2

Click here to load reader

Pastoral da Música Litúrgica - Paróquia Nossa Senhora ...auxiliadoracampinas.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Dom-Bosco.pdf · ... Aleluia, Aleluia, Aleluia! V: ... mos é prova

  • Upload
    builiem

  • View
    212

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Pastoral da Música Litúrgica - Paróquia Nossa Senhora ...auxiliadoracampinas.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Dom-Bosco.pdf · ... Aleluia, Aleluia, Aleluia! V: ... mos é prova

Antífonas de Entrada 1. Antífonas De Entrada R: O Senhor deu-lhe sabedoria e prudência e um cora-ção tão grande como as praias à beira-mar. (Rs 5,9) Ou (escolhe-se uma das antífonas) R: Meus filhos, vinde e escutai-me: Vou ensinar-vos o te-mos do Senhor. Contemplai a sua face e ficareis radio-sos. (Sl 34)

Entrada (opcional) 2. Deu-lhe o Senhor R: Deu-lhe o Senhor a prudência e o saber, um coração generoso e tão vasto como a areia da praia do mar. 1. Louvai meninos ao Senhor, louvai o nome do Senhor. 2. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda eterni-dade. 3. Do nascer do sol ao seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor. 4. Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no

princípio, agora e sempre. Amém!

3. Vocação de Dom Bosco 1. Observando nas ruas e nas praças, nas favelas, cadeias e calçadas injustiça tramada, a sorte dura, ele vê a juventude abandonada. R: E Dom Bosco assim foi se envolvendo e entregou sua vida a esta missão: "Até meu derradeiro suspiro será em favor destes amigos meus" 2. Conversando nos becos e nas casas, nos boteco, nos campos, em construções. Escutando o clamor angustiado ar-rancado de tantos corações. 3. Descobrindo nos rostos flagelados desses jovens sem chance, sem guarida Jesus Cristo excluído, afastado das fa-mílias, dos campos e da vida.

4. Profeta dos Jovens 1. Houve um homem chamado por Deus que foi grande no meio dos seus. Seu caminho foi profetizado e na vida amado por onde andou. O seu nome é bandeira de fé, Pai e Mestre dos jovens já é, depois dele seus filhos serão, neste rico chão, sementes de amor. R: Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar. Vem trazer-nos seu sorriso, seu olhar amigo, seu imenso amor. Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco cami-nhar. Sua audácia seja agora, nossa vez e hora de parti-cipar. 2. Hoje a luta do povo latino é a busca de um mesmo des-tino: uma civilização do amor onde o valor seja a comunhão. Com Dom Bosco isto aconteceu no milagre que se ofereceu. Hoje vidas serão transformadas se forem amadas do jeito de Deus.

Antífona de Aclamação 5. Aclamação R: Aleluia, Aleluia, Aleluia! V: Eu vos dei o exemplo, diz o Senhor, para que façais como eu fiz para vós. (Jo 13,15) Ou (escolhe-se um dos versículos) V: Diz o Senhor: “O Servo não é maior do que o seu senhor. O mensageiro não é maior do que aquele que o enviou”. (Jo 13,16b).

Oferendas 6. O Senhor Colocou-nos no Mundo 1. O Senhor colocou-nos no mundo para os outros, meu amigo; quem demora em se dar nesta vida, corre grande pe-rigo.

R: Nesta hora, Senhor, na alegria do ter, quero a vida te dar. Dar a mão ao menor e me comprometer na coragem de amar. (2x) 2. É feliz quem a Ele se entrega desde cedo, quando jovem;

muito fruto depois colherá, como o Filho do Homem.

7. Bendito Seja Deus Pai 1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor. R: O homem que trabalha faz a terra produzir. O trabalho multiplica os dons que nós vamos repartir. 2. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor. 3. E nós participamos da construção do mundo novo com

Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.

8. Bendito e Louvado Seja 1. Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador. O pão que nós recebemos é prova do seu amor. O pão que nós recebe-mos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo tra-balhador. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador. Na missa é transformado no corpo do Salvador. R: Bendito seja Deus, bendito seu amor, bendito seja Deus, Pai onipotente, nosso Criador. (2x) 2. Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador. O vinho que recebemos é prova do seu amor. O vinho que recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalha-dor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador. Na missa é transformado o sangue do Salvador.

Antífonas De Comunhão 9. Antífonas de Comunhão (Sl 91) R: “Quem acolhe até mesmo um destes meninos em meu nome, é a mim que acolhe”, diz o Senhor. (Mt 18, 5) Ou (escolhe-se uma das antífonas) “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos ou-tros, assim como eu vos amei”. (Jo 13,34)

Comunhão (opcional) 10. Recebemos do Senhor (Sl 91) R: Recebemos do Senhor um mandamento novo: Amemo-nos uns aos outros como Ele nos amou. (2x) 1. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bon-dade, e o vosso amor fiel, a noite inteira, ao som da lira de dez cordas e da harpa, com canto acompanhado ao som da cítara. 2. Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, e reju-bilo de alegria em vossas obras. Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, quão profundos são os vossos pensamen-tos! 3. Vós me destes toda a força de um touro, e sobre mim um óleo puro derramastes; triunfante, posso olhar meus inimi-gos, vitorioso, escuto a voz de seus gemidos. 4. O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. 5. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

11. Neste Altar, o Pão da Vida 1. Neste altar, o pão da vida, vamos todos receber. É Jesus que nos convida: despertar e reviver. R: Ó Jesus, vinde ajudar vosso povo sofredor. Pela Vir-gem Auxiliadora, dai-nos fé e mais amor. 2. “Fazei tudo o que Ele vos disser” – a Mãe falou. Se cum-prirmos esta ordem, vida nova despontou.

