26
Saiba um pouco mais sobre o Reitor e os Pró-reitores do UDF Centro Universitário. Os louros do I Congresso de Iniciação Científica e Extensão.

Jornal Mural - Agosto 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição do mês de Agosto do Jornal Mural do UDF com as principais notícias da Instituição.

Citation preview

Page 1: Jornal Mural - Agosto 2011

Saiba um pouco mais sobre

o Reitor e os Pró-reitores do

UDF Centro Universitário.

Os louros doI Congresso de

Iniciação Científicae Extensão.

Page 2: Jornal Mural - Agosto 2011

Equipe UDF

Você já deve ter ouvido falar na Co-missão Própria de Avaliação (CPA), que tem como objetivo monitorar o

desempenho da instituição. Isso faz com que o UDF possa sempre aprimorar a rea-lidade institucional e a gestão acadêmica e administrativa. Agora, você deve estar pensando: “mas o texto não é sobre o GA-AVI?” Pois bem, você não está lendo erra-do: é! O Grupo de Apoio a Avaliação Ins-titucional, o GAAVI, é um setor novo, que nasceu para agregar valores à CPA. Essa nova área é composta por professo-res da CPA e servirá como apoio na reali-zação da autoavaliação, que consiste em pesquisas feitas com professores, funcio-

A família da CPA aumentou. Confi ra!GAAVIGrupo de Apoio a

Avaliação Institucional

Apoio à Avaliação Institucional, o GAAVI, é um setor novo, que nasceu para agregar valores à CPA.

Prof. Valdir Pucci

Prof.ª Carmem Dulce

Page 3: Jornal Mural - Agosto 2011

Equipe UDF

nários e alunos, para mapear o planejamento das atividades da insti-tuição. Outra função im-portante do GAAVI é o auxílio durante as visitas do MEC, para a avaliação dos cursos e do Centro Universitário.O QG do GAAVI é na própria sala onde fun-ciona a Comissão Pró-pria de Avaliação. Seus colaboradores são os professores Valdir Puc-ci, Jorge Araújo, José Henrique e a professora Carmem Dulce. Todos já bastante habituados

com a rotina, já que estão há algum tempo atendendo à demanda da CPA. Com isso, o UDF preten-de deixar mais efi ciente o serviço para os alunos e funcionários e tornar mais efetivo o resultado das pesquisas feitas pelo setor, fazendo com que as opiniões dos profes-sores, alunos e funcioná-rios sejam ouvidas.O GAAVI funciona de se-gunda a sexta-feira, das 9h às 21h30.

Contato: 3704-8827

O QG do GAAVI é na própria sala onde funciona a Comissão Própria de Avaliação.

Prof. Jorge Araújo

Prof. José Henrique

Page 4: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF pr a você

hegar aos 44 com moder-nidade, sem deixar de lado

a tradição, merece re-conhecimento. E disso ele entende. Nascido na Capital Federal, em 22 de agosto de 1967, com mais de 25 mil fi lhos formados, seu nome é sinônimo de tradição. Dono de currículos inve-jáveis e uma história de vida exemplar, o Centro Universitário do Distrito Federal completa, no mês de agosto, 44 pri-maveras e enche-se de orgulho de comemorá--las ao seu lado.

A primeira Instituição de Ensino Superior do DF nasceu com o intuito de atender à demanda

de pessoas que queriam estudar, mas não tinham como. Missão bonita, não? Isso porque o úni-co lugar com ensino su-perior da época – a UnB – só oferecia cursos diur-nos, o que não era nada vantajoso para quem trabalhava o dia inteiro.

44 anos: você faz parte dissoO UDF Centro Universitário completa, no mês de agosto, 44 anos. Conheça um pouco melhor a história do lugar onde você estuda.

Sendo assim, procurado por seus conterrâneos, o Senador Eurico Re-zende decidiu dar vida

ao sonho daquele povo e criou a Faculdade do Distrito Federal.

Com um começo humil-de, as aulas aconteciam em prédios alugados, tudo providenciado para não deixar o aluno na mão. E a receita pa-

rece ter dado certo. Dez anos depois, um verda-deiro presente para a primeira década da ins-tituição: um prédio to-dinho dele. Para a festa de inauguração, convi-dados mais que ilustres. O então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, e o Ministro da Educação, Ney Braga. Uma honra!

Em 2005, ele ganha nome, pomposo, dig-no de sua nova fase. A faculdade do Distrito Federal agora passa a atender como UDF Cen-tro Universitário.

Em 2008, o UDF passa a fazer parte do Grupo Cruzeiro do Sul, com isso, ganha novos cur-sos, fortalece sua pós, enriquece sua infraes-trutura e moderniza seus equipamentos pe-dagógicos.

