8
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Neste mês de outubro, dedicado às Missões, somos convidados a colocar em prática tudo aquilo que vivenciamos no mês da Bíblia. Somente através dos en- sinamentos deixados por Jesus Cristo é que podemos transformar nossas vidas, pregando com amor e carinho Sua mensagem que nos leva ao caminho da salvação. Para muitos, missionário é aquele que sai de sua terra e vai evangelizar outros po- vos em terras distantes, também é isso, porém também é missão de cada um de nós sair de si mesmo e propagar com palavras e ações o Evangelho de Jesus Cristo, assu- mindo a nossa responsabilidade de batizados. Cada um de nós precisa colocar-se diante dessa realidade e responder se faz neces- sário para os que desejam viver sua fé com consciência! O cristão que vive o seu Batismo e segue os passos de Jesus, não se cala e nem deve se calar! “DEUS NÃO PROCURA PESSOAS PERFEITAS, DEUS PROCURA CORAÇÕES DISPONIVEIS” (Jovens católicos) PASCOM Outubro: o mês das crianças. Crian- ças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um. De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua triste- za é momentânea. De olhos abertos a criança não enxer- ga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um. Com esse sentido, de- vemos sempre nos lembrar de voltar a ser criança. E lembremos também de como a nossa infância foi uma época alegre, na qual corríamos até acabar o fôlego, rolávamos pelo chão sem medo de se sujar, fazíamos de qualquer coisa uma brincadeira; e vivamos essa essência que nos fazia e pode nos fazer tão bem. Jesus disse que precisávamos nos tornar como crianças para herdar o Reino dos céus... Viva o momento presente da vida, mas não mate o espírito de criança que um dia houve em você. Cul- tive a simplicidade, o mundo de sonhos, a alegria, o amor à natureza e a confiança em Deus. Com toda a certeza sua vida terá mais sentido e muito mais beleza... Feliz Dia das Crianças! Maynara Furquim Grupo de Jovens IGNIS A Semente Paróquia São José Bragança Paulista / SP Ano VIII - Edição nº 82 - Outubro/2013 EDITORIAL MENSAGEM DO MÊS NESTA EDIÇÃO Página 2 Página 8 Página 3 e 4 Página 5, 6 e 7 Cajado do Pastor e Palavra do Papa Coluna Jovem, Dicas de Saúde, Espaço do Paroquiano Agenda, Dizimistas Aniversariantes Aconteceu na Matriz Pastoral da Comunicacão PASCOM Paróquia São José

Jornal outubro

Embed Size (px)

Citation preview

Caríssimos irmãos e irmãs em CristoNeste mês de outubro, dedicado às Missões, somos convidados a colocar em

prática tudo aquilo que vivenciamos no mês da Bíblia. Somente através dos en-sinamentos deixados por Jesus Cristo é que podemos transformar nossas vidas,

pregando com amor e carinho Sua mensagem que nos leva ao caminho da salvação. Para muitos, missionário é aquele que sai de sua terra e vai evangelizar outros po-

vos em terras distantes, também é isso, porém também é missão de cada um de nós sair de si mesmo e propagar com palavras e ações o Evangelho de Jesus Cristo, assu-mindo a nossa responsabilidade de batizados.

Cada um de nós precisa colocar-se diante dessa realidade e responder se faz neces-sário para os que desejam viver sua fé com consciência! O cristão que vive o seu Batismo e segue os passos de Jesus, não se cala e nem deve se calar!

“DEUS NÃO PROCURA PESSOAS PERFEITAS, DEUS PROCURA CORAÇÕES DISPONIVEIS” (Jovens católicos)

PASCOM

Outubro: o mês das crianças. Crian-ças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.

De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua triste-za é momentânea. De olhos abertos a criança não enxer-ga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um. Com esse sentido, de-vemos sempre nos lembrar de voltar a ser criança. E lembremos também de como a nossa infância foi uma época alegre, na qual corríamos até acabar o fôlego, rolávamos pelo chão sem medo de se sujar, fazíamos de qualquer coisa uma brincadeira; e vivamos essa essência que nos fazia e pode nos fazer tão bem.

Jesus disse que precisávamos nos tornar como crianças para herdar o Reino dos céus... Viva o momento presente da vida, mas não mate o espírito de criança que um dia houve em você. Cul-tive a simplicidade, o mundo de sonhos, a alegria, o amor à natureza e a confiança em Deus. Com toda a certeza sua vida terá mais sentido e muito mais beleza...

Feliz Dia das Crianças! Maynara Furquim

Grupo de Jovens IGNIS

A S

emen

tePa

róqu

ia S

ão Jo

séB

raga

nça

Paul

ista

/ SP

Ano

VII

I - E

diçã

o nº

82

- Out

ubro

/201

3

EDITORIAL

MENSAGEM DO MÊS

NESTA EDIÇÃO

Página 2

Página 8Página 3 e 4

Página 5, 6 e 7Cajado do Pastor e Palavra do Papa

Coluna Jovem, Dicas de Saúde, Espaço do Paroquiano

Agenda, Dizimistas AniversariantesAconteceu na Matriz

Pastoral da ComunicacãoPASCOM

Paróquia São José

DIA 01 DE OUTUBRO – DIA DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Deus a convidou a realizar miudezas, coisas insignificantes. Deu-lhe a missão de nos lembrar do valor dos “pequenos nadas”. A chamou para que ela nos revelasse a estrada do abandono em Suas mãos e Terezinha não o decepcionou. Ela nos mostra o quanto é edificante aceitarmos nossos próprios limites e assumir a nossa pequenez. O Papa Pio XI proclamou “Santa Teresa do Menino Jesus padroeira principal de todos os missionários, homens e mulheres, e de todas as missões

existentes em toda a terra, com São Francisco Xavier e com todos os direitos e privilégios que convêm a este título”.Nunca pôde deixar o seu Carmelo para ir evangelizar, Terezinha amplia o conceito de missão, levando-nos a compreender que, pela oração, também podemos nos tornar missionários. A oração é o sustento da ação missionária.Que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!

