12

Click here to load reader

Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Proposta de atividade.

Capítulo 1 – Temas e figuras.

-Leitura do capítulo.

- Exercícios 1, 3, 9, 10 e 11.

- Responder:

1. Os dois trechos a seguir tratam de um mesmo assunto. Classifique cada um deles a partir de seu aspecto predominantemente temático ou figurativo:

a) Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala”.

Vidas secas(Graciliano Ramos)

TEXTO:_____________________________

b) “A condição de retirante é uma das três posições importantes que, na literatura do Ciclo de Secas, o sertão brasileiro, ou mais especificamente, a seca, impõe à população do nordeste brasileiro.”.O Retirante(Massaud Moisés)

TEXTO:_______________________

1. Piet Mondrian (1872-1944) foi ícone de um movimento artístico chamado de neoplasticismo. Ele desenvolveu obras com concepções daquilo que chamamos abstracionismo, no qual a composição resulta na expressão de uma concepção geométrica simples que utiliza cores primárias, como vermelho, amarelo e azul.

Page 2: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Observando as imagens acima ( obras de Mondrian ) é correto afirmar que apresentam aspectos de texto temático? Justifique sua resposta com base em elementos da pintura.

Capítulo 2 – Orações coordenadas.

-Leitura do capítulo.

- Exercícios propostos: 2, 4, 5, 8, 9 e 15.

- Responder:

1. - Abraçou-me com tal ímpeto, que não pude evitá-lo.

Reescreva o período acima, adicionando as conjunções que julgar pertinente de modo a não alterar o sentido do original do enunciado . Inicie com: Não pude evitá-lo...

2. Classifique as orações sindéticas a seguir a partir da relação de sentido que estabelecem as conjunções:

a)No dia em que partir, eu me sentirei mais livre do que todos, e gozarei de um infantil sentimento de superioridade.b)Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.c)Deixa em paz o meu coração, que ele é um pote até aqui de mágoa.d)De outras ovelhas cuidarei, que não de vós.

Capítulo 3 – Orações subordinadas substantivas.

- Leitura do capítulo.

- Exercícios: 1 a 8. Complementares: 3 e 5.

- Responder:

1. - Assinale a alternativa que contém uma oração subordinada substantiva objetiva direta:

Page 3: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

a) Meu desejo é que sejam todos aprovados.b) A verdade é que todos adoeceram.c) O aluno que estuda, aprende.d) Espero que tenhas estudado.e) O importante é que ela conseguiu sair de lá.

2. A palavra se é conjunção subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes?

la) Ele se morria de ciúmes pelo patrão.b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.c) O aluno fez-se passar por doutor.d) Precisa-se de pedreiros.e) Não sei se o vinho está bom.

3. No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:

a) substantiva objetiva direta

b) substantiva objetiva indireta

c) substantiva completiva nominal

d) substantiva subjetiva

e) substantiva predicativa

4. "A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:

a) subordinada substantiva objetiva direta

b) subordinada adverbial conformativa

c) subordinada substantiva objetiva indireta

d) subordinada substantiva predicativa

e) subordinada substantiva apositiva

Page 4: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Capítulo 4.

- Leitura do capítulo. Identificar os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade.

- Exercícios propostos: 5, 6, 7, 10, 11. Complementares: 1 a 5.

- Responder:

1. O gráfico a seguir mostra a evolução do êxodo rural no país: mais de 80% da população do país vivem em centros urbanos.

Fonte: IBGE. Disponível em: <http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/11/18>. Acesso em: abr. 2013.

Observe a montagem da charge a seguir, feita com base na obra do pintor realista Millet, As ceifeiras, que retrata o trabalho no campo.

Page 5: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

As ceifeiras. Disponível em: <http://coordenadas-geograficas.blogspot.com.br/2010/03/exodo-rural.html>. Acesso em: abr. 2013

Considerando o gráfico e a charge, assinale a alternativa correta.

a) O homem do campo continua trabalhando na lavoura, que, agora, está em área urbana.b) O homem do campo estava em uma posição arcada, como o hominídeo primitivo, e ainda não havia atingido

sua posição de Homo erectus.c) Ambos não se relacionam, sobretudo porque a charge é de outra época e nada tem a ver com a atualidade.d) Tanto no campo como na cidade, o trabalho pesado está nas mãos das mulheres.e) O êxodo para os centros urbanos pouco alterou a qualidade de vida dos que abandonaram os

campos.

