28
Mês: Dezembro 2012 | Edição: nº 1 | Preço: 1,50€ Saiba quais os Benefícios da Alimentação sem Glúten Receitas de Bacalhau E ainda... Aprenda a fazer álcool em gel Máscaras e Exfoliantes com produtos do dia-a-dia

Revista Magistral

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Disciplina de Design

Citation preview

Page 1: Revista Magistral

Mês

: Dez

embr

o 20

12 |

Edi

ção:

nº 1

| P

reço

: 1,5

0€

Saiba quais os Benefícios da Alimentação sem Glúten

Receitas de Bacalhau

E ainda...

Aprenda a fazer álcool em gel Máscaras e Exfoliantes com produtos do dia-a-dia

Page 2: Revista Magistral

2

Page 3: Revista Magistral

3www.magistral.org

SUMÁRIO

Capa

Interior

Os Benefíciosda Alimentação Sem Glutén 26

Aprenda a fazerÁlcool em gel 7Receitas deBacalhau 14

Dicas Domésticas 4Dicas de Beleza Caseiras 8

EDITORIALCada vez mais os alimen-tos são utilizaados com outros fins, para além da alimentação. Ingredientes utilizados no dia-a-dia, servem como tratamen-tos de beleza, assim como excelentes ajudas em certas tarefas domésticas. E de cer-to modo, mais económicos que cremes, spas e poções milagrosas de limpeza.O Natal está quase à porta e pede Bacalhau. Nesta edição poderá aprender as receitas mais conhecidas, bem como novas formas de o confeccionar.Várias pessoas são intoler-antes ao Glutén, por isso num pequeno resumo es-clarecemos algumas dúvi-das, para quem vive com a doeça de celíaca, ou mesmo para quem não padece desta con-dição.

Contactos: Cláudia FaíscaRua Dr. Pedro Miguel Simões Lote 14, 2º direito 7803-236 Beja 920 987 654 / 234 567 890 [email protected] www.magistral.org

Page 4: Revista Magistral

4

Dicas DomésticasSanita desentupidaSe a sua sanita ou lavatório entupiram, deite no ralo uma mão cheia de bicarbo-nato de sódio com algumas colheres de vinagre branco e água a ferver. Esta solução será suficiente para resolver o problema.

Remover bolor dos tecidosFerva as peças de roupa numa solução de água e bicarbonato de sódio na proporção de duas colheres de chá de bicarbonato para um litro de água.

Remover manchas de caneta em madeiraExperimente esfregar com álcool ou com uma solução de água e vinagre. Esfregue bem e depois passe com um pano humedecido.

Aclarar objecto douradosExperimente esfregá-los com limão ou uma mistura de água e vinagre. Já as peças de latão devem ser limpas com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregue-o com azeite.

Frigideiras antiderrapantesDeve ferver um pouco de vinagre antes de utilizar a frigideira pela primeira vez. Depois, vai ver que os ali-mentos não se colam, pois fica antiderrapante.

Vidros reluzentesNem sempre é fácil limpar os vidros adequadamente. Assim sendo, aprenda este truque: passe uma solução com água e vinagre e de-pois use um jornal para dar brilho.

Limpar cobre e bronzeEsfregue uma mistura de limão e sal, lave o objecto e seque-o com um pano bem limpo. O sumo de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enx-aguada em seguida.

Casa sem cheiro atabacoMolhe uma esponja em vinagre branco e coloque-a num prato, perto do sítio pretendido. Depois é só es-perar umas horas e o cheiro a tabaco irá desaparecer

Page 5: Revista Magistral

5www.magistral.org

Retirar pastilha elásticaSe ficou com pastilha elás-tica agarrada a uma peça de roupa, coloque-a den-tro de um saco e depois no congelador, onde deverá ficar por umas horas. Desta forma, a pastilha sairá masi facilmente.

Velas sem pingosImpeça que as velas pinguem, mergulhando-as primeiro numa solução forte de ½ xícara de água e ½ xí-cara de sal durante várias horas. Deixe as velas quei-marem normalmente.

Limpar o ecrã da televisãoA melhor forma de limpar o ecrã da televisão ou do computador é faze-lo com um pano macio embebido em álcool etílico. A limpeza deve sempre ser feita com os aparelhos desligados.

Fórmica sem riscosOs riscos de caneta esfero-gráfica são difíceis de elimi-nar no chão de fórmica. Ex-perimente esfregar a zona manchada com álcool ou uma solução de água com vinagre. Deixe secar e veja o resultado.

Remover o odor a tintaSe a sua casa está pintada de fresco e quer acabar com o cheiro da tinta, deixe no local uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola. O odor a tinta irá desaparecer.

