Click here to load reader

Manual de LÍNGUA PORTUGUESA - Infqe · PDF file língua oficial. língua nacional, língua de escolarização, língua de trabalho, etc. A Língua Portuguesa é em Angola a Língua

  • View
    3

  • Download
    0

Embed Size (px)

Text of Manual de LÍNGUA PORTUGUESA - Infqe · PDF file língua oficial. língua...

  • REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    LÍNGUA PORTUGUESA

    PROJECTO APRENDIZAGEM PARA TODOS

    Professores do Ensino Primário

    para

    Manual de

  • Título: Manual de Língua Portuguesa para Professores do Ensino Primário

    Autoras: Equipa de professores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal:

    Ana Costa Fernanda Botelho Luísa Solla Lúcia Vidal Soares

    Capa e design gráfico: Mário Baía

    Impressão e acabamento: Produzido em Angola

    Local: Luanda

    Edição: 1.ª Edição

    Tiragem: 17000 exemplares

    PROJECTO APRENDIZAGEM PARA TODOS

    Fundação Calouste Gulbenkian Banco Mundial República de Angola

    © 2016 Ministério da Educação - República de Angola

    Na edição de Maio de 2017 foram efetuadas algumas emendas relativas a lap- sos e incorrecções detectadas na edição anterior, de Janeiro de 2017. Está disponível na plataforma moodle do PAT a lista de alterações efetuadas para permitir a utilização correcta da versão de Janeiro de 2017. Na mesma plataforma, encontra-se disponível a versão digital deste manual.

  • PREFÁCIO

    Todas as crianças precisam de mais e melhor educação, de mais e melhores conheci- mentos e competências básicas para que possam continuar a aprender na escola e na vida. A escola primária tem a grande tarefa – e a enorme responsabilidade – de proporcionar a todos os que a frequentam, condições para que o desafio da aprendizagem ao longo da vida possa vir a ter êxito e isso passa por ser capaz de proporcionar bons alicerces ao edif ício do saber e do conhecimento que progressivamente cada um constrói ao longo da vida. Há hoje um largo consenso em torno, quer do valor estratégico das primeiras aprendizagens escolares, quer da importância dessas aprendizagens nos domínios da língua e da matemática. Por isso, a escola primária deve garantir a aquisição e o de- senvolvimento de competências básicas no domínio da Língua Portuguesa, principal veículo de comunicação oral e escrita na sociedade angolana e instrumento fundamen- tal para a aquisição e apropriação de novos saberes, assegurando-se que todos os que a frequentam aprendem a ler e a escrever e aí podem desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita. Assim, a escola primária deve garantir a aquisição de competências em Matemática que permitam raciocinar, resolver problemas e encontrar respostas adequadas a situações do dia-a-dia, o que requer compreender e usar os números e as operações aritméticas, os conceitos elementares de geometria e medida e os conhecimentos e modelos associa- dos à estatística. Este enorme desafio a que a escola primária tem de dar resposta, ano após ano, geração após geração, tem nos professores do ensino primário os grandes artífices dessa tarefa que exige competência científica e pedagógica, dedicação e empenhamento contínuo, responsabilidade profissional e social e, ainda, disponibilidade para continuar a apren- der, isto é, para participar em processos de formação contínua que as diferentes institu- ições educativas e as entidades responsáveis pela educação lhes proporcionam. O Projecto Aprendizagem para Todos (PAT) é, nesse âmbito, uma nova oportunidade à disposição dos professores do ensino primário, com as suas várias frentes de trabalho, sendo:

    − uma formação presencial em Língua Portuguesa e em Matemática, que agora se inicia e a que se seguirá uma formação em Educação Especial e em Avaliação das Aprendizagens e mais tarde em Diferenciação Pedagógica;

    − uma auto-formação apoiada, nas escolas e nas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), com recurso a materiais de formação apropriados e ao apoio de formadores locais, num processo de formação contínua a realizar ao longo dos próximos três anos lectivos;

  • − um conjunto de materiais de formação (módulos), para actualização científica e pedagógica dos professores, e um conjunto de fichas (kit pedagógico) para utilização em sala de aula com os seus alunos;

    − iv) diversos recursos materiais, didácticos e tecnológicos, que são disponibilizados às ZIP para que os professores os utilizem e possam fazer mais e melhor trabalho pedagógico e garantir mais e melhores aprendizagens.

