45

Revista NaHistória

Embed Size (px)

DESCRIPTION

revista de História dos alunos do professor Ailton

Citation preview

Cavalaria

Os cavaleiros eram os nobres, eles eram a proteção de seus reinos, no início eles serviam apenas ao reino, após um tempo eles começaram a servir também o clero. Depois de muito tempo servindo ao reino e sendo populares, eles foram nomeados corteses. Com o lema de lutar até a morte e querer ser imortal, os cavaleiros seguiam defendendo o clero e seu reino. Mas, não era apenas isso, a diversão da época também os envolvia. Os cavaleiros de certa forma eram a diversão da época, eles lutavam, nos diversos eventos em várias modalidades diferentes. Eles costumavam ser ricos. Mesmo sendo nobres, devido ao alto custo dos materiais, nem sempre eles podiam contar com aquele material “de ponta”. Além disso, contavam sempre com seu fiel escudeiro, que muitas vezes são servos que tinham o sonho de ser cavaleiro, porém como não eram nobres não podiam concretizar esse sonho. Assim era a vida de um badalado cavaleiro, muito popular, cortês e nobre. Sempre com o objetivo de ir ao céu e ser imortal.

Por: Giovanni Castelan

Por Angelo Jr. Os cavaleiros eram muito respeitados pois eles eram de sangue nobre, era dificil não ser de sangue nobre e ser cavaleiro. Os cavaleiros eram treinados até os quinze ou vinte anos de idade; já, aos que eram concedido o título de cavaleiro antes era porque demostravam mais habilidade com a montaria e com a espada. Os cavaleiros normalmente usavam uma armadura de ferro que era bem complicado de vestir, eles tinham a ajuda de um servo para colocar a roupa de ferro. Quando eles já tinham terminado os ensinos para ser um cavaleiro eles passavam por uma grande festa e eram disciplinados e muito corajosos, pois defendiam seu senhor e seus estudos eram feitos nas igrejas. Eles foram muito usados nas guerras e nas lutas de conquistas para defender seu território que eram ou muito grande ou muito pequeno e eles praticavam muito a caça, porque os servos não podiam caçar sempre, porque a carne era da nobreza. O torneio era uma festa medieval onde os cavaleiros guerreavam apenas para divertir seus senhores e os servos.

Senhores feudaisOs feudos são propriedades dos senhores feudais, na idade media

quando algum servo salvasse a vida de alguém da família, do senhor feudal ele recebia em troca terras.

Mas os dois tinham direitos e deveres o senhor feudal não podia tirar as terras sem nenhum motivo.

Os senhores feudais também tinham servos que trabalhavam nas terras, em troca de serviços, alguns conseguiam pagar suas dividas rápido e outros não.

Os senhores feudais são nobres, tem reis..., mais voltando ao contrato feudal, tem algumas regras:-O suserano (recebe a terra), deve jurar fidelidade ao senhor feudal.-O dois tem que ajudar um ao outro em caso de invasão.-E se acontecer algo o senhor feudal pode tirar a terra.Os feudos são propriedades dos senhores feudais, na idade media surge o contrato feudovassalico, nesse contrato o suserano (o que da a terra) e o vassalo (recebe a terra) tinham um conjunto de direitos e deveres.

Os senhores feudais tinham os servos, e suas casas (dos servos) eram pequenas e desconfortáveis, e por esse motivo em guerras os servos iam para o castelo dos senhores feudais.

Texto Gabi Alves

Sociedade Sociedade MedievalMedieval

A sociedade medieval era composta por cavaleiros, castelos, servos e nobres. Os nobres eram chamados de senhores feudais, pois eram donos de feudos, pedaços de terra bem extensos onde moravam. Como os plebeus não tinham onde ficar, pois era uma época cheia de violência e guerra, poucos lugares eram seguros para viver. Então, o povo que não tinha terra entregava parte da sua liberdade ao senhor feudal, em troca de segurança, para isso precisava pagar vários impostos e dar parte de seu alimento ao senhor feudal. Os cavaleiros também eram nobres, usavam armaduras pesadas e armas diferentes, eram pessoas boas vistas como heróis pelo povo. A religião era importunate nessa sociedade, todos os nobres tinham uma igreja em seu feudo, pois era lá onde agradeciam o que tinham. Pela mentalidade deles, sem a igreja não seriam nada. A sociedade medieval teve início no século V, mesmo com guerras, o oriente ainda tinha algum desenvolvimento comercial.

