15

TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

Embed Size (px)

DESCRIPTION

10 DE JANEIRO DE 2012

Citation preview

Page 1: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059
Page 2: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

Impressão e Fotolito:Editora Jornal Tribuna do Vale

Fone/Fax : 43 3534 . 4114

Editora Jornal Tribuna do Vale LTDACNPJ 01.037.108/0001-11

Matriz: Rua Tiradentes 425, CentroSanto Antônio da Platina, PRFone/Fax: 43 3534 . 4114

Circulação: Abatiá | Andirá | Arapoti | Bandeirantes | Barra do Jacaré |Cambará | Carlópolis | Conselheiro Mairink |

Figueira|Guapirama | Ibaiti | Itambaracá | Jaboti | Jacarezinho Jaguariaíva | Japira | Joaquim Távora | Jundiaí do Sul | Pinhalão | Quatiguá | Ribeirão Claro | Ribeirão do Pinhal | Santo do Itararé |Santana do Itararé

|Santo Antônio da Platina | São José da Boa Vista | Sengés | Siqueira Campos |Tomazina | Wenceslau Bráz

* Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do

jornal, sendo de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

O Diário da nossa região - Fundado em agosto de 1995

TRIBUNA DO VALEA-2 Opinião

E D I TO R I A L E E D I TO R I A L

O ganho é duplo: fi nanceiro, para a cidade e para a empresa, e ambiental para a sociedade”

Anderson Alves da Silva“ E invariavelmente todas as áreas de nossa infra-estrutura são muito defi cientes e carentes de recursos. E isto precisa ser revis-

to e planejado e obviamente melhorado”

João Antonio Pagliosa“

C HARGE chargeonline.com.brHORÁRIO DE FECHAMENTO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

22:10

NESTA EDIÇÃO TEM

PREVISÃO PARA HOJE

22 PÁGINASCADERNO PRINCIPAL A 01 - 08- OPINIÃO A 02- POLÍTICA A 03- GERAL A 04- CIDADES A 05- COTIDIANO A 06- ESPORTES A 07- AGRONEGÓCIO A 08

2ª CADERNO B 01 - 08- AGRONEGÓCIO B 01 - ATAS & EDITAIS B 02 - 07- SOCIAL B 08

3º CADERNO C 01 - 06- ATAS & EDITAIS C 01 - 06

TRIBUNA DO VALE Representação:MERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDA

Rua Dep. Atílio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PR Fone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

Diretor ResponsávelBenedito Francisquini - MTB 262/[email protected]

[email protected]

Vendas AssinaturaAnual R$ 200,00

Semestral R$ 100,00

Filiado a Associaçãodos Jornais Diáriodo Interior do Paraná

A RTIGO

Anderson Alves da Silva

A RTIGO

João Antonio Pagliosa *A força da Mídia

O lixo que vira energia e crédito de carbono

Coloque a boca no trombone

320 18 0

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Padre David Francisquini, irmão do diretor desta Tribuna e conhecido nacionalmente por ser uns dos poucos sacerdotes existentes no país, liberados pelo Vaticano para exercer o rito Tridentino (cultos e missas em Latim, lingua ainda oficial da Igreja Católica), como crí-tico, principalmente da TV, diz que se a imprensa de uma maneira geral, adotasse um comportamento positivista, de-sempenharia papel fundamen-tal para melhorar o mundo.

A opinião do sacerdote ex-pressa uma verdade absoluta. As novelas, por exemplo, que exercem um poder enorme sobre a formação do caráter da população, nos casos raros em que se engajam em campa-nhas positivas, provocam uma mudança coletiva que chama atenção. Quem não se lembra da veiculação de imagens e informações sobre crianças desaparecidas; ou, do drama dos dependentes químicos;

ou ainda, dos portadores de necessidades especiais?

As novelas despertaram o inconsciente coletivo, incen-tivando as pessoas a pensar, falar e agir para minorar esses problemas que afligem milhões de brasileiros. Fossem mais frequente as investidas nesse campo da conscientização, seguramente estaríamos for-mando um país melhor.

Por outro lado, ao massi-ficar hábitos condenáveis, a tornar comuns atitudes con-tra princípios elementares da convivência humana, a TV, ao contrário de formar, distorce a máxima do que deveria ser o correto.

Os folhetins veiculados no horário das nove da noite, por exemplo, são um ensinamento do que existe de mais sórdido no desencaminhamento das pessoas. Banalizam troca de ca-sais, adultério, a vingança pura e simples por interesses feridos, as ações criminosas como

se fossem o comportamento preponderante no convívio social, entre outros absurdos. Por outro lado, inexistem ações positivistas, a solidariedade, o valor da família e os atos de nobreza moral e espiritual.

Se a maioria dos veículos de comunicação que compõe este complexo denominado Mídia - que a maioria da população sequer sabe o significado -, se envolvesse nessa missão de informar e formar as pessoas, seguramente estaríamos cons-truindo uma nação melhor, com menos espaço para o crime e a bandalheira.

A mídia impressa, por exemplo, tem demonstrado uma força descomunal nas questões políticas. Nos jornais e revistas, há tempo e espaço para o jornalismo investigativo, o que não ocorre com a mesma facilidade no rádio e televisão. A queda de seis ministros envolvidos em falcatruas e desmandos ocorreu por conta

e trabalho dos jornais e revis-tas. A bola da vez, Fernando Bezerra, da Integração Nacio-nal, dificilmente sobreviverá à enxurrada de denúncias contra ele.

O mesmo pode-se dizer de assuntos de relevância na-cional julgados por tribunais de instâncias superiores. Não fosse a imprensa muitas sen-tenças teriam sido prolatadas em benefício dos próprios cri-minosos. Serve como exemplo o “caso mensalão” em que o papel da mídia foi fundamen-tal para que os chamados “40 ladrões” do alto escalão da república fossem denuncia-dos e passassem a responder processo criminal no Supremo Tribunal Federal (STF). Se vão ser condenados, depende do que fizer a imprensa, pois nem a maior corte do país gosta de ter contra si a opinião públi-ca, daí a relevância de nosso papel enquanto veículos de comunicação.

Considero necessário evidenciar que estamos (os bra-sileiros), muito longe de ascender à condição de nação desenvolvida. É lastimável, mas real!

País de primeiro mundo ainda é sonho distante, ape-sar de sermos a sexta economia do planeta e apesar do otimismo inoportuno e paradoxal de nossos governantes, cuja mendacidade intriga e deixa perplexa a mente dos lúcidos.

Mesmo com a incrível paralisia das economias de países desenvolvidos, que até ontem se vangloriavam de suas capacidades administrativo-gerenciais, e mesmo com cenários absolutamente favoráveis a nossa franca expansão econômica, alicerçado fundamentalmente por alta sem precedente nos valores das commodities, o país cresce minimamente, patina teimosamente e perde um verdadeiro absurdo em competitividade. Isto ocorre com orgulhosa incompetência de muitas autoridades de muitas esferas de poder.

Nossa infra-estrutura é incompatível com a capaci-dade de produção de riquezas deste colosso de país, e é amarga ilusão crer que o Brasil alcançará nível de vida de primeiro mundo, sem uma radical mudança na aplicação de investimentos públicos e privados.

O imobilismo governamental a nível federal é gritante! Não podemos procrastinar um sem número de melhorias estruturais que são elementares e imprescindíveis, ao nosso progresso. E paralelamente há uma montanha de ministérios com montanhas de pessoas batendo cabeça sem saber bem o que fazer, quanto mais como fazer.

Verdades simplórias como estradas adequadas ao escoamento de nossas safras agrícolas e ampliação da capacidade de armazenagem de grãos; ampliação e me-lhorias de portos e aeroportos para agilizar recebimento e expedição de mercadorias, ainda são sonhos na cabeça de milhões de pessoas e urge concretizar tais sonhos, se almejamos um amanhã mais promissor, mais digno e mais feliz.

E invariavelmente todas as áreas de nossa infra-estru-tura são muito deficientes e carentes de recursos. E isto precisa ser revisto e planejado e obviamente melhorado. O dinheiro, todos sabem, é escasso.

Em que pese à brutal e ilógica arrecadação de impos-tos, necessitamos recursos para estas melhorias e compete ao governo criar mecanismos que viabilizem e tornem atraentes e exequíveis investimentos nesta infra-estrutura á beira do colapso.

