12
Te liga, tchê! Nº 674 de 1º a 31 de julho Semana do Meio Ambiente O primeiro livro institucional da empresa Foto Poesia do Instante Transitório na Galeria MQ Capa: Ítalo Chiaramonte #EtiquetaUrbanaTrensurb Cinco anos de mais civilidade no metrô

Notícias Trensurb 674

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Notícias Trensurb 674

Te liga, tchê!

Nº 674 de 1º a 31 de julho

Semana do Meio Ambiente

O primeiro livro institucional da empresa

Foto Poesia do Instante Transitório na Galeria MQ

Cap

a: Ít

alo

Chi

aram

onte

#EtiquetaUrbanaTrensurb

Cinco anos de mais civilidade no metrô

Page 2: Notícias Trensurb 674

Civilidade e responsabilidade

ambiental

Imunidade tributária

Completando cinco anos de contri-buição para melhorar a convivência dentro do sistema metroviário, a campanha de Etiqueta Urbana inicia mais uma etapa com nova concep-ção gráfica e a programação de novas intervenções artísticas. A campanha e seu histórico são destaque deste Notícias Trensurb.

Outros temas relevantes nesta edição são: a Semana do Meio Am-biente, que buscou incentivar a refle-xão dos metroviários a respeito do impacto das ações de cada um para o planeta; a implantação do softwa-re de gestão empresarial Microsoft Dynamics AX; o estudo sobre gestão tributária que encerra nossa série a respeito dos trabalhos do curso de desenvolvimento gerencial; a distri-buição do livro comemorativo aos 30 anos do metrô; a adoção, em caráter experimental, do horário administra-tivo flexível; o início dos trabalhos da Comissão de Ética; a nova exposição fotográfica na Galeria Mario Quinta-na. Boa leitura!

Editorial

Diretor-Presidente: Humberto KasperDiretor de Administração e Finanças: Francisco Jorge Vicente Diretor de Operações: Antônio Giovani Fredrich de MattosSuperintendente de Desenvolvimento e Expansão: Nazur Telles GarciaSuperintendente de Desenvolvimento Comercial: Diego José Tarta

EQUIPE DA GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Gerente: Jânio Ayres(Jornalista MTb 7760) * Equipe: Juan Oliveras

(Publicitário MTb 2268), Kauê Menezes (Jornalista MTb 14490),

* Central de Atendimento/Serviço de Informações ao Cidadão:

José Moacir Marques, Zany Felitti * Espaço Multicultural Livros

sobre Trilhos: Livânia Bellini * Estagiários: Aurea Araujo, Fabiano

Scheck, Felipe Figueiró, Gustavo Nardon, Lucas Quadros, Renan

Oliveira (Jornalismo); Jessica Kosczepa (Relações Públicas);

Ítalo Chiaramonte (Design); Alana Weidmann (Publicidade e

Propaganda); Djessi Alan Carvalho (Ensino Médio).

Acesse a versão digital desta edição em:issuu.com/trensurbrsPublicação de Circulação InternaSaiba mais em:www.trensurb.gov.brfacebook.com/trensurboficial twitter.com/trensurb flickr.com/trensurbAv.Ernesto Neugebauer, 1985 - Porto Alegre - RS - Brasil - Cep: 90250-140 - Tel: (51)[email protected]

2 • Notícias Trensurb 674 | Julho 2016

Desenvolvimento Gerencial

Nesta edição, chega ao fim a série de matérias sobre os trabalhos finais do curso de desenvolvimento gerencial, oferecido pela Trensurb com o objetivo

de aprimorar competências de gestores. Alysson Bentlin, Antônio Freitas e Cláudio Paim propuseram uma política de gestão tributária vinculada ao planejamento estratégico da empresa. Conforme a proposta, diversos setores da em-presa, em especial as gerências Jurídica (Gejur) e de Orça-mento e Finanças (Georf), avaliariam constantemente os impactos da tributação e a possibilidade de enquadramen-to de impostos pagos na condição da imunidade tributária recíproca, ou seja, de isenção dos valores correspondentes ao patrimônio, renda ou serviços instituídos entre os entes da federação.

São dois os principais impostos pagos pela empresa: o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Merca-dorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O primeiro de competência estadual e o segundo, municipal.

