8
O Mensageiro Ano VIII Edição 98 Março de 2015 “QUARESMA: RUMO A PÁSCOA PREPARAÇÃO DO SENHOR” SANTA CECILIA EM OBRAS 19 DE MARÇO – DIA DE SÃO JOSÉ A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO EM NOSSO DIA A DIA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ CELEBRA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Mensageiro do Mês de Março de 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Nesse tempo de Quaresma busque mais do que nunca santificar-se.

Citation preview

O MensageiroAno VIII Edição 98 Março de 2015

“QUARESMA: RUMO A PÁSCOA PREPARAÇÃO DO SENHOR”

SANTA CECILIA EM OBRAS

19 DE MARÇO – DIA DE SÃO JOSÉ

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO EM NOSSO DIA A DIA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ

CELEBRA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

EDITORIALCampanha da Fraternidade

PAROQUIANO QUEM É VOCÊ?

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema a Fraternidade: Igreja e Sociedade, abordando o lema “Eu vim para servir”.

Em um objetivo de aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus, a campa-nha concentra-se, especificamente, em mostrar seis eixos.

Os objetivos da igreja, vinculados ao lema, é fazer memória do caminho

percorrido pela igreja com a socieda-de, identificando e compreendendo os principais desafios da situação atual. A campanha quer apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da dou-trina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes. A iden-tificação as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabe-lecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral, também, será um dos principais temas trabalhados.

Com a ideia de aprofundamento e a compreensão da dignidade da pessoa,

da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-re-ligioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas, o tra-balho desenvolvido, também pela nossa igreja, fará com que todos os cristãos tenham um ponto de reflexão. Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e so-ciedade e atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento inte-gral da pessoa e na construção de uma

sociedade justa e solidária serão temá-ticas discutidas durante a campanha.

Esta nova base, adquirida pela cam-panha deste ano, continuará ajudando aos menos favorecidos, levando o des-pertar da solidariedade em cada cristão que convive com nossa igreja. O obje-tivo maior de todo o trabalho é educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.

Fonte: www.portalkairos.net

Creuza Cesarino Cardoso de Oliveira, participante da co-munidade Santa Cecilia, desde a sua fundação, e coordena-dora do Apostolado da Ora-ção, onde participa há mais de trinta anos, conta como é sua caminhada durante o período quaresmal:

Mensageiro: No período da quaresma, qual o sentido da abstinência para você?

Creuza: Na quaresma vi-vemos um tempo de graça, preparando-nos com oração, sacrifício e caridade fraterna para celebrarmos os grandes mistérios de nossa fé, paixão,

PAULO PAVIONE

2

JORNAL O MENSAGEIRODistribuição: Paróquia Nossa Sra. da PazElaboração: Pastoral da ComunicaçãoDiagramação: Robson Foiadelli

Revisão: Paulo PavioneColaboradores: Paulo Pavione, Felipe Mendes, Moacir Ferreira Filho, Fabiana Teix-

eira, Anna Madeleine e Dennis HenriqueArticulista: Renatinho Se Ligue

morte e ressureição de Jesus, buscando a conversão.

M: Na sua opinião, o que de-vemos focar durante este pe-ríodo?

C: Antes de tudo, voltar-se para Deus, ouvir o Senhor e ir ao seu encontro.

M: O que devemos fazer nes-te tempo?

C: Nesse tempo fazemos abs-tinência, tirando algo que gos-tamos de fazer e que nos faz falta. Eu durante os quarenta dias da quaresma, deixo de tomar refrigerante como uma forma de agradecer a Deus tudo que ele me dá.

ANNA MADELEINE

M: Já na igreja, qual sua par-ticipação?

C: Durante este período par-ticipo com um grupo de mu-lheres rezando a via-sacra duas vezes por semana, bus-cando força na oração.

M: E qual é sua mensagem aos fiéis?

C: Digo que neste tempo, te-mos que apreciar a presença intensa do nosso Senhor, prin-cipalmente o que tange a fra-ternidade. Aos meus amigos cristãos, solicito que partici-pem mais das missas, que faça reflexões e principalmente preguem pela paz.

