6
VIVA LESTE A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA Um novo Jornal para uma nova Zona Leste Agosto de 2013 Edição 37 Dir. Responsável Luiz Antonio Cruz Artigo de Andrea Matarazzo: Uma experiência fascinante Pág. 5 Especial Parques da Zona Leste Pág. 4 São Paulo terá Conselho Participativo em todas as subprefeituras Senac em São Miguel Paulista terá mais de 26 mil metros quadrados de área construída Com inauguração prevista para 2015, a unidade destinará 80% de sua oferta para vagas gratuitas. Pág. 02 Foto: Luiz Guadagoli/SECOM Foto: Divulgação Foto: Gilberto Travesso Oferecemos serviços de coleta de resíduos para você comerciante ateder a nova lei dos grandes geradores de lixo. Consulte nossos valores, cobrimos orçamentos de outras empresas. Evite multas! ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES AMBIENTAIS, GERENCIAMENTO, COLETA, TRANSPORTE, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS RESTAURANTES, BARES E PADARIAS 2671-8685 - [email protected] Pág. 3 Divulgação

Jornal Viva Leste - Edição 37 - Agosto 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Segunda Quinzena de Agosto de 2013.

Citation preview

01Jornal Viva Leste, agosto de [email protected]

VIVA LESTEA SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

Um novoJornal para uma nova Zona Leste

Agosto de 2013 Edição 37

Dir. ResponsávelLuiz Antonio Cruz

Artigo de Andrea Matarazzo: Uma experiência fascinante Pág. 5 Especial Parques da Zona Leste Pág. 4

São Paulo terá Conselho Participativo em todas as subprefeituras

Senac em São Miguel Paulista terá mais de 26 mil metros quadrados de área construída

Com inauguração prevista para 2015, a unidade destinará 80% de sua oferta para vagas gratuitas. Pág. 02

Foto: Luiz Guadagoli/SECOM

Foto: DivulgaçãoFoto: Gilberto Travesso

Oferecemos serviços de coleta de resíduos para você comerciante ateder a nova lei dos grandes geradores de lixo.

Consulte nossos valores, cobrimos orçamentos de outras empresas.

Evite multas!

ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES AMBIENTAIS, GERENCIAMENTO, COLETA, TRANSPORTE,

TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

RESTAURANTES, BARES E PADARIAS

2671-8685 - [email protected]

Pág. 3

Divulgação

02 Jornal Viva Leste, agosto de 2013 [email protected] [email protected]

Nosso Bairro

A Comissão de Ad-ministração Publica, da Câmara Municipal de São Paulo se posicio-nou nesta quarta-feira (07), favorável ao subs-titutivo da Comissão de Constituição e Jus-tiça referente ao Proje-to de Lei nº 346/12, de autoria do vereador José Américo Dias. O Projeto de Lei deter-mina o fornecimento de Kits de higiene Bu-cal na Farmácia Bási-ca Municipal com o objetivo de ampliar as políticas públicas e fa-vorecer a realização de campanhas Educativas

periódicas de Saúde e Higiene Bucal, por par-te do Poder Executivo. O projeto segue para a avaliação da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Tra-balho e Mulher.

De acordo com o Pro-jeto de Lei, o Kit de Higiene Bucal deverá ser composto por uma escova de dente, um fio dental e um creme den-tal com flúor, fornecido pelo Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa atende os princípios básicos de-finidos pela Organiza-

ção Mundial da Saúde, como: o desenvolvi-mento de habilidades pessoais, ação comu-nitária, implantação de políticas públicas sau-dáveis e reorientação dos serviços de saúde.

É importante que ci-rurgiões dentistas e médicos se familiari-zem com essa grande mudança no modelo de melhora da saúde para que sejam capazes de ver seus papéis numa melhor perspectiva e, assim definir metas mais apropriadas para os cuidados clínicos.

ExpedienteJORNAL VIVA LESTEDiretor Resposável - Luiz Antonio CruzAnúncios - 98062-5204 - [email protected] 20 mil exemplares distribuídos gratuitamente15/08 a 30/08 - Agosto de 2013

Conselho Municipal de Habitação tem inscrições até 28 de agosto para entidades e movimentos populares de moradia. São 16 vagas para os interessados em participar do processo eleitoral do CMH no biênio 2013-2015. Inscreva-se http://www.prefeitura.sp.gov.br

Comissão aprova Kit de Higiene Bucal

Em 26 de junho, o Senac São Paulo apresentou, em solenidade realizada na unidade Itaquera, a maquete da nova uni-dade que será instalada em São Miguel Paulista. No distrito de 369.496 habitantes, o Senac São Miguel Paulista desen-volverá as suas ativida-des na Avenida Marechal Tito, 1.500, em uma área construída de mais de 26 mil metros quadrados.