Hoje, o UDF merece os parabéns, pelas vidas que mudou, as oportu-nidades que criou e os sonhos que ajudou a realizar. Fazer 44 anos com uma história como a dele é realmente uma honra e merece um bai-ta reconhecimento. Pa-rabéns, UDF! E parabéns para nós que fazemos parte dessa história.

C

A primeira Insti-tuição de Ensino Superior do DF nasceu com o intuito de aten-der à demanda de pessoas que queriam estu-dar, mas não ti-nham como.

Vista aérea do Edifício Sede

Edifício Reitor Rezende R. de Rezende

Page 5: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF pr a você

Em 5 de agosto, celebra-se o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida em homenagem ao médico bacteriologista Oswaldo Cruz. Você deve lembrar-se dele! O paulista lutou em prol da saúde pública durante anos e foi peça-chave da erradicação da varíola. Oswaldo nasceu em 5 de agosto de 1872.

Agora que já sabe de onde surgiu o dia, que tal comentarmos a importância dele? É fato conhecido que beber bastante água, praticar exercícios físicos e não se esquecer de colorir o prato na hora do almoço são dicas importantes para cuidar da saúde. Mas será que é sufi ciente? O Ministério da Saúde adverte que é de extrema importância fazer regularmente uma visita ao con-sultório médico, não abrir mão do lazer, dormir bem, se quiser-mos ter um dos bens mais almejados da vida: saúde.

E prova de que saúde realmente é importante é o fato de cons-tantemente vermos noticiado, nas páginas dos jornais, reporta-gens sobre novos estudos para a cura e prevenção de doenças. O mundo não para de se preocupar com isso e nem nós deve-mos. Não podemos nos acomodar e viver de forma saudável só no Dia Nacional da Saúde. Que essa data sirva de inspiração para cuidarmos dela pelo resto da vida. Abracemos a causa e, ao

invés de nos concentrarmos apenas em nós, abra os olhos e veja quem ao seu lado anda precisando de ajuda na missão de se cuidar. Você pode doar sangue, participar de palestras, grupos de apoio a pessoas com câncer, ajudar o banco de leite. Você escolhe! Opções não faltam...

Dia Nacional da SaúdeMais saúde para todos é o que desejamos

Não podemos nos acomodar e viver de forma saudável só no Dia Nacional da Saúde.

Page 6: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF pr a você

úblico grande. Nas cadeiras, ci-dadãos comuns, professores e

estudantes de outras instituições. No entan-to, foram nossos alunos que ocuparam a maior parte dos assentos. Para o professor Fabia-no Ferraz, Pró-reitor de pós-graduação do UDF, a iniciativa foi ampla e pôde servir de estimu-lo para muitos. “Esse Congresso marcou uma nova etapa do UDF”, de-clara o professor.Questionados sobre a qualidade do evento, os participantes disseram estar satisfeitos com o apresentado. Motivo su-

O evento aconteceu recentemente, no Edifício Reitor Rezende Ri-beiro de Rezende, mas já é possível enxergar os seus louros.

Resultados do I Congresso de Iniciação Científi ca e Extensão

fi ciente para satisfação e reconhecimento do mé-rito a ser repartido entre todos os funcionários do UDF, que trabalharam para que o Congresso fosse feito com suces-so. “Nosso principal desafi o foi a escolha do orador principal. Queríamos alguém que tivesse reco-

nhecimento nacional”, observa o Pró-reitor. Por fi m, em consenso, os organizadores optaram por Cristovam Buarque. O motivo: sua experi-ência com educação e

renome no País. O resul-tado foi positivo!Assim, o 1° Congresso de Iniciação Científi -ca e Extensão do UDF proporcionou um es-paço privilegiado para integração científi ca e educacional para quem estava presente. Além disso, o Grupo Cruzeiro do Sul foi totalmente benefi ciado com o in-tercâmbio de ideias de suas instituições. Na opinião do professor Fabiano Ferraz, esse intercâmbio trouxe “pro-moção e incremento da produção intelectual, permitindo o desen-volvimento científi co e tecnológico dentro da comunidade acadêmi-ca”. Fato que também provoca uma inova-ção no campo exterior, quando esses alunos se preparam para dividir o que aprenderam e po-dem colocar em prática o que viram durante o evento. O Congresso tem pe-riodicidade anual. Não perca o próximo!

P

“Esse Congresso

marcou uma nova

etapa do UDF”

Senador Cristovam Buarque

Page 7: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF pr a você

segundo semestre de 2011 promete começar com o pé direito. Alunos das Escolas de Saúde e Engenharia ganharão novos laboratórios. Com equipamentos totalmente novos, escolhidos de perto pelos coordenadores de cada Escola, os novos espaços devem começar a

atender aos alunos já neste começo de bimestre. Com isso, o benefício à formação acadêmica desses estudantes se multiplica.

