24
GRUPO RIC GANHA DOIS PRÊMIOS TOP DE MARKETING E VENDAS ADVB/SC Pág. 14 DARTHANHAN DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DO NÚCLEO DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA E MARKETING DA ACIJ FALA SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA HD PARA QUEM ANUNCIA Pág. 3 GRUPO RIC PROMOVE ENCONTROS COM PRINCIPAIS AGÊNCIAS DO BRASIL Pág. 18 Edição Santa Catarina | nº 03 - Novembro de 2013 www.ricmais.com.br RICTV RECORD JOINVILLE RECEBE INVESTIMENTOS DE 4,5 MILHÕES. Pág. 4

Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

RICTV Record Joinville recebe investimentos de 4,5 milhões. Darthanhan de Oliveira, presidente do núcleo de agências de propaganda e marketing da acij fala sobre os benefícios da tecnologia hd para quem anuncia

Citation preview

Page 1: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

1

Grupo rIC Ganha doIs prÊMIos Top de MarkeTInG e Vendas adVB/sC

Pág. 14

darThanhan de olIVeIra, presIdenTe do núCleo de aGÊnCIas de propaGanda e MarkeTInG da aCIj fala soBre os BenefíCIos da TeCnoloGIa hd para queM anunCIa

Pág. 3

Grupo rIC proMoVe enConTros CoM prInCIpaIs aGÊnCIas do BrasIl

Pág. 18

Edição Santa Catarina | nº 03 - Novembro de 2013

w w w . r i c m a i s . c o m . b r

rICTV reCord joInVIlle reCeBeInVesTIMenTos de 4,5 MIlhões. Pág. 4

Page 2: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

2

Presidente emérito do Grupo RIC: Mário Gonzaga PetrelliPresidente executivo do Grupo RIC SC : Marcello Corrêa Petrelli Tiragem: 1330 exemplares Periodicidade: Bimestral Coordenação Editorial: Marcello Corrêa Petrelli e Santiago EdoEdição nº 03 – novembro de 2013 Jornalista responsável: Rodolfo Carreirão de Medeiros Redação e Produção: Aline Tonello (TVX), Bruna Zuquete (TVI), Fábio Pacheco (TVF), Tatiana de Souza (TVJ), Thamíris Beling (TV Top) e Vanessa Presotto (TVO).Colaboração: Aline Parodi (TVJ), André Bonomini (TV Top), Angélica Sasso (TVF), Bárbara Werner (TVI), Daniella Sá (Grupo RIC), Eduardo Polydoro (JND), Janine Farezin (TVF), Jéssica Stierle (its), Mirela Rzatki (its), Flávia Jordão (TVI) e Said Ali (Grupo RIC). Revisão: Fábio Pacheco, Reynaldo Ramos Jr e Santiago Edo.

Marcello Corrêa PetrelliPresidente executivodo GruPo ric santa catarina

É com orgulho que anunciamos nesta edição da Revista Mundo RIC o lan-çamento do sistema HD na RICTV Record Joinville e região. A novidade faz parte de um compromisso do Grupo RIC que é de apresentar periodicamente aos catarinenses inovações, investimentos sempre melhorando sua proposta de fazer TV: mais moderna, dinâmica e cada vez mais próxima dos telespecta-dores, levando mais e melhores informações a todo o nosso Estado.

A RICTV Record foi a primeira emissora do Sul do Brasil a produzir e trans-mitir 100% da programação em alta definição, começando por Florianópolis em maio deste ano. Desta forma a emissora mudou a captação, agora feita por câmeras que gravam em formato full HD; a produção, que foi adaptada ao novo formato de tela; e a transmissão, levando aos telespectadores uma melhor qua-lidade de imagem e som.

Mas televisão não se faz só com tecnologia, é preciso também investir em conteúdo. A nossa equipe de profissionais viabiliza na grade de programação regional mais de 930 minutos diários, nos posicionando como a emissora filia-da à rede líder absoluta em produção de conteúdo local, em todo o país. Com isso reforçamos o nosso compromisso de informar melhor e melhor prestar um serviço através da comunicaçao à sociedade.

Com o comprometimento da equipe RIC e investimentos, temos os serviços estendidos para a cidade mais populosa de Santa Catarina, agregando mais qualidade e inovação para as nossas transmissões. Agora a RICTV de Joinville é a primeira do interior do sul do Brasil a receber a tecnologia, enfocando aqui-lo que o Grupo RIC sempre defende, a regionalização da informação.

Neste material trazemos também aos clientes, parceiros e agências os prin-cipais destaques de todo o Grupo RIC. Entre eles o belo movimento “Sou Bem Floripa”, que visa incentivar a sociedade de Florianópolis a resgatar atitudes que contribuam para uma cidade melhor. Além disso, abrimos espaço para que os gestores da RIC falem sobre o momento pelo qual a empresa está passando.

Desta forma estamos mais próximos do mercado dos clientes , fator es-sencial para crescer a cada dia e assim trazer mais alternativas de negócio, gerando sempre mais resultados.

Boa leitura!

exPediente:

editorial sumário

entrevista PáG. 03

destaque de caPa PáG. 04

editorial reGional PáG. 06

record PáG. 07

rictv record PáG. 08

record news PáG. 10

jornal notícias do dia PáG. 11

rádio record PáG. 12

ric mais PáG. 12

Palavra do comercial PáG. 13

its PáG. 13

reconhecimento PáG. 14

Projetos e eventos PáG. 15

acontece na ric PáG. 19

click ric PáG. 20

/gruporicscGrupo rIC na rede:

Page 3: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

3

entrevista

A implantação da tecnologia HD permite que as publicidades também usufruam desta novidade, trazendo novas possibilidades de envolvimento com o público. O presidente do Núcleo de Agências de Propaganda e Marke-ting da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), Darthanhan de Oliveira, destaca o que representa a mudança para o mercado.

Darthanhan é empresário, diretor da Tellus Marketing e Negócios. For-mado em Publicidade e Propaganda pela Associação Educacional Lutera-na Bom Jesus (IELUSC). Tem experi-ência de mercado e de relações com clientes e produtos durante 10 anos, nos setores de atendimento e plane-jamento. Premiado como profissional de Planejamento do Ano no Prêmio Manchester Catarinense de Propa-ganda de 2011.

