5
O modelo linear de mistura espectral tem sido usado principalmente para o monitoramento da cobertura florestal e para agilizar as interpretações de desflorestamento, pois áreas florestais são formadas por três componentes (Solo, Sombra e Vegetação) A imagem formada pela proporção de sombra em cada pixel é indicadora de variações na estrutura da floresta, isto é, a proporção estimada de sombra indica variações na idade, tipo e forma das copas das árvores. (SPRING, 2001) Para saber mais leia o post desse tutorial no blog http://geotecnologias.wordpress.com/ Dando inicio aos processos. De posse de uma vista criada com o tema da imagem que dará origem às imagens fração, clique no ícone processamento de imagem. Você será redirecionado ao plugin de PDI. Nele clique no menu processamento de imagem > processamento de imagem > Modelo de Mistura, Na interface que abrir configure: Plano de entrada: indique a imagem para o calculo das frações Informações RGB: em R coloque a banda 5, em G a banda 4 e em B a banda 3, conforme a composição colorida que você desenvolveu. Para o sensor escolha a representação de cada banda (Para o Landsat7 podem ser usados os mesmos parâmetros do Landsat5) Depois disso clique em Criar.

MLME - TerraView 3.6

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: MLME - TerraView 3.6

O modelo linear de mistura espectral tem sido usado principalmente para o monitoramento da cobertura florestal e para agilizar as interpretações de desflorestamento, pois áreas florestais são formadas por três componentes (Solo, Sombra e Vegetação) A imagem formada pela proporção de sombra em cada pixel é indicadora de variações na estrutura da floresta, isto é, a proporção estimada de sombra indica variações na idade, tipo e forma das copas das árvores. (SPRING, 2001)

Para saber mais leia o post desse tutorial no blog http://geotecnologias.wordpress.com/

Dando inicio aos processos.

De posse de uma vista criada com o tema da imagem que dará origem às imagens

fração, clique no ícone processamento de imagem. Você será redirecionado ao plugin de PDI.

Nele clique no menu processamento de imagem > processamento de imagem >

Modelo de Mistura, Na interface que abrir configure:

Plano de entrada: indique a imagem para o calculo das frações

Informações RGB: em R coloque a banda 5, em G a banda 4 e em B a banda 3, conforme a composição colorida que você desenvolveu. Para o sensor escolha a representação de cada banda (Para o Landsat7 podem ser usados os mesmos parâmetros do Landsat5)

Depois disso clique em Criar.

Page 2: MLME - TerraView 3.6

Na outra interface que aparecerá, entre com o nome da fração, deixe a assinatura a partir da imagem e clique em Adquirir ponto. Escolha uma érea representativa de solo exposto e clique sobre ela para capturar suas informações espectrais, depois clique em Adicionar componente. Ele retornará a interface anterior, clique novamente em Criar

e repita o procedimento para as outras frações.

É importante lembrar que os valores de solo precisam ser maiores na banda 5 e menores nas outras duas. Para a fração vegetação o valor maior deve ser na banda 4 e menor nas outras duas e na fração sombra o valor maior deve estar na banda 3 e menor nas outras duas. Verifique os nossos valores.

Page 3: MLME - TerraView 3.6

Tendo adquirido os valores das frações sua interface deve estar assim.

Clique então em Próximo.

Na outra interface dê um nome para a imagem de saída, sugerimos MLME, mas fica à seu critério.

O TerraView por enquanto só usa o estimador por principais componentes. Este método diminui o número de equações no sistema e agiliza o processo.

O processo de normalização, que transforma os valores dos pixels em 0 e 1 está discretizado nessa versão entre 0 e 255. Isso significa dizer que as proporções que variavam de 0 a 1 foram intervaladas entre 0 e 255 níveis digitais.

Você ainda pode escolher se o processo será aplicado a toda a imagem ou somente à parte visível na área de desenho.

Para finalizar clique em Ok

Page 4: MLME - TerraView 3.6

Aguarde o processamento para as três componentes da fração, clicando em Não para a confirmação de visualização. Feche o plugin de PDI e retorne ao TerraView. Crie outra vista e adicione as imagens fração.

SOLO

- A imagem fração Solo é geralmente utilizada no processo de identificação das áreas desflorestadas.

VEGETAÇÃO

- A imagem formada pela proporção de sombra em cada pixel é indicadora de variações na estrutura da floresta, isto é, a proporção estimada de sombra indica variações na idade, tipo e forma das copas das árvores.

SOMBRA

- Na imagem fração vegetação, os pixels mais claros são aqueles que possuem maior quantidade de vegetação. Os corpos d’água apresentam-se escuros exatamente por não possuírem qualquer porcentagem de cobertura vegetal. (PONZONI & SHIMABUKURO, 2007)

A relação para as tonalidades de cinza (proporções) é: quanto mais próximo da pureza de pixel mais branco ele será.

Page 5: MLME - TerraView 3.6

Veja como ficou a composição colorida das nossas imagens fração.

Espero que tudo tenha dado certo, qualquer dúvida entre em contato,

[email protected] ou http://geotecnologias.wordpress.com/

Mensagem: “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.” (Dalai Lama)