. Contratamos50 novos médicos e ainda exis-tem reclamações, mas evoluí-mos, estamos funcionando. Epor que não colocaram a UPA ea Cozinha Comunitária parafuncionar antes? Construir oprédio é fácil, quero ver custe-ar, colocar funcionários, equi-pamentos e mantê-los. Nós in-vestimos R$ 500 mil no Pou-patempo e sem esse investi-

mento ele não viria para nossacidade. Hoje o Espaço do Cida-dão está em um setor só, nãoestá espalhado. Estamos acer-tando as coisas mesmo pegan-do uma cidade endividada. Naépoca não quis fazer comentá-rios, pois respeitei o estado desaúde do meu antecessor. Pe-gamos em uma situação precá-ria nossa cidade. As coisas es-tão caminhando, não do jeitoque eu queria, porque para mimtinha que ser mais acelerado,mas estamos caminhando, oque falta é divulgar.

O seu maior gasto é comtelevisão e o mínimo com nósda imprensa itapevense. In-clusive nos serviços gráficose nas divulgações nos jornaislocais o senhor não tem inves-tido. O que o senhor investe,não está localizado aqui. Es-

tamos aqui, mesmo com amarcação dessa entrevista deúltima hora, em respeito aosenhor. Mas isso não é só nasua gestão, todos os seus an-tecessores queriam aparecerna televisão e se esqueciamde que os órgãos de imprensalocais estão sempre aqui epagam muito imposto. Acredi-to que esse caso deveria serrevisto. Em 2014 foi muitopequeno o investimento. O

que o senhor pretende fazer?Prefeito – Não houve inves-

timento nem na televisão. Tive-ram alguns, mas muito poucos.

O que o senhor diz sobreessa falta de divulgação, sen-do que dinheiro tinha?

Prefeito – Eu acho que a po-pulação tem que saber o queestá sendo feito, saber o que estáacontecendo. Por que as coisasruins chegam muito rápido, en-quanto as boas poucas pessoassabem. Convidei a imprensaaqui realmente para rever al-guns atos falhos e para dizerque darei toda a atenção à im-prensa. Está faltando uma con-versa com a imprensa.

Tínhamos muita coisa paraperguntar, nós temos que teruma maior intimidade com oprefeito, para que nós, leitorese ouvintes conheçam melhor ochefe do Executivo. Agora to-dos nós queremos ajudar Ita-peva. Por isso merecemos umtratamento igual aos demaiso senhor não acha?

Prefeito – Ninguém aposta-va em minha campanha e issoé uma fase da minha vida. Serprefeito não é fácil, você perdeamigos, tem um novo olhar emcima de você, acabamos brigan-do com a família pelo nepotis-mo e eu não posso fazer o ne-potismo. Agora vamos ter umanova relação entre prefeito eimprensa.

Folha de pagamento

Poucos secretáriosestiveram comigo

durante a campanha eeu não olhei por esselado, mas sim pelacapacidade de cadaum, então se nãocumprirem seus

papéis de acordo comaquilo que eu quero

irei trocar sim, agoraé hora, ou vai ou

racha

Page 10: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br08 09 de janeiro de 2015

Page 11: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 09

O transporte coletivo ur-bano de Itapeva temnova tarifa desde o dia

30 de dezembro, quando o va-lor do passe social passou de R$2,50 para R$ 2,80, um reajustede 12%.

Segundo o Departamento

Aumento na tarifa de ônibusdivide opinião de usuários

de Transporte Público, órgãoligado à Secretaria Municipalde Defesa Social, um estudo foirealizado antes da definição doreajuste e nele foi considera-do o aumento dos custos ope-racionais do transporte cole-tivo urbano/rural, como o au-

mento do salário e benefíciosconcedidos à respectiva cate-goria profissional, reposiçãoda variação de preços de insu-mos básicos, como o combus-tível que corresponde a 23%do custo do contrato bemcomo a manutenção e atuali-zação da frota.

A Prefeitura concede isen-ções e gratuidades à população,já que as Leis Municipais nº.2251/2004 e 2382/2006 conce-dem aos idosos, portadores dedeficiências e estudantes, al-guns benefícios provenientesdo sistema de transporte pú-blico coletivo.

Outro fator que contribuiupara o reajuste nesta data é otempo que as tarifas estãocongeladas. O último reajustese deu em 2013, não tendoqualquer alteração há 18 me-ses, o que fez com que os cus-tos operacionais do sistemacontribuísse m fortementepara o reajuste.

A população conta hoje comveículos em ótimo estado deconservação, com capacidadepara 46 passageiros sentados e41 em pé; todos adaptados deacordo com Lei; com elevadorespecial, lugar reservado a ca-deirante e assento para idosose gestantes. Os profissionaissão, linhas e itinerários queatendem todo o município, des-de a zona urbana até a zona ru-

ral, com horários suficientespara a demanda. Tudo isso a dis-posição dos usuários.

Em 2015 toda a frota serárastreada via GPS, possibilitan-do que o Departamento deTransporte Público rastreie to-dos os veículos e seus itinerári-os. Outras importantes melho-rias serão implantadas, como osnovos abrigos para passageirosnos pontos de ônibus, que acar-retará um maior conforto aousuário do transporte coletivo;bem como serão realizados al-guns reajustes necessários nos

itinerários a fim de atender ummaior número de usuários.

Nossa equipe de reportagementrevistou alguns usuários, osquais manifestaram a sua opi-nião quanto ao aumento da ta-rifa, confira:

IN – Qual a sua opinião so-bre o aumento da tarifa do ôni-bus?

Eliseu Campos – Para mimnão muda nada, a qualidade dotransporte é boa.

Joelson de Almeida – Ficoumais caro, fui pegar o ônibushoje e vi que havia subido, são

30 centavos que para nós queusamos sempre é demais.

Paulo Moraes – Para quemusa com frequência atrapalha.Os dias em que chove, o ônibusnão para no ponto certo. Creioque R$ 2,50 estava de bom ta-manho.

Vilma Vieira – Eu particu-larmente vejo esse aumentocomo um gasto a mais para nós.A qualidade do transporte hojeestá bem melhor do que antiga-mente, não tenho o que recla-mar, sempre no horário e nuncative problema.

Paulo Moraes Vilma Vieira

Eliseu Campos Joelson de Almeida

Reunião realizada na sede doItesp, em São Paulo, na últimasegunda-feira (05), discutiu no-vas ações voltadas à ampliaçãode regularização fundiária, prin-cipalmente em áreas rurais noSudoeste Paulista.

Participaram da reunião odiretor executivo do Itesp Mar-co Aurélio Pilla Souza, o prefei-to de Capão Bonito e presidentedo Condersul (Consórcio de De-senvolvimento da Região Sudo-este) Julio Fernando, a diretorado Escritório Regional de Pla-nejamento (Erplan) Cecé Prios-te, o presidente do Consad Su-doeste Paulista Marco Pimen-tel, a vereadora e coordenadorade habitação rural na região Ro-senilda Aparecida da Silva (Pre-ta de Ribeirão Grande), o presi-dente da Câmara de GuapiaraJosé Maria, além de técnicos daFundação Itesp e representantesdas cidades de Itapeva e Barra

Reunião no Itesp discute ações paraampliar regularização em áreas rurais

do Chapéu.Na reunião foi apresentado

detalhes do projeto de lei quetrata da Regularização Fundiá-ria Rural de Interesse Social(RFRIS), por meio dos instru-mentos da demarcação e da le-gitimação de posse, em termosassemelhados ao da Lei Federal11.977/09.

Essa é uma das propostas doGrupo de Trabalho criado naFundação Itesp em julho de2012, por solicitação da ex-se-cretária da Justiça e da Defesada Cidadania, Eloísa Arruda, e deprefeitos da Região Sudoeste, efoi levada ao Senador em marçode 2013 pelo diretor executivoda Fundação Itesp Marco Pilla.

Para Pilla, o projeto de lei doSenado, nº 368 de 2013, visa darmaior agilidade à regularizaçãofundiária de milhões de peque-nas propriedades rurais emtodo Brasil, até quatro módulos

fiscais. “Especialmente o agri-cultor familiar precisa da regu-larização da sua propriedadepara acessar financiamentos eprogramas governamentais. Aregularização fundiária rural,além de dar dignidade ao bene-ficiário, promove o desenvolvi-mento socioeconômico regio-nal”, destacou.

O projeto lei nº 368 está naComissão de Meio Ambiente,Defesa do Consumidor e Fisca-lização e Controle, para análisee eventuais emendas.

Conforme ainda o diretorMarco Pilla, o objetivo do go-verno é sincronizar as ações daSecretaria Estadual de Justiça eDefesa da Cidadania (SJDC),Itesp, Secretaria de RecursosHídricos, Secretaria de Habita-ção, Incra, FAF, Consad, Conder-sul e prefeituras para avançar naquestão da regularização fundi-ária rural.

Para o presidente do Conder-sul, Julio Fernando, a simplifi-cação dos procedimentos, apro-vação da lei e ações em conjun-to entre o Governo do Estado ePrefeituras são fundamentaispara acelerar as regularizações.

“Em Capão Bonito estamosacelerando a regularização gra-ça a parceria com o governo doEstado através do Itesp. A regu-larização traz uma nova pers-pectiva tanto para quem morana zona urbana como rural, evi-tando problemas como o da ci-dade vizinha Ribeirão Grande,que tem dificuldades em fazer

obras importantes como esco-las devido a falta de regulariza-ção de áreas. Só conseguimosexecutar um projeto importan-te de recuperação do ginásiomunicipal “José Ermírio de Mo-raes” (Arcão), localizado na VilaBela Vista, depois de regulari-zar a área através do Itesp”, en-fatizou o prefeito.

De acordo com balanço daSecretaria de Justiça, 43 muni-cípios têm convênio com a Fun-dação Itesp e 7 estão em fase deprotocolo. O Itesp já entregou32.000 títulos no Estado, sen-do 11.088 na região sudoeste (8

mil zona rural).Programa Foto Cadastro -

No Programa Foto Cadastro daFundação Itesp, Capão Bonitoaparece em primeiro lugar com129.641 de área depurada e2.552 imóveis rurais. Em segun-do, vem São Miguel Arcanjocom 76.293 de área depurada e2.185 imóveis rurais, Apiaí tem80.146 de área depurada e 1.135imóveis rurais, Ribeirão Branco58.423 de área depurada e 1.027imóveis rurais, Guapiara 53.744de área depurada e 1.019 imó-veis rurais e Ribeirão Grande29.911de área depurada e 685

imóveis rurais.O projeto de Foto Cadastro

consiste na medição e no cadas-tro de propriedades rurais, pormeio de ortofotos, com fins deregularização fundiária.

A ortofoto é uma representa-ção fotográfica de uma região,em que todos os elementos apre-sentam a mesma escala, pratica-mente livre de erros e deforma-ções, com a mesma validade deum plano cartográfico.

Esse processo permite a an-tecipação dos limites definido-res do imóvel, agilizando os trâ-mites de regularização.

Page 12: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br10 09 de janeiro de 2015

Na quarta-feira (07), a Guar-da Civil Municipal logrou êxitona prisão de uma moça de 18anos, acusada por furto de umaparelho celular.

Segundo a GM, a jovem teriaacompanhado sua madrinha,que é agente de saúde, até a re-sidência de uma paciente eaproveitando-se do descuido davítima, acabou subtraindo oaparelho. A guarnição da GMesteve na residência da jovem,a qual em princípio negou terpego o objeto. Entretanto, dian-te da insistência dos guardasacabou confessando o crime emostrando o local em que ha-via escondido o aparelho.

Moça é presa por furto de celular

A autora do delito foi con-duzida ao Plantão Policial, ondeapós as providências de praxe o

delegado a indiciou por furto,sendo a mesma presa em fla-grante pelo crime.

Na quarta-feira (07), a Polí-cia Militar deteve três homensem Itapeva, um por furto e doispor receptação.

Segundo a PM um dos rapa-zes detidos teria durante o perío-do da tarde furtado uma bicicletana Vila Aparecida. Os policiais

Jovens são detidos porfurto e receptação em Itapeva

foram até o local do furto e pro-curaram pelo indivíduo, que te-ria furtado o objeto, porém nãoconseguiram achar o suspeito.

Passados alguns minutosapós o crime, a vítima reconhe-ceu o rapaz apontado como oautor do furto usando drogas

em um terreno próximo ao lo-cal de onde o fato aconteceu. APolícia foi novamente acionadae conseguiu deter o indivíduo,que confessou a autoria do cri-me, dizendo que teria entreguea bicicleta para duas pessoas naVila Santa Maria.

Diante do relato do jovem,os PMs foram até ao referidobairro, onde encontraram osdois indivíduos apontados peloautor do furto como os rapazesque ficaram com a bicicleta. Jun-to com os jovens estava aindaum aparelho de som considera-do produto de furto também. Noentanto, a bicicleta não estavamais com os indivíduos, queforam encaminhados ao 1ºDP.

Na Delegacia as partes en-volvidas no caso foram ouvidase dois dos três detidos recebe-ram voz de prisão, um por furtoe outro por receptação.

Região onde o crime aconte-ceu fica próximo ao Bairro doItapeva IV, onde cinco dias an-tes um adolescente de 12 anosfoi ferido na perna por um as-saltante com um facão

Na quinta-feira (08), um ho-mem foi baleado no tórax e namão no quintal de sua casa porum indivíduo, que supostamen-te estaria tentando roubar o lo-cal. O crime aconteceu no Bair-ro do Itapeva IV.

Segundo vizinhos da vítima

Homem é baleado noquintal de casa no Itapeva IV

foi possível ouvir três disparosde arma de fogo e logo em segui-da testemunhas viram um sujei-to trajando camiseta do Brasil nacabeça e bermuda descendo cor-rendo pela Rua Dr. Nivaldo Fer-reira Gandra e fugindo em umamoto sentido Vila Isabel.

Policiais militares e guardasmunicipais foram mobilizadospara o local do crime e inicia-ram uma busca pelas residênci-as e terrenos próximos à casaonde o rapaz foi baleado. En-

quanto as autoridades de segu-rança procuravam o autor dosdisparos o Corpo de Bombeirossocorria a vítima até a SantaCasa de Itapeva, onde a mesmapassou por cirurgia e segue sobcuidados médicos.

O autor dos disparos não foiencontrado e o caso foi encami-nhado para o 2ºDP, que deve in-vestigar quem foi o autor docrime. No hospital a vítima dis-se aos policiais não conhecer oindivíduo que atirou contra ela.

Na quinta-feira (08), umhomem foi preso pelaDelegacia de Investiga-

ções Gerais - DIG, acusado de co-mercializar armas de fogo emsua casa no Itapeva IV.

Diante da informação, ospoliciais da DIG seguiram parao local apontado como ponto devenda de armas e após autori-zação para adentrar na casa, ospoliciais encontraram um arse-nal de armas e munições no lo-cal, dando assim voz de prisãoem flagrante ao dono do arma-mento. No total foram apreen-didas 11 armas de fogo, diver-sas munições de vários cali-bres, instrumentos e materiaispara recarga de munições. Odelegado titular da DelegaciaEspecializada, Dr. Marcelo Bru-der Santini, em entrevista à nos-sa equipe de reportagem falousobre a ocorrência. Confira:

IN - Como a Polícia chegouaté ao dono das armas?

Dr. Marcelo - Recebemos umadenúncia anônima no sentido deque um indivíduo estaria comer-cializando armas de fogo de for-ma irregular e diante disso nos-sos policiais começaram a em-preender diligências. Em contatocom o indivíduo, ele nos afirmouque não possuía armas na casa,que já tinha tido, mas que nãomais as possuía e que poderíamosentrar na residência para fazeruma verificação. Porém, no localconstatamos a presença de diver-sas armas.

IN - Que tipo de armas foramencontradas?

Dr. Marcelo - Armas longas,

Arsenal de armas e munições éencontrado em Itapeva

curtas, revólveres, pistolas, car-tucheiras, enfim todas com adocumentação irregular, ouseja, o indivíduo não poderia tê-las, inclusive algumas delas deuso restrito das forças arma-das, como é o caso de um revól-ver de calibre 44.

IN - Após a constatação docrime, o que será feito com oindivíduo?

