32
Veículo de Divulgação do Sistema Divina Providência. “Nossa missão é resgatar a dignidade do ser humano”. JORNAL CATÓLICO ABERTO AO ECUMENISMO - EDIçãO 247 - JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTE, MG - 34 MIL EXEMPLARES SOLIDARIEDADE JORNAL Keanu Reeves, o ator mais solidário de Hollywood. Conheça a história de Celso, ex- aluno do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo.. Pág. 15 Pág. 09 Pág. 14 Solidariedade Ex-aluno de Sucesso MIP Engenharia: uma empresa que reúne qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: saiba mais sobre essa infecção que incomoda constantemente o ser humano. Saúde Pág. 26 Foto: Ana Paula Vargas pelo Mundo

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

  • Upload
    doannhi

  • View
    220

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 1

Veículo de Divulgação do Sistema Divina Providência. “Nossa missão é resgatar a dignidade do ser humano”.

JORNAL CATÓLICO ABERTO AO ECUMENISMO - EdIçãO 247 - JUNhO dE 2017 - BELO hORIzONTE, MG - 34 MIL ExEMpLARES

SOLIDARIEDADEJORNAL

Keanu Reeves, o ator mais solidário de Hollywood.

Conheça a história de Celso, ex-aluno do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo..

Pág. 15

Pág. 09 Pág. 14

Solidariedade Ex-aluno de Sucesso

MIP Engenharia: uma empresa que reúne qualidade e solidariedade. Ita Joias e

Dor de garganta: saiba mais sobre essa infecção que incomoda constantemente o ser humano.

Saúde

Pág. 26

Foto

: Ana

Pau

la V

arga

s

pelo Mundo

Page 2: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

2 Jornal Solidariedade - Junho de 2017

Índice

EXPEDIENTE

Diretor e RevisorRômulo Raymundo

Jornalista

ResponsávelPaola Patrício

19403/MG

DiagramaçãoRayanne Vieira

ColunistasMário Cenni

Padre Luiz FernandoRômulo Raymundo

Jairo Azevedo Os artigos assinados são

de inteira responsabilidade de seus autores e não caracterizam

necessariamente o pensamento do Sistema

Divina Providência.

ImpressãoSempre Editora Ltda.

Sistema Divina Providência de Resgate da

Dignidade Humana

Presidente Jairo Siqueira Azevedo

Rua Caetés, 741 - Centro30120-080

Belo Horizonte - MG

Tiragem: 34.000 exemplares

Distribuição: gratuita e endereçada

Periodicidade: mensal

Contato, Assinatura e Anúncios: (31) 3517-3901

Email: [email protected]

Site:www.sistemadivinaprovidencia.org

JORNAL

SOLIDARIEDADE

“Eu nunca te deixarei e jamais te abandonarei.” Hebreus 13:5

O Sistema divina providência é uma instituição filantrópica,

sem fins lucrativos, que se mantêm por intermédio de doações, do apoio e

de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A entidade tem como missão o resgate

da dignidade humana de pessoas que se encontram em

situação de vulnerabilidade social. O apoio à associação pode ser feito por meio de

doações financeiras, roupas, agasalhos, fraldas, alimentos,

materiais de construção, entre outros. Você também pode

ser um voluntário em nossas obras, oferecendo um pouco

do seu tempo.

Ligue:

Índice

3 – Ética e Cidadania / Papa

4 – Editorial

5 – Opinião / O Evangelho

6 – Santo do Mês / Relação de Santos do Mês

7 – Prata da Casa / O que nos ensinou o Mestre

8 – Problemas Sociais no Mundo / Aqui e Ali

9 – Ex-aluno de Sucesso

10 – Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo

11 – Prêmio Nobel da Paz / Lar dos Idosos

12 – Vocabulário / Português / Gastronomia

13 – Calendário do Mês / Passatempo / Voluntário Virtual / Fases da Lua

/ Relação de Obras

14 – A Igreja que Sofre / Solidariedade Pelo Mundo / Opinião dos Alunos

/ Funcionário Exemplo

15 – Matéria de Capa

16 – Literatura

17 – Centro de Formação Profissional

18 – Esportes

19 – Eventos Beneficentes

20 – Drogas / Data Destaque / Personalidade da Humanidade

21 – Centro Infantil Divina Providência

22 – Artigo Jurídico

23 – Princípios Morais / O que aconteceu no mundo em Junho

24 – Restaurante-Escola / Central de Empregos

25 – Lar dos Meninos São Vicente de Paulo / Colaboradores Exemplo

26 – Saúde / Voluntários Exemplo

27 – CEDIPRO

28 e 29 – Notícias Diversas

30 e 31 – Balancetes

32 – Campanha Rede do Bem

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

O Sistema Divina Providência está oferecendo oportunidades de trabalho para pessoas reabilitadas pelo INSS ou que sejam portadoras de algum tipo de necessidade especial. Os candidatos interessados deverão comparecer ao Rh, na rua Caetés, 741, 14º andar, Centro, Belo horizonte, de segunda à sexta, de 8h às 11h, trazendo currículo atualizado, documentos pessoais, carteira de trabalho e laudo médico atestando a deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS.

Para mais informações: (31) 3517-3926.

VERSÃO DIGITAL DISPONÍVEL EM NOSSO SITE

/SistemaDivinaProvidencia

Social:

“Só use a força para lutar pela vida e não para agredir.”

15 de junho

Dia Mundial de C o n s c i e n t i z a -ção da Violência Contra a Pessoa

Idosa

Page 3: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 3

Ao longo da minha vida estudantil, inúmeras foram as vezes em que me orgulhei de uma certa bandeira, cujo fundo em branco representa a paz, o triângulo em vermelho tem como significado a Santíssima Trindade e seus dizeres em latim expressam a importância da “liberdade, ainda que tardia”. Assim, simples e objetiva, a bandeira do Estado de Minas Gerais representava muito do que eu acreditava e tudo o que minha formação me levou a honrar: minha paz, minha religião e minha liberdade.

Interessante que, aprofundando um pouco mais na história de sua criação, descobri que a imagem inicial, desenvolvida pelos inconfidentes mineiros, em 1789, continha um triângulo não vermelho, mas verde. Singela diferença? Talvez.

O motivo da mudança da coloração de um símbolo tão expressivo era, não outro, o de agregar, com o vermelho, um significado especial, o símbolo-mor da revolução. Adotada a partir de janeiro de 1963, foi o pavilhão que aprendi a entender, honrar e respeitar. Revolucionar, quebrar os padrões existentes e libertar das amarras da opressão, esse era seu significado e liberdade, seu grande triunfo.

hoje, diante de um país socialmente muito diferente (e pior) do que aquele que herdei de meus pais, questiono cada símbolo ali representado, não como mero expectador ou crítico da semântica, mas como um “aprendiz de cidadão”.

hoje, mais maduro, questiono qual é o verdadeiro significado da “paz”. Não consigo enxergá-la, a menos que de forma egoísta. Mesmo que o sucesso tenha

batido à minha porta, me afortunando com uma família maravilhosa e com uma profissão que me engrandece, me questiono: e quanto aos “outros”? Não creio ser possível perceber a “paz” ao abrir as janelas ou parar meu carro num semáforo e me deparar com tamanha desigualdade, falta de oportunidades e miséria social. Existe uma sensibilidade humana que não me permite “ver a paz”, nem “viver em paz”.

hoje, mais maduro, enxergo no símbolo da Santíssima Trindade um rico veio de esperança, que nutre minhas orações, conforta minhas angústias e me faz incomodar por minha situação privilegiada. Questiono, sem hesitar, se mereço tamanha graça.

hoje, mais maduro, tento entender o sentido e a extensão do substantivo liberdade, pois apesar da ampla possibilidade de ir e vir, de questionar, de me fazer ouvir e criticar, me sinto limitado pela minha própria insignificância e pela pequena capacidade de agir em prol de honrar a bandeira do estado que me adotou.

hoje, mais maduro, procuro entender o vermelho, apesar de todo o significado deturpado que vários partidos políticos tentaram se apoderar, como um estímulo particular a tentar fazer diferente, ousar, revolucionar. Não considero necessário o uso da força, da luta armada ou das agressões físicas, pois revolucionar não é apenas um verbo associado à agressão, mas sinônimo de transformação.

hoje, mais maduro, percebo que não existe outra alternativa senão a de fazer uma releitura do mesmo pavilhão, utilizando os mesmos símbolos,

dimensões, cores e dizeres, para construir uma nova interpretação, menos histórica, menos poética ou retórica, entretanto, mais humana e real.

Como desafio optei, há algum tempo, por fazer a diferença onde tivesse a oportunidade de ousar. hoje, nos quadros da empresa em que atuo, portas foram abertas para oportunidades a quem, via de regra, gera medo, asco e desprezo. portadores de deficiência mental e agressos do sistema prisional são, hoje, elementos atuantes em nosso quadro funcional, acolhidos por colegas e líderes. Sem qualquer tratamento diferenciado, é deles que recebemos a verdadeira gratidão, não em agradecimentos, mas em forma de dedicação, esforço e competência ímpares, às vezes inacreditáveis.

Como desafio optei, há mais de 25 anos e após um singelo convite, por participar da gestão de algumas obras sociais do Sistema divina providência, um pequeno “grande exército do bem”, que não se intimida com os enormes desafios que a desigualdade social produz e que, com a mesma humildade daqueles a quem serve, dedica-se a gerar oportunidades de educação, trabalho e renda.

Tomando como exemplo os inconfidentes, que permearam o espírito de heroísmo de minha adolescência, busco incentivar outros cidadãos a se tornarem, também, “revolucionários do bem” e a, juntos, reconstruirmos nossa mesma bandeira. O convite a desafiarmos a falta de recursos humanos ou de infraestrutura, a batermos de porta em porta em busca de novos parceiros ou das condições financeiras mínimas, para equipar nossas obras sociais, é apenas parte de um enorme e humilde trabalho.

Quando se dedica a reduzir desigualdades é necessário se entregar, desafiar as regras, os paradigmas e se comprometer, mesmo que por apenas algumas horas do mês, à busca de uma sociedade mais justa e humana.

Como mineiro de coração e honrando a bandeira de nosso estado, convido-o a atuar conosco, buscando a paz, pessoal e social, sob a eterna proteção da Santíssima Trindade, e nos ajudando a proporcionar, a todos, o mesmo direito à liberdade, “ainda que tardia”.

Liberdade: Uma bandeira, símbolos, e enormes desafios.

Ética e Cidadania

Papa

“Seu universo é onde seu coração está.” Autor desconhecido

Eu, cidadão – Liberdade: uma bandeira, símbolos ou desafios?

Não há vitória sem sacrifícios

Mário CenniDiretor Presidente da APHDP

tristes”, disse Francisco. O papa ressaltou o termo “caminho”,

importante nas narrações do evangelho, e torna-se essencial quando se começa a contar a história da igreja. “Quando um homem se aproxima deles, os dois discípulos começam a andar pensativos. porém, esse homem é Jesus, mas eles não o reconhecem. Cristo começa a realizar a terapia da esperança, perguntando e ouvindo as respostas, deixando os discípulos aprenderem com a profundidade da amargura”, explica o pontífice. Francisco compara a angústia deles as dores que cada pessoa pode ter em sua vida. “Mas Jesus caminha ao lado de todas as pessoas desconfortadas. E andando com elas, de forma discreta, volta a dar esperança em seus corações”, afirma.

“Jesus fala aos discípulos de Emaús, para fazê-los compreender que não existe heroísmo fácil. A verdadeira esperança passa sempre por derrotas, por sofrimentos”, enfatizou o papa.

Francisco explica que Cristo toma o ser humano, o abençoa, “quebra” Sua vida, porque não há amor sem sacrifício, e a oferece a todos. “Jesus oferece Sua vida porque nos ama”, afirma.

O encontro de Cristo com os dois discípulos é rápido, porém nele está todo o destino da igreja. Uma igreja em constante caminhada não se encerra numa cidadela. “Nessa trajetória existem pessoas com suas esperanças e desilusões, muitas vezes pesadas. É necessário ouvi-las e dar uma palavra de motivação, testemunho de amor”, dia Francisco. “Nós temos momentos difíceis, de escuridão, situações em que caminhamos tristes, pensativos, sem horizontes e só vemos um muro à frente. E Jesus está sempre ao nosso lado para nos dar esperança, para aquecer nosso coração e dizer ‘vai em frente, Eu estou contigo”, enfatiza o pontífice.

O líder da igreja católica explicou que o segredo de Emaús é que, mesmo com aparência contrária, continuamos

a ser amados e deus não deixará de querer bem a um filho. “deus sempre caminhará conosco, mesmo nos momentos mais dolorosos, duros ou de derrota. Ali sempre estará o Senhor. E por isso devemos ter esperança, seguir com motivação, porque Ele está caminhando conosco sempre”, concluiu Francisco.

No dia 24 de maio, após encontro com donald Trump, presidente dos Estados Unidos, o papa Francisco dirigiu-se à praça de São pedro, onde milhares de fiéis e peregrinos o aguardavam. A palestra dessa vez foi com o tema “Emaús, o caminho da esperança”.

O líder da igreja católica leu o evangelho de são Lucas, onde fala da experiência dos dois discípulos de Emaús que depositaram toda sua esperança em Jesus. pensaram que depois de um longo período de preparação, Jesus se manifestaria, mas isso não aconteceu. Ele morreu na cruz. “Os dois discípulos ficaram tristes, porque tinham cultiva uma esperança somente do ponto de vista humano e acabaram se decepcionando. por isso, eles fugiram para Jerusalém tristes e procurando tranquilidade em uma aldeia. A festa de páscoa, que devia entoar um cântico de libertação, foi transformada em um momento doloroso. por isso, eles caminhavam Papa Francisco

Page 4: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

4 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “A hora certa é aquela em que o coração diz bem baixinho: vai...” Clarissa Corrêa

Estamos vivendo um momento muEstamos vivendo um momento muito especial. deus tem abençoado nosso trabalho de forma abundante. Nossa equipe tem se desdobrado bastante para que todas as demandas sejam atendidas. Vejam:

A Cidade dos Meninos tem a felicidade de ser administrada por uma pessoa dedicadíssima, a superintendente dolores Bertila, que se consagra de corpo e alma para que as coisas aconteçam. Sua equipe trabalha com muito ardor para que nada falte. A disciplina está bem regular, não ótima, porque nossos jovens não recebem uma boa educação em casa e em seu convívio. É necessário um grande esforço para os adaptarem a uma conduta aceitável.

Na educação, temos nos dedicado ao reforço escolar, onde a maioria dos alunos têm 18 horas semanais, um pouco menos que as aulas normais que são 20 horas.

No esporte, com oito modalidades muito bem dirigidas por professores de educação física com diploma universitário, destacando-se o judô, deca-campeão mineiro na classe estudantil.

A formação moral e humana conta uma equipe de 30 professores voluntários, que trabalham muito bem com nossos jovens. Estes meninos são recebidos como filhos verdadeiros aos

quais lhes damos todo o amor.

O Lar dos Meninos tem a felicidade de ser dirigido por um ex-aluno, Thiago Nascimento, que conhece muito bem os problemas dos alunos, porque é também um jovem e, portanto, tem facilidade de compreendê-los. Está conosco há 16 anos e podemos dizer sem medo de errar que o Lar é seu Lar.

Tem um grande amor pela instituição e faz tudo para que ela cresça, no que se refere à qualidade dos serviços prestados aos nossos alunos, que são por nós considerados também como verdadeiros filhos. Ele formou-se em pedagogia com o intuito de poder se dedicar melhor aos nossos adolescentes.

Nessas duas instituições nosso grande inimigo são as drogas. Não podemos descuidar um momento, pois, os traficantes estão sempre de olho no enorme potencial que nossas obras representam devido ao grande número de possíveis clientes. Qualquer descuido pode ser fatal.

