4
Natal-RN, dezembro de 2014 - Ano XV - Nº 171 Há mais de dois mil anos o filho do Senhor desceu à terra para nos salvar. E desde então que esta data é especialmente comemorada pela tradição Cristã. É um período de solidariedade, de fé e de muita crença. É tempo também de refletir sobre o ano que se encerra, de conviver com a família e com os amigos que escolhemos ao longo da vida. É tempo de se doar ao próximo, seja através de uma palavra ou de um gesto. A família Fasern deseja a todos os empregados, participantes, assistidos e familiares um Natal e um Ano Novo de muita paz, oração e respeito. DIRETORIA EXECUTIVA Editorial Nesta Edição O Manual do Futuro Aposentado, em sua segunda edição, foi distribuído aos participantes próximos da aposentadoria. Página 3 Sabia como será o funcionamento da Fasern neste final de ano e para os primeiros dias de janeiro de 2015 . Página 3 Aposentadoria Horário nContinua na página 2 Celebrando o Natal com a Fasern “V ivemos o tempo da esperança!”. Foi com essas palavras que o pa- dre Raimundo Lopes Ribeiro ini- ciou seu sermão na missa em Ação de Graças, pe- los assistidos da Fasern, celebrada na Igreja Santa Terezinha. Esse encontro já virou tradição entre os aposentados que se confraternizam, anual- mente, com os seus familiares e com toda equipe da Fasern para celebrar o Natal. Em seguida, a festa continuou na AABB onde foi oferecido um jantar com direito a música ao vivo e sorteio de vários brindes. Durante a celebração religiosa, o padre Lo- pes proferiu sábias palavras, “Nós precisamos colocar em prática a palavra de Deus, que é o profeta da humanidade, aquele que está sempre pronto para nos receber. Ninguém pode viver muito tempo sem a palavra de Deus. Vamos edi- ficar a nossa vida sobre a palavra Dele”, afirmou e continuou pregando, lembrando que ali presen- te estavam os aposentados da Cosern, que de- veriam servir como exemplo, pois eram pessoas com experiência e podiam dar o seu testemunho de fé aos mais novos. Com o encerramento da missa, todos se- guiram para a AABB onde a confraternização continuou. Este ano o evento bateu o recorde de público, mais de 200 pessoas compareceram e, pela primeira vez, toda a equipe de profissionais da Entidade estava presente. A noite foi conduzida pelos ritmos do forró, das músicas dos anos 60 e por baladas românticas cantadas pela banda Mes- sias Paraguay. Antes do sorteio dos brindes, a dire- tora Liane Chacon agradeceu a presença de todos, “desejo a todos um Feliz Natal, um 2015 cheio de bênçãos, de saúde, determinação e coragem”. O padre Raimundo Lopes Ribeiro celebrando a missa em ação de graças pelos assistidos

Página 3 Celebrando o Natal com a Fasern · Celebrando o Natal com a Fasern “V ivemos o tempo da esperança!”. Foi com essas palavras que o pa-dre Raimundo Lopes Ribeiro ini

  • Upload
    lephuc

  • View
    217

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Natal-RN, dezembro de 2014 - Ano XV - Nº 171

Há mais de dois mil anos o filho do Senhor desceu à terra para nos salvar. E desde então que esta data é especialmente comemorada pela tradição Cristã. É um período de solidariedade, de fé e de muita crença. É tempo também de refletir sobre o ano que se encerra, de conviver com a família e com os amigos que escolhemos ao longo da vida. É tempo de se doar ao próximo, seja através de uma palavra ou de um gesto. A família Fasern deseja a todos os empregados, participantes, assistidos e familiares um Natal e um Ano Novo de muita paz, oração e respeito.

DIRETORIA EXECUTIVA

Editorial

Nesta Edição

O Manual do Futuro Aposentado, em sua segunda edição, foi distribuído aos participantes próximos da aposentadoria.