Tendo um ambiente especialmente pensado pelos professores, que conhecem a necessidade de cada área, o UDF pretende oferecer ao seu aluno a boa prática do curso, tornando-o um profi ssional capacitado para exercer sua função no mercado de trabalho. Isso é o que gera reconhecimento.

Além disso, o Centro Universitário substituirá cerca de 200 computadores dos laboratórios de informática. Ambientes dos dois edifícios serão atendidos, além de NPJ’s do Guará, Taguatinga, JEB e TJDF.

Agora, com mais um ambiente para praticar o que aprendeu nas aulas teóricas, mãos à obra!

UDF, pensando na boa formação de seus alunos, cons-trói mais laboratórios

Alunos ganhamnovos laboratórios

O

Page 8: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

Ficou ainda mais fácil estudar. O Campus Virtual do Grupo Cruzeiro do Sul conta com cerca de 100 professores, biblioteca virtual, webclass, fóruns e muito mais. Um espaço especialmente pensado para aqueles alunos que têm vontade de estudar, mas não viam como conciliar o tempo entre suas atividades pessoais e a faculdade.

O Campus oferece cursos de graduação e pós-graduação e estão divididos em Extensão – com duração mínima de 30h,

Campus Virtual: a distância não existe e nem limita

Ambiente virtual agora com cursos de pós-graduação on-line

Para este semestre, o Campus Virtual já está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação on-line, nas áreas de Administração e Negócios, Direito, Educação e Biológicas e Saúde. Acesse o site www.cruzeirodosulvirtual.com.br e confi ra a lista de cursos. Mais informações: 3704-8890 ou via Webclass,

de 8h30 às 12h e das 19h às 21h30.

Aperfeiçoamento – mínimo de 108h para portadores de curso superior – e latu sensu – carga horária de 360 horas, nas áreas de Administração e Negócio, Educação e Saúde.

A metodologia de ensino estipula que até 20% da carga horária do curso escolhido seja aplicada de maneira semipresencial. O material didático é disponibilizado em formato especial (animação, áudio, vídeo e impresso). Assim, você consegue acessar suas aulas e conteúdos de qualquer computador, em qualquer lugar.

Page 9: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

uem nunca quis conhecer o

Batman, voar com o Superman ou passear pela cidade nas teias do homem aranha? Mas, em casa, todos nós temos um super-herói meio particular, que, mesmo sem nenhum super-poder, consegue nos salvar dos apuros da vida real. Quando você nasceu, ele ajudou a escolher o nome que achava mais bonito, para que ninguém implicasse com você depois. Na escola, ele já deve ter te livrado de alguma bronca dos professores

mais estressados e te comprado um sorvete para que você parasse de chorar. Mas, também é o cara que pegava no seu pé por causa do boletim. E é tão bom sentir, lá no fundo, que alguém se preocupa com a gente, não é?! Ter para quem correr quando se machuca,

para quem pedir conselhos sobre paqueras, aprender sobre as coisas do mundo e ensinar como fazer um perfi l no facebook. E, não importa

quanto tempo passe, ele sempre vai estar ali para quando você precisar, seja falando perto no seu ouvido ou só dando um telefonema, seja na

Dia do nosso maiorDia do nosso maior super-heróisuper-heróiVocê já abraçou seu pai hoje?

chamá-lo de pai, porque esse é um cargo importante, que só pessoas especiais podem ocupar. Afinal, não é qualquer ser humano que pode virar, de uma hora para outra, um baita super-herói. Não interessa se é de sangue ou não, se ocupa mais de um papel na sua vida (avó, tio, irmão), pai é sempre pai. Se você quer presentear o SEU super-herói da melhor maneira possível, diga o quanto você o ama e lhe dê um abraço apertado. Aos pais: Feliz dia dos super-hero... ops! Feliz dia dos Pais!

sua frente ou só na sua memória, com as recordações que ele fez questão de te deixar.Ao longo da vida, você aprendeu a

E é tão bom sentir, lá no fundo, que alguém se preocupa com a gente, não é?!

Q

Page 10: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

Dia da Informática

Placa mãe, CPU, unidades de disco, software, memória RAM, memória

ROM e terciária... E haja memória! E olha que seria uma boa saber cada pedacinho da máquina que salva nosso dia. Já pensou escrever tudo à mão, não ter ajuda nas pesquisas ou fi car sem contato contínuo com o mundo lá fora? Pois é! Para que essa suposição não roube nossa realidade, várias pessoas dedicam anos de sua vida entendendo como um computador funciona e se esforçam para evitar essas panes por aí.Então, um mais que merecido parabéns aos profi ssionais da área de informática!Data comemorada em 15 de agosto.

