116
PASSATEMPO 9º ANIVERSÁRIO – PRÉMIOS NO VALOR DE € 1.250 A  r e v i s t a  N º  1 *  *  D  a  d  o  s  A  P  C  T CD-ROM GRÁTIS HORA DOURADA Aproveite as melhores alturas do dia e veja os resultados... EDITAR FOTOGRAFAR  P e 7 d 1 0  Novo Curso de Fotografa  Análises em vídeo  Guia de Compras CÉUS FANTÁSTICOS Revolucione as suas paisagens com estes truques de edição Junho 2014 Nº 110 Mensal Registe o seu dia a dia com mais criativi dade: as técnicas, dicas e ideias que fazem a diferença!  OTOGR I DE RUA O melhor da       P      A     S     S   A    T   E  M  PO 9 º    A N   I    V    E    R    S     Á        R        I         O E         M     U     I        U  T  R O S  P   R      S       ! G A N H E A N O N  S X 7  H S PORTFÓLIOS PAULO PIRES For ças especia is em fot os MICHAEL FREEMAN Viagens documentadas

Revista O Mundo Da Fotografia Digital - Nº 110 - Junho 2014

Embed Size (px)

Citation preview

  • PASSATEMPO 9 ANIVERSRIO PRMIOS NO VALOR DE 1.250A revista N 1 *

    * Dad

    os A

    PCT

    CD-ROM GRTISHORA DOURADAAproveite as melhores alturas do dia e veja os resultados...

    EDITARFOTOGRAFAR

    * Par

    te 7

    de

    10 Novo Curso de Fotografia Anlises em vdeo Guia de Compras

    CUS FANTSTICOS Revolucione as suas paisagens com estes truques de edio

    Junho 2014 N 110 Mensal

    Registe o seu dia a dia com mais criatividade: as tcnicas, dicas e ideias que fazem a diferena!

    FOTOGRAFIA

    DE RUA O melhor da

    PASS

    ATEMPO 9 ANIVERSRIOE M

    UITOS OUTROS PR

    MIOS

    !

    GANHECANON SX700 HS

    PORTFLIOS

    PAULO PIRES Foras especiais em fotos

    MICHAEL FREEMAN Viagens documentadas

  • 3Quem somos

    O Mundo da Fotografia Digital

    Inspirao ao virar da esquina!

    Jorge Daniel Lopes

    Esta uma edio estival, por isso o nosso convite : saia de cmara em punho e surpreenda-nos com as suas imagens! Explore a fotografia pinhole e capte inspiradores registos florais.

    Eis um portflio documental que nos oferece um acesso direto a momentos que, por norma, esto interditos ao nosso olhar. No perca esta espcie de fotorreportagens especiais e inspire-se!

    No terreno

    Zoom out

    O QUE PROMETEMOSPara os leitores Queremos estreitar a relao com o leitor, incentivando sua participao em vrias seces da revista. Envie-nos as suas fotos esugestes para [email protected].

    Para todos Comuma linguagem simples e acessvel, dirigimo-nos a todos os amantes dafotografia que pedem solues prticas e claras, ideias e inspirao. Com muita paixo!

    Independente Somos cem por cento independentes. Osfabricantes dos produtos e servios, bemcomo os anunciantes, no determinam a nossa linha editorial ou as nossas opinies.

    Com rigor Esta publicao produzida porprofissionais com provas dadasnojornalismo e na fotografia. Asopiniesexpressas nos nossos testes so baseadas em anlises rigorosas e objetivas, combasena experincia no terreno.

    O bom tempo regressou em definitivo j era altura! e sabemos que a partir de agora as suas sadas para fotografar vo ser mais frequentes. Umas "boas" nuvens no cu geram muitas vezes a luz perfeita, mas no h dvida de que o nmero de "disparos" aumenta bastante quando o tempo convida a sair para registar uns retratos de famlia na praia, uma paisagem ao nascer do dia ou um rasto de luz ao escurecer... Mas este ms queremos alert-lo para outra realidade fotogrfica, aquela que est sempre perante os nossos olhos: a fotografia de rua. Esta pode no ser a temtica eleita pela maioria dos fotgrafos de nvel avanado, mas, pensando bem, a forma perfeita de iniciao no "mundo" da fotografia mais a srio.

    Tudo o que h a fazer preparar o equipamento, sair de casa e procurar os momentos mais originais e capazes de contar uma histria. Sim, porque a fotografia de rua tem esse condo, o de transformar uma imagem numa histria inacabada. O fim depende depois da imaginao de quem a v o fotgrafo comea, quem est do outro lado termina... Deixe-se levar pela magia das fotos de rua, ver que os resultados sero muito mais interessantes do que julga. E esta edio o guia perfeito para tal, at porque este ms temos alguns "especialistas" a ajudar. De resto, aproveite cada pgina de mais uma OMFD uma viagem ao melhor da fotografia!

    Jorge Daniel Lopes [email protected]

    Como participar

    Por via digital Use e abuse do nosso endereo de e-mail: [email protected]. Faa-nos chegar as suas opinies esugestes, coloque-nos as suas questes, envie-nos as suas melhores fotos para os passatempos Olhares e Misso... Fale connosco!

    Edio digital A revista O Mundo da Fotografia Digital j est disponvel em formato digital para equipamentos iPhone e iPad. Aceda j App Store para descarregar a app OMFD gratuitamente e tenha todos os meses a sua revista de fotografia preferida na ponta dos dedos.

    Por correio Se prefere a via tradicional, pode continuar a comunicar connosco enviando a sua correspondncia pelocorreio para: Goody O Mundo daFotografia Digital, Av. Infante D. Henrique, N 306, Lote 6, R/C, 1950-421 Lisboa.

    Misso Todos os meses lanamos um novo desafio aos nossos leitores. Esteja atento s temticas e data limite deenvio (pgina 88), participe e ganhe prmios. Consulte as regras de participao na seco Passatempos do CD que acompanha a revista.

    Olhares Esta mais uma das seces mensais em que pode participar eganhar prmios com as suas fotos. O tema livre, por isso d asas sua criatividade. Consulte as regras de participao na seco Passatempos do CD que acompanha a revista.

    Facebook A sua revista de eleio est muito bem representada na maior das redes sociais na Internet, em www.facebook.com/omundodafotografiadigital. Faa "Gosto" na nossa pgina oficial! E siga-nos tambm no Instagram, em instagram.com/revistaomfd.

    O vero est a e est procura de uma nova cmara, certo? Ento avance j para a pgina 100 desta edio e fique a conhecer as melhores CSC do momento. Boas opes, com resultados incrveis!

    Joana Clara

    Paulo Pires

    *@

    LEITORESOnde participar

    G

    eoff

    Har

    riso

    n

  • 4O Mundo da Fotografia Digital

    Nesta edio

    36 Paulo Pires: um portflio intenso e que nos d acesso a uma realidade interdita.

    10 Sony World Photography Awards 2014: as imagens vencedoras deste concurso.

    Se sempre sonhou criar imagens to emblemticas como as de Henri Cartier-Bresson ou de Robert Doisneau, ento no pode perder as dicas que temos para si! Siga estas tcnicas risca e tornar-se- um mestre da fotografia de rua.

    E M F O C O

    28

  • 5O Mundo da Fotografia Digital

    Nesta edio

    Dos leitores

    20 Olhares As melhores fotos enviadas pelos nossos leitores este ms.

    82 Misso para o ms de junho: desporto Est preparado para sentir a adrenalina que as imagens dos nossos leitores emanam? Aventure-se!

    Zoom in

    28 Consiga as melhores fotografias de rua Quer ter xito nas suas abordagens do quotidiano? Reunimos para si uma lista de dicas prticas, fornecidas por profissionais da fotografia de rua. Aprenda a ser o mais criativo possvel de cmara em punho.

    Zoom out

    10 Sony World Photography Awards 2014 A equipa da OMFD esteve em Londres e d-lhe a conhecer as imagens vencedoras nas vrias categorias do concurso.

    36 Paulo Pires Um portflio de fotorreportagem que nos d um acesso privilegiado a momentos interditos.

    74 Michael Freeman Fique com o perfil de um dos mais conceituados fotgrafos da atualidade.

    Passo a passo

    44 Dez ideias criativas54 Tire partido da hora dourada e obtenha registos fotogrficos de sonho

    58 Saiba como criar imagens abstratas e originais

    60 rea tcnica: tudo o que precisa saber sobre a velocidade de obturao

    64 Redimensionar imagens de forma correta com o Photoshop Elements

    68 Melhore o cu das suas paisagens com o Photoshop CS

    72 Aplique efeitos originais com a ajuda do Lightroom 5

    Em anlise

    92 Nikon D3300 vista lupa Uma reflex de entrada de gama compacta e leve, detentora de 24,2 MP.

    96 Fujifilm X-E2 em anlise Um sensor CMOS de 16,3 MP e um sistema de foco contnuo melhorado .

    100 Confronto: cmaras de sistema compacto

    CD-ROM

    114 No seu CDEm vdeo nesta edio: o nosso curso 'No Terreno' (7 parte Macro, parte 2: Tcnicas avanadas), as anlises das cmaras da revista e os guias de edio passo a passo; imagens de apoio; as melhores fotos dos leitores e um til guia de compras em PDF.

    E M F O C O

    As fotos dos leitores 20 e 82

    92

    100

    Anlise detalhada s cmaras Nikon D3300 e Fujifilm X-E2

    Em confronto: as melhores cmaras de sistema compacto

    No Terreno Parte 7Macro II: Flash, refletores e fundos

    A

    dria

    na M

    ora

    is

    As mais eficazes tcnicas para fotografar e editar

    44 e 64

  • O Mundo da Fotografia Digital

    6

    Observatrio Conhea as novas propostas do mercado da fotografia.

    A teleobjetiva SP 150-600 mm f/5-6.3 Di VC USD ( 1.089), desenhada a pensar nos corpos Nikon com sensor APS-C, o mais recente membro da famlia Tamron.

    Segundo a marca, o revestimento eBand e os trs elementos de cristais LD oferecem um rendimento de imagem superior, ao passo que o mecanismo de estabilizao de imagem de compensao de vibrao permite obter fotografias mais ntidas de cmara em punho. Por outro lado, o motor de foco ultrassnico USD facilita um foco automtico AF mais clere, silencioso e preciso.

    Esta objetiva, vencedora de um prmio TIPA para Melhor objetiva para reflex expert, est equipada com 20 elementos

    em 13 grupos e um diafragma de nove lminas circulares, para produzir efeitos de bokeh. Ainda de acordo com o fabricante, a distncia focal desta objetiva destina-se, na sua essncia, fotografia de desporto, vida animal, natureza e detalhes longnquos.

    Tamron * www.tamron.eu

    PARA UMA VISO DE LONGO ALCANCE!

    A gama de objetivas Tamron para corpos Nikon acaba de crescer.

    A Canon apresentou uma edio em branco da reflex de entrada de gama EOS 100D, assim como uma nova verso da objectiva zoom de kit EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM. As caractersticas de ambos os modelos mantm-se; apenas a roupagem foi alterada. Relembramos que a EOS 100D inclui um sensor APS-C Hybrid CMOS AF II de 18 MP e um ecr ttil ClearView II de 3. J a objetiva destaca-se pelo estabilizador de imagem tico de quatro pontos.

    www.canon.pt

    LIGHTROOM PARA IPADA Adobe lanou recentemente a verso mobile do Lightroom ( 12,29 por ms), uma app para iPad que inclui o melhor deste programa de edio de imagem, disponvel atravs da Adobe Creative Cloud. Agora j pode aperfeioar as suas fotos e utilizar todas as ferramentas no iPad.

    www.itunes.apple.com/pt

    NOVA ROUPA PARA A 100D

    Notcias

    No passado dia 30 de abril, a Sony apresentou a sua mais recente cmara de objetivas intermutveis, a Sony a77 II ( 1.200).

