8
O Mensageiro Ano VIII Edição 99 Abril de 2015

Mensageiro do mês de Abril de 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O Mensageiro deste mês traz para os Cristãos e para todos os filhos de Deus, a boa nova que vem com a ressurreição de Jesus Cristo.

Citation preview

O MensageiroAno VIII Edição 99 Abril de 2015

EDITORIALRecomeço

PAROQUIANO QUEM É VOCÊ?

A Páscoa é uma das comemorações mais impor-tantes em nossa igreja. Além do Natal, em que ce-lebramos o nascimento de Jesus Cristo, a data em questão é de renascimento.

Após passarmos pela Quaresma, que é um perío-do muito importante para a vida da igreja e de todos os cristãos e é o tempo de preparação assídua para entendermos os mistérios da paixão, morte e res-surreição de Jesus, fatos estes que norteiam a nossa fé, damos início a Semana Santa.

Inicialmente, o Domingo de Ramos é quando Je-sus chega à Jerusalém e é recebido como um rei. Na

ocasião, o Filho de Jesus é recebido com ramos de palmeiras.

No dia subsequente, na segunda-feira, é a data em que se recorda a prisão de Jesus. Na terça-feira são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. É muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Em algumas igrejas, na quarta-feira, celebra-se a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Na quinta, são

relembrados os três gestos de Jesus durante a Últi-ma Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do La-va-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou “ordenança”) segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste mo-mento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sex-ta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembran-do os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza.

A Sexta-feira Santa, é o dia em que os cristãos pas-sam pela morte de Jesus na cruz. O sábado é o dia de espera da sua ressurreição. O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira apari-ção entre seus discípulos.

Portanto, apesar de toda a Quaresma, onde pas-samos pelo nosso momento de fé, e a dor da Sex-ta-feira Santa, devemos comemorar a ressurreição, devemos extrair da Páscoa, o amor em que foi nos concebido, e a segunda chance para viver e fazer o bem. Deixar para trás o supérfluo e acreditar nos planos do Senhor.

O jornal O Mensageiro deste mês de Abril, mês de Páscoa, entrevistou o Profes-sor de Português Wagner Sampaio de 33 anos da Paróquia Nossa Senhora da Paz e morador da Vila Corrêa que nos conta so-bre seu testemunho de vida e nos relata as maravilhas que Deus fez em sua vida.

“Eu uso óculos desde os meus 18 anos de idade, e mesmo usando óculos sentia dores nas vistas e na cabeça, mas achava que era algo normal, algo causado por es-forço, como sou professor desde os meus 20 anos acreditava que o excesso de tra-balho poderia estar ocasionando as do-res, então não me importei”. Wagner nos contou que trabalhava demais no intuito de ganhar mais, e com isso acabou por prejudicar sua saúde.

“Foi então com 28 anos de idade no ano de 2010 que as dores de cabeça pioraram muito e resolvi procurar um oftalmolo-

PAULO PAVIONE

2

JORNAL O MENSAGEIRODistribuição: Paróquia Nossa Sra. da PazElaboração: Pastoral da ComunicaçãoDiagramação: Robson Foiadelli

Revisão: Paulo PavioneColaboradores: Paulo Pavione, Felipe Mendes, Moacir Ferreira Filho, Fabiana Teix-

eira, Anna Madeleine e Dennis Henrique, Maurício SebastiãoArticulista: Renatinho Se Ligue

gista após perder minha visão periférica, porém o médico que tinha sua clinica em Mogi das Cruzes me disse que não era pro-blema de vista e que eu deveria procurar um neurologista. Preocupado marquei com o especialista que pediu uma tomo-grafia e com o resultado do exame aca-bou por detectar um tumor na hipófise (A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de vá-rias funções do organismo como o cresci-mento, está localizada atrás dos olhos na região cerebral), o médico então informou o Wagner que uma cirurgia seria necessá-ria e que só então saberia se o tumor era maligno ou benigno”.

Wagner então procurou o Padre Eduar-do Ferreira da Paróquia da Paz depois da Missa e pediu a ele que rezasse para que tudo ocorresse bem na cirurgia, “Fui acompanhado do meu pai, estava muito

DENNIS HEIDERICH

angustiado, o Padre conversou comigo, fez uma oração especial e passou um óleo na minha cabeça, pedindo para que eu tives-se fé, pois Deus me curaria”.

