16
1

Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O jornal Notícias do Dia comemorou sete anos no dia 13 de março com um evento especial. Na oportunidade, integrantes da publicação, da diretoria do Grupo RIC e parceiros estiveram reunidos para comemorar o crescimento e credibilidade em Santa Catarina.

Citation preview

Page 1: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

1

Page 2: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

2

Caros diretores, funcionários, colaboradores e companheiros do Grupo RIC:

Exatamente há 38 anos, em 1975, entrei na área de Comunicações, no Paraná e em Santa Catarina, com televisões e rádios, associado a um grupo de amigos e companheiros que resolveram, à época, constituir a segunda força de Comunicação em ambos os Estados. Em 1988, há exatamente 25 anos, eu com minha família – ao início, especialmente o meu filho Leonardo – iniciamos as atividades que formariam o hoje então consagrado Grupo RIC, que teve sua origem no Paraná. E em seguida, com o meu filho Marcello, o Grupo começou a atuar também em Santa Catarina.

Nossa trajetória de sucesso deve-se, certamente, ao apoio da sociedade civil, militar e eclesiástica dos dois Estados; ao apoio que recebemos da opinião pública; e de todos aqueles que compreenderam que a existência do Grupo RIC, em ambos os Estados, é sem dúvida alguma um fato de grande relevância para a sociedade, para o Governo, para o povo, para as entidades – porque nós criamos e exercemos o fundamental ato democrático de evitar o monopólio e o oligopólio nas Comunicações, proibidos pela Constituição Federal de 1988, em seus artigos 220 a 224.

Por meio de nossa atuação, damos espaço e criamos a oportunidade do exercício do contraditório, permitindo a manifestação das divergências de opiniões, e não a imposição de opiniões. Geramos emprego, impostos e dinamismo social, econômico e cultural. Tudo isto em benefício da sociedade, que é missão primordial dos meios de comunicação. Essa trajetória de realizações e conquistas somente foi alcançada, entretanto, graças à competência, ao denodo, ao entusiasmo, à eficiência, daqueles que hoje compõem, dos que compuseram – e mesmo daqueles que irão compor amanhã – os quadros do Grupo RIC no Paraná e em Santa Catarina.

É preciso destacar a liderança executiva, em ambos os Estados, do Leonardo e do Marcello, à frente da colaboração eficiente, dedicada, honesta e profícua de todos vocês, colaboradores, bem como da resposta da sociedade, a contribuição das agências de publicidade, dos anunciantes e da opinião pública, sendo esta a principal geradora do nosso entusiasmo pela Comunicação. O Grupo RIC está construído com base em valores e objetivos como o respeito ao cidadão, à ética e à boa conduta, alicerçado em princípios morais e dignos. Temos como prática o ouvir primeiro, quando necessário, para depois falar. Respeitamos o direito sagrado do indivíduo, da sua inviolabilidade, e da responsabilidade que temos com ele, sua família e a sociedade, por extensão. Agora é uma hora de mudança. Tomei uma decisão já comunicada a poucos, mas que no momento devo anunciar a vocês, internamente, com satisfação e orgulho: a partir de abril deste ano, o meu filho Leonardo assumirá a presidência do Grupo no Paraná, onde já atua e mora desde o início da RIC, destacando-se como um gestor eficiente, competente, digno e trabalhador; e simultaneamente, em Santa Catarina, o meu filho Marcello assumirá a respectiva presidência estadual, com o mesmo denodo, entusiasmo e correção que lhe são característicos e conquistaram o reconhecimento regional.

Juntos, eles continuarão a zelar pelo cumprimento dos paradigmas e obrigações do Grupo RIC, assumindo a presidência executiva de direito e de fato, e liderando daqui para frente a trajetória já impressa aos nossos meios de comunicação, e contando cada vez mais com a colaboração, a dedicação e a honestidade de vocês, que integram este magnífico elenco que é a família RIC Paraná e Santa Catarina!

EditorialManifesto meus agradecimentos também à Rede Record de Televisão – a quem somos afiliados no Paraná em Santa Catarina.

Deixo também registrada a convivência que tive – e espero que continue sempre – entre as empresas do Grupo RIC e os nossos concorrentes, aos quais não considero adversários, nem inimigos, mas sim integrantes do mundo das comunicações, preocupados em aprimorar continuamente a livre concorrência e buscando, assim, os principais benefícios almejados, que são a democracia e a cidadania plenas.

