44
Setembro/ Outubro de 2011 Ano XII - Ed. 141 R$ 6,00 STF Supremo determina posse de Cássio no Senado CARGA TRIBUTÁRIA Assalariado paga mais impostos do que banqueiros

Revista Tribuna - 141

Embed Size (px)

DESCRIPTION

A revista dos municípios

Citation preview

Page 1: Revista Tribuna - 141

Setembro/Outubro de 2011 Ano XII - Ed. 141

R$ 6,00

STFSupremo determina posse de Cássio no Senado

CARGA TRIBUTÁRIAAssalariado paga

mais impostos do que banqueiros

Page 2: Revista Tribuna - 141

Nononononono

2  |  setembro/outubro 2011

Page 3: Revista Tribuna - 141

ÍNDICE

ESPECIALFaróis construídos em alto mar orientam os navios em rotas orientais, que buscam a Paraíba como porto de passagem ou parada final

Bastidores - Manoel Raposo - Pág. 04Municípios - João Pessoa, Taperoá, Pedras de Fogo, Conceição, Ibiara, Livramento, Bananeiras, Mataraca, Ingá e Matinhas - Pág. 23Social - Thereza Madalena - Pág. 38Turismo - Sebastião Barbosa - Pág. 40

FundadorBosco Gaspar

Diretor PresidenteManoel Raposo

Diretor AdministrativoViviane Raposo

Diretor FinanceiroMarcelo Raposo

Diretor de CirculaçãoAlcides Santos

Gerente ComercialPatrícia Rangel Botelho

ContatoSales Ferreira

Editor ResponsávelManoel Raposo

RedaçãoEstampa PB

Bosco GasparSebastião Barbosa Thereza Madalena

Cleane CostaSandro GalvãoJosinato Gomes

Projeto Gráfico e DiagramaçãoEstampa PB

[email protected]

ImpressãoGráfica Moura Ramos

Tiragem5.000 (cinco mil) exemplares

Esta revista circula em todoEstado da Paraíba.

É um produto de publicaçãojornalística de responsabilidade

MR Comunicações Ltda.CNPJ: 07.175.974/0001-55

[email protected] João Vieira Carneiro, 516

Bairro Pedro GondimJoão Pessoa - PB

Fones: (83) 3243-7150 / 9981-4673

17

CAPATaperoá completa 125 anos de emancipação 

20

Page 4: Revista Tribuna - 141

Bastidores Manoel Raposo - Jornalista| [email protected]

NONATO BANDEIRAQuem está se constituindo num autêntico interlocutor político é o jornalista Nonato Bandeira. Encarregado de cuidar da política de comunicação (publicidade) do Governo, diariamente Nonato é acionado a resolver pendengas políticas de aliados. Em todos os movimentos políticos partidários envolvendo aliados, lá está o jorna-lista Nonato com sua bandeira de paz. Ele é calmo, sereno, prudente e resoluto. Por tudo isto, foi esco-lhido pelos jornalistas da Casa de Epitácio Pessoa como o Secretário mais atuante do governo RC.

BUBA SALVOFinalmente o TRE encerrou, na sua alçada, a pendenga que envol-via o prefeito de Picuí, Buba Germano, num processo de cassação do seu mandato. As alegações dos seus adversários, para tomar-lhe o mandato, foram as mais fúteis possíveis. Daí, o TRE reconhecer a sua inocência e o consequente encerramento do processo. Para muitos observadores políticos, se-ria a maior injustiça causada a um político a sua cassação pelos moti-vos alegados, pois o prefeito Buba é considerado um dos gestores mais eficientes da atual safra. Quem for a Picuí pode observar visíveis mudanças no perfil da cidade.

O volume de obras e ações administrativas disseminadas pelo Governo do Estado em todos os recantos da Paraíba, nesses 10 me-ses de gestão, não tem sido capaz de amenizar o teor das criticas pro-duzidas pela bancada de oposição da Assembleia Legislativa e certos setores da imprensa. Quem via-jar pelo Sertão e outras regiões do Estado, onde o Governo executa um amplo projeto de construção e recuperação de rodovias, aliado a outras ações administrativas igual-mente importantes para o desen-volvimento do Estado em diversos setores, pode observar que a po-pulação aplaude, até com certa eu-foria, todas as ações do Governo. No Vale do Piancó, por exemplo, para onde sempre viajo, é visível a alegria da população contemplada com a construção e recuperação de estradas, pois, estas, sempre foram prometidas e nunca realizadas, ao contrário de hoje, quando todas elas iniciadas no começo do atual

Governo prosseguem com a cons-trução em ritmo acelerado e com data marcada para a sua conclusão.

Se o Governo está trabalhan-do, realizando obras que agradam ao povo, qual o motivo que pode levar a oposição a bater tão pesa-do? Sem querer fazer juízo de va-lor, entendo que está faltando ao governador Ricardo Coutinho um pouco de humildade no trato dos assuntos ligados à pessoa, às classes funcionais do Estado etc. Não custa nada transigir um pouco, sobretudo para evitar desgastes desnecessários para o futuro. É sabido que nenhum governo pode recuar em todas as questões levantadas pelas classes reclamantes, no entanto, é sabido, também, que nem só o Governo está sempre com a razão. Ouvir um pouco é melhor do que ignorar as queixas. O Governo, pelo que vem realizando, não merece tamanha contestação, entretanto há de se entender que o povo não vive só de ações de pedra e cal.

RICARDO PRECISA DIALOGAR

Page 5: Revista Tribuna - 141

RÔMULO FORTALECIDOA consolidação do PSD como

partido legalmente for-malizado no Brasil,

especialmente na Paraíba, deu ao vice-governador Rômulo Gouveia a

condição de legíti-mo líder partidário.

Teve coragem de deixar o PSDB, por onde conseguiu todos os seus mandatos e enfrentou a formação de um partido novo sem a certeza da sua concretização. Tudo deu certo e o “gordinho” pode ser con-siderado o “Político do Ano”, pelo seu poder de persuasão, constatado pelo número de políticos que o acompanharam nessa luta. O PSD já tem a terceira bancada na Câma-ra Federal e na Paraíba terá candi-datos a prefeito em grande número de municípios.

VIEIRA TEM OPOSITORO prefeito de Marizópoles, José Vieira (PMDB), que pretende (não sei como) lançar o nome da sua filha Juliane Vieira à sua sucessão, no próximo ano, vai ter que en-frentar um forte nome: o vereador Abdon Lopes (PSB). Segundo in-formações, o licurgo de Marizópo-les já conta com o apoio de várias lideranças do município, além do governador Ricardo Coutinho, co-mandante em chefe do seu partido, o PSB. Em contato com a reporta-

gem da Tribuna, Abdon afirmou que sua candidatura vem crescen-do a cada dia junto ao eleitorado daquele município, fato que o deixa perfeitamente tranquilo.

MOURA RAMOS EM SOLEDADEVem crescendo diariamente junto à população de Soledade o nome do empresário Geraldo Moura Ramos para disputar a Prefeitura local. Empresário bem sucedido no ramo gráfico, em João Pessoa, Geraldo nun-ca deixou de manter contatos com sua terra, principalmen-te nas campanhas eleitorais, quando sempre participa apoiando candidatos. Filiado ao PT do B, Geraldo já iniciou contatos com outras lideran-ças, visando formar um elenco de partidos e forças políticas capazes de alavancar a sua can-didatura.

PRESIDENTE MUDADODeputados da bancada do gover-no e da oposição não escondem a sensação de insatisfação com o presidente da Assembleia Legis-lativa, Ricardo Marcelo, após a sua última reeleição à presidên-cia daquela Casa. Em off, muitos afirmam que Ricardo mudou até no jeito de cumprimentar os colegas. O que está havendo?

EXPEDITO COORDENADORO executivo Expedito Lei-te, ex-Dnit-PB, após deixar o PMDB, está coordenando o processo de filiação ao PSC, do Senador Maracondes Gade-lha em todo o Vale do Piancó, a partir de Itaporanga, sua base eleitoral. Expedito ain-da não decidiu se será candidato a prefeito da sua terra.

CHICO LOPESQuem está marcando presença em Itaporanga é o ex-deputado Chico Lopes. Comandante em chefe do PSB naquele municí-pio, Chico pode sair candidato a prefeito ou vice nas próximas eleições. Ele está forte junto ao governo.

RÁPIDAS

Page 6: Revista Tribuna - 141

6  |  setembro/outubro 2011

Caldeirão político Fernando Caldeira

Estou convencido, pro-fundamente convencido, de que todo esse alarido de oposicionis-tas contra a Medida Provisória do Governo do Estado que ins-titui a gestão pactuada no Hos-pital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, é só política.

Não pode ser outra coisa! E não pode porque simplesmente não se explica como em quase 20 Estados brasileiros essa tal gestão pactuada é utilizada há anos, com resultados satisfatórios e a preço mais em conta para os governos, e nunca foi dito que a dita cuja, para usar um termo em voga no linguajar tiãolucenista, era ilegal ou inconstitucional!

O ex-candidato à Presi-dência da República José Serra (PSDB), tucano do bico longo, em recente estada por João Pes-soa, disse pra quem quisesse ou-vir, inclusive o Senador Cícero Lucena, seu correligionário, que, quando Prefeito e Governador de São Paulo, utilizou-se dessa gestão pactuada por diversas vezes e em diversos setores, e os resultados foram ótimos.

Os atuais governadores da Bahia e Sergipe, Jaques Wag-ner e Marcelo Déda, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), estão entre os governantes neste país que também utilizam-se da gestão pactuada.

Ora, em São Paulo pode, na Bahia pode, em Sergipe pode, em muitos outros entes federados pode, só não pode na Paraíba?

Em São Paulo, Cícero Lu-cena aplaude e concorda, só cri-tica e discorda na Paraíba?

Na Bahia e em Sergipe,

Luciano Cartaxo, Frei Anastácio e Anísio Maia aplaudem e con-cordam, só criticam e discordam na Paraíba?

Então, como disse, a ques-tão não é, como querem fazer crer, de ilegalidade ou inconsti-tucionalidade. Se o fosse, nos de-mais Estados essa tal gestão pac-tuada não existiria.

O problema, minha gente, é o resultado da eleição. O proble-ma é a não reeleição de José Mara-nhão. O problema é a não eleição de Rodrigo Soares (PT) para vice-governador. O problema é a elei-ção de Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo do Estado.

O problema é que muita gente que se diz democrática não aceita o resultado da democracia.

Quando Cássio venceu Zé por pouco mais de 20 mil votos, eles recorreram e ganharam no tapetão. Mas agora, com dife-rença de mais de 150 mil votos pró-Ricardo, não dá para melar na justiça.

O que fazer? Ser contra. Ser contra tudo. Contra permu-ta de terrenos, contra constru-ção de shopping, contra gestão pactuada, ser contra tudo. Não interessa o que seja, sendo do governo, é pra ser contra.

Não veem eles que tal postura ultrapassa a oposição ao governo para se tornar oposição à Paraíba.

Tal postura é um desres-peito ao resultado das urnas de 2010 e, portanto, um desrespeito ao processo democrático.

Não há nada de ilegal nem nada de inconstitucional.

É só política. Com “p” mi-núsculo!

P... da vidaNem é preciso uma lupa para enxergar o descontentamento existente hoje dentro do PMDB da Paraíba.Primeiro foi Trócolli Júnior que saiu do partido para candidatar-se a Prefeito de Cabedelo pelo PSD de Rômulo Gouveia. Motivo? Falta de solidariedade do PMDB, segundo o próprio deputado.Depois veio o pé fincado do deputado federal Manoel Júnior que quer ser candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa, mas Maranhão não quer dar a vez que, aliás, é sempre dele!Em seguida vem o deputado Ger-vásio Maia que se diz traído por Maranhão, que teria ‘maquiado’ uma ata de reunião para favorecer o também deputado Márcio Rober-to, em seu detrimento, segundo ele próprio.Agora é o vereador Ronivon Ramalho Diniz (Mangueira) que quer desbancar o deputado federal Benjamin Maranhão da Presidên-cia Municipal do PMDB em João Pessoa.O clima por lá é realmente de vaca desconhecer bezerro!

CPI dos apelidos A Comissão Parlamentar de

Inquérito dos Outdoors, na Assem-bleia Legislativa, embora recém ins-talada, já ganhou diversos apelidos.

“Circo”, “Do Dinheiro” e “Tor-ta”, são algumas das alcunhas por ela conquistada.

Circo porque só vem fazen-do trapalhada; Do Dinheiro porque estaria desejosa tão somente de con-quistar grana com ações de indeni-zação, segundo afirmou o deputado Tião Gomes; e Torta porque todos os seus dirigentes (presidente, vice-presidente e relator) são de oposição.Começou muito mal!