Antigamente recebíamos meninos com a preocupação de combater sua fome. Não raro um menino fazia algo errado na sexta-feira para ficar na ajuda pedagógica no sábado e, com isto, ter sua alimentação garantida. Atualmente, este inimigo não é mais a fome, mas sim o consumo de drogas

EditorialUM MOMENTO MUITO ESPECIAL

que, infelizmente, cresce de forma desproporcional.

No Centro infantil divina providência, onde temos quase 1.000 crianças de dois a onze anos, é gratificante podermos estar com elas durante todo o dia, para que suas mães trabalhem tranquilamente, levando com isto mais renda e conforto à sua família, já que o renda apenas do pai é insuficiente.

Temos a alegria de vermos esta obra dirigida por uma ex-aluna que, como o Thiago, formou-se em pedagogia, dulci Machado, a qual chamamos carinhosamente de dulcinha. Sua dedicação é completa e total. Fez uma viagem de 5 dias recentemente, ligando constantemente, preocupada com o andamento dos trabalhos. dirige mais de 100 educadoras e professoras que cuidam com carinho de nossas crianças.

No Centro Infantil Creche União, onde recebemos crianças de dois a cinco anos residentes no Conjunto Santa Maria, é a mesma coisa. A coordenadora é Gisely Oliveira também é muito dedicada.

Os Centros de Formação profissional, em sua maioria dirigidos por funcionários que fizeram carreira conosco, pois, a maioria iniciou-se como instrutores e galgaram estes postos por merecimento.

O Lar dos Idosos tem um excelente dirigente na pessoa do Celso pascoal, que entende muito bem do assunto, pois dedicou toda a sua vida à saúde. Com as bênçãos de deus vamos ampliar muito o número de atendidos.

O CEdIpRO, concebido para ser um centro profissionalizante com capacidade para receber diariamente 4.000 alunos, ainda está com 2.000, porque seu início coincidiu com a grande crise pela qual o pais está passando. Mas temos confiança que, se for da vontade de deus, isto acontecerá. Estaremos formando este ano mais de 6.000 alunos.

Com tanta coisa boa acontecendo temos um espinho em nossa carne, como dizia o Apóstolo São paulo, uma grande deficiência de recursos que a cada final de mês nos deixa quase loucos. Na terra não existe felicidade completa, pois com tudo indo tão bem, é necessário que haja alguma coisa desagradável para que nosso trabalho tenha algum merecimento diante de deus.

Vamos suplicar a deus que é o Senhor de todas as coisas que nos dê a felicidade de sabermos compreender seus desígnios e não desanimarmos em nossa caminhada.

Jairo Azevedo

Page 5: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 5“O tempo é uma costureira especializada em reparos.” Autor desconhecido

OpiniãoVergonha de ser sem-vergonhaRelendo o livro “Memórias” I e II, do

professor Antônio de Lara Resende, fundador do Instituto padre Machado, veio-me a lembrança os tempos idos e vividos dos meus tempos de estudos naquele colégio, onde fui interno aos dez anos, em 1950. Saí para fazer admissão no colégio Marconi e voltei ao Instituto, onde permaneci por mais três anos.

A fundação do Instituto padre Machado, deve-se a um ato irrestrito de fé – e trabalho, muito trabalho, para se constituir um colégio dentro dos padrões morais e cívicos com que o professor Lara de Resende sonhava, como arauto de uma educação perfeita aos meninos.

As citações, no seu livro, dos professores Onofre Gabriel de Castro, d. Ana, João Camilo de Almeida, Fonseca, Benone, Guilherme Lage e outros, bem como de alguns alunos, como o lendário e espoleta Mansueto, nos aviva a memória em relação à rigidez e, ao mesmo tempo, à bonaminidade de como éramos tratados, de acordo com a ocasião. Um protótipo, na época, do Lar e da Cidade dos Meninos. Talvez até um pouco mais duro, pois, no começo, levantávamos às 5:45h e, após a oração matinal, entrávamos obrigatoriamente no chuveiro de água fria - ou gelada, de acordo com a estação do ano. A gente tiritava de frio.

praticava-se também culto patriótico. Uma vez por semana, ficávamos perfilados para o

hasteamento da bandeira e o canto do hino Nacional. Nem chuva, com raios e trovões, dispersava os alunos, como aconteceu uma vez no colégio, ainda na rua Espírito Santo, 605, fato tão surpreendente que foi até comentado em crônica no jornal Estado de Minas da época.

Ali, com os excelentes colegas – não existia o tal do Bullying, nem clima para isso, aprendi o muito de uma vida por viver – dentro dos ensinamentos cristãos dos padres Barnabitas, então recém-administradores da instituição.

dos meus parcos conhecimentos da Bíblia, devo-os, em parte, à catequização e às aulas de religião praticadas ali e que hoje não existem mais nas instituições de ensino. Mas, em mesmo sendo limitados os meus conhecimentos bíblicos, não podemos deixar de observar sobre casos pontuais de atitudes que, ao longo de nossa vida, vamos percebendo junto aos cristãos.

Uma delas, sem dúvida – e que muito me incomoda – trata-se da fé e das obras praticadas por muitos de nós. Assim, percebemos cristãos convictos a defender a sua fé. Rezam – ou oram, contritos, em todos os momentos que lhes são disponibilizados para isso. Levam uma vida ascética e param por aí. Nas missas, no momento da contribuição, meus olhos indiscretos e talvez pecaminosos captam a doação de 1 ou 2 reais daqueles que sabidamente poderiam

contribuir com até cem vezes mais do que aquilo.

por outro lado, quando são convocados ou surge oportunidade para executar ações em favor do próximo, o tempo lhes é curto, não há como fazê-lo. E, enquanto ficam apenas na fé, nós aqui, ficamos julgando (“não julgueis para não serdes julgados”), ou querendo tirar o argueiro dos olhos dos outros sem tirarmos primeiro o que está nos nossos.

Valemo-nos, entretanto, como desculpa esfarrapada, pela arguição da exposição dos evangelhos, podendo nos permitir, sem a ninguém acusar especificamente, de que a divulgação de suas passagens deve estar consoante a “Ide e pregai”. pois que, então, pelo pouco que conhecemos, sabemos de mancheia que “a fé sem obras é morta”. Lara de Resende tinha muita fé, mas, sem trabalho, não teria ido muito à frente. Os quatro livros principais do novo testamento pregam as boas obras.

São paulo, por exemplo, em sua carta aos Romanos afirmou que deus “recompensará cada um conforme as suas obras”. Cristo amaldiçoou a figueira estéril (São Mateus), uma alusão aos que fazem profissão de fé, mas não produzem frutos. Ainda em São Mateus encontramos a parábola dos Talentos, onde o Messias condenou o servo que escondeu a moeda que recebeu na terra e não a fez se multiplicar. A parábola nos

dá a entender de que cada um deverá dar conta dos dons recebidos. Mais ainda, em São Mateus: “Brilhe a nossa luz diante dos homens, de maneira que, vendo as suas boas obras, glorifiquem vosso pai”.

As instituições do Sistema divina providência têm recebido inumeráveis contribuições financeiras e apoio de trabalho de muitos abnegados, sem o que não sobreviveriam. Mas também são inumeráveis as suas necessidades em seu objetivo de não negar ajuda a ninguém que lhes pede a mão. Na sua missão, estão sempre solicitando ajuda para minorar o sofrimento dos mais necessitados e encaminhar outros para uma vida digna. Constituem-se excelente oportunidade para a conscientização e expressão dos ensinamentos de Cristo àqueles que creem nas palavras dos Evangelhos.

Rômulo [email protected]

Ai que saudades da roça! O mês de junho nos faz recordar o interior, as festas juninas, aas fogueiras, as danças de quadrilhas, as quermesses, enfim, é um mês cheio de alegrias e esperanças. Nós, cristãos, somos agraciados com as festas de santos dos mais populares, como Santo Antônio, São João e São pedro. Além destes grandes santos, em junho ainda celebramos o pentecostes, o Corpus Christi e o Sagrado Coração de Jesus.

A nossa mãe igreja nos convida a mergulhar no espírito da fé, quando podemos meditar e descobrir o amor e a misericórdia de deus com cada um de nós. Como seria bom se cada

pessoa vivesse todo o sentido cristão que estas festas nos propõem. procurando imitar a vida de cada santo, sentir a profundidade do pentecostes e do Corpus Christi, vamos perceber a grande ternura do Sagrado Coração de Jesus, que deu seu sangue e sua vida por cada um de nós, para que uma vida em abundância. E aquele Coração, coroado de espinhos, por causa dos nossos pecados e faltas, espera de nós uma atitude, através da nossa resposta de amor para com Ele.

porém, o que acontece é que estamos vivendo o espírito festivo e folclórico de cada data, perdendo a oportunidade de crescer espiritualmente. Atitude que a nossa igreja

esperava que tivéssemos.

Existe uma crença, uma experiência de religiosidade popular que acontece na fogueira de São João, chamada “O Batismo na fogueira”, onde quantas pessoas trazem, com carinho, seus padrinhos. Esta é uma tradição, uma simpatia, não sendo ligada à igreja.

Santo Antônio, apaixonado pela Eucaristia, pela palavra de deus e na sua devoção Mariana; São João, o batista, o grande profeta que veio como precursor do Senhor, e São pedro, o grande líder da Igreja, como aquele que vem para confirmar a fé de todos

O EvangelhoA RELIGIOSIDADE POPULAR DO MÊS DE JUNHO

nós, discípulos do Senhor. O pentecostes, o divino Espírito Santo, (o deus ainda desconhecido), que provoca em nós a vida, a alegria, a esperança e a juventude. Ele nos quer sempre jovens e sempre nos renova. E, na festa de Corpus Christi, vamos fazer a nossa profissão de fé pública, na presença do Ressuscitado. portanto, vamos neste mês de junho nos recordar da vida da roça, onde tudo começou e éramos tão cheios de graça, pois tivemos o encontro definitivo com o Senhor da Vida que nos quer cheios de vida e liberdade.

Page 6: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

6 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Peça a Deus que abençoe seus planos e eles darão certo.” Provérbios 14:3

Relação de Santos do Mês01 – São Justino / Santo Aníbal Maria di Francia

02 – São Marcelino e São Pedro / Santo Erasmo

03 – São Carlos Lwanga e 21 companheiros mártires

04 – Santa Clotilde / São Francisco Caracciolo

05 – São Bonifácio

06 – São Noberto / São Marcelino Champagnat / São

Geraldo Tintori

07 – Santo Antônio Maria Gianelli

08 – Santo Efrém / São Medardo

09 – Bem-aventurado José de Anchieta / Bem-

aventurada Ana Maria Taigi

10 – Santa Olívia / Beato João Dominici

11 – São Barnabé / Santa Paula Frassinetti

12 – Santo Onofre / São Bernardo de Menton / São

João de Sahagun / São Gaspar Bertoni

13 – Santo Antônio de Pádua / Santo Ávito / Beato

Inácio Maloyan

14 – Santo Eliseu

15 – São Vito

16 – Santos Julita e Ciro

17 – São Ranieri de Pisa

18 – São Gregório João Barbarigo

19 – São Romualdo / Santa Júlia Falconieri / São

Gervásio e Protásio / Santa Ema de Gurk

20 – Santo Adalberto de Magdeburgo

21 – São Luís Gonzaga

22 – São João Fisher / São Tomás More / Santo Albino

/ São Paulino de Nola

23 – São José Cafasso

24 – Natividade de São João Batista

25 – São Guilherme / São Máximo de Turim / São

Próspero de Aquitânia

26 – São Pelágio / São José Maria Robles Hurtado /

São João e São Paulo

27 – São Cirilo de Alexandria

28 – Santa Vicência Generosa / Santo Irineu de Lyon /

Santo Atílio

29 – São Pedro e São Paulo

30 – Os primeiros mártires

Santo do MêsSão Thomas More

O santo nasceu em Londres, no dia 7 de fevereiro de 1478, e foi um diplomata, escritor, advogado e homem da lei, ocupando vários cargos públicos. Entre os anos de 1529 e 1532, Thomas More foi Chanceler do Reino, quando henrique VIII ocupada o trono da Inglaterra.

Seus pais eram cristãos e, por isso, Thomas recebeu uma educação baseada nos mandamentos de Cristo. Aos 13 anos de idade, ele foi escutar na Universidade de Oxford. Aos 22 anos, ele já era doutor em direito e exercia a profissão de professor. Além de ser muito intelectual, os registros dizem que seu humor era bom, conquistando a simpatia.

São Thomas nunca se afastou dos pobres e necessitados, visitando-os sempre para atender melhor suas necessidades. Foi casado e sua esposa e filhos o admiravam. Sua contribuição para a literatura universal foi grandiosa e relevante, deixando obras famosas como “Utopia” e “Oração para o bom humor”.

No ano de 1533, o rei henrique casou-se secretamente com Ana Bolena, passando por cima da autoridade papal e fazendo o rompimento religioso e político com Roma, selado, posteriormente, com o Ato de Supremacia. Essa lei fazia o rei ser o chefe supremo da igreja na Inglaterra, nascendo a Igreja Anglicana e o absolutismo no país. descontente com a nova ordem, Thomas More demitiu-se do cargo de chanceler. Em 1534, por recusar-se a fazer juramento em apoio ao casamento do rei e repudiar o papa, são Thomas More foi julgado por traição e preso na Torre de Londres, em Westminster, sendo, posteriormente, decapitado, em 6 de julho de 1535.

Sua trágica morte foi considerada um modelo de fidelidade à igreja. devido a sua fé inabalável e sua vida justa, são Thomas More foi canonizado como mártir da igreja católica em 19 de maio de 1935, pelo papa Leão xIII, e sua festa litúrgica é dia 22 de junho.

São Bento

Page 7: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 7“O tempo passa, mas também amarrota.” Ronan Soares

Gisely Oliveira

Joana Lídia

GIsely Oliveria

Prata da Casa

O que nos ensinou o MestreVocê controla seu dinheiro ou ele controla sua vida?

A vida não está nada fácil! Esta é uma afirmação que ouvimos das pessoas hoje em dia cada vez mais. Uma série de dificuldades, transtornos, contrariedades e pressões afligem o dia a dia de todos nós, principalmente nos grandes centros urbanos. Tanto o homem como a mulher, ao voltarem para casa depois de um dia de trabalho estafante, muitas vezes não têm vontade ou condições para investir em seu relacionamento conjugal.

É impossível negar que os desentendimentos que surgem entre o casal devido a questões financeiras são os grandes causadores de estresse na vida conjugal. A má utilização do cartão de crédito e do cheque especial, salários insuficientes, a administração equivocada e a ausência de planejamento financeiro, as dívidas supérfluas e, em alguns casos, a disputa entre marido e esposa pelo controle das finanças, demonstram que o dinheiro pode desestabilizar a vida emocional do casal. A área financeira exige muita conversa, sinceridade, equilíbrio e compreensão mútua. há marido/esposa que se faz valer do seu controle sobre o dinheiro para exercer um poder indevido.

há muita sabedoria na frase: “Você pode ser tornar escravo do que possui.” Em que você tem gasto seu dinheiro ultimamente? Suas aquisições foram realmente necessárias? O desejo incontrolável de obter um alto padrão financeiro tem conduzido pessoas a tal estado de cobiça, que elas perdem de vista os valores que

são verdadeiramente essenciais à existência. Infelizmente, cedo ou tarde, elas têm que se deparar com a verdade de que a segurança e a satisfação financeira são relativas e, costumeiramente, temporárias. Mais triste ainda é quando percebem que os relacionamentos familiares que foram negligenciados tornam-se difíceis de serem restaurados. Além disso, os filhos que durante muito não observam seus pais supervalorizando o dinheiro, talvez, quando adultos, tendam a assumir a mesma postura e filosofia de vida.

