osun apara

Embed Size (px)

Citation preview

  • 8/19/2019 osun apara

    1/23

    Opará, também chamada de Apará, assim como todas as Iyagbás, também éuma divindade das águas, é confundida como uma qualidade de Oxumdevido a similaridade dos cultos, mas na realidade se trata de uma divindade

    a parte. Opará nasce da união de ang! com Obá, é uma divindade muitoperigosa.

    A maternidade que é umas das marcas de Oxum não existe em Opará. "raOxum quem se encarregava de cuidar da prole do #eus das $empestades,enquanto ele guerreava. o caso de Opará ocorreu o mesmo, ela foi criada porOxum, %á que Obá, assim como Oyá Iansã, acompanhava ang! em suascontendas.

    Opará herda o temperamento e a agressividade natural de Obá e a mal&cia ea vaidade de Oxum. $ornando'se assim a mais quente e agressiva de todasas Iyagbás superando até mesmo a pr(pria mãe, Opará é a divindadefeminina equivalente a "x). * uma #eusa da +uerra, indomável, umapoderosa amaona que une for-a e vaidade, rege os ventos da noite, aumidade do ar e as águas puras que se intercalam entre abundncia eescasse absoluta, seu fundamento maior é quando o /aio0ang!1 toca as2guas0Obá1.

    Opará é impiedosa, arrogante e de carácter punitivo, mas apesar dasdesaven-as entre Oxum e Obá, é muito pr(xima de Obá bem como de Oxum,de quem recebeu o "spelho de I3) 0 uma espécie de espelho encantado quetra a morte para que o olhar1. Asim como os pais Opará possui forte liga-ãocom a morte e, assim como Oxum, possui liga-ão com as "leyés. A união deang! e Obá

     $ranscorre um culto nos arredores da cidade, é ele3o. 4ma sociedade restrita,

    onde apenas mulheres realiam o culto. 5ue possui como matriarca a temidaObá, a fundadora desta sociedade que cultua a ancestralidade femininaindividual.

    6em um homem poderia sequer assistir o ritual do segredo, sendo punido por

  • 8/19/2019 osun apara

    2/23

    Obá com sua pr(pria vida.

    7erto dia, em uma das noites de culto, ang! caminhava alegremente edan-ava ao som do batá. 5uando percebe, ao longe um aglomerado demulheres, realiando uma cerim!nia sob as ordens da enérgica Obá.

    ang! era muito curioso e não se conteve aproximando'se da cena, 8cando aespreita.

    ang! encantou'se com a rara belea de Obá, que apesar de não ser tão %ovem era a mais bela mulher que ele %á vira. 6o momento de distra-ão,ang! foi percebido e cercado pelas mulheres, foi levado a presen-a dagrande deusa, que lhe falou o pre-o que haveria de pagar por sua audáciaem violar o culto sagrado de "le3(. 9as a pr(pria Obá que encantou'se com ainigualável belea de ang! apaixonando'se de imediato, relutou em aplicara senten-a de morte e usou de sua supremacia no culto para ditar novaregras, dando nova chance a ang!: ;$odo homem, que violar o culto, se for

    do agrado, da senhora do culto, deverá unir'se a ela como marido ou aceitara pena de morte;

    ang! não pensou duas vees, seria poupado da senten-a e ainda simpossuiria a grande deusa por quem havia se apaixonado. A cerim!nia deunião de ang! e Obá foi realiada dentro dos limites de "le3(.

  • 8/19/2019 osun apara

    3/23

    6asce, dessa grande paixão, uma crian-a, uma menina, nasce Opará, nascea mais bela, %usticeira e fero guerreira. =erdou o melhor do pai e da mãe e

    prosseguiu com o culto.

    Oxum Opará' >enda

    "m uma época onde os deuses viviam na terra, na região da 6igéria existiuduas %ovens irmãs: Oxum e Iansã.

    Oxum era deusa do ouro e da prata e tinha poderes sobre o ocultismo, Iansãpor sua ve era deusa dos raios, tendo assim poderes sobre eles. Oxumcarregava consigo o espelho que mostrava toda verdade oculta. 4m belo diaIansã muito curiosa, pegou o espelho e olhou, viu que era mais bonita queOxum. $oda aldeia 8cou sabendo disso e Oxum 8cou muito brava.

    /esolveu dar uma li-ão em sua irmã, colocou em seu quarto outro espelho,esse mostrava o lado ruim das coisas. Iansã percebendo a troca foinovamente olhar, 8cou chocada com o que viu, em ve de ver sua imagemviu um monstro horr&vel. "ntrou numa tristea profunda e acabou morrendo.