Só posso dizer a todos vocês o meu muito obrigado! E que continuarei como companheiro e conselheiro, ouvindo e participando, no sentido de escutar as boas opiniões e, pela experiência da idade, ainda dar, se necessário, algum conselho. Mas o dia a dia, a execução, a responsabilidade em gerir o Grupo, caberá ao Leonardo e ao Marcello. Tenho certeza que, ao serem alçados às posições de presidente do Grupo em cada Estado, continuarão sendo corretos, éticos, trabalhadores, e respeitando, sempre, o quadro de colaboradores que vocês formam, a sociedade, e todos aqueles que são dignos e merecem o respeito dos meios de comunicação.

Ao me despedir da função executiva que exerci em parte, quero ainda dizer que continuarei com o espírito RIC, sempre respeitoso com a sociedade, e acreditando em vocês, a quem peço, humildemente, que exerçam a colaboração plena com o Leonardo e com o Marcello – pois o que vocês estarão fazendo, dentro do Grupo, constitui a alavanca do nosso crescimento e o cumprimento de nossa missão, que é o benefício das sociedades paranaense e catarinense para que não se crie, de maneira alguma, o impedimento de ser divergir. Onde não há divergência para opiniões diferentes, que possam convergir por meio do debate e das análises, não há democracia nem espírito comunitário.

Tudo que comunico a vocês hoje, compartilharei a seguir para a sociedade e a imprensa, respaldado por todas as providências legais e administrativas que darão forma à nova gestão do Grupo RIC dentro dos princípios mais profissionais e contemporâneos de operação empresarial e mercadológica especializada na área de Comunicação. Meu comunicado e minha despedida da presidência se fazem em meio à comemoração de nosso um quarto de século que o Grupo RIC está completando neste 2013, tendo como ponto de origem o ano de 1988. São 25 anos, portanto, criando a boa comunicação, sempre com ética e correção, e procurando sermos úteis à sociedade. A vocês, funcionários, diretores, que participaram sempre com dedicação da nossa causa – a causa da boa Comunicação nos dois Estados – os meus votos de felicidades e, ao Leonardo e ao Marcello, espero que, com carinho, correção, eficiência, respeito ao público, como sempre o fizeram, exerçam daqui para frente sua missão com ainda mais profundo e necessário respeito. E a vocês, que formam a grande bandeira que é a “Família RIC”, os meus agradecimentos e votos pessoais de sucesso familiar e profissional, e que esta Casa continue sendo a extensão da casa familiar de cada um. Muito obrigado!

Mário José Gonzaga Petrelli

Page 3: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

3

O jornal Notícias do Dia comemorou sete anos no dia 13 de março com um evento especial. Na oportunidade, integrantes da publicação, da diretoria do Grupo RIC e parceiros estiveram reunidos para comemorar o crescimento e credibilidade em Santa Catarina.

O vice-presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli, homenageou algumas pessoas que exerceram papel fundamental nos sete anos de sucesso, entre eles Lauro Cordeiro, gerente comercial do ND; Luis Meneghim, diretor de redação do ND; Adriana Ferronato, editora-chefe do ND de Florianópolis; Reynaldo Ramos Júnior, diretor comercial do Grupo RIC SC; José Carlos Becker, proprietário da Gráfica Rio Sul; Armindo Salzer, Omega Distribuição e Logística; e Luiz Henrique Vieira, RV Distribuição e Logística. Todos receberam uma placa comemorativa agradecendo o empenho e contribuição.

GRUPO RIC HOMENAGEIA INTEGRANTES E PARCEIROS DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA

COMEMORAÇÃODesde que nasceu, em 2006, o Notícias do Dia viveu diferentes cenários, passou por transformações gráficas e por uma guinada editorial que atendeu ao gosto médio dos leitores. Concentrou sua atuação nos temas de interesse comunitário e primou pela melhor cobertura dos assuntos da região. Os fatos relevantes no Estado, no Brasil e no mundo também estão presentes nas edições.

A cada ano, o jornal agrega conteúdo, reforça seus vínculos com a sociedade e oferece um produto mais completo aos leitores. Durante este sétimo ano, concretizou dois projetos fundamentais para o fortalecimento do impresso e fidelização dos assinantes: os lançamentos da edição digital e do Clube ND.

Page 4: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

4

Entre as vantagens estão opções de cultura e entretenimento.