Isto é vital para o país dar um salto desenvolvimentista e conseguir, aí sim, um lugar ao sol.

Precisamos, para o bem de todos os cidadãos brasi-leiros, reestudar e reavaliar urgentemente nosso sistema tributário. Há anos se posterga esta ação e a ganância governamental é uma atrocidade infame. Uma constante dor de cabeça ao nosso empresário que enxerga na postu-ra do governo, apenas um sócio que lhe esgota recursos.

A educação precisa ser prioridade em qualquer gover-no mas o que temos visto é uma desastrosa vergonha e um acinte a todos os brasileiros. É um absurdo imaginar que teremos justiça e paz social e adequada distribuição de riquezas, com um sistema educacional falido, ultra-passado e que se esmera em desvirtuar valores intrínsecos ao caráter e a moral do nosso povo.

Ouço cotidianamente muitas asneiras e mentiras gro-tescas de vilões travestidos de homens públicos. Presencio diuturnamente, bandidos caras de pau, se pronunciarem indignados na telinha, quando suas maracutaias vem à tona, e tenho observado atônito que estes insensatos nun-ca devolvem a grana que surrupiaram. Que justiça injusta!

Tenho assistido a indolência e passividade de milhões de brasileiros com seu conformismo patético. E dizem, sempre: “Que se pode fazer? O Brasil é assim e as coisas não vão mudar.”

Prezado leitor, nós não podemos nos conformar com esta bandalheira toda, e não podemos ser coniventes com este caos que dificulta e inferniza a nossa vida. Precisa-mos buscar e correr atrás de um Brasil que dê felicidade e alegria e prosperidade para todos.

Faça a sua parte. Denuncie as arbitrariedades funestas, os aconchavos corporativistas, os fisiologismos contra-producentes, a corrupção, o roubo, o saque das riquezas do país. COLOQUE A BOCA NO TROMBONE. Denuncie e não deixe barato os crimes de colarinho branco . Não deixe barato qualquer crime e ouse enfrentar o mal.

Sempre e de forma definitiva.Com carinho

João Antonio PagliosaEng. Agrônomo pela UFRRJ em 1972. [email protected] Útil de DEUS Praia de Fora, SC, 08 de janeiro de 2012

Na superfície, uma pai-sagem bucólica, com grama verde, pequenos morros e algumas árvores de peque-no porte. Quem vê o cam-po, às margens da rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, não imagina que debaixo do gramado estão enterradas mais de 40 mi-lhões de toneladas de lixo, espalhadas pelos 140 hecta-res do Aterro Bandeirantes. O aterro, administrado pela empresa Loga, funcionou entre os anos de 1979 até 2007. Nesse período, rece-bia metade de todo o lixo produzido diariamente em São Paulo.

O destino final do lixo orgânico é ainda um grande problema no Brasil. Todos os dias, mais de 190 mil to-neladas de lixo são levadas

para aterros, ou pior, lixões, em todo o país. A Política Nacional de Resíduos Só-lidos (PNRS) diz que os governos têm até 2014 para acabar com todos os lixões, uma tarefa nada fácil, já que pelo menos metade dos mu-nicípios do país ainda des-tina seus lixos para lixões.

O técnico da Loga Ál-varo Mitsuo Seriguti, que trabalha na administração do aterro, diz que a gran-de diferença entre lixões e aterros é que os aterros tratam o lixo para evitar contaminação do lençol freático ou da atmosfera. Isso porque o lixo se de-compõe, gerando o choru-me, um líquido poluente, e gás, principalmente meta-no, que polui e é 20 vezes pior para o clima da Terra

do que o gás carbônico. A preocupação com o metano é tanta que não se pode, por exemplo, plantar árvores de grande porte no terreno do aterro, pois as raízes at ingiriam os resíduos e poderiam liberar o metano na atmosfera.

Para capturar esse gás, o aterro Bandeirantes tem 400 pontos de captura, que retiram o metano que se forma com a putrefação do lixo, debaixo da terra, e leva para a Usina Termelé-trica Bandeirantes. A usina, administrada pela empresa Biogás, aproveita esse me-tano, transformando o gás do lixo em eletricidade: a usina tem capacidade de fornecer energia elétrica para até 300 mil pessoas.

A Biogás faz parte de

um programa de crédito de carbono. Como o metano seria liberado na atmosfera caso a usina não existisse, poluindo o ar e contribuin-do para o fenômeno do aquecimento global, a usi-na e a prefeitura recebem dinheiro por evitar essas emissões. O ganho é duplo: financeiro, para a cidade e para a empresa, e ambiental para a sociedade.

Anderson Alves da Silva, coordenador da Biogás, diz que, sem a usina, 80% do metano do aterro simples-mente sairiam para a at-mosfera. Com a usina, ape-nas 0,01% polui o ar. “Só nesta manhã, por exemplo, nós deixamos de emitir até o momento 300 toneladas de CO2 equivalente”, disse. (Época � 04/01)

Page 3: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

“ Quem ti rou carteira depois de 1997 não faz prova nenhuma ao renovar o documen-to. Acho que precisamos fazer uma revisão

completa do código”

Cândido Vaccarezza

2012Royalties, Código Florestal e previdência do servidor são votações polêmicas que serão debatidas até julho

TRIBUNA DO VALE Política A-3

P anorama Regional

Itaú desrespeita clientes

Câmara vai analisar temaspolêmicos em ano eleitoral

INDEPENDÊNCIA

PV admite candidato próprio em Curitiba

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Agência Câmara

Como 2012 é um ano de eleições, em que vários deputados serão candidatos ou farão campanha para prefeitos em suas regiões, a Câmara dos Deputados precisa cumprir uma agenda maior até julho, quando co-meça oficialmente o período eleitoral.

Assim que os trabalhos forem retomados, em feverei-ro, duas propostas dividirão a atenção dos deputados: o novo Código Florestal (EMS 1876/99) e a nova divisão dos royalties da exploração de petróleo (PL 2565/11). Ambos os assuntos tiveram projetos aprovados na Câma-ra em 2011, mas foram modi-ficados pelo Senado e voltam para uma decisão final.

Apesar de haver acordos para que as emendas dos senadores sejam analisadas, ainda há uma disputa entre ruralistas e ambientalistas em relação ao Código Flo-restal, e os estados produ-tores de petróleo reclamam de perdas muito grandes em suas arrecadações caso a nova regra dos royalties não seja alterada. O código deve ir direto ao Plenário, mas os royalties ainda vão passar por uma comissão responsável por negociar uma solução.

Ambientalistas reclamam que há uma anistia implícita no texto, que perdoa desma-tamentos em áreas importan-tes e abre a possibilidade de compensação com reservas florestais em outras áreas. Já os ruralistas alegam que cumprir todas as exigências propostas pela nova lei sairia muito caro para pequenos produtores.

O deputado Valdir Colat-to (PMDB-SC), que defende os produtores, calcula que recompor os 65 milhões de hectares considerados irregulares de acordo com a proposta seria inviável. Segundo ele, o custo por hectare da recomposição em seu estado é de R$ 5 mil. “É absolutamente inviável recu-perar 65 milhões de hectares e ainda assim continuarmos produzindo”, defendeu.

Na avaliação do coorde-nador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), as divergências na bancada ruralista tendem a impedir a votação dessa proposta. "É importante que, primeiro, a Câmara avalie como esse

código chegou do Senado. Segundo, que as próprias forças do ruralismo entrem em consenso. E, por parte dos ambientalistas, há uma vontade de que a gente possa votar com mais calma."

Mas o presidente da Câ-mara, Marco Maia, acredita que uma decisão pode sair logo em março. “Quando começamos a discutir o có-digo florestal, por exemplo, tínhamos 98% de dissenso, mas agora estamos muito perto de um texto com 98% de aprovação”, disse.

Royalties Já quanto aos royalties há

um apelo dos estados produ-tores para que as regras atuais não sejam alteradas, ou que pelo menos as perdas de arre-cadação sejam compensadas. Rio de Janeiro e Espírito Santo, principalmente, podem perder receitas porque no modelo antigo recebiam a maior parte dos recursos. Os deputados desses estados argumentam que pelo menos o que existia até a aprovação da proposta deveria � car como está.

