MATEM£¾TICA 2¢› ANO 1¢› BIMESTRE UNIDADE TEM£¾TICA: MATEM£¾TICA 2¢› ANO 1¢› BIMESTRE UNIDADE TEM£¾TICA:

  • View
    5

  • Download
    0

Embed Size (px)

Text of MATEM£¾TICA 2¢› ANO 1¢› BIMESTRE UNIDADE...

  • MATEMÁTICA 2º ANO 1º BIMESTRE

    UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS (M2B1N)

    OBJETIVOS GERAIS OBJETOS DO CONHECIMENTO HABILIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

    Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos para compreender as regras do sistema decimal, efetuar contagens, identificar posição de algarismos na escrita numérica, ler, escrever e interpretar informações numéricas em diferentes portadores textuais.

    Dezenas como agrupamentos de unidades para realização de contagens e registros numéricos de coleções menores de 100 elementos. Dezenas exatas e unidades avulsas. Dúzia e meia dúzia, centena e meia centena. Identificação do número imediatamente anterior e posterior a outro na reta numérica. Ordenação e comparação de números. Números ordinais. Composição e decomposição de números. Números pares e ímpares.

    (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). Ler, escrever e interpretar informações numéricas envolvendo números até 100 em diferentes portadores textuais. Compreender o significado do zero na representação das dezenas exatas, e o valor posicional dos algarismos. Comparar números na reta numérica. Resolver problemas sobre contagens por diferentes estratégias e agrupamentos.

    Atividades explorando diferentes maneiras de registrar quantidades: tracinhos, bolinhas, desenhos, etc. Uso da calculadora para observação do registro dos algarismos nos números. Trabalhar com materiais concretos como palitos, tampinhas, pedrinhas, cubinhos e barrinhas do material dourado para realizar agrupamentos e contagem. Explorar os conceitos de dúzia e meia dúzia com atividades sobre situações cotidianas. Atividades explorando os jogos em grupos e desafios. Construir com os alunos um quadro de números até 99 para ficar exposto na sala.

  • Situações-problema envolvendo contagens.

    Ler e escrever números ordinais. Compor e decompor números. Reconhecer números pares e ímpares em diferentes contextos.

    Atividades usando o dinheiro de brincadeira para compor números até duas ordens, e realizar trocas.

    Operar com dezenas inteiras utilizando diferentes estratégias.

    Operações de adição e subtração com dezenas inteiras.

    Resolver situações-problema envolvendo ideias da adição e subtração com dezenas inteiras.

    Trabalhar com coleções de dezenas inteiras de elementos para realizar agrupamentos e efetuar adições e subtrações.

    UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA (M2B1A)

    OBJETIVOS GERAIS OBJETOS DO CONHECIMENTO HABILIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

    identificar regras na formação de uma sequência pelo reconhecimento de padrões observados; criar regras para estabelecimento de padrões na formação de sequências .

    Identificação de critérios preestabelecidos na organização de elementos. Construção de sequências repetitivas e recursivas.

    Organizar elementos em sequências, segundo critérios estabelecidos. (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

    Atividades de descoberta da regra na formação de sequências e de construção de sequências segundo uma regra dada.

    Fazer uso da linguagem para representar ideias matemáticas.

    Símbolos comparativos. Utilizar os símbolos ˃ , ˂ e = para expressar comparações de números.

    Atividades com uso do material dourado para comparação do número de peças empregadas na representação dos números. Fazer uso da reta numerada para comparar números e registrar conclusões usando a nomenclatura dos símbolos comparativos.

    UNIDADE TEMÁTICA: GEOMETRIA (M2B1G)

  • OBJETIVOS GERAIS OBJETOS DO CONHECIMENTO HABILIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

    Desenvolver o pensamento geométrico, compreendendo o ambiente, aguçando a curiosidade para examinar e organizar o espaço de convivência, de forma a melhorar a percepção visual, espacial e tátil, identificando as características geométricas desse espaço.

