17
FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO MANUAL DO VESTIBULANDO PROCESSO SELETIVO 2016 2º SEMESTRE Candidato(a) Nosso muito obrigado por ter escolhido investir em sua qualificação profissional, por meio da prestação de serviços da Faculdade do Clube Náutico Mogiano, nós da FCNM, sentimo-nos honrados com a sua escolha, tenha certeza que não mediremos esforços para superar suas expectativas! Faculdade Náutico Paixão pelo movimento! Amor pela profissão!

PROCESSO SELETIVO 2016 2º SEMESTRE - nautico.edu.br · contida na Ficha de Inscrição do Processo Seletivo 2016 - 2º semestre, preenchendo o campo respectivo, informando, inclusive,

  • Upload
    vanhanh

  • View
    214

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO

MANUAL DO VESTIBULANDO

PROCESSO SELETIVO 2016 – 2º SEMESTRE

Candidato(a)

Nosso muito obrigado por ter escolhido

investir em sua qualificação

profissional, por meio da prestação de

serviços da Faculdade do Clube

Náutico Mogiano, nós da FCNM,

sentimo-nos honrados com a sua

escolha, tenha certeza que não

mediremos esforços para superar suas

expectativas!

Faculdade Náutico

Paixão pelo movimento!

Amor pela profissão!

MANUAL DO VESTIBULANDO

PROCESSO SELETIVO 2016 – 2º SEMESTRE

A Faculdade do Clube Náutico Mogiano, está realizando o Processo Seletivo 2016 - 2º semestre, para preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado e Fisioterapia. 1. Habilitação à inscrição

1.1 Podem se inscrever no Processo Seletivo 2016 – 2º semestre os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente (supletivo).

1.2 Ao assinar e confirmar sua inscrição, o candidato estará assumindo a veracidade das informações prestadas na ficha e declara estar ciente das normas que regem o Processo Seletivo, constantes neste manual e no Edital do Processo Seletivo.

1.3 Será eliminado, em qualquer época, mesmo depois de matriculado, o candidato que realizar o Processo Seletivo utilizando documento ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

2. Data, hora e local de realização das provas

2.1 As provas serão realizadas no Campus da FCNM sito a Rua Cabo Diogo Oliver, nº 758, Mogilar, Mogi das Cruzes – SP.

2.2 O portão para acesso ao local de realização da Prova Tradicional será aberto às 13:00 horas do dia 04 de junho de 2016 e poderá acontecer em outras datas a serem agendadas de acordo com vagas remanescentes.

3. Processo Seletivo Tradicional 3.1 O Processo Seletivo Tradicional que aferirá conhecimento de nível médio será

realizado no dia 04 de junho de 2016, das 14:00 às 16:00 horas e compreenderá as seguintes provas:

Atualidades: compreendendo 6 (seis) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 2(dois) pontos cada questão.

Biologia: compreendendo 5 (cinco) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 2 (dois) pontos cada questão;

Ciências Físicas (Matemática, Física e Química): compreendendo 10 (dez) questões, em testes de múltipla escolha valendo 1 (um) ponto cada questão;

Geografia: compreendendo 3 (três) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1(um) ponto cada questão;

História: compreendendo 3 (três) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1(um) ponto cada questão;

Língua Inglesa: compreendendo 2 (duas) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão;

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: compreendendo 10 (dez) questões, em testes de múltipla escolha valendo 2 (dois) pontos cada questão;

Redação: compreenderá uma prova de redação, valendo 40 (quarenta) pontos.

3.2 As questões presentes nessas provas versam sobre a capacidade do candidato

em utilizar os saberes globais das áreas para resolução de problemas e a capacidade interpretativa. São questões essencialmente voltadas para avaliar as competências e habilidades dos saberes apreendidos durante a Educação Básica. Portanto, têm um conteúdo totalmente inter e transdisciplinar.

3.3 A prova de redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Pelo conceito que a ela é atribuído, poderá desclassificar o candidato.

3.4 Para responder às provas, o candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Não será permitido, na sala de provas, o uso de relógios de bolso, pastas, bolsas, corretivo líquido, calculadora, celular, tablet ou qualquer equipamento eletrônico.