Com o aumento da pro-dução de petróleo a partir do pré-sal, outros estados querem repartir as receitas, e seus governadores consi-deram injusto que apenas poucos estados se beneficiem com recursos que são de todo o País. Pelo texto do Senado, a União terá sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20% já em 2012. E os es-tados produtores, de 26,25% para 20%. Em contrapartida, os estados e municípios não produtores saltam de 8,75% para 40%.

GovernoO governo tem outra prio-

ridade, também com acordo

para votação na primeira se-mana de trabalhos em 2012: o projeto que cria o fundo de previdência complementar do servidor público federal (Funpresp – PL 1992/07). Divergências em relação ao texto levaram a oposição a impedir a votação do pro-jeto em 2012, e o Plenário pode enfrentar obstrução por causa dessa proposta já no começo das votações. Um acordo entre os líderes prevê a análise do projeto no próximo mês.

A Lei Geral da Copa (PL 2330/11) também é priori-dade para o governo, mas o texto ainda não está pronto na comissão especial que analisa a proposta. Falta re-solver alguns pontos, como a liberação de bebidas alcoóli-cas durante os jogos da Copa e a venda de meia-entrada.

O governo também pro-mete enviar para a Câmara em 2012 outras propostas de regulamentação ampla. A primeira delas será um novo Código Mineral, juntamente com uma Lei Geral de Royal-ties Mineral e a proposta de criação de uma agência regu-ladora para o setor.

O Conselho de Altos Es-tudos e Avaliação Tecnológi-ca da Câmara tem uma pro-posta nesse sentido e, como aconteceu com o projeto sobre exploração do pré-sal, o relatório do deputado Jaime Martins (PR-MG) sobre o tema pode ser usado como ponto de partida nas discus-sões. O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), disse que já indicou Martins para ser o relator das propostas. “Ele já mostrou que é capaz, é do ramo, e entende do assunto, por isso é natural a

escolha dele”, disse.Também está em fase � nal

de elaboração pelo governo um pacote para a redução da violência no trânsito, que deve envolver algumas iniciativas legislativas, modificando o Código de Trânsito Brasilei-ro (Lei 9.503/97). O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), citou inclusive a possibilidade de um exame para todos os con-dutores que renovarem suas habilitações. “Quem tirou carteira depois de 1997 não faz prova nenhuma ao reno-var o documento. Acho que precisamos fazer uma revisão completa do código”, avaliou.

Oposição A oposição, por outro

lado, reivindica a inclusão na pauta do piso salarial de policiais militares e bombei-ros (PECs 446/09 e 300/08); o fim do voto secreto nas votações do Legislativo (PEC 349/01); a prioridade aos processos por crimes prati-cados por autoridades (PL 1277/07); e a recriação das férias coletivas do Judiciário (PEC 3/07).

Para o líder da Minoria, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), é prematuro falar em obstrução no ano de 2012. Ele acredita que, apesar do grande número de medidas provisórias que o governo continua editando, a Câmara tem se pautado por projetos de interesse da sociedade, e não apenas do governo. “A Câmara precisa pleitear o envio de uma re-forma tributária, que é uma dívida com a sociedade, mas acredito que a agenda com-porta a votação desses temas, e a oposição vai contribuir em todos eles”, disse.

Deputados precisam votar mudanças no royalties do petróleo e do novo Código Florestal

A deputada Rosane Fer-reira, presidente estadual do PV, assumiu em entrevista ao programa “Hora da Verdade”, na Rádio Tropical, a existência das pré-candidaturas da ex-deputada federal Dra. Clair e do vereador Paulo Salamuni ao próximo pleito eleitoral em Curitiba: “O PV organizará um plano de governo e existem as pré-candidaturas da Dra. Clair e do vereador Paulo Sala-muni”, a� rmou a líder máxima do partido. A declaração da presidente do PV con� rma a tradição do partido de manter

seu projeto próprio nas dispu-tas majoritárias ao governo e na capital paranaense.

Segundo entendimento de várias lideranças do partido, ter uma candidatura própria signi� ca dar visibilidade aos projetos do PV e seguir uma tradição de realizar coligações somente no segundo turno, com partido que assuma os compromissos programáti-cos defendidos pela legenda, e não apenas por motivos meramente � siológicos ou de conveniência eleitoral.

Identidade própria

Para a ex-deputada federal Dra. Clair, o PV não pode abrir mão de suas pré-candidaturas sob o risco do partido perder a identidade: “Historicamente o PV da capital paranaense mostrou ter soluções para os problemas da cidade. O PV tem acúmulo necessário para mostrar que possui identi-dade própria e quadros com capacidade para apresentar propostas para os principais problemas dos curitibanos e realizá-las".

Segundo Dra. Clair, se o PV abrir mão da candidatura

própria ainda no primeiro tur-no, poderá passar à sociedade curitibana a imagem de que é um partido menor, incapaz de ter propostas e que cede a acordos políticos por conve-niência eleitoral: "Queremos que o PV seja protagonista nestas eleições municipais, como o foi nos últimos pleitos majoritários à Presidência da República, ao governo e na capital do Paraná. Já, no se-gundo turno, a história é outra, porque o partido sempre sai fortalecido com candidatura própria”, argumenta.

Impossível imaginar que uma instituição financeira do porte do Banco Itaú, que propaga a imagem de “banco mais sustentável d mundo” possa fazer vista grossa diante do que ocorre na agência de Santo Antônio da Platina. O desrespeito para com a clien-tela, principalmente aqueles que mais precisam de ajuda, os cidadãos mais carentes e desinformados, os idosos, entre outros, deixa-nos com uma ponta de preocupação. A� nal, o “banco sustentável”

é o que é pelo menosprezo com que trata seus clientes?

Vamos aos exemplos: na maioria das vezes, o públi-co que recorre ao agente � nanceiro, se necessitar doa atendimento direto, tem a sua disposição dois caixas, muitas vezes um deles sendo divido entre clientes comuns e os preferenciais (idos, grávidas, lactentes, entre outros). Dá para se prever o tempo de espera para ser atendido. As funcionárias, simpáticas e solícitas, pouco podem fazer.

Cadê ajudaNa sexta-feira, dia 30 de dezembro, havia expediente interno,

mas sem atendimento ao público. Dezenas de idosos e pessoas que necessitam de apoio para operar caixas eletrônicos, não sabiam a quem recorrer, enquanto os funcionários na agencia eram vistos transitando no interior da unidade.

Cadê o dinheiro 1No dia seguinte, sábado, 31, os caixas eletrônicos da agência do

Itaú, deixavam o interior da agência vociferando contra o banco. Simplesmente não havia dinheiro nos caixas. O que é pior: ao recor-rerem ao telefone colocando à disposição dos usuários, o aparelho mantinha-se absolutamente mudo e surdo. Na parede, a informação para recorrer ao 0800 causa mais uma frustração porque ao tentar usar o serviço, o cliente era informado que “reclamação” deveria ser feita a um número comum, da sede do banco em São Paulo, com ligação “paga” pelo cliente.

Cadê o dinheiro 2Ontem, que precisou novamente dos caixas eletrônicos fora

do horário comercial, deparou-se com apenas o caixa de “miúdos” funcionando, com lime de dois saques de R$ 60. Que diacho de banco sustentável é esse?

Abuso 1A redação desta Tribuna vem sendo bombardeada por telefone-

mas de leitores reclamando de alguns estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes, que utilizam-se indevidamente das calçadas, onde colocam mesas e cadeiras, prejudicando o transito de pedestres, obrigados a transitar no meio da rua, com os riscos naturais que isso representa.

Abuso 2O caso mais escandaloso é o da lanchonete Chopão. Não contente

com a área de recuo que já possui os proprietários os proprietários resolveram se apoderar do que resta da calçada. Mas n]ao escapam outros estabelecimentos, como a lanchonete Madeirô, Ice Burger, entre outros.

Abuso 3Não escapam das críticas as construtoras e proprietários de imó-

veis em obras. A colocação de tapumes simplesmente anula os espa-ços das calçadas, obrigando o povão a caminhar no meio das ruas.