Em 2015, a Gejur propôs o não pagamento do IPTU e o ingresso com ações judiciais para reconhecimento da imunidade tributária recíproca. Essa medida resultou na economia de aproximadamente R$ 500 mil e consolida a jurisprudência favorável à empresa. Incorporando-se essa prática como estratégia da gestão, seria possível evitar o pagamento desnecessário de impostos, gerando uma eco-nomia de aproximadamente R$ 15 milhões para os próxi-mos cinco anos.

“Como boa parte dos gastos da Trensurb são pagos pelos impostos da sociedade, reduzindo-se as despesas, diminui também o impacto econômico do serviço da em-presa”, afirma Antônio Freitas. Cláudio Paim afirma que “gastando menos dinheiro com imposto, é possível investir no que é mais importante para nós, transportar pessoas”.

Antônio, Alysson e Paim propuseram uma política de gestão tributária estratégica no sentido de garantir o reconhecimento da imunidade tributária recíproca da empresa

Foto

: Luc

as Q

uadr

os

Page 3: Notícias Trensurb 674

Trens, trilhos, prédios e equipamentos

Foto

: Fel

ipe

Figu

eiró

Unidade organizacional: Gerência de Manutenção (Geman).

Quem faz? A equipe da Geman é constituída por um gerente, o engenheiro eletricista Marco Cesar de Paula, um engenheiro mecânico, uma técnica em administração e uma estagiária de ensino médio. Estão subordinadas à Geman três unidades organizacionais: o Setor de Manutenção Predial e Equipamentos (Semap), o Setor de Oficina (Seofi) e o Setor de Via Permanente (Sevip).

O que faz? A Gerência de Manutenção é a área responsável pela orientação, coordenação, planejamento e controle da execução das diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Operações para as atividades de manutenção do material rodante, via permanente, edificações e equipamentos eletromecânicos.

Como faz? A Geman desenvolve ações necessárias para o atendimento de demandas recebidas de todas as áreas da empresa, sendo seus principais clientes os setores da Gerência de Operações (Geope). As ações são efetivadas por meio de suas unidades, Sevip, Seofi e Semap, e do uso de ferramentas de gestão, com enfoque nas pessoas, processos, e nos resultados.

A manutenção preventiva e corretiva da via permanente aumenta de forma significativa a disponibilidade e confiabilidade dos trilhos, lastros e

equipamentos secundários. A manutenção do material rodante – os trens das séries 100 e 200 – garante a disponibilidade e confiabilidade tão necessárias aos usuários do sistema. Entre os serviços realizados, encontra-se também o gerenciamento dos contratos e da execução de projetos, como, por exemplo, a instalação dos freios microprocessados nos trens da série 100. Além da via e dos trens, a Gerência de Manutenção planeja e fiscaliza todos os serviços de manutenção necessários nas edificações das 22 estações, incluindo a manutenção de todos os equipamentos eletromecânicos, como elevadores, escadas rolantes e estações de bombeamento.

Segundo o gerente Marco Cesar de Paula, a Geman busca sempre o aprimoramento das técnicas de manutenção preventiva e corretiva, com uso de ferramentas da qualidade e com uma análise sistemática do modos de falhas e os planos de ação necessários para atenuar ou corrigir problemas que possam ter impacto direto ou indireto nos usuários do metrô. Esse processo de melhorias acontece aliado ao fortalecimento da área de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) que, entre outras demandas, planeja e estabelece metas de manutenção visando manter sempre elevada a confiabilidade da frota de trens.

Onde fica? A Gerência de Manutenção fica no segundo pavimento da oficina de manutenção pesada dos trens.

Da esquerda para a direita: Aline Nunes, Ingrid Moura, Marco Cesar de Paula, José Carlos Lutckmeier (chefe do Seofi), Rodrigo Pettermann (chefe do Sevip) e André Rainys

Conexões Organizacionais

Notícias Trensurb 674 | Julho 2016 • 3

Page 4: Notícias Trensurb 674

Especial

4 • Notícias Trensurb 674 | Julho 2016

Sustentabilidade em pauta

Celebrado anualmen-te em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio

Ambiente foi lembrado pela Trensurb com programação especial voltada aos empre-gados entre os dias 6 e 10 de junho. Na abertura da Se-mana do Meio Ambiente, o diretor-presidente Humberto Kasper saudou os presentes e lembrou que “fazemos par-te de um sistema onde todos dependem de todos”. O en-genheiro ambiental e coorde-nador da Comissão de Ges-tão Ambiental da empresa, Guilherme Campos, destacou que as pequenas ações toma-das por cada um são capazes de trazer grandes mudanças.