5. Leia o texto a seguir.

Homem novo

Culturalmente, é mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas as guerras foram declaradas. É sempre para que amanhã vivam pacificamente os filhos que hoje são sacrificados os pais...

Isto se diz, isto se escreve, isto se faz acreditar, por saber-se que o homem, ainda que historicamente educado para a guerra, transporta no seu espírito um permanente anseio de paz. Daí que ela seja usada muitas vezes como meio de chantagem moral por aqueles que querem a guerra: ninguém ousaria confessar que faz a guerra pela guerra, jura-se, sim, que se faz a guerra pela paz. Por isso todos os dias e em todas as partes do mundo continua a ser possível partirem homens para a guerra, continua a ser possível ir ela destruí-los nas suas próprias casas.

Falei de cultura. Porventura serei mais claro se falar de revolução cultural, embora saibamos que se trata de uma expressão desgastada, muitas vezes perdida em projectos que a desnaturaram, consumida em contradições, extraviada em aventuras que acabaram por servir interesses que lhe eram radicalmente contrários.

No entanto, essas agitações nem sempre foram vãs. Abriram-se espaços, alargaram-se horizontes, ainda que me pareça que já é mais do que tempo de compreender e proclamar que a única revolução realmente digna de tal nome seria a revolução da paz, aquela que transformaria o homem treinado para a guerra em homem educado para a paz porque pela paz haveria sido educado. Essa, sim, seria a grande revolução mental, e portanto cultural, da Humanidade. Esse seria, finalmente, o tão falado homem novo.

José Saramago. O caderno, 7 maio 2009. Disponível em: <http://caderno.josesaramago.org>. Acesso em: 20 maio 2013.

Um dos principais recursos da linguagem é a intertextualidade, a capacidade de se estabelecer relações de sentido entre textos, inclusive de diferentes gêneros. Entretanto, em muitos casos, para que haja intertextualidade, elementos extralinguísticos, como o contexto e o conhecimento de mundo, por exemplo, precisam ser considerados. Sendo assim, dentre os trechos apresentados a seguir, assinale aquele com o qual pode ser estabelecida, sobretudo no contexto histórico, uma relação com o texto de Saramago.

Page 6: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

a) Há dez anos, os Estados Unidos [...] invadiram o Iraque para acabar com armas de destruição em massa, que ameaçavam o mundo.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/invasao-dos-estados-unidos-ao-iraque-completa-10-anos.html>.

Acesso em: ago. 2013.

b) Com relação à bomba de Hiroshima, o presidente Truman dos Estados Unidos afirmou publicamente que “o uso de armas atômicas era uma maneira de ‘encurtar’ a guerra, salvar vidas”.

Baseado em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Downfall>. Acesso em: 20 maio 2013.

c) Leymah Roberta Gbowee organizou o movimento que colocou fim à Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003 e que conduziu à eleição de Ellen Johnson-Sirleaf à presidência do país africano.

Baseado em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Leymah_Gbowee>. Acesso em: 20 maio 2013.

d) Estados Unidos, França e Grã-Bretanha atacam, sob alegação de valores humanitários, a Líbia e rendem Moammar El-Gadhafi em 2011.

Baseado e traduzido de: <www.revcom.us/a/228/228Libia-es.html>. Acesso em: maio 2013.

e) [Em 2013], a França proclamou-se "em guerra contra o terrorismo" no Mali, segundo a expressão do ministro Le Drian, e deteve o avanço em direção ao sul do país dos grupos armados islamitas que há nove meses controlam o norte do Mali, a Al-Qaeda no Magreb Islâmico.

Disponível em: <www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2013/0/3/Islamitas-contra-atacam-ameacam-Franca-com

epresalias,acd0bc87-1db7-4378-9ad5-b07b5cc68e73.html>. Acesso em: 20 maio 2013.