IGREJA NO BRASIL E NO MUNDO

“EU VIM PARA SERVIR”

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO EM NOSSO DIA A DIA

O Vaticano divulgou um docu-mento do Papa Francisco para a 30° jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2016 e será realizada na Polônia na cidade de Cracóvia, terra natal de São João Paulo II que foi quem deu inicio as jornadas há 30 anos.

No documento o Papa convida os jovens a rebelar-se contra a ten-dência generalizada de banalizar o amor, sobretudo quando se procura reduzi-lo apenas ao aspecto sexual, desvinculando-o assim das suas ca-racterísticas essenciais de beleza, comunhão, fidelidade e responsabi-lidade. “Queridos jovens, na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é curtir o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, para sem-pre, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucioná-rios, eu peço que vocês nadem con-tra a corrente: sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capa-zes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confian-ça em vocês. Tenham coragem, de ir contra a corrente. E tenham tam-bém a coragem de serem felizes”, suplica o Papa.

Na Quarta feira de Cinzas o Vatica-no pela primeira vez em sua história deu assentos especiais na audiência geral semanal com o Papa Francisco a um grupo de lésbicas e gays cató-licos, os peregrinos são do ministé-rio New Ways, ou Nova Formas em português, e foram acompanhados por uma freira de Loreto, Jeannine Gramick. “O papa Francisco me dá esperanças, para mim, é um exem-plo da classe de sacerdotes que procuram dar apoio aos que estão alijados do centro de poder da Igre-ja”, disse a freira à Associated Press.

Completa ainda seu discurso ob-servando que a uma intensa luta de vários grupos por uma maior aceitação de homossexuais na Igre-ja, já que no final deste ano vai sair

DENNIS HENRIQUE POSSANI

FABIANA TEIXEIRA

3

O Dia Mundial da Oração foi celebrado pela primeira vez em 1986, alusivo à Paz Mundial, e rezado pelo Papa João Paulo II, para representantes de reli-giões cristãs e outras organiza-ções internacionais.

Hoje, esse dia é celebrado no dia 4 de Março e comemorado em vários países. De acordo com os cristãos brasileiros, a oração é o momento com Deus, tempo em que o ser humano é colocado na presença do Se-nhor para agradecer por mais um dia de vida, por Ele ter feito a benção e protegido de todos os males.

Em suma, o tempo de cada um é minitrado por si próprio, po-rém, na atualidade, o homem sempre arruma desculpa e não separa um tempo para dialogar com sua família e Deus, confor-me reitera a professora Luana Oliveira.

“A oração é algo que deve ser espontânea, não existe um ‘ro-teiro’ para que ela seja feita.

o documento oficial do Sínodo da Família e as chances nunca antes foram tão favoráveis a mudanças, como agora.

O Vaticano anunciou que abrirá duchas e barbearias para morado-res de rua da cidade, além disso, passou a distribuir cobertores e sa-cos de dormir, além da alimentação que costumeiramente já distribuía, as ordens vêm do Papa Francisco que declarou querer uma igreja aberta e acolhedora, voltada para a caridade.

Na tradicional missa de Cinzas na Quarta-feira o Papa Francisco reali-zou a santa missa na igreja de Santa Sabina em Roma relembrando o se-

guinte mandamento de Jesus Cris-to: “Amar o próximo, assim como Deus nos amou primeiro”. Em men-sagem, o Sumo Pontífice disse que “Deus tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando o deixamos, porque quer levar-nos de novo para ele”. Esta é a constatação da qual parte a mensagem do San-to Padre para a Quaresma de 2015 que este ano foi intitulada da forma “Fortalecei os vossos corações”

Ainda na Quarta-feira de Cinzas foi anunciada em todas as igrejas o inicio da Campanha da Fraternidade 2015, com o tema que foi proposto pelo Papa, ”Fraternidade: Igreja e

Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir”. A mensagem pede duro combate à pobreza, o fim de injus-tiças sociais e da violência.

