19
Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 23/08/2014 - Ano 15 - N.° 745 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes Prefeitura presenteia a população com um belo Desfile no Aniversário da Cidade Prefeitura investe em Acessibilidade e Mobilidade e constrói faixas elevadas de pedestres Futebol Americano foi uma das atrações de Aniversário da Cidade Cajuru se prepara para a Copa Record de Futsal Silvio Torres visita Cajuru

O Jornalzão - edição 745

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: O Jornalzão - edição 745

Diretor Responsável: Homero T . Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado , 23/08/2014 - Ano 15 - N.° 745 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Prefeitura presenteia a populaçãocom um belo Desfile noAniversário da Cidade

Prefeitura investe em Acessibilidadee Mobilidade e constrói faixas

elevadas de pedestres

Futebol Americano foi uma dasatrações de Aniversário da Cidade

Cajuru se prepara para a CopaRecord de Futsal

Silvio Torres visita Cajuru

Page 2: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 2

Page 3: O Jornalzão - edição 745

Página 3Edição 745 - 23/08/2014

Bêbados que matam. Até quando?

Mais uma vez a histó-ria se repete: um motoristaembriagado, perde o contro-le do carro, atropela um gru-po de pessoas e alguém mor-re. O enredo ilustra pelo me-nos umas seis matérias quefiz nos últimos doze mesespara a Record. Sem contar aprodução de outros repórte-res sobre o mesmo assunto.A última foi nesse dia 16, sá-bado.

Um grupo de corredo-res treinava no campus daUSP em São Paulo como fa-zia costumeiramente nos finsde semana. De repente, umcarro desgovernado avança

sobre eles. Três mulheres eum homem ficaram feridos eprecisaram de atendimentonos hospitais da região. Omaratonista Álvaro Teno, de68 anos, foi socorrido masnão resistiu aos sériosferimentos e morreu uma horae meia depois no hospital.

O responsável pelamorte foi um pedreiro queconforme as imagens mos-tram (assista a matéria abai-xo) estava visivelmente em-briagado. Um detalhe: as 9 damanhã. Outro detalhe: disseele que saiu de casa para tra-balhar numa obra dentro daUSP. Saiu de casa para traba-

lhar e estava mamado? Contaoutra!

E assim, mais uma pes-soa morre, vítima dairresponsabilidade de algumimbecil. Cade a fiscalizaçãoprevista na Lei Seca? De queadianta a tolerância zero quetornou a lei mais rigorosa umano atrás? São perguntasque, acredito, vamos estarnos fazendo daqui mais unsanos e nada terá mudado arespeito dessairresponsabilidade de muitos.

A Lei Seca hoje estabe-lece o seguinte: quem forpego dirigindo com 0,1 mg a0,3 mg de álcool no sangue,atestado pelo bafômetro, tema CNH suspensa, o carro éapreendido e paga multa deR$ 1.915,00. Acima de 0,3 mg,tem tudo isso e o motoristaainda vai preso e responde aum processo. Mas, apesar dassanções, parece que ainda hámuita gente que não está nemaí para o “se beber não dirija,se for dirigir, não beba”.

Felizmente, as estatís-ticas apontam uma regressão

dos acidentes desde que aLei Seca ficou mais rigorosaem 2012. Os testes debafômetro aumentaram e onúmero de prisões também.Mas isso ainda não tem sidosuficiente. O ideal é que a Leibaixasse o número de moto-ristas embriagados ao volan-te a zero. Só assim teríamosmenos mortes no trânsito.

Na minha opinião aspenas e multas ainda sãomuito brandas, fazendoaqueles que bebem pensarque basta pagar uns troca-dos ali pra escapar e ir pracasa curar a ressaca. E per-der a carteira? Conheço mui-ta gente que dirige sem ha-bilitação ou com habilitaçãovencida e nunca foi paradoem São Paulo, por exemplo.Então o que acontece? Ocara é pego, paga a multa(que não é assim tãoesfoladora para quem põe avida dos outros e a própriaem risco), perde a carteira eno dia seguinte tá lá, denovo, rodando no trânsitocomo se nada tivesse acon-tecido.

Apesar dos órgãos detrânsito afirmarem que asblitz continuam, elas real-mente só tem acontecido emperíodos pontuais, como fe-riados, fins de semana e épo-ca de festas (Carnaval, Na-

tal, Reveillon). E justamentepróximo a regiões repletas debares e restaurantes. Ou seja,é uma fiscalização sazonal eineficiente. Enquanto isso,nas periferias, algumasconsideradas terras semlei, a irresponsabilidadecorre solta com mortes emais mortes a cada sema-na.

O pedreiro que matouo maratonista será, talvez,quem sabe, provavelmente,condenado por embriaguezao volante, lesão corporale homicídio culposo (quenão teve a intenção de ma-tar). E com certeza arruma-rá um bom advogado que olivrará da cadeia em 48 ho-ras para responder o pro-cesso em liberdade por serréu primário. E não duvidoque volte a dirigir por aí,mesmo sem habilitação,porque sabe que dificilmen-te será parado numa blitz.