Por: Raíssa Bornia Borges

Laena Tieko

A sociedade medieval tem três camadas básicas: clero, nobreza e servos. Esta sociedade é estamental , ou seja, não muda. Se você nasceu nobre mesmo que tenha perdido tudo, ainda é nobre. A sociedade medieval teve origem da sociedade romana, devido ao fim do Império Romano do Ocidente, os patrícios (mais ricos) passaram a viver em suas casas de campo. Como era de se esperar os plebeus (trabalhavam para os patrícios) sem ter para onde ir, começaram a trabalhar para os patrícios em troca de um pedacinho de terra e segurança. Com o tempo as casas de campo se tornaram feudos, com isso os patrícios passaram a ser senhores feudais (nobres) e os plebeus servos.

Nessa época, a Igreja se fortificou e enriqueceu muito, por isso eles passaram a ser nobres (estavam no topo da pirâmide social). Assim se a base da pirâmide social medieval (as três camadas básicas). Na realidade a Igreja em muitas coisas, pois tudo o que ela falava vinha de Deus. Devido as constantes guerras e invasões inimigas (Alta Idade Média), a segurança era muito importante, este foi o principal motivo dos servos trabalharem para os senhores feudais. Cada “camada” social tem um dever que deve cumprir. O clero tem a função de orar, desde orações para ganhar batalhas, até conversas íntimas com Deus, ninguém podia tirar sua função. A nobreza devia guerrear, ou seja, lutar em guerras e batalhas, mas havia outra função para a nobreza, os nobres que não guerreavam ajudavam nas táticas de batalhas e administravam o feudo.

Fora estás três camadas básicas, ainda há três camadas menores e mais raras. Os vilões eram proprietários de pequenos pedaços de terra, eles prestavam serviços aos nobres. Os escravos eram mais comuns no começo da Idade Média, com o tempo eles foram diminuindo cada vez mais. Por fim haviam cobradores de impostos (cobravam os servos), estes também supervisionavam o trabalho dos servos, eles eram pessoas de confiança do senhor feudal. Com isso percebemos que para se formar uma sociedade não é fácil, a sociedade medieval teve muitas injustiças, mas não é fácil ter uma sociedade em perfeita harmônia!

Sociedade Sociedade MedievalMedieval Por: Pamela

Na sociedade medieval nos temo o feudo o clero a nobreza os vilões e os servos o feudo é aonde o senhor feudal da aos servos em troca de trabalho ele da moradia e proteção para os servos ,nisso os servos precisam dar ao senhor feudal seu trabalho e quando tem guerra o senhor feudal chama para serem participantes da guerra , ou seja, vão proteger a eles sempre.

Nobreza são os nobres que ficam com os senhores feudais ,ou na igreja e não  trabalhão  por obrigação ,trabalhão porque querem , mas  , não recebem pelo que fazem e os vilões roubam invadem propriedades feudais querem roubar dinheiro dos castelos e das terras querem ser os que mais tem poder dentro da sociedade medieval . E também temos os cavalheiros que protegem as terras e usam armaduras bem pesadas ,mas que protegem bastante que e para não se machucarem . 

Nisso a formação começou na alta idade  media que ocorreu o momento histórico no século v ao x o momento foi o desenvolvimento e o fortalecimento do feudo e terminou na baixa idade media que ocorreu no século X ao XV que foi o período de enfraquecimento das relações feudais .

 Nesse tempo entre um e outro ocorreram as invasões babaras .

Também tinha os costumes e  as bases eram :- herança cultural greco-romana- padrão civilizatório dos povos bárbaros - religião crista 

Camadas SociaisCamadas Sociais

No fim do império romano os bárbaros invadiram e saquearam cidades, em consequência não havia mais cidades, então a população foi para a zona rural. E os patrícios tiveram que morar no campo. Os plebeus quando não tinham segurança para fugir dos bárbaros, eles seguiam os patrícios e fizeram uma proposta, que se eles trabalhassem para os patrícios, os patrícios lhe dariam segurança.