    Equipada com um sensor APS-C Exmor CMOS de 24,3 MP e um novo motor de processamento de imagem BIONZ X, esta cmara faz-se valer do maior nmero de pontos AF do mercado, assim assegura a marca. So 79 pontos de deteo AF, incluindo 15 pontos cruzados!

    Mas as novidades no se ficam por aqui:

    Londres foi tambm palco da cerimnia dos Sony World Photography Awards 2014, concurso fotogrfico que distinguiu a autora norte-americana Sara Naomi Lewkowicz com o primeiro prmio na categoria Contemporary

    Issues e com o LIris dOr 2014, o galardo mximo, e deu a conhecer os

    vencedores das 14 categorias profissionais. De salientar que, este ano, foram 135.500

    as fotografias avaliadas, em representao de 166 pases.

    Sony * worldphoto.org

    Sony premeia fotgrafos e apresenta nova cmara fotogrfica.

    NOVIDADES SONY EM LONDRES

  • 8O Mundo da Fotografia Digital

    Notcias

    No passado ms de abril, a marca alem Leica apresentou a sua mais recente novidade fotogrfica, no restaurante Bica do Sapato, em Lisboa: a cmara Leica T. Comercializada em Portugal pela Comercialfoto, esta cmara de objetivas intermutveis desfilou design, caractersticas mpares e versatilidade, tudo sob o olhar atento do rio Tejo. Desenhada a pensar nos fotgrafos entusiastas e nos amantes do lifestyle, a Leica T, equipada com o inovador conceito T-System, apresenta um corpo slido e compacto, assim como um ecr ttil que apresenta uma panplia de modos de captura e de reproduo. Uma das maiores novidades o facto de esta ser a primeira Leica a incorporar um mdulo Wi-Fi os seus registos podem ser transferidos remotamente para um smartphone, tablet ou PC, e, claro,

    partilhados nas redes sociais. Para tal basta descarregar a app gratuita da Leica T, que, por enquanto, est apenas disponvel para o sistema iOS.Outro dos trunfos reside na mirade de acessrios, apresentados em quatro cores. H ainda sacos e estojos extra, tambm desenhados pela Audi design.

    Disponvel a partir de 26 de maio, a Leica T-System faz-se acompanhar da objetiva Leica Vario-Elmar-T 18-56 mm, f/3.5-5.6 ASPH. H espao para a Leica Summicron-T 23 mm f/2 ASPH, uma objetiva de distncia focal fixa. Fantstico, no?!

    Leica * www.comercialfoto.pt

    PRIMAVERA MAIS CRIATIVAA Leica T a mais recente e maior inovao da marca!

    A Ricoh Imaging acaba de investir no mercado de mdio formato ao apresentar a Pentax 645Z. Esta cmara est equipada com um sensor CMOS de 51,4 MP renovado, um modo contnuo mais clere de at 4.5 fp, 27 pontos de autofoco (sendo 25 desses pontos cruzados), uma gama de sensibilidades ISO mais alargada (100-204800) e um ecr LCD inclinvel de 3,2. Ao rol de caractersticas juntam-se um

    corpo em liga de magnsio e selado contra salpicos, e a capacidade de gravao de vdeo em Full HD com taxa de 60 fps entrelaados ou 30 fps progressivos.

    De acordo com a marca, a bateria da Pentax 645Z tem uma durao longa e disponibilidade

    para 700 fotografias. Desenhada a pensar nos fotgrafos publicitrios, esta cmara resistente

    a temperaturas de at -10C e faz-se valer de um duplo

    slot para cartes SD, sendo compatvel com Flucard e Eye-Fi.

    Pentax * www.ricoh-imaging.pt

    OBTER A MXIMA DEFINIO? A Ricoh lana-se no mdio-formato com a Pentax 645Z.

    De acordo com um inqurito feito pela empresa Dreambooks entre janeiro e maro deste ano, os portugueses gastaram, em mdia, 196 na arte fotogrfica, em 2013. O estudo foi efetuado junto de quatro mil pessoas residentes nos quatro pases onde a empresa atua: Portugal, Espanha, Frana e Reino Unido. Atrs dos utilizadores nacionais ficaram os britnicos ( 174) e os espanhis ( 195). Por outro lado, os franceses alcanaram o lugar do pdio, registando gastos no valor de 206. Tendo em conta os resultados obtidos, a empresa cr que o futuro do consumo de servios passe pelas lojas de fotografia e pelas novas plataformas mobile.

    www.olhares.dreambooks.pt

    PORTUGAL INVESTE EM FOTOGRAFIA!

    TCNICA HDR EXPLICADA

    O fotgrafo Joel Santos tem mais um livro no portflio. Publicadas pela Centro Atlntico e com o ttulo FOTOhdr: Fotografia e Edio de Imagens de Alta Gama Dinmica, estas 152 pginas so um guia sobre a tcnica de alta gama dinmica.

    www.centroatl.pt

  • 1010

    O Mundo da Fotografia Digital

    Sony World PhotographyA fotgrafa norte-americana Sara Naomi Lewkowicz arrebatou o LIris dOr, o prmio mximo deste concurso fotogrfico. Conhea todos os vencedores!

    No passado dia 30 de abril, o Hilton Hotel, em Londres, foi palco da cerimnia dedicada aos Sony World Photography Awards. A equipa

    OMFD teve a oportunidade de assistir de perto revelao dos nomes dos vencedores das 14 categorias artsticas, assim como

    coroao da fotgrafa norte-americana Sara Naomi Lewkowicz, que levou para casa o LIris dOr, o prmio mais cobiado da noite.

    Este , sem dvida, um ano ureo para a fotojornalista, uma vez que a sua premiada srie Shane e Maggie, que incide sobre o tema da violncia domstica, j tinha sido distinguida na ltima edio do World Press

    Photo. O seu trabalho fotogrfico destacou-se entre as quase 140 mil participaes oriundas de 166 pases. Alm do avultado valor monetrio e da atribuio de equipamento Sony, a fotgrafa alerta para um preocupante problema social...

    Demore o olhar nas prximas pginas e inspire-se em registos repletos de impacto.

    Sony World Photography Awards 2014

  • 11

    Sony World Photography Vencedora

    do LIris dOr 1 Prmio Contemporary Issues Sara Naomi Lewkowicz, EUA (Getty Images)

    SHANE E MAGGIEA violncia domstica um crime, em grande medida, invisvel. Normalmente, ouvimo-lo abafado atravs das paredes, e, geralmente, ele s se manifesta nas contuses amareladas e arroxeadas, j desvanecidas, de uma mulher que embateu contra uma parede ou caiu das escadas. Raramente limitado a uma ocorrncia e raramente para. O meu projeto, Shane e Maggie, procura retratar a violncia domstica como um processo, e no um incidente isolado, analisando a forma como um padro de violncia se desenvolve e atinge o pico, bem como os seus efeitos a curto e longo prazo nas vtimas, nas suas famlias e nos seus abusadores.

    O Mundo da Fotografia Digital

    1 Prmio Still Life

    Amanda Harman, Reino Unido

    HISTRIAS DE JARDINS TRABALHOS OCULTOS Uma srie de naturezas-mortas, criadas em torno de estufas e da copa de uma casa de campo. Este trabalho procura tornar visvel o trabalho velado dos jardineiros e descobrir ligaes com outras histrias quotidianas.

    Sony World Photography Awards 2014

    Professional Awards

    Awards 2014

  • 1212

    Sony World Photography Awards 2014

    O Mundo da Fotografia Digital

    1 Prmio People

    Mario Wezel, Alemanha

    UM EM OITOCENTOSA srie levanta questes sobre como viver com uma criana com necessidades especiais.

    1 Prmio Campaign

    Spencer Murphy, Reino Unido

    CORRIDA DE CAVALOS CHANNEL 4

    Uma srie de retratos encomendados pela agncia

    4Creative, mostrando jqueis depois da corrida.

    1 Prmio

    Portraiture

    Sophie Gamand, Frana

    CES MOLHADOSCes Molhados uma srie de retratos

    de ces fotografados durante a atividade que menos preferem: o banho. Expostos

    num momento vulnervel e humilhante, os ces, encharcados, mexem-se,

    agitam-se e fogem do sabo. Este trabalho celebra os ces pelo que eles realmente

    so: mais do que apenas animais.

  • Sony World Photography Awards 2014

    13

    1 Prmio Architecture

    Ludovic Maillard, Frana

    A TIPOLOGIA DO CONCRETO As superfcies de cimento e espaos muitas vezes escondidos do anel virio de Paris, 40 anos aps a sua construo.

    1 Prmio Travel

    Ricardo Teles, Brasil

    ESTRADAS DE GROSA produo de alimentos um desafio global. A produo de gros no Brasil tem vindo a crescer celeramente, batendo recordes ano aps ano, devido expanso das reas de plantio e ao aperfeioamento das tcnicas agrcolas. No entanto, os investimentos em infraestruturas, principalmente relacionados com os transportes, no acompanharam o ritmo de crescimento da produo.

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 1414

    O Mundo da Fotografia Digital

    1 Prmio Landscape

    Roei Greenberg, Israel

    PAISAGEM ISRAELITA 2013 Esta uma viagem pela paisagem israelita, analisando as relaes entre o mundo natural e aquilo que o homem fez numa terra que tem sido alvo de mudanas dramticas ao longo do curso da histria. Cada imagem uma viso isolada desta odisseias, mas juntas formam um nico ponto de vista, um olhar bastante pictrico sobre uma terra que est constantemente em conflito.

    1 Prmio Current Affairs

    Guy Martin, Reino Unido

    PARQUE TASKIM GEZI A srie retrata um protesto contra a construo de um centro comercial num dos poucos espaos verdes de Istambul. Durante o protesto lanou-se gs lacrimogneo, foram construdas barricadas, ateados fogos e lanadas pedras.

    Sony World Photography Awards 2014

    1 Prmio Conseptual

    Thomas Brummett, EUA

    PROJEES DE LUZ As impresses prateadas de gelatina

    no so imagens de uma cmara ou de um rolo fotogrfico mas tambm no so fotogramas

    (nada foi colocado sob a superfcie do papel). Por isso, chamo-lhes Projees de Luz.

  • 15

    O Mundo da Fotografia Digital

    Sony World Photography Awards 2014

    1 Prmio

    Sport

    Salvatore Di Gregorio, Iatlia

    RED KUSHTI: UMA LUTA ANCESTRALKushti, wrestling tradicional em barro vermelho, uma antiga arte de combate que remonta ao sculo V a.C e praticada na ndia, no Paquisto e no Iro. Os praticantes vm de famlias pobres; para eles, combater uma oportunidade de terem uma vida melhor e de receberem dinheiro extra.

    1 Prmio Reino Unido

    Scarlet Evans Central Saint Martins College of Art & Design

    Foram dez os finalistas universitrios nesta categoria. O trabalho da fotgrafa britnica Scarlet Evans foi captado

    com uma cmara Sony a7.

    1 Prmio Travel

    Chen Li, China

    CHUVA NUMA CIDADE ANTIGA Eis a imagem escolhida entre mais de 65.000 inscries,

    vindas de todo o mundo. Esta competio tinha como propsito encontrar o melhor registo captado

    por um fotgrafo amador ou entusiasta da fotografia.

    Open Competition

    Student Focus Award

  • 1616

    O Mundo da Fotografia Digital

    Hugo AmadorEste autor acabou por encontrar na fotografia a sua tela e na natureza uma grande inspirao. Maravilhe-se com o nosso patrimnio natural.

    Portflio temtico Hugo Amador

    Sardo (Timon lepidus) "Parque da cidade do Porto. O sardo o maior lagarto da Pennsula Ibrica. Na Primavera, poca de reproduo, os machos mostram-se bastante territoriais e as lutas so constantes."

