15
Empreendedores alagoanos são destaque em evento internacional Egoísmo e Altruísmo Imposto de Renda 2012: Saiba como proceder Neuzete Domingos Santana Mariano recebe comenda Exclusivo cupons de desconto para leitores. www.visaoalagoas.com.br Tom Coelho

RODRIGO VISAO ABRIL

Embed Size (px)

DESCRIPTION

RODRIGO VISAO ABRIL FFFF

Citation preview

Page 1: RODRIGO VISAO ABRIL

Empreendedores alagoanos são destaque em evento internacional

Egoísmo e Altruísmo

Imposto de Renda 2012: Saiba como proceder

Neuzete Domingos

Santana Mariano recebe comenda

Exclusivocupons de desconto

para leitores.

www.visaoalagoas.com.br

Tom Coelho

Page 2: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br2 3

Adriano ArestidesGerente de Marketing de Equipe

Site: www.adrianoarestides.com.brE-mail:[email protected]

REVISTA VISÃOAbril de 2012

Diretora AdministrativaMaraysa Oliveira

(82) [email protected]

Jornalista responsávelDavi Salsa

MTB 866/AL

Diagramação / DesignerRodrigo Marinho

82.9908 4069 / 82.8109 [email protected]

VISÃO é uma revista que vem aten-der e levar uma proposta para me-lhoria no dia-a-dia dos negócios empresariais, aprimorando e desen-volvendo novas ideias de sucesso com pessoas que inspiram talentos em outras.

Para anunciar:Gerente ComercialBenone Oliveira

82. 9629.6120 / 9928.1966

Thiago Aguiar82. 9626.3397 / 8136.1473

E-mail: [email protected]

Fale com a redação(82) 8800 9007

www.visaoalagoas.com.brE-mail: [email protected]

Arapiraca -AL

Impressão Gráfica Moura Ramos

As matérias assinadas nesta revista são de inteira responsabilidade de seus idealizadores.

Esta revista pode ser acessada via internet - www.visaoalagoas.com.br

Napoleon Hill

Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado. Se não pensar, quero a qualquer custo, Não conseguirá nada. Mesmo que queira vencer, mas pensa que não vai conseguir, A vitória não sorrirá pra você.

Se você fizer as coisas pela metade Você será um fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente, e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado você se torna como tal. Se você almeja atingir uma posição mais elevada Deve, antes de obter a vitória Dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida, nem sempre é vantajosa aos fortes, nem aos espertos Mais cedo ou mais tarde Quem cativa a vitória é aquele que crê Plenamente:”Eu conseguirei”

A BUSCA PELO SUCESSO!Leia, coloque em prática erepita sempre que necessário.

“Filosofia do Sucesso”

Napoleon Hill nasceu em 26 de outubro de 1883, foi um escritor americano pioneiro do gênero de literatura sobre sucesso pessoal, também chamado de auto-ajuda. Seu mais famoso livro, Think and Grow Rich (Pense e Enriqueça), é um dos maiores best sellers de todos os tempos.

Page 3: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br4 5

AJF Móveis parabeniza Arapiraca pelos seus anos de crescimento e prosperidade, e aproveita para relatar a histó-ria da empresa pioneira no ramo de móveis do comércio arapiraquense.No início dos anos 90, seu realizador, Jucélio Ferreira, motivado pelo espírito empreendedor, dava os primeiros pas-sos rumo ao sonho de perpetuar um ícone na criação com inovação de móveis da mais alta qualidade.

A partir de então, são mais de vinte anos realizando a arte do comércio e o comércio com arte, transformando o rústico em belo e levando para o lar, das incontáveis famílias da região, o sonho de todos resumido em um só pro-pósito: agradar vivendo daquilo que se faz com prazer.Assim, a JF, engradecidamente, mas sem largar da humildade que lhe é peculiar, agradece a todos os colaboradores, parceiros, clientes e amigos, pela honra de fazer sua história na Terra de Manoel André, que, na mocidade, já consi-derada em todo Brasil um exemplo de crescimento.

4 5

Avenida Governador Muniz Falcão, 162 – São LuizArapiraca - AL Tel. : 3521- 4434E-mail: [email protected]

Podemos definir visão, aquilo que determinada pessoa; possui como expectativa (fé) do que acontecerá no futuro (a curto, médio e longo

prazo). É uma característica fundamental para prosperar na vida. Porém, é rara, pois nós, seres humanos, não vemos a realidade. O que ocorre é que, diante de nossos sentidos (olfato, audição, tato, paladar e visão) percebe-mos as coisas de acordo com o grau de maturidade (não experiência de vida) que possuímos ou competência desenvolvida. Po-demos olhar determinada situação e ter uma percepção muito distante daquela que representa a realidade. Por exemplo: uma pessoa pode está querendo nos ajudar e percebermos exatamente o contrário, ou vice-versa; po-demos enxergar problemas, sendo esses grandes oportu-nidades.

À medida que evoluímos, desenvolvemos uma visão mais próxima dos fatos. Mas como isso se traduz no dia--a-dia?

Fazemos escolhas todas as horas.

Na vida pessoal e profissional, temos de to-mar decisões todo o tempo. Um grande império é construído a partir de uma visão e de milha-res e milhares de pequenas decisões.

Diante de uma grande oportunidade de ganhos e pos-sibilidade real de mudança radical de estilo de vida, al-guém pode ter a visão de que tal oportunidade não exista, ou se existe, não é possível para ele, ignorando a tomada de decisão (o que já é uma decisão). Um grande negócio nas mãos de quem não tenha visão pode se transformar em algo com resultados equivalentes a birosca da esqui-na, ao passo que um visionário pode transformar um pe-queno negócio em algo monstruoso.

Na verdade, as pessoas de grandes realizações possuem extraordinária visão e a associam à decisão de fazer o que precisa ser feito para conquistarem seus ob-jetivos, ou seja, têm atitude.

Falam muito em divisão da sociedade em grupos sociais: cristãos, homossexuais, negros, ricos, etc... , po-rém a mais importante distinção se dá através do critério da visão. Aí se dá o autêntico aparthait. Pessoas com vi-sões aproximadas e atitudes diferenciadas são capazes

de viver em com-pleta harmonia, ape-sar do abismo social temporário que pos-sa existir entre elas. Águia convive com águia; pato convive com pato. Ape-sar de ambos terem muitas coisas em comum (patas, pe-nas, bicos e asas), a convivência é inviável.

Se quero ser próspero, tenho de adquirir a visão das pessoas prósperas. Como? Tenho de me juntar a elas, seja através de contato pessoal, através da leitura ou as-sistindo a um filme que aborde o tema; essas são formas de alinhar minha mente a essa visão.

A maioria das pessoas não tem visão nem de suas vidas futuras, inclusive, trabalham para conquistar o que nem querem. É uma pena. O futuro não deve ser apenas o lugar para onde estamos indo. Deve ser o lugar que estamos construindo no presente. Não tente prevê-lo, crie-o.

