1
A B D U Ç Ã O E L E V A Ç Ã O Movimento Ocular Neuroanatomia bupah.com.br Patrocínio desta ficha de estudo 14 3232-4882 Praça Rui Barbosa 2-80 Loja 5 Centro-Bauru www.oticaluxbauru.com.br Qualidade em 1º lugar Armações promocionais c/ 25% de desconto à vista! 6x sem juros no cartão! N. Óptico N. II N. III N. IV N. VI N. Oculomotor N. Troclear N. Abducente M. Elevador da pálpebra superior M. Reto superior M. Reto medial M. Reto inferior M. Reto lateral M. Reto lateral Músculos extrínsecos do olho - Vista Lateral Movimentos oculares e seus músculos respectivos M. Oblíquo inferior N. Óptico M. Oblíquo superior M. Oblíquo superior Músculos ciliar, esfíncter da pupila e extrínsecos do olho, exeto os listados para os nervos IV e VI Sentido da visão M. Reto lateral M. Reto lateral M. Reto lateral M. Oblíquo superior Vista posterior da contração do músculo oblíquo superior. M. Oblíquo superior M. Oblíquo superior M. Reto medial M. Reto medial M. Reto superior M. Reto superior M. Reto superior M. Reto inferior M. Oblíquo inferior Tróclea Anel de Zinn Vista Superior N. VI N. III N. III N. III N. III N. III N. IV O sentido da visão é proporcionado pela interação da luz com os receptores especializados que se encontram na retina. A imagem projetada na retina provoca uma reação de potenciais de ação que emergem pelo nervo óptico em direção as regiões visuais do encéfalo, situadas no mesencéfalo, diencéfalo e em diversas áreas do córtex cerebral. Os músculos sinergistas de cada olho apresentam resultado da ação de contração na mesma direção. O reto inferior e o oblíquo superior são depressores sinergistas. O reto superior e o oblíquo inferior são elevadores sinergistas. O reto medial, reto superior e reto inferior, são adutores sinergistas. O reto lateral, oblíquo superior e o oblíquo inferior são abdutores sinergistas. Setas representam direções de movimentos. Os músculos conjugados são músculos sinergistas contralaterais, pois agem em pares (um em cada olho) nos movimentos do globo ocular. D E D E D E Oblíq. Inf. Reto Lat. Oblíq. Sup. Reto Inf. Reto Med. Reto Sup. Os músculos antagonistas são músculos que no mesmo olho realizam ações opostas. Reto superior antagonista Reto inferior Reto medial antagonista Reto lateral Oblíquo superior antagonista Oblíquo inferior D E P R E S S Ã O A D U Ç Ã O O Músculo Oblíquo Superior tem origem anatômica no ápice orbitário e dirige-se para a tróclea que age como uma polia, mudando a direção de ação do músculo. Por esse motivo denomina-se que a tróclea é a origem funcional do Músculo Oblíquo Superior. é um anel tendinoso que recobre e envolve o forame óptico e a porção central da fenda orbitária superior, de onde os quatros músculos retos se originam. Músculos e Nervos

Movimento Ocular Neuroanatomia Músculos e Nervos · Movimentos oculares e seus músculos respectivos M. Oblíquo inferior N. Óptico M. Oblíquo superior M. Oblíquo superior Músculos

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Movimento Ocular Neuroanatomia Músculos e Nervos · Movimentos oculares e seus músculos respectivos M. Oblíquo inferior N. Óptico M. Oblíquo superior M. Oblíquo superior Músculos

AB

DU

ÇÃ

O

ELEVAÇÃO

Movimento Ocular Neuroanatomia

bupah.com.br

Patrocínio desta ficha de estudo

14 3232-4882Praça Rui Barbosa 2-80

Loja 5 Centro-Bauruwww.oticaluxbauru.com.br

Qualidade em 1º lugar

Armações promocionaisc/ 25% de desconto à vista!

6x sem juros no cartão!

N. Óptico N. II

N. III

N. IV

N. VI

N. Oculomotor

N. Troclear

N. Abducente

M. Elevador da pálpebra superior

M. Reto superiorM. Reto medial

M. Reto inferiorM. Reto lateral

M. Reto lateral

Músculos extrínsecos do olho - Vista Lateral

Movimentos oculares e seus músculos respectivos

M. Oblíquo inferior

N. Óptico

M. Oblíquo superiorM. Oblíquo superior

Músculos ciliar, esfíncter da pupila e extrínsecos do olho, exeto os listados para os nervos IV e VI

Sentido da visão

M. Reto lateral

M. Reto lateral

M. Reto lateral

M. Oblíquo superior

Vista posterior da contração do músculo oblíquo superior.

M. Oblíquo superior

M. Oblíquo superior

M. Reto medial

M. Reto medial

M. Reto superior

M. Reto superior

M. Reto superior

M. Reto inferior

M. Oblíquo inferior

Tróclea

Anel de ZinnVista Superior

N. VIN. III

N. III

N. III

N. III

N. III

N. IV

O sentido da visão é proporcionado pela interação da luz com os receptores especializados que se encontram na retina. A imagem projetada na retina provoca uma reação de potenciais de ação que emergem pelo nervo óptico em direção as regiões visuais do encéfalo, situadas no mesencéfalo, diencéfalo e em diversas áreas do córtex cerebral.

Os músculos sinergistas de cada olho apresentam resultado da ação de contração na mesma direção.

O reto inferior e o oblíquo superior são depressores sinergistas. O reto superior e o oblíquo inferior são elevadores sinergistas.

O reto medial, reto superior e reto inferior, são adutores sinergistas. O reto lateral, oblíquo superior e o oblíquo inferior são abdutores sinergistas.

Setas representam direções de movimentos.

Os músculos conjugados são músculos sinergistas contralaterais, pois agem em pares (um em cada olho) nos movimentos do globo ocular.

D E D E D E

Oblíq. Inf. Reto Lat. Oblíq. Sup.Reto Inf.Reto Med.Reto Sup.

Os músculos antagonistas são músculos que

no mesmo olho realizam ações opostas.

Reto superior antagonista Reto inferior

Reto medial antagonista Reto lateral

Oblíquo superior antagonista Oblíquo inferior

DEPRESSÃO A

DU

ÇÃ

O

O Músculo Oblíquo Superior tem origem anatômica no ápice orbitárioe dirige-se para a tróclea que age como uma polia, mudando a direção de ação do músculo. Por esse motivo denomina-se que a tróclea é aorigem funcional do Músculo Oblíquo Superior.

é um anel tendinoso que recobre e envolve o forame óptico e a porção central da fenda orbitária superior, de onde os quatros músculos retos se originam.

Músculos e Nervos