    Nikon D7000; 150 mm; f/5.6 a 1/1250 seg.; ISO 200

    Libellula quadrimaculata

    "Perspetiva geral do habitat desta

    liblula, conseguida atravs do uso de uma

    objetiva olho de peixe."

    Nikon D7100; 8 mm; f/8 a 1/250 seg.; ISO 100

  • 17

    O Mundo da Fotografia Digital

    Portflio temtico Hugo Amador

    Amantes

    "Cogumelos, Macrolepiota

    procera. Parque Biolgico de Gaia."

    Nikon D7100;15 mm; f/8 a 1/125 seg.; ISO 200

    Outono "Mata da Albergaria, Parque Nacional da Peneda Gers."

    Nikon D7100; Panormica com cinco fotos; f/8 a 1/30 seg.; ISO 100

    Acasalamento da borboleta Cauda-de-andorinha

    (Papilio machaon)

    "Salreu, Estarreja."

    Nikon D200; 150 mm; f/10 a 1/250 seg.; ISO 200

    AS SUAS FOTOS AQUI!Gostaria de ver o seu portflio fotogrfico aqui publicado, para que possa servir de inspirao a todos os nossos leitores? Ento envie-nos as suas imagens, sob um tema em particular, para [email protected].

  • 1818

    O Mundo da Fotografia Digital

    Portflio temtico Hugo Amador

    Morcego-de-ferradura-pequeno

    (Rhinolophus hipposideros)

    "Os morcegos so os nicos mamferos que desenvolveram

    capacidade de voo. Durante o inverno, hibernam por

    longos perodos de tempo, devido falta de alimento."

    Nikon D7000; 150 mm; f/9 a 1/250 seg.; ISO 100

    Orvalho Nikon D7100; 90 mm; f8 a 1/200 seg.; ISO 100

    Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) "Reserva natural local do Esturio do Douro."

    Nikon D7100; 150 mm;

    f8 a 1/250 seg.; ISO 200

  • 19

    O Mundo da Fotografia Digital

    Sapo-comum (Bufo bufo)

    "Valongo.

    Abrir a perspetiva atravs da objetiva uma das formas

    de dar impacto imagem, adicionando um contexto,

    um habitat espcie fotografada."

    Nikon D7100; 15 mm; f/11 a 1/125 seg.; ISO 320

    Louva-a-deus (Mantis religiosa)

    "Mindelo."

    Nikon D7100; 90 mm; f/4 a 1/1250 seg.; ISO 200

    Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) "Parque Biolgico de Gaia."

    Nikon D7100; 300 mm; f/5 a 1/200 seg.; ISO 1000

    Portflio temtico Hugo Amador

  • Inspire-se com as fotos dos leitores.OlharesOlhares

    O Mundo da Fotografia Digital

    20

  • 1Olhares

    O Mundo da Fotografia Digital

    2

    21

    1 FOTO DO MS DE JUNHOVasco FreitasCicindelidae campestris

    Macrofotografia de estdio.

    Canon EOS 600D; 50 mm;

    f/10 a 1/125 seg.; ISO 100

    Bruno Pereira Torre de menagem

    Castelo de Beja, Portugal. Canon EOS 7D; 18 mm;

    f/ 8 a 1/500 seg.; ISO 100

    2

    Oferta extra ao leitor Vasco Freitas: uma conta anual Retina Premium no valor de 35.

    www.hama.pt

    Os cinco primeiros classificados do passatempo Olhares de maio (Vasco Freitas, Bruno Pereira, Paulo Tanha, Raul Gonalves e Manuel Rodrigues) so premiados com um pack com dois filtros Hama (UV + Polarizador), no valor de 55.

  • 3Olhares

    4

    O Mundo da Fotografia Digital

    Paulo Tanha Translucent kiwis Canon EOS 450D; 100 mm;

    f/5 a 1/4 seg.; ISO 100

    3

    Raul GonalvesLiberdade no para todos

    Em Nunes-Vinhais.

    Canon EOS 60D; 100 mm;

    f/7.1 a 1/250 seg.;ISO 400

    4

    22

  • 6Olhares

    O Mundo da Fotografia Digital

    5

    Manuel RodriguesParaso alentejano

    Com esta perspetiva pretendi mostrar, de uma forma diferente, a bela paisagem que tinha diante os meus olhos.

    Canon EOS 6D; 17 mm;

    f/11 a 1/10 seg.; ISO 100

    5

    Carlos Pereira Abandonado

    No meio do abandono, tambm se v beleza.

    Canon EOS 550D; 30 mm;

    f/6.3 a 1/800 seg.; ISO 200

    6

    23

  • Olhares

    O Mundo da Fotografia Digital

    David MartinsReflexos

    Canon EOS 5D Mark II; 24 mm;

    f/8 a 1/80 seg.; ISO 800

    8

    Daniel SantosAs luzes brincalhonas

    Canon EOS 1100D; 300 mm;

    f/22 a 30 seg.; ISO 100

    7

    24

    8

    7

  • 10

    O Mundo da Fotografia Digital

    Joo ColaoEmpedrado Praia do Molhe Ferragudo, Portimo.

    Canon EOS 550D; 17 mm;

    f/20 a 8 seg.; ISO 100

    10

    Guilherme PintoOrientao

    Nikon D5000; 55 mm;

    f/5.6 a 1/100 seg.; ISO 400

    9

    9

    25

    Olhares

  • Olhares

    O Mundo da Fotografia Digital

    Photoshop no um verbo. um substantivo. o meio para um fim, no o fim em si mesmo.Vincent Versace

    26

    Paulo MendonaPaths

    Perpectiva do Cais Palaftico, junto pequena aldeia piscatria da Carrasqueira. Engenho popular que h mais de dois sculos tem servido de ancoradouro s embarcaes locais. Sony SLT-A77; 10 mm;

    f/13 a 20 seg.; ISO 100

    11

    11

    www.hama.pt

    Oferta extra ao 1 classificado:

    uma conta anual Retina

    Premium, no valor de 35.

    Envie as suas fotos para a edio de agosto e habilite-se a ganhar uma mochila Hama Orlando, no valor de 44,90, uma oferta Hama. Ser premiado apenas o primeiro classificado dopassatempo Olhares.

  • O Mundo da Fotografia Digital

    Especial fotografia de rua

    28

    FOTOGRAFIA

    DE RUA

    O melhor da...

    A fotografia de rua mais do que uma moda e pode parecer assustadora primeira vista. Vamos ajudlo a comear e a inspirarse...

    Jean

    Mar

    c C

    arac

    ci

  • 29

    Especial fotografia de rua

    Reuna o equipamento essencial...Leve pouca coisa, pois ter sempre a cmara no saco no corra o risco de a ter sempre exposta enquanto fotografa no meio da rua. Um saco a tiracolo d acesso imediato ao equipamento, mas tambm comporta a cmara e um par de opes de objetivas, como uma grandeangular e uma teleobjetiva. As reflex so perfeitas, mas as CSC acabam por ser timas ferramentas para fazer fotografia de rua. A Fujifilm XPro1 e a Olympus OMD, por exemplo, fazem sucesso e parecemnos boas opes.

    SAPINCIA DE RUAideia de apontar a objetiva na direo de um perfeito desconhecido causa-lhe suores frios? Ento pode dizer-se que, provavelmente, nunca experimentou a fotografia de rua. No que toca a segurar uma cmara

    em pblico e captar imagens de transeuntes que nos so desconhecidos, todos acabamos por adotar uma postura desconfortvel. Este tema no ento para os tmidos! Mas se estiver bloqueado no que toca aos assuntos ou apenas aborrecido com o seu estilo fotogrfico habitual, deve definitivamente experimentar colocar o seu temperamento prova no centro da cidade, por exemplo.

    Mas o que , na realidade a fotografia de rua, e porque que deve aventurar-se neste gnero? Continue a ler, assimile algumas dicas prticas e inspire-se nos conselhos dos profissionais...

    A

    A justaposio e a coincidncia cuidadosa

    esto no centro da grande maioria

    das boas imagens de rua.

  • O Mundo da Fotografia Digital

    Afotografia de rua , sobretudo, aquilo que quiser que ela seja. Para alguns

    fotgrafos trata-se de fotografar instantneos, enquanto outros pedem a desconhecidos que posem. No h regras absolutas: uma forma de arte que pode interpretar como quiser. Na forma mais bsica, a fotografia de rua realizada num local pblico

    quer seja numa rua, num caf, numa estao de comboio ou num concerto. Deve ter as pessoas como tema subjacente, mas no precisa de as colocar diretamente na imagem.

    Esta forma de expresso artstica no uma inveno moderna: to antiga como a prpria fotografia. Imagens dos sculos XIX e XX so utilizadas hoje como pontos de referncia histricos para a face varivel da moda, dos transportes e do mundo em geral. O fotgrafo urbano mais famoso do sculo XX ser, talvez, Henri Cartier-Bresson, pioneiro do conceito da cmara como terceiro olho, que observa o comportamento humano e cristaliza a ao num momento exato, ou melhor, decisivo.

    Os autores modernos tm abordagens peculiares, que turvam ainda mais a definio de fotografia de rua. Bruce Gilden, fotgrafo nova-iorquino, aproxima-se

    SAPINCIA DE RUAAfastese um pouco...Se no quiser experimentar a abordagem intrusiva de Bruce Gilden, pode fotografar de longe com a mesma intimidade da aproximao sem suscitar a curiosidade. Se a figura central da sua foto estiver descentrada, nem sequer vai estar a apontarlhe diretamente a objetiva, o que a levar a assumir que est a fotografar outra coisa ou pessoa! Se preferir ficar ainda mais afastado, uma teleobjetiva mdia de 70200mm mais adequada situao. Sentado numa esplanada pode escolher potenciais assuntos distncia. E uma abertura ampla ajuda a desfocar quaisquer distraes.

    ao mximo dos assuntos, captando transeuntes incautos de cmara em punho e com um flash externo. Fotografa e avana. um estilo deliberadamente intrusivo que desenvolveu e pelo qual se tornou conhecido. Em contraste, o fotgrafo de rua britnico Nils Jorgensen, cujo perfil j figurou nas pginas da OMFD, tem um estilo menos agressivo e capta imagens com um elemento forte de comdia.

    Em cima Se tem coragem (ou tato) para tal, um retrato aproximado pode resultar.

    A abordagem em grande, prxima e com flash de Bruce Gilden requer nervos de ao, pois chama a ateno.

    Tenha a cmara sempre consigo para fotografar

    formas grficas e coincidncias originais.

    N

    ils J

    org

    ense

    n

    A

    dria

    na M

    ora

    is

    O PRIMEIRO DIA NO EXTERIORFique a saber como comear neste gnero fotogrfico verdadeiramente entusiasmante.

  • Especial fotografia de rua

    O Mundo da Fotografia Digital

    31

    Por outro lado, a abordagem em grande, prxima e com flash de Bruce Gilden requer nervos de ao, uma vez que um mtodo que chama a ateno dos modelos. Na maioria dos casos estes ficam mais surpreendidos do que agressivos e, num ambiente urbano, clere e movimentado, possvel obter um registo fotogrfico e desaparecer na multido antes de o assunto ter tempo para reagir.

    NO DESCURE AS LEISNo que diz respeito a captar imagens na rua, h sempre preocupaes quanto ao que ou no legal. importante conhecer os seus direitos e defend-los, mas tambm essencial fazer-se valer do bom senso para evitar chatices.

    Se for confrontado ou desafiado, mantenha a calma e o controlo. No se zangue. Em vez disso, explique o que est a fazer e porqu. Ter um carto de visita que prove que fotgrafo ir de certeza ajudar, sobretudo se tiver um site onde as pessoas possam visualizar o seu portflio. Quanto mais defensivo ficar, mais desconfiada

    Aqui Na fotografia de rua tem de ter bastante pacincia e reflexos cleres. Preparese para voltar a locais com potencial.

