15

Click here to load reader

Resumo Anatomia - Ossos

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Resumo de Osteologia

Citation preview

Page 1: Resumo Anatomia - Ossos

- TERMOS  ANATÔMICOSPosição anatômica: Corpo em posição ortostática, olhos voltados para o horizonte, os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente,  calcanhares unidos com as pontas dos pés voltadas para frente.

Posição supina ou decúbito dorsal: o corpo está deitado com a face voltada para cima. 

Posição prona ou decúbito ventral: o corpo está deitado com a face voltada para baixo. 

Decúbito lateral: o corpo está deitado de lado. 

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. 

Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). 

Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. 

Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo. 

Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana. 

Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha sagital mediana).

Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. 

Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção. 

Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. 

Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal. 

Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal.

Normalidade: Padrão do ser humano

Variação Anatômica: diferenças morfológicas sem prejuízo de função

Anomalia: Variações morfológicas com prejuízo funcional

Monstruosidade: Anomalia incompatível com a vida

- SISTEMA ESQUELÉTICOFunções: Sustentação do organismo (apoio para o corpo)Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro)Base mecânica para o movimentoArmazenamento de sais (cálcio, por exemplo)Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas) 

Número de Ossos do Corpo Humano: É clássico admitir o número de 206 ossos. 

Cabeça = 22            Crânio = 08            Face = 14 Pescoço = 8 Tórax = 37            24 costelas            12 vértebras            1 esterno Abdômen = 7            5 vértebras lombares            1 sacro            1 cóccix

Membro Superior = 32 (de cada lado)            Cintura Escapular = 2            Braço = 1            Antebraço = 2            Mão = 27 Membro Inferior = 31 (de cada lado)            Cintura Pélvica = 1            Coxa = 1            Joelho = 1            Perna = 2            Pé = 26 Ossículos do Ouvido Médio = 3 (de cada lado)

Page 2: Resumo Anatomia - Ossos

Divisão do Esqueleto: Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores.

Classificação dos Ossos:- Longos: tem o comprimento maior que a largura. (Ex: Fêmur)- Curtos: comprimento praticamente igual à sua largura. (Ex: Ossos do Carpo)- Laminares (Planos): finos e compostos por duas lâminas paralelas. (Ex: Frontal e Parietal)- Alongados: longos, achatados e não apresentam canal central. (Ex: Costelas)- Pneumáticos: ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (Ex: Esfenóide)- Irregulares: formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. (Ex: Vértebras)- Sesamóides: estão presentes no interior de alguns tendões. (Ex: Patela)

Estrutura dos Ossos Longos: 

A disposição dos tecidos ósseos compacto e esponjoso em um osso longo é responsável por sua resistência. Os ossos longos contêm locais de crescimento e remodelação, e estruturas associadas às articulações. As partes de um osso longo são as seguintes:- Diáfise: é a haste longa do osso. Ele é constituído principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso longo. - Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífise de um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulação. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem. - Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.

Configuração Interna dos Ossos: As diferenças entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso, dependem da quantidade relativa de substâncias sólidas e da quantidade e tamanho dos espaços que eles contém. Todos os ossos tem uma fina lâmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o último é substituído por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou diáfise, que envolve a cavidade medular é a substância cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a função. O osso compacto fornece força para sustentar o peso. Nos ossos longos planejados para rigidez e inserção de músculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto é máxima, próximo do meio do corpo onde ele está sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez. 

Periósteo e Endósteo: 

O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sangüíneos que nutrem o osso subjacente.O Endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo

Page 3: Resumo Anatomia - Ossos

Tecido Ósseo Compacto: Contém poucos espaços em seus componentes rígidos. Dá proteção e suporte e resiste às forças produzidas pelo peso e movimento. Encontrados geralmente nas diáfises.

Tecido Ósseo Esponjoso: Constitui a maior parte do tecido ósseo dos ossos curtos, chatos e irregulares. A maior parte é encontrada nas epífises.