Dr. Marcelo - Em razão dofato nós fizemos o auto de exibi-ção e apreensão das armas emunições, instrumentos e mate-riais para recarga de munições eo indivíduo será autuado em fla-grante pela prática do porte ile-gal de arma de fogo do artigo 16do Estatuto do Desarmamento.

IN - Qual a pena neste caso ecabe fiança ao indivíduo?

Dr. Marcelo - Neste caso apena já é um pouco mais alta,cerca de 6 anos de reclusão e nãoserá possível arbitrar fiançaaqui em âmbito policial e porisso ele será recolhido à Cadeia.

IN - Ocorrências dessa natu-reza são normais em Itapeva eregião?

Dr. Marcelo - Não, não temossituações assim em que a pes-soa possui muitas armas defogo em casa, pois a legislaçãoé bem rigorosa com relação a

isso. Então são poucos os indi-víduos que insistem em ter ar-mas em situação irregular. Nósestamos empreendendo váriasinvestigações no sentido de re-tirar armas irregulares de cir-culação, pois na maioria dasvezes elas acabam parando nasmãos de bandidos, facilitando aprática de roubos e por isso es-tamos trabalhando diariamen-te para evitar essa situação.

IN - Caso fosse encontradono momento das buscas na casado indivíduo, pessoas compran-do essas armas, o que acontece-ria com elas?

Dr. Marcelo - Elas tambémseriam autuadas em flagrantepela prática do mesmo tipo dedelito, pois a legislação é bas-tante clara no sentido de que énecessário uma autorização le-gal para a aquisição de armas.Tanto a pessoa que compra,como a que vende ou até mesmoa pessoa que tem guardada umaarma que era de algum parente,ela está em situação de flagran-te delito. Nesse caso se a pessoatem uma arma de família emcasa nós orientamos que elasprocurem a Delegacia de Políciamais próxima para fazer a entre-ga, explique a situação e faça aentrega espontânea.

Page 13: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 11

Durante o final do ano, en-tre 24 de dezembro e 02de janeiro a Guarda Mu-

nicipal de Itapeva intensificouo patrulhamento com a Opera-ção Natal e Ano Novo com vis-tas a coibir ilícitos e danos aopatrimônio. Em entrevista ànossa equipe de reportagem ocomandante da GM, tenente Ara-nha falou sobre as ocorrênciasatendidas pelo seu efetivo,acompanhe:

IN – Qual o balanço da Guar-da Municipal para o fim do anode 2014?

Comandante – A GM de Ita-peva, em virtude desses feria-dos prolongados que ocorreramdesde o Natal, em que nós cha-mamos de Operação Natal e Fi-nal de Ano, atendemos o núme-ro de 55 solicitações pelo tele-fone 199. Desses quatro dias,

Guarda Municipal fazbalanço da Operação Natal - Ano Novo

sendo a partir da 00h00 do dia24 de dezembro até à 00h00 dodia 02 de janeiro foram geradossete ocorrências, das quais me-recem destaque duas: uma deum furto de motocicleta ocor-rido nas imediações da Vila Apa-recida e foi abandonada pela re-gião do Pilão D’Água e outra emque houve um disparo de armade fogo também das imedia-ções do Pilão D’Água, mais pre-cisamente na Rua Ana BarrosNicoletti, em que uma pessoafoi vítima de um disparo dearma de fogo e resgatada peloSAMU até à Santa Casa de Ita-peva. Nesta operação foramempregados 37 guardas muni-cipais, com 9 viaturas. Foramlavrados também 14 infraçõesde trânsito. Em relação a 2013tudo ocorreu como o esperado.Dentro dessa situação podemos

dizer que foi tranquilo esse pe-ríodo. Importante destacar quedentro do período não houve ne-nhuma ocorrência com alvo aopatrimônio público.

IN – Para o ano de 2015, exis-te alguma novidade para a GM?

Comandante – Podemos di-zer que temos duas novidades.Em 2014 foi desenvolvido umconcurso interno da GM, para anova reestruturação, em queagora no mês de fevereiro seráformada nova estrutura, na qualteremos os futuros comandan-tes da nossa instituição. Depoisde 15 anos de existência, nóstivemos a possibilidade, atra-vés do nosso novo estatuto,possibilitar essa reestrutura-ção. Outra novidade é de que apartir deste ano os guardastambém poderão atuar na partede fiscalização do trânsito.

Na quinta-feira (08), umacidente entre um carro e umcaminhão deixou três pesso-as feridas no trevo que liga oAnel Viário Mário Covas àRodovia Pedro RodriguesGarcia.

Segundo informações daPolícia Militar Rodoviária oveículo táxi seguia pela Ro-dovia, sentido Ribeirão Bran-co, quando acabou batendono caminhão que saía do AnelViário Mário Covas, o qualcruzou na frente do táxi.

No veículo havia três pes-soas sendo o taxista, o pas-sageiro de 81 anos e sua filhade 40 anos que necessitaramde atendimento médico. OSAMU foi acionado e socor-reu as vítimas. O motoristado veículo teve suspeita defratura no pé, já pai e filhasentiam fortes dores abdo-minais, provavelmente porconta do cinto de segurança.

Acidente no trevo do AnelViário Mário Covas deixa

três pessoas feridas

O motorista do caminhão nadasofreu.

Os dados dos envolvidosforam anotados e a Polícia Ro-doviária registrou Boletim de

Ocorrência de acidente detrânsito. Parte da pista pre-cisou ser coberta de serra-gem devido ao óleo que foiderramado no local.

Estão abertas as inscriçõespara os empresários e potenci-ais empreendedores visitarema Feira do Empreendedor do Se-brae-SP. O Escritório Regional doSebrae-SP no Sudoeste Paulistavai disponibilizar três ônibus.Cada um deles partirá das cida-des de Itararé, Itapeva e CapãoBonito. A 4ª edição da feira serárealizada entre 7 e 10 de feve-reiro, no Pavilhão de Exposi-ções do Anhembi, em São Pau-lo, e a estimativa de público éde 85 mil visitantes.

Após o sucesso da últimaedição, em fevereiro de 2014 –que contou com cerca de 350empresas expositoras e um to-tal de R$ 4,8 milhões em negó-cios gerados –, o evento, queantes era a cada dois anos, pas-sou a ser anual. Para 2015, aprevisão é de que sejam gera-dos R$ 5,6 milhões em negóci-os – 15% a mais do que no anoanterior.

Para 2015, a área da feiraaumentou – de 21mil m2 para30 mil m2– e foram programa-das diversas atividades para osquatro dias, em diferentes es-paços que serão voltados às áre-as de franquias, indústria, equi-pamentos, agronegócios e vare-jo, além de consultorias, pales-tras e um espaço dedicado astartups.

“O empreendedorismo estáem alta. E a Feira do Empreende-dor do Sebrae-SP é a prova disso.Aumentamos o tamanho este ano,abrimos para mais expositores ea procura para conseguir um es-paço foi mais uma vez muito gran-de. Agora estamos credenciandoas empresas em uma lista de es-pera”, afirma o coordenador dafeira, Ary Scarpin.

O intuito é disseminar conhe-

Sebrae-SP levaempresários da região àFeira do Empreendedor

Viagem será realizada no dia 9 de fevereiro e todos os empresários epotenciais empreendedores são convidados a participar

cimento e oportunidades de ne-gócios a micro e pequenos em-presários e aos futuros empreen-dedores. Em sua última edição emSão Paulo, o evento contou com avisita de 82 mil pessoas, 50% amais do que na edição anterior,em 2012, quando 55 mil visitan-tes passaram pelo local.

InscriçõesAs inscrições devem ser fei-

tas no Escritório Regional doSebrae-SP no Sudoeste Paulista,que fica na Rua Ariovaldo Quei-roz Marques, 100, no centro deItapeva. Informações tambémpodem ser obtidas pelo telefo-ne (15) 3522-4444.

A FeiraA Feira do Empreendedor

oferece aos empresários opor-tunidades para incrementarum negócio já existente ouabrir um novo. Para o visitan-te, há ainda a oportunidade dereceber consultorias individu-ais e coletivas, acompanharpalestras, conhecer tendências,regularizar a situação da em-presa, além de obter informa-

ções e orientações referentes àabertura e melhoria na gestãodo negócio próprio.

Serviço:Viagem à Feira do Empreen-dedor Sebrae-SPLocal: Pavilhão de Exposiçõesdo Anhembi (Av. Olavo Fon-toura, 1209, São Paulo – SP)Data: 9 de fevereiro

Saídas:Ônibus 01 – Itararé6h – Partida: ItararéRua São Pedro, 1392, Praça SãoPedro

Ônibus 2 - Itapeva7h – Partida: ItapevaRua Ariovaldo Queiroz Mar-ques, 100, Centro, Itapeva.

Ônibus 3 – Capão Bonito8h – Partida: Capão BonitoRua Altino Arantes, 830, Ca-pão Bonito, em frente à rodo-viária.

Para mais informações sobrea Feira, ligue 0800 570 0800.

Page 14: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br12 09 de janeiro de 2015

O município de Itapeva regis-trou queda no índice de mortali-dade infantil em 2014. Os dadosforam divulgados nesta quarta-feira, 7, pela Secretaria Munici-pal de Saúde e fazem parte de umlevantamento feito pelo Sistemade Informação de Mortalidade(SIM) e o Sistema de Informaçãode Nascido Vivo (SINASC) doDataSUS, que foi criado pelo Mi-nistério da Saúde com a finalida-de de reunir informações epide-miológicas referentes aos nasci-mentos informados em todo ter-ritório nacional.

De acordo com o levanta-mento, em 2014 o município deItapeva reduziu para 15,8 o nú-mero de óbito infantil neste seg-mento frente a 22,6 em 2013.Os dados levam em conta o nú-mero de óbitos de crianças me-nores de um ano comparadocom o número de nascidos vi-vos residentes no município deItapeva no mesmo período. Olevantamento também traz ou-tro avanço importante envol-vendo morte durante a gestação(natimorto), onde houve redu-ção dos casos de óbito fetal, que

Itapeva registra quedano índice de mortalidade

infantil em 2014Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e mostram

avanços nas políticas de saúde pública no município

caiu de 11 em 2013 para 8 noano de 2014.

Segundo o Secretário Muni-cipal de Saúde, Luiz FernandoTassinari, a redução da mortali-dade infantil é resultado do tra-balho sério e determinado quevem sendo desenvolvido emtoda rede municipal de saúde. “Onosso compromisso é ampliar osinvestimentos em todos os ser-viços de saúde, com olhar espe-cial voltado à assistência de qua-lidade ao pré-natal e a criança”,disse o secretário.

O prefeito Roberto Comeroncomemorou os números e rea-firmou o compromisso com ahumanização do atendimento àsaúde em Itapeva. “Eu sempreafirmei que a saúde é priorida-de absoluta no nosso governo.Esse e outros resultados posi-tivos que iremos divulgar re-sultam do aumento dos inves-timentos, da humanização doatendimento e da busca pelaexcelência na qualidade do ser-viço prestado na área de saúde.Estou feliz em saber que os in-vestimentos realizados já come-çam a dar resultados”, afirmouo prefeito.

Além do aumento dos recur-sos investidos pela Prefeitura,a redução da mortalidade infan-til em Itapeva também é atribu-ída ao trabalho desenvolvidopelo Grupo Interno de Reduçãoda Mortalidade Materno Infan-til, pelas ações dos serviços desaúde do município e pelo Co-mitê de Mortalidade MaternoInfantil (CMMI).

As ruas de Itapeva estão sen-do motivos de preocupação porparte da população de Itapeva,tanto que esta semana a atitudede moradores da Vila Aparecidachamou a atenção de popularese autoridades da cidade.

O caso aconteceu na Rua Lau-delina Loureiro de Melo, em quealguns moradores tomaram a ini-ciativa de recolocar as lajotas queforam retiradas da via há váriassemanas. Osmar Gonçalves, umdos moradores da rua disse que jáhavia pedido providências quan-to à situação, porém como nadafoi feito ele e mais algumas pesso-as resolveram fazer o serviço porconta própria, uma vez que a situ-

Ruas de Itapeva chamam a atenção pela quantidade de buracos

ação estava causando transtornos.Outros pontos da cidade

também estão sendo criticadoscomo a Rua Professor João San-tana, na Vila Bom Jesus, em queum buraco tomou conta de me-tade da via e o Anel Viário MárioCovas devido a extensão do bu-raco na pista. Também é alvo dereclamação a Rua Dr. Estelita Ri-bas, no Parque Cimentolândia,cujo problema mais evidente é aquantidade de crateras em um sóponto, que já está sendo chama-do de Rua das Topeiras. A situa-ção também se repete na Estra-da Municipal da Vila Santa Ma-ria, onde há dois pontos críticos:um próximo ao Grêmio da Polí-

cia Militar e outro logo acima naentrada da Fazenda Pilão D’ Água.

O problema é preocupantepor duas questões. A primeiradiz respeito à segurança, poismuitas vezes acidentes aconte-cem pelo fato de os motoristasao tentarem desviar dos bura-cos, acabam chocando-se emoutro veículo. Motoqueirostambém muitas vezes não per-cebem os buracos e acabam ca-indo machucando-se seriamen-te. Outro ponto é a questão fi-nanceira, pois há a possibilida-de dos veículos que transitampor ruas esburacadas acabaremtendo problemas mecânicos ouestruturais devido ao impacto.

A situação pode ocorrer logo aopassar pelo local danificado ouentão ao longo do tempo.

O secretário de Obras de Ita-peva, Junior Zacharias disse queno caso da Rua Laudelina de Meloa questão do cidadão procurararrumar a rua por conta própriao deixou um pouco decepciona-do. Porém, em conversa com osdemais moradores do local fi-cou aliviado em ver que outraspessoas entendem que as obrassão para a melhoria da via e quesabem que para isso acontecerprimeiro terão que ter um pou-co de paciência com as obras.

O secretário disse ainda quese o morador que tomou a ati-

tude tivesse lido os jornais dacidade saberia que as obras nolocal se iniciariam na primeiraquinzena de janeiro. “É impor-tante que os cidadãos se infor-mem quanto às coisas que acon-tecem na cidade, já havia entre-vista no próprio Ita News dizen-do que as obras na Laudelina deMelo começariam no início dejaneiro, quem leu o jornal sabedisso”, disse Zacharias.

O arquiteto falou ainda dasituação dos buracos em ruas dacidade. Segundo ele, os trabalhosde reparo serão realizados embreve. Junior Zacharias relatouque enfrentam um grande pro-blema com a Sabesp, que está

deixando a desejar a questão detampar os buracos feitos por elamesma ao executar serviços. Osecretário informou que cons-tantemente pede para a Sabespse atentar a esse problema e quediversas notificações são feitascontra a empresa.

Para o cidadão que está sesentindo incomodado com al-gum problema referente a bura-cos nas ruas de Itapeva, o secre-tário de Obras disse que basta omesmo entrar em contato com aSecretaria, que vai ter respostasobre o problema e que ela estáaberta a todo cidadão que dese-jar informações e ver os proje-tos para cada setor da cidade.

Secretário de Obras, Junior Zacharias diz que ficou decepcionado ao saber da atitude do morador, que recolocou lajotasna rua por conta própria, mas sabe que outras pessoas entendem que é preciso paciência para conquistar melhorias

Avenida Vaticano Anel Viário Mário Covas - Bairro de Cima Rua Dr. Esthelita Ribas

Estrada Municipal da Santa Maria Rua Prof. João Santana - Vl Bom Jesus Rua Laudelina de Melo - Vl Aparecida

Page 15: Jornal Ita News - Edição 817

Sexta-feira,09 de janeiro de 2015Ano XIII - Edição 817

A Prefeitura de Itapeva, atra-vés da Secretaria Municipal deJuventude, Esportes, Lazer eEventos Especiais (SEMJEL) re-alizará de 12 a 24 de janeiro, a4ª edição do projeto FériasQuentes.