3.5 Durante a aplicação da prova é proibido qualquer comunicação entre os candidatos.

3.6 O candidato não poderá sair do local de aplicação antes de ter decorrido uma hora da realização das provas.

3.7 Não será permitido ao candidato a realização das provas fora do local estabelecido, bem como em outro período e/ou horário diferente dos definidos para este Processo Seletivo.

3.8 É da inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de rasuras na folha de resposta.

3.9 Ao término da prova o candidato deverá entregar ao fiscal da sala a folha de respostas e a folha de redação. O candidato poderá levar o caderno de questões.

4. Processo Seletivo Eletrônico 4.1 O Processo Seletivo Eletrônico que aferirá conhecimento de nível médio será

realizado na data e horário agendado pelo candidato no ato da inscrição e compreenderá as seguintes provas:

Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação compreendendo uma prova de redação, valendo 40 (quarenta) pontos e 5 (cinco) questões, em testes de múltipla escolha valendo 2 (dois) pontos cada questão;

Língua Inglesa compreendendo 3 (três) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão;

História compreendendo 3 (três) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão;

Geografia compreendendo 3 (três) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão;

Ciências Físicas compreendendo 6 (seis) questões, em testes de múltipla escolha de Matemática, Física e Química valendo 1 (um) ponto cada questão e

Biologia compreendendo 5 (cinco) questões, em testes de múltipla escolha, valendo 2 (dois) pontos cada questão.

4.2 As questões presentes nessas provas versam sobre a capacidade do candidato em utilizar os saberes globais das áreas para resolução de problemas e a capacidade interpretativa. São questões essencialmente voltadas para avaliar as competências e habilidades dos saberes apreendidos durante a Educação Básica. Portanto, têm um conteúdo totalmente inter e transdisciplinar.

4.3. A prova de redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Pelo conceito que a ela é atribuído, poderá desclassificar o candidato.

4.4 A prova terá duração de 1 hora e 30 minutos.

4.5. Não será permitido o uso de dicionário, calculadora, tablet, celular ou qualquer outro equipamento durante a realização da prova.

5. ENEM 5.1 Os candidatos que fizeram(farão) a prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino

Médio, de 2014 ou 2015, poderão utilizar a nota obtida nessas provas para concorrer às vagas oferecidas para os cursos do Processo Seletivo 2016 - 2° semestre.

5.2 Para isso, o candidato deverá assinalar a opção de escolha “ENEM + Redação”, contida na Ficha de Inscrição do Processo Seletivo 2016 - 2º semestre, preenchendo o campo respectivo, informando, inclusive, o ano de realização do ENEM e anexar o comprovante emitido pelo MEC/INEP, que demonstre a nota obtida na prova do ENEM realizada.

5.3 Para utilização da nota o candidato deverá ter obtido nota igual ou superior a 50% de aproveitamento no referido processo do ENEM.

5.4 O candidato que escolher a opção “ENEM + Redação” deverá realizar a prova de Redação no horário e data agendada no ato da inscrição.

5.5 A prova de Redação pelo conceito que a ela é atribuído poderá desclassificar o candidato.

5.6 A prova de redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Pelo conceito que a ela é atribuído, poderá desclassificar o candidato.

5.7 O cálculo da nota final para os candidatos que optaram pelo “ENEM + Redação” será o resultado da média alcançada entre a avaliação do ENEM e a pontuação alcançada na Redação.

6. Elaboração da Redação 6.1 Avaliação da Redação: Será avaliada a produção de texto, considerando-se:

adequação ao tema proposto; a sequência lógica, estrutura do parágrafo e expressividade; adequação do vocabulário (Estrutura); a ortografia, acentuação, concordância, pontuação e regência (Correção de Linguagem); organização gráfica; coesão, coerência e tipo de composição dissertativa.

6.2 Será anulada a Redação que se apresentar: fora do tema proposto; redigida sob a forma de verso; identificada como plágio por qualquer meio de comunicação; escrita à lápis; redigida em folha que não seja a de Redação da FCNM; pré-moldada (texto padronizado ou pré-fabricado quanto ao contudo, à estrutura e ao vocabulário, comum a vários candidatos).