Papa Francisco afirmou em uma entrevista, que a maior necessidade da Igreja hoje é

a “capacidade de curar as feridas e de aquecer o

coração dos fiéis”. Em entrevista

exclusiva à Revista jesuíta italiana La Civ i l tàCat to l i ca , o Santo Padre

afirmou que sonha como uma “Igreja Mãe e Pastora”. “Os ministros da

Igreja devem ser misericordiosos, tomar a seu cargo as pessoas, acompanhando-as como o bom samaritano que lava, limpa, levanta o seu próximo. Isto é Evangelho puro. Deus é maior que o pecado”, destacou. Francisco disse ainda que, por vezes, a Igreja encerrou-se em pequenas coisas e preceitos, porém, o mais importante é o primeiro anúncio: “Jesus Cristo salvou-te”. Portanto, segundo o Pontífice, a atitude é a primeira reforma necessária na Igreja, e as reformas organizativas e estruturais são secundárias.

“Os ministros do Evangelho devem ser capazes de aquecer o coração das pessoas, de caminhar na noite com elas, de saber dialogar e mesmo de descer às suas noites, na sua escuridão, sem perder-se. O povo de Deus quer pastores e não funcionários ou clérigos de Estado. Os bispos, em particular, devem ser capazes de suportar com paciência os passos de

Deus no seu povo, de tal modo que ninguém fique para trás, mas também para acompanhar o rebanho que tem o faro para encontrar novos caminhos”, enfatizou.

O Santo Padre falou também de temas complexos como o aborto e uniões homossexuais. Francisco recordou que, em Buenos Aires, recebia cartas de pessoas homossexuais que sentiam-se condenadas pela Igreja. “Mas a Igreja não quer fazer isso”, explicou. E recordou que, em sua viagem de retorno do Rio de Janeiro, disse que se uma pessoa homossexual é de boa vontade e está à procura de Deus, ele não seria “ninguém para julgá-lo”. “É necessário sempre considerar a pessoa. Aqui entramos no mistério do homem. Na vida, Deus acompanha as pessoas e nós devemos acompanhá-las a partir da sua condição. É preciso acompanhar com misericórdia. Quando isto acontece, o Espírito Santo inspira o sacerdote a dizer a coisa mais apropriada. Esta é também a grandeza da confissão: o fato de avaliar caso a caso e de poder discernir qual é a melhor coisa a fazer por uma pessoa que procura Deus e a sua graça”.

O Pontífice afirmou o mesmo em relação às mulheres que cometeram aborto. E complementou: “Não podemos insistir somente sobre questões ligadas ao aborto, ao casamento homossexual e uso dos métodos contraceptivos. Isto não é possível. Eu não falei muito destas coisas e censuraram-me por isso. Mas quando se fala disto, é necessário falar num contexto. De resto, o parecer da Igreja é conhecido e eu sou filho da Igreja, mas não é necessário falar disso continuamente”.

PASCOM

Queridos irmãos e irmãs, neste mês de outubro vamos buscar compreender um pouco mais sobre o significado do Ecumenismo para a nossa Igreja e também para todas as Igrejas cristãs que se colo-cam a dialogar na busca conjunta no seguimento de Jesus Cristo.

Chamamos de ecumenismo a busca da unidade entre as Igrejas cristãs. Quando estão envolvidas outras religiões o Processo de entendimento mútuo se chama diálogo inter-religioso. Cristãos de dife-rentes Igrejas são praticantes da mesma religião. Têm uma base comum. Pertencem à mesma gran-de família de fé.

Mas antes, creio que seja importante precisar al-guns conceitos e fazer um pouco de história. São duas as grandes divisões que se deram na Igreja católica durante esses dois mil anos: a da Igreja or-todoxa, que se separou em 1054, e a dos protestan-tes, em 1517.

Com algumas dessas igrejas chamadas Tradicio-nais ou Reformadas já há algum diálogo ecumênico e passos importantes nessa direção. Inclusive, vá-rias dessas igrejas estão agrupadas com a Igreja Católica no Conselho Mundial de Igrejas. Mas não acontece o mesmo com as seitas. Chamamos sei-tas aos grupos que posteriormente se desprende-ram dessas grandes igrejas separadas e que hoje continuam aparecendo em qualquer parte; às vezes, inclusive, sem nenhuma referência a Jesus Cristo. As seitas hoje aparecem por geração espontânea e são conhecidas também pelo nome de “Movimentos Religiosos Livres e Autônomos”.

O saudoso Beato Papa João Paulo II fez um cha-mado para acelerar os passos em direção ao ecu-menismo. Entretanto, para avançar por esse cami-nho, requer-se uma condição indispensável, que é a reciprocidade.

Hoje em dia, já se dão passos bem importantes, ainda que lentos, para um verdadeiro ecumenismo com algumas igrejas Tradicionais ou reformadas, mas com as seitas não é possível avançar no dialo-go, além de que muitas não são cristãs.

Com as igrejas reformadas, sim, há possibilida-de de ir avançando, mesmo com dificuldades, e não se deve desanimar. Já disse o Concílio Vaticano II: “Esse santo propósito de reconciliar todos os cris-tãos na unidade da Igreja de Jesus Cristo excede às forças e à capacidade humana”. Por isso deve-se colocar toda esperança “na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para conosco e no poder do Espírito Santo”. À nós corresponde criar um clima propício ao diálogo e à convivência fraterna, a fim de que possam germinar as sementes da mútua ca-ridade, como passo prévio ao verdadeiro ecumenis-mo.

Devemos fazer o Ecumenismo hoje orando insis-tentemente pela união das Igrejas, já que o ecume-nismo é, antes de mais nada, uma obra do Espírito Santo. Devemos também promover a maior partici-pação na Semana de Oração pela união das Igre-jas, aproveitando a experiência de famílias que já vivem uma situação ecumênica, incorporando-a a catequese, apoiar iniciativas de organismos ecumê-nicos com os quais nossa Igreja já está comprome-tida e favorecer publicações que apresentem com afeto fraterno o trabalho de outras igrejas.

Que unidos a Jesus Cristo, possamos viver o amor e a unidade, mesmo na pluralidade.