Sampaio sabia que a cirurgia era delica-da e que corria riscos de ficar cego, com algum tipo de seqüela ou até mesmo de vim a falecer durante a operação, mas se manteve firme na fé, devoto a muitos anos de Santa Tereza do Menino Jesus foi então ao hospital para ser operado por um neurocirurgião em Fevereiro do mesmo ano, “Fiz a cirurgia e o médico disse que foi muito bem sucedida, o médico tirou uma parte do tumor e disse que ele era realmente grande, fez exames para desco-brir se era ou não maligno e acabaram por descobrir que se tratava de um adenoma não maligno, o que realmente me deixou muito aliviado, porém o médico me disse que uma segunda cirurgia seria necessária

para a retirada completa do tumor”.Então após alguns meses Wagner voltou

para a sala de cirurgia agora para tirar por completo o tumor, foi ao hospital no bair-ro de Santa Cecília, “O médico me explicou o procedimento e disse que não abriria minha cabeça como na primeira cirurgia, mas que seria uma operação por via na-sal através de uma sonda que sugaria o interior do tumor, achei estranho e fiquei com um pouco de receio, porém o médico me disse que eu não sentiria dor alguma, pois estaria anestesiado e que só acorda-ria quando estivesse terminada a cirurgia. Depois de 5 horas acordei, a cirurgia havia terminado, olhei em volta do quarto da UTI e fiquei impressionado com os equi-pamentos, eram tantos computadores e telas que me senti na nave Sputnik de Spock em guerra nas estrelas, e ainda ha-via uma música suave de fundo, acho que era a Alfa FM”. Contou rindo. “Passado algum tempo acordado tentei me levan-tar, já me sentia bem e não estava mais dopado pelos remédios, foi quando me enganchei nos fios do monitor cardíaco que acabou caindo sobre minha cabeça, à enfermeira veio correndo com o barulho do equipamento que depois caiu no chão

e desesperada chamou o médico que por sua vez ficou preocupado uma vez que a cirurgia tinha terminado há poucas horas, disse a ele que não senti e não sentia dor alguma, ele ficou sem acreditar, pois se tratava de uma maquina de 35 quilos que havia caído exatamente no local menos apropriado para o momento, ele pediu exames e constatou que realmente não houve lesão, disse que se tratou de mais um milagre que eu havia recebido”.

Hoje com 33 anos Sampaio diz, “Estou muito bem, faço tratamento ainda com um médico endocrinologista para fa-zer reposição hormonal e faço também acompanhamento com um neurologista que me pede pelo menos uma vez ao ano um exame de ressonância para saber se tudo está bem, depois de tudo isso me apeguei mais ainda a Deus e sei que con-segui esse milagre graças à interseção de minha Santa Tereza, que inclusive acredito ter segurado o impacto daquela maquina, e da oração do Padre Eduardo, hoje par-ticipo de novenas e sempre rezo o terço. Até agora recuperei 88% da minha visão e o médico já me disse que recuperarei mais ainda, agradeço a Deus por poder dar esse testemunho”.

IGREJA NO BRASIL E NO MUNDO

A AMEAÇA DO EXTREMISMO ISLÂMICO

25 DE ABRIL – DIA DE SÃO MARCOS EVANGELISTA

Até o momento acreditasse que o grupo radical Estado Islâmico (ISIS), já tenha matado cerca de nove mil pessoas em diversos países do Orien-te Médio e Europa, o grupo foi criado em meio a guerra do Iraque versus Estados Unidos no ano de 2003, e tem como objetivo a criação de um Califado, (Monarquia Islâmica) por meio dos jihadistas Sunitas que tem como liderança Abu Bakr al-Baghdadi (Califa que se auto proclama sucessor de Maomé). O grupo está localizado atualmente entre o Iraque e a Síria.

