4
Ano X - Edição 111 - Catalão/GO - Janeiro/2 - 2014 Expediente/Editorial...........................................................................................................................Pág. 2 Simecat já está realizando assembleias diariamente na porta das empresas..........................Pág. 2 Saúde em Foco..................................................................................................................................Pág. 4 Presidente da Força Goiás participa do Fórum Social Temático no RS.......................................Pág. 4 www.simecat.org.br 3 4 Trabalhadores reelegem Roberto Ferreira para presidência do Sindmetal-GO Nova diretoria dos Metalúrgicos de Anápolis toma posse 2 Saiba como recuperar as perdas do FGTS

Jornal O Ferramenta - Janeiro 2014/2

  • Upload
    simecat

  • View
    219

  • Download
    1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO

Citation preview

Page 1: Jornal O Ferramenta - Janeiro 2014/2

Ano X - Edição 111 - Catalão/GO - Janeiro/2 - 2014

Expediente/Editorial...........................................................................................................................Pág. 2

Simecat já está realizando assembleias diariamente na porta das empresas..........................Pág. 2

Saúde em Foco..................................................................................................................................Pág. 4

Presidente da Força Goiás participa do Fórum Social Temático no RS.......................................Pág. 4

www.simecat.org.br

3

4

Trabalhadores reelegem Roberto Ferreirapara presidência do Sindmetal-GO

Nova diretoria dos Metalúrgicos de Anápolis toma posse

2

Saiba como recuperaras perdas do FGTS

Page 2: Jornal O Ferramenta - Janeiro 2014/2

2

EDITORIALEXPEDIENTEPresidente

Carlos Albino de Rezende Júnior

Sede SIMECAT

Av: 20 de Agosto, 1.106 – Centro Catalão/GO

Cep: 75.701-010Telefone: (64) 3442-4296Site: www.simecat.org.br

Tiragem10.000

Diagramação

Geyson Dias Moreira

Assessoria de ComunicaçãoAgência N2 Comunicação

(64) 3411-2833

Jornalista ResponsávelJuliana Barbosa - JP 2733 / GO

Companheiros, começamos o ano com tudo. Já estamos diariamente na porta das fábricas e em contato com cada trabalhador para que a nossa luta se fortaleça cada vez mais. Digo e repito a importância da participação de cada um nas assembleias. Ali é o momento de mostrar para empresa que vocês reconhecem a importância do sindicato e da luta por melhores salários. Brigar por reajuste não é só na hora da campanha, porque a preparação acontece o ano inteiro.

Agradeço demais quem está sempre com a gente, nas horas boas e ruins. Ao invés de falar e criticar, porque você não se junta a nós? Te garanto que lutar por melhorias por você mesmo é muito prazeroso e gratificante. Quem ganha com isso é você e sua família! Filie-se e faça parte da nossa família metalúrgica!

( Presidente do SIMECAT)Carlos Albino

No dia 23 de janeiro, foi eleita a nova diretoria do Sindmetal-GO que será responsável pelo destino da categoria nos próximos quatro anos. O atual presidente, Roberto Ferreira, foi reconduzido ao cargo com 93,3% dos votos válidos. Os trabalhadores tiveram dois dias para comparecer às urnas. O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e diversas entidades sindicais participaram do processo eleitoral. Diretores do SIMECAT foram mesários e, em seguida, acompanharam a apuração dos votos. Para o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, o resultado das urnas simboliza a confiança dos associados no trabalho sério e transparente do SindMetal-GO. “Roberto é um sindicalista experiente e que faz um belo trabalho à frente da entidade”, conclui Albino.

Roberto Ferreira é reeleito para presidência

Com informações Ascom Sindmetal

dos Metalúrgicos de Goiânia

Assembleia O SIMECAT já retomou as assembleias na porta das fábricas. No dia 29 de janeiro os diretores do sindicato estiveram com os trabalhadores da Mitsubishi. O presidente Carlos Albino alertou os metalúrgicos para a importância de se manter em união desde agora. “O ano está começando e com ele muitos desafios pela frente, mas vamos ser fortes, guerreiros e com certeza teremos bons resultados”, lembrou.

Page 3: Jornal O Ferramenta - Janeiro 2014/2

3

Toma posse a nova diretoria dos Metalúrgicos de Anápolis Na noite do dia 30 de janeiro, tomaram posse em Anápolis os novos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis. O presidente Reginaldo José de Faria e a sua diretoria venceram a chapa adversária em junho de 2013. O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e diversos dirigentes sindicais do País participaram da solenidade de posse.