A sociedade medieval nunca mudava, por isso quem nascia servo morria servo e, quem nascia nobre morria nobre. A sociedade era dividida em três: Clero, Nobreza e Servos. O clero era a classe mais alta, e sua função era orar, os nobres eram a segunda classe mais alta, e sua função era Guerrear e os servos eram a classe mais baixa e sua função era trabalhar.

Também havia os vassalos e os suseranos, os suseranos cediam a terra para outro amigo morar, como se fosse um presente. E os vassalos eram quem recebiam as terras. Se o suserano entrasse em guerra, o Vassalo teria que obrigatoriamente ajudar nas guerras. Um vassalo também pode ser um suserano, é só ele doar um pedaço de sua terra a outro, e é o mesmo processo, só que ele é suserano e vassalo ao mesmo tempo.

E assim era a sociedade medieval, com muita violência, desigualdade e sofrimento.

Por: Rubens Lopes Rolim filho.

por Gabriel Salvestro

Quando Roma ocidental caiu, ficou vulnerável aos ataques bárbaros. E foi isso mesmo que aconteceu! Os bárbaros invadiram e saquearam as cidades, forçando os patrícios a fugirem para o campo. Lá eles dividiram as terras. Porém os plebeus ainda estavam sem proteção e decidiram oferecer seu trabalho em troca de proteção nas terras dos patrícios. Com o tempo, a igreja católica se fortaleceu, aquelas terras se tornaram feudos, os patrícios se tornaram senhores feudais, os plebeus se tornaram servos e aquela decadente sociedade romana se tornou a poderosa sociedade medieval!

Na sociedade medieval havia o clero (classe mais alta). O clero era a igreja, o porta-voz de Deus. Não se podia contrariar a religião católica naquele tempo, pois havia pena de morte para quem fazia isso. A sociedade medieval era estamental, ou seja, ela não mudava! A função do clero era orar. O Papa era o líder dos clérigos. Havia também os nobres. A função deles era guerrear, porém havia a nobreza de toga, que só auxiliava na administração e na estratégia, e a nobreza de espada , que realmente ia lutar “corpo a corpo” no campo de batalha. Quem nascia nobre morria nobre. Também existia os servos. Eles pertenciam a classe mais baixa. A função deles era trabalhar. Quem nascia servo morria servo.

Se um servo quisesse proteção ele teria que trabalhar nos feudos e pagar muitos impostos. Eles não podiam fugir dessa obrigação, pois havia ministeriais, fiscalizando-os e cobrando os impostos Havia também os camponeses e vilões. Eles eram homens livres mas não tinham a proteção que um servo tinha ao trabalhar num feudo. A idade media ficou conhecida como idade das trevas por causa da extrema violência que existia naquela época. Essa época medieval viveu um período de ótimas relações na Alta Idade Media e viveu um período de desgraça e fome na Baixa Idade Media. Esse foi o fim de uma poderosa sociedade.

Na era medieval a sociedade teve a alta Idade Média que era no século V ao X, teve também a Baixa Idade Média com declino dos feudos e a alta com sua fortificação dos feudos. A sociedade medieval era dividida em Clero, sua função era rezar, Nobreza sua função era guerrear e os servos que sua funcão era trabalhar. O Clero era o porta voz de Jesus Cristo as pessoas tinham que obedecer ao contrário teriam Os servos tinham que trabalhar para os senhores, ou seja, a nobreza os servos para poderem viver na sociedade do senhor tinham que pagar impostos.

por Pedro Walter

Já os senhores teriam que dar proteção quando o territòrio fosse invadido por inimigos, por isso vários queriam ir para as fazendas. A sociedade medieval era um estamento, ou seja, nunca mudava,se alguém nascesse servo e ficasse rico continuaria sendo servo com sangue de servo. Os servos eram diferentes dos escravos, a diferença era que escravos eram vendidos, ou seja, propriedade de alguém já os servos trabalhavam em troca de proteção no feudo que era a terra do senhor, ou seja, a posse dele.