Com inauguração pre-vista para 2015, a unida-de destinará 80% de sua oferta para vagas gratui-tas, por meio da Políti-ca Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. Serão ambientes plane-jados - dentro e fora das salas de aula e labora-tórios – para serem uti-

lizados como recursos didáticos contribuindo com o processo de ensi-no-aprendizagem.

Além disso, a tecnolo-gia está incorporada a todo o projeto, com aces-so à internet por wi-fi em todas as dependências da unidade. As salas de aula e os laboratórios terão modernos computadores e sistemas de projeção e/ou lousas interativas. Os ambientes foram planeja-dos de forma a atender às necessidades cres-centes quanto ao uso de tecnologias móveis auxiliares nos processos de aprendizagem.

O Senac São Miguel Paulista oferecerá cursos básicos e técnicos de for-mação profissional com o objetivo de auxiliar a

Divulgação

Senac em São Miguel Paulista terá mais de 26 mil metros quadrados de área construída

A história do guar-da municipal Ricardo Cruz, contada por um amigo, é um exemplo de quanto é urgente e necessário criar o SA-MUV. Ricardo é do Recife e transformou seu carro em ambu-lância depois que viu uma senhora choran-do porque seu animal morreu por falta de so-corro.

Essa senhora, já bas-tante idosa, morava sozinha e tinha no ca-chorro um amigo de muitos anos. Foi então que Ricardo decidiu

criar o serviço de aten-dimento de urgência para cães. Ele atende aos chamados e enca-minha para o hospital veterinário da Univer-sidade Federal do Re-cife.

Não cobra nada por isso, mas não consegue atender toda a deman-da. Seu carro é antigo e já quebrou mais de uma vez. Além disso, são muitos os chama-dos, e ele não dá con-ta de todos. É natu-ral. Hoje, são muitos animais, quase toda família tem um cão ou um gato, e há muitos animais abandonados na rua.

Por isso, estou lu-tando pela criação do SAMUV em São Pau-lo. Com a lei criando o SAMUV, o serviço não sofrerá interrupção. Além disso, há outro

aspecto do projeto que precisa ser destacado: diminuirá o número de animais na rua, por levar até os bairros mais distantes a cas-tração.

O SAMUV também fará controle de doen-ças, com vermifugação e vacinação, e prestará socorro com ambulân-cias a animais doentes. Não é um serviço caro, pois já temos o apoio da universidade. É possível.

Precisamos ter von-tade política e seguir-mos o exemplo de pessoas como Ricardo Cruz. O que ele faz so-zinho é uma lição a to-dos, e a prova de que a sociedade reclama por um serviço como o SAMUV.

Nelo Rodolfo, radia-lista, é vereador na ci-dade de São Paulo.

O SAMUV QUE NÓS QUEREMOS Por Nelo Rodolfo

população no início da carreira, com profissio-nalização e aplicação imediata no mercado de trabalho.

A unidade irá oferecer cursos nas áreas de pu-blicidade e propaganda, rádio e áudio, modela-gem, paisagismo, turis-mo, cozinha, eventos, alimentação coletiva, hotelaria, enfermagem, segurança e saúde no trabalho, estética, podo-logia, massoterapia, for-mação educacional, meio ambiente, trabalho e renda, desenvolvimento local, saúde pública, apli-cativos, computação grá-fica, desenvolvimento de sistemas, administração geral, logística, marke-ting e vendas, finanças e contabilidade.

Endereço: Rua Rêgo Freitas, 344 Vila Buarque - São Paulo

www.requintefechaduras.com.br

CadeadosFechaduras

CofresLixeiras

Telefone: 3258-1989

Frente Verso

www.vivaleste.com.br

http://facebook.com/vivaleste

Nossos contatos

Fique informado sobre a Zona Leste também pelas redes socias.

Curta nossa página no facebook

Jornal Viva Leste, agosto de 2013 03Jornal Viva Leste, agosto de [email protected]

Cidade

No dia 8 de dezembro, 1.125 conselheiros serão eleitos pela população para representar as 32 subprefeituras da cida-de. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Haddad na manhã des-ta quinta-feira (1º), du-rante o lançamento do Conselho Participativo Municipal, organismo autônomo formado ex-clusivamente por mem-bros da sociedade civil para a representação de cada região da capital. Nos dias 24 e 31 de agos-to, cada uma das sub-prefeituras promoverá audiências públicas para

a composição de comis-sões eleitorais, responsá-veis por publicar o edital da eleição, receber a ins-crição dos candidatos e organizar, efetivamente, o pleito em sua região.