    Aqui Pense na arquitetura dos centros das cidades; no tem de ser uma obra de arte para criar um ambiente e atmosfera.

    ficar a pessoa que o desafia. prefervel ser franco, manter-se cordial e, caso seja absolutamente necessrio, referir que fotografar na rua legal e que no h restries quanto captao de imagens em locais pblicos a no ser em algumas circunstncias excecionais.

    De acordo com Mrio Serra Pereira, autor versado em palestras sobre a temtica da fotografia e o Direito, em Portugal pode fotografar-se quase tudo. Dito por outras palavras, no existe uma proibio genrica de fotografar em locais pblicos. Em geral, necessria autorizao especfica para o caso de fotografia com finalidades lucrativas (em si ou no mbito de trabalho publicitrio, por exemplo). Existe legislao e regulamentos municipais que convm conhecer no caso de se pretender realizar trabalhos desta natureza, nomeadamente no caso de ocupao da via pblica (em Direito de fotografar em Portugal, IPF).

    Tenha em ateno que, se seguir a mesma pessoa e captar fotografias aps esta lhe ter pedido que parasse, tal pode ser considerado assdio e, como tal, um ato punvel por lei.

    NA RUA COM... MAMI PEREIRAMami Pereira, a nossa princesa do Tejo, figurou h pouco tempo nas pginas da OMFD com os seus inspiradores registos fotogrficos, hinos ao comrcio tradicional portugus e s lojas mais castias da nossa Lisboa, menina e moa. Fotografar como andar, treinase em casa e aventurase na rua. A rua o cenrio perfeito, uma pea sem ensaios, o palco da surpresa,

    partilha, apaixonada pela vida. Mas no apenas de testemunhos de tempos passados e de profisses de uma vida inteira que se

    compe o portflio desta fotgrafa lisboeta. As fotos de viagens so tambm elas arrebatadoras. Na verdade, so memrias cristalizadas graas a uma viso rigorosa e detalhada do real, mas tambm retalhos de um amor pela arte de desenhar com a luz que brota a cada novo disparo. Quando viajo, tenho o olhar mais apurado. As ruas olhamme com curiosidade, a cmara audaz, deixame retribuir o olhar, confessa. Os conceituados autores Martin Parr e Henri CartierBresson so fontes de inspirao, mas h um nome que conquista o lugar do pdio. Tenho mais de Martin Parr que de CartierBresson, mais que a poesia, atraime o humor, a stira, a cor.

    Em cima As situaes mais vulgares e corriqueiras podem proporcionar imagens apelativas. Tenho um fraco por sestas, sonecas, cochilos. Gosto de fotografar gente adormecida, partilha Mami, uma viajante do hemisfrio sul.

    Em cima Eis um exemplo de uma situao captada no momento certo! O enquadramento permite destacar as modelos e o autocarro. La Paz das cidades mais incrveis que conheci. catica, colorida, vibrante e fotognica.

    N

    ils J

    org

    ense

    n

    Mam

    i Per

    eira

    J

    A M

    ort

    ram

  • Especial fotografia de rua

    32

    Onde quer que haja pessoas, h uma possibilidade fotogrfica. Se quiser ficar

    vontade com a ideia de fotografar em pblico, deambule pelo seu bairro ou pela rea que envolve o seu local de trabalho, sempre de cmara em punho.

    Se tem dificuldade em ver o que lhe familiar por um novo prisma, visite uma cidade diferente. V ao mercado mais prximo. Certamente encontrar pessoas e interaes; ou ento opte por dar um passeio pelas ruas laterais, longe das reas mais movimentadas, e afaste-se de centros comerciais, locais propcios a presena de seguranas capazes de lhe aplacar a criatividade.

    Estaes ferrovirias, paragens de autocarro, passadeiras e parques urbanos atraem transeuntes, o que lhe oferece a oportunidade

    de observar atentamente os pormenores. Pode sentir-se mais confortvel em espaos tursticos, j que quase todas as pessoas tem cmaras. Mas numa cidade tpica, pode suscitar olhares curiosos ou reparar que as pessoas olham para trs: esto a perguntar-se o que est a fotografar, pois no acham que sejam elas!

    Grandes eventos desportivos ou musicais tambm constituem excelentes oportunidades para testar as suas apetncias para a fotografia de rua, quer fotografe a multido na fila para o local ou a virar a objetiva para o pblico que v a ao.

    LIVE VIEW OU OCULAR?Para este gnero fotogrfico, utilizar a ocular da cmara ou escolher a opo Live View so opes que tm os seus prs e contras. Com o olho na ocular do modo tradicional, pode isolar-se do mundo sua volta e concentrar-se em enquadrar uma cena movimentada.

    Uma cmara altura do olho bastante visvel para o assunto, mas se estiver mais baixa menos bvia.

    Imagem principal Pessoas a trabalhar ou a executar tarefas podem ser timos assuntos.

    Contudo, h alturas em que tem de estar consciente do que se passa no exterior dessa bolha. Pode manter um olho na ocular e abrir o outro, o que lhe d um campo de viso mais abrangente de modo imediato.

    Em alternativa, mude para Live View, para que o assunto fique enquadrado pelo ecr LCD. Compor a cena deste modo permite observar tudo o que acontece fora da rea enquadrada, para poder reparar em pessoas peculiares, ajustar o enquadramento de acordo com a situao ou apenas estar pronto para disparar o obturador assim que elas entrarem na cena.

    Se o LCD da sua cmara for inclinvel, tem a hiptese de poder posicionar a cmara para fotografar altura da cintura e com uma boa visualizao do que est enquadrar. Uma cmara altura do olho bastante visvel para o assunto, mas se estiver mais abaixo menos bvia.

    A maneira mais precisa de focar selecionar um s ponto AF (o central o mais seguro, mas nem sempre o melhor para a composio) e mov-lo para o ponto da cena que pretende que fique mais ntido. Naturalmente, quanto mais baixa estiver a cmara, mais difcil ver

    N

    eil B

    ucha

    n G

    rant

    AS TCNICAS CERTAS NO TERRENOEis as definies e tcnicas-chave que o ajudaro a ser bem sucedido nas sesses.

  • O Mundo da Fotografia Digital

    33

    Especial fotografia de rua

    Em cima Continue procura, trabalhe e elimine as distraes do assunto.

    o que se passa atravs de um LCD de trs polegadas, mas torna-se simples com alguma prtica. Ter de olhar para baixo para mover o ponto de foco e verificar a composio, mas depressa se vai habituar. O segredo, quer esteja a ver a cena de rua pela ocular ou por Live View, trabalhar depressa.

    Se optar por uma posio dissimulada de fotografia altura da cintura, com a ocular inclinada para fora, no se esquea de alterar o som do obturador para o modo silencioso, se a cmara o tiver. O bip do bloqueio do autofoco pode denunci-lo, por isso, se desejar permanecer incgnito, desligue tambm este som. Ver que, sendo cumpridor, ser bem sucedido.

    SAPINCIA DE RUAExperimente o Auto ISOO ISO automtico til na rua, uma vez que ajusta a sensibilidade do sensor consoante a luz e ajuda a obter a exposio certa. Com a cmara em Auto ISO e modo de Prioridade Abertura, pode definir o f/stop para a profundidade de campo desejada e a cmara encarregase da velocidade de obturao e do ISO. Pode limitar a gama superior do Auto ISO para reduzir o rudo.

    NA RUA COM... ADRIANA MORAISAdriana Morais, 26 anos, uma das mais prodigiosas fotgrafas desta nova gerao. Os seus registos documentais destacamse pelos testemunhos inspiradores e pelas histrias de vida

    que agitam a nossa conscincia social. A fotografia de rua um dos gneros que mais gosto de fazer. desafiante, pois nunca sabemos o que vamos encontrar. Temos de estar sempre preparados para o momento certo e procurlo. No temos de ser discretos. Devemos ser activos e conversar

    com as pessoas. O nvel de intimidade que se consegue faz toda a diferena no retrato final, sublinha a fotgrafa. Para Adriana, esta uma forma de arte sem amarras e repleta de possibilidades criativas. A fotografia de rua um dos gneros que permite maior liberdade ao fotgrafo. Temos tempo e possibilidades infinitas para procurar o que nos interessa. Tendo em conta que estamos na presena de um gnero artstico puramente imprevisvel, esta fotgrafa sugere que tenha disposio um equipamento verstil, preparado para todas as situaes. Aconselho uma boa reflex, que aguente um ISO elevado, e uma objetiva de 2470 mm f/2.8.

    Em baixo As imagens de rua tambm servem de crtica social. Este registo transmite esperana e dignidade, apesar das dificuldades.

    esquerda Esta foto ilustra a Greve Geral de 2012, realizada em frente Assembleia da Repblica, que ficou conhecida por intensos episdios de violncia.

    N

    ils J

    org

    ense

    n

    A

    dria

    na M

    ora

    is

  • Em cima As sombras e silhuetas tambm tornam uma imagem mais atmosfrica.

    Especial fotografia de rua

    O Mundo da Fotografia Digital

    34

    Focar os detalhes e desfocar o plano de fundo uma tcnica clssica de reportagem.

    H poucos truques especficos da fotografia de rua, uma vez que

    este um gnero relativamente simples. Mas existem sempre formas de aproveitar ao mximo as sesses e elevar a sua criatividade aos nveis mximos.

    Uma tcnica popular criar uma sensao de movimento na imagem ao desfocar as pessoas. Caso queira tentar, h vrias opes. Primeiro, pode colocar a cmara num

    trip, encaixar um filtro ND frente da objetiva, para limitar a quantidade de luz, e abrandar a velocidade de obturao. Com uma velocidade de obturao de 1/15 segundo, as pessoas que passam rapidamente por si ficaro desfocadas, e as que esto estticas permanecero ntidas. Ter de levar consigo um trip, encontrar um local em que no obstrua a afluncia de pessoas e acionar o obturador com um disparador de cabo ou temporizador.

    Tambm possvel desfocar o assunto se fotografar com a cmara na mo, o que poder ser uma opo mais fivel quando se leva menos bagagem. Trabalhar com uma velocidade de obturao lenta, fazendo panning, outra tcnica til. Uma bicicleta, um carro, um autocarro ou um corredor em movimento podem conferir uma abordagem apelativa ao seu portflio.

    Em alternativa, se tiver uma objetiva grande-angular, pode tentar criar uma

    Em baixo A desfocagem por movimento seletiva uma tcnica til, mas pode precisar de um trip para obter um plano de fundo ntido.

    SAPINCIA DE RUAComponha bem a sua cena...A fotografia de rua nem sempre tem de ter uma pessoa na cena ou, se tiver, pode ser uma nfima parte de um plano mais abrangente. Por isso, se no quiser aproximarse, no tenha medo de se afastar e deixar que o fotgrafo de paisagens venha ao de cima. Utilize elementos circundantes para enquadrar o assunto ou, pelo menos, dirija o olhar para a sua posio.

    J

    ames

    Mah

    er

    Der

    ek C

    lark

    Nei

    l Buc

    han

    Gra

    nt

    INSPIRE-SE E CRIE ARTE URBANADeseja captar fotografias com estilo e contedo? Veja aqui como se faz!