Adeus ás formigas

O cravo- da-Índia es-palhado por superfícies. É utilizado para afastar formi-gas. Espete alguns cravos em meio limão e espalhe pela casa. Mais uma arma para afastar os mosquitos.

Remover maquilhagemQuando manchar roupa com maquilhagem, aplique vinagre branco sobre a mancha, se a peça for de algodão. Se for de seda, dis-solva água oxigenada em 20 volumes de água fria. Lave com água e sabão.

Eliminar o cheiro de cabedalPara eliminar o cheiro de cabedal das suas roupas ou acessórios, ex-perimente introduzir a peça num saco de plás-tico com alguns grãos de café. Feche o saco e mantenha-o assim du-rante 6 horas.

Espante os mosquitosPara afastar as moscas e mosquitos utilize folhas de louro, eucalipto e manjer-icão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambi-ente. Vai ver que acaba com os insectos indesejados rapidamente.

Plantas sem parasitasJunte 3 cebolas, uma ca-beça de alho, duas pimen-tas-malagueta e uma colher de sabão em barra. Bata com 0,5L de água e espal-he. Pode também pôr alho em água e dez dias depois pulverize.

Page 6: Revista Magistral

6

Armário sem mofoFerva 1l de vinagre e coloque dentro do armário com as portas fechadas por 3 horas. Retire, passe um pano molhado no vinagre pelas paredes do armário. Deixe aberto várias horas para que o interior seque bem.

Manchas de mofoSão uma dor de cabeça, mas pode eliminá-las ao fer-ver a roupa numa solução de água e bicarbonato de sódio na proporção de 2 colheres de chá para 1L de água.

Tirar humidade dos armáriosColoque um recipiente com carvão no seu interior. Ped-aços inseridos numa bolsa também irão ajudar a ab-sorver a humidade e a criar um espaço arejado.

Mantenha o pão fresco

Basta lavar uma batata com casca, secá-la muito bem e colocá-la junto do pão no cesto ou lata em que vai ficar guardado.

Chá bem aromáticoPara que o seu chá tenha um sabor e aroma difer-entes, coloque um pedaço de casca de laranja na cha-leira, antes de servir.

Limpar pratasBasta usar a água na qual cozeu batatas e depois secá-las com um pano. Não precisa de comprar produ-tos sofisticados, pois a água em que cozinhou as batatas deixa as pratas limpas.

Garrafas de cristal a brilharPara dar brilho ás garrfas de cristal, limpe-as com borra de café. Se a garrafa estiver suja por dentro, coloque água até metade com vinagre e sal. Sacuda a gar-rafa até toda a sujidade se soltar.

Conservar farinhaSe a sua farinha se estraga facilmente, experimente colocar uma folha de louro no recipiente onde a guar-da. Desta forma, irá ficar conservada durante mais tempo.

Roupa sempre impecávelPara retirar manchas de café ou chá de uma peça de roupa, lave imediata-mente com água a ferver ou esfregue com um cubo de gelo. Desta forma, irá conseguir que a sua roupa fique livre de nódoas.

Dar brilho ao inoxEsfregue-o com um pedaço de algodão embebido em óleo de máquina de costu-ra. Ficará a brilhar como se fosse novo.

Page 7: Revista Magistral

7www.magistral.org

Açúcar sempre finoCom o tempo, o açúcar começa a ficar granulado. De forma a mantê-lo sempre fino coloque no açucareiro uma bolacha salgada ou ameixa preta seca. O açú-car irá durar mais tempo.

Aprenda a fazer álcool em gelDerreta duas folhas de ge-latina num pouco de água quente. Depois de bem dis-solvida, adicione um frasco de álcool de 90º e misture tudo muito bem até ficar uniforme. Assim ficará com álcool em gel de 75º

Roupa sem ferrugemA melhor forma de eliminar manchas de ferrugem é com limão. Misture umas go-tas de sumo de limão com água morna e mergulhe a peça manchada. Deixe ac-tuar e depois lave normal-mente.

Remover nódoas de tintaSe manchou tecido com tinta, aplique terebentina até a mancha desaparecer quase na totalidade. Depois, enquanto a mancha ainda estiver molhada, coloque detergente e lave em água quente.

Carro sempre perfumadoPara eliminar o mau cheiro do interior do seu carro, use

d u a s

m a ç a s corta- das ao meio.

Coloque duas metades nos assentos dos bancos dianteiros e as outras duas metades no banco traseiro. Deixe actuar por uma noite.

Lavar manchas de vinhoColoque por cima da mes-ma, uma boa quantidade de farinha. Deixe actuar so-bre a mancha e depois lave normalmente com água e sabão.

Portas sem rangerFaça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e gotas de óleo da cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo o mov-imento de abrir e fechar a porta.

