33
Período Imperial: Período Imperial: (1822-1889) (1822-1889) Primeiro reinado(1822- Primeiro reinado(1822- 1831) 1831) Regência(1831-1840) Regência(1831-1840) Segundo reinado(1840- Segundo reinado(1840- 1889) 1889)

Período Imperial: (1822-1889) Primeiro reinado(1822-1831) Regência(1831-1840) Segundo reinado(1840-1889)

Embed Size (px)

Citation preview

Período Imperial:Período Imperial:(1822-1889)(1822-1889)

Primeiro reinado(1822-1831)Primeiro reinado(1822-1831)Regência(1831-1840)Regência(1831-1840)

Segundo reinado(1840-1889)Segundo reinado(1840-1889)

Primeiro Reinado:Primeiro Reinado:

Brasil Independente:Brasil Independente:►D.Pedro, filho primogênito, se D.Pedro, filho primogênito, se

configurava como uma nova liderança configurava como uma nova liderança política rival das cortes portuguesas.política rival das cortes portuguesas.

►O estado brasileiro buscava o O estado brasileiro buscava o reconhecimento e a consolidação de reconhecimento e a consolidação de sua independência.sua independência.

► Quadro Quadro Independência ou MorteIndependência ou Morte mais mais conhecido com "O Grito do Ipiranga" de conhecido com "O Grito do Ipiranga" de Pedro AméricoPedro Américo (óleo sobre tela - 1888) (óleo sobre tela - 1888)

As relações internacionais:As relações internacionais:► Os EUA são os primeiros a Os EUA são os primeiros a

reconhecerem a independência reconhecerem a independência do Brasil cumprindo o discurso do Brasil cumprindo o discurso da doutrina Monroe.(1824)da doutrina Monroe.(1824)

► No mesmo período o congresso No mesmo período o congresso de Viena prometia invadir as de Viena prometia invadir as colônias rebeldes da América colônias rebeldes da América com a Santa Aliançacom a Santa Aliança

Relações Internacionais:Relações Internacionais:► O patrocínio inglês foi fundamental, através de O patrocínio inglês foi fundamental, através de

empréstimos e a intermediação das empréstimos e a intermediação das negociações entre o Brasil e Portugal.negociações entre o Brasil e Portugal.

► As tropas portuguesas que aqui estavam se As tropas portuguesas que aqui estavam se rebelaram contra o governo, exigindo que rebelaram contra o governo, exigindo que fossem contratados mercenários franceses e fossem contratados mercenários franceses e ingleses.ingleses.

► Na capitação dos recursos se destacaram os Na capitação dos recursos se destacaram os irmãos Andrada.(José Bonifácio, Martim irmãos Andrada.(José Bonifácio, Martim Francisco e Antonio Carlos de Andrada e Silva)Francisco e Antonio Carlos de Andrada e Silva)

A “eminência parda”:A “eminência parda”:► José Bonifácio de José Bonifácio de

Andrada e SilvaAndrada e Silva(1763-1838), nascido (1763-1838), nascido em Santos (Brasil), em Santos (Brasil), estudou mineralogia estudou mineralogia na Academia de Minas na Academia de Minas de Freiberg, professor de Freiberg, professor de Metalurgia da de Metalurgia da Universidade de Universidade de Coimbra.Coimbra.

As disputas Armadas:As disputas Armadas:►As disputas se concentraram na Bahia, As disputas se concentraram na Bahia,

Piauí, maranhão, Pará e Piauí, maranhão, Pará e cisplatina(1822-1823).Em todas essas cisplatina(1822-1823).Em todas essas guerras o Brasil foi vitorioso.guerras o Brasil foi vitorioso.

►Estas disputas enfraqueceram a Estas disputas enfraqueceram a unidade territorial brasileira unidade territorial brasileira favorecendo revoltas provinciais. favorecendo revoltas provinciais.

O reconhecimento O reconhecimento Português:Português:

► Depois de contraírem pesadas dividas e Depois de contraírem pesadas dividas e percebendo que não conseguiriam apoio percebendo que não conseguiriam apoio internacional, a corte portuguesa reconhece a internacional, a corte portuguesa reconhece a independência do Brasil mediante ao independência do Brasil mediante ao pagamento de uma indenização de 2 milhões pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas.(1824)de libras esterlinas.(1824)

► A Inglaterra concedeu o empréstimo ao Brasil, A Inglaterra concedeu o empréstimo ao Brasil, exigindo que Portugal pagasse parte de sua exigindo que Portugal pagasse parte de sua dívida com o mesmo dinheiro, portanto o dívida com o mesmo dinheiro, portanto o dinheiro nem saio dos bancos ingleses. dinheiro nem saio dos bancos ingleses.

Relações comerciais:Relações comerciais:► A ajuda inglesa contribui para o A ajuda inglesa contribui para o

estabelecimento das parcerias comerciais com estabelecimento das parcerias comerciais com o Brasil onde foram mantidas as vantagens dos o Brasil onde foram mantidas as vantagens dos tratados de 1810.tratados de 1810.

►O Brasil nasce bastante endividado criando O Brasil nasce bastante endividado criando uma situação de bastante desvantagem no uma situação de bastante desvantagem no campo das negociações.campo das negociações.

► Em primeiro momento a independência não Em primeiro momento a independência não siguinificou uma grande mudança no campo da siguinificou uma grande mudança no campo da economia, sendo mantida a estrutura agro-economia, sendo mantida a estrutura agro-exportadora e a escravidão.A industria interna exportadora e a escravidão.A industria interna não encontrou espaço para crescer relegando não encontrou espaço para crescer relegando o Brasil a dependência comercial. o Brasil a dependência comercial.