  • 8/19/2019 osun apara

    4/23

    Os deuses mais velhos descobriram a vingan-a de Oxum, decidiram castigá'la.

    Oxum carregaria Iansã em seu corpo eternamente, seis meses seria Oxumcom todas suas caracter&sticas e os outros seis meses seria Iansã. OxumOpará tem em uma das mãos o espelho e na outra a espada que representaIansã, diem que ela é uma deusa guerreira e anda ao lado de Ogum, o deusdo ferro e da estrada.

    A caba-a é um fruto vegetal com larga utilia-ão no 7andomblé . * o fruto dacabaceira. Inteira, é denominada caba-a? cortada, é cuia ou coité? e asmaiorias são denominadas cumbucas.

    6os ritos do 7andomblé, sua utilia-ão é ampla, tomando nomes diferentesde acordo com o seu uso, ou pela forma como é cortada. A caba-a inteira édenominada @3rgb , e a cortada em forma de cuia toma o nome de Bgbá .

    7ortada em forma de prato é o Bgbá%e , ou se%a, o recipiente para a comida.7ortada acima do meio, forma uma vasilha com tampa, tomando o nome deBgbase , ou cuia do @se , e é utiliada para colocar os s&mbolos do poder ap(sa obriga-ão de sete anos de uma ByCD( , como a tesoura, navalha, b)ios,contas, folhas, etc. que permitirão C pessoa ter o seu pr(prio 7andomblé.

    7aba-as min)sculas são colocadas no ECsCrC de Omolu , como dep(sito deseus remédios.

    6o Fg( de GsH , uma representa-ão do fato masculino, as caba-asrepresentam os test&culos. 4sa'se uma das partes da caba-a cortada aomeio, e colocada na cabe-a das pessoas a serem iniciadas e que não podem

  • 8/19/2019 osun apara

    5/23

    ser raspadas por serem @b3) , para nela serem feitas as obriga-Jesnecessárias.

    7om o corte ao comprido, torna'se uma vasilha com um cabo, chamada decuia do BpCdé e serve para colher o material de oferecimento ou para colheras águas do banho de folhas maceradas. Inteira e revestida de uma rede demalha será o Agb , instrumento musical usado pelos Ogans , durante ostoques e cnticos.

    4ma caba-a com o pesco-o comprido em forma de chocalho é agitada comas suas sementes, faendo assim o som do Eéré , forma reduida de E3r,instrumento por excelKncia de ECng( .

    A caba-a inteira em tamanho grande substitui nos ritos de @ss , a cabe-ade uma pessoa que morreu e que por alguns fatores não é poss&vel realiaras obriga-Jes de tirar o Lsu .

    Mor 8m, pode ser lembrado que a caba-a cortada em forma de vasilha comtampa é conhecida como BgbádH , a caba-a da existKncia e contém oss&mbolos dos quatro principais OdH : *%, Ogb, Lye3) 9é%, BDNri 9é% e Ld&

    9é%.

    6aquele tempo a galinha dangola era inteiramente preta e vivia s( e infelidentro da mata. Mara resolver seus problemas de solidão, foi consultar oadivinho de Obatalá para que lhe indicasse um eb( que lhe permitisseconseguir uma companheira como todos os demais bichos possu&am.7hegando C casa do adivinho, o pobre animal não foi por ele recebidoporque, sendo completamente preto, não poderia entrar numa casa onde oOrixá do Pranco era cultuado, pois a cor preta era considerada como umagrande ofensa.

    #esolado, o bicho que apesar de viver s( era muito rico, reuniu uma grandequantidade de alimentos e saiu sem rumo, na esperan-a de encontrar emoutro lugar qualquer, alguém que lhe 8esse companhia.

  • 8/19/2019 osun apara

    6/23

    #epois de muito caminhar encontrou, numa clareira, um velho muitoestropiado que gemendo, estendeu'lhe as mãos diendo:

    ' ;#2'9" 49 MO47O #" 7O9I#A " #" 2+4A, MOIE "E$O4 "A4E$O " Q2 6RO

    MOEEO 7O6E"+4I/ A>I9"6$O MA/A 9I6=A M/FM/IA EOP/"SIST67IA;.

    7ondo&do, "t) serviu de seu pr(prio alimento ao velho e saciou'lhe a sedecom a água que traia dentro de uma caba-a.

    >ogo que acabou de comer, o pobre velho, de tão enfraquecido, caiu em sonoprofundo e, ao despertar muitas horas depois, deparou com "t) quepreocupado, velava por seu sono.

     Qá refeito, o velho perguntou:' ;que faes soinho no interior desta UorestaV não sabes que ela é sagrada eque s( os iniciados podem adentrá'laVW.

