4
ano iii nº 06 aBRiL 2007 Orgão Oficial do Centro de Investigação e Tratamento de Esclerose Múltipla de Minas Gerais (CIEM-MINAS) No Mundo da Esclerose Múltipla O Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (LACTRIMS) é uma organização composta de 23 paises latinos da America do Norte, América Central e América do Sul, fundada em Cartagena de las índias, Colômbia, em 11 de outubro de 1999, durante o X Congresso Panamericano de Neurologia. O objetivo de fundação do LACTRIMS foi o de prover os profissionais de saúde, dedicados ao estudo e tratamento da esclerose múltipla, assim como os portadores da enfermidade, seus cuidadores e familiares com uma organização não governamental supranacional dedicada à esclerose múltipla. MISSÃO o LaCTRiMS tem como missão a promoção de ações que tragam benefícios diretos aos portadores de esclerose múltipla em toda a américa Latina. Entre estas ações se destacam: • Promover pesquisas sobre a esclerose múltipla. • Estimular a prática clínica em centros de esclerose múltipla. • informar e educar os portadores e seus familiares. • Estimular o interesse e a cooperação de profissionais de saúde em equipes multidisciplinares com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores de esclerose múltipla. • Facilitar a criação de centros de atenção e associações ou onG em cada região. O Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla no aspecto educacional o LaCTRiMS já promoveu quatro Congressos Latino-americanos de Esclerose Múltipla. Em 2008 o LaCTRiMS promoverá conjuntamente com seus congêneres norte-americano (aCTRiMS) e europeu (ECTRiMS), o Primeiro Congresso Conjunto aCTRiMS-ECTRiMS-LaCTRiMS em Montreal, Canadá. Este será verdadeiramente o primeiro congresso mundial de esclerose múltipla. a promoção deste grande congresso, com ativa participação latino- americana é uma grande vitória da atual Diretoria do LaCTRiMS. Em sua existência o L aCTRiMS tem corajosamente cumprido sua missão, promovendo a constante melhoria dos padrões de cuidados e tratamento aos portadores de esclerose múltipla em todos os paises da américa Latina. DiREToRia Presidente: Dr. Marco Aurélio Lana Secretário Geral: Dr. Marcos Moreira Tesoureiro: Dr. Dagoberto Callegaro

No Mundo da Esclerose Múltipla - CIEM · No Mundo da Esclerose Múltipla 2 abril 2007 EdiToriAL O CIEM na América Latina O Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla”

  • Upload
    others

  • View
    1

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: No Mundo da Esclerose Múltipla - CIEM · No Mundo da Esclerose Múltipla 2 abril 2007 EdiToriAL O CIEM na América Latina O Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla”

ano iii • nº 06 • aBRiL 2007

Orgão Oficial do Centro de Investigação e Tratamento de Esclerose Múltipla de Minas Gerais (CIEM-MINAS)

No Mundo da Esclerose Múltipla

O Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (LACTRIMS) é uma organização composta de 23 paises latinos da America do Norte, América Central e América do Sul, fundada em Cartagena de las índias, Colômbia, em 11 de outubro de 1999, durante o X Congresso Panamericano de Neurologia.

O objetivo de fundação do LACTRIMS foi o de prover os profissionais de saúde, dedicados ao estudo e tratamento da esclerose múltipla, assim como os portadores da enfermidade, seus cuidadores e familiares com uma organização não governamental supranacional dedicada à esclerose múltipla.

Missãoo LaCTRiMS tem como missão a promoção de ações que tragam benefícios diretos aos portadores de esclerose múltipla em toda a américa Latina. Entre estas ações se destacam:

• Promover pesquisas sobre a esclerose múltipla.

• Estimular a prática clínica em centros de esclerose múltipla.

• informar e educar os portadores e seus familiares.

• Estimular o interesse e a cooperação de profissionais de saúde em equipes multidisciplinares com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores de esclerose múltipla.

• Facilitar a criação de centros de atenção e associações ou onG em cada região.

o Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla

no aspecto educacional o LaCTRiMS já promoveu quatro Congressos Latino-americanos de Esclerose Múltipla. Em 2008 o LaCTRiMS promoverá conjuntamente com seus congêneres norte-americano (aCTRiMS) e europeu (ECTRiMS), o Primeiro Congresso Conjunto aCTRiMS-ECTRiMS-LaCTRiMS em Montreal, Canadá. Este será verdadeiramente o primeiro congresso mundial de esclerose múltipla. a promoção deste grande congresso, com ativa participação latino-americana é uma grande vitória da atual Diretoria do LaCTRiMS.

Em sua existência o LaCTRiMS tem corajosamente cumprido sua missão, promovendo a constante melhoria dos padrões de cuidados e tratamento aos portadores de esclerose múltipla em todos os paises da américa Latina.