Os amantes de um bom filme podem comemorar, o benefício do desconto para o Clube ND agora abrange as sessões 2D e 3D da rede Arcoplex (shoppings Itaguaçu e Via Catarina). O único pré-requisito é ser assinante do jornal Notícias do Dia, os valores são a partir de 14,90 mensais.

Os integrantes do clube que apresentarem o cartão pagam meia entrada às segundas, terças e quintas-feiras em ambos os cinemas e têm 25% de desconto na entrada inteira nas sextas, sábados e domingos. Na quarta-feira o cinema já tem uma promoção em que todos pagam a metade do valor.

Entre os benefícios oferecidos estão opções de cultura

e entretenimento, como cinema, teatro e shows. Com o cartão, que pode ser solicitado pelo site, e-mail ou telefone, o titular e um dependente têm descontos e vantagens especiais nas atividades promovidas pelos parceiros.

No portal ND Online (www.ndonline.com.br), os usuários têm acesso a uma página exclusiva, onde ficam por dentro de todas as novidades do serviço e conferem um mapa com a geolocalização dos parceiros. Nela fica disponível a lista completa de estabelecimentos, dividida em oito segmentos: Bares&Restaurantes, Comércio, Ensino, Saúde&Beleza, Pet Care, Serviços, Turismo&Lazer e Entretenimento&Cultura, identificados no mapa, que pode ser acessado de qualquer dispositivo.

CLUBE DE BENEFÍCIOS DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA DÁ DESCONTO

PARA CINEMA 3DO benefício abrange as sessões da rede Arcoplex

Os colaboradores do Grupo RIC têm um desconto especial nas assinaturas. A partir de R$11,70 podem aproveitar todas as vantagens oferecidas.

Para assinatura ou mais informações, basta entrar em contato pelos telefones: Florianópolis – 48 3251 1414 e Joinville – 47 3419 8024 ou no e-mail [email protected].

Page 5: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

5

RÁDIO RECORD ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO NA INTERNET

Em um chat, os internautas podem interagir e comentar sobre as notícias transmitidas.

A Rádio Record 1470 AM está estreando um novo endereço na internet. Para participar e ouvir a programação basta acessar www.ricmais.com.br/sc/radiorecord. O site, que agora é integrado ao RIC Mais, apresenta mais informação e interatividade. Em um chat, os internautas podem interagir e comentar sobre as notícias transmitidas.

O conteúdo e o layout do site se adaptam em qualquer resolução de tela, seja de um notebook, computador de mesa, tablet ou celular. A mudança permite usabilidade a todas as plataformas de acesso à web.

A Rádio Record transmite informação 24 horas por dia na Grande Florianópolis, convergindo com todos os veículos de comunicação do Grupo RIC SC.

O estande do Grupo RIC no Show Rural 2013.

PLATAFORMA ITS FIRMA PARCERIA COM A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SKATE

Uma reunião na sede do Grupo RIC SC marcou a parceria entre a plataforma its, a RICTV e a Federação Catarinense de Skate. Na oportunidade, o presidente da federação, Adilson Stadle conheceu as instalações do Grupo, em Florianópolis.

O objetivo é divulgar e apoiar os campeonatos de Skate realizados na região, publicando na Revista its, que aborda as principais notícias do mundo jovem e possui

circulação em colégios do Estado. O programa its TV também vai contar com pautas voltadas ao esporte.

A prática do skate está em crescimento em Santa Catarina. Só em Florianópolis, quatro pistas atraem os amantes de atividades radicais. A expectativa de Adilson é que outras parcerias sejam firmadas para a manutenção e construção de novos espaços.

Riadis Dornelles, diretor da plataforma its, confirmou a parceria.

Page 6: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

6

Manter a calma e minimizar os problemas em circunstâncias adversas. Esse é o objetivo da formação para brigadistas que beneficia todo o Grupo RIC SC. Nas aulas, os funcionários são instruídos com conhecimentos básicos sobre abandono de área, formas de lidar com pessoas feridas e como agir em ambientes com fumaça e fogo.

São três dias de treinamento, que buscam de capacitar pelo menos um representante de cada setor da empresa.

Em Florianópolis, 45 colaboradores participaram do curso. O ponto principal foi quando os alunos colocaram em prática o que aprenderam, em uma simulação de incêndio. A tarefa foi manusear os extintores e hidrantes em equipes e apagar as chamas.

Em Joinville, o treinamento aconteceu no início de abril. O grupo se reuniu no pátio da RICTV e contou com aulas sobre primeiros socorros, combate a incêndio e atendimento emergencial.