De acordo com o secretá-rio de Esportes Rogério Gal-vão, o Papita, o objetivo doprojeto é desenvolver entrete-nimento e lazer para criançase adolescentes de 6 a 17 anos.“A ideia é oferecer atividadesesportivas, de lazer e recrea-ção, além de atividades lúdi-cas, como xadrez e damas. Anovidade deste ano é que ire-mos concentrar a maioria dasatividades na sede da SEMJEL,na antiga ACM. Com isso, con-seguimos tirar as crianças da

4ª edição do projeto Férias Quentescomeça na próxima segunda-feira

rua durante as férias”, escla-rece o secretário, que explicaainda que a Praça de Eventosserá utilizada no período damanhã, com a professora deGinástica, Regina Leite, e no pe-ríodo noturno, para os adul-tos, com torneio de Basquete3, futebol society e vôlei depraia, além de atividades nasacademias ao ar livre, instala-das no local e no Parque Line-ar, sempre das 19h às 21h.

Ainda segundo Rogério Pa-pita, a SEMJEL abrigará as ati-vidades de manhã e a tarde,quando disponibilizará para oevento a piscina pequena, ocampo society, a quadra de vô-lei de praia e a quadra polies-portiva. “Em todas as ativida-des do projeto Férias Quentes

terá, além do professor respon-sável, estagiários do curso deEducação Física da FAIT, atravésda parceria com a Secretaria deEducação do município, garan-tindo assim a segurança de nos-sas crianças e adolescentes”.

Os estagiários citados aci-ma pelo secretário estiveramnesta segunda-feira (05), nasede da SEMJEL para dar inícioà preparação do projeto, ondecolheram informações sobre oprojeto com o professor Julia-

no Cardozo, que estará à frentedo evento.

Outras informações podemser obtidas pelo telefone (15)3522-3967 ou pelo e-mail im-pren sa es port es it ap ev [email protected].

Page 16: Jornal Ita News - Edição 817
Page 17: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br02 09 de janeiro de 2015

Esporte

Para facilitar o acesso a prá-tica regular de exercícios físi-cos, como forma de inclusãosocial e mudança de hábitos ecom o intuito de gerar saúde equalidade de vida aos itapeven-ses, a Prefeitura de Itapeva, atra-vés da Secretaria Municipal deJuventude, Esportes, Lazer eEventos Especiais (SEMJEL), ins-talou duas academias ao ar li-vre na cidade, destinadas às cri-anças a partir dos 12 anos deidade, adolescentes, jovens,adultos, idosos e pessoas comdeficiência, sendo uma na Praçade Eventos Zico Campolim eoutra no Parque Linear MárioCovas.

Com essas duas unidadesem funcionamento, as acade-mias ao ar livre já são sucessona cidade, tanto que a Prefei-tura vem recebendo pedidos dacomunidade para a instalação

Academias ao ar livre fazem sucesso em Itapevade mais equipamentos do tipoem outro lugar, sendo assim,está avaliando as possibilida-des de ampliar ainda mais essebenefício à saúde e bem-estardos moradores. “Este é um in-vestimento que fizemos e querecebeu total aprovação da co-munidade, tendo em vista quealguns bairros estão pedindoa instalação desses aparelhosem suas áreas, o que será fei-to dentro do possível”, ar-gumentou o prefeito RobertoComeron.

De acordo com o secretáriode Esportes, Rogério Galvão, oPapita, as academias ao ar li-vre são instaladas em áreasabertas e podem ser frequenta-das a qualquer hora do dia ouda noite. “Além de interativos,os equipamentos são muito fá-ceis de serem utilizados porpessoas de todas as faixas etá-

rias e reúnem grande númerode adeptos, especialmente daterceira idade”, diz.

Em Itapeva, os frequentado-res dessas academias podemcontar com monitores, estagiá-rios do curso de Educação Físi-ca da FAIT, para uso dos apare-lhos nos dois locais, de segun-da a sexta-feira, nos seguinteshorários:

Praça de Eventos – das 8h às10h;

Parque Linear Mário Covas– das 7h às 10h e das 18h às 21h

A Academia ao Ar Livre visaa melhoraria da condição física,a qualidade de vida e a saúde daspessoas. Os equipamentos nãotêm peso e usam apenas a forçado corpo para exercícios demusculação e alongamento. Tra-ta-se de um sistema que se adap-ta ao usuário utilizando o pesodo próprio corpo, criando resis-

tência e gerando benefício per-sonalizado, independente deidade, peso e sexo. São indica-dos para maiores de 12 anos e

principalmente para pessoas daterceira idade, que perdem na-turalmente um pouco da forçamuscular com o passar dos

anos, mas podem ser usados porqualquer pessoa, funcionandocomo uma academia de ginásti-ca ao ar livre.

O time do São Bento/Itape-va consagrou-se campeão doCampeonato Estadual de Fute-bol Dente de Leite após vencera equipe de Mirasol por 2x0 nocampo do Itapeva Clube.

Em jogo disputado, o time ita-pevense soube resistir à pressãoinicial do adversário e conseguiuimpor seu ritmo de jogo e abrir omarcador ainda no primeiro tem-po e depois ampliar no segundo.

O time de Itapeva, além deser o campeão, ainda teve o go-leiro menos vasado, Daniel Lara,e o artilheiro da competição,Idinei Inácio de Lima, com 7gols marcados.

O treinador da equipe de Ita-peva, Quirino Mendes, mos-trou-se emocionado pela con-quista. De acordo com Quirino,esse era um título que ele per-seguia a mais de 25 anos e sercampeão Dente de Leite dentro

Itapeva é a campeã doCampeonato Estadual Dente de Leite

de Itapeva é uma honra. O téc-nico ainda agradeceu o secretá-rio de Esportes, Rogério Galvão(Papita) e o prefeito Comeronpelo apoio dado a equipe. Quiri-no disse que o time foi muitobem no Campeonato Paulista,mas que o título coroa um tra-balho realizado ao longo do ano.

O secretário Papita destacoua importância do título, disseque é muito bom ver que Itape-va foi a primeira colocada emmeio a 1.188 equipes que dis-putaram a competição e queisso é fruto do empenho e dedi-cação de todos os envolvidos nocampeonato. Completou dizen-do que está orgulhoso e parabe-nizou o treinador Quirino e osatletas pela conquista, tambémo prefeito Comeron pelo apoioe liberdade para que Papita rea-lize seu trabalho frente a Secre-taria de Esporte.

Page 18: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 03

A Prefeitura de Itapeva,através da Secretaria Munici-pal de Juventude, Esportes,Lazer e Eventos Especiais (SE-MJEL), oferecerá uma oficina

SEMJEL oferecerá Oficina de Capoeiradentro do Projeto Férias Quentes

de capoeira às crianças e jo-vens de 6 a 17 anos na sede dasecretaria, localizada na VilaIsabel (antiga ACM), que esta-rá inserida no Projeto Férias

Quentes.De acordo com o professor

de capoeira Danilo GabrielRosa de Almeida, as aulas se-rão ministradas de 19 a 24 de

janeiro, em duas turmas: Tur-ma 1 (de 6 a 11 anos) – das 14hàs 15h30 e Turma 2 (de 12 a 17anos) - das 16h às 17h30, ecompreenderão ensinamentos

de movimentos básicos, comoaú, ginga, golpes e esquivas,além de sessões de alonga-mentos e exercícios de flexi-bilidade, equilíbrio e controlecorporal e fortalecimento damusculatura em geral.

As inscrições serão feitasa parti r de segunda -feira(19), com o professor Dani-lo, na sede da SEMJEL. Maisinformações podem ser ob-tidas através do tele fone(15) 3522-3967.

Page 19: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br04 09 de janeiro de 2015

Cultura & Lazer

Na sexta-feira (02), quempassou pela Casa da Cul-tura, no centro de Itape-

va, pôde avistar uma faixa deprotesto pendurada nos tapu-mes da edificação que está comas suas obras de restauro para-lisadas. A faixa em questão tra-zia os seguintes dizeres, “Ver-gonha! Cadê a Reforma?”, emalusão a demora em se restau-rar o prédio.

Em entrevista, a secretáriade Cultura e Turismo, Setembri-na Lourenço de Oliveira, falousobre a atual situação dos trâ-mites da reforma e como viu oato de protesto feito logo noinício de 2015.

Setembrina disse que parafalar do caso primeiramente erapreciso voltar ao ano de 2013quando a mesma assumiu a Se-

Faixa de protesto na Casa da Cultura é vista comomovimento popular e motivação política por Setembrina

Secretária da Cultura e Turismo de Itapeva disse que o convênio de revitalização da obra ainda não foi assinado,mas que articulações políticas devem contribuir para a liberação de R$ 2 milhões para o restauro do local

cretaria de Cultura e Turismo.De acordo com a secretária,logo no início de sua gestão,encontrou a Casa da Cultura in-terditada pelos órgãos compe-tentes por ter problemas estru-turais e assim começaram a re-alizar um trabalho voltado a re-forma do prédio, pois foi vistoque o vinha sendo feito anteri-

ormente era apenas um traba-lho de maquiagem e que nãopoderia continuar desta forma.

Sendo assim, foi feito umprojeto de restauro e reformaconhecido como Revitalizaçãoda Casa da Cultura, em parceriacom a Secretaria de Obras. Se-tembrina diz que enquanto oprojeto era elaborado, a Prefei-tura fazia as obras de conten-ção, principalmente na lateral doprédio, em frente a Caixa Eco-nômica Federal, onde havia umbanheiro que estava afundandoe trazendo um sério risco dedesabamento naquele local, po-rém, foram feitas as obras ne-cessárias para que não houves-se algo de mais grave. Após es-sas obras, em novembro de2013, foi protocolado na Secre-taria do Estado tudo o que a Se-cretaria de Cultura de Itapevaprecisava para a revitalizaçãoda Casa da Cultura.

Já em 2014, o governador doEstado, Geraldo Alckmin, este-ve várias vezes em Itapeva e emuma de suas visitas foi levadoaté o prédio, onde o prefeitoRoberto Comeron pediu o auxí-lio do governador. Alckmin secomprometeu a ajudar e enca-minhar recursos para a revitali-zação do local, durante algunsmeses as equipes dos Governosmunicipal e estadual trocaraminformações sobre os documen-tos necessários para que o con-

vênio da revitalização fosse fei-to. Durante esse processo, téc-nicos do CONDEPHAAT – Con-selho de Defesa do PatrimônioHistórico, Arqueológico, Artís-tico e Turístico - estiveram emItapeva vistoriando o prédio econstataram que, apesar da de-gradação do prédio, existe sima possibilidade de restauro dolocal. No entanto, meses após avisita, uma parte do prédio aca-bou caindo e trazendo preocu-pação a população de Itapeva.

Setembrina diz que, depoisdesse episódio, o secretário deDefesa Social, Ivair Patriarca,determinou que a Casa da Cul-tura permanecesse interditadae que as obras de reparo foramrealizadas. Segundo a secretária,

hoje não há nenhum risco emi-nente de desmoronamento, por-que em todos os espaços quetinham risco foram feitas obrasde contenção.

Questionada sobre o convê-nio com o Governo Estadual, Se-tembrina disse que a Secretariade Obras do Estado é bastanteexigente e que isso é compreen-sível porque o pedido feito é deR$ 2 milhões, um recurso relati-vamente alto. Falou ainda que oconvênio com o Governo paulis-ta não foi assinado por conta doperíodo eleitoral e depois pelorecesso de fim de ano, mas queagora já começam as articula-ções políticas para que seja assi-nado. A secretária acredita Ita-peva será contemplada com esteconvênio a qualquer momento.

Sobre a faixa de protesto naCasa da Cultura, Setembrina dizter visto o ato como um movi-mento popular e ao mesmo tem-po como uma motivação políti-ca. Para a secretária, é válido quea população se organize e reivin-dique melhorias no local, poiscada ato como este é uma ferra-menta de ajuda a Secretaria deCultura e Turismo de Itapeva. Elafala que vai procurar enviar a fotopara o Governo do Estado paraque vejam o anseio da popula-

ção em ter o local restaurado.Setembrina argumenta que

apoia movimentos como este,uma vez que ela mesma já fezmuito disso em sua vida, ondeia para a rua com faixas e carta-zes reivindicando aquilo queacreditava ser necessário parao povo. Ela acrescenta que mo-vimentos como esse promovemo avanço social que o municí-pio precisa. No entanto, a secre-tária acredita que o fato tambémtem motivação política, poisela vê que algumas pessoas es-tão defendendo o tombamentoliteral da Casa da Cultura paraque se faça algo moderno no lo-cal. Ela diz ainda que acha osprédios modernos lindos, masque se deve preservar a históriade Itapeva e que o local deve serrestaurado, que existe sim umambiente politiqueiro em tor-no do prédio, mas que conside-ra normal devido ao ambienteem que o Brasil vive hoje, noestado democrático de direito,então diz ver isso com naturali-dade e com certo entusiasmopelo fato da população se mobi-lizar em favor do prédio. Finali-zando, declarou ser preferívelver os munícipes cometendoalgum exagero do que ficandona passividade.

Stunt, uma palavra que nãoé muito familiar aos itape-venses. Porém, para um

morador da cidade esse termo ébem conhecido, Marcio JoséLima de Oliveira, o Marcio Uvafaz do Stunt um modo de vida.

Stunt nada mais é do que re-alizar manobras radicais commotos, no caso de Marcio Uva amoto em questão tem 600 ci-lindradas e pesa cerca de 200quilos, entretanto, as manobrassão feitas com segurança e pro-

Piloto de Itapeva conquista vice-campeonatoem disputa de manobras radicais com motos

Marcio Uva leva o nome de Itapeva nos campeonatos pelo Brasil, no entanto,piloto usa pista em Capão Bonito para treinar

fissionalismo, tanto é que nodia 21 de dezembro Marcio Uvaconquistou o segundo lugar noCampeonato Brasileiro de Stuntem Aparecida do Norte.

Marcio, de 36 anos, diz quecomeçou a praticar Stunt há 11anos e com o passar do tempofoi se aperfeiçoando. Hoje ele jáse apresenta em eventos na re-gião e com a divulgação do tra-balho Marcio já chegou a fazershow em Barretos, em São Josédo Rio Preto, Presidente Pruden-

te. No começo de 2013 MarcioUva foi convidado para partici-par do Campeonato Paranaenseda modalidade, onde conquistouo terceiro lugar e acabou conhe-cendo o pessoal da CBM-Confe-deração Brasileira de Motociclis-mo, assim ganhou dos dirigen-tes uma carteirinha da CBM quereconhece Marcio como pilotoprofissional pela CBM.

Agora em 2014, Marcio foiconvidado para participar doCampeonato Brasileiro de Stunt,mas como o valor para partici-par do evento é relativamentealto, Marcio conta que fez par-cerias com a Prefeitura de Ita-peva, Churrascaria Esplanada,Despachante Gouveia e comuma fábrica de escapamento deAraraquara para ter patrocínio.

Após conseguir estes apoi-os, Marcio começou a prepara-ção para o campeonato. Segun-do o piloto, foram seis mesesde uma rotina rígida para poderparticipar do campeonato. “Tiveque mudar a minha alimenta-

ção, na parte física separa a se-gunda, quarta e sexta para a aca-demia para fazer um trabalho deresistência, pois para praticar oStunt você tem que estar no pesoideal, e claro o treino com mo-tos nas terça, quinta, sábado edomingo, durante seis meses eusegui essa rotina rigorosa”, dis-se Marcio.

No dia da apresentação,Marcio diz que tudo correucomo o esperado, onde as ma-nobras que levou no seu reper-tório foram todas executadas.A primeira parte foi feita em umperíodo de cinco minutos coma moto montada normalmente,já a segunda foi disputada ape-nas pelos classificados na pri-meira etapa e Marcio foi um de-les, no entanto, nessa fase oscompetidores tiveram que fazermanobras durante três minutoscom a moto modificada, sem aparte da frente, ou seja, sem aroda e a suspensão dianteira.

No final da disputa, Marcioconseguiu o vice-campeonato

da competição e trouxe o tro-féu de prata para Itapeva. Com oresultado, o piloto espera divul-gar ainda mais o esporte paraque as pessoas saibam que oStunt é algo profissional e as-

sim valorizem as conquistasque elevam o nome de Itapeva.

A primeira etapa do Campeo-nato Brasileiro de Stunt de 2015será na cidade de Ilha Cumpridaem data ainda não definida.

