66
ConectCar: diferente de tudo o que você já viu nº 305 • abril 2013 Corrida e Caminhada: sinergia na promoção da saúde! Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável no mundo A integração do Jovem Parceiro na Organização

ON 305 pt8

Embed Size (px)

DESCRIPTION

texto, foto

Citation preview

Page 1: ON 305 pt8

ConectCar: diferente de tudo o que você já viu

nº 305 • abril 2013

Corrida e Caminhada: sinergia na promoção da saúde!

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável no mundo

A integração do Jovem Parceiro na Organização

Page 2: ON 305 pt8

CORRIDA E CAMINHADA ODEBRECHT: SINERGIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE 4

A INTEGRAÇÃO DO JOVEM40

nº 305 • abril 2013

expediente

ODEBRECHT NOTÍCIAS é um informativo quinzenal, de circulação interna, editado pela equipe de Comunicação da Odebrecht S.A.

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Fabiana Cabral

SUGESTÕES:[email protected]

DISTRIBUA O ODEBRECHT NOTÍCIAS EM SUA EMPRESA!

sumário

Page 3: ON 305 pt8

24 RÁPIDAS

46 RÁPIDAS: PESSOAS

52 RÁPIDAS: PRÊMIOS

54 RÁPIDAS: MEIO AMBIENTE

32 PRÊMIO ODEBRECHT: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM FOCO

56 PARA CRESCER JUNTOS

62 RÁPIDAS: AÇÕES SOCIAIS

CONECTCAR: DIFERENTE DE TUDO O QUE VOCÊ JÁ VIU 18

8 MAIO

PRÓXIMA EDIÇÃO:

Page 4: ON 305 pt8

4

organização

Corrida e Caminhada Odebrecht começou em São Paulo, em 2006,

e desde então, além de ganhar espaço na rotina dos integrantes paulistanos, vem conquistando novas cidades e agregando novos países.

Essa evolução levou a um marco inédito na primeira edição de 2013: a ação aconteceu simultaneamente em 20 localidades.

Nos dias 13 e 14 de abril, integrantes do Brasil, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Angola, Cuba, México, Equador, Panamá, Peru e Emirados Árabes Unidos reuniram seus familiares para uma manhã de integração e incentivo à saúde. Essa sinergia contabilizou, ao todo, mais de 10.800 pessoas inscritas. Alice Sawamura, enfermeira da Área de Apoio à Saúde em São Paulo e uma das idealizadoras do evento, destaca que o mais importante desta iniciativa integrada é reforçar o papel de cada um em relação a sua saúde. “Levar essa mensagem mundo afora é fundamental, e a Corrida e

ASinergia na promoção da saúde

Caminhada nos ajuda neste desafio”, conta Alice. Para ela, o apoio dos líderes influenciando outros líderes foi importante para a participação crescente dos países. Neste sentido,

Page 5: ON 305 pt8

5

Sinergia na promoção da saúdeGabriela Kuchinski, integrante da equipe de Cultura e Integração da Odebrecht S.A., que apoiou a organização do evento, reforça a importante mobilização em torno

do tema: “Interagimos com todas as localidades, foi incrível constatar a mobilização e o interesse das pessoas em realizar este evento de promoção da saúde”.

Assista ao vídeo da

Corrida e Caminhada

Odebrecht

Page 6: ON 305 pt8

6

B R A S I L P I O N E I RONo Brasil, o evento foi realizado

em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

São PauloNa capital paulistana, 4.600

pessoas fizeram a inscrição, e no dia 13 nem mesmo a chuva afastou os mais de 900 integrantes e familiares. A cor vermelha, da camiseta da Corrida e Caminhada Odebrecht, prevaleceu no Parque Villa-Lobos.

“A cada ano, sou surpreendida pela organização do evento e pela quantidade de pessoas. Nessa edição, nem a forte chuva tirou

o nosso ânimo”, conta Monalisa Gonçalves, da área de Tecnologia da Informação (TI) da Odebrecht.

A manhã começou com uma aula de alongamento para a posterior corrida ou a caminhada – conforme escolha do participante. Na volta, para descontrair, uma aula de dança aguardava os presentes, e para repor as energias, um lanche saudável foi servido. Monalisa Gonçalves acredita que a iniciativa reforça a importância de momentos de descontração e uma vida saudável. “Valorizo muito o evento e sinto orgulho em fazer parte de uma empresa que se preocupa com

As crianças tinham a opção de brincar em um espaço com monitores do Projeto Arrastão, organização que incentiva a arte e cultura para crianças e jovens carentes

Page 7: ON 305 pt8

7

o bem-estar de seus integrantes”, afirma. Ela ressalta que o fato de o evento acontecer simultaneamente em diversos locais também foi animador: “Acho fantástica a sinergia entre os países para a realização simultânea do evento. Pude acompanhar, por meio das redes sociais, colegas em vários cantos do Brasil e do mundo participando”.

Para finalizar o dia, o Coral da Organização cantou para os

participantes e frequentadores do parque.

Em São Paulo, o evento promoveu, também, a doação de livros para o Projeto Livro de Rua, apoiado pelo Parque Villa-Lobos. A iniciativa tem como objetivo liberar os livros das prateleiras, doando-os a outras pessoas, e disseminar o hábito da leitura. As publicações doadas ao parque são disponibilizadas sempre no último domingo do mês.

No Rio de Janeiro, animação durante a Corrida e Caminhada Odebrecht e também para as atividades em paralelo. Os participantes tiveram à disposição massagem, alongamento e recreação com as crianças.

Rio de Janeiro

Page 8: ON 305 pt8

8

No parque municipal (Parque da Cidade), em Brasília, os integrantes participaram do alongamento e da Corrida e Caminhada com familiares, e aproveitaram os espaços para massagem e dança, atividades para as crianças, além do café da manhã

Em Recife, na Reserva do Paiva, cerca de 150 pessoas participaram da Corrida e Caminhada Odebrecht. Para as crianças, uma equipe de recreação infantil fez parte da festa

Brasília Recife

SalvadorNo Parque Metropolitano de

Pituaçu, em Salvador, o sábado começou com uma aula de alongamento com movimentos de Tai chi chuan. Aquecidos, os 620 participantes seguiram para a corrida ou caminhada. Na linha de chegada, aproveitaram a aula de dança e um espaço para massagem, e finalizaram com um café da manhã.

Esta segunda edição da Corrida e Caminhada na cidade conquistou quase o dobro de participantes, comparada à edição de 2012. Entre eles, principalmente, crianças e adeptos da corrida.

Page 9: ON 305 pt8

9

Belo Horizonte

A Lagoa da Pampulha foi palco para a realização da primeira edição do evento em Minas Gerais, que contou com aproximadamente 100 pessoas. Eric Barbugiani, Integrante da área de Planejamento e Comunicação no escritório de Belo Horizonte, participa do evento em São Paulo há 4 anos, sempre com a famíl ia. Ele conta que seu pai é também um grande fã da Corrida e Caminhada e da Odebrecht pela valorização e cuidado demonstrados pelas pessoas que compõe a Organização ao realizar iniciativas como esta.

Durante o evento, foi possível medir a pressão arterial e uma nutricionista esteve à disposição para esclarecer dúvidas sobre alimentação

Page 10: ON 305 pt8

10

P E LO M U N D OA Co rri d a e Ca m i n h a d a

O d e b re c ht at rave ss o u a s fro nte i ra s b ra s i l e i ra s e m 2 01 2 , co m a p a rt i c i p a ç ã o d e i ntegra nte s d e N a c a l a , M a p u to e M o at i ze , e m M o ç a m b i q u e , e d e Li s b o a , e m Po rtuga l . Es te a n o , m a i s o i to p a í s e s a d e ri ra m à i n i c i at iva – Es ta d o s U n i d o s , A ngo l a , Cu b a , M éx i co , Eq u a d o r, Pa n a m á , Pe ru e Em i ra d o s Á ra b e s U n i d o s .

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a primeira edição se espalhou por Houston, Miami e New Orleans. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre integrantes e familiares. No foto, os participantes de Miami

Page 11: ON 305 pt8

11

Em Quito, o dia começou com um alongamento para preparar para os 5km de corrida ou caminhada. Na linha de chegada, uma nova atividade aguardava os 290 participantes: o plantio de árvores no Parque Florestal Metropolitano, onde foi realizado o evento. Essa atividade fez da Corrida e Caminhada no Equador um Evento Carbono Neutro, certificado pela consultoria Soluciones Ambientales e pela ONG Corporación para el Manejo ForestalSustentable (COMAFORS).

Equador

Na cidade do Panamá, aproximadamente 600 pessoas estiveram no aterro marítimo Cinta Costera, onde existem espaços para o convívio familiar, recreação e esportes. Para começar, um alongamento animou os participantes. Em seguida, partiram para a corrida e caminhada. Na linha de chegada, música, aula de aeróbica, recreação infantil e um lanche saudável aguardavam os atletas. Ao final, os três primeiros colocados receberam medalhas simbólicas.

Panamá

Page 12: ON 305 pt8

12

MéxicoA primeira edição do evento no país, realizada

na Cidade do México, reuniu 250 pessoas. Além da corrida e caminhada e do café da manhã, os participantes tiveram à disposição profissionais da saúde para medir a pressão e a qualidade do sono, nutricionista e personal trainer.