  • Especial fotografia de rua

    O Mundo da Fotografia Digital

    35

    NA RUA COM... NILS JORGENSENPara mim, a fotografia de rua no se trata de especificaes: uma atitude como se aproxima do assunto, revela Nils Jorgensen. Este fotgrafo, que confessa ser tmido e preguioso, sentiuse atrado pelo conceito de fotografar na rua devido ideia de que no teria de organizar nada. Fotografo tudo por reao. No planeado. Posso sair para comprar leite e ver algo que

    desejo fotografar, partilha. Para tal, Nils transporta sempre consigo uma reflex Nikon com uma objetiva zoom de 28300 mm instalada, pronto a captar esse encontro fortuito a qualquer momento. Muitos trabalhos de Nils tm uma abordagem humorstica, que surge apenas aps anos de observao. E o que acontece quando o tmido fotgrafo de rua confrontado por algum que fotografou? Se disse que sou artista, tudo desculpado. Alm disso, procuro explicar o que estou a fazer ou entrego um carto de visita.

    cena em que uma pessoa que se move na direo da objetiva est ntida e outra que sai do enquadramento fica desfocada. Para tal, defina uma velocidade de obturao lenta e encontre uma posio em que se possa encostar a um muro. Foque os seus modelos mais distantes e que vm na sua direo, e dispare o obturador quando o assunto mais perto de si estiver prestes a sair de cena.

    COR OU ABORDAGENS MONOCROMTICAS?A escolha entre cor ou preto e branco na fotografia de rua to aberta como a definio do gnero. Como qualquer outra opo criativa, tudo depende

    da sua preferncia pessoal. Se tem interesse pelo monocromatismo, a melhor opo fotografar em Raw para captar a cor, converter e revelar a imagem, tudo com a ajuda de um software de edio. Assim, retm o mximo de dados e gama de tons possvel no ficheiro Raw.

    O modo como transforma o ficheiro original em Raw numa imagem monocromtica apelativa um tema verdadeiramente interessante e discutvel. Cada fotgrafo tem a sua forma de trabalhar uma fotografia. Contudo, muitos entusiastas comentam as funcionalidades do plug-in do Photoshop Silver Efex Pro II, destacando a sua capacidade

    de produzir imagens monocromticas impactantes com rapidez e eficcia.

    O Silver Efex Pro oferece uma panplia de opes teis e eficientes, incluindo a seleo de um aspeto baseado nas pelculas antigas a preto e branco como a Fuji Neopan Pro 1600, a Kodak TMax Pro 400 e a Ilford Delta 400, adicionando orlas especiais ou vrios efeitos de vinhetagem, por exemplo.

    Sequncias de fotografia de rua a preto e branco resultam bastante bem, como dever descobrir em breve. Decompem a imagem at sua essncia e conferem-lhe um aspeto cru e intenso. Mas no deve ser a nica opo e h ocasies em que manter a cor a escolha certa.

    Em cima Instale a cmara com antecedncia para poder reagir a todas as oportunidades.

    N

    ils J

    org

    ense

    n

  • 36

    Polcia de Segurana Pblica (PSP)Aeroporto de Faro, Algarve.

    Perfil Paulo Pires

  • Concentre todas as suas atenes num portflio que desafia o medo e lhe d acesso a momentos que raramente tem oportunidade de testemunhar...

    Paulo Pires

    * Paulo Pires nasceu em 1972, em Mono. * A Direo Nacional da Polcia de Segurana Pblica utiliza algumas das suas imagens com elementos da PSP para atividades de propaganda (Facebook e cartazes, por exemplo).* J viu os seus trabalhos publicados nas revistas Zoom e Armas&Tiros, assim como na publicao italiana Combat Arms.* Uma fotografia da sua autoria foi utilizada como capa do romance Eu que me apaixono por tudo e por nada, do jornalista Paulo Jorge Dias.

    PERFIL

    Pau

    lo P

    ires

    (to

    das

    as

    imag

    ens)

    3737

    Perfil Paulo Pires

  • O Mundo da Fotografia Digital

    Grupo de Operaes Especiais (GOE)(em cima) Fotografia de alta velocidade.

    Grupo de Operaes Especiais (GOE)(na pgina oposta, em cima, esquerda) PSP.

    Polcia de Segurana Pblica (PSP)(na pgina oposta, em cima, direita) Faro. Lofoscopia - Cincias Forenses (em baixo) PSP, Viana do Castelo.

    Um esprito destemido, corajoso, guerreiro. Uma alma sem medos ou amarras. Um corao nobre e grandioso. Um filho

    da ptria e um irmo da nao. Paulo Pires o homem dos sete ofcios: fotgrafo, polcia e mergulhador. Sente-se preenchido ao praticar o bem em prol dos outros, arriscando a sua vida pela procura de um bem estar social. H uma necessidade desmesurada de salvar o prximo, mesmo que tal signifique perder-se a si mesmo.

    Este autor testemunha, em primeira mo, as aes mais bravias, actos de barbaridade, crimes atrozes, o lado lunar e incompreensvel do ser humano. Mas a crueldade nunca o demoveu da necessidade de proteco do povo. No fundo, isso que torna a unio das suas profisses um compromisso para toda a vida. Claro

    que com caminhos sinuosos para percorrer, mas, no final de cada dia, com uma gaveta de histrias espera de serem contadas e partilhadas com o mundo. Como polcia que sou, estou continuamente sujeito a estmulos negativos, violncia, misria, incompreenso, ao risco. No uma profisso para todos. Temos de ser capazes de tomar a deciso legalmente correta em momentos de stress, na maior parte das vezes, sem tempo para ponderar mais hipteses de atuao, com todos os riscos da associados. uma profisso que nos desgasta e endurece, e isso faz de ns pessoas diferentes com o passar dos anos. Penso que aprendemos a dar mais valor s coisas boas da vida: aos sorrisos, amizade, paz de esprito. H uma sede imensa de viver intensamente todos os momentos bons que se apresentem, partilha Paulo.

  • 39

    O Mundo da Fotografia Digital

    No me preocupo com a regra dos teros, no preciso de cdigos para fotografar. Idealizo, olho pela ocular e enquadro.

    Durante doze anos, pertenceu a uma Unidade Especial de Polcia, um marco na sua impressionante e invejvel carreira. No fundo, este o trao que o distingue dos demais fotgrafos documentais, uma vez que lhe permitido o acesso a situaes e lugares praticamente impenetrveis. Gosto de partilhar mundos e realidades que nem sempre so de fcil acesso. Sejam eles paisagens idlicas de um qualquer paraso longnquo, seja uma unidade de elite ou praticante

    de um qualquer desporto. Agrada-me a ideia de poder partilhar o privilgio da minha viso desses locais ou pessoas.

    Com o tempo, aprendeu a treinar os sentidos, a estar alerta, a confiar na inspirao momentnea. Considera-se, por isso, um fotgrafo instintivo. No me preocupo com a regra dos teros, no preciso de cdigos para fotografar. Idealizo, olho pelo ocular da cmara e enquadro da forma que julgo valorizar a fotografia. Talvez devido minha profisso, onde imperam as regras e disciplinas rgidas. Aqui, no meu mundo da fotografia, no me rejo por elas. A fotografia simplesmente acontece, sublinha.

    UM OLHAR ARTSTICOPaulo Pires caminha de mos dadas com a arte de desenhar com a luz desde a adolescncia. Foi nessa altura que

    EQUIPAMENTONo terreno, Paulo Pires faz-se valer das reflex

    Nikon D800 (com objetiva Nikkor 24-70 mm f/2.8) e Nikon D90 (com objetiva Nikkor 18-200 mm f/3.5). No dispensa speedlights com controladores remotos, softboxes, um refletor triangular e uma mirade de filtros. A cereja no topo do bolo o controlador para fotografias de alta velocidade Ax3 da Amberpixel.

    Runway 2012.

    Perfil Paulo Pires

  • 40

    IMAGEM REVELADA

    A FBRICA DEIXOU DE LABORAR NAQUELA MANH PARA QUE EU REALIZASSE O MEU PROJETO DE FOTOGRAFIA.

    Histria A imagem ilustra um tnel de tiro da fbrica de armas Browning, em Viana do Castelo.

    Equipamento Para esta sesso fotogrfica, o autor fez-se valer de trips, quatro

    speedlights a 1/64 de potncia volta do atirador, um deles com uma softbox altura do rosto do atirador. A cmara estava definida para o modo Bulb e o sensor de som ligado ao controlador Ax3. O som captado pelo

    microfone do sensor fez ativar os flashes, que por sua vez fecharam a obturao da cmara. Os resultados excederam as expectativas. O congelamento do momento do disparo revelou-se cheio de imagens surpreendentes.

    Gosto de partilhar mundos e realidades que nem sempre so de fcil acesso.adquiriu uma cmara analgica compacta e, no imediato, comeou a fotografar desenfreadamente. Sempre teve preferncia por gneros fotogrficos desafiantes e ambientes fora do vulgar, desejos que a sua alma aventureira faz questo de concretizar. Certo dia, acabou por ver o seu equipamento afogar-se quando procurava captar algumas imagens dentro de um barco semi-rgido, que navegava ao sabor do vento nas guas do mar, desbravando oceanos sem fim.

    Perfil Paulo Pires

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 41

    Decididamente, no estava talhado para a fotografia convencional, confessa.

    A escolha desta forma de expresso artstica qual se enlaou num abrao apertado deveu-se ao seu amor imenso pela arte, materializada na pintura e no desenho. No entanto, lamenta que a sua veia criativa no lhe tenha permitido concretizar os seus sonhos em toda a sua plenitude. Infelizmente, o talento no acompanhava o desejo da minha imaginao. Mas descobri que a fotografia poderia ser a minha tela em branco e a posterior edio a minha paleta de cores, onde poderia dar largas criatividade. Gosto da liberdade de poder pintar a realidade.

    A capacidade de transformar o real

    e de recri-lo insurge-se de uma forma mgica aos olhos deste fotgrafo. Maravilha-o. Desorienta-o. Toma conta do seu corao. Adoro ver as expresses de espanto e satisfao dos que por mim so fotografados, dos que vem a aura de fantstico que consegui imprimir nas fotografias onde aparecem. Ou pegar numa paisagem ou objeto desinteressante, banal, e encontrar-lhe o ngulo ou o enquadramento que lhe revela a beleza. Isso, para alm de desafiante, gratificante.

    Paulo Pires foi tambm pioneiro, a nvel ibrico, na realizao de fotografias de alta velocidade numa fbrica de armas. Adorei todas as imagens conseguidas. As exploses sada dos canos das armas,

    Grande Muralha da China

    (na pgina oposta)

    Timor-Leste (em cima)

    Timor-Leste(em baixo, esquerda)

    Dli.

    Marisa Pires (em baixo, direita)

    Campe mundial de Muay thai.

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 42

    da National Geographic so as suas maiores inspiraes. A sua abordagem no convencional distingue-o, torna-o nico e inspirador. Neste momento, Paulo Pires procura parcerias para os seus projetos fotogrficos, um deles ligado arte do combate. O autor pretende acompanhar a atual campe mundial de Muay thai, Marisa Pires, no futuro estgio num centro dedicado a esta modalidade, na Tailndia. Mas as nsias no se ficam por aqui: Existe ainda uma sesso prometida com o Destacamento de Aes Especiais da Marinha. E porque no, num futuro prximo, lanar um livro de fotografia com as Foras Especiais Nacionais?

    VEJA MAIS trabalhos de Paulo Pires em http://500px.com/PauloPires.

    as ejees das cpsulas, das munies e dos cartuchos, os resduos de plvora no momento do disparo. Tudo bem focado, ntido e captado sempre na primeira obturao, no momento pretendido. Foi um novo patamar de dificuldade e satisfao.

    INTERPRETAR A LUZA luz, deusa inspiradora dos fotgrafos, o elemento primordial das imagens arrebatadoras. Para Paulo Pires, a demanda pela iluminao perfeita eterna. No meu modo de ver, o mais importante na fotografia a luz. Seja ela natural, de flash ou contnua. Se o fotgrafo conseguir compreender e interpretar a luz que o rodeia, tem 70% da imagem assegurada.O universo da Marvel, o desenhador Stan Lee e os conceituados profissionais

    Adoro ver as expresses de espanto e satisfao dos que por mim so fotografados, dos que vem a aura de fantstico que consegui imprimir nas fotografias.

