6
www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Software Professor Márcio Hunecke

Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,

  • Upload
    buinga

  • View
    217

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,

www.acasadoconcurseiro.com.br

Informática

Software

Professor Márcio Hunecke

Page 2: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,
Page 3: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,

www.acasadoconcurseiro.com.br 3

Informática

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA – SOFTWARE

O COMPUTADOR

Um sistema computacional é formado basicamente por duas es-truturas. Uma é denominada estrutura lógica (software) e a outra estrutura física (hardware). Ambas funcionam em conjunto.

• Hardware: é o conjunto e elementos físicos que compõe o sistema computacional. Como por exemplo, memória, peri-féricos, cabos, placas e chips que fazem do computador, im-pressora, etc.

• Software: são os programas que, utilizando o hardware, como por exemplo, o computador, executam as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados.

• Peopleware: são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação.

• Informação e Dado: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organiza-ção de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

TIPOS DE SOFTWARES QUANTO À FORMA DE DISTRIBUIÇÃO

PROPRIETÁRIO: seu código fonte não é distribuído e só poderá ser alterado, copiado e distribuído mediante autorização de seu proprietário. A distribuição é realizada por comercialização e se dará no regime jurídico clássico comercial no qual a relação é baseada em restrições e permissões onerosas ou não, tutelando-se tanto a propriedade a autoria, e utilização do mesmo. Exemplos: Windows, Microsoft Office, Google Chrome, entre outros.

LIVRE: disponibiliza seu código-fonte e executável. Podendo seu código-fonte ser alterado, co-piado e distribuído mediante ou não pagamento. A distribuição é realizada em um regime jurí-dico de colaboração não compulsória no qual a relação se baseia, ao contrário, em liberdades, tutelando-se tão somente a autoria e a permanência desse mesmo regime nas distribuições subsequentes do software. Exemplos: Linux, Mozilla Firefox, BrOffice, LibreOffice, entre outros.

Page 4: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,

www.acasadoconcurseiro.com.br4

COMERCIAL: é software desenvolvido para ser comercializado ou com interesses financeiros. Note que comercial e proprietário não são o mesmo. A maioria do software comercial é pro-prietário, mas existe software livre que é comercial, e existe software não livre não comercial. As características “Livres” e "proprietário" apenas representam atributos da licença do software. São modalidades de relações jurídicas que se pode estabelecer entre um particular e o fornecedor.

FREEWARE ou GRATUITO: é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistri-buição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. Exemplos: AVG, jogos e utilitários em geral.

SHAREWARE: é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com al-gum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais. Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divul-gar o software, assim os usuários podem testá-lo antes da aquisição.

TIPOS DE SOFTWARES QUANTO À FINALIDADE

SOFTWARE BÁSICO: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela con-versão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Exemplo: sistema operacional, drivers.

SOFTWARE APLICATIVO: são sistemas que visam a atender a uma determinada área de atua-ção, são focados no usuário, servem para atender uma demanda específica. Exemplo: editores de texto, planilhas de cálculo, gerenciadores de bancos de dados.

SOFTWARE UTILITÁRIO: são programas voltados a atender necessidades do computador / sis-tema operacionais, em geral estão ligados a manutenção. Exemplo: desfragmentador de disco, formatador de disco, limpeza de disco, verificação de erros, compactadores, antivírus.

PRINCIPAIS SOFTWARES

COMPACTADORES: são softwares especializados em gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento ou o tempo de transferência deles sobre uma rede seja reduzido. Exem-plos: 7zip, WinRAR e Winzip. Além disso, o próprio Windows pode compactar arquivos usando a opção “Enviar para” → “Pasta compactada” gerando arquivos .zip.

CHAT: aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou software específi-cos, também chamados de mensageiros instantâneos. Exemplos: Facebook Messenger, Google Hangouts, Microsoft Skype e WhatsApp. Outros usados no passado: IRC, ICQ, Windows Live Messenger e Yahoo! Messenger.

Page 5: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,

Informática – Software – Prof. Márcio Hunecke

www.acasadoconcurseiro.com.br 5

CLIENTES DE E-MAILS: ferramentas para criação, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico usadas em páginas web (webmail) ou software específicos. Exemplos: Google Gmail (webmail), Hotmail (nome antigo) ou Outlook.com (webmail), Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook, Outlook ou E-mail (Windows 8 / 10). No Windows XP o aplicativo era chamado de Ou-tlook Express.

REPRODUTORES DE VÍDEO: é um programa de computador que reproduz arquivos multimí-dia de um ou de diversos formatos: MP3, WMA, WAV, MPEG, AAC, VCDs, DVDs, entre outros. Exemplos: Microsoft Media Player, Winamp, Real Player, Apple iTunes, Media Player Classic, PowerDVD, VLC Media Player.

VISUALIZADORES DE IMAGEM: aplicativos para visualização de fotos, figuras e imagens. Exem-plos: Fotos (Windows 10), Microsoft Paint, Microsoft Paint 3D e Google Picasa.

EDITORES DE IMAGENS: ferramentas para edição de fotos, figuras e imagens. Exemplos: Micro-soft Paint, Microsoft Paint 3D, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, CoreDraw e Macromedia Freehand.

ANTIMALWARE: são programas desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de com-putador e outros tipos de softwares nocivos ao sistema operacional. Exemplos: Avast, AVG An-tivírus, Avira, Kaspersky Antivírus, McAfee VirusScan, NOD32, Norton Antivírus, Panda Antiví-rus, Microsoft Defender ou Microsoft Security Essentials.

Page 6: Software Professor Márcio Hunecke · CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA ... aplicações de conversação em tempo real usadas em páginas web ou ... ferramentas para criação,