Perfumar a cozinhaColoque num recipiente (borrifador) álcool e cravo-da-índia e deixe descansar por alguns dias. Depois é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

Page 8: Revista Magistral

8

Dicas de Beleza Caseiras Olheiras / Olhos Cansados Fazer sumo de pepino e juntar um pouco de água. Colocar o líquido numa taça.Pegar em algodão em disco e mergulhar dentro da taça com o sumo de pepino, um por um. Tirar o líquido em excesso e colocar os dis-cos de algodão num saco de congelação. No dia seguinte, de manhã tirar 2 discos de algodão do congelador e deixar descon-gelar um pouco. Depois colocar por cima dos olhos durante 10 minutos.

Tratamento de Acne com sal

1 Fazer vapores. Ferver um pouco de água e colocar sal. para pele oleosa. 1 a 2 vezes por semana.

2 Exfoliante. Uma colher de mel e outra de sal. Aplicar no rosto com movimentos circu-lares (de dentro para fora / de cima para baixo) e deixar actuar por 20 minutos. Pode ser feito mais que uma vez por semana.

3 Tónico de água salgada. Num recipi-ente vazio colocar água e sal. Humedecer algodão em disco e passar no rosto à noite

4 Numa toalha pequena ou pano atoal-hado cortar buracos para os olhos e um corte para o nariz. Colocar sal numa taça com um pouco de água morna e mexer até dissolver o sal. Mergulhar a toalha no líquido e deixar actuar no rosto por 10/15 minutos. Usar as quantas vezes se quiser, mas não es-quecer que o sal também seca a pele, por-tanto deve-se usar sempre um creme hidra-tante depois.

Creme de Noite de Maçã1 maçã. Uma colher de sopa de azeite. Uma colher de sopa de água de rosas. Cortar a maçã ao meio e retirar os caroços e o início e o fim. Cortar em pequenos cubos, man-ter a casca. Num liquidificador pôr a água de rosas e a maçã em cubos. Quando es-tiver em creme, juntar o azeite e mexer mais

um pouco, para que a mistura fique uniforme. Aquecer o preparado em

banho-maria, mas ter em atenção para não cozer a maçã. Depois da mistura aquecer, tirar do fogo

e deixar arrefecer. Colocar um pouco mais de água de rosas e mexer. Colo-car o preparado num recipiente com tampa.

Aplicar todas as noites antes de ir dormir. Guardar

no frigorifico entre 4 a 6 dias.

Page 9: Revista Magistral

9www.magistral.org

Máscara para firmar a pele do rostoUma colher de chá de Azeite, uma col-her de sopa de mel e de leite em pó e clara de ovo. Colocar o azeite e a clara do ovo junto ao mel e mexer bem. Colocar o leite em pó até formar uma pasta. Antes de aplicar a máscara no rosto, ter o rosto bem l i m -po, para que a mistura faça mais efeito. Deixar actuar no rosto até secar, retirar com água morna.

Mãos gretadasMassagear com azeite várias vez-es por dia. À noite antes de ir dor-mir, aplicar o azeite e colocar umas luvas.

Esfoliante de AçúcarUma colher sopa de azeite e uma de açú-car. Juntar até formar uma pasta. Aplicar no rosto com movimentos circulares. Retirar com água.

Máscara para ter uma pele suaveLeite e banana. Esmagar a banana e jun-tar o leite até formar uma papa. Deix-ar actuar no rosto por 20 minu- t o s , reti- rar com água.

Bran-quear

os dentesEsfregue os dentes com a parte de dentro da casca de banana. De seguida lave-os normalmete.

Tirar espinhas e pontos ne-

gros com colaCola branca, lavável e não toxica. Fazer o teste da alergia antes de usar no rosto. Colo-car um pouco da cola atras da orelha e no pulso, apenas uma gota basta. Quando a cola secar, retirar com cuidado. Esperar 48 horas. Se não tiver nenhuma reacção alér-gica, pode continuar com esta dica. Primeiro passar água quente no rosto, para abrir os poros. Com o rosto seco colocar, com a ajuda de um cabo de uma colher de plástico, a cola nas zonas do rosto ne-cessitadas. Esperar que seque bem para re-tirar. Lavar bem o rosto com água fria, desta vez para fechar os poros e de seguida colo-car o creme hidratante. Fazer uma a duas vezes por semana.

Máscara para AcneUma colher de sopa de bicarbonato de só-dio e duas de água. Aplicar com ajuda de um pincel. Deixar actuar por 10/15 minu-t o s . Tirar com água morna. Aplicar um

creme hidratante.