Para mim as puniçõestem de ser ainda maiores,trazer consequências aindamais severas para quemacha que está acima da lei.Bebeu, não importa o quan-to, a cadeia por um tempopode ser o melhor caminho.Além é claro de uma multamuito superior a de hoje -porque sabemos que quan-do pesa no bolso, a coisa

ferve. E pode ser que al-guém esteja questionando“Ah, ele diz isso porque nãodeve beber”. Bebo sim, mo-deradamente, e quando seique passei dos limites a pri-meira coisa que faço é en-tregar as chaves do carropra esposa. Admito que jádirigi depois de tomar algu-mas taças de vinho porqueachei que estava em perfei-tas condições de fazê-lo. Eesse é o nosso maior erro,acreditar que estamos comtotal controle dos nossosreflexos quando, muitasvezes, não é bem assim. Opresidente da AssociaçãoBrasileira de Medicina doTráfego (Abramet), DirceuRodrigues Alves Jr, diz que“Não é só o embriagadoque vai se acidentar, é osujeito que fez uso do ál-cool. Aquele que não con-segue ficar em pé, é um cri-minoso. Agora, aquele queestá fazendo uso e pareceestar bem é o risco, porquevai se acidentar ou causarum acidente”.

E não depende da leiser ou não mais rigorosa. Oque importa é a nossaconscientização. As leissão para os irresponsáveis.O dia em nos tornarmosresponsáveis não precisa-remos mais de leis.

O maratonista Álvaro Teno: vida perdida por causade motorista bêbado

ESF Cohab incentiva àamamentação e alimentação

saudávelPara incentivar as ma-

mães (e as futuras), o grupoda Estratégia Saúde da Famí-lia da Cohab promoveu maisuma reunião. Com vídeoseducativos a equipe mostroua importância daamamentação na saúde dobebê.Após o filme foi forma-da uma roda de bate-papopara relatos de experiênciase também para sanar dúvidas.

No final foram servi-das muitas frutas promoven-do o hábito da alimentaçãosaudável e também distribuí-das lembrancinhas e brindesdoados pelo comércio local.

I Encontro Cajuruense deAleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde convida funcionários do setor e demaisinteressados para participar do I Encontro Cajuruense de Aleitamento Ma-terno, com o tema: “Amamentação: um assunto de todos nós”.

O evento será no dia 27 de agosto, às 13h30, na Casa da Cultura. A data foiescolhida em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Page 4: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 4

Page 5: O Jornalzão - edição 745

Página 5Edição 745 - 23/08/2014

HOLHOLHOLHOLHOLO-COLO-COLO-COLO-COLO-COLUNUNUNUNUNAAAAA

351. Eduardo CamposA vida é uma aventura

entre a maternidade e o cemité-rio, cuja experiência deve ser des-frutada de forma consciente. Aisto chamamos “consciênciaexistencial”.

Aquele que vive pre-sente no aqui-agora e conscien-te de todas as possibilidadesexerce, com grande esforço, boavontade e disciplina, as virtudesda humildade, do desprendi-mento, da solidariedade, da com-paixão, da honestidade, da sin-ceridade e do amor ao próximo.A este chamamos de sábio.

A “consciência existen-cial” torna o ser humano reco-nhecidamente sábio. E o sábio,em sintonia com o Universo, en-contra na harmonia e na paz asduas maiores razões do existir,do existir individual e do existircoletivo.

A partir do acima expos-to e numa reflexão sobre a reali-dade do mundo moderno, sob oaspecto comportamental, pareceque a humanidade está andandona “contra-mão” no caminho dahumanização. Apesar do magní-fico avanço tecnológico e cientí-fico e da expansão dos meios decomunicação (muitas informa-ções preciosas), o homem pare-ce ignorar o quão curta e valiosaé a vida.

No cenário internacio-nal, assistimos, com enorme graude indiferença, ao digladiar denações, produzindo mortes ematos de guerras intermináveis einconcebíveis, a exemplo do quevem acontecendo entre Israel ea Palestina, tendo como foco aFaixa de Gaza. Ainda, nesta se-mana o mundo assistiu ao vídeoque mostra a decapitação do jor-nalista norte- americano JamesFoley pelos extremistasislâmicos, como represália aosbombardeios dos Estados Uni-dos no norte do Iraque. Istomostra a falta de sabedoria enenhum respeito à vida.

No Brasil, os canais deTV, as rádios, as revistas e osjornais insistem na divulgaçãodiuturna de notícias vergonho-sas sobre as múltiplas formas decorrupção nas diferentes esfe-ras (municipal, estadual e fede-ral) do poder político, associa-

das aos crescentes e diversifi-cados atos de violência urbana.Este cenário horripilante dedesmandos termina por exercerinfluências negativas no humordas pessoas, no comportamen-to dos motoristas de carros emotos no trânsito, na reação dosjovens nas escolas e na obedi-ência dos filhos aos pais e fami-liares. Toda esta incontestávelverdade produz, naturalmente,forte sentimento de inseguran-ça, de medo e de pouca espe-rança pelo surgimento de alguémque possa reverter esta triste aabominável realidade. Isto mos-tra a falta de sabedoria e nenhumrespeito à vida.

Pela proximidade daseleições, os brasileiros passarama conhecer os candidatos à Pre-sidência da República do Brasil,dentre os quais o pernambucanoEduardo Campos, uma pessoasimpática e carismática, um paide família presente, um cidadãosolidário e um político respeita-do e credenciado pelo seu his-tórico de homem público, alémde possuir um currículorevelador de um avô no porte deum Miguel Arraes de Alencar(1916-2005), que retornou aoBrasil em 1979, depois de 15 anosno exílio, tornando-se governa-dor de Pernambuco.