Para os integrantes entrevistados, foi um momento importante para reunir a família e os colegas de trabalho. O fato de o evento acontecer simultaneamente em diversos países, para eles, representa a unidade na diversidade da Organização. “Não importa de qual negócio somos. Hoje estamos todos juntos, participando desse evento de uma maneira global”, afirmou Eder Garrido, integrante da Braskem Idesa.

O evento foi realizado no Bosque de Chapultepec

PeruEm Lima, o céu azul animou os quase 300

participantes. Além da corrida e caminhada, diversas atividades estavam à disposição, como pilates e recreação infantil com labirinto e escalada.

Anlly Garcia, responsável pelo programa de Comunicação na Concesionaria Rutas de Lima,

comentou sobre a experiência de compartilhar momentos como este com a família e com colegas de trabalho de outros Contratos no país. “Meu Filho, meu esposo e eu estamos muito felizes por participar desse evento. A experiência foi muito boa, vamos replicar nos nossos finais de semana juntos”, conta.

Na foto, Anlly com a família. A estrutura e organização do encontro surpreenderam os participantes e a comunidade local

Page 13: ON 305 pt8

13

Em Abu Dhabi, cerca de 110 pessoas participaram do encontro no Lake Park, que teve início com um alongamento, seguido da corrida e caminhada. Para o encerramento, além do café da manhã e atividades para as crianças, a surpresa foi uma apresentação de capoeira

Emirados Árabes Unidos

Page 14: ON 305 pt8

14

Em Havana, no Jardín Botánico Nacional de Cuba, os 4,5 quilômetros da Corrida e a Caminhada foram só o começo das atividades. Ao cruzar a linha de chegada, os 104 participantes praticaram esportes como vôlei e futebol e aproveitaram com as crianças o espaço reservado

Cuba

Page 15: ON 305 pt8

15

Em Angola, o evento se caracterizou pela corrida que aconteceu pelas ruas de Luanda. Aproximadamente 150 integrantes participaram com seus familiares

Angola

Page 16: ON 305 pt8

16

A próxima edição será realizada em outubro deste ano.

Fique atento às inscrições e participe!

D E O L H O NA P RÓX I M A !A Corrida e Caminhada Odebrecht

é organizada pelas equipes de Apoio à Saúde, de Pessoas e Organização (P&O), de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA), e de Comunicação dos Negócios.

A expectativa é que o evento cresça a cada edição, agregando novas localidades e promovendo a adoção de hábitos saudáveis, assim como a interação das lideranças, integrantes e familiares.

Acompanhe as fotos do evento no site: http://corridaecaminhada.odebrecht.com

Em breve, assista também aos vídeos das diversas localidades.

Em Lisboa, integrantes marcaram presença, acompanhados de amigos e familiares

PortugalO Parque dos Poetas foi o cenário

da Corrida e Caminhada Odebrecht em Lisboa. Os 171 presentes aproveitaram a manhã começando por exercícios de aquecimento, seguidos da corrida ou caminhada.

Ao cruzarem a linha de chegada, tiveram atividades como aulas de alongamento e dança – Zumba e

Sh´Bam. Para repor as energias, um café da manhã reforçado esperava pelos integrantes e seus familiares.

Para Vanda Pedrosa, da Odebrecht em Portugal, a iniciativa une pessoas dos diversos ambientes de trabalho. “É também muito importante e divertido saber que toda a Organização se junta para um evento que promove a vida saudável”, comenta.

Page 17: ON 305 pt8

17

No Edifício Eldorado, em São Paulo, a nutricionista falou sobre o sódio na alimentação, usando alguns alimentos como exemplo, e esclareceu dúvidas sobre o tema

PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR

Nos escritórios da Odebrecht em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a Corrida e Caminhada é apenas uma das iniciativas do Ciclo de Atividades de Saúde e Bem-estar, organizado pela área de Apoio à Saúde com o apoio das equipes de Pessoas & Organização e Comunicação dos Negócios, e que trará informações e atividades para a promoção da saúde e bem-estar dos integrantes.

Andréa Jucá, responsável por Remuneração, ILP e Saúde na Odebrecht S.A., explica que o principal objetivo é estimular os profissionais a adotarem atitudes positivas em relação ao tema, além de reforçá-lo como um valor da Organização.

Na semana de 8 de abril, por exemplo, os integrantes dos escritórios de São Paulo participaram de uma sessão rápida de alongamento, que terminou com

Moçambique

Em Moçambique, o evento foi realizado em Maputo e Moatize com a participação de mais de 300 integrantes e familiares. Os participantes optaram entre a corrida ou a caminhada e ao final, foram recebidos por um café da manhã saudável. Para Zaíra Lopes, adepta da Corrida e Caminhada nas duas edições, a iniciativa é uma ótima forma de cuidar da saúde

uma dinâmica de interação entre os participantes. “Ao longo de 2013,trabalharemos com alguns temas que fazem parte da vida das pessoas, como hábitos alimentares, sedentarismo e sobrepeso”, conta Andréa.

Page 18: ON 305 pt8

18

capa

U

Diferente de tudo o que você já viu

ao motorista a comodidade de evitar filas nas praças de pedágio, ou da necessidade de abrir o vidro do carro e utilizar dinheiro ou bilhetes.

“Unimos tecnologia à vocação de estar sempre perto dos nossos clientes. Queremos que eles fiquem satisfeitos e sintam prazer em usar nossos serviços. É com esta motivação que oferecemos conforto, vantagens e facilidades na hora de viajar, de ir ao shopping ou de abastecer o carro, benefícios que queremos estender a todo o país”, diz Paulo Cesena, Diretor Executivo da Odebrecht TransPort.

m novo modelo de negócio entrou em operação em São Paulo, no dia 23 de abril:

a ConectCar, que atua no segmento de pagamento eletrônico de pedágio, estacionamento de shoppings centers e abastecimento de combustível. A companhia foi criada pela Odebrecht TransPort e Ipiranga, subsidiária do Grupo Ultra e maior distribuidora privada de combustíveis do Brasil.

A parceria entre a Odebrecht TransPort e Ipiranga adiciona à ConectCar experiência no segmento de concessões rodoviárias e um canal de vendas com mais de 6.200 pontos no país.

Com o chip instalado no veículo — ou tag, como é mais conhecido —, os clientes passam direto pelas cancelas de pedágio das rodovias estaduais de São Paulo, têm acesso a estacionamentos de shoppings e centros comerciais, acumulam pontos no programa de fidelidade da Ipiranga (KMs de Vantagens) e podem pagar combustível e adquirir produtos e serviços na rede de postos Ipiranga. Tudo isso usando um sistema rápido, seguro e moderno de pagamento eletrônico pré-pago, sem mensalidade, proporcionando

Page 19: ON 305 pt8

19

Page 20: ON 305 pt8

20

jogos de futebol. O plano de mídia também prevê iniciativas nas principais rádios e redes sociais e uma ação especialmente voltada para integrantes da Organização Odebrecht de São Paulo.

MODELO DE NEGÓCIOO foco da empresa, que recebeu

investimentos de R$ 150 milhões, está nos 35 milhões de proprietários de veículos do país que viajam pouco e não querem adicionar mais uma despesa fixa no orçamento mensal, optando pelo sistema pré-pago, em que o usuário paga uma taxa de recarga e pode recarregar somente o valor que for necessário para uma viagem.

“A ConectCar foi estruturada em um modelo de negócio sem mensalidades, reduzindo fortemente o valor do tag na comparação com a concorrência, ao cobrar uma pequena taxa para cada recarga, que varia de R$ 2 (recarga de R$ 20) a R$ 8,50 (recarga de R$ 220). Essa revolução nos custos do sistema pode atrair muito mais gente para a comodidade do pagamento automático”, explica João Cumerlato, Diretor Superintendente da ConectCar. Ao longo dos próximos meses, o tag ConectCar chegará aos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,

Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

COMO FUNCIONAO tag poderá ser adquirido

em qualquer um dos mais de 1.300 postos Ipiranga

do Estado de São Paulo.

O tag ConectCar foi testado e está em operação, desde dezembro de 2012, nos pedágios da Rota dos Coqueiros, concessionária controlada pela Odebrecht TransPort, em Pernambuco.

Para iniciar a operação em São Paulo, foram assinados contratos com as 19 concessionárias de rodovias e obtida autorização da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Com isso, os tags estão sendo comercializados para pagamento de pedágios nas rodovias de São Paulo. Nas quatro rodovias federais com pedágio — Presidente Dutra, Régis Bittencourt, TransBrasiliana e Fernão Dias —, a implantação está em fase de negociação com as concessionárias.

Nos próximos dias, os Postos Ipiranga de São Paulo estarão “vestidos” com a marca ConectCar. Haverá também uma campanha publicitária de lançamento do produto na TV – personagens vão animar os intervalos do horário nobre e as transmissões dos

Page 21: ON 305 pt8

21

Depois, o cliente só precisa carregá-lo com créditos nos postos para começar a usar o sistema.