A desumanidade dos jihadistas é assustadora, cristãos estão sendo perseguidos, torturados e mortos a sangue frio, vídeos divulgados pelo próprio ISIS tem mostrado as atroci-dades como forma de propaganda a fim de conquistar novos adeptos ao movimento extremista anti ocidental, vídeos esses que mostram Cristãos e outros grupos de pessoas sendo cruci-ficadas, queimadas vivas, executadas em massa por fuzilamento e tudo isso aos montes.

No domingo dia 15/03 Papa Fran-cisco denunciou com muita tristeza a perseguição sofrida pelos cristãos Ca-tólicos e não Católicos e pediu a todos que rezassem pelas vítimas de duas igrejas em Lahore, no Paquistão, que deixaram ao menos 15 mortos, entre eles mulheres e crianças, e cerca de 70 feridos. Já na Terça Feira dia 17/03 foram mais cinco Igrejas atacadas no Iraque, que tiveram seus altares e cru-cifixos destruídos, alem de túmulos violados. O ISIS ainda declarou que está lutando contra o, “tabu, peca-do, infidelidade e ateísmo”. Já a Or-ganização das Nações Unidas (ONU) informou que o ISIS já teria cometido os três crimes internacionais mais graves, “Genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra”. E pediu ainda uma rápida investida da comunidade internacional para con-ter o grupo.

No dia 11 de Março na audiência geral do Papa Francisco na Praça São Pedro com o Tema da Catequese: A vocação dos Avós e dos idosos na fa-mília e na sociedade. Francisco disse a uma multidão que o aguardava, que, “Às vezes, a sociedade descarta os

DENNIS HEIDERICH

MAURICIO SEBASTIÃO

3

Marcos, ou João Marcos, conhe-cido por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, era judeu, da tribo de Levi, filho de Maria de Jerusalém, segundo os historiadores, teria sido batizado pelo próprio São Pedro, fa-zendo parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi na sua casa que Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Marcos transferiu para o papel as pregações de São Pedro, embora te-nha sido também assistente de São Paulo e São Barnabé, de quem era sobrinho.

Ainda jovem, acompanhou São Pe-dro a Roma quando começou a pre-parar o segundo evangelho, o qual escreveu a pedido dos fiéis romanos. São Pedro, em pessoa aprovou o evangelho de Marcos e ordenou sua leitura nas igrejas.

mais velhos, mas Deus não o faz. Pelo contrário, oferece-lhes uma graça e uma missão particular”. E disse ain-da que, “É importante sublinhar uma primeira coisa: é verdade que a socie-dade tende a descartar-nos, mas cer-tamente não o Senhor. Ele chama-nos a segui-lo em cada idade e também os idosos têm uma graça e uma missão, uma verdadeira vocação do Senhor”.

“Não, nós não estamos fazendo nada estranho, nós estamos realmen-te fazendo ciência, não estamos atrás de alienígenas para evangelizá-los’”. Disse o vice-diretor do observatório do Vaticano, padre Paul Gabor a BBC em uma entrevista sobre o Observa-tório do Vaticano que está localiza-

do em Tcson no Arizona nos Estados Unidos desde 1981, a Igreja tem sido criticada por alguns devido a suas pes-quisas no observatório, alguns dizem que uma eventual descoberta de vida fora da terra poderia levar a uma crise na fé sem precedentes, porém a Igreja ressalta que Deus é o senhor do Uni-verso, sendo assim mesmo que exista vida fora de terra, Deus também seria o senhor e criador delas. Antes disso o observatório se localizava na Itália porem com a péssima qualidade do ar foi necessária à mudança. Ao con-trário do que se pensa a Igreja sempre investiu em pesquisas desde os seus primórdios e sempre esteve ligada com a ciência e em especial com estu-

dos astronômicos, basta lembrar que o nosso calendário gregoriano vem de estudos defendidos pelo Papa Gregó-rio XIII (1502-1585) em 24 de Feverei-ro do ano 1582 pela bula Inter gravís-simas em substituição do calendário Juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100-44 a.C.) em 46 a.C. O primeiro registro de um observatório da Igreja data do ano de 1582 mesma época a qual a Igreja financiava gran-des navegações, porém somente em 1891 foi oficialmente confirmado pelo Papa Leão 13 sua existência.