Darthanhan de OliveiraPresidente do Núcleo de Agências de Propaganda e Marketing da ACIJ

O que representa para a publicidade poder contar com este avanço tecnológi-co na hora de mostrar o produto?Um mercado publicitário forte não se faz apenas com a criatividade, precisa de investimento contínuo na produção das ideias criativas. O grande ganho da publi-cidade local com a programação totalmente HD é a possibilidade de trabalhar com o formato widescreen (16:9), que transforma a maneira de produzir comerciais, renova e certifica as possibilidades criativas. Portanto, a partir de agora, as agên-cias, produtoras e anunciantes têm a missão de prezar ainda mais pela qualidade das produções de suas mensagens.Com alta definição no som e imagem, o telespectador tem um envolvimento maior com a televisão. Acredita que isto beneficiará o setor comercial?Certamente. O telespectador fará questão de viver intensamente esse momento de sinal com imagens limpas, sem fantasmas, ruídos, interferências e com aumen-to significativo do campo de visão. Caberá às marcas aproveitarem essa nova fase e exporem seus produtos ainda com mais frequência na tela da TV, agora com qualidade digna de cinema.A produção e transmissão em HD é uma inovação. Como  a empresa está apro-veitando esta tecnologia?A partir de agora, o desenvolvimento dos filmes publicitários de nossos anun-ciantes permitirão novas abordagens de comunicação. Sendo assim, vamos focar na capacitação contínua dos nossos profissionais criativos, assim como de nossos parceiros de produção. Isso cabe para todas as agências locais, afinal, os publici-tários só têm a ganhar com uma plataforma técnica tão diferenciada para expor suas ideias.Na região a RICTV Record é pioneira ao produzir, e também transmitir a pro-gramação em alta definição e em sinal digital. O que isto representa para a empresa e telespectadores de Joinville?Gostaria, como presidente do Núcleo de Agências de Propaganda e Marketing da ACIJ, de parabenizar a RICTV Record por este importante passo na história da emissora. Operar com essa tecnologia requer investimentos altos em equipamen-tos de ponta, e demostra o respeito e valorização à população da maior cidade do estado de Santa Catarina. Joinville é a região urbana brasileira, com mais de meio milhão de habitantes, que mais vai crescer até 2025. Todo esse desenvolvimento implicará em ampliação significativa dos investimentos de marketing na região, a partir de agora, cada vez mais em alta definição.

ric editora

Livro especiaL destaca neve em santa catarinaO inverno catarinense foi histórico e marcante para os moradores da

Grande Florianópolis. Na manhã do dia 23 de julho, foi possível presen-ciar uma das cenas mais impressionantes dos últimos tempos: o morro do Cambirela, em Palhoça, coberto pela neve. Para eternizar esses momen-tos, a RIC Editora lançou o livro “Santa Catarina: Inverno 2013 Inesquecí-vel”, organizado pelo jornalista Victor Calrson.

Nas páginas da obra, estão 80 fotos e impressões de fotógrafos amado-res e profissionais de todo Estado, com registros da Grande Florianópolis e também da região serrana. O livro está sendo vendido a R$ 9,90 a partir da troca de sete selos impressos no jornal Notícias do Dia. A troca pelo livro acontece até 15 de dezembro.

Page 4: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

4

rictv record joinville

100% eM hd

destaque

Desde o dia 11 de novembro, os telespectadores da região Norte de Santa Catarina as-sistem a RICTV Record com alta qualidade em imagem e som. A emissora investiu aproxi-madamente 4,5 milhões e é a primeira TV do interior do Sul do Brasil a captar e transmitir em sinal HD. Diversas mudanças internas foram feitas, e o canal 30 da região está em pleno funcionamento desde a estreia, durante o telejornal RIC Notícias.

A antena está instalada no Morro da Boa Vista. O equipamento alemão da empresa Kathrein é referência no setor, considerada de alta tecnologia. Segundo o diretor operacio-nal do Grupo RIC SC, Paulo Hoeller, “o equipamento é o que tem de melhor atualmente no mercado da comunicação para HD”.

Page 5: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

equipe afinadaA RICTV Record em Joinville atinge apro-

ximadamente um milhão e duzentos mil teles-pectadores todos os dias, em 27 municípios da região Norte, Planalto Norte e Vale do Itapo-cu. A emissora está instalada há 13 anos em Joinville e conta com uma equipe de produção afinada, que trabalha todos os dias buscando as principais informações e melhores ima-gens. O município de Jaraguá do Sul e toda a região também recebem cobertura especial da RICTV Record com uma sucursal na cida-de responsável por mostrar o que acontece no Vale do Itapocu e Planalto Norte.

A emissora se destaca na produção de con-teúdo jornalístico local. São quase três horas de programação local todos os dias, atendendo a co-munidade com reportagens sobre o dia-a-dia da população e também com assuntos de interesse coletivo, como política, cultura, esporte, educa-ção, segurança, saúde, entre outros. A emissora foi várias vezes reconhecida pelos prêmios de jornalismo que conquistou. Ao todo foram seis troféus que coroam a excelente atuação jorna-lística da empresa, além de outras indicações como finalista em prêmios de jornalismo.

Uma cerimônia na Associação Comercial e Industrial de Joinville marcou o início das operações.

sInTonIZe

• a rictv record Joinville com sinal digital pode ser sintonizada, gratuitamente, no canal 30, de qualquer televisor com receptor desta tecnologia.

• assinantes da net também terão acesso à pro-gramação digital pelo canal 506.

Equipamento da empresa alemã Kathrein anula áreas de sombra, proporcionando mais qualidade e conforto para os telespectadores.Crédito: Fabrício Porto

5

Créd

ito: C

arlo

s Ju

nior

Page 6: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

6

O ano de 2013 fecha de forma espetacular, tanto para o Grupo RIC, quanto para a nossa região. Seguindo o planejamento do Grupo, onde instalou a primeira TV 100% HD do sul do Brasil em Florianópolis, a RICTV Record Joinville é a pri-meira emissora do interior do sul do país a gerar e transmitir conteúdo 100% em alta definição.