6.3 O que a FCNM espera do vestibulando na Redação: Boa performance intelectual na produção da Redação.

6.4 Produção da redação: habilidade de síntese criteriosa sobre o Tema abordado; ênfase na criatividade e na interdisciplinaridade do conhecimento para o pensamento inovador; discussões que denotem pensamento reflexivo, sistêmico, criterioso, e plural; discussões que estimulem o debate e a percepção da possibilidade da diversidade de enfoques e resoluções de problemas; discussões com citação de autores e bibliografia demonstrando conhecimentos por estudo; qualidade de linguagem que expressem o pensamento com clareza, objetividade e precisão.

6.5 O que o vestibulando deve evitar na Redação: evitar perder o foco do que se quer; evitar reflexão caótica, sem embasamento de validade e consistência; evitar abordagens superficiais; evitar posicionamentos crítico-analíticos confusos sobre o assunto; evitar sínteses sem critério e completude; evitar elaborar texto sem qualidade de linguagem e de comunicação.

7. Apuração dos Resultados, Classificação e Publicação 7.1 Terá acesso aos cursos o candidato que tenha concluído o Ensino Médio ou

equivalente e se classificado no Processo Seletivo 2016 - 2º semestre, dentro do número de vagas oferecidas.

7.2 A pontuação final do candidato à Prova Tradicional ou Eletrônica será o resultado da soma dos pontos obtidos na redação com a soma das questões objetivas.

7.3 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com o número de pontos obtidos. Em caso de empate a classificação será decidida pelas notas obtidas em Redação, Língua Portuguesa e Biologia.

7.4 À prova de Redação para todos os candidatos serão atribuídos os seguintes valores:

A - 40 pontos

B - 30 pontos

C - 20 pontos

D - 10 pontos

E - desclassifica o candidato

7.5 Serão considerados inabilitados e excluídos da classificação final, os candidatos que não comparecerem a prova.

7.6 O candidato classificado será convocado para a matrícula no curso de opção, obedecendo à ordem decrescente dos pontos, até o limite das vagas oferecidas.

7.7 A primeira lista de classificação ao Processo Seletivo 2016 – 2º semestre será publicado no quadro informativo da Faculdade e no site www.nautico.edu.br, no dia 08 de junho de 2016.

7.8 A lista fixará o prazo de matrícula. Os candidatos que, chamados dentro desse prazo, não apresentarem toda documentação necessária para a matrícula, nos termos do edital, ou que não compareçam para procederem a sua matrícula, perderão automaticamente o direito à classificação alcançada e consequentemente o direito à vaga. Havendo desistência de matrícula será convocado novo candidato habilitado, obedecendo-se à ordem de classificação divulgada.

7.9. Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas, segunda chamada ou recontagem de pontos.

8. Das Pessoas com deficiência

8.1 Os candidatos com deficiência devem obrigatoriamente selecionar a respectiva opção no campo específico da ficha de inscrição, especificar o tipo da deficiência e caso necessite de atendimento especial para realização da Prova, deverá fazer a solicitação preenchendo a ficha (Anexo A), deste Manual especificando os recursos necessários para a realização das suas provas.

9. Vagas Remanescentes

9.1 Caso haja vagas remanescentes nos diferentes cursos, estas serão preenchidas através de novos processos seletivos, com períodos de inscrição, datas de provas e taxas de inscrição a serem definidos pela Coordenação do Processo Seletivo.

9.2 Os novos processos seletivos, caso ocorram, poderão ser Tradicional e/ou Eletrônico.

9.3. Todos os critérios de classificação estabelecidos no item 7 serão aplicados ao processo seletivo às vagas remanescentes.

10. Documentos exigidos e Condições para Matrícula

10.1 Classificando-se no Processo Seletivo, o candidato à matrícula deverá apresentar, além do requerimento fornecido pela Secretaria, os seguintes documentos:

Certificado de conclusão do ensino médio (original e 1 cópia);

Histórico escolar do ensino médio (original e 1 cópia);

Certidão de Nascimento ou Casamento (original e 1 cópia);

Cédula de Identidade (original e 1 cópia);

Título Eleitoral (original e 1 cópia);

Certificado de Reservista (original e 1 cópia);

1 cópia do CPF

1 foto 3x4;

1 cópia do comprovante de endereço

Recibo de pagamento da 1ª parcela da semestralidade escolar conforme valor especificado no anexo B.