Máscara de AveiaPonha numa taça com uma colher de sopa de aveia, duas colheres de sopa de água

quente. O suficiente para cozer um pouco a aveia. Ao colocar no rosto, com movimentos cir-culares, a aveia irá libertar um leite bastante hidratante. Retire quando secar, com água mor-na.

Page 10: Revista Magistral

10

Máscara de Pepino para Pele OleosaMeio pepino, 2 colheres de sopa de iogurte natural e uma colher de leite magro em pó. Juntar tudo numa liquidificadora até for-mar creme. Aplicar no rosto e deixar por 15 minutos. Retirar com água

Máscara de olhosPepino e batata ralados e 2 sacos de café. Colocar em cada saco de café um pouco das raspas dos 2 ingredientes, dobrar for-mando um triângulo. Deixar actuar entre 10 a 15 minutos, lavar com água fria.

Máscara HidratanteGema de ovo, 1 colher de sopa de abacate e 1 col-her de café de vinagre de maça. Juntar o abacate á gema do ovo e mexer até formar uma papa. Por fim juntar o vinagre. R e t i -rar com água mor-na.

Máscara para peles De-sidratadasMisture muito bem uma gema com uma colher de sobremesa de mel. Deixar actuar por 15 minutos. Tire com água morna e de seguida lave com sabão para tirar todos os vestígios de ovo e mel.

Máscara Pele com AcneVai precisar de uma aspirina esmagada, uma colher de café de Café e uma colher de café de mel.Misture tudo e aplique no rosto. Deixar ac-tuar por 10 a 15 minutos. Retirar com água.

Máscara para AcneAdicione num pouco de sumo de laranja uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Aplique no rosto e retire quando sentir a pele seca, com água.

Como deixar as unhas + brancasNuma taça junte água morna, sumo de limão e uma colher de sobremesa de bicar-bonato de sódio. Mantenha as unhas de molho e esfregue-as com uma escova de dentes velha.

Máscara para Pele Mista com Poros Dilatados

Esmage um pouco de banana com um garfo, esprema um pouco de sumo

de laranja e junte uma colher de café de Mel. Mexa bem e coloque na pele. Deixar actuar entre 10 a 15 minutos. Tire com água morna.

Máscara para Pele Sen-sível

Misture uma colher de chá de iogurte natural fresco (acabado de sair do frigorifico) com

uma colher de chá de aveia. Coloque no rosto e deixe até sentir a pele a

repuxar. Retire com água.

Máscara para Pele OleosaCom a ajuda de um pincel coloque por toda a cara um pouco de clara de ovo, evi-tado a área à volta dos olhos e lábios. Retire com água quando estiver bem seco.

Page 11: Revista Magistral

11www.magistral.org

Ingredientes Naturais para a pele/rosto (Esfoliantes)

Aveia & Mel: O mel é muito hidratante e antioxidante. Juntar os 2 ingredientes numa taça e mexer até formar uma pasta. Aplicar em todo o rosto com movimentos circulares, evitando os olhos. Pode aplicar esta mistura também no pescoço e mãos. Deixar actuar 5 minutos e retirar com água.

Iogurte & Açúcar: Uma colher de iogurte natural e um pouco de açúcar.

Tomate: Por vezes depois de esfoliar e antes de tonificar e hidratar, passar uma rodela de tomate ou metade de tomate cherry no rosto, com movimentos circulares. O to-mate regula o PH da pele. Deixar actuar 5 minutos e passar por água.

Morango: Esmagar um morango com um garfo i aplicar no rosto. 5 minutos e lavar. O morango ajuda a retirar as células mortas, por causa do ácido.

Banana: Devolve a humidade da pele. Es-magar um pouco de banana e aplicar no rosto. 5 minutos e lavar.

Mel & Leite: Hidrata a pele. Depois de es-foliar o rosto, colocar uma colher de leite e um pouco de mel numa taça e mexer bem. Mergulhar algodão em disco ou aplicar no rosto com as mãos.

Ovo: A clara do ovo promove o lifting fa-cial. Depois de esfoliar a pele, aplicar um pouco de clara de ovo (cru) em todo o rosto, até por baixo do olho (na zona das olheiras). Leva 5 a 10 minutos a secar. Vai sentir a pele a repuxar. Lavar, tonificar e hidratar.

Page 12: Revista Magistral

12

Endurecedor de unhasColoque dentro de um frasco de verniz trans-parente já usado, alho picado e cravinhos. Pode também acrescentar casca de ovo, previamente esterilizado. Passadas 48h o verniz endurecedor está pronto a ser apli-cado nas unhas.

Máscara de Alho contra o AcneDescasque 5 dentes de alho e esmague bem. Coloque num recipiente limpo e junte uma colher de sopa de mel. Mexa bem até o alho e o mel ficarem bem envolvidos. Apli-car esta máscara apenas nas zonas afec-tadas pelo acne. Aplique com os dedos e tenha cuidado para que a máscara fique bem fixa na sua pele. Deixe actuar por 10 minutos e retire com água morna. Seque a pele com uma toalha.