Página 3

Sabia como será o funcionamento da Fasern neste final de ano e para os primeiros dias de janeiro de 2015 .

Página 3

Aposentadoria Horário

nContinua na página 2

Celebrando o Natal com a Fasern“Vivemos o tempo da esperança!”.

Foi com essas palavras que o pa-dre Raimundo Lopes Ribeiro ini-

ciou seu sermão na missa em Ação de Graças, pe-los assistidos da Fasern, celebrada na Igreja Santa Terezinha. Esse encontro já virou tradição entre os aposentados que se confraternizam, anual-mente, com os seus familiares e com toda equipe da Fasern para celebrar o Natal. Em seguida, a festa continuou na AABB onde foi oferecido um jantar com direito a música ao vivo e sorteio de vários brindes.

Durante a celebração religiosa, o padre Lo-pes proferiu sábias palavras, “Nós precisamos colocar em prática a palavra de Deus, que é o profeta da humanidade, aquele que está sempre pronto para nos receber. Ninguém pode viver muito tempo sem a palavra de Deus. Vamos edi-ficar a nossa vida sobre a palavra Dele”, afirmou e continuou pregando, lembrando que ali presen-te estavam os aposentados da Cosern, que de-veriam servir como exemplo, pois eram pessoas com experiência e podiam dar o seu testemunho de fé aos mais novos.

Com o encerramento da missa, todos se-guiram para a AABB onde a confraternização continuou. Este ano o evento bateu o recorde de público, mais de 200 pessoas compareceram e, pela primeira vez, toda a equipe de profissionais da Entidade estava presente. A noite foi conduzida pelos ritmos do forró, das músicas dos anos 60 e por baladas românticas cantadas pela banda Mes-sias Paraguay. Antes do sorteio dos brindes, a dire-tora Liane Chacon agradeceu a presença de todos, “desejo a todos um Feliz Natal, um 2015 cheio de bênçãos, de saúde, determinação e coragem”.

O padre Raimundo Lopes Ribeiro celebrando a missa em ação de graças pelos assistidos

Natal-RN, dezembro de 2014 2

Expediente FASERN - Previdência Complementar - Rua Olinto Meira, 1074 - Barro VermelhoCep: 59.030-180 Natal/RN - Tel.: (84) 3092-4350 www.fasern.com.br

Redação e edição: Hayssa Pacheco (84) 9987-8426. Tiragem: 1.000 exemplares - Distribuição gratuita

Presidente:Céres Varella Bezerra de A. Matoso

Diretor Financeiro:Celso Arnaldo de Medeiros

Diretora de Seguridade e Administração:Liane Câmara Matoso Chacon

nContinuação da capa

Messias Paraguay conduziu a música que animou os presentes ao jantar da Fasern

Todos os empregados da Fasern marcaram presença na festa

Mais de 200 pessoas lotaram o salão da AABB

Os prêmios sorteados e os aposentados que foram contemplados no sorteio

A presidente da Fasern, Céres Varella, lem-brou que há um ano está na Fasern e reafirmou o seu compromisso em continuar trabalhando com afinco e dedicação. Complementou dizen-do: “Esta festa foi feita com muito carinho para vocês. Desejo a todos um Natal abençoado e um 2015 de muitas realizações”. Desejo um Natal abençoado e um 2015 de muitas realizações”. O representante da Cosern, Renato Gomes, justifi-cou a ausência do presidente do Conselho da Fa-sern, Francisco Veiga, e parabenizou a diretoria da Fundação pela festa.

O presidente do Sintern, José Fernandes, lembrou que aqueles momentos eram de confra-ternização, eram momentos de união, momen-tos para estar junto e para planejar o futuro, “a cada ano esta festa está mais bonita. Desejo um Natal de prosperidade, de muita paz e saúde”. O assistido Paulo Barateiro encerrou os agradeci-mentos afirmando que ali estavam trabalhadores e lembrou os companheiros de trabalho que não estavam mais presentes entre nós.