Que Deus abençoe a todos...

Pe. Jeferson F. Mengali

2

PALAVRA DO PAPA

SouzaSilva

CORRETORA DE SEGUROS

Souza Silva Adm. Corr. Seguros Ltda.Rua Tupi, 153 - Sala 04 - Taboão - Brag Pta - SP - CEP 12.900-290

Fone/Fax: (11) 4032-0450 / 4033-7586e-mail: [email protected]

O CAJADODO PASTOR

ECUMENISMO

Rua Arthur Siqueira, 29 - Bragança Paulista - [email protected]

Tel/Fax: 4033-3684

MADEIREIRABRAGANTINA

Av. José Gomes da Rocha Leal, 134 - Taboão - Bragança PaulistaTel.: (11) 4033-4048 - Fax: (11) 4033-2328

3

ACONTECEU NA MATRIZ RETIRO DA CATEQUESE

ACONTECEU NA MATRIZ EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

ACONTECEU NA MATRIZFORMAÇÃO DE FÉ

Lege

nda:

Nor

ma

Reg

ina

de L

ima

– PA

SC

OM

Lege

nda:

Ilze

Cav

alla

ro B

ertin

– P

AS

CO

M

Lege

nda:

Rita

de

Cás

sia

G. A

lmei

da

– P

asto

ral F

amili

arAconteceu no dia 1º de setembro, mais um reti-

ro da catequese em nossa paróquia. Desta vez foi com as turmas da 1ª Eucaristia das comunidades rurais do Biriçá do Campinho, Portal São Marcelo e Chácaras Fernão Dias, que reuniram 47 crianças e adolescentes. Chegaram bem cedo na Capela de N. Sra. do Bom Parto, onde fizeram um momento de adoração ao Santíssimo. Depois seguiram até a pa-róquia, onde todos puderam receber o sacramento da confissão. Foi servido um almoço bem gostoso preparado pela equipe da paróquia sob a coordena-ção do Carlinhos. Às 16h00 aconteceu a santa mis-sa, onde todas as crianças e adolescentes fizeram a primeira eucaristia com a igreja lotada por seus pais e familiares. Foi uma missa muito emocionante onde todos puderam ter um momento muito intimo com Deus.

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, aconteceu no pátio da matriz, a festa em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto. Foi realizado um “Festival Sertanejo” e foi com muita alegria e entusiasmo que a festa aconteceu. Foram premiadas as 5 primeiras duplas classificadas, os campeões do festival foram: João Batista e Cristiano da cidade de Bom Repouso/MG. Um momento muito especial da festa foi quando um representante de cada dupla de cantores foi chamado ao palco e as gestantes Jaqueline e a Fran, ficaram segurando a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto e então, como forma de uma pequena homenagem à Nossa Senhora, o apresentador Ricardo Bertin, pediu para que todos que estavam na festa unissem as mãos e rezassem junta a Ave Maria “foi muito emocionante”! Foi uma festa muito animada, com os tradi-cionais e deliciosos comes e bebes, rifa da camisa autografada do Corinthians e muito mais. Aos poucos e no tempo de Deus nosso sonho via se concretizando, nosso novo pátio de festas está indo de “vento em poupa”, grande parte já está pronto... a cozinha, um belo salão, arquibancada, palco, parte das “barracas”, está ficando lindo! Com espaço amplo e organizado, vamos poder acolher e acomodar ainda melhor todos que vem prestigiar os acontecimentos da Paróquia. Muito obrigado pela colaboração de todos! Deus os abençoe!

Durante o mês de Agosto e Setembro as sextas--feiras sempre as 20h30min nos reunimos para es-tudar e meditar o Evangelho de São Lucas e os Atos dos Apóstolos. No primeiro encontro tivemos uma visão geral sobre o evangelho aprendendo que São Lucas endereça os seus escritos a Teófilo (Lc 1:3) cujo nome significa “aquele que ama a Deus”. No dia 27 de agosto a mensagem era “ Caminho Aber-to para o Próximo”, em seguida “ Viver a Prática do Amor e da Justiça” e no último encontro dia 27 de setembro debatemos sobre “Servir o Próximo” pela Igreja através das Pastorais Sociais. Lucas nos apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas vol-ta sua atenção especialmente para a humanidade dEle, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. Nosso próximo encon-tro será dia 25 de Outubro, sexta-feira as 20h30min no salão paroquial da Igreja São José e o tema será “A misericórdia de Deus não faz distinção de pes-soas. “ Se você não teve a oportunidade de partici-par venha aprender um pouquinho mais de Jesus. Como disse Papa Francisco: “ Não se pode conhe-cer Jesus sem envolver-se com Ele, sem apostar a vida por Ele. Leia o que a Igreja diz Dele, fale com Jesus e percorra a sua estrada com Ele. Este é o caminho! Cada um deve fazer a sua escolha!”

DIA 05 DE OUTUBRODIA DE SÃO BENEDITO O PADROEIRO DOS COZINHEIROSSão Benedito atrae muitos fiéis por seu exemplo de humildade.

Sua evangelização está no serviço. Ele carrega no colo o Menino Jesus, como simbologia de sua posiçao de estar a serviço.Benedito foi aceito como irmão leigo pelos frades franciscanos de Palermo, começando por trabalhar na cozinha, depois mesmo sendo leigo e analfabeto foi eleito superior do mosteiro.Assumiu com dedicação e responsabilidade o cargo de mestre de noviços, e terminando o seu tempo de superior, voltou com a máxima simplicidade e naturalidade para os serviços da cozinha. Vemos através desse homem de Deus que é possível fazer tudo em nome da evangelização. Aquele franciscano negro, na sua simplicidade fazia o melhor para os outros irmãos do mosteiro, e fazia com alegria no rosto.

4

História de Nossa Senhora da Conceição Apa-recida

O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e de-ságua no litoral fluminense, era limpo em 1717, quando os pesca-dores Domingos Garcia, Felipe

Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nos-sa Senhora Aparecida de suas águas.

Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles su-biam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pare-ciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a ima-gem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá

erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha.

O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a municí-pio e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romei-ros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano.