Máscara HidratanteGema de ovo, 1 colher de sopa de abacate e 1 colher de café de vinagre de maça. Jun-tar o abacate á gema do ovo e mexer até formar uma papa. Por fim juntar o vinagre. Retirar com água morna.

Máscaras de Argila

1Num recipiente junte uma colher de sopa de argila em pó verde e algumas gotas de água. O suficiente para formar uma papa, que não fique demasiado líquida nem com grumos. Mexa bem e aplique no rosto com a ajuda de um pincél. Retire com água, quando estiver bem seca.

2 Pode adicionar um pouco de sumo de limão, bem como sustituir a água pelo sumo de limão.

3 Por último pode adicionar ás receitas anteriores uma colher de sobremesa de mel, para hidratar o rosto.

Máscara de MelSumo de meio limão, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de água de rosas. Misturar primeiro o sumo de limão com o mel e aplicar no rosto por 10 a 15 minu-tos. Esta aplicação deve fazer-se à noite antes de ir dormir. Depois ti-rar com água morna e passar a água de rosas no rosto.

Esfoliante de AçúcarUma colher sopa de azeite e uma de açúcar. Juntar até formar uma pasta. Aplicar no rosto com movi-mentos circulares. Retirar com água.

Page 13: Revista Magistral

13www.magistral.org

Page 14: Revista Magistral

14

RECEITAS DE BACALHAU

Bacalhau à Assis

Ingredientes: 3 postas de bacalhau demolhado800 g de batatas4 cenouras50 ml de azeite1 cebola grande2 dentes de alho100 g de presunto6 ovos2 dl de leite1 raminho de salsaóleo, sal e pimenta q.b.

Preparação: Coza o bacalhau em água, escorra-o, separe-o em lascas e reserve. Descasque as batatas, as cenouras e corte-as em tiras finas. Frite-as em óleo abundan-te, escorra sobre papel absorvente e tem-pere com sal.Refogue no azeite a cebola cortada em meias luas, o alho picado e o presunto, cor-tado em tiras finas. Tempere com pimenta. Bata os ovos com o leite.Acrescente o bacalhau ao refogado e deixe cozinhar em pouco. Junte ao pre-parado anterior as batatas e cenouras e a mistura de ovos, envolva muito bem todos os ingredientes e deixe cozinhar um pouco. Rectifique os temperos e polvilhe com salsa picada antes de servir.

30 minutos

Fácil

4 pessoas

Page 15: Revista Magistral

15www.magistral.org

Sopa Seca de Bacalhau

Ingredientes: 2 postas de bacalhau1,5dl de água200g de pão fatiado200g de grão cozido1 cebola2 dentes de alho1 dl de azeite1 ramo de salsasal e pimenta q.b.

Preparação: Coza o bacalhau; retire-o da água e limpe-o de pele e espinhas. Corte-o em lascas e reserve. Numa terrina, disponha em várias camadas alternadas o pão, o ba-calhau e o grão. Termine com uma cama-da de pão. Regue com a água da cozedu-ra do bacalhau e reserve. Pique a cebola e o alho e refogue-os em azeite. Assim que alourar, junte a salsa, tempere e verta o pre-parado obtido sobre a sopa. Rectifique os temperos e sirva.

50 minutos

Fácil

4 pessoas

Page 16: Revista Magistral

16

Cones de Bacalhau

Ingredientes: 300g de bacalhau cozido200g de miolo de pão fresco2 gemas1 tomate maduro1 raminho de salsa ou coentros50 ml de azeite1 colher de sopa de vinagremanteiga, farinha, sal e pimenta q.b.

Preparação: Unte formas de cornucó-pia com manteiga. Ligue o forno a 220ºC. Limpe o bacalhau de peles e espinhas, lasque-o e reserve. Triture o miolo de pão com as gemas, até obter uma massa consistente. Estenda a massa obti-da sobre uma superfície polvilha-da de farinha, corte-a em triângulos e forre as formas com a massa. Leve ao forno por 10 minutos. Desenforme os cones mornos. Misture o bacalhau reser-vado com o tomate e a salsa, ambos pic-ados. Tempere com azeite, vinagre, sal, pimenta e mexa mais um pouco. Recheie os cones com este preparado e sirva-os.

30 minutos

Média

4 pessoas

Page 17: Revista Magistral

17www.magistral.org

Ingredientes: 3 postas de bacalhau cozidas1 dl de azeite3 dentes de alho2 cebolas2 dl de natas1 raminho de coentros400 g de massa folhada descongeladasal, pimenta, noz-moscada, farinha e manteiga q.b.