Em apenas sete meses de gestão, o sindicato se mostrou atuante e já fechou nove acordos com as principais empresas da cidade. “Implantamos PLR, vale alimentação, cestas e plano de saúde. Aumentamos o piso salarial significativamente e ainda reduzimos a jornada de trabalho”, comemora Reginaldo.

Rodrigão participa do Fórum Social Temático em Porto Alegre O presidente da Força Sindical Goiás e diretor do SIMECAT, Rodrigão, participou do Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS). O Fórum foi realizado entre os dias 21 e 26 de janeiro e debateu a “Crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental”. O evento reuniu diversas lideranças sindicais e representantes dos movimentos sociais. A Marcha de Abertura foi puxada pelas centrais sindicais e reuniu cerca de 1,5 mil pessoas que pediram o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho e direito de minorias.

O presidente do SIMECAT, Carlos Albino, e outros diretores de Catalão acompanharam de perto o processo eleitoral e a atuação do sindicato junto à categoria. “Agora os metalúrgicos de Anápolis têm representantes comprometidos com a luta da classe trabalhadora e nós, de Catalão, continuamos sempre dispostos a contribuir com os metalúrgicos anapolinos ”, reforça Albino.

O presidente do SIMECAT foi homenageado pelos Metalúrgicos de Anápolis

Dias ponte da MMC, Weld e RCM são definidosOs trabalhadores aprovaram no dia 04 de fevereiro a proposta para os dias ponte de 2014. Veja:

Dia ponte (Carnaval)

Dia ponte (Carnaval)

Dia ponte (Compensação de jornada)

Dia ponte (Compensação de jornada)

Dia ponte (Dia do Trabalho)

Dia ponte (Corpus Christi)

A compensação dos dias abaixo será feita através da acumulação do tempo de redução da jornada para eliminar o trabalho em dias inteiros.

Devido a natureza das operações e o atendimento às concessionárias, para o P&A e outras áreas vale

o acordo abaixo.

06 e 07 de Março - Trabalho Normal

* O trabalhador deve negociar com seu supervisor 02 folgas dentro dos próximos 90 dias.

Jornada semanal: 43h Sexta-feira: redução de 1h

03 de Março

05 de Março

06 de Março

07 de Março

02 de Maio

20 de Junho

Page 4: Jornal O Ferramenta - Janeiro 2014/2

4

A Justiça Federal já começa a dar respaldo a trabalhadores que entraram com ações pedindo que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja corrigido pela inflação e não mais pela Taxa Referencial (TR). Ao menos cinco sentenças proferidas em primeira instância foram favoráveis a este novo cálculo, o que abre caminho para milhares de pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1999 até agora. Para se ter uma ideia da diferença entre a variação da Taxa Referencial e do IPCA, que é o índice que mede a inflação oficial no País, em 2013, a primeira foi de 0,20% no ano sobre o saldo do FGTS, enquanto o IPCA, foi de 5,91%. Estima-se que a perda acumulada entre 1999 e 2013 para o saldo seja de quase 90%, segundo o Instituto FGTS Fácil. Isso representaria aproximadamente R$ 150 bilhões a mais para os cofres da Caixa Econômica Federal (CEF), gestora do FGTS, e a menos para os trabalhadores do fundo. Estima-se que os trabalhadores que entrarem com ações judiciais devem conseguir uma decisão favorável em primeira instância em até oito meses. Depois disso, até o final da sentença definitiva, no STF, a ação deve durar entre quatro e seis anos.

FGTS: Justiça já aceita reajuste maior

Sindicatos goianos

A Força Sindical Goiás, que possui 76 sindicatos filiados, já reuniu a documentação de cerca de 14 mil trabalhadores e espera chegar a 20 mil até o início de março, para entrar com a ação coletiva. “Vamos nos reunir com as delegacias da Força de todo o País para alcançar um total de 1 milhão de trabalhadores e ingressar com as ações simultaneamente”, afirma o presidente da entidade, Rodrigo Alves Carvelo.

Com informações O Popular

Veja como tirar o extrato do FGTS pela internet

Acesse: www.fgts.gov.br

VClique em1º Passo

V No final da páginaclique em

2º Passo

V No final da páginaclique em

3º Passo

* Cadastre a sua senha (a mesma do cartão cidadão)5º Passo

* A senha da internet será gerada

* Com a senha cadastrada, preencha os campos indicados:NIS (PIS/PASEP)SENHA INTERNET

CÓDIGO DE VERIFICAÇÃO

* Clique em OK* Seu extrato abrirá em seguida

Entregue no SIMECAT o extrato do FGTS impresso

V Clique em

4º Passo

Mais informações: 3442-4296 *Ação do FGTS para Metalúrgicos*