Em Itajaí foram 20 horas de curso intensivo. Doze dos

60 colaboradores de diferentes setores participaram de atividades como prevenção, resgate, primeiros socorros e combate a incêndios.

Blumenau também contou com a formação. Entre as atividades, os alunos participam de simulações de atendimento a vítimas, realização de curativos e ações em incêndio.

Em maio a equipe de Chapecó também será contemplada com o curso.

O investimento na formação de brigadistas em empresas é importante para garantir a integridade física dos colaboradores, prevenindo e minimizando incidentes. O treinamento agrega conhecimento técnico e promove um senso de integração.

GRUPO RIC REALIZA NOVA

ETAPA DE FORMAÇÃO PARA

BRIGADISTASFuncionários da empresa aprendem a agir em situações de emergência.

Page 7: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

7

RECORD NEWS SC MOSTRA OS DETALHES DO DESAFIO FAIR PLAY DE BEACH SOCCER

partida do campeonato. O evento aconteceu nos dias 06 e 07/04, no Fair Play Floripa, ao lado do Estádio Aderbal Ramos da Silva – Ressacada, em Florianópolis.

Foram exibidos compactos dos principais jogos e transmissão ao vivo na Record News SC. Além da final, foi realizado um Carreteiro no local do campeonato com shows das bandas “Entre Elas” e “Tempero Brasileiro”, além de sorteio de brindes e Recreação Infantil.O Fair Play Floripa realiza o Desafio Floripa, Rio e São

Paulo – Beach Soccer, campeonato que reúne o futebol e a praia, proporcionando verdadeiros espetáculos de habilidade e agilidade. A Record News promoveu cada lance e cada

Evento contou com transmissão ao vivo da emissora.

RICTV RECORD BLUMENAU REALIZA PRIMEIRO VER MAIS MULHERA RICTV Record Blumenau promoveu a primeira edição do Ver Mais Mulher, que reuniu mais de 200 pessoas no deck da danceteria Rivage para comemorar o dia internacional da mulher. O evento contou com desfile de moda outono/inverno, tratamentos de beleza, sorteio de diversos brindes, boa música e a presença dos apresentadores da emissora. Todas as atrações tiveram cobertura especial do programa Ver Mais.

As mulheres presentes tiveram serviços de beleza gratuitos,

como peeling facial, massagem nas mãos e informações sobre cuidados com a pele e a saúde. Também aconteceram sorteios de brindes, que incluíam um par de ingressos para o show do Erasmo Carlos e uma jóia. A música também foi destaque, o público cantou junto com Juliano Santos e banda os sucessos do sertanejo universitário da atualidade.

O evento teve patrocínio do CIC Blumenau e apoio do Deck Rivage e do cantor Juliano Santos.

Page 8: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

8

O programa Ver Mais de Florianópolis está sob novo comando, Karem Fabiani é quem assume. A mudança foi confirmada no dia 18 de março, quando a apresentadora assinou o contrato, entregue diretamente das mãos do vice-presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli.

Karem, que já possui 10 anos de profissão, afirma que será um novo desafio em sua carreira. Entre as novidades no programa, ela lembra que a interação com o público será maior. “O Ver Mais possibilita uma conversa descontraída com o telespectador, teremos muito contato com quem está nos assistindo.”

A primeira atividade após a assinatura do contrato foi uma entrevista feita pela apresentadora substituta do Ver Mais, Vanessa Martinelli. As duas continuarão juntas, Vanessa auxiliará a nova colega na produção do programa.

Vanessa Martinelli passou o microfone para

Karem Fabiani.

CONTRATO ASSINADO: KAREM FABIANI É A NOVA APRESENTADORA DA RICTV RECORD

KAREM FABIANI ESTREIA NO COMANDO DO VER MAIS EM FLORIANÓPOLIS

Cheia de ideias para atrair o público, Karem trabalhou 20 dias com a produção para preparar um conteúdo inteligente nas tardes da emissora. O programa conta com maior duração, passando de 45 minutos para uma hora, e em maio será transmitido no sistema HD.

A apresentadora comanda novos quadros. No “Abrindo o Jogo” são feitos debates calorosos com personalidades da Grande Florianópolis, sempre expondo as opiniões, ainda que sejam polêmicas. Outro destaque é o quadro “Só Depende de Você”, que dá dicas de como atrair para a vida profissional aquilo que você realmente deseja.