    ' ;ando sem destino. nasci s( e sempre vivi s(. minha aparKncia é muitorepugnante e minha feiura impede que as pessoas permitam que meaproxime delasW. /eplicou a ave.

    ' ;tua feiura exterior nada é, comparada com tua belea interior. aproxima'temais e, como recompensa pela tua bondade, modi8carei um pouco a tuaaparKnciaW.

    Ordenou o velho.

    Megando p( de efun o velho, que outro não era que o pr(prio OPA$A>2,soprou sobre o corpo de "t) deixando'o, a partir de então, todo pintalgado./eunindo alguns elementos sagrados, modelou um cone que colocou no altode sua cabe-a diendo:

    ' ;A MA/$I/ #" =OQ", E"/2E O A6I9A> 9AIE I9MO/$A6$" 6A /">I+IRO #OEO/I2E, 6A#A MO#"/2 E"/ APO/AXRO ", 7O9O EI6A>#"E$A I9MO/$Y67IA, E"/2E O Z6I7O #"6$/" OE E"/"E SISOE A MO/$A/ OOZ, E[9PO>O #A A>IA6XA I\A#A "6$/" O I6I7IA#O " E"4 O/I2.MOEE4I/2E, A>"9 #IE$O, $A6$AE "E"/2 649"/OEA " E" "EMA>=A/2 EOP/" A $"//AW.

  • 8/19/2019 osun apara

    7/23

    Mor este motivo a galinha d]angola possui o corpo coberto de pintas e carregasobre a cabe-a uma crista c!nica, assemelhando'se ao ne(8to durante o

    ritual da inicia-ão. Eua presen-a em todas as cerim!nias iniciáticas éindispensável e todos os Orixás a exigem em seus rituais.

    #os muitos grupos de escravos vindo para o Prasil, ^_ 0trKs1 categorias ouna-Jes se destacaram:

    6egros

  • 8/19/2019 osun apara

    8/23

    O que é chamado de na-ão Qe%e é o candomblé formado pelos povos fonsvindo da região de #ahomé e pelos povos mahins.

     Qe%e era o nome dado de forma pe%orativa pelos yorubás para as pessoas quehabitavam o leste, porque os mahins eram uma tribo do lado leste e Ealuvá

    ou Eavalu eram povos do lado sul. O termo Ealuvá ou Eavalu, na verdade,vem de ;EavK; que era o lugar onde se cultuava 6anã.

    6anã, uma das origens das quais seria Pariba, uma antiga dinastia origináriade um 8lho de Odudua, que é o fundador de EavK 0tendo neste caso a vercom os povos fons1.

    O Abomei 8cava no oeste, enquanto Axantis era a tribo do norte.

     $odas essas tribos eram de povos Qe%e.

    Os povos Qe%es se enumeravam em muitas tribos e idiomas, como: Axntis

    +ans Agonis Mop(s 7rus, dentre outros.

    Mortanto, ter&amos deenas de idiomas para uma tribo s(, ou se%a, todaseram Qe%e, o que foge evidentemente Cs leis da lingu&stica ' muitas tribosfalando diversos idiomas, dialetos e cultuando os mesmos Soduns. Asdiferen-as vinham, por exemplo, dos 9inas ' +ans ou Agonis,Mop(s quefalavam a l&ngua das $obosses, que a meu ver, existe uma grande confusãocom essa l&ngua.

    Os primeiros negros Qe%e chegados ao Prasil entraram por Eão >u&s do9aranhão e de Eão >u&s desceram para Ealvador, Pahia e de lá para

    7achoeira e Eão u&s09aranhão1, Ealvador e 7achoeira e Eão

  • 8/19/2019 osun apara

    9/23

    >o3o ' Sodun do tempo

    Os vodun'ses da fam&lia de #an são chamados de 9egit(, enquanto que dafam&lia de aviuno, do sexo masculino, são chamados de #oté? e do sexofeminino, de #oné.

    Os cumprimentos ou pedidos de ben-ãos entre os iniciados da fam&lia de #anseria

    9egit( Peno&VW /esposta: Peno&W? e aos iniciados da fam&lia aviuno, ouse%a, #oté e #oné seria #oté AoVW /esposta: ;A(tin;.

    O termo usado ;O3olofé;, cu%a resposta é ;Olorun olofé; vem da fusão das

    6a-Jes de Qe%e e de etu.9uitos Soduns Qe%e são originários de A%udá. Morém, o culto desses voduns s(cresceram no antigo #ahomé.

    9uitos desses Soduns não se fundiram com os orixás nagos e desapareceramtotalmente.