Um sem-teto de nome Willy foi en-terrado no cemitério Teutônico do Vaticano junto a Basílica de São Pedro em um prestigioso local reservado

aos religiosos alemães, em um novo símbolo da prioridade concedida pelo Papa Francisco aos desabrigados. Papa Francisco vem fazendo diversas políticas em prol dos pobres e tem cuidado em especial dos que moram na cidade do Vaticano, recentemente mandou instalar duchas, e concedeu vários benefícios aos desabrigados.

O Vaticano está em negociações avançadas com autoridades Italianas para terminar com o segredo bancá-rio no sentido de credibilizar as ações do Banco do Vaticano, essa é uma das prioridades do Papa Francisco que busca acabar com os escândalos financeiros que tem abalado a Igreja há anos.

O evangelho de São Marcos é o mais curto se comparado aos de-mais, mas traz uma visão toda espe-cial, de quem conviveu e acompa-nhou a paixão de Jesus.

Levando seu Evangelho, partiu para sua missão apostólica. Diz a

tradição que São Marcos, depois da morte de São Pedro e São Pau-lo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egi-to, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram.

Ele foi martirizado no dia da Pás-coa, suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Ve-neza, cidade que é sua guardiã e que tomou São Marcos como padroeiro. O evangelista é representado com um leão aos seus pés, porque o leão, um dos animais símbolos da visão do profeta Ezequiel, faz estremecer o deserto com seus rugidos.

Entre as mensagens que o evange-lho de Marcos nos traz está a conti-da no capitulo 10 versículo 45: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por mui-tos”.

A lição de vida de Nosso Senhor transmitida nesse evangelho deve ser trazida para nossos dias. Deve-mos nos colocar a serviço do bem em todos ambientes que frequenta-mos, seja em nossos lares, no traba-lho, nos relacionamentos... Ao prati-carmos o bem, estamos semeando amor por onde passamos, estare-mos evoluindo espiritualmente e aí talvez sejamos dignos da salvação eterna.

4

“EU VEJO RESSURREIÇÃO”

Caríssimos irmãos e ir-mãs, neste domingo, dia 5 de abril, a Igreja no mundo inteiro celebra a festa mais importante para a nossa fé Católica em Jesus Cristo. A festa da Ressurreição, também, conhecida como a celebração da Páscoa do Senhor, que se entregou por amor por nós a morte de cruz, sofreu, foi zomba-do, carregou a cruz, prega-do, desceu a mansão dos mortos, e RESSUSCITOU!

A festa que dá sentido maior a tudo que fazemos, a todas as nossas celebra-ções, pois como o apóstolo Paulo nos ensina “se Cristo não houvesse ressuscita-do dos mortos, vã seria a nossa fé”. A festa da pas-sagem de Jesus que mor-reu e ressuscitou norteia toda a vida de fé da nossa Igreja, portanto, nada se-ria possível realizar atra-vés da nossa fé, se Cristo não houvesse ressuscitado dentre os mortos, por isso essa é a maior alegria e a maior festa da nossa Igre-ja: a ressurreição de Cris-to!

Para entendermos a ressurreição é preciso pas-sar pelo passo a passo da paixão. A nossa caminha-da rumo a ressurreição, se inicia na Quarta-feira de Cinzas com a Quaresma. A Quaresma nos remete aos quarenta dias em que Cris-to foi levado ao deserto pelo Espirito Santo.

Percorridos os qua-renta dias da quaresma chegamos a semana Santa que inicia no domingo de ramos e se encerra no do-mingo de Páscoa. A sema-na Santa vai nos falar so-bre os últimos momentos da vida de Jesus, e dentro dela vamos destacar o trí-duo pascal. Na quinta-feira Santa, a Igreja celebra a última ceia de Jesus e tam-bém é conhecida como missa de lava pés quando Jesus ensina aos discípulos

MOACIR F. FILHO

o gesto de ser humilde e de servidão ao próximo.

Na sexta-feira Santa da paixão, é o único dia do ano no mundo inteiro em que não celebra-se a mis-sa, pois a Igreja medita so-bre a morte de Jesus, por isso não há missa, e sim a celebração da Paixão e morte de Jesus.