Outro dia, estava eu conversando com uma pessoa que tem, em sua carreira profissional, o horizonte de con-quistar a vaga de gerente da com-panhia onde trabalha, projeto que poderá levar de 5 a 10 anos. Per-guntei-lhe se a pessoa que ocu-pava o cobiçado cargo possuia o estilo de vida que gostaria de ter. A resposta foi não. Então, por que ela e tantas pessoas buscam o que não querem? Eu respondo: porque são guiadas pelas circuns-tâncias; suas vidas seguem como um barco à deriva. Tomara que não seja o seu caso.

VisãoPor: Luiz Mendes

Luiz Mendes www.xodivida.com.br

Page 4: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br6 7

A palavra líder tem como significado: aquele que consegue influenciar pessoas fortemente à ação, sem o uso de força ou medo.

“O perfil de um líder segue por este ângulo: é todo aquele que obtém re-sultados com, para e por intermédio das pessoas”.

Esse é um desafio que requer um perfil diferenciado.O líder da atualidade não tem todas as respostas, mas deve ter todas as perguntas, para permitir que as respos-tas sejam criadas pela sua equipe. Estimular a criativida-de e inovação, o desaprender para reaprender, torna-se uma característica importante.

Outro fator determinante é o envolvimento total; a “paixão” como tem sido chamada, é a única forma de um líder contagiar as pessoas e conduzi-las a resultados efe-tivos. Não estamos nos referindo a “falar o que deve ser feito, com entusiasmo”, mas a liderar pelo exemplo, ser o reflexo do comportamento esperado pelos liderados.Liderança é lidar com pessoas e com problemas.

Os maiores líderes da atualidade são pessoas que um dia foram lideradas.

Para você começar a mandar, você pre-cisa saber obedecer.

Um verdadeiro líder tem seguidores voluntários, por que ele transmite confiança.

Compete também ao líder, saber identificar e reco-nhecer os potenciais, ser o fio condutor do processo de desenvolvimento de sua equipe.

Há muitas pessoas que se enganam quanto a enorme diferença que há entre um chefe e um líder, não obstante os dois gozarem de um mesmo papel, trabalham de for-ma diferente. Enquanto o chefe é obedecido por medo, o líder é por respeito. O chefe pressiona, o líder motiva. O chefe inspira medo, o líder acalora.

O chefe diz: “Eu”. O líder diz: “Nós”. O che-fe se preocupa com coisas, o líder com pessoas.O chefe enxerga o hoje,

O LÍDER VISLUMBRA O AMANHÃ.

Maraysa Oliveira (Diretora Administrativa)

Recarregamos Cartuchos HPConsulta de VeículosCertidão Federal e EstadualConsulta ao SPC

Suplementos e Acessórios para Informática

Rua: Expedicionário Brasileiro - 1917 - BFones: 3530.7471 | 9985.5390 | 8850.5390No Galpão do Tuta.

LÍDER!

Nos anos 40, época em que começaram surgir os primeiros cabeleireiros do sexo feminino, os produtos capilares eram escassos por não haver

muita tecnologia. Nos anos 50 tornou-se comum o uso de reflexos no cabelo.

Com a explosão dos movimentos jo-vens nos anos 60 e 70, os cabeleireiros passaram a fazer os cortes

“Black Power, Punk, e Rastafári” que muitas pessoas usam até hoje.

Nos anos 80 foi a vez dos permanentes, cabelos bas-tantes cacheados.

O mercado de trabalho dos cabe-leireiros é exclusivamente no setor privado, e é bastante competitivo por depender da qualidade dos seus servi-ços. Assim, o cabeleireiro deve sempre se manter informado das novas tendências e inovações técnicas de tratamento para cabelos, conquistando mais facilmente seu lugar no mercado de trabalho.

Com a globalização e o desenvolvimento da mídia, a velocidade da informação na área da beleza aumentou muito, por isso, com a tecnologia e nossa experiência estamos capacitados para inovar e cuidar da beleza das mulheres.

Hoje, graças a este incrível desenvolvimento, con-seguimos transformar elas, que se sentem desanimadas com seu visual, em belas atraentes e animadas mulheres.

Beleza é fundamental!

Beleza não é tudo,

mas é FUNDAMENTAL.

Eliete Silva(Galega)

Eliene Silva(Bitinha)

Page 5: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br8 9

Chegou a hora tão esperada de receber de volta parte do im-posto de renda já pago à Recei-

ta Federal - ou reduzir o montante a ser pago.

Como não há uma forma de esca-par dele, a única alternativa é saber li-dar com a situação, se preparando para fazer a declaração do imposto de renda 2012. Muitos brasileiros que precisam declarar o seu imposto de renda não fi-cam nada satisfeitos em ter que “perder” parte de seus rendimentos como forma de pagamento de imposto obrigatório.

Estão obrigados a declarar:

1- Quem recebeu em 2011 ren-dimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,00.

2- Quem teve rendimentos isentos acima de R$ 40.000 no ano de 2011.

3- Quem obteve receita bruta de ati-vidade rural superior a R$ 117.495,75.

4- Quem tinha, em 31 de dezembro de 2011, bens que somavam juntos mais de R$ 300.000.

5- Quem obteve, em qualquer mês do ano, ganho de capital não isento com a venda de bens e direitos (como imó-veis, por exemplo) ou operações em Bolsa de Valores.

6- Quem sofreu retenção de imposto de renda pelo menos em um mês do ano de 2011 sobre salários, férias, 13 salário etc.

Vejam abaixo alguns detalhes super importantes que devem ser levados em consideração:

1. Não deixe para enviar na última hora:

a maioria dos contribuintes deixa o envio da declaração de Imposto de Ren-da para os últimos dias. Enviá-la antes evita lentidões e eventuais imprevistos causados pela sobrecarga dos compu-

tadores da Receita Federal. É co-mum que o sistema fique bastante

instável ou fora do ar na última semana. Lembre-se: o prazo vai até o dia 30 de abril de 2012.

2. Deduções:

Não se esqueça de guardar os re-cibos e despesas que foram utilizadas como dedução, como educação, despe-sas médicas. Lembre-se que todas estas despesas precisam ser comprovadas, com CNPJ e etc., portanto não invente. Se não se organizou durante o ano e não tem os recibos, é melhor optar pela de-claração simplificada.

3. Completa ou Simplificada:

Se você tem muitas despesas para deduzir e pode comprová-las, faça a declaração completa. Do contrário, a declaração simplificada é suficiente. Na dúvida, faça a simulação no programa e veja qual é mais vantajosa. Geralmente para quem possui apenas uma fonte pa-gadora e tenha poucas deduções (ou não consiga comprová-las), a declaração simplificada é mais vantajosa.

4. Para dependentes:

Ao ser declarado dependente de al-guém lembre-se que a renda do depen-dente isento deve ser declarada e soma-da à renda tributável do titular. Por isso declarar um dependente com renda pode não ser tão vantajoso quanto parece.

5. Para isentos:

Não é mais necessário declarar isento. Portanto não se preocupe mais com a possibilidade de ter seu CPF sus-penso por esquecer de declarar.

6. Separe as declarações, receitas e bens de seus familiares ou cônjuge:

Há uma isenção individual limitada sobre a renda tributável. Assim, faça a declaração de forma separada de outro integrante da família que tenha renda significativa. Outra dica é dividir al-

guns bens/rendas comuns com o cônju-ge, como, por exemplo, um aluguel. Há isenção e alíquotas menores de IR para aluguéis recebidos até certos valores, e o limite total de isenção pode aumentar se você dividir os valores recebidos en-tre os cônjuges.

