13
SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS, para recuperá-lo após formatação do HD, atualizado e com todas as pastas organizadas tal como era no original. Instruções para salvar o Catálogo de endereços de e-mail do Outlook Express e recuperá-lo atualizado após formatação do HD e reinstalação do Windows Convém tecermos algumas considerações antes de entrarmos nas instruções de salvamento que preservarão o seu Catálogo de Endereços de E-mail no caso de uma formatação obrigatória do HD: Inicialmente, antecipar que as instruções aqui formuladas servem apenas aos que usam o Windows XP e versões anteriores. O Windows Seven não suporta o Outlook Express e, no seu lugar, usa o Windows Live Mail, do qual pouco sei, porque não uso. Os procedimentos descritos nos 10 passos abaixo foram escritos em linguagem bem simples (e, por isso, o texto acabou ficando algo extenso), de modo a atender até aquele internauta mais calouro, que, por conta da inexperiência, pouco sabe além do “feijão com arroz” cibernético e, por isso, tem até medo de mexer em coisas mais profundas do sistema. Para alguns destes, as instruções vistas nos passos abaixo de nada ou pouco servirão, pelo menos por enquanto, vez que, não sabendo ainda manipular com o Express, preferem ler as suas mensagens diretamente no correio do provedor. Ainda nestas notas iniciais, convém abordar sobre o disco rígido, mais conhecido por HD: Os fabricantes de HD fornecem o seu produto com um espaço vazio, chamado de partição, onde são armazenados o Windows, os programas e os arquivos pessoais dos usuários. Os fabricantes de computadores bem que poderiam, antes de instalar o Windows, particionar o HD que é instalado na máquina, ou seja, criar no HD dois espaços (duas

SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

Embed Size (px)

DESCRIPTION

SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS, para recuperá-lo após formatação do HD, atualizado e com todas as pastas organizadas tal como era no original.

Citation preview

Page 1: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS, para recuperá-lo após formatação do HD, atualizado e com todas as pastas organizadas tal como era no original.

Instruções para salvar o Catálogo de endereços de e-mail do Outlook Express e recuperá-lo atualizado após formatação do HD e reinstalação do Windows

Convém tecermos algumas considerações antes de entrarmos nas instruções de salvamento que preservarão o seu Catálogo de Endereços de E-mail no caso de uma formatação obrigatória do HD:

Inicialmente, antecipar que as instruções aqui formuladas servem apenas aos que usam o Windows XP e versões anteriores. O Windows Seven não suporta o Outlook Express e, no seu lugar, usa o Windows Live Mail, do qual pouco sei, porque não uso.

Os procedimentos descritos nos 10 passos abaixo foram escritos em linguagem bem simples (e, por isso, o texto acabou ficando algo extenso), de modo a atender até aquele internauta mais calouro, que, por conta da inexperiência, pouco sabe além do “feijão com arroz” cibernético e, por isso, tem até medo de mexer em coisas mais profundas do sistema. Para alguns destes, as instruções vistas nos passos abaixo de nada ou pouco servirão, pelo menos por enquanto, vez que, não sabendo ainda manipular com o Express, preferem ler as suas mensagens diretamente no correio do provedor.

Ainda nestas notas iniciais, convém abordar sobre o disco rígido, mais conhecido por HD:

Os fabricantes de HD fornecem o seu produto com um espaço vazio, chamado de partição, onde são armazenados o Windows, os programas e os arquivos pessoais dos usuários. Os fabricantes de computadores bem que poderiam, antes de instalar o Windows, particionar o HD que é instalado na máquina, ou seja, criar no HD dois espaços (duas partições), de modo que o usuário pudesse instalar, no espaço principal (chamado de diretório "C"), o sistema operacional (Windows, Linux, etc.), ficando a outra partição ("D") reservada para o armazenamento de arquivos pessoais (fotos, músicas, vídeos, textos, etc.).

Agora, veja o que acontece: o consumidor compra o seu primeiro computador com o operacional Windows ou Linux já instalado. Vez que o HD que vem instalado na máquina tem apenas uma partição, que mal comparando, seria como um imenso armário sem divisões internas, o usuário vai guardando aqueles arquivos pessoais no

Page 2: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

mesmo espaço onde está instalado o Windows. Após 2 ou 3 anos de uso — e, muitas vezes, em até menor tempo — o Windows, por conta de alguma manobra errada do usuário, não mais carrega, obrigando a que o usuário formate aquele único espaço, para reinstalar o Windows. É aí que acontece o desastre, vez que, na formatação obrigatória, tudo o que estiver nessa única partição será apagado; e lá vão, junto com o Windows bichado, todos aqueles arquivos pessoais. 