Ao longo da semana, diversas palestras sobre te-mas ligados à sustentabilidade foram ministradas por empregados da Trensurb e convidados na sala de trei-namento do Centro de Bem-Estar e Saúde. No dia 6, a gerente de Planejamento, Márcia Zorn, apresentou o Relatório Socioambiental 2015, destacando ações da empresa em relação ao meio ambiente. O engenheiro Guilherme Campos falou dos princípios do reúso da água e suas aplicações práticas. Já a empregada Ivone Aretz tratou do poder curativo das plantas – algumas das quais, inclusive, estão disponíveis no pátio da em-presa.

No dia 7, o empresário Rafael Goelzer apresentou a gestão sustentável e o plano de neutralização de carbono da fazenda Quinta da Estância. No dia se-guinte, o engenheiro ambiental Alex Lingiardi tratou dos benefícios dos espaços verdes urbanos – como o próprio pátio da Trensurb – para as grandes cidades. Já Jéferson Pohlmann falou da comercialização ilegal de animais silvestres.

No dia 9, os empregados Tiago Zulian, Frank Fer-reira e Vinícius Fróes foram responsáveis por uma pa-lestra sobre mobilidade corporativa sustentável. Mais tarde, em oficina, os participantes foram orientados a respeito de como se produzir lixeiras feitas com papel, mosquitoeiras e composteiras. A atividade foi condu-

zida por Tiago Zulian e os engenheiros Guilherme Du-tra e Alex Lingiardi.

No dia 10, os empregados tiveram a oportunidade de assistir, em sessão especial do Sexta Curta, A His-tória das Coisas, documentário que trata dos danos causados pela cultura do consumo. A palestra que en-cerrou a Semana do Meio Ambiente da Trensurb ficou a cargo do professor de bioética da Unisinos, José Ro-que Junges, que tratou dos cuidados e da mudança de mentalidade necessários para a preservação do plane-ta. Sobre a iniciativa da empresa em promover a Se-mana do Meio Ambiente, Junges afirma: “acho muito boa a ação da Trensurb”. Para ele, “projetos como a Semana do Meio Ambiente deveriam ser encarados como uma obrigação para as empresas, porque au-xiliam os funcionários no desenvolvimento de uma melhor consciência ambiental”.

Durante a semana, no saguão do prédio adminis-trativo, os metroviários puderam também calcular sua “pegada ecológica”, conhecendo o impacto de seus hábitos de consumo sobre o planeta.

Foto: Lucas Quadros

Um dos temas abordados em atividades da Semana do Meio Ambiente da empresa foi a mobilidade urbana sustentável, em palestra de profissionais do Semob

Page 5: Notícias Trensurb 674

Sistema de gestão empresarial otimizado

Desde o final de fevereiro, uma inovação impor-tante passou a fazer parte da rotina da Tren-surb. Trata-se do software Dynamics AX, da

linha de sistemas da Microsoft destinados a empre-sas. É uma ferramenta de enterprise resource plan-ning – ERP (planejamento de recursos empresariais, em tradução livre). Anteriormente, as ferramentas de gestão corporativa estavam distribuídas entre o Notes e o Placomp. Agora, o Dynamics concentra todas essas funções. As informações estão unifica-das em uma única base, integrando os processos da empresa.

FuncionalidadesSegundo Newton Junior, da Gerência de Informática (Geinf) e gestor do projeto de implantação da plata-forma, o software compreende todas as atividades administrativas, financeiras e orçamentárias como controle de estoque e solicitação de compras. “O Placomp já não atendia mais os processos da em-presa, principalmente por estar desatualizado nas questões de legislação contábil”, explica Newton.

Ernesto Jung, da Diretoria de Administração e Fi-nanças (Diraf), é cogestor do projeto e afirma que o AX já substituiu completamente o Placomp, porém, está em operação assistida para correção de erros e ajustes de processo.

Em fevereiro, a Trensurb promoveu treinamen-to interno para uso do Dynamics. O treinamento habilitou 133 empregados a requisitar materiais do estoque, realizar compras de materiais e serviços, além de solicitar a emissão de notas fiscais para

Inovação

Notícias Trensurb 674 | Julho 2016 • 5

terceiros. Atualmente, a Trensurb dispõe de 101 licenças destinadas aos empregados treinados. “Conforme a necessidade de cada unidade organi-zacional, poderemos adquirir mais licenças”, infor-ma Ernesto Jung.