Saiba um pouco de como nasceu o dia do economista, do advogado e da informática

Dia do Economista

“Compreender, modelar e prever o comportamento dos indivíduos, instituições e

os fenômenos econômicos”. Assim até que parece fácil, mas só quem estuda economia sabe quão complicada é a vida de um economista. Por isso que, no dia dele, o profi ssional da economia merece os parabéns.

O dia 13 de agosto foi escolhido em menção à data em que a profi ssão foi criada, pela Lei 1441, em 1951.

Parabéns economistas e futuros economistas pelos sessenta anos de profi ssão.

Dia do Advogado

Outro dia importante, que exige nosso reconhecimento, é o dia

11 de agosto. O dia do advogado foi estabelecido em 1829, quando foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil. Interessante, não é?! Parabéns aos responsáveis pela defesa da lei e dos direitos do cidadão brasileiro!

Data

s im

port

ante

s

Page 11: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) é responsável por auxiliar o docente em sua rotina. O setor, disponível para atendimento presencial, também disponibiliza serviços via web – na qual é possível fazer as solicitações de documentos acadêmicos e fi nanceiros pelo sistema da CAA on-line.

Requerimentos de histórico escolar, revisão de notas, declaração de

Central de Atendimento ao AlunoSua vida acadêmica em movimento na web e presencialmente

pagamento entre outros estão disponíveis na “área restrita ao aluno” em “Serviços” pelo link “CAA on-line”. No espaço é possível visualizar o custo de emissão ou entrega dos documentos que o estudante desejar, além da retirada de boleto bancário. Dessa forma, o estudante ganha agilidade e pode efetuar o pagamento na rede bancária ou pela internet (para

O layout do sistema é simples e intuitivo e,

ao acessar qualquer página referente à do-

cumentação, instantaneamente, abrirá um

box informativo, sobre a fi nalidade da pági-

na e do material disponível.

CAA - Central de Atendimento ao Aluno Horário de atendimento: de segunda asexta-feira, das 8h às 21h30

Fique sabendo...

No ambiente virtual de atendimento ao aluno, ainda é possível fazer sugestões ou até entrar com solicitações que não estejam disponíveis na página pelo link da ouvidoria.

Fique sabendo...

aqueles que preferem fazer uso do banknet – cedido pelo banco). A novidade não se aplica a processos que necessitem de apresentação de documentos pessoais.

Os documentos emitidos são autenticados com selos de segurança, incluídos nas declarações emitidas via CAA e setores

como Secretaria Geral e Acadêmica. À exceção fi cará para a ementa das disciplinas. Esses dispositivos garantem mais segurança ao aluno, seguindo-se os moldes do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. autenticados com

selos de segurança, ncluídos nas

declarações emitidas via CAA e setores

do Sul.

Page 12: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

Questionar quem já ou-viu sobre Mário, Sonic e Bomberman, é piada perto deles. Isso por-que, para eles, é inacei-tável alguém que não conheça os clássicos do mundo dos games. Esse pessoal, que passa ho-ras na frente da TV jo-gando, já se acostumou com gírias como “viciei” e “zerei”. Ficou curioso para saber quem são? São alunos do quarto semestre de jogos di-gitais, do UDF Centro Universitário. Faltan-do muito pouco para concluir o curso, esses estudantes tiveram que mostrar que estão prontos para o mer-cado e, em uma aula super descontraída, pu-deram provar que não estão de brincadeira.

Sala cheia, com público variado e ansioso para saber o que o esperava. Na platéia, pais, profes-sores, tios, primos, uma galera que foi indispen-sável para a conclusão do trabalho dos alunos. Lá na frente, os estudantes nem pareciam nervosos.

Faziam piadas, desa-fi avam os colegas e explicavam, detalhe por detalhe, as difi -culdades pelas quais passaram e como fi -zeram para que o seu produto chegasse ao resultado fi nal.

Animação, criação gráfi -ca, modelagem, progra-mação e até personali-dade dos personagens. As preocupações eram muitas. Mas nada que

passagem), como o Zé da Bolha, até os mais elaborados, com gráfi -cos 3D, dublagem, dra-gão, mago e um perfi l detalhado de cada per-sonagem do jogo. Nesse último, tinha até prin-cesa, mas não ache que era ela a protagonista da história. Isso porque o objetivo do jogo é fazer com que a plebéia Liss impeça que o príncipe encontre a princesa e se apaixone pela donzela. A ruivinha Liss é quem quer conquistar o cora-ção do príncipe bobão, baseado no nobre ca-valheiro de Deu a Louca na Cinderela. Os meni-nos pensaram em tudo, desde a roupa, inspirada nas vestes da época me-dieval, até a banda con-tratada especialmente para tocar a trilha sono-ra do jogo.

Agora, a ansiedade é para a I Mostra de Jogos Digitais que o curso pre-tende fazer. Esperamos ansiosos para que ela aconteça logo. Vamos nos preparar para zerar os games criados pelos nossos alunos. Só não vale viciar!