O aparelho – uma pequena caixa plástica com um chip – é fixado no para-brisa do veículo, em uma posição horizontal que facilita a comunicação por radiofrequência do dispositivo com as antenas instaladas nas praças de pedágios e estacionamentos. A comunicação é feita automaticamente. Havendo saldo para pagar a transação, as cancelas se abrem e o valor do pagamento é subtraído

Confira as vantagens

SEM MENSALIDADEAs recargas são pré-pagas com uma pequena taxa, proporcionando um controle

total dos gastos.Abasteça com descontoAo abastecer nos postos Ipiranga utilizando os créditos do ConectCar, o usuário

ganha 3% de desconto – creditado no sistema com valor limite de R$ 220 por recarga.Ganhe Km de VantagensO motorista pode acumular bônus – “quilômetros” – em todas as recargas e trocar

por benefícios e descontos. Cada um real de recarga dá direito a um quilômetro.Controle simplificado do saldoÉ possível consultar saldo e extrato no site www.conectcar.com, por meio da central

de atendimento ou SMS no celular cadastrado no Portal do Cliente. O serviço é tarifado: R$ 0,35 por consulta, abatido do saldo do tag.

dos créditos e repassado para a concessionária ou estacionamento.

“O sistema pré-pago é, sem dúvida, uma grande inovação,

pois proporciona a vantagem de um produto sem mensalidade e de baixo custo, e em contrapartida, oferece ao usuário a responsabilidade de gerenciar o saldo dos créditos, como se faz com uma conta bancária. O planejamento da viagem e o controle do saldo são condutas importantes para garantir a passagem direta nos pedágios e estacionamentos, pois se não houver saldo suficiente para pagar a transação a cancela não abre”, alerta João Cumerlato.

Para auxiliar o usuário na tarefa

Page 22: ON 305 pt8

22

de administração do saldo, a ConectCar disponibiliza vários meios para consultá-lo: pelo site www.conectcar.com , via celular por meio de SMS, ou pela central de atendimento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, a ConectCar envia, sem custo para o usuário, um SMS quando o saldo ficar abaixo de dez reais.

FIQUE ATENTO!• Ao efetuar uma recarga, o

usuário precisa esperar seis

horas até os créditos serem reconhecidos pelos sistemas das concessionárias. A limitação não existe para pagamento de estacionamento, onde passam a valer instantaneamente.

• Os valores não utilizados expiram em quatro meses, a partir da data da recarga.

• O tag deve ser colado no para-brisa do veículo na posição horizontal e, uma vez fixado, não pode mais ser retirado. Se for removido, o tag deixa de funcionar.

Elevadores dos escritórios da Odebrecht em São Paulo envelopados com a campanha de divulgação interna do ConectCar

Page 23: ON 305 pt8

23

RODOVIAS• Rota das BandeirasCorredor Dom Pedro, com 296,6 quilômetros

de malha viária, atravessando 17 municípios em São Paulo.

• Rota dos CoqueirosPrimeira Parceria Público-Privada de

Pernambuco e a primeira do tipo viária no Nordeste. Opera o sistema viário da Reserva do Paiva, com 6,5 quilômetros de extensão.

• Rota do AtlânticoResponsável por 45 quilômetros do Complexo

Viário e Logístico Suape/Expressway, acesso ao porto e às indústrias localizadas em Suape, Pernambuco.

• Bahia NorteOpera o sistema BA-093, composto por seis

rodovias que passam por diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador, na Bahia.

• CLN - Concessionária Litoral NorteResponsável pelos 217 quilômetros da Estrada

do Coco e da Linha Verde, na BA-099, Bahia.• ConectCar Sistema de pagamento eletrônico pré-pago

de pedágios, estacionamentos e postos de combustíveis.

MOBILIDADE URBANA• SuperViaMaior malha ferroviária de transporte

de passageiros do país, em extensão (270 quilômetros), com 100 estações. Atende à população do Rio de Janeiro e mais 11 municípios da Região Metropolitana.

• ViaQuatroOpera e realiza a manutenção da Linha 4

(Amarela) do Metrô de São Paulo, com 12,8 quilômetros de extensão, seis estações em 2013 e mais cinco até 2015.

• OtimaServiço dirigido aos passageiros de ônibus

na cidade de São Paulo, com a implantação e manutenção de 7.500 abrigos e 12,5 mil totens, e recuperação ou construção de calçadas ao redor dos abrigos, com direito a exploração de publicidade por 35 anos.

LOGÍSTICA• EmbraportMaior terminal portuário privativo de uso misto

do país, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, com início de operação em 2013 e capacidade de movimentar, quando concluído, 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2 bilhões de litros de granéis líquidos.

• Logum Responsável pela construção de um sistema

integrado de logística para o transporte de etanol, desde as principais regiões produtoras até as áreas de grande consumo e a costa brasileira para exportação. Atravessa 45 municípios nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

• LiquiportOperadora portuária que administra um

terminal de granéis líquidos com capacidade de 10 mil m³, no Porto de Vila Velha, no Espírito Santo, dedicado a operações de soda cáustica.

Conheça os ativos da Odebrecht TransPort

Page 24: ON 305 pt8

24

rápidas

Uma nova safraA safra 2013/14 da Odebrecht

Agroindustrial começou em abri l , calcada no desafio de produzir com excelência, segurança e respeito ao meio ambiente e às comunidades. A empresa conta com 15 mil integrantes para a nova safra. “Manteremos nosso compromisso com a produção de energia l impa e renovável, o desenvolvimento das pessoas, e nossa confiança no Negócio e orgulho de fazer parte desta equipe que vence desafios todos os dias”, afirma Luiz de Mendonça, Líder Empresarial, em uma mensagem distribuída para todos os profissionais.

O desempenho da safra 2012/2013 possibi l itou diversos aprendizados. “Usaremos as l ições aprendidas como apoio para a construção e superação

das nossas metas”, sal ienta Luiz de Mendonça. De acordo com ele, o preço não atrativo do etanol e a baixa rentabil idade do setor nos últimos cinco anos exigirão ainda mais discipl ina empresarial e foco na busca da produtividade. O objetivo é moer até 26 milhões de toneladas de cana, suficientes para produzir 2 bi lhões de l itros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar e cogerar 2 mil GWh de energia elétrica.

As prioridades para a operação são segurança, capacitação dos integrantes e expansão das parcerias agrícolas, tanto no arrendamento quanto no fornecimento. “Temos o desafio de plantar mais de 100 mil hectares de cana”, aponta o Líder Empresarial.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, algumas unidades da Odebrecht Agroindustrial realizaram cerimônias e cultos para marcar a abertura da nova safra

Page 25: ON 305 pt8

25

Ao vento O Complexo Eólico Corredor do

Senandes, empreendimento da Odebrecht Energia localizado em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu a primeira peça que irá compor seu aerogerador pioneiro.

Cada um dos 40 aerogeradores que fazem parte do complexo eólico terá cinco módulos, com pesos que variam de 22 a 76 toneladas. As peças são

fabricadas pela Alstom, nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.

A primeira fase do empreendimento, composta por quatro parques eólicos, terá potência instalada de 108 MW. A meta da empresa é iniciar a geração até o fim deste ano, antecipando o prazo acordado no lei lão de energia.

Equipe da Odebrecht Energia comemora a chegada do primeiro módulo, de 22 toneladas, que compõe a torre do primeiro aerogerador

25

Page 26: ON 305 pt8

26

rápidas

Um produto diferenciado Em 13 de abri l , a Odebrecht

Real izações Imobil iárias lançou o Wind Residencial , no Rio de Janeiro. Das 260 unidades – de dois ou três dormitórios, duas suítes e varanda integrada à cozinha –, 62% foram vendidas no evento de abertura.

Local izado na Estrada dos Bandeirantes, próximo a uma das regiões que mais recebe investimentos para os Jogos Ol ímpicos de 2016, o empreendimento possui um terreno de mais de 16.700 metros quadrados, sendo 3.200 metros quadrados reservados para mais de 20 itens de lazer e área verde.

“Conseguimos um resultado de vendas positivo pela qual idade do produto. Os diferenciais de planta, tipo

de acabamento, implantação e lazer fizeram a diferença. Temos certeza de que o produto continuará apresentando muita l iquidez” , expl ica Renato Vasco, responsável por Incorporação na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com Túl ia Ribeiro, responsável por Construção, o Wind Residencial foi concebido a partir de um programa integrado de sustentabi l idade que abrange a gestão da água, efic iência energética e soluções de projeto voltadas para mitigação de resíduos e para uma maior performance acústica e térmica. “Em breve estaremos iniciando as obras, com foco na sustentabi l idade e na qual idade do produto final , que traduz o sonho do nosso cl iente”, ressalta.

Equipe de Incorporação celebra o lançamento: a sinergia com a equipe de Construção garantiu a integração entre o produto e os sistemas construtivos

Page 27: ON 305 pt8

27

Teleférico em testeNo dia 6 de abril, a Prefeitura do

Rio de Janeiro realizou o primeiro teste tripulado do teleférico do Morro da Providência, construído pelo Programa Morar Carioca para melhorar a acessibilidade dos moradores da comunidade e inserido no programa de Integração de Transportes e Mobilidade Urbana. O evento foi acompanhado pelo prefeito Eduardo Paes, pelo secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e pelo Diretor Superintendente da Odebrecht, Leandro Azevedo.