O próximo estágio de implantação do AX com-preende a extensão do serviço para as áreas de ma-nutenção dos trens e bilhetagem eletrônica. “Ao fim dessa segunda fase, encerra-se o contrato. Porém, já estou trabalhando em uma nova licitação para suporte pós-implantação”, destaca Newton Junior.

Consultoria No final de 2014, a empresa paulista RGM Informá-tica venceu um contrato de implementação com va-lor total de R$ 5,1 milhões, que inclui implantação de módulos do Dynamics, desenvolvimento de módulo de gestão pública na plataforma, treinamento, ma-nutenção e suporte técnico operacional.

Segundo informações do blog da RGM, a maior necessidade da Trensurb é a integração completa das informações entre todos os departamentos da empresa, além de orquestrar a troca de dados entre a Trensurb e o Ministério das Cidades e do Plane-jamento, algo inédito neste contexto. O modelo de consultoria adotado pela RGM foi in house, ou seja, parte dos integrantes da equipe fica alocada dentro da Trensurb, em uma sala do quinto andar do prédio administrativo, permitindo que esses profissionais captem a essência do modelo de negócio e enten-dam todo o funcionamento da empresa. A consulto-ria encerra no dia 19 de setembro.

Página inicial do Dynamics, com funcionalidades do módulo de contabilidade; na imagem, também é demonstrado um alerta de aprovação do gestor

Page 6: Notícias Trensurb 674

Capa

6 • Notícias Trensurb 674 | Julho 2016

#EtiquetaUrbanaTrensurb

Cinco anos de mais civilidade no metrô

Com atividades programadas para as estações e trens ao longo deste mês, a campanha Etiqueta Urbana Trensurb inicia sua sexta etapa. Idealizada

pela então chefe do Setor de Comunicação Social, Teka Silveira, no ano de 2011, com o intuito de trazer mais civilidade ao ambiente do metrô, a campanha foi abor-dada de formas marcantes e diferenciadas desde sua primeira fase. Mais uma vez, contará com a presença de atores que irão interagir com os usuários, demonstran-do as dicas de convivência, abordando de forma lúdica um assunto sério como o comportamento das pessoas no uso do transporte – e além dele.

Desde o início de suas atividades, a Trensurb busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades ao longo da linha metroviária, assumindo seu protagonis-mo na vida dos usuários e promovendo diversas ações nos âmbitos social, educativo e cultural. Nesse contex-to, surgiu a campanha Etiqueta Urbana, na tentativa de auxiliar na solução de um importante fator motivador de reclamações do público: o comportamento das pessoas dentro dos trens e estações. “Acreditamos que estamos investindo, também, numa mudança cultural, onde a gentileza se impõe como prática cidadã”, afirma Jânio Ayres, titular da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb, área responsável pela criação da campanha e de todo o material gráfico divulgado.

O ator Maikinho Pereira participou das intervenções artísticas na quinta fase da campanha, em 2015, e vol-tará a usar o bom humor para transmitir as mensagens

da campanha na nova etapa. Para ele, “essa maneira de transmitir orientações costuma, de fato, obter bons re-sultados; quando tu passas de uma forma séria, as pes-soas nem ‘dão bola’, mas, quando tu fazes o pessoal dar risada, eles param e pensam no que foi dito”. Jocian-ne Caetano, usuária do metrô, aprova o uso do humor: “Achei muito legal essa ideia. É uma forma engraçada de instruir as pessoas sobre hábitos errados no trem”.

Além da atuação de artistas, equipes da Trensurb participarão das ações, distribuindo o Guia de Etiqueta Urbana – que reúne as 12 dicas da campanha – e orien-tando os usuários do metrô. Para a sexta etapa da cam-panha, também foi desenvolvida uma nova concepção gráfica, contando com material impresso e novas pos-tagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

“Buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utili-zam a linha. O Guia Etiqueta Urbana da Trensurb não é uma diretriz apenas para o metrô, pois suas orientações transcendem um modal ou sistema específico”, explica o diretor-presidente Humberto Kasper.