7. Organize os seus informes de rendimento o mais cedo possível:

Não deixe para a última hora para correr atrás dos comprovantes, Informes de rendimentos e investimento.

8. Evite omitir dados:

O controle sobre o que é declara-do é cada vez maior, e a Receita Federal cruza os dados declarados com outras fontes, a exemplo de aquisição de bens que é informado a receita federal atra-vés do Cartório de Registro de Imóveis. Por este motivo, não omita dados evite a malha fina.

9. Identifique inconsistências:

Verifique o mais básico: a variação patrimonial no ano. Se ela for incompa-tível com os rendimentos recebidos e in-formados na declaração, é bem provável que você seja pego na malha fina.

10. Imóveis:

Em geral, sofreram grande valoriza-ção nos últimos anos e a diferença po-sitiva entre o preço de compra e venda (lucro) é tributada em 15%. Como dica, sugiro acrescentar os gastos com melho-rias do imóvel, como reformas e pintu-ra, para assim diminuir esta diferença (aumentar o valor de compra) Lembre--se de que é necessário comprovar estes gastos. Outra dica é descontar os valores de corretagem na hora da venda e somá--los na hora da compra, para assim dimi-nuir o lucro. Outro aspecto importante é que o IR sobre o ganho na venda de imóveis deve ser pago em até 30 dias da data da venda, e não apenas na declara-ção anual.

9

Imposto de renda 2012: Saiba como proceder

Observações importantes:

Uma das novidades deste ano é que doações feitas entre 1º de ja-neiro e 30 de abril de 2012 enquadra-das no Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA) poderão ser incluídas para abatimento na declaração. O va-lor doado por cada contribuinte é li-mitado a até 3% do imposto devido. Também as doações em espécie, aos fundos controlados pelos Conselhos do Idoso, devidamente comprova-das, efetuadas no curso do ano-ca-lendário de 2011, podem ser deduzi-das, observado o limite de 6% (seis por cento) do imposto devido.

• Você sabia que pessoas que são portadoras de doenças graves são isentas de imposto de renda?

A isenção de IR, no caso de doen-ças graves, somente é válida para os rendimentos recebidos como aposentadoria, pensão ou reforma. As doenças que são consideradas graves de acordo com a legislação tributária para fins de IRPF são: Aids, alienação mental, cardiopa-tia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Paget em estados avançados (osteíte de-formante), doença de Parkinson, esclerose múltipla, espondiloar-trose anquilosante, fibrose cística (mucoviscidose), hanseníase, ne-frofatia grave, neoplasia maligna (câncer), paralisia irreversível e incapacitante e tuberculose ativa.

• Erros que podem levar sua declaração de IR para a malha fina:

1) Quem ven-deu um imóvel no ano passado e não recolheu 15% de imposto sobre o ganho de capital, ou seja, sobre a di-ferença entre o va-

lor de compra e o valor de venda. Só não precisa pagar este imposto quem vendeu o imóvel por valor menor do que comprou e quem está isento, porque o imóvel era o único que a pessoa possuía, era residencial e foi vendido por até R$ 440 mil e não houve outra venda nos últimos cinco anos. Também se livra da cobrança quem vendeu um residencial (mes-mo que não seja o único e indepen-dentemente do valor) e usou todo o dinheiro da venda para comprar ou-tro imóvel residencial nos 180 dias seguintes.

2) Os imóveis e veículos que são financiados. Um dos erros mais comuns é na declaração de aquisição de imóveis, colocarem o valor do contrato de compra. Por exemplo: o apartamento custou R$ 500 mil, mas na verdade, naquele ano, ela só pa-gou R$200 mil entre entrada e pres-tações e financiou R$ 300 mil. Então deve declarar como bem apenas os R$ 200 mil, que foi o valor efetiva-mente pago naquele período e, a cada ano, ir somando ao valor do bem os montantes das prestações.

3) Ganhos de previdência priva-da, aluguel, com trabalhos eventuais, valores recebidos pelos dependentes são rendimentos que o contribuinte não pode deixar de declarar.

4) Pensão recebida pelo filho dependente ou um valor referente a estágio, mesmo de baixo valor, pre-cisa ser declarado. Isso ocorre muito, também, com quem tem uma fonte

de renda principal, mas faz trabalhos esporádicos para outras empresas e esquece de declarar.

5) Dedução das despesas mé-dicas. Nesse item, dois pontos cha-mam atenção: o primeiro é lembrar que gastos com saúde reembolsados pelas empresas de planos e seguro--saúde não podem ser deduzidos. Em caso de reembolso parcial, o contri-buinte só pode deduzir a parcela que ele realmente pagou. O segundo se refere ao recibo, que precisa estar completo ou será rejeitado pela Re-ceita, caso seja solicitado uma con-firmação da despesa. O recibo deve especificar exatamente o procedi-mento realizado e ter informações completas sobre o médico, inclusive o CPF.

O recibo médico tem de ser qua-se como uma nota fiscal, senão a Receita glosa. E recibos com valores altos sempre chamam atenção.

6) Colocar como dependentes os sobrinhos, irmaos, primos, etc sem que tenha guarda judicial e ainda aproveitar as despesas com educação e plano de saude indevidamente.

Neuzete DomingosEmpresária

E-mail:[email protected]

Page 6: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br10 11

Se você administra uma pequena empresa, não possuirá um de-partamento de marketing, um

departamento de vendas, um departa-mento de RH, um departamento finan-ceiro, etc. Mas você precisa de pesso-as que cuidem do marketing, cuidem das vendas, cuidem do RH e cuidem do financeiro.

Assim, a primeira regra para apro-veitar os conhecimentos e as estraté-gias de sucesso oriundas das grandes empresas é: Transforme o que são es-tratégias dos departamentos de uma grande empresa em AÇÕES para a pe-quena empresa.

Não importa que você não tenha um departamento de marketing, mas é fundamental que você possua ações que serão responsáveis pelo êxito da sua comunicação e posicionamento no mercado (como o mercado enxerga a sua empresa).

Tudo bem que você não tenha um departamento de RH, mas você preci-sa ter ações de RH, pois são elas que vão estabelecer um relacionamento de qualidade entre a empresa e seus fun-cionários (talentos).

Transforme o que seriam atri-buições de um departamento de uma grande empresa em ações atribuídas a uma pessoa (mesmo que seja somente você) na sua empresa.

Planeje suas ações. Isso significa es-tabelecer: o que fazer, como fazer e quando fazer. Pergunte-se no início do mês o que eu vou fazer (quais as ações) para melhorar meu marketing, minhas vendas, meu RH e meu finan-ceiro neste mês. Estabeleça priorida-des e... FAÇA!

O Planejamento sozinho não faz nada pela sua empresa. Ele depende de suas atitudes efetivas para concretizá--lo no dia-a-dia da empresa. Outra ilu-são muito comum quando as pequenas empresas se comparam com as gran-des consiste em dizer que as pequenas não possuem verba para fazer o que as grandes fazem, consideradas as pro-porções. Isso não é verdade, a frase

correta seria: Não temos tanta dispo-nibilidade de verba quanto elas para fazer o que elas fazem. E, em geral, as pequenas e médias empresas se es-quecem de destinar parte do lucro para ser reinvestido no negócio em ações específicas para cada área que men-cionamos.

