13
Perini Projetos Sociais e Culturais www.periniprojetos.com.br Portifólio

Portfolio Perini Projetos 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Portfolio Perini Projetos 2014

Perini Projetos Sociais e Culturaiswww.periniprojetos.com.br

Portifólio

Page 2: Portfolio Perini Projetos 2014

A Perini Projetos é uma empresa voltada para a realização de projetos culturais e sociais. Neste vasto campo de atuação a em-presa assume como diretriz de gestão e envolvimento a perspec-tiva de 360º, o que implica na permanente atenção ao máximo de variáveis em todas as etapas de um projeto: do conceito ao prático, da elaboração à execução.

Este documento reflete as principais experiências desta trajetória de realizações.

Apresentação

Page 3: Portfolio Perini Projetos 2014

Os programas Vivo Lab e Vivo Arte.Mov foram organizadores das ações culturais da Vivo Telecomunicações S.A. que atuaram em território brasileiro de 2009 a 2012.

Para ambos os programas, a Perini Projetos colaborou entre 2009 e 2010 com a assessoria de projetos e construção de redes.

Neste âmbito, formatou e aprovou diversos projetos em edi-tais e leis de incentivo à cultura nas esfereas municipal, estadual e federal.

Dentre eles destacam-se os projetos Caravana Digital, Circuito Vivo Arte.Mov e Networked Hacked Lab.

Vivo Lab Vivo Arte.Mov

2009 - 2010

Page 4: Portfolio Perini Projetos 2014

“O Projeto Caravana Digital consistiu em um conjunto de atividades de circulação com resultados, produtos e processos de outros 14 projetos vinculados ao Programa Vivo Lab no biênio de 2009 e 2010.

A Caravana Digital passou quatro cidades mineiras (Guaxupé, Juiz de Fora, Cataguases e São João Del-Rei).

Em cada uma das localidades, a equipe contratada pelo Instituto Cidade de Cataguases seguiu uma metodologia de trabalho comprometida com a execução das atividades propostas. Em cada umas das cidades, o projeto realizou uma exposição, oficinas diversas e palestras atingindo um público total de mais de 2800 pessoas.”fonte: relatório final

Perini Projetos: Elaboração, Planejamento e Coordenação

Site:www.fabricadofuturo.org.br/caravanadigital/

Caravana Digital

2011

Page 5: Portfolio Perini Projetos 2014

“Variação do olhar a partir de diferentes pontos de observação. Mais do que um conceito, o Projeto Paralaxe LAB é a expressão de uma rede criativa de jovens envolvidos com a arte, audiovisual e as novas tecnologias.

O ParalaxeLAB é parte da Rede Criativa da Fábrica do Futuro. Nesta realização, 14 grupos de jovens foram selecionados para realizar uma proposta em rede. Para este conjunto de mais de 100 participantes, o desafio é criar, interagir e, sobretudo, compartilhar a capacidade criativa da juventude das cidades de Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Contagem, Teófilo Otoni, Cordisburgo, Guaxupé, São João del Rei, Ubá, Muriaé e Paracatu.” fonte: site do projeto

Patrocínio: Vivo Telecomunicações

Perini Projetos: Conceito, Elaboração, Planejamento e Coordenação

Site:http://paralaxelab.fabricadofuturo.org.br

Paralaxe-Lab

2012

Page 6: Portfolio Perini Projetos 2014

“O Projeto é voltado para a difusão de conteúdos, explorando multi-plataformas, seja em Televisão, redes e mídias sociais, tela de rua e Internet, além de promover ações no campo da pes-quisa, da formação, da criação e da produção audiovisual. Ele tem o patrocínio da Vivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Em 2012, o Arena Digital integra a Rede Criativa da Fábrica do Futuro, promovendo ações de intercâmbio entre jovens que habitam várias regiões do Estado de Minas Gerais, em especial com participação dos coletivos de jovens dos projetos Paralaxe Lab e Nós Mídia. Com uma lin-guagem ágil e descontraída, os programas fazem uso de recursos multimídia ao explorar diversas questões de interesse da juventude.” (site Fábrica do Futuro)

Patrocínio: Vivo Telecomunicações S.A.

Perini Projetos: Elaboração, Planejamento e Coordenação

Arena Digital

2012

Page 7: Portfolio Perini Projetos 2014

Selecionado pelo “Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição”, o projeto Inter Residências Ações (I.R.A.) é uma iniciativa cultural pautada pelo intercâmbio entre ar-tistas consagrados e coletivos criativos de jovens.

Para essa primeira edição, os coordenadores do projeto, o fotó-grafo Pedro Motta e o sociólogo e gestor cultural Daniel Perini, convidaram o coletivo “Sem Eira Nem Beira” para se envolver em uma residência criativa de dez dias na cidade de São João Del Rei com os artistas Eustáquio Neves (Diamantina - MG) e Miguel Chikaoka (Belém - Pará).