Só política...

Page 7: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  7

SindicatoDe parabéns o ex-presidente do Sindicato dos Jornalista Profissio-nais da Paraíba e toda sua diretoria.Antes de entregarem os cargos, Land Seixas, Marcos da Paz, Edson Werber, entre outros inte-grantes, entregaram à categoria uma sede própria do sindicato, situada na Rua da Areia, centro de João Pessoa, que marca suas passagens por aquela entidade. Parabéns!

Em Cabedelo

O deputado Trócolli Júnior(PSD) vai mesmo disputar a Prefeitura de Cabedelo em 2012.E quer ganhar “para fazer Cabedelo conhecida nacional e internacio-nalmente”, como ele próprio diz.Se lhe faltassem competência, dis-posição, propostas inovadoras e de-terminação, que não faltam, ainda assim apostaria em sua vitória. É que os cabedelenses estão can-sados das velhas caras conhecidas que só prometem e nada fazem.

LRFA Lei de Responsabilidade Fiscal, criada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, foi saudada por juristas, advogados, magistrados e o Ministério Público como grande instrumento para aplacar a sanha eleitoreira e irresponsável no uso

do dinheiro público por detentores do poder.Na Paraíba, ano passado, no gover-no José Maranhão, o comprome-timento da receita do Estado com o pagamento de pessoal chegou a 58%, quando a LRF limita em 46,55%.O aumento, coincidentemente, se deu em ano eleitoral. A Paraíba e os paraibanos até hoje pagam por isso. Afinal, não haverá responsabi-lização judicial ao ex-governador?Com a palavra o ‘parquet’.

Na JustiçaAlegando que o Prefeito de Ca-jazeiras, Carlos Rafael (PTB), está com dinheiro federal em caixa para calçamento de ruas, e estaria protelando as obras para somente iniciá-las no ano eleitoral de 2012, quando con-correrá à reeleição, o também pré-candidato Carlos Antônio (DEM) afirmou que está dando entrada na Justiça em uma Ação de Obrigação de Fazer, para forçar a edilidade a iniciar imediatamente tais obras.Segundo Carlos Antônio, esses recursos estão na Prefeitura há alguns anos e “foram con-seguidos por mim junto aos deputados federais Wellington Roberto (PR) e Efraim Morais (DEM)”, mas até agora estão inexplicavelmente inutilizados. “A explicação que se pode dar é que o atual gestor quer utilizar politiqueiramente esses recur-sos, tocando as obras somente em ano eleitoral”, acusou.

Page 8: Revista Tribuna - 141

8  |  setembro/outubro 2011

Política

REGIÃO METROPOLITANA EM MONTEIRO

A criação da Região Metro-politana de Monteiro é tema do projeto de lei apresentado pelo de-putado João Henrique (DEM) na Assembleia Legislativa da Paraíba. A matéria foi publicada na edição do dia18.10 do Diário do Poder Legis-lativo (DPL).

Conforme o projeto, a Re-gião Metropolitana será composta pelos municípios de Monteiro, As-sunção, Camalaú, Coxixola, Ampa-ro, Livramento, São João do Tigre, Congo, Serra Branca, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Zabelê, Tape-roá, Ouro Velho, Parari, São José dos Cordeiros e Prata.

NA ASSEMBLEIA

PRESIDENTE PARTICIPA DO 89º ENCONTRO DE TJ’S

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ri-cardo Marcelo (PSDB), participou, no dia 13.10, da abertura do 89º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Jus-tiça do Brasil, evento presidido pelo chefe do Poder Judiciário do Estado, desembargador Abraham Lincoln, e que contou com a presença do pre-sidente do Colégio de Presidentes, desembargador Marcus Faver.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Tribunal e fez parte das comemorações do 120º aniversário de Fundação do Tribu-nal de Justiça da Paraíba.

‘POR DO SOL’ VIRA PATRIMÔNIO IMATERIAL DA PB

A ALPB aprovou projeto de lei de autoria do deputado Anísio Maia (PT) que considera o Pôr-do-Sol da Praia do Jacaré “Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba”. A Lei foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho.

Maia disse que a aprovação do projeto já era esperada, uma vez que o Por-do-Sol da praia fluvial do Jacaré é conhecido em todo o Estado, no país e até no exterior, e o local tem atraído turistas de todas as partes do mundo.

O parlamentar ressaltou que no local estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, lojas de artesa-nato e casas de pescadores.

JOÃO HENRIQUE ANÍSIO MAIARICARDO MARCELO

Aconteceu no legislativo

Page 9: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  9

NA CÂMARA

BOSQUINHO BIRA ZEZINHO

PARLAMENTAR AFIRMA QUE A LEI OSs FOI SUPERADA

O presidente do partido De-mocratas (DEM) em João Pessoa, vereador Bosquinho, em entrevista ao Jornal da Câmara (JC), no último dia 11, declarou que o projeto das Organizações Sociais (OSs) já é ma-téria aprovada e superada.

Como membro da bancada de situação e da Comissão de Polí-ticas Públicas (CPP) da Casa, o par-lamentar afirmou que o projeto foi discutido exaustivamente na Câma-ra e suas Comissões, inclusive com a participação do Procurador Geral do Município. Ele lembrou que o projeto depois foi apreciado e apro-vado pela maioria dos vereadores.

VEREADOR TEM PROJETO SANCIONADO

O projeto do vereador Bira (PSB), que trata da política munici-pal de segurança alimentar e nutri-cional foi sancionado pelo prefeito Luciano Agra e está em vigor em João Pessoa desde 15 de setembro. A lei estabelece definições, princí-pios, diretrizes, objetivos e a com-posição do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com a lei, o Poder Público, com a participação da so-ciedade civil organizada, formulará e implementará a política alimentar com o propósito primordial de ga-rantir o exercício do direito huma-no à alimentação adequada.

SERVIÇO VOLUNTÁRIO SERÁ REGULAMENTADO

Tramita na CMJP projeto de lei de autoria do Poder Execu-tivo Municipal que dispõe sobre a criação do serviço voluntário no município. O vereador Zezinho Botafogo visando contribuir e in-centivar a prática do voluntariado criou a Lei nº 11.777/2009 que institui o Dia Municipal do Vo-luntariado, a ser comemorado no dia 28 de agosto anualmente.

A lei federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, estabelece as definições a cerca do serviço volun-tário e tem a finalidade de envolver a sociedade em ações direcionadas à assistência de caráter filantrópico.

Page 10: Revista Tribuna - 141

10  |  setembro/outubro 2011

ENQUETE

A revista Tribuna, conforme vem fazendo há quase 13 anos, rea-lizou enquete, no iní-cio do mês, junto aos jornalistas que cobrem os trabalhos da Assem-bleia Legislativa, visan-do aferir o desempenho parlamentar de cada de-putado.

Inovando um pou-co, desta vez, a Tribuna pediu aos jornalistas do Comite de Imprensa que cada um indicasse três nomes de deputados de cada bancada (governis-ta e oposicionista) que mais se destacaram este ano no desempenho dos seus mandatos, bem como um nome da ban-cada feminina, da opo-sição e do governo. Pre-sente à sessão, nesse dia, estiveram 36 jornalistas e os deputados considera-dos mais atuantes, pela ordem foram:

Pela bancada governista1º Hervázio Bezerra (PSD)2º Adriano Galdino (PSDB)3º Branco Mendes,(Dem) Edmilson Soares (PSDB)

Pela bancada da oposição1º Gervasio Maia (PMDB)2º Luciano Cartaxo (PT)3º Anísio Maia (PT) Aníbal Marcolino (PSL)

Pela bancada feminina da oposição Daniela Ribeiro (PP)

Pela bancada feminina governistaLea Toscano (PSDB)

Perguntado qual o deputado mais atuante da banca-da federal, os vencedores foram os seguintes:

Deputado Federal mais atuanteRuy Carneiro, pela bancada da situaçãoManoel Júnior, pela bancada oposição.

O Senador Vital do Rego Filho, do PMDB, foi considerado o mais atuante dos três sena-dores. Já o Secretário Nonato Bandeira, foi considerado o mais atu-ante dentre os demais secretários do Estado.

A enquete quis saber o que pensam os jornalistas sobre a gestão do governador Ricardo Coutinho e o resultado foi o seguin-te: 61% consideraram a gestão Ricardo Cou-tinho Ótima e Boa, enquanto que 39% con-sideraram entre Ruim/Péssimo.

Já com relação à avaliação da gestão do presidente da Assem-bleia, Ricardo Marcelo, 95% disseram ser óti-ma/boa, com relação aos quesitos ruim/pés-simo não se manifesta-ram.

Os mais atuantes da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal

Page 11: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  11

Resultado da enquete realizada pela revista Tribuna junto aos jornalistas que cobrem os traba-lhos da Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 05 de outubro, para aferir o desempenho parlamentar dos vereadores em 2011 pela ordem de votação:

O vereador considerado mais influente jun-to ao prefeito Luciano Agra foi o vereador Bira Pereira (PSB).

A vereadora Raissa Lacerda foi votada tanto na relação geral dos vereadores, como na relação da bancada feminina da base governista.

90% dos jornalistas que participaram da en-quete consideram o governo Luciano Agra positiva-mente nos quesitos ótimo/bom e regular, enquanto apenas 10% consideram Ruim/péssimo.

Enquanto que com relação ao desempenho do presidente Durval Ferreira à frente da Câmara Municipal, 95% disseram ser ótima/boa e regular, para apenas 5% que consideram péssima/ruim.

A secretária Ariane Sá, da pasta da Educação, foi considerada a mais atuante da gestão Agra.

Vereadores da bancada governista1º Bira (PSB)2º Raissa Lacerda (PSD) Bruno Farias (PPS)

Vereadores da bancada da oposição1º Tavinho Santos (PTB)2º Marcus Vinicius (PSDB)

Bancada feminina da situação1º Raissa Lacerda (PSD)

Bancada feminina da oposição1º Eliza Virginia (PMDB)

Os mais atuantes da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal

Page 12: Revista Tribuna - 141

12  |  setembro/outubro 2011

Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Governo do Estado, começa a intensificar as obras de recuperação das rodovias que foram danificadas pelas fortes chuvas de inverno.

As oito residências rodovi-árias do Departamento estão mo-bilizadas na chamada “Operação tapa-buraco”. O material necessário aos reparos foi adquirido e o DER contratou profissionais especializa-dos para auxiliar os operários do órgão no trabalho de reconstrução dos trechos afetados.

A meta do DER, nesse pri-meiro momento, é vistoriar mais de mil quilômetros de estradas, re-alizando os reparos nos trechos que necessitarem. Segundo o Departa-mento, há 2 mil km de estradas que precisam de obras de reparo na Pa-raíba. Esse trabalho está sendo ace-lerado para que, até dezembro, boa parte das rodovias recuperadas seja entregue à população.

Para adiantar os serviços, o DER mobilizou uma usina móvel de asfalto a frio, que funciona nos tre-chos onde os operários trabalham.

PB-008 – No Litoral, foi ini-ciado o reparo na PB-008, entre João Pessoa e Jacumã. Os trabalhos são realizados por uma equipe da Residência Rodoviária de Itabaiana.

Nos últimos dias, a Residên-cia Rodoviária de Cajazeiras fez operação tapa buracos nas rodovias PB-233 (Santa Luzia/Várzea/divisa

DER intensifica recuperação de rodovias

PB-RN, 26 km); PB-393 (Cajazeiras/São José do Rio do Peixe, 23 km).

A Residência Rodoviária de Patos fez operação tapa buraco nas rodovias PB-293 (São Bento/Brejo do Cruz, 15 km); PB-323 (Brejo do Cruz/divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, 9 km); PB-262 (Patos/Teixeira/divisa da Pa-raíba com Pernambuco, 36 km) e PB-251 – BR-230/São Mamede, (1 km). A Residência Rodoviária de Sapé fez serviços na PB-004 – Sapé/Cobé, (15 km).

Em andamento estão as obras nas rodovias PB-400 (Cajazeiras/São José de Piranhas, 29 km) e na

PB-259 (Aparecida/São Francisco/Santa Cruz/divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, 37 km). Através da Residência Rodoviária de Sapé, são executados serviços na rodovia PB-041 (Rio Tinto/Ma-manguape, 29 km).

Através da Residência Ro-doviária de Patos, são executados serviços de tapa buraco nas rodo-vias PB-238 (Desterro/Teixeira, 22 km); na PB-233 (São Bento/Paulista, 23 km); na PB-323 (Brejo do Cruz/Catolé do Rocha, 29 km) e acesso da BR-230/divisa da Pa-raíba com o Rio Grande do Norte (2 km).