Não estou dizendo que ser rico, bem-sucedido ou viver bem seja motivo de reprovação. Também não é verdade que deus ama os pobres e odeia os ricos. Entretanto, o lucro desonesto e o enriquecimento ilícito são condenados pelo Senhor. O erro de ser humano é desejar enriquecer a qualquer preço, mesmo que isso custe sua felicidade conjugal, mesmo que isso signifique colocar sua dignidade e reputação, seu lar, sua família e seus filhos em segundo plano. Todos que fazem essa opção se privam da maior riqueza que há na vida! (provérbios 28:22)

Jesus, o mais sábio dos mestres, recomendou: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”

Texto retirado da Bíblia da Família – traduzida por Jaime Kemp

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Lucas 12:25)

A equipe de funcionários do Sistema divina providência é composta por pessoas que pregam o amor e estão dispostas a sempre darem o melhor para o seu próximo. Cuidam com zelo de todos os atendidos, com alegria em servir seu irmão.

Exemplo de ser humano e profissional é a coordenadora do Centro Infantil Creche União, Gisely Oliveira. há seis anos na Associação, ela iniciou suas atividades como coordenadora geral dos cursos profissionalizante e, após um ano, foi convidada a assumir a Creche União, desempenhando sua função com brilhantismo. Amor, carinho, cuidado e dedicação, são as qualidades que regem o trabalho de Gisely, que acolhe de braços abertos as crianças da instituição.

Outro exemplo de dedicação ao próximo é a coordenadora do Núcleo de Acolhimento e Saúde da Cidade dos Meninos, Joana Lídia. dedicada e sempre com um sorriso no rosto, ela atende cada adolescente e jovem da instituição com muito amor e paciência, procurando ajudá-lo da melhor maneira. “A Joana é uma ótima profissional. Suas ações são pautadas ela ética e profissionalismo. Está sempre motivando sua equipe, nos incentivando a realizando um trabalho cada vez melhor”, disse a psicóloga Fernanda Santos. “Trabalhar com a Joana tem me propiciado um grande aprendizado. por meio de sua postura ética, profissional, dedicada e de uma inquietude que lhe é particular, ela nos motiva a realizar um trabalho com afinco e entusiasmo”, afirmou a assistente social, Aline Marcondeli.

A equipe de funcionários do Sistema divina providência é composta por pessoas que pregam o amor e estão dispostas a sempre darem o melhor para o seu próximo. Cuidam com zelo de todos os atendidos, com alegria em servir seu irmão.

Exemplo de ser humano e profissional é a coordenadora do Centro Infantil Creche União, Gisely Oliveira. há seis anos na Associação, ela iniciou suas atividades como coordenadora geral dos cursos profissionalizante e, após um ano, foi convidada a assumir a Creche União, desempenhando sua função com brilhantismo. Amor, carinho, cuidado e dedicação, são as qualidades que regem o trabalho de Gisely, que acolhe de braços abertos as crianças da instituição.

Page 8: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

8 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “A tarefa de viver é dura, mas fascinante.” Ariano Suassuna

Problemas Sociais no MundoEstupro Segurança pública, feito pelo Fórum

Brasileiro de Segurança pública (FBSp), mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil. O país registrou, em 2015, 45.460 casos de violência sexual, sendo 24% deles ocorridos nas capitais e distrito Federal.

O perigo muitas vezes mora ao lado e as principais vítimas são crianças e adolescentes. Com base nos dados de 2011 do Sistema de Informação de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), o levantamento do Ipea mostrou que mais de 70% dos estupros do Brasil acontece com menores de idade. de acordo com o relatório, 15% dos casos ocorrem com dois ou mais agressores.

O disque denúncia registrou, em 2014, uma média diária de 13 denúncias de abusos a meninos. Em casos envolvendo meninas, os números registraram menos de 30%. Segundo o levantamento feito no 9º Anuário Brasileiro de Segurança pública, do

FBSp, em 2014, apenas 30% a 35% dos abusos foram registrados, mas, mesmo assim, os números foram alarmantes, tendo 47,6 mil pessoas estupradas.

A pesquisa do Ipea, citada anteriormente, mostrou também que mais de 500 mil pessoas são estupradas no Brasil ao longo do ano e que, apenas 10% desses casos, são denunciados. O relatório ainda mostra que 89% das vítimas são mulheres, 24,1% dos agressores das crianças são os próprios pais ou padrastos e 32,2% são amigos ou conhecidos da família. Assim, a pesquisa aponta que, muitas vezes, o inimigo está dentro da própria casa da vítima.

Ao redor do mundo os números de casos de violência sexual são alarmantes. Segundo dados da ONU – Organização das Nações Unidas – os países que mais têm casos anuais de estupros são Estados Unidos (84.767), África do Sul (67.000), Índia (22.172), Reino Unido (15.934) e México (14.993).

Aqui e AliMitos e Verdades sobre a celulite: saiba como minimizar esse problema

Quando o assunto é celulite muitos são os questionamentos, e para sanar algumas dúvidas a nutricionista Andrea hirga separou alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira:

Refrigerante causa celulite Verdade. Não por causa do gás,

mas sim pela quantidade de açúcar adicionada nesse produto. O excesso de açúcar leva ao aumento de células de gordura no corpo e como consequ-

ência, surgem às celulites. E não é só o refrigerante, o mesmo vale para outras bebidas e alimentos calóricos e sem gás.

Roupas apertadas causam a celuliteMito. O uso diário de roupas aperta-

das não provoca a celulite, porém com-prime os vasos, principalmente os das coxas e dos glúteos prejudicando a cir-culação na região, podendo piorar um quadro já existente ou causar varizes.

Uma alimentação saudável ameniza a celulite

Verdade. A principal indicação de tratamento é a dieta balanceada asso-

ciada à prática de atividades físicas e também o consumo de 2 litros de água por dia. “para acelerar o efeito, é impor-tante consumir produtos à base de colá-geno, como o Celluctiv da Sanavita, por exemplo, que fornece a quantidade de colágeno que os estudos recomendam e que ajudam a melhorar a tonicidade e firmeza da pele, e também ingredientes com antioxidantes, que ajudam na de-sinflamação da célula de gordura”. Enfa-tiza Andrea hirga.

Celulite tem a ver com estriasMito. A Celulite não tem nenhuma

ligação direta com as estrias. A causa da

celulite é a inflamação do tecido adipo-so. Já a estria é a falta ou pouca elastici-dade da pele.

A Celulite aparece independe da cor da pele e do sexo

Verdade. A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias, embora as brancas sejam ligeiramen-te mais afetadas. Esse número é bem maior se comparado aos homens, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal.

Fonte: Medialink

Sal Rosa do Himalaia para combater enxaquecas

de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a enxaqueca atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, sen-do 75% mulheres. Sua causa provém de diversos fatores, como por exemplo: ge-nético, alimentar, emocional. Além de-

les, o uso abusivo de medicamentos pode desencadear essas fortes dores de cabeça. O que muitos não sabem, é que além de remédios, a enxaqueca pode ser tratada com uma receita na-tural de sal e limão.

Fonte: Estrela Comunicação

Page 9: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 9“Um sinal de maturidade é quando deixamos de culpar os outros pelos nossos erros.” Márcio Kuhne

Ex-aluno de SucessoCelso Braz, um aluno transformado pelo Lar dos Meninos

O amor e o carinho pelo Lar dos MVer o desempenho profissional dos seus atendidos, essa é uma das grandes alegrias dos que estão à frente do Sistema divina providência. Celso Francisco Braz foi aluno semi-interno do Lar dos Meninos nos anos 80, tendo absorvido todos os ensinamentos que recebeu e hoje sendo, além de um bom pai de família, um grande profissional. “Na época, meu educador era o carinhoso frei Genildo e sua paciência fez toda diferença em minha vida”, recorda.

durante o período que estudou na instituição, Celso fez cursos profissionalizantes de lapidação, serralheiro e marceneiro. “O que mais gostei foi de serralheria”, disse. de

acordo com ele, o que mais marcou sua vida foi a disciplina aplicada pelos funcionários do Lar. “Quando somos jovens não gostamos de receber ordens e nos achamos os donos da razão. porém, a instituição me ensinou que para tudo é necessário ter disciplina. hoje vejo o quanto os aprendizados diários foram importantes para formar o homem que sou”, salienta o ex-aluno.

Celso conta que o Lar o ajudou a crescer como ser humano e que guarda com carinho todos os momentos que viveu na entidade. “Eu não gostava de estudar. Trabalhar eu sempre trabalhei, mas ler e ficar em sala de aula não era o que realmente me atraía. porém, o Lar me motivou a renunciar minhas vontades de só querer ficar na rua. O processo de transformação começou quando iniciei meus estudos na instituição. Após ver como era tratado, meus pensamentos e objetivos foram mudando e só tenho que agradecer a todos que insistiram em meu crescimento”, disse.

O ex-aluno mora no bairro Olhos

d’Água e, atualmente, é mecânico. “Amo minha profissão. Consertar carros é uma paixão e muito do que sei aprendi no Lar”, afirma Celso. “Antes eu não gostava de estudar e hoje eu vejo como ter tomado gosto por isso foi importante. Estudo mecânica, para aprimorar meus conhecimentos, participo de feiras, workshop. Isso me fez ser reconhecido na região e a ensinar uma profissão para o meu filho, que já tem paixão por carros”, conta.

para os alunos do Lar, Celso deixa o seguinte conselho. “Seja qual for a profissão que escolherem, façam com excelência. dê o seu melhor, pois, embora você não agrade a todos, não seja somente mais um na multidão. Lutem, agradeçam por todas as oportunidades e abracem elas de todo coração”, orienta Celso.

Celso Braz, ex- aluno do Lar dos Meninos

Celso Braz, ex- aluno do Lar dos Meninos

Page 10: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

10 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Viver é um negócio muito perigoso.” Guimarães Rosa

Cesta Básica Literária

Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo

para estimular os adolescentes e jovens da Cidade a terem mais contato com a leitura, no dia 9 de maio foi iniciada a atividade “Cesta Básica Literária”, que faz parte do projeto “Muito prazer, sou a Biblioteca”. As obras literárias são levadas até as casas dos alunos, dentro da instituição, e eles escolhem um livro para ler.

O projeto tem despertado cada vez mais o interesse dos adolescentes e jovens da instituição para a leitura. Assim, a biblioteca tem recebido mais visitantes todos os dias.

Organizado pela equipe de formação religiosa da Cidade dos Meninos, no dia 22 de maio foi realizado para um culto para os alunos evangélicos. A ministração foi feita no auditório da instituição, pela pastora Jeane Cristina pereira, que ressaltou sobre o amor de deus aos homens que o temem. para fazer o louvor, o grupo Shamanayah, da Igreja Batista Monte Sinai, do bairro Sevilha, esteve presente nesse momento de adoração.

Workshop MaquiagemNo dia 24 de maio foi realizado, no setor de

beleza da Cidade dos Meninos, um workshop de maquiagem. A maquiadora e design de sobrancelhas, Cynahra pereira, ensinou aos alunos novas técnicas para aplicarem na profissão. O intuito do evento foi aumentar o conhecimento dos adolescentes e jovens para serem excelentes profissionais.

Os funcionários e alunos da Cidade dos Meninos participaram, no dia 18 de maio, de uma blitz educativa na região que abrange a instituição. A ação foi realizada no dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente e o objetivo da atividade foi conscientizar a população sobre o tema.

A blitz foi realizada em parceria com a prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves e Conselhos Municipais.

Blitz EducativaNos dias 15 e 16 de maio, os alunos da Escola Técnica da

Cidade dos Meninos apresentaram seus projetos para a bancada de profissionais do SEBRAE-MG. O objetivo foi avaliar como estavam a qualidade dos trabalhos e cada especialista deu sua opinião sobre as apresentações.

Após as instruções recebidas pelos profissionais do SEBRAE, os alunos irão fazer as modificações necessárias. A banca avaliadora foi uma preparação para a Feira Técnica, que será realizada no final deste ano.

Em homenagem ao dia das Mães, no dia 12 de maio as funcionárias da Cidade dos Meninos foram recepcionadas com um delicioso café da manhã. A equipe da cozinha preparou tudo com muito carinho para que as mamães desfrutassem de um saboroso momento.

Dia das Mães

O dia 26 de maio foi marcado por importantes visitas na Cidade dos Meninos. No período da manhã, a instituição abriu suas portas para os funcionários do Banco Intermedium, que conheceram a rotina dos alunos e ficaram encantados com os cursos de gastronomia, beleza e artesanato.

Na parte da tarde, foi a vez dos representantes do Instituto MRV visitarem a Cidade. Encantados com a grandiosidade da obra, eles tiveram a oportunidade de conversar com os responsáveis pela entidade e saberem exatamente como é o funcionamento do local.

Visitas Importantes

Projeto para despertar o gosto da leitura Culto ministrádo no auditório da instituição

Culto Evangélico

Workshop maquiagem

Blitz Educatica em Ribeirão das Neves Apresentação de projetos para banca SEBRAE-MG

Escola Técnica

Missa dos dias das Mães

Funcinários do Instituto MRV

Funcinários do bando Intermedium

Page 11: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 11“Tome cuidado com o vazio de uma via ocupada demais.” Sócrates

Nascido em setembro de 1928, na Romênia, Elie Wiesel foi um escritor judeu, sobrevivente dos campos de concentração nazistas da época do holocausto (assassinato em massa de, aproximadamente, 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial). Recebeu, em 1986, o prêmio Nobel da paz, pelo conjunto de sua obra de 57 livros, dedicada a resgatar a memória do acontecimento e a defender outros grupos que foram vítimas de grandes perseguições. Foi chamado pelo comitê do prêmio de “mensageiro para a humanidade”.

A obra mais conhecida de Elie foi “Noite”, publicado em 1955, e conta suas experiências de jovem judeu ortodoxo durante o holocausto e seu aprisionamento nos campos de concentração de Auschwitz, na

Prêmio Nobel da PazElie Wiesel

polônia, e Buchenwald, na Alemanha. Os registros do escritor abordam poemas e teologia, abrangendo uma vasta área da literatura.

Sobrevivente de um dos episódios mais cruéis da história mundial, Elie levou consigo a mensagem de paz e se tornou ativista dos direitos humanos, professor e filósofo.

Elie Wiesel faleceu em 2 de julho de 2016, aos 87 anos, em Nova York.

Lar dos Idosos

A jovem Thalyta Azevedo comemorou seu aniversário de uma forma diferente. No dia 15 maio ela resolveu celebrar mais um ano de vida ao lado dos moradores do Lar dos Idosos. Ao invés de reunir os amigos e familiares para festejar, Thalyta passou a tarde na instituição.

E, apesar de ser seu aniversário, ela não recebeu presente, mas sim deu, pois ela levou roupas para os idosos. Em gesto de amor ao próximo, Thalyta levou alegria e distribuiu sorrisos para os moradores do Lar.

A direção, funcionários e os moradores da instituição agradecem a Thalyta pelo gesto nobre e a desejam muitos anos de vida.

Aniversário do Bem

Ação Solidária

No dia 13 de maio os idosos do Lar receberam uma visita muito especial. A voluntária Cláudia Lamounier foi a instituição para deixar os moradores da instituição ainda mais bonitos.

Eles tiveram um momento de beleza, onde puderam cortar os cabelos. Ao final de cada corte, eles estavam alegres com o resultado. Além de ser um momento de beleza, foi o período que eles receberam muito amor, carinho e atenção da bondosa Cláudia.

