7
LICOCÓS (bonecas) ETNIA KARAJÁ

Licocós - etnia Karajá

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Licocós - etnia Karajá

LICOCÓS(bonecas)

ETNIA KARAJÁ

Page 2: Licocós - etnia Karajá

Habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os Karajá têm uma longa convivência com a Sociedade Nacional, o que, no entanto, não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumárias, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face. Ao mesmo tempo, buscam a convivência temporária nas cidades para adquirir meios de reivindicar seus direitos territoriais, o acesso à saúde, educação bilíngüe, entre outros.

Page 3: Licocós - etnia Karajá

Atividade única das mulheres,as figuras de cerâmica tiveram no passado e ainda têm uma função lúdica para as crianças, mas também é instrumento de socialização da menina, conforme estudou Heloisa Fenélon Costa (1968), onde são modeladas dramatizações de acontecimentos da vida cotidiana. O contato imprimiu modificações quanto ao tamanho (se tornaram maiores) e ao material utilizado, como tinturas químicas. Entretanto, os motivos figurativos e padrões decorativos são mantidos pelas ceramistas mais novas, que inclusive ressaltam figuras dos mitos e dos ritos. É muito comum encontrar as bonecas karajá em lojas de artesanato ou nos museus das cidades.

www.flickr.com

Page 4: Licocós - etnia Karajá

Antiga e rara boneca Carajá em cerâmica cozida e policromada, em representação de jovem índia debulhando mandioca,principal cultura base da culinária tribal. Apresenta alegorias e elementos tribais característicos em negro e vermelho.

Antiga e rara boneca em cerâmica cozida e colorida em representação jovem índia debulhando mandioca em bacia.Apresenta alegorias e elementos tribais em negro e vermelho,e colorido incomum nas ditas "bonecas" deste período.

Page 5: Licocós - etnia Karajá

.

Muito antiga boneca em cerâmica cozida e policromada, com representação de índia fazendo comida, alegorias e elementos de pinturas tribais e ritualísticos pouco conhecidos em negro e vermelho .Originária doDelta do Vale Amazônico - Brasil.

Antiga e rara boneca Carajá em cerâmica cozida e policromada, com representação de jovem índia amassando peixe,outra representação raríssima de cena cotidiana da culinária tribal. Apresenta alegorias e elementos tribais em negro .

Page 6: Licocós - etnia Karajá

antigo Boneco Carajás em MadeiraResolução em traços simples e policromia objetiva, este exemplar traduz com rigor a mítica simetria encontradas nos objetos dos "Carajás".

Antiga, grande e curiosa boneca ou brinquedo em madeira policromada, para uso de transmissão da cultura ancestral,sem os braços. Apresenta alegorias e elementos tribais de fertilidade em negro e vermelho.(Exemplar encontrado no ultimo quartel do século XIX) precolombianartbrazil.blogspot.com

Page 7: Licocós - etnia Karajá

www.museuparanaense.pr.gov.br precolombianartbrazil.blogspot.com www.flickr.comwww.cnfcp.gov.br www.museunacional.ufrj.br

Apresentação elaborada por Ana Lúcia