DiREToRiaPresidente: Dr. Marco Aurélio Lana Secretário Geral: Dr. Marcos MoreiraTesoureiro: Dr. Dagoberto Callegaro

Page 2: No Mundo da Esclerose Múltipla - CIEM · No Mundo da Esclerose Múltipla 2 abril 2007 EdiToriAL O CIEM na América Latina O Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla”

No Mundo da Esclerose Múltiplaabril 20072

EdiToriAL

O CIEM na América LatinaO Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla” traz matéria informativa sobre o Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla, conhecido pela sigla LACTRIMS.

No LACTRIMS temos procurado transmitir aos vários Centros de Tratamento da esclerose múl-tipla de todos os paises associados a experi ência do CIEM quanto aos métodos de diagnóstico, cuidados multidisciplinares e tratamento medica-mentoso da doença. Esta prática tem tido enor-me sucesso e vários paises tem adotado nossos protocolos de investigação, registro, diagnóstico e tratamento da EM.

Desta maneira o CIEM se coloca agora na van-guarda do tratamento da esclerose múltipla no contexto internacional, tornando-se assim modelo que extrapola os limites do Brasil e chega a vários outros paises, modificando condutas e hábitos, aperfeiçoando métodos e imprimindo normas de alta qualidade no atendimento aos portadores de EM de toda a América Latina.

Embora ainda dispondo de instalações físicas pequenas e modestas o CIEM tem demonstrado, ao longo de sua existência, que o aspecto mais importante no atendimento e tratamento dos portadores de esclerose múltipla é a dedicação, o entusiasmo e a competência dos profissionais da área. Estas qualidades que fizeram do CIEM o mais completo, eficiente e produtivo centro de esclerose múltipla no Brasil agora o tornam refe-rência e exemplo em nosso continente.

O trabalho dos profissionais, a inteligência dos pesquisadores, a esperança dos portadores, o compromisso e solidariedade dos cuidadores e fa-miliares, formam todos, conjuntamente o alicerce sobre qual o CIEM é construído, transcendendo os limites nacionais e orgulhosamente projetando o Brasil como líder na América Latina.

Marco Aurélio Lana – Diretor-Presidente

AConTECE no CiEM

Durante todo o ano de 2006 os pacientes do CiEM se sub-meteram a uma avaliação neuro-oftalmológica extensa, com realização de alguns exames complementares. Estes exames foram realizados com o objetivo de detectar as possíveis al-terações visuais desenvolvidas no curso da doença e o seu impacto na qualidade de vida dos portadores de EM.

a Dra. Carolina araújo e o Dr. Luciano Simão analisaram os re-sultados de cada paciente isoladamente e atualmente estudam os resultados de todos os pacientes em conjunto para identificar as deficiências visuais mais freqüentes e conhecer os fatores determinantes destas alterações tais como sexo, idade, tempo de doença e número de surtos. outra análise importante destes dados é em relação ao impacto destas alterações visuais na qualidade de vida dos pacientes, ou seja, a interferência des-tas alterações no desempenho de suas atividades cotidianas, sociais e no seu bem-estar emocional.

os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a escolha de formas diferenciadas de tratamento em dife-rentes pessoas com implicações preventivas e terapêuticas precoces.

Avaliação visual dos pacientes do CiEM

Carolina Araújo Luciano Simão

Médicos – CIEM.

Musicoterapia no Laboratório do Movimento

a musicoterapia é uma terapia que utiliza a música, de forma científica, como método de tratamento. Estudos nos Estados Unidos, austrália, alemanha, Canadá, Grã-Bretanha e Brasil demonstraram uma variedade de benefícios físicos, emocionais e psicossociais para os pacientes.

o Laboratório do Movimento através de projetos de extensão em musicoterapia vem atendendo grupos de portadores com Esclerose Múltipla. Venha você também participar!!! Maiores informações no CiEM (tel 3248-9994).

Page 3: No Mundo da Esclerose Múltipla - CIEM · No Mundo da Esclerose Múltipla 2 abril 2007 EdiToriAL O CIEM na América Latina O Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla”

No Mundo da Esclerose Múltiplaabril 2007 3

o que é a síndrome Clínica isolada (Cis)?A CiS é o primeiro evento neurológico indicativo de desmielinização inflamatória focal do sistema nervo-so central. acomete geralmente indivíduos jovens e é caracterizada pela ausência de febre ou infecção, duração sintomática mínima de 24 horas e pela pre-sença ou não de alterações identificáveis nos exames de ressonância magnética e líquor.