No Sábado Santo, co-nhecido como Sábado de Aleluia, a Igreja celebra a vigília à espera da res-surreição: “ressuscitou ao terceiro dia”. É o dia da alegria, pois Jesus ressus-citou, ele morreu e res-suscitou para nos salvar e vencer a morte que é o sa-lário do pecado como nos ensina o apóstolo Paulo. “Oh noite de alegria ver-dadeira, que uniu de novo o céu e a terra inteira!”

Como podemos enxer-gar ou trazer a ressurrei-

ção para os nossos dias? Para iniciar nossa respos-ta é válido ressaltar que a missa não se limita ao fato de lembrar o que Cristo fez, mas sim atualizar o sa-crifício de Jesus, ou seja, a cada missa Jesus se entre-ga, morre e ressuscita, e tudo isso só nos é possível pelos olhos da fé. Como enxergar a ressurreição em meio as nossas grandes tribulações na atualidade? Um canto muito antigo da Igreja, nos responde clara-mente:

“Eu creio num mundo novo Pois Cristo ressuscitou, Eu vejo sua luz no povo. Por isso alegre sou.

Em toda pequena oferta, Na força da união, No pobre que se liberta

Eu vejo ressurreição.

Na mão que foi estendi-da, No dom da libertação, Nascendo uma nova vida Eu vejo ressurreição.

Nas flores oferecidas e Quando se dá perdão, Nas dores compadecidas Eu vejo ressurreição.

Nos homens que estão unidos, Com outros partindo o pão,

Nos fracos fortalecidos Eu vejo ressurreição.

Na fé dos que estão so-frendo, No riso do meu irmão, Na hora em que está morrendo Eu vejo ressurreição.”

5

A PÁSCOA NOS ENSINA A ENXERGAR DEUS NAS COISAS MAIS SIMPLES, A RESSURREIÇÃO É UM GRANDE EVEN-TO, MAS QUE ACONTECE NO SILÊNCIO DA MADRUGADA QUANDO NINGUÉM ESTÁ ASSISTINDO, POR ISSO, JESUS EM SUA RESSUREIÇÃO NOS CONVIDA E USAR MELHOR OS OLHOS DA FÉ E NÃO MAIS NOS LIMITAR AO NOSSO ENTEN-DIMENTO, MAS AQUILO QUE A FÉ NOS PROPÕE DE LANÇAR VOOS MAIS AL-TOS E CRER QUE REALMENTE, O BEM VENCE O MAL, A VIDA VENCE A MOR-TE, E QUE NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS, POR ISSO, DEIXO UM SINGELO CONVITE: TENHA FÉ E ACREDITE QUE O DEUS QUE RESSUSCITA DOS MORTOS QUER REALIZAR MUITAS MARAVILHAS E NOSSAS VIDAS.FELIZ PÁSCOA!

6

OS PERIGOS DA DENGUE DENNIS HEIDERICH

Todo ano é a mesma coi-sa, é só chegar o verão que o mosquito Aedes Aegypti surge fazendo milhares de vitimas e causando deze-nas de mortes, o mosqui-to originário da África é o transmissor dos vírus da dengue, febre chikungun-ya e febre amarela. Ape-sar de prevalecer no verão ele também sobrevive e ataca nas demais estações do ano, inclusive na épo-ca mais fria do ano que são os meses de inverno, porém com menor inten-sidade, o que acontece é que a contaminação dimi-nui pelo fato de as chuvas serem menos frequentes nesse período de tempe-raturas mais amenas, aca-bando assim por diminuir a concentração de água parada que é o ambiente propicio para a fecunda-ção dos ovos do inseto.

Este ano o Brasil enfren-ta a pior epidemia da sua história, com centenas de milhares de casos confir-mados, e a suspeita de existirem outras centenas de milhares não diagnos-ticados, além de dezenas de mortes até agora con-firmadas.

O Estado de São Paulo concentra a metade dos casos identificados em todo pais até o momen-to, acreditasse que a crise hídrica pela qual o Estado passa esteja colaborando com a epidemia uma vez

que a população passou a armazenar água de formas impróprias em baldes, cai-xas de água e até piscinas destampadas. Só na re-gião do Alto Tiete são 129 casos confirmados, Ferraz de Vasconcelos é a cidade mais afetada com 29 casos até o momento.