O documento pede prioritaria-mente a reforma do sistema políti-co brasileiro, nesse período a CNBB pretende coletar 2 milhões de assi-naturas a favor de uma reforma po-lítica popular que exclua sobre tudo o poder excessivo do dinheiro em campanhas eleitorais. A campanha lançada pela CNBB é a de número 52, e será intensamente discutida pelas igrejas de todo o mundo nes-se período da quaresma.

Voltando do Sri Lanka e das Fili-pinas o Papa Francisco foi questio-

nado por um jornalista do país em questão, sobre a relação do cresci-mento da população com a pobre-za, questionou o fato de a Igreja proibir o uso de anticoncepcionais e com isso acabar por favorecer o problema, lembrando que a igreja é criticada no país sobre isso. O Papa aconselhou de forma bem humora-da que os Católicos não deveriam se sentir compelidos a procriar “como coelhos” e disse que o ideal para manter a população mundial são 3 filhos por casal, lembrou ainda que a Igreja aceita o planejamen-to familiar natural, que consiste de abstinência periódica de sexo nos períodos de fertilidade da mulher.

Jesus nos dá o exemplo quando nos ensina a orar ao Pai, quan-do diz, ‘E, quando orares, não sejais como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas

das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a

teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente’, passagem de Mateus, no ca-pítulo seis, entre os versículos cinco e seis”, explana o minis-tro da palavra da Igreja Nossa Senhora da Paz, Moacir Ferrei-ra.

Ainda falando sobre a ora-ção do Pai Nosso, Santo Agos-tinho disse: “Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar nelas algo que não esteja incluído na oração do Senhor”, ou seja, diante da correria do dia a dia, o cristão deve reservar um mo-mento de oração para conver-sarmos com Deus, e agradecer por tudo o que Ele tem feito na vida de cada um, e aproveitar e pedir forças para que não de-sanimem e tenham fé para en-frentar as dificuldades da vida.

“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis” (Mateus 21, 22).

4

QUARESMA: RUMO A PÁSCOA PREPARAÇÃO DO SENHOR

A quaresma é um pe-ríodo muito importante para a vida da Igreja e de todos os cristãos, é o tem-po de preparação assídua para entendermos os mis-térios da paixão, morte e ressurreição de Jesus, fa-tos estes que norteiam a nossa fé, pois como disse São Paulo: “se Cristo não houvesse ressuscitado dos mortos, vã seria a nossa fé (...)”.

Como a Igreja reco-menda que nos prepare-mos para a Páscoa? A Igre-ja nos exorta a praticarmos o exercício quaresmais que aprendemos com a caminhada de fé e obser-vando a vida de Jesus, tais exercícios consistem em jejum, caridade e oração.

ORAÇÃO: “(...) e Jesus se retirou para orar (...)”

Em muitas passagens das escrituras nós vemos personagens que estavam em comunhão com Deus por meio da oração, e até o próprio Jesus é citado várias vezes que Ele se retirou para orar em um local à parte. A prática da oração vem nos ensinar e nos propor o diálogo com Deus. O Senhor deve ser nossa preferência na lista dos diálogos, Ele que nos ouve e atende as nossas preces. A oração é um mo-mento único na vida da-queles que tem fé, pois é o momento do contato com o criador, o momento de concretização da relação entre criador e criatura, o homem que não se es-quece de seu criador e por isso O ama porque Ele nos amou primeiro.

A oração consiste numa conversa, mas exige um esforço de cada um de nós em meio a correria de todos os dias, nos retirar-mos, assim como Jesus, para orar, para conversar com Deus e assim estar em profunda comunhão com ele. A oração deve

MOACIR F. FILHO

ser o combustível para a nossa fé, sem ela só há fé na teoria e não no sentido prático.

CARIDADE: “(...) onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele (...)”