Culto Evangélico

Elie Wiesel

Thalyta Azevedo em comemoração do seu aniversário

Voluntária Claudia em ação social

Page 12: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

12 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Agindo Deus, quem impedirá?” Isaías 43:13

1. Despojara. o mesmo que desposar; casarb. salivar abundantementec. espoliar de seus pertences; roubar, saquear

2. Hidrofobiaa. temor mórbido de ficar sem água ou líquidosb. aversão ou temor mórbido aos líquidosc. doença em animais que provoca a perda dos pelos

3.. Homiliaa. pregação em estilo familiar que busca explicar um tema ou texto evangélicob. concernente a ou próprio do homemc. prisão domiciliar, detenção provisória

4. Jaçaa. estilo de penteado, com o cabelo preso; coqueb. imperfeição na estrutura física de uma pedra preciosac. pinta ou marca na pele de nascença

5. Jubaa. caramelo, bala de açúcarb. crina de leãoc. fruto do juazeiro

6. Nácara. madrepérolab. pedra calcárea azulada originária do Egitoc. região noroeste do Egito

7. Bafioa. cheiro peculiar ao que é ou está úmido;bolor, mofob. cheiro da brisa marítimac. neblina, ar úmido e frio

VocabulárioComo está seu vocabulário?

8. Bagandaa. indivíduo ordinário, reles ou desordeirob. toco de cigarro depois de fumado, guimbac. natural de Bangladesh, país asiático fundado em 1971

9. Hígidoa. firme, duro, forteb. que diz respeito à saúde; salutarc. extremamente frio, congelado

10. Balelaa. sapatilha; sapato baixo, sem saltob. afirmação ou boato infundado ou falso; mentirac. pequeno barco de pesca

Respostas: 1.c; 2.b; 3.a; 4.b.; 5.b; 6.a;. 7.a; 8.a; 9.b; 10.b

Receita do coordenador do eixo de gastronomia do CEDIPRO, Marcus Flávio.

Gastronomia: Canjiquinha cremosa com queijo meia-cura

Ingredientes1 ½ xícara (chá) de canjiquinha de milho

1,5 litro de água

1 dente de alho

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

Preparodescasque e pique fino o alho (em tiras).

Leve ao fogo médio uma panela de pressão, sem a tampa. Quando aquecer, regue com o azeite e junte

o alho. Mexa por cerca de 1 minuto, apenas para perfumar - cuidado para não deixar o alho queimar,

isso vai amargar a receita.

Acrescente a água, junte a canjiquinha e tempere com o sal. Misture bem. Tampe a panela e deixe

cozinhar em fogo médio. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar

por mais 20 minutos.

desligue o fogo e, quando toda a pressão tiver saído e a panela parar de apitar, abra a tampa.

Junte o queijo e a manteiga gelada. Misture bem com uma espátula até a manteiga derreter. Transfira

para uma tigela e sirva imediatamente

Ingredientes2kg de filé de linguado

100ml se suco de limão

30g de tempero próprio para peixe

Modo de preparo

Português O resumo tem por objetivo apresentar com fide-lidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades como leitura competente, análise detalha-da das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação clara e objetiva do texto final. Em contrapartida, dominar a técnica de fazer resumos é de grande utilidade para qualquer atividade inte-lectual que envolva seleção e apresentação de fatos, processos, ideias, etc.

O resumo pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido es-trito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem emitir comen-tários ou juízos de valor. Dito de outro modo, trata-se de reduzir o texto a uma fração da extensão original, mantendo sua estrutura e seus pontos essenciais.

Quando não há a exigência de um resumo formal, o texto pode igualmente ser sintetizado de forma mais livre, com variantes na estrutura. Uma maneira é iniciar com uma frase do tipo: "No texto ....., de ......, publicado em......., o autor apresenta/ discute/ anali-sa/ critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se .....". Esta forma tem a vantagem de dar ao leitor uma visão prévia e geral, orientando, assim, a compreen-são de que segue. Este tipo de síntese pode, se for pertinente, vir acompanhada de comentários e julga-mentos sobre a posição do autor do texto e até sobre o tema desenvolvido.1

Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cui-dados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "fil-tragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).

Uma sequência de passos eficiente para fazer um bom resumo é a seguinte: a. ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura;b. identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discur-so político, um relato cômico, um diálogo, etc. c.identificar a ideia principal (às vezes, essa identifica-ção demanda seleções sucessivas, como nos concur-sos de beleza...); d. identificar a organização - articulações e movi-mento - do texto (o modo como as ideias secundá-rias se ligam logicamente à principal); e. identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas); f. identificar os principais recursos utilizados (exem-plos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário); g. esquematizar o resultado desse processamen-to; h. redigir o texto. Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja per-ceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificul-dades a quem resume. De todo modo, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.1. Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral. Fonte: PUCRS

Linguado ao Molho de Alcaparras Molho de Alcaparras200g de abacaxi em cubos

100g de tomate em cubos

50g de alcaparras

30g de champignon

30g de salsinha fresca

Modo de preparo

Tempere o linguado com suco de limão e tempero

para peixe, deixando reservado por 15 minutos.

depois, grelhe em uma capa.

grelhe em uma capa.

pegue o tomate, o abacaxi, as alcaparras e o

champignon e coloque em uma panela, com o

azeite e a salsinha.

Após o molho ficar pronto, regar o linguado. Receita do chefe do Restaurante-Escola Divina Providência, Alan Arantes.

Page 13: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 13“Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.” Gustave Flaubert

Voluntário VirtualEstamos precisando de você!

O Sistema divina providência precisa do seu apoio e, dessa vez, é com uma simples ação.

Que tal tornar-se um voluntário virtual?

Você pode nos ajudar compartilhando nossas notícias, ações e apelos em suas redes sociais. Essa colaboração é

muito importante para nós!

Calendário do Mês

Fases da

LUA01 09 23

MÊS DE JUNHO

17

UNIDADES• Cidade dos Meninos São Vicente de paulo• Lar dos Meninos São Vicente de paulo• Lar dos Idosos São José• Centro Infantil divina providência• Centro Infantil Creche União• CEdIpRO - Centro divina providência

profissionalizante• 12 CFps - Centros de Formação profissional

Relação de ObrasO SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA É COMPOSTO PELAS SEGUINTES ENTIDADES: • Associação de promoção humana divina providência• Associação de Resgate da dignidade humana pro-

vidência divina• Associação de Crédito ao Microempreendedor• Banco divina providência• Associação de Combate à pobreza divina providência• Associação Cultural divina providência• Arca de Noé - Atendimento a dependentes de dro-

gas e álcool

PROGRAMAS E SERVIÇOS• programa Vida Sem Fome• Central de Abastecimento • Central de Empregos

• programa Jovem Aprendiz• Jornal Solidariedade• Restaurantes populares• Gráfica divina providência

Esperamos seu contato por e-mail:[email protected]

Passatempol / Semana Mundial do Meio Ambiente02 – Dia Nacional do Combate à Cefaleia.03 –Dia Mundial do Administrador Pessoal04 – Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão / Dia de Pentecostes 05 – Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente06 – Dia de São Marcelino Champagnat (Fundador da Congregação dos

Irmãos Maristas)07 – Dia da Liberdade de Imprensa08 – Dia do Citricultor09 – Dia da Imunização / Dia do Porteiro / Dia do Tenista / Dia Nacional

do Anchieta10 – Dia da Artilharia / Dia da Língua Portuguesa / Dia da Raça Portugue-

sa11 – Dia da Marinha Brasileira / Dia do Educador Sanitário12 – Dia dos Namorados / Dia do Correio Aéreo Nacional 13 – Dia de Santo Antônio / Dia do Turista14 – Dia Mundial do Doador de Sangue / Dia do Solista / Dia Universal

de Deus15 – Corpus Christi / Dia do Paleontólogo / Dia Mundial da Conscien-

tização da Violência Contra Pessoa Idosa 16 – Dia da Criança Africana17 – Dia do Funcionário Público Aposentado18 – Dia do Químico / Imigração Japonesa19 – Dia do Cinema Brasileiro20 – Dia do Revendedor / Dia Internacional do Surf21 – Dia da Mídia / Início do Inverno / Dia do Imigrante / Dia Universal

Olímpico24 – Dia das Empresas Gráficas / Dia de São João / Dia Internacional do

Leite25 – Dia do Imigrante26 – Dia do Meteorologista 27 – Dia Nacional do Progresso28 – Dia da Renovação Espiritual / Dia Internacional do Orgulho Gay29 – Dia da Telefonista / Dia de São Pedro e São Paulo / Dia do Papa / Dia

do Pescador30 – Dia do Caminhoneiro / Dia do Economista

30

Page 14: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

14 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 "Se quiser ser feliz por um instante, se vingue. Se quiser ser feliz a vida toda, perdoe.” Tertuliano

A Igreja ainda é o único amparo

A Igreja que Sofre

"Até mesmo grandes santos têm seus momentos de fraqueza. Quando quebrou o eixo da carruagem de Santa Teresa de Ávila no meio de um riacho, ela suspirou para o céu: “Agora eu entendo, Senhor, por que tens tão poucos amigos. Porque os tratas tão mal e os fazes sofrer tanto.”

Foi um daqueles momentos de fraqueza. Mas Santa Teresa sabia: existem coisas piores do que um eixo quebrado. Isso também é verdade nos nossos dias. por exemplo, quando a terra tremeu no haiti, em janeiro de 2010, casas desmoronaram, ruíram igrejas e pontes, abriram-se crateras nas estradas. desde então, nada mais é como antes. Nem mesmo a pobreza. Já naquele tempo o haiti era um dos países mais pobres do mundo. O terremoto obscureceu ainda mais nas pessoas o olhar para o futuro.

Ainda assim os fiéis do haiti

permanecem amigos de deus. A eles falta praticamente tudo, mas a esperança eles não perderam. Esse eixo da vida resiste.

Em grande parte do país a Igreja é o único amparo, a única esperança. Em muitos lugares o Estado simplesmente não existe mais. No sudoeste da ilha as estradas terminam abruptamente. Os caminhos que levam às montanhas são íngremes e de barro pisado. Em palmes, entre colinas e montanhas, fica a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação. O jovem padre Roud Sauveur cuida de tudo sozinho. Ele dirige nove escolas com 2.780 alunos, um centro de saúde com instalações precárias e nove capelas.

É praticamente impossível celebrar a Missa em todas as capelas no fim de semana.

padre Roud não consegue vencer as grandes distâncias nem com sua bicicleta. Às vezes são dezenas de enfermos para atender em uma semana. Ele está sempre de viagem; não há tempo para a formação de catequistas e agentes de pastoral. Faltam professores nas escolas porque ninguém consegue chegar a essa região. Um veículo com tração nas quatro rodas não só facilitaria boa parte do trabalho, mas simplesmente possibilitaria a execução das múltiplas tarefas: transportar auxiliares e professores da cidade até as montanhas, levar à cidade enfermos e gestantes, e muito mais. A pé, até a cidade, são 3 horas, de carro demora uma. A ACN prometeu ajudar na compra do carro. E isso já significou ao padre Roud um sinal de esperança frente a tantas dificuldades.

Opinião dos Alunos“O Lar dos Meninos me fez enxergar a

vida de verdade. Me ensinou a ser mais organizado e a ter mais compromisso com os estudos. Fui um menino muito irresponsável, mas as intervenções e conversas me ajudaram a refletir sobre meu comportamento. Só tenho que agradecer a todos da instituição, por me tratarem com educação e carinho e me ensinarem o caminho certo a seguir.“

Jean César Souza Camelo – Lar dos Meninos São Vicente de

Keanu Reeves, talento e solidariedade reunidos em uma só pessoa

Solidariedade Pelo Mundo

Nos últimos 20 anos, o nome do ator Keanu Reeves tem sido alvo de elogios por seu talento nos grandes sucessos do cinema, como a trilogia Matrix, de Volta ao Jogo e Constantine. Mas o ator possui outras características e ainda mais nobres, diga-se de passagem.

Keanu tem tudo para ser a pessoa mais amargurada do mundo, pois veio de uma família problemática, seu pai foi preso quando ele tinha 12 anos por tráfico de drogas, viu sua futura esposa morrer em um acidente de carro e viu sua irmã lutar contra a leucemia, que felizmente venceu. No entanto, ele escolheu viver de uma outra maneira, sendo solidário e amando o seu próximo.

Com o filme Matrix, o ator ganhou, aproximadamente, 260 milhões de dólares, que repartiu 35 milhões dele com a equipe de efeitos especiais e maquiadores, dando mais de 1 milhão para cada. O restante, ele já doou mais de 70% para hospitais que cuidam de pessoas com câncer e outras instituições filantrópicas.

Além das doações constantes, Keanu Reeves possui uma instituição de pesquisa para o câncer. de acordo com o site Razões para Acreditar, o ator disse que o instituto funciona há seis anos e ajuda hospitais infantis e pesquisas para o tratamento da doença. porém, ele não gosta de atribuir seu nome ao local.

Ele é um dos poucos atores de hollywood que não mora em uma mansão, preferindo seu flat a uma casa grande e vazia. Keanu ainda não gosta de andar acompanhado por seguranças e utiliza transporte público. “dinheiro é a última coisa que eu penso. poderia viver com o que eu já trabalhei pelos próximos séculos”, afirmou Keanu em entrevista ao site.

No reino das celebridades hollywoodianas, Keanu Reeves é uma exceção, que escolheu viver fazendo o que gosta, ajudando o seu próximo e sem priorizar riquezas.

Texto retirado da revista

ECOS DO AMOR

Funcionário Exemplo

Maria Tereza da Silva, auxiliar de cozinha do Lar dos Idosos São José, está na instituição há 10 anos. Em uma rotina cheia de dedicação e amor, Maria desenvolve suas atividades com muito carinho, sempre pensando no melhor para os moradores da entidade. Alegre e querida por seus colegas, ela uma profissional competente e que trabalha muito bem em equipe.

Funcionária Maria Tereza

Page 15: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 15“Para todos os males há dois remédios: o tempo e o silêncio.” Alexandre Dumas

Matéria de Capa

Divulgue seu negócio, produto ou serviço.

Anuncie aqui:(31) 3517-3901

Inaugurada em 1961, a MIp Engenharia S.A. é uma empresa altamente reconhecida no ramo que atua, possuindo mais de 50 premiações ao longo de sua história. A MIp participou e participa das principais obras industriais do país, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

O objetivo da MIp Engenharia é transformar ideias em obras de excelência, sempre pensando no desenvolvimento sustentável. Ética, comprometimento, pontualidade e qualidade, essas são algumas características da equipe que trabalha na MIp, pensando sempre na satisfação do cliente.

Além de ser uma empresa de excelência

no ramo montagens industriais, a MIp é também uma organização que pensa na responsabilidade social e se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e da comunidade. há anos a empresa é colaboradora do Sistema divina providência.

Após conhecerem a causa da Associação, eles vestiram a camisa e apoiam a instituição no que for preciso. percebendo a necessidade dos recursos financeiros para manter mais centenas de pessoas diariamente, a MIp está sempre pronta para atender os apelos da entidade e ajudar nos eventos beneficentes.

A colaboração da MIp Engenharia é importante para que as obras do

Comprometimento e respeito à vida humana, valores que regem a MIP Engenharia

Sistema divina providência continuem ajudando crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Eles abraçaram tanto esta causa que, além da contribuição financeira, a empresa espalha a missão da instituição, afim de despertar a solidariedade em outras pessoas e organizações.

para Jairo Azevedo, presidente do Sistema divina providência, Antônio Fattorelli, presidente da MIp Engenharia, é uma pessoa muito solidária. “Ele sempre atende às nossas solicitações. É uma alegria conversar com ele sobre nossos atendidos, pois está sempre interessado em saber como estão e em ajudá-los”, afirma.

porém não é somente os atendidos do Sistema divina providência que contam com as boas ações da diretoria da MIp. Em 6 de abril de 2005, a empresa fundou a Associação dos Colaboradores da MIp Engenharia (ACME), com o intuito de realizar ações beneficentes, de cunho social e cultural, na comunidade entorno da sede da organização. A ACME atende, em especial, a comunidade carente da Vila paraíso, no bairro palmeiras, em Belo horizonte.

O respeito à vida humana é um dos pilares que regem a MIp Engenharia. Mesmo com o desequilíbrio financeiro do Brasil, a empresa procura atuar de forma solidária com aqueles que mais precisam.