O micreiro veterano, já sabedor dessa situação, prefere mandar montar um computador ao seu gosto, em vez de comprá-lo pronto para uso. Na montagem da máquina, ele já solicita ao técnico a criação de mais uma partição no HD além da principal. Outros, mais comodistas, compram a máquina já pronta, mas tratam logo de, por meio de programas específicos, criar mais uma partição no HD, para guardarem, nela, os arquivos pessoais. Desse modo, se um dia tiverem que formatar o HD para reinstalar o Windows, apenas a partição principal ("C"), onde o Windows está instalado, será formatada, ficando portanto intactos todos os seus arquivos pessoais que estão armazenados na outra partição ("D"). 

Quantos aos novatos na atividade micreira, cujos computadores contém apenas a partição "C", compreendendo a importância do tema aqui tratado, buscarão uma oficina para solicitar a criação de mais uma partição, de modo que, na partição “C”, fiquem o Windows e os demais programas; e que, na partição “D”, fiquem os seus arquivos pessoais. Se adotarem essa providência, as instruções que se seguem ser-lhes-ão úteis.

Aqueles mais veteranos podem achar enfadonha a linguagem aqui usada, mas muitos dentre os mesmos, se não sofrem com a perda daqueles arquivos pessoais, penam (e até mais que os novatos) com a perda de todos os endereços do catálogo do Outlook Express quando se vêem obrigados a formatar e reinstalar o Windows; isto porque o Outlook Express, por imposição do Windows, é obrigado a ficar guardado na mesma partição do operacional. 

"Ora! — dirão alguns — para evitar a perda do catálogo de endereços de e-mail, basta exportá-lo para alguma pasta da partição "D", recurso presente no programa, e, depois de reinstalar o Windows, importar o catálogo para dentro do Express".

De fato, esse recurso de exportar/importar existe no Express, mas é apenas uma solução parcial e quase inútil, porque, à medida em que vai usando o Express, novos endereços de e-mail são acrescentados, e outros são removidos. Depois de algum tempo, aquele catálogo que foi exportado estará bem desatualizado, porque as alterações feitas no express não se refletem na cópia exportada. Além disso, micreiro que se preza distribui os endereços dos seus contatos por pastas

Page 3: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

dentro do Express (Pasta de amigos próximos e familiares, de clientes, de empresas, de colegas de trabalho, e por aí vai. E o que acontece na importação desse catálogo? Os endereços, em vez de virem separados por pastas, vem misturados numa pasta única. Agora, imagine a trabalheira de separar por pastas os trocentos endereços de e-mails que, se antes estavam separados por diversas pastas, vêm, agora, na importação, todos juntos num só pacote (uma única pasta)

Aqui veremos que é possível, sim, salvar os endereços do catálogo em partição diferente da do Windows e recuperá-lo tal como estava organizado por pastas e, principalmente, atualizado, ou seja, com todas as alterações feitas no catálogo do Express enquanto esteve em uso.

Devem ter, portanto, compreensão e paciência com a didática algo longa aqui aplicada, porque o resultado final compensará o sacrifício.

Dando seqüência a estas considerações iniciais, convém aos novatos observar a árvore do Windows Explorer, que é esta figura mostrada abaixo:

FIGURA ms_meu_computador

Observe que, no Explorer (aqui estamos falando do Windows

Page 4: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

Explorer, e não do Internet Explorer, que é o navegador da Microsoft) há duas seções: na seção à esquerda, está a árvore do Explorer, mostrando tudo o que há no HD; e, na da direita, o conteúdo da pasta ou diretório selecionado à esquerda, ou seja, na árvore. Não entendeu? Sem problemas... Continue lendo, que logo vai entender.

Veja que, antes do título de cada item da árvore, há um quadradinho, e que, dentro desse quadradinho, há um sinal de soma (+) ou subtração (-). O que significa isso? Significa que, quando o sinal é de soma, o item possui pastas no seu interior; e que quando o sinal é de subtração (-), as pastas desse item estão exibidas abaixo dele. Quando não há quadradinho algum, significa que não há pastas dentro do item.

IMPORTANTE: Não faça alteração alguma nas pastas "Windows' e "Arquivos de programas", que estão no diretório (ou partição) “C”, exceto a única que será instruída nos passos abaixo.

Agora, volte à figura da árvore e observe melhor. Veja que o item selecionado é o “Meu Computador”, e que a sua caixinha mostra sinal (-). Observe que tudo que está exibido abaixo de “Meu computador” é tudo o que está contido nele, e que também é mostrado na seção à direita.

Observe o item “Lixeira”, e veja que, nele, não há sinal algum, isto é, não há pastas dentro da lixeira. Se selecionar a “Lixeira”, verá, na seção à direita, apenas os arquivos que tenham sido deletados (apagados) pelo usuário.