Falta � scalizaçãoOs proprietários merecem as críticas, mas o problema maior é a

falta de � scalização, que praticamente inexiste em Santo Antônio da Platina. Ser humano é que nem gado. Basta esquecer um pouco para que os animais estourem a cerca para comer o milho do vizinho. Nós, mortais chamados de inteligentes, somos ainda piores.

Projeto rede� ne tempo dos partidos A informação está no portal do PMDB nacional: tramita na

Câmara o Projeto de Lei 2394/11, de autoria do senador José Sarney, que estabelece duração diferente para os programas gratuitos de rádio e TV destinados aos partidos políticos, de acordo com seus resultados eleitorais.

A proposta também trata dos requisitos para funcionamento parlamentar dos partidos na Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto, o partido que tiver apenas a representação mínima de três deputados federais terá direito a um programa anual, em cadeia nacional de rádio e TV, com a duração de dez minutos.

Já o partido que eleger representantes em pelo menos cinco estados, obtiver pelo menos 1% dos votos apurados para a Câmara dos Deputados - não computados os nulos e brancos -, e que tiver representante eleito também na eleição anterior terá direito a um programa nacional de dez minutos por semestre.

Além disso, esse partido terá direito a 20 minutos de inserções, por semestre, em rede nacional, as quais poderão ser de 30 segun-dos ou de 1 minuto cada uma; e a outros 20 minutos de inserções da mesma duração nas emissoras estaduais, também por semestre.

O partido sem a representação mínima de três deputados terá direito a um programa por semestre em cadeia nacional, com du-ração de cinco minutos.

Pela legislação vigente (Lei dos Partidos Políticos - 9.096/95), todos os partidos com representação na Câmara têm igualmente direito a um programa em cadeia nacional, e a outro em cadeia estadual, a cada semestre, com a duração de 20 minutos cada um.

Todos esses partidos têm também igual direito a 40 minutos, por semestre, para inserções de 30 segundos ou 1 minuto, nas redes nacionais, e de igual tempo nas emissoras estaduais.

Page 4: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALEA-4 Economia

EMPRESAS

MÍNIMO

MERCADOCrescimento foi puxado pelos consumidores de baixa renda. Nordeste lidera pelo segundo ano consecutivo a busca por crédito

Demanda do consumidor por crédito cresceu 7,5% em 2011

Novo teto do Simples estimula Empreendedores Individuais

Reajuste aumentará folha do INSS em R$ 22,4 bi

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Da Assessoria

De acordo com Indi-cador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou cré-dito cresceu 7,5% em 2011. Este resultado reflete uma desaceleração em relação ao desempenho de 2010, já que naquele ano a alta da demanda do consumidor por crédito havia sido de 16,4%. Na comparação com novembro/11, a procura dos consumidores por crédito avançou 4,6% e, em relação ao mês de dezembro/10, houve recuo de 4,6% na demanda dos consumidores por crédito.

A alta das taxas de juros que prevaleceu até o final de agosto do ano passado,

o maior nível de endivida-mento dos consumidores, a alta da inflação, o aumento da inadimplência tornando mais seletiva a oferta de crédito por parte dos agen-tes financeiros e o agrava-mento da crise financeira na Europa foram os fatores que contribuíram para este desempenho mais fraco da demanda do consumidor por crédito em 2011, observam os economistas da Serasa Experian.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Os consumidores das ca-madas inferiores de rendimen-to mensal foram os que puxa-ram (crescimento acima da média) a alta da procura por crédito em 2011. Os avanços foram de 20,0% para aqueles cujo rendimento mensal situa-

se abaixo de R$ 500,00 e de 8,7% para aqueles que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. A diminuição da informalidade no mercado de trabalho em 2011 bene� ciou, principalmente, os indivíduos de baixa renda que passaram a dispor de maior acesso ao mercado de crédito.

Também se destacaram os consumidores que possuem rendimento mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, os quais aumentaram sua de-manda por crédito em 10,5% no ano passado.

As demais faixas de ren-dimento pessoal mensal também apresentaram va-riações positivas em suas de-mandas por crédito em 2011, porém abaixo da taxa média agregada de crescimento.

Análise por região

Todas as regiões geo-gráficas do país exibiram crescimento nas demandas dos seus consumidores por crédito em 2011, com des-taque para o Nordeste, que registrou crescimento de 11,7%. Foi o segundo ano consecutivo em que os con-sumidores nordestinos lide-raram a busca por crédito, já que em 2010 este número havia crescido 17,7%.

Também o Centro-Oeste acusou uma evolução acima de média nacional em ter-mos de demanda dos seus consumidores por crédito no ano passado: alta de 8,9%.

Já nas demais regiões geográficas do país, as taxas de expansão da busca por crédito de seus consumido-res situaram-se abaixo da média nacional.

Valor Econômico

O reajuste de benefícios e contribuições do Instituto Na-cional de Seguridade Social (INSS) vale desde 1º de janeiro, segundo confirmou portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União, de ontem, 9.

A correção dos benefícios implicará R$ 22,4 bilhões em despesas adicionais com a previ-dência de trabalhadores do setor privado. Os gastos serão cerca de 70% superiores ao impacto na folha do INSS em 2011, que foi de R$ 13,2 bilhões.

Aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo foram reajustadas em 6,08%, segundo a variação do INPC, elevando o teto de R$ 3.691,74 para R$ 3.916,20. De acordo com o Ministério da Previdência So-cial, esse reajuste vai representar um impacto líquido de R$ 7,6 bilhões na folha de pagamentos do INSS em 2012, para 9,2 mi-lhões de segurados.

Já os benefícios de até um salário mínimo, cujo reajuste foi de 14,1% � xando o valor em R$ 622, custará R$ 14,8 bilhões adicionais no ano, para um uni-verso de 19,2 milhões segurados.

A portaria traz ainda as no-vas faixas de contribuição ao INSS por parte dos trabalhado-res, incluindo domésticos e tra-balhadores avulsos. As alíquotas são de 8% para os que ganham até R$ 1.174,86; de 9% para quem ganha entre R$ 1.174,87 e R$ 1.958,10 e de 11% para os que ganham entre R$ 1.958,11 e R$ 3.916,20.

Das Agências

O novo teto da receita bruta anual do Empreendedor Indivi-dual (EI), que passou de R$ 36 mil para R$ 60 mil a partir de 1º de janeiro, já contribui para o cres-cimento do programa do governo federal. Apenas nos quatro primei-ros dias úteis de 2012, 15.856 traba-lhadores saíram da informalidade no Brasil. A formalização desse público é feita por meio do Portal do Empreendedor.

Para Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-

quenas Empresas (Sebrae), o novo limite bene� cia principalmente os EI estabelecidos em áreas urbanas. “Para o empreendedor localizado em regiões metropolitanas, o teto de R$ 36 mil limitava as possibili-dades. Com R$ 60 mil, ele pode viabilizar projetos de quali� cação para tornar-se mais competitivo ao ponto de se tornar microempresá-rio”, destaca.

De acordo com pesquisa do Sebrae, em todo o país 87% dos EI pretendem se tornar microem-presários. “Eles querem crescer e se modernizar e o novo teto viabiliza-rá seu crescimento”, aponta Quick.

A Lei Complementar 139/11, que alterou o teto do EI, também traz simpli� cações para o dia a dia do empreendedor. Entre elas, a possibilidade de alterar ou cancelar o cadastro pela internet. Para isso, o novo sistema está sendo desenvol-vido pelo Comitê Gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), vinculado ao Ministério do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Outra vantagem é a isenção da exigência de apresentar certi� ca-ção digital para o recolhimento do

Fundo de Garantia do empregado. A medida foi regulamentada pelo Comitê Gestor do Simples Na-cional. Atualmente, a legislação permite aos empreendedores individuais a contratação de um empregado.

Hoje, dois anos e meio após a criação do EI, o Brasil já tem mais de 1,9 milhão de empreendedores individuais. Varejistas de roupas e cabeleireiros são as categorias que apresentam o maior número de formalizações. Em 2012, os estados que lideram os registros são: São Paulo – 1.302; Rio Gran-de do Sul – 1.124; Minas Gerais

– 1.007; Ceará – 691; e Rio de Janeiro – 562.