O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pesso-as. Os 272 mil metros quadrados de estacionamen-to comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Milagres das VelasEstando a noite serena, repentinamente as duas

velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o pri-meiro milagre de Nossa Se-nhora.

Caem as CorrentesEm meados de 1850, um escravo chamado Za-

carias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.

Cavaleiro sem FéUm cavaleiro de Cuia-

bá, passando por Apareci-da, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romei-ros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis pro-var o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja ( Basílica Velha ), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.

A Menina CegaMãe e filha caminhavam às margens do rio Pa-

raíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : “Mãe como é linda esta igreja” (Basílica Velha).

Ligia V. Spina

Grupo de Jovens IGNIS

O dia Nacional de Saúde bucal: todos na luta por um “Brasil Sorridente”

No próximo dia 25 de outubro comemora-se o dia

nacional de Saúde Bucal e também o dia do Cirur-gião-Dentista, sendo assim, é oportuno em tempos de tantas reivindicações por melhorias no nosso país, fazermos uma reflexão sobre a saúde bucal e o atendimento odontológico no Brasil.

Durante anos, a Odontologia foi esquecida pelas políticas públicas de saúde. O acesso dos brasileiros à saúde bucal era extremamente difícil e limitado, pois existiam poucos ambulatórios e poucos profis-sionais dentro do serviço público. Muitas vezes a de-mora na procura ao atendimento aliada aos poucos serviços odontológicos oferecidos faziam com que o principal tratamento oferecido pelo serviço público, ou até a única alternativa fosse a extração dentária, perpetuando a visão da odontologia mutiladora e ta-xando o Brasil como o país dos desdentados.

Após os resultados observados no Levantamento Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil – concluído em 2003 pelo Ministério da Saúde, onde: 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente, o ministério da saúde buscou re-verter esse quadro e no mesmo ano lançou a Políti-ca Nacional de Saúde Bucal-conhecido como “Brasil Sorridente”.

O programa “Brasil Sorridente” constitui-se em uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bu-cal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Neste sentido o

cirurgião-dentista deixa de ter uma atuação apenas clínica, ele participa das ações de promoção e pre-venção de saúde da população local. O principal objetivo do programa éreorganizar a prática e qua-lificar as ações e serviços públicos oferecidos, reu-nindo uma série de ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades(das crianças aos idosos), com ampliação do acesso ao tratamen-to odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As principais linhas de ação do programa são implantação das equipes de Saúde Bucal eSB na Estratégia Saúde da Fa-mília (ESF), a ampliação e qualificação da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tra-tamento de águas de abastecimento público.

Em 2010 foi realizado novo Levantamento Na-cional de Saúde Bucale pode-se observar dessa vez que houve uma redução de 25% de dentes ata-cados pela doença cárie. Em adolescentes, a re-dução do número de dentes que foram poupados do ataque de cárie, em relação a 2003, chegou a aproximadamente 18 milhões. As necessidades de próteses dentárias por adolescentes reduziram-se em 52%. Mas o dado mais interessante observa-do nesse período foi à inversão de tendência entra os adultos: as extrações de dentes deram espaço aos tratamentos restauradores. Em adultos, as ne-cessidades de próteses reduziram-se em 70%%. Esses dados demonstram a importância da Política Nacional de Saúde Bucal, não só pelo aumento das unidades de atendimento odontológico e de equi-pes odontológicas(para melhorar as ações a curto

prazo), mas pelas ações preventivas e educativas (como ações a médio e longo prazo)com a popula-ção conscientizando a todos da importância em bus-car a prevenção para melhorar a saúde.Como anda a saúde bucal do seu município?Você sabe?

-Fico muito feliz em dizer pra vocês que o mu-nicípio de Bragança Paulistaficou em segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente 2013. O prêmio visa reconhecer os municípios que valori-zam a saúde bucal. Para a concessão do prêmio, fo-ram avaliados os seguintes critérios: financiamento em saúde, por meio da comprovação de percentual de contrapartida da cidade e existência de Fundo Municipal de Saúde; controle social (efetiva implan-tação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde); coordenação de saúde bucal implementa-da; além de comprovada oferta de assistência odon-tológica básica e especializada, de ações de pro-moção e de vigilância em saúde, de remuneração satisfatória aos profissionais da área e programa de educação permanente. Sendo assim, “bragantinos sorridentes” procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e informe-se sobre os serviços odontológicos ofertados, usufrua e fiscalize, pois esse é seu direito e seu dever como cidadão!

Fonte: http://dab.saude.gov.br/CNSB/brasil_sorri-dente.phphttp://braganca.sp.gov.br/v2/?p=1095

Ana Carolina Fagundes Freire (Cirurgiã-dentista e

Mestre em Saúde Pública)CROSP: 96.745

COLUNA JOVEM

BRASIL SORRIDENTE

6

COMPRA - VENDA - INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS

ALAMEDA POLÔNIA, 34BRAGANÇA PAULISTA - SPCEP 12916-160

TEL.: (11) 4034-0543FAX: (11) 4032-0044CEL.: (11) 9989-1887

CACOCICONSULTORIA E EMPREENDIMENTOS DE IMÓVEIS LTDA.CRECI 6.414-J www.cacociimoveis.com.br

Dr. Carlos Eduardo Falleiros

Dr. Felipe M. C. V. Falleiros

CRO 22762

CRO 76451

Implante

Prótese

Ortodontia

Clínica Geral

CirurgiaR. Octaviano Machado, 26 Santa Luzia 4034-0522

ODONTOLOGIA ESPECIALIZADAODONTOLOGIA ESPECIALIZADA

Especialista em Implantodontia

Instituída pelo Ministério da Saúde através da PORTARIA Nº 1.893, de 2 de outubro de 2003, Art. 1º, esta data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde realizam ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a im-portância da doação de leite humano. Assim como, é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi re-alizada no Brasil, no ano de 2004 em 1º de outubro .

A partir do ano que vem o Brasil se igualará aos outros países passando a comemorar o dia do alei-tamento humano ou materno no dia 19 de maio.