Page 20: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 05

Banhada pelo mar azul doCaribe, Punta Cana é o mais im-portante centro turístico da Re-pública Dominicana. Com prai-as de areia branca, conta commais de 30 resorts, que ofere-cem completa infraestruturapara todos os públicos, desdecasais em lua de mel até famíli-as com crianças. Além de prati-car esportes náuticos, jogargolfe e apostar nos cassinos,você pode se divertir com asfestas temáticas, regadas a mui-ta música. Se desejar entrar emcontato com a natureza, mergu-lhe com os golfinhos em umcenário paradisíaco e inesque-cível.

Quando irCom sol praticamente o ano

inteiro, as temperaturas na Re-pública Dominicana variam en-tre 20ºC e 35ºC, sendo que entreos meses de julho e setembroos termômetros chegam a 40ºC.

CuriosidadesNo mar de Punta Cana estão

os restos do Astron, antigo car-gueiro russo de aproximada-mente 130 metros de compri-mento. O navio encalhou no lo-cal em 1978, durante uma tem-pestade. Atualmente, é um doslugares preferidos de mergulha-dores e exploradores.

Pontos turísticosNem apenas de praias para-

disíacas vivem os turistas dePunta Cana. Além do mar azulcomo cenário para suas férias, afauna e flora do Caribepodem

Punta Cana: paraíso no mar do Caribe

ser admiradas na Ilha Saona, e ahistória do descobrimento daAmérica está nos prédios secu-lares da capital Santo Domingo.

Dolphin Island ParkNadar com os golfinhos é o

sonho de muita gente e na Ilhados Golfinhosvocê pode curtireste momento único em pisci-nas naturais, um dos passeiosmais procurados em Punta Cana.Antes de interagir com os ani-mais, você vai receber instru-ções sobre como proceder deforma segura. Os momentossão eternizados em fotos feitaspelos organizadores e o DVDestá disponível para compra nofinal do passeio.

llha SaonaAlém de curtir o mar crista-

lino, na Ilha de Saona é possívelobservar a fauna e flora de Pun-ta Cana de perto. Para chegar atélá, o principal meio de transpor-te é a lancha. A volta é feita abordo de catamarã. Aproveite odia e beba deliciosos drinks àbase de rum (tradicional bebidalocal) na praia de Palmilla, alémde atividades recreativas. Aotodo, a ilha tem quatro praias e250 habitantes. Faz parte doParque Nacional Del Este, umaárea nacional preservada e re-pleta de natureza.

HospedagemPunta Cana conta com mais

de 30 resorts, com ampla infra-estrutura e direcionados paratodos os públicos, desde casaisem lua de mel até famílias com

crianças pequenas. Os melhoresrestaurantes da cidade ficamdentro dos complexos, assimcomo áreas de lazer completaspara suas férias.

Ocean BlueLocalizado à beira-mar da

Praia de Arena Blanca, esse re-sort Tudo Incluído possui cas-sino, centro esportivo, paredede escalada, pista de boliche,spa, esportes náuticos, miniclu-be infantil, nove restaurantes enove bares. Os 328 apartamen-tos têm varanda, hidromassa-gem, secador de cabelo, ar-con-dicionado, TV a cabo e telefone.O wi-fi, disponível nas áreassociais e apartamentos, é gra-tuito para hóspedes da catego-ria Privilege e pago para os ou-

tros clientes.Grand Palladium BávaroLocalizado à beira-mar da

Praia de Bávaro, esse resortTudo Incluído possui uma vilaexclusiva para os clientes CVCcom serviços diferenciados,quatro piscinas, clube infantil,clube para adolescentes, spa,cassino, 13 restaurantes e 15bares. Os 636 apartamentostêm TV a cabo, sala com sofá-cama, ar-condicionado, hidro-massagem, frigobar e cafeteira.O wi-fi é gratuito no lobby epago nos apartamentos.

RestaurantesNos resorts estão os melho-

res restaurantes de Punta Cana,com culinária variada, drinkssaborosos e clima tropical per-feito para jantar a dois. Mas sevocê quer conhecer um pouco acidade, seguem algumas dicas.

PassionEspecializado em cozinha

espanhola e contemporânea, orestaurante possui ambiente ro-mântico, decorado com peças demobiliário em branco e preto,além de lustres vermelhos, umclima perfeito para casais em luade mel. O restaurante oferecemenu de degustação antes dopedido do seu jantar, para ajudarna escolha dos pratos.

BalicanaRestaurante à beira de uma

piscina, especializado na exóti-ca culinária asiática. Ideal parafamílias com crianças, com am-biente bem descontraído e deco-rado com peças tailandesas, deinspiração tropical. Caso prefiranão arriscar na escolha dos pra-tos, a casa também oferece itensconhecidos dos brasileiros comomacarrão, risoto e pizza.

Faça sua reserva ou conheça os planos da Universal Turismo!

Fone: 3524-2705

O coral da Igreja Brasil ParaCristo esteve na Praça Anchietaparticipando das programaçõesde Natal da ACIAI de Itapeva, nodia 19 de dezembro.

Em uma noite agradável ecom o centro da cidade lotadode consumidores que aprovei-tavam o horário especial de fun-cionamento do comércio, o co-ral atraiu o público que paroupara prestigiar a apresentaçãocom uma mensagem de amor eesperança.

Os componentes do coral fi-zeram questão de enfatizar quea data que se aproximava era a

Igreja Brasil Para Cristo levoumensagem de amor e esperança em

apresentação na Praça Anchieta Ciclistas de Itapeva resolve-ram inovar nas comemoraçõesde Natal de 2014. No dia 19 dedezembro, o grupo de amigosmontou em suas bicicletas ejunto a uma equipe de apoio le-vou o Papai Noel em um carropara percorreram as ruas da ci-dade distribuindo doces.

O grupo fez a festa, principal-mente das crianças que estavamna Praça Anchieta aguardando asapresentações natalinas queaconteceriam local. Os ciclistastiveram a ideia de unir o hobbyde pedalar com a solidariedade eassim conseguiram patrocinado-res para comprar os doces dis-tribuídos durante o passeio.

Ciclistas inovam comemoraçãode Natal em Itapeva

comemoração do nascimentode Jesus, pedindo assim a refle-

xão das pessoas sobre o realsentido do Natal.

O edifício da Catedral deSant’Ana é uma joia da arquite-tura mundial, em virtude da téc-nica construtiva: taipa de pilão.

Taipa é um sistema constru-tivo à base de terra úmida oubarro. Este é comprimido (api-loado) em fôrmas de madeira outaipais, ou seja, é socado. Abri-am-se valas no chão e socava-se o barro (provavelmente mis-turado com esterco de gado). Éde se lembrar que nossa Cate-dral, como outras construçõesnessa técnica, não tem alicerces.

Nossa Catedral é uma obrade arte, o maior e o mais antigopatrimônio histórico de Itape-va e faz parte de sua História.

Construída em 1785 (omesmo ano da transferência daVila para a Paragem de Itape-va) a Igreja correspondia à atu-al nave central, sem as naveslaterais e sem o Presbitério. Opiso era de terra batida.

O Sargento-Mor Felipe deCampos Bicudo era incumbidode cuidar da nova povoação ede fazer “o risco” da nova Igrejaque “tinha 48 palmos de frentee 140 palmos de fundo”.

Seu estilo apresentava umbarroco colonial simples e delinhas clássicas.

A Igreja deveria ser dedica-

Catedral de Sant’Ana em Itapevada a Nossa Senhora dos Prazeres,que - segundo se conta – era a san-ta de devoção do Governador daCapitania, Dom Luiz Antonio deSouza Botelho Mourão, conheci-do como Morgado de Mateus. Noentanto, aqui já havia a devoção aSant’Ana, que foi respeitada. Foierguido um altar especial a Nos-sa Senhora dos Prazeres.

O primeiro Pároco da novaVila, nomeado em 1770, foi Ma-noel (ou Manuel) de Barros.

As origens de Itapeva estãoligadas ao tropeirismo. A Para-gem era lugar de pouso e estadados tropeiros e constava de suarota. Eles vinham do Rio Gran-de do Sul conduzindo tropas demuares ou bois e cargas comdestino à grande Feira de Soro-caba. Nessas tropeadas, leva-vam e traziam novidades, notí-cias, ideias, além de dinheiro,contribuindo para a formaçãosócio-econômico-cultural decidades como Itapeva.

A Igreja passou por reformasao longo do tempo. A primeirateve início em 1844, e tratou-sede uma ampliação sempre em tai-pa de pilão e com linhas gerais deum barroco clássico, realizada pe-los missionários capuchinhosFrei Ponciano e Frei Pacífico deMontefalco. (O professor João

Castilho, de Itaporanga, colabo-rou explicando que Frei Poncea-no é de Montaldo e não de MonteAlverne, como está no livro “Ca-tedral de Sant’Ana” e em outraspublicações pesquisadas). A Igre-ja ganhou corredores no alto, bal-cões e altares laterais.

A porta é de 1835, assimcomo a primeira pia batismal, decedro. Foram contratados os “pri-meiros artistas João Nicolau,Adão Alemão e Mestre Jacó. Em1864, foram contratados os car-pinteiros alemães José DavidMüzel e Johan Heinrich para en-talhar os altares, o púlpito e fa-zer serviços no forro”.

Concluiu-se em 1881 a pri-meira torre, oposta à torre do re-lógio. Nessa época foi pintada aSantíssima Trindade acima do al-tar-mor. Nessas reformas e am-pliações, o piso passou a ser as-soalhado. A segunda torre, a dorelógio, é dessa época e teve a suaconstrução iniciada em 1898. Orelógio veio de Paris.

Naquele mesmo ano foi ins-talada a atual imagem da Padro-eira Sant’Ana, vinda de Hambur-go (Alemanha). Essa imagem é depinho de riga policromada.

A segunda grande reforma re-alizou-se entre 1910 e 1927 pelospadres Agostinianos Recoletos.

Quando a segunda torre es-tava ameaçada de cair devido aum grande formigueiro de saú-vas, foram amarradas por meiode ferragens.

O forro recebeu as telas pin-tadas por “artistas espanhóis”trazidos pelos padres.

Em 1923, a Igreja recebeu re-forma realizada por Padre Cláu-dio Argote, conforme conta o li-vro “Itapeva. Causos e Histó-ria”, de Leonor Ribeiro de Oli-veira. Nessa reforma o assoa-lho foi retirado e o piso recebeutijolos e ladrilho.

A igreja passou a ser Catedralem 02/03/1968, quando foi cria-da a Diocese de Itapeva pela BulaQuantum Spei, do Papa Paulo VI

Em 1972, sendo Bispo DomSílvio Maria Dário (1919-1974),o primeiro de nossa Diocese, ti-veram início novas obras de re-forma da Catedral de Itapeva, de-vido às dificuldades com o te-lhado. Foram colocadas telhasde Eternit. O construtor foi o se-nhor Antonio Moreira.

Em 1981, houve a queda deuma parte da taipa da parede doPresbitério de nossa Catedral,numa noite de chuva, devido à in-filtração de água que já vinha ocor-rendo. O órgão de tubos que alise encontrava ficou danificado.

Um engenheiro entendido emtaipa de pilão, vindo da Secreta-ria Estadual de Cultura, fez um le-vantamento total do prédio, con-cluindo que ele era passível deuso, sendo necessário, além da re-forma do lugar avariado, trocartodos os condutores de água de-vido às infiltrações. Os consertosforam realizados, mas restavamproblemas, como o da madeira doforro devorada por cupins.

Em 1985, Dom Alano MariaPena O.P., então Bispo de Itapevavisitou o Mosteiro de Santa Cruz,em Juiz de Fora e reconhecendo ovalor artístico dos trabalhos deCláudio Pastro, artista sacro, con-vidou-o para os trabalhos de re-forma e restauração do temploitapevense, como se fazia neces-sário. A Igreja apresentava umestilo eclético, após inúmeras in-tervenções.

Na concepção de C.Pastro,“Beleza é uma questão de unida-de, simplicidade, espaços vaziosque nos revelam o essencial, istoé, a razão do edifício: celebrar aDeus, o doador da Vida”.

A Roodney Raccah Empreen-dimentos e Construções Ltda. foiconvidada para os trabalhos dereforma em conformidade como Projeto de C. Pastro. Esses tra-balhos estão detalhados no livro

“Itapeva. Um tesouro em vasode barro” do próprio artista.Também estão referidos no li-vro “Catedral de Sant’Ana. Pai-nel de Cláudio Pastro contanossa História”, desta articu-lista e de Cláudio Pastro.

Foram Bispos em nossa Di-ocese, após Dom Sílvio, DomJosé Lambert, Dom FernandoLegal, Dom Alano. O Bispo atu-al é Dom José Moreira de Meloe o Pároco da Catedral é o Mon-senhor José Aparecido Cravoda Costa.

Hoje, a Catedral de Sant’Anaapresenta o estilo Basilical Bar-roco Primitivo. As pinturas têminfluências bizantina e români-ca. Os altares, o ambão da Pala-vra (Logos), o pedestal da ima-gem da Padroeira e a Cátedra doBispo são de granito rosa de Sal-to. O piso é predominantementede granito. As esculturas são debronze dourado, madeira e ferro.

O Painel do Presbitério fei-to de pigmentos (terra) mine-rais de origem alemã, água e colabranca sobre reboco, com dozemetros de altura e oito de lar-gura, conta a História do Povode Deus, sendo a sua terceiraparte dedicada a apresentar as-pectos da História de nossaamada cidade de Itapeva.

Por Maria Olinda Rodrigues

Page 21: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br06 09 de janeiro de 2015

Page 22: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 07

Educação

A Unesp lançou, em dezem-bro, o Portal Sempre Unesp. Tra-ta-se de um canal direto comseus egressos, alunos que reali-zaram graduação ou pós-gradu-ação na Universidade. O cadas-tro é extremamente simples e,na maioria dos casos, basta aces-sar o endereço www.unesp.br/sempreunesp e colocar o CPF.

Além do cadastro, o Portaloferece espaço para depoimen-tos, contatos com egressos, be-nefícios para os cadastrados ehistórico do projeto, além denotícias e podcast com ex-alu-nos da Unesp.

O projeto nasce da consta-tação que a Unesp forma profis-sionais, em nível de graduaçãoe de pós-graduação, em diferen-tes áreas do conhecimento, in-seridos em diferentes contextose que, muitas vezes, pela ativi-dade cotidiana, perdem o vín-culo com a Universidade onderealizaram a sua formação pro-fissional.

A Universidade se ressentedesse afastamento de seusegressos, pois o vínculo é umaspecto fundamental que poderealimentar a própria institui-ção em diferentes áreas, quer napossibilidade de avaliar seuscurrículos a partir do ponto devista dos ex-alunos, quer naabertura de mercado de traba-lho, quer na participação de seus

Unesp lança Portal para egressosSempre Unesp busca estabelecer contato com ex-alunos de graduação e pós

egressos em diferentes projetosinstitucionais.

Com o intuito de elaboraruma proposta de ação na Unesppara estabelecer o contato como egresso, foi constituído pelaPrograd – Pró-reitoria de Gra-duação um grupo de trabalho,com participantes das Pró-Rei-torias, Assessorias e de repre-sentantes das Unidades Univer-sitárias.

O Portal SEMPRE UNESP éresultado desse esforço coleti-

vo que tem por objetivo esta-belecer políticas atraentes paraa manutenção do vínculo comseus alunos que passem porações realizadas desde o ingres-so na universidade até a saída,quando eles se tornam egres-sos. Busca-se, assim, estabele-cer um relacionamento contí-nuo e permanente de troca decada estudante com a institui-ção formadora, visando benefí-cios mútuos.

A criação do Portal busca,

portanto, ampliar o potencialdas iniciativas já estabelecidasentre docentes, egressos e ad-ministração de algumas unida-des universitárias, colocando oque já existe dentro de um tra-balho progressivamente menosvoluntarista e mais profissio-nal, organizado e planejado uni-formemente, de modo a atuali-zar, avaliar e inovar as relaçõesda Universidade com seusegressos.

O relacionamento com os

egressos viabiliza incremen-tar a missão principal da uni-versidade, que é a formação derecursos humanos. Conhecer eacompanhar o desenvolvimen-to deles constitui um retornoimportante para a qualidade dotrabalho realizado e os neces-sários ajustes para a eficiên-cia, a sinergia e a valorizaçãodos cursos oferecidos pelainstituição.