Isto quer dizer que além da programação nacional da Rede Record, todo o con-teúdo estadual da RICTV em HD e todos os programas regionais (Jornal do Meio-Dia, Tribuna do Povo, Ver Mais e RIC Notícias) passam a ser gerados e transmiti-dos em alta definição. Este é o HD de verdade.

O investimento foi de 4,5 milhões em equipamentos de alta qualidade e im-portados. Iniciando pela antena, um projeto feito exclusivamente para Joinville pela empresa Kathrein da Alemanha, a melhor indústria de antenas do mundo. Os transmissores da Harris dos Estados Unidos geram os sinais em alta definição para Joinville, São Francisco do Sul e cidades vizinhas além dos municípios de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

Nossos cenários foram totalmente renovados especialmente para produzir os programas com a nova tecnologia. Este é um momento de inovação na televisão em Joinville. Um divisor de águas quando se fala em qualidade.

E assim como a RICTV no ano de 2000 entrou no ar com mais tempo e atenção regional criando referência e sendo seguida pelas demais, assim será com a alta definição. A marca forte da RICTV Record, de atender as comunidades, continua, e agora muito melhor pois estamos colocando no ar HD de verdade.

joinville de Cara noVa

editorial reGional

Silvano SilvaDiretor RegionalGrupo RIC - Joinville

Pórtico da cidade.

Divu

lgaç

ão: P

refe

itura

de

Join

ville

.

Page 7: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

7

record

nas comemorações dos 60 anos

reCord CresCe eM audIÊnCIaO segundo semestre de 2013 vêm registrando um cres-

cimento acentuado na audiência da Rede Record. O resulta-do mostra que os investimentos realizados em minisséries, novelas e no seu consagrado jornalismo estão dando certo. Os números são evidenciados com base em uma média na-cional.

Se compararmos os dados deste semestre, computados até agora, com o segundo semestre de 2012, o crescimento é de 4,5% na audiência. Confrontando o primeiro semestre e o se-gundo semestre deste ano, a Record garante um crescimento de 6,2%.

O destaque maior fica para a programação noturna da emissora, momento que compreende o horário nobre, quando o número de TVs ligadas é maior.  A audiência no-turna da emissora no segundo semestre de 2013 cresceu 13,5% em relação ao primeiro semestre. Se compararmos o segundo semestre de 2012 e 2013 o total de crescimento al-cança 16,9%.

programação de destaque Para Daniella Sá, Supervisora de Planejamento, Pesquisa e Projetos Especiais do Grupo RIC SC os números evidenciam o

patamar que a Record vive atualmente. “A consolidação na vice-liderança é reflexo das adaptações pela qual a emissora passou em 2013. Conseguiu estabilizar sua programação, trazendo programas com conteúdo e entretenimento para os telespectado-res brasileiros”.

Com as mudanças a Record estabilizou sua programação, destacando-se pelo telejornalismo.  As notícias são transmi-tidas em primeira mão logo pela manhã no Fala Brasil, líder de audiência em diversos mercados.

O programa de Marcelo Rezende é uma atração a parte. O Cidade Alerta deu tão certo que ganhou versões locais em diversos mercados, inclusive em Santa Catarina, com apresentação de Hélio Costa e uma grande percepção do público.

O entretenimento também tem espaço na emissora. A exibição de A Bíblia, uma das séries mais comentadas no mundo, suas novelas que vem ganhando cada vez mais qualidade, como é o caso do remake Dona Xepa e atualmente Pecado Mortal.

“Esse crescimento e sucesso deve perdurar por um longo período, visto que a emissora está em constante aperfeiço-amento, tanto de sua grade quanto de seus profissionais”, conclui Daniella.

Fonte: IBOPE MWP – PNT – 2012 X 2013.

Page 8: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Dentro do planejamento do Grupo RIC em 2013 está a transmissão e cobertura do 53 º JASC. O evento acontece em Blumenau de 20 a 30 de novembro de 2013 e o Grupo realiza uma cobertura especial.

Para ter cobertura qualificada a RIC utiliza mídias complementares divididas em fai-xa etária. A plataforma its publicou uma revista especial que abrange o público jovem (12 a 19 anos) e tiragem de 65 mil exemplares. A recuperação de imagens antigas da TV Cultura (canal 6 de Florianópolis) é um outro ponto, resgatando a história dos jogos.

Além disso a cobertura do evento é especial, mais de 50 profissionais altamente qualificados formam a equipe esportiva e jornalística por meio de uma central de operações, engenharia e telejornalismo, conectada a tudo que acontece. Com progra-metes, como o Momento JASC, com o intuito de divulgar as modalidades que fazem parte do evento. O programa Clube da Bola, com matérias sobre os jogos, desafios e curiosidades dos esportes. Além disso, a Rádio Record, o Portal RIC Mais e o jornal Notícias do Dia dão destaque.

História na competiçãoNos últimos 2 anos a RICTV Record foi a principal emissora presente e a única

com transmissão ao vivo dos JASC. Foram mais de 35 horas de programação ao vivo no último evento. De acordo com Alexandre Gonçalves, gerente de jornalismo da RICTV Record Blumenau não foram medidos esforços para levar ao estado a maior e melhor cobertura. “A RICTV Record e a Record News valorizam e incentivam o esporte catarinense e mais uma vez estarão presentes nos JASC com o que tem de melhor em termos de profissionais e equipamentos”.

rictv record

8

Page 9: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

9

rictv record

rICTV reCord MeIo-oesTe: Foco notrabalho e conquista de novos clientes

Com a chegada do novo diretor regional da RICTV Record Meio-Oeste, Edy Serpa, algumas mudan-ças foram realizadas na emissora de Xanxerê. A maior delas ocorreu no departamento comercial, que foi totalmente renovado. Sob o comando da supervisora Dalcides Ana Gonzaga, o trabalho dos novos contatos comerciais da empresa já apresenta resultados positivos. As vendas estão crescendo de forma gradativa. Entre os meses de maio e setembro o crescimento foi de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso significa mais visibilidade ao mercado regional através da emissora.