Em seguida, a diretoria iniciou o sorteio de 15 brindes doados pela Unimed, Cosern e Sin-tern. Os brindes foram: 1 smart TV led de 40 po-legadas, 2 TVs led de 32 polegadas, 1 TV led Full HD de 22 polegadas, 1 mini system, 3 microon-das, 1 multiprocessador de alimentos, 1 câmera fotográfica digital, 1 notebook CCE, 2 celulares Samsung e 2 tablets Alcatel 3G. A diretoria da Fa-sern agradeceu aos patrocinadores pelos brindes, tornando a noite ainda mais especial. A noite foi encerrada após o jantar ser servido.

Natal-RN, dezembro de 20143

01Domingos Sávio G. da Silva Francisco Canindé R. Souza

02José Ary Pereira Edson Dantas Júnior

03Cleiton Alexandre Oliveira Maikon Bruno B. de Freitas Kátia Cristina de Araujo Erismar de Souza Medeiros

04Marília Paula N. Rodrigues Fernanda Jussara P. de Santan Lucia Maria Fernandes

05João Canindé do Nascimento Francisco de Lira Carneiro Leomax Paiva de Freitas

06Genival Bernardo da Silva José Reis Pereira

07Francisco Dantas Diniz José Ubirajara de Medeiros

08José Alves Maia Roberval Pinheiro Borges Jr Augusto Cesar Freitas Barros Eriberto Câmara da Silva Ellen Fabiana de Medeiros

09Gonçalo Coelho de Oliveira Antonio Julio do Nascimento Ubaldo Olegário Jarbas De Souza Soares

10José Ribeiro Sobrinho Maria de Lourdes P. da Silva

11Josivan Góis Da Silveira

12João Batista Leiros Neto Manoel Mendes

13Wellington David Oliveira Lima Ismar Maia Guimarães

14Wenceslau Jose M. Neto

15Dilson Andrade de Sousa Marcel Bezerra de Aguiar Raimundo Pedro de LimaFrancisco Assis B. Nascimento

16Francisco das Chagas BarbosaRaquel Mendes M. CysneirosMarília Pereira P. de FariasJuliane Karoline R. Nasciment

17Gilson Medeiros de Melo Cácia de Lourdes Ferreira

18Ezequias Bezerra Flávio Bandeira de Melo Costa Edina Maria S. de Carvalho

19Lindoval Câmara de Oliveira Francisco Ferreira de Araujo Sebastião Leite da Silva Helena Maranhão C. de Sá

20Creso Fernandes Caldas Sebastião Nunes De Paiva Bruno Alves Dos Santos

21Francisco Antônio V. Medeiros Elton Leôncio Nery Jozilma da Silva B. Rodrigues

22Geraldo Martins de Souza Jose Flavio Gomes da Cruz

23Nabor Francisco Medeiros Jr Tales Gomes da Silva Paulo José Marcio Viana do Nascimento

24Francinaldo Araujo de Paula

25Diógenes Fagundes Melo Arau

26Dayan Ferreira Dantas Walmary Pereira NunesJose Luiz Varela Barca Richard Magno S. dos Anjos

27Orlandine da Silva Deurisvan Morais Costa Eduardo Baroni Junior Antonio José Dantas

28Atebaldo dos Santos Francisco de Assis Oliveira Severino Barbosa Lima Filho

29Luiz Jorge da Silva João Jacome Garcia Erinaldo Olinto da Silva

30José Francisco da Costa Francisco Marcio F. da Silva Maria Gildenia F. de Moura

31Luiz Rodrigues de Morais Antonio Romualdo de Araujo Pammella Emmanuella Santos

JaneiroACONTECE NA FASERNDIA DO APOSENTADO

O mês de janeiro além ser um período cheio de esperança, de re-novação e de frescor de um ano novo, tem também uma data muito especial para a Fasern. No dia 24 é comemorado o Dia do Aposen-tado. A Fasern se antecipa e parabeniza a todos os assistidos da Fun-dação. Parabéns pelos anos de trabalho, pela experiência adquirida, pelo conhecimento transmitido e pela vida que construíram. A Fundação tem muito orgulho de ter cada um de vocês como membro da Entidade.