Os usuários aprovam a iniciativa da Trensurb. “Fi-quei encantada com o guia; é muito interessante e inte-ligente. Assim, as pessoas não cometem erros que atra-palham os outros, como utilizar a mochila nas costas ao entrar no trem”, comenta a usuária do metrô Maria Luisa Bicca.

Not

ícia

na

Linh

a n

° 33

5 - F

ev/2

011

Not

ícia

na

Linh

a n

° 34

5 - S

et/2

011

Not

ícia

na

Linh

a n

° 33

5 - J

un/2

012

Primeira fase da campanha teve cinco dicas e o slogan “isso está em suas mãos”

Segunda etapa trouxe cinco novas dicas e nova concepção gráfica

Visual da campanha foi novamente repaginado em 2012

Page 7: Notícias Trensurb 674

Capa

Notícias Trensurb 674 | Julho 2016 • 7

AS DICAS

• Não obstrua as portas e acomode-se ao

longo dos carros.

• Mantenha-se à direita nas escadas e ao

entrar e sair dos trens.

• Evite sentar-se no chão.

• Use o pega-mão adequadamente.

• Deixe livres as escadas para o fluxo de ir

e vir.

• Respeite os bancos preferenciais.

• Use fones de ouvido ao viajar escutando

música.

• Retire a mochila das costas.

• Não jogue lixo pelas janelas do trem.

• Ao ler, não invada o espaço alheio.

• Não se encoste na barra, segure-a somen-

te com as mãos.

• Não fique no trem no desembarque final.

HistóriaA criação da campanha e de suas dicas teve origem nas principais sugestões e reclamações do público quanto ao comportamento no metrô, registradas pela Central de Atendimento ao Usuário. Veiculada inicialmente por meio de canais de comunicação tradicionais da em-presa – como o jornal-mural Notícia na Linha, sítio na internet e os versos dos antigos bilhetes de papel –, a campanha ampliou-se com o passar dos anos, ganhan-do novas dicas e novas formas de divulgação.

O lançamento, em 2011, contou com cinco dicas ini-ciais impressas em cinco cartazes, além da criação de um sexto que explicava o conceito da campanha. As di-cas eram representadas pelos dedos das mãos e o slo-gan “isso está em suas mãos” demonstrava a importân-cia do engajamento dos usuários. A fase seguinte, ainda no mesmo ano, agregou outras cinco dicas e trouxe uma mudança na apresentação gráfica. Em 2012, todas as dez orientações foram compiladas em um pequeno guia trilíngue (português, inglês e espanhol) distribuído nas estações e novos adesivos indicando os assentos preferenciais foram instalados nos trens. Na quarta eta-pa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totali-zando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, uma nova fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demostraram, de forma bem hu-morada, bons e maus exemplos de comportamento. A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais.

Gui

a Et

ique

ta U

rban

a Tr

ensu

rb

Not

ícia

na

Linh

a n

° 39

8 - S

et/2

015

Material gráfico da quinta fase da campanha destacou atores que participaram de intervenções no metrô

Not

ícia

na

Linh

a n

° 40

3 - J

ul/2

016

Em 2014, Guia Etiqueta Urbana ganhou a programação visual atual

Novas edições do Notícia

na Linha trazem as dicas de

Etiqueta Urbana e marcam a

sexta fase da campanha

Page 8: Notícias Trensurb 674

8 • Notícias Trensurb 674 | Julho 2016

No mês de junho, foi feita a entrega dos exemplares do livro Lutas, Conquistas e Desafios – O Legado da Trensurb, publicado pela BB

Editora em comemoração aos 30 anos de operação comercial do metrô, completados no ano passado. Diretores, superintendentes e

gerentes receberam seus exemplares e os de suas equipes para entregar aos empregados com 30 anos ou mais de empresa. Foi o

primeiro livro institucional da Trensurb, produzido sem ônus para a empresa, que ofereceu como contrapartida apenas a força de sua

marca.

Nos dias 17/06, 06/06 e 24/05, a Trensurb

recebeu comitivas, respectivamente, de

Colômbia, África do Sul (foto) e Indonésia,

interessadas em conhecer a linha metrô-

-aeroporto do aeromóvel. Os visitantes

avaliam a possibilidade de aplicar a tecno-

logia em projetos em seus países.