O sistema – de 721 metros de extensão e tempo de viagem de seis minutos – compreende três estações e vai conectar as regiões da Providência (Praça Américo Brum), Central do Brasil e Cidade do Samba (Gamboa). As 16 cabines, feitas de acrílico e alumínio

com assentos de madeira, podem transportar oito passageiros sentados e dois em pé. A capacidade total é de mil pessoas por hora.

“Em abril realizamos testes diários, com cargas de até 3,5 toneladas, para verificar sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos, freios e sensores. O teleférico está em fase final de construção e conta com 400 integrantes trabalhando nas montagens, testes elétricos e finalização das obras civis”, destacou Leandro Azevedo.

Outra iniciativa para melhorar a acessibilidade dos moradores na Providência será a construção de um plano inclinado que vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça do Cruzeiro. A cabine terá capacidade para 10 pessoas, incluindo passageiros com necessidades especiais.

O teleférico da Providência tem investimentos de R$ 75 milhões para a construção de estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e implantação de vias que dão acesso ao sistema

Page 28: ON 305 pt8

28

rápidas

EEP: nova etapa de construçãoNeste mês, o Estaleiro Enseada do

Paraguaçu (EEP) concluiu a etapa de dragagem de aprofundamento na região de Enseada, no município de Maragojipe, Recôncavo Baiano.

Em pouco mais de cem dias foram dragados 2,616 milhões de metros cúbicos de areia e arenito, o que propiciou o aumento do calado do rio de 6 para 13 metros de profundidade. “A marca foi confirmada após a realização da batimetria no Rio Paraguaçu, quando obtivemos os mapas de profundidade e os perfis das áreas submersas”, explica

Orres Vicente, responsável pelas obras marítimas do Consórcio Enseada do Paraguaçu (CEP). De acordo com ele, o trabalho viabil iza a construção do cais de atracação dos navios e do dique seco.

Com a conclusão da etapa de dragagem e da terraplenagem, as obras físicas atingem 10,15%, abrindo caminho para novas fases de implantação do estaleiro. A partir de 2014, o EEP vai construir, pela primeira vez no Brasil , seis navios-sonda que serão uti l izados pela Sete Brasil para a exploração da camada pré-sal.

O estaleiro terá capacidade para processar 36 mil toneladas de aço por ano, gerando 15 mil oportunidades de trabalho diretas e indiretas

Page 29: ON 305 pt8

29

Dia a dia na Arena CorinthiansA Odebrecht Infraestrutura assentou

o sexto módulo da cobertura metálica do prédio oeste da Arena Corinthians. Faltam, portanto, mais quatro nesse setor, que deverão ser colocados até o início de maio. Peças de 75 metros de comprimento, com 120 toneladas, serão movimentadas por um superguindaste que havia montado a cobertura do prédio leste.

Os integrantes também iniciaram a colocação dos vidros na fachada externa do prédio leste (de quase 170 metros de comprimento e 20 metros de largura) e a preparação do terreno para a execução do gramado, que já recebe a

montagem das tubulações dos sistemas de drenagem. A grama começará a ser semeada em junho e estará pronta para testes em setembro.

O ritmo das atividades de acabamento é intenso nas diversas áreas internas e externas da arena, como nos sanitários, nos espaços para lojas, nos pisos, nas paredes e nos camarotes. Há concentração ainda na execução das estruturas metálicas das peles de vidro das fachadas oeste e nas instalações internas dos sistemas de ar condicionado, elétrico, eletrônico e de água e esgoto. A montagem dos elevadores foi iniciada.

O prédio oeste, o maior e mais complexo da arena, recebeu o sexto módulo da cobertura metálica

Page 30: ON 305 pt8

30

rápidas

Em prol da responsabilidade socialA Odebrecht participou da

1ª Conferência Nacional de Responsabil idade Social Empresarial de Angola, realizada nos dias 11 e 12 de abri l . Além da dinamização de uma rede de cooperação na iniciativa privada e da apresentação do estudo sobre o setor no país, o evento divulgou e analisou estratégias e programas realizados pelas empresas participantes.

A conferência apresentou a conclusão de um estudo apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pela Agência Espanhola para a Cooperação Internacional sobre o tema e outros assuntos relacionados à Responsabil idade Socioempresarial no país. O trabalho destaca a atuação

das empresas, documenta as principais estratégias no setor e define o papel da iniciativa privada no desenvolvimento socioeconômico das populações e na redução da pobreza.

Felipe Cruz, Diretor de Sustentabil idade da Odebrecht para África, Emirados Árabes Unidos e Portugal, apresentou os projetos sociais da Organização em Angola e enfatizou que a ativação desta rede é um movimento importante para a sociedade angolana. “Para a Odebrecht, o verdadeiro significado de Responsabil idade Empresarial é a promoção do desenvolvimento sustentável em toda sua abrangência e foco na geração de oportunidades de trabalho e renda local”, afirmou.

Felipe Cruz representou a Organização e reforçou seu desejo para que as empresas estejam cada vez mais engajadas na rede de cooperação

Page 31: ON 305 pt8

31

Para o desenvolvimento da cadeia do plástico

A Braskem patrocinou, em março, o curso da Associação Brasileira de Não Tecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) com foco no controle de qualidade em obras com geossintéticos. O material, usado em projetos da Odebrecht, é empregado principalmente no reforço ou impermeabil ização de construções civis, como rodovias, encostas e aterros.

O curso, realizado no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante dois dias, foi ministrado pelos especial istas internacionais do Texas Research

International (TRI - EUA) Sam Allen e Abigail Beck. Ao todo, 160 profissionais, entre projetistas, engenheiros e outros do setor, acompanharam palestras sobre tecnologias e técnicas de aplicação de geossintéticos.

A iniciativa, capitaneada pelos gerentes Gustavo Lombardi, de Polipropileno, e Paulo Sanches, de Polieti leno, reforça a relação da Braskem com a ABINT e fomenta a uti l ização de soluções com geossintéticos na construção civi l no Brasil .

No curso, foram apresentados cases históricos, procedimentos para detecção de vazamentos e as últimas novidades no assunto

31

Page 32: ON 305 pt8

32

Desenvolvimento sustentável em foco

e a l i za d o p e l a p r i m e i ra ve z e m 2 0 0 8 , o

P rê m i o O d e b re c h t p a ra o D e s e nvo l v i m e n to S u s te n táve l s e co n s o l i d o u n o B ra s i l e , e m 2 0 0 9 , ga n h o u o m u n d o .

D e s d e e ntã o , c h ego u a o Pe ru , A ngo l a , A rge nt i n a , Es ta d o s U n i d o s , Pa n a m á , Re p ú b l i c a D o m i n i c a n a e Ve n e zu e l a . Em 2 01 3 , a i n i c i at iva d e e s t i m u l a r e s tu d a nte s a p e n s a r a e nge n h a ri a e m u m a p e rs p e c t iva s u s te ntáve l agrego u m a i s t rê s p a í s e s : Po rtuga l , Co l ô m b i a e Eq u a d o r.

Desde sua primeira edição, o prêmio recebeu 829 trabalhos e a participação dos jovens tem crescido a cada ano. Os projetos vencedores premiam, em dinheiro, estudantes, o professor orientador e a instituição de ensino, além de, em alguns países, oferecer aos universitários, oportunidades de estágio na Organização Odebrecht.

prêmio

R

A R G E N T I NA“ ( R ) evo l u ç ã o s u s te ntáve l

p a ra a A rge nt i n a” é a p ro p o s ta d a s e gu n d a e d i ç ã o d o P rê m i o O d e b re c ht p a ra o D e s e nvo lvi m e nto S u s te ntáve l n o p a í s . A s i n s c ri çõ e s p a ra a e d i ç ã o

Page 33: ON 305 pt8

33

d e 2 01 3 fo ra m a b e rta s n o i n í c i o d e a b ri l .

O o b j e t ivo é s u p e ra r o n ú m e ro d e p a rt i c i p a nte s d a e d i çã o pa ssa da, e sti m u la n d o u ma evo l u çã o e u ma revo l u çã o su ste ntáve l na co m u n i da d e.

Os jovens da campanha de divulgação da edição de 2013 são integrantes dos contratos da Odebrecht no país

Saiba mais sobre o prêmio da Argentina em http://premio.odebrecht.com.ar

Page 34: ON 305 pt8

34

Pa ra i sso, a ca m pa n ha gráfi ca da segu n da e d i çã o fo i i n s p i ra da n o Co n stru tivi s m o Ru sso – m ovi m e nto a rtí sti co e a rq u i te tô n i co na sc i d o n o i n í c i o d o sé c u l o XX q u e b u scava i n s p i ra r n ova s p e rs p e c tiva s à so c i e da d e.

A e d i çã o d e 2012 fo i re ce b i da p os i t iva m e nte p e l os e stu da nte s. Fo ra m i n sc ri tos 20 p ro j e tos e o ve n ce d o r fo i o Estu d i o d e co l e c to re s d e e n e rg í a so l a r, e fi c i e nte s, e co n ó m i cos y soste n i b l e s, p a ra a g u a p ota b l e , d o gru p o d e e stu da nte s da Un ive rs i da d e d e M e n d oza . A ce ri m ô n ia d e p re m ia çã o fo i re a l iza da e m n ove m b ro, d u ra nte o eve nto q u e ce l e b ro u os 25 a n os da Od e b re c ht na A rge nti na .