6. Leia os textos a seguir.

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.Gonçalves Dias.

Uma canção

Page 7: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Minha terra não tem palmeiras...

E em vez de um mero sabiá,

Cantam aves invisíveis

Nas palmeiras que não há.

Minha terra tem relógios,

Cada qual com sua hora

Nos mais diversos instantes...

Mas onde o instante de agora?

Mário Quintana.

Nova canção do exílio

Um sabiá

Na palmeira longe.

Estas aves cantam

um outro canto.

O céu cintila

Sobre flores úmidas

Vozes na mata

E o amor maior.Carlos Drummond de Andrade.

Canção do exílio facilitada

lá?

ah!

sabiá…

papá…

maná…

sofá…

sinhá…

cá?

bah!José Paulo Paes.

Page 8: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Disponíveis em: <www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet174.htm>. Acesso em:29 ago.2013.

Alguns textos ganham tamanho significado em uma cultura que acabam por inspirar outros. Esses textos estabelecem entre si um diálogo, uma relação de intertextualidade. Considerando que o poema de Gonçalves Dias − que exalta a beleza da terra brasileira em oposição à do exílio (Portugal) − inspirou a criação de outros poemas, assinale a alternativa correta.

a) O poema de Paulo Paes e o de Drummond têm a mesma visão positiva sobre a terra natal e negativa sobre a terra do exílio.

b) No poema de Mário Quintana, o Brasil romântico se constrói a partir do imaginário, transformando a realidade em um mundo ideal.

c) Em “Nova canção do exílio”, a mesma exaltação da canção original está mantida − como em “aves que também cantam”.

d) Em “Canção de exílio facilitada”, a ideia do que é bom está indicada na expressão “ah!”, que se opõe a “bah!”

e) Os poemas compostos com base no de Gonçalves Dias mantêm a mesma interpretação da terra natal e do exílio.

7..

Sergio Moreno. “Palavras cruzadas”. Disponível em: <http://sergiommoreno.blogspot.com>.

Acesso em: 11 maio 2013. (Adapt.)

COMPRO-misso

Page 9: Proposta de atividade - Gramática 2º ano.docx

Esse fragmento da poesia “Palavras cruzadas”, de Sergio Moreno, pode se relacionar com o provérbio:

a) “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.b) “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.c) “A lei é dura, mas é para se cumprir”.d) “Mais vale prevenir do que remediar”.e) “Tudo tem seu preço”.

- Escolher um texto (imagem, propaganda, letra de música) Identificar nele possíveis relações interdiscursivas ou intertextuais que ele mantenha com outros textos.

Capítulo 5 – Orações Subordinadas adjetivas.

- Leitura do Capítulo

- Exercícios: 1 a 10.

- Responder:

1. Em “Como é fascinante presenciar um estádio repleto de torcedores promovendo uma festa colorida [...]”, a palavra destacada é usada com o mesmo sentido em:

a) Como a violência é constante, precisamos, às vezes, desabafar.b) Como afirma o escritor, os jogadores perderiam a sua motivação.c) Não sabia como você dançava.d) Somos tão primitivos como os primatas.e) Como é necessário aos torcedores o respeito às opiniões divergentes.

2. Dentre as orações destacadas, indique aquela que tem a mesma função que a frase matriz:“[...] recebi o pagamento das mãos do meu pai, que me deu uma sova de vara de marmeleiro.” (M. de Assis)

a) ”Dr. Fontoura, que na realidade era dentista, acorreu com uns ferrinhos, uma pinça.” (Fernando Sabino)

b) “Era esta a hora em que as duas costumavam ir para o caramanchão.” (L. Fagundes Telles)

c) “É sempre bom das preferência aos legumes que podem ser comidos crus”. (F. de S.Paulo)

d) “D. Custódia era uma portuguesa que alugava quartos na Rua da Misericórdia.” (Adolfo Caminha)

e) Poucas eram as árvores que o inverno despira” (Erico Veríssimo)