MANUAL A Fasern acaba de confeccionar a segunda versão do Manual do

Futuro Aposentado, que foi distribuída aos participantes do Plano CD próximos da aposentadoria. O manual lembra que aqueles que deixarão a vida laboral terão mudanças em sua rotina e, provavel-mente, em seus rendimentos. Portanto é preciso se preparar para este momento, minimizar os custos e se planejar. O manual traz informações sobre o Plano CD, sobre os benefícios, os tipos de aposentadoria, além de dicas que serão muito úteis na hora de encerrar a carreira profissional. É importante que leiam o material com atenção!

PROMOÇÃO A partir do dia 5 de

janeiro de 2015, a Fasern, através do site Planeje o Futuro (www.planejeo-futuro.com.br), tem uma novidade para os participantes e assistidos da Fundação. To-dos poderão participar da Sessão Especial, ou seja, irão concorrer a filmes em DVD ou ingressos de cinema. Serão sorteados 5 pares de ingressos de cinema e 5 filmes em DVDs. Para participar, basta acessar o site, fazer seu login no ícone Sessão Especial, aceitar o regulamento, escolher o prêmio (ingresso ou DVD) e responder as pergun-tas propostas. Depois é só cruzar os dedos e esperar o sorteio. Atenção, a promoção ocorrerá no período de 5 a 31 de janeiro de 2015 e o sorteio será realizado em fevereiro. Participe!

HORÁRIO Atenção participantes e as-

sistidos para os horários de fun-cionamento da Fasern no início de 2015. No período de 31 de dezembro a 4 de janeiro a Fa-sern estará fechada. A Fundação volta a funcionar normalmente no dia 5 de janeiro. No dia 6 do mesmo mês, Dia de Reis e feria-do municipal em Natal, a Fasern funcionará em horário normal, pois o expediente da Entidade neste dia será para compensar o dia 2 de janeiro, uma sexta feira, quando não haverá expediente.

No mês de novembro, através da publi-cação no Diário Oficial da União, o Governo Federal criou o Comitê Per-

manente de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Coibição ao Financiamento do Terrorismo nos Mercados de Seguros, Resseguros, Capita-lização e Previdência Privada Aberta (CPLD).

O comitê tem a função de promover a cultura da prevenção à lavagem de dinheiro e coibição ao financiamento do terrorismo. Ou-tra responsabilidade atribuída ao comitê será

acompanhar estudos, movimentos nacionais ou mundiais e novos padrões e novas tecnolo-gias que possam impactar na prevenção.

Ainda caberá ao comitê propor minutas de normas e procedimentos internos relativos ao tema, tanto no âmbito da Superintendência de Seguros Privados (Susep), quanto para os mer-cados de seguros, resseguros, capitalização e previdência privada aberta. O comitê também irá propor a execução de estudos e a contrata-ção de especialistas para auxiliar o trabalho do CPLD.

No âmbito de atuação da Susep, o grupo será constituído por membros titulares, com direito a voto, e membros associados.

Governo Federal cria Comitê para prevenir e combater lavagem de dinheiro

Aniversariantes

Natal-RN, dezembro de 2014 4

Landu Ângelo de Vasconcelos e SilvaSetor de Investimentos

FUNDAÇÃO COSERN DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Na busca contínua de promover a informação e fortalecer a transparência de suas ações, a Fasern apresenta os fundos que compõem seus investimentos, destacando as principais características e explicando as estratégias utilizadas.