Observe mais um detalhe: a figura dos itens “C” e “D” é a de um HD (ou disco rígido). Esta figurinha indica que esses itens (“C” e “D”) são partições (ou diretórios) do HD. No “C”, são instalados o Windows e os diversos programas (Office, MSN Messenger, Outlook Express, Internet Explorer, etc.); e, no “D”, RECOMENDA-SE guardar aqueles já ditos arquivos pessoais.

 Agora é hora de você ver o que há no HD do seu computador. Acione

o atalho de teclado “Win + e” (mantendo pressionada a tecla Win , que fica entre as teclas Ctrl e Alt, tecle uma vez na tecla “e”, e libere a tecla Win) para abrir o Windows Explorer.

Vendo que há, na árvore do seu computador, apenas uma figurinha de um HD (que deve ser o item “C”), o seu HD possui apenas uma partição, estando, nela, misturadas com as pastas dos programas, as pastas que contém os seus dados ou arquivos pessoais (pasta de fotos, de músicas, de textos, etc.). Já sabe que, ocorrendo uma pane no sistema, que lhe obrigue a formatar o HD para reinstalar o Windows, perderá, na operação de formatação, todos aqueles

Page 5: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

arquivos pessoais. É hora, portanto, de pensar em levar a sua máquina a uma oficina, para montar mais uma partição no HD, tarefa que pode ser feita facilmente via programa apropriado e que, portanto, não deve custar caro. Para aproveitar mais na visita à oficina, solicite ao técnico transferir, para a partição recém-criada (D) as pastas de arquivos pessoais que estão na partição “C”. Nem precisa indicar que pastas pessoais são essas. O técnico, sabendo bem quais são as pastas do sistema, transferirá, para a nova partição (D) todas as que não são do sistema. Esse trabalho, que pode ser feito em menos de 1 hora, não deve custar mais que R$60,00.

Vamos agora àqueles que, mesmo tendo duas partições no HD (prevenidos estão, portanto, daquela perda de arquivos pessoais), não têm, no entanto, como salvar o Catálogo de Endereços que, por fazer parte do Outlook Express, é instalado junto com o Windows no diretório “C”, na pasta “Arquivos de Programas”, e, de lá, não pode ser removido ou transferido porque o sistema não permite.

Passos Procedimentos

1 Acione o atalho de teclado “Win + e” (mantendo pressionada a tecla Win

, que fica entre as teclas Ctrl e Alt, tecle uma vez na tecla “E”, e libere a tecla Win” — para abrir o Windows Explorer. (Veja na figura abaixo).

FIGURA ms_Win_E

2 Verá abrir, na tela, a árvore do Explorer (ver figura abaixo). Percorra a árvore do Explorer até a partição (também chamado diretório) “D” (ou outra que tenha no HD e que não seja a “C”) e selecione-a (clique uma vez nela). Observe que só é partição o item que estiver indicado por aquela figurinha de um HD, igual a do item “C” (Disco local).

Page 6: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

 FIGURA ms_selecione_D

3 Vá à Barra de Tarefas (aquela mais superior horizontal) e siga o seguinte roteiro, para criar uma nova pasta na partição “D”, que já está selecionada (em fundo azul):

a)     — Clique em “Arquivo” / “Novo” / “Pasta”.

 FIGURA ms_arquivo_novo_pasta

b)     — Surgirá uma nova pasta na seção à direita da árvore com título “Nova Pasta”, pronta para receber digitação. Digite então “Catálogo do Express” e tecle em ENTER.

Page 7: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

                     FIGURA ms_nova_pasta

c)      — Se, por algum descuido, a pasta permanecer com o título “Nova Pasta”, clique nela com a tecla DIREITA do mouse (Eu disse DIREITA, viu?), escolha a opção “Renomear”, e digite o título corretamente.Pronto! A pasta “Catálogo do Express” já está criada, para receber cópia do Catálogo de Endereços do Outlook Express (que, a partir daqui, chamaremos apenas de Express).

4Volte à árvore do Explorer, percorra até a partição “C”, selecione-a

(clique uma vez nela) e clique no sinal de soma , que está no início do nome da pasta, para o Explorer mostrar o conteúdo desta partição. Observe que a pasta “Arquivo de programas” aparece na relação de pastas que estão dentro do diretório “C”.

FIGURA ms_seleciona_c

5 Repita o mesmo procedimento, agora com a pasta “Arquivos de programas”, e o Explorer exibirá todas as suas sub-pastas.

Page 8: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

 FIGURA ms_arq_progr_relac

6 Percorra a relação de sub-pastas do “Arquivos de programas”, (estão em ordem alfabética) até a sub-pasta “Outlook Express” e selecione-a. Na seção à direita, aparecerá os arquivos que estão nela. Localize o arquivo “wab.exe”. Este é o arquivo do Catálogo de Endereços, que será recortado.