Thiago CarusoThiago Caruso

Feudalismo se relaciona com feudo, que é um pedaço de terra que tem como dono o senhor feudal. O feudo tem três calsses: primeira são os cleros,que são as pessoas relacionadas a igreja, ou seja, que oram.A segunda é a nobreza sua função era guerrear. A terceira eram os servos que tinham como função trabalhar. Nos feudos existiam igrejas, castelos, mansos servis, mansos senhoriais, floresta do senhor (que era utilizada para caça), as casas dos servos. E nos feudos tinha muitas guerras e as vezes quando a venciam ganhava um novo pedaço de terra para aumentar seu feudo, mas ele não tem como auxiliar aquele…

…pedaço, então ele se torna um suserano que é quando você concede

a terra a alguém e esse alguém se torna um vassalo, aquele que recebe

as terras. Os servos para entrarem no feudo eles fazem um acordo com o senhor

feudal,que era de o senhor feudal oferecer abrigo e segurança em troca

de trabalho e impostos. E também no feudo existiam os

cavaleiros que tinham como função proteger o feudo e alguns até ficar de

olho nos servos para que eles trabalhem bem.

Os feudos foram criados por causa da invasão dos bárbaros,então por

causa disso houve a ruralização,que foi criando os feudos. Depois de certo

tempo, por vários acontecimentos relacionados a violência, os senhores

feudais foram obrigados a construir castelos e barreiras,formando os

princípios do feudalismo.

O Clero

Feudalismo:Feudalismo vem da palavra Feudo, que significa “Propriedade do Senhor”, ou seja, é um pedaço de terra de onde ele tira seu sustento e sua riqueza. Tinha o “Suserano” e o “Vassalo”, o suserano era quem concedia as terras, e o vassalo era quem recebia a terra. O rei era o suserano absoluto, mas é lógico que não existia só um suserano ou só um vassalo, existiam muitos dos dois, também tinham vassalos que eram suseranos de outros vassalos, e assim por diante. Tudo o que o vassalo produzia em sua horta própria, metade do lucro das vendas ia para seu suserano, e sem contar que eles também pagavam impostos. Os vassalos, no caso os servos, deviam serviços ao Senhor Feudal (suserano), como colher e transportar o trigo, cuidar dos vinhedos, arar a terra e fazer os trabalhos mais pesados. As mulheres como eram mais delicadas, cuidavam da cozinha e da casa, faziam manteiga e cerveja, e fiavam a lã. Em seu tempo livre, eles trabalhavam em seu terreno.Alguns conseguiam comprar sua liberdade logo, e frequentemente oferecer dinheiro e mercadorias em vez de serviços ao senhor.Alguns dos impostos que os servos tinham que pagar, eram: BANALIDADES, MÃO MORTA, CORVEIA E TALHA. A banalidade era o pagamento que eles davam ao Senhor Feudal para poderem usar seus bens como o moinho, o lagar, o forno.Já a Mão Morta era quando um servo morria e sua família, e sua família pagava ao senhor, para poder continuar na terra.A corvéia era os dias da semana que os servos trabalhavam nas terras, nas propriedades do senhor, e costumava ser dois ou três dias.

Texto Stefanye

E a Talha é quando a metade do lucro da produção do próprio servo era entregue ao Senhor Feudal. Os feudos eram divididos em três partes: o manso senhorial, que era o conjunto de construções onde ficava o castelo, no caso as oficinas, estábulos, pomar e cavalariça, o manso servil, era a terra que o servo recebia, e o manso de reserva, eram propriedades reservadas ao senhor que os servos podiam usar, como bosques, fornos e moinhos, etc...

Stefanye

Camila Tolosana

A palavra Feudalismo vem da palavra Feudo, que é a propriedade dos senhores, e é da onde os senhores tiram sustendo e a riqueza, o Feudo é dividido em 3 partes: a 1ª parte é o manso senhorial é onde fica os castelos, os reis, os cavaleiros, o clero (igreja) e toda a nobreza do Feudo. A 2ª parte é o manso servil é onde ficam as casas dos servos e alguns pomares e a 3ª parte é o manso de reserva onde ficam os pomares, os fornos, moinhos, os lagares, e os servos não podem entrar, só se tinha uma banalidade a pagar, mais só os nobres (reis) podiam entrar.

No Feudo havia um suserano que era um rei na idade média, e

se o rei achasse que o servo (vassalo) se

desse bem na guerra ele podia conceder uma parte da terra

para o vassalo, mas o vassalo tinha que

ajudar militarmente o suserano em guerras e ele também tinha que

ajudar financeiramente o

suserano. No Feudo havia várias “regras” como o imposto mão-

morta que se um servo morresse a

família dele tinha que pagar um imposto por

o servo ter morrido, mais se eles quiserem

ainda continuar morando no Feudo

eles tinham que pagar.