Antonio Fattorelli, presidente da MIP Engenharia.

Page 16: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

16 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Os loucos às vezes se curam, os imbecis nunca.” Oscar Wilde

LiteraturaGrandes Nomes da Literatura: Luís de CamõesNascido em Lisboa, no ano de

1524, Luís Vaz de Camões é o maior nome da literatura portuguesa e um dos maiores da literatura universal. Não existem muitos registros sobre a vida de Camões, o que se sabe é que nasceu em uma família de baixa nobreza, sendo educado com moldes clássicos, dominando o latim e tendo conhecimentos da literatura e histórias antigas e modernas. Estudou na Universidade de Coimbra e serviu como militar na África, onde perdeu o olho direito.

Após agredir um oficial do rei, Camões foi preso durante um ano e, posteriormente, foi exilado em Macau, antiga colônia portuguesa na China, por 17 anos. Ao retornar à portugal, em 1570, estava com a obra Os Lusíadas pronta. publicou o livro e, de acordo com registros, recebeu uma pequena pensão pelos serviços prestados à coroa. Ao longo de sua vida, Luís de Camões escreveu poesias líricas, uma poesia épica, três peças teatrais e algumas cartas.

Luís de Camões morreu em 10 de junho de 1580, em portugal. depois do seu falecimento, sua obra lírica foi reunida na coletânea Rimas. O escritor foi um renovador da língua portuguesa, tonando-se um grande símbolo da

JC Ponzi, mais um talento da literatura nacional

Principais obras: Obras 1572- Os Lusíada1595 – Amor é fogo que arde sem se

ver1595 – Eu cantarei o amor tão

docemente1595 – Verdes são os campos1595 – Que me quereis, perpétuas

saudades?1595 – Sôbolos rios que vão1595 – Transforma-se o amador na

cousa amada1595 – Sete anos de pastor Jacob

servia1595 – Alma minha gentil, que te

partiste1595 – Mudam-se os tempos, mudam-

se as vontades1595 – Quem diz que amor é falso ou

enganosoTeatro1587 – El-Rei Seleuco1587 – Auto de Filodemo• 1587 – Anfitriões

Nascida no Rio de Janeiro, formada em direito, apaixonada por cachorros e uma leitura assídua, JC ponzi é autora dos livros “Seduzida pelo perigo”, “Sob a Face do poder”, “Sem Limites para o prazer”, “Ultrapassando Fronteiras” e “Amor de Todas as Formas”. Criativa, ponzi começou a divulgar suas histórias na internet em 2009 e, desde então, não parou mais.

Em entrevista ao Jornal Solidariedade, a escritora contou como iniciou sua carreira, dificuldades e novidades.

1) Quando começou a escrever?

Comecei a escrever Fanfics em 2009, e postava as histórias na internet, um capítulo por vez. As histórias eram acompanhadas por diversos leitores, que me incentivavam a continuar e foram os maiores incentivadores para que eu buscasse uma editora para publicá-las.

2) Por que decidiu ser escritora?

Eu sou uma pessoa muito criativa e sempre li muito, desde muito nova. Sou advogada, profissão que já requer habilidade com as palavras e com a escrita. Em 2009, senti vontade de dividir com outras pessoas as histórias que criava, e adorei receber os feedbacks, adorei saber que meus personagens estavam causando as mais diversas sensações em vários leitores. desde então, virei escritora. Foi a profissão que me escolheu, não o contrário.

3) Quais as maiores dificuldades

daprofissão?

São muitas, principalmente no Brasil, onde as pessoas, infelizmente, não têm o hábito da leitura e, as pessoas que leem, ainda têm um pouco de preconceito com a literatura nacional. Alguns autores acreditam, erroneamente, que basta ser aceito em uma boa casa editorial e o restante do trabalho está feito, mas não é bem assim que funciona. É preciso interagir com os leitores, movimentar as redes sociais, divulgar seu trabalho e, ainda, tentar driblar e saber lidar com a pirataria, um mal que nos prejudica muito.

4) Alguma editora já publicou suas obras? Como fez para conseguir uma e como fazia para divulgar seus livros sem ela?

Sou autora da Editora pandorga e da Qualis Editora. Não existe segredo para conseguir uma boa casa editorial: é necessário preparar um bom manuscrito, pesquisar as editoras e selos editoriais que se enquadrem no estilo da história e encaminhar o arquivo para análise, que sempre demora alguns meses. daí é segurar a ansiedade e cruzar os dedos. Com relação à divulgação, por óbvio estar numa boa editora ajuda, pois a distribuição nas livrarias é essencial para ter o seu trabalho conhecido no Brasil todo, mas, como eu disse acima, o trabalho de divulgação é muito mais do que isso e independe de ser autor independente ou não. É necessário a promover constantemente de seu trabalho, interagir com os leitores e movimentar as

redes sociais.

5) Qual o retorno dos leitores?

O retorno dos leitores é a melhor parte! É maravilhoso receber o carinho de cada um, os surtos pelo fim da história, os comentários sobre determinado personagem e/ou cena! Como costumo dizer, os leitores são meu combustível, são eles que me inspiram e incentivam a continuar. Amo cada um deles e adoro quando veem falar comigo!

6) Qual o tema do seu livro? Fale um pouco sobre ele.

O meu lançamento mais recente é um conto chamado AMULETO, publicado pela Editora pandorga na antologia AMOR dE TOdAS AS FORMAS, junto com outras autoras da casa. É um conto hOT recheado de adrenalina, onde as pessoas descobrirão que o amor pode surgir mesmo quando todas as adversidades parecem dizer o contrário.

SEdUzIdA pELO pERIGO, publicado pela Qualis Editora, é um thriller que mistura suspense com erotismo, e conta a história de uma jovem que se envolve com o perigo para tentar provar a inocência do irmão num crime brutal.

7) Novidades? Algum evento ou lançamento em vista?

Como disse acima, meu lançamento mais recente é um conto chamado AMULETO, publicado pela Editora pandorga na antologia AMOR dE TOdAS AS FORMAS. No início de junho, estarei lançando em e-book

na Amazon o livro ULTRApASSANdO FRONTEIRAS. E, na Bienal do Rio, está previsto o lançamento de SEM LIMITES pARA O pRAzER, pela Editora pandorga.

Com relação a eventos, vou participar do EVENTO dA MENINA, organizado pela blogueira Raffa Fustagno, do Blog A Menina que Comprava Livros, no dia 17 de junho, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. E, claro, estarei na Bienal do Rio, que acontecerá entre os dias 31 de agosto a 10 de setembro. Estão todos convidados!

JC Ponzi

comunidade lusófona internacional. eSuas obras são reconhecidas até os

dias atuais e Euclides da Cunha se tornou referência na literatura brasileira.

Luís Vaz de Camões

Page 17: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 17“Para a alma não ficar sedentária corra riscos.” Zack Magiezi

Centro de Formação Profissional:Dom João Rezende

Atendendo 32 bairros da região de Santa Luzia, região metropolitana de Belo horizonte, o Centro de Formação profissional dom João Rezende Costa tem ajudado e incentivado a comunidade local a buscar melhorias de vida por meio da profissionalização. há 11 anos o CFp funciona no bairro São Cosme e 70% dos seus alunos são adolescentes que estudam no período da tarde.

A unidade iniciou o 2º trimestre deste ano com 334 alunos, com todas as turmas bem cheias. de acordo com a coordenadora do CFp, Jéssica Faedda, todos os cursos são bem procurados. “A unidade só consegue bons resultados porque toda equipe trabalha em sintonia”, afirma. Jéssica coordena o centro profissionalizante há quatro anos, realizando um trabalho exemplar. “para mim, ser parte dessa equipe é não viver em branco, é ser para o meu próximo o que gostaria que fossem

para mim. Não há palavras que definam meu carinho e gratidão pelo Sistema divina providência. Somos uma equipe que fazemos o bem”, enfatizou.

“Trabalhar no Sistema divina providência é muito bom, pois temos o objetivo de ensinar e ajudar pessoas a levantarem sua autoestima e reacender seus sonhos, de forma que cada um construa um futuro melhor. Como instrutora, acho gratificante estar nessa instituição, porque, além de ensinar, aprendo sempre com meus alunos”, diz pâmela Stefani, instrutora de informática avançada.“Estudar nessa unidade foi uma verdadeira terapia. Os cursos são excelentes e os profissionais me ajudaram

bastante. Consegui ter minha renda, pois hoje recebo encomenda de biscoitos, bolos e salgados”, declarou Jucélia Barbosa, aluna do curso de padaria e confeitaria.

O local que funciona do CFp dom João Rezende Costa antes era um ponto de distribuição de drogas, porém hoje capacita jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A unidade oferece 11 cursos profissionalizantes e um projeto de inglês, com carga horária diferenciada, nos turnos manhã e tarde. Nesses 11 anos de atendimento, o CFp já emitiu 22.679 certificados.

17 de dezembro, às 8h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, formando 120 alunos. O CFp Santa Teresa de Calcutá fez a solenidade na própria unidade no dia 17 de dezembro, às 9h, formando 105 pessoas. O Cetai Sant’Anna fez sua celebração dia 17 de dezembro, às 9h, na Igreja da Boa Viagem, com 150 formandos. O CFp helena Stein pena formou 83 alunos, no dia 17 de dezembro, às 8h, na Comunidade Nossa Senhora Mãe da divina providência. O CFp Nossa Senhora Aparecida fez sua celebração dia 17 de dezembro, às 9h, na Igreja São José Operário, formando 211 alunos. A celebração do CFp Nita Chaves foi dia 17 de dezembro, às 10h30, na Igreja Nossa Senhora da Boa União, formando 300 alunos. O CFp São José formou 106 alunos, dia 22 de dezembro, realizando a celebração na

própria unidade. A solenidade do CFp Montes Claros foi dia 16 de dezembro, às 18h, na AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene -, formando 170 alunos. Foramomentos de grande emoção em todas as celebrações, pois o Sistema

divina providência, através da formação profissional realizada em cada unidade, conseguiu ajudar muitas pessoas que agora podem sonhar com um futuro melhor.

Aula prática de manicure e pedicure.

Equipe CFP Dom João Rezende Costa.

Turma de Informática básica

Aula prática de artesanato .

Aula prática de cabeleleiro.

Aula prática de corte e costura

Curso de Padaria e Confeitaria

Page 18: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

18 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Metas são sonhos com data de chegada.” Autor Desconhecido

Esportes

Os registros mais antigos que existem são de 7.000 anos atrás, nas pinturas ru-pestres. As escritas são de há 2.000 anos a.C. Algumas referências estão incluídas em obras históricas, como a “Epopeia de Gilgamesh”, “Ilíada”, “Odisseia” e a Bíblia Sagrada (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaí-as 25:11). Em 1538, Nikolaus Wynmann, professor alemão de linguística, escre-veu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de nadar”.

O esporte começou a ser competido na Europa no ano de 1800, principal-mente usando o estilo bruços. Alguns anos depois, em 1873, John Arthur Tru-dgen apresentou o estilo Trudgen, co-piado da modalidade crawl usado pelos índios nativos norte-americanos, crian-do uma leve variação.

A natação fez parte dos primeiros Jo-gos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. Em 1902, Richard Cavill iniciou o estilo crawl nas compe-tições e, 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA), órgão que controla os campeonatos mundiais. A modalidade mariposa foi desenvol-vida em 1930, sendo uma variante do estilo de bruços, até que, em 1952, foi

reconhecida como uma categoria dis-tinta.

A natação chegou ao Brasil em 31 de julho de 1897, quando os clubes de futebol do Botafogo, Gragoatá, Icaraí e

Flamengo fundaram, no Rio de Janei-ro, a União de Regatas Fluminense. Em 1898 eles promoveram o primeiro cam-peonato brasileiro de natação de 1500 metros. O vencedor foi Abrão Saliture, em salto livre.

Em 1913, as competições passaram a serem promovidas pela Federação Bra-sileira das Sociedades do Remo. Além dos 1500 metros livres, foram disputa-das provas de 100 metros para estre-antes, 600 metros para sêniores e 200 metros para juniores. No ano seguinte, os campeonatos brasileiros passaram a ser controlados pela Confederação Bra-sileira de desportos.

Inicialmente, a natação e as competi-ções eram praticadas somente por ho-mens. Somente em 1935 as mulheres entraram oficialmente nas disputas.

O Brasil começou a competir interna-cionalmente e alguns nadadores tive-ram destaques mundiais, como Ricar-do prado (1984), quando foi recordista mundial dos 400 metros medley e na década de 90, com Gustavo Borges, Fer-nando Scherer, Rogério Romero, danie-la Lavagnino, Adriana pereira, patrícia Amorim e Ana Azevedo.

Atualmente, as competições de nata-ção são disputadas no estilo livre, cos-tas, peito, borboleta e medley (reunindo fazendo revezando que pode ser de 200 m ou 400m). As provas de 800m é ex-clusiva para mulheres e de 1500m para homens.

Natação

Page 19: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 19“A escolha é a que acalma o coração.” Autor Desconhecido

Eventos Especiais 3º Festival Internacional de Vinhos de Gastronomia – Volta ao Mundo

Está chegando o dia do 3º Festival Internacional de Vinhos de Gastronomia – Volta ao Mundo, promovido pelo Sistema divina providência. O evento acontecerá no dia 9 de junho, de 20h às 00h, no Edifício divina providência, no bairro Olhos d’Água, em Belo horizonte. O objetivo da solenidade é arrecadar fundos para cobrir as despesas da instituição. Ainda dá tempo de adquirir seu convite e ajudar a Associação a continuar resgatando vidas. Ligue para (31) 3517-3901 e garanta sua entra-da para uma noite de requinte e sofisticação.

Page 20: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

20 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “O amor é uma estranha mania de continuar acreditando nas pessoas.” Zack Magiezi

Boa Noite Cinderela

Drogas

Composto por ácido gama-hidroxibutírico (GhB), a ketamina (Special K) e o rohypnol (Flunitrazepam), o boa noite Cinderela é uma substância que ataca o sistema nervoso central, principalmente se combinada a bebida alcoólica. A droga pode ser encontrada em forma de comprimido ou líquido.

A substância provoca amnésia durante o período de intoxicação, fazendo a pessoa perder a consciência dos seus atos, a capacidade de discernimento e dificuldade de resistir a qualquer tipo de ameaça. por causar esses efeitos, a droga é muito utilizada por assaltantes e agressores, que dopam as vítimas com a intenção de assaltá-la ou abusar sexualmente. O entorpecente também é conhecido como “droga do estupro”.

O “golpe do Boa Noite Cinderela” é

Data DestaqueDia de PentecostesAtualmente, o dia de pentecostes

é comemorado, principalmente, pela igreja católica e ortodoxa. É a celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a páscoa. Esse ano, o dia de pentecostes será comemorado no dia 4 de junho.

O termo pentecostes vem do grego pentēkostḗ, que significa quinquagésimo. Na bíblia, a comemoração desta data é citada pela primeira vez no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, onde narra o momento em que os evangelistas de Cristo receberam os dons do Espírito Santo (dons de línguas), após a subida de Jesus aos céus.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

(Atos dos Apóstolos 2:1-4)

aplicado, geralmente, em boates ou em locais com grande fluxo de pessoas, como restaurantes ou shoppings. A pessoa finge tomar a bebida com o entorpecente e oferece à vítima que, após ingerir o líquido, fica vulnerável.

Quem aplica esse golpe, normalmente, apresenta boa aparência, dificultando a vítima saber suas intenções. Esses casos dificilmente são denunciados, pois as vítimas se envergonham ao narrar o que acontece e, muitas vezes, não conseguem recordar com clareza o ocorrido. por isso, as estimativas sobre esse tipo de crime não inexistentes.

para evitar o golpe, é necessário ter cautela, não aceitando bebidas de estranhando ou descuidando-se do seu copo em lugares de grande movimento.