CRÂNIOVista Superior do Crânio - Calota Craniana:A parte superior do crânio é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por quatro suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio): 1 - Sutura Coronal: entre os ossos frontal e parietais 2 - Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana) 3 - Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital 4 - Sutura Escamosa: entre o parietal e o temporal 

Principais Forames e Respectivas Estruturas Transmitidas : - Canal carotídeo: artéria carótida interna - Forame infra-orbitário: nervo maxilar, ramo do nervo trigêmeo (V par craniano) - Forame jugular: IX (nervo glossofaríngeo), X (nervo vago) e XI (nervo acessório) pares de nervos cranianos. - Forame mandibular: nervo e vasos alveolares inferiores - Canal óptico: II (nervo óptico) par de nervos cranianos. - Forame oval: nervo mandibular, ramo do nervo trigêmeo (V par craniano) - Forame redondo: nervo maxilar, ramo do nervo trigêmeo (V par craniano) - Fissura orbitária superior: III (n. oculomotor), IV (n. troclear) e o n. oftálmico, ramo do nervo trigêmeo (V par craniano) - Forame estilomastóideo: VII par (n. facial) - Incisura supra-orbitária: nervo e vasos supra-orbitários

Alguns Pontos Antropométricos do Crânio: 

Bregma - ponto de união das suturas sagital e coronalLâmbda - ponto de união das suturas sagital e lambdóideGônio - ângulo da mandíbulaPtério - ponto de união dos ossos parietal, frontal, esfenóide e temporal Astério - ponto de união dos ossos parietal, temporal e occipital

Fossas Cranianas:

É dividida em 3 fossas: 1) Fossa Anterior - Lâmina interna do frontal à borda posterior da asa menor do esfenóide2) Fossa Média - Borda posterior da asa menor do esfenóide à borda superior da porção petrosa dos temporais3) Fossa Posterior - Borda superior da porção do rochedo do temporal à lâmina interna do osso occipital

Page 4: Resumo Anatomia - Ossos

COLUNA     VERTEBRAL Estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril (Ilíaco). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais na criança e 1 no adulto, e cerca de 4 coccígeas na criança e 1 no adulto.

Funções da Coluna Vertebral:Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;Suporta o peso do corpo;Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;Exerce um papel importante na postura e locomoção;Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior. 

Curvaturas da Coluna Vertebral: Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. São elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar). Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

Canal Vertebral:O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral. É grande e triangular nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui muita mobilidade (torácica). Ele é formado pela junção das vértebras e serve para dar proteção à medula espinhal. Além do canal vertebral, a medula também é protegida pelas menínges, pelo líquor e pela barreira hemato-encefálica.

Disco Intervertebral:Entre os corpos de duas vértebras adjacentes desde a segunda vértebra cervical até o sacro.Constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado ANEL FIBROSO; e uma substância interna, elástica e macia, chamada NÚCLEO PULPOSO. Os discos formam fortes articulações, permitem vários movimentos da coluna vertebral e absorvem os impactos.

Características Gerais das Vértebras:

Corpo vertebral anteriormenteForame vertebral posteriormente ao corpo (passagem da medula espinal)Pedículos lateralmente ao forameLâmina posteriormente ao forameProcesso transverso (união dos pedículos)Processo espinhoso (união das lâminas)Processos articulares (2 superiores e 2 inferiores)Incisura intervertebral (inferiormente aos pedículos)

Page 5: Resumo Anatomia - Ossos

Características da Região Cervical:

Corpo vertebral pequenoForame vertebral triangularProcesso espinhoso curto e bifurcadoForames transversos (passagem para artérias vertebrais)

Características Especiais da C1, C2 e C7:

Atlas (C1): Não possui corpo vertebral nem processo espinhoso; possui dois arcos com um tubérculo em cada (anterior e posterior) e no arco anterior a face articular para o dente do Áxis.Áxis (C2): Possui superiormente ao corpo vertebral o processo odontóide (dente do áxis).Proeminente (C7): Corpo vertebral maior que as outras cervicais; processo espinhoso longo e único (começando a assumir características da região torácica.

Características da Região Torácica:

Corpo vertebral maior que o das cervicaisForame vertebral arredondadoProcesso espinhoso longo, único e obliquo tendendo a verticalidadeFóveas costais superior, inferior e transversa (articulam-se com as costelas)

Page 6: Resumo Anatomia - Ossos

Características da Região Lombar:

Corpo vertebral grande e resistenteForame vertebral voltando a ser triangularProcesso espinhoso curto e quadrangularProcessos articulares superiores voltados posteriormente e inferiores voltados anteriormente

Características da Região Sacral:O sacro é constituído pela fusão de 5 vértebrasPossui forma triangularEncontramos o promontórioPosteriormente tem as cristas sacrais (mediana, intermédia e lateral), que correspondem a fusão respectivamente dos processos espinho, articular e transverso

Características da Região Coccígea:Formada pela união de 4 ou 5 ossículos fundidos dando origem ao cóccixPossui forma triangular com duas hastes superiormente, formando o corno sacral

TÓRAXÉ uma caixa osteocartilagínea que contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais. A face dorsal é formada pelas doze vértebras torácicas, e a parte dorsal das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. As faces laterais são compostas pelas costelas e separadas umas das outras pelos onze espaços intercostais, ocupados pelos músculos e membranas intercostais.