Neste dia será um momento para cada Banco de Leite Humano mostrar o trabalho que desenvolve e como a doação de leite humano pode contribuir para salvar a vida de milhares de bebês prematuros.

Basta retirar o leite em excesso, colocar em um vidro de maionese limpa e esterilizada, deixar na ge-ladeira e ligar para o banco de leite que eles irão buscar.

Toda mulher que está amamentando deve pensar que o leite que sobra do seu filho pode salvar a vida de várias crianças. Isso é solidariedade, isso é amor.

Informe-se sobre os locais onde fazer a doação na sua cidade e saiba mais sobre os bancos de leite humano no site www.redeblh.fiocruz.br. Essa é uma excelente iniciativa e um lindo gesto de amor e soli-dariedade. “O que para alguns é apenas leite, para muitas crianças é vida”, diz a pediatra Maria José Mattar, coordenadora da Rede de Banco de Leite de São Paulo.

“Para nós é leite, para a criança é vida.”

Inêz AbreuPastoral Familiar

“Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia o Senhor.”

OUTUBRO é o mês em que a Igreja Católica de todo o mundo busca destacar e valorizar as inicia-tivas missionárias e favorecer as consciências dos fiéis sobre essa importante dimensão. Dia 20 será comemorado o Dia Mundial das Missões. Santa Te-rezinha do Menino Jesus (ou Tereza de Lisieux)foi eleita a Padroeira das Missões.

São Paulo adverte: “Ai de mim, se não anunciar o Evangelho” (1Cor.9,16).

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária des-te ano é “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a en-viar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao man-dato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).O Papa Emérito (Bento XVI)

afirmou que “...muitos são batizados, mas nem to-dos são evangelizados.”Por sua vez, o importante Documento de Aparecida (DA 307) esclarece quais são as características do cristão missionário - olha nós aí, minha gente - : a pessoa de Jesus Cristo deve ser o centro da sua vida, ele deve ter espírito de oração, amante da palavra sagrada, pratican-te da confissão e frequentador assíduo da Eucaris-tia, estar engajado na comunidade eclesial e social, sempre solidário no Amor e missionário fervoroso, desenvolvendo cada vez mais os talentos, com os quais Deus o presentou.

Mas, eu preciso sair pelo mundo afora para evan-gelizar ?

Sim, meu irmão, minha irmã, é no seu mundo- família, escola, trabalho, diversão, namoro, noivado, casamento, comunidade eclesial e social, na sua periferia existencial - que você vai agir, partilhan-do e pregando com seu testemunho o Evangelho de Jesus Cristo.

João e VeraPastoral Familiar

20 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO COMBA-TE A OSTEOPOROSE

Problema SilenciosoA osteoporose é um problema silencioso, assinto-

mático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crô-nicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida. As estatísticas comprovam o quão sério é o problema: uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, tem osteoporose e uma a cada cinco mulheres que já tiveram fratura sofrerão ou-tra fatura, em menos de um ano. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm a doença e, no mundo, esse número chega a 200 milhões. A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida e tratada com excelentes resultados. A osteoporose pode ser diag-nosticada, com precisão e precocemente, através de um exame de fácil realização, indolor e de alta

precisão chamado densitrometria óssea. Enquanto com o raio-X somente podemos detectar a osteopo-rose quando já há perda de 30% da massa óssea, com esse exame podemos detectá-la quando há perda de menos de 1%. E detectada precocemente, podendo ser tratada com sucesso. Exercícios físicos são fundamentais para o combate à osteoporose em todas as idades, principalmente para pessoas com mais de 60 anos.

Além de uma dieta adequada de cálcio e proteína e do consumo de vitamina D.

Manter um estilo de vida e alimentação saudá-veis, praticar exercício e reduzir o risco de queda no dia a dia são algumas das medidas a adotar que podem reduzir a probabilidade de desenvolver uma má formação dos ossos.

Importante saber é que a osteoporose deve ser prevenida desde a infância.

Até a próxima, fiquem com Deus!

Dulcinéia Monichetti

DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

OUTUBROMÊS MISSIONÁRIO

DICA DE SAÚDE

DIA 25 DE OUTUBRO - SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃOSereno e dadivoso, sempre voltado para o bem dos outros, Frei Galvão

é posto pelo Papa Bento XVI como modelo para os cristãos brasileiros. Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos um versículo do Ofício da Santíssima Virgem: “Após o parto, permaneceste virgem: Ó Mãe de Deus, intercedei por nós”.Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. A mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, e a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos vesicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi à origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro fornece para pessoas que têm fé na intercessão de Servo de Deus.

5

AUGUSTO ALBERTO ROSSI

R. Santa Clara, 1017 - CentroPABX: 4033-2021

Estacionamento Privativo para clientes

Desde1972

OAB/SP 27.126

ROSSANO ROSSIOAB/SP 93.560

ADVOGADOS

As famílias nos dias de hoje quando estão reu-nidas falam de vários assuntos, desde educação dos filhos, futebol, vizinhos, amigos e parentes. Mas conversas sobre como lidar com os recursos financeiros para passar o mês geralmente não es-tão entre os principais assuntos. Isso talvez ocorra por ser um tema que incomoda, mas essa conversa é especialmente importante quando os interesses, prioridades e poder aquisitivo da família mudam ao longo do tempo.

Numa sociedade consumista como a nossa onde o Ter esta acima do Ser, nada como um dia para ce-lebrar a poupança, na qual a gente pode parar para pensar em como conduzir nossa vida financeira. Falar sobre administração do dinheiro é importante para todos, para evitar conflitos e interesses indivi-duais, que podem comprometer a harmonia familiar. É importante estabelecer metas e planos financeiros compartilhados, e saber de onde vem e para onde vai o dinheiro da família. Mantendo a linha de co-municação aberta, você garante que as finanças da família sejam justas e reduz a tensão acerca de pos-síveis temas relacionados ao dinheiro.

Mas quando falar sobre esse tema tão delicado? Segue abaixo alguns conselhos sobre como se co-municar sobre a administração de dinheiro entre os membros da família.