Page 13: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  13

As distorções tributárias do País prejudicam a classe média que contribui com mais impostos do que os bancos. Análises feitas pelo Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindi-fisco) e confirmado por especialis-tas indicam que os trabalhadores pagaram o equivalente a 9,9% da arrecadação federal somente com o recolhimento do imposto de renda ao longo de um ano. As entidades financeiras arcaram com menos da metade disso, (4,1%) com o paga-mento de quatro tributos.

“Os dados mostram a opção equivocada do governo brasilei-ro de tributar a renda em vez da riqueza e do patrimônio”, avalia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, assegurou que a Justiça Eleitoral será mais rígida nas próximas eleições em relação à Lei da Ficha Limpa. “Nós vamos atuar mais fir-memente nas eleições municipais, porque no nosso entendimento a lei é constitucional e contribui para a moralização dos costumes políticos.” O ministro disse que é a favor de que a medida seja esten-dida para os ocupantes dos cargos de confiança no Executivo.

Lewandowski considera a legislação eleitoral antiquada para combater a corrupção, mas avalia que o recadastramento de eleitores para o voto biométrico e a aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa contribuirão para impedir a candidatura de corruptos.

“A Legislação é um tanto

Classe média paga mais tributos do que banqueiros

João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamen-to Tributário.

A face mais nítida dessa es-colha, segundo o especialista, é a retenção do imposto de renda na fonte, ou seja, no salário do traba-lhador. São poucos os países que, como o Brasil, não deixam as em-presas e as pessoas formarem rique-zas”, afirmou.

Todos os tributaristas enten-dem que não está correto, era preci-so tributar quem tem mais, frisou.

O Sindfisco analisou a arre-cadação de impostos federais no pe-ríodo de setembro de 2010 a agosto deste ano. Nesse período as pessoas físicas pagaram um total de 87,6 bi-

lhões em imposto de renda, incluí-dos os valares retidos na fonte como rendimento de trabalho. No mesmo período, o sistema financeiro gastou apenas R$ 36,3 bilhões com o paga-mento de contribuição social sobre lucros líquido (CSLL) contribuição para o PIS/PASEP, Cofins e Imposto de Renda. Procuradas a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional das Insti-tuições Financeiras não se pronun-ciaram.

TSE quer mais rigor na ‘Ficha Limpa’quanto antiquada, precisa de consolidação e de uma atualização, mas é uma legislação satisfatória. Do ponto de vista de controle técnico, os TREs têm acor-

do com a Receita Federal, com o Tribunal de Contas da União para fazer cruzamento de da-dos e detectar caixa 2 e doa-ções irregulares de campanha.”

O ministro defendeu a implantação do voto biomé-trico. “A expectativa é de que até 2018 todo o País vote pela biometria”, afirmou. Nas elei-ções de 2012, 10 milhões vão votar em urnas biométricas. O número em 2010 foi de 1,1 mi-lhão de eleitores. Segundo ele, quando o País todo fizer o ca-dastramento biométrico, não haverá mais nenhuma possi-bilidade de fraude ou equívoco na identificação do eleitor.

Informe

Page 14: Revista Tribuna - 141

14  |  setembro/outubro 2011

Política e Sociedade no Vale Nena Martins

130 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

O município de Conceição comemorou, no último dia 08 de outubro, 130 anos de emancipação política.O dia da cidade, como é tradicionalmente comemo-rado, este ano teve um diferencial, com diversas ações promovidas pela Prefeitura Municipal, através da pre-feita Vani Braga em parceria com o SEBRAE/PB.Foram oferecidos vários cursos para cabeleireiros, manicures, artesanatos, garçons, entre outros.Vários stands foram instalados na Avenida Sólon de

Lucena, com ações das Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação.No encerramento das comemorações, foi celebrada uma missa em ação de graças, pela passagem do ani-versário da cidade em praça pública, pelo padre Dácio, contando com a presença dos filhos da terra.

SAMU EM CONCEIÇÃOA população de Conceição aguarda com ansiedade a inauguração do SAMU na cidade. Duas ambulâncias foram adquiridas na administração de Vani Braga.

CIRURGIAS SELETIVASO Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, reabriu o bloco cirúrgico e está realizando cirurgias eletivas.

Os médicos Algacir, Geneton, Jânio e Antonio vêm realizando um trabalho especial atendendo a demanda da população.O hospital de Conceição trabalha com recursos do município e do SUS.A equipe da Secretaria de Saúde, comandada pela secretária Inês Remígio, não mede esforços junto com a prefeita Vani Braga para atender as necessidades de saúde da população.

DIA NACIONAL DA JUVENTUDEA Diocese de Cajazeiras, através da Paróquia Nossa Senhora da Conceição comemora o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE em grande estilo, com a realização de palestras que abordam diversos temas como Prota-gonismo Feminino, A Palavra de Deus nos Fortalece a Fé, Oficio Divino da Juventude e palestra sobre o tema Invocação ao Espírito Santo (acendimento das velas), O Jovem e suas lutas (Histórias de jovens de ontem e de hoje que se dedicam a construir um mundo me-lhor) Encontro com o Jovem JESUS, além da realiza-ção da missa da juventude.As comemorações acontece no dia 27 e o encerramen-to no dia 30 de outubro.Locais do Evento: Paróquia Nossa Senhora da Con-ceição, casa de show, calçadão e centro cultural.O evento tem a assinatura do padre Dácio José do Nascimento, que assumiu a paróquia recentemente e vem agradando aos católicos e devotos de Nossa Se-nhora da Conceição a cada dia, aproximando, assim, o povo da igreja.

ESTRADAS DO VALE DO PIANCÓO governador Ricardo Coutinho acertou em cheio quando deu inicio a construção das estradas de Igaracy, Aguiar, Coremas, Serra Grande, S.J. Caiana e Pedra Branca.O ibope do Governador subiu consideravelmente, já que a população da região aguarda esta ação a vida inteira.As teorias dos outros governantes não solucionaram os problemas enfrentados durante toda uma década.Os municípios de Curral Velho e Santa Inês aguardam a mesma ação por parte do Governo do Estado. Outra urgência tem sido a recuperação da estrada que liga Itaporanga/Conceição (a divisa do Ceará), que está intransitável.

Page 15: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  15

Política e Sociedade no Vale Nena Martins

PARTIDOSA prefeita de Conceição Vani Leite Braga, e ex-presi-dente do PMDB, agora pertence aos quadros do PSD.Vani seguiu seu irmão, o deputado Wilson Braga que é vice-presidente do PSD na Paraíba.Vani ainda não lançou oficialmente sua candidatura à reeleição, mas os bastidores comentam que não abrirá mão da luta pela reeleição.A prefeita ingressou no PSD a convite do vice-gover-nador Rômulo Gouveia, presidente do PSD no Estado.O ex-prefeito Alexandre Braga retornou ao PDT, parti-do que foi eleito por duas vezes para administrar Con-ceição. Ele presidiu ainda o PSB e fez parte do PSL.Alexandre Braga, presidente atual do PDT retornou ao partido a convite do deputado Damião Feliciano, e em entrevista recente na rádio Conceição FM, lançou sua pré candidatura a prefeito pela terceira vez.Já em Itaporanga, a corrida pela Prefeitura também já começou. O ex prefeito Antonio Porcino permanece no PMDB, fortalece o partido com novos filiados e lançou oficialmente sua candidatura a prefeito nas próximas eleições.O Prefeito Djaci Brasileiro é candidato à reeleição e permanece no PSDB.Já o PPS da cidade enfrentou uma novela com final fe-liz. O vereador Herculano Pereira e o ex-prefeito Will Rodrigues disputaram o partido na estadual.Por fim, por temer o prazo para estar legalizado, caso tenha pretensão em se lançar candidato Wil assumiu o comando do PDT na cidade deixando assim o verea-dor Herculano seguir o seu destino no PPS.Will administrou Itaporanga e é cotado para ser can-didato a vice-prefeito na chapa do prefeito atual Djaci Brasileiro, que disputará a reeleição.E assim começa uma verdadeira guerra de titãs pelo poder.Que vença quem tem voto!

ENERGIA SOLAR EM COREMASEm reunião realizada na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), empresários pau-listas apresentaram a representantes do Governo do Estado o projeto de implantação da usina de energia termosolar Coremas I, no município de Coremas. O investimento inicial é de R$ 300 milhões, com ge-ração de 1,5 mil empregos diretos na região. O projeto, que consiste em um sistema de geração de energia via fonte solar e biomassa, garante à Paraíba a condição de

primeira localidade da América Latina a possuir uma usina dessa natureza.

PAZ NO TRÂNSITO

O colégio Maestro José Siqueira, através dos Cepes em Conceição, promoveu um grande movimento pedindo Paz no Trânsito. A avenida Solon de Lucena recebeu um grande número de adeptos ao movimento. O encerramento aconteceu na Matriz Nossa Senhora da Conceição com a celebração de uma missa pedindo pela paz no trânsito.

AÇÃO EVANGÉLICAA igreja Ação Evangélica provou com o projeto Planta-ção que não é necessário nenhum tipo de politicagem para ajudar a quem mais precisa. Projeto de irrigação implantado na comunidade das Queimadas, em Conceição, vem ajudando a várias famílias e traz de volta a vontade do homem do campo de lidar com a terra.

Page 16: Revista Tribuna - 141

16  |  setembro/outubro 2011

Especial

16  |  Agosto 2011

Barcos com cobertas colo-ridas transportam turistas sorri-dentes pelas aquavias do Litoral Norte, onde a natureza permanece quase intocável. Para acreditar, é só ler a matéria abaixo ou ir lá e conferir.

Visitar o Litoral Norte da Paraíba é ter acesso a uma área ainda pouco modificada pelo ho-mem, o que proporciona uma surpresa a cada curva da estrada. Por exemplo: Quem chega a Baía da Traição, estranha logo a topo-nímia, mas tudo pode ser explica-do em detalhes, por qualquer guia turístico. Esta pequena cidade, situada a 72 Km de João Pessoa, teve seu nome, segundo Horácio de Almeida, originado num episó-dio registrado em 1501, quando a Armada comandada por Américo Vespúcio explorava o Litoral Bra-sileiro, por ordem da Coroa Por-tuguesa.

Consta na Lettera que Ves-púcio mandou dois marujos à ter-ra, barganhar com lindas índias nuas, que acenavam amistosamen-te. Ao saltarem do baitel, os rapa-zes foram rodeados pelas moças, que tocavam os corpos deles, com grande admiração. Repentinamen-te duas mulheres atacaram os ma-rinheiros pelas costas e os mataram a pauladas. Depois, esquartejaram os corpos e os assaram e comeram, à vista das aterrorizadas tripula-ções dos navios, que, ancoradas ao largo, assistiam a tudo.

Outras localidades deste município também deixam os vi-sitantes encantados, como o For-te do Tambá e seus canhões qui-nhentistas, colocados lá em 1589, por Felipe de Espanha, sob cujo domínio se encontravam Portugal e suas colônias, inclusive o Brasil. Do alto da barreira do Forte, ob-serva-se a exuberância da Enseada

AS AQUAVIAS DO LITORAL NORTE

Hilton Gouvêa

Faróis construídos em alto mar orientam os navios em rotas orientais, que buscam a Paraíba como porto de passagem ou parada final. 

Page 17: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  17Agosto 2011 |  17

de Baía da Traição, com seus co-queirais e areias coloridas.

O turista que visita esta região se admira mais ainda ao penetrar na zona ribeirinha do município de Marcação, a 60 Km da Capital, e vi-sitar a aldeia indígena de Camuru-pim. Sabem por que este nome? É o seguinte: O camurupim fêmea sai do alto mar para desovar ao longo dos rios. Por isso os índios o batizaram com este nome que, em tupi, signifi-ca “aquele que vem de longe”.

Para quem não sabe, Camu-rupim é a base de diversas aquavias turísticas, que conduzem o interes-sado para qualquer parte do Litoral Paraibano e Norte-Rio-Grandense. Os barquinhos, motorizados e com bancos enfileirados por baixo de cobertas coloridas, fazem roteiros entre Camurupim e praias paradi-síacas da região, incluindo Coquei-rinho Norte, Praia de Campina, Barra de Mamanguape e a Prainha, em território paraibano. Também conduz, por preços módicos, para áreas ribeirinhas do Rio Grande do Norte, onde os rios Mamanguape e seus afluentes se encontram com o Potengi.