A partir de janeiro, mais sete atividades econômicas podem se formalizar como EI: bene� -ciador de castanha, comerciante de produtos de higiene pessoal, técnico de sonorização e de ilu-minação, fabricante de castanha de caju e amendoim torrados e salgados, fabricante de polpas de frutas, fabricante de produ-tos de limpeza e fabricante de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes. No total, 471 categorias se enquadram no programa do EI.

Indicadores Econômicos: elaboração daagência Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

Índices em % jul ago set out nov dez ano 12m INPC (IBGE) 0,00 0,42 0,45 0,32 0,57 0,51 6,08 6,08IPCA (IBGE) 0,16 0,37 0,53 0,43 0,52 0,50 6,50 6,50IPCA-15 (IBGE) 0,10 0,27 0,53 0,42 0,46 0,56 6,56 6,56IPC (FIPE) 0,30 0,39 0,25 0,39 0,60 0,61 5,81 5,81IPC (IPARDES) 0,15 0,46 0,30 0,23 0,39 - 5,19 5,91IGP-M (FGV) -0,12 0,44 0,65 0,53 0,50 -0,12 5,10 5,10IGP-DI (FGV) -0,05 0,61 0,75 0,40 0,43 -0,16 5,00 5,00IPA-DI (FGV) -0,13 0,77 0,94 0,48 0,34 -0,55 4,12 4,12IPC-DI (FGV) -0,04 0,40 0,50 0,26 0,53 0,79 6,36 6,36INCC-DI (FGV) 0,45 0,13 0,14 0,23 0,72 0,11 7,49 7,49

nov dez janBTN + TR 1,563033 1,564041 1,565506TJLP (%) 6,00 6,00 6,00Sal. mínimo 545,00 545,00 622,00FGTS (%) 0,3087 0,3112 -TAXA SELIC ANUAL: 11,00%

FacultativoContribui com 20% sobre qualquer valorentre R$ 545,00 (R$ 109,00) e R$ 3.691,74(R$ 738,34), através de carnê.

AssalariadosSalários até 1.107,52 8,00%De 1.107,53 até 1.845,87 9,00%De 1.845,88 até 3.691,74 11,00%

Empregados domésticosAlíquota % R$ mín R$ máx

Empregado 8 a 11 43,60 406,09Empregador 12 65,40 443,01Total 20 a 23 109,00 849,10

BASE (R$) Alíquota Parc. a% deduzir

Até 1.637,11 - -De 1.637,12 até 2.453,50 7,5 122,78De 2.453,51 até 3.271,38 15 306,80De 3.271,39 até 4.087,65 22,5 552,15Acima de 4.087,65 27,5 756,53

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 164,56 pordependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - con-tribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.637,11 poraposentado a partir de 65 anos; 5 - contribui-ções à previdência privada e aos Fapi pagaspelo contribuinte; b) Carne Leão: itens de 1 a 3mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período TR TBF POUP3/12 a 3/1 0,0707 0,8312 0,57114/12 a 4/1 0,1002 0,8710 0,60075/12 a 5/1 0,1323 0,9334 0,63306/12 a 6/1 0,1377 0,9388 0,63847/12 a 7/1 0,1268 0,9078 0,62748/12 a 8/1 0,0995 0,8803 0,60009/12 a 9/1 0,0687 0,8292 0,569010/12 a 10/1 0,0609 0,8114 0,561211/12 a 11/1 0,0895 0,8502 0,589912/12 a 12/1 0,1386 0,8696 0,639313/12 a 13/1 0,1280 0,9190 0,628614/12 a 14/1 0,1296 0,9206 0,630215/12 a 15/1 0,1090 0,8999 0,609516/12 a 16/1 0,0651 0,8256 0,565417/12 a 17/1 0,0684 0,8189 0,568718/12 a 18/1 0,0873 0,8580 0,587719/12 a 19/1 0,1090 0,8898 0,609520/12 a 20/1 0,1320 0,9130 0,632721/12 a 21/1 0,1050 0,8758 0,605522/12 a 22/1 0,0932 0,8539 0,593723/12 a 23/1 0,0624 0,8229 0,562724/12 a 24/1 0,0704 0,8309 0,570825/12 a 25/1 0,0998 0,8706 0,600326/12 a 26/1 0,1281 0,9191 0,628727/12 a 27/1 0,1255 0,9265 0,626128/12 a 28/1 0,1286 0,9296 0,629229/12 a 29/1 0,1004 0,8812 -30/12 a 30/1 0,0705 0,8410 -31/12 a 31/1 0,0675 0,8180 -1/1 a 1/2 0,0864 0,8571 0,58682/1 a 2/2 0,1400 0,8710 0,6407

TR MÊS % ano 12 mNovembro/11 0,06 1,11 1,26Dezembro/11 0,09 1,21 1,21Janeiro/12 0,09 0,09 1,22

TAXAS DIÁRIAS %

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionaisR$/m2 NOV DEZ %m %ano %12m

Paraná 993,75 995,55 0,18 8,59 8,59

Norte 970,12 971,73 0,17 8,24 8,24

Noroeste 971,61 973,85 0,23 9,70 9,70

Oeste 996,77 997,52 0,08 8,82 8,82

SOJA - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Paranaguá 51,50 3,0% 13,2%Ponta Grossa 49,00 3,2% 12,6%Maringá 48,00 3,2% 10,3%Cascavel 48,00 3,2% 11,6%Sudoeste 48,00 3,2% 10,3%Guarapuava 48,00 3,2% 10,3%

MILHO - saca 60kgParanaguá 30,00 15,4% 22,4%Sudoeste 30,00 20,0% 33,3%Cascavel 29,00 16,0% 31,8%Maringá 29,00 20,8% 31,8%Ponta Grossa 29,00 20,8% 28,9%Guarapuava 29,00 23,4% 28,9%

TRIGO - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Curitiba 27,50 0,0% 0,0%Ponta Grossa 27,00 0,0% 0,0%Maringá 27,00 0,0% 0,0%Cascavel 27,00 0,0% 0,0%

SALÁRIO FAMÍLIA - NOVEMBRO/2011Salário de até R$ 573,91 R$ 29,43Salário de R$ 573,92 a 862,60 R$ 20,74

Vencimento: empresas 20/01 e pessoas físicas 16/01. Após multas de 4% a 100% e juros (Selic)

Empresário/empregadorContribui com 11% sobre o pró-labore, entreR$ 545,00 (R$ 59,95) e R$ 3.691,74 (R$ 406,09),através de GPS.

Autônomo1) Quem só recebe de pessoas físicas: recolhepor carnê 20% sobre os limites de R$ 545,00 (R$109,00) a R$ 3.691,74 (R$ 738,34). 2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: aempresa recolhe 11% sobre o máximo de R$3.691,74 (R$ 406,09) e desconta do autônomo. 3) Quem recebe de jurídicas e físicas: têmdesconto de 11% sobre o que recebe de jurídicas,até R$ 3.691,74 (R$ 406,09). Se não atingir esteteto, recolhe 20%, via carnê, sobre a diferença atéR$ 3.691,74.4) Aut. especial: recolhe 5% por carnê, sobre R$545,00 (R$ 27,25), mas só se aposenta por idade.

SOJA - US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjan/12 1.225,75 36,25 2,3% 10,7%mar/12 1.233,00 36,50 2,1% 10,4%

MILHO - US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSmar/12 652,00 8,50 0,9% 9,7%mai/12 659,50 8,75 0,7% 9,4%

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg)

jan/12 320,20 10,60 3,5% 15,6%mar/12 323,50 11,10 3,3% 15,0%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

mar/12 641,75 17,00 -1,7% 7,7%mai/12 660,75 17,00 -1,6% 7,0%

Ações % R$Petrobrás PN +1,34 22,63 Vale PNA +0,10 39,50 ItauUnibanco PN +0,63 35,14 Bradesco PN +0,25 31,68 V-Agro ON +9,38 0,35 B2W Varejo ON +3,65 9,38 Cia Hering ON +2,88 36,78 JBS ON -3,30 5,87

INDICE BOVESPA Alta: 0,82% 59.082 pontos

Volume negociado: R$ 4,64 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSAS NO MUNDO %Dow Jones 12.392,69 +0,27Londres 5.612,26 -0,66Frankfurt 6.017,23 -0,67Tóquio 8.390,35 -1,16

IR 2011 - A oitava parcela venceu em 30/11.No pagamento desta e outras parcelas atrasa-das há em janeiro Selic de 8,58% + multa.