P E RUNo Peru, já foram promovidas

três edições do prêmio – 2009, 2010 e 2012 –, com o total de 101 projetos inscritos. A participação dos estudantes evoluiu naturalmente e também como resultado da divulgação feita nas universidades, eventos da área e nas redes sociais, chegando a um aumento de 44%.

A terceira edição teve como vencedor o trabalho Implementación

de biodigestores para el desarrollo sostenible de las comunidades campesinas del distrito de Reque, da Universidade Señor de Sipán.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 19 de março, com a participação de 140 pessoas, entre representantes das principais

Page 35: ON 305 pt8

35

A cerimônia se caracterizou pelos detalhes sustentáveis, desde a decoração feita à base de materiais reciclados, até o show artístico apresentado por um dos programas sociais da Odebrecht no país, LIDERART

universidades do país, líderes da Odebrecht no Peru e profissionais da imprensa local. Além da entrega do prêmio, o evento apresentou iniciativas sustentáveis na comunidade, como no Consórcio Vial Carhuaz - San Luis, que promoveu a

Confira o site do prêmio no Peru: http://www.premioodebrecht.com.pe

Page 36: ON 305 pt8

36

Alunos vencedores, em 2011, do prêmio em Angola, durante a cerimônia de premiação. Na segunda edição, 23 projetos foram inscritos

a u m e nta r a pa rti c i pa çã o d os u n ive rs i tá ri os pa ra q u e e nvi e m se u s p ro j e tos a pa rti r d e j u n h o.

A N G O L ALançado em 2010 no

país, o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento

reutilização da água na construção do Túnel Punta Olímpica, e a Central H i d re l é tri ca Ch a g l l a , q u e fez o re sgate e o tra n s p o rte d e p e ixe s e m ri sco.

Pa ra a e d i çã o d e 2013 , a exp e c tativa é

Page 37: ON 305 pt8

37

Acompanhe o Prêmio para o Desenvolvimento Sustentável de Angola pelo site: http://www.premioodebrecht.com/angola

Sustentável despertou o interesse de universidades públicas e privadas, que vêem a iniciativa como uma forma de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.

Com três edições realizadas – 2010, 2011 e 2012 –, foi possível perceber que os estudantes enxergam o prêmio como uma oportunidade de oferecer conhecimento à sociedade sobre o tema, e sentem-se especialmente motivados pela oportunidade de estagiar na Organização.

Durante a cerimônia de premiação, no dia 24 de abri l , em Luanda, foram anunciados os vencedores da terceira edição: o projeto Desinfecção de Água por Radiação Solar , dos alunos Francisco Barbosa, Anicete Cristovão e Álvaro Marques, da Universidade Metodista de Angola, orientados pelo professor Márcio Ngolo; o trabalho Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável de Angola , de Sí lvio Serrão, do Instituto

Superior Pol itécnico da Tundavala, orientado por Amândio Luís Sanches; e da Universidade Agostinho Neto ( Faculdade de Engenharia ) , a iniciativa Compensação do Factor de Portência nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica – Uma Aposta para o Desenvolvimento Sustentável em Angola , do aluno Gi ldo Cabenda e o professor orientador Anacleto Cristovão.

A equipe da Odebrecht em Angola já trabalha para a edição de 2013. Durante a cerimônia, foram abertas as inscrições para a quarta edição. Neste ano, os participantes poderão contar com um acompanhamento da equipe da Odebrecht, iniciativa pensada para aproximar os

Page 38: ON 305 pt8

3838

Vencedores do prêmio ao lado de João Pacífico e Érico Dantas, diretor de engenharia

pesquisadores do prêmio. O objetivo é engajar o máximo de representantes das 18 províncias angolanas.

B R A S I LA ce ri m ô n ia d e p re m ia çã o da e d i çã o d e 2012 n o B ra s i l fo i re a l iza da e m 20 d e ma rço, n o Ri o d e Ja n e i ro ( co nfi ra re p o rtage m na

e d i çã o 304 d o O N ) . O p ri m e i ro co l o ca d o,

H u m b e rto Sa ntos, a l u n o da U n ive rs i da d e d e Pe rna m b u co, pa rti c i p o u d e u m e n co ntro co m J oã o Pa c í fi co, D i re to r Su p e ri nte n d e nte d o N o rd e ste e Ce ntro-Oe ste da Od e b re c ht I nfra e stru tu ra , n o d ia 5 d e

Page 39: ON 305 pt8

39

a b ri l , a co m pa n ha d o de Sérgio Peres, professor orientador, e Carlos Calado, reitor da universidade.

Na reunião, João Pacífico premiou os vencedores, com tablets , e demonstrou o interesse da empresa em levar adiante o projeto desenvolvido por Humberto. “É um orgulho muito grande o pernambucano

As inscrições para a edição de 2013 serão abertas no início de maio. Acesse: www.premioodebrecht.com/brasil

ter sido o vencedor. Nossa intenção é aproveitar o projeto em alguma obra e, juntos, estudarmos como poderemos colocá-lo em prática”, afirma.

Para Humberto, a premiação também representa esperança para um futuro mais sustentável. “Além da honra e do reconhecimento, sabemos que isso é a base do nosso futuro. Daqui a alguns anos vou poder dizer ao meu fi lho que vale a pena estudar e cuidar do nosso planeta”, ressaltou. Uti l izar restos de madeira na combustão para gerar gás capaz de servir como combustível é o principal conceito do projeto d e se nvo lvi d o p e l o e stu da nte de engenharia mecânica.

Page 40: ON 305 pt8

40

pessoas

A integração do jovem

Page 41: ON 305 pt8

41

Anualmente, jovens recém-graduados que ingressam nos diversos negócios da Organização Odebrecht participam do Programa Jovem Parceiro

A integração do jovem

Page 42: ON 305 pt8

42

cada ano, centenas de jovens recém-graduados ingressam na Odebrecht

por meio do Programa Jovem Parceiro. Para integrar os novos profissionais e estimulá-los a refletir sobre os valores e crenças para a Sobrevivência, o Crescimento e a Perpetuidade da Organização e sobre a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), os Jovens Parceiros (JPs) participam do Programa de Introdução à Cultura.

Em 2013, o primeiro encontro do programa foi realizado nos dias 8 e 9 de abril, em Salvador, na Bahia, com

A

Page 43: ON 305 pt8

43

a participação de 334 integrantes de empresas da Organização.

Os JPs da Odebrecht S.A., Odebrecht Properties, Odebrecht Infraestrutura, Odebrecht TransPort, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Odebrecht Ambiental e Braskem acompanharam o evento geral, que contou com palestras, dinâmicas e atividades nas quais puderam compreender o perfil do grupo e conhecer melhor a Organização e sua cultura. Nas ações realizadas, os participantes discutiram sobre a Visão 2020, Cultura Organizacional e diversidade da Organização.

Marcelo Odebrecht, Diretor Presidente da Odebrecht S.A., fez a abertura do encontro, por meio de vídeo

Divididos em dois grupos, 334 integrantes da Organização participaram do Programa de Introdução à Cultura 2013, em Salvador

Page 44: ON 305 pt8

44

conferência, e respondeu perguntas dos jovens sobre Vida e Carreira e Organização, além de deixar uma mensagem de boas vindas.

Jairo Flor, responsável por Pessoas e Organização na Odebrecht S.A., apresentou a Organização e falou sobre a Visão 2020. Em seguida, os participantes conheceram o Núcleo da Cultura Odebrecht, no edifício-sede.

Márcio Polidoro, responsável por Comunicação na Odebrecht S.A., encerrou a programação com

a palestra Um Olhar sobre a TEO, Depoimento de Vida e Carreira, em que relacionou a filosofia com a prática. Os jovens puderam aproveitar esses momentos para interagir e esclarecer dúvidas.

FOCO NO NEGÓCIO DE BIOENERGIA

A Odebrecht Agroindustrial promoveu, em Atibaia, interior de São Paulo, o encerramento das atividades dos seus programas Jovem Parceiro

Os programas Jovem Parceiro e Jovem Agroindustrial acompanham o período de safra da Odebrecht Agroindustrial

Page 45: ON 305 pt8

45

e Jovem Agroindustrial, iniciados em 2012. Os 89 profissionais receberam o certificado de conclusão.

Os 36 integrantes que participaram do Jovem Parceiro iniciaram a próxima etapa de desenvolvimento, passando para o Jovem Agroindustrial, a partir de 10 de abril. A novidade deste ano é que as lideranças de todas as áreas da empresa identificaram internamente outros 36 jovens com potencial para o programa, que já se juntaram aos demais.

No Programa Jovem Parceiro, os participantes fazem job rotation nas áreas de atuação, de acordo com sua formação acadêmica. A etapa conta com três módulos de capacitação presencial com foco na integração e no aculturamento, complementados por atividades à distância (e-learning).

O Jovem Agroindustrial tem quatro módulos presenciais de conteúdo teórico e discussão de cases, com foco na aceleração do conhecimento no negócio de bioenergia.