Usando esta rota, piratas fran-ceses invadiram a Paraíba em 1589, sob o comando do capitão Rifaut. Uma frota de 13 navios adentrou o rio Mamanguape, através do Po-tengi, e daí entrou no Camurupim, tomando o rumo de Cabedelo após breve descanso em terra firme. Na Fortaleza de Santa Catarina encon-traram minguada resistência de 20 homens. Os invasores tinham um

exército 15 vezes maior, mas bate-ram em retirada, com mais de 40 baixas. Essas são maravilhas da his-tória paraibana, encravadas nesta região ainda erma, pouco habitada e com fama de possuir a maior varie-dade de árvores frutíferas do Estado.

Em Camurupim, antes de contratar qualquer viagem aquáti-ca, o visitante pode saborear enso-padinho de caranguejo ou marisco, iguarias vendidas a preços baixos. Uma das melhores pedidas é a do pirão de caranguejo ou escabeche de camarão. O feijão é pouco usa-do pelos comerciantes nativos, mas não é totalmente descartado dos cardápios. O fruto regional mais procurado é o caju, farto na região.

Para quem gosta de novida-des, o artesanato indígena está à mostra. Também pode ser contra-tada uma visita aos monumentos históricos da região, como a igreji-nha tricentenária de Coqueirinho Norte, a Capelinha de São Miguel, em Baía da Tração, ou assistir à exi-bição do Toré nas aldeias indígenas. O Toré é a dança ritual dos índios potiguaras, que vivem na região há mais de mil anos.

Só não deixe de visitar os faróis de Baía da Traição e de Pe-dra Seca, este último em Cabedelo. Seus olhos ficarão extasiados com essas visões.

O Farol de Pedra Seca, em Cabedelo, é uma torre de 18m, construída em terra firme, no ano de 1869. Hoje está a mais de 500m da Costa. Seu construtor foi o enge-nheiro Zósimo Barroso, da equipe

de cosntruções náuticas da Mari-nha Imperial de D. Pedro II. Foi o primeiro farol de sinalização náuti-ca da Paraíba. É mantido pelo Se-tor de Balizamento da Marinha do Brasil. Seu feixe de luz tem alcance de 13 milhas.

O Farol de Baía da Traição, com 14m de altura, foi construí-do em 1927, sobre uma linha de arrecifes. Seu feixe de luz tem al-cance de 10 milhas. Está situado a menos de 500m da costa. Entre 1942 e 1987 sofreu diversas modi-ficações. Atualmente se encontra, reconstruído, a poucos metros da construção original.

COMO CHEGAR LÁPara atingir Camurupim, tome-se por base a BR-101-Norte, tre-cho João Pessoa- Natal. Dobra-se à direita em Mamanguape, quem porcede de João Pessoa; e à es-querda, quem procede de Natal. Passa-se por Mamanguape, Rio Tinto e Marcação. Pode-se chegar a Camurupim pela en-trada de Brejinho, em Marcação ou pelo acesso da Caieira. Os acessos a esta praia fluvial são de terra batida, a partir da pista que liga Rio Tinto a Baía da Traição.Distâncias: de João Pessoa a Baía da Traição – 77 Km, por asfalto.Do Centro de Baía da Traição para Camurupim – 5 Km.Da entrada da Caieira para Ca-murupim – 2 KmDa entrada de Brejinho para Ca-murupim, via Tramataia -3,5Km

Page 18: Revista Tribuna - 141

18  |  setembro/outubro 2011

Destaque

O Deputado Federal Manoel Junior, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano indicou a Paraíba para sediar o último gran-de encontro que reunirá no Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Técnicos e es-tudiosos da área de Gestão de Resí-duos. O evento fechou os Seminá-rios Regionais preparatórios para a Conferência das Cidades, que acon-teceu, recentemente, no Auditó-rio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em João Pessoa. “Queremos mobilizar toda a região Nordeste para a importância da Lei, mas ao mesmo tempo sen-sibilizar o Governo e o Congresso para a realidade dos Municípios, e no que depender de mim, não vai

Problema do lixo é discutido na Paraíbaser mais uma política feita em Bra-sília e por quem não conhece a re-alidade do País”, enfatizou Manoel Junior. Ele sugeriu logo no primeiro dia como Presidente da CDU que a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos fosse discutida na XII Con-ferência das Cidades, programada para os dias 29 e 30 de novembro em Brasília.

A Conferência das Cidades depois da Marcha dos Prefeitos é o evento mais significativo para as Prefeituras brasileiras. Nela, os gestores municipais têm a opor-tunidade de debater com técnicos do Governo, Engenheiros, Profes-sores e Parlamentares os princi-pais desafios das políticas públi-cas Nacionais.

O Supremo Tribunal Fe-deral rejeitou por unanimidade os agravos contra a posse do senador eleito Cássio Cunha Lima que foram interpos-tos pelo terceiro colocado na eleição para senador, Wilson Santiago, do PMDB. O relator do processo foi o ministro Jo-aquim Barbosa que foi acom-panhado ainda na decisão de que a posse deve ser imediata sem necessidade, inclusive de publicação do Acórdão.

O advogado Luciano Pires disse que a decisão já era aguardada tendo em vista que o próprio STF já havia se manifes-tado contrário à aplicação da Lei Complementar 135 e o ministro

STF determina posse imediata de Cássio no Senado

Joaquim Barbosa já havia deferido o registro de candidatura do sena-dor Cássio.

Conforme o advogado, a de-cisão deverá ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral da Para-íba a quem caberá proceder a diplo-mação do senador que foi eleito por

mais de 1 milhão de paraibanos. Em seguida, cabe ao Senado da República empossar Cássio Cunha Lima. O que, conforme Pires, deverá ocorrer o mais breve possível, considerando o dano já causado ao exercício do mandato.

O senador Cássio Cunha Lima disse que está aliviado com o final deste imbróglio e que só pensa em retribuir com muito trabalho e dedicação todo o carinho recebido do povo paraibano “tanto amor só

posso retribuir com o melhor da minha capacidade de trabalho e que este resulte em melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou.

Page 19: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  19

O advogado paraibano Carlos Alberto Ferreira, da cidade de Itaporanga, conseguiu feito inusitado, a bem dizer, após decisão do Tribunal Regional da 5ª Região, com sede no Recife (PE), que prorrogou o benefício do auxílio-doença, sem a necessidade de perícia mé-dica, em prol de uma segurada do INSS da cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó.O fato virou manchete, instantaneamente, no tablói-de Agora São Paulo e que faz parte do grupo UOL/Folha de São Paulo, devido a segurança jurídica e legal com que o ‘Dr. Carlinhos’, como é mais conhecido o advogado, fundamentou tal arrazoado.Dr. Carlinhos – também demonstrando senso de apurada habilidade profissional - conseguiu compro-var toda a incapacidade da segurada de desenvolver a função de auxiliar de serviços gerais, lá em Nova Olinda, através de exames solicitados por médicos particulares, sobre o estado de saúde da servidora,

Depois de perceber a impossibilidade de “unir a classe política da Paraíba em favor de interesses do Estado”, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) resolveu se dedicar a um tema muito mais profícuo em Brasília.O parlamentar paraibano apresentou projeto de lei no Congresso Nacional ins-tituindo punição penal mais rigorosa para o motorista que causar morte por dirigir embriagado. Pela proposta, o condutor pode pegar até 20 anos de cadeia ao causar homicídio no trânsito por embriaguez.A proposta também sugere que as autoridades responsá-veis possam se utilizar de ou-tras maneiras para identificar o grau de embriaguez do condutor, quando da prisão em flagrante. Isso pra evitar que o motorista bêbado evite o bafôme-tro alegando o princípio do direito de não produzir provas contra si e se livre do ilícito.De acordo com Ruy Carneiro, a “Lei Seca” institu-ída no Brasil em junho de 2008, prevendo multas

Rui quer Lei do trânsito mais severaLuís Tôrres

pesadas e suspensão da Carteira de Habilitação, com a finalidade de reduzir os acidentes de trânsito não surtiu efeito por causa da ausência de punição penal clara. E pela falta de rigor na identificação do motorista bêbado.

As estatísticas ajudam ao depu-tado. De acordo com números oficiais, o número de mortes no trânsito não diminuiu após a implantação da Lei Seca. Aliás, até aumentou. De 2009 pra 2010, houve 15% a mais de mortes no trânsito brasileiro, que ocupa o quinto lugar no ranking mundial.São lamentavelmente quase 40 mil mortes por ano.Um número assustador pra quem

anda de veículo pelas estradas e avenidas brasileiras.É óbvio que a Lei Seca não pegou. Dificilmente você vê alguém com medo de beber porque vai dirigir depois.Não pegou porque, além da ausência de tipificação penal, o motorista embriagado se vê a salvo pela própria lei. Com tanta proteção legal, é difícil provar o efeito do álcool.

bem como de provas testemunhais. Para a Previdência Social, a segurada não tinha direito ao benefício, e precisava passar por uma perícia. Hoje, o auxílio-doença é pago após afastamentos por doen-ça ou acidente acima de 15 dias, e o exame é exigido para todos. A Ação foi impetrada no Fórum de Santa-na dos Garrotes, Comarca da qual faz parte o municí-pio de Nova Olinda, depois de ter seu pedido negado pelo INSS. O Recurso acabou subindo até o TRF 5, que deu ganho de causa à segurada novalindense.

Advogado paraibano consegue feito inusitado

Page 20: Revista Tribuna - 141

20  | setembro/outubro 2011

A Vitrine do Cariri Fred Menezes

Um novo espaçoO Cariri paraibano

ganha a partir desta edição de nº 141 da Revista TRI-BUNA, um espaço privile-giado para divulgar as ações políticas, culturais e sociais, graças a visão empresarial do seu Diretor Presidente, jornalista Manoel Raposo, que vislumbra a região do Cariri como uma das mais promissoras do Estado.

Os contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail [email protected] ou através do telefone (83) 9999-5940.

Mudanças partidáriasNo final dos prazos para filiações partidárias e mudanças de partidos

para aqueles que pretendem disputar um mandato eletivo nas eleições do pró-ximo ano, os vereadores de Monteiro, Lito Campos, Raul Formiga e Bero de Bertino deixaram, respectivamente, o PSB, PMDB e PP e ingressaram no PSD, partido que na Paraíba é presidido pelo vice-governador Rômulo Gouveia.

O cantor e compositor, Dejinha de Monteiro, um dos mais reno-mados artistas paraibanos, está surpreso com o número de vendas do seu novo CD e DVD, gravados ao vivo na Praça João Pessoa, em Monteiro.

O cantor tem divulgado seu novo trabalho em todos os municípios da Paraíba, e não esconde a alegria da receptividade que tem recebidos dos admiradores.

Em recuperaçãoO ex-deputado Pedro Me-

deiros, vítima de um AVC no início deste ano, tem realizado com fre-quência tratamento de fisioterapia no Hospital Sarah Kubitscheck, em Brasília. Os resultados são conside-rados positivos e o ex-parlamentar já participa ativamente das ativida-des políticas do município de São João do Cariri e região.

Dejinha de Monteiro lança CD e DVD ao vivo

Page 21: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  21

Trabalho reconhecido

O prefeito de Prata, Marcel Nunes, tem recebido o reconheci-mento do seu trabalho à frente da edilidade municipal pelas obras realizadas durante os sete anos de gestão. Um das mais destacadas ho-menagens recebidas recentemente foi entregue por Samuel Mayer, re-presentante do Sebrae na região do Cariri Paraibano.

A Vitrine do Cariri Fred Menezes

Cidadão monteirenseO presidente da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Buega Gadelha, recebeu o Título de Cidadão Monteirense em solenidade realizada na Câmara de Vereadores no último dia 09 de setembro. Após a solenidade, autoridades e convidados foram recepcionados com um jantar na Casa de Recepções Casa Bela.

Descobridores da Palavra

O projeto social Descobrido-res da Palavra, da Igreja Presbiteriana de Monteiro, trará no dia 12 de no-vembro, como parte das atividades do projeto de incentivo à leitura, o poeta, professor e jornalista paraiba-no Sérgio de Castro Pinto. Ele abrirá a primeira edição do “Papo de Autor”, uma vertente do projeto Descobrido-res da Palavra que estimulará o conta-to entre autor e leitor.

Guerreiro TogadoA Assembleia Legislativa

da Paraíba homenageou, no últi-mo mês de agosto, o escritor Pe-dro Nunes Filho com a outorga da Medalha Augusto dos Anjos, uma das mais importantes comendas da Casa de Epitácio Pessoa.

A saudação ao homenageado foi feita pelo deputado Assis Quin-tans, autor da propositura.

ReconhecimentoO advogado Carlos André

Bezerra, na foto com a esposa Lí-via, tem se destacado como um dos profissionais mais atuantes na re-gião do Cariri, onde se consolida na área jurídica e nos empreendimen-tos imobiliários que administra nos municípios de Sumé e Monteiro.