Quando tratamos da caridade, cita-se a esmola e outras atividades, esses fatores são importantes, mas o principal aspecto que a caridade quer nos ensinar é o aspecto do diá-logo como o nosso próxi-mo, o diálogo com nossos irmãos e a vivência com a comunidade. Numa tra-dução literal do termo em latim caritas, quer dizer amor ou seja, o diálogo e a abertura ao acolhimento ao próximo é a máxima ex-pressão do amor, e se Deus é amor, como nos ensina o evangelista João, logo Deus está no ato de carida-

de, Deus nos acompanha, nos dá força a acolher e a praticar o bem, pois Ele é amor, ele que se expressa nas nossa atitudes e não nos mesmo, por isso é ne-cessário deixar Deus agir e sermos utilizados como instrumentos da salvação que ele propõe a cada um de nós, o plano de amor e salvação. Neste sentido a quaresma nos convida a

ter uma abertura de amor e generosidade para com os irmãos mais necessita-dos, e ainda não somente os pobres no aspecto ma-terial, mas também os po-bres de espírito, de amor e fraternidade.

JEJUM: “(...) não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (...)”

Feito o nosso diálogo

com Deus e com o nosso irmão, chegamos ao diá-logo de maior dificuldade e que exige de nós mais esforço que é o diálogo co-nosco mesmos. O jejum é um convite ao nosso auto controle, pois se trata de deixar de fazer uma refei-ção do dia, ou ainda pode--se fazer a abstinência que seria deixar de comer algo que estamos acostumados

a comer, ou deixar de fazer algo que consideremos ‘vi-ciados’ em fazê-lo, portan-to, quem é gosta muito de chocolate que o deixe de comer, quem gosta muito de carne, que a deixe de comer, quem fuma muito que o deixe de fumar e as-sim por diante.

A proposta do jejum e da abstinência é nos ensinar que podemos vi-

5

ver muito bem sem esses acessórios que nos impe-dem de chegar a Deus, pois criamos obstáculos ao nosso diálogo com Deus quando nos apegamos a certas coisas e hábitos. Mesmo que sintamos fal-ta, aprendemos que não só de pão vive o homem, nem só de carne, nem só de cigarros, nem só de in-ternet, mas sim de toda a

palavra que sai da boca de Deus, a única coisa a qual não vivemos sem é Deus.

Todos esses exercí-cios nos auxiliam a nossa conversão (mudar de di-reção) rumo a Páscoa do Senhor. Façamos os nos-so esforços para praticar os exercícios da quares-ma e compreendermos o mistério do amor de Deus por nós.

619 DE MARÇO – DIA DE SÃO JOSÉ “QUERIDOS

JOVENS, A PAZ!”MAURICIO SEBASTIÃO

EVERTON LOPES

A grandeza de certos homens, ao longo da his-tória, surpreende-nos e nos leva a refletir sobre o quão sublime é o amor contido em seus corações. Entre esses homens, está São José, José de Naza-ré ou simplesmente José, o Carpinteiro. Pertencia a linhagem do Rei Davi, ho-mem justo em palavras e em ações, na terra foi pai adotivo de Jesus e espo-so da Santíssima Virgem Maria. Ao saber que ela ia ser mãe, sofreu silen-ciosamente. Sabia que ele não tivera parte naquela gravidez, mas era-lhe im-possível duvidar da fide-lidade da esposa, ficou sem saber o que fazer, que atitude tomar.

Essa angústia que en-chia seu coração foi re-solvida pelo Anjo Gabriel que lhe apareceu em so-nho dizendo: “não temas José em receber Maria como esposa, pois ela é inocente, o filho que es-pera é fruto do espírito Santo de Deus!” dessa hora em diante José pas-sou a proteger Maria e o filho que estava para nascer. A atitude amoro-sa de José demonstrou que ele estava à altura de sua nobre e singular mis-são: ser esposo da mãe do Nosso Senhor.

Homem virtuoso, pos-suía todas as qualidades para ser o pai de Jesus

Juntos seguimos nossa preparação a JMJ em 2016, juntos vivamos esse experiência de Jornada Diocesana da Juventude.

Cristo: era temente a Deus, honesto, trabalha-dor, digno, carinhoso, extremamente religioso, colocando somente a sua confiança em Deus.

É considerado o “Pa-droeiro dos Trabalhado-res”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como

“Padroeiro das Famílias”, o dia 19 de março é dedi-cado à sua memória.