Em 16/06, o grupo constituído para im-

plementar o Módulo de Ética na Trensurb

reuniu-se com os membros da Comissão

de Ética, empossados recentemente, para

uma ação de capacitação destes. O encon-

tro marcou o encerramento das atividades

do grupo e o início dos trabalhos da co-

missão.

Foto

: Fab

iano

Sch

eck

Foto

: Fel

ipe

Figu

eiró

Foto

: Fel

ipe

Figu

eiró

Ponto a Ponto

Page 9: Notícias Trensurb 674

Notícias Trensurb 674 | Julho 2016 • 9

O funcionamento do horário flexível, com

possibilidade de início da jornada entre

7h e 9h, foi apresentado a empregados de

Geden e Sepes no dia 13/06. Após experi-

ência de 90 dias nas duas áreas, o horário

flexível pode ser estendido ao restante da

área administrativa.

O diretor-presidente Humberto Kasper re-

cebeu a visita de representantes do 4º Re-

gimento de Polícia Montada do Rio Gran-

de do Sul no dia 09/06. Eles agradeceram

o apoio a eventos da corporação, prestado

pela Trensurb por meio da doação de dor-

mentes usados.

No Dia do Desafio (25/05), ação mundial que

busca estimular a realização de exercícios fí-

sicos na última quarta-feira do mês de maio,

trens e estações receberam atividades coor-

denadas pelo SESC-RS. Elas incluíram práti-

ca de alongamento e, em São Leopoldo, até

mesmo pingue-pongue.

Veiculado originalmente no Notícias Tren-

surb 671, de abril, o perfil de André Pra-

do, do Setra, foi para o blog da Trensurb.

E a divulgação no Facebook do link para

o perfil foi destaque nas redes sociais da

empresa em junho, alcançando mais de 7

mil pessoas e 130 curtidas.

Foto

Fel

ipe

Figu

eiró

Foto

: Fel

ipe

Figu

eiró

Foto

: Fel

ipe

Figu

eiró

Rep

rodu

ção

Page 10: Notícias Trensurb 674

Metrô, aventuras virtuais e reais

Foto

: Luc

as Q

uadr

os

Perfil

Um dos rostos que atende os usuários do me-trô na Estação Novo Hamburgo é o de Bár-bara Bauermann, de 25 anos. Ela mora com sua mãe no município de Portão e já faz par-

te do quadro funcional da Trensurb há quatro anos, atuando sempre como agente metroviária. Bárbara comenta ter a curiosidade de saber como é operar um trem. “Já estive na cabine de um, mas, claro, nunca pi-lotei”, conta. Antes de ingressar na Trensurb, a jovem trabalhou no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, na área administrativa do bloco cirúrgico e, posterior-mente, no almoxarifado.

Fora do trabalho, a metroviária vive aventuras em terras estranhas às nossas, jogando RPGs (sigla em inglês para ‘jogo de representação’) em seu compu-tador. Nesse gênero, os participantes criam avatares que cumprem missões diversas em universos virtuais enquanto evoluem atributos e equipamentos. “O que tenho jogado atualmente é o League of Legends”, con-ta Bárbara. Nesse jogo, que combina elementos de RPG e estratégia, cada participante controla um per-sonagem em equipes que lutam entre si em arenas de batalha online.

O gosto por jogos fez com que a jovem buscasse uma graduação na área. Ela tentou uma bolsa do Pro-

grama Universidade para Todos (ProUni) para cursar jogos digitais na Feevale, porém a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi sufi-ciente e ela optou por ingressar no curso de análise de sistemas. “Mas depois acabei desistindo porque não estava gostando muito das aulas”, relata.

Bárbara também gosta de ir a casas noturnas com seus amigos, algo que ela costuma fazer com frequên-cia. “Quando não tenho que trabalhar no dia seguinte, é quase certo que vão me encontrar em alguma fes-ta”, diz. Da vida noturna, ela relembra de um episó-dio curioso, quando encontrou uma carteira cheia de dinheiro em uma festa: “estava recheada e não sabí-amos de quem era”. “Entregamos tudo ao primeiro segurança que encontramos. Não dá pra ter certeza se ele tentou devolver ao dono, mas o importante é que fizemos o que é certo”, afirma a metroviária.

Homossexual assumida desde os 18 anos, Bárbara diz que as festas que frequenta têm um lado negati-vo, que é a eventual falta de respeito. Embora não se considere exatamente uma ativista, sempre que pos-sível, Bárbara também procura participar da parada do orgulho lésbico, gay, bissexual, travesti, transexual e transgênero (LGBTTT) – manifestação que luta pela garantia dos direitos civis destas pessoas.