Obs.: Se menor de 18 anos, o candidato convocado deverá apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos do responsável financeiro: cópia da Cédula de Identidade e do CPF, sendo que este deverá assinar todos os títulos componentes do processo de matrícula.

10.2 As matrículas serão realizadas na seda da FCNM no período de 08 a 20 de junho de 2016.

10.3 Não haverá matrícula condicional.

10.4 Perderá o direito à matrícula o candidato que: deixar de apresentar o Histórico Escolar ou equivalente; apresentar Certificado de Conclusão do Ensino Médio expedido por estabelecimento não idôneo ou em situação irregular junto ao Conselho Estadual de Educação; apresentar documentação falsa; deixar de apresentar qualquer um dos documentos exigidos para a matrícula, inclusive fotografias; havendo impedimento do candidato, a matrícula poderá ser feita por seu procurador.

11. Disposições Gerais 11.1 Os candidatos deverão comparecer no dia da prova com 1 (uma) hora de

antecedência em relação ao horário de início das provas, sendo obrigatória a apresentação do documento de identidade (original).

11.2 A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos coordenadores, aos fiscais e aos demais candidatos serão motivos de imediata exclusão do candidato do recinto da prova e, consequentemente, de sua eliminação do Processo Seletivo.

11.3 O candidato que, durante a realização das provas, utilizar de meios fraudulentos, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

11.4 Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante as provas: utilizar os materiais descritos anteriormente; se negar a entregar as folhas de respostas após o término do tempo estabelecido para sua realização; se comunicar com outro candidato; se utilizar de meios ilícitos para realização das provas e/ou praticar atos contra as normas ou a disciplina do referido Processo.

11.5 A Diretoria da Faculdade se reserva o direito de prorrogar o prazo das inscrições e alterar a data das provas, decisão que dependerá de dados técnicos fornecidos pela Coordenação do Processo Seletivo.

11.6 De acordo com o que estabelece a portaria MEC nº 971 de 22/08/97, encontra-se disponível no “site” da Faculdade (www.nautico.edu.br) o catálogo dos cursos de Graduação.

11.7 É de responsabilidade do candidato tomar conhecimento dos resultados e listas de convocações.

11.8 Para solicitar aproveitamento de estudos das disciplinas já cursadas em outros estabelecimentos de ensino superior, os candidatos interessados deverão providenciar as cópias dos conteúdos programáticos das respectivas disciplinas e do histórico escolar, as quais deverão ser entregues na secretaria da faculdade no ato da matrícula para a devida análise.

11.9 O candidato menor de 18 (dezoito) anos, classificado no Processo Seletivo, deverá, no dia da matrícula, fazer-se acompanhar de seu representante legal, para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços.

11.10 Em caso de pedido de cancelamento de matrícula, o aluno deverá apresentar uma declaração de que está devidamente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior, até antes do início das aulas, para que possa obter a devolução de 50% (cinquenta por cento) do(s) valor(es) pago(s) à título de matrícula.

12. Conteúdo Programático Português Objetivos: Representação e comunicação

Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação, em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos dos interlocutores; e colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção.

Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.

Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.

Investigação e compreensão

Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis, etc).

Recuperar, pelo estudo, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.

Articular as redes de diferenças e semelhanças entre as linguagens e seus códigos.

Conhecer e usar línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais.

Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.

Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação,

Linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.

Contextualização sociocultural

Considerar a linguagem e suas manifestações como fontes de legitimação de acordos e condutas sociais, e sua representação simbólica como forma de expressão de sentidos, emoções e experiências do ser humano na vida social.

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens coma meios de: organização cognitiva da realidade pela constituição de significadas, expressão, comunicação e informação.

Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo; e construir categorias de diferenciação, apreciação e criação.