Se você não dedica uma verba para marketing e RH, apenas para citar dois exemplos, na sua empresa (indepen-dentemente do seu tamanho) está in-vestindo primeiro no seu concorrente e, segundo, em problemas futuros!

Assim a segunda regra para apro-veitar os conhecimentos e as estraté-gias de sucesso oriundas das grandes empresas é:

Não importa o tamanho do seu fôlego financeiro, encontre ações compatíveis com ele.

Ao invés de reclamar que você não pode investir tanto quanto uma grande empresa, dedique-se a investir o quan-to você efetivamente pode. O que não podemos fazer não deve jamais ser desculpa para não fazer aquilo que po-demos e devemos fazer!

Estabeleça ações de acordo com o seu fôlego, mas não deixe de agir. Se você não pode fazer uma convenção para seus funcionários, faça reuniões produtivas com eles. Se não puder oferecer um jantar fino para as pessoas mais importantes no seu negócio, ofe-reça uma confraternização, programe uma pizzaria... ofereça sempre o me-lhor que as condições permitirem.

Na vida, mais importante do que as coisas que você faz é como você faz as coisas!

Adapte sua verba, seja criativo, não deixe de realizar as ações funda-mentais em cada área do seu negócio!

Não se esconda atrás de desculpas nobres que sempre escondem atitudes pobres... Seja rico em atitudes!

A terceira regra para aproveitar os co-nhecimentos e as estratégias de suces-so oriundas das grandes empresas é: As melhores empresas estão continu-amente focadas em crescer e se aper-feiçoar!

Faça do princípio número um da qualidade total ‘’Todo trabalho pode e deve ser aperfeiçoado’’ o lema da sua empresa. Acorde a cada manhã com olhos de aperfeiçoamento, mantenha--se interessado e entusiasmado com o seu trabalho e com as pessoas que aju-dam a torná-lo realidade.

O tamanho do seu negócio não é o tamanho do seu lucro ou do seu fôlego financeiro. O tamanho do seu negócio é o tamanho da sua capacidade de em-preender, agir, ousar e manter-se foca-do na melhoria contínua.

A função de um empresário e de uma empresária é construir a melhor versão possível de futuro para o negó-cio. Dedique-se a construir um futuro sempre melhor. Uma empresa nunca será maior que seu administrador, de-dique-se a crescer sempre como pessoa e como profissional. A vida, o mundo e todos a quem você ama aguardam ansiosamente pelas suas próximas conquistas e realizações. Dedique-se!Pequenas empresas, grandes negó-cios! Viva este slogan!

O futuro pertence aos melhores, esteja entre eles!

Santana Mariano é homenageada na Câmara

A Câmara Municipal de Major Izidoro home-nageou, no último dia oito de março, a em-presária Santana Mariano e mais 24 mulheres

que contribuem com o desenvolvimento social, econô-mico, cultural e político da comunidade.

As mulheres receberam comendas e placas de agra-decimento. A iniciativa foi da vereadora Lúcia Ferro e contou com o aval de todos os parlamentares locais.

A sessão fez parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Gerônimo, e os vereadores Jimis Sarmento, Cabo Sebastião Firmino, Petrúcio Costa (Peu), o empresário César Campos, entre outras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Lú-cia Ferro e o plenário ficou lotado de personalidades, a exemplo da deputada federal Célia Rocha (PTB/AL), entre outros convidados.

Na abertura do evento, a vereadora fez questão de destacar a atuação das mulheres homenageadas. Antes da entrega das comendas e das placas, a advogada Kenny Ferro proferiu palestra acerca da Lei Maria da Penha.

Bastante emocionada, a empresária Santana Mariano agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem. “Es-tou muito feliz e me considero uma cidadã izidorense de coração. Dedico esta homenagem a todas as mulheres de Major Izidoro neste dia tão especial”, afirmou Santana Mariano, que tem mais de 20 anos de atuação no ramo empresarial e tem uma rede com mais de 200 funcioná-rios e colaboradores.

Page 7: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br12 13

O radialista Alves Correia lançou sua pré-candidatu-ra a prefeito de Arapiraca, pelo PT do B.

A solenidade aconteceu às 20 horas do último dia 30 de março, na Câmara Municipal de Arapiraca, onde esti-veram presentes lideranças políticas federais, estaduais, municipais, bem como alguns empreendedores do muni-cípio, populares e familiares do radialista.

A noite foi emocionante. A cada discurso era expres-sa a honra de ter Alves Correia como amigo do povo e como exemplo de um bom cidadão. A satis-fação era visível com a pré-candidatura do ra-dialista, que era aplau-dido a cada declaração feita pelos líderes.

Na ocasião, estava presente Jizelda Nascimento, esposa de Alves Correia, que depois de Deus foi a segunda pessoa citada no dis-curso do radialista, que ressaltou a grande importância dela em sua trajetória de vida.

“Eu sou um cidadão,estou exercendo o meu direito para queo povo exerça a democracia.”

Alves Correia foi categórico ao falar da ne-cessidade de investimentos na segurança pública de Arapiraca, e que, quando eleito, pretende co-brar junto ao governo estadual recursos.Ele salientou ainda que o município ajudará no

processo em tudo quanto for possível para inte-gridade da população arapiraquense.

Lembrou de sua época quando vereador, e de-pois deputado estadual. O radialista citou suas lutas travadas através da emissora para a con-cretização do sonho que era a construção da Rodoviária de Arapira-ca, bem como suas ma-nifestações populares, citando a vez em que montou uma carroça de burro com um caixão em cima e se deslocou até as instalações do IML, como forma de protesto à má execução do servi-ço na cidade, devido à falta de viatura.

“Pretendo falar pesado!Eu quero para Arapiraca.Eu quero para minha cidade!”

Ainda na ocasião, Alves falou da satisfaçãode ter sido condecorado com o título de “Cidadão Hono-rário” e a particular paixão pelo ASA.

Por fim, Luiz Tibé, presidente nacional do PT do B, encerrou as falas da noite e fez uma breve citação: “Quando muitos acreditam em um sonho, ele pode se tornar realidade. Não tenho dúvidas que a cidade vai es-tar em boas mãos.”

Radialista Alves Correia lança suapré-candidatura a prefeito de Arapiraca Por Benone Oliveira

Page 8: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br14 15

Conquiste sua liberdade econômica e financeira,e ganhe uma viagem grátis para o Havaí!Fale com a gente sem compromisso.ligue: (82) 8800-9009

Entre estes empreendedores estavam presentes cerca de 40 alagoanos , in-cluindo três casais da grande divisão de lucros: Abeilton Angelo e Erenilda; Adriano Arestides e Josiclecia; Marcelo e Cacilda Melo.

Contra fatos não existem argumentos. FOREVER LIVING é uma empresa que realiza sonhos e reconhece seus empreendedores.

para Cancún, no México De Alagoas

Os empreendedores independentes, ligados à empresa Forever Living,neste último mês de março estiveram em Cancún , no México.