    O Mundo da Fotografia Digital

    AS DICAS DE PAULO PIRES

    1 Perseverana, paixo e acreditar que chegam l. E saber onde que o l se situa.

    2 Se tiver um oramento limitado e que o obrigue a optar entre uma boa reflex ou uma excelente objetiva, escolha sempre esta ltima, uma vez que servir nos corpos de cmaras futuras.

    3 Aceite todas as crticas, mas nunca deixe de acreditar em si.

    4 A experincia a verdadeira me de todas as coisas.

    5 Actualize-se. Veja o que de novo se faz. Nunca saberemos tudo.

    Perfil Paulo Pires

    Marisa Pires( esquerda) Treino da campe mundial de Muay thai.

    Grupo de Operaes Especiais (GOE)( direira, em cima) PSP.

    Marisa Pires( direita, ao centro) Campe mundial de Muay thai no SuperKombat Sevilha 2014. Polcia de Segurana Pblica (PSP)( direita, em baixo) Aeroporto de Faro, Algarve.

  • 4343

    Fotografar Editar

    72

    64 Redimensionar imagens de forma exemplar Saiba como atribuir s fotos uma dimenso de impresso especfica, com a ajuda do Elements.

    68 Aperfeioar cus em ambiente Photoshop CS Combine exposies para conferir vivacidade ao cu.

    72 Aplicar efeitos criativos aos seus registos Confira uma aura rtro e um tom ciano a uma sesso fotogrfica com o auxlio do Lightroom 5.

    44 Dez ideias criativas Conhea as nossas sugestes criativas para explorar no terreno este ms. Inspire-se!

    54 Aproveitar ao mximo a hora dourada Tire partido desta altura do dia e seja inovador!

    58 Como criar registos mais originais e criativos

    60 rea tcnica: tudo o que precisa saber sobre velocidade de obturao

    Fotografar EditarPasso a passoTudo para fotografar e editar melhor.

    5444

    O Mundo da Fotografia Digital

    J

    acky

    Par

    ker

  • O Mundo da Fotografia Digital

    Fotografar Dez ideias criativas

    44

    A

    lex

    Hyd

    e

    Utilize um enquadramento timelapse para evidenciar comportamentos fotognicos.

    01 Capte a vida animal em sequncia

    C est uma ideia para um projeto gratificante, que deve ser iniciado assim que se sentir inspirado. Criar uma sequncia composta pode dar vida ao assunto como poucas fotografias conseguem, mas requer uma dose de pacincia e reaes cleres em igual medida.

    Adquiri esta mariposalua africana na fase de casulo, mas fiz trabalhos parecidos com outras espcies de insetos que encontrei no meu jardim. Os casulos das mariposas podem levar meses a surgir, por isso o segredo estar l na altura certa. Tinha o casulo numa tenda de rede perto do computador para poder reparar nele a emergir. A mariposa faz um rudo sussurrante ao sair do casulo, portanto, assim que o ouvi, tive pouco tempo para preparar tudo, partilha o fotgrafo da natureza Alex Hyde.

    O fotgrafo fixou um ramo em frente a um plano de fundo branco e prendeu dois Canon 580EXII Speedlite com difusores, para iluminar o plano de fundo e o ramo em separado. De seguida, instalou uma Canon 5D Mk II com objetiva macro de 100mm num trip. Disparou os flashes com sistema Pocket Wizard para ver se obtinha um plano de fundo branco puro. Assim que a mariposa saiu do casulo, conseguiu captar uma mirade de imagens durante as duas horas que ela demorou a estender as asas.

    J durante o processo de edio, em ambiente Photoshop, Alex Hyde criou uma composio a partir de seis imagens. Ao recorrer a mscaras de camada, foi capaz de isolar a mariposa do ramo e colocla ao longo do mesmo, com o auxlio da ferramenta Move. Desta forma, no ficaram sobrepostas.

    O conselho deste criativo para produzir sequncias compostas manter a exposio igual para cada imagem, seno demora mais a obter um resultado equilibrado no Photoshop. Para tal, utilizo sempre a cmara e os flashes em modo Manual. Se usar a medio TTL, a exposio pode mudar medida que as asas da mariposa abrem e ocupam mais espao na fotografia. E optar por um plano de fundo liso facilita a construo da composio.

    Comece hoje mesmo* Se obter um casulo for difcil, porque no tentar uma sequncia de um caracol a sair da casca?, sugere o fotogrfo.

    * Capte a imagem de uma ave a levantar voo. Recorra ao modo de disparo mais clere.

    * Inspirese em www.alexhyde.co.uk.

    TCNICAS FOTOGRFICAS

  • 45

    ideias criativas para explorar j!

    10

    O Mundo da Fotografia Digital

    Fotografar Dez ideias criativas

  • 46

    Fotografar Dez ideias criativas

    02 Crie retratos de famlia criativos

    Est farto de imagens melanclicas de crianas demasiado srias? Talvez seja altura de fotografar o antdoto: cenas inspiradoras e divertidas, que permitem aos modelos expressar a sua personalidade. O maior desafio de cristalizar uma imagem de famlia animada criar o conceito. Discutimos ideias s refeies. A minha mulher figurinista e bastante criativa. Os midos esto a comear a desenvolver as suas ideias, mas a maioria no pode ser concretizada!, partilha connosco o fotgrafo amador John Wilhelm.

    John publica regularmente as suas criativas fotografias em redes sociais, em que os tratamentos vvidos e distintos atraem a admirao e o fascnio de todos. Mas esquea o Photoshop: queremos saber como ele impede que os filhos se aborream quando o pai pede mais uma sesso fotogrfica!

    Penso que se tiver uma ligao emocional forte com os filhos, eles sentem que importante para si e apoiamno mas, claro, no durante muito tempo, admite. Tenho sempre doces no bolso!.

    Comece hoje mesmo* Tenha um caderno por perto e aponte ideias para sesses futuras.

    * Fixe as definies da cmara e as luzes com antecedncia ter de manter a sesso em movimento para evitar o tdio.

    * Opte por trabalhar com aberturas amplas, uma sensibilidade ISO elevada ou flash, para obter uma velocidade de obturao clere.

    * Deixe as crianas vestirem o que quiserem, assim como escolher a sua expresso e a sua pose. Quando se cansarem das escolhas, pode pedirlhes ajuda.

    Encene situaes que realam a personalidade de uma criana.

    J

    ohn

    Wilh

    elm

    Em cima Uma imagem de teste de uma das minhas filhas com um flash anelar recente.

    Em cima Os desenhos na parede e moblia so scans de pinturas da minha filha mais velha.

    Em baixo O diorama do Museu da Natureza, em Berna. Coloquei a imagem da RX1 na boca do aligtor e a criana no cenrio.

    TCNICAS FOTOGRFICAS

  • 48

    Fotografar Dez ideias criativas

    Mandy Disher

    Este tipo de imagem lowtech, ao estilo de um candeeiro de lava, est a tornarse num clssico das imagens macro captadas em estdios domsticos. S precisa de uma tigela de gua, gotas de leo vegetal e planos de fundo coloridos!

    A especialista em closeups Mandy Dishe fazse valer de uma Canon EOS 7D com objetiva macro Tamron 60mm f/2.0 e um flash de duas cabeas Canon MT24EX. De acordo com a autora, um flash macro ideal para imagens de gua e leo, mas um flash externo com difusores produz excelentes resultados.

    importante que a objetiva esteja alinhada com a superfcie da gua para obter uma nitidez uniforme. uma desiluso quando uma boa composio arruinada por reas em que o foco desaparece., salienta.

    Mandy enche um recipiente de vidro com oito ou dez centmetros de gua. De seguida, adiciona uma gota de detergente e agita ligeiramente, para dividir o leo em gotas mais pequenas. Por fim, deita uma colher de azeite. Coloco o recipiente sobre uma chapa de vidro, por cima de duas pilhas de caixas de CD em cada ponta, o que cria um espao entre o tampo da mesa e o vidro. Assim posso alterar o plano de fundo sem perturbar o leo e a gua. Utilizo papis ou cartolinas coloridas como cenrio, e fiz experincias com pedras de vidro, contas e pedras preciosas., partilha.

    Comece hoje mesmo* Foque manualmente a superfcie da gua.* Defina manualmente a exposio. Escolha uma abertura de f/8 ou f/11, com velocidade de obturao de 1/60 seg., se utilizar flash.

    03 D vida a uma obraprima a leoMisture leo e gua para produzir formas e padres abstratos. Vai ver que resulta!

    04 Brinque com nmerosOpte por uma abordagem diferente a partir deste projeto desafiante.

    Fazer uma caa ao tesouro fotogrfica numa demanda por nmeros pela cidade algo direto esto em todo o lado, de portas e montras a sinais rodovirios e matrculas. No entanto, aconselhamolo a procurar nmeros abstratos noutros objetos. Na imagem desta papoiladaCalifrnia, consegue ver ptalas ou os nmeros 6 ou 9? como uma iluso de tica: quando absorver este informao, difcil esquecer o que viu. Este gnero de projeto proporciona um foco para a sua fotografia, e os resultados podem ser utilizados como a base de um blogue de fotografia, um livro ou postais de aniversrio. E no precisa de muito uma objetiva zoom perfeita, embora uma de foco aproximado e uma de zoom de longo alcance ofeream mais opes de enquadramento.

    Comece hoje mesmo* O modo Programa facilita a captao do assunto. J o modo de Prioridade Abertura proporciona mais controlo para isolar o nmero do plano de fundo.

    * Atente na velocidade de obturao. fcil a exposio tornarse lenta para obter imagens ntidas quando os nveis de luz so reduzidos. Aumente a sensibilidade ISO para compensar.

    Tim Gainey

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    TCNICAS FOTOGRFICAS

  • DESCARREGUE A APLICAO E A VERSO DE DEMONSTRAO GRATUITAS!

    50 mil dentes; esperana de vida de 100 anos; mais de 440 espcies.

    OFERTA: EDIO 2350 FACTOS INCRVEIS SOBRE TUBARES

    AGORA TAMBM EM VERSO DIGITAL!

    A partir desta edio pode ter a revista QUERO SABER em formato digital no seu equipamento mvel da Apple. Descarregue j a app gratuita, veja a verso de demonstrao

    e aproveite os descontos para as assinaturas mensal (28%) e anual (32%).

    App StoreDescarregar na

    Windows StoreDescarregar na

    Windows + OS XDescarregar nas verses

    J DISPONVELEM ANDROID!

    EDIO 23GRATUITA

    EDIO 44POR APENAS

    2,69

  • 50

    05 Produza uma colagem urbana

    Pode pensar que precisa de um grande plano para criar uma imagem como esta, mas nem sempre assim. Os registos urbanos que vemos nesta colagem foram captados em Barcelona e so da autoria do fotgrafo Geoff Harrison. Reparei na silhueta das pessoas que passavam pelo porto em frente a uma parede branca ao sol. Nesse dia, trazia a cmara Canon EOS 450D com a objetiva Tamron de 18200 mm e comecei a fotografar. Captei cerca de 80 imagens. A ideia da colagem surgiu depois, quando analisei as miniaturas. Alinhar as imagens no PaintShop Pro demorou algum tempo. O fotgrafo no utilizou trip para captar estes registos, por isso acabaram por ter direes ligeiramente diferentes. Bastoulhe apenas fazer magia! As colagens podem ser eficazes para criar resultados interessantes, mesmo que as imagens individuais no sejam fortes. Recentemente, criei um poster de dois metros por um com cerca de 80 das minhas fotos favoritas do Instagram. Recorri aos servios online Instaport (www.instaport.me) e CollageIt (www.collageitfree.com), para descarregar as imagens e criar a colagem, respetivamente.