Nossos dias, infeliz-mente, são marcados por pais muito diferentes de José. São pais descom-promissados que acredi-tam que sua participação no seio familiar resume--se em ganhar o susten-

to material da família, esquecem-se do susten-to espiritual, do compa-nheirismo, da cumplici-dade, de demonstrar o seu carinho...

Esquecem-se de que agindo com simplicidade, amor e a fé, assim como agiu José, DEUS estará cada vez mais próximo !!!

A 30ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no dia 29 de março de 2015 (domingo de Ramos), em âmbito diocesa-no na catedral de Sant’Ana. Esse evento, que visa reunir os jovens em um encontro diocesano com seus bispos, acontece entre uma jornada mundial e outra.

Será dada a continuidade a peregrinação espiritual rumo Cracóvia, na Polônia, onde em Julho de 2016 se realizará a próxima edição inter-nacional da JMJ. Em preparação, a cada o Ano o Papa Francisco vem escolhendo uma bem-aventuranças evangélica para ser refletida. Este ano será colocado em pauta a sexta bem-aventurança: “Felizes os pu-ros de coração, porque verão a Deus”, (Mt 5, 8).

A palavra “felizes”, ou bem-aventurados, é como um refrão que re-corda a chamada do Senhor a percorrer, juntamente com Ele, uma es-trada que, apesar de todos os desafios, é a via da verdadeira felicidade. Ora a busca da felicidade, é comum a todas as pessoas de todos os tempos e de todas as idades. Deus colocou no coração de cada homem e de cada mulher um desejo irreprimível de felicidade, de plenitude. Porventura, não sentis que o vosso coração está inquieto buscando sem cessar um bem que possa saciar a sua sede de infinito? Procurem, então, aprofundar como esta felicidade passa pela pureza de coração.

“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Como vedes, esta bem-aventurança está intimamente relacionada com a vossa vida e é uma garantia da vossa felicidade. Por isso, repito-vos mais uma vez: tende a coragem de ser felizes!”, declama o Papa Francisco.

A Jornada Mundial da Juventude deste ano conduz à última etapa do caminho de preparação para o próximo grande encontro mundial dos jovens em Cracóvia, no ano de 2016. Precisamente há trinta anos, São João Paulo II instituiu, na igreja, as Jornadas Mundiais da Juventu-de. Esta peregrinação juvenil por meio de todos os continentes, sob a guia do sucessor de Pedro, foi uma iniciativa providencial e profética. “Juntos, damos graças ao Senhor pelos preciosos frutos que a mesma produziu na vida de tantos jovens por toda terra. Quantas descobertas importantes, sobretudo as de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e da igreja como uma família grande e acolhedora! Quantas mudanças de vida, quantas decisões vocacionais brotaram daqueles encontros! O Santo Pontífice, Padroeiro das JMJ, interceda pela nossa peregrinação rumo à sua Cracóvia. E o olhar materno da Bem-aventurada Virgem Maria, a cheia de graça, toda bela e toda pura, nos acompanhe neste caminho”, reitera o pontífice.

7SANTA CECILIA EM OBRAS

EM BUSCA DE PAZPARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ CELEBRA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

PASCOM SANTA CECÍLIA

RENATINHO SE LIGUE

A comunidade santa Cecília iniciou suas obras no mês de fevereiro. O ponta pé inicial se deu com o “bate-estacas” (bate estacas é um equipa-mento utilizado para fun-dações profundas no qual o método finca estacas no solo) e por ser um pré-moldado é necessário que ocorra este procedimento, que se finali-zou no dia 27/02, o próximo passo será colocar as caixas de apoio para que o pré moldado comece a tomar forma, fazen-do assim com que a estrutura da comunidade fique devida-mente pronta.

Em tempo de moder-nização, mudanças e avanços, alguns países islâmicos continuam per-seguindo cristãos. Tanto católicos como evangéli-cos, abandonaram seus países de origem, alguns deles muçulmanos, onde a radicalização do Islã consolidou uma perse-guição religiosa. Alguns não conseguiram ter a mesma sorte, já que cus-ta caro mudar totalmente sua vida.