“Estamos realizando um trabalho de conquista de novos clientes. Nossa maior conquista foi o Super-mercado Badotti, de Xanxerê, que retornou à RIC após seis anos”, explica Dalcides. Junto com ela, traba-lham Aline Cassanelli e Geneci dos Santos, contatos comerciais, além de Vanderlei Sartori, atendimento comercial da emissora em Joaçaba e região.

Além da conquista de novos clientes, o de-partamento comercial vem trabalhando com novos projetos e a divulgação de festas tradicio-nais locais. Junto com os demais departamen-tos a equipe comercial ainda promoveu eventos como a Campanha do Agasalho 2013, realiza-da em Caçador e Xanxerê, e a Feijoada do Ver Mais, que foram dois grandes sucessos na re-gião. “Nosso maior desafio e foco é ampliarmos nosso atendimento no mercado regional em cidades importantes como Caçador, Videira, Fraiburgo, Joaçaba, Campos Novos e Curitiba-nos, sem esquecermos a micro região de Xanxe-rê que representa muito em nossos resultados”, finaliza Dalcides.

Divu

lgaç

ão R

ICTV

Rec

ord

Mei

o-Oe

ste

rICTV reCord florIanópolIsadere a camPanha “novembro azul”

Outubro foi o mês da conscientização e de combate ao câncer de mama. Já em novembro a campanha é de-dicada aos homens, para conscientização e combate ao câncer de próstata. A RICTV Record Florianópolis ilu-minou sua sede no alto do Morro da Cruz com cor azul. O prédio é destaque em boa parte da cidade, chamando a atenção do público.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Cân-cer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Créd

ito: E

duar

do V

alen

te

Page 10: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

10

record news

seIs anosde muita inFormação

A primeira TV aberta com informações 24 horas comemorou seis anos no dia 27 de setembro, marcando a nova fase da emissora e reforçando o compro-misso em levar uma TV diferenciada e atual aos telespectadores.

A Record News está entre os 10 canais de TV aberta mais admirados pelo mercado publicitário, segundo pesquisa IPM (Índice de Prestígio da Marca), divulgada pelo Meio & Mensagem.

Recentemente a emissora está disponível na Sky, pelo canal 179. Com a transmissão, o canal chega ao total de 12 milhões de domicílios PayTV, alcan-çando 36 milhões de telespectadores. A operadora é a 2º maior do país e possui aproximadamente 32% dos assinantes da TV paga.

Page 11: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

11

jornal notícias do dia

noTíCIas do dIa: sete anos em joinvilleNo dia 06 de novembro o jornal Notícias do Dia Joinville comemorou sete anos. Para marcar a data a revista Nossas Empresas,

Grandes Histórias publicou o perfil de 44 empresas que acreditaram em Joinville, investiram e hoje colhem os lucros. Entre maio e outubro, os perfis saíram duas vezes por semana no jornal e para concluir o projeto, todos eles foram compilados em um único material que mostra o passado desafiador de quem acreditou em Joinville e hoje comemora as conquistas alcançadas na maior cidade de Santa Catarina, um panorama da economia joinvilense e o que o futuro reserva para as empresas que ajudaram a cidade a se consolidar como uma das maiores economias do país.

A gerente comercial do jornal Notícias do Dia Joinville, Jackeline Moecke, afirma que “a revista não é apenas um documento histórico, mas sim uma forma de as empresas se comunicarem ainda mais com o mercado em que atuam, com clientes e fornecedores e com a comunidade onde estão inseridas. É também a reunião de uma série de cases de sucesso corporativo que podem servir de im-portante contribuição para incentivar ainda mais o empreendedorismo”.

O projeto Nossas Empresas, Grandes Histórias, é fruto de um trabalho de oito meses que resultou em 124 páginas repletas de informação que podem ser aproveitadas tanto por empresários, empreendedores, estudantes e comunidade em geral, que sempre fica bem informada ao ler o jornal Notícias do Dia.

A revista encartada na edição comemorativa do ND é a continuidade de um trabalho desenvolvido nestes sete anos de jornal, que é resgatar a memória da cidade, sob o ponto de vista de quem vive o seu dia a dia. É a sequência natural de uma trajetória que começou com o projeto Casas Históricas e prosseguiu com o Ruas Históricas. Para o diretor regional do Grupo RIC em Joinville, Silvano Silva, “a série de reportagens publicadas no ND mostra o retrato de uma econo-mia vibrante, que tem como polo o maior PIB do Estado e a terceiro maior no Sul do Brasil, que foi construída sob o signo do empreendedorismo. Constitui-se em uma verdadeira enciclopédia de receitas de sucesso”, concluiu.

EDIÇÃO COMEMORATIVA | 7 ANOS NOTÍCIAS DO DIA JOINVILLE | 6 DE NOVEMBRO DE 2013

Os DESAFIOS

do passado

As EXPECTATIVAS para o futuro

As ESTRATÉGIAS do presente

EDIÇ

ÃO

CO

MEM

ORA

TIVA

| 7

AN

OS

NO

TÍCI

AS

DO

DIA

JOIN

VILL

E |

6 D

E N

OVE

MB

RO D

E 20

13

notícias do dia homenaGeia serVIdores púBlICos

O jornal Notícias do Dia de 28 de outubro lem-brou as comemorações pelo Dia do Servidor Público. A data é lembrada como um período de reflexão e luta pela valorização profissional. Entre elas, pagamento do piso salarial das categorias, planos de cargos e sa-lários e realização de concursos públicos.

O encarte contou com apoio de SINTRAM/SJ, SENGE, CREDISC, SINDALESC, DVA, RICOL, SIN-TESP e SINTRAFESC. A publicação, além de ser en-cartada, com circulação na Grande Florianópolis, também teve tiragem extra e distribuição dirigida.