Eduardo HenriqueAccioly Campos nasceu em Re-cife no dia 10 de agosto de 1965,aprovado, aos 16 anos, foi apro-vado no vestibular para econo-mia pela Universidade Federalde Pernambuco (UFPE) e forma-do aos 20 anos, como aluno lau-reado e orador da turma, ex-go-vernador de Pernambuco, pre-sidente do Partido Socialista Bra-sileiro (PSB), em 2004, a convitedo presidente Lula, assumiu oMinistério da Ciência eTecnologia, e, por último, candi-dato à Presidência da Repúblicado Brasil nas eleições de 2014,tendo Marina Silva como vice.Era filho do poeta e cronistaMaximiano Campos (1941-1998)com a ex-deputada federal e atu-al ministra do Tribunal de Con-tas da União Ana Arraes (1947),sobrinho de Guel Arraes, cine-asta e diretor da Rede Globo deTelevisão, e casado com a Re-

nata de Andrade Lima Campos,também economista e auditorado Tribunal de Contas do Esta-do de Pernambuco, com a qualteve cinco filhos: Maria Eduarda,João Henrique, Pedro Henrique,José Henrique e Miguel. Estecaçula nasceu em 28 de janeirode 2014, recebendo o diagnósti-co de Síndrome de Down.

No dia 13 de agostodeste, o jatinho que partia doRio de Janeiro com destino aSantos, levando, além de Eduar-do Campos, Carlos AugustoRamos Leal (o Percol), assessorde imprensa de Campos, Alexan-dre Severo, fotógrafo da cam-panha, Marcelo de Lyra,cinegrafista, o ex-deputadoPedro Valadares Neto, assessorparticular de Eduardo, e os pilo-tos Geraldo da Cunha e MarcosMartins, caiu, pegou fogo e dei-xou todos os seus ocupantesmortos e irreconhecíveis. Estefatídico acidente ceifou sete vi-das e, no campo da política,Campos, o sonho dos brasilei-ros por mudança, tornou-senum verdadeiro pesadelo.

Então, há de se pergun-tar: o que tem a ver a consciên-cia existencial e a sabedoria coma morte de Eduardo Campos?

A resposta é: sob o as-pecto do “pensar”, são momen-tos como este que devemos re-fletir sobre a validade de se cul-tivar uma vida com consciênciaexistencial e sabedoria. Por quea ganância, a indiferença à desi-gualdade social, a violência aguerra?

A Holosofia, atribuindoao PHS (Programa Holosóficode Saúde) o papel de comparti-lhar idéias e notícias, vem brin-dar a todos com este momentode reflexão, almejando a você,leitor e leitora, a possibilidadeda criação de um clima favorá-vel a uma revisão dos seus va-lores existenciais. Quem somos?O que é a vida? Para aonde va-mos?Prof. Me. SebastiãoSaraiva, MaitreyaMédico, holósofo e filósofoCel. (098) 8282.9888Site:www.holosofia.com.br

Piquenique dos idosos da ESF Piscina

Na tarde de quarta-fei-ra, em meio ao verde e belezado Clube Recanto da Amiza-de, o grupo de idosos perten-

cente à Estratégia Saúde daFamília do bairro Jardim Ma-ria Tereza (Piscina) participoude um agradável piquenique.

Com mesas espalha-das pelo campo, em baixo deárvores para refrescar, o gru-po aproveitou para bater-papo, ouvir música e sabore-ar as muitas delícias prepara-das para a data.

Foram momentos dedescontração e lazer, onde oriso estava nos rostos mar-cando a satisfação e “arejan-do” o resto do dia.

Os encontros destegrupo são realizados todasas quartas-feiras, nas depen-dências do Clube Recanto daAmizade, a quem a equipe desaúde agradece pela parece-ria.

Prefeitura investe em Acessibilida-de e Mobilidade e constrói faixas

elevadas de pedestres

A Prefeitura Munici-pal de Cajuru está implan-tando o projeto de acessi-bilidade e mobilidade (con-

forme normas do Contran eNBS 90/50) para atenderprioritariamente idosos eportadores de necessidades

especiais.Pelo projeto estão

sendo construídas faixaselevadas para transposiçãode pedestres em locais demaiores movimentos, comopraças públicas, estabeleci-mentos bancários, igrejas/templos, entre outros. Se-gundo o diretor de TrânsitoNivaldo Elias, serãoconstruídas 25 faixaselevatórias em vários pon-tos da cidade permitindoque os pedestres ecadeirantes atravessem arua no mesmo nível das cal-çadas.

Além da acessibilida-de, o projeto visa também aredução da velocidade dosveículos.

Para o prefeito Dr.Luís Estevão, a cidade deveser planejada para atender atodos e facilitar os acessosàs pessoas com menor mo-bilidade. “Como profissionalda saúde já presenciei mui-tas vezes as dificuldades deacesso desses grupos e naminha gestão quero bus-car meios de minimizar es-ses empecilhos”, explica.

Page 6: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 6

Page 7: O Jornalzão - edição 745

Página 7Edição 745 - 23/08/2014

Para presentear oscajuruenses, a PrefeituraMunicipal de Cajuru, atravésdas Secretarias de Esportes,Cultura e Turismo e Educa-

ção, promoveu um lindo des-file no aniversário da cidade.