No quadro “Viver Mais”, dúvidas sobre saúde são esclarecidas com especialistas, como os limites do corpo e as novas medicinas que vêm provocando

mudanças no tratamento e prevenção de doenças.

O Ver Mais com Karem Fabiani vai ao ar diariamente a partir das 13h30, logo após o Jornal do Meio-Dia.

Page 9: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

9

O Ver Mais é um programa de variedades, que discute temas relacionados à moda, educação, saúde, comportamento e cultura. A atração vai ao ar desde fevereiro de 2008 e valoriza as informações regionais e os grandes eventos. São exibidas reportagens, entrevistas e entradas ao vivo.

Quando um tema é de relevância estadual todas as praças compõem a pauta. Um exemplo é o Festival de Dança de Joinville, que acontece todos os anos no mês

de julho. Os destaques do evento são transmitidos para todas as regiões de atuação da emissora.

Uma equipe de seis apresentadores divulgam as atrações logo após as notícias do Jornal do Meio-Dia. Em Florianópolis, o comando é de Karem Fabiani, em Joinville Evelise Laís é quem apresenta, Bruna Radtke está à frente do programa em Itajaí, em Blumenau com Susan Germer, Chapecó tem Thiago Freitas, e no Meio-Oeste a apresentadora é Cristine Maraga.

PROGRAMA VER MAIS TEM NOVA IDENTIDADE VISUAL

CINCO ANOS DE SUCESSO

4 - Karem Fabiani, Florianópolis5 - Susan Germer, Blumenau6 - Evelise Laís, Joinville

1 - Thiago Freitas, Chapecó2 - Bruna Radtke, Itajaí

3 - Cristine Maraga, Meio-Oeste

9

A revista eletrônica também está sendo repaginada. Entre as mudanças estão novos quadros e mais interação com os telespectadores. Com o objetivo de ressaltar as novidades, o Ver Mais apresenta uma nova identidade visual e atualiza a marca com seu público-alvo: a mulher contemporânea catarinense.

“O modelo do logotipo foi redesenhado, ganhando uma tipografia feminina e novos traços ao leque colorido, mais moderno e alusivo a uma flor. A seleção cromática alegre, próxima à usada anteriormente, ganhou tons mais leves e delicados, eliminando excesso de degradês”, afirma Angélica Sasso, designer gráfica do Grupo RIC SC.

A reformulação gráfica também perdeu o contorno da escrita e ganhou um efeito moderno. O 3D discreto aplicado resultou positivamente no contraste e legibilidade. A marca ganhou melhor percepção por reduzir o número de efeitos e detalhes, atingindo uma estética mais limpa que ressalta suas características femininas, tornando-se mais forte e expressiva.

Page 10: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

10

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE XANXERÊ REALIZA REUNIÃO

ITINERANTE NA RICTV RECORDA Associação Comercial de Xanxerê (Acix) promove uma série de reuniões itinerantes e o primeiro local visitado foi a RICTV Record Meio-Oeste. Cerca de 20 empresários compareceram à reunião no dia 13 de março. O objetivo foi a criação e divulgação de alguns projetos, com intenção de aproximar os empresários do município dos assuntos referentes à entidade.

A Acix atua em Xanxerê há mais de 40 anos. A atual diretoria tomou posse no início deste ano, implantando alguns projetos como a realização de reuniões itinerantes mensais na sede das empresas associadas. De acordo com o novo presidente da entidade, Vilson Piccoli, o principal objetivo dos encontros é que os associados possam interagir e tornar a Associação Comercial cada vez mais unida. “Além disso, é uma maneira de valorizar e prestigiar os nossos empresários e levarmos a diretoria da Acix para conhecer um pouco mais sobre cada empresa da nossa cidade”, explica Piccoli.

O diretor regional da RICTV Record Meio-Oeste, Eduardo Lacerda, agradeceu a diretoria da Acix por ter realizado o primeiro encontro na emissora. Ele afirmou que iniciativas como essa são importantes para o município se desenvolver cada vez mais. “Assim como a Associação Comercial, nós também somos uma empresa que fomenta a região. Trazer essa reunião para cá foi uma forma de debatermos ideias e alternativas para que Xanxerê se desenvolva cada vez mais”.

Page 11: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

11

no programa. Ele comentou sobre o relacionamento com a modelo Natalia, de 26 anos. Victor garantiu que está solteiro e que só restou amizade entre os dois.

O jovem catarinense, que encantou pela beleza e simpatia, disse também que a sua participação na Fazenda de Verão ajudou na divulgação da sua imagem. Hoje ele tem realizado vários trabalhos como modelo.