    Movimentação e localização no espaço. Sólidos geométricos. O cubo e o bloco retangular (paralelepípedo): faces, arestas e vértices. Planificações do cubo e do paralelepípedo.

    Situar-se em relação aos objetos, a si mesmo e a outros usando um referencial. (EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. Identificar objetos com formas semelhantes a do cubo e do bloco retangular. Identificar faces, arestas e vértices em cubos e paralelepípedos. Identificar formas das faces do cubo e do bloco retangular em suas planificações. Comparar medidas de comprimentos das arestas do cubo e do bloco retangular.

    Explorar o espaço escolar para atividades de movimentação e localização. Montar um cubo e um bloco retangular a partir de suas planificações para analisar número de lados, pontas e linhas. Usar os cubinhos do material dourado para realizar empilhamentos e estimar quantidade envolvida na formação de cubos, blocos retangulares e outros blocos. Atividades com embalagens de produtos nas formas de cubo e de bloco retangular para descrever respectivas características.

    UNIDADE TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS (M2B1GM)

    OBJETIVOS GERAIS OBJETOS DO CONHECIMENTO HABILIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

    Identificar as diversas grandezas e os instrumentos adequados para

    Instrumentos de medida e grandezas correspondentes.

    Identificar instrumentos de medida para as diversas grandezas.

    Trabalhar com situações do dia a dia relacionadas com medições de

  • fazer medições com diferentes unidades, realizando comparações, estimativas e validação de resultados.

    Medição do tempo relacionando períodos transcorridos, utilizando diferentes sistemas de medidas: horas, dia e semana, mês e ano. Frações da hora e do dia: meia hora e meio dia. Evolução dos instrumentos de medida do tempo: relógio de sol e de areia (ampulheta), relógios de ponteiro e digitais. Sistema monetário brasileiro: nosso dinheiro o REAL.

    Comparar medidas sem efetuar medições. Identificar vários instrumentos de medida para a mesma grandeza. Conhecer instrumentos antigos de medida do tempo. Indicar o horário relacionado a uma situação apresentada em horários indicados em relógios de ponteiros e digitais. (EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda. (EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. Identificar cédulas e moedas do nosso sistema monetário. Representar quantias com cédulas e moedas. Resolver problemas envolvendo reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores.

    grandezas. Atividades lúdicas de contagem do tempo usando estalos de dedos, palmas, batidas de pé, entre outras unidades não convencionais. Montagem de um relógio de papel para descoberta de horas. Construção de uma ampulheta com materiais descartáveis. Atividades usando o calendário da semana para registro das atividades no decorrer da mesma. Uso da agenda escolar para registrar dias e horários de atividades. Uso de jornais e revistas para pesquisar representação das horas de eventos. Trabalhar atividades com uso do dinheiro de papel para representar quantias e simular trocas, compra e venda de objetos.

  • (EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

    UNIDADE TEMÁTICA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (M2B1PE)

    OBJETIVOS GERAIS OBJETOS DO CONHECIMENTO HABILIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

    Conhecer conceitos e procedimentos estatísticos para comunicação e análise de informações.

    Representação de dados por diferentes estratégias. Tabelas e gráficos.

    Comunicar informações fazendo uso de representações próprias. Interpretar dados expressos em tabelas simples, gráficos pictóricos ou de colunas. Construir gráficos e tabelas a partir de dados de pesquisas. (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

    Atividades envolvendo análise de informações expressas em diferentes portadores como cartazes, desenhos, croquis, tabelas e gráficos, representativos de situações cotidianas. Elaboração de gráficos pictóricos usando colagens de figuras. Elaboração de gráficos em malha quadriculada.

    Desenvolver formas de raciocínio para lidar com a incerteza, na vivência de situações aleatórias.

    Análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano.

    Classificar resultados de eventos cotidianos aleatório

Related documents