Ao anunciar a dinâmica do Conselho, o prefeito lembrou da importância da participação popular em seu governo, desta-cando iniciativas geradas a partir do Conselho da Cidade. A concepção de um conselho específico para a área de transpor-tes, por exemplo, foi uma das pautas levantadas em uma dessas reuniões.

“Os conselhos das sub-

prefeituras terão a mes-ma missão e talvez serão até mais importantes, pois estão no chão da ci-dade, mais perto da po-pulação”, disse. Os con-selhos regionais terão a função de exercer o con-trole social, assegurando a participação da socie-dade no planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos de suas regiões. Caberá a eles também sugerir ações e políticas públicas nos ter-ritórios que ocupam.

O subprefeito do Butan-tã, Luiz Felippe de Mora-es Neto, também acredita que os novos conselhos

podem ter um peso ain-da maior do que os que já existem. “Já temos vários conselhos funcionando na cidade, todos eles com bastante participação po-pular. Este será um dos mais importantes, pois vai cuidar da sua casa, do seu bairro. É mais próxi-mo do que os outros, que cuidam de políticas glo-bais”, afirmou.

O número de conse-lheiros em cada uma das regiões vai variar de 19 a 51, de acordo com a dis-tribuição da população nas subprefeituras e seus distritos. O menor deles será o de Parelheiros e os

maiores, os das subpre-feituras de Campo Lim-po, Capela do Socorro, Itaquera e M’Boi Mirim - estes últimos com 51 membros cada.

Na opinião de Mau-rício Piragino, diretor da Escola de Governo e coordenador do grupo de trabalho Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo, a cen-tralização de gestão aca-ba interferindo direta e negativamente na vida dos cidadãos da cidade. “Sempre alguns paga-rão por isso. No caso de São Paulo, quem sempre paga a conta são as pes-soas menos incluídas, que vivem nas franjas da cidade e que têm mais dificuldade de exercer e ocupar os espaços da ci-dadania”, afirmou. Para ele, a mudança na admi-nistração é essencial para a melhoria da qualidade de vida de seus muníci-pes. “Uma ideia pensada por um grande grupo de pessoas sempre é melhor do que um pensamento de poucos”, concluiu.

O vereador e presi-dente da Câmara Muni-cipal de São Paulo, José Américo, afirmou que o governo dá um passo extremamente impor-tante do ponto de vista democrático.”A partici-pação precisa ser amplia-

da não só porque mais cabeças pensam melhor do que uma, mas tam-bém porque precisamos dar legitimidade para o ato de governar”, disse.

Para Adevilson Maia, subprefeito de Santo Amaro, a legitimidade é dada com a voz à socie-dade. “O Conselho Parti-cipativo é muito interes-sante porque vai trazer justamente a população mais próxima do proble-ma para trabalhar junto com o subprefeito. É isso que esperamos”, afir-mou. Maia lembrou ain-da que a descentralização da administração é indis-pensável para uma boa gestão regional por cada um dos conselhos que serão criados e também para o fortalecimento das subprefeituras.

Sobre isso, o prefeito Fernando Haddad afir-mou que a “desmilitari-zação” das subprefeitu-ras foi a primeira medida de seu governo para dar autonomia a elas. “Que-remos agora empode-rar politicamente as subprefeituras para, em seguida, discutir um modelo de descentra-lização coerente com a legislação, mas que não seja tão facilmente des-feito”, afirmou.

Cidadãos já podem participar da última etapa de revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade. A etapa final da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) já está em curso. No sábado (24), serão realizadas as primeiras atividades devolutivas. Mais informações http://www.prefeitura.sp.gov.br

Conselho Participativo Municipal terá eleições diretas em todas as subprefeituras

Senac em São Miguel Paulista terá mais de 26 mil metros quadrados de área construída

Foto: César Ogata/Secom

população no início da carreira, com profissio-nalização e aplicação imediata no mercado de trabalho.

A unidade irá oferecer cursos nas áreas de pu-blicidade e propaganda, rádio e áudio, modela-gem, paisagismo, turis-mo, cozinha, eventos, alimentação coletiva, hotelaria, enfermagem, segurança e saúde no trabalho, estética, podo-logia, massoterapia, for-mação educacional, meio ambiente, trabalho e renda, desenvolvimento local, saúde pública, apli-cativos, computação grá-fica, desenvolvimento de sistemas, administração geral, logística, marke-ting e vendas, finanças e contabilidade.

