21
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA TEXTOS PARA ANÁLISE SARESP PROVA BRASIL ENEM

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

TEXTOS PARA ANÁLISESARESP

PROVA BRASILENEM

Page 2: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas

Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.

– Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?– O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se pre-ocupem, ninguém se machucou!

– Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona... – Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi? – Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?

– Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!

1) De acordo com o texto, os pais não acreditam em (A) adolescentes. (B) psicólogos. (C) pesquisas. (D) desculpas.

Page 3: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Minha Sombra De manhã a minha sombra com meu papagaio e o meu macaco começam a me arremedar. E quando eu saio a minha sombra vai comigo fazendo o que eu faço seguindo os meus passos.Depois é meio-dia. E a minha sombra fica do tamaninho de quando eu era menino.Depois é tardinha. E a minha sombra tão comprida brinca de pernas de pau. Minha sombra, eu só queria ter o humor que você tem, ter a sua meninice, ser igualzinho a você. E de noite quando escrevo, fazer como você faz, como eu fazia em criança: Minha sombra você põe a sua mão por baixo da minha mão, vai cobrindo o rascunho dos meus poemas sem saber ler e escrever.

Fonte:

LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958.

1. De acordo com o texto, a sombra imita o menino (A) de manhã. (B) ao meio-dia. (C) à tardinha. (D) à noite.

Page 4: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Prezado Senhor,

Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, princi-palmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos

publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.

O tema de interesse dos alunos é

(A) cotidiano. (B) escola. (C) História do Brasil. (D) relação entre pais e filhos

Page 5: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

O Sapo

Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.

ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994.

1. No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava”, a expressão destacada significa que

(A) não deu atenção ao pedido de casamento. (B) não entendeu o pedido de casamento. (C) não respondeu à bruxa. (D) não acreditou na bruxa.

Page 6: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Duas Almas

Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens cansada, entra, e sob este teto encontrarás carinho: eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho, vives sozinha sempre, e nunca foste amada...

A neve anda a branquear, lividamente, a estrada, e a minha alcova tem a tepidez de um ninho. Entra, ao menos até que as curvas do caminho se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa, essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua, podes partir de novo, ó nômade formosa! Já não serei tão só, nem irás tão sozinha. Há de ficar comigo uma saudade tua... Hás de levar contigo uma saudade minha...

Fonte:WAMOSY, Alceu. Livro dos Sonetos. L&PM.

1. No verso “e a minha alcova tem a tepidez de um ninho”, a expressão sublinhada dá sentido de um lugar

(A) aconchegante. (B) belo. (C) brando. (D) elegante.

Page 7: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

O Drama das Paixões Platônicas na Adolescência

Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos

de Tati, uma especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia – justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.

Fonte: Revista Escola, março 2004, p. 63

Pode-se deduzir do texto que Bruno

A. chama a atenção das meninas. B. é mestre na arte de conquistar. C. pode ser conquistado facilmente. D. tem muitos dotes intelectuais.

Page 8: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Maçã do amorIngredientes½ quilo de açúcar2 colheres (chá) de vinagre1 colher (chá) de anilina vermelha4 maçãs lavadas e enxutas

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e faça uma calda grossa. Pegue as maçãs, espete em palitos de sorvete e mergulhe na calda. Ponha no tabuleiro e deixe esfriar.

Fonte: Maçã do amor. Disponível em <http://saboresecia. Blogspot.com/2008/05ma-do-amor_21.html> Acesso em: 10.nov.2008

Podemos afirmar que o texto é uma receita porque(A) ensina a combinar os produtos e o jeito de enfeitar cada um deles(B) indica a quantidade de ingredientes e o modo de preparar um prato(C) mostra o tabuleiro e informa o tempo que leva para esfriar(D) sugere o acompanhamento e a bebida adequada para servir.

Page 9: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

As Amazônias

Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas,cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.

Fonte: SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

●O texto trata (A) da importância econômica do rio Amazonas.

(B) das características da região Amazônica. (C) de um roteiro turístico da região do Amazonas.