Os sintomas são muito parecidos com a de uma gripe comum, podendo ocasionar: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos

olhos, vomito, manchas vermelhas na pele e em casos mais graves san-gramentos e dores abdo-minais fortes que podem indicar hemorragia. Caso você apresente algum des-ses sintomas deve procu-rar imediatamente a uni-dade básica de saúde mais próxima de sua residência.

A população pode aju-dar no combate contra o mosquito eliminando possíveis focos que conte-

nham água parada, além de usar inseticidas e as famosas raquetes de cho-que contra os mosquitos já existentes. Já as prefei-turas devem seguir orien-tando a população como combater o mosquito, e também utilizando de meios de combate como carros fumacê e vistorias em terrenos e casas aban-donados.

O laboratório francês Sanofi informa que até o

final de 2015 deve estar disponível a primeira va-cina no mundo contra o vírus da dengue e poderá ser distribuída em todos os países atingidos pelo vírus.

O Ministério da Saú-de recomenda à limpeza frequente de recipientes propícios a acumulação de água mesmo que es-ses estejam secos, pois a sobrevida dos ovos é de cerca de 450 dias (1 ano e

2 meses), mesmo em local seco, e caso estes ovos ve-nham a entrar em contato com a água, levam cerca de 7 dias para se desenvol-verem e se transformarem no mosquito, que por sua vez pode viver até 35 dias.

Ao contrario do que muitos pensam, a dengue é uma doença perigosa e pode levar à morte, se não forem tomados cui-dados necessários e ime-diatos.

7INCENTIVO AO PARTO NORMAL

RECOMEÇO

FABIANA TEIXEIRA

RENATINHO SE LIGUE

Em meio aos avanços tecnológicos do mundo moderno, uma prática entre as mulheres grá-vidas está deixando de acontecer: o parto nor-mal. A falta de informa-ção, a conveniência de se ter um filho sem sentir as dores do parto natural e também o medo, fize-ram com que os índices de partos normais caís-sem drasticamente no país. Em todo território nacional, o índice de ce-sáreas chegou a 84% no setor privado (hospitais particulares e de convê-nios), enquanto na rede pública, chegou a atingir mais de 60%, conside-rando o número de mais de mil partos realizados por ano.

Diante dessa estatísti-ca alarmante, o Ministé-rio da Saúde junto com a Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS), anunciou no último dia 27, o lançamento do pro-jeto piloto que incentiva a escolha pelo parto nor-mal, denominado “Parto Adequado”. Foram sele-cionados 28 hospitais: 23 da rede privada e 05 ma-ternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem como objeti-vo incentivar a realização do parto normal, a partir de modelos inovadores de atenção ao parto, re-duzindo o número de cesáreas desnecessárias e melhorando a qualida-de no atendimento e a segurança da mãe e do bebê.

Mas hoje é possível ter um parto normal sem dores, através da aneste-sia peridural, ou mesmo utilizando outros recur-sos, como por exemplo a acupuntura, massagens, banho de imersão, entre outras opções.

A escolha pelo parto

A comemoração da Páscoa é a data em que passamos por um turbilhão de sentimentos. Desde o início, na Quaresma, até a Semana Santa, se esten-dendo ao Domingo de Pás-coa, nós sentimos a dor e a paz, da morte à ressurreição.

É neste período em que conseguimos sentir nossa fé mais aflorada, e os jovens mais unidos. Em nossa igre-ja, o grupo de teatro Alpha e Omega, em todos os anos, fa-zem a peça da Paixão de Cris-to, mostrando todas as passa-gens de Jesus neste tempo.

Não é simples demostrar para toda nossa comunidade, a prisão, a dor da crucificação e a alegria da ressurreição. As passagens, que são remonta-

das em cenas com efeitos so-noros e de luzes, nos deixam arrepiados. Sempre com um cenário esplendoroso, os nos-sos atores dão um verdadeiro show de talento.