Endereço: Rua Rêgo Freitas, 344 Vila Buarque - São Paulo

www.requintefechaduras.com.br

CadeadosFechaduras

CofresLixeiras

Telefone: 3258-1989

Frente Verso

Conselho ParticipativoComissãoNão podem participar da comissão eleitoral cidadãos que exerçam mandato parlamentar, ocupem cargos em comissão no poder público ou então aqueles que queiram se candidatar ao Conselho Participativo Municipal.

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 7 e 21 de setembro. A divul-gação dos concorrentes será divulgada no dia 29 do mesmo mês. As eleições devem ocorrer no dia 8 de dezembro.

Quem pode se candidatar?Podem se candidatar cidadãos com mais de 18 anos, que não exerçam mandato parlamentar, ocupem cargos em comissão no poder público ou participem de alguma comissão eleitoral. O munícipe só poderá se candidatar uma única vez e no distrito em que reside. O endereço de referência do eleitor é aquele regis-trado junto à Justiça Eleitoral.

Para se inscrever, o cidadão deve comparecer à sede de sua subprefeitura portando título de eleitor, um documento de identificação com foto e uma lista de, no mínimo, 100 assinaturas de residentes que apoiam sua candidatura e que residam no território da subprefeitura. As assinaturas deverão estar acompan-hadas de nome, número do título de eleitor, endereço e telefone de cada um dos apoiadores.

O tempo de mandato será de 2 anos a partir do primeiro dia útil após a ce-rimônia de posse. Os conselheiros têm assegurado apenas uma única possibili-dade de reeleição consecutiva.

Como votar?Para votar em um dos candidatos a conselheiros basta comparecer à sede da subprefeitura no dia 8 de dezembro, com título de eleitor e documento de identidade com foto. Cada munícipe poderá votar em até cinco representantes de seu distrito.

Inscrições para o Conselho Participativo começam em setembro

Começa no dia 7 de se-tembro as inscrições para se candidatar ao cargo de conselheiro do “Conselho Participativo Municipal” de São Paulo. No bairro de Perus serão 19 repre-sentantes eleitos por voto direto, sendo 9 deles do Distrito Anhanguera e 10 de Perus. O prazo é até o dia 21 de setembro.

Para se candidatar é necessário ter mais de 18 anos, comparecer até a Subprefeitura Perus, lo-calizada na Rua Ylídio Figueiredo, 349, munido de título de eleitor, um documento de identifi-cação com foto e uma lista com, no mínimo, 100 assinaturas de munícipes do bairro que concor-dem com a sua candida-

tura. Um modelo desta lista está disponível para download no endereço: www.conselhoparticipa-tivo.prefeitura.sp.gov.br. Nela deve conter nome completo, assinatura, número do título de elei-tor, endereço e telefone.

O interessado só poderá se inscrever uma vez e no distrito onde reside. Caso a pessoa exerça algum mandato parlamentar, faça parte da comissão eleitoral ou ocupe cargo em comissão no poder público,não poderá se candidatar.

No dia 08 de dezembro será a eleição dos consel-heiros, em local ainda não definido. Toda a comu-nidade pode votar, basta comparecer com o título

de eleitor e documento com foto. Cada munícipe pode votar em até cinco candidatos.

DefiniçãoO Conselho Participa-

tivo Municipal é um or-ganismo autônomo for-mado exclusivamente por membros da sociedade civil para a represen-tação de cada região da cidade de São Paulo. No total, serão 1.125 novos conselheiros, das 32 sub-prefeituras que compõe a capital, os quais exercerão o controle social, asse-gurando a participação da sociedade no planejamen-to e fiscalização de ações e gastos públicos, além de contribuir com sugestões de políticas públicas para seus bairros.

Dentre as funções do conselheiro, está assegurada a participação da sociedade no planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos

04 Jornal Viva Leste, agosto de 2013 [email protected] [email protected]

Especial Parques

São muitas as opções que a capital paulista oferece para quem gosta de vida ao ar livre, de ar puro com muito verde, pássaros, trilhas e até reservas ecológicas. Os parques da capital podem ser visitados para momentos de lazer e de aprendizado.

Notinhas de São Miguel & Itaim - Por Gilberto Travesso

O futuro Parque Ecológico Central do Itaim Paulista fica no coração do bairro do Itaim Pau-lista, entre as ruas João Antonio de Medeiros e Al-fredo Moreira Pinto.

No interior do parque será construído quase um 1 km de ponte de madeira (tipo deck), onde o visitante poderá fazer caminhada e Cooper e atra-vessar o mangue e o córrego que cortam o parque.

Além disto, a área receberá quadras poliespor-tivas, centro cultural, churrasqueiras enfim toda infraestrutura necessária para lazer.