MÊS TAXA SELICOut/11 0,88%Nov/11 0,86%

MÊS TAXA SELICDez/11 0,91%*Jan/12 1,00%

*No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 09/01/12

Indicadores Econômicos Mercado AgropecuárioBOVESPA 09/01/12

IR JANEIRO

TR, TBF, POUPANÇA

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 09/01/12

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA DEZEMBRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ

OUTROS INDICADORESÍndice nov dez janINPC (IBGE) 1,0666 1,0618 1,0608IPCA (IBGE) 1,0697 1,0664 1,0650IGP-M (FGV) 1,0695 1,0595 1,0510IGP-DI (FGV) 1,0678 1,0556 1,0500* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUPANÇA MÊS % ano 12 mNovembro/11 0,56 6,82 7,50Dezembro/11 0,59 7,45 7,45Janeiro/12 0,59 0,59 7,45

Produto unidade média var. var. var. C.Proc. Jacar.PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 43,26 0,2% 2,2% 6,7% 42,80 44,00 MILHO saca 60 kg 21,88 0,8% 1,3% 7,6% 21,30 23,60 TRIGO saca 60 kg 23,36 -0,2% -0,6% -1,8% 23,00 25,90 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 113,12 3,2% 4,9% 19,6% - 130,00 BOI GORDO arroba, em pé 96,63 0,1% 0,2% -0,8% 97,00 94,00 SUÍNO kg, vivo 2,49 0,0% -1,6% -0,4% 2,60 2,80 FRANGO kg, vivo 1,77 0,0% -4,8% -2,2% - 2,10 CAFÉ BEN. beb. dura, 60kg 435,95 -0,2% 0,2% -2,1% 420,00 440,00 CAFÉ kg, em coco 6,96 -0,7% -0,4% -2,8% 7,15 6,70

PREÇO AO PRODUTOR 05/01/12

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQPRODUTO R$ DIA MÊSBezerro (1) 726,86 0,00% -1,33%Boi gordo (2) 98,88 0,74% -2,63%Café (3) 488,41 1,35% 0,66%Algodão (4) 166,91 0,15% 1,43%1- preço médio no MS, unid. de 8 a 12 meses; 2 -média à vis-ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg pos-to SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma,cent/R$ por libra-peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 09/01/12

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 09/01/12CAFÉ - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSmar/12 221,85 0,10 -2,2% -1,2%mai/12 224,65 0,10 -2,2% -1,4%

ALGODÃO - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSmar/12 96,44 0,58 5,1% 6,6%mai/12 96,12 0,60 4,8% 6,7%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 09/01/12

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

C-cotação de fechamento (ajuste diário); VP-variação diária (1 ponto = US$ 1,00 ou R$1,00); CN - contratos negociados no dia; CA-contratos em aberto.

57.829 59.264 59.364 58.546 58.600 59.082

SOJA FINANCEIRO - US$ saca 60 kgCont. C VP CN CAjan/12 - - - - mai/12 28,04 0,44 235 2.635

MILHO - R$/saca 60 kgCont. C VP CN CAjan/12 31,24 -0,08 260 2.950 mar/12 28,91 0,19 558 5.683

BOI GORDO - R$/arroba

jan/12 96,85 0,00 832 3.168 out/12 100,78 0,08 5 2.402

CAFÉ - US$/saca 60 kg (arábica)

mar/12 298,85 -0,45 1.060 3.145 set/12 285,75 1,45 45 2.854

02/01 03/01 04/01 05/01 06/01 09/01

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apuradosOURO - BM&F var. dia

09/01 R$ 95,00 /grama 0,00%

DÓLAR COMERCIALBaixa: 0,86% Var. janeiro: -1,77%

Compra R$ 1,833Venda R$ 1,835

DÓLAR PTAX (Banco Central)Baixa: 0,04% Var. janeiro: -1,68%

Compra R$ 1,8435Venda R$ 1,8442

DÓLAR PARALELOBaixa: 0,50% Var. janeiro: -1,00%

Compra R$ 1,78Venda R$ 1,98

DÓLAR TURISMOBaixa: 0,51% Var. janeiro: -1,27%

Compra R$ 1,750Venda R$ 1,940

EUROAlta: 0,15% Var. janeiro: -3,04%

Compra R$ 2,3483Venda R$ 2,3493

EURO TURISMOEstável Var. janeiro: -2,73%

Compra R$ 2,30Venda R$ 2,49

OUTRAS MOEDAS X REALIene R$ 0,0240Libra esterlina R$ 2,85Peso argentino R$ 0,43

US$ 1 É IGUAL A:Iene 76,88Libra esterlina 0,6477Euro 0,7850

Grupo 1 R$ 708,74Trab.s na agricultura.

Grupo 2 R$ 736,00Serviços administrati-vos, domésticos e ge-rais, vendedores e trab.de reparação.

Grupo 3 R$ 763,26Trab. produção de bense serviços industriais

Grupo 4 R$ 817,78Técnicos nível médio.

* Valores válidos demaio/2011 a abril/2012

Page 5: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

Agência Estadual

Um balanço concluído pela Secretaria de Estado da Saúde na semana passada aponta um crescimento de 40% nos transplantes realizados no Paraná no ano passado, em re-lação ao ano anterior. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, foram 1.684 procedimentos, contra 1.211 em 2010.

O aumento se deve, em grande parte, à melhoria na captação e transporte dos ór-gãos, à criação das Comissões de Procura de Órgãos e Teci-dos para Transplantes (Copot-ts) e constantes capacitações dos pro� ssionais de saúde. O destaque foi o crescimento do número de transplantes de córneas. Em janeiro de 2011, 700 pessoas esperavam por reste tipo de transplante no Estado. O número foi zerado na última semana do ano.

As córneas captadas no período em que não houve re-ceptores foram oferecidas para estados como Goiás, Piauí e Maranhão. Durante o ano

todo, 199 córneas foram re-passadas ao cadastro nacional.

Em Curitiba e Região Me-tropolitana, por exemplo, não há mais fila de espera. O paciente que é inserido no sistema, com todos os exames pré-transplantes em dia, pode ser submetido ao procedimen-to imediatamente.

Esse foi o caso do estudante Thierry Izuta, 20 anos, que recorreu ao Sistema Único de Saúde após descobrir que tinha ceratocone em um dos olhos. “Meu oftalmologista disse que a melhor solução para evitar que eu perdesse a visão era o transplante, só que não esperava que fosse tão rá-pido”, explicou � ierry, que fez o transplante de córnea cinco dias depois de ter entrado no cadastro de receptores.

A cerotocone é uma doen-ça hereditária que afeta a parte central da córnea e prejudica seriamente a visão. � ierry foi operado em dezembro e passa por processo de adaptação das novas córneas, mas, segundo ele, sua visão já melhorou sensivelmente. “Neste ano

TRIBUNA DO VALE Saúde A-5

ESTADO

DENGUEMaiores municípios da região começaram ontem com novo programa de mapeamento que prevê combate a dengue

Santo Antônio e Jacarezinho iniciam levantamento de índice rápido

Paraná aumenta em 40% o número de transplantes

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Felipe Peres

Os departamentos muni-cipais de Vigilância Sanitária de Santo Antônio da Pla-tina e Jacarezinho, as duas maiores cidades do Norte Pioneiro, deram início ontem ao Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo do levan-tamento, que é baseado em amostragem, é identi� car as áreas com maior incidência de infestação do mosquito transmissor da doença e os criadouros predominantes.

Em Santo Antônio da Pla-tina, ao todo, vão participar da primeira ação do LIRAa 10 agentes de endemia do Departamento de Vigilância Sanitária. Como manda o

protocolo do levantamento, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, os agentes vão levar cinco dias para mapear o município. “Foi iniciado hoje (ontem) e no início da sema-na que vem estaremos com os números relacionados a infestação do mosquito Ades aegypti no início da próxima semana”, disse Roseli Teixei-ra, que fez ainda um alerta a população. “É importante deixar claro que o combate a dengue depende muito da colaboração da população. Precisamos manter os índi-ces vetoriais baixos”, disse a chefe, referindo-se ao último índice de infestação vetorial, medido em dezembro e que registrou 0,92%. O índice má-ximo exigido pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Em Jacarezinho, o De-partamento de Vigilância Sanitária também separou 10 agentes de endemia para o levantamento. Para o chefe do departamento, Luiz Carlos Ferreira, o mapeamento vai ajudar os profissionais de saúde a nortearem com mais precisão as ações de comba-te. “Através do relatório do levantamento conseguiremos identi� car os locais onde há mais focos do mosquito, já que o mapeamento divide a cidade em extratos. Com isso as ações de combate tendem a � carem mais precisas”, expli-cou. O mapeamento também indica os criadouros mais predominantes.