Os beneficiários das açõesde relacionamento com os

egressos são: a) a Universida-de, que pode avaliar, fazer oacompanhamento, criticar emelhorar suas ações de forma-ção de profissionais; b) o po-der público que financia a Uni-versidade, que poderá deman-dar, sugerir e prestar contas aoscontribuintes sobre a localiza-ção dos profissionais que aju-da a formar; e c) a sociedadecomo um todo, que terá maistransparência quanto ao de-sempenho dos formados pelaUniversidade.

Em um universo em que oprocesso educativo escolarcada vez mais está presentepara toda a vida, não existemais, propriamente, um egres-so, pois uma pessoa que foialuno ou funcionário tem tudopara manter, de forma semprerenovada, sua relação com aUniversidade, seja novamentecomo aluno ou por meio deoutro tipo de parceria ou par-ticipação.

Neste sentido, os egressossão fonte de informação e deatualização permanente para aUniversidade. O Portal, ao esta-belecer um programa geral derelacionamento com alunos,contribui, portanto, para a visi-bilidade institucional, agregarecursos humanos e reforça oconceito “uma vez Unesp, SEM-PRE UNESP’.

Os alunos da rede estadu-al paulista podem aproveitaro mês de janeiro para se ins-crever no Centro de Estudode Línguas (CEL). A matrícu-la deve ser feita em uma das223 unidades em funciona-mento no Estado. Estão aber-tas vagas para aulas de in-glês, espanhol, francês, itali-ano, alemão, japonês e man-darim. Todos os cursos sãogratuitos a estudantes da Se-cretaria da Educação do Es-tado de São Paulo.

Para efetuar a inscrição épreciso apresentar cópia do RGe a declaração de matrícula daescola de origem. Candidatos

Rede estadual recebe matrículade alunos que querem aprender

até sete idiomas em 2015223 unidades do Centro de Estudos de Línguas oferecem aulasgratuitas aos alunos de japonês, mandarim, inglês, espanhol,

italiano, alemão e francês

menores de 18 anos deverão es-tar acompanhados de um respon-sável. São ao todo seis módulossemestrais. Os alunos aprovadosrecebem certificado de conclusãode curso. As aulas começam noinício do ano letivo, com datadefinida por cada CEL.

“Além de aprender uma lín-gua estrangeira, os estudantesampliam a formação cultural epodem se aproximar de hábitose costumes de outros países. Oensino de um segundo idiomatambém pode abrir caminhospara o mercado de trabalho eintercâmbios acadêmicos”, afir-ma o secretário da Educação,Herman Voorwald.

Os cursos de espanhol,italiano, francês, alemão e ja-ponês são direcionados paraestudantes a partir do 7º anodo Ensino Fundamental eEducação de Jovens e Adultos(EJA). Os interessados emaprender a língua inglesa de-vem estar cursando o EnsinoMédio.

Para os itapevenses inte-ressados em ingressar noscursos, a unidade que ofereceas aulas é a E.E. Profa. NicotaSoares, que está localizada àRua Roselância, s/n, no Jar-dim Belvedere. Mais informa-ções pelo telefone (15) 3522-3077.

A Secretaria da Educaçãodo Estado de São Paulo defi-niu seu calendário escolarpara 2015. Os 4 milhões dealunos da rede estadual deensino retornarão às aulas nodia 2 de fevereiro. Já o perío-do de férias escolares estáprevisto para o dia 2 de julhoe retorno previsto no dia 3 deagosto. As datas foram publi-cadas no Diário Oficial.

As matrículas para os es-tudantes que queiram ingres-sar na rede pública de ensinoem 2015 ainda estão abertas.Para fazer o cadastro, bastacomparecer a qualquer umadas cinco mil escolas e forne-cer nome completo, data denascimento, endereço resi-dencial e telefone para conta-to. É recomendável levar a

Educação define calendárioescolar: volta às aulas será no

dia 2 de fevereiroEstudantes que desejam ingressar na rede paulista em 2015 tem até o

dia 15 de janeiro para realizar a matrícula

certidão de nascimento ecomprovante de residência.Para os alunos que frequenta-ram a rede estadual em 2014,a matrícula é feita automati-camente.

“Com a definição do calen-dário, tanto os alunos quantoas escolas já podem organi-zar as atividades do próximoano letivo. Além disso, o mo-delo informatizado de matrí-cula antecipada para quemnão faz parte da rede facilitatambém a organização das fa-mílias”, afirma Andrea Grec-co, responsável pelo Departa-mento de Planejamento daRede Escolar e Matrícula, daSecretaria.

Os resultados das chama-das para classes do EnsinoFundamental (1º a 9º ano), En-

sino Médio e EJA (Educação deJovens e Adultos), serão di-vulgados ainda na primeiraquinzena de janeiro. A consul-ta pode ser feita na unidadede ensino em que o cadastra-mento foi efetuado.

Durante o período de re-cesso escolar, a Secretariatambém recebe os pedidos detransferências para alunosque trocaram de endereço outenham preferência por outraunidade de ensino. Para fazeressa solicitação, basta que oestudante ou responsávelprocure a escola para ondequeira se transferir com acertidão de nascimento ecomprovante de residência.O prazo vai até 15 de janeiroe o resultado final será divul-gado no dia 16.

Page 23: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br08 19 de dezembro de 2014

Page 24: Jornal Ita News - Edição 817

Sexta-feira,09 de janeiro de 2015Ano XIII - Edição 817

O período de festas natalinase de ano novo foi marcado porinúmeros acidentes nas estradasda região, um deles aconteceu nanoite de domingo (21), na Rodo-via Pedro Rodrigues Garcia, SP-

Homem morre em acidentepróximo ao Bairro da Lavrinhas

249, o qual tirou a vida de Valde-cir Antunes de Proença, 42 anos.

O acidente ocorreu por voltadas 19h, próximo ao Bairro La-vrinhas, zona rural de Itapeva eenvolveu dois veículos, um com

placas de São Miguel Paulista,em que estavam um casal e duascrianças, e outro com placas deItapeva, em que estava apenasValdecir, que acabou falecendono local após a colisão.

Segundo a versão do outromotorista envolvido, ao se apro-ximar de uma curva, notou que ocarro o qual vinha na direçãocontrária estava descontroladoe então tentou frear seu veículo,

porém sem conseguir evitar oacidente, vindo a colidir na late-ral do passageiro do veículo di-rigido pela vítima fatal. Os peri-tos que estiveram no local infor-maram que Valdecir encontrava-

se sem cinto de segurança.A família que estava no ou-

tro carro foi socorrida e encami-nhada à Santa Casa de Itapevaapenas para exames de rotina edepois liberada.

Page 25: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br02 09 de janeiro de 2015

Na despedida amigos e fami-liares prestaram uma homena-gem ao Mestre Beto e jogaramcapoeira em seu velório comoforma de agradecimento por

Amigos e familiares se despedemdo Mestre de Capoeira Beto

tudo o que o fezO dia 23 de dezembro ficou

marcado por uma tragédia queabalou o município de Itapeva,principalmente para as pessoas

ligadas ao esporte. Claudio Ro-berto de Lima Rodrigues, o mes-tre Beto da capoeira acabou fa-lecendo após perder o controleda direção do veículo Uno, vin-do a chocar-se contra um postena Avenida Vaticano.

Beto seguia pela AvenidaVaticano sentido Jardim Euro-pa, quando ao chegar na rotató-ria da Avenida Orestes Gonzagaacabou perdendo o controle docarro, aquaplanou e colidiu con-tra um poste.

As equipes do Bombeiro e doSAMU foram acionadas e no lo-cal constataram que havia duaspessoas no veículo. Além deBeto também estava sua espo-sa, Tainá de Araújo Silva. Comoo quadro clínico de Tainá, queestava no banco do passageiroera melhor, a mesma foi enca-minhada para a Santa Casa, noentanto, mestre Beto precisavade socorro urgente e os paramé-dicos do SAMU realizaram osprocedimentos de socorro nolocal, tentando reanimá-lo, jáhavia entrado em parada cardí-aca. Foram minutos de angús-tia de todos os presentes, queaguardavam uma resposta dos

socorristas sobre a situação davítima. Depois de várias tenta-tivas de salvamento foi consta-tada a morte do professor.

O velório de Beto foi realiza-do no Ginásio CCE e em meio aoclima triste amigos, familiares,alunos e ex-alunos prestaramuma bela homenagem ao capo-eirista, que por anos promoveu

o esporte na cidade. Uma rodade capoeira foi feita contandocom a presença de Tainá, que ain-da se recuperava fisicamente doacidente. Após jogarem capoei-ra por alguns instantes a roda foise fechando em torno do caixão,comovendo a todos.

Beto dedicou boa parte desua vida ensinando capoeira às

crianças e adolescentes de Ita-peva e região, principalmente osmais carentes, pois acreditavaque através desta modalidadeesportiva poderia mudar umpedacinho do mundo. Deixa seulegado e muitas saudades a to-dos que o conheciam e puderamcompartilhar de sua sabedoriae alegria.

No último dia 05, por vol-ta das 16h, foi registrado umacidente no cruzamento entreas Ruas Humberto Fascetti eCornélio Vieira da Cruz. Segun-do testemunhas, uma cami-nhonete F1000 subia pela RuaHumberto Fascetti, quando naesquina não obedeceu a placade Parada Obrigatória, vindoa atingir uma motocicleta.Não houve feridos e os prejuí-zos foram apenas materiais.

Choque entre veículos noParque Cimentolândia

Um acidente envolven-do um caminhão carregadode tomate e um automóvelHonda Civic com placas deValinhos tirou a vida deuma pessoa e deixou outragravemente ferida na Rodo-via Pedro Rodrigues Garcia,SP 249.

De acordo com a PolíciaRodoviária, o condutor docaminhão que seguia senti-do Ribeirão Branco a Itape-va, acabou perdendo o con-trole da direção e invadiu apista contrária, na qual es-tava o automóvel que foiatingido. As equipes do res-gate foram acionadas e che-gando ao local constataramque o motorista do veículojá havia falecido e outra ví-tima estava em estado gra-ve, sendo então socorrida aSanta Casa de Misericórdiade Itapeva.

Esse foi o segundo casode acidente fatal no interva-lo de três dias na rodovia queliga Itapeva a Ribeirão. No dia21, outra colisão envolven-do dois veículos tirou a vidade um homem de 42 anos.

Colisão entre caminhão e carrofaz vítima fatal na SP 249

Page 26: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 03

Na manhã de quarta-feira(07), mais um acidente fatal foiregistrado em uma Rodovia daregião.

Desta vez o acidente acon-teceu na Estrada Vicinal LuizJosé Sguario, que liga Itapeva aNova Campina. Segundo teste-munhas que presenciaram o

Irmãos perdem a vida emacidente na Vicinal Luiz José Sguario

acidente, o motorista de umaCaravan, que seguia para NovaCampina por alguma razão des-conhecida perdeu o controle dadireção do veículo em que es-tava e atravessou de um ladopara o outro da pista, vindo acolidir contra um poste de con-creto.

Um dos motoristas que pas-sava pelo local parou e chamoua Polícia Militar, que tambémacionou a equipe de resgate. Nolocal os bombeiros se depara-ram com três vítimas dentrodo carro, uma com ferimentosleves, outra em estado grave eo condutor do carro, que fale-ceu logo após a batida.

A vítima leve foi socorridae encaminhada para a SantaCasa de Misericórdia de Itape-va para exames mais precisos.Já a mulher, que estava em es-tado grave foi socorrida até aviatura do SAMU, onde os pa-ramédicos tentaram estabilizá-la, porém não resistiu e veio aóbito com traumatismo crani-ano encefálico, segundo o mé-dico do SAMU, que atendeu aocorrência.

As vítimas fatais eram ir-mãos e moravam no bairro ru-ral Água Quente, que fica pró-ximo do local do acidente.

Pai e filho morrem após colisão em trevo da SP 258Acidente ocorreu no dia em que era comemorado o casamento de um dos membros da família

No sábado (03), um aci-dente registrado na SP-258 naaltura do trevo de acesso a ci-dade de Buri tirou a vida depai e filho, outras três pesso-as que estavam no carro tam-

bém se feriram.O acidente envolveu um

caminhão carregado de toma-te com placas de Sorocaba eum VW/Gol com placas deBuri. De acordo com o relatodo motorista do caminhão aPolícia Rodoviária o Gol se-guia na sua frente até o mo-mento em que entrou no tre-vo de acesso a Buri e acabouavançando o contorno semrespeitar a placa de “Pare”, omotorista do caminhão disseque neste momento freou oseu veículo, porém não con-seguiu evitar a colisão quearrastou o carro por cerca de16 metros.

A batida deixou o Gol com-pletamente destruído e tiran-do a vida de Laurindo Guilher-me de 71 anos e Rinaldo Sou-za Guilherme de 48 anos, oacidente comoveu familiarese amigos das vítimas, poishoras antes todos estavam emItapeva comemorando o casa-mento do filho de Laurindo eirmão de Rinaldo.

Equipes dos Bombeiros eda concessionária que admi-nistra a rodovia estiveram nolocal e prestaram os primei-ros atendimentos as vítimasque foram encaminhadas aSanta Casa de Itapeva, já a ro-dovia ficou parcialmente in-terditada durante os traba-lhos dos socorristas e da pe-rícia técnica.

Page 27: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br04 09 de janeiro de 2014

No dia 27 de dezembro, oCorpo de Bombeiros foi acio-nado para atender uma ocor-rência de atropelamento naRua 9 de Julho, no JardimGrajaú.

No local foi constatadoque um veículo Gol haviatombado após colidir contraum poste e um ponto de ôni-bus, que ficou completamen-te destruído.

Segundo informações daPM, o motorista do carro per-

Motorista embriagado causaacidente fatal no Jardim Grajaú

Dois homens aguardavam transporte no ponto de ônibus e acabaramsendo atropelados. Um deles não resistiu e faleceu no hospital

deu o controle da direção, vin-do a bater em um ponto deônibus, onde estavam duaspessoas e em seguida bateuem um poste de energia.

As vítimas foram socorri-das e encaminhadas à SantaCasa de Itapeva, onde o apo-sentado João Ribeiro Tavares,65 anos, não resistiu aos feri-mentos e veio a falecer. A ou-tra vítima, um homem de 45anos e dois ocupantes do veí-culo sofreram algumas esco-

riações. Devido a gravidade doacidente, o delegado de plan-tão requisitou exame clínicoao condutor do Gol, através doqual ficou constatado que omesmo estava embriagado.

Diante do fato, a autorida-de policial determinou a pri-são do motorista em flagran-te, que após deixar o hospitalfoi conduzido ao Plantão Po-licial, onde ficou detido atéque uma vaga fosse liberadaem uma das Cadeias da região.

Na tarde de sexta-feira (02)um veículo capotou na AvenidaVaticano, Jardim América.

Segundo a motorista do ve-ículo Meriva, ao desviar de umburaco na descida da referiraAvenida, a mesma acabou per-dendo o controle da direção,atingindo uma motocicletaque estava estacionada e vin-do a capotar logo em seguida.

No carro, além da motoristaestava o seu filho de 5 anos deidade, que não sofreu ferimen-tos devido ao uso da cadeirinha.Já a condutora teve ferimentosleves no joelho.

Em conversa com a nossaequipe de reportagem morado-res da redondeza pediram maisatenção das autoridades quan-

Carro capota ao desviar deburaco na Avenida Vaticano

to à segurança naquela Aveni-da, pois as ocorrências de aci-

dentes no local têm sido fre-quentes.

Na tarde do último dia 30,mais um acidente foi regis-trado no cruzamento da Ave-nida Brasil com a Rua São Pau-lo, na Vila Nova em Itapeva.

A ocorrência envolveuduas motocicletas e segun-do testemunhas um dos mo-tociclistas avançou a prefe-rencial e acabou colidindocom a outra moto, que tra-fegava sentido Centro.

O Corpo de Bombeiros foiacionado para socorrer as ví-timas. O condutor de umadas motos sofreu escoria-ções na perna e no braço edispensou o socorro, já aoutra condutora foi levadapara a Santa Casa de Miseri-córdia para passar por exa-mes mais detalhados.