No país do futebol, fazia todo sentido ter-mos um espaço para mostrar os lances desse esporte que mexe tan-to com os brasileiros. Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol é um agradável passeio não só para os aficionados, mas para crianças, ho-mens, mulheres, idosos e até mesmo para quem não gosta de futebol. É uma merecida home-nagem ao esporte e às grandes emoções que proporciona.

O local é totalmente acessível. Nesses cinco anos, já teve 1,7 milhão de visitantes, uma mé-dia de 1.500 pessoas por dia, número que chega a 3 mil nos perí-odos de férias. O espa-ço ocupa uma área de 6.900 m², foi idealiza-do em 2005 pelo então prefeito José Serra e concretizado em par-ceria com a Fundação Roberto Marinho. De-pois da inauguração, a

Arte, lazer e muita cultura

aqui pertinhode você.

E o melhor: tudo de graça.

As Fábricas de Cultura são um espaço onde crianças e adolescentes podem frequentar aulas de música, teatro,

circo, dança, multimeios, xadrez, artes plásticas e muito mais. Além disso, são centros de convivência com espetáculos abertos para toda a comunidade. Acesse o site,

conheça os cursos e saiba qual a unidade mais próxima. Uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que traz a arte,

a cultura e o lazer para mais perto de todos os paulistas.www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Parque Ecológico Central do Itaim

Com extensão de 33 mil metros quadros bem distribuídos, sua vegetação é composta principal-mente, por um imenso eucaliptal.

O parque é muito frequentado por jovens na prática de esportes e famílias que utilizam a área para fazer piqueniques nos seus belos gramados. A infraestrutura oferece diversos tipos de lazer, quadras poliesportivas, quiosque, mesa de xa-drez, sanitários, aparelhos de ginástica, lago, nas-cente, quadra de bocha e playgrounds. Na área do parque funciona a Casa de Cultura Raul Seixas.

Localizado no bairro do Itaim Paulista, na Es-trada Dom João Neri, a área pertencia original-mente a uma antiga fazenda e suas edificações foram mantidas e restauradas.

É possível o visitante ver um forno de olaria, restaurado e tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Con-presp), a região Leste concentrou por muito tem-po este tipo de economia.

Além de trilhas que cortam a mata o visitante pode ver as nascentes e bambuzais centenários.

Parque Municipal Raul Seixas Parque Municipal Chácara das Flores

O Parque Primavera localizado na Vila Jacui, no bairro de São Miguel Pau-lista, está prontinho para abrir os portões para a comunidade. Com uma área de 22 mil metros quadrados, conta com a implantação de um centro de Convivên-cia, administração, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, iluminação e demais instalações, vigilância 24 horas e funcionários para os cuidados necessários à conservação e segurança deste equipamento público.

Porém, para iniciar as atividades e abrir os portões, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente aguarda a liberação da abertura do local pelo Ministério Público.

O Parque Ecológico Chico Mendes tem uma área de 61 mil metros. Criado 1987 no local da antiga Fazenda Chácara da Figueira Grande, desapropriada para implantação do parque publico.

Sua principal trilha tem 1 km onde o visitante tem contato direto com a natureza. Ao caminhar pode-se ouvir o som de vários pássaros que habitam a mata. Com um pouco de sorte e olhar atento entre os galhos é possível obser-var um morador ilustre: um belo tucano de pico amarelo.

Sua vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica que acom-panha o córrego até o lago, áreas ajardinadas, pomar e eucaliptal.

Parque Primavera ainda sem solução Parque Municipal Ecológico Chico

Foto: Gilberto TravessoFoto: Gilberto Travesso

Foto: Gilberto Travesso

Foto: Gilberto Travesso

Foto: Gilberto Travesso

Jornal Viva Leste, agosto de 2013 05Jornal Viva Leste, agosto de [email protected]

Notinhas de São Miguel & Itaim - Por Gilberto Travesso Uma experiência fascinante

Cidade

Prefeitura lança o programa Mais Educação, a intenção é promover a reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.

No país do futebol, fazia todo sentido ter-mos um espaço para mostrar os lances desse esporte que mexe tan-to com os brasileiros. Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol é um agradável passeio não só para os aficionados, mas para crianças, ho-mens, mulheres, idosos e até mesmo para quem não gosta de futebol. É uma merecida home-nagem ao esporte e às grandes emoções que proporciona.

O local é totalmente acessível. Nesses cinco anos, já teve 1,7 milhão de visitantes, uma mé-dia de 1.500 pessoas por dia, número que chega a 3 mil nos perí-odos de férias. O espa-ço ocupa uma área de 6.900 m², foi idealiza-do em 2005 pelo então prefeito José Serra e concretizado em par-ceria com a Fundação Roberto Marinho. De-pois da inauguração, a

gestão foi transferida ao Governo do Estado.