Preparação: Amanhe o bacalhau, separe-o em lascas e reserve. Refogue no azeite um dente de alho picado e a cebola corta-da em meias-luas. Quando a cebola estiver dourada, junte o bacalhau e meio decilitro de natas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e deixe apurar.

Pastel de Bacalhau com Natas

Fora do lume, polvilhe com os coentros picados e deixe arrefecer. Tenda a massa numa superfície enfarinhada e corte-a em rectângulos. Pincele as extremidades de cada um com parte dos ovos batidos e recheie-os com o creme de bacalhau.Una as pontas dos rectângulos de massa e pincele a superfície com o restante ovo. Coloque os pastéis num tabuleiro untado e leve-o ao forno por 25 minutos a 190ºC. À parte, pique os outros dois dentes de alho e leve-os a ferver dentro das restantes natas. Assim que o alho estiver cozido, tempere o preparado obtido com sal e pimenta e verta-o para um prato de ser-vir. Retire os folhados do calor e coloque-os sobre o molho. Sirva de imediato.

Sugestão: Enriqueça o preparado de ba-calhau com 200 g de miolo de camarão.1 hora e 10 minutos

Fácil

4 pessoas

Page 18: Revista Magistral

18

Bacalhau à Brás

Ingredientes: 1,2 kg de bacalhau demolhado1 kg de batata3 cebolas1 dente de alho1 dl de azeite8 ovos1 ramo de salsaóleo, sal, pimenta e azeitonas pretas q.b.

Preparação: Desfie o bacalhau e elimine as peles e espinhas. Corte as batatas em palha e frite-as em óleo. Corte as cebolas em rodelas; pique o alho e refogue-os em azeite. Junte o bacalhau ao refogado ante-rior e cozinhe-o, em lume brando, mexendo sempre. Acrescente as batatas, reservando algumas para decoração, e os ovos bati-dos. Mexa bem até os ovos cozerem. Tem-pere com sal e pimenta.Coloque o preparado de bacalhau numa travessa e polvilhe com salsa picada e azei-tonas pretas e as batatas reservadas.

Sugestão: Adicione 1 dl de natas aos ovos batidos

35 minutos

Fácil

4 pessoas

Page 19: Revista Magistral

19www.magistral.org

Ingredientes: 1 kg de bacalhau demolhado1 kg de batata1,5 dl de azeite3 cebolas2 dentes de alho2 ovos cozidos1 ramo de salsaleite, pimenta e azeitonas pretas q.b.

Preparação: Escalde as postas de bacal-hau, limpe-as de peles e espinhas e separe-as em lascas. Coloque-as num tabuleiro, cubra-as com leite quente e deixe repousar durante uma hora.Coza as batatas com pele, descasque-as e corte-as em meias luas. No azeite, refogue as cebolas em rodelas e os dentes de alho esmagados. Quando a cebola estiver dour-ada, acrescente as batatas e o bacalhau escorrido ao refogado anterior. Tempere com pimenta e leve ao forno durante 15 minutos.Decore o preparado anterior com os ovos cortados em gomos, azeitonas e a salsa picada. Sirva bem quente.

Bacalhau à Gomes de Sá

1 hora

Fácil

4 pessoas

Page 20: Revista Magistral

20

Bacalhau à Senhor Prior

Ingredientes: 1 kg de batata6 ovos1 l de água1 folha de louro4 postas de bacalhau demolhado3 dentes de alho2,5 dl de leite200 g de azeitonas pretassal, pimenta e salsa q.b.

Bacalhau com Natas

Ingredientes: 4 postas de bacalhau demolhado1 kg de batatas2 cebolas2 dentes de alho1 dl de azeite1 folha de louro40 g de manteiga50 g de farinha 3 dl de leite2 dl de natas50 g de queijo raladoágua, sal, óleo, pimenta, noz-moscada q.b.

Preparação: Coza as batatas com casca, durante 30 minutos e 4 ovos, durante 8 minu-tos. Ferva a água com o louro e verta-a em cima das postas de bacalhau. Abafe o re-cipiente e deixe repousar durante 30 minu-tos. Desfaça o bacalhau em lascas, pele as batatas e corte-as em rodelas. Disponha, alternadamente num recipiente, camadas de bacalhau, batata e ovo. Tempere cada camada com o alho laminado, sal, pimen-ta e o azeite. Termine com as lascas do ba-calhau. Barre o preparado anterior com os restantes ovos, previamente batidos e leve ao forno a alourar. Sirva decorado com azeitonas e polvilhado com salsa.

Sugestão: Em vez de água, utilize leite na preparação desta confecção.