Cerca de 700 empreendedores brasileiros, que trabalharam durante o ano 2011, participaram do Rally Latino Americano e ganharam este maravilhoso passeio com todas as despesas pagas e ficaram hospeda-dos no incrível hotel 5 Diamantes Fiesta Americana Grand Coral Can-cún Resort.

Page 9: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br16 17

Em um intervalo de duas sema-nas assistimos a três eventos trágicos que ceifaram vidas:

a garotinha atingida por um jet sky, a adolescente vitimada por um brin-quedo em um parque de diversões e a ciclista atropelada por um ônibus. Embora eventos distintos, guardam correlações que merecem reflexão.

No caso da pequena Grazielly Lames, que pela primeira vez em seus tenros três anos de vida avista-va o mar e pisava a areia da praia, chama-nos mais a atenção não o fato de o menor de 13 anos estar ou não conduzindo o veículo na ocasião, mas sim de ter fugido na companhia de sua mãe em um helicóptero, en-quanto a criança aguardava 40 mi-nutos por socorro. O egoísmo laten-te, a preocupação exclusiva com os próprios interesses e a negligência diante da responsabilidade pelo ato impediram que o mesmo helicóptero prestasse pronto atendimento à me-nina.

No evento do Hopi Hari, causa--nos indignação saber que o assento que vitimou Gabriela Nichimura es-tava inadequado para uso havia dez anos, sem que qualquer providência tivesse sido tomada. Porém, mais do que a omissão da empresa, a falta de liderança e comando, e o flagran-te desrespeito às normas mínimas de segurança, foi repugnante ver o parque continuar suas atividades na-quele dia fatídico e ainda abrir suas portas no dia seguinte como se tudo

estivesse dentro da mais absoluta normalidade.

Por fim, a bióloga e pesquisadora Juliana Dias, que fazia da bicicleta seu meio de transporte, obedecendo às normas, à sinalização e portando os equipamentos de proteção devi-dos, sucumbiu após ser fechada por outro veículo que também se evadiu do local sem prestar socorro. Vítima da guerra pelo espaço urbano em uma cidade desestruturada que não consegue conferir mobilidade aos seus cidadãos.

Três eventos, três vidas que se foram prematuramente. Indícios

de uma sociedade fragmentada, in-dividualista e em franco processo de apodrecimento. Vivemos em um mundo com sete bilhões de pesso-as, com acesso aos mais diversos recursos e à comunicação instantâ-nea, mas paradoxalmente estamos cada vez mais isolados, encasulados, urgentes e inertes.

Isso me faz lembrar o planeta pós-apocalíptico retratado pelo di-retor australiano George Miller em sua trilogia “Mad Max”, que alçou o ator Mel Gibson ao estrelato a partir de 1979. Mas aquele era um mundo

de escassez, de luta pela sobrevivên-cia e não um mundo de abundância como o que temos hoje.

É mais do que urgente resgatar-mos alguns valores em nossa

sociedade. Pais que não dialogam com filhos, vizinhos que não se con-versam, colegas de trabalho que não compartilham experiências e prefe-rem viver entrincheirados, evitando expor-se, ficando à espreita por uma oportunidade para dar o bote e su-bir um degrau a mais mesmo que em detrimento do outro. Há uma atitu-de moral que precisa ser praticada, difundida e valorizada. Ela atende pelo nome de altruísmo.

“Uma pessoa é única ao estender a mão,e ao recolhê-la inesperadamente setorna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.(William Shakespeare)

Vivemos em um mundo não de escassez, mas de abundân-cia. Porém, o individualismo dilacera a possibilidade do compartilhar.

Egoísmo e Altruísmopor Tom Coelho

Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos

publicados em 17 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio

pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.

Contatos através do e-mail [email protected] Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br

Page 10: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br18 19

1-“São Luiz 24 anos” é um Concurso Cultural promovido pelo Supermercado São Luiz, com sede na Avenida Miguel Correa de Amorim, 1240 A Bairro Baixão, Arapiraca – Alagoas, inscrita no CNPJ: 004.789.709/0001-79, doravante denominada simplesmente Supermercado São Luiz, exclusivamente para os patrocinadores e parceiros, localizados na cidade de Arapiraca--AL e válida para o período de 02 de Janeiro de 2012 à 13 de Maio de 2012.2-Os cupons gratuitos (já devidamente impresso), constam local para preenchimento de dados pessoais, colocado-o(s) nas urnas participantes em uma das 3 lojas do Supermercado São Luiz até as 11:00 do dia 13 de Maio de 2012, para participarem da apuração.3-Prêmios: No dia 13/05/2012, ocorrerá um sorteio onde os sorteados serão perguntados por responsável pelo concurso cultural São Luiz 24 anos, qual é o Supermercado que está completando 24 anos? Havendo empate nas respostas, os contemplados receberão os seguintes prêmios respectivamente: 1º 1(um) liquidificador, 2º ao 3º 1(um) DVD, 4º ao 6º (3) três bicicletas, 7º 1(uma) TV de 20’’ polegadas, 8º 1(um) micro-ondas, 9º ao 10º dois fogões, 11º ao 12º 2(dois) tanquinhos, 13º ao 22º 10(dez) vale-compras de R$ 300,00, 23º 1(um) refrigerador e 24º 1(um) Uno 0 KM. Os Prêmios não poderão ser convertidos em dinheiro.4- As apurações serão realizadas as 11:00 horas do dia 13 de Maio com livre e gratuito acesso aos interessados, na Avenida Miguel Correa de Amorim. Prescrição de direito ao prêmio será de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da respectiva apuração, caso o mesmo não seja reclamado, neste caso o valor correspondente deverá ser doado a instituições de caridades da cidade de Arapiraca. Os prêmios serão entregues aos contemplados no prazo máximo de 30 (trinta) dias, na loja 01 do Supermercado São Luiz. Os organizadores do Concurso Cultural “São LUiz 24 anos” reservam o direito de fazer uso do nome, imagem e voz dos contemplados em todos os meios de comunicação ( tv, rádio, impressos, etc. ) em todo o território nacional, na divulgação desta promoção e de seus resultados, sem qualquer ônus e sem prazo determinado. O ato de colocar o cupom na urna para a participação neste concurso caracteriza a aceitação e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento. 5 - Fica vedada a participação de pessoas jurídicas, proprietários e funcionários dos patrocinadores aderentes, com cupons do próprio estabelecimento, bem como das empresas envolvidas na promoção. Na eventualidade de ser contemplado um cupom dessas pessoas o mesmo será anulado e sorteado outro cupom em seu lugar.

Page 11: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br20 21

Faltando poucos dias para entregar o cargo de Se-cretaria Municipal de Saúde, a assistente social Aurélia Fernandes, está deixando um importante

legado de competência, compromisso e zelo na gestão da saúde pública em Arapiraca.

No próximo dia dois de abril, Aurélia se afasta do cargo com o sentimento do dever cumprido, colocando o município como referência em conquistas e avanços para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da segunda maior cidade de Alagoas.