O objetivo de Ferreira é o mesmo de Roseli: manter os índices de infestação bai-xos. “O último ciclo de 2011 terminou com um valor de 0,85%. Queremos manter esse nível”, disse. Ferreira informou ainda que os agentes farão mais três levantamentos ao longo do ano. “Iniciamos esse levantamento que é referente a primeira quinzena de janeiro. Depois faremos, também na primeira quinzena de cada mês, levantamentos em março,

junho e outubro”, completou. LIRAaO Levantamento de Índice

Rápido do Aedes aegypti (LI-RAa) é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. As se-cretarias municipais de Saúde realizam o levantamento qua-tro vezes ao ano, nos meses de janeiro, março, julho e

outubro. O objetivo do levantamen-

to é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mos-quito e os criadouros predo-minantes. Essas informações possibilitam a intensi� cação das ações de combate à den-gue nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, como mutirões, vis-torias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas

de maior risco com a ajuda do LIRAa.

O levantamento também é importante ferramenta de mobilização. O detalhamento do LIRAa por bairro tem o objetivo de dar a dimensão real sobre a incidência do Ae-des aegypti em cada cidade.

Com as informações do LIRAa, a população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para se prevenir da doença.

Funcionários da Sesa passam com bombas costais por bairro de Santo Antônio da Platina; levantamento ajuda a nortear ações de combate

Antônio de Picolli

SAÚDEInvestigações sobre caso de hantam vírus em Wenceslau Braz continua

Felipe Peres

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou ontem que não descarta que o primei-ro caso de hantavírus registra-do na região tenha acontecido em Wenceslau Braz. Técnicos da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, capturaram roedores -que servem como reservatório do vírus transmissor da doença-

da zona rural da cidade para o estudo. Porém, o resultado do exame deu negativo. Mesmo assim, a Sesa não descarta que

A suspeita do primeiro caso de hantavírus na região começou no começo de de-zembro. Um homem, morador de Florianópolis-SC –que não teve o nome divulgado pela Sesa- teria passado por Wen-ceslau Braz, onde trabalhou na limpeza de uma propriedade

rural e, ao retornar a Santa Ca-tarina, começou a apresentar os sintomas da doença.

Alguns dias depois, o pa-ciente foi examinado e � cou constatado que ele havia sido contaminado pelo vírus. Sa-bendo disso, a Sesa começou a rastrear os locais por onde o homem havia passado nos últimos 60 dias. “Como a hantavirose é transmitida exclusivamente por roedores

silvestres, a suspeita maior de incidência da doença foi Wen-ceslau Braz”, disse a chefe da Central de Zoonoses da Sesa em Curitiba, Gisélia Rúbio. Apesar da doença ser conside-rada perigosa, com média de 40% de letalidade, o paciente foi internado e já recebeu alta, segundo informações da própria Sesa.

Com a suspeita do caso, técnicos da Fiocruz estiveram

na propriedade onde o pacien-te trabalhou em Wenceslau Braz e onde provavelmente teria contraído a doença. No local, os pro� ssionais captu-raram dois roedores. Mesmo com a negativa do exame, Gisélia não descarta que o paciente tenha contraído a doença em Wenceslau Braz. “Os exames deram negativo, acontece que apenas dois ani-mais foram estudados”, disse.

“Agora dependemos de estu-dos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que vai rastrear os locais por onde o paciente passou antes de contrair o vírus. Agora temos que esperar esse levantamento de Santa Catarina para termos uma nova posição”. A chefe da Central de Zoonoses da Sesa disse que não há um prazo de� nido para os estudos serem concretizados.

tides Athayde Pedro Correa, a sensação desse tipo de vôo é diferente. “Voar sabendo que você está contribuindo para salvar outras vidas é bastante grati� cante”, ressaltou. No ano passado, o transporte aéreo captou três corações, 10 pân-creas, 28 fígados e 45 rins em todo o Estado.

Operação AéreaApós ser diagnosticada a

morte encefálica do paciente no hospital e a família ter au-torizado a doação, a Central Estadual de Transplantes é noti� cada sobre a existência de um possível doador. Com isso, a central emite a listagem de potenciais receptores e mo-biliza uma equipe médica para a retirada dos órgãos.

Se a retirada ocorrer em cidade diferente de onde está a equipe médica a central entra em contato com a Casa Civil que organiza o transporte. Chegando ao local da capta-ção, a equipe realiza o proce-dimento, informa a Central e direciona os órgãos e tecidos para o local onde o transplante será realizado.

pretendo tirar minha carteira de motorista, o que era muito difícil de acontecer antes do transplante”.

Transporte Um dos grandes avanços

de 2011 foi ampliação da in-tegração entre a Central de Transplantes e a Casa Civil para agilizar o transporte

aéreo de órgãos e das equipes que fazem a captação no Es-tado. Atualmente, o Governo do Estado pode ceder até duas aeronaves para a Central Esta-dual de Transplantes.

Em 2010, foram realizados 26 vôos a serviço da Secreta-ria da Saúde, sendo sete para transportar pacientes e 19 para

locomover equipes de capta-ção e órgãos. Já no ano passa-do, 58 vôos foram realizados, destes 20 foram destinados a transporte de pacientes e 38 para transporte de órgãos e equipes de captação.

Segundo o comandante de Aeronaves do Serviço Aéreo do Governo do Estado, Aris-

Dados da Central Estadual de Transplantes, foram 1.684 procedimentos no ano passado contra 1.211 em 2010

Page 6: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALEA-6 Cotidiano

TRÂNSITOColisão frontal deixa dois mortos e seis feridos na BR-153; capotagem mata motorista em Cambará

S.A.PLATINA

SEGURANÇA

CERCO POLICIAL

Fim de semana registra três mortes nas estradas da região

Morre vítima do 1º homicídio do ano registrado na região

Assaltante de lotérica de Cambará é preso em Palmital (SP)

Quatorze presos fugiram de WenceslauBraz e Sengés; três já foram capturados

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Da Redação

O f im de semana foi violento nas rodovias da

região. Três pessoas morre-ram e sete ficaram feridas em dois acidentes. O mais grave aconteceu na manhã de sábado, 7, no km 71 da BR-153, entre Conselheiro Mairinck e Ibaiti. Por volta das 7h30, Bruno Barbarini Filho, 64, que seguia senti-do Ibaiti com quatro passa-geiros, perdeu o controle do Fiat Pálio com placas de Cur it iba e invadiu a pista contrár ia . O carro bateu de frente com um VW Golf, placas de Cam-pinas (SP), conduzido por Fabiano Carlos Severino, 33, que seguia no sentido contrário com sua f i lha, uma menina de 10 anos. Os

dois condutores morreram na hora. Os passageiros foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para os hospit a i s de Ibait i e Santo Antônio da Platina.

Quatro das vítimas, três crianças e uma mulher so-freram cortes e escoriações. De acordo com o sargento Luiz Souza, do Corpo de Bombeiros de Santo Antô-nio da Platina, uma mulher que estava no Pálio apre-sentava o caso mais grave, com suspeita de trauma-tismo craniano. O investi-gador, Gilson Santos, que esteve no local para libe-rar os corpos ao Instituto Médico-L ega l ( IML) de

Jacarezinho, acredita que o acidente ocorreu por im-prudência, visto que o local é uma reta e a visibilidade era favorável no momento em que ocorreu a colisão. O delegado Pedro Dini Neto, instaurou inquérito 37ª De-legacia Regional de Polícia para apurar as causas do acidente.