Porém, não podemos es-quecer que tudo o que assis-timos um dia, infelizmente, foi verdade. Jesus lutou por nós, pelos homens pecadores. Em ato bravo, não se intimidou pela crucificação e morreu,

“A verdade é que temos a missão de não deixar no esquecimento o que um dia nos foi passado. Nós, jovens, temos que lutar pelo diferente, criando e

recriando. Continuar com teatros de passagens bíblicas, fazendo baladas cristãs, levando, por meio do jornal, informação aos católicos. Temos o dever

de oferecer novas energias às pastorais, aos eventos e, também, a nossa religião”.

sabendo que retornaria para mostrar que Deus é maior que todos.

A juventude cristã da Paró-quia Nossa Senhora da Paz, não deixa nós esquecermos do amor de Jesus por nós. Jovens que realmente se im-porta pelo o que somos e por quem nos fez, sem ter a vergonha de subir ao palco e dar vida a quem sempre nos resguarda.

normal traz benefícios tanto para a mãe como para o bebê. Para as ma-mães, podemos citar: o tempo de recuperação é mais rápido, os dias de internação hospitalar são menores (caem de 4 dias para 2 ou 3 dias de internação), menor risco de infecção, favo-recimento na produção do leite materno, o úte-ro volta ao seu tamanho normal mais rapidamen-te. Já para o bebê, as vantagens são: facilida-de para respirar, maior receptividade ao toque, mais atividade ao nascer, maior segurança (dimi-nuindo o risco de inter-nação na UTI neonatal), e sem falar que é natu-ral, ou seja, o bebê nasce quando ele está pronto para nascer.

Dados do Ministério da Saúde indicam que quando não há indicação clínica, a cesárea ocasio-na riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê. A probabilidade

de a criança desenvolver problemas respiratórios aumenta em 120 vezes para o recém-nascido e o risco de morte da mãe é triplicado. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis estão relacionados à pre-maturidade.

É importante lembrar que a cesariana quando é bem indicada, salva vidas. Mas quando ela é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com músculos ainda não completamente desen-volvidos. Mas também é muito importante que a mãe faça o pré-natal para que seja descartada qualquer situação que impeça o parto normal, como por exemplo, algu-ma infecção ou alteração genética no bebê. Caso não haja nenhum risco para a mãe e o bebê, a escolha pelo parto nor-mal deverá ser levada em consideração.

8

10/ 04 CPP24/04 Missa de cura e libertação 26/04 – Feijoada em prol das obras da IgrejaHORÁRIOS DAS MISSASTerça e Sexta às 19hrs Domingo às 8, 11 e 19hrs

AVISOS

ANNA MADELEINE

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ

AV:BRASIL 451 – VL: CORREA – FERRAZ DE VASCOCNELOS – SPFONE: 11 4675-7399

LOJAS TAMBEM EM : SUZANO – MOGI DAS CRUZES

MARMORARIA PRÓPRIA

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

28/04 Ada Shamarela Ramos

17/04 Aparecida de Lurdes de Souza Moraes

13/04 Caroline Conceição Sousa

19/04 Gedeones Luis da Silva

23/04 Helena Ascenção Andrade

05/04 Isabel Merces de Souza Braga

13/04 Izaul Nogueira de Freitas

17/04 João Carlos da Silva

05/04 Josefa Vieira de Lima Santos

19/04 Juventina Franco de Lima

13/04 Marcos Antônio da Cruz

07/04 Maria do Socorro dos Santos

08/04 Maria do Socorro Vicente

13/04 Regina Ferrara Saito

18/04 Rosa Gercinda Cadete

06/04 Sonia Regina S.H. Ribeiro

ADICIONE-NOS NO FACEBOOK

FACEBOOK.COM/NOSSASENHORADAPAZ

Nos dia 16,17 e 18 de Mar-ço. Celebramos o Tríduo de São José que teve ini-cio com a participação das Comunidades São Marcos, Santa Cecilia e a Paróquia Nossa Senhora da Paz e Aparecida.No dia 19/03 (quinta-fei-ra), Festa de São José com missa solene, os fiéis com-

pareceram com entusias-mo para louvar o Padroei-ro das famílias. Houve o bolo como partilha para que todos sejam justos.Agradecemos a participa-ção de todos, pois através da oração unifica e fortale-ce a caminhada dos paro-quianos. São José, rogai por nós.