Page 7: Resumo Anatomia - Ossos

Esterno:

É um osso chato, plano e ímpar. É um importante osso hematopoético. Apresenta 3 partes: manúbrio, corpo e processo xifóide. O esterno articula-se com as clavículas e as cartilagens das sete primeiras costelas. 

Costelas:

As costelas são em número de 12 pares. São ossos alongados, em forma de semi-arcos, ligando as vértebras torácicas ao esterno. As costelas são classificadas em: 07 Pares Verdadeiras: Articulam se diretamente ao esterno03 Pares Falsas Propriamente Ditas: Articulam-se indiretamente (cartilagens)02 Pares Falsas Flutuantes: São livres 

Page 8: Resumo Anatomia - Ossos

MEMBRO SUPERIOROs ossos dos membros superiores podem ser divididos em quatro segmentos: 

 Cintura Escapular - Clavícula e Escápula 

 Braço - Úmero 

 Antebraço - Rádio e Ulna 

 Mão - Ossos da Mão 

CLAVÍCULAA clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades, duas faces e duas bordas. Articula-se com dois ossos: escápula e esterno. 

Diáfise : Borda Anterior; Borda Posterior; Face Superior – convexa; Face Inferior - plana e apresenta o sulco subclávio 

Epífises:Epífise Medial - esternal e mais volumosa; Epífise Lateral - acromial e mais achatada 

ESCÁPULA   É um osso par, chato bem fino podendo ser translúcido em certos pontos. Forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular apresentando duas faces, três bordas e três ângulos. Articula-se com dois ossos: úmero e clavícula. - Espinha da Escápula – Separa as fossas supra e infra-espinhal- Acrômio – Local de articulação com a clavícula- Processo Coracóide – Ponto de inserção e origem de músculo - Ângulo Lateral – É ampliado em um processo espesso. Entra na articulação do ombro - Cavidade Glenóide – escavação da escápula que se articula com o úmero

ÚMEROÉ o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Articula-se com três ossos: a escápula, o rádio e a ulna. 

Epífise Proximal:- Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula- Tubérculo Maior - Situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor- Tubérculo Menor - Projeta-se medialmente logo abaixo do colo- Colo Anatômico - Forma um ângulo obtuso com o corpo- Colo Cirúrgico – Maior índice de lesões- Sulco Intertubercular - Sulco profundo que separa os dois tubérculos 

Epífise Distal:- Tróclea - Semelhante a um carretel. Articula-se com a ulna- Capítulo - Eminência lisa e arredondata. Articula-se com o rádio- Epicôndilo Medial - Localiza-se medialmente à tróclea.- Epicôndilo Lateral - Pequena eminência tuberculada. Localizado lateralmente ao capítulo- Fossa Coronóide - Pequena depressão que recebe processo coronóide da ulna na flexão do antebraço- Fossa Radial - Pequena depressão

Page 9: Resumo Anatomia - Ossos

- Fossa do Olécrano - Depressão triangular profunda que recebe o olécrano na extensão do antebraço- Sulco do Nervo Ulnar - Depressão localizada inferiormente ao epicôndilo medial 

Diáfise:- Tuberosidade Deltóidea - Elevação triangular áspera para inserção do músculo deltóide- Sulco do Nervo Radial - Depressão oblíqua ampla e rasa 

RÁDIOÉ o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Articula-se com quatro ossos: o úmero, a ulna, o escafóide e o semilunar. 

Epífise Proximal:- Cabeça - É cilíndrica e articula-se com o capítulo do úmero- Cavidade Glenóide - Articula-se com o capítulo (úmero)- Colo do Rádio - Porção arredondada, lisa e estrangulada localizada abaixo da cabeça- Tuberosidade Radial - Eminência localizada medialmente, na qual o tendão do bíceps se insere 

Epífise Distal:- Incisura Ulnar - Face articular para a ulna- Incisura Cárpica - É côncava, lisa e articula-se com o osso escafóide e semilunar- Processo Estilóide - Projeção cônica 

ULNAÉ o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífises e uma diáfise. Articula-se com dois ossos: o úmero e o rádio. 