Personalidades da Humanidade

Platão

heráclito, parmenides e pitágoras. Com sua obra “A República”, fundou a filosofia política ocidental. Os personagens criados pelo filósofo travam diálogos abordando diversos temas de, praticamente, todas as áreas da vida pública e privada, como arte, religião, justiça, medicina, vício, virtude, crime, castigo, sofrimento, prazer, sexualidade, amor e sabedoria.

para platão, o ser humano deveria descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. de acordo com ele, a educação deve desenvolver o homem moral. Afirmou também que a mesma educação dada ao homem deveria ser dada à mulher.

Filósofo e matemático da Grécia Antiga, platão foi autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia de plantão, em Atenas, a primeira instituição de ensino superior no mundo ocidental. Juntamente com Sócrates, seu mentor, e Aristóteles, seu pupilo, ele ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, ciência e da filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre coisas sensíveis (inteligência) e visíveis (seres vivos e matéria).

Importante para a história da filosofia, plantão é responsável por estudiosos terem acesso aos registros de diversos pensadores da Grécia Antiga, como

Platão

Page 21: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 21“O que estraga a felicidade é o medo.” Autor desconhecido

Centro Infantil Divina Providência

Dia do Índio

No dia do Índio, 19 de abril, as crianças do Centro Infantil divina providência se fantasiaram de pequenos curumins. Os alunos confeccionaram cocares e foram pintados pelas mães sociais.

Além disso, eles aprenderam mais sobre a cultura indígena, sendo incentivados a respeitarem as diferenças entre os povos, o meio ambiente e a serem solidários com as tribos.

Dia do LivroNo dia 18 de abril foi o dia Nacional

do Livro Infantil e as crianças do Centro Infantil participaram de uma atividade especial para comemorar a data. Os alunos produziram vários livros e o exercício teve o objetivo de mostrá-los a importância da leitura.

As crianças apresentaram suas obras aos demais colegas e ainda participaram de uma divertida contação de histórias, feita pela coordenadora de setor Isabel e pela supervisora Fernanda.

Dia do Índio

Dia do Livro na instituição.

Crianças do Centro Infantil recebendo doações do Sesc Mesa Brasil.

No dia 18 de abril foi o dia Nacional do Livro Infantil e as crianças do Centro Infantil participaram de uma atividade especial para comemorar a data. Os alunos produziram vários livros e o exercício teve o objetivo de mostrá-los a importância da leitura.

As crianças apresentaram suas obras aos demais colegas e ainda participaram de uma divertida contação de histórias, feita pela coordenadora de setor Isabel e pela supervisora Fernanda.

Obrigado, Mesa Brasil

Dia das MãesAs crianças do Centro Infantil fizeram uma linda surpresa para as mamães. No dia

19 de maio elas apresentaram lindas canções, homenageando aquelas que sempre fazem tudo por elas.

Dia das Mães

CoroaçãoMaio é o mês de Maria. para homenagear a mãe de Jesus, as crianças do Centro

Infantil fizeram, durante todo o mês, a coroação de Nossa Senhora, expressando o amor pela mãe de Cristo.

Coroação

Page 22: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

22 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.” Hebreus 6:15

A responsabilidade das instituições financeiras pelos crimes ocorridos no interior do estabelecimento bancário. Risco inerente à atividade econômica.

Artigo Jurídico

A responsabilidade das instituições financeiras pelos crimes ocorridos no interior do estabelecimento bancário. Risco inerente à atividade econômica.

O caso que será analisado nesta coluna decorre do infortúnio de um leitor, que foi vítima de um assalto ocorrido dentro de uma agência Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, local onde existe “banco postal” de uma grande instituição financeira brasileira. Nosso leitor, a quem chamaremos de Marcelo, indaga-nos sobre quem seria responsável por ressarcí-lo dos prejuízos experimentados em razão do assalto sofrido.

Antes de adentrar no mérito da questão, justifica-se uma rápida digressão sobre as origens dessa modalidade de banco postal dentro de agências dos Correios. A ideia nasceu da necessidade de conferir efetividade ao programa Nacional de desburocratização do Governo Federal, ampliando o acesso da população a serviços prestados por instituições financeiras. Assim foi criada a figura do correspondente bancário.

O objetivo da atividade de correspondente bancário é levar serviços e produtos bancários mais elementares à população, proporcionando a inclusão social e acesso ao sistema financeiro, conferindo maior capilaridade ao atendimento bancário. Ou seja, trata-se de complemento das atividades das instituições financeiras. por outro

lado, ao realizar a atividade de banco postal, os Correios buscam aumentar seus ganhos, pois por meio dessa relação o correspondente utiliza a marca do banco para atrair clientes, fidelizar consumidores, acessar serviços e produtos do sistema financeiro e agregar valor ao negócio.

A prestação de serviços bancários traz, em sua essência, risco à segurança. Afinal, são atividade financeira com guarda de valores e movimentação de numerário, além de diversas outras ações tipicamente bancárias. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que nos casos de assaltos dentro de agências bancárias, o risco é inerente à atividade bancária. Ou seja, a instituição financeira (banco) deve assumir o ônus desses infortúnios, sendo que “roubos em agências bancárias são eventos previsíveis”, infelizmente.

Atualmente, os Correios prestam atividades tipicamente bancárias e oferecem publicamente tais serviços (equipamentos, logomarca etc.). Na prática, portanto, o consumidor efetivamente crê que o banco postal (correspondente bancário) nada mais é do que um banco com funcionamento dentro de agência dos Correios.

No caso específico do Marcelo, nosso leitor, o serviço prestado pelos Correios foi inadequado e ineficiente porque descumpriu o dever de segurança legitimamente esperado

pelo consumidor. O assalto sofrido pelo Marcelo configura aquilo que os juristas chamam de fortuito interno, porquanto incide na proteção dos riscos esperados da atividade empresarial desenvolvida. E, portanto, segundo a jurisprudência do STJ, não há que se falar em caso fortuito para fins de exclusão da responsabilidade dos Correios.

dentro do seu poder de livremente contratar e oferecer diversos tipos de serviços, ao agregar a atividade de correspondente bancário ao seu empreendimento, os Correios acabaram por criar risco inerente à própria atividade das instituições financeiras, devendo por isso responder pelos danos que esta nova atribuição tenha gerado aos seus consumidores, uma vez que atraiu para si a responsabilidade de fornecer a segurança legitimamente esperada para esse tipo de negócio.

Nosso leitor foi vítima de assalto ocorrido em agência dos Correios quando fazia uso dos serviços do banco postal. Trata-se de típica relação de consumo (as contratações tanto dos serviços postais como dos serviços de banco postal oferecidos pelos Correios revelam a existência de contrato de consumo). Assim, utiliza-se o Código de defesa do Consumidor, que determina que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

Nessa linha, o Superior Tribunal de Justiça utiliza o Código de defesa do Consumidor para reconhecer a responsabilidade das instituições financeiras nas mais diversas situações, como por exemplo: pelo assalto a cliente em caixa eletrônico (REsp 488.310⁄RJ, Rel. p⁄ Acórdão Min. Aldir passarinho Junior, 4ª Turma, dJ 22⁄03⁄2004); por roubo ao consumidor em estacionamento comercial vinculado ao banco (AgRg no AREsp 376.268⁄Sp, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, 4ª Turma, dJ 06⁄03⁄2014); por assalto a posto bancário (REsp 599.546⁄RS, Rel. Ministro hélio Quaglia Barbosa, 4ª Turma, dJ 12⁄03⁄2007); ou ainda “pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias” (Súmula 479⁄STJ).

Voltando ao caso de nosso leitor, conforme demonstrado as decisões majoritárias dos tribunais superiores são no sentido de responsabilizar as instituições financeiras – e os respectivos correspondentes bancários - pelos crimes ocorridos no interior do estabelecimento. Trata-se de risco inerente à atividade econômica. por isso, o Marcelo poderá, em tese, ser ressarcido pelos danos materiais e morais sofridos em decorrência do assalto que sofreu dentro da agência dos Correios que atuava como correspondente bancário.

Rodrigo Freitas é advogado do TPC – Toledo, Paoliello, Perpétuo, Pessoa e Cabral Advogados.

Page 23: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 23“Saudade engole a gente, menina.” Chico Buarque

19 de junho de 1096 – Início das Cruzadas

29 de junho de 1958 – Seleção Brasileira de Futebol é campeã pela primeira vez no mundial

O que aconteceu no mundo em JunhoA primeira Cruzada foi convocada em

1095, pelo papa Urbano II, durante o Concílio de Clermont, para atender um pedido do imperador bizantino, Aleixo I. O monarca precisava de apoio militar para combater os turcos selijúcidas (povo nômade da religião islâmica sunita) na península da Anatólia. Os expedidores ficaram conhecidos como Cruzados, pois carregaram uma grande cruz estampada nas vestimentas. Como “pagamento” por suas participações, eles ganhavam o perdão de seus pecados.

A primeira expedição durou quatro anos (1096 a 1099), havendo uma

A Copa do Mundo FIFA de 1958 aconteceu entre os dias 10 e 29 de junho. O campeonato foi sediado na Suécia, com jogos realizados nas cidades de Borás, Eskistuna, Gotemburgo, halmstad, heisingborg, Malmo, Norrkoping, Orebro, Sandviken, Solna, Uddevalia e Vasterás.

O torneio foi disputado por 16 seleções, sedo 12 europeias (Suécia, Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, hungria, União

Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e país de Gales) e 4 americanas (Argentina, Brasil, México e paraguai).

O final da Copa do Mundo foi disputado por Brasil e Suécia, no Estádio Râsunda, com um público de 50.000 pessoas. Em uma partida emocionante, a seleção brasileira venceu os suecos por 5 a 2, consagrando o time em seu primeiro prêmio mundial de futebol.

peregrinação armada para o Oriente, por meio de solo e mar. porém, o período das Cruzadas durou de 1096 a 1270, com várias expedições formadas sob o controle da igreja. Elas foram o ponto de partida a uma série de outras campanhas militares de caráter religioso e político. porém, a igreja não era a única interessada na conquista de novas terras, algumas cidades mercantilistas, como Veneza e Gênova, vislumbraram a ideia de ampliar seus negócios.

Os principais objetivos dos confrontos eram retomar o controle da Terra Santa (Jerusalém) que estava sob controle dos muçulmanos e fortalecer a presença

deixar de agir ou manifestar-se quando necessário ou esperado. deixar de mencionar, dizer ou escrever. deixar de fazer o que deveria ser feito ética, moral ou juridicamente. deixar cair no esquecimento, postergar, deixar de lado, passar por cima, passar em silêncio. A omissão é um pecado muito sério, pois, ao deixarmos de dizer uma verdade, podemos estar nos beneficiando, beneficiando outrem e prejudicando outros. Às vezes, agimos por comodismo para não nos comprometermos. Outras vezes, agimos por conveniência, pois a verdade pode nos prejudicar. É “deixar como está, para ver como vai ficar”.

Existem momentos na vida que nos exigem uma definição, uma postura. Isso é um ato de cidadania, de cristianismo. Não podemos trair nossa consciência. devemos assumir se praticamos uma atitude covarde. Vendo que um inocente vai pagar por algo que não cometeu, se sabemos quem é o verdadeiro culpado (principalmente se somos nós mesmos), temos obrigação de contar a verdade. Omitir pode parecer um ato sem maiores consequências, mas, se não faz o mal, também não faz o bem.

Neste momento, lembremos das taxativas palavras de Cristo, que disse: “Vinde benditos do meu pai para o reino do céu, porque tive fome e me destes de

comer, sede e me destes de beber, nu e me vestistes, prisioneiro ou doente e me visitastes, peregrino e me acolhestes.” dirão estes: Não nos lembramos de ter feito tais coisas. Ao que Jesus diz: “Todas as vezes que fizestes isso ao seu próximo, foi a Mim que o fizestes”. Também dirá para os outros: “Ide, malditos, para o fogo eterno, pois tive fome e não me destes de comer, sede e não me destes de beber, nu e não me vestistes, preso ou doente e não me visitastes, peregrino e não me acolhestes”. Estes dirão: “Senhor, quando Te vimos em todas estas situações e não Te socorremos?” E Jesus dirá: “Todas as vezes que deixastes de fazer isto ao seu próximo, foi a Mim que deixastes de fazer.” Esta é a melhor definição que temos para o pecado da omissão: “Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem para não nos tornarmos omissos”. Um exemplo clássico é o de pilatos que, estando convencido da inocência de Jesus, preferiu ficar bem com os dirigentes da época e “lavar as mãos” dizendo: “Sou inocente da morte dele”, enquanto o certo seria não ceder às pressões.

Muitas pessoas julgam que nunca fizeram nada errado porque nunca mataram nem roubaram. É necessário saber se venceram seu egoísmo, comodismo e amor próprio e se

dedicaram a fazer o bem, pois, para se salvar, não basta não fazer o mal, é necessário preocupar-se com o irmão que sofre e precisa de nós. É necessário fazer o bem. precisamos assumir posturas na vida que demonstrem claramente o que somos e de que lado estamos. Não podemos alimentar a ambiguidade. Não podemos ficar “em cima do muro” para pularmos para o lado que for mais conveniente. Não podemos ser oportunistas.É necessário sermos definidos. É necessário tomarmos uma posição por

convicção e não por interesse. Não podemos trair nossa consciência.

para isso, não precisamos brigar nem nos indispor com ninguém, basta assumir nossas posições com firmeza. Só podemos votar em quem acreditamos, só podemos elogiar sem bajulação. É necessário ser honesto consigo mesmo.

Jairo Azevedo

Princípios MoraisOmissão

dos cristãos ortodoxos no Oriente. A primeira Cruzada teve participação de nobres cristãos europeus e integrantes do povo mercenário.

A Cruzada foi um marco na mentalidade e relações entre cristãos ocidentais, orientais e muçulmanos. Apesar de não terem alcançado seus objetivos, as expedições acabaram resultando em outras consequências, como o enfraquecimento a aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.

Seleção Brasileira de 1958

Page 24: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

24 Jornal Solidariedade - Junho de 2017“Viver é um rasgar-se e remendar-se.” Guimarães Rosa

Restaurante-Escolapara melhor atender o público, o Restaurante-Escola divina

providêcia está com várias promoções. São elas:- Cliente Especial:É realizado um cadastro de nosso cliente e ele recebe o cartão

fidelidade, onde toda refeição que ele fizer é carimbada e, ao completar 10, ganha um almoço. Além disso, o portador desse cartão goza de outros benefícios, onde, toda semana, é escolhido um dia para que o cliente receba um brinde (um suco natural, um sorvete, uma sobremesa, um chocolate especial ou uma peça de artesanato produzida na Cidade dos Meninos).

- Apresente seus amigos:O cliente que apresentar o Restaurante-Escola para um amigo,

ganhará um chocolate artesanal, feito em nossos cursos de chocolataria. para aquele que indicar 10 amigos, ganha uma refeição como cortesia.

- Comemore seu aniversário:Reservando sua mesa, com antecedência, o aniversariante ganha

Cadastre-se e receba seu cartão fidelidade, que lhe dará muitas vantagens.

Informe-se com nossos funcionários

SISTEMA

José Antonio da Silva

12345678910 uma torta. Aos que não fizerem reserva antecipadamente, ganharão um chocolate ou uma sobremesa especial.

Essas e outras comodidades são para os clientes que obtiverem o cartão fidelidade. para isso, é necessário preencher uma ficha, com e-mail e endereços das redes sociais, no ato do pagamento.

para as empresas que quiserem ter convênio com o Restaurante-Escola divina providência, basta procurar a gerência e conferir os descontos e vantagens. Os funcionários das empresas conveniadas terão uma carteirinha especial.

Central de EmpregosA Central de Empregos do Sistema divina providência é um banco de

oportunidades para quem procura uma vaga no mercado de trabalho. O programa possui um banco de currículos, cujos candidatos são alunos e ex-alunos dos nossos CFps (Centros de Formação profissional) e de profissionais em busca de novas oportunidades.