Alunos de todas as es-colas, dos projetos sociais, daAPAE e o grupo da Terceira

Idade se empenharam nos pre-parativos e trouxeram para aPraça Central um pouco danossa história, contada atravésde roupas típicas, faixas, car-

ros alegóricos e, principal-mente, muita alegria. Todoo trajeto foi acompanhadopela fanfarra de Santa Rosade Viterbo.

O ponto alto do desfi-le foram os familiares do Sr.Virgílio Arena tocando e can-tando o Hino de Cajuru.

O prefeito Dr. Luís

Prefeitura presenteia a população com um belo Desfile no Aniversário da Cidade

Estevão, a primeira-dama Dra

Ersone, secretários e direto-res municipais acompanha-ram do palanque o desfile ehomenagens.

AAAAACONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDADEADEADEADEADE

Page 8: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 8

Copa do Mundo de Futsal

Prosseguem os jogosvalendo pela Copa do Mun-do de Futsal promovida

pelo Projeto FIS – FutsalInclusão Social e a próximarodada é hoje, no Ginásio

de Esportes Arenão.A garotada está

empolgada e não faltam de

nenhum treinamento e oobjetivo é o título de cam-peão do mundo.

O FIS é realizadoatravés de parceria entre aPrefeitura Municipal de

Cajuru e empresa GoldMeat e já é um grande su-cesso.

Cajuru recebe a Caravana SESC de Esportes Radicais

Abertura da grande loja do Brechó Solidário

8 de setembro de 20149:00 h - Clube Renascença

No dia 15 de agosto(sexta-feira), Cajuru recebeuno Ginásio de Esportes “Dr.Paulo Ricardo Arena”, noperíodo das 9h00 às 11h30, aCARAVANA SESC DE ES-

PORTES RADICAIS quebusca por meio de vivênciasde Basquete de Rua, Dançade Rua e Skate, difundir e in-centivar a prática de culturade rua e despertar em diferen-

tes públicos o gosto pela ati-vidade física.

A Secretaria de Espor-tes, Cultura e Turismo agra-dece ao SESC Ribeirão Preto,em nome de Marcelo Hirono

coordenado do SESC e Fabi-ano Maranhão responsávelpela Caravana de Esportes,essa parceria sempre comnossa cidade, trazendo beloseventos para nossa popula-

ção. Também agradece aoProjeto PAI, Escola Galdinode Castro, Escola Dr. Messi-as da Fonseca, SecretariaMunicipal da Educação e atodos que vieram prestigiar

esse evento que fez parte daprogramação festiva em co-memoração ao aniversário deCajuru, da Prefeitura Munici-pal através da Secretaria deEsportes.

ESPORTEESPORTEESPORTEESPORTEESPORTE

Page 9: O Jornalzão - edição 745

Página 9Edição 745 - 23/08/2014

Page 10: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 10

Futebol Americano foi uma dasatrações de Aniversário da Cidade

A Prefeitura Municipal,através da Secretaria de Es-portes, Cultura e Turismo,realizou pela primeira vez emCajuru uma partida de Fute-bol Americano. O eventoaconteceu no sábado (9), noestádio “Dr. Guião” e fez par-te da programação em come-moração ao aniversário dacidade.

O jogo foi entre os ti-mes do Challengers de Ri-beirão Preto e VitóriaAntar es, da cidade de Vitó-ria-ES, somando mais de 140atletas em campo. O públicoficou impressionado com amodalidade americana e como número de jogadores (nes-sa modalidade, a equipe é di-vidida em três times: ataque,defesa e a especial).

Também, com o obje-tivo social, foi adquirido 1Kgde alimento não perecível naentrada do campo.

A Secretaria de Es-portes teve como parcei-ros na realização do even-to a Secretaria da Educa-ção, Projeto PAAI, restau-rante Água Viva e restauran-te Kantão, a quem agradece.

Cajuru é destaque no Torneio deMalha realizado em Mococa

No último domingo(17), a equipe de malha de

Cajuru participou de umtorne io na c idade de

Mococa, no campo daCohab II e contou com apar t ic ipação decajuruenses.

Chegando à final, adupla Jairo e Joaquimperdeu para os donos dacasa, ficando em segundolugar.

O torneio contoucom 23 duplas inscritasdas cidades de Mococa,São José do Rio Pardo,Arceburgo e Cajuru.

A participação dadupla cajuruense contoucom apoio e incentivo daPrefeitura Municipal deCajuru, através da Secre-taria de Esportes que nãomediu esforços para queCajuru fosse representadana modalidade.

Liga Riopardense de Futsal

No dia 07 de agos-to aconteceu mais umae t a p a d a L i g aRiopardense de Futsal ,dessa vez em Cajuru.

O s j o g o s f o r a m

e n t r e n o s s a e q u i p e eSão Sebast ião da Gra-ma e teve os seguintesresu l tados:

Sub-13 – Cajuru 2X 2 S.S. Grama

Sub-15 Cajuru 5 X6 S.S. Grama

Na c lass i f i caçãogera l o sub-13 está na7a pos ição e o sub-15na 5a.

A Cardinali Soluções Ambientais situada na zona ru-ral na cidade de Santa Cruz da esperança -SP

CONTRATA profissional com conhecimentos em:Manutenção de máquinas e equipamentos;Serviços geraisOs interessados deverão enviar curriculum para Rodov.