Além do encarte setenta servidores públicos do Es-tado de Santa Catarina foram homenageados. Os pro-fissionais receberam a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli por terem se destacado no trabalho e nas causas públicas durante a carreira.

foto

s D

ivu

lga

çã

o

Florianópolis, segunda-Feira, 28 de outubro de 2013

Notícias do DiaDia do servidor público

A luta pela

valorizaçãoConsagrado ao servidor público, o dia 28 de outubro

é motivo de homenagens, por parte dos governos e da sociedade, mas é lembrado pelos trabalhadores

do serviço público como uma data de reflexão e luta pela valorização profissional. Pagamento do piso

salarial das categorias, planos de cargos e salários, novos concursos públicos para preenchimento de vagas, modernização do Estado, entre outros, são temas que marcam as atividades dos sindicatos, tanto no plano municipal, quanto estadual ou federal.

Divu

lgaç

ão: N

otíc

ias

do D

ia

Page 12: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

rádio record

líder no fuTeBolentre o Público Feminino

Engana-se quem pensa que futebol é coisa de homem. De acordo com a última pesquisa de audiência, aos sába-dos, as mulheres estão ligadas na Rádio Record AM 1470, acompanhando a transmissão dos jogos.

Entre as 21h e 22h, ocupado por disputas da Série B do Brasileirão, a Rádio Record AM é líder absoluta entre o público feminino, com 16% acima da emissora segunda colocada1, demonstrando que há grande interesse delas e existe espaço em um segmento geralmente dominado pelo sexo masculino.

Fontes:1 Em média de ouvintes por minuto (IA#) – Ibope EasyMedia 3 – Grande Florianópolis –Jul a Set/13- Faixa das 21h00 às 22h00 de Sábado – Todos os Locais – Sexo Feminino.

porTal rIC MaIs comPleta um ano no arNo dia 05 de novembro de 2012, era lançado oficialmen-

te o portal RIC Mais. Ao todo foram cerca de 15 meses de desenvolvimento, discussão e projeções sempre em parceria com a RIC Paraná. Desde então, tendo a força dos veículos do Grupo RIC como suporte, o RIC Mais aos poucos foi con-quistando espaço, atraindo mais visitantes e também mais anunciantes que enxergam no portal uma plataforma viável tanto para quem quer se manter informado sobre as coisas de Santa Catarina quanto estabelecer contato com os consu-midores da região de forma prática e direta.

Os números alcançados indicam que a proposta de levar para a internet o conceito consagrado pelo Grupo RIC, de aposta forte no conteúdo regional, foi bem aceita e compre-endida. Somando o RIC Mais e o ND Online e suas quatro edi-ções, a plataforma online alcança em média por mês mais de 1,5 milhão de visitantes únicos que encontram nos canais do

12

ric mais www.ricmais.com.br/sc

nd online FlorianóPolis www.ndonline.com.br/florianopolis

nd online joinville www.ndonline.com.br/joinville

nd online vale www.ndonline.com.br/vale

nd online oeste www.ndonline.com.br/oeste

ric mais

Grupo RIC o conteúdo que realmente interessa, o conteúdo que pode fazer a diferença no dia a dia da cidade, do bairro, da rua de quem vive em Santa Catarina.

Para Alexandre Gonçalves, Gestor de Produtos Inter-net do Grupo RIC SC, os números são muito positivos. “Es-tamos muito felizes com o resultado, com o apoio da dire-ção do Grupo RIC, na figura de seu presidente, Marcello Petrelli, e de todos os colegas das seis praças de atuação em Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Xanxerê.”

O intuito é mais do que festejar este primeiro ano, mas projetar o que será oferecido aos visitantes e anuncian-tes. “Teremos mais conteúdo, mais prestação de serviço e mais canais para participação efetiva do leitor, a exemplo do que fazemos utilizando o Eu Sou o Repórter, que é um dos grandes trunfos do RIC Mais”, conclui Alexandre.

Page 13: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

13

Palavra do diretor comercial

Reynaldo Ramos JuniorDiretor Comercial de Rede

Grupo RIC SC

A força do Grupo RIC está na valorização do mercado regional, contribuindo com o desenvolvimento local. Somos líderes na produção e geração de conteúdo regional, falando diretamente com as comunidades em que atuamos. O resultado disso não poderia ser diferente: retorno para nossos anunciantes.

Não poupamos investimentos quando se trata de entregar qualidade, por isso, fomos pioneiros no sul do Brasil, com a transmissão de nossa programação local em 100% HD, para os municípios da grande Florianópolis, desde maio de 2013.

E os esforços não param por aí, ainda pra esse ano, estendemos a qualidade do sinal HD para a emissora de Joinville e regiões norte e sul, atendendo um público cada vez mais exigente, que busca em nossa emissora, opções de entretenimento e informação, demonstrando dessa forma, o nosso comprometimento também com os telespectadores que estão fora da capital.

O HD é uma realidade, por isso temos orgulho em ser pioneiros neste quesito. Com a facilidade do crédito, a população esta cada vez mais adquirindo televisores de altíssima qualidade. Gerar conteúdo para essa tecnologia é mais do que neces-sário, é uma obrigação. Desta forma, o que acontece, o que é notícia e de interesse público, é mostrado com excelentes recursos de som e imagem através da RICTV.

Estamos em um período de estabilidade econômica, vivido em toda Santa Ca-tarina. O momento é desencadeado pela multiplicidade de negócios que o estado proporciona e pela alta taxa de empregos.

Por ter esse DNA regional, o Grupo RIC está presente e envolvido com o negó-cio do catarinense, e através dos nossos veículos e projetos, incentivamos o consu-mo, o turismo, o lazer, o entretenimento e a governabilidade.

Esse reconhecimento vem ano após ano, através de inúmeras premiações que recebemos, dando destaque em 2013, para o TOP ONE, da ADVB, na categoria turismo, com o projeto do Carnaval de Itajaí.

Com a chegada do verão o Grupo RIC já prepara vários eventos e projetos. Entre eles, Destino SC Verão, Summer Sul, Summer Balneário, Beach Soccer e a revista Show Me. Teremos uma série de ações nas praias, restaurantes e casas noturnas. A iniciativa é para divulgar, tanto para a população local, quanto para o turista, além de prestigiar, o que de melhor Santa Catarina tem para nos oferecer.

No primeiro semestre de 2013, dos 200 maiores anunciantes de Santa Cata-rina, 180 estavam conosco. Para o segundo semestre desse ano, contabilizaremos 185. Dessa forma fica claro, que o Grupo RIC traduz confiança, segurança e visibi-lidade aos investimentos dos nossos anunciantes e agências.