    O culto da serpente #ãng'bi é um exemplo, pois ele nasceu em A%udá, foipara o #ahomé, atravessou o Atlntico e foi até as Antilhas.

    5uanto a classi8ca-ão dos Soduns Qe%e, por exemplo, no Qe%e 9ahin tem'se a

    classi8ca-ão do povo da terra, ou os voduns 7aviunos, que seriam os vodunsAanssu, 6anã e Pecém.

     $emos, também, o vodun chamado Ayain que vem da nata da terra. "ste éum vodun que nasce em cima da terra.

    * o vodun protetor da Aan, onde Aan quer dier ;esteira;, em Qe%e. Achamosem outro dialeto Qe%e, o dialeto +ans'7rus, também o termo \enin ou Aeniou \ani e ainda o \o3lé. Ainda sobre os voduns da terra encontramos >o3o.

    "le apesar de estar ligado também aos astros e a fam&lia de =eviosso,

    também está na fam&lia 7aviuno, porque >o3o é árvore sagrada? é agameleira branca, que é uma árvore muito importante na na-ão Qe%e. Eeus8lhos são chamados de >o3oses.

    Ague, Aa3á é também um vodun 7aviuno. A fam&lia =eviosso é encabe-adapor Pad, Acorumbé, também 8lho de Eogb!, chamado de /unh(. 9aDu'>issá seria o orixá Oxalá dos yorubás. Eogb! também tem particularidadecom o Orixá em `orubá, ang!, e ainda com o 8lho mais velho do #eus do

  • 8/19/2019 osun apara

    10/23

    trovão que seria Avere3ete, que é 8lho de Ague e irmão de Anaite. Anaiteseria uma outra fam&lia que viria da fam&lia de Airi, pois são as Airis ou

     $obosses que viriam a ser as àbás dos òrubás, achamos assim Airitobosse.

    ,A palavra "De'udovina Messoa. >udovina Messoa era esposa de 9anoelSentura, que no caso africano é o dono da terra. "les eram donos do s&tio eforam os fundadores da De 7e%a 4ndé. "ssa De ainda seria chamada de

    Moerren, que vem de ip(, ;pantera;.

    A ro-a de cima que também é em 7achoeira é oriunda do Qe%e #ahomé, ouse%a, uma outra forma de Qe%e. "stou falando do 9ahin, que era comandadapor Einhá /omana que vinha a ser ;Irmã de santo; de >udovina Messoa 0esta)ltima mais tarde assumiria o cargo de +aiac) na De de Poa Sentura1. 9as,pela ordem temos 9anoel Sentura, que seria o fundador, depois viria EinháMararase, Einhá Palle e atualmente +amo >o3o'se.

    O De 7e%a 4ndé encontra'se em controvérsia, ou se%a, +amo >o3o'se éescolhida por Einhá Mararase para ser a verdadeira herdeira do trono e

    +aiac) Agué'se, que seria "lisa +on-alves de Eoua, vem a ser a dona daterra atualmente.

    "la pertence a fam&lia +on-alves, os donos da terra. Assim, temos osfundadores da De 7e%a 4ndé.

    6o/io de Qaneiro, saindo de 7achoeira , $atá

  • 8/19/2019 osun apara

    11/23

    Os 7argos: Os demais cargos são os mais importantes na hierarquia

    PabalaDo: 4m PabalaDo, ou Mai dos segredos 0aD!1 é muito respeitado pelacultura yorubá.O PabalaDo, como o nome di, é o conhecedor de todos osmistérios e segredos no culto C Orunmilá, sendo portanto sacerdote de ifá.Eomente o PabalaDo pode manipular o /osário de ifá que em yorubá recebeo nome de opelé'ifá e em eDe, l&ngua da cultura fon ou Qe%e tem o nome deag)'magá. Ainda na cultura Qe%e, ifá é chamado de Sodun'fá ou #eus dodestino e o PabalaDo é denominado de Po3un(.

    Ogan: Os cargos de Ogan na na-ão Qe%e são assim classi8cados: Me%igan que éo primeiro Ogan da casa Qe%e. A palavra Me%igan quer dier Eenhor que elapelo altar sagradoW, porque Me%i ;altar sagrado; e +an ;senhor;. O

    segundo é o /unt( que é o tocador do atabaque /un, porque na verdade osatabaques /un, /unpi e >é são Qe%e.

    6o etu, os atabaques são chamados de Il). =á também outros Ogans como+aipé, /uns(, +ait(, ArroD, Arrontodé, etc.

    A 6a-ão Qe%e é muito particular em suas propriedades. * uma na-ão que vive

    de forma independente em seus cultos e tradi-Jes de ra&es profundas emsolo africano e traida de forma 8el pelos negros ao Prasil.