    Comece hoje mesmo...* Para eliminar a costura, escolha uma rea com uma vista limpa ou um padro repetitivo.

    * Pense em reduzir o tamanho do ficheiro das imagens individuais antes de comear a colagem.

    Geoff Harrison

    Saia de casa e fotografe com uma imagem maior em mente.

    O Mundo da Fotografia Digital

    Fotografar Dez ideias criativas

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    Quer seja uma nica cor, uma pessoa ou um objeto comum, como uma porta, uma janela ou uma cadeira, fazer uma coleo com um nico tema pode oferecer um foco til para quando no estiver inspirado. Tambm proporciona um ponto de ligao entre imagens captadas com semanas, meses ou anos de intervalo.

    Faa do verde o seu primeiro projeto. A primavera a altura ideal para comear, uma vez que a vegetao est mais viosa. Mas, desde garrafas de cerveja a frutas e vegetais, qualquer coisa serve.

    Ter de evidenciar o tema, neste caso o verde. Utilize ainda a composio para atrair a ateno para o objeto de cor verde ou luz.

    Comece hoje mesmo...* Fotografe em Raw para ter mais flexibilidade no ajuste do equilbrio das cores.* Se preferir fotografar em formato JPEG, pense em recorrer ao estilo de fotografia Paisagem da cmara, para reforar os tons verdes da imagem. Para ter mais impacto, junte as melhores imagens numa colagem.

    06 Fotografe um nico assunto

    Roger Bamber

    Desenvolva o olhar ao focarse num tema especfico.

  • 51

    O Mundo da Fotografia Digital

    Fotografar Dez ideias criativas

    Robert Bridgens

    08 Brinque com imagens pinhole

    Torne a sua reflex uma cmara sem objetiva.

    Este ano, o Dia Mundial da Fotografia Pinhole assinalouse a 27 de abril. Desenhado para promover a fotografia pinhole em todo o mundo, o site www.pinholeday.org permite s pessoas partilhar digitalizaes das suas melhores fotografias pinhole em honra deste auspicioso acontecimento.

    O Dia da Fotografia Pinhole uma celebrao para quem faz as suas prprias cmaras pinhole e fotografa com pelcula. Todavia, com alguma bricolage pode tornar a sua reflex numa cmara pinhole digital sem problemas. Precisa apenas de uma tampa para o corpo, uma lata de alumnio e ferramentas bsicas, como um berbequim, uma agulha e fita isoladora preta. Os resultados que obter da cmara pinhole digital no tero foco ntido, e ter de recorrer ao histograma do ecr da cmara para definir a exposio. Pode demorar um pouco a obter os resultados que deseja. Pode ainda recriar o efeito no Photoshop, mas muito mais divertido captar fotografias pinhole a srio, no?

    Comece hoje mesmo...* Use um trip para estabilizar a cmara ao fotografar, uma vez que as exposies sero longas.

    * No h abertura para ajustar e ter de trabalhar em modo Manual. Defina uma velocidade de obturao de cerca de dez segundos com o ISO a 100, e tire uma foto de teste se esta ficar demasiado escura, escolha uma velocidade mais lenta ou uma sensibilidade ISO mais alta.

    Juntarse a um grupo de reconstituies histricas ou assistir a um espetculo uma forma de entrar no mundo da fotografia de documentrio. Comecei nas reconstituies da Segunda Guerra Mundial com o sogro do meu irmo, que fabrica muitas das rplicas de veculos blindados alemes usados nas reconstituies no Reino Unido, partilha o fotgrafo de retratos Robert Bridgens. Quando ele me convidou para ver o trabalho dos atores na constituio de um diorama realista da vida de um soldado da altura, soube que havia ali um grande potencial para um projeto pessoal. Junteime ao grupo e torneime o fotgrafo oficial do evento.

    Este autor analisou o trabalho de outros fotgrafos de reconstituies e percebeu que, embora muitos publicassem imagens no editadas dos espetculos, poucos tentavam obter um aspeto de poca. Criou o seu prprio estilo de edio para recriar os tons das pelculas Kodachrome antigas

    07 Faa uma reconstituio Crie um documentrio em segurana...

    L

    ee F

    rost

    e fundilas com uma abordagem desgastada e flmica que lhe agrada bastante. O maior desafio deste gnero de fotografia ter equipamento profissional. Fotografo com uma Canon 5D Mark II e uma 1D Mark IV mas as imagens produzidas, embora tecnicamente perfeitas, no encaixam no estilo de poca. irnico que eu tenha equipamento dispendioso e depois passe tempo no Photoshop a suavizar a imagem para lhe conferir um aspeto mais antigo.

    Comece hoje mesmo...* H bastantes espetculos interessantes em todo o pas. Aproveite para visitar a Feira Setecentista de Queluz e a Feira Medieval de bidos, agendadas para os meses de vero, e explorar as iniciativas do GRHMA Grupo de Reconstituio Histrica do Municpio de Almeida, um ncleo dedicado divulgao da Histria de Portugal e da Guerra Peninsular.

    * Se quiser envolverse mais nas batalhas, ter de se juntar a um grupo deste gnero...

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    TCNICAS FOTOGRFICAS

  • 52

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    Para os fotgrafos de aves, os prximos meses sero atarefados, pois h oportunidades para retratos de famlia ou imagens isoladas de aves jovens a explorar o seu habitat. Os cisnes so um bom assunto para principiantes. So fceis de encontrar e so aves relativamente grandes, de modo que no precisa de ter uma teleobjetiva para obter uma imagem que encha o enquadramento.

    O autor desta imagem, o fotgrafo Felix Smith, estuda Fotografia Marinha e Histria Natural, por isso tem bons conhecimentos e uma noo das tcnicas essenciais captao de um registo de vida selvagem perfeito. Posto isto, um pouco de sorte no faz mal nenhum: segundo Felix, o aspeto mais desafiante de obter esta imagem foi

    09 Capte o esplendor das avesObtenha fotografias arrebatadoras de cisnes ao prdosol.

    uma combinao de estar no stio certo hora certa com uma noite clara... e um cisne cooperante!, partilha.

    Felix usou uma Nikon D800E com objetiva f/4 de 500mm, num saco de feijes Wildlife Watching Supplies de 1,5kg. Embora os cisnes sejam aves bastante acessveis, permitindo captar imagens dramticas com objetivas grandeangular, distncias focais mais longas permitem isolar as aves contra reas do plano de fundo mais lmpidas. Tambm facilitam a obteno de efeitos de profundidade de campo menor. As formas circulares no primeiro plano so mosquitos, revela. Fotografar contra o sol permite utilizar a luz em halo, o que oferece um brilho apelativo ao contorno da ave. Evite ter um

    brilho ofuscante, recorrendo a um parasol, e preparese para marcar uma compensao de exposio positiva, para aclarar a imagem e assegurar que os detalhes so visveis na ave.

    Comece hoje mesmo* Baixese e fique perto do nvel da gua, com uma objetiva longa, de modo a comprimir a cena na sua totalidade.

    * Encontre um plano de fundo distante e d po s aves para que estas se aproximem.

    * Utilize o foco contnuo para manter uma ave ativa absolutamente ntida, medida que esta se move na cena.

    * Aumente o ISO quando os nveis de luz baixarem, para ter uma velocidade de obturao clere que congele a ao.

    Felix

    Sm

    ith

    Fotografar Dez ideias criativas

    O Mundo da Fotografia Digital

  • Este ms sugerimos que capte imagens artsticas de flores, quer sejam flores cortadas ou plantas que crescem no seu jardim, botes individuais ou um campo inteiro. Composio pensativa, foco seletivo e considerao pelo equilbrio de cores ajudam a fazer com que o instantneo seja bemsucedido.

    Claro que uma luz perfeita tambm uma maisvalia. O maior problema que tenho com os closeups est em conseguir a luz certa, confessa a especialista Jacky Parker. A maioria dos fotgrafos de jardim prefere a primeira luz da manh, mas, por vezes, esta demasiado spera para closeups. Prefiro dias ligeiramente nublados para eliminar as sombras agressivas; e at assim costumo utilizar um refletor para equilibrar a luz.

    O vento tambm pode ser um enorme problema. Muitas vezes, recorro a um biombo para cortar o vento ou fotografo na estufa.

    Comece hoje mesmo...* Uma objetiva macro ajuda a obter imagens em tamanho real, mas no essencial: pode captar imagens apelativas de flores com qualquer objetiva, de olho de peixe a teleobjetivas 500mm.

    * Mude para focagem manual e use a funo Live View da cmara para obter resultados ntidos.

    * Experimente vrios tratamentos no Photoshop: escurecer os cantos da imagem, adicionar textura ou optar pelo preto e branco. Aventurese!

    * Para ficar a conhecer mais do trabalho de Jacky Parker, visite www.jackyparker.com.

    Aproveite as estaes solarengas e aposte numa abordagem criativa fotografia de flores: crie um bouquet artstico surpreendente.

    10 Fotografe flores de forma artstica

    TCNICAS FOTOGRFICAS

    Maravilhas da natureza

    1 Dirija-se para o meio das flores e escolha uma abertura ampla para eliminar elementos do plano de fundo. Esta Anemone blanda foi captada com objetiva macro f/2.8 de 105mm, definida para f/8.

    @ J

    acky

    Par

    ker

    3 As imagens apertadas funcionam na perfeio quando o centro da flor tem uma forma apelativa. O padro circular desta anmona de Caen faz com que o centro se assemelhe a um alvo.

    @ J

    acky

    Par

    ker

    2 Coloque-se ao nvel das flores para captar retratos mais prximos, como faria com pessoas. Aqui, uma abertura de f/3 assegura que apenas uma faixa estreita de flores fica ntida.

    @ J

    acky

    Par

    ker

    4 Experimente fotografar atravs da folhagem do primeiro plano, que suavizada pela pouca profundidade de campo. Para prender folhagem indesejada, Jacky sugere que utilize molas da roupa.

    @ J

    acky

    Par

    ker

    Quando fao uma sesso, procuro nunca levar comigo ideias preconcebidas. Vejo o que est em flor e na luz correta. Sei como os jardins podem mudar de dia para dia, sublinha Jacky Parker.

    Fotografar Dez ideias criativas

    O Mundo da Fotografia Digital

    Atente nestas dicas inspiradoras. Arrisque!

    Jacky Parker

    53

  • 54

    Mar

    k H

    amb

    lin

    a melhor altura do dia para captar fotografias no exterior. Aproveite a luz em toda a sua plenitude!

    APROVEITAR A HORA DOURADA

    Aaltura do dia a que os fotgrafos chamam hora dourada , pois, aquele momento logo a seguir ao nascer do sol ou mesmo antes do pr do sol, quando a terra banhada por uma inspiradora luz clida. As paisagens vestem-se de apelativos tons dourados e laranja. E por isso que as imagens captadas nas horas douradas do nascer ou pr do sol so to magnetizantes. Infelizmente, esta luz mgica no surge todos os dias, por isso tem de estar preparado para aproveit-la ao mximo.

    H poucas dvidas de que fotografar durante a hora dourada ajuda a melhorar os registos de paisagem, conferindo-lhes um fator de impacto. Mas esta to procurada luz efmera, durando, por vezes, muito menos que uma hora. A regra de ouro a preparao: tem de estar no local hora certa, j a prever uma boa luz, e de estar pronto para comear a fotografar se e quando a luz aparecer.

    A primeira luz da manh , possivelmente, a luz mais perfeita do dia para fotografar paisagens: costuma ser mais suave do que

    TCNICAS ESSENCIAIS

    Fotografar Tcnicas essenciais

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 55

    DICAS ESSENCIAISCapte paisagens mais quentes e profundas.