Além do bate-papo com a apresentadora Bruna Radtke, o jovem participou de uma matéria com a repórter Daiane Basso, onde os telespectadores conferiram alguns hobbies que ele costuma praticar.

O Ver Mais Itajaí entrevistou um dos finalistas do reality Fazenda de Verão, da Rede Record. No dia 15 de março, o modelo Victor Hugo, de 21 anos, falou sobre a sua participação

VER MAIS RECEBE PARTICIPANTE DA FAZENDA DE VERÃO EM ITAJAÍ

As colaboradoras da RICTV Record Itajaí foram recepcionadas com café da manhã especial no Dia Internacional da Mulher (08/03). O diretor regional da emissora, Alexandre Rocha, destacou a importância das funcionárias para o Grupo RIC e falou da conquista das mulheres pelo seu espaço.

Na oportunidade, as colaboradoras receberam flores e presentes. A emissora também homenageou as mulheres e telespectadoras com entrega de flores numa das principais ruas da cidade, a Hercílio Luz.

Além das ações, o dia internacional da mulher foi especial para uma telespectadora do Jornal do Meio-Dia. Em uma seleção realizada pela RICTV Record em parceria com o Instituto de ensino Embelleze e a Indústria de confecções Indico, a dona de casa Doraci Cruz, de Camboriú, ganhou uma transformação completa.

Para participar as candidatas precisaram enviar uma foto e responder por que mereciam ganhar a transformação. Foram mais de 100 e-mails em menos de duas horas. A promoção que oferecia manicure, tratamento capilar, coloração, corte, maquiagem e ainda R$ 300,00 em compras na Indústria de confecções Indico foi um sucesso e muito disputada por várias telespectadoras.

CAFÉ DA MANHÃ ESPECIAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Page 12: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

12

162 ANOS DE JOINVILLE COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A RICTV Record em Joinville está em festa. É que o Jornal do Meio-Dia é líder de audiência no horário das 12 h. Segundo a pesquisa realizada pela empresa Síntese Pesquisa e Assessoria, o jornalístico está com 31,9% de audiência, quase três pontos a mais que o segundo colocado.

Para a avaliação de mídia, foi perguntado aos entrevistados “Qual programa jornalístico você assiste ao meio-dia?”. Nas coletas de dados, válidas para os meses de janeiro e março, o Meio-Dia subiu de 30,56% para 31,9%, enquanto o jornalístico da emissora concorrente passou de 31,23% para 29,2%, numa disputa bipolarizada, considerando que as demais emissoras obtiveram resultado de pouca expressão.

A pesquisa, feita pela Síntese, considerou amostragem de 1.000 entrevistas, com cobertura de todos os bairros, no último período de coleta de dados, entre os dias 6 e 9 deste mês.

A cidade de Joinville comemorou no dia 09 de março o aniversário de 162 anos. Para homenagear o município e oferecer mais aos joinvilenses, o jornal Notícias do Dia encartou a Revista Joinville É. A segunda edição da publicação trouxe matérias sobre a história,

JORNAL DO MEIO-DIA É LÍDER DE AUDIÊNCIA

desenvolvimento e o momento atual que a cidade vive, com a instalação de grandes empresas e ganhando destaque em todo o país.

Foram 68 páginas de muito conteúdo para que o leitor conhecesse ainda mais sobre a cidade que é referência em Santa Catarina por oferecer oportunidades de crescimento a empresários e boas condições de vida aos seus moradores.

Já a RICTV Record fez o Jornal do Meio-Dia especial, mostrando ao vivo tudo o que aconteceu na Estação da Memória, local escolhido pelos joinvilenses para comemorar a data. Os apresentadores Marcos Oriques e Evelise Laís subiram no palco e comandaram o telejornal.

O Jornal do Meio-Dia estreia em breve novos quadros apresentados pelos comunicadores Patrício Destro e João Carlos Gonçalves, que recentemente se elegeram vereadores com uma quantidade expressiva de votos. Os dois vão comandar reportagens sobre direito do consumidor, empregos e comunidade.

EM BREVE MAIS NOVIDADES

Page 13: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

13

O Grupo RIC Joinville homenageou aquelas que com todo talento e competência contribuem para o crescimento da empresa. No Dia Internacional da Mulher (08/03), no período da manhã elas tiveram um momento para relaxar. Uma cadeira de massagem e uma massagista profissional recebeu as funcionárias. Já no início da tarde, as colaboradoras participaram de uma aula de dança. Diversos estilos musicais foram usados para fazer a mulherada se mexer e entrar no ritmo.