    AQOI* " ""#I:A palavra a%oiéW é correspondente feminino de ogan pois, apalavra e3edi, ou e3e%&, vem do dialeto eDe, falado pelos negros fons ou

     Qe%e.Mortanto, o correspondente yorubá de e3edi é a%oié, onde a palavra a%oiésigni8camãe que o orixá escolheu e con8rmouW.Assim como os demaisoloyés,

    uma a%oié tem o direito a uma cadeira no barracão.

    #eve ser sempre chamada de mãeW, por todos os componentes da casa deorixá, devendo'se trocar com ela pedidos de ben-ãos. Os comportamentosdeterminados para os ogans devem ser seguidos pelas a%oiés."m dias defesta, uma a%oié deverá vestir'se com seus tra%es rituais, seus 8os de contas,um o%á na cabe-a e traendo no ombro sua inseparável toalha, sua principalferramenta de trabalho no barracão e também s&mbolo do (yé, ou cargo queocupa.

  • 8/19/2019 osun apara

    12/23

    A toalha de uma a%oié destina'se, entre outras coisas, a enxugar o rosto dosomo'orixás manifestados. 4ma a%oié ainda é responsável pela arruma-ão eorgania-ão das roupas que vestirão os omo'orixás nos dias de festas, comotambém, pelos o%ás que enfeitarão várias partes do barracão nestes dias.

    9as, a tarefa de uma a%oié não se restringe apenas a cuidar dos orixás,roupas e outras coisas. 4ma a%oié também é porta'vo do orixá em terra.

    * ela que em muitas das vees transmite ao Pabalorixá ou `alorixá o recadodeixado pelo pr(prio orixá da casa.

    6o 7andomblé do "ngenho Selho ou 7asa Pranca, as a%oiés são chamadas dee3edis. 6o +antois, de ;Iyárobá;. Qá na 6a-ão de Angola, é chamada de;ma3ota de ang)o;.

    9as, como relatei anteriormente, ;e3edi; é nome de origem Qe%e mas, que sepopulariou e é conhecido em todas as casas de 7andomblé do Prasil, se%a

    qual for a 6a-ão.

    API`A6: #entro dos cultos afros'brasileiros existe uma categoria de pessoasque são classi8cadas de Abiyans.

    A palavra Abiyan quer dier:

    Abi ;aquele que; e An seria uma contra-ão de ;Onã;, que quer diercaminhoW.

    As duas palavras aglutinadas formaram o termo Abiyan, que quer dieraquele que come-aW, um novo caminhoW. O Abiyan é uma pessoa que estácome-ando um novo caminho, uma nova vida espiritual.

    O Abiyan também pode ter 8os de contas lavados, obriga-ão de bori e, atéem alguns casos, ter orixá assentado.

    O Abiyan é um pré'iniciado e não um simples frequentador, como muitas dasvees é classi8cado.Mode desempenhar várias atividades dentro de umterreiro, como por exemplo, varrer, a%udar na limpea, a%udar nos cafés damanhã e almo-os comunitários realiados em dias de festas de orixá, lavar

    lou-as, a%udar na decora-ão do barracão, en8m, o Abiyan pode desempenharvárias tarefas sem maior envolvimento religioso.

    O per&odo de Abiyan é de muita importncia pois, é nesse per&odo que orecém'chegado no 7andomblé passa a observar o comportamento e aconviver com os %á iniciados.

    "xistem pessoas que passaram por um longo per&odo sendo Abian, antes de

  • 8/19/2019 osun apara

    13/23

    se iniciarem no 7andomblé. Mortanto, vale ressaltar a importncia desteper&odo, ou se%a, Abiyan e dier que o frequentador em yorubá, chama'se>em('m).

    #ialeto eDe ' Algumas Malavras mais utiliadas

    esin água

    atin-á árvore

    agrusa porco

    3po pote

    ( ou i( fogo

    avun cachorro

    nivu beerro

    ba3uxé parto de barro

    3uent( 3uent(

    yan 8o de contas

    vodun'se 8lho do vodun ou iniciados da 6a-ão Qe%e

    yaDo 8lho do vodun ou iniciados da 6a-ão etumuena 8lho do vodun ou iniciados da 6a-ão Angola