(D) do levantamento da vegetação amazônica.

2. A frase que contém uma opinião é (A) “cobre mais da metade do território brasileiro” (l. 2). (B) “não cansa de admirar as belezas da maior floresta” (l. 3). (C) “...maior floresta tropical do mundo” (l. -3-4). (D) “Mata contínua [...] cortada pelo Amazonas” (l. 5-6).

Page 10: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Leia o texto e responda à questão.

Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no Céu. Porém, só foram convidados os animais que voam.

Um sapo muito malandro, que vivia no brejo, lá no meio da floresta, ficou com muita vontade de participar do evento. Resolveu que iria de qualquer jeito, e saiu espalhando para todos, que também fora convidado. Depois de muito pensar, o sapo formulou um plano. Horas antes da festa, procurou o urubu. Conversaram muito, e se divertiram com as piadas que o sapo contava. _Você vai mesmo, amigo sapo? - perguntou o urubu, meio desconfiado. _ Claro, não perderia essa festa por nada. - disse o sapo já em retirada.- Até amanhã! Porém, em vez de sair, o sapo deu uma volta, pulou a janela da casa do urubu e vendo a viola dele em cima da cama, resolveu esconder-se dentro dela. Chegada a hora da festa,o urubu pegou a sua viola, amarrou-a em seu pescoço e voou em direção ao céu.

As aves ficaram muito surpresas ao verem o sapo dançando e pulando no céu.

Page 11: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Estava quase amanhecendo, quando o sapo resolveu que era hora de se preparar para a "carona" com o urubu. Saiu sem que ninguém percebesse, e entrou na viola do urubu, que estava encostada num cantinho do salão. O Urubu pegou sua viola e voou em direção à floresta. Voava tranqüilo, quando no meio do caminho sentiu algo se mexer dentro da viola. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo, todo encolhido, parecia uma bola.

_ Ah! Que sapo folgado! Foi assim que você foi à festa no Céu? Sem pedir, sem avisar e ainda me fez de bobo!

E lá do alto, ele virou sua viola até que o sapo despencou direto para o chão. Nossa Senhora, viu o que aconteceu e salvou o bichinho. Mas nas suas costas ficou a marca da queda; uma porção de remendos. É por isso que os sapos possuem uns desenhos estranhos nas costas, é uma homenagem de Deus a este sapinho atrevido, mas de bom coração.

Fonte: ANGELOTTI, Christiane. A festa no céu. Disponível em: http://qdivertido.com.br/verconto.php?codigo13

Page 12: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

2) A narrativa vai apresentando vários episódios, sendo o primeiro deles

A.a descoberta do urubuB. a queda do sapo(C) o convite para a festa(D) o plano do sapo

1.No texto, os pontos de exclamação e interrogação do enunciado “__Ah! Que sapo folgado! Foi assim que você foi à festa no céu? Sem pedir, sem avisar e ainda me fez de bobo!” destaca

(A) a alegria do urubu (B) a revolta do urubu(C) o cuidado do urubu (D) o desprezo do urubu

Page 13: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Leia o texto e responda às questões.

DICAS VALIOSAS PARA USAR O MSN SEM PROBLEMAS

Conversar com desconhecidos é perigoso. Na internet, você encontra todo tipo de pessoa e pode esbarrar com alguém mal-intencionado.Se não confiar na pessoa do outro lado do monitor, não dê informações pessoais sobre você, como seus horários, seu telefone ou endereço.

Mentir sobre a sua idade não é legal. Se você tem 12 anos e diz ter 18 pode se envolver num papo inadequado para a sua faixa etária.

Não envie fotos suas pelo MSN. Você nunca sabe onde sua imagem pode parar no labirinto infinito da internet.Confie a seus pais se participar de uma conversa estranha. Você só conquistará a confiança deles para usar o programa de mensagens na base da honestidade.Não fique muito tempo no MSN. O uso exagerado do computador causa estresse mental e problemas musculares. Precisamos de exercícios e sair ao ar livre.