Preparação: Coza o bacalhau em água temperada com sal. Retire-o, reservando dois decilitros de água da cozedura. Limpe-o e peles e espinhas e desfie-o. Reserve. Descasque as batatas, corte-as em cubos e frite-as em óleo bem quente; retire-as e coloque-as sobre papel absorvente. Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Adi-cione o bacalhau e o louro e envolva bem. Prepare o molho bechamel: Leve a man-teiga ao lume e assim que derreter, junte-lhe a farinha. Acrescente o leite e a água da cozedura do bacalhau, as natas e tem-pere com sal, pimenta e noz-moscada. Mis-ture o molho com o bacalhau. Disponha o preparado anterior numa travessa funda e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno a 200ºC, durante 25 minutos e sirva quente.

Sugestão: Alterne o bacalhau com cama-das de queijo mozzarella e polvilhe toda a superfície com queijo ralado.

1 hora e 10 minutos

Fácil

4 pessoas

1 hora

Fácil

4 pessoas

Page 21: Revista Magistral

21www.magistral.org

Page 22: Revista Magistral

22

Bacalhau com Migas e Broa de Milho Ingredientes: 4 Postas de bacalhau demolhado1 dl de leite5 dentes de alho1 folha de louro300 g de couve portuguesa500 g de broa de milhosal e pimenta q.b.

Preparação: Coloque o bacalhau num re-cipiente refractário, regue-o com metade do azeite e junte dois dentes de alho picados e o louro. Leve o recipiente ao forno a 200ºC, durante 35 minutos. Coza a couve em água temperada de sal, escorra-a, pique-a e re-serve a água da cozedura. Esfarele a broa e leve ao lume a corar, juntamente com os restantes alhos e azeite, tempere com sal e pimenta. Acrescente um pouco da água que reservou e a couve picada, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar um pou-co. Sirva o bacalhau assado com migas.

Sugestão: Adicione 100 g de presunto em tiras finas.

Bacalhau com Alecrim

Ingredientes: 3 cebolas4 dentes de alho2 folhas de louro4 postas de bacalhau demolhado1 dl de leite1 ramo de alecrim0,5 dl de vinho branco2 embalagens de salada mistasal, pimenta, azeite e vinagre q.b.

Preparação: Ligue o forno a 200ºC. Corte as cebolas em rodelas e esmague os dentes de alho, coloque-os, juntamente com o louro, num tabuleiro e sobreponha-lhes o bacalhau. Regue o preparado com o azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno 15 minutos. Retire o tabuleiro do forno e coloque o alecrim e o vinho em vol-ta do bacalhau. Leve novamente ao forno por 15 minutos. Sirva com a salada temper-ada a gosto.

Sugestão: Substitua o vinho por cerveja.

40 minutos

Média

4 pessoas

1 hora

Fácil

4 pessoas

Page 23: Revista Magistral

23www.magistral.org

Bacalhau Recheado com Legumes

Ingredientes: 1 l de água4 postas de bacalhau4 cenouras1 curgete2 dentes de alho2 cebolas1 dl de azeite1 colher de café de caril2 dl de natas1 colher de café de pimenta-rosa em grãosal q.b.

Preparação: Leve uma panela com a água ao lume e, assim que ferver, junte o bacal-hau e deixe cozer. Quando estiver pronto, retire-o, limpe-o de peles e espinhas e re-serve-o, bem com a água da cozedura. Corte as cenouras e a curgete em rodelas e coza-as. Pique o alho, corte a cebola em rodelas e refogue no azeite. Ao refogado junte a água reservada e deixe reduzir; adi-cione o caril, envolva, acrescente as natas e deixe cozinhar um pouco, até engrossar. Retire do lume, acrescente a pimenta es-magada e rectifique os temperos. Interlace os legumes cozidos e o molho que prepa-rou, entre as lascas do bacalhau, terminan-do com cebola. Sirva de imediato.

Cataplana de Bacalhau

Ingredientes: 3 dentes de alho2 cebolas médias800 g de batatas médias1 / 2 pimento verde1 / 2 pimento vermelho300 g de tomate1 kg de bacalhau demolhado50 ml de azeite1 dl de vinho brancosal e pimenta q.b.

Preparação: Descasque os dentes de alho, as cebolas e as batatas. Pique os dentes de alho, corte as cebolas e as batatas em rodelas e os pimentos em ti-ras. Pele o tomate e pique-o, corte o bacalhau em pedaços. Numa cataplana, coloque a metade do azeite, os alhos pic-ados, as rodelas de cebola, o tomate, as tiras de pimento, as batatas e os pedaços de bacalhau. Tempre com sal e pimenta. Regue com o restante azeite e com o vinho branco. Se necessário, junte um pouco de água. Por fim, feche a cataplana e deixe o preparado cozinhar, em lume brando, du-rante 30 minutos, agitando de vez em quan-do. Sirva de seguida.