DestaqueA monteirense Gabrielly

Viana, Gaby, filha do casal Geordie e Denise Viana, é o Destaque de estréia de nossa coluna na Revista TRIBUNA, que circula a partir de agora em todos os municípios do Cariri. Se você pretende ser ‘Desta-que’ nas próximas edições nos envie fotos e informações para o e-mail [email protected].

Page 22: Revista Tribuna - 141

22  |  setembro/outubro 2011

Capa

Taperoá se renovaAo completar sete anos de

administração, como prefeito do município de Taperoá, Deoclécio Moura Filho apresenta um legado de realizações.

Efetivamente, nem tudo o que precisava ser feito foi executa-do, mas no essencial o saldo é alta-mente positivo em seu favor.

A começar pelo comparti-lhamento de decisões e ações com o secretariado municipal, Moura tem demonstrado, na prática, que com-promissos de campanha podem, sim, ser exequíveis.

Na parte estrutural do servi-ço público, a realização de concurso para recomposição do quadro fun-cional e a realização de obras indis-pensáveis fizeram com que Taperoá pudesse ter condições, enfim, de in-gressar na retomada do seu desen-volvimento.

Page 23: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  23

No último dia 06 de outubro, Taperoá com-pletou 125 anos de emancipação política e a popu-lação tem muito que comemorar. Quando assumiu a prefeitura, Deoclécio Moura Filho recebeu a pior herança administrativa entre os demais municípios do Cariri paraibano.

Moura assumiu a Prefeitura com déficit fi-nanceiro e pendências administrativas junto ao Tri-bunal de Contas do Estado, que foi revertido para uma situação de equilíbrio e regularidade, com es-forço, responsabilidade e transparência.

Começou a arrumar a casa. Realizou uma reforma administrativa e ampliou a destinação de recursos próprios para os setores prioritários, como saúde e educação. Realizou uma gestão fiscal responsável, pagando em dia o servidor, realizou concurso público limpo e democrático, melhorou a qualidade do ensino público, com capacitação de professores entre outras ações.

Apesar das dificuldades existentes, aos pou-cos o prefeito está conseguindo superar todos os de-safios e com esforço e determinação, Taperoá cresce com qualidade.

Nesses últimos anos, a Prefeitura se em-penhou para oferecer uma melhor qualidade de vida para sua população. O importante mesmo é concluir que o serviço público pode funcionar e estender uma mão solidária a quem mais precisa do apoio do município.

Taperoá se renova

E os resultados já se fazem sentir Calçamentos são recuperados e implantados, reforma e ampliação do PSF I e construção dos PSFs III, IV, implantação do aterro sanitário, es-colas são reformadas e modernizadas, construção do palco para a praça de eventos, implantação da policlínica, atendimento em várias especialidades médicas, implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), construção de casas de alvenaria e banheiros públicos (zona rural), recuperação do canal, a cultura ganha nova intensidade, ações efetivas levam ao resgate da cidadania.

“Enfim muito tem sido feito.Definitivamente, dá para sentir que vivemos um novo Taperoá.”

Construindo o desenvolvimento

Page 24: Revista Tribuna - 141

Taperoá se prepara para rea-lizar o Encontro dos Povos do Ca-riri (EPC), que acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro. A estrutura da cidade será utilizada para abrigar exposições, feiras, debates, pales-tras, competições e shows. Uma de-las será a Praça de Eventos, locali-zada no Centro da cidade, palco do carnaval, um dos maiores eventos do Estado e o São João.

A área tem cerca de dez mil metros quadrados e sua estrutura ga-nhou, recentemente, um palco, com banheiros e camarins. De acordo com o prefeito Deoclécio Moura, a sua co-bertura receberá um revestimento em xilogravura. “Quando o trabalho for concluído, ele ficará belíssimo. As xilogravuras serão uma atração a par-te. O palco foi construído, por enten-der que Taperoá estava necessitando de uma estrutura tão grandiosa como os seus eventos”, declarou.

Taperoá, terra de Ariano Su-assuna, é a segunda cidade a sediar o Encontro dos Povos do Cariri, a primeira foi São João do Cariri. Se-gundo os coordenadores do evento, vários aspectos foram levados em conta para que o município rece-besse o EPC: inicialmente sua ri-

queza histórica e cultural, sua po-sição geográfica como cidade pólo de parte importante do território Cariri, sua estrutura para realiza-ção de eventos, o interesse do poder público municipal, a receptividade da população local, a existência de movimentos e ações na área cultu-ral, turística, esportiva e social.

“Taperoá tem a obrigação de realizar um Encontro maior e me-lhor do que São João do Cariri, que o fez de forma magnífica, assim como

terá terceira cidade a ser sede do Encontro dos Povos do Cariri, pois teremos aqui os 31 municípios mos-trando o que eles têm de melhor. Nosso compromisso é acolher a to-dos com alegria”, frisou Deoclécio.

Taperoá se prepara para

realizar o Encontro dos

Povos do Cariri

Capa

Page 25: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  25

João Pessoa já gerou 5.821 vagas de emprego entre janeiro e setembro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Minis-tério do Trabalho, divulgado recen-temente. Segundo o levantamento, o resultado é o segundo melhor para o período da série histórica (iniciada em 2002), perdendo ape-nas para o recorde alcançado em 2010, quando foram geradas 8.290 vagas na Capital.

Com as mais de 5,8 mil novas vagas (alcançadas subtraindo-se as 44.790 demissões das 50.611 con-tratações registradas no período), houve um acréscimo de 4,13% no número de profissionais com car-teira de trabalho assinada em João Pessoa, na comparação com o es-toque registrado em dezembro de 2010.

Apenas no mês de setembro, foram geradas 892 vagas na Capi-

João Pessoa gerou 5.821 vagas de emprego este ano

tal, com 5.457 admissões e 4.565 demissões. O resultado equivale a 23% do total de novos postos de emprego abertos na Paraíba, o que coloca João Pessoa mais uma vez como o município que mais gerou oportunidade de trabalho no mês.

Construção, comércio e ser-viços continuam sendo os setores

que mais abrem postos. Em setem-bro, o primeiro lugar ficou com ser-viços, que gerou 365 vagas. Depois vieram construção (238) e comércio (234). Considerando o período entre janeiro e setembro, o setor da cons-trução toma o primeiro lugar, com 3.469 vagas. Em seguida aparecem serviços (2.079) e comércio (1.063).

O deputado Branco Mendes apresentou uma série de requeri-mentos em prol da região do Vale do Piancó. O parlamentar apelou por providências para a solução do grave problema de abastecimento de água do município de Itapo-ranga que, segundo ele, “perdura ao longo dos anos, sem que uma solução, no mínimo paliativa, seja levada àquela população que sofre com a falta de água”.

Branco voltou a pedir à supe-rintendência da Policia Rodoviária ao DNIT, para que esses órgãos elabo-rem, ou recorram a quem compete, estudos de viabilidade técnica para a instalação de um posto de fiscaliza-ção da PRF na BR 361, para atender

Branco Mendes faz apelos em prol do Vale do Piancó

às cidades do Vale do Piancó.O deputado argumenta que a

BR 361 é uma rodovia de altíssimo fluxo de veículos, onde se registra um elevado índice de acidentes au-tomobilísticos. “Contribui para as constantes ocorrências, a presença de animais nas pistas que se soma à imprudência de alguns motoristas, o que torna imperiosa a necessida-de de um posto da Polícia Rodoviá-ria naquela área”, salientou.

Outro apelo apresentado por Branco foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde, solicitando pro-vidências com vistas à designação de um médico legista para se encarre-gar do atendimento à população em cada uma das cidades polarizadoras

pelo Vale do Piancó, onde a ausência desses profissionais é mais sentida. De acordo com Branco, as famílias das cidades mais distantes do inte-rior da Paraíba acabam passando por um sofrimento adicional quan-do perdem um ente querido, sobre-tudo quando ocorre morte violenta.

Municípios

Page 26: Revista Tribuna - 141

26  |  setembro/outubro 2011

Municípios

Ao completar 130 de eman-cipação política, o município de Conceição tem muito o que come-morar, segundo a prefeita Vani Bra-ga, ao anunciar a inauguração, até o final deste ano, de diversas obras e ações administrativas construídas pela sua gestão.

Tendo como uma das priori-dades da sua gestão a saúde públi-ca, a prefeita Vani Braga não mede esforços para garantir a população uma saúde digna e de resultados positivos, a partir da implantação no Hospital Calula Leite de um programa de cirurgias de catarata já em pleno funcionamento, o qual tem atendido grande quantidade de pessoas carentes. Mais uma unidade básica de saúde será implantada no bairro N.S. de Fátima, um dos mais populosos da cidade de Conceição. Várias outras ações estão sendo exe-cutadas em Conceição no campo da saúde.

Na educação, a prefeita Vani Braga conseguiu, através do progra-ma Caminhos da Escola, quatro no-vos ônibus escolares para o trans-porte do alunado da zona rural para as escolas da cidade. Outro ônibus escolar foi também adquirido pela Prefeitura junto à Receita Federal, que se juntou à frota da prefeitura em número de 17 veículos para o transporte escolar. “Em Conceição, todos os setores do município estão servidos de transporte escolar, em face da ajuda do Governo do Estado que pôs a disposição do município 17 veículos, formando uma frota de 34 veículos destinados ao transpor-te escolar”, acrescentou Vani Braga.

No setor de agricultura, a prefeita Vani Braga esclareceu que

Obras e ações administrativas marcam 130 anos de Conceição

Page 27: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  27

a Prefeitura adquiriu, recentemen-te, dois novos tratores, que servem tanto para o corte de terras dos pe-quenos agricultores,quanto para a melhoria das estradas e construção de pequenos açudes.Uma passa-gem molhada foi construída no sítio Timbaúba e mais duas outras serão construídas nos sítios Inveja e Maxi-xe, todos em convênio com o projeto Cooperar, do governo do Estado. Já a passagem molhada do sitio Umbu-zeiro foi totalmente recuperada com recursos próprios da prefeitura.

A Prefeitura de Conceição, na atual gestão, vem investindo pe-sado no setor de habitação. 30 no-vas casas foram construídas através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e, na zona rural, no sítio Três Pedras, através da Funasa, serão construídas mais 15 novas casas populares.

Em Conceição, a atual gestão tem feito investimentos pesados na manutenção dos programas sociais. Recentemente, através da Secretaria de Serviços Sociais, foi feita a emissão de vários documentos que garantem a cidadania da população. “Ainda hoje existem muitas pessoas que não têm documentos que revelem a sua cidadania, por isto a Prefeitura, em parceria com o governo do Estado, procedeu a emissão de carteira de identidade, registro de nascimento, CPF e Carteira do Trabalho, garan-tindo a todos a sua cidadania”, disse Vani Braga.

Vani Braga acrescentou, ainda, que faz questão de manter em fun-cionamento, dentro das instruções de cada um, todos os programas sociais do governo, como Cras, Peti, ProJo-vem, Bolsa Família e vários outros do

Obras e ações administrativas marcam 130 anos de Conceiçãointeresse da população.

“Desde que assumi os destinos de Conceição, tenho me preocupado em melhorar a qualidade de vida da população, lutando constantemente junto aos Governos federal e estadu-al, para conseguir recursos que possibilitem a realiza-ção de obras e serviços em benefício do povo de Con-ceição” – disse a prefeita.

Prefeita Vani Braga ao lado do governador Ricardo Coutinho

Participação de Conceição no Pacto Social

“O governador Ricardo Coutinho está no caminho certo ao administrar o Estado buscando parcerias com todos os municípios”, disse a prefeita de Conceição, Vani Braga (PMDB), após audiência com o chefe do Executivo estadual, no Palácio da Redenção.

A prefeita afirmou que os recursos do Pacto pelo Desenvol-vimento Social serão essenciais para a melhoria da saúde em Con-ceição, município contemplado com R$ 150 mil para a compra de equipamentos que reativarão o setor de cirurgia do hospital local. “O serviço de cirurgia estava parado há muito tempo. Com a reati-vação do setor, a prefeitura não se limitará apenas a levar pacientes para Patos, Campina Grande e João Pessoa”, explicou.

Durante a audiência, Vani Braga encaminhou pleitos para o município, como investimentos na educação e na recuperação de estradas – por exemplo, a que liga Conceição a Itaporanga. Ricardo Coutinho garantiu que as duas áreas são prioridades do Governo e já determinou ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a recuperação do trecho entre Conceição e Itaporanga.