Abrão Assed, km 8,5 Caixa Postal 28 – Santa cruz da Es-perança – Sp – 14250-000 ou enviar para o email:[email protected]

ESPORTEESPORTEESPORTEESPORTEESPORTE

Page 11: O Jornalzão - edição 745

Página 11Edição 745 - 23/08/2014

AAAAACONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDCONTECE CIDADEADEADEADEADE

Cajuru se prepara para a CopaRecord de Futsal

Em preparação para aCopa Record de Futsal 2014,com abertura marcada apara odia 22 de agosto, em Serrana, aequipe de Cajuru vem treinan-do muito em jogos amistosos.

No dia 14 recebeu aequipe de Sales de Oliveira,onde levou a melhor vencendopor 5X2. Na quarta-feira (20) foio jogo de volta, em Sales eCajuru também venceu pelo

placar de 6X2.Outro amistoso já está

marcado para o dia 28, aqui emCajuru, contra Santa Rosa deViterbo e todos estão convida-dos para assistir a partida, quecomeçará às 8h00, no Arenão.

Até o momento nãosaiu a tabela dos jogos da CopaRecord, mas sabe-se que a cha-ve de Cajuru conta com as ci-dades de São João da Boa Vis-ta e Mococa.

O time de Cajuru é for-mado por: Dozim, Elvis, Robe,João Paulo, Rogério, Evandro,Léo e Luquinha e a equipe téc-nica: Gim, Marcos Prado eMichell.

Alunos do Projeto FIS, prestigiama exposição “Tirando de Letra” de

Eva Furnari, no SESCRibeirão Preto

Nos dias 05 e 07 deagosto, os alunos do ProjetoFIS, da Secretaria de Esportes,foram em Ribeirão Preto, noSESC, para prestigiarem a ex-posição “Tirando de Letra”,

da artista Eva Furnari. Mais de150 alunos participaram des-se passeio cultural, juntamen-te com os professores Gim,Marcos, Rose e Renato(Biju),onde puderam assistir à

vídeos de histórias em qua-drinho, ouvir contação de his-tória, participar de brincadei-ras, leituras e informaçõesobre as obras dessa grandeartista. Eva Furnari apresentasuas obras por meio de recur-sos cenográficos,tecnológicos e elementoslúdicos.

A exposição coloca ovisitante em contato diretocom os temas abordados pelaautora que, em suas narrati-vas, apresenta um grande ta-lento para o humor e ononsense, utilizando-se de re-cursos como paródias, troca-dilhos, reinos encantadossempre malucos, realismo ebastidores da vida e, de umaforma genial, ametalinguagem. Os alunos fi-caram encantados com o es-paço do SESC Ribeirão Pretoe da belíssima exposição. Essepasseio cultural fez parte daagenda de eventos em come-moração ao aniversário deCajuru, realizado pela Prefei-tura Municipal através da Se-cretaria de Esportes.

Silvio Torres visita Cajuru

O ex-secretário da Ha-bitação do Estado de SãoPaulo, Silvio Torres esteveontem, sexta-feira, em Cajuru.

A visita foi para reveramigos, entre eles o prefeito

Furto Consumado de Veículo( Polícia Civil identifica responsáveis e

recupera carro)No último dia 20, por

volta das 15:00, no centrodesta c idade, a ví t imaManoel Car los de Mo-rais(67), popularmente co-nhecido por “Mané daLotérica”, havia deixadoseu veículo VW/GOL, es-tacionado defronte a seudomicílio, sendo que aoretornar pouco tempo de-pois, constatou que la-drões o haviam furtado.Imediatamente, a subtra-ção foi comunicada a Polí-

cia Civil que começou a in-vest igar o caso, v indoapós dois dias de diligên-cias identificar os respon-sáveis, os quais um delesinclusive em presença deseu pai, já na repartiçãopolicial confessou formal-mente o ato infracional re-lacionado ao Furto Consu-mado de Veículo, que seri-am dois adolescentes(15) e(14) moradores do BairroCidade Jardim em Cajuru,obtendo sucesso os poli-

ciais civis em recuperar oautomóvel furtado na zonarural do município em per-feitas condições e depoisdas formalidades legaisrestituí-lo à vítima. Após otérmino das investigaçõeso expediente completo seráencaminhado para oJuizado da Curadoria daInfância e Juventude daComarca de Cajuru, tendoem vista a participação deadolescentes na ocorrên-cia.

TIRAS POLICIAISTIRAS POLICIAISTIRAS POLICIAISTIRAS POLICIAISTIRAS POLICIAIS

Dr. Luís Estevão (estava emoutro compromisso) e a pri-meira-dama Dra ErsoneBícego, Ney (da ambulância),João José Coelho (João Ba-nana), Tadeu Ré, Juninho

Coelho e Eugênio Elias.No encontro, os amigos

aproveitaram para agradecê-lo pelo apoio ao nosso muni-cípio enquanto esteve na Se-cretaria da Habitação.

ESPORTEESPORTEESPORTEESPORTEESPORTE

Page 12: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 12

Page 13: O Jornalzão - edição 745

Página 13Edição 745 - 23/08/2014

Sucesso Total na Inauguraçãodo Arte Caipira

No último dia 12, foiinaugurado o espaço cul-tural – ARTE CAIPIRA.As exposições SERRADE CAMPO e DE-GRAUS (arte naif) doartista plástico Sr. Lou-renço Beleboni foramabertas para um públicoatento. Mais de 100 pes-soas estavam presentes.O GRUPO DA TERCEI-RA IDADE mais umavez, participou ativamen-

te dos acontecimentos deCajuru.