    t( banho

    andro cerim!nia Qe%e

    sidagã auxiliar da #agã na 7erim!nia a >egba

    errin ritual f)nebre Qe%e

    sarapocã cerim!nia feita ^0sete1 dias antes da festa p)blica de

    apresenta-ão do0a1 iniciado0a1

    no Qe%e

    saba%i quarto sagrado onde 8ca os assentos dos Soduns

    run%ebe colar de contas usado ap(s ^0sete1 anos de inicia-ão

  • 8/19/2019 osun apara

    14/23

    runbono primeiro 8lho iniciado na 7asa Qe%e

    rundeme quarto onde 8ca os Soduns

    ronco quarto sagrado de inicia-ão

    be%ere-u cerim!nia de matan-a

    6AXRO "$4

    O culto dos orixás remonta de muitos séculos, talve sendo um dos maisantigos cultos religiosos de toda hist(ria da humanidade. O ob%etivo principaldeste culto é o equil&brio entre o ser humano e a divindade a& chamada deorixá. A religião de orixá tem por base ensinamentos que são passados de

    gera-ão a gera-ão de forma oral. Pasicamente este culto está assimorganiado:

    Olorun ' Eenhor Eupremo ou #eus $odo Moderoso.

    Olodumare ' Eenhor do #estino .

    Orunmilá ' #ivindade da Eabedoria 0Eenhor do Oráculo de Ifá1

    Orixá ' #ivindade de 7omunica-ão entre Olodumare e os homens, também

    chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dier ;aquele que pode serpossu&do pelo Orixá;.

    "gungun ' "sp&ritos dos Ancestrais

    Os mitos são muito importantes no culto dos orixás, pois é através deles queencontramos explica-Jes plaus&veis para determinados ritos.

    O 9I$O #A 7/IAXRO `orubá: Olodumaré enviou Oxalá para que criasse omundo. A ele foi con8ado um saco de areia, uma galinha com 0cinco1 dedose um camaleão.

    A areia deveria ser %ogada no oceano e a galinha posta em cima para queciscasse e 8esse aparecer a terra. Mor )ltimo, colocaria o camaleão parasaber se a terra estava 8rme.

    Oxalá foi avisado para faer uma oferenda C "xu antes de sair para cumprirsua missão. Mor ser um orixá funfun, Oxalá se achava acima de todos e,sendo assim, negligenciou a oferenda C "xu. #escontente, "xu resolveu

  • 8/19/2019 osun apara

    15/23

    vingar'se de Oxalá, faendo'o sentir muita sede. 6ão tendo outra alternativa,Oxalá furou com seu opasor! o tronco de uma palmeira. #ela escorreu uml&quido refrescante que era o vinho de Malma. 7om o vinho, ele saciou suasede, embriagou'se e acabou dormindo.

    Olodumare, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviouOdudua para veri8car o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estavaembriagado, OduduDa cumpriu sua tarefa e os outros orixás vieram se reunira ele, descendo dos céus, gra-as a uma corrente que ainda se podia ver noPosque de Olose.

    Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada C Oxalá: a honra de criaros homens. "ntretanto, incorrig&vel, embriagou'se novamente e come-ou afabricar anJes, corcundas, albinos e toda espécie de monstros. OduduDainterveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxalá e criouhomens sadios e vigorosos, que foram insuUados com a vida por Olodumaré.

    "sta situa-ão provocou uma guerra entre OduduDa e Oxalá. O )ltimo, Oxalá,foi então derrotado e OduduDa tornou'se o primeiro Oba Oni Ifé ou ;Oprimeiro /ei de Ifé;.

    7argos 0postos1 ocupados em um IlK Axé

    Ol(ys , Ogãns e @%NisIyalorixáPabalorixá: 9ãe ou Mai de Eanto, é o postomais elevado do I>K? tem a fun-ão de iniciar e completar o ato de inicia-ãodos olorixás.IyaegbéPabaegbé: * a segunda pessoa do axé. 7onselheira,

    responsável pela manuten-ão da Ordem, $radi-ão e =ierarquia. Mostoparalelo ao da Iyalorixá ou Pabalorixá.Iyalaxé: 9ãe do axé, a que distribui oaxé. * quem escolhe os Oloyes de acordo com as determina-Jessuperiores.Iya3e3ere: 9ãe pequena do axé ou da comunidade. Eempre prontaa a%udar e ensinar a todos no IlK.O%ubonã: * a mãe criadeira.Iyamoro:/esponsável pelo IpadK de "x). Qunto com a Agimuda, Agba eIgna.IyaefunPabaefun: /esponsável pela pintura dos IyaDos.Iyadagan:Auxilia a Iyamoro e vice'versa. $ambém possui sub'postos Otun'#agan e Osi'dagan.Iyabassé: /esponsável no preparo dos alimentos sagrados. $odosOlorixás podem auxilia'la, sendo ela a )nica responsável por qualquer falha

    eventual.Iyarubá: 7arrega a esteira para o iniciando. " usa toalha de Orixá noombro.Aiyaba "De: /esponsável em determinados atos em obriga-Jes de;cantar folhas;. +eralmente 8lhas de Oxun.Aiybá: Pate o e%é em grandesobriga-Jes. $em sub'posto Otun e Osi.OlNgun: 7argo masculino, despachaaos "b(s das grandes obriga-Jes, a preferKncia é para os 8lhos de Ogun,depois Odé e OluDaiyK.Oloya: 7argo feminino, despacha os "b(s das grandesobriga-Jes, na falta de OlNgun. Eão 8lhas de Oya.9ayK: 9exe com as coisasmais secretas do Axé, ligadas a inicia-ão do Adox).Agbeni OyK: Mosto