A partir de três eixos - emoção, história e di-versão -, o museu con-ta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, as cenas de Pelé e Garrincha em ação. Informatizado e totalmente interativo, possibilita aos visitan-tes calcular a veloci-dade de um chute, jo-gar com bola virtual, praticar pebolim e se aprofundar na história. O público tem acesso a uma seqüência de ex-periências visuais e so-noras que relacionam o esporte e a vida no sé-culo XX.

Toda essa viagem ao tempo no país do futebol está instalada numa das mais belas arenas brasileiras, o Es-tádio Municipal Paulo Machado de Carvalho,

o Pacaembu. Inaugura-do em 1940, é hoje pa-trimônio histórico tom-bado e foi o primeiro estádio de São Paulo. O prédio é de grande im-portância arquitetônica para a cidade. O proje-to original do escritório Severo Villares foi de-pois continuado pelo urbanista inglês Barry Parker e completa a to-pografia da região, que encaixa o estádio no vale do seu entorno.

Em tempo: embora eu não seja fanático por futebol, minha família sempre esteve ligada

ao esporte e ao Palmei-ras, onde, inclusive, meu primo Ermelino Matarazzo foi goleiro na década de 50. Ainda assim, asseguro que o museu é um local fas-cinante e que a visita vale muito a pena.

* Andrea Matarazzo é vereador em São Paulo. Foi secretário de Esta-do da Cultura de São Paulo, subprefeito da Sé e secretário munici-pal das Subprefeituras.

Itaim Paulista terá shopping center

A Enplanta Engenharia anuncia mais um em-preendimento, desta vez em São Paulo. O novo shopping center, com investimentos que so-mam R$240 milhões, será construído em uma área de 104 mil m2 na Av. Marechal Tito, entre São Miguel e Itaim Paulis-ta, zona leste da cidade. Previsto para ser inaugu-rado em 2015, o ‘Estação Jardim’ contará com 31 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável).

O shopping terá três pisos, com 200 lojas, entre 7 âncoras, 4 mega lojas, 2 restaurantes, ampla pra-ça de alimentação com 21 operações, 4 salas de cinema, 1 teatro, setor de serviços e estacionamen-to com 1.600 vagas.

“Focado na nova clas-

se média, o ‘Estação Jar-dim’ irá atender a uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, com opções de compras, es-paços de lazer, cultura e convivência, além de ge-rar aproximadamente 3 mil empregos diretos”, destaca Henrique Fal-zoni, presidente da En-planta Engenharia, em-preendedora do futuro shopping center.

O empreendimen-to contará, ainda, com equipamentos de alta tecnologia nas áreas de segurança, manutenção e administração, além da preocupação especial com a preservação do meio ambiente e o con-forto dos consumidores, lojistas e da comunidade onde estará inserido.

Mais de 400 pessoas participaram do III Se-minário em Comemo-ração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, realizado no Memorial da Améri-ca Latina. Promovido pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB), o tema deste ano foi “Cons-truindo Soluções: Edu-cação, Cultura, Espor-te e Lazer”.

Representantes de diversas instituições que atendem pessoas com deficiência apre-sentaram seus tra-balhos, assim como órgãos públicos, auto-ridades e as próprias pessoas com deficiên-cia falaram de suas ex-

periências.“Este evento que va-

loriza a educação in-clusiva é importante. Agora as entidades e a população estão de mãos dadas por políti-cas públicas efetivas”, disse a secretária mu-nicipal da Pessoa com Deficiência e Mobili-dade Reduzida, Ma-rianne Pinotti.

O público se emocio-nou com as apresenta-ções da Companhia de Balé de Cegos, da As-sociação de Ballet e Ar-tes Fernanda Bianchi-ni; e com a execução do Hino Nacional Brasi-leiro pelos alunos sur-dos do Instituto Seli.

O Dia Municipal de

Luta pela Educação In-clusiva (14/04) foi cria-do pelo vereador Flo-riano Pesaro para que a sociedade tome cons-ciência da importância de incluir as pessoas com deficiência no convívio escolar.

“A sociedade preci-sa ter a clareza de que as pessoas com defi-ciência não são mais uma minoria em nosso país, hoje 24,51% da população paulistana tem algum tipo de de-ficiência. Se a cidade não for para todos, não será para ninguém”, disse o vereador Flo-riano Pesaro.

Luta pela educação para pessoas com deficiência

Foto: RenattodSousa

Arte, lazer e muita cultura

aqui pertinhode você.

E o melhor: tudo de graça.