Vemos em muitos jor-nais explicações sobre guerras e perseguições, mas em sua maioria, não nos atentamos aos fatos. Por mais que não nos afete tanto, estar ciente dos acontecimentos de nossa religião é de suma importância, ainda mais quando se trata da vida de nossos irmãos.

Desde a guerra de 2003, que levou os xiitas ao governo, o radicalismo

No último dia 18 de feve-reiro, aconteceu a tradicio-nal missa de quarta-feira de Cinzas na paróquia Nossa Senhora da Paz. A celebra-ção marca o fim do Carnaval e do início da Quaresma, ou seja, os quarenta dias que antecedem a Páscoa.

Todos os mais de 500 as-sentos da paróquia foram ocupados pelos fiéis nos dois horários em que ocor-

islâmico persegue cada vez mais os cristãos. De acordo com a Liberdade Religiosa no Mundo de 2010, cerca de 350 mi-lhões de cristãos sofrem perseguição ou discrimi-nação no mundo, desses, 200 milhões enfrentam perigo de morte.

Em uma lista feita pela Associação Cristã Inter-nacional, os cinco países que mais perseguem ca-tólicos são: Paquistão, Eritreia, Mauritânia, Bu-tão e Turcomenistão.

Apesar de ter lados completamente diferen-tes, jovens cristãos no Brasil, também sofrem descriminalização. Po-rém, aqui em nosso país é por preconceito. Muitos acham “careta” e acabam excluindo um jovem cris-tão da famosa “rodinha de amigos”, pois acham que estes são moralistas. Mas, mesmo assim, não podemos nos abalar.

reram as missas. Após a homilia do Padre Eduardo Ferreira, foi dado à benção das Cinzas. A benção é dada através de um sinal feito na testa da pessoa com cinzas, onde o padre e os ministros ao darem a benção profe-rem a seguinte mensagem, “Convertei-vos e crede no evangelho.” Em resposta os fieis dizem, “Amém.” As cin-zas fazem lembrar os fiéis

Um jeito de demonstrar que o jovem cristão é tão jovem quanto os demais, é o que o Cristo É Show promove na nossa igre-ja. As chamadas Baladas Cristãs, têm o mesmo rit-mo das demais, porém, a diferença é que as letras têm sentidos positivos, pois, todas abordam te-máticas alusivas a vida de Jesus e ao louvor a Deus.

Não podemos nos en-vergonhar do que acre-ditamos, ainda mais em quem acreditamos. Deus estará conosco sempre que precisarmos e nos ajudará em momentos de sofrimento. Temos que ter a mesma garra que nossos irmãos de países teocráticos. Mesmo sa-bendo que a qualquer momento podem morrer, por apenas amar o Catoli-cismo, eles não se deixam levar pelo medo e conti-nuam seguindo a nossa religião.

que: “Do pó viemos e para o pó retornaremos.

Também foi apresentado durante a missa o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com a temática proposta pelo Papa Fran-cisco ”Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir”. A mensa-gem pede duro combate à pobreza, o fim de injustiças sociais e da violência.

DENNIS HENRIQUE POSSANI

8

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ:

16/03 tema: esmola- cego de nascença (Jo 9,1-41)

17/03 tema: cura do enfermo de Betesda (Jo 5,1-16)

18/03 tema Jejum “ meu pai trabalha sempre” (Jo

5,17-30)

19/03 tema: São José, o homem justo e que ama!!

(bênção do bolo de São José)

MISSA DE CURA E LIBERTAÇÃO: 27/03 AS 20HRS

AVISOS

FELIPE MENDES

SÃO PEDRO BRIGOU COM SÃO PAULO?