Sr. LourençoBeleboni colocou para to-car Pobre Vida cuja letraé de sua autoria e mostroua tela que representa estamúsica que foi gravadapor Lazinho e Carlinhos.Contou várias histórias ecausos e também decla-mou três poesias que es-creveu durante a feituradas telas. O artista disse:

“agradeço todos que com-pareceram e apreciarammeu trabalho, obrigado,sem vocês nada teria sen-tido. Agradeço também oJornalzão de Cajuru quedivulgou este evento”. Opresidente da 3ª Idade Sr.Jair Silvério de Carvalho,agradeceu o convite e pre-senteou o artista comuma lembrança. A Sr.ªRosália Mazetti, tambémem nome da 3ª Idade, pro-feriu algumas palavrasoferecendo uma lembran-ça para DonaGuilhermina, esposa doSr. Beleboni. Sr. AntônioFonseca, que é o atualproprietário da FazendaSerra de Campo, se como-veu e cumprimentou pu-blicamente o artista.

O espaço culturalARTE CAIPIRA aceitavisita de escolas com seusgrupos de alunos. O Sr.Lourenço também se dis-põe a visitar as escolascom algumas de suas te-las. O ARTE CAIPIRA,fica situado a Rua Prof.ªNeida O. Osório, nº30,centro (saída para Ribei-rão), e fica aberto dequarta-feira e sábado nohorário comercial. A en-trada é franca.

Dólar sobe 0,5% ante real por tensões na Ucrânia e Fed

Moeda americana subiu a R$ 2,2804 na vendadólar fechou em alta

ante o real nesta sexta-fei-ra após renovadas tensõesentre a Ucrânia e a Rússiaelevarem a aversão dos in-vestidores a risco. O mo-vimento também refletiu opronunciamento da chairdo Federal Reserve, JanetYellen, que sustentouapostas de que a alta dosjuros dos EUA pode estarmais próxima do que seespera.

A moeda americanasubiu 0,53%, a R$ 2,2804na venda, após chegar a R$2,2846 na máxima do dia.“Parece que o riscogeopolítico vai continuar agradualmente se intensifi-car”, afirmou o estrategis-ta sênior de câmbio paramercados emergentes doScotiabank, EduardoSuarez.

O apetite de investi-dores por ativos emergen-tes sofreu desde o início dasessão, após autoridadesucranianas dizerem que 90caminhões de um comboiorusso de ajuda humanitáriaentraram na Ucrânia sempermissão. O chefe de se-gurança nacional ucranianoafirmou que o fato repre-senta uma “invasão direta”

pela Rússia.Mais tarde, durante

discurso em conferência debancos centrais emJackson Hole, nos EUA,Yellen mencionou a ociosi-dade no mercado de traba-lho e pediu uma postura“pragmática” de políticamonetária, permitindo queas autoridades avaliem da-dos sem se comprometercom uma trajetória pré-de-terminada para os juros.

Ao mesmo tempo, eladisse que o mercado de tra-balho pode estar mais aper-tado do que parece e que oFed pode ter que aumentaros juros mais cedo que oesperado. “O discurso emsi foi balanceado. Ela citoutanto o aspecto de que se-ria necessário aumentar osjuros se a recuperação ga-nhar força quanto a ociosi-dade no mercado de traba-lho”, afirmou o economis-ta-chefe do Espírito SantoInvestment Bank, JankielSantos, explicando que omercado esperava que ela“batesse mais na segundatecla”.

A expectativa de ju-ros mais altos nos EstadosUnidos, que tendem a atrairrecursos atualmente aplica-

dos em outros países, levouo dólar à máxima em onzemeses contra o euro, alémde ajudar a moeda ameri-cana a ampliar a alta anteo real. No Brasil, investido-res esperam novas pesqui-sas de intenção de voto apósa entrada da ex-senadoraMarina Silva (PSB) na cor-rida à Presidência. Pesqui-sa recente mostrou que onovo quadro eleitoral prati-camente enterra aschances de a presidenteDilma Rousseff (PT),criticada pelos mercados,se reeleger no primeiro tur-no.

Pela manhã, o BancoCentral vendeu a oferta to-tal de até 4 mil swaps cam-biais, que equivalem a ven-da futura de dólares. Foramvendidos 1,5 mil contratospara 1º de junho e 2,5 milpara 1º de setembro desteano, com volume correspon-dente a US$ 197,2 milhões.

Além disso, a autori-dade monetária vendeu aoferta integral de até 10 milswaps para rolagem doscontratos que vencem emsetembro. Ao todo, já roloucerca de 69% do lote total,que corresponde a US$10,070 bilhões.

EXPEDIENTE -EXPEDIENTE -EXPEDIENTE -EXPEDIENTE -EXPEDIENTE -“O JORNALZÃO CAJURU”“O JORNALZÃO CAJURU”“O JORNALZÃO CAJURU”“O JORNALZÃO CAJURU”“O JORNALZÃO CAJURU”

Empresa: H. T. TRANQUILLI-ME.Contato comercial: Rua Orlando V. Figueiredo, 676 -

Fone - 36674497, Diretor Responsável: Homero TranquiloTranquilli, tiragem: 3.500 mil exemplares, impressão:

Editora Grafisc - São Carlos/SP. distribuição Gratuita e Assi-nantes. Circulação: Cajuru, Cássia dos Coqueiros e Santa Cruz

da Esperança.Colaboradores: Lurdinha, Roberta, Fabiano L.Gomes,

Luciano Porfirio.