O Grupo está atento ao cenário atual, e com as previsões para 2014. Tudo que acontece em Santa Catarina e no Brasil é analisado e serve como guia estratégico. As movimentações coorporativas da nossa empresa refletem nas atitudes de gerar ne-gócios e garantir o crescimento catarinense em todas as áreas. Assim, assumimos o compromisso de fazer todo o estado crescer, seja com o grande ou pequeno negócio.

Um momento de confraternização em torno das maiores paixões dos brasileiros: futebol, música e churrasco. Assim foi a “Copa its das Agências”, ao todo 12 jogos movimentaram o evento. Consagrou-se como o grande campeão o time da Agência Deci-são, o segundo lugar ficou para a Agência Mercado – SENAI e em terceiro para a Agência D/Araújo.

Os vencedores receberam troféu e medalhas. Além de chur-rasco e bebidas para todos. A iniciativa mostra a criatividade dos profissionais em campo e serviu para deixar o estresse, gerando interatividade entre os grandes players do mercado da publicida-de da cidade, com a its e o Grupo RIC.

Copa ITs das aGÊnCIasmovimenta FlorianóPolis

Page 14: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

14

reconhecimento

Grupo rIC Ganha dois toPde marketinG e vendas advb/sc

A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina (ADVB/SC) divulgou os vencedores da 28ª edição do Prêmio Top de Marketing e Vendas. Fo-ram dez empresas destaques, das quais duas pertencem ao Grupo RIC: a plataforma jovem its, que venceu com o case “its My Way, o maior festival de talentos musicais jovens do Sul do Brasil” e a RICTV Record Florianópolis com o case “A 1ª emissora de canal aberto do Sul do Brasil a produzir e transmitir 100% HD”.

É a segunda vez que duas empresas de um mesmo grupo ganham a premiação em uma mesma edição, reconhecendo empresas que ousaram nas estratégias de marketing e vendas ou superaram metas em vendas, gerando resultados e satisfa-ção no relacionamento com seus públicos.

Os vencedores serão premiados em evento no dia 5 de dezembro, no Centro Sul, Florianópolis. Durante a cerimônia, será divulgado o Top One em Marketing e Vendas, case de maior nota entre os premiados, que recebe troféu exclusivo.

Os cases foram avaliados entre 21 de outubro e 4 de novembro, pelos jurados Ge-naro Galli, Richard Rigobert Lucht e Flávio Eduardo Vasconcellos Martins, profis-sionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), de reconhecida competência e qualificação, sob a coordenação da Diretoria Executiva da ADVB/SC.

Page 15: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

15

Projetos e eventos

seMInárIos deBaTeM os desafios futuros de santa catarina na área ambientaL

Em outubro os Seminários de Meio Am-biente movimentaram Florianópolis, Joinvil-le e Chapecó. Uma ação do Grupo RIC, com realização do Notícias do Dia, patrocínio da Petrobras e apoio da Tractebel. Os eventos reuniram cerca de 800 participantes. As cida-des receberam autoridades, pesquisadores e estudantes que mostraram como Santa Cata-rina deve se preparar a longo prazo e quais as perspectivas para o Brasil na próxima década.

Foram abordados os temas: mobilidade urbana no contexto de emissão de CO²; os desafios da conscientização e reeducação ambiental; destino de dejetos e resíduos das criações; e o uso de agrotóxicos nas lavouras e reaproveitamento da água nas irrigações. Participaram gestores e conhecedores do as-sunto, tendo como complementos as apresen-tações de cases que já vem dando resultados importantes na minimização dos impactos ao meio ambiente.

Os seminários foram gravados e exibidos na Record News SC, além disso foram divul-gados quatro cadernos especiais no jornal No-tícias do Dia. Os eventos tiveram o carbono neutralizado com selo carbono OK.

Joinville: Peter Krenz, do Instituto IDEAL. Brasil Alemanha em palestra sobre Energias

Renováveis para a Indústria.

Em Chapecó palestra com Vilmar Comasset-to. Palestra com o tema “A água no contexto da utilização responsável e racional dentro das agroindústrias”.

Foto

: Eliz

andr

o Gi

acom

ini

Foto

: Mar

cos

Cam

pos

Page 16: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Projetos e eventos

a beLeza das catarinenses está em destaque no GaroTa Ver MaIs

Todos sabem que as mulheres brasilei-ras esbanjam uma beleza peculiar notada internacionalmente. Agora é a chance das catarinenses mostrarem todos os seus en-cantos na terceira edição do concurso Garo-ta Ver Mais, promovido pela RICTV Record em todo o estado. Serão destacadas as belas que circulam pelas cidades nos lugares mais comuns, como: terminais de ônibus, super-mercados e nas ruas.

Para receber as inscrições foi desenvolvido um website exclusivo. Uma das novidades é o apoio da Ford Models, dando um caráter mais profissional ao concurso. O envolvimento no programa Ver Mais também foi reforçado com repercussão durante a semana, destacando a preparação das candidatas, valorizando patro-cinadores e apoiadores.

O Garota Ver Mais chega a sua 3ª edição e consolida-se como um dos maiores concur-sos de beleza de Santa Catarina. Em 2012 foram mais de 800 candidatas, sendo um grande sucesso de inscrições e público.Fo

to: R

odol

fo C

arre

irao

16

Page 17: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Projetos e eventos

movimento “sou bem FloriPa” proMoVe ações na CapITalSer cordial no trânsito; denunciar maus tratos aos animais; conceder lugar no ônibus para idosos, gestantes e

pessoas com deficiência; preservar a natureza; respeitar o espaço dos ciclistas. É possível fazer uma cidade melhor com atitudes simples. O primeiro passo para o objetivo está sendo tomado pela RICTV Record Florianópolis, que mobiliza toda a população da Capital Catarinense na campanha “Sou bem Floripa”.