Entender o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Conteúdo programático de Português: 1. Compreensão e interpretação de texto – textos literários e autores brasileiros. Textos não literários ou informativos de livros, revistas e jornais nacionais. 2. Conhecimento linguístico – morfossintaxe. 3. Redação - Temas de âmbito geral. Bibliografia: 1. AULETE, Caldas. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Delta. 2. HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salis. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 3. NANDES, Francisco. Dicionário de Verbos e Regimes. PortoAlegre. Globo. 4. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. – Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 5. TUFANO, Douglas. Estudos de Língua Portuguesa. Gramática. 1ª edição. São Paulo. Editora Moderna Ltda.

6. LIMA, C. H. da Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 19ª edição. Rio de Janeiro. Liv. José Olympio. 7. COUTINHO. Afrânio. Introdução à Literatura do Brasil 8ª Edição. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 8. NICOLA, José de. Literatura Brasileira das origens aos nossos dias. 3ª edição. São Paulo. Editora Scipione. 9. GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. 13ª edição. Rio de Janeiro. Getúlio Vargas. 10. SOARES, Magda Beckere CAMPOS, Edson N. Técnica de Redação. Rio de Janeiro. Ao livro técnico S.A. 11. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas e São Bernardo. 12. REGO, José Lins do. Menino de Engenho. 13. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos, 6ª edição, São Paulo: Editora Scipione. 14. TERRA, Hernani. Curso Prático de Gramática, 4ª edição. São Paulo: Editora Scipione. 15. FARACO, e Moura, Literatura e Gramática, 4ª ed. São Paulo: Editora Scipione. 16. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 35ª ed. São Paulo. Ática.

Inglês 1. COMPREHENSION OF TEXTS 2. ARTICLES Indefinite and definite: omission. 3. NOUNS Plural: regular and irregular. Gender. Possessive. 4. ADJECTIVES, Demonstrative, Possessive, Gender. Position and form. Comparisons. The superlative. 5. PRONOUNS. Demonstrative. Possessive. Reflexive. The use of one, ones, some and any. 6. QUESTION WORDS: Which, who, what, where, when, how many, how much, how far, what time. 7.VERBSThe verb to be: affirmative, negative and interrogative sentences. There is and there are. The simple present tense. Imperative sentences. Auxiliary verbs. The future tense. Regular and irregular verbs. Contractions. 8. PREPOSITIONS The use of prepositions: time and place 9. ADVERBS: Adverbs of frequency and time. 10. The days of the week. 11. The months of the year. 12. The seasons. 13. Cardinal and ordinal numbers. Dates. Bibliografia 1. BARROSO, Rusel Marcos. English for Specific Purposes – J.Andrade –Aracaju 2. BERLITZ, Charles. Inglês passo a passo – Martins Fontes. São Paulo 3. EASTWOOD, John. Oxford Practice Grammar – Oxford University Press Oxford 4. MURPHY, Raymond. Grammar in use – Cambridge University Press. Cambridge.

História 1. Pré-história. 2. Civilizações Antigas.

3. Idade Média. 4. Modernidade. 5. Contemporaneidade. Bibliografia 1. ARRUDA, José Robson de A. História Moderna e Contemporânea – São Paulo. Editora Ática. 2. BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. – História da civilização. Curso Moderno. São Paulo. 3. DANTAS, José. – História Geral – Da formação do Capitalismo ao MundoAtual – Editora Moderna . São Paulo. 4. MAIOR, A. Souto – História do Brasil. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 5. PRADO JÚNIOR, Caio. – História Econômica do Brasil. São Paulo. Brasiliense. 6. SOUZA, Osvaldo R. de – História Moderna e Contemporânea. São Paulo. Editora Ática. 7. TAVARES, Luiz Henrique Dias – História da Bahia – Ática – Rio de Janeiro.

Geografia Aspectos físicos e humanos, mundial e do Brasil. Bibliografia 1. ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil; Aspectos físicos, humanos e econômicos. São Paulo. Editora Moderna. 2. Estudos de Geografia do Brasil. São Paulo. Editora Moderna. 3. ANTUNES, Celso. Geografia do Brasil. São Paulo. Editora Scipione. 4. COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil. São Paulo. Editora Moderna. 5. GARCIA, Hélio Carios e GAVARELLO, Tito Márcio. Geografia do Brasil. São Paulo. Editora Scipione. 6. MOREIRA, Igor. O espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo. Editora Ática. 7. NAKATA. Hirome e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. São Paulo. Editora

Ciências Físicas Objetivos Representação e comunicação

Desenvolver a capacidade de comunicação.

Ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico.

Interpretar e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, expressões, ícones, dentre outros).

Exprimir-se oralmente com correção e clareza, usando a terminologia correta.

Produzir textos adequados para relatar experiências, formular dúvidas ou apresentar conclusões.

Utilizar as tecnologias básicas de redação e informação, como computadores.

Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos.

Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.

Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações e interpretações.

Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos.

Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe.

Investigação e compreensão Desenvolver a capacidade de questionar processos naturais e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções. Desenvolver o raciocínio e a capacidade de aprender.

Formular questões a partir de situações reais e compreender aquelas já enunciadas.

Desenvolver modelos explicativos para sistemas tecnológicos e naturais.

Utilizar instrumentos de medição e de cálculo.

Procurar e sistematizar informações relevantes para a compreensão da situação problema.

Formular hipóteses e prever resultados.

Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.

Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.

Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.

Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das Ciências Naturais.

Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades.

Fazer uso dos conhecimentos da Física, da Química e da Biologia para explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas.

Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.

Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.

Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-las aos problemas que se propõem resolver.

Contextualização sócio-cultural

Compreender e utilizar a ciência, como elemento de interpretação e intervenção, e a tecnologia como conhecimento sistemático de sentido prático.

Utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar e equacionar questões sociais e ambientais.

Associar conhecimentos e métodos científicos com a tecnologia do sistema produtivo e dos serviços.

Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio.

Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade.

Entender a relação entre o desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuser e se propõe solucionar.

Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutos de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômico e cultural.

Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social.

Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Conteúdo programático de Matemática: 1. Cálculos Numéricos. - Potenciação e radiciação; Percentagem; Juros e descontos simples; 2. Noções de lógica matemática. Princípios lógicos. Notações de Lógica Simbólica; 3. Conjuntos; 4. Expressões algébricas; Simplificação; 5. Polinômio; 6. Relações Binárias; 7. Funções; 8. Equações / inequações; 9. Seqüência de números reais – Progressões aritméticas; progressões geométricas;

10. Matrizes e determinantes. Cálculo de determinantes; Resolução de sistemas lineares de três equações com três incógnitas – regra de Craminer; 11. Análise combinatória; 12. Geometria analítica no plano – Sistemas de coordenadas cartesianas; Distância entre dois pontos; Equações da reta; Área de triângulo e polígonos; Bibliografia 1. AREF NETO, Aditar. – Noções de Matemática – São Paulo, Moderna, Vol. 2. 2. IEZZI, Gelson – Fundamentos de Matemática Elementar – São Paulo,Atual, vol. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10. 3. PIERRO NETTO, SCIPIONE de. – Matemática – São Paulo. Ática,Vol. 1, 2 e 3. 4. SETANI, Vitor – Matemática – São Paulo, Ática. Vol. 1, 2, 3

Conteúdo Programático de Física 1. Melâlila . 2. Cinemática. 3. Dinâmica. 4. Gravitação universal. 5. Hidrostática. 6. Termologia. 7. Ondulatória. 8. Eletromagnetismo. 9. Física relativista. 10. Física quântica(aspectos). 11. Eletromagnetismo. Bibliografia 1. FELTRE, Ricardo. Química: química geral. 5ªed. São Paulo: Moderna, 2000. v.1. 4. GALLO NETTO, Carmo. Química: da teoria a realidade. 1ªed. SP: Scipione, 1996.v.3. 7. LEMBO, Antonio. Química: Química geral. 1ªed. São Paulo: Ática, 1999. v.1. 10. MORTIMER, Eduardo Fleury. Química para o ensino médio. 1ªed. São Paulo: Scipione, 2003. 11. NOGUEIRA, Neto Antonio de Carvalho. Química: para o ensino médio. 2ªed. São Paulo: IBEP, 2005. 12. SARDELLA,Antonio. Curso de química: química geral. 11ªed. SP: Ática, 1991. v.1. 17. USBERCO, João. Química: química orgânica. São Paulo: Saraiva, 2005. v. 3.