Vani Braga, que é irmã do deputado estadual Wilson Braga, se disse satisfeita com a audiência. “O governador recebeu todos os plei-tos com tranquilidade e foi muito atencioso com o nosso município”.

Rodovia de Logradouro a Nova Cruz – Em seguida, o gover-nador Ricardo Coutinho recebeu o prefeito de Caiçara, Hugo Alves (PMDB), e garantiu o início imediato das obras da estrada que liga Logradouro (PB) a Nova Cruz (RN), interligando a Paraíba e o Rio Grande do Norte. O prefeito disse que esta obra representa um so-nho não só para a população de Caiçara, mas para toda a região do Brejo e Curimataú.

Page 28: Revista Tribuna - 141

28  |  setembro/outubro 2011

A Prefeitura de Pedras de Fogo, no Litoral Sul paraibano, ad-ministra um verdadeiro surto de de-senvolvimento que por lá se instalou, com bases já bem sólidas na estrutu-ra socioeconômica da população, a partir do segundo mandato da gestão atual, e a confirmação dessa assertiva é o que se pode observar, a olhos vis-tos, no canteiro de obras que se insta-lou nos quatro cantos da cidade, sem contar com os projetos e programas que assistem as comunidades que se concentram em toda a extensão da zona rural. Um resumo de tudo isso, bem detalhado e apurado, é o que se verá no corpo da entrevista aqui pu-blicada, nas palavras seguras e bem articuladas da própria prefeita Maria Clarice Ribeiro Borba (PMDB).

REVISTA TRIBUNA – Prefeita, quais as principais obras que a senhora conseguiu realizar, este ano, em Pedras de Fogo?MARIA CLARICE – Realmente, eu tenho a satisfação de avisar, espe-cialmente a nossos munícipes, que

Prefeita Maria Clarice revela os rumos administrativos de Pedras de Fogo

Municípios

concluo o exercício administrativo de 2011, graças a Deus, com o pé-direito à frente de nossa vitoriosa ca-minhada. Grandes realizações foram executadas, ao longo do período, a despeito da crise que nos tem afeta-do, e nós atribuímos tudo isso, prin-cipalmente, ao apoio que sempre te-mos recebido de um filho ilustre de nossa terra, que é o deputado federal Manoel Júnior, que tantas verbas tem conseguido carrear para nos-so município, através de emendas apresentadas ao orçamento Geral da União (OGU), sem falar em trans-ferências de outras fontes. Prova do que estamos dizendo é, por exemplo, a construção de uma grande alça viária que tira o trânsito pesado, do Centro da cidade, que será concluí-da, se Deus quiser, entre janeiro e fe-vereiro do ano que vem, oferecendo opção de tráfego a quem necessitar atravessar nossa ‘sede’ em direção a qualquer lugar em nosso entorno. E essa será, sem qualquer dúvida, uma obra de redenção socioeconômica para nosso município!

RT - E, em termos dos chamados serviços essenciais, o que sua ges-tão está podendo fazer?MC – No setor de educação, tam-bém temos marcado, positivamen-te, o mosaico de nossas realizações em prol da população de Pedras de Fogo, com a implementação de pro-jetos que se têm traduzido em polí-ticas públicas de muito estímulo à comunidade escolar de nosso mu-nicípio, tanto em termos docentes quanto discentes, com a conquistas de verdadeiros troféus de reconheci-mento que, não só atingem aos que lidam com o setor, mas a toda a nos-sa população. O nosso IDEB (índice de Desenvolvimento de Educação Básica), com isto, foi enormemen-te beneficiado, passando a registrar auspiciosas taxas de recuperação. Na saúde, não fizemos a menos. Recu-peramos o hospital novo, e conse-guimos recomeçar o outro (hospi-tal) que estava em construção, que, dentro dos próximos seis meses, será entregue, pronto e equipado, à nossa população. Estamos desenvol-

Page 29: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  29

vendo a estrutura do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), que, devi-damente instalado e posto em fun-cionamento, vai poder tirar nossos jovens da ociosidade, propiciando-lhes condições dignas de convivên-cia sócio-familiar, através de oficinas que possam aferir a vocação de cada um para o mercado de trabalho, ainda que de forma incipiente, com abertura de perspectivas para o ‘pri-meiro emprego’. Trata-se, portanto, de um projeto de grande significado, já em fase de acabamento, tanto que poderá servir, até mesmo, de abrigo ao campus do próprio Instituto de Educação da Paraíba

RT – Prefeita, como é que estão as parcerias com o governo federal, no que toca aos programas so-ciais, aqui no município?MC – Graças a Deus, todos fun-cionam plenamente bem, com ser-viços cada vez ampliados. Temos o PETI, o Pro-Jovem – urbano e rural, o Craes, sem contar com os programas voltados para a assis-tência à saúde da nossa população, em todas as faixas etárias. Voltan-do ao quesito educação, queremos também informar que, até junho próximo, estaremos inaugurando uma escola exclusivamente desti-nada ao aprendizado infanto-juve-nil, totalmente equipada e, conse-quentemente, em pelas condições de funcionamento.

RT – Sua gestão está conseguin-do realizar obras importantes de infra-estrutura urbana?MC – Sim! Temos realizado mui-tos serviços de recuperação de cal-çamento, a exemplo do que vem sendo feito, com drenagem, nos bairros do Planalto e da Man-gueira. E todos esses serviços (de reposição de calçamentos) tor-naram-se bastante dispendiosos, aos cofres da Prefeitura, por con-

ta das fortes chuvas que caíram, por aqui, este ano.

RT – Prefeita, o que é que há de mais arrojado, em termos de saú-de, em seu município?MC – Temos 11 postos do PSF, ao longo do nosso município, funcio-nando, todos, normalmente, com médicos, dentistas, fisioterapeu-tas, enfermeiros, afora a equipe de orientadores de que dispomos, para um atendimento cada vez mais efi-caz e permanente à população. E estamos em fase de planejamento para a instalação do SAMU, que será implantado, se Deus quiser, ainda em nossa gestão.

RT – A srª acha que, de um modo geral, o setor educacional de Pedras de Fogo anda bem, ou alguma coisa,

a mais, deveria estar sendo feita?MC – Oportuna indagação! Todas as escolas da nossa rede municipal de ensino funcionam, em grande parte delas, em boas condições es-truturais, com professores de ex-celente qualificação profissional, alunos bem cuidados e instruídos, com taxa insignificante de evasão, e com uma concessão de estímulo à docência, através de pagamentos extras, de final de ano, a professores cujas escolas apresentem elevados índices de rendimento intelectu-al. Temos uma cheche-escola, com capacidade de abrigar 140 alunos – e achamos que isso ainda é mui-to pouco -, e já estamos ‘de olho’ no PAC 2, do governo federal, para buscarmos condições financeiras de ampliação desse programa.

Page 30: Revista Tribuna - 141

30  | setembro/outubro 2011

Municípios

Paulo de Almeida Machado, ministro da Saúde no governo de Garrastazu Médici, ao visitar Ba-naneiras, em 1974, exclamou: “esta cidade, de agradável clima europeu, ainda se tornará importante rota de turismo”. Hoje, 37 anos depois, as palavras do importante homem brasileiro estão se cumprindo como uma profecia. Este município, si-tuado a 141 Km da Capital, ao completar 132 anos de existência, apresenta conquistas nunca antes alcançadas.

E os exemplos são muitos. Atualmente, a cidade oferece quatro hotéis de categoria aos visitantes e tu-ristas. Juntos, eles somam 502 leitos. Os serviços de cozinha e hospedagem são classificados como excelentes.

“Esta é apenas uma pequena amos-tra do que podemos construir, pois, atraídos pelas belezas naturais, em-presários particulares já investiram em torno de R$ 40 milhões em Bana-neiras, nos últimos quatro anos”, diz a prefeita Marta Ramalho, que cumpre seu terceiro mandato municipal.

CAMPO DE GOLFE E qual o motivo desses in-

vestimentos? A fim de atender ao gosto refinado de turistas nacionais e estrangeiros, Bananeiras foi a pri-meira cidade da Paraíba a construir um campo de golfe atendendo aos padrões internacionais. A isenção fiscal de 10 anos, concedida pelo poder municipal, contribuiu para que condomínios particulares de indiscutível qualidade se instalas-sem nas partes altas de Bananeiras, onde o vento sopra brandamente um aroma de flores.

A Casa do Turista, outra no-vidade da atual administração, dá cobertura ao turista que chega ao município, oferecendo a eles, entre outras coisas, guias especializados.

Progresso, Turismo e História no132º aniversário de Bananeiras

Page 31: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  31

Some-se a isto o acervo do museu municipal, que exibe louça anglo-francesa do início do Século XX e imagens de santos centenárias e o primeiro sino usado na capela da Chã do Lindolfo, no Final do Sécu-lo XIX.

PRÊMIO EMPREENDEDORPor esta e outras razões,

prefeita Marta Ramalho já ganhou duas vezes (2009 e 2010) o prêmio Prefeito Empreendedor, uma de-ferência que o Sebrae oferece aos gestores que mais atraem investi-mentos para o município. Nas duas vezes, o Sebrae considerou o traba-lho do município na área turística, que resultou em geração de empre-go e renda.

Este ano a Prefeitura de Ba-naneiras irá concorrer, pela terceira vez, ao prêmio Prefeito Empreen-dedor, demonstrando o benefício gerado por leis municipais, que estimulam o micro-empresário, o pequeno produtor rural e o empre-endedor individual.

MERENDA ESCOLAR“Uma das leis permite que o

homem do campo produza alimen-tos a serem adquiridos pela Meren-da Escolar, proporcionando reforço à renda da família”, informa Pedro Batista, secretário municipal da Ar-ticulação Política. A implantação paralela da Feira do Produtor con-cede meios para o agricultor ven-der seus produtos diretamente ao consumidor, sem a interferência de terceiros.

OBRAS DIVERSASOutras obras merecem desta-

que na gestão Marta Ramalho:Construção de 300 casas po-

pulares nos dois mandatos.Dois Postos Médicos estão

sendo construídos.Ao assumir o município,

Marta encontrou apenas quatro postos médicos.

Atualmente são nove.A Cozinha Comunitária,

uma obra de grande alcance social, espera apenas a liberação dos recur-sos da CEF, para ter sua construção iniciada.

Pela primeira vez a Prefeitura instala, no município, um ponto de inclusão digital, com 48 vagas por turno, destinado a alunos de baixa renda.

Também possui computado-res nas Escolas Municipais Emília Neves, Joaquim Florentino de Me-deiros, Miguel Silveira (Tabuleiro), João Paulo II (Distrito de Roma) e Vila Maia. A Escola Joaquim Flo-rentino de Medeiros, foi escolhida pelo MEC para ser o primeiro edu-candário do município de tempo integral.

Reconstrução do centro do Idoso Ioiô Deco, (84 vagas) e da Cr-che Tia Gláucia.

Recuperação de 37 das 42 es-colas do município.

Convém citar que os alunos do município são instruídos de modo a prestar informações histó-rico-turísticas aos visitantes, gratui-tamente.

Os programas de alcance so-cial desenvolvidos em Bananeiras dão destaque privilegiado ao mu-nicípio, que não tem crianças nas ruas. 1.200 crianças têm assistência do Poder Municipal, que assistidas com educação, alimentação, far-damento e atendimento médico-odontológico.

Calçamento de 48 ruas.Construção do Espaço Cul-

tural Oscar de Castro, com Teatro.Criação do Museu Municipal

de Bananeiras, com o propósito de resgatar a memória e a cultura do município.

PREVIDÊNCIA MUNICIPAL O Instituto Bananeirense

de Previdência Municipal – IBPEM – foi encontrado com apenas R$ 300, 00 em caixa. Atualmente, a

Progresso, Turismo e História no132º aniversário de Bananeiras

“Esta cidade, de agradável clima europeu, ainda se tornará importante rota de turismo”, disse o ex-ministro Paulo Almeida

Page 32: Revista Tribuna - 141

32  | setembro/outubro 2011

Municípios

administração Marta Ramalho con-seguiu elevar esta quantia para R$ 3. 191.805,00. Até o final da atual admi-nistração, esses números devem atin-gir pelo menos R$ 5 milhões.

CONQUISTAS DA EDUCAÇÃODe acordo com a Secretária

de Educação do Município, Gilva-nisa Maia, Bananeiras vem manten-do o quantitativo de 4.300 alunos na Rede Municipal Escolar, além de ampliar a oferta de transporte esco-lar. Alunos que moram na zona ru-ral e em conjuntos habitacionais pe-riféricos usufruem deste benefício.

Em 2009, Bananeiras alcan-çou a meta do IDEB – Índice de De-senvolvimento da Educação Básica -, que mede a aprendizagem do alu-no de acordo com as avaliações do MEC. A meta alcançada nesta área, em 2009, estava prevista para 2013.