10 • Notícias Trensurb 674 | Julho 2016

Page 11: Notícias Trensurb 674

Metrô, aventuras virtuais e reais

Cultura

De 1º de julho a 1º de setembro, a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado, recebe a exposição

Foto Poesia do Instante Transitório. O projeto reúne imagens que são parte de pesquisa em desenvolvimen-to pela atriz e fotógrafa Paula Carvalho e conta com curadoria de Paulina Nólibos, Eduardo Arruda, Clélio Cardoso e Lucas Gheller.

“Aqui nos desprendemos de convenções. A fotogra-fia é lírica, sensorial, política, poética e só completa com o olhar do outro. Por isso, convido-os a adentrar, tirar a poeira dos olhos e mergulhar neste mundo efê-mero, onde o real e o imaginário se fundem”, diz Paula.

Com base na fotografia experimental, a autora de-senvolve uma pesquisa que aborda as mais diversas linguagens de uma imagem, passando pelos recursos artesanais de composição da fotografia, abordando um novo olhar sobre o corpo, incluindo a captação da poe-sia presente no cotidiano.

Para o curador Eduardo Arruda, “a fotografia de Paula Carvalho, é a poesia tecida no feixe de luz, uma espécie de peneira, um círculo onírico capaz de captu-rar o pássaro do real, cristalizando-o para sempre. O instante transitório se transforma em foto, poesia, ge-ografia, gente, caminho e memória”.

Há dez anos Paula Carvalho é atriz da Tribo de Atu-adores Ói Nóis Aqui Traveiz e, ao longo desse tempo, vem aprofundando o seu olhar sobre a arte e o diálogo dos cenários poéticos com a essência humana.

A poesia do efêmero capturada em imagens

Sexta Curta: 288 espectadores no primeiro semestre

Notícias Trensurb 674 | Julho 2016 • 11

Após a sessão do dia 24 de junho, o Sexta Curta Trensurb entrou em hiato, com retorno previsto

para agosto e programação de curtas inéditos, além das habituais surpresas. No encerramento dessa pri-meira fase do ano, foi apresentado o curta-metragem Guido e Gaspar, do diretor Marcelo Schoenardie, e hou-ve sorteio de um par de ingressos para cinema.

A temporada 2016 iniciou-se no dia 11 de março e teve, até agora, 13 sessões, algumas delas especiais. Foi o caso do dia 18 de março, quando, em celebração ao Mês da Mulher, foi exibido o curta A Maioria Oprimida, da diretora francesa Eleonore Pourriat, e aconteceram apresentação musical e distribuição de brindes para espectadoras. No dia 8 de abril, com apoio do SESI-RS, o curta Amor à Primeira Vista foi exibido no saguão do prédio administrativo, com sessão lotada. Na Semana do Meio Ambiente, no dia 10 de junho, a sessão foi dupla, apresentando, além de O Tesouro de Itapuã, o documentário A História das Coisas.

Nesta temporada, o Sexta Curta já teve um total de

288 espectadores. Entre os mais assíduos, está Jane Ferreira, auxiliar de limpeza da contratada Contra-tum Service. Sobre o projeto cultural da Trensurb, ela afirma: “Eu me sinto maravilhosamente bem, porque sei que toda sexta-feira vou ter um pouco de cultura e informação, vou aprender sobre coisas diferentes”. “Espero que sempre tenha o Sexta Cur-ta”, completa.

Foto

: Fab

iano

Sch

eck

Foto

: Pau

la C

arva

lho

Em abril, com apoio do SESI-RS, sessão foi realizada no saguão do prédio administrativo

Em exposição na Estação Mercado, imagens registradas pela atriz e fotógrafa Paula Carvalho buscam capturar a poesia do cotidiano

Page 12: Notícias Trensurb 674

Piano Livre em

Mercado

O instrum

ento que estava na Estação Mathias Velho desde novem

bro de 20

14 agora tem novo endereço: a plataform

a de desembarque da

Estação Mercado. A

mudança faz parte de um

a nova etapa do projeto Piano Livre, que espalha instrum

entos por locais públicos da Região

Metropolitana de Porto A

legre para serem tocados por quem

quiser.

Foto: Felipe Figueiró