A outra morte foi cau-sada por uma capotagem na ‘Curva do S’, na PR-431, entre Jacarezinho e Cam-

bará. Valdemar Moleiro, 62 anos, não conseguiu fazer a curva com o GM Marajó, com placas de Arapongas (PR) e capotou. Ele morreu na hora. A esposa, Iraci Gomes Moleiro, 66, sofreu ferimentos leves e foi en-caminhada ao Hospital de Cambará. Os bombeiros das duas cidades atenderam o acidente. A Polícia Rodo-viária Estadual (PRE) aten-deu a ocorrência e repassou o caso para a Polícia Civil.

O c omand ante d o 3 º Pelotão da 2ª Companhia da PRE, tenente Anderson Piske, recomenda cautela aos motor i s t as que vão pegar estradas nos fins de semana nas rodovias da região. “Mesmo após as fes-tas, janeiro é um período de férias escolares, em que as rodovias estão cheias, por isso os motoristas devem seguir com muito cuidado e sempre obedecer ao limite de velocidade”, aconselha.A Polícia Civil instaurou inquérito policial na 37ª DRP de Ibaiti para apurar as causas do acidente

Tanosite

Tanosite

Motorista do VW Golf não teve tempo de desviar do outro veículo que invadiu a faixa contrária

Celso Felizardo

Juarez Rob er to Fé l ix Filho, 21 anos, o Saddam, morreu ontem por volta das 13 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Jacarezinho. Ele estava internado desde a tarde de sexta-feira, 6, quando levou dois tiros – um na cabeça e outro na garganta – em um atentado na Vila Claro, em Santo Antônio da Platina. O cor-po foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) em Jacarezinho.

A polícia já tem man-dado de prisão expedido pela Justiça contra Tiago G onça lves Pe dre i ro, 18 anos, o Periquito, que está foragido. As polícias mili-tar e civil fizeram buscas m i nut o s ap ó s o c r i m e , mas não o encontraram.

Da Redação

As policias civil e militar de toda a região estão à pro-cura de cinco presos que fu-giram da carceragem da 36ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Wenceslau Braz na madrugada de domingo, 8. Com exceção de Valdeci Aparecido Moraes,19 anos, acusado de estupro contra uma criança, os outros qua-tro foragidos são todos pa-rentes e integrantes de uma quadrilha de roubos e tráfico de drogas. Valdinei Revelin, 35; Marcos Antônio Revelin, o Jabá, 33; Jamil Revelin, 31; Ziqueu Rodrigues Revelin, 21, são considerados perigo-sos pela polícia.

Os detentos serraram as grades da cela, quebraram

uma parede com uma barra de ferro e fugiram pelo solá-rio. Em seguida eles usaram um VW Passat, azul, e segui-ram para Carlópolis, onde abandonaram o veículo e se embrenharam em uma mata. De acordo com o delegado Isaías Fernandes Machado, os policiais chegaram bem próximo de capturá-los, po-rém com o início da noite tiveram que interromper as buscas. A carceragem que tem capacidade legal para nove presos, podendo chegar até a 25, estava com 43 detentos.

SengésNove presos fugiram na

noite de sábado, dia 7, em Sengés. Um já se entregou e dois já foram recuperados. Segundo informações da Po-lícia Militar, a fuga ocorreu

por volta das 23 horas, após os detentos perfurarem a laje de uma das celas. Durante a ma-drugada desta segunda-feira, um morador de Jaguariaíva acionou a Polícia Militar, pois havia encontrado em sua fa-zenda duas pessoas suspeitas.

Uma equipe da PM foi até o local, quase na divisa entre as cidades de Jaguariaíva e Sengés, e juntamente com o proprietário da área, visto-riaram a fazenda, mas não encontraram ninguém. Ao retornar ao pelotão, a equipe se deparou com dois homens andando pelo acostamento na PR-151, próximo a ponte do Cajuru. Os dois, um de 18 e outro de 24 anos, retornaram a delegacia de Sengés. A cadeia tinha 25 presos e vaga para apenas 10.

Delegado Isaías Fernandes Machado coordena as buscas na região de Wenceslau Braz

Da Redação

Um dos integrantes da qua-drilha que assaltou a casa loté-rica e a agência dos Correios de Cambará, na terça-feira, 2, foi preso neste � m de semana pela Polícia Militar em Pal-mital (SP). Comunicados dos assaltos, os policiais da equipe Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) de Assis (SP) faziam patrulhamento na divisa, no km 22 da rodovia SP-375, em Palmital quando abordaram Maicon Roberto da Silva em uma motocicleta Honda CG

125, azul, com placas de Ituiu-taba (MG). Após contato com a Polícia Civil em Cambará e Andirá, foi con� rmado a par-ticipação do suspeito no crime. Em pesquisa no sistema de informação, os policiais desco-briram que Silva também era foragido da Penitenciária de Valparaíso (SP). Ele foi preso e encaminhado a Delegacia de Palmital.

Um dia após o assalto, a Polícia Militar do Paraná já havia prendido Luis Henri-que Ferreira, 28 anos, que � cou ferido em uma troca de

tiros com um policial militar que estava de folga e � agrou a fuga. Ferido, Ferreira não conseguiu acompanhar os outros e pediu socorro em um sítio próximo a pedreira da prefeitura, próximo à Vila Gonzaga. Sem desconfiar de nada, um morador levou Ferreira até o hospital da ci-dade. Agora a polícia procura outros dois integrantes. Quem tiver informações sobre o paradeiro dos assaltantes deve ligar para o 190 ou (43) 3532-3400, na Delegacia de Cambará.

Testemunhas disseram que viram o rapaz fazer cinco disparos e fugir em uma moto Honda CG, prata. Os policiais acreditam que o crime possa estar ligado ao tráfico de drogas.

Com a morte de Saddam, as autoridades registram o primeiro homicídio do ano na região. Santo Antônio da Platina liderou o ranking no ano passado com 12 assas-sinatos confirmados, além de dois casos ainda sem so-

lução: uma ossada humana encontrada em um canavial no bairro Eunice Eleutério e um corpo carbonizado que estava dentro de um carro em chamas na PR-469, próximo ao Mirante do Cinzas, entre Santo Antônio da Platina e Abatiá. Os casos são investigados pela Polícia Civil na 38ª Delegacia Re-gional de Polícia (DRP) de Santo Antônio da Platina, mas dependem de laudos do Instituto de Criminalística.

Saddam morreu três dias após ser baleado na Vila Claro

Antônio de Picolli

Page 7: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE Esporte A-7

BOLA DE OUROArgentino repete feito de Fenômeno e Zidane ao ser eleito melhor do mundo pela terceira vez, mas é o único a ganhar três seguidos da Fifa

“ Muito feliz por estar participando, por vencer e por poder concorrer com dois craques de quem sou fã. Quero agradecer a Deus, e que todos aproveitem a festa"

A contratação do meia Carlos Alberto pelo Palmeiras já virou mais uma novela. Ontem o presidente Arnaldo Tirone concedeu entrevistas citando

que o acordo estava muito difícil em função da questão fi nanceira, mas as declarações do gerente de futebol César Sampaio são um pouco mais otimistas. Ainda há chance de sucesso nas conversas.

O atacante Túlio Maravilha já tem um lugar onde seguir na busca pelo seu milésimo gol: o Clube Sociedade Esportiva (CSE). A equipe, que disputa a primeira divisão do Campeonato Alagoano confi rmou ontem o acerto com o folclórico jogador, por meio de seu presidente, Antônio Oliveira.

Messi recebe prêmio das mãos de Ronaldo e entra para a história

MERCADO PRÊMIO PUSKÁS

Palmeiras oficializa contratação de Daniel Carvalho

Gol de Neymar é eleito o mais bonito de 2011

N OTAS

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Globoesporte.com

Lionel Messi entrou defi-nitivamente para a história do futebol mundial ontem. Das mãos de Ronaldo, o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zu-rique e foi eleito o melhor joga-dor do planeta pela terceira vez seguida com 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e ca-pitães das seleções, superando Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%). O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Bar-celona é o primeiro a receber por três anos seguidos.

Também na seleção dos 11 melhores do ano, Messi perdeu para Neymar na eleição do gol mais bonito de 2011: o golaço do craque santista contra o Flamengo em julho foi o mais votado pelos mais de 1,5 mi-lhão de torcedores no site da Fifa. A terceira Bola de Ouro emocionou o argentino.

“É um grande prazer para mim, o terceiro que consigo. É uma honra imensa. Quero compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companhