20
LIÇÃO 11

Lição 11APOCALISPE

Embed Size (px)

Citation preview

LIÇÃO 11

A queda da BabilôniaVersículo chave: “Porque já os seus

pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela” ( Ap 18.5 ).

Leia em sua Bíblia – Apocalipse 17.1 – 18.24

O que você acha do presente sistema mundial? O que pensa dos sistemas religiosos e políticos do mundo? Imagine que tudo o que você vê de ruim e de errado nestes sistemas seja multiplicado muitas e muitas vezes. Assim será na Grande Tribulação. Um sistema ímpio, corrompido, que rejeita a verdade de Deus em Cristo Jesus, e é governado pelo anticristo. Imagine o poder religioso – uma miscelânea de religiões e credos sem compromisso com a verdadeira doutrina – unindo-se aos poder econômico e político a fim de apoderar-se do controle espiritual das nações. É este sistema mundial que a Bíblia chama de Babilônia, e que será completamente destruído no final da Grande Tribulação.

A meretriz montada na Besta Nas visões de João, um anjo convidou-o a assistir

a condenação da grande prostituta que se assenta sobre as águas. Então levou-o a um deserto onde ele viu uma mulher vestida de “púrpura e escarlata, adornada de ouro e pedras preciosas, segurando na mão um cálice de ouro cheio da imundície da sua prostituição. Na sua testa estava escrito o seu nome, e ela achava-se embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus. Estava sentada sobre uma besta escarlate, com sete cabeças e dez chifres, cheia de nomes de blasfêmias ( Ap 17.1-6 ).

Você não deve estar mais admirado com a descrição do quadro que o próprio João, que o viu pessoalmente. Mas o anjo perguntou a João, “Por que te admiras?”, e passou a explicar o significado da besta e da meretriz.

Quem é a grande prostituta?

Como toda prostituta, esta, que é a maior de todas, se dá a conhecer pelos seus trajes. Nos tempos antigos, as prostitutas romanas usavam um diadema ou uma fita na testa, com o seu nome escrito. Esta grande meretriz também faz questão de identificar-se. Em sua testa, lê-se: “Mistério, a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra” (v5).

Mistério O nome “Mistério” pode indicar que, até aquele

momento, a sua natureza e caráter ainda eram ocultos, mas naquele instante João pôde enxergar quem ela é na verdade. Podemos dizer também que “mistério” está associado a ocultismo, magia e ritos de falsas religiões. O nome “babilônia” é a forma grega do hebraico “Babel”, que significa confusão, e está associado ao orgulho e à rebelião contra Deus, bem como à religião falsa e à feitiçaria, (Gn 10.8-10; 11.1-9). Durante a Grande Tribulação, o espiritismo predominará sob as mais variadas formas. Já hoje vemos o mundo preparando-se para isto. As pessoas têm, cada vez mais, se voltando ao ocultismo, à magia, astrologia, etc., que se mostram com cores românticas, atraindo pessoas de todas as faixas etárias, econômicas e culturais. Atenção! Não se deixe apanhar!

Mãe das prostituições e das abominações Tal título indica ser ela o sistema religioso que, desde

o princípio, vem gerando seitas, heresias, idolatrias, e tudo o mais que é detestável para Deus. Seu objetivo é falsificar a verdadeira Igreja do Deus Vivo, por isso, às vezes, ela se mostra muito parecida com o cristianismo. As abominações que enchem seu cálice de ouro falam do cristianismo pervertido que ela espalhará. Sob a sua influência, as pessoas professarão a Deus, mas não se apartarão da imoralidade.

Resumindo, a meretriz chamada Babilônia, descrita no capitulo 17, trata-se do sistema mundial religioso na era do Anticristo, e do culto que lhe será prestado. Em nome da religião, esse sistema, ou poder, exercerá a sua influência maligna sobre todos os povos, representados nas águas (vv. 1,15 ). O fato de estar bêbada de sangue significa a perseguição e morte que imporá aos verdadeiros seguidores do Cordeiro.