Tinha uma semana que os servos tinham que trabalhar dois ou três dias e havia uma parte que eles tinham que pagar muitos impostos para morar no Feudo eles tinham que trabalhar muito para o senhor feudal. No feudo havia uma camada social que se a pessoa nascesse servo e virava nobre ele nunca ia ser nobre ele ia morrer servo do mesmo jeito, e o clero que era a igreja tinha que orar, os nobres tinham que guerrear, e os servos tinham que trabalhar e essa camada social não tinha mudanças.

Os Servos

ServidãoCom o fim do Império Romano, pelo fato dos bárbaros, brigas e guerras iniciou-se a Idade Média. Muitas coisas, fatos ocorreram durante esse período importante e um desses fatos é a servidão.

A servidão é nada mais nada menos do que os servos, aqueles que trabalham para um senhor feudal. Os servos, são as pessoas mais pobres, sem uma condição boa de vida e que necessitam do trabalho para sobreviver. Muitos trabalhavam na agricultura, no artesanato e entre outros.

Diferente dos escravos, os servos não era prisioneiros, mas também sofriam consequências , como pagar taxas , impostos para o senhor feudal . Além de tudo isso, naquela época ocorria riscos de os bárbaros invadirem novamente as terras dos senhores feudais e com isso, os donos das terras seriam obrigados a proteger seus servos em suas moradias, castelos. Ou seja, os servos trabalhavam para os donos das terras e em troca recebiam proteção e também alimentação.

Basicamente a vida de um servo era o trabalho. Ele dependia do trabalho para sobreviver e se auto sustentar, de uma maneira que realmente não era nada fácil, com todos os impostos a pagar, incluindo arar terra , colher frutos , trabalhar nos vinhedos , transportar o feno , a vida de um servo ia sendo cada dia um grande desafio .

Por: Gabriela Pires

Cavaleiro

Gustavo Chinetti de Almeida7º. Ano P

Abril/2013

ResumindoResumindo......

Na idade média a violência nas estradas era muita então os antigos patrícios pegaram suas terras e começaram a plantar comida nelas para não depender do comércio. Eles também construíram castelos para se proteger de possíveis invasões e as terras passaram a se chamar feudos e seus donos, senhores feudais, porque eram senhores dos feudos.

Os indivíduos que não tinham terras faziam acordos com os senhores feudais e trabalhavam para eles, podendo se abrigar nos feudos em troca. Eles eram os servos.

Os feudos eram divididos em três partes: o manso senhorial era aonde ficavam o castelo, e as terras em que os servos trabalhavam para o senhor.O manso servil era aonde moravam os servos e onde eles trabalhavam em suas folgas, pagando a banalidade e o manso reserva era aonde ficavam os moinhos e afins, que os servos podem usar pagando a banalidade.

A banalidade era um imposto pago pelos servos para usar os bens do senhor. A taxa era o imposto pago pelos servos para morar no feudo, normalmente trabalhar no manso senhorial três dias por semana.

Não era qualquer um que podia ser um cavaleiro naquela época, apenas os nobres, pois os equipamentos eram caros e os plebeus não tinham dinheiro nem tempo para treinar. O cavaleiro tinha que saber técnicas de luta, montar a cavalo e saber as características de um cavaleiro. Lealdade, fidelidade ... eram as características de um cavaleiro.

A Nobreza

Desde criança era destinado, pelo pai, a ser um cavaleiro.;

Ao ficar adulto passava de aprendiz para um cavaleiro através de um ritual:

- Tinha que passar a noite na igreja orando;

- No dia seguinte teria que fazer um juramento;

- E por último ganhava um terra (feudo) para construir sua habitação.

Quando o cavaleiro virava adulto o rei pegava uma espada e passava pelos ombros do cavaleiro (com o cavaleiro ajoelhado) e depois dava a espada ao cavaleiro.

Depois o cavaleiro podia cuidar e salvar as mulheres, filhos (órfãos) e viúvas.

No século XI a igreja não contava mais com os cavaleiros para a defesa dos fracos.

FIM

Na HistóriaNa História