Epífise Proximal:- Olécrano - Eminência grande que forma a ponta do cotovelo- Incisura Troclear - Grande depressão formada pelo olécrano e o processo coronóide e serve para articulação com a tróclea do úmero- Incisura Radial - Articula-se com a cabeça do rádio

Epífise Distal:- Cabeça da Ulna - Eminência articular arredondada localizada lateralmente- Processo Estilóide - Localizado mais medialmente e é mais saliente (não articular) 

MÃOA mão se divide em: carpo, metacarpo e falanges. 

Ossos do Carpo:São oito ossos distribuídos em duas fileiras: proximal e distal. Fileira Proximal: Escáfoide, Semilunar, Piramidal e PisiformeFileira Distal: Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato

Ossos do Metacarpo É contituído por 5 ossos metacarpianos que são numerados no sentido látero-medial em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos da mão. Considerados ossos longos, apresentam uma epífise proximal que é a base, uma diáfise (corpo) e uma epífise distal que é a cabeça. 

Ossos dos Dedos da Mão Apresentam 14 falanges: Do 2º ao 5º dedos: 1ª falange (Proximal); 2ª falange (Média); 3ª falange (Distal) Polegar: 1ª falange (Proximal); 2ª falange (Distal) 

Page 10: Resumo Anatomia - Ossos

MEMBRO INFERIORO membro inferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro). A base do esqueleto do membro inferior é formado pelos dois ossos do quadril, que são unidos pela sínfise púbica e pelo sacro. O cíngulo do membro inferior e o sacro juntos formam a PELVE ÓSSEA. Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro segmentos: 

 Cintura Pélvica - Ilíaco (osso do quadril) Coxa - Fêmur e Patela  Perna - Tíbia e Fíbula  Pé - Ossos do Pé 

ILIACOO Ilíaco é um osso plano, chato, irregular, par e constituído pela fusão de três ossos: Ílio - 2/3 superiores; Ísquio - 1/3 inferior e posterior (mais resistente); Púbis - 1/3 inferior e anterior O osso apresenta duas faces, quatro bordas e quatro ângulos. Articula-se com três ossos: sacro, fêmur e o ilíaco do lado oposto. - Cavidade do Acetábulo - grande cavidade articular constituída pela união dos três ossos do quadril: ílio, ísquio e púbis. O acetábulo se articula com o fêmur - Face Auricular: Articula com Sacro- Linha Arqueada - divide o ílio em corpo e asa 

FEMURO fêmur é o mais longo e pesado osso do corpo. O fêmur consiste em uma diáfise e duas epífises. Articula-se proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia. O fêmur se articula com três ossos: o ilíaco, a patela e a tíbia. - Colo Anatômico - liga a cabeça com o corpo- Colo Cirúrgico – maior incidência de lesões

TÍBIAExceto pelo fêmur, a tíbia é o maior osso no corpo que suporta peso. Está localizada no lado ântero-medial da perna. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Articula-se proximalmente com o fêmur e a fíbula e distalmente com o tálus e a fíbula. Articula-se com três ossos: fêmur, fíbula e tálus.

FÍBULAA fina fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para fixação de músculos. Não possui função de sustentação de peso. Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente. Articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. 

OSSOS     DO     PÉ O pé se divide em: tarso, metatarso e falanges. 

Ossos do Tarso:São em número de 7 divididos em duas fileiras: Fileira Proximal: Calcâneo (túber do calcâneo) e Tálus (tróclea) Fileira Distal: Navicular, Cubóide, Cuneiforme Medial, Cuneiforme Intermédio (Médio) e Cuneiforme Lateral 

Page 11: Resumo Anatomia - Ossos

Metatarso:É constituído por 5 ossos metatarsianos que são numerados no sentido medial para lateral em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos do pé, sendo o I denominado hálux e o V mínimo. Considerados ossos longos. Apresentam uma epífise proximal que é a base e uma epífise distal que é a cabeça. 

Dedos do Pé:Apresentam 14 falanges: do 2º ao 5º dedos: 1ª falange (Proximal); 2ª falange (Média); 3ª falange (Distal) Hálux: 1ª falange (Proximal); 2ª falange (Distal) 

PATELAA patela é um osso pequeno e triangular, localizado anteriormente à articulação do joelho. É um osso sesamóide. É dividida em: base (larga e superior) e ápice (pontiaguda e inferior). Articula-se somente com o fêmur. A patela articula-se com o fêmur