Conteúdo Programático de Química 1. Reações Químicas. 2. Tabela Periódica. 3. Ligações Químicas. 4. Funções inorgânicas. 5. Cálculos químicos. 6. Soluções. 7. Propriedades coligativas. 8. Termoquimica. 9. Oxirredução. 10. Cenétilo químico. 11. Eletroquímica.

12. Química Nuclear. 13. Equilíbrios químicos. Bibliografia 1. SARDELLA, Antônio. Química: volume único. São Paulo: Ática, 2000. (Série Novo Ensino Médio). 2. USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química: volume único. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. . 3. LEMBO, Antônio. Química: realidade e contexto. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. 3v. 4. FELTRE, Ricardo. Química: química geral 5. ed. São Paulo: Moderna, 2000. V.1 7. REIS, Martha. Completamente química: química geral. São Paulo: FTD, 2001. (Coleção completamente química, ciências, tecnologia e sociedade).

BIOLOGIA Conteúdo Programático de Biologia 1. Bioquímica. 2. Biologia celular. 3. Seres vivos (anatomia, fisiologia, e evolução dos filos). 4. Genética. 5. Evolução. 6. Ecologia. 7. Embriologia. 8. Histologia. Bibliografia 1. SOARES, José Luís. Biologia: volume único São Paulo: Scipione, 1997. 2. LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Bio 1: introdução a biologia e origem da vida. São Paulo: Saraiva, 2006. 3. AMABIS, José Marigno; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007. V.1. 6. LINHARES, Sergio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje: citologia, histologia, origem da vida. ed. São Paulo: Ática, 2005. V.1 9. CARVALHO, Wanderley. Biologia em foco: volume único. São Paulo: FTD, 2000.

Mogi das Cruzes, 25 de abril de 2016.

Marcos Paulo Tavares Furlan Diretor Geral da Faculdade

ANEXO A

SOLICITAÇÃO DE REGIME ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

À Comissão de Processo Seletivo 2016 – 2º semestre da Faculdade do Clube Náutico Mogiano – Mogi das Cruzes/SP ..................................................................................................................................,

brasileiro(a), estado civil .............................., profissão ....................................

residente na cidade de........................................................................ à Rua

................................................................................................ Nº........, Complemento

................................................................, Bairro .....................................................

Telefone................................ e Celular .........................., RG nº .................................,

Inscrito no Processo Seletivo 2016 da Faculdade do Clube Náutico Mogiano, para o

curso ..............................................................................., inscrição nº ................, vem

requerer que sua prova seletiva seja realizada em regime especial, conforme o

estabelecido no item 10 do Edital 2016 – 2º semestre da Faculdade do Clube

Náutico Mogiano, conforme justificativa abaixo.

_______________________________________ Assinatura do Candidato ou Representante Legal

JUSTIFICATIVA

............................................................................................................................. ...........

....................................................................................................................... .................

............................................................................................................................. ...........

........................................................................................................................................

Se o candidato for portador de necessidades especiais, especifique os

recursos necessários

............................................................................................................................. ...........

............................................................................................................................. ...........

.............................................................................................................. ..........................

(ANEXAR ORIGINAL DE LAUDOS, ATESTADOS MÉDICOS E PROCURAÇÃO SE FOR O CASO

ANEXO B

VALORES DAS MENSALIDADES PARA AS TURMAS 2016 – 2º SEMESTRE

Educação Física - Licenciatura ou Bacharelado

Mensalidade: R$ 1.023,00

Parcelas Desconto Valor Mensal Forma de Pagamento 06 35% R$ 664,95 Pagamento até dia 20 do mês anterior 06 28% R$ 736,56 Pagamento até dia 30 do mês anterior 06 23% R$ 787,71 Pagamento até 5º dia útil do mês 06 18% R$ 838,86 Pagamento até o dia 10

Bacharelado em Fisioterapia Mensalidade: R$ 1.150,00

Parcelas Desconto Valor Mensal Forma de Pagamento 06 35% R$ 747,50 Pagamento até dia 20 do mês anterior

06 28% R$ 828,00 Pagamento até dia 30 do mês anterior

06 23% R$ 885,50 Pagamento até 5º dia útil do mês

06 18% R$ 943,00 Pagamento até o dia 10