Page 14: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 14

NEGOCIOS E OPORNEGOCIOS E OPORNEGOCIOS E OPORNEGOCIOS E OPORNEGOCIOS E OPORTUNIDTUNIDTUNIDTUNIDTUNIDADESADESADESADESADESVende-se Chácara Big

Valley, 2.188 M², 03 Dormitó-rios , Sala, Cozinha America-na, toda de Blindex, Piscina,Pomar , 70 pés de café já pro-duzindo. R$165.000,00 - Tra-tar Adriana: 99156-5656 ouMichael: 99160-6343.

Vende-se Fusca 81marrom (brilhante) motor1.300l com alternador. Nãoaceito carro ou moto no ne-gócio somente a vista

R$6,000,00 estudo propostas.Tratar (16)99966-1059 ou

(16)98135-5918.Vende-se Ford Focus,

1.6, 2012/13 , em bom estadode conservação R$: 41.000,00Tratar : 99139-9500.

Vende-se Vídeo GamePlaystation 2 , com 2 con-troles e memory card. Tra-tar 99281-8216 c/André.

Vende-se Fox 2008/09cor prata. Tratar 99180-6321.

ALUGA-SE Casa nocentro da cidade, 3 quartos,1 suíte, sala, cozinha, la-vanderia. Rua: JoséBonifácio, 541. Tratar:99115-8078 / 3667-1673. c/Marcelo.

ALUGA-SE Sala co-mercial. 2 Salas + banheirono centro. Rua: JoséBonifácio 545. Tratar:99115-8078 / 3667-1673 c/Marcelo.

SEMANA SAVINIANAPAROQUIA SÃO BENTO

25 A 31 DE AGOSTOCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA AS 18:30H.

FESTA SAVINIANA 31 DE AGOSTO

MISSA 10:00MATRIZ SÃO BENTO

FESTIVIDADE:ALMOÇO A PARTIR 12:00H.

RECINTO SANTA RITA DO ÓLEOVENHA SABOREAR ESTE ALMOÇO E SENTIR O

SABOR DE COLABORAR COM A OBRA DA CASA DASIRMÃS QUE JÁ SE ENCONTRA NO ACABAMENTO.

SUA DOAÇÃO MULTIPLICOU E MUITO SE FEZPELA CASA DAS IRMÃS.

CONTINUE COLABORANDO NÃO FIQUE FORADESTA OBRA.

CARDÁPIO: ARROZ - FEIJÃO GORDO - FRANGO

ASSADO - MACARRÃO-ALMONDEGASE SALADA VERDE.

Page 15: O Jornalzão - edição 745

Página 15Edição 745 - 23/08/2014

Page 16: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 16

HoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoAries :A semana começa

influenciada pela Lua Cheia emAquário, que chega em tenso as-pecto com Mercúrio, mas mes-mo assim beneficia a comunica-ção, e deixando para trás os malentendidos, especialmente rela-cionados a trabalhos em equipe.Questões sociais e políticas se-rão altamente beneficiadas, espe-cialmente se os seus projetos en-volverem essas questões. Vênusentra em Leão e imediatamentese une a Júpiter, que já está unidoà Roda da Fortuna trazendo óti-mas energias relacionadas aoamor e a seus romances. O mo-mento é ótimo também para orelacionamento com os filhos.

Touro:A semana começainfluenciada pela Lua Cheia emAquário, que chega em tenso as-pecto a Mercúrio, beneficiandoseus projetos profissionais e ques-tões que envolvam sua carreira.O momento é de crescimento ede boas novidades no setor. Podehaver uma promoção, um proje-to pode ser aprovado, ou um novocontrato firmado, caso seja umempresário. Vênus, seu regente,começa a caminhar através deLeão e imediatamente se une aJúpiter, movimentando sua vidadoméstica e os relacionamentosem família. Se estiver pensandoem comprar ou vender um imó-vel, o momento é agora.

Gêmeos: A semana come-ça influenciada pela Lua Cheia em

Aquário, que chega em tensãocom Mercúrio, seu regente, tra-zendo definições a questões queenvolvam seus projetos de mé-dio e longo prazos, especialmen-te os que envolvem pessoas eempresas estrangeiras. O momen-to é ótimo para fazer uma via-gem longa ou concluir um curso.Vênus deixa o signo de Câncer ecomeça a caminhar através deLeão e imediatamente se une aJúpiter, trazendo mais movimen-to à sua vida, especialmente àsocial. As viagens de todos os ti-pos estão favorecidas, assimcomo os estudos. Momento óti-mo para firmar acordos.

Cancêr: A semana come-ça influenciada pela Lua Cheia emAquário, que chega em tensãocom Mercúrio tornando vocêmais fechado e menos falante. Omomento é ótimo para uma lim-peza emocional e para fazer mu-danças que você sabe que são ne-cessárias em sua vida. Um acordofinanceiro entre sócios ou anti-gos sócios pode ser firmado.Vênus deixa o signo de Câncer ecomeça a caminhar através deLeão e se une imediatamente aJúpiter, movimentando aindamais suas finanças e investimen-tos. O momento é ótimo parafirmar acordos financeiros e ne-gociações. Fique atento às opor-tunidades .