    Estes módulos de Língua Portuguesa e de Matemática para professores do ensino primário, e as fichas dos kits pedagógicos que lhe estão associadas, são os primeiros de um conjunto de seis módulos e de mais de 200 fichas que ao longo dos próximos três anos serão disponibilizadas aos professores em formação no âmbito do PAT.

    Como dizia o poeta “caminhando se faz caminho ...”. Mãos à obra; o futuro espera por vós!

    O Ministro da Educação

    Pinda Simão

  • REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    1

    INTRODUÇÃO

    O Manual de Língua Portuguesa contém um conjunto variado de materiais de formação, tendo como finalidade principal contribuir para a actualização científica e pedagógica dos professores do Ensino Primário de Angola, no âmbito do Projecto Aprendizagem para Todos (PAT).

    Cada capítulo corresponde a uma temática, divulgando e aplicando conhecimentos que poderão ser úteis aos professores em formação e que se encontram identificados em cada um dos capítulos cujos títulos a seguir se apresentam:

    − DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL na escola

    − ORALIDADE - ensino, aprendizagem e avaliação

    − LEITURA- ensino, aprendizagem e avaliação

    − ESCRITA- ensino, aprendizagem e avaliação

    − GRAMÁTICA – ensino, aprendizagem e avaliação

    − HISTÓRIAS- ensino, aprendizagem e fruição

    Dentro de cada capítulo /temática os professores encontrarão: i) textos com informação teórica; ii) sugestões de actividades de formação e de auto-avaliação; (iii) bibliografia de referência que inspirou o trabalho das autoras, bem como outras referências de apoio ao trabalho docente.

    A finalizar o manual encontram-se guiões de orientação metodológica para as actividades dos alunos que constam do Kit Pedagógico.

    Consideramos ainda que a interacção entre as autoras e os professores, que poderá ter lugar com recurso à plataforma Moodle, constituirá um bom recurso de formação para todos os professores envolvidos no Projecto e permitirá aprofundar e expandir os conteúdos que constam deste Manual de Língua Portuguesa.

    O manual é o resultado de um trabalho empenhado - de pesquisa e de criação - que contou com a colaboração de diferentes autoras que procuraram abordar de forma clara e sucinta os conteúdos principais inerentes a cada temática.

    As autoras

  • REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    3

    DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL NA ESCOLA 1

    Lúcia Vidal Soares

  • Diversidade linguística e cultural na escola

    REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    4

  • REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    1 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL NA ESCOLA

    5

    Phutu ilonga, kimbundu kilongolola

    “O português ensina, o kimbundu esclarece”

    APRESENTAÇÃO

    Justificação e motivos

    Na Introdução deste capítulo apresentam-se alguns aspectos que justificam a inclusão desta problemática na formação dos professores do Ensino Primário.

    Temas e Conteúdos*

    Os conteúdos são apresentados em três temas:

    Tema 1- Situação sociolinguística de Angola.

    Tema 2- A Educação Plurilingue e Intercultural: princípios e práticas.

    Tema 3- A (s) língua(s) em presença em sala de aula.

    Síntese

    Bibliografia de referência

    * Neste capítulo utilizaram-se e adaptaram-se pequenos excertos retirados do capítulo sobre Oralidade, do Módulo Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Volume I, do PREPA.

  • Diversidade linguística e cultural na escola

    REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    6

  • REPÚBLICA DE ANGOLA

    PR O

    JE CT

    O A

    PR EN

    DI ZA

    GE M

    P AR

    A TO

    DO S

    1 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL NA ESCOLA

    7

    INTRODUÇÃO

    Neste capítulo abordaremos a existência de diferentes línguas, com diferentes estatutos, em território angolano. Esta diversidade linguística sugere que, na Escola, se caminhe no sentido de uma Educação plurilingue e intercultural. Para tal é necessário que se identifique(m) a(s) língua(s) em presença na sala de aula, pois o papel da(s) língua(s) materna(s) na aprendizagem da língua portuguesa é da maior importância. Por fim, faremos uma breve síntese e apresentaremos alguns percursos didácticos.

    1. SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE ANGOLA

    Angola é um país multilingue, onde além das línguas vernáculas (línguas africanas locais) e suas variedades, a mai

Search related