Durante o período em que esteve à frente da secre-taria, Aurélia Fernandes e equipe conquistaram prêmios importantes, como o Bibi Voguel de Aleitamento Ma-terno, Cúpula Íbero-Americana de Medicina Familiar, e mais recentemente obteve o primeiro lugar no Norte e Nordeste na avaliação do IDSUS do Ministério da Saúde (MS). Em fevereiro do ano de 2006 ela já havia assu-mido o cargo de subsecretária da Assistência Social de Arapiraca, onde ficou até janeiro de 2007, quando foi convidada pelo prefeito Luciano Barbosa para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Aurélia Fernandes fez um balanço sobre os cinco anos à frente da secretaria, destacando a atenção básica do setor como prioridade, apontando com um dos avan-ços o número de equipes de saúde da família que passou de 35 para 52 unidades.

A quantidade de consultórios odontológicos subiu de 21 para 41 unidades, além da implantação de um centro de referência em saúde do trabalhador (Cerest).

Aurélia adianta que o município conta hoje com 30 conselhos locais de saúde, mostrando que o sucesso da gestão é compartilhada com a participação popular.No mês passado, o Ministério da Saúde citou mais uma vez Arapiraca como referência na atenção básica. Dentre os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, Arapiraca é o único com uma cobertura de 85% nos domicílios da área urbana e da zona rural.

Aurélia entrega secretaria com avanços e conquistas na Saúde

Secretária deixa legado de competência e compromisso na gestão pública

“”A taxa de mortalidade infantil caiu de

21,15 em 2007, para o índice de 14,95 em 2011.

Ainda nesse período, a secretaria tem seus progra-mas específicos, no trabalho com os adolescentes,

gestantes, idosos e grupos de GLS, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), trabalhando o diagnóstico e a prevenção, com destaque para o 5º Cen-tro de Saúde.

A secretária revela que, à noite, qualquer pessoa pode fazer o chamado teste rápido de HIV com sigilo e acompanhamento por um psicólogo com o aconselha-mento.

De acordo com Aurélia Fernandes, todos os agentes de saúde são treinados para orientação dos pacientes a procurarem as unidades especializadas em diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A secretaria tem trabalhado a questão das drogas, uma vez que mensalmente são realizados treinamentos, seminários e eventos, com a premiação para Unidade Amiga da Vida, com treinamento para os Agentes de Saúde para trabalhar a questão do álcool e das drogas, com grupos noturnos no 5º Centro, para as pessoas que desejam tanto deixar de fumar, abrangendo mais de 200 pessoas que abandonaram o vício do tabagismo.

O município inaugurou no último mês de janeiro, o CAPS AD, que é um centro especializado e voltado para tratamento e acompanhamento de usuários de drogas e dependentes químicos. “Além disso, com o apoio in-condicional do prefeito Luciano Barbosa, as ações foram estendidas às entidades não--governamentais, como a Casa do Oleiro, Nova Vida e outras instituições.

Convidada pela então Fundação Universidade Esta-dual de Alagoas (Funesa), hoje Universidade Es-

tadual de Alagoas (Uneal), foi encarregada da missão de trabalhar na área de Educação Especial. Fundou o

Núcleo de Educação Especial de Arapiraca. Sua atua-ção na área de extensão acadêmica foi reconhecida pelo Ministério da Educação, que conferiu prêmio destaque, honraria concedida aos professores que contribuem para a melhoria da educação superior.

Aurélia Fernandes fez sua primeira pós-graduação pela Ufal, na Formação em Docência. A carreira de su-cesso do magistério foi interrompida, com o seu ingres-so, em 1999, na Saúde Municipal.

Foram novos desafios para uma assistente social que chegava e ampliava seus horizontes profissionais. Ini-cialmente, atuou durante dois anos na comunidade da Canafístula, onde também foi diretora da Unidade de Saúde e, depois, por mais dois anos, trabalhou na Unida-de de Cacimbas, iniciando o PSF – Programa de Saúde da Família na comunidade, assumindo também a direção da unidade, vencendo mais um desafio na sua vida pro-fissional.

Atualmente este antigo posto, em novas instalações, tem o nome de Unidade Básica de Saúde Doutor Judá Fernan-des, genitor de Aurélia e grande medico, desbravador da Medi-cina e de diversas áreas sociais na Região Agreste.

Seguiram-se quatro anos na atenção básica do muni-cípio, quando teve todo amadurecimento profissio-

nal e fez muitos amigos, continuando a desvendar no-vos desafios na saúde, desenvolvendo com competência e responsabilidade suas atribuições profissionais, o que chamou a atenção dos técnicos que atuavam no nível central que a convidaram para trabalhar na coordenação de Planejamento da Saúde.

Aurélia concluiu outra pós-graduação, sendo esta em Gerenciamento de Cidades, pela Universidade Federal de Pernambuco, ao mesmo tempo em que foi aprova-da em dois concursos públicos, sendo um no município e o outro no Estado de Alagoas. Após suas nomeações, permaneceu atuando no Planejamento da Saúde do mu-nicípio e também na Unidade de Emergência do Agreste Doutor Daniel Houly.

Conheceu o prefeito Luciano Barbosa quando o mes-mo passou a exercer a função de Secretário de Saúde Municipal e que, na época, a convidou para coordenar as ações do Programa Saúde e Ci-dadania, atividades esta que fez sucesso absoluto. Mas Deus es-tava preparando para Aurélia um desafio ainda maior na sua vida, quando seu esposo Beto foi acometido por um câncer de pulmão que o vitimou.

Aurélia também destacou a UTI neonatal do Hos-pital Regional de Arapiraca, que nesses cinco anos tem contribuído bastante para a diminuição da mortalidade infantil. Com a criação do Banco de Leite Materno, o município ganhou o Prêmio Bibi Voguel em nível na-cional, com a prevenção da questão do aleitamento ma-terno.

Saúde bucal

Atividades preventivas

Na área da saúde bucal, a secretaria conseguiu do-brar o número de atendimentos, onde todas as

unidades básicas têm um ou dois consultórios odontoló-gicos, com destaque para o Centro Especialidades Odon-tológicas (CEO), sendo referência em todo o Estado de Alagoas e também no Brasil.

A unidade atende a todas as especialidades odontoló-gicas, onde os próprios técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Arapiraca para conhecerem de perto este importante trabalho. Outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde tem sido a questão do controle so-cial das ações.

Foi criado o Comitê de Mortalidade Materno Infan-til, que tem sido referência, sendo o único em funciona-mento em todo o estado, e com uma completa estrutura, trabalhando pelo monitoramento para a qualidade dos serviços de saúde do município.

Educação Especial

Experiência

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br20 21

Page 12: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br22 23

Aos empreendedores de plantão!Construa sua renda residual, o tipo de rendimento de

toda família milionária dos dias de hoje. Conheça a fa-mília que mais cresce no mundo.

ligue: (82) 9177 4727

Nessa mesma época, Aurélia, junto com a sua família e demais amigos, fundaram a Associação de Apoio

aos Portadores de Câncer(AAPC), uma ONG para ajudar pacientes carentes, portadores desta grave doença, bem como a promoção de meios de pre-venção para esse terrível mal.