Fonte: RAMAL, Andréa. Dicas valiosas para usar o MSN sem problemas. O Globo. Rio de Janeiro. 22 nov. 2008. Globinho. p.5.

Page 14: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

1. É correto afirmar que a presença do pronome “você” nas dicas 1, 2 e 4 tem como destinatários

(A) crianças e jovens apenas, pois adultos não usam o MSN.(B) crianças e jovens que utilizam o MSN pela primeira vez.(C) pessoas adultas que nunca se comunicaram pelo MSN.(D) todos os usuários do MSN, sem diferença de faixa etária.

2. Pode-se perceber que as recomendações são dirigidas principalmente a crianças e jovens pelo conteúdo das dicas de número

(A) 1, 2 e 3(B) 3, 4 e 5(C) 3 e 5(D) 2 e 4

Page 15: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Leia o texto e responda à questão.

Milionários precocemente e mal assessorados, estrelas brasileiras dão exemplo de má condução da carreira

Assim que pisou em solo italiano, antes mesmo de se apresentar ao novo clube, Ronaldinho Gaúcho disse ao canal de TV do Milan que seu objetivo era "divertir" o torcedor. Ultimamente, o verbo é recorrente no discurso das milionárias estrelas do futebol. Tornou-se modismo, um jeito "cool" de encarar o ofício que carrega uma vertente perigosa pela ambigüidade de significados. Pode sugerir desobrigação com táticas e esquemas, tão saudável à predominância do talento como razão de ser do espetáculo, como descompromisso com exigências básicas da rotina de um jogador. No caso de alguns craques da seleção brasileira, a segunda opção, que seria exceção, virou regra, dando margem a uma discussão: o profissionalismo das estrelas está à altura do status de que desfrutam?

Page 16: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

- Está cada vez mais complicado fazer com que eles se concentrem na carreira, é um problema delicado e difícil de corrigir - lamuria-se o ex-goleiro e atual agente Fifa Gilmar Rinaldi, que há três anos se empenha na recuperação do atacante Adriano, seu principal cliente. - Talvez por estarem ganhando muito dinheiro cedo demais, eles acabam perdendo o rumo - atesta.- Talvez por estarem ganhando muito dinheiro cedo demais, eles acabam perdendo o rumo, atesta.O enriquecimento precoce de jogadores oriundos de famílias de baixa renda é apenas um item de um diagnóstico complexo, mas, na opinião de profissionais experientes, determinante na má condução das carreiras. Um problema crônico do cada vez mais competitivo mercado da bola, que faz com que os clubes se vejam obrigados a pagar salários desproporcionais a garotos de 15, 16 anos, simplesmente para engordar a multa rescisória de seus contratos, minimizando a dor de eventuais perdas.

Fonte: JUPPA, Fábio. Quando craques viram pobres meninos ricos. O Globo, Rio de Janeiro, 28 set. 2008.

Page 17: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Pelas informações do texto, infere-se que o assunto principal da reportagem é

(A) a perseguição da imprensa aos jogadores jovens que se destacam, transformando-os em ídolos precocemente.(B) A recusa dos craques brasileiros que jogam no exterior a voltar ao país em virtude dos altos salários pagos pelos clubes estrangeiros.(C) As ofertas milionárias dos empresários para a renovação do contrato dos jogadores, a fim de “prende-los” ao time.(D) O mau desempenho dos jogadores brasileiros em capo, em virtude de estarem mais preocupados em desfrutar da fama e do enriquecimento precoce.

Page 18: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Leia o texto e responda às questões

Prezado Editor,

Li a matéria publicada na edição de 6 de julho, sobre os acidentes envolvendo motociclistas, e queria dizer que discordo de uma parte do que foi escrito, ou seja, sobre os causadores dos acidentes envolvendo carros e motos, um contra o outro.