Após as atividades, as colaboradoras foram presenteadas com flores oferecidas pelos alunos do Colégio Adventista que participaram ao vivo do programa Ver Mais.

Dia 08 de Março é comemorado mundialmente o Dia da Mulher. Para homenageá-las, a RICTV Record Chapecó realizou o 6º Ver Mais Mulher. O evento aconteceu na Getulio Casa de Shows, com entrada franca, onde reuniu cerca de 500 pessoas.

Na oportunidade houve homenagens, sorteio de brindes e desfile de moda, realizado pela Hope Langerie, Jane Siqueira e Linda Maria Calçados. Também desfilaram mulheres representando a sociedade de Chapecó e região. A animação ficou por conta do músico Rogério Mello.A gerente comercial da RICTV Chapecó Maristela Aparecida dos Santos comenta que o evento foi um sucesso. “Os patrocinadores estavam muito felizes com a animação e nós da RICTV Record só temos que agradecer pela parceria”.

O evento foi uma promoção da RICTV Record e teve o patrocínio da Getulio Casa de Shows, Jane Siqueira Moda e Estilo, Linda Maria Calçados, Hope Lingerie, Difratelli Fatto, Farmácia São Rafael e Fotógrafa Eliane Teló.

RELAXANDO NO DIA DELAS

6º VER MAIS MULHER FOI UM SUCESSO

Page 14: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

14

autoridades municipais, a direção, gerências e jornalistas da RICTV Record e do jornal Notícias do Dia. Além disso, os visitantes puderam expor o que estão fazendo para melhorar a qualidade de vida dos moradores na véspera de completar 100 dias de mandato.

Itajaí contou com o encontro no dia 28 de março. Para o diretor regional da emissora em Itajaí, Alexandre Rocha, a presença das autoridades no evento mostrou a proximidade do veículo com as cidades em que a emissora se faz presente. Além dos gestores, estiveram presentes alguns apresentadores da RICTV Record Itajaí, Graciliano Rodrigues, Jamile Cardoso e Bruna Radtke.

Em Chapecó, empresas e representantes de entidades de classes estiveram presentes no dia 20 de março. Para o diretor regional da RICTV Chapecó, Roberto Winter, é importante essa aproximação das entidades e administração pública para mostrar a preocupação da emissora referente às pautas positivas e também para mostrar as tecnologias que a RICTV Record está implantando.

A praça de Blumenau recebeu prefeitos e secretários de comunicação da região no dia 27 de março. O grupo esteve reunido no estúdio da emissora para a palestra, que também foi proferida pelo vice-presidente executivo do Grupo RIC, Marcello Corrêa Petrelli.

O vice-presidente executivo do Grupo RIC, Marcello Corrêa Petrelli realizou vários encontros nos principais municípios em que a empresa atua. O intuito é criar uma proximidade com os gestores e apresentar o crescimento da empresa, que já atua há 25 anos no mercado de comunicação catarinense. Comunicação, pauta positiva e o conteúdo regional exibido e publicado todos os dias nos jornais e telejornais do Grupo foram destaques na palestra.

Na região da Capital as autoridades estiveram presentes no dia 3 de abril. Participaram os prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades dos municípios da Grande Florianópolis. O evento foi acompanhado pelos colunistas do jornal Notícias do Dia: Roberto Azevedo, Carlos Damião e Paulo Alceu.

Em Joinville, o Grupo RIC reuniu as autoridades no dia 26 de março. O evento serviu para estreitar os laços entre as

GRUPO RIC PROMOVE DEBATE SOBRE COMUNICAÇÃO

Page 15: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

15

Já faz um ano e três meses que Alcemar Boeno (Cema) está com a equipe da RICTV Record Blumenau. Natural de Coronel Vivida, no Paraná, Cema começou sua história na emissora em dezembro de 2011, como assistente de OPEC.

Entre fevereiro e setembro de 2012, cobriu período de licença-maternidade na área de eventos e marketing. Em outubro, Cema entrou para o departamento comercial, como assistente, cargo que ocupou até o mês de dezembro. Mostrando comprometimento e interesse, no início de 2013 foi promovido à contato comercial.