50 minutos

Fácil

4 pessoas40 minutos

Fácil

4 pessoas

Page 24: Revista Magistral

24

Page 25: Revista Magistral

25www.magistral.org

Page 26: Revista Magistral

26

O glúten é uma proteína que encontramos em cereais como, por exemplo, o trigo, o centeio, a aveia ou ainda a cevada, assim como em qualquer tipo de alimentos con-feccionados a partir destes cereais. Quem sofre de intolerância ao glúten padece da doença celíaca, a qual consiste numa dis-função intestinal crónica com a alteração da mucosa do intestino delgado. A única solução nestes casos é optar por uma ali-mentação sem glúten, o que exige um grande cuidado aquando da selecção dos ingredientes que podem ser de facto con-sumidos. Embora esta dieta se destine par-ticularmente às pessoas que sofrem desta doença, são vários os benefícios que este tipo de regime pode trazer para aque-les que não sofrem de nenhuma doença relacionada com a intolerância ao glúten.

Adoptar uma alimentação sem glúten rev-ela-se muito frequentemente algo de com-plicado de pôr em prática, e isto porque é necessário alterar os hábitos alimentares, além de que nem sempre é fácil distinguir quais os alimentos que podem ser integra-dos na dieta. Pois, a verdade é que nem sempre é fácil saber quais os alimentos

que integram glúten na sua composição.Em termos de cereais, farinhas, bolos e bis-coitos, podem ser utilizados os seguintes in-gredientes: maranta, trigo moirisco, farinha de batata, arroz, tapioca, soja e farinha de soja. Também podem ser consumidos os seguintes ingredientes: ovos, leite, manteiga, queijo, assim como produtos à base de soja. A fruta e os legumes podem ser todos consumidos, contanto que não tenha sido adicionada nenhuma porção de glúten.

OS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO

SEM GLÚTEN

Page 27: Revista Magistral

27www.magistral.org

É igualmente possível consumir marme-lada, compotas, açúcar, mel e determina-das marcas de chocolate. Pode-se comer sopas e molhos, contanto que não sejam confeccionados de forma industrial, e isto porque a farinha é muitas vezes utilizada na confecção destas iguarias nesta área. Relativamente àquilo que se pode beber, são aceites o chá, o café, bebidas gaseifi-cadas e a maioria das bebidas alcoólicas (à excepção da cerveja evidentemente). Confeccionar uma refeição sem glúten ex-ige, desta forma, uma análise pormenori-zada e cuidada de todos os ingredientes. Como já foi referido mais acima, são in-úmeros os alimentos e as refeições já pre-parados que têm glúten. Deve-se, por ex-emplo, evitar as refeições já preparadas, sejam elas frescas, em latas ou congeladas.Os danos por vezes graves provocados pela doença celíaca no intestino del-gado podem ser felizmente invertidos pela adopção de uma alimentação sem glúten. Neste caso, este tipo de alimen-tação é uma necessidade, algo imposto para preservar a saúde destes doentes.

Não podemos porém deixar de referir os vários benefícios deste tipo de dieta, e isto para qualquer pessoa. De facto, reduzir a quantidade de glúten ingerida permite, em termos gerais, ter mais energia, diminuir o vol-ume da barriga e afinar a silhueta. Um con-sumo frequente e relativamente importante de glúten dificulta a assimilação das vitam-inas e dos nutrientes, o que, a longo prazo, pode fragilizar o bem-estar e a vitalidade

A substituição do glúten pelos alimentos su-pramencionados poderá dar origem a vári-as melhorias a nível da saúde e do bem-estar em geral. É possível destacar vários benefícios que justifiquem uma alimentação sem glúten:

Diminuir a retenção de líqui-dos, favorecendo a sua eliminação;

Reduzir eficazmente as enxaquecas e as dores de cabeça;

Reduzir o volume da barriga; Afinar a silhueta, tornando-a mais har-moniosa;

Aliviar as dores articulares;

Aumentar os níveis de energia e de vitalidade;

Melhorar o tom de pele, dando um ar mais saudável;

Reduzir os problemas digestivos, tais como a diarreia, a aerofagia e as dores de barriga;

Diminuir o desenvolvimento de in-flamações das mucosas (garganta, ouvi dos, órgãos sexuais, etc. …);

Reduzir os estados depressivos e as al-terações psíquicas.

Um consumo reduzido de glúten traz assim vários benefícios, tanto a nível físico comopsicológico. É uma dieta que se torna assim ideal para todos aqueles que pretendem manter-se em boa forma de uma forma natural.

Page 28: Revista Magistral

28