Segundo Santiago Edo, Gerente de Marketing do Grupo RIC SC, o movimento tem os objetivos de resgatar e re-forçar a satisfação da população de Florianópolis. “A iniciativa estimula a cidadania, promovendo uma série de ações voltadas à civilidade no trânsito, respeito aos animais, proteção à natureza, entre outras questões de interesse público que estão sendo abordados por nossos veículos.”Neste primeiro momento a campanha vem divulgando amplamente o movimento, que se identifica pela hashtag #SouBemFloripa. A próxima fase irá abordar os temas por meio de forte trabalho editorial.

São valorizadas as atitudes das pessoas que moram ou passam pela cidade, provocando mudanças positivas e incentivando pequenos gestos. O público pode enviar fotos de ações positivas ou sugestões para melhoria da cidade, basta fazer publicações com a hashtag #SouBemFloripa.

instagram.com/soubemfloripa

facebook.com/SouBemFloripa

@soubemfloripa

ricmais.com.br/sc/soubemfloripa

Na noite de 15 de outubro, antes da partida contra o Paysandu, no estádio Orlando Scarpelli,

os jogadores do Figueirense entraram em campo com a camiseta do movimento.

Foto: Eduardo Valente

17

Foto

: Edu

ardo

Val

ente

Page 18: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

18

Projetos e eventos

grupo ric promove encontros comGrandes aGÊnCIas do BrasIl

No mês de setembro o Grupo RIC do PR e SC realizaram dois encontros com grandes agências de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Os encontros tiveram o objetivo de aproximar e ampliar o relacio-namento com o mercado.

O evento é realizado todos os anos. A RIC convida as principais agências do mercado, de fora do estado, para estreitar o relacionamento e apresentar os produtos e projetos que o Grupo oferece. Para Nilton Aquino, gerente de mercado nacional do Grupo RIC SC o encontro traz benefícios para todas as partes. “A RIC apresenta seus produtos de forma direta e objetiva, tirando dúvidas e interagindo com as agências. Já as agências conhecem o mercado local de forma prática, vivenciando um pouco de sua cultura, economia e diversidade social, o que acaba facilitando nas tomadas de decisões dessas agências, na elaboração do melhor mapa de mídia para seus clientes.”

Além do fator positivo profissional, o encontro é uma forma também de agradecer e reconhecer o trabalho realizado e o relacionamento durante o ano. Para isso o principal objetivo é tirar os profissionais do seu meio de trabalho para momentos de lazer e descontração.

BalneárIo CaMBorIúOs gestores do Grupo RIC do Paraná e

Santa Catarina estiveram reunidos entre os dias 13 e 15 de setembro com repre-sentantes de agências do Mercado de São Paulo. Esta é a segunda edição do evento, que aconteceu em Balneário Camboriú, no Infinity Blue Resort e Spa.

O Grupo RIC apresentou as platafor-mas e projetos da empresa nos dois esta-dos, principalmente os projetos de verão, onde o Grupo RIC se diferencia. Além disso houve muita descontração. Os pre-sentes conheceram a região, visitaram o complexo turístico do Parque Unipraias, assistiram a um show de Diogo Noguei-ra no Maria’s em camarote exclusivo, realizaram passeio de barco pela orla de Balneário Camboriú e muito mais. Tudo preparado especialmente para deixar os participantes encantados com as belezas catarinenses.

foZ do IGuaçuO evento reuniu de 27 a 29 de setem-

bro 30 agências de Brasília, Rio de Janei-ro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Na ocasião foi apresentado o Ca-derno de Projetos do Grupo do ano de 2014, que envolve as áreas de entrete-nimento, esportes, agronegócio, social, empresarial, socioambiental e também projetos voltados ao público jovem, para uso nas plataformas do Grupo, que en-volvem veículos impressos, online, rádio e televisão.

Confira fotos na página 20

Page 19: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

19

A RICTV Record do Oeste do Paraná recebeu o Prêmio Toledo Desta-que Empresarial, como emissora mais lembrada pela população toledense. Segundo pesquisa realizada pela PUCPR de Toledo com o apoio da ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), a RICTV Record recebeu 29,7% dos votos contra 17,6% da segunda colocada e 2,5% da terceira.

Já a rádio Jovem Pan Curitiba, plataforma do Grupo RIC Paraná, rece-beu o prêmio Top of Mind Universitário 2013 como rádio mais lembrada pelo público jovem. O evento que reconhece as marcas e empresas mais lembradas pelos universitários da capital paranaense em diversos segmen-tos de produtos e serviços é realizado pela JR Consultoria da UFPR (Uni-versidade Federal do Paraná), em parceria com o Datacenso.

Só esse ano foram 10 prêmios concedidos ao Grupo RIC Paraná, sendo que sete foram de jornalismo.

Projetos e eventos

rictv record cHapecó, super aLfa e prefeitura promovem fesTa no dIa das CrIanças

Mais de cinco mil crianças participaram de uma festa espe-cial promovida pela RICTV Record Chapecó em parceria com o Super Alfa e Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do município. O evento aconteceu no estacionamento da coope-rativa, em alusão ao Dia das Crianças.

Na parceria foi disponibilizado para as crianças diversos brinquedos e lanches sem custos. Para Roberto Winter, diretor regional da RICTV Record Chapecó, o evento superou qualquer expectativa, uma parceria que deu certo. “Cumprimos o principal objetivo, tornar o dia das crianças especial para eles e mais espe-cial para nós, quando vemos a alegria e felicidade estampada em cada rosto”, afirma.

acontece no GruPo ric Pr

rictv record conquistaprÊMIo ColunIsTas em curitiba

A RICTV Record Paraná conquistou o Prêmio Co-lunistas 2013, como melhor veículo eletrônico do ano. O julgamento das categorias da 37º edição aconteceu no dia 19 de outubro na capital paranaense, sendo que a entrega acontecerá no mês de dezembro. O Prêmio é a mais antiga e tradicional premiação de comunicação e marketing do Brasil, que reconhece os melhores tra-balhos em todas as mídias (jornal, revista, rádio, mídia exterior, mídia alternativa, mídia digital, cinema, tele-visão e internet).