  • 8/19/2019 osun apara

    16/23

    paralelo a 9ayK, divide a mesma causa.OyK: Ee relaciona com a  àefunPabaefun? ou se%a, coisas de AjO para inicia-ão.Olopondá: +randeresponsabilidade na inici-ão, no mbito altamente secreto.Iyalaba3é:/esponsável pela alimenta-ão do iniciado, enquanto o mesmo se encontrarde obriga-ão.(lCbá: /esponsável pelo >Cbá, simbolo de ngo.Agimuda:

    /ela-ão com o IpadK de "x). Aquela que carrega a espada. $itulo femininousado no culto de Oya e +eledé.Iyato%uom(: /esponsável pelas crian-as doAxé.Iyas&hC Aiyabá é quem segura o estandarte de Oxalá.OmolCra: Mosto decon8an-a.Earapegbé: 9ensageiro de coisas civis e de aDo.A3NDé IlK ang!: *a Eecretária da casa de ngo. \elo, Or! e compras.Pabalossayn:/esponsável pela colheita das folhas. 7argo de extrema importncia.

    Axogun: /esponsável pelos sacrif&cios. $ra axé de Ogun. $rabalha emcon%unto com IyalorixáPabalorixá, OloyKs e Ogans. 6ão pode errar./esponsável direto pelos sacrif&cios do &nicio ao 8m do ato. Eoberano nestasobriga-Jes, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a

    obriga-ão, transmitindo C Iyalaxé as respostas e mandamentos. #eve serchamado de Mai. " também possui sub'posto Otun e Osi.Ogalá$ebessK: #onodos toques, cnticos e dan-as. $rabalha em con%unto com o AlagbK, possuisub'posto Otun e Osi.AlagbK: /esponsável pelos toques rituais, alimenta-ão,conserva-ão e preserva-ão dos IlHs, os instrumentos musicais sagrados. 6osciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que fa-a aA>SO/A#A mais ou menos k^ min. Ee um autoridade de outro Axé chegar aoIlK, o AlagbK, tem de lhe prestar as devidas homenagens ;dobrar o IlH;oferecer até sua pr(pria cadeira. $ambém possui sub'posto Otun eOsi.Alagbá: Ambito civil do Axé.@%Ni: 7amareira do Orixá. "3édi.O%uoba:

    Mosto de honra no IlK ang! e possui sub'posto Otun e Osi.$eololá: Aquelaque acompanha os Obas de ang!.Eobal(%u: $&tulo masculino e feminino.Eendo o mais importante e atraente, o preferido do rei.9aDo: +randecon8an-a.Pal(gun: $&tulo ligado ao IlK Ogun.Alagada: Ogan que cuida dasferramentas de Ogun.Pal(de: Ogan de Odé.A8codé: 7hefe do Aramefá 0corpos1 ligado ao IlK Odé.`pery: Ogan ou @%Ni de OdéAla%opa: Messoa de Odé,que leva a ca-a para ele.Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca oIlH dedicado a Oxalá.Assogbá: Ogan ligado ao IlK Omol) e cultos deObaluaiye, 6anã, "gun e "x).AlabaDy: Messoa que trabalha na área %ur&dica eque cuida dos interesses civis do Axé.>eyn: Messoa do Ogun ou Odé, que elaOgun.Alagbede: Messoa que trabalha no ramo de ferro e metais e for%a asferramentas do Axé."lémNs(: Ogan ou @%Ni de Oxaguian, ligados ao IlKOxalá.+ymu: @%Ni de Omolu, que cuida de tudo que se relaciona a Omolu,6anã e Ossany.aDe(: >igado ao IlK Ossaiyn.OgNt)n: >igado ao IlK Oxun.ObaOdo8n: >igado ao IlK Oxalá.IDin #unse: >igado ao IlK Oxalá.Apo3an: >igado aoIlK Omol).Abogun: Ogan que cultua Ogun.

  • 8/19/2019 osun apara

    17/23

    Se%a algumas das palavras mais utiliadas no 7andomblé.