Para eles, jogo não é brincadeiraVocê já pensou em se formar jogando vídeo game?

uma verdadeira equipe não desse conta. Com uma organização inve-jável, os grupos apresentavam tra-balhos dignos de profi ssionais.

Uma das equipes criou uma anima-ção. De acordo com eles, essa é uma área essen-cial para os bons jogos. Baseado no

fi lme Bento, de um autor brasileiro, André Vian-co, o trailer produzido pelos alunos tinha trilha sonora, legenda e muito mais. Para os interes-sados, a promessa é de que, logo, logo, o longa fi que pronto. Autoriza-ção do escritor eles já tem. Fizeram questão de ir pessoalmente pedir.

Uma dedicação incon-testável e um orgulho para o profes-sor, que só ras-gava elogios ao longo da noi-te. Para quem acha que os jogos fi caram em falta, enga-na-se. Tiveram dos mais sim-ples (e “vician-tes”, diga-se de

Seminário dos alunos de Jogos Digitais

Page 13: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

Curso: Decifrandoas Mídias SociaisRentabilidade e visibilidade com ouso de ferramentas da web 2.0

O conceito fundamental da Web 2.0 é desenvolver aplicativos que aproveitem a capacidade da

Internet para se tornarem melhores, conforme são utilizados pelas pessoas, usando, para isso, a inteligência coletiva. Exemplos de aplicativos desse tipo são blogs, wikis (como a Wikipédia) e redes sociais (como o Orkut, facebook, twitter. Google + etc.).

Esse universo virtual alcançou sucesso por facilitar a comunicação e o entretenimento, tendo como base a participação, a colaboração e o compartilhamento - na certeza de que as pessoas querem criar conteúdo, em vez de apenas consumir.

Esse “espaço” também virou lugar para negócios. Muitas empresas, organizações, já marcam presença – para oferecer uma nova maneira de mostrar seu produto ou de se relacionar com seus clientes e consumidores. Lojas virtuais já são grandes apostas de jovens empreendedores. Muitas redes de lojas físicas tem seu “pedacinho on-line”, pois as vantagens são inúmeras.

Pensando nisso e em muito mais, o Campus Virtual abre inscrições para o curso de extensão Decifrando as Mídias Sociais: Rentabilidade e Visibilidade. O curso pretende nortear empresas e usuários no ambiente virtual, a fi m de criar discussões e fomentar questões acerca da realidade 2.0.

Mais informações:www.cruzeirodosulvirtual.com.brwww.interativoweb.net.br

Início do curso:setembro de 2011

Esse universo virtual alcançou

sucesso por

facilitar a comunicação e o entretenimento...

Inscrições abertas

Page 14: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

razos, sistemas de avaliação, exercícios domiciliares, achados e perdidos, direitos e deveres dos alunos... Ufa! Você sabe como funciona tudo isso?

O Manual Eletrônico do Aluno consegue reunir toda a sua vida acadêmica. E o melhor: é possível salvar em PDF ou, ainda, folhear as páginas como se lesse um livro, com divisão por tópicos e mecanismo de busca.Nele estão catalogados todos os serviços e

UDF adota manual do aluno UDF adota manual do aluno

em formato eletrônicoem formato eletrônico

A geração Y, que está hoje no ensino superior, já está

acostumada a esse tipo de mídia. Então, por que não utilizá-la

como instrumento educativo?

setores da instituição, para facilitar o acesso às informações, imprescindíveis, para o dia a dia acadêmico organizado. Com ele é possível entender como funciona cada processo acadêmico, seus prazos e regimentos, como: prova de segunda chamada, prova institucional, calendário acadêmico, regime domiciliar, atividades complementares e muito mais.Basta acessar a área do aluno e clicar no ícone “Manual do Aluno”.

umo instrumento educativo?

setores da instituição, para facilitar o acess

P

Page 15: Jornal Mural - Agosto 2011

Fique de olho

O Ministério da Educação, órgão regulador das políticas educacionais, criou, mediante a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

No caso do curso de Gestão Pública, foram avaliados os aspectos do processo de ensino e aprendizagem, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da instituição, do corpo docente, das instalações e vários outros aspectos. A avaliação desses critérios varia de 0 a 5.

Portanto, dentro dos principais aspectos, processo de ensino, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações, o curso de Gestão Pública obteve nota 4.