A RICTV Record Blumenau, cumprindo seu papel de estar presente nos eventos da região, realizou ampla cobertura do festival, que aconteceu de 20 a 23 de março na cidade. A 5ª edição recebeu atenção especial da emissora, com entradas ao vivo, reportagens especiais e entrevistas com integrantes do festival e especialistas na arte cervejeira.

A cobertura foi feita em todos os programas da emissora e também em rede estadual, com entradas ao vivo e reportagens exibidas no SC No Ar e RIC Notícias, projetando assim a imagem do festival para toda Santa Catarina. Com isso, a RICTV Record Blumenau reforça sua participação nos grandes eventos que incrementam a economia e incentivam o turismo de nossa região.

DESTAQUE DA RIC

RICTV RECORD BLUMENAU PRESENTE NA COBERTURA DO 5º FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA

Page 16: Mundo RIC | Nº 53 - Março de 2013

Herivelto Oliveira na tela da RICTV Record

Herivelto Oliveira vem reforçar o time de jornalistas da RICTV Record em meados de abril. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial enviado pela emissora.

Com 27 anos de experiência é um dos nomes de grande prestígio no telejornalismo paranaense. Iniciou suas atividades em 1986 como repórter, ancorou telejornais de grande audiência e participou de coberturas dos mais importantes acontecimentos do Estado e do país, com passagem inclusive em coberturas internacionais. Herivelto assumirá a apresentação do Paraná no Ar, telejornal matinal da emissora.

Segundo o jornalista, sua nova contratação veio como presente pelos seus 27 anos de carreira. “Eu trago para a RIC minha experiência e quero aproveitar tudo de melhor que a emissora tem. Mostrar algo novo e renovar a energia da equipe. A RICTV Record produz um jornalismo que tem muito a ver comigo. É um conteúdo baseado nas pessoas. Gosto de estar na rua, de andar, olhar, ouvir e usar meu trabalho como ferramenta de ajuda. Assim como a RICTV Record eu gosto de gente”, disse.

A decisão pela contratação de Herivelto faz parte de uma série de investimentos que a emissora desenvolverá no ano de 2013, passando pela área de tecnologia, pessoal e em produção de conteúdo. Para o diretor de conteúdo do Grupo RIC Paraná, José Nascimento, a parceria só tem a somar. “A experiência e a competência do jornalista Herivelto Oliveira é uma conquista para o Grupo RIC e soma-se ao talento de todo o nosso time. Um ganho importante aos nossos telespectadores. Sua história e seu profissionalismo junto com a seriedade da equipe da RICTV promete ser sucesso”, explica. Além de ancorar o telejornal Paraná no Ar, a diretoria de conteúdo da RIC pretende atender também, com Herivelto, as outras plataformas do grupo.

Mundo RIC é uma publicação interna do Grupo RIC Santa Catarina.Presidente do Grupo RIC: Mário PetrelliVice-presidente executivo do Grupo RIC SC: Marcello Corrêa PetrelliEdição nº 53 – março de 2013 | Tiragem: 600 exemplares | Periodicidade: MensalCoordenação Editorial: Santiago Edo | Supervisão Editorial: Camila Barbosa Dias | Projeto Gráfico e Diagramação: Angélica Sasso | Jornalista responsável: Alinne Kühlkamp Kindermann | Revisão: Marcello Corrêa Petrelli e Santiago Edo | Produção de conteúdo: Alinne Kindermann (TVF), Aline Tonello (TVX), André Bonomini (TV Top), Bruna Zuquete (TVI), Fábio Pacheco (TVF), Tatiana de Souza (TVJ) e Vanessa Presotto (TVO) | Colaboração: ARH (TVF), Dayane Karine (News), Duran Silveira (Rádio Record), Edy Serpa (RICTV), Gabriel Silvestrin (its), Gilvan Saragosa (TVF), Marcello Acelino (TVF), Márcio Helegda (Grupo RIC PR), Notícias do Dia, Northon Bousfield (TVF) e Ulysses Dutra (its).

Expediente:

ACONTECE NO GRUPO RIC PR

Herivelto Oliveira, novo contratado da RICTV Record.

MUNDO RIC GANHA NOVO VISUALA revista de endomarketing Mundo RIC, que divulga as atividades do Grupo RIC para os seus colaboradores, agora segue uma mesma padronização gráfica entre Estados de SC e PR. Com a mudança o layout torna-se mais moderno e dinâmico, apresentando um design colorido e maior espaço para as imagens. Outra novidade é a troca de informações. A cada edição os colaboradores de SC conhecem um destaque do PR e vice-versa.