    Ab! e Oubi3( carneiro

    7oquém e EacuK galinha d]angola.

    Adié galinha.

    4abaodié galinha, galo.

    9alu boi.

    Aban'malu vaca.

    Ifé e Olofu gato.

    A3o3or! galo.Me3eié e Apepeié pato.

    "xie atabexi cavalo.

    Matapá burro.

    A%a) e Adiaia cachorro

    "ran e Ab! carneiro.

    Aledá e >edé porco.

    Agutan ovelha.

    "uré cabra.

     $aleu'taleu peru.

    A%apá e >ogoé cágado.

    Ad%ini%u elefante.

    OuK'Kyá rabo grande.

    o%i leão.

    \amba elefante.

    enimi e xeni8dam sapo.

    Ab!'agutam ovelha.

  • 8/19/2019 osun apara

    18/23

    Oguri peixe.

    "iyele pombo.

    Alodé periquito.

    Ohá e #ud! macaco.

    Ará corpo.

    Ory cabe-a.

    Ipa3( nuca.

    "tu orelha.

    Imum nari.

    Iban queixo.Irun cabelo.

    Irun'ban barba e bigode.

    "8n dente.

    "eté lábios.

    Apá bra-o.

    5ué mão.

    "sse e Alessé pé.

    Itan3( coxas.

    Idi'cu nus.

    itaba e "beu vagina.

    *epã test&culo.

    Ogungum osso.

    "num boca.

    "rã e AncK carne.

    "%é Eangue.

    "u) e o%u olhos.

  • 8/19/2019 osun apara

    19/23

    O3an cora-ão.

    "igi3á ombros.

    Ob( nádegas.

    A3! macho.

    Abam fKmea.

    9ulembu dedo.

    /ivenum barriga.

    4tens&lios

  • 8/19/2019 osun apara

    20/23

    I33! panela.

    Obé faca.

    Ober( alguidar.

    Obé'nuxo'inx( faca de ponta.

    Pabá'nla av(, patriarca.

    Pabassá irmão gKmeo.

    Aua'mete tio.

    O3orim esposo, marido.

      á̀'lé mulher favorita.

    Omm omoborim 8lho.Pabá pai.

    Pi'egun vi)va.

    O3ebiã noivo.

    Obirim esposa, mulher.

    9!'obirim e obirim'mim minha mulher.

    "xi omobirim 8lha.

      à'nla av(.

    9uturi vi)va.

      á̀ mãe.

    I3obassu solteiro.

    O3o'O3orim homem.

    'madK menino.

     $ata'mete primo.

    O3uamuri casado.

    Sestuário

  • 8/19/2019 osun apara

    21/23

    7ores

    Ax( roupa.

    4batá sapato.

    Abatá e batá sapatos.

  • 8/19/2019 osun apara

    22/23

    emeium feito com ep!.

    furá feito com diversas frutas.

    6AXRO A6+O>A

    OE 7A/+OE 6A 6AXRO #" A6+O>A:A partir da 9ameto de in3ice 9aria6enen e de outros $atetos como Pernardinho e 7iri Aco, o culto banto ou

    7andomblé da 6a-ão de Angola, como é chamado o culto no Prasil, tevemaior destaque na comunidade afro'brasileira.

    "stes negros ou bantos, como eram chamados devido a l&ngua que falavam,seguiam a tradi-ão religiosa de lugares como: 7asan%e, 9un%olo, 7abinda,>uanda entre outros. 9as, o culto banto tem sua liturgia particular e muitodiferenciada das culturas yorubá e fon.

    Abaixo, encontram'se desmembrados os cargos e fun-Jes em um 7andomblé

    Panto: $ata /ia In3ice \elador Mai

    9ameto /ia In3ice \eladora 9ãe

     $ata 6denge Mai pequeno

    ixi3a Ingoma $ocador

     $ata ambono Ogan

     $atta ivonda Aquele que sacri8ca os animais

    insaba O que colhe folhas

    i3ala 9u3axe

  • 8/19/2019 osun apara

    23/23

    i%ingu 7argo

     $ata 4nganga O que %oga b)ios

    \a3ae 6pano $roncos de árvores colocados nas portas dos santos

    9unena Iniciado

    6dunbe Abian

    Sumbi "gun

    #iungu ilumbe Ea&da de santo

    #imba In3ice Obriga-Jes oferecidas aos Eantos

    umbi 6goma #ias de toque

    ufumala #efuma-ão#iungu 6lungu Ordem do barco:

    amoxi/ianga

    aiai airi

    atatu airi

    a3uãna auanã

    Eu3uranise $roca das águas nas quartinhas

    ota