Colisão entre veículos emcruzamento da Vila Nova

Entretanto, segundo osbombeiros aparentemente oquadro da vítima era estável ea condução ao hospital foi ape-

nas por precauções. A PMcompareceu ao local e enca-minhou o caso à Delegaciada área.

Page 28: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 05

No início da tarde de sába-do (03), a Polícia Militar foiacionada para atender umaocorrência de roubo a residên-cia no Bairro Itapeva F.

As primeiras informaçõeseram de que três indivíduosinvadiram uma casa e apósroubar um notebook e um ce-lular acabaram ferindo umacriança no momento da fuga.

Enquanto a vítima feridaera socorrida pelo SAMU, aPM fez um cerco pela matapróximo ao bairro. A GM tam-bém compareceu ao local paraauxiliar nas buscas pelos sus-peitos. Foram mais de duas

Bandidos agridem adolescente com faca em roubo no Itapeva F

Suspeitos foram procurados por mais de duas horas, no entanto,conseguiram fugir por uma mata que existe próximo ao bairro

horas de buscas, porém nãohouve êxito em encontrar osmarginais.

Passados os primeiros mo-mentos, uma das vítimas doroubo, já mais calma contoucomo tudo aconteceu. Segun-do ela, dois indivíduos passa-ram em frente da casa agindode maneira suspeita. Devido aisso, a criança que pediu paranão ser identificada, disse quefechou a porta da frente e fi-cou dentro da casa. Minutosapós o fato, os dois indivídu-os, um aparentando ser ado-lescente, entraram na residên-cia pela porta dos fundos e

anunciaram o roubo. Pegaramo notebook e um celular e nes-te momento houve princípiode briga e um dos ladrões aca-bou acertando a perna de umadolescente de 12 anos comum facão.

O jovem foi socorrido comum ferimento superficial e en-caminhado para a Santa Casade Itapeva. Já os bandidos con-seguiram fugir, apesar de todoesforço das forças policiais.

O caso foi apresentado aoPlantão Policial e deve ser en-caminhado para a Delegaciada área para investigar quemsão os autores do crime.

Na noite de domingo (04), aPolícia Militar através do co-mando da Força Tática recupe-rou na Vila Santa Maria um veí-culo, que havia sido furtado emTaquarivaí.

No automóvel Gol estavamquatro jovens com idades entre18 e 21 anos e mais um adoles-cente de 16 anos, que trafega-vam pelas imediações do bair-ro e ao avistar a PM se porta-ram de maneira suspeita e em-preenderam fuga, ignorando aordem de parada dos policiais.

No entanto, o motorista docarro acabou perdendo o con-trole da direção e bateu em umposte de energia localizado àRua Leonel França, sendo assimcapturados pelos policiais queacompanhavam o veículo.

Após pesquisar os dados doautomóvel, os PMs descobriramque o carro era produto de furtona cidade de Taquarivaí e o pro-prietário do veículo foi aciona-do. A Polícia deu voz de prisãoaos ocupantes do carro, no en-tanto, o delegado de plantãodeterminou que os detidos de-clarassem a sua versão dos fa-tos e que fossem liberados emseguida. Já o carro foi devolvi-do ao dono.

Clima tensoDurante o tempo em que os

policiais aguardavam a chega-da da Perícia no local onde o

PM recupera carro furtadoem meio a clima tenso na

Vila Santa Maria

carro colidiu, o clima ficou ten-so, pois populares se aglomera-ram para ver o que acontecia ehouve um princípio de revolta,sendo necessário que os PMs sepreparassem com bombas de

efeito moral para conter umapossível ofensiva de algumaspessoas mais exaltadas. Todavianão houve registro de enfrenta-mento entre os policiais e a po-pulação local.

Na tarde da última quar-ta-feira (31), a equipe GE-PAM da Guarda Municipalrealizava patrulhamento derotina pelas imediações doPilão D’Água, quando ouviuum disparo de arma de fogo.

Segundo os guardas ao

Homem é baleado apósdiscussão com ex-cunhado

passarem pela Rua Ana Bar-ros Nicoletti depararam comum indivíduo baleado. Elecontou aos GMs que estavapassando pelo local, quandoseu ex-cunhado teria desfe-rido o tiro em sua mão es-querda, após entrarem em

luta corporal.A vítima não informou o

motivo da briga e o possívelautor do disparo não foi loca-lizado pelos guardas. O rapazfoi conduzido à Santa Casa deMisericórdia, onde passoupor atendimento médico.

Na tarde do último dia 25de dezembro, a Polícia Militarcompareceu à Vila Rosa paraatender uma ocorrência de ho-micídio. Segundo informa-ções, S ilvano Martins Antu-nes, 38 anos foi morto comdois tiros de espingarda cali-bre 32 em frente ao portão desua residência.

Conforme a PM, o autor dosdisparos relatou que estavamem uma confraternização nata-lina, em que bebiam juntos,quando a vítima teria se altera-do e acusado o rapaz de 32 anosde ter subtraído R$ 50,00 de suacarteira. O autor do delito ne-gou a acusação e a vítima teriao empurrado e saído prometen-do voltar para acertar as con-

Rapaz é morto comdois tiros em Buri

tas. Com medo de Silvano, o ra-paz municiou a espingarda eaguardou o retorno de Silvano,que não demorou a voltar, des-

ta vez munido com um facão.Ao ver Silvano abrindo o portãocom a arma branca na mão, oautor deu um tiro no peito domesmo e engatilhou a arma no-vamente, enquanto Silvano ajo-elhava em frente de sua residên-cia, desferindo mais um tiro,que pegou no rosto da vítimalevando-a a óbito.

O autor dos disparos ligoupara a Polícia e informou o caso,disse que teria acabado de ma-tar Silvano e que queria se entre-gar. Ele foi levado para a Delega-cia, onde o delegado Dr. HélioEdson de Souza Junior o indicioupor Homicídio Qualificado Do-loso, o qual irá aguardar o julga-mento em liberdade, já que seentregou por vontade própria.

Page 29: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br06 09 de janeiro de 2015

Na madrugada desta quar-ta-feira (07), bandidos forte-mente armados realizaramum roubo a caixas automáti-

Bandidos explodem caixaseletrônicos em agência de Itaberá

cos de uma agência bancáriaem Itaberá.

Os bandidos chegaram aolocal do crime, na Avenida Ser-

vilhiano Silva, Centro do mu-nicípio por volta das 4 horas esegundo moradores próximosao banco os meliantes grita-ram, mandando que todos osmoradores permanecessemdentro de suas casas.

Logo depois foram ouvidosvários tiros e uma explosão,que pôde ser ouvida em váriospontos da cidade.

Os bandidos fugiram le-vando o dinheiro que havianos caixas danificados. No en-tanto, o valor não foi divulga-do pelo banco. Peritos da Polí-cia Científica estiveram no lo-cal para realizar um laudo, quepode ajudar nas investigações.(Fotos: JS)

Por volta das 18h30 do últi-mo dia 24, a equipe GEPAM daGuarda Municipal foi avisadapor um homem de que a moto-cicleta de seu sobrinho haviasido furtada na Vila Aparecida.

Com as características doveículo, os GCMs realizarambuscas pelas imediações, porémnão conseguiram localizar amoto. Às 23h durante patrulha-mento de rotina próximo ao Pi-lão D’Água, a equipe encontrouo veículo abandonado. Foi feitocontato com a vítima, que com-pareceu ao Plantão Policial ereconheceu a motocicleta comosendo sua, a qual foi liberadapara a mesma após os trâmitesde praxe.

Guarda Municipal recuperamoto furtada na noite de Natal

Na tarde deste sábado (03),uma equipe da Guarda Munici-pal responsável pelo patrulha-mento no Recanto Pilão D’água,flagrou o momento em que seisadolescentes realizavam pesca-ria com tarrafa no local.

Os menores de idade esta-vam indo embora quando pró-ximo à Rodovia SP 258 foramabordados por duas viaturas daGuarda Municipal.

Em um cesto, os guardas mu-nicipais encontraram além depeixes, uma tartaruga, caracteri-zando o fato como Crime Ambi-ental. Os envolvidos foram con-duzidos ao Plantão Policial, ondeforam tomadas as devidas provi-dências em relação a ocorrência.

Adolescentes são flagradoscom animal silvestre

Na sexta-feira (02), a PolíciaMilitar, através das equipes daForça Tática prendeu um jovemde 19 anos por tráfico de dro-gas na Vila Taquari.

O caso ocorreu no momento

Jovem é preso com mais de 300 porções de drogas na Vila Taquariem que a PM realizava patrulha-mento pela Rua Arthur do AmaralCamargo e visualizou um indiví-duo com um saco preto nas mãos.Quando o rapaz notou a presençada Polícia, dispensou o objeto na

rua e saiu correndo. Os PMs ao vi-rem a atitude do rapaz, fizeram oacompanhamento ao indivíduo enotaram que o mesmo corria se-gurando algo junto ao corpo.

Após alguns minutos de fugao jovem de 19 anos foi detido naRua Eurico Monteiro de Almeidae durante revista pessoal, os po-liciais encontraram com ele 16porções de maconha, 8 porçõesde crack e mais R$ 21 em dinhei-ro. Ao retornar para o local ondeavistaram o rapaz jogando o sacoplástico, os PMs encontraram norecipiente mais 329 porções demaconha e um tablete pequenoda mesma droga.

Diante dos fatos o jovem foiencaminhado ao Plantão Policial,onde o caso foi apresentado, ten-do o delegado responsável deter-minado a prisão em flagrante doindivíduo por tráfico de drogas.

Page 30: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 07

O governador Geraldo Alck-min sancionou o Código Esta-dual de Proteção Contra Incên-dios e Emergências de São Pau-lo, que fortalece o poder do Cor-po de Bombeiros para fiscalizara segurança de imóveis e cre-denciar bombeiros civis e guar-da-vidas. A Lei Complementar1.257/15 foi publicada nestaquarta-feira (07), no Diário Ofi-cial do Estado (DOE).

A medida permite que osbombeiros vistoriem locaissem que o proprietário solici-te. Caso não esteja de acordocom as normas de prevençãocontra incêndios ou haja algumproblema estrutural que com-prometa a segurança, o dono doimóvel pode ser advertido,multado e ter o Auto de Visto-ria do Corpo de Bombeiros(AVCB) cassado.

“Os bombeiros poderãoaplicar multas, que é um poderde Polícia que a corporação nãotinha antes”, afirmou o coro-nel Marco Aurélio Alves Pinto,

Governador sanciona lei que ampliapoder de fiscalização dos bombeiros

comandante do Corpo de Bom-beiros.

Atualmente, o Corpo de

Bombeiros só pode fiscalizarestabelecimentos e prédios quetenham solicitado o AVCB ou em

casos de emergência.A corporação também pode-

rá interditar temporariamente

o local - caso haja risco iminen-te de incêndios ou desabamen-tos – ou pedir para a adminis-tração municipal a interdiçãoindeterminada, até que este es-teja em dia com as normas desegurança.

Outra mudança é a criaçãodo Sistema de Serviço de Segu-rança contra Incêndios e Emer-gências, previsto no Código deProteção. A medida permiteaos bombeiros militares mobi-lizar e coordenar bombeiroscivis, voluntários, brigadistase guarda-vidas para atuar emcasos de desastres naturais, de-sabamentos, incêndios e ou-tras emergências.

Em abril do ano passado, ocomando da corporação emitiuuma portaria que exigia o cre-denciamento das escolas de for-mação de bombeiros civis, deforma a garantir a qualidade daspráticas e técnicas ensinadas.Com a nova lei, a exigência pas-sa a fazer parte da constituiçãoestadual.

O Código Estadual de Pro-teção Contra Incêndios e Emer-gências autoriza a criação deum Fundo Estadual de Segu-rança contra Incêndios e Emer-gências (FESIE). Os recursosserão captados por meio de ar-recadação das multas, doa-ções de pessoas físicas ou ju-rídicas, taxas decorrentes dasatividades de segurança, entreoutros. O FESIE será destina-do à compras de novos equi-pamentos, modernização doserviço e divulgação de práti-cas e dicas de segurança doCorpo de Bombeiros.

O projeto para criação docódigo foi enviado pelo gover-nador em maio de 2014 e apro-vado no mês passado pela As-sembleia Legislativa (Alesp). OCódigo Estadual de ProteçãoContra Incêndios e Emergênci-as de São Paulo entra em vigorem seis meses.

(Assessoria de Imprensa eComunicação da Secretaria daSegurança Pública)

Na manhã do dia 28 de de-zembro, um rapaz de 19 anos eoutro de 20 foram presos portentar estuprar uma adolescen-te de 17 anos em Itapeva.

O crime foi descobertoapós uma testemunha quepassava pela Rua Torquato Ra-imundo, na Vila Santana, ou-vir o pedido de socorro da ví-tima. Assim que chegou aolocal onde a adolescente pe-dia auxílio, a testemunha en-

Dois jovens são presospor tentativa de estupro

na Vila Santanacontrou a menina nua, ajudoua vítima a se vestir e acionoua PM.

Com a chegada dos polici-ais a adolescente contou quedois jovens teriam fornecidobebidas alcoólicas a ela e quedepois tentaram violentá-la se-xualmente. No entanto, a víti-ma resistiu e os jovens desis-tiram. Os dois ainda levaram ocelular da menina.

Diante dos fatos, os polici-

ais encaminharam a jovempara a Santa Casa de Itapeva elogo em seguida saíram em di-ligências.

Os acusados do crime foramlocalizados, presos e encami-nhados para o Plantão Policial,onde o delegado de plantão de-terminou a prisão em flagrantede ambos por estupro tentado,roubo e entrega de produtos,cujos componentes possam cau-sar dependência (ECA).

Na sexta-feira (02), a Polí-cia Militar Ambiental de Itape-va foi acionada até o Bairro doCercadinho na zona rural domunicípio, onde segundo de-núncias um homem estariamantendo aves silvestres emcativeiro.

Chegando ao local informa-

Homem é detido por manteraves silvestre em cativeiro no

Bairro do Cercadinhodo, os policiais constataram apresença de três canários da ter-ra, quatro pintassilgos, um bi-godinho, um coleirinha-papa-capim e um azulão (espécie ame-açada de extinção), além dospássaros foram apreendidasonze gaiolas e três alçapões,todos armados.

Diante dos fatos os polici-ais conduziram o homem queestava com os pássaros e osobjetos em sua casa para o Plan-tão Policial onde o caso foi re-gistrado e o indivíduo liberado.As gaiolas foram destruídas eas aves solta pela Polícia Mili-tar Ambiental.

Na quarta-feira (31), um ho-mem de 70 anos foi encontradomorto no Bairro do Mato Den-tro, zona rural de Itapeva.

A causa da morte ainda édesconhecida e deve ser deter-minada após laudo do InstitutoMédico Legal – IML, que devesair em 30 dias. Segundo rela-tos da família à PM, a vítima,Nelson Xavier de Carvalho, 70anos, teria sido agredida pordois homens no dia 25 de de-zembro no Bairro das Pedras,que lhe causaram diversos feri-mentos. Porém, o mesmo nãoregistrou Boletim de Ocorrên-cia e nem procurou por cuida-dos médicos.

O irmão de Nelson contouque na manhã do dia 31, levoucafé para a vítima e não notou

Idoso é encontrado mortouma semana após se envolver

em briga na zona rural

nada de diferente, no entanto,ao retornar para levar o almoçoo encontrou caído, já sem vidae acionou a Funerária. Chegan-do ao local os funcionários daFunerária notaram hematomasna vítima e acionaram a PM e a

Polícia Científica.De acordo com os policiais,

que atenderam a ocorrência nãofoi possível num primeiro ins-tante determinar a causa damorte e somente o exame téc-nico deverá esclarecer o óbito.

No início da noite de domin-go (04), a Polícia Militar foi aci-onada para atender uma ocor-rência, em que alguns membrosde uma igreja no Jardim Ferrariflagraram um rapaz tentandofurtar os carros, que estavam noestacionamento da instituição.

Quando os policiais chega-ram ao local o indivíduo já es-tava dominado. Ao revistar ojovem de 18 anos, os PMS en-contraram com ele alguns obje-tos que foram apreendidos eapresentados no Plantão Polici-al junto com o indivíduo. O de-legado de plantão elaborou oBoletim de Ocorrência e depoisde ouvir as partes liberou o jo-vem detido.