Page 46: ON 305 pt8

46

rápidas•pessoas

Exportando qualificação

No Brasil, o Programa de Formação de Operadores tem objetivo de formar mão de obra para 29 plantas industriais da Braskem

A Bra s ke m i n i c ia , e m ma i o, a ca pa c i ta çã o d os i ntegra nte s q u e i rã o atua r na p la nta da Bra s ke m I d e sa n o M éxi co, co m i na ugu ra çã o p rogra ma da pa ra 2015 . Até o i n í c i o da s o p e ra çõ e s, d eve rã o se r fo rma d os ce rca d e 400 o p e ra d o re s pa ra a n ova u n i da d e – u m co m p l exo p e tro q u í m i co d e p ro d u çã o d e e te n o e p o l i e ti l e n o n o e sta d o d e Ve ra c ruz.

Pa ra a ca pa c i ta çã o, a Bra s ke m i rá l eva r a ba se d o m o d e l o já a p l i ca d o n o B ra s i l , e m pa rce ria co m o SENAI - Se rvi ço Na c i o na l d e A p re n d izage m I n d u stria l . A e m p re sa ta m b é m va i atua r co m a U n ive rs i d a d Te c n o l ó g i ca De l Su re ste d e Ve ra c ruz ( UTSV ) pa ra fo m e nta r o tre i na m e nto na regiã o. “N osso o b j e tivo é d e se nvo lve r mã o d e o b ra l o ca l e co ntri b u i r co m a ge ra çã o d e o p o rtu n i da d e s d e tra ba l h o n o M éxi co e co m a i ntegra çã o d o pa í s co m a s n ossa s o p e ra çõ e s” , sa l i e nta Ma rce l o Ara nte s, vi ce- p re s i d e nte d e Pe ssoa s e O rga n iza çõ e s da Bra s ke m .

O SENAI é re s p o n sáve l p e l o d e se nvo lvi m e nto da m e to d o l ogia d e fo rma çã o p o r co m p e tê n c ia s a p l i ca da a o c u rso. Ap ós u ma vi s i ta à u n ive rs i da d e m exi ca na , a i n sti tu i çã o b ra s i l e i ra se rá re s p o n sáve l ta m b é m p e la e la b o ra çã o d o mate ria l d i dáti co e p e la co o rd e na çã o té c n i co- p e dagógi ca .

A p ri m e i ra tu rma co nta rá co m 140 a l u n os, q u e se rã o tre i na d os p o r c i n co m e se s. Co m o a u n i da d e a i n da e stá e m fa se d e co n stru çã o, o c u rso te rá u m tre i na m e nto e s p e c í fi co pa ra a m o ntage m da p la nta.

Page 47: ON 305 pt8

47

Construção do conhecimento em SSTMA

Com atividades em grupo, os integrantes exercitaram a aplicação dos princípios e diretrizes da Política de Sustentabilidade da Organização Odebrecht

Em março, técnicos de Enfermagem, de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, engenheiros e médicos da Ferrovia Transnordestina participaram do Seminário para Profissionais de SSTMA (Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente - SSTMA Pro), em Salgueiro, Pernambuco.

O encontro reuniu cerca de 60 integrantes dos canteiros de Pernambuco, Piauí e Ceará, divididos em três turmas, que contaram com a presença de José Eduardo Quintella, Diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura .

A capacitação visou o aperfeiçoamento das áreas para a padronização de conceitos e mudança de paradigmas. “Buscamos o melhor al inhamento possível em relação às

técnicas e estratégias de atuação dos profissionais, como apoio ao projeto para a prevenção de incidentes e acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo com o aumento da produtividade”, afirma Adauto Milanez, responsável por SSTMA.

Motivação e Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), Prevenção de Perdas, Comunicação e Atribuições do Profissional de SSTMA foram alguns dos temas abordados. “O conteúdo vai agregar na minha carreira profissional e vida pessoal, pois mostrou como podemos nos tornar cidadãos melhores e mais conscientes”, ressalta o enfermeiro do trabalho Hugo Leonardo.

O seminário destacou ainda o Diálogo Comportamental como ferramenta de reforço da Estratégia Odebrecht Para Excelência em SSTMA.

Page 48: ON 305 pt8

48

rápidas•pessoas

Conversa ‘ao pé da fogueira’Co m o o b j e t i vo d e fo rta l e c e r a c u l tu ra e m p re s a r i a l

e a s i n e rg i a e n t re o s i n te g ra n te s , o P ro j e to Ca ta ta -

Lóv u a , d a O d e b re c h t A n go l a , i n i c i o u , e m m a rç o d e s te

a n o , o P ro g ra m a Co nve rs a a o Pé d a Fo gu e i ra e m To r n o

d a T EO ( Te c n o l o g i a E m p re s a r i a l O d e b re c h t ) , re a l i z a d o

s e m a n a l m e n te .

N o s e n c o n t ro s , l í d e re s e l i d e ra d o s p o d e m c o nve rs a r e

d i s c u t i r ex p e r i ê n c i a s d o c o t i d i a n o e m q u e re c o n h e c e m

a n e c e s s i d a d e d o u s o d a T EO . “A a ç ã o c o n t r i b u i p a ra a

p e r p e tu i d a d e d o s e n s i n a m e n to s d e N o r b e rto O d e b re c h t ,

p o r o p o rtu n i z a r a o s n ovo s i n te g ra n te s u m m o m e n to p a ra

t ro c a d e ex p e r i ê n c i a s c o m o s p ro f i s s i o n a i s m a i s a n t i go s

e q u e j á tê m o d o m í n i o d a c u l tu ra” , a f i r m a Vi rg i n i a S i l va ,

re s p o n s áve l S o c i a l n o p ro j e to .

O u t ra s i n i c i a t i va s ta m b é m fo ra m p ro m ov i d a s p a ra

i n te g ra r o s c e rc a d e 8 0 0 t ra b a l h a d o re s a l o j a d o s n o

c a n te i ro d e o b ra s e m e m b ro s d a s c o m u n i d a d e s l o c a i s

p a rc e i ro s d a e m p re s a . Ac a d e m i a d e g i n á s t i c a , s a l a d e

j o go s e q u a d ra s d e g ra m a s i n té t i c a e p o l i e s p o rt i va fo ra m

i n a u gu ra d a s e a t i v i d a d e s e s p o rt i va s e a u l a s d e a e ró b i c a

fo ra m o rga n i z a d a s .

rápidas•pessoas

Page 49: ON 305 pt8

49

A matemática na práticaPara erradicar possíveis

desperdícios de concreto e aumentar a produtividade, 33 l íderes de Produção da Ferrovia Transnordestina, da Odebrecht Infraestrutura , foram capacitados em Geometria Plana e Espacial.

Encarregados Gerais, de Turma e de Serviço de Parnamirim (Pernambuco), Missão Velha (Ceará), e Paulistana (Piauí) participaram do Projeto Ferrovia Que Soma , que uti l iza figuras geométricas das frentes de serviço como exemplos durante as aulas.

Resultados podem ser mensurados, por exemplo, no lote TS, em Parnamirim, que erradicou o desperdício de concreto. De acordo com Jorge Raffide, responsável

por Produção, antes, o índice chegava a quase 2%: “Ganhamos em produtividade e contribuímos para a sustentabil idade e redução de custos nas obras”.

Os conhecimentos adquiridos por Danilo de Souza, encarregado de Serviço, já mostram reflexos positivos em suas atividades. “Reforcei meu aprendizado em cálculo de volume de concreto. Aliamos o que aprendemos à nossa experiência. Buscarei, cada vez mais, aprimorar meus conhecimentos”, comenta. Manoel Mendes Ribeiro, encarregado de Montagem, complementa: “Aperfeiçoei o dimensionamento da equipe e do meu dia por meio da racionalização do tempo empregado em cada atividade”.

O Projeto Ferrovia Que Soma já formou três turmas, compostas por 12 integrantes de Parnamirim, 9 de Missão Velha e 12 de Paulistana

Page 50: ON 305 pt8

50

rápidas•pessoas

Investimento em saúde: retorno financeiro

Le va n t a m e n to re a l i z a d o p e l a B ra s ke m a p o n t a q u e ,

p a ra c a d a R $ 1 , 0 0 i nve s t i d o n a p re ve n ç ã o d a g r i p e , a

e m p re s a te m re to r n o f i n a n c e i ro d e R $ 3 , 5 0 c o m re d u ç ã o

d e ga s to s re l a t i vo s a c o n s u l t a s m é d i c a s , c o m p ra d e

re m é d i o s e a b s e n te í s m o . O e s tu d o fo i fe i to e m 2 0 1 2 ,

q u a n d o a c o m p a n h i a i m u n i z o u 4 . 4 0 0 i n te g ra n te s .

O P ro g ra m a d e I m u n i z a ç ã o Co n t ra a G r i p e d a B ra s ke m

c o m e ç o u e m 2 0 0 9 e h o j e a te n d e to d a s a s p l a n t a s e

e s c r i tó r i o s d a e m p re s a n o B ra s i l . A ex p e c t a t i va é d e

q u e n e s te a n o o n ú m e ro d e va c i n a s a u m e n te 9 % . “ Co m

a s a ú d e e m d i a , o i n te g ra n te re d u z fa l t a s a o t ra b a l h o e

i d a s a o m é d i c o , a l é m d e a u m e n t a r s u a p ro d u t i v i d a d e ” ,

a f i r m a C l ay to n S c h u l t z , re s p o n s áve l p e l a á re a d e S a ú d e ,

S e g u ra n ç a e M e i o A m b i e n te d a B ra s ke m .