Parabéns ao curso!Gest

ão P

úblic

a em

asc

ensã

o Depois de passar pela avaliaçãodo Sinaes o curso recebe nota 4

Page 16: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF na Imprensa

Page 17: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF na Imprensa

Page 18: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF na Imprensa

Page 19: Jornal Mural - Agosto 2011

UDF na Imprensa

Page 20: Jornal Mural - Agosto 2011

Programe-se

Com mais essa edição do Festival mais simpático e bem humorado do DF, a Cia Setebelos trabalha para ampliar o público para Teatro no DF, contribuindo também para a descentralização da cultura e para difusão do teatro de comé-dia, mostrando, assim, a nova cara do humor brasiliense.Data: 5 a 28 e Agosto.Dias e horários: sextas e sábados, às 21h e domingos, às 20h.Local: Teatro Yara Amaral - SESI Taguatinga Norte, QNF 24.Preço meia: R$ 15,00Preço inteira: R$ 30,00Ponto de Venda: Bilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 10h as 12h e 14 as 17h. Aos sábados e domingos, a partir das 16h.)Mais informaçõesTelefones: (61) 3034-6560(61) 3034-6560 / 3355-9500 / 3355-9563Valores dos ingressos sujeitos à alteração sem aviso prévio.

O ser humano sempre busca para sua convivência, o ser que mais lhe agrada. Todos buscam, no seu próximo, o homem ideal, para seu bel prazer. O tema do espetáculo é brincar com o sonho de perfeição que existe dentro de cada um de nós. Nilton e Tom fazem vários papéis, marido e mulher, professor, velhos, pais e fi lhos, cantam paródias, contam piadas - num show de humor bastante diversifi cado. Uma verdadeira sátira do cotidiano.Ponto de venda: somente na bilheteria do Teatro Nacional das 12h às 20hTelefones da bilheteria do teatro: (61) 3325-6256 / 8627-9222Local: Sala Martins Penna - Teatro Nacional, Setor Cultural Norte - Asa Norte - 3325-6240Data: sábado, às 21h, domingo, às 20hPreço inteira: R$ 50,00Preço meia: R$ 25,00 (doadores de 2kg de alimentos não perecível, exceto sal; estudantes, professores e idosos)De: 06/08/2011 a 07/08/2011

No Teatro do Brasília Shopping.Espetáculo de stand up com os atores Ribamar Araújo e Similião Aurélio, que interpretam diversos personagens.Local: Brasília Shopping - Início da W3 Norte - Asa NorteData: quinta, às 20hPreço inteira: R$ 30,00Preço meia: R$ 15,00 (meia para professores, estudantes, pessoas com mais de 60 anos e quem doar um quilo de alimento não perecível).De: 07/07/2011 a 25/08/2011

TeatroComédia de quinta

O homem nota 10

Cia de Comédia Sete Belos

Page 21: Jornal Mural - Agosto 2011

Programe-se

Música

O maior espetáculo Beatle do mundo chega a Brasília, no próximo dia 6 de agosto, em única apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A noite começa com um happy hour com o saxofonista Beto Sebba.Data: 6 de agostoHora: 21hLocal: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.Pontos de venda: Arrogance (Gilberto Salomão), Fit4 Store (Brasília Shopping e Terraço Shopping), Havaianas (407 Sul e 109 Norte), Zimbrus (305 Sul, Águas Claras e Pier 21), Vorix Menswear (Gilberto Salomão)www.bilheteriadigital.com.brTelefone: (61) 3328-7788(61) 3328-7788 / 8196-4796Classifi cação: 14 anosValores dos ingressos sujeitos à alteração sem aviso prévio.

A cantora, compositora e instrumentista canadense apresenta o show da turnê de divulgação do álbum Goodbye Lullaby.Local: Ginásio de Esportes Nilson Nelson - Eixo Monumental Data: 4 de agostoHorário: 21h30Valores de meia-entrada.Pista Premium Lote 1: R$130,00Pista Premium Lote 2: R$150,00Pista Lote 1: R$ 90,00Pista Lote 2: R$100,00Setor Superior: R$ 80,00Central de Vendas: Tickets For FunTelefone: (61) 4003-5588Classifi cação: 12 anos (12 a 14 anos: - permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais; 15 anos em diante: permitida a entrada desacom-panhados).

A cantora Maria Gadu estará de volta à Capital Federal e se apresenta no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no próximo dia 21 de agosto. Imperdível.Data: 21 de agostoHorário: 20h.Local: Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.Valores de meia entrada.Superior: Promo R$ 40,00Plateia VIP: Promo R$ 80,00Plateia VIP Lateral: Promo R$ 70,00Ponto de Venda: Companhia do Futebol (108 Sul, Bloco B)Telefone: (61) 3443-9779Classifi cação: 16 anosValores dos ingressos sujeitos à alteração sem aviso prévio.