É um facilitador de trabalho das empresas contratantes, pois realiza o processo de recrutamento, seleção e encaminhamento dos profissionais adequados, sem cobrar por esse serviço. A Central de Empregos possui parceria com mais de 60 empresas.

Vagas em aberto:

VAGAS EM ABERTOConfeiteiro Requisitos: Ambos os sexos / experiência mínima de 6 meses na área Atividades: profissional com experiência em confeitaria seca, bolos artesanais, tortas e sobremesas em geral

Auxiliar de Serviços Gerais PCDRequisitos: Ambos os sexos / Ensino médio completo / experiência na área / Ser pessoa com deficiência.Atividades: Limpeza em geral, manutenção e organização do local.Horário: Escala 12 x 36, de 7h às 19h.Salário: Compatível com o mercado + vale transporte + alimentação no local + seguro de vida + plano de saúde e odontológico + descontos em cursos de idiomas e faculdades.Local: Olhos d’Água – Belo horizonte

Professor de ReforçoRequisitos: Ambos os sexos / superior completo em pedagogia / experiência mínima de 1 ano como professor.Atividades: Ministrar aulas conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, desenvolver trabalhos em sala de aula e esclarecer dúvidas, dando suporte escolar.horário: de segunda à sexta, de 7h às 17h.Salário: Compatível com o mercado + vale transporte + alimentação na empresa + seguro de vida + plano de saúde e odontológico + descontos em faculdades e cursos de idiomas. Local: Ribeirão das Neves (necessário residir próximo)

Page 25: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 25“Não julgue as pessoas por suas amizades. Judas tinha amigos impecáveis.” Paul Verlaine

Lar dos Meninos São Vicente de Paulo

Dia das MãesNo dia 12 de maio, funcionários e alunos do Lar dos Meninos fizeram uma

linda homenagem para as mães da instituição. para dar início as comemorações, foi celebrada uma missão de ação de graças, pelo frei Genildo Bezerra. O clérigo falou sobre a importância da mãe na vida de um filho, ressaltando seu amor incondicional.

para mostrar todo amor e gratidão a todas as mães, ao final da missa, os alunos realizaram a coroação de Maria, mãe de Jesus Cristo, em um gesto de adoração. Foi um momento em que todos expressaram sua fé.

Após a coroação, foi servido um delicioso almoço, preparado com muito carinho por toda equipe da cozinha. Ao final, as mães, que são funcionárias do Lar,

Missa do dia das Mães

Os alunos do curso de marcenaria do Lar dos Meninos participaram, no dia 28 de maio, do show do cantor sertanejo Michel Teló. Na oficina profissionalizante, ministrada por Michele Luz, os jovens confeccionaram um quadro decorativo para o quarto do 2º filho do cantor e da atriz Thaís Fersoza, Teodoro, que está nascerá em junho deste ano.

Os alunos do Lar foram convidados por Michel Teló para assistirem seu show, que aconteceu no Minascentro. Ao final do espetáculo, os jovens entregaram o presente para o cantor e desejaram muito sucesso para ele e que Teodoro nasça forte e saudável.

Alunos do Lar dos Meninos participaram do show de Michel Teló

Reunião de Paispensando em firmar os laços entre instituição e família, no dia 20 de maio, os

pais dos alunos do Lar dos Meninos participaram de uma reunião. Cada educador, responsável pela comunidade e por acompanhar o adolescente no dia a dia, se reuniu com os pais para colocá-los cientes sobre a vida estudantil do seu filho.

Em um encontro produtivo, os pais ouviram atentamente os educadores e coordenadores pedagógicos, tomando conhecimento da rotina de seus filhos e como estão as notas escolares. Agradecidos, as famílias agradeceram aos funcionários do Lar o carinho que recebem seus filhos e por ajudarem a serem pessoas melhores.

Reunião de Pais

Alunos do Lar dos Meninos com o cantor Michel Teló

Colaboradores Exemplo

Em João 15:12 diz “este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”. O maior mandamento de Jesus Cristo é o amor, exercendo esse sentimento sem distinção, preconceito ou julgamentos. Não são todos que abrem o coração para esse ensinamento, mas existem aqueles que se colocam no lugar do seu próximo e o abraça com muito amor.

Assim é o voluntário do Sistema divina providência Carlos Otávio Stein pena, presidente do Grupo Spasso, empresário que abraça a necessidade

bons profissionais, são seres humanos de coração aberto e que sentem a dor do seu irmão. Eles ajudam a plantar a semente do amor, colhendo os frutos ao verem o sorriso de gratidão de cada atendido pela instituição.

A satisfação de ver milhares de crianças, jovens, adultos e idosos felizes, renova a esperança e prova que, em meio a um mundo tão desigual, ainda existem pessoas que obedecem ao grande mandamento de Cristo, de amar o seu próximo.

do outro, amando-o e seguindo os mandamentos de Cristo. há mais de 20 anos ele ajuda a Associação e seus atendidos, doando recursos financeiros e um pouco do seu tempo para levar esperança aos que já não tem.

Ser voluntário vai além de doar tempo, é levar amor, carinho e alegria para os que vivem nenhuma expectativa de vida. É mostrar que, com fé e determinação, é possível ver a tão esperada luz no fim do túnel e viver de maneira digna. Carlos Otávio, assim como seu irmão Cláudio, são mais que

Marcelo Candiottoo

Page 26: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

26 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Viver é um rasgar-se e remendar-se.” Guimarães Rosa

SaúdeDor de gargantaA dor de garganta pode ser um

sintoma muito doloroso, que incomoda o paciente. A maioria dos casos de dor de garganta indicam doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, que cessam sem tratamento médico ou então com o uso de anti-inflamatórios. Várias condições podem causar uma dor de garganta, e é preciso ficar atento caso o sintoma não desapareça - em caso de dúvida, procure um médico.

CausasEm geral, as causas mais comuns

para a dor de garganta são: A dor de garganta pode ser ocasionada

por uma infecção viral. Entre as causas mais comuns estão:

• Gripe ou resfriado, os tipos mais comuns de infecção viral

• Laringite (A maioria dos casos de inflamação nas cordas vocais é viral. Os sintomas são voz rouca e tosse, que por sua vez traz muito incômodo).

• Faringite (geralmente é viral, e a pessoa sente dor para engolir e falar, além de sentir a inflamação que parece estar atrás da língua).

• Amigdalite (casos de inflamação viral nas amígdalas são identificados por vermelhidão, inchaço ou secreções no local)

•Mononucleose

•Parotidite infecciosa

•Herpangina

•Faringoamigdalite (infecção na faringe e na amígdala)

Infecções

bacterianas

ma infecção bacteriana pode também levar a uma forte dor de garganta, e as principais causas são:

• Faringite (essa inflamaçãotambém pode ser bacteriana, e nesse caso é comum encontrar tambémpus,

além dos sintomas já citados).•Amigdalite(asinfecçõesbacterianas

nas amígdalas são identificadas com a presença de pus. pode vir acompanhada de adenoidite)

•Inflamaçãodaepiglote(epiglotite)

•Inflamaçãodaúvula(uvulite)•Faringoamigdalite•Emraroscasos,doençassexualmente

transmissíveis (dST), como a gonorreia ou a clamídia, podem ocasionar dor de garganta.

Na consulta médica

Se a dor de garganta persistir por mais de uma semana, você deve buscar atendimento médico para investigar as causas e fazer o tratamento adequado. No exame físico, o médico pode pedir que você abra a boca para que examine a existência de pus ou inflamação. Ele também pode medir a sua temperatura para identificar se você tem febre.

11 atitudes que facilitam a consulta médica

Seu médico pode fazer as seguintes perguntas a você durante a consulta.

Esteja pronto para respondê-las e ajude-o a descobrir o seu diagnóstico:

•Quandoadordegargantacomeçou?

•Vocêtevefebre?

•Vocêtemoutrossintomasassociadoscom a dor de garganta, como dor no corpo?

• O que faz a sua dor de garganta

piorar? •Outrosmembrosdafamília,amigos

ou colegas de trabalho têm queixas semelhantes?

•Vocêtevesuasamígdalas

removidas?

•Vocêfoidiagnosticadocomfaringite

no passado? Como foi tratado? •Quais tratamentos em casa você

já tentou? •Quaismedicamentosvocêjátentou

para curar a dor de garganta?

Fonte: Minha Vida

Voluntários ExemploEm João 15:12 diz “este é o meu

mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”. O maior mandamento de Jesus Cristo é o amor, exercendo esse sentimento sem distinção, preconceito ou julgamentos. Não são todos que abrem o coração para esse ensinamento, mas existem aqueles que se colocam no lugar do seu próximo e o abraça com muito amor.

Assim é o voluntário do Sistema divina providência Carlos Otávio Stein pena, presidente do Grupo Spasso, empresário que abraça a necessidade do outro, amando-o e seguindo os mandamentos de Cristo. há mais de 20 anos ele ajuda a Associação e seus atendidos, doando recursos financeiros e um pouco do seu tempo para levar esperança aos que já não tem.

Ser voluntário vai além de doar tempo, é levar amor, carinho e alegria para os que vivem nenhuma expectativa de vida. É mostrar que, com fé e determinação, é possível ver a tão esperada luz no fim do túnel e viver de maneira digna. Carlos Otávio, assim como seu irmão Cláudio, são mais que bons profissionais, são seres humanos de coração aberto e que sentem a dor do seu irmão. Eles ajudam a plantar a semente do amor, colhendo os frutos ao verem o sorriso de gratidão de cada atendido pela instituição.

A satisfação de ver milhares de crianças, jovens, adultos e idosos felizes, renova a esperança e prova que, em meio a um mundo tão desigual, ainda existem pessoas que obedecem ao grande mandamento de Cristo, de amar o seu próximo.

Carlos Otávio e Cláudio Stein

Page 27: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 27

Nesses dois anos e meio de atividades, o CEdIpRO tem buscado desenvolver um planejamento bem definido de seus programas, com metas preestabelecidas para atingir os objetivos propostos em cada curso e área de formação profissional. A partir desse planejamento e do acompanhamento diário, tem sido possível identificar onde é necessário propor maiores intervenções e, com base nessa análise, foi elaborado um plano de ação para verificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas relevantes em relação às metas e aos objetivos a serem alcançados em 2017.

Como parte dessas ações, iniciou-se o Ciclo de Treinamento em Serviço. O primeiro encontro foi no último dia 26 de maio, com a palestra “ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: EMPREGABILIDADE, EMPREENDEDORISMO, COMPORTAMENTO”, proferida pelo consultor Rômulo de Souza Falcão, sócio diretor da d&R Consultoria.

Estamos num momento de expansão, e torna-se necessário levar em conta o ambiente interno e externo, numa visão holística do contexto em que se encontra inserido o CEdIpRO, sem esquecer da necessidade de elencar alguns aspectos que vêm se mostrando essenciais, como, por exemplo, a efetiva definição de papéis e funções. Qualquer instituição deve ser norteada a partir de um contínuo esforço de resposta a questões basilares, como: qual o seu perfil e papel social? aonde quer chegar? que fatores externos e internos são importantes? como atingir seus objetivos? Entender esses questionamentos é, portanto, fundamental para mobilizar a equipe CEdIpRO para atingir o sucesso e construir coletivamente o futuro institucional.

Muitas vezes parece tão fácil falar em resultados; o que não é verdade. Na verdade, chegamos à conclusão de que, para alcançar

bons resultados, é necessário construir o aqui e agora com vistas ao futuro; e o futuro é incerto, não podemos prevê-lo, mas é possível preparar suas bases a partir de um planejamento detalhado. dessa forma, temos buscado superar todas as dificuldades e mobilizar nossas forças para construir, dia após dia, um novo CEdIpRO. Nesse sentido, o Ciclo de Treinamento em Serviço será uma importante ferramenta para que tenhamos uma equipe cada vez mais coesa e afinada, em que cada um de nós, em seu papel específico, contribua na consolidação de um objetivo comum.

O ambiente de aprendizagem e convivência certamente mudará para melhor quando ocorrer, efetivamente, a congruência de objetivos e metas de todos os colaboradores envolvidos no processo – alunos, instrutores e demais funcionários, vistos aqui como parceiros –, pois a gestão de pessoas é de fundamental importância frente a essas mudanças tão sonhadas e esperadas.

Vale ressaltar que, até o momento, toda estratégia utilizada no CEdIpRO voltada para a organização tem sido proveitosa, pois tem demandado mudança de atitudes e comportamentos. Nesses dois anos de aprendizagem e caminho com a equipe CEdIpRO, está muito claro pra mim que gerir pessoas significa gerir vidas, talentos, sonhos, projetos e, muitas vezes, gerir o descontentamento e a insatisfação de muitos ou de alguns. porém, está claro também que esse processo conflituoso de desenvolvimento humano e autoconhecimento resulta sempre numa relação de ganhadores – no caso, entre organização e pessoas.

Acredito que, para gerir uma equipe, é necessário descobrir como lidar com os diferentes desafios de cada dia. E, quando falo de desafio, falo inclusive das diferenças que se encontram no próprio grupo ou equipe.

Cada um tem seu perfil, sua personalidade, crenças, valores, e, juntos, contribuem para a efetivação de um nobre trabalho, que é ensinar e transformar vidas, pois essa é a nossa missão.

Quero ressaltar que, no CEdIpRO, não há espaço para o individualismo; toda atividade ou resultado apresentado é fruto de muito trabalho, determinação, comprometimento e amor por parte de todos que aqui desenvolvem suas funções; não há um ou outro melhor ou pior, somos todos complementares e necessários. portanto, conquistas, elogios, reconhecimentos ou fracassos e frustrações são de todos nós.

CEDIPRO CICLO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO – UMA ESTRATÉGIA DEQUALIFICAÇÃO DE NOSSAS AÇÕES

Capacitação de Funcionários

Equipe CEDIPRO

Sandra Lopo - Coordenadora Geral CEDIPRO

Page 28: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

28 Jornal Solidariedade - Junho de 2017 “Se quiser ser feliz, liberte-se.” Zíbia Gasparetto

Notícias DiversasCinemaConfira algumas novidades que estreiam em junho nos cinemas:

Sinopse: A atriz Gal Gadot assume o papel-título do épico de ação e aventura dirigido por patty Jenkins. Antes de tornar-se Mulher-Maravilha, ela era diana, princesa das Amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada numa isolada ilha paradisíaca, diana descobre que um grande conflito assola o mundo para além de suas fronteiras quando um piloto americano cai com seu avião nas areias da costa. Convencida de que é capaz de vencer a ameaça de destruição, diana parte da ilha. Lutando lado a lado com homens numa guerra que pretende acabar de vez com todas as guerras, ela vai descobrir todos os seus poderes… e seu verdadeiro destino.

Mulher-Maravilha (lançamento 01 de junho)

Sinopse: ‘homens de Coragem ‘conta a história real da equipe USS Indianapolis, que fica presa no mar das Filipinas ao longo de cinco dias após entregar as armas atômicas que ajudaram no fim da Segunda Guerra Mundial. Esperando o resgate chegar, eles precisam enfrentar a fome, a sede e tubarões.

Homens de Coragem (lançamento 15 de junho)

Sinopse: A vida de Gru sempre foi uma aventura. Ao lado dos Minions, praticou as maiores trapalhadas. Com as filhas Agnes, Margo e Edith e sua companheira Lucy, descobriu que era possível ser um malvado bonzinho. Agora, Gru conhece dru, seu irmão gêmeo. Com direção de pierre Coffin e Kyle Balda, a produção ‘Meu Malvado Favorito 3‘ traz de volta os personagens mais famosos da série: Gru, Agnes, Margo, Edith, dr. Nefario e os atrapalhados Minions, além de agora apresentar dru e o novo vilão Balthazar Bratt.