O u t ra s i n i c i a t i va s n a á re a d a s a ú d e s ã o o rga n i z a d a s

p e l a e m p re s a a o l o n go d o a n o , c o m o a p o i o e i n c e n t i vo a

p ro g ra m a s d e n u t r i ç ã o , e s p o r te s , c o r r i d a e c a m i n h a d a ,

f i s i o te ra p i a , m a s s o te ra p i a , q u i c k m a s s a g e , g i n á s t i c a

l a b o ra l , p re ve n ç ã o e c o n t ro l e d e d o e n ç a s c rô n i c a s ,

a te n ç ã o à ge s t a n te e e m d a t a s c o m e m o ra t i va s ,

c o m o D i a d o D o a d o r d e S a n g u e , D i a Co n t ra o Ta b a c o ,

p ro g ra m a d e p re ve n ç ã o à d e n g u e , e n t re o u t ro s .

Page 51: ON 305 pt8

51

Qualificando profissionais do ClienteO Projeto CSR, da Odebrecht Angola , realizou o curso Capacitação

em Operação e Manutenção de Sistemas CSR para 40 profissionais da Empresa Nacional de Eletricidade (ENE), com o objetivo de qualificá-los na operação de sistemas elétricos, em especial dos Sistemas CSR (conjunto de equipamentos para a estabilização da energia proveniente das hidroelétricas).

Dividido em três módulos – Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Teórico e Prático –, o treinamento contou com a participação da liderança do projeto e de técnicos especializados nos sistemas envolvidos. O destaque foi a abordagem das novas tecnologias aplicadas.

Os profissionais tiveram a oportunidade de aprender sobre a tecnologia que será implantada nas subestações de Viana, Uige e Capanda Elevadora para os processos de operação e manutenção dos sistemas, incluindo ações preventivas. “O compartilhamento do conhecimento e a capacitação são necessários para a operação dos equipamentos de forma a evitar acidentes e danos às máquinas”, explica Casimiro Angelino, coordenador do projeto pela ENE. Participaram ainda parceiros como Alstom, ABB, SKRM, Coopergia e Medline.

Os participantes conheceram parceiros e aprenderam sobre a tecnologia que será implantada, incluindo os processos de manutenção preventiva e corretiva

Page 52: ON 305 pt8

52

rápidas•prêmios

Integrante premiadoO engenheiro de Computação

Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Máximo, Jovem Parceiro na Mectron – empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia – , foi considerado o aluno de melhor desempenho geral no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) em 2012 e recebeu o Prêmio da Academia Brasileira de Engenharia Mil itar - ABEMI.

O ministro aposentado do Superior Tribunal Mil itar, o iteano Tenente-Brigadeiro

Sérgio Xavier Ferolla, e o Professor Doutor Carlos de Moura Neto, da ABEMI, entregaram o prêmio ao jovem (o segundo à esquerda, na foto) .

O Prêmio ABEMI homenageia o Professor Celso de Renna e Souza, em reconhecimento a seus relevantes méritos acadêmicos e pela contribuição ao ensino, pesquisa, educação e progresso da Ciência e da Engenharia da Computação no país.

A honraria máxima do ITA, o titulo de Summa Cum Laude, é outorgada aos formandos que obtiveram aproveitamento igual ou superior a 9,5 durante o curso

Page 53: ON 305 pt8

53

Prêmio Destaque 2013: participe desteCICLO DO CONHECIMENTO

Inovação JovemParceiro

MeioAmbiente

Reutilização doConhecimento

Relações comComunidades

Saúde e Segurançado Trabalho

Para mais informações sobre o Prêmio Destaque, entre em contato com o Ciaden

([email protected])

INSCRIÇÕESe envio dos trabalhos até 30 de SETEMBRO de 2013

https://www.premiodestaque.com

Page 54: ON 305 pt8

54

rápidas•meio ambiente

Resgate e reintrodução da faunaNa Província de Manabí, a 420 quilômetros de Quito, capital do Equador, a

Odebrecht realiza a preparação e adequação da área que abrigará a nova Refinaria do Pacífico Eloy Alfaro – cuja capacidade de processamento será de 300 mil barris de petróleo por dia, para atender a demanda interna e o mercado internacional.

Para essa fase da obra, que moverá 25 milhões de metros cúbicos de terra, compreendendo 828 hectares de formação vegetal denominada Bosque Espinoso Tropical, a empresa implantou o Programa de Resgate de Fauna, apoiado e financiado pelo Cliente, para proteger as espécies presentes na região. A iniciativa conta com um grupo de 20 profissionais, entre biólogos, veterinários e outros especial istas.

De acordo com Alexandre Ungar, gerente de Sustentabil idade, o objetivo é evitar que as espécies com pouca mobil idade sejam afetadas durante o processo de construção da refinaria. O programa conta com a parceria do Ministério de Meio Ambiente do Equador e tem sido fomentado pelo próprio governo como um exemplo de implantação desse tipo de iniciativa no país.

Desde agosto de 2012, foi efetuado o resgate de 1.942 animais de 30 espécies, reintroduzidas na Reserva Natural Pacoche

Page 55: ON 305 pt8

55

Redução máxima da logomarca

A nossa Organização

mudou de marca e, para

fortalecê-la, é preciso

usá-la de forma correta.

Você sabia que existe um

limite de redução máxima para

a aplicação da logomarca?

Para a logomarca Odebrecht,

sem descritivos, esse limite é de

15mm ou 120 pixels de largura.

Nas versões com descritivos,

a exemplo da Odebrecht

Infraestrutura , a largura

não deve ser inferior a

29mm ou 155 pixels. Isso é

fundamental para garantir

a legibilidade nos materiais

impressos.

Fique atento e cuide

da nossa marca!

Ela pertence a todos nós!

Confira esta e outras dicas no Território da Marca.

Nossa Cultura.Nossa Marca.

www.odebrecht.com/territorio

15mm ou 120 pixels (72 dpi) 29mm ou 155 pixels (72 dpi)

logotipo

descritivobox

Page 56: ON 305 pt8

56

Para crescer juntos

Programa Kukula Ku Moxi (“Crescer Juntos”, no dialeto Kimbundo) foi criado pela Odebrecht Angola com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento

sustentável da região de Capanda, por meio da melhoria da qualidade de vida e da ampliação das oportunidades de educação e geração de trabalho e renda das comunidades. Com o apoio da Sociedade de Desenvolvimento do Polo Agroindustrial de Capanda (SODEPAC), formada por Odebrecht em parceria com a Maersk, a iniciativa tem se expandido para 20 comunidades rurais no município de Cacuso, dentro do Polo Agroindustrial de Capanda, beneficiando 10.000 pessoas.

DESENVOLVIMENTO HUMANOAngola possui os piores indicadores de

mortalidade infanti l da África. Na região de Capanda, mais de 90% das mulheres fazem seus partos em casa, assistidas por parteiras tradicionais e sem qualquer acompanhamento médico.

Diante desse cenário, o Programa de Formação

angola

O

Page 57: ON 305 pt8

57

Em 10 de abril, foi realizado o Primeiro Encontro de Parteiras Tradicionais, por meio do Kukula Ku Moxi, em Capanda

Page 58: ON 305 pt8

58

e Fortalecimento das Parteiras Tradicionais – lançado em 2011 no âmbito do Programa Kulonga Pala Kukula – foi estendido ao Kukula Ku Moxi. O objetivo é fortalecer o trabalho das parteiras, estimulando as melhores práticas para a realização de partos e redução da mortalidade infanti l e materna.

A ação conta com a participação direta das equipes de saúde da empresa, na cessão do material didático sistematizado, e com o apoio de profissionais do Hospital Municipal de Cacuso. As participantes recebem kits com luvas, tesouras, estetoscópio e jaleco para garantir maior higiene e segurança durante os partos.

Após a formação, será iniciado o Monitoramento de Grávidas e Crianças até um ano de idade, para a identificação dos avanços obtidos, maior interação entre mães e parteiras e acompanhamento mensal do pré-natal e do desenvolvimento dos bebês.

O Programa de Formação e Fortalecimento das Parteiras Tradicionais foi lançado no Programa Kulonga pala Kukula e já formou 24 parteiras da Regedoria do M’Banza N’Dongo.

Participaram da ação 52 parteiras, que receberam orientações sobre pré-natal, pós-parto e planejamento familiar

Page 59: ON 305 pt8

59

Nas comunidades do entorno do AH Laúca, cada família recebeu 30 sacos plásticos para a produção das espécies, totalizando 1.200 mudas na primeira etapa de cultivo

Em 2012, foi realizado o monitoramento mensal de quatro grávidas e seis bebês por parteira. Para esse ano, mais de 40 parteiras devem participar do programa, com acompanhamento de 80 grávidas e 120 bebês por mês.

DESENVOLVIMENTO AMBIENTALO Kukula Ku Moxi também apoia iniciativas voltadas para a

conservação do Meio Ambiente nos projetos da Odebrecht na região de Capanda.