A merenda escolar melhorou sensivelmente nos últimos cinco

anos. É plano do município desti-nar, 40% da verba da Merenda Es-colar, para a aquisição de produtos da agricultura familiar.

A atual administração ado-tou a formação continuada dos pro-fessores, em parceria com o Minis-tério da Educação e seus Programas Federais. Por isso, o nível dos pro-fessores, hoje, é mais elevado.

No âmbito geral dos servido-res, o Concurso Público veio favo-recer o processo de seleção. Houve investimento nas estruturas físicas das escolas, incluindo as creches.

Mais de 60% das escolas mu-nicipais estão recebendo mobiliário novo somente este ano. A meta dos 100% será atingida em 2012.

A Prefeitura adquiriu três modernos ônibus escolares, em convênio com o FNDE.

Nos últimos quatro anos, foram feitos mais investimentos no Ensino Infantil, com oferta de

material didático e qualificação de professores, visando futura melho-ria nesta área educacional. Parale-lamente, existe um esforço fora do comum no sentido de valorizar o professor, com a adequação do Pla-no do Cargo de Carreira e a remu-neração do Magistério, que, hoje, resulta num salário diferenciado, de acordo com a qualificação profis-sional do professor.

O vereador Valdemar Leite de Sousa (PPL) é um dos seis parlamentares decididos a seguir po-liticamente o prefeito Pedro Feitoza (PT), que tem maioria absoluta na Câmara e está construindo uma base partidária sólida e expressiva: são pelo menos seis legendas (PT, PMDB, PPL, DEM, PV e PC do B) determinadas a marchar com o prefeito.

Valdemar diz que o prefeito tem o apoio de importantes lideranças locais, mas o fator prepon-derante para a sua reeleição “é a ótima administra-ção que Pedro vem realizando, uma das melhores da história de Ibiara”.

Segundo ele, hoje Ibiara conta com alguns dos melhores médicos da região, atendendo dia-riamente, inclusive nos finais de semana, além do SAMU e ambulâncias municipais trabalhan-do 24 horas por dia para o transporte de enfer-

mos para outros centros hospitalares”.

Ele também descre-veu os avanços na educa-ção, a começar pelo aumen-to salarial dos professores, que ganharam um plano de cargo, carreira e remunera-ção, e hoje usufruem inte-gralmente dos seus direitos, a exemplo do terço de fé-rias, 13° salário e um dos melhores pisos regionais.

Valdemar observa que todo o funcionalis-mo municipal passou a ser valorizado na atual gestão. “Salários pagos dentro do mês trabalhado, bem diferente do passado, quando o funcionário ficava meses sem receber o seu pagamento”.

Feitoza tem apoio de 6 vereadoresIBIARA

Page 33: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  33

Livramento realiza primeira conferência voltada para a juventude

Com a população jovem cres-cendo em todo país, no município de Livramento não é diferente e este crescimento é visível. Para ouvir suas reivindicações e propostas, a Secre-tária Municipal de Educação e Cul-tura realizou a primeira conferência voltada para a juventude. O evento foi realizado no dia 31 de agosto, iniciado às 8h, no Palhoção do Povo.

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventu-de teve como tema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, que estará dividido em três subtemas: primeiro, juventude - democracia, participação e de-senvolvimento nacional; segundo, plano nacional de juventude – prio-ridades 2011/2015 e terceiro, arti-culação e integração das políticas publicas de juventude.

O objetivo da conferência foi divulgar, debater e avaliar os parâ-metros e as diretrizes da Política Na-cional de Juventude; indicar priori-dades de atuação do Poder Público na consecução da Política Nacional da Juventude; apresentar subsídios para a estruturação do Sistema Na-cional de Juventude e, por último, propor e fortalecer mecanismo de articulação e cooperação institucio-nal entre os entes federativos e des-

tes com a sociedade civil no âmbito das Políticas Públicas de Juventude.

A abertura da conferência contou com representantes do exe-cutivo municipal, a exemplo da se-cretária de Saúde, Aureliana Olivei-ra; secretária de Educação Maria de Fátima Brito; presidente do conselho tutelar Djanilson Sousa Brito. O Le-gislativo municipal estava represen-tado pela vereadora Socorro Sousa.

A anfitriã do evento, secre-tária de Educação, iniciou agrade-cendo a Deus por aquele momento: “É hora de refletir as atuais políticas públicas voltadas para os jovens, e digo que os gestores têm se preocu-pado com a classe, e a prova disso é o investimento em educação supe-rior, que destacou o Pólo da UAB em Livramento, que muita gente não percebe esse tipo de política educa-cional”, disse.

Já a secretária de saúde, Aure-liana Oliveira, representando o pre-feito Jarbas, foi enfática em dizer, “a juventude é quem muda o país ”. E a acrescentou, “precisamos de lazer, sim, mas a mudança só será feita através da educação, como forma de política futurista e a conferência abre espaço para os jovens elencarem suas propostas”.

A conferência teve como

conferencista o segundo sargento da Policia Militar da Paraíba, pro-fessor de Educação Física e mes-trando em Educação Física Jonil-son Brito de Souza, que desde 2001 é instrutor do PROERD ( Programa Educacional de Resistência as Dro-gas e a Violência).

Jonilson destacou que a con-ferência é o momento dedicado aos jovens, para discutir propostas nas áreas de saúde, esporte, lazer e se-gurança. “Aqui eles têm a liberdade de mostrar sua opinião, a qual po-derá ser absorvida e ser reconheci-da em nível nacional”, frisou.

As reivindicações dos jovens em destaque estiveram voltadas para as áreas de esporte, segurança e lazer, mais houve boas propostas também para a saúde.

Durante a I Conferência Mu-nicipal de Políticas Públicas da Ju-ventude, foi realizada eleição para eleger quatro delegados (dois do Poder Executivo e dois de socieda-de civil organizada), que represen-tará o município na II Conferência Estadual de Políticas da Juventude, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro de 2011.

Page 34: Revista Tribuna - 141

A cidade de Matinhas, locali-zada na região do brejo paraibano, distante 143 km da capital e conhe-cida em todo Brasil pela sua produ-ção recorde de laranja e tangerina, completou 17 anos de emancipação política no dia 15 de outubro.

Em comemoração a várias ações administrativas, foram rea-lizadas solenidades, inclusive com a presença do governador, Ricardo Coutinho, do vice-governador Rô-mulo Gouveia e de Gloria Cunha Lima, além de outras autoridades

Matinhas completa 17 anos ganhando Obras

municipais, estaduais e federais, ocasião em que foram entregues ca-sas, inaugurada a creche e assinada a ordem de serviço para pavimenta-ção da PB-101.

CasasForam entregues 30 unida-

des habitacionais. O prefeito Ara-gão Júnior, ao lado do governador Ricardo Coutinho, do vice Rômulo Gouveia e da mãe do senador Cás-sio Cunha Lima, Gloria, fizeram a entrega das quatro primeiras chaves

do 1º conjunto habitacional da terra da laranja.

As casas foram construídas pela Companhia Estadual de Habi-tação Popular (Cehap). No conjunto habitacional, que tem saneamento e rede de esgoto, foram investidos R$ 500 mil. As obras de mais 30 unida-des estão em fase de conclusão.

CrecheEm outro momento, as au-

toridades e o povo acompanharam a entrega à população da 1ª Creche

Municípios

Page 35: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  35

Matinhas completa 17 anos ganhando Obrasdo município, que está localizada na Avenida Walnizia Cunha Lima e foi construída através de um convênio entre o Governo estadual e municipal no valor de R$ 320 mil.

Estrada da LaranjaUm dos momentos mais esperados estava reservado

para o palanque principal, onde foi assinada a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da PB-101(Estrada da Laranja).

Na obra, que será realizada conjuntamente pelo governo estadual e municipal, serão investidos R$ 2.113.368,68, recursos provenientes do Governo Estadual e da Corporação Andina de Fomento.

A rodovia, que tem um tráfego diário de 257 veícu-los, terá sua obra iniciada ainda em outubro, com previsão de conclusão em março de 2012. A obra vai beneficiar uma população de 49.913 habitantes.

Mais ObrasDentro das comemorações de aniversário de Mati-

nhas, o governador Ricardo Coutinho anunciou a constru-ção do ginásio e reforma da Escola Aldo Arruda, na locali-dade Camará, no valor de R$ 830 mil; bem como da Escola Alfredo Cavalcante, na ordem de R$ 200 mil; e mais R$ 70 mil para a Unidade Mista de Saúde para compra de equipa-mentos, através do Pacto pelo Desenvolvimento do Estado.

Outro importante anúncio feito pelo governador foi a construção de uma Packing house (casa de embalagem), investimento de R$ 600 mil, uma parceria do Estado com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social). No local, será feita a lavagem, classificação e embalagem da tangerina. “A Packing house vai modernizar e poten-cializar a atividade econômica em Matinhas. Através da Estrada da Laranja, será escoada toda a produção com o custo de transporte menor”, enfatizou Ricardo.

O vice-governador Rômulo Gouveia afirmou que a entrega de obras e o anúncio de novos investimentos refor-çam o compromisso do Governo do Estado com o desen-volvimento social e econômico de Matinhas.

Por sua vez, o prefeito Aragão Júnior destacou que a “Estrada da Laranja” é um marco para o desenvolvimento da cidade. “A pavimentação da rodovia, uma parceria do Governo com a Prefeitura, será importante não somente para a citricultura e fruticultura do Estado, mas também para o turismo de Matinhas, que tem a Festa da Laranja e Festival da Tangerina, além do São João. Por isso, só tenho a agradecer ao governador por esta obra tão esperada pela população”, asseverou Aragão.

Page 36: Revista Tribuna - 141

36  | setembro/outubro 2011

O prefeito de Ingá, Luiz Car-los (PMDB), está preparando o mu-nicípio para as comemorações dos seus 171 anos de emancipação polí-tica no próximo mês de novembro. Durante todo este ano, a Prefeitu-ra esteve realizando obras e ações administrativas que contribuíram sensivelmente para a melhoria da qualidade de vida da população, es-pecialmente no setor de saúde, uma das prioridades da sua gestão.

Depois de implantar o SAMU no município, cujo funcionamento está previsto para breve, considera-da uma das mais importantes obras da sua gestão no setor de saúde, o prefeito Luiz Carlos (PMDB) inau-gurou, recentemente, outra obra de igual importância para a popula-ção, que foi a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do dis-trito de Pontina. Com essa reforma – disse o prefeito Lula – a popula-ção daquele distrito e de outros cir-cunvizinhos não vai mais precisar se deslocar das suas comunidades para a cidade de Ingá em busca de procedimentos médicos de baixa resolução, porque o equipamento agora inaugurado oferecerá todas as condições de atendimento.

Para o secretário de saúde do município, Eurivaldo Araújo, as parcerias que estão sendo feitas en-tre Prefeitura de Ingá e Ministério da Saúde estão oferecendo sensíveis melhorias à qualidade da saúde no

Municípios

município, quando se veri-fica a junção do PSF estru-turado com o SAMU, que já está prestes a funcionar. Também foi reformado e ampliado o Posto de Saú-de da comunidade Chã dos Pereira, tudo com recursos próprios do município.

Por conta da melho-ria da estrutura dos órgãos de saúde é que, nos últimos meses, a Secretaria de Saúde de Ingá, mediante convênio com o Ministério da Saúde, conseguiu a realização de 25 cirurgias de catarata para moradores da cidade e da zona rural, disse o secretá-rio Eurivaldo.

InfraestruturaApós desenvolver um

arrojado programa de recu-peração do calçamento da cidade, a Prefeitura de Ingá está realizando a recuperação de to-das as estradas vicinais do municí-pio, visando melhorar as condições de tráfego de veículos da zona rural para a sede do município, inclusive o transporte escolar. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no distrito de Pontina, local de grande concentração populacional e de ter-renos acidentados que dificultam o trafego de veículos com estudantes e até mesmo para o atendimento às

ServiçoImplantação do SAMU no município de Ingá

ações sociais da Prefeitura naquela área, declarou o secretário de Infra-estrutura, Severino Barbosa. `

Após concluir a recuperação das estradas de Pontina, a Prefeitura iniciou o mesmo trabalho na comu-nidade Chã dos Pereira, bem como o calçamento de todas suas ruas, também com recursos próprios do município.

O prefeito Luiz Carlos adian-tou, ainda, que está envidando to-dos os esforços no sentido de en-tregar à população de Ingá, até o aniversário da cidade, a reforma da praça da cidade, cujos trabalhos foram iniciados em parceria com o Governo do Estado, na gestão de Zé Maranhão, mas no atual governo esta parceria foi suspensa.