As Fábricas de Cultura são um espaço onde crianças e adolescentes podem frequentar aulas de música, teatro,

circo, dança, multimeios, xadrez, artes plásticas e muito mais. Além disso, são centros de convivência com espetáculos abertos para toda a comunidade. Acesse o site,

conheça os cursos e saiba qual a unidade mais próxima. Uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que traz a arte,

a cultura e o lazer para mais perto de todos os paulistas.www.fabricasdecultura.sp.gov.br

divulgação

divulgação

O Parque Ecológico Chico Mendes tem uma área de 61 mil metros. Criado 1987 no local da antiga Fazenda Chácara da Figueira Grande, desapropriada para implantação do parque publico.

Sua principal trilha tem 1 km onde o visitante tem contato direto com a natureza. Ao caminhar pode-se ouvir o som de vários pássaros que habitam a mata. Com um pouco de sorte e olhar atento entre os galhos é possível obser-var um morador ilustre: um belo tucano de pico amarelo.

Sua vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica que acom-panha o córrego até o lago, áreas ajardinadas, pomar e eucaliptal.

Por Andrea Matarazzo

98062-5204

Lançamento do CDTrio da Lua

06 Jornal Viva Leste, agosto de 2013 [email protected]

Entretenimentohumor

EDMUNDA

Um cabide de informações cabíveis para todos os gostos e jeitos. Fala sobre moda, televisão, lazer, cultura, atualidade e muitas dicas www.ocabidefala.com

Horóscopo

Tourode 21/04 a 20/05Mês importantíssimo para resoluções vincula-das a imóveis, família, pri-vacidade, sentimentos, onde e com quem é o seu lugar. Decisões e aconte-cimentos relacionados à vida familiar e emocio-nal. Que sejam reflexo do desejo de centramento.

Gêmeosde 21/05 a 20/06Novos interesses men-tais, uma nova leitura do mundo e do que aconte-ce ao seu redor. Mês de se comunicar e expressar com mais criatividade, de aprender coisas que lhe dão prazer, de conversar com as pessoas, de circu-lar mais.

Câncerde 21/06 a 21/07A lunação de agosto se refe-re aos talentos, dons e qua-lidades cancerianas, que se aplicadas criativamente podem gerar belas obras e recursos. É um mês pode-roso para as finanças, para a valorização de suas habi-lidades, especialmente se você faz o que gosta

Leãode 22/07 a 22/08Um mês favorável aos le-oninos, já que teremos a lunação ocorrendo em seu signo, indicio de uma nova vida que quer nascer. A pas-sagem do Sol pelo seu signo, onde se sente naturalmente à vontade para brilhar, indi-ca que o seu brilho provém do coração generoso.

Virgemde 23/08 a 22/09Antes do seu aniversário, a energia é de finalização de ciclo, de colheita do que semeou desde o ano passado. Introspecção, reflexão e observação marcam o período. E há mesmo muito a apren-der, especialmente em termos afetivos e espiri-tuais, virginiano.

Librade 23/09 a 22/10Vida social, amizades, projetos envolvendo equipes, grupos e ins-tituições ganham uma nova energia em agos-to. Ensinamento de que o afeto que você recebe é proporcional ao que emana. Não economize, portanto, amor.

Escorpiãode 23/10 a 21/11Agosto pode ser um mês inesquecível em relação à carreira, pois surgem oportunidades de bri-lhar, escorpiano. Mas esse brilho deve ser o resultado do que você faz com paixão, pois caso contrário, será um falso diamante.

Sagitáriode 22/11 a 21/12Fé, conhecimentos, viagens, estudos, concursos, amplia-ção de horizontes emocio-nais, mentais e culturais são questões ativadas em agos-to para os sagitarianos. Mo-mento em que você se volta a amplos questionamentos e quer ir mais longe de onde se encontra, seja literal-mente (viagens).

Capricórniode 22/12 a 20/01Poderosas mudanças emocionais caracterizam o mês de agosto aos ca-pricornianos. Perceberá a necessidade de modi-ficar velhas atitudes e padrões na vida afetiva. Questões financeiras e negócios também esta-rão em pauta.

Aquáriode 21/01 a 19/02Tudo em agosto fala de relacionamentos, aqua-riano. Um mês impor-tante para as relações e parcerias, especialmen-te as de caráter afetivo. Muitos aprendizados emocionais envolvendo os relacionamentos.

Peixesde 20/02 a 20/03Mais criatividade no tra-balho e nas atividades e interesses do cotidiano é o que pede a energia de agosto aos piscianos. Se as coisas não são feitas com paixão, não há a motiva-ção necessária que o mês exige. Poderá criar um am-biente de trabalho mais agradável.