É importante ressaltar que todas as alocações são realizadas conforme a Política de Investimentos, que é proposta pelo colegiado da Fasern e apro-vada pelo Conselho Deliberativo após intensas análises e discussões sobre o cenário econômico, contexto legal e estratégias adotadas para cada segmento.

No segmento de renda fixa, a Fundação detém a maior parte de seus recursos, que são distribuídos em três fundos:

Fundo ALM Potiguar (plano BD) é um exemplo de sucesso, composto por títulos públicos federais (LFT; NTN-C; NTN-B) que foram adquiridos com a combinação de ótima taxa de rentabilidade e vencimentos que acom-panham as obrigações do plano até pelo menos 2050 (estudo de ALM). É o principal responsável pelo plano BD realizar distribuições de superávit. Fundo exclusivo da Fasern.

O Fundo Sinergy é composto por títulos públicos federais (LFT; NTN--B) e títulos privados (LF´s, CDB´s e Debêntures), apenas de instituições de primeira linha. É um fundo exclusivo da Fasern e o principal investimen-to do Plano CD.

O Fundo Itaú Soberano (PGA) é utilizado para custeio administrativo dos planos BD e CD, de forma segmentada, a Fasern possui cotas (partici-pação) desse fundo que é aberto ao mercado e que investe apenas em títulos públicos de alta liquidez.

No segmento de renda variável, a participação em fundos de investimen-to de ações tem o intuito de diversificação de gestores e consequentemente de suas estratégias. A Fasern não possui fundo exclusivo nesse segmento.

O Fundo Franklin Templeton Valor e Liquidez (plano CD) tem como característica a análise fundamentalista, com perspectiva de rentabilidade de longo prazo. As principais apostas estão nos segmentos de “instituições financeiras” e “educação”. Desde sua criação, em dezembro de 1998, o fundo acumula ganhos de 2.402,73%, enquanto que o Ibovespa obteve ganho de 1.741,15%, no mesmo período.

Fundo Vinci Gás Dividendos FIA (plano BD / plano CD) propõe a geração de um fluxo de dividendos, com pouca volatilidade, investe em ações de empresas com histórico de forte geração de caixa e distribuição de dividendos. É avaliado como um dos três melhores fundos de sua categoria. Os principais investimentos estão nos segmentos “elétrica/saneamento” e “bancos”. Desde sua criação, em setembro de 2005, o fundo acumula ga-nhos de 185,91%, enquanto que o Ibovespa obteve ganho de 72,96%, no mesmo período.

O Fundo Investidor Profissional (plano CD) é um fundo de ações que investe exclusivamente em empresas brasileiras com horizonte de longo prazo. Realiza análise fundamentalista e a sua principal aposta de investi-mentos, é em “instituições financeiras”. A rentabilidade desde sua criação em novembro de 1998 é de 4.363%, contra 1.741% do Ibovespa no mesmo período.

O Fundo BRZ Valor FIC FIA (plano CD) tem o objetivo de gerar valor em um horizonte de médio e longo prazos, através da identificação de em-presas via análise fundamentalista com potencial de valorização, estratégias diferenciadas e princípios de governança corporativa. Desde sua criação, em janeiro de 2005, o fundo acumula ganhos de 442,33%, enquanto que o Ibo-vespa obteve ganho de 120,74%, no mesmo período.

No Fundo Ennesa FIA (plano BD) a política deste gestor consiste em propiciar valorização de suas cotas, mediante a aplicação em mercados de títulos e valores mobiliários de emissão de companhias abertas participantes

do leilão de privatização da Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte. Fundo fechado.

Dessa forma, podemos considerar as rentabilidades dos planos BD e CD como uma média ponderada das rentabilidades dos fundos (acrescidas as carteiras de empréstimos) para compor os resultados dos investimentos da Fasern.

No quadro abaixo estão apresentadas as rentabilidades da Fasern, por plano e perfil de investimentos, no acumulado do ano até outubro.