 FIGURA ms_outlook_wab

7 Clique com a tecla DIREITA (eu disse DIREITA) do mouse sobre o arquivo wab.exe e, nas opções do menu, clique em “Recortar”.

Page 9: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

 FIGURA ms_wab_recortar

8 Retorne à árvore do Explorer, clique no diretório “D”, (ou clique no seu sinal de soma (+)) para exibir todo o conteúdo e, dentro deste, encontre a sub-pasta “Catálogo do Express”, aquela que você criou no passo 3. Observe que a seção à direita mostra-se vazia, ou seja, não há arquivo na pasta “Catálogo de Endereços”.

 FIGURA ms_seleciona_past_catalog

9 Clique com a tecla DIREITA (eu disse DIREITA) do mouse sobre o nome “Catálogo de Endereços” dessa pasta e, no menu que se abre, clique em “Colar”.

Page 10: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

 FIGURA ms_colar_wab

10 Veja agora o que aparece na seção à direita: o arquivo wab.exe, que, como já dito, é o nome que o sistema dá ao Catálogo de Endereços do Express.

FIGURA ms_wab_colada_na_pasta

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Page 11: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

A operação de recortar o arquivo wab.exe (Catálogo de Endereços) de dentro da pasta Outlook Express e colar na pasta que foi criada em outro diretório em nada vai alterar o funcionamento do programa gerenciador de mensagens, vez que, no recorte e posterior colagem, o sistema guardará o novo endereço do arquivo que foi recortado; de modo que, ao fechar e reabrir o Express, o mesmo arquivo wab.exe será copiado da pasta “Catálogo do Express” e recarregado na pasta do Outlook Express, que fica na pasta “Arquivos de programas”, no diretório “C”.

Agora, sim, vem a grande jogada dessa manobra: é que, a partir de então, quando estiver operando com o Express, todas as alterações que você fizer no Catálogo de Endereços serão automaticamente repetidas no arquivo wab.exe que você guardou na pasta “Catálogo do Express”, criada no diretório “D”. Desse modo, o seu wab.exe estará sempre atualizado.

E qual é a vantagem disso? Simples...

Quando acontecer aquela formatação inopinada no diretório “C”, tudo o que lá estiver será deletado, mas o seu arquivo wab.exe, que é o Catálogo de Endereços atualizado, estará intacto no diretório “D”, que é aquela outra ou nova partição. Ao reinstalar o Windows, um novo Outlook Express será instalado junto na partição “C”, mas com um catálogo de endereços totalmente vazio, porque o novo Windows não tem nenhuma referência sobre a localização daquela pasta onde você guardou o wab.exe. O que você tem a fazer então é simples:

a)     — Feche o Outlook Express.b)     — Vá à pasta “Catálogo de Endereços” (aquela que você criou na

partição “D” e nela guardou o wab.exe);        — Copie o arquivo wab.exe. Não recorte; apenas copie;        — Vá à pasta “Arquivos de programas”, que, na instalação do novo

Windows, foi de novo criada;        — Busque pela pasta “Outlook Express”;      — Clique nela com a tecla DIREITA do mouse e clique na opção

COLAR. O Windows abrirá uma tela, perguntando se você quer substituir o arquivo wab.exe que já existe na pasta do Outlook Express. Clique em SIM ou OK, e é só!

Finalmente, reabra o Outlook Express, vá em “Ferramentas” no menu superior, clique em “Catálogo de endereços” e confira: restabelecida, de novo, aquela ligação entre os dois wab.exe, toda alteração que você fizer num dos wab.exe repetir-se-á no outro. Os endereços de e-mail dos seus contatos então lá estarão, tal como estavam antes da formatação (e ainda estão), separadinhos por pastas, conforme os critérios que você aplicou. Nunca mais, por causa de uma formatação, você perderá os endereços de e-mail dos seus contatos, ou, (no caso de exportação e importação de catálogo), ter que meter-se na cansativa faxina de separar por pastas os endereços que na

Page 12: SALVANDO O CATÁLOGO DO OUTLOOK EXPRESS

importação, vêm todos juntos, numa só pasta, naquela mistura medonha.

Se quiser fazer alguns testes para confirmar sobre a atualização da cópia do wb.exe, basta acrescentar um endereço qualquer de e-mail no Catálogo do Express (por exemplo: [email protected] — o "aaa" fará com que o endereço apareça no topo da lista de endereços). Em seguida, feche o Express, vá à cópia do wab, que está guardada na outra partição ("D"), abra o arquivo e verifique: o [email protected] lá estará no topo da lista de endereços de e-mail.

Se houver ainda alguma dúvida, escreva para [email protected], que responderei com prazer.

N7M