AV:BRASIL 451 – VL: CORREA – FERRAZ DE VASCOCNELOS – SPFONE: 11 4675-7399

LOJAS TAMBEM EM : SUZANO – MOGI DAS CRUZES

MARMORARIA PRÓPRIA

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

03/03- Walcyr Thadeu de Araujo Hungria

05/03- Elenice de Moraes Vilas Boas

09/03- Efigenio Manoel da Silva

09/03- João Henry Piibur

09/03- Neide Therezinha Barreto Lucena

Monteiro

10/03- Ana Cristina Martins

10/03- Otacilio José de Oliveira

11/03- Maria de Lourdes Lourenço

11/03- Michele Solano

12/03- Josefa Maria do Couto

15/03- Edvaldo de Souza Santana

16/03- Maria Cristina Piascentini

17/03- José Cardoso Xavier

19/03- Jose Pedro do Couto

24/03- José Jozeneudo Pinheiro

24/03- Irineu Menezes de Bastos

25/03- Maria Gomes Conceição

26/03- Aparecido Orcival Luiz do Carmo

27/03- Maurici Vieira dos Santos

29/03- Igor de Jesus Silva

30/03-Aparecida Sebastiao Boliarini

ADICIONE-NOS NO FACEBOOK

FACEBOOK.COM/NOSSASENHORADAPAZ

Há quase um ano o Esta-do de São Paulo, princi-palmente a região metro-politana, que conforta 16 milhões de pessoas, está passando por um mo-mento de tensão. Já que a região pode ficar escassa de um recurso essencial, a água. Porém antes de que uma crise maior se instale deve-se entender como a situação chegou ao ponto que está.O primeiro sinal veio em 2004. Foi nesse ano que a Sabesp, empresa de abastecimento de São Paulo, renovou a autori-zação para administrar a água na cidade. Mas ti-nha alguma coisa errada: a estrutura dos reserva-tórios parecia insuficien-te para dar conta de tanta demanda e seria preciso realizar obras para au-mentar a capacidade de armazenamento de água. De acordo com os planos

da Sabesp, a cidade de São Paulo ficaria bastan-te dependente do Siste-ma Cantareira, o que era preocupante. Se a água dos tanques do sistema acabasse, seria o caos. E foi. Em julho de 2014, o volume útil da Cantareira, que atende 8,8 milhões de pessoas na Grande SP, esgotou. Com o esvazia-mento do reservatório e as previsões pessimistas de falta de chuva, São Paulo se afogou na maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Nesse meio tem-po entre 2004 e 2014 o governo não promoveu nenhuma grande obra para uma melhor capta-ção da água, construção de represas ou interliga-ção do sistema.Aconteceu que, nos pri-meiros três meses de 2014, choveu menos da metade do esperado para o período. A es-

tiagem não foi de uma hora para a outra. Des-de 2013, a chuva já es-tava abaixo da média na região. E olha que, dois anos antes, choveu tan-to que o sistema operava com um nível superior a 100%. A Sabesp estima que, em São Paulo, 25% da água se perca no ca-minho entre a distribui-dora e as torneiras das casas. Mas a culpa da crise na maior cidade do Brasil não é só da instabilida-

de de São Pedro. Ele ja-mais poderia prever, por exemplo, que a popula-ção crescesse tanto. De 4,8 milhões em 1960, o número de habitantes da capital pulou para 11,8 milhões em 2013. Isso só a capital mesmo, sem contar as outras cidades da região metropolitana, como a nossa Ferraz de Vasconcelos com pouco mais de 200 mil habi-tantes. E claro São Pedro não teria motivos para ‘brigar’ com São Paulo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

TENHAM TODOS UMA SANTA PÁSCOA

-Domingo de Ramos da paixão de Nosso Senhor: Mis-sa às 9hrs com início na quadra na Rua dos Andradas e as 19hrs-Segunda – feira santa: procissão com o Senhor dos Passos e Nossa Senhora.das Dores – 20hrs-Terça – feira santa: celebração da Penitência – 20hrs-Quarta – feira santa: Via Sacra – 20hrs-Quinta – feira santa: Lava pés – Missa da Instituição da Eucaristia (SANTA CEIA) e vigília de Adoração – 20hrs-Sexta – feira santa da Paixão: Celebração da paixão e adoração a Santa Cruz – as 15hrs e procissão do Senhor morto as 19hrs -Sábado Santo: Missa da vigília Pascal e benção do fogo novo com batismo de Imersão as 20hrs - Domingo de Páscoa: Missa às 8hrs, 11hrs e 19hrs