Pastoral da Música Litúrgica - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas

Page 2: Pastoral da Música Litúrgica - Paróquia Nossa Senhora ...auxiliadoracampinas.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Dom-Bosco.pdf · ... Aleluia, Aleluia, Aleluia! V: ... mos é prova

3. Tanta gente está sofrendo sem ter teto, sem ter pão. Dar-lhes uma vida digna é viver a comunhão. 4. Este pão que alimenta traz-nos vida e mais vigor. Apren-damos de Maria dar a vida por amor. 5. Se da Mãe Imaculada nos deixarmos ensinar “Novos céus e nova terra” neste mundo vão brotar.

12. Dom Bosco dos Sonhos 1. Os teus sonhos percorreram tantas noites, e chegaram até nós como a luz no amanhecer, invadindo os nossos co-rações, cansados de esperar o encanto e a magia das ma-nhãs. R: Os teus sonhos foram muito mais além do que os teus pés pisaram. Os teus sonhos irão muito mais além de onde já chegaram. 2. No jardim as flores têm ainda espinhos. A beleza e a dor são as cores do caminho. Os teus passos seguem firmes, ul-trapassam as fronteiras, pois carregas o infinito no olhar. 3. Muitos jovens te encontram pelas praças, reconhecem tua voz na alegria de uma festa. E se tornam teus amigos. Eles todos fazem parte dos teus sonhos que agora vivem em nós.

13. Ainda Existe sua Casa na Colina 1. Ainda existe sua casa na colina, altar do sonho que gerou grande missão. A juventude abandonada que o fascina, com bondade se transforma em suas mãos. R: Por isso hoje agradecemos ao Senhor por esse dom que fez a Igreja mais amada: sou convocado a ser sinal e portador do amor de Deus a juventude abandonada. 2. Da mãe colheu o que ensinou pra nós um dia: amor se-reno, exigente, criador; saber, trabalho, temperança e ale-gria, razão e fé na Providência do Senhor. 3. Pai se tornou de outros filhos. São bem-vindos na constru-ção de uma família, de um lar. Ainda existem prados verdes. Sonhos lindos, é o Senhor que nos convida a trabalhar.

Pós-Comunhão 14. Da Mihi Animas Da mihi animas, cetera tolle. Da mihi animas, cetera tolle. Da mihi animas, cetera tolle. Da mihi animas, cetera tolle.

Final 15. Dom Bosco Jovem R: Dom Bosco jovem, teu nome é uma canção. Dom Bosco jovem, te amamos de coração. 1. Tu foste amigo dos jovens. Dos pobres tu foste a espe-rança. Fizeste brotar tantos risos que hoje não sais da lembrança. 2. O amor foi teu hino de guerra. Teu jeito de dar paz à terra. A tua bondade era tanta que hoje não sais da lem-brança. 3. A tua presença irradiava confiança e serena alegria. E

a todos a Deus tu levavas nos braços da Virgem Maria.

16. Dom Bosco 1. Viveu, trabalhou, sofreu, se alegrou. Não perdeu tempo e com a vida evangelizou. (2x) R: Dai-me almas e ficai com o resto. O que importa é a juventude santa. (2x) 2. Fiel ao Senhor, Dom Bosco se gastou. Não perdeu tempo e com a vida evangelizou. (2x)

17. No Compasso do teu Coração 1. Menino que cedo levanta, vai ao campo e lança a se-mente ao chão. Mãos unidas, entoa uma prece, cai a chuva e florescem quatro espigas de um grão. Bem cedo aprende na lida os segredos da vida, da terra e do céu. Na corda caminha em frente; passos firmes, contente, olhando pra Deus. R: Entrando no compasso da tua canção, vou apren-der os segredos do teu coração. E nesta corda bamba sempre caminhar. Olhando para o céu não vou desa-nimar. (2x)

2. Menino que aprende a sonhar e um campo pra traba-lhar, recebe de Deus: falar ao jovem com mansidão, rou-bar o seu coração e levá-lo ao Céu. Como Mestra a Vir-gem Maria: “Uma Mãe como guia tu sempre terás. Cora-gem, chegou o momento! Confia, a seu tempo tudo com-preenderás”. 3. Alegria, sorriso e festa; ter o céu como meta e cumprir bem o dever. Na razão, religião e carinho ensinou o cami-nho pra quem quer reviver: A bondade de um pai que descobre no rosto mais pobre a face de Deus. Promete o último alento, suor, sofrimento pelos jovens seus.