Meu Malvado Favorito 3 (lançamento 29 de junho)

Formatura turma de Inglês CFP Dom João Rezende CostaA primeira turma do projeto desafiando os Gigantes, do CFp dom

João Rezende Costa formou dia 27 de abril. O programa tem o objetivo de ensinar inglês para adolescentes entre 13 e 15 anos, certificou 18 pessoas e o evento aconteceu no auditório da prefeitura de Santa Luzia.

Os cinco melhores alunos ganharam um intercâmbio, com duração de um ano, para os Estados Unidos, sendo dois patrocinados com a verba do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e três pelo doutor Wander zambelli.

O projeto desafiando os Gigante tem a duração de dois anos, com aulas três vezes por semana, totalizando seis horas semanais.

SetraBH doa livros ao Sistema Divina ProvidênciaO Sindicato das Empresas de Transporte

de passageiros de Belo horizonte – SetraBh – entregou mais de 10.000 livros as unidades do Sistema divina providência, arrecadados na campanha O Livro Acolhe, Abriga e Ensina.

A Cidade dos Meninos São Vicente de paulo e o Centro Infantil divina providência, localizados em Ribeirão das Neves, receberam 5.724 livros didáticos, técnicos e de literatura. O Lar dos Idosos São José

Seja um Voluntário

promovemos todos os anos um evento chamado Semana pedagógica, onde compartilhamos trocas de experiência por meio de palestras, rodas de conversas ou atividades práticas. para que esse momento aconteça, contamos com a ajuda de parceiros que desenvolvem e capacitam nossos funcionários.

Estamos procurando profissionais para nos auxiliar na próxima Semana pedagógica, como nutricionistas, esportistas, músicos, pedagogos, administradores e outros. Oferecemos ajuda de custo para o deslocamento do palestrante e temos alimentação no local do evento.

Sinta-se convidado para nos visitar e conhecer um pouco mais

do nosso trabalho. Entre em contato conosco pelo

telefone: 3517-3926 Ermívea ou deisiane.

O evento acontecerá entre os dias 17 e 20 de julho, na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves.

Lar dos Idosos São José e o Lar dos Meninos São Vicente de paulo, situados no bairro Olhos d’Água, receberam 165 livros de literatura e religiosos, além de 4.024 obras didáticas, técnicas e de literatura. As crianças do Centro Infantil Creche União também foram agraciadas com 300 livros infantis e de colorir.

Doação Lar dos Meninos, Creche união e Lar dos Idodos

Cidades dos Meninos e Centro Infantil

Page 29: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 29

Ação SocialNo dia 23 de maio, no período da tarde, os alunos do curso de cabeleireiro do Centro de Formação profissional Santa Teresa de Calcutá realizaram uma

ação social no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social- havaí Ventos. Acompanhados pela instrutora Vilma Alves, os alunos atenderam a comunidade local fazendo atendimento de corte de cabelo masculino e feminino, escova

e prancha.Além de poderem praticar as teorias vistas em sala de aula, os alunos levaram alegria para os moradores da região que, ao final de cada procedimento, sentiram-se mais bonitos.

Page 30: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

30 Jornal Solidariedade - Junho de 2017

Cidade dos Meninos São Vicente de PauloCentro Infantil Divina ProvidênciaCentro Infantil Creche União

Lar dos Idosos São JoséLar dos Meninos São Vicente de Paulo

BALANCETE UNIDADES DE ATENDIMENTO INTEGRAL -ABRIL 2017

BALANCETES

Cidade dos Meninos

Centro Infantil Divina

Providência

Centro Infantil União

Lar dos Idosos

Lar dos Meninos Total

Receitas do mês 585.198,12 156.678,92 89.440,60 56.152,17 70.430,05 957.899,86

Saldo Caixa em 01/04/2017 7.278,01 4.296,20 0,00 0,00 0,00 11.574,21

Saldo Conta Corrente em 01/04/2016 11.028,63 676,92 20.386,54 45.059,66 19.426,81 96.578,56

RECEITAS DOS MÊS+SALDO ANTERIOR 603.504,76 161.652,04 109.827,14 101.211,83 89.856,86 1.066.052,63

Receitas 585.198,12 156.678,92 89.440,60 56.152,17 70.430,05 957.899,86

1.01 - CONTRIBUIçÕES 424.816,55 99.317,69 426,00 19.021,51 41.205,46 584.787,21

1.02 - CONTRIBUIçÕES ATRAVÉS dE pAdRINhOS 91.356,00 47.075,00 503,49 28.725,66 18.799,59 186.459,74

1.08 - VENdA dE pROdUTOS E SERVIçOS 21.823,11 5.492,00 0,00 0,00 2.925,00 30.240,11

1.12 - RECEITAS FINANCEIRAS 6,24 2,23 899,53 14,75 0,00 922,75

1.13 - VENdA dE ATIVO pERMANENTE 0,00 0,00 0,00 0,00 7.500,00 7.500,00

1.14 - RESSARCIMENTO / ESTORNO dESpESAS 47.196,22 4.792,00 0,00 0,00 0,00 51.988,22

1.15 - EMpRÉSTIMOS INTERNOS 0,00 0,00 0,00 8.390,25 0,00 8.390,25

1.17 - FUNdO dE RESERVA CONVÊNIO 0,00 0,00 87.611,58 0,00 0,00 87.611,58

1.16 - FUNdO dE RESERVA CONVÊNIO 484.701,77 114.972,19 104.874,65 78.195,19 75.158,73 857.902,53

Despesas 484.701,77 114.972,19 104.874,65 78.195,19 75.158,73 857.902,53

2.01 - CUSTOS COM MATERIAL dE ENSINO 15.599,30 0,00 32.572,65 0,00 3.008,13 51.180,08

2.02 - CUSTOS COM ALIMENTOS 92.411,57 44.400,00 0,00 1.618,57 15.741,91 154.172,05

2.03 - CUSTOS COM SAÚdE 0,00 181,00 0,00 6.238,74 0,00 6.419,74

2.08 - CUSTOS dAS LANChONETES 5.141,48 0,00 0,00 0,00 0,00 5.141,48

2.10 - dESp ENCARGOS COM pESSOAL 122.447,13 26.866,29 51.767,60 37.004,75 21.797,73 259.883,50

2.11 - dESp COM pESSOAL - BENEFÍCIOS 39.400,28 22.108,93 8.607,66 8.331,57 13.276,36 91.724,80

2.12 - dESp AdMINISTRATIVAS 70.457,10 18.045,06 6.027,73 9.969,12 7.053,63 57.759,42

2.13 - dESp COM SERVIçOS 19.697,56 1.280,13 4.542,75 2.361,33 2.205,31 30.087,08

2.14 - dESp COM SERVIçOS pÚBLICOS / ABASTECIMENTO 70.639,05 0,00 568,00 9.489,10 3.805,01 84.501,16

2.15 - dESp FINANCEIRAS 3.309,65 204,04 188,26 538,12 491,65 4.731,72

2.16 - dESp TRIBUTÁRIAS 2.273,40 0,00 0,00 200,00 166,49 2.639,89

2.19 - dESp COM MANUTENçãO dE BENS 8.811,66 806,76 600,00 2.443,89 1.431,32 14.093,63

2.20 - dESp AQUISIçãO BENS NATUREzA pERMANENTE 3.856,30 495,00 0,00 0,00 1.427,69 5.778,99

2.21 - dESp MATERIAL dE CONSTRUçãO 10.338,09 584,98 0,00 0,00 4.753,50 15.676,57

2.22 - dESp MãO dE OBRA CONSTRUçãO 20.319,20 0,00 0,00 0,00 0,00 20.319,20

RESUMO GERALRECEITAS DOS MÊS+SALDO ANTERIOR 603.504,76 161.652,04 109.827,14 101.211,83 89.856,86 1.066.052,63

DESPESAS DO MÊS 484.701,77 114.972,19 104.874,65 78.195,19 75.158,73 857.902,53

SALDO EM 30/04/2017 118.802,99 46.679,85 4.952,49 23.016,64 14.698,13 208.150,10

Por falta de recursos, a folha de Abril foi paga em Maio/17

Reserva convênio municipal 68.448,40

Reserva convênio municipal 107.080,55 86.023,64 193.104,19

Page 31: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

Jornal Solidariedade - Junho de 2017 31

BALANCETE GERAL -ABRIL NOVEMBRO 2017

“Amor não é palavra, é gesto.” Autor Desconhecido

Atendimento Integral

Centros de Formação Profissional

Promoção Social Imobilização Total

Receitas do mês 957.899,86 345.933,69 359.891,20 104.195,92 1.767.920,67

Saldo Caixa em 01/04/2017 11.574,21 113,16 330,00 0,00 12.017,37

Saldo Conta Corrente em 01/04/2017 96.578,56 22.878,00 50.044,51 9.441,58 178.942,65

RECEITAS DOS MÊS+SALDO ANTERIOR 1.066.052,63 368.924,85 410.265,71 113.637,50 1.958.880,69

Receitas 957.899,86 345.933,69 359.891,20 104.195,92 1.767.920,67

1.01 - CONTRIBUIçÕES 584.787,21 118.345,76 51.492,23 3.201,51 757.826,71

1.02 - CONTRIBUIçÕES ATRAVÉS dE ApAdRINhAMENTO 186.459,74 70.762,68 0,00 0,00 257.222,42

1.04 - CONVÊNIO INSTITUIçÕES pÚBLICAS 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

1.08 - VENdA dE pROdUTOS E SERVIçOS 30.240,11 15.693,75 162.464,62 0,00 208.398,48

1.09 - RECEITAS dE pUBLICIdAdE 0,00 0,00 19.106,38 0,00 19.106,38

1.11 - RECEITAS pATRIMONIAIS 7.500,00 0,00 0,00 45.317,28 52.817,28

1.12 - RECEITAS FINANCEIRAS 922,75 9,05 25,75 0,00 957,55

1.14 - RESSARCIMENTO / ESTORNO dESpESAS 51.988,22 0,00 0,00 0,00 51.988,22

1.15 - EMpRÉSTIMOS INTERNOS 8.390,25 44.227,74 6.140,96 0,00 58.758,95

1.17 - RECEITAS dE dOAçÕES Sdp 0,00 7.100,00 0,00 55.677,13 62.777,13

1.18 - REpASSES AdMINISTRATIVOS 0,00 0,00 97.376,25 0,00 97.376,25

1.19 - MOVIMENTAçãO FUNdO RESERVA CONVÊNIO 87.611,58 89.794,71 23.285,01 0,00 200.691,30

Despesas 857.902,53 347.835,24 378.839,58 97.082,08 1.681.659,43

2.01 - CUSTOS COM MATERIAL dE ENSINO 51.180,08 21.057,70 897,55 0,00 73.135,33

2.02 - CUSTOS COM ALIMENTOS 154.172,05 11.488,92 45.358,96 0,00 211.019,93

2.03 - CUSTOS COM SAÚdE 6.419,74 0,00 0,00 0,00 6.419,74

2.04 - CUSTOS dA LOJA CAETÉS 0,00 258,00 0,00 258,00

2.05 - CUSTOS dO JORNAL SOLIdARIEdAdE 0,00 0,00 40.872,21 0,00 40.872,21

2.06 - CUSTOS dA GRÁFICA 0,00 0,00 28.684,96 0,00 28.684,96

2.08 - CUSTOS dAS LANChONETES 5.141,48 0,00 19.720,36 0,00 24.861,84

2.10 - dESp ENCARGOS COM pESSOAL 313.676,72 108.326,03 110.111,17 3.510,94 535.624,86

2.11 - dESp COM pESSOAL - BENEFÍCIOS 91.724,80 53.286,44 23.107,79 1.405,04 169.524,07

2.12 - dESp AdMINISTRATIVAS 57.759,42 54.384,30 38.963,56 3.296,16 154.403,44

2.13 - dESp COM SERVIçOS 30.087,08 8.661,09 26.739,48 1.420,00 66.907,65

2.14 - dESp COM SERVIçOS pÚBLICOS / ABASTECIMENTO 84.501,16 50.357,31 26.958,15 70,02 161.886,64

2.15 - dESp FINANCEIRAS 4.731,72 3.135,41 2.058,74 353,79 10.279,66

2.16 - dESp TRIBUTÁRIAS 2.639,89 15.425,40 2.588,74 0,00 20.654,03

2.19 - dESp COM MANUTENçãO dE BENS 14.093,63 4.333,80 4.652,05 17.477,20 40.556,68

2.20 - dESp AQUISIçãO BENS NATUREzA pERMANENTE 5.778,99 0,00 1.211,72 17.185,22 24.175,93

2.21 - dESp MATERIAL dE CONSTRUçãO 15.676,57 1.280,40 111,14 9.414,33 26.482,44

2.22 - dESp MãO dE OBRA CONSTRUçãO 20.319,20 0,00 245,00 4.721,15 25.285,35

2.23 - Empréstimos Internos 0,00 16.098,44 3.000,00 0,00 19.098,44

2.25 - FUNdO RESERVA MANUTENçãO/CONVÊNIO 0,00 0,00 3.300,00 0,00 3.300,00

2.26 - REpASSE pARA pAGAMENTOS dIVERSOS (ALUGUEIS) 0,00 0,00 0,00 38.228,23 38.228,23

RECEITAS DOS MÊS+SALDO ANTERIOR

DESPESAS DO MÊS 1.066.052,63 368.924,85 410.265,71 113.637,50 1.958.880,69

SALDO EM 30/04/2017 857.902,53 347.835,24 378.839,58 97.082,08 1.681.659,43

208.150,10 21.089,61 31.426,13 16.555,42 277.221,26

Por falta de recursos as folhas de abril/17 foram pagas em maio/17.

Reserva Convênio ( só poderá ser usado para finalidade específica) 68.448,40 26.846,20 0,00 0,00 95.294,60

Reserva para conservação/manutenção 0,00 0,00 15.699,66 0,00 15.699,66

Page 32: Jornal Solidariedade - Junho de 2017 JORNAL … qualidade e solidariedade. Ita Joias e Dor de garganta: ... deficiência ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS. Para mais

32 Jornal Solidariedade - Junho de 2017“Em Deus nos gloriamos todos os dias e louvamos o Teu nome eternamente.” Salmo 44:8

CAMPANHA REDE DO BEMO Sistema divina providência

não se vangloria pelo pouco que faz, pois diante da situação do Brasil, ainda há muito a ser feito. No entanto, a diretoria e funcionários da Associação não colocam limites em seu trabalho, eles depositam fé em deus, que sempre os ajuda nessa importante missão.

Onde existir um irmão necessitado lá estará algum colaborador, funcionário ou voluntário da instituição, com o único objetivo de amenizar o sofrimento e reduzir a

desigualdade social. O sentimento de amor ao próximo é proveniente da relação de amor com Cristo. O real sonho dos diretores e dos mais de 700 funcionários da Associação é resgatar a dignidade do máximo de pessoas.

No entanto, o Sistema divina providência precisa de ajuda para continuar mantendo as mais de 28 obras abertas e prosseguir nessa bela missão de levar esperança a milhares de pessoas todos os anos. As despesas das instituições

Ficha de Colaboração

são muito altas e elas sobrevivem somente de doações, não contando com verbas significativas dos poderes públicos.

para isso, a Associação precisa urgentemente de doadores que se aliem a Rede do Bem, uma campanha que une pessoas para levar amor e dignidade ao próximo. O objetivo do movimento é divulgar a amplitude do sério trabalho desenvolvido pelo Sistema divina providência e envolver cidadãos do bem para ampliar as receitas

da entidade, para que os recursos possam garantir a sobrevivência e crescimento de várias vidas.

Faça parte da Campanha Rede do Bem e ajude a resgatar centenas de pessoas diariamente! preencha a ficha abaixo ou entre em contato pelo telefone: (31) 3517-3901.

Divulgue seu negócio, produto ou serviço.

Anuncie aqui:31 3517-3901