É importante marcar um horário para falar sobre o assunto relacionado a dinheiro. Garanta que to-dos estão com tempo e a energia de que precisam. Se uma pessoa estiver doente, transfira a conver-sa para outro dia. Elimine qualquer distração como televisão, telefone e etc. Quando falarem sobre di-nheiro, mantenha-se informado freqüentemente so-

bre os bens e gastos individuais e, sobretudo qual-quer mudança nos projetos para evitar surpresas desagradáveis.

Observe cuidadosamente sua situação financei-ra, criando e seguindo um orçamento para manter a sua prosperidade. Seja positivo e construtivo na hora de resolver qualquer dificuldade. Evite culpar a si mesmo ou aos outros por diferentes atitudes fi-nanceiras ou problemas que possam surgir.

Defina seus gastos, use um caderno para anotar, mês a mês, suas receitas e despesas. Controle seus gastos; defina prioridades. A partir daí, estipule um prazo durante o qual terá de abrir mão de algumas despesas, como por exemplo, idas ao cinema, jan-tares em restaurantes e etc. Conhecendo a sua pró-pria situação financeira, coordenando suas receitas e despesas, você terá um retrato da sua situação financeira atual e de quais gastos deve eliminar ou reduzir para atingir suas metas.

Nunca é tarde para começar a planejar o futuro. Ao realizar seus pagamentos cotidianos como alu-guel, alimentação, transporte, luz, telefone e outros serviços, a perspectiva de economizar pode parecer impossível. No entanto, se você começar a dar mais atenção às suas finanças poderá assegurar seu fu-turo e a de sua família.

Seja quanto ao sucesso de um país ou a pros-peridade de uma família, a economia molda, define, explica e pode traçar seu presente e futuro.

Wagner Raposo Pimentel

Dia Mundial dos Animais - 04 de OutubroO Dia Mundial dos Animais surgiu em 1931 em

Florença, Itália. A ideia inicial criada por ecologistas era a preocupação com os animais em extinção. O dia não podia ser outro senão o 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e mais recentemente também patrono da ecologia, isto porque em todos os tempos foi o santo que mais entendeu toda a criação de Deus, desde as criaturas inanimadas até os animais mais perfeitos e belos. Com o passar do tempo, com o aprofundamento do estudo da ética e de várias ciências ligadas à natu-reza, a ideia de certa forma romântica do início, ga-nhou peso e base científica chegando no momento a ser encarada como uma questão de sobrevivência da humanidade. Não é mais possível desvincular a destruição do planeta ao uso da indústria de explo-ração animal. Quanto mais o homem explora e des-trói os animais mais a natureza castiga o homem. A devastação das florestas para cria de animais de corte provoca o desequilíbrio ambiental cuja res-posta vem em forma de enchentes, furacões, ma-remotos, degelo dos pólos e muitos outros flagelos semelhantes. A própria ingestão da carne dos ani-mais provoca o maior número de doenças e morte e despesas imensas na área da saúde. De um lado, o homem comum, voltado para outros interesses, não passa nem perto desse entendimento e, portanto continua abastecendo-se de carne, por outro, a in-dústria milionária da carne e derivados, mostra em suas embalagens uma imagem romântica e bucóli-ca de vaquinhas pastando tranquilamente no pasto. Jamais deixam transparecer os sofrimentos pelos quais esses animais passam e matadouros é uma palavra que não existe para essa gente. Por outro lado, é cada vez maior em todo o mundo o número de defensores dos animais. Pessoas muito adiante

em seu tempo, sensíveis, profundamente honestas consigo e com a criação. Cada uma a sua maneira, chegam a entender e participar da defesa dos ani-mais, muitas delas inclusive com sacrifício de seus empregos, salários, família, e tudo mais em favor desse pensamento e maneira de ser voltado para a defesa desses nossos irmãos de outra espécie. En-tre os defensores surgem os mais variados grupos. Desde a dona de casa que procura um novo lar para algum cão abandonado até jovens que tiram as rou-pas em praça pública para manifestar sua indigna-ção contra touradas. Há outros ainda mais ousados como o pessoal do SeaShepherd e Greenpeace que atacam navios em loucas aventuras contra a matan-ça de baleias, focas e outros animais. O que tem em comum todos esses grupos é uma única palavra, infelizmente ainda pouco conhecida da população: “A senciência”, isto é, a capacidade de os animais sentirem dor, medo, prazer, alegria e estresse, me-mória, inteligência e até saudade. Isto significa para qualquer pessoa inteligente, “que pelo visto parece ser a minoria”, que maltratar, aprisionar, explorar ou matar um animal é um crime tão horrendo quanto matar um ser humano. O lado trágico dos animais é promovido pelo homem e o lado bom do homem é promovido pelos animais que só lhes dão alegria e satisfação. Quantas pessoas idosas tem num ani-mal sua única companhia e conforto, quantas crian-ças tem no animal um estímulo para o carinho e o bom caráter. Quantos já foram salvos por animais em desabamentos e catástrofes das mais diversas, quantos são os animais de guarda e de companhia, enfim, o bem que os animais proporcionam é imen-so ao mesmo tempo em que o mal promovido pelos homens aos animais parece ser ainda maior. A in-dústria da morte animal, verdadeiro holocausto lega-lizado aonde milhões vão diariamente ao matadouro

unicamente porque são vistos como geradores de riquezas e não como vidas que sentem o mesmo que os humanos.

COMEMORAÇÕES NO BRASILEntre as várias comemorações nas entidades

protetoras, escolas e outros meios, algo muito im-portante para esse dia será o lançamento de um vídeo pela WSPA. Eis a explicação dada no site da referida entidade: “O vídeo, de 52” (cinqüenta e dois minutos), procura mostrar que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, os animais são seres sencientes, e não máquinas destinadas a nos servir. E isso se aplica a todos os animais verte-brados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes). Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo, que fa-lam de maneira clara e didática sobre os animais (de companhia, de produção, selvagens, de entreteni-mento, etc.). O lançamento se dará entre os dias 4 e 11 de outubro por todo o Brasil, através de atividades promovidas por nossas ONGs afiliadas distribuídas nos diversos estados do país. No Rio de Janeiro, onde está o escritório da WSPA no Brasil, ele será exibido na sala de cinema da Universidade Cândido Mendes em Ipanema. Será no dia 09, às 20h, oca-sião em que haverá um debate sobre o tema.”