No Aproveitamento Hidrelétrico Laúca, o Programa Socioambiental Kakunununa – Replantar, em Kimbundo – recebeu as primeiras mudas cultivadas pelos produtores parceiros do Kukula para o reflorestamento das áreas degradadas da obra.

O trabalho de preparação das mudas foi feito localmente a partir da mobilização de 40 famílias cadastradas no Kulula Ku

Page 60: ON 305 pt8

60

Moxi. As famílias destacaram as plantas “jovens”, de 10 a 30 centímetros, das matas da região e as cultivaram por um mês. Em seguida, as espécies foram vendidas para o AH Laúca, onde serão mantidas em um viveiro apropriado até a chegada da época de plantio, em outubro e novembro.

O t ra n s p l a n te d e e s p é c i e s “ j ove n s ” d a f l o ra c o m o e s t ra té g i a p a ra a p ro d u ç ã o d e m u d a s – v i s a n d o a re s t a u ra ç ã o d e á re a s d e g ra d a d a s – é re c e n te e m d i ve rs o s p a í s e s e p i o n e i ro e m A n go l a , e j á ap resen tou resu l tados p romisso res . E n t re a s p r i n c i p a i s va n t a ge n s d e s t a té c n i c a p o d e - s e d e s t a c a r : o c re s c i m e n to d o número de espéc ies (ge ra lmen te não d i s p o n í ve i s e m v i ve i ro s c o nve n c i o n a i s ) ; a e l i m i n a ç ã o d e e ta p a s d e v i ve i ro ( b e n e f i c i a m e n to , a r m a z e n a m e n to e t ra ta m e n to s p ré -ge r m i n a t i vo s d a s s e m e n te s ) ; e o a u m e n to d o número de e s p é c i e s e m u m p ra z o c u rto d e te m p o .

A ação aumenta a p oss i b i l i da d e d e a q u i s i çã o d e e s p é c i e s nativa s pa ra o re fl o re sta m e nto p revi sto n o Progra ma d e Re c u p e ra çã o d e Áre a s Degra da da s ( PRAD ) da s jazi da s, i n c re m e nta a re n da fa m i l ia r da s co m u n i da d e s. Al é m d i sso, co n sc i e ntiza

Page 61: ON 305 pt8

61

a s fa m í l ia s pa ra p ráti ca s a m b i e nta i s a d e q ua da s, co m fo co na d i m i n u i çã o da s q u e i ma da s na é p o ca d e se ca , fo rn e ce a l te rnativa s e co n ô m i ca s a m b i e nta l m e nte co rre ta s e sa u dáve i s. Pa ra se n s i b i l iza r e ssa s co m u n i da d e s, a á re a d e M e i o A m b i e nte d o AH La ú ca re a l izo u pa l e stra s so b re o te ma e m e sco la s e ba i rros.

O Kukula Ku Moxi apoia o Programa Socioambiental Kakunununa, para o reflorestamento de áreas degradadas por meio da produção das comunidades

Page 62: ON 305 pt8

62

rápidas•ações sociais

O direito de brincarDe 1º de abri l a 3 de maio, a Odebrecht Óleo e Gás realiza a campanha “O Direito

de Brincar”, iniciativa do Projeto Rede Brincar em Ação que, por sua vez, integra o Programa Escola em Ação. O objetivo é promover e estimular brincadeiras no ambiente escolar como estratégia para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico, a internalização de valores e o fortalecimento da convivência famil iar e comunitária.

Até o fim da campanha, ficarão disponíveis em todos os ambientes da empresa caixas coletoras para os integrantes depositarem brinquedos novos e usados (em bom estado), que serão posteriormente uti l izados para montar brinquedotecas nas escolas municipais que participam do Escola em Ação. Para ingressar no projeto, as instituições de ensino deverão aderir à Rede Brincar em Ação e elaborar um plano de ação voltado para a integração aos seus planos políticos pedagógicos.

Em 2013, primeiro ano da iniciativa, 15.000 crianças e adolescentes de 10 escolas serão beneficiados diretamente. O Rede Brincar em Ação contará ainda com a participação voluntária dos integrantes por meio da arrecadação de brinquedos e do desenvolvimento de atividades com os jovens durante as edições do Dia do Voluntariado Odebrecht Óleo e Gás.

Guilherme, filho da integrante Renata Machado, foi ao escritório da Odebrecht Óleo e Gás, no Rio de Janeiro, para fazer sua doação

Page 63: ON 305 pt8

63

Estimulando sentidosA Fundación Solidaridad, em parceria

com a Odebrecht, inaugurou o Programa Ambiente Multisensorial (Entorno Multisensorial), voltado para pessoas com necessidades especiais, em março, na cidade de Assunção, no Paraguai.

O Projeto PAC SMS, desenvolvido pela Odebrecht em diversos países, foi responsável por construir e equipar uma sala multissensorial, com materiais concebidos e adaptados para que pessoas com diferentes necessidades especiais tenham estímulos controlados para receberem tratamento e reabilitação adequados. Além disso, 20 profissionais da fundação foram capacitados no Método Snoezelen (de estímulo sensorial) para a utilização das técnicas de reabilitação.

O Método Snoezelen tem sido consolidado

como um recurso essencial para médicos, terapeutas e docentes no tratamento de pacientes afetados por lesões neurológicas cerebrais, paralisias, traumatismo craniano e acidente vascular cerebral; adultos e idosos com Mal de Alzheimer; crianças com transtornos neuro-psicomotores, e adultos com estresse e síndrome do pânico.

De acordo com a diretora médica da Fundación Solidaridad, doutora Adriana Zacur Sharpin, em um ano, o programa poderá beneficiar 1.500 pacientes. A diretora do Programa Educativo para Crianças com Deficiência Física, Carolina Cicao, complementa: “Temos agora um método que nos dá oportunidade de trabalhar com diferentes sentidos e enfoques e que possibilita aos nossos pacientes um novo tratamento”.

A partir da esquerda: pela Fundación Solidaridad, o presidente Óscar Mersán e a diretora executiva María Mersán; e pelo Projeto PAC SMS, o diretor Marco Duran e o responsável por Operações no Paraguai, Martín Masini, durante a inauguração da sala

Page 64: ON 305 pt8

64

rápidas•ações sociais

Nova escola para a Vila de CambambeOs alunos da Escola 139, localizada na

Vila de Cambambe, em Angola, iniciaram o ano letivo em um espaço reformado e adequado às suas necessidades.

As obras de revital ização, efetuadas pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Cambambe, a cargo da Odebrecht , abrangeram uma nova pintura, recuperação dos sanitários, das portas e janelas, uma nova i luminação e bancadas novas para aulas práticas. O sistema de

abastecimento de água foi reestruturado com a instalação de um reservatório e as áreas comuns foram requalificadas. A instituição de ensino também ganhou rampas de acessibi l idade.

Lorenço Júnior Pedro, que trabalha na escola desde 1984 e é diretor desde 1997, afirma que o espaço não sofria melhorias há 15 anos. “Essa reforma veio em boa hora, pois a escola está bem organizada”, ressalta.

A instituição de ensino tem 634 alunos divididos em três turnos diários, da pré-escola à nona classe

Page 65: ON 305 pt8

65

Caminhada Solidária para a Campanha do Agasalho

N o d ia 6 d e a b ri l , a Rota da s Ba n d e i ra s , co n ce ss i o ná ria re s p o n sáve l p e la s ro d ovia s q u e fo rma m o Co rre d o r Do m Pe d ro, n o i nte ri o r d e Sã o Pa u l o, re u n i u ce rca d e 150 p e ssoa s pa ra a p ri m e i ra Ca m i n ha da So l i dá ria e m Iga ratá, q u e a rre ca d o u ro u pa s e co b e rto re s pa ra a Ca m pa n ha d o Aga sa l h o 2013 .

I ntegra nte s da co n ce ss i o ná ria, re p re se nta nte s d o Fu n d o So c ia l da So l i da ri e da d e d o m u n i c í p i o e m o ra d o re s se re u n i ra m na Pra ça 30 d e Deze m b ro e ca m i n ha ra m p o r n ove da s p ri n c i pa i s via s da regiã o ce ntra l d e Iga ratá. O

gru p o a b o rd o u m o ra d o re s e re co l h e u d oa çõ e s.

O eve nto ta m b é m co nto u co m a pa rti c i pa çã o d e a u to ri da d e s, co m o se c re tá ri os m u n i c i pa i s e a p ri m e i ra -da ma , Se l ma M o ra e s d e So uza . A Rota da s Ba n d e i ra s fo i re p re se nta da p e l o se u ge sto r d e Re s p o n sa b i l i da d e So c ia l , Ad h e rba l Vi e i ra da Si lva . “A pa rti c i pa çã o da p o p u la çã o fo i l i n da. M e s m o q u e m nã o t i n ha a s ro u pa s p re pa ra da s pa ra a d oa çã o agi u rá p i d o e, a nte s d o fi m d o eve nto, co n segu i u l eva r sua pa rce la d e pa rti c i pa çã o. A m i ssã o fo i c u m p ri da” , afi rma Ad h e rba l .

Mais de 3.400 peças foram arrecadadas e enviadas ao Fundo Social da Solidariedade de Igaratá para a destinação imediata às famílias carentes

Page 66: ON 305 pt8

66