Leão: A semana começainfluenciada pela Lua Cheia em

Aquário, que chega em tensãocom Mercúrio, movimentandointensamente seus relacionamen-tos, tanto os pessoais quanto osprofissionais. Uma sociedadepode começar nesse período, as-sim como um namoro. A vidafinanceira e os investimentossão beneficiados com a chegadade Vênus, que começa a cami-nhar através de seu signo. Se es-tiver esperando firmar um acor-do que envolva o aumento de seusrendimentos, fique tranquilo,pois há grande chance de ele vin-gar. O amor e os romances ga-nham um novo movimento.Caso esteja só, é possível que umapessoa especial mexa com seucoração.

Virgem: A semana co-meça influenciada pela Lua Cheiaem Aquário, que chega em ten-são com seu regente, Mercúrio,mas mesmo assim, beneficia seusprojetos de trabalho e o relacio-namento com colegas e superio-res. O momento é ótimo paraconcluir entrevistas de empregoou mudar sua vida profissionalde direção. Vênus começa a ca-minhar através de Leão, deixan-do você mais fechado e reflexi-vo, especialmente sobre umamor do passado, que pode vol-tar a bater em sua porta. O mo-mento é de introspecção, masnão de tomada de atitudes. Vocêainda não está pronto para elas.

Libra : A semana começa

influenciada pela Lua Cheia emAquário, que chega em tensãocom Mercúrio, mas mesmo as-sim beneficia seus romances e re-lacionamentos. A vida social ga-nha um novo movimento e no-vos amigos chegam à sua vida. Omomento é ótimo para sair e di-vertir-se, com amigos, com seuamor, mas também com seus fi-lhos. Vênus começa a caminharatravés de Leão e aumenta aindamais o movimento em sua vidasocial. Você não vai conseguir fi-car parado ou escondido dos ami-gos, mesmo que queira. Os traba-lhos em equipe também são be-neficiados durante este período.

Escorpião: A semana co-meça influenciada pela Lua Cheiaem Aquário, que vai movimen-tar sua vida doméstica e os rela-cionamentos em família. O mo-mento é ótimo para ficar em casae estar entre os seus. Aproveitea boa energia para promover en-contros e almoços com amigos eparentes mais queridos. A ener-gia está ótima. Vênus deixa o sig-no de Câncer e começa a cami-nhar através de Leão. Imediata-mente unida a Júpiter, prometemovimentar de maneira bastan-te positiva, trazendo boas novi-dades aos seus projetos profissi-onais e aos seus planos de negó-cios. O momento é ótimo paraapresentar novos projetos. Me-lhora efetiva de sua imagem pro-fissional.

Sagitário: A semana co-meça influenciada pela Lua Cheiaem Aquário, que vai trazer umenorme movimento à sua vida.Mesmo que queira ficar parado,não vai conseguir, pois as ativi-dades sociais e profissionais se-rão muitas. As viagens a trabalhotambém serão beneficiadas, assimcomo as reuniões, as negociaçõese os acordos. Novas amizades che-gam à sua vida neste período.Vênus começa a caminhar atra-vés de Leão e os projetos de mé-dio e longo prazos ganham umnovo movimento. Especialmen-te os que envolverem pessoas eempresas estrangeiras. O momen-to envolve crescimento e expan-são. Viagens e comunicação emalta.

Capricórnio : A semanacomeça influenciada pela LuaCheia em Aquário que, mesmo emtensão com Mercúrio, movimen-ta positivamente seus negócios,suas finanças e investimentos. Omomento envolve acordos ou fe-chamento de negócios que trarãoaumento aos seus rendimentos.Fique atento às oportunidades.Vênus deixa o signo de Câncer ecomeça a caminhar através deLeão, unindo-se a Júpiter, imedi-atamente trazendo ainda mais be-nefícios às suas finanças, especi-almente às compartilhadas entresócios e parceiros comerciais. Umbom acordo de negócios envol-vendo uma grande soma de di-

nheiro pode ser firmado.Aquário : A semana come-

ça influenciada pela Lua Cheia emseu signo que, mesmo em tensãocom Mercúrio, beneficia todos ossetores de sua vida. Um projetoque vem sendo executado nas úl-timas semanas pode começar adar bons resultados, especialmen-te se estiver voltado para a co-municação. No amor tudo cami-nha com tranquilidade, e aindamais a partir desta semana, quan-do Vênus começa a caminhar atra-vés de Leão. Unida a Júpiter, trazalegrias e movimento aos seus re-lacionamentos pessoais ou pro-fissionais. Sua vida social tambémganha uma nova cor e novas ami-zades chegam à sua vida.

Peixes: A semana come-ça influenciada pela Lua Cheia emAquário, deixando você mais fe-chado e introspectivo, refletin-do sobre questões que envolvemseu passado e que precisam serdeixadas para trás. Você estarámais sensível e com as emoçõesà flor da pele. Procure preser-var-se, pois a saúde pode tam-bém estar mais frágil. Vênus dei-xa o signo de Câncer e começa acaminhar através de Leão, bene-ficiando seus projetos e tudo oque se relaciona ao seu trabalho.o relacionamento entre colegase superiores melhora sensivel-mente. Caso esteja pensando emmudar de emprego, o momento éagora.

Page 17: O Jornalzão - edição 745

Página 17Edição 745 - 23/08/2014

Page 18: O Jornalzão - edição 745

Edição 745 - 23/08/2014Página 18

Page 19: O Jornalzão - edição 745

Página 19Edição 745 - 23/08/2014