Para efeito de comparação, utilizamos o resultado de dois estudos reali-zados por consultorias externas especializadas em fundos de pensão. A con-sultoria “A” utiliza dados de 52 fundos de pensão no Brasil, totalizando 79 planos de beneficio (BD/CD), já a consultoria “B” informa que sua amostra é constituída por 153 planos de beneficio (BD/CD).l O plano BD da Fasern apresenta rentabilidade acumulada até ou-

tubro de 2014 é de 10,55%, a média dos planos BD da consultoria “A” é de 8,60% de rentabilidade, enquanto a média dos planos BD da consultoria “B” equivale a 9,48% de rentabilidade.l O plano CD da Fasern apresenta rentabilidade acumulada até ou-

tubro de 2014 é de 9,75%, a média dos planos CD da consultoria “A” é de 8,34% de rentabilidade, enquanto a média dos planos CD da consultoria “B” equivale a 9,70% de rentabilidade.

Se tiver o interesse em conhecer um pouco mais sobre os fundos, os ges-tores, ou até mesmo dos procedimentos de controle e rotina da equipe de investimentos da Fasern, faça-nos uma visita ou envie email, com sugestões de novos temas que possam ser abordados no site, no jornal ou no informa-tivo da Fasern.

Investimentos da Fasern: Segmentos e Fundos

POSIÇÃO CONSOLIDADAPERFIS FASERN PLANO CD

MÊS CONSERVADOR MODERADO MODER. PLUS AGRESSIVO AGRES. PLUSjan/14 -1,4500% -1,6600% -2,1900% -2,5500% -2,9200%fev/14 2,,6700% 2,5400% 2,1900% 1,9500% 1,7100%mar/14 0,9600% 1,0700% 1,3600% 1,5600% 1,7600%abr/14 1,6200% 1,5500% 1,3700% 1,2400% 1,1100%mai/14 2,8000% 2,7300% 2,5400% 2,4100% 2,2900%jun/14 0,5500% 0,6500% 0,9000% 1,0700% 1,2400%jul/14 1,1000% 1,1200% 1,1700% 1,2100% 1,2400%

ago/14 3,4100% 3,5500% 3,9200% 4,1800% 4,4400%set/14 -2,4200% -2,6700% -3,2900% -3,7300% -4,1600%out/14 1,5700% 1,5700% 1,5600% 1,5600% 1,5500%

No Ano 11,1844% 10,7736% 9,7229% 9,0009% 8,2669%

POSIÇÃO CONSOLIDADAFASERN

MÊS META BD CD RF BD RV BD RF CD RV CDjan/14 1,0901% 0,4716% -2,1641% 0,5924% -1,2676% -1,1784% -5,9232fev/14 0,9998% 1,6457% 2,2035% 1,6964% 1,2254% 2,9849% -0,2443%mar/14 1,0098% 1,1638% 1,3442% 1,1680% 2,0041% 0,7387% 3,4953%abr/14 1,1905% 1,4010% 1,3734% 1,4849% 0,7477% 1,7826% 0,0789%mai/14 1,1503% 1,3397% 2,5489% 1,4462% 2,3698% 2,9944% 1,2546%jun/14 0,9697% 0,7810% 0,8852% 0,7168% 2,7517% 0,3483% 2,6921%jul/14 0,6284% 0,7429% 1,1680% 0,7800% -2,4353% 1,0682% 1,5282%

ago/14 0,4980% 1,3518% 3,9093% 1,2235% 3,2321% 3,2492% 6,7579%set/14 0,5481% -0,0371% -3,2705% 0,1884% -3,7761% -1,7447% -7,4532%out/14 0,8593% 1,2395% 1,5623% 1,2337% 1,0190% 1,6113% 1,5393%

No Ano 9,3096% 10,5587% 9,7576% 11,0361% 5,7676% 12,3617% 2,9479%RF: Renda Fixa | RV: Renda Variável