Na minha opinião, ao contrário do que foi escrito, creio firmemente que, em tais situações, quem mais causa acidentes são os condutores de veículos de QUATRO rodas, até mesmo por uma questão de lógica; sendo a moto um transporte tão vulnerável, chega a ser inconcebível e ao mesmo tempo cômico que alguém, conduzindo-a, contribua para a causa de acidentes em que se envolva, eis que muito provavelmente só danos irá colher; é o único resultado alcançado nessas situações, ou sempre quando um veículo de menor porte bate em outro de porte maior.

A moto é o meu transporte preferido, para driblar o lento trânsito mossoroense, e digo que, conforme define o jornal no mesmo artigo, sou motociclista, respeito as leis do trânsito, mas vejo muitos carros cujos condutores não têm o devido respeito com a vida humana, salvo se não for imperícia propriamente dita.

Page 19: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Os maiores sustos que tomei foram proporcionados justamente por motoristas desatentos, ou, no mínimo, descuidados: curvas malfeitas, celulares colados na orelha com só uma das mãos ao volante - e às vezes as duas coisas de uma vez só -, disputa pra pegar sinal verde - e cortá-lo se não vier outro carro em direção perpendicular -, inesperadas subidas de BR, vindos de estrada carroçável, freios bruscos e sem motivação, manobra sem sinalização prévia (dobrar sem dar sinal e vice-versa), arrancar como um jato DC-10, obrigar motociclistas a usarem de toda a habilidade - e sorte - possíveis. São muitas as razões que se encontra para mostrar o menosprezo de motoristas por motociclistas. Acho que isso podia ser corrigido de uma forma simples, a meu ver: bastaria que o Detran só liberasse a carteira a quem soubesse conduzir os dois veículos, para ter a medida exata do que é estar dos dois lados da situação, vendo-a por dois ângulos e entendendo-a melhor, à exatidão. Representaria crescimento para o condutor, que saberia avaliar melhor a situação do outro, ensinar-lhe-ia a respeitar o trânsito e principalmente a vida. Uma vez que lida com o mais precioso dos dons, o órgão deveria ser o mais criterioso possível, fiscalizando mesmo a quem já tivesse a primeira habilitação (que deveria ser temporária ou condicional), com blitzes contínuas e, sobretudo severas e minuciosas.

Page 20: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

Minha opinião, não é voz isolada; em encontros de motociclistas, esporádicos ou planejados, esse assunto sempre vem à tona. Mesmo quando se para em qualquer lugar buscando proteção da chuva, não raro sempre se relata acontecidos envolvendo os dois tipos de veículos e a conclusão a que se chega é que a culpa é do motorista do CARRO. Alguns com detalhes bizarros: um caso relatado foi o de que um carro derrubou uma moto - e o ocupante - e a condutora do veículo que bateu saiu do carro ainda falando ao celular, apesar de achar que tinha toda a razão!

Saudações,Juarez Belém

Motociclista - Mossoró/RN

Fonte: BELEM, Juarez. Prezado Editor... Correio da Tarde, Mossoró, RN, n. 781, 22 nov. 2008. Carta do leitor. Disponível em: <http://www.correiodatarde.com.br/carta_do_leitor/>. Acesso em 22 nov. 2008.

Page 21: QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.ppt

1) As opiniões expressas na carta do leitor sobre os acidentes envolvendo motos permitem concluir que ele(A) acusa os motociclistas e isenta de culpa os motoristas de carro.(B) Considera que tanto os motociclistas quanto os motoristas de carro são culpados.(C) Defende os motociclistas da prática de direção perigosa nas ruas.(D) Matem posição neutra em relação à culpa de motoristas de carro e motociclistas.

2) Em sua carta ao jornal, o leitor defende a tese de que(A) a habilidade do motorista é o principal fator relacionado à ocorrência de acidentes de trânsito.(B) o menosprezo que os condutores de veículos de quatro rodas sentem pelos motociclistas é a maior causa de acidentes.(C) os condutores de veículos de duas rodas são os que mais provocam acidentes no trânsito.(D) os condutores de veículos de quatro rodas causam tantos acidentes quanto os motociclistas.