Meia hora após o ocorrido,um dos frequentadores da igre-ja compareceu no Plantão Poli-cial dizendo que ao sair do cul-

Rapaz é flagrado tentando furtarcarros em estacionamento de igreja

to e pegar o seu veículo notou afalta de alguns objetos, os mes-mos apreendidos com o indiví-

duo anteriormente. Os compo-nentes foram devolvidos à víti-ma.

Page 31: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br08 09 de janeiro de 2015

Page 32: Jornal Ita News - Edição 817

SUPLEMENTO ESPECIAL DOJORNAL ITA NEWS

Sexta-feira, 09 de janeiro de 2015

O contágio de gripes e res-friados pode acontecer em qual-quer estação do ano, inclusive,no verão. Como no inverno háfatores externos que influenci-am para a rápida transmissãodo vírus Influenza, nos períodosquentes é a mesma coisa, mes-mo que em menor quantidade.

“Sempre lembro aos pacien-tes que o contágio de gripes eresfriados acontece por meiodas vias aéreas respiratórias oupor objetos manipulados pelodoente. Por isso, seja na prima-vera, verão, outono ou inverno,qualquer indivíduo pode teressa doença. Porém, há fatoresexternos característicos de cadaestação que contribuem pararápida disseminação do vírus”,explica o pneumologista Dr.Mauro Gomes.

Especialmente no verão, osagentes influenciadores desta-cados pelo Dr. Mauro podem ser:

Ar condicionado: estes apa-relhos extraem a umidade do are podem secar a camada prote-tora de muco no nariz, predis-pondo à infecção.

Bruscas mudanças de tem-peratura: interfere em algunsmecanismos de defesa das viasaéreas, favorecendo o apareci-mento dessas doenças.

Lugares fechados ou comgrande circulação de pessoas:facilitam a disseminação do ví-rus.

Exposição solar: o corpo fica

Quem disse que gripe tem época?Mesmo no verão, tome cuidado com

a transmissão do vírus InfluenzaFatores externos podem influenciar na disseminação e medidas

preventivas ajudam para curtir as altas temperaturas com saúde

mais vulnerável, pois diminui ahidratação necessária para oequilíbrio do organismo alte-rando, consequentemente, o sis-tema imunológico.

De acordo com o pneumolo-gista, o ideal é adotar hábitosque fortaleçam o sistema imu-nológico. “Tenha uma alimenta-ção saudável, faça atividades fí-sicas regulares, descanse o cor-po, o que inclui uma noite desono adequada, e evite estres-ses emocionais. Outra medidamuito importante é manter asmãos higienizadas, seja lavan-

do ou utilizando álcool gel”,diz.

Se mesmo assim a transmis-são acontecer, Dr. Mauro refor-ça os primeiros socorros: “Énecessário ficar em repouso,tomar muita água e você podefazer uso de medicamentos queamenizam os principais sinto-mas da gripe. Se após três diaso quadro não melhorar, o ideal éprocurar ajuda de um especia-lista, pois, em alguns casos,pode evoluir para infecções bac-terianas e que só curam comantibióticos”.

Na última semana, a geren-te de enfermagem Lucila Murat,em parceria com a subgerentede enfermagem Jeovana Faria ea enfermeira Juliana Araújo, reu-niu toda sua equipe, formadapor secretárias de enfermagem,técnicos de enfermagem, auxi-liar de enfermagem e enfermei-ros, além dos técnicos de radio-logia, para agradecer toda dedi-cação por mais um ano de tra-balho e para reforçar o compro-metimento com a Instituição nonovo ciclo que se inicia. Parti-cipou também a equipe de en-fermagem do AME Itapeva, Am-bulatório Médico de Especiali-dades que é gerido pela SantaCasa.

Na ocasião foram apresenta-dos filmes com cenas cotidia-nas da assistência prestada ao

Gerência da enfermagem da SantaCasa realiza palestra de motivação

Para celebrar o encerramento de mais um ano de trabalho,a gerencia de enfermagem preparou uma palestra de motivação

para toda sua equipe, uma forma de agradecer pela dedicação aotrabalho e fortalecer o novo ciclo que se inicia

paciente, em que os atores fo-ram os próprios colaboradoresda Instituição. “A Santa Casatem a preocupação constantecom a evolução do funcionário.A intenção do evento foi moti-var para que a equipe continuesempre comprometida com aqualidade da assistência pres-tada ao paciente”, comenta Lu-cila Murat.

De acordo com Jeovana Fa-ria, a intenção dos filmes foidestacar a atitude de profissio-nais que são comprometidoscom o trabalho. “Quisemosmostrar, na prática, a diferençade comportamento de umaequipe comprometida e umaequipe que não está preocupa-da com os resultados. Assim,colocamos nossa própria equi-pe atuando e gravamos as ce-

nas com o ‘certo’ e o ‘errado’”,conta.

A enfermeira Juliana Araújoacredita que a atitude de cola-boradores comprometidos écapaz de mudar para melhor arotina de trabalho dentro dohospital. “Muitas vezes nãoconseguimos ter a visão de todoo sistema. Precisamos ter oolhar da equipe que está execu-tando cada serviço. Temos bonsexemplos de colaboradores quederam sugestões simples, masque fizeram toda a diferença noprocedimento. É isso que espe-ramos da equipe: comprometi-mento e resultado”, conclui.

Ao final do evento, as pales-trantes agradeceram e parabe-nizaram os colaborares por todadedicação à Instituição e aospacientes.

O município de Itapeva re-cebeu votos de congra-tulações por sua partici-

pação da Campanha Fique Saben-do 2014. De acordo com a en-fermeira Karen Grube Glauser,gerente do SAE e coordenadorado programa municipal DST/AIDS, diversas ações foram rea-

Itapeva é destaque naCampanha Fique Sabendo 2014

lizadas nas ruas da cidade. Ementrevista, Karen falou da Cam-panha no Estado e em Itapeva,confira:

IN - Quando foi realizada aCampanha Fique Sabendo?

Karen - Em 2014 a campa-nha foi realizada de 01 a 07 dedezembro.

IN - Qual é o objetivo dacampanha? Quais exames fo-ram realizados?

Karen - O objetivo é realizaro diagnóstico precoce aos paci-entes portadores de HIV, sífilis ehepatites virais do tipo B e C.Vale ressaltar que estas doençasdemoram anos para apresentarsintomas (em média 5 a 10 anosapós a contaminação), então aúnica maneira de descobrir seestá ou não contaminado é pormeio do exame de sangue. Alémdisse, a campanha visa informarque a única prevenção para estasdoenças é o uso do preservativo,seja pela camisinha feminina oumasculina.

IN - A campanha atingiu asexpectativas na região de Itape-va? Quantos exames foram rea-lizados no município e região?

Karen - A campanha foi rea-lizada em todas as unidades desaúde do município de Itapeva,sob a coordenação do SAE – Ser-viço de Assistência Especializa-da, e também foram realizadas

diversas ações de rua, como exa-mes nas comunidades terapêu-ticas, escolas, asilo, bailes e fes-tas. Foram realizados somenteneste período 1606 exames deHIV, 1606 de sífilis, 1383 de he-patite B e 1383 de Hepatite C,totalizando 5.978 exames.

IN - Itapeva foi destaque noEstado de São Paulo na realiza-ção destes exames durante acampanha?

Karen - O município de Ita-peva foi o que mais realizou exa-

Quase seis mil exames foram realizados no município

mes em todo Estado de São Pau-lo, realizando mais exames quetodas as grandes cidades, comoSão Paulo, Campinas, Santos.Isso prova o grande esforço detodos os profissionais envolvi-dos, só posso agradecer ao em-penho de todos.

IN - Tem data prevista parauma nova campanha?

Karen - Sim, realizaremosuma nova grande campanha emjunho de 2015, em comemora-ção ao dia dos namorados. Po-

rém, todas as pessoas que qui-serem realizar os exames paraHIV, Sífilis e Hepatites B e C po-dem ir diretamente ao SAE, desegunda a sexta-feira, das 8h às16h, que os exames serão reali-zados gratuitamente, basta le-var o RG e o cartão SUS. O resul-tado é confidencial e se for po-sitivo o tratamento é realizadono próprio SAE, que está locali-zado à Rua Mário Prandini, nú-mero 858, no Centro. O telefonepara contato é o (15) 3522-2365.

Page 33: Jornal Ita News - Edição 817

Saúde

www.jornalitanews.com.br02 09 de janeiro de 2015

Aproximadamente 15% detodas as doenças da infânciaestão relacionadas a problemasneurológicos. Para o diagnósti-co e tratamento de crianças comestas alterações que ocorremem doenças como cefaleia, epi-lepsia, dificuldades de aprendi-zado, transtornos de déficit deatenção, problemas do metabo-lismo e do desenvolvimento deum modo geral, como a parali-sia cerebral, a área de especiali-dade é a neurologia infantil.

Adquiridas ou congênitas -desenvolvidas na vida intraute-rina -, requerem atenção dasmães neste período. “Em termosde alterações pré-natais, infec-ções e sangramentos podem si-nalizar que algo não está bem,além de problemas na hora doparto, que aumenta o risco de

Conhecimentos emneurologia infantil em expansão

complicações neurológicas nainfância”, alerta Dra. Marilisa M.Guerreiro, coordenadora do De-partamento Científico de Neu-rologia Infantil da AcademiaBrasileira de Neurologia (ABN)e professora da UNICAMP.

Uma gravidez equilibradasem ingestão de bebidas alcoó-licas ou consumo de cigarros,combinados com uma alimen-tação saudável e exercíciosmoderados são as principaisformas de reduzir o risco de umacomplicação neurológica nobebê. Várias doenças neurológi-cas, entretanto, não podem serevitadas, não havendo garantiade que elas não ocorram.

TratamentoAtualmente, os neurologistas

contam com muitas novidades no

arsenal terapêutico destas pato-logias. Há novos medicamentospara o tratamento de cefaleia, porexemplo. Para as doenças do me-tabolismo, antes consideradassem cura, existe para algumas orecurso de reposição do elemen-to ausente, a reposição enzimáti-ca. E para epilepsia, só nos últi-mos dez anos surgiram, pelo me-nos, dez novos medicamentos.

AVC em criançasDados da Secretaria de Saú-

de do Estado de São Paulo mos-tram que houve 266 casos deacidente vascular cerebral infan-til em 2008. “O AVC ocorre deforma diferente nas crianças,uma vez que acontece, frequen-temente, durante a formaçãocerebral ou no período neona-tal”, explica Dra. Marilisa.

Quando ospais percebemque os dentesde seus filhosestão ficandotortos e procu-ram um profis-

sional, quasesempre são acon-

selhados a esperaro término da

dent ição

Tratamento ortodôntico em criançaspode se iniciar aos 3 anos de idadeNovo aparelho dentário permite correção e prevenção precoce

mista até que o uso de apare-lhos fixos seja possível. Até che-gar a esta fase, por volta dos 13anos de idade, provavelmente osdentes estarão ainda mais malposicionados, afetando a apa-rência física e a autoestima dacriança. Então, por que não ini-ciar o tratamento mais cedo?

Alguns estudos mostramque os dentes tortos em crian-ças não são um problema here-ditário, e que em 60% dos ca-sos estas complicações já po-

dem ser observadas antesdos seis anos de idade,fase em que toda estru-tura dental está em de-senvolvimento, guiada

o tratamento em crianças se ini-cie a partir dos 3 anos de idade,impedindo que o problema setorne mais difícil de tratar nofuturo, evitando também a ne-cessidade de tratamento comaparelho fixo e possíveis extra-ções dentárias. “Iniciar o trata-mento antecipadamente dimi-nui os custos, já que quanto an-tes o problema for tratado, maisrápidos e melhores serão os re-sultados, além de evitar a voltado problema”, explica o Dr. Pau-lo Faria, cirurgião dentista pós-graduado em Ortodontia e Or-topedia Funcional.

O Dr. Paulo Soares, especia-lista em Ortodontia e Ortope-

Não é novidade pra ninguémque não vivemos sozinhos, nósdependemos da interação comnossos semelhantes pra nosconstituirmos, nos vermos, apsicologia preconiza isso, quenós existimos, nos conhecemosatravés do olhar do outro.

Os benefícios da SolidãoAtualmente as pessoas não

têm muito tempo para si mes-mas, devido a sua vida corrida ecom muitas coisas para seremrealizadas em curto prazo, o queleva ao grande número de trata-mento psicológico no mundotodo. Antigamente ir ao psicó-

logo era coisa de louco e de pes-soas desajustadas socialmente,hoje é uma questão de saúde,tanto que os atendimentos vêmsendo realizados para pessoasque querem melhorar suas vi-das, querem se autoconhecer,em poucas palavras: pessoasprocuram psicoterapia para se-rem felizes!

No entanto é interessantetermos em mente que momen-tos de solidão são necessáriose positivos em algumas ocasi-ões porque são nesses momen-tos que entramos em contatocom nossos desejos internos,nossos conflitos e ensejos maisocultos que ao passarem poruma reflexão trazem compreen-

dia Facial, ressalta que acreditaque esta é uma boa alternativade tratamento: “O Sistema Myo-brace é uma excelente ferramen-ta para corrigir os maus hábi-tos bucais que atrapalham o de-senvolvimento facial e dentá-rio. Tratando as causas verda-deiras, conseguimos resultadosmais saudáveis, com estabilida-de e beleza.”

Além de serem ideais paracrianças, os aparelhos não pre-cisam de moldes, são confortá-veis e necessitam de uso somen-te uma hora durante o dia e du-rante o período do sono, propor-cionando liberdade exercer asatividades cotidianas.

são e benefícios a nossa saúdepsíquica e ainda vão além por-que a medicina já vem mencio-nando vantagens orgânicasalém das psicológicas como, porexemplo: redução da pressãoarterial, diminuição dos bati-mentos cardíacos e da respira-ção, neutralização do estresse,fortalecimento do sistema imu-nológico.

Então entendemos cadavez mais as influências bené-ficas de reservarmos a nósmesmos momentos de silên-cio e contato somente conos-co para ouvir os desejos queclamam por serem realizadose os conflitos internos que es-tão sujeitos a soluções que só

dependem de nós.É importante ressaltar que

a solidão que digo neste texto éum momento em que necessi-tamos estarmos sozinhos, istoé, refletir e entrar em contatocom nós mesmos.

Porém, quando existe a ne-cessidade extrema de ficar só,é um indicador de que algo nãoestá indo bem. Quando o indi-viduo prefere ficar sozinho otempo todo ao invés de intera-gir socialmente, se irrita comas atitudes das pessoas, ousimplesmente possui fobia defrequentar ambientes sociais éimportante procurar um psicó-logo para avaliar o que estácausando estes sintomas e as-

sim sugerir um tratamentoadequado.

Bruno Ricardo Pereira AlmeidaCRP: 06/119079Psicólogo ClínicoFone: 3521-2358 / 9 9681-5009Envie sua sugestão para próxi-ma coluna:[email protected]

pelos lábios, pelas bochechas,pela língua e pela respiração dacriança. Quando este processoacontece de maneira errada,ocorrem problemas no encaixedas arcadas, o que prejudica odesenvolvimento ósseo da facee das articulações da mandíbu-la, resultando em dentes apinha-dos ou sobrepostos, interferin-do até mesmo na oxigenação docérebro.

Para tratar desde cedo osmaus hábitos orais nas crianças,a australiana Myofuncional Re-search Co. desenvolveu o Siste-ma Myobrace que é compostopor aparelhos confeccionadosem silicone que permitem que

Page 34: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br09 de janeiro de 2015 03

Com a chegada do Verão, su-amos mais e desidratamos ra-pidamente. No entanto, segun-do os médicos, as pessoas es-quecem de tomar água para re-por o líquido perdido. Um hábi-to deixado de lado, mas que éfundamental para evitar infec-ções urinárias que mais tardepodem desencadear problemasrenais mais graves. Segundoestudos, um adulto deve consu-mir, no mínimo, dois litros deágua por dia.