Participe da campanha em favor da Declaração Universal do Bem Estar Animal. Se você der esse passo já terá feito algo belo pelos animais!

Texto de: Leonardo Bezerra

Amanda Graziele Siqueira

31 DE OUTUBRODIA DA ECONOMIA

ESPAÇO DO PAROQUIANO

Rua Cel Assis Gonçalves, 323Bragança Paulista - SP

Tel/Fax: 2473-2555 - 2473-8030

Produtospara sua Saúde!

Loja Ampla e ModernaEstacionamento próprio

Paul Wax LimpPaul Wax LimpAGORA MERCADÃO DA LIMPEZA

SUPER ECONOMIA, E NO SEU CARRINHO VÃOPRODUTOS DE LIMPEZA A PREÇOS BARATOS

PORQUE SOMOS DIFERENCIADOSAmplo Estacionamento Entrega em Domicílio

Rua Alfredo Ortenzi, 133 - Jardim São José(Próximo cabeceira da pista do aeroclube)

4032-3815 / 4033-2638 / 9916-5020

EM NOVO ENDEREÇO

Estamos no mês de outubro e dia 4 comemoramos o dia de São Francisco de Assis, um dos santos que viveu há mais de oitocentos anos, mas continua sendo lembrado em todos os tempos. E o que nos admira é que São Francisco não é apenas preferido pelos católicos, mas por todas as pessoas que descobrem nele um modelo humano que

viveu valores que enriquecem a convivência do dia a dia.

A vida de Francisco de Assis foi um fato novo. Seguiu ao pé da letra o que São Paulo chama a atenção quanto à vida cristã: “Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente a fim de distinguir qual é a von-tade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito.” (Rom12.2)

Por isso, Francisco, simplesmente assumiu a

mensagem do Evangelho e buscou vivê-la. O gesto histórico em que ele, diante do bispo, despojou-se de tudo e até de suas vestes é a confirmação de seu desejo de viver pobre, humilde, a serviço dos irmãos, imitando o Cristo em tudo quanto a natureza humana lhe possibilitasse.

Todos nós estamos buscando modelos: pesso-as que respondam aos nossos desejos, nossos so-nhos, nossa vontade de viver num mundo de solida-riedade, fraternidade, alegria e esperança.

Há poucos meses tivemos a eleição do novo Papa. E não foi sem motivos que o eleito Jorge Ma-rio Bergoglio escolheu o nome de Francisco nesta nova missão que o Espírito Santo lhe confiou diante de sua Igreja.

Longe de querer traçar um paralelo entre o Fran-cisco de Assis e o Francisco de Roma, não pode-mos nos furtar de manifestar nosso contentamento pelas atitudes de simplicidade, preocupação com os pobres, solidariedade, alegria, e vontade firme de contribuir para renovação da Igreja de Jesus Cristo demonstrada por Francisco de Roma.

Aliás, quanto à renovação da Igreja, há cinqüen-

ta anos já declarava o Concílio: “Toda a reno-vação da Igreja con-siste essencialmente numa fidelidade maior à própria vocação... A Igreja peregrina é cha-mada por Cristo a essa reforma perene. ...Tan-to assim que se, em vista das circunstân-cias das coisas e dos tempos, houve deficiências, quer na moral, quer na disciplina eclesiástica, quer mesmo no modo de enunciar a doutrina – seja reta e devidamente reformado em tempo oportuno.” (De-creto -Unitatis Redintegratio cap. II, 6).

O que mais reforça nossa esperança, é que o Papa Francisco, ao mudar de nome, apenas confir-mou seu ideal de vida seguindo a inspiração do alto. Rezemos por ele, que é nos pede.

Conrado Vasselai

7

UNIMAGEMUnidade de Diagnóstico por Imagem

Rua Bahia, 342 • Recreio EstorilAtibaia • SP • CEP 12944-060

Ressonância Magnética • Tomografia ComputadorizadaMamografia • Densitometria Óssea • Radiologia

Ultrassonografia • Angiografia Digital

Fones (11) 4414-5029/5030Fax (11) 4412-3267

Viver a experiência de participar da jornada mun-dial da juventude nesse ano de 2013 foi um dos melhores momentos da minha vida, mesmo tendo mais de quarenta anos de vida, me senti tão jovem quanto à maioria daqueles mais de três milhões de jovens, que estavam no Rio naqueles dias. Aquela sensação de ver o Papa, mesmo que por milésimos de segundo, pois às vezes ele passava muito rápi-do a nossa frente, era mesmo indescritível. Deus na sua grande misericórdia sempre nos coloca no ca-minho que nos leva até ele, a minha vida inteira foi assim e hoje entendo com mais clareza tudo isso.Deus me colocou no caminho do grupo de jovens da nossa paróquia e assim me dando a oportunidade de poder participar de algumas campanhas para ar-recadação de fundos para financiamento da viagem, participando de alguns eventos, porque quando co-mecei a fazer parte do grupo já estavam na corri-da para juntar a quantia necessária para a viagema JMJ. Não entrei no grupo com a essa intenção,de participar da JMJ, na verdade foi pelo convite do padre para ser uma espécie de “tutor” ou mesmo