171 anos de Ingá

Page 37: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  3737  |  Agosto 2011

PONTO DE VISTA | José Di Lorenzo Serpa - Desembargador | [email protected]

Entre as folhagens do quintal de nossa casa desli-zava lentamente no chão barrento um tatu que meu pai recebera de um compadre.

Era de estimação da casa e todos os irmãos com ele brincavam, acompanhando seus passos.

– Como vocês gostam de comemorações de fim de semana, aviso que este tatu não serve para tira-gosto, dizia meu pai.

Dito e feito e para a panela o tatu nunca foi.Seus olhos miúdos e escavacando sempre o chão com

o focinho, tornava-se uma alegria na casa, onde comia diariamente, numa tigela, feijão, carne e arroz e depois escarafunchava novamente o chão com o focinho.

Com o passar do tempo, Tatu ficou bisonho, meio triste e pouco saía debaixo das ramagens.

Levamos ao veterinário, que, após examiná-lo minuciosamente, foi dizendo:

– “Não há um só remédio em toda a medicina. Ele só quer, só pensa em namorar”.

Voltamos para casa alegres com o diagnóstico, mas com a preocupação de conseguir uma compa-nhia para ele. Queríamos tirar Tatu daquela fossa.

Alguns dias se passaram e, para nossa surpresa, tangida talvez pelo olfato, surgiu uma companheira, e lá estavam ambos, a comer gramas no quintal.

Tatu, Tatá e TatuzinhoNão gostando de chamá-la Tatu Fêmea, ou mes-

mo Tatua, se existe este feminino no português, que às vezes atrapalha o nosso dizer, demos-lhe o nome de Tatá, passando ambos a alegrar a casa.

Caminhavam eles juntos até o portão de saída da casa e, parados, olhavam a rua, exceto nos dias de chuva, que se escondiam num buraco, residência por eles cavada.

Os dias se passaram até que, certa noite, as nuvens do céu se tornaram mais densas e escuras, condensando-se cada vez mais, até que desabou uma chuva torrencial.

A chuva foi tanta que se tornou uma enchente, levando tudo de roldão, inclusive Tatu e Tatá, que possivelmente morreram afogados.

A chuva prolongou-se até às duas da manhã e, no outro dia, o gari nos dizia ter encontrado ambos mortos, abraçados para sempre,

Tristeza geral! O silêncio reinou em nossa casa, até que dias após vimos algo se bulindo por baixo da ramagem e na mesma casa, ou melhor, no mes-mo buraco que seus pais cavaram, rastejava pelo chão um tatuzinho, que toda tarde ia até o portão e lá parando fitava o seu olhar para a distância, olhar comprido percorrendo o caminho da enchente...

Page 38: Revista Tribuna - 141

38  | setembro/outubro 2011

Pensamento“Pior que amar e não ser correspondido é amar e ser esquecido.”

Fernando Henrique de Souza

Ao meu leitor, todo o meu carinho

Social Thereza Madalena

Nuit de Noel 2011Natal de esperançaNo próximo dia 02 de Dezembro, às 21h30, no Versailles Recepções, com a Orquestra Universal do Recife.

Trajes: homem: Black-Tie ou passeio completo preto.Mulher: longo vermelho.Muitas surpresas e sorteios

DesfileEm prol do Santuário da Imacu-lada Conceição, foi realizado um bonito desfile com a Kaline Moda, a Colisseu com o make and hair, da expert caffeuse, Rosângela Queiroga.A equipe do evento teve a coorde-nação de Nelly Machado.A apresentação do evento foi desta editora.

DestaqueA odontóloga Maria Tereza Ma-dalena de Lira Vieira é o destaque desta edição: pela competência, eficiência e capacidade de doação.

MedalhaA desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo recebeu a medalha e diploma Epitácio Pessoa, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado, na propositura do deputado João Gonçalves, pelos serviços prestados á causa da justiça da Paraíba

Festa do CRECIO presidente do CRECI–PB, Rô-mulo Soares de Lima, realizou a bela festa do CRECI, que aconteceu no dia 22 de outubro, na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, em comemoração aos 49 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóvel.

Emancipação PolíticaBelém(06)/ Pilar (14)/ Mari (19)/ Água Branca ( 24)/ São José de Piranhas (24)/ Cacimba de Dentro(27)

LivroEm mãos, o novo livro do historia-dor José Octávio de Arruda Melo: “História da história da imprensa na Paraíba”

HomenageadaA professora e jornalista Joana Be-larmino de Souza é a homenageada do Prêmio AETC- JP de Jornalis-mo, versão 2011.O diretor executivo da AETC, Márcio Tourinho, está à frente do evento.

Making offO making off das debutante Camila Sales e Rayssa Costas, exibido no programa Thereza Madalena, da TV Máster, recebe assinatura da griffe Nobertson Oliveira, da DVD Stúdio.

Palavra divinaO senhor é meu pastor e nada me faltará.

Salmo 23

Programa Thereza Madalena

TV MasterSábado: 22 horas

Domingo: 10 e 19 horasSegunda-feira: 16 horas

Page 39: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  39

GALÉRIE | ANIVERSARIANTES

Sintam vocês os parabéns pessoais de Deus no carinho das pessoa amadas, na bondade presente em seus corações.

Lúcia Padilha no Palace Gourmet

Maria Diniz no Basto’s Gold

Page 40: Revista Tribuna - 141

40  | setembro/outubro 2011

Sebastião Barbosa - [email protected]

No Brasil Hotel Tambaú completa 40 anos e as comemorações continuam

Como é do conhecimento de todos, entre tantas pro-jetos famosos do arquiteto Sérgio Bernardes, podemos destacar o Tropical Hotel Tambaú, que completou, re-centemente, 40 anos de existência, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da Capital. Para comemorar o evento, foi realizado um coquetel no Salão Parahyba com a presença do diretor presidente da Rede Tropical de Hotéis, João Correia, do diretor de marketing da empresa Eduardo Pereira Filho, e do presidente do Con-selho de Administração, Paulo Pizão. A festa, contou com a presença da filha e da viúva do arquiteto Sérgio Bernardes, Mariângela Santos e Cristiana Bernardes, que foram homenageadas.

TV Assembleia terá canal digital

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado esta-dual Ricardo Marcelo (PSDB), recebeu, a confirmação de que o canal digital da TV ALPB deve ser autorizado pelo Ministério das Comunicações. O primeiro secre-tário do Senado, Cícero Lucena (PSDB), se reuniu em

Brasília (DF), com o ministro Paulo Bernardo e rea-firmou o compromisso do convênio com o Legislativo estadual. Um ato da Mesa Diretora do Senado, assinado pelo presidente José Sarney (PMDB-AC), assegura que, obrigatoriamente, nas capitais serão firmadas as parce-rias com as Assembleias Legislativas. O Senado poderá receber até 15 canais de TV digital.O ministro compromete-se consignar, nesse prazo, o maior número possível de canais digitais para que o Senado instale estações digitais da TV Senado nas capitais do país. “Com isso João Pessoa poderá ganhar sinal digital da TV Senado, uma conquista que have-remos de compartilhar com a TV Assembleia. Estou em plena sintonia com esse projeto e com o presidente Ricardo Marcelo”, enfatizou Cícero Lucena.João Pessoa está na lista dos canais que podem ser con-signados imediatamente ao Senado Federal, no Plano Básico de Televisão Digital (PBTVD) pela Agência Na-cional de Telecomunicações (Anatel). A lista contempla a TV ALPB. Além da capital paraibana, estão incluídos no PBTVD os canais de Maceió (AL), Belém (PA), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Vitória (ES), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Re-cife (PE) e Natal (RN). Estão em consulta pública canais para Campo Grande (MS), Teresina (PI), Curitiba (PR), Aracaju (SE), São Luís (MA) e Palmas (TO).

Deputada quer equipamentos turísticos paraibanos sinalizadosA deputada estadual Léa Toscano (PSB) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para im-plantação ao longo das rodovias estaduais de sinali-zação indicativa de atrativos e equipamentos turísti-cos. O projeto pretende obrigar ao Departamento de Estradas de Rodagem – DER, ou as empresas conces-sionárias, implantar sinalização indicativa através de placas, totens ou pórticos, de atrativos e equipamen-tos turísticos, bem como de infraestrutura de apoio ao turista, destinada à orientação de seus usuários quanto aos locais de interesse turístico. A matéria também prevê a implantação da sinalização pela iniciativa privada, que assim o quiser, e com recursos próprios, condicionando os proprietários de esta-belecimentos que exploram a atividade de interesse turístico a atender as normas legais, especificações técnicas e prévia aprovação do órgão, ou entidade de trânsito, responsável pela administração da rodovia. (Texto: Patrícia Silva)

Page 41: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  41

Ex-governador José Maranhão é candidato a prefeito Zé Maranhão manda recado para Manoel Júnior, Milanez e Benjamin e comenta sobre possibilidade de ‘arranhões’ com aliados. O ex-governador José Maranhão (PMDB), declarou durante entrevista, que não existirão ‘arranhões’ com os seus aliados do partido em face da iminente possibilidade da oficialização da sua candidatura a prefeito de João Pessoa. (Fonte: PBagora)

Festa de Areia volta a movimentar a cultura do brejo paraibanoA 12ª edição do Festival de Artes de Areia, realizada entre os dias 14 e 18 de setembro na cidade de Areia, no Brejo paraibano, foi destaque na versão eletrônica do jornal carioca O Dia. Postada sob o título “Festival de Artes de Areia oferece oficinas gratuitas, na Paraí-ba”, a matéria ressalta a oportunidade, promovida pelo festival, de encontro entre artistas de diversas vertentes da cultura paraibana.

A Infraero realizou a abertura da licitação para concessão de uso de áreas destinadas à explora-ção comercial de alimentos e bebidas por meio de máquinas de venda (vending machines). No total, serão distribuídas 143 máquinas automáticas de café, refrigerante e salgadinhos em 15 aeroportos da Rede Infraero. A licitação – por meio de Pregão Presencial – foi dividida em oito lotes e contou

com a participação de sete empresas, sendo que três delas foram declaradas vendedoras em lotes distintos. O valor global do investimento nos oito lotes é de R$ 18,87 milhões. As participantes têm até o próximo dia 15/9 para apresentar recursos. Todas as informações sobre a licitação podem ser acompanhadas pelo site da Infraero (www.infraero.gov.br).

Infraero realizou licitação de áreas nos aeroportos para venda de produtos

Page 42: Revista Tribuna - 141

42  |  setembro/outubro 2011

Social Sandro Galvão - [email protected]

O professor Bartolomeu de Araújo Pontes, depois de muito tempo, retorna como gestor do Lyceu Paraibano, com a missão de pacificar e trazer a har-monia que sempre houve na mais famosa escola estadual da capital. O professor foi a pri-meira pessoa a abrir o processo democrático na instituição educacional no ano de 1991 sempre primando pelo diálo-go, pela democracia com bom senso. A nomeação de Barto-lomeu como gestor interino, vem resgatar a boa democra-cia e melhoria administrativa. Filho do grande professor Luís Mendes, que fez história na educação da Paraíba.

Bartolomeu ladeado por Luís Renato,

candidato a Reitor da UFPB, Humberto

Pontes – Direto do IPC e sua genitora

Maria do Socorro Pontes

A apresentadora e colunista so-cial Thereza Madalena, oficializou o calendário da sua tradicional Nuit de Noel, que este ano chega na sua 15ª versão com uma grande celebração no Versailles Recepções, no dia 2 de de-zembro. A Orquestra Universal do Re-cife abrilhantará essa gigantesca festa social natalina.

Casamento de Samara FerreiraEm clima bem familiar com uma cerimônia sim-ples e bem prestigiada por amigos e parentes, Samara, filha do diretor de circula-ção da Revista TRIBUNA, Salles Ferreira e Fátima, receberam seus convida-dos no seu enlace matri-monial com Lucinaldo, que aconteceu na casa de recepções Jardim Tropical. Manoel Raposo, diretor da revista, e sua esposa Alderi Ferreira, se fez presente no momento feliz do casal.

O Presidente da UBAM (direita) Leonardo Santana com o prefeito de Picuí e presidente da FAMUP – Buba Germano, discutindo projetos de interesse dos municípios paraibanos

A VONTADE DO POVO É SOBERANA

Até que enfim a justiça foi feita. O nosso senador vai

ocupar o lugar que sempre foi dele.

Parabéns Cássio Cunha Lima!

Page 43: Revista Tribuna - 141

setembro/outubro 2011 |  43

Page 44: Revista Tribuna - 141