Contudo, tanto as alterações na ressonância magnética e líquor encontradas na CiS não são específicas. as informações derivadas dos exames de ressonância magnética devem ser sempre consideradas no con-texto de uma síndrome apresentada pelo paciente indicativa de uma desmielinização inflamatória. (veja o quadro 1).

o paciente com suspeita de CiS deverá se submeter a uma grande bateria de exames laboratoriais para afastar outras doenças. outro fator importante: alguns pacientes com a CIS poderão desenvolver a esclerose múltipla. Dependendo dos resultados da ressonân-cia magnética e líquor, é possível a identificação de pacientes com um risco mais alto de desenvolver a esclerose múltipla. nestes pacientes com alto risco, é indicado um tratamento preventivo.

no CiEM, pacientes com diagnóstico de CiS também são avaliados e tratados sempre que houver indica-ção.

Marcos Moreira – Diretor-Clínico.

nEURiTE óPTiCa

• tipicamente dolorosa e unilateral;• retrobulbar;• recuperação parcial;• ausência de estrela macular e exsudato retiniano;• hemorragia papilar é incomum.

MiELiTE

• envolvimento motor ou sensitivo assimétrico e incompleto;

• sintoma de Lhermitte;• disfunção esfincteriana é comum;• nível sensitivo abdominal ou torácico (tipo compressivo).

TRonCo EnCEFÁLiCo/CEREBRaL

• síndromes oculomotoras (p.e.: oftalmoplegia internuclear, nistagmo);

• hemissíndromes sensitivas;• neuralgia do trigêmio;• hemiespasmo facial;• hemiparesia.

CEREBELaR

• tremor cerebelar;• síndrome atáxica aguda.

Quadro 1 – Síndromes clínicas isoladas características para conversão em esclerose múltipla.

EduCAção ConTinuAdA

CIEM é o único centro credenciado em Esclerose Múltipla de Minas GeraisA Comissão intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais através da deliberação nº 137 comunicou a aprovação do CiEM como centro de referência em esclerose múltipla de Minas Gerais.

Esta deliberação se baseou na portaria da Secretaria de assistência à Saúde do Ministério da Saúde nº 97 de 22/03/2001 e nas resoluções da Secretaria de Estado de Saúde nº 253 de 24/09/2003 e nº 358 de 23/12/2003.

Page 4: No Mundo da Esclerose Múltipla - CIEM · No Mundo da Esclerose Múltipla 2 abril 2007 EdiToriAL O CIEM na América Latina O Este número do “No Mundo da Esclerose Múltipla”

dE AMigo PArA AMigo

CIEM MINAS - UFMGHospital das Clínicas da UFMGanexo Hospital São Geraldoav. alfredo Balena, 110 - 30 andar – 30130-090Belo Horizonte / MG – Tel.: (31) 3248-9994www.ciem.com.br

Dicas para matériasno informativo:

[email protected]: (31) 3248-9994

Estrada da vidaBuscando a transformação, o homem abre novos caminhos,

tropeçando na dor, descobre possibilidades,

entre as lágrimas, visualiza novas portas,

com medo, chega a ficar ousado e arriscar-se.

Mundo, estranho mundo, que se abre para os que desistiram,

que apressa em oferecer uma nova chance,

sempre que alguém se arrepende e quer recomeçar.

Mesmo diante da maior tempestade,

brilha no céu o prenúncio de um arco-íris,

que vem sempre alimentar esperanças,

vem pra dizer que você não está sozinho.

Quando tudo parece perdido,

quando não houver mais saída,

feche-se no silêncio do seu eu,

sem pensar no problema, feche os olhos,

e através da mais singela das orações,

busque Deus, descubra Deus, receba Deus.

nesse momento, o arco-íris da fé te fará ver o sol,

secará as tuas lágrimas e trará o recomeçar,

a oportunidade de ser feliz pelas mãos dos anjos.

Porque Deus insiste em você,

sabe do seu potencial, mesmo quando todos duvidam.

Deus não esquece um minuto sequer de você.

Por esse amor, Ele abre os braços agora,

e espera que os homens de boa vontade digam sim,

que o busquem de todo o coração,

para juntos seguirem, nesta estrada longa,

que separa o que somos hoje,

daquele que queremos ser,

estrada essa, que chamamos simplesmente de “vida”,

e que com Deus conduz a eternidade.

Harley Lopes de Faria – paciente do CIEM desde 2005.

dATA CoMEMorATiVA

“Dia nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla”

ATENDIMENTOS CIEM

Atendimentos neurológicos: 2ª, 3ª e 5ª feiras – à tarde 4ª e 6ª feiras – pela manhã

Atendimento psiquiátrico: 4ª feira – à tarde

Atendimento musicoterapia: 6ª feira – à tarde

Ambulatório de punção lombar: 3ª feira – pela manhã

Receitas e relatórios médicos devem ser solicitados com um mínimo de 15 dias de antecedência.

AVISO IMPORTANTE

30 de AgOstO