“A premiação é reconhecimento do trabalho sério e de credibilidade que o Grupo RIC Paraná vem desenvolven-do ao longo desses 25 anos. Prova de que a nossa proxi-midade com o público vem dando certo”, comenta o presi-dente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli.

prÊMIo peTroBras de JornaLismo

Na primeira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo a RICTV Record do Paraná foi premiada com a série “Energia – Os Desafios do Paraná”, conquistando o primeiro lugar em sua modalidade. A jornalista Gislene Bastos e o repórter cinemato-gráfico Roberto Drischel percorreram o Estado mostrando os meios de energia renováveis utilizados.

“Concorremos com mais de mil trabalhos de todo o país e estar entre os premiados é motivo de muito orgulho. Essa é uma conquista de toda a equipe da RICTV Record, que mostra, no seu dia a dia, a força que o jornalismo regional tem”, declarou o diretor de conteúdo do Grupo RIC Paraná, José Nascimento.

Entre os outros seis prêmios de jornalismo recebidos pelo Grupo em 2013, estão o prêmio Sangue Bom do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, o Unimed de jornalismo, Fecomércio – em duas categorias, Sebrae e ainda uma homenagem do Instituto Panorama do Turismo.

prêmio de eMIssora MaIs leMBrada peLo púbLico regionaL

Page 20: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

20

Foto

: Nor

thon

Bou

sfie

ld

Foto

: Nor

thon

Bou

sfie

ld

click ric

Foto

: Joã

o So

uza

Foto

: Joã

o So

uza

encontro com aGênciasBalneárIo CaMBorIú

Grupo em passeio no “barco pirata”.

Show no Wood´s Bar agitou o encontro.

Almoço no Restaurante Rancho Açoriano,em Florianópolis, animado pelo manezinho “Cuíca”.

Grupo conheceu a cultura local, entre elas,a tradição do Boi-de-mamão.

Page 21: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

21

click ricFo

to: D

ivul

gaçã

o M

arke

ting

RIC

Foto

: Div

ulga

ção

RICT

V Re

cord

Blu

men

au

Foto

: Div

ulga

ção

Mar

ketin

g RI

C

Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, prestigiando o estande da RICTV Record Chapecó na Efapi 2013. O espaço divulgou os produtos do Grupo para as pessoas que passaram pelo evento.

Parceiros e funcionários na barraca do Grupo RIC na 5ª edição do Stammtisch, em Joinville. Foram servidos pratos

típicos de festas alemãs.

A RICTV Record Blumenau, montou um esquema especial para a cobertura da Oktoberfest 2013. Foram exibidas reportagens e flashes ao vivo. A emissora contou também com um camarote no evento.

Page 22: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Projetos de verão

grupo ric LançaprojeTos de Verão

22

deSTIno SC: Promove diversos eventos com cobertura diferen-ciada, mostrando as várias opções de lazer no estado.

SuMMer BaLneÁrIo: Promove o lazer com ginástica na praia, brincadeiras, distribuição de brindes e aulas de yoga.

SuMMer SuL: Atividades esportivas, apresentações culturais e shows musicais que percorrem as praias da costa sul Catarinense.

BeaCH SoCCer: Mais de 40 equipes e 50 mil pessoas reunidas para prestigiar este evento disputado e com grande exposição na mídia.

eSTaÇÃo VerÃo: Grandes cidades catarinenses oferecem ativi-dades saudáveis e esportivas com foco no bem-estar para adultos e crianças.

CarnaVaL de ITaJaÍ: Cobertura completa do carnaval que mais cresce em Santa Catarina. A diversão e a sua marca não podem ficar de fora.

praIa Boa É praIa LIMpa: Através de uma campanha de mídia integrada, o evento é voltado para a educação e conscientização Ambiental.

VerÃo ITS MY WaY: Estrutura completa e itinerante leva mú-sica, diversão e sustentabilidade a milhares de turistas presentes nas praias.

VerÃo SeM noÇÃo: Intervenção diferenciada, onde atores fan-tasiados de animais marinhos distribuem brindes e sacolas biode-gradáveis.

SHoW Me: Pelo 3º ano, será a “revista de bordo” para quem visita Santa Catarina no verão, atingindo cerca de 800 mil leitores.

Caderno SunSeT: Voltado para os jovens, o caderno será en-cartado no jornal Notícias do Dia, e contará com reportagens sobre cultura, lazer e balada, proporcionando experiências e diversão.

Quando os turistas vêm passar as fé-rias em Santa Catarina o Grupo RIC se mantém em pleno funcionamento. Ne-nhuma outra empresa de comunicação conhece tanto de turismo como a RIC, que e é tri top turismo e Top One de Tu-rismo pela ADVB. É na temporada de verão que a RIC intensifica projetos e eventos com iniciativas que movimen-tam todas as regiões do estado.

Conheça mais sobre os projetos espe-ciais de verão e veja como podemos con-tribuir com o crescimento da sua marca e suas vendas:

Foto

: Nor

thon

Bou

sfie

ld

Page 23: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

Matéria publicada pela Mídia no dia 02/11 - Moradores de cidade catarinense dizem que marcas são feitas por ETs.

ricmais.com.br/sc/comercialric/projetos

Saiba mais:

Page 24: Mundo RIC Trade | Nº 03 - Novembro de 2013

24

rictv fLorianópoLisGerente: Nilo Bittencourt [email protected](48) 3212 4048

rictv itaJaÍ Gerente: Robson [email protected](47) 3247 4700

rictv meio-oeste Gerente: Dalcidez [email protected](49) 3441 7200

rictv JoinviLLeGerente: Cristian [email protected] (47) 3419 8000

contatos comerciaisrictv bLumenauGerente: Marcos Roberto [email protected] (47) 3381 2500

rictv cHapecóGerente: Maristela dos Santos [email protected] (49) 3319 2500

record neWs Gerente: Flávio Pietro [email protected] (48) 3212 4100

rádio record amGerente: Nilo [email protected](48) 3212 4048

notÍcias do dia fLorianópoLisGerente : Lauro [email protected](48) 3212 4168

notÍcias do dia JoinviLLeGerente: Jackeline [email protected](47) 3419 8000

itsContato: Luiz [email protected](48) 3212 4027

ric maisSupervisor: Fabiano [email protected](48) 3212 4014

ric editoraSupervisor: Lauro [email protected](48) 3212 4168