“conselheiro do grupo”. O grupo me convidou e eu não tinha como negar, ai fui eu junto com eles, e posso descrevera minha enorme satisfação, passa-mos uma noite inteira dentro de um ônibus até che-garmos em nosso destino, um lugar chamado “Ilha do fundão” na cidade do Rio. Ali começou nossa aventura/caminhada, fomos de ônibus até o centro e chegando lá começamos caminhar em direção ao local para a retirada dos kits, nesse meio tempo al-guém disse que ali bem perto no teatro municipal o Papa estava lá, largamos tudo, esquecemos os kits e lá fomos, ficamos um bom tempo lá, debaixo de chuva, depois sol, chuva novamente e nada, não conseguimos ver o Papa, afinal tínhamos acabado de chegar na cidade do Rio, imagina que seria uma grande benção se já naquele momento tivéssemos visto o santo Padre. Depois de algum tempo fomos para outro local ali perto no aterro para pegarmos os tais kits, ai tivemos a grande surpresa que ali estavam entregando os kits de alimento e precisa-mos pegar o outro kit, que seria as mochilas e docu-mentos sobre a JMJ, ficamos ali por mais umas três horas, esperando aqueles que foram atrás dos kits que estavam no local do sambódromo, bem longe dali, mas tudo bem tínhamos que pegar os kits de alimentação, ficamos ali e enfrentamos uma fila qui-lométrica e não conseguimos pegar os tais kits de alimento, depois de muito tempo desistimos e segui-mos em caminhada até Copacabana, em torno de uns dez km, esse momento foi muito marcante, um momento de ver tantos jovens caminhando na mes-ma direção, muitos cantando, outros rezando e to-dos gritando palavras de ordem em homenagem ao Papa e a própria jornada. Foi em Copacabana que realmente a emoção ficou muito forte, quanto mais

perto chegávamos, mais ficávamos emocionados e tomados por aquele sentimento maravilhoso que só mesmo quem esteve lá podia sentir, impossível de descrever.Ficamos por ali até que o Papa che-gasse para iniciar a vigília, e era muito bonito tudo aquilo que estava acontecendo, o sentimento de amor que estava naquele local, à presença de Deus que o Papa trazia junto se espalhava por todos os cantos, tomando todo aquele espaço ocupado por tantos jovens. Para finalizar, quero deixar aqui re-gistrado que já vivi em minha vida muitos momentos felizes, mas que essa experiência ficou marcada e ficará para sempre na minha lembrança. Quem sabe na próxima JMJ em Cracóvia, alguns de nós vamos estar presentes, representando nossa paroquia de São José. Tenhamos esperança e vamos seguir os caminhos que o Santo Padre vem nos mostrando.

Luciano Honório da Costa

FRANCISCO DE ASSIS E FRANCISCO DE ROMA

COLUNA JMJ

Av. Antonio Pires Pimentel, 907 - Bragança [email protected]

Fone / Fax: (11) 4034-3049

SÃOCONTABILIDADE

blocos e lajes. ltda.

BIRIÇÁ Blocos e Lajes Ltda.IRMÃOS BARLETTA - CREA - 0372392

ESCRITÓRIO: (11) 4035-18789989-3388

FÁBRICA: (11) 4031-8295

Depósito: AV. DOS IMIGRANTES 4289 - JD. SÃO LOURENÇO - BRAGANÇA PAULISTA - SPMatriz: SÍTIO SÃO CLEMENTE - BAIRRO BIRIÇÁ DO VALADO - BRAGANÇA PAULISTA - SP

LAJES CONVENCIONAL E TRELIÇADA

MATRIZ e CAPELA N. S. DO BOM PARTOaniversário de nascimento

Alayde Bernarde FincoAnna Parra Garcia

Celina Maria Felizardo de OliveiraDionísia de Souza Oliveira

Everaldo Antonio DiniGeraldo José Gastão

Inez Almeida Alves AbreuJoão Peres Fuentes

José de SouzaLucilene PadovaniLuiz A. Marciano

Lygia MartinsMaria Heloisa da Cunha

Olympio PannunzioValdecir Soares de Oliveira

Vitória Amaro TesckeZelia Geralda Covas Souza

aniversário de CASAMENTOAna Paula Benatti e Luiz Alexandre de Souza

Elza Malengo e Antonio Carlos Dell’OrtiIlze e Ricardo Cezar Bertin

Janice e Marcos Antonio BenderMarilda Aparecida e Gilmar Ferreira de Brito

Terezinha e Antonio Ferraz da Silva

BIRIÇA DO CAMPINHOaniversário de nascimento

Ana Paula de Oliveira CardosoAdão Pedroso de Moraes

Antonio de Souza DiasCinira Lourdes Ap. Favaron

Jandira de Lima Pereira Maria Ap. Silva Reis

Milton de Moraes CardosoRosana Ap. Oliveira CamargoVera Conceição S. Evangelista

aniversário de casamentoAna Maria e José Agnaldo Nobre da Luz

Iraci Ap. e Adelino Ap. de SouzaJoslaine Ap. e Luis Edivaldo Favaron

Maria Aparecida e Jailton da Conceição ReisMárcia Ap. e Antonio Tadeu de Campos

Mirian e Sebastião Donizete CorrêaSaturnina e Luis de Moraes

COMUNIDADE CHÁCARAS FERNÃO DIASaniversário de nascimento

Anderson Cleiton GarciaInes Egidio do Espírito Santo

BIRIÇA DO VALADOaniversário de nascimento

Aparecida da Silva Machado Fátima Aparecida de Souza Oliveira

Juraci PetroniLucinéia Ap. Souza Santos

Luiz Antonio FumachiLuzia de Fátima Silva Araújo

Neusa de Lurdes Silva OliveiraRivaldo Donizete Souza

aniversário de CASAMENtoHelenice e Luiz Claudio Cavallaro

Maria e Emidio José de SouzaMaria José e Luis Carlos Morais

Leonice e Rivaldo Donizete Souza

COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIAaniversário de nascimento

Conceição Sebastiana ParraDurval Parra

Luiz Carlos Bueno da Silvaaniversário de CASAMENTo

Maurícia Martins e Luis Alves

Dia 01 – sexta-feira- 20h00’ – Missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus

Dia 06– quarta-feira- 15H00’ – Missa da Saúde

Dia 19 – terça-feira- 20h00’ – Missa da Novena Perpétua de São José

Dia 26 – terça-feira- 20h00’ – Reza do terço dos homens de São José

Dia 27 – quarta-feira- 20h00’ – Hora Santa na Capela de

N.Sra. do Bom Parto

8

AGENDA DE NOVEMBRO

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

PREZADO DIZIMISTACaso seu nome não esteja aqui relacionado, favor procurar um agente da Pastoral do Dízimo para atualização de seu

cadastro. Obrigado!