Áriesde 21/03 a 20/04Agosto é coração. É mês em que você percebe a força dos sentimentos, do afeto, da relação com crianças ou filhos e da sua criança interior. É hora de sorrir mais, de brincar, de encarar a vida com a ale-gria e o entusiasmo que ela merece.

MensalAgosto - 2013

Na pequena cidade de Tupelo, no Estado de Mississipi, nos Esta-dos Unidos, nascia Elvis Presley, em 08 de janei-ro de 1935. Exatamente no ano em que o Brasil, assinava o acordo co-mercial Brasil-Estados Unidos em Washington. Começou sua carreira, considerada uma das mais incríveis da músi-ca mundial, tornando--se o Rei do Rock, em 1954, devido ao seu mo-vimento com a pelve, sendo depois conhecido como Elvis The pélvis, também pelo seu tim-bre de voz inconfundí-vel e marcante. Quando acompanhado pelos mú-sicos, o guitarrista Scot-ty Moore e baixista Bill Black, realizaram uma mistura de rockabilly, country e rock’n’roll, na gravadora Sun Records. As músicas gravadas e de sucesso foram “Tha’s All Right Mama” e “Blue Moon of Kentucky”. No Brasil, com as eleições, tínhamos Jânio Quadro como governador. E na Copa do Mundo, Brasil era eliminado para Hun-gria por quatro a dois. Elvis Presley, além de músicos regionais e da igreja a qual frequenta-va, tinha como inspira-ção Dean Martin, Mario Lanza e J.D. Sumner que foi considerado a voz mais grave do mundo pelo livro dos recordes. Em 1956, Brasil colocava no poder o 21º Presiden-

te, Juscelino Kubitschek. Elvis começava a estou-rar com os sucessos no cinema, como “Love me Tender”, “Loving You”, “Jailhouse Rock” e “King Creole”, acom-panhado de belas atrizes e apresentando grandes sucessos musicais. No Brasil, foi um sucesso durante as famosas ses-sões da tarde, na década de 70 e 80. No ano de 1958, Elvis foi convoca-do ao exército e enviado para Alemanha, que cer-tamente faria mudanças profundas em sua vida, conheceu a sua futura esposa Priscila por quem sofreu muito e dois anos após acompanhou o dra-mático falecimento de sua mãe, Gladys Pres-ley. No Brasil, começa a carreira de nosso Rei do futebol, Pelé no Santo FC. O Senado brasileiro aprova a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. E no nosso campeão Olím-pico Adhemar Ferreira da Silva conquista me-dalha de ouro na prova de salto triplo em Mel-bourne. Em 1960, Elvis Presley, acompanhado por seu empresário e não mais inseparável, coronel Tom Parker, re-aliza sua apresentação no programa de televi-são do cantor Frank Si-natra, quebrando todos os recordes de audiência américa. Entre os anos de 1960 e 1965, Elvis co-meça seus sucesso em

ELVIS PRESLEY (Rei do Rock) por André NessiHollywood, com suces-so de público no mun-do inteiro. Seus filmes iam deste faroeste, mu-sical, drama, comédia e romântico. No ano de 1964, os cinemas apre-sentam “A Hard Day’s Night”, no ano seguinte, Elvis recebe em sua resi-dência a visita ilustre dos britânicos protagonis-tas do filme de sucesso, The Beatles, onde teve seu momento domés-tico musical com John

Lennon. muitos, dos saudosos Elis Regina e Vinícius de Morais. No mesmo ano é apresen-tado pelo Roberto Car-los, Erasmo Carlos e Wanderléa o programa Jovem Guarda. Elvis, criou um estilo de rou-pa para seus shows, as famosas “jumpsuits”, os macacões que o con-sagrou como um rei, em suas apresentações na década de 70. A sua jumpsuit mais famosa

é a do show do Hawaii de janeiro de 1973, a “Aloha Eagle”. Na tarde de 16 de agosto de 1977. É declarado na Mansão Graceland na cidade de Memphis, no Tennesse, a morte por disfunção Cardíaca. Em julho, fãs clubes espalhados pelo mundo todo, lembram, com respeito e muita ad-miração de ELVIS PRES-LEY. Que até agosto de 1977, vendera mais de cem milhões de discos.

Em 2013, foram mais de bilhões vendidos de LPs, CDs e DVDs em todas as partes do mundo. Re-corde absoluto. Em São Paulo, fãs podem ser encontrados cantando músicas e trocando mui-tas informações, além de fazer sempre novas amizades, no Elvis Arts ou nas reuniões do Elvis Triunfal e Gang Elvis.

Abraço “elvisticos” André Nessi!

Prof. André Nessi