Política Interna:Política Interna:► Logo após a independência a elite brasileira Logo após a independência a elite brasileira

já apresentava a divisão política em dois já apresentava a divisão política em dois partidos: Brasileiro e Português.partidos: Brasileiro e Português.

► Na elaboração da primeira constituição Na elaboração da primeira constituição foram convocados 90 deputados para a foram convocados 90 deputados para a constituinte, todos representantes da constituinte, todos representantes da elite(Aristocracia rural).elite(Aristocracia rural).

► Sobre a liderança dos irmãos Andradas foi Sobre a liderança dos irmãos Andradas foi confeccionada uma carta constitucional de confeccionada uma carta constitucional de caráter liberal e altamente polêmica.caráter liberal e altamente polêmica.

O projeto constitucional da O projeto constitucional da Mandioca:Mandioca:

►Características:Características: Subordinação do poder executivo e das Subordinação do poder executivo e das

forças armadas a o legislativo.forças armadas a o legislativo. Instituição do voto censitário – Renda Instituição do voto censitário – Renda

comprovada através da comprovada através da PRODUÇÃO AGRÍCOLA.PRODUÇÃO AGRÍCOLA. Para ter direito a o voto o eleitor de paróquia Para ter direito a o voto o eleitor de paróquia

deveria ter o equivalente a 150 alqueires de deveria ter o equivalente a 150 alqueires de mandioca, para ser candidato a deputado mandioca, para ser candidato a deputado era estabelecido a quantia de 500 alqueires era estabelecido a quantia de 500 alqueires e senador 1000 alqueires.e senador 1000 alqueires.

A constituição de 1824:A constituição de 1824:►D.Pedro não aprova o projeto de 1823 e D.Pedro não aprova o projeto de 1823 e

promove uma dura perseguição aos promove uma dura perseguição aos constituintes liberais, prendendo e constituintes liberais, prendendo e exilando vários deputados – O rei exilando vários deputados – O rei convoca uma nova constituinte, desta convoca uma nova constituinte, desta vez conservadora.vez conservadora.

►25/03/1824 foi outorgada a primeira 25/03/1824 foi outorgada a primeira constituição brasileira – O voto constituição brasileira – O voto continuava censitário mas agora a renda continuava censitário mas agora a renda deveria ser comprovada em mil réis.deveria ser comprovada em mil réis.

Características:Características:►Considerava o imperador como sagrado Considerava o imperador como sagrado

não estando sujeito a qualquer não estando sujeito a qualquer responsabilidade.responsabilidade.

►Subordinação da Igreja católica a o Subordinação da Igreja católica a o estado(padroado), seria garantida a estado(padroado), seria garantida a liberdade de cultos em locais reservados.liberdade de cultos em locais reservados.

►Excluía da participação política as classes Excluía da participação política as classes menos favorecidas, consagrava o poder menos favorecidas, consagrava o poder centralizado e absoluto em torno do rei.centralizado e absoluto em torno do rei.

A Confederação do Equador:A Confederação do Equador:►Movimento que começou em Movimento que começou em

Pernambuco e se espalhou por quase Pernambuco e se espalhou por quase todo o nordeste em 1824.todo o nordeste em 1824.

►Fatores:Fatores: A crise constitucional (1823-1824).A crise constitucional (1823-1824). As dificuldades econômicas do nordeste.As dificuldades econômicas do nordeste. A adoção do regime republicano no resto A adoção do regime republicano no resto

da América.da América.

Confederação do Equador:Confederação do Equador:►Movimento separatista,republicano,popular e Movimento separatista,republicano,popular e

urbano.urbano.► Líderes:Paes de Andrade(político), Frei Líderes:Paes de Andrade(político), Frei

Caneca(jornalista e franciscano) e Cipriano Caneca(jornalista e franciscano) e Cipriano Barata.Barata.

►Os revolucionários tomaram o poder em Os revolucionários tomaram o poder em Pernambuco e tiveram o apoio do RN,CE e PB.Pernambuco e tiveram o apoio do RN,CE e PB.

► É proclamada a confederação do equador um É proclamada a confederação do equador um país republicano separado do Brasilpaís republicano separado do Brasil

► A revolução é derrotada pelas tropas do A revolução é derrotada pelas tropas do governo e 16 pessoas foram executadas. governo e 16 pessoas foram executadas.

Economia do primeiro Economia do primeiro reinado:reinado:

► Aumento considerável da dívida externa.Aumento considerável da dívida externa.► Balança comercial desfavorável.Balança comercial desfavorável.► Cresce a produção mundial de produtos Cresce a produção mundial de produtos

primários como açúcar e algodão.primários como açúcar e algodão.► Café se apresenta como o produto Café se apresenta como o produto

importante nas exportações(1820).importante nas exportações(1820).►De maneira geral foi um período de De maneira geral foi um período de

bastante crise e aumento dos impostos.bastante crise e aumento dos impostos.► A inflação descontrolada e a falência do A inflação descontrolada e a falência do

banco do Brasil (1829).banco do Brasil (1829).

O Absolutismo:O Absolutismo:►O governo de D.Pedro foi altamente O governo de D.Pedro foi altamente

despótico onde o rei administrou sem despótico onde o rei administrou sem o legislativo até 1826.o legislativo até 1826.

A Abdicação de D.Pedro I :A Abdicação de D.Pedro I :