Maria Gadu

Avril Lavigne

All You Need Is Love

Page 22: Jornal Mural - Agosto 2011

Programe-se

CinemaGargamel descobre o povoado mágico dos Smurfs e faz com que eles se dispersem na fl oresta. Desastrado pega o caminho errado e, seguido por outros, entra na gruta proi-bida que os leva para o Central Park. Voltar para casa é cada vez mais complicado, já que Gargamel os persegue, por isso, os Smurfs resolvem se esconder e são protegidos por um casal.Elenco: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Alan Cumming, Katy Perry, George Lopez, Jonathan Winters, Tim Gunn, Sofi a Vergara, Jayma Mays, Fred ArmisenDireção: Raja GosnellGênero: AventuraDistribuidora: Columbia TristarClassifi cação: 10 Anos

Ambientando na década de 70, um grupo de seis jovens usam uma câmera Super 8 para fazer seu próprio fi lme de zumbis. Numa fatídica noite, o projeto os leva para um solitário trecho de trilhos rurais, onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo. Então, alguma coisa emerge dos escombros, algo decidida-mente desumano.Elenco: Kyle Chandler, Elle Fanning, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joel CourtneyDireção: J.J. AbramsGênero: FicçãoDistribuidora: ParamountClassifi cação: 10 Anos

Tropa dos Lanternas Verdes é uma irmandade de guerreiros. Cada Lanterna Verde possui um anel que lhe garante superpoderes. Porém, um novo inimi-go chamado Parallax ameaça destruir o equilíbrio das forças do Universo, o destino dos guerreiros e do planeta Terra que estará nas mãos do primeiro humano a ser selecionado para a Tropa, Hal Jordan.Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Tim Robbins, Peter SarsgaardDireção: Martin CampbellGênero: AventuraDistribuidora: Warner BrosClassifi cação: 10 Anos

Super 8

Lanterna Verde

Os Smurfs

Page 23: Jornal Mural - Agosto 2011

Programe-se

Exposição

Exposição de imagens criadas nos últimos dez anos por 34 artistas, fotó-grafos e produtores de vídeo. São 25 imagens e cinco vídeos, selecionados de um acervo de 380 obras, que apresentam panorama da arte européia durante a última década.Local: Instituto Cervantes de Brasília - SEPS 707/907, Lote D - Asa Sul - 3242-060De: 01/07/2011 a 20/08/2011Data: de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h; aos sábados, das 8h às 14hTelefone: (61) 3242-0603Entrada franca

Mostra individual de Vik Muniz, ar-tista plástico brasileiro reconheci-do por suas experimentações com novas mídias e materiais.Local: Espaço Cultural Contempo-râneo - ECCO - SCN Quadra 3 Bloco C Loja 5 - Asa Norte - 3327-2027De: 13/06/2011 a 14/08/2011Data: terça a domingo, das 9 às 19hAgendamento de visitas: (61) 3327 2027 ramais 20 ou 3Entrada franca

Vik Muniz 3D

Diez Años de Fotografía Española Contemporánea

Na mostra, os visitantes são levados de volta a 1912. Recebem, logo na entrada, uma réplica do cartão de embarque de um passageiro que esteve a bordo do Titanic. Em seguida, entram em uma viagem cronológica ao longo da vida do navio, passando pela construção, a vida a bordo, o naufrágio até os incríveis esforços de resgate.A exposição foi projetada com foco nas histórias reais das 2.228 pessoas a bor-do. Os 243 objetos originais retirados do fundo do mar provocam uma ligação atraente com toda a história do Titanic. Local: ParkShopping - SAI/SO, Qd. A1, área 6580 - Guara IIDe: 08/07/2011 a 18/09/2011Data: segunda a quinta, das 10h às 21h. Sexta a domingo e feriados, das 10h às 22h.Preço inteira: R$ 40,00Preço meia: R$ 20,00 (Crianças de 0 a 2 anos não pagam)Pontos de venda: bilheteria no ParkShopping; internet - http://premier.tickets-forfun.com.br ; Central Tickets For Fun.Telefone: (61) 4003-6464

Titanic, a exposição:objetos reais, histórias reais

Page 24: Jornal Mural - Agosto 2011

Professor UDF

m dos reitores mais jovens do Brasil, com vários títulos de reconhecimento,

Renato Rezende veio para Brasília ainda jovem. Nascido no Espírito Santo, reconhece que a capital brasileira o acolheu de braços abertos, concedendo-lhe, inclusive, o título de Cidadão Honorário de Brasília. Nosso reitor é a pessoa mais jovem a receber tamanha honra. Hoje, além de reitor do UDF, Renato atua na presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes-DF), é membro titular do Conselho de Ciência e Tecnologia do

Conhecendo o nosso Reitor

DF e do Conselho Superior da Fundação de Apoio e Pesquisa do Distrito Federal e representante da categoria na agenda 21 do DF. Isso sem contar que ele é um dos responsáveis pelo

programa Bolsa Universitária, criado ainda em 2008, que já possibilitou, até o momento, o ingresso de mais de 3000 jovens carentes em Instituições de ensino Superior.