Site:www.ira.art.br

Patrocínio:Furnarte

Perini Projetos: Conceito, Elaboração, Planejamento e Realização

I.R.A.

2013

Page 8: Portfolio Perini Projetos 2014

O patrimônio cultural de uma comunidade está presente em todos os lugares e atividades. Nas ruas, nas casas, nas artes e danças, nos museus e escolas, igrejas e praças. Onde houver atividade humana temos refletido a cultura do lugar. Seja no trabalho ou no lazer. Da mais simples brincadeira ao mais sofisticado oficio. Nosso patrimônio cultural faz parte das nossas ações diárias e é através dele que estabelecemos a nossa identidade.

As atividades serão planejadas e ministradas por uma equipe multidisciplinar composta pela Arte Educadora Lívia Arnaut e pela Ambientalista Mara Cristina Fernandes Gu imarães, com coordenação do Arqu i te to e Educador Fernando P i -menta Marques.

Ao final o projeto produziu uma cartilha educativa e uma mostra de resultados.

Patrocínio:Holcim

Perini Projetos: Elaboração, Planejamento e Realização

Site: www.patrimoniobemcomum.com.br

Patrimônio: bem comum

2014

Page 9: Portfolio Perini Projetos 2014

Baseando-se na saga humana pela fixação da imagem que, cul-mina com a invenção da fotografia, as atividades do projeto Bit e Ponto trazem para escolas e alunos de Pedro Leopoldo um repertório de ações voltadas para descoberta da produção da imagem a partir de um percurso lúdico.

Do bit ao ponto, o projeto apresenta para 12 turmas e aproxi-madamente 300 alunos e alunas, uma sequência de atividades dinâmicas e práticas que partem de dispositivos óticos tal como a “câmara obscura” e levam até o conhecimento de técnicas de produção em 3D.

Patrocínio:Holcim

Perini Projetos: Conceito, Metodologia, Elaboração, Planejamento e Realização

Site: http://www.biteponto.art.br

Bit e Ponto!

2014

Page 10: Portfolio Perini Projetos 2014

Bit e Ponto!Galeria

Page 11: Portfolio Perini Projetos 2014

Bit e Ponto!

Impressos

Page 12: Portfolio Perini Projetos 2014

Daniel Perini

Bacharel em Ciências Sociais Universidade Federal de Minas Gerais (2007)

Pós-graduado em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas Universidade Federal de Minas Gerais (2011)

2001-2005 Presidente Fundador ONG Contato - Centro de Referência da Juventude

2 0 0 5 - 2 0 0 8 C o o r d e n a d o r O N G C o n t a t o C e n t r o d e R e f e r ê n c i a d a J u v e n t u d e

2005-2008 Membro Titular Conselho Nacional de Juventude, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Geral da Presidência da República.

2009-2010 Assessor de Projetos Programas Vivo Lab, Vivo Arte.mov, Festival Eletronika, Inst i tuo Ci idade de Cataguases, Inst i tuo Fábrica do Futuro, Associaçao Municipal de Aasistência Social.

Desde 2009 - Elaboração de Projetos Clientes: Espaço Tim do Conhe-cimento, Pato Fu, Arnaldo Batista, Insituro Artivisão, Fábrica do Futuro, O Grivo, Centro Cultuiral da UFMG, Festival de Inverno UFMG 46a Ed., Academia de Idéias, Diphusa, Quode, Instituto Cidade de Cataguases, Companhia de Inventos, Pedro Motta, Rodrigo Minelli, Malab Produções.

2009-2010 Orientador Assistente – PEAS Juventude – Mundo do Traba-lho e Perspectiva de Vida – Secretaria de Estado da Educação MG. 2011 Coordenação Projeto Caravana Digital - Instituto Cidade de Cataguases

2011 Co-Coordenação e conselho curador 46 Festival de Inverno da UFMG -Módulo Cataguases

2012 Professor do Curso de Extensão e Especialização em Elaboração de Projetos (CECAPS/UFMG)

2012 Coordenação e Criação do Projeto Paralaxe LAB

2012 Coordenação Projeto Rede Geração Digitaligada Web Visão Coor-denação e Criação

2013 Projeto Inter_Residências_Ações - Selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

2014 Coordenador Geral - Projeto Patrimônio Bem Comum, Patrocínio Holcim

2014 Coordenador Geral e Pedagógico, Projeto Bit e Ponto, Patrocínio Holcim, 2014

Belo Horizonte, Minas Gerais, 1977

Page 13: Portfolio Perini Projetos 2014

Perini Projetos Sociais e Culturais LTDA

Rua Bom Despacho, 153 sala 5 Bairro Santa Tereza Belo Horizonte MGCEP [email protected](31) 8421 4913

Facebook:

Perini Projetos: www.facebook.com/perini-projetosculturaisBit e Ponto: www.facebook.com/bitepontoIRA: www.facebook.com/IRAOPROJETO