Quem é a besta escarlate? A besta escarlate é o futuro governo

político mundial, que apoiará a falsa organização religiosa mundial. As suas sete cabeças com os seus dez chifres são nações e governadores de grande influência política, que apoiarão o futuro governante global – o Anticristo (vv. 3,9-12). Pensando de igual modo e tendo a mesma intenção (v.13), estas nações formarão uma confederação mundial que se oporá a Jesus, enquanto darão ao Anticristo todo o seu apoio e lealdade, fortalecendo o seu sistema mundial contrário a Deus. Mas no final, o Cordeiro vencerá o anticristo e os seus aliados (v. 14).

O fim da meretriz

A certa altura do seu reinado, o Anticristo e seus adeptos passarão a odiar a meretriz, ou seja, o sistema religioso. Isto porque o Anticristo declarar-se-á deus, e exigirá para si todo culto e adoração. Então, as dez nações confederadas, que agirão sempre concordemente, lançar-se-ão contra a “meretriz”, destruindo totalmente qualquer organização religiosa e seus ministros (v.16). Ele simplesmente usará as religiões do mundo para alçar-se a si próprio no poder, e então instituir a sua própria religião.

Na verdade, sem o saberem, estarão cumprindo o desejo de Deus; estarão servindo de instrumentos do juízo divino sobre o ímpio sistema religioso, que rejeitou a verdade de Deus em Cristo Jesus, e firmando o reino do Anticristo até o tempo determinado pela Palavra de Deus. “ Porque Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma ideia, e que deem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus (v. 17).

Colapso econômico Prosseguindo em suas visões, João vê um anjo

proclamar: “Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível!” (18.1,2). Trata-se agora da queda do sistema econômico. No capítulo dezoito, Babilônia é descrita como uma opulenta cidade, onde imperam a ganância e o luxo (vv.12-16). Aqui ela representa o sistema econômico implantado pelo Anticristo.

Já hoje, as pessoas lançam mão dos meios mais inescrupulosos a fim de se enriquecerem. Comerciantes não se envergonham de apelar à imoralidade e outras ideias anticristãs em suas campanhas publicitárias. Cigarros, drogas e álcool são vendidos sem sombra de remorso. Até remédios são falsificados. O que conta é o lucro; não importa como ele venha.

Na Grande Tribulação, estas corrupções e crimes do mundo comercial serão em proporções inimagináveis. Mas estão, quando a “Babilônia” estiver se vangloriando da sua prosperidade, Deus enviará sobre ela repentina destruição (vv.5-8). O sistema financeiro entrará em colapso. Os materialistas verão desaparecer, num só dia, tudo aquilo em que punham o coração (v.14). Ao ver sumir as riquezas e as fontes de lucros, os governantes e mercadores lamentarão profundamente (vv. 9-19).

Isto nos mostra o desagrado de Deus para com aqueles que buscam o luxo e a satisfação dos prazeres, desprezando os reais valores que se acham em Cristo Jesus.

Conclusão Algo importante que João ouviu pouco antes de

presenciar a destruição de “Babilônia” foi o chamado para que os fiéis saíssem da cidade. “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas!” (v.4).

Claro que você não precisa fugir da metrópole e ir viver no campo, como pregam algumas seitas. Sair da Babilônia significa sair do sistema ímpio; não partilhar de seus erros; não comungar com suas ambições, orgulho e pecaminosidade, para que não seja merecedor do mesmo castigo. O desejo do Senhor é que você seja separado do mundo e da sua concupiscência, para que você lhe seja filho e Ele lhe seja Pai ( 2 Co 6.14-18 ).

AtividadesI – CompleteA meretriz Babilônia, descrita no capítulo dezessete trata-se do sistema

mundial __________________ na era do Anticristo. A besta escarlate é o futuro governo ______________ mundial. As suas

sete cabeças com dez chifres são __________________ e ____________que apoiarão o _________________e se oporão a ___________________.

A Babilônia descrita no capítulo 18 representa o sistema ______________________implantado pelo Anticristo.

Sair da Babilônia significa _______________do ___________________; não_______________________dos seus erros; não____________ com suas ambições, orgulho e pecaminosidade.

Deus quer que você viva separado do mundo para que você lhe seja ___________________________ e Ele lhe seja _____________________.

 II – Faça uma redação dizendo o que você acha do atual sistema

político, econômico e religioso do mundo. Você acha que este sistema é espiritualmente benéfico, ou maléfico? Por quê? E o que você tem feito para não se deixar contaminar? De que modo você tem “saído da Babilônia?”