Nesse momen-to crítico de sua vida, o prefeito Luciano Barbosa lhe ofereceu uma nova oportunidade no município, nomean-do-a subsecretária de Assistência Social. O Beto partiu, deixando uma saudade imensa, mas Au-rélia, apesar da dor, curtida com dois filhos de apenas nove e quatro anos de idade, seguiu em frente e traba-lhou durante um ano na Assistência Social, onde orga-

nizou o setor de pla-nejamento , iniciou os projetos sociais e ações integradas à saúde, criando o projeto Pré-Natal Pede Enxoval. Mas os desígnios divi-nos trouxeram-na de

volta à área da saúde. E, em janeiro de 2007, tomou pos-se como secretária de Saúde do município, novamente a convite de Luciano Barbosa, então prefeito de Arapiraca.

Novos rumos e vida nova! Hoje, Aurélia vive um novo amor, o Plácido, o qual já era bastante conhecido em Arapiraca, por ser fiscal de tributos estaduais, e já haver coordenado a regional do município. Agora, seu querido esposo e grande companheiro de todas as horas, o Jacoquinha, como todos os amigos o chamam, junta-mente com os filhos Hurbert e Hermann, formam uma família linda, esperando para breve a chegada de um novo filho, completando assim toda felicidade. Como se-cretária de Saúde são cinco anos de trabalho, dedicação e vontade de fazer sempre mais!

Por conta disso, e com o apoio de toda equipe de ser-vidores, Arapiraca é referência em saúde pública, não somente em Alagoas, mas no Brasil e até internacio-nalmente. Foram muitos prêmios: Bibi Voguel de Alei-tamento Materno, Expoepi de Epidemiologia, Cúpula Ibero-americana de Medicina Familiar, além de prêmios em mostras exitosas em Saúde da Família, Congressos Brasileiro de Epidemiologia, DST/AIDS, Saúde do Tra-balhador, entre outros.

Na sua gestão, foram 17 Unidades de Saúde construídas, inauguradas e em funcionamento, sendo oito básicas: 3º Centro, Baixa da Onça, Boa Vista, Cacimbas, Jardim das Paineiras, Bom Sucesso, Brisa do Lago e Carrasco e nove unidades especializadas: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest, Centro de Referência Integrada de Arapiraca- CRIA que contempla o Centro de Especialidades Odontológi-cas (CEO) e a Unidade Especializada com ações presta-das em tuberculose, hanseníase e demais atendimentos de consultas e exames de média complexidade; Banco de Leite, Farmácia Popular, Centro de Abastecimento Farmacêutico-CAF, Espaço Trate para crianças com au-tismo, CAPS-AD.

Encontram-se em fase de construção, as unidades de Vila Aparecida, Pau d’Arco, além de reforma e am-pliação do 4º Centro e do Centro de Medicina Física e Reabilitação- Cemfra.

Outros projetos de construção foram elaborados na sua gestão e serão executados provavelmente ainda este ano: Unidades de Saúde do Capim, Canafistula, João Paulo II, Planalto II, Verdes Campos e Bom Jardim, Senador Teotônio Vilela, Canaã, Vila São José, Senador Arnon de Melo.

Em 2007 eram 35 equipes do PSF- Programa Saúde da Família e atualmente são 52, perfazendo 85% de co-bertura da população. Existiam em 2007, 21 equipes de Saúde Bucal, hoje são 41 equipes.

Compromisso Social

Indicadores

Exemplo de gestora, mulher e mãe de família

Grávida e à espera de sua primeira filha, Aurélia Fernandes deixa a secretaria com um importante

legado na gestão de Luciano Barbosa, honrando tam-bém o nome de seus pais, o médico Judá Fernandes de Lima e Almira Fernandes, a primeira assistente social formada pela Universidade Federal de Alagoas.

Concluiu o curso superior de Serviço Social na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seguindo a mesma trajetória profissional da sua mãe Almira Fer-nandes, que fez parte da turma pioneira da Escola de Serviço Social em Alagoas, sendo a primeira assisten-te social inscrita na Conselho de Assistente Social do Estado de Alagoas- CRESS/AL. A oferta de serviços do SUS e o quantitativo de mé-

dicos especialistas triplicaram. O Sistema de Regu-lação implantado foi 100% informatizado nas unidades públicas e prestadores de serviços. Arapiraca como sede da segunda macrorregião atende mais de 200 mil pesso-as/mês, garantindo ações do SUS para 1 milhão de habi-tantes. A mortalidade infantil do município, que em 2007 era de 21,15 %, obteve importante decréscimo em 2011 para 14,95 %, bem como a cobertura vacinal e outros indicadores que tiveram um salto de qualidade.

É destaque ainda, nas ações de Aurélia, a gestão par-ticipativa, tendo sido presidente do Conselho Municipal de Saúde, eleita por duas gestões, e a única secretaria da história de Arapiraca que participou de duas Confe-rências Municipais de Saúde como gestora municipal e ainda de uma Plenária Municipal para construção do Plano Municipal de Saúde 2010/2013, em um processo ascendente e participativo. Assim, todo incentivo é dado à participação popular nas decisões da Saúde.

A nossa Arapiraca é referência em controle social com seus 30 Conselhos Locais de Saúde formados que, juntamente com o Conselho Municipal, fortalecem a

gestão participativa das políticas de saúde. Importan-te também ressaltar a valorização dos servidores por Au-rélia, nestes cinco anos, sempre incentivando a participa-ção dos mesmos em congressos, cursos, especializações, capacitações.

Foram feitas neste período três mostras de Experi-ências Exitosas em Saúde e diversos encontros e festas na Páscoa, Junina, Natal, aniversários, além de torneios esportivos e outras comemorações.

Os servidores motivados vão idealizando e se enga-jando em grandes campanhas como Outubro Rosa, No-vembro Azul, Mutirões de Diabetes, os Viva Arapiraca nas comunidades, bloco do servidor do DST/AIDS, saú-de do trabalhador nas empresas, atividades de promoção à saúde em todas as áreas sociais, projetos de combate às drogas (valorizando a vida, amor exigente) e estes servi-dores ainda ficam mais ativos e dinâmicos no combate à dengue, em defesa da Saúde da Criança, do Idoso, da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Men-tal ou seja, em defesa de uma saúde pública de qualidade e humanizada para todos. Pode-se dizer que a história de Aurélia na Saúde traduz o perfil de uma gestora com-prometida com a humanização e oferta de serviços com qualidade, atendendo aos anseios da população.

Aurélia deixará a secretaria para seguir outros cami-nhos e fazer sempre mais por nossa Arapiraca. Vencer desafios e ampliar horizontes é sua marca registrada.

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br22 23

Page 13: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br24 25

Um setor que crescemais que o VarejoVendas diretas um negócio fechado na casa do cliente.

As qualidades imprescindíveis que não podem faltar em um bom vendedor:

“Dicas importantes para você lucrar um bom dinheiro com essa atividade”

• SIMPÁTICO • ATENCIOSO• DINÂMICO • TRAJE ADEQUADO• BOA APARÊNCIA • CONHECER BEM O PRODUTO• PACIÊNCIA

Tenha um bom Relacionamento com os seus clientes

Se informe sobre os produtos que você vende

Pesquise

Se Organize

Participe dos eventos

Eliano Sousa é Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, for-mado em Radialismo e apresentador do Programa “Bom dia Cidade” que vai ao ar de segunda a sábado das 4 ás 5 horas da manhã, na Rádio 96 FM de Arapiraca. Com seu gesto carismático, descontraído e alegre tem conseguido a simpatia dos ouvintes da cidade e de todo o Agreste. O Pastor Eliano Sousa há mais de 15 anos tem exercido um trabalho social juntamente com sua equipe de agentes da comunidade visitando hospitais, orfanatos, asilos, casa de recuperação de dependentes químicos e evangelizando comunidades carentes de Arapiraca.