Aliado a isso, especialistasalertam para outro péssimo há-bito da população em geral nacorreria do dia a dia. “As pesso-as não vão ao banheiro, deixan-do a urina mais concentrada nonosso organismo, quando nos-sa bexiga pede. Isso predispõemuito à infecção urinária, prin-cipalmente nas mulheres”, des-taca Thadeu Brenny Filho, chefe

Hidratação adequada previnecontra infecção urinária no calor

do Serviço de Urologia e Trans-plante Renal do Hospital SãoVicente – FUNEF.

A infecção urinária temcomo sintoma mais comum ador ao urinar e a vontade incon-trolável de ir ao banheiro vári-as vezes ao dia. As pessoas aca-bam eliminando pouca urina e,consequentemente, aparece asensação de peso na bexiga. “Aurina pode ser bem clara ou es-cura com cheiro forte, muitasvezes lembrando amoníaco. Fe-bre alta e dor lombar são sinaisde gravidade de que bactériasatingiram os rins”, explica omédico.

Segundo Brenny, os sinto-mas do problema renal, quepode ter iniciado com um qua-dro de infecção urinária, sãodores abdominais, geralmen-te de um lado só, acompanha-da de dor ao urinar, febre, en-

joos e vômito. Contudo, paraevitar o quadro mais grave, éimportante consultar o médi-co periodicamente, mesmosem dor ou sintoma aparente.“Se há infecção urinária de re-petição, exames de imagemsolicitadas pelo médico sãonecessários, principalmenteno homem que não tem infec-ção urinária sem uma causadefinida”, detalha. De acordocom o médico, no homem,problemas urinários podemser indícios de pedra nos rins,prostatite ou diabetes.

Irritação pode indicar infec-ção urinária em crianças

O médico explica que ospais devem estar atentos aocomportamento das criançaspara identificarem problemasurinários. Segundo ThadeuBrenny Filho, a irritabilidade

no momento de urinar é umsintoma importante. “Os exa-mes são na maioria invasivose incômodos à criança. Os

pais devem desconfiar de in-fecção urinária se a criançaestá abaixo do crescimentopara a idade, irritada e com

alguma indisposição. Muitasvezes pode não haver febrecomo primeiro sinal de infec-ção”, completa.

Segundo Thadeu Brenny Filho, médico do HospitalSão Vicente, a reposição de líquido durante o verão édeixada de lado por parte da população

Muitas mulheres fazem mis-tério, mas antes da aproxima-ção do verão recorreram a die-tas e exercícios para exibiremseus corpos nas praias ou pisci-nas. O segredo da maioria parater uma barriguinha em formanão fica somente no emagreci-mento, pois a flacidez do exces-so de pele na região abdominalpermanece, outro fator que podecausar isso também é a gravi-dez. Para resolver o problema,algumas mulheres optaram pelacirurgia plástica para ter umabarriga “sarada” no verão, esta-ção de maior exposição do cor-po. A dermolipectomia abdomi-nal é um tipo de cirurgia do ab-dômen que remodela ao retiraro excesso de pele e gordura daregião logo abaixo do umbigo.

O segredo da barriga tanquinhodesfilada no verão pode ser uma

secreta cirurgia plásticaConheça a cirurgia que remodela e remove a flacidez do abdômen

“Por ser uma cirurgia plás-tica que retira determinadaquantidade de pele e gordura,certamente haverá uma reduçãono peso corporal, esta reduçãovaria conforme o volume reti-rado do abdômen do paciente,mas o que define um bom resul-tado estético não são estes ‘qui-los’ retirados, e sim as propor-ções do abdômen quanto ao res-to do corpo”, afirma ArnaldoKorn, diretor administrativo doCentro Nacional – Cirurgia Plás-tica. É importante que a pacien-te compreenda que apesar des-ta pequena redução de peso, acirurgia não é para emagreci-mento e sim para o remodela-mento da parte flácida do abdô-men, dando uma aparência po-pularmente conhecida como

“tanquinho”.O tempo para realizar a

dermolipectomia abdominalvaria de 90 a 120 minutos, maspode ser prolongado caso a pa-ciente necessite. A duração dacirurgia não deve ser confun-dida com o tempo de perma-nência da paciente no centrocirúrgico, pois esta permanên-cia envolve procedimentospré e pós-operatórios. No pe-ríodo pós-operação, é reco-mendado à paciente evitar es-forços por 14 dias, não se ex-por ao Sol ou friagem, por umperíodo mínimo de duas sema-nas, obedecer à prescriçãomédica, voltar ao consultóriopara os curativos subsequen-tes, nos dias e horários esti-pulados, entre outras.

Pintas! Alguns têm muitas,outros um pouco menos. Masé preciso que todos fiquematentos a elas. A regra do ABCD,divulgada pela Sociedade Bra-sileira de Dermatologia (SBD),ensina a identificar por meio doautoexame alterações nas pin-tas de um jeito simples, iden-tificando Assimetria, Bordas ir-regulares, Cores não uniformese aumento no Diâmetro dasmarcas. Feridas que não cica-trizam, coceira, sensibilidade emudanças na superfície da pin-ta também são alertas de riscoque devem ser examinadosjuntamente com o médico. “Aspessoas que possuem muitaspintas devem frequentar cons-tantemente o dermatologistapara verificá-las. Havendo qual-quer suspeita, é preciso fazeruma biópsia. É importante queo câncer de pele melanoma sejadetectado no início, quandotem grandes chances de cura”,

Pintas: fiquede olho nelas!

Uma pessoa pode ter, em média, de 30 a 400 pintas espalhadas pelo rostoe corpo. Observar os sinais de risco pode evitar o câncer de pele melanoma

afirma Amândio Soares, médi-co oncologista.

É importante destacar que ocâncer de pele é dividido emdois grandes grupos: melanomae não melanoma. O primeiro éconsiderado uma entidade à par-te, tem uma baixa incidência(cerca de 3 casos por 100.000pessoas/ano) e história naturalbastante diferente, sendo maisagressivos, de crescimento rá-pido e com maior potencial dedisseminação para outros ór-gãos. Os tumores de pele nãomelanomas são doenças muitomais comuns (cerca de 70 ca-sos por 100.000 habitantes /ano), possuem um curso clíni-co mais indolente, lento cresci-mento e raramente disseminampara órgãos a distância (2 a 5%dos casos). Apesar de muitoprevalente, apresenta baixa taxade mortalidade e menos de 4%dos pacientes vão a óbito devi-do à doença.

“As áreas do corpo de maioracometimento de câncer de pelesão aquelas mais expostas aosol como face, orelhas, tronco(colo), braços e mãos. Contudo,o tipo melanoma pode surgir emáreas cobertas como no dorso(costas) e pernas. Por isso, ficaratento a qualquer alteração naspintas é fundamendal”, explicao médico.

A principal forma de pre-venção ao câncer de pele é evi-tar a exposição ao sol sem pro-teção. Recomenda-se o uso dechapéus, guarda-sóis, óculosescuros e filtros solares duran-te qualquer atividade ao ar li-vre. Deve-se evitar a exposiçãoem horários em que os raios ul-travioletas são mais intensos,ou seja, das 10 às 16 horas. Parao uso de filtros solares, é suge-rida a reaplicação a cada duashoras. O ideal é que o Fator deProteção Solar (FPS) seja, nomínimo, 30.

Page 35: Jornal Ita News - Edição 817

www.jornalitanews.com.br04 09 de janeiro de 2015

Dia 22 de dezembro come-çou a estação mais quente doano, o verão. Nesta época do anotambém é muito comum o apa-recimento de alergias e irrita-ções na região dos olhos, prin-cipalmente por conta do cloropresente na água das piscinas,de impurezas na água do mar edo contato com filtros solares.A exposição prolongada dosolhos ao sol também pode cau-sar doenças sérias, como cata-rata e câncer de pele nas pálpe-bras, além de lesão na retina.

“O cloro presente na água dapiscina pode causar conjuntivi-te química e também reaçãoalérgica, gerando forte irritaçãoe vermelhidão”, explica o oftal-mologista Hilton Medeiros, daClínica de Olhos Dr. João Euge-nio. Segundo ele, o cloro tam-bém seca as lágrimas, deixandoas pálpebras ressacadas. Porisso, recomenda-se lavar o ros-to quando sair da piscina.

A água do mar e a maresiacarregam muitas impurezas e

Verão pode provocar alergias e irritações nos olhostambém podem irritar os olhos.O sal pode desidratar a superfí-cie do olho, podendo levar a umressecamento e maior exposi-ção do olho. “A água do marpode diluir ou anular funções efisiologia da lágrima, devido àalteração dos meios de prote-ção e nutrição da córnea”, aler-ta o médico.

Uma boa alternativa paraamenizar os efeitos da alergiacausada pelo cloro ou pelo salda água do mar é usar colíriolubrificante, mais conhecidocomo “lágrimas artificiais”.Compressas com água filtradagelada ou com soro fisiológicosem conservante também pro-movem o alívio dos sintomas.

Na hora de passar o filtrosolar, as pálpebras também de-vem ser protegidas, mas é pre-ciso tomar cuidado para o pro-duto não escorrer para dentrodos olhos. Caso escorra, lavebem a região. Se ainda assim oproduto causar reação e o efei-to não passar, recomenda-se

procurar um médico, pois podeser necessária a prescrição deantialérgicos.

Outros problemas mais gra-ves podem surgir em função daexposição prolongada dos olhosao sol. “Nesta época do ano a in-tensidade da luz solar aumentamuito e a exposição prolongadaao sol aumenta a chance do de-senvolvimento de cataratas, pte-rígio ou “carne no olho”, câncerde pele nas pálpebras e lesões naretina, além de poder causar com-plicações para alguns tipos de ci-rurgias refrativas corneanas”, afir-ma Hilton Medeiros, que é espe-cialista em retina e vítreo.

Quando a pessoa se expõe aquantidades excessivas de radi-ação UV, sem proteção, por umcurto período de tempo, elapode sofrer ceratite. “É como sefosse uma ‘queimadura’ da cór-nea, causando dor, vermelhidão,lacrimejamento, fotofobia esensação de areia nos olhos”,alerta o médico.

Os efeitos da radiação UV sob

a pele são cumulativos. É acon-selhável, sempre, o uso de ócu-los escuros de boa qualidade eque ofereçam proteção adequa-da aos olhos. Os óculos escuros

devem bloquear entre 99-100%as radiações UV-A e UV-B; nãodevem distorcer imagens oumudar as cores e devem ter len-tes cinzas, verdes ou marrons,

capazes de filtrar entre 75-90%da luz visível. Os óculos de grautambém devem ter proteção UV.Bonés, viseiras e chapéus ofere-cem proteção adicional.

Já é sabido que gripes e pneu-monias podem ser transmitidasindependente da estação do ano.Porém, apesar dos cuidados jáconhecidos que evitam o con-tágio, ainda há muitos mitos everdades quanto se trata destesdois problemas.

Para ajudar a solucionar pos-síveis dúvidas, o pneumologis-ta Mauro Gomes selecionou in-formações importantes para apopulação conhecer mais a fun-do os universos da gripe e dapneumonia.

GRIPE1. Uma gripe pode durar

mais que uma semana.Verdade: Isso em geral ocor-

re quando há complicaçõescomo, por exemplo, sinusite epneumonia, entre outras. Emmédia, os vírus são combatidospelo sistema imunológico, ematé sete dias.

2. Tomar chuva ou friagempode causar uma gripe.

Mito: O contágio e contatocom o vírus acontecem pelasvias aéreas respiratórias.

3. Espirrar constantementeé sinal de gripe.

Mito: Há muitos motivospara uma pessoa espirrar. A gri-pe pode ser um deles, mas, nor-malmente, vem acompanhadade outros sintomas. Na maio-ria das vezes, apresentar ape-nas espirro é devido a rinitealérgica.

4. Gripe é uma coisa e resfri-ado é outra.

10 mitos e verdades sobre gripe e pneumoniaO pneumologista Mauro Gomes esclarece algumas dúvidas frequentes entre os dois problemas

Verdade: São problemas pa-recidos. O que muda é o tipo devírus que está causando os sin-tomas. No caso do resfriado, osvírus respiratórios não são tãointensos como o vírus influen-za, causador da gripe. Por isso,não é correto dizer que a gripe éum avanço do resfriado.

5. O uso diário de vitaminaC pode prevenir gripe.

Mito: A única coisa que podeprevenir é a vacinação anual eos cuidados básicos de higiene.

6. Não terei mais gripe setomar a vacina.

Mito: A vacina contemplasomente a proteção contra ostrês principais vírus que causa-ram epidemia no ano anterior.Se um vírus não estava na vaci-na, o indivíduo pode ser conta-minado. Por outro lado, o vírus

possui grande poder de muta-ção genética. Então, essa mu-dança ocorre com frequência.

7. Chás naturais ajudam acurar gripe.

Mito:O chá ajuda a propor-cionar bem-estar, mas não temação para curar a gripe.

8. Antigripais contribuempara a eliminação dos sintomasda gripe.

Verdade: Esses medicamen-tos reduzem os sintomas e omal estar causados pela gripe.Entre os sintomas estão conges-tão nasal, coriza, febre, cefaleiae dores musculares.

9. Tomar a vacina da gripepode causar a própria gripe esintomas similares.

Mito: O indivíduo que to-mou a vacina da gripe pode apre-sentar no primeiro ou no segun-

do dia febre e dor de cabeça.Porém, isso não quer dizer queé gripe. É apenas uma reação doorganismo que está se acostu-mando com a imunidade rece-bida. Por outro lado, a vacinademora 30 dias para fazer efei-to. Então, neste período, é pos-sível estar gripado também.

10. O vírus da gripe se pro-paga apenas através do ar.

Mito: O vírus pode estarpresente nos objetos manipu-lados pelo doente. O contágiopode acontecer ao tocar essesobjetos e depois passar asmãos na boca, nos olhos ou nonariz. Por isso os hábitos dehigiene são tão importantes,principalmente, lavar bem asmãos com frequência.

PNEUMONIA1. A pneumonia é uma evo-

lução da gripe.Mito: Nem todos os casos

são evolução. A pneumoniapode ser uma complicação dagripe. Alguns sintomas podemser iguais e confundidos. Po-rém, o que mais diferencia apneumonia são os sintomascomo tosses, dores nas costase falta de ar.

2. Existe princípio de pneu-monia.

Mito: Há apenas pneumoni-as consideradas leves, modera-das ou graves.

3. Detecta-se a pneumoniaapenas por exames.

Mito: É possível detectarapenas pelos sintomas clínicos.

Em alguns casos o exame radi-ológico Raio X é necessário paraconfirmar o diagnóstico.

4. A pneumonia é mais gra-ve nos idosos do que em adul-tos normais.

Verdade: A imunidade dosidosos, normalmente, é maisbaixa, contribuindo para umaresposta menos efetiva do cor-po à infecção.

5. Pneumonia pode causarmorte.

Verdade: Com mais de 960mil casos por ano, é a principalcausa de internação hospitalare a quinta causa de morte noBrasil. (Fonte: DATASUS (Depar-tamento de Informática do SUS),publicação em nove de junho de2014. http://migre.me/mh7h1)

6. Ar condicionado favorecea pneumonia.

Depende: Sistemas de refri-geração sem manutenção ade-quada favorecem a proliferaçãode fungos e bactérias. Depen-dendo do tempo de exposição aesse ambiente e do sistema imu-nológico do indivíduo isso podefavorecer a instalação de um

quadro de pneumonia.7. Fumar aumenta o risco de

pneumonia.Verdade: Fumar diminui as

defesas imunológicas locais dopulmão, favorecendo o contágiopor vírus e bactérias.

8. O indivíduo deve ser hos-pitalizado em todos os casos depneumonia.

Mito: Alguns casos conside-rados leves podem ser tratadosem casa por meio de antibióti-cos.

9. Crianças são mais vulne-ráveis à pneumonia.

Verdade: O sistema imuno-lógico de uma criança não estátotalmente desenvolvido. Porisso, são mais vulneráveis aocontágio. O ideal é toda criançatomar a vacina que protege con-tra alguns tipos de pneumonia.

10. Problemas do coraçãoaumentam os riscos de pneu-monia.

Verdade. Pessoas com doen-ças crônicas em geral tem certocomprometimento do sistemaimunológico favorecendo a ins-talação de quadros infecciosos.