    Capte a fotografiaEscolha o modo de exposio Manual (M) ou Prioridade Abertura (Av) e uma abertura de f/16 para ter uma boa profundidade de campo. Dispare e analise o histograma. Ajuste as definies e comece ao nascer ou pr do sol. Efetue vrios registos para captar a melhor luz.

    Planeie a sessoAnalise as previses do tempo, para saber se vai estar nublado, e procure cus limpos a este ou oeste. Procure um bom ponto de vista e instalese vontade. Leve consigo uma lanterna para auxiliar na caminhada e a ver as definies da cmara.

    Dedique-se composioCalcule a posio do sol e componha a imagem de modo a que o sol ilumine a cena de um lado. Use filtros, como gradientes ND, para equilibrar a exposio ou um polarizador para reduzir a neblina e reflexos indesejados.

    Fotografar Tcnicas essenciais

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 56

    2

    1

    3

    4

    FOTOANATOMIAEsta foto funciona porque...1 Uma pesquisa exaustiva sobre o local a fotografar garante uma boa iluminao no perodo da manh. Aproveite!2 Houve bastante tempo para definir um enquadramento e instalar o equipamento antes de o sol comear a nascer. 3 Captada pouco depois do nascer do sol, a imagem beneficia de tons quentes. 4 Fotografar nos ngulos certos contra o sol nascente produziu uma luz lateral dramtica e sombras profundas.

    Dicas teisREGISTAR A HORA DOURADA

    Procure o solRecorra a uma app como a Photographers Ephemeris (www.photoephemeris.com) para calcular a posio do sol. Tal ajuda a planear a imagem, sobretudo em sesses agendadas para o incio da manh, altura em que mais difcil determinar com exatido onde o sol vai nascer. Faa uma pesquisa!

    Tenha cuidadoAo fotografar paisagens com o sol baixo, deve ter o cuidado de no incluir a sua prpria sombra na imagem. Fotografar no ngulo certo ajuda a evitlo e potencia a sensao de profundidade, ao criar luz e sombra.

    Faa uma caminhadaSe est a visitar locais montanhosos, os vales podem estar na sombra profunda durante vrias horas. Opte por ir para o topo, de forma a conseguir melhores resultados.

    Ajuste o equilbrio Ao usar o equilbrio de brancos automtico, a cmara pode definir uma temperatura de cor glida, para contrariar a luz quente, tornando a cena demasiado neutra. Fotografe em Raw para poder ajustar a imagem manualmente na fase de tratamento.

    ACERTE NO EQUILBRIO DE BRANCOSConsiga cus mais vvidos, equilibrando a exposio.Aquando do aparecimento da luz dourada da manh ou do fim de tarde, possvel fotografar em qualquer direo, at mesmo de frente para o sol. Mas tal pode causar problemas de exposio, porque a cmara no consegue registar estes extremos de tom. Um modo de equilibrar a exposio, para que o cu e a terra

    fiquem registados de forma correta, usar um filtro de densidade neutra em gradiente. Este filtro reduz a quantidade de luz que passa pela metade superior do filtro, ao passo que a metade inferior transparente. Assim, a exposio do cu reduzida e a imagem resultante equilibrada, com detalhe tanto na terra como no cu.

    Em cima O incio da manh a melhor altura do dia para fotografar. A neblina que por vezes surge pode intensificar o ambiente ao suavizar a luz do sol.

    a luz do fim de tarde. comum haver neblina ou geada de manh, o que aumenta o encanto das fotografias.

    SEJA MADRUGADORVai estar escuro quando sair, o que torna mais difcil encontrar um bom ponto de vista. Tambm ter de pr-visualizar como vai ficar a imagem quando o sol nascer. Tudo isto requer um planeamento cuidado

    se desejar captar a luz do incio da manh no seu melhor. J fotografar no fim do dia significa que pode encontrar um bom local e compor a imagem, e, de seguida, esperar que o sol desa e pinte a paisagem com cores mais quentes.

    Por sua vez, as fotografias captadas perto do pr do sol beneficiam da luz dourada, mas esta pode ser um pouco mais agressiva e carecer

    da subtileza da luz matinal. Seja como for, o sol baixo no s oferece calor s imagens como cria mais sombras, potencia a profundidade e revela formas.

    FAA PLANOSEmbora seja possvel ser flexvel na abordagem da fotografia durante a hora dourada, por vezes prefervel optar por um lugar que conhea ou que j tenha visitado. Conhecer potenciais pontos de vista uma grande ajuda e, claro, garante o aproveitamento total da luz.

    Tal verificase sobretudo ao fotografar de manh, uma vez que tem menos tempo para encontrar um bom ponto de vista e a composio ideal. Quando o sol nasce, tem de trabalhar de forma clere e s depois experimentar variantes do enquadramento.

    O sucesso nunca garantido: a promissora luz mgica pode ser arruinada por nuvens baixas... Mas no deixe de tentar. Se estiver no stio certo, na altura certa, mais cedo ou mais tarde ter sorte e conseguir as melhores paisagens de sempre!

    M

    ark

    Ham

    blin

    Fotografar Tcnicas essenciais

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 58

    C

    hris

    Rob

    bins

    Descubra como pode criar arte abstrata contempornea e surpreender todos...

    Arte abstrata

    Amuito recente moda das selfies e vrios outros projetos tm deixado a vontade de explorar os caminhos da arte abstrata, pelo que desta vez vamos desenvolver algo um pouco mais exigente na composio e na veia criativa. Trata-se de um projeto que pode muito bem executar em casa o mais importante que esta pode ser uma forma magnfica de criar imagens invulgares e surpreendentes, que podem at desafiar aquilo que pensa que uma fotografia deve ser.

    Pode ser difcil de acreditar, mas as imagens acima saram, em parte,

    diretamente da cmara, tendo pouca edio... Usando apenas algumas tcnicas bsicas na cmara, como uma exposio mltipla e desfocagem intencional, conseguimos eliminar tudo o que era reconhecvel e concentrmo-nos no contraste, na forma, na cor, no tom e na textura.Trabalhar de forma abstrata requer alguma habituao, mas, assim que se libertar das vises mais convencionais, ficar viciado, acredite... Tambm pode encontrar abstratos perfeitos em espaos exteriores, por isso no tem de limitar-se ao carto colorido e ao Perspex... Leve a sua criatividade ao limite!

    TCNICAS CRIATIVAS

    Porqu a fotografia de insetos?Acho-a fascinante. Assim que comear a ver atravs de uma objetiva macro, surge um novo mundo. H detalhe que no pode ser visto a olho nu, e algo sobre o comportamento do assunto.

    Como captou esta imagem?Estava a passar por umas colmeias perto do meu jardim e vi que uma estava a ser atacada por vespas. Voltei a casa para reunir o equipamento: uma Canon EOS 7D com uma objetiva macro de 100 mm e dois flashes externos Canon Speedlite, em trips. Tambm vesti um fato de apicultor.

    Que desafios enfrentou?A ao era muito rpida, por isso usei flash de alta velocidade para congelar o movimento. Defini manualmente os flashes para 1/64 seg. e coloquei-os perto do orifcio de entrada, depois foquei manualmente as primeiras abelhas. Usei f/18 e 1/250 seg. e fotografei durante quatro horas. Mas uma abelha entrou-me no fato!

    Esta foi uma das imagens vencedoras do concurso International Garden Photographer of the Year. Visite o site www.igpoty.com e veja mais...

    Vida de insetoAs objetivas macro revelam detalhes do comportamento dos insetos e oferecem uma viso do seu mundo, diz Chris Robbins.

    Mantenha a simplicidade e comece com pedaos de carto colorido.

    Fotografar Tcnicas criativas

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 59

    Como aderir j hoje arte abstrata sob a forma de fotografia...Revele o artista que h em si com a ajuda da sua cmara e da edio no Photoshop.

    Compor a sua fotografiaUse carto, papel, plstico ou folhas

    de Perspex coloridas. Se optar pelo Perspex, coloque as folhas sobre uma caixa de luz. Experimente cores contrastantes, para ter impacto extra. Organize tudo aleatoriamente e comece.

    01 02Cores (mais) vibrantesFotografe ficheiros Raw e use o Adobe

    Camera Raw ou o Lightroom para reforar a intensidade das cores, do contraste e dos tons. Apesar das cores vibrantes destas imagens, h aqui pouca ps-produo e ligeiras alteraes apenas...

    Registar vrias exposiesDefina a cmara para exposies

    mltiplas e faa vrias fotos seguidas. Se a cmara no tiver esta funcionalidade, fcil fundir tudo no Photoshop, mais tarde. Faa experincias com a focagem, no tem de haver sempre nitidez.

    03

    Observe os tons, as cores e as texturas e, de seguida, construa a sua composio.

    Fotografar Tcnicas criativas

    O Mundo da Fotografia Digital

  • 60

    O Mundo da Fotografia Digital

    Fotografar

    Como alterar a velocidade de obturao da sua cmara.

    Quando utilizar velocidades de obturao lentas para obter efeitos mais criativos.

    Onde encontrar o modo Bulb e como utilizlo.

    O QUE APRENDER ESTE MS:

    O que faz a velocidade de obturao?A velocidade de obturao mede o tempo de exposio do sensor da cmara (o equivalente digital da pelcula) luz. A maioria das reflex digitais controla essa exposio com um obturador mecnico. Ao pressionar o obturador ou usar o temporizador da cmara, as lminas que tapam o sensor abrem e fecham, deixando entrar luz.

    O obturador deve estar aberto por quanto tempo?Depende da luz. Geralmente, nveis

    M

    arcu

    s H

    awki

    ns

    Vamos mostrarlhe como acelerar ou abrandar as exposies permite obter fotografias mais criativas.

    Tudo sobre... A OBTURAO

    REA TCNICA

    de luz baixos requerem velocidades de obturao mais lentas. J condies mais claras pedem velocidades mais cleres para a exposio. A velocidade de obturao tem impacto sobre como o movimento registado na imagem. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, maior a probabilidade de o movimento ficar desfocado.

    Regra geral, usase uma velocidade rpida para assuntos velozes, deter o movimento e obter imagens ntidas. Mas as regras devem ser quebradas! Pode escolher outras velocidades de

    obturao alm da sugerida pela cmara.

    O que quer dizer com isso?Digamos que est a captar ao, como um cavalo a galopar ou um carro numa pista. Para obter uma imagem ntida, pode precisar de uma velocidade de obturao perto de 1/1.000 seg. ou 1/2.000 seg. Congelar a ao deste modo pode revelar detalhes que se perderiam a olho nu, mas tambm pode retirar cena a sensao de velocidade.

    Escolher uma velocidade mais lenta permite ao obturador estar aberto por mais tempo, e algumas reas em movimento podem desfocar uma tcnica eficaz para fotografia de ao quando combinada com panning. Ao mover a reflex de modo a que o assunto fique aproximadamente na mesma posio na cena, este ficar ntido, ao passo que o plano de fundo em movimento ficar desfocado.

    Como que sei qual a velocidade de obturao que produz o melhor efeito nas minhas fotografias?Depende da velocidade do assunto.

    Uma exposio longa pode transformar uma

    paisagem normal numa cena etrea.

    Fotografar rea tcnica

  • 61

    Fotografar rea tcnica

    O Mundo da Fotografia Digital

    1/8 SEG. A F/22, ISO 100 168 SEG. A F/22, ISO 100

    EXPLICAR CONTROLAR A VELOCIDADEModos e definies de velocidade.

    Escolher o modo Prioridade ao Obturador (TV)Este modo dlhe um controlo direto velocidade de obturao, permitindo definila. Gire o seletor de modos para S ou Tv, e rode o marcador para assim escolher a durao da exposio.

    Verificar as definies medida que roda o seletor de controlo, analise a velocidade de obturao na ocular ou ecr. A gama tpica de 30 segundos a 1/4.000 seg.; precisar de luz, uma abertura ampla e