“O UDF - Centro Universitário saúda toda comunidade acadêmica que, em mais um período letivo, une-se para consolidar os princípios da educação universitária e desenvolver o conhecimento científi co e tecnológico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, propostos nos cursos de graduação e pós-graduação que oferece à sociedade brasiliense. Os profi ssionais que compõe a rede de colaboradores do UDF, comprometidos com a missão institucional, preparam-se, com animação, para acolher os que chegam e, felizes, organizam-se para incentivar os que retornam para mais um semestre de estudos.”

Com a palavra, o reitor

U

Com a palavra, o reitor

Page 25: Jornal Mural - Agosto 2011

Professor UDF

No UDF, em 2006, trabalhava na co-ordenação do núcleo de Gestão Es-tratégica. Em 2008, Fabiano Ferraz assumiu a Pró-reitoria de Pós-gra-duação e pesquisa, o que, segundo ele, foi “uma alegria a oportunidade de contribuir com a formação con-tinuada dos nossos alunos”.Mestre em economia pela Univer-sidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especializado em Adminis-

Doutor e mestre em engenha-ria de produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, de São Paulo, com mais de trinta anos de experiência profi ssional na área, foi na Educação que o Paulista Teobaldo Rivas decidiu atuar. Há vinte anos, trabalhan-do na gestão de Instituições de Ensino Superior, com passagem por grupos internacionais, inclu-

Conhecendo o nosso Pró-reitor de Pós-graduaçãotração pela Universidade de Per-nambuco (UPE), Fabiano dedicou grande parte de sua vida ao ensino, tanto na gestão acadêmica, quanto nas salas de aula, como professor.O professor trouxe para o UDF ex-periências que cultivou em outros países, como Espanha e Estados Unidos, onde pôde aprender um pouco mais sobre a gestão univer-

sitária. Atualmente, Fabiano Ferraz cursa Doutorado em Educação. “Ser professor nos proporciona contri-buir com a formação integral do aluno”, declara. Para ele, devemos aproveitar cada momento dentro da instituição. “Aqui é um organis-mo vivo que nos possibilita um aprendizado mútuo e contínuo” completa.

Fizemos um bate-bola rápido com o nosso Pró-reitor de Pós-graduação. Confi ra:

Um sonho: uma sociedade mais justa e igualitária.Um livro: Grande sertão: vere-das (João Guimarães Rosa).Uma frase: “Silenciar sobre

tudo o que não for real e que não ajude ou favoreça a verdade”.Alguém: Deus e minha família.Um medo: temor só a Deus.Uma mensagem aos alunosbusquem sempre o desenvolvi-mento por meio do crescimento intelectual e moral, como cida-dãos éticos.

Conhecendo o nosso Pró-reitor de Graduaçãosive, a ONU, o Pró-reitor de Gra-duação do UDF está em Brasília, desde 2007, e garante ter amor pelo que faz: “Os desafi os me estimulam a depositar energias para trabalhar ainda mais, com o objetivo de formar profi ssionais que obterão sucesso no merca-do de trabalho e que sejam mais humanizados, empreendedores e transformadores”, declara.

A fi m de conhecer um pouquinho melhor nosso Pró-reitor, fi zemos um rápido bate-bola com ele. Confi ra:

Um livro: Médico de homens e de almas, de Taylor CaldwelUma frase: “O amor, o conheci-mento e o trabalho são as fontes da nossa vida. Deveriam tam-bém governá-la.” Wilhelm ReichUm fi lme: todos os fi lmes dirigi-dos pelo diretor Ridley ScottUm hobby: Moutain Bike e

viagensUm medo: perder a motivação de aprender.Um desejo: que o mundo conti-nue melhorando.Uma mensagem de boas vin-das aos alunos: “a sociedade contemporânea tem sido infl uen-ciada por signifi cativas mudan-ças no campo social, econômico, cultural, político e antropológico. Nessa perspectiva, são considerá-veis os seus efeitos no desenvolvi-mento dos cidadãos. Ao vir obter

a sua formação profi ssional no UDF, você estará em um ambien-te que tem a força da tradição associada à capacidade de ino-vação e adequação do ensino superior às novas tendências de um novo tempo. Aqui, você irá aprender a empreender ações e projetos viáveis e sustentáveis a serviço da sociedade, na busca de um exercício profi ssional com responsabilidade social, em con-formidade com os seus objetivos pessoais.

Page 26: Jornal Mural - Agosto 2011

EXPEDIENTE:Centro Universitário do Distrito FederalAssessoria de Comunicação & Marketing

Camila Côrtes - Edição e Redação

Mariana Damaceno - Redação e Fotografi a

Prof.ª Rosemary Toff oli - Revisão

Cido Pereira - Layout e Diagramação