Uma coisa nunca me saiu da ca-beça, que todo mundo devia nascer no interior, viver sua infância lá e somente depois disso morar numa cidade grande ou numa capital.

Eu gostaria muito que os meus fi-lhos tivessem passado algum tempo em Santana antes de morarem aqui, em Ma-ceió, infelizmente por motivos pessoais e profissionais isto não foi possível.

Quanta riqueza adquirimos em nos-so convívio, com os vizinhos, amigos, religiosidade, desapego das coisas ma-teriais.Aquela irmandade que temos com os vizinhos, sem o menor pudor em pedir ajuda ou ajudar, receber os filhos dos amigos como se nossos fossem. Sei que muita coisa mudou, mas ainda acho que grande parte da essência da vida reside nas coisas simples do dia-a-dia.

Quem não se lembra das irmãs ho-landesas que se doavam sem nenhum interesse, no sertão de Alagoas,

das quadrilhas, os primeiros passos no teatro estimulados pelas professoras, a elegância dessas senhoras, as comunida-des de jovens, as festas da Padroeira.

E os bate-papos nas praças, sem medo, sem hora pra terminar. Às vezes me pego rindo porque aqui até água é pago na capital. No mínimo gasta-mos uns R$ 10,00 (dez reais), com uma simples saída. Tem estacionamento co-brando R$ 5,00 (cinco reais). E Shop-ping cobrar estacionamento? Loja que não faz mais embalagem para presente. E voltamos lá e compramos de novo.

E comprar na caderneta? Quem nunca comprou.

Onde nome de família tinha mais valor que cartão de crédito ou cheque. Quem já foi à casa de um amigo e saiu sem tomar um café, jantar, almoçar, co-mer um bolinho? Na cidade grande tem casos que o papo rola até perder de vista e nada de um convite, claro que há ex-ceções.

Bem...é isso, acho que todo mun-

do devia nascer no interior. Posso estar sendo extremista, tudo bem, porém ne-nhuma riqueza, nem nada neste mundo pagará a alegria de ter nascido no sertão

alagoano. Nunca iremos passar essa sa-bedoria em escola nenhuma do mundo se aprende tanto como a vida do interior.Quer saber o que é isso? Vai num en-contro de amigos no interior. Senta pra ouvir aqueles que foram nosso contem-porâneos ou dos nossos pais. Hábitos simples, riqueza de espírito. Viva Santana do Ipanema. Viva Ara-piraca, Viva Palmei-ra dos Indios, Viva o Sertão, o Agreste, a Zona da Mata. Viva nós, os “matutos”!

TODO MUNDO DEVIA NASCER NO INTERIOR!

Maherval Silva Corretor de Imóveis

e-mail: [email protected]

Page 14: RODRIGO VISAO ABRIL

VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br Fale conosco: [email protected] Fale conosco: [email protected] VISÃO Alagoas Abril 2012 www.visaoalagoas.com.br26 27

Toda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele não for calibrado. Se as

condições de pressão não forem adequadas, além de comprometer a segurança do veículo, a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo, o carro consumirá mais combustível. Por isso, é muito importante a manutenção constante dos pneus.

“Se o carro roda com 30 libras, e você deixa com 20% a menos, na cidade pode nem perceber, mas na es-trada faz uma enorme diferença. Aque-les 3% de economia de combustível que se consegue com o desenvolvimento de pneus com baixa resistência ao rolamento se perdem. Além disso, o pneu perde até 30% de vida útil e a segurança fica com-prometida.

A recomendação dos especialistas é que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal é calibrar o pneu quando ele estiver frio. “Pode parecer exagero, mas é muito impor-tante a manutenção da pressão. Vários fatores podem causar a per-

da de pressão, como furos, um prego que ficou no furo, uma válvula que não funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performan-ce do pneu. Sobre o nível de pressão, deve-se seguir as recomendações espe-

cificadas no manual do carro. “Essa calibragem ideal é buscada em testes e é a que permite obter o melhor equilíbrio”

O excesso de pressão também é prejudicial. Nesse caso, o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem tam-bém são maiores.

Na hora do rodízio

O rodízio aumenta a vida útil do pneu. A operação deve ser feita

a cada 10 mil quilômetros e os pneus devem ser calibrados logo em seguida. É fundamental que o proprietário faça também o ali-nhamento da rodas. Aproveite para verificar também a cambagem (o ângulo de inclinação das rodas.)

Essa é a oportunidade de observar o pneu, principalmente para checar a existência de cortes ou furos. É recomendável ainda exa-minar o estado dos pneus a cada três meses, já que um desgaste irregular pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem.

“Dependendo das condições do carro, pode-se perder o pneu muito antes dos dois anos”.

Para verificar o desgaste, observe pe-riodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que existe em todo pneu e mostra o limite certo para se efetuar a troca.

Pneus novos na frente ou atrás?

No caso dos carros com tração dianteira, um erro muito comum feito no Brasil é a colocação de pneus novos na

frente, deixando os antigos na parte de trás. Nesse caso, apesar de ser maior o desgaste dos pneus dianteiros, o certo é deixar os pneus

novos na parte traseira do carro,porque ela precisa mais de aderência, uma vez que não conta com a força motriz.

Apesar de a troca parcial dos pneus ser mais econômica, o certo mesmo, é tro-car todos

os pneus antigos por novos ao mesmo tempo. “Ao longo da vida eles ficam com a mesmaconcentração de desgaste e comportamento similar”.

Antes, o pai. Hoje, o filho!

José Cícero da Silva, filho do senhor Dorgival Pinheiro da Silva, o Feio, como é chamado por todos, é um ver-

dadeiro lutador. Cresceu na cidade de Arapiraca, vendo seu pai trabalhando como borracheiro, adotou e deu continuidade à profissão.

Com muita determinação, colo-cou a sua borracharia. Feio, o bor-racheiro, tem um grande leque de clientes que, satisfeitos com seus serviços e sua simpatia, retornam sempre à Borracharia do Feio, que funciona de segunda a domingo e

conta também com atendimento em situações urgentes.Atualmente, com mais de 25 anos de atividade na mesma

região, ensina seu filho que já segue seus passos, e assim com muita alegria e humildade continuam a conquistar mais espa-ço no mercado.

Borracharia do Feio Rodovia AL 220 Km 96

Posto Flex ( Pichilau) / Arapiraca-AL - Fone: (82) 9985-0755

Raízes

A importância da manutenção dos PNEUS

Page 15: RODRIGO VISAO ABRIL

A REVISTA DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO!

A Revista Visão Alagoas é feita por pessoas que sonham grande.Resultado para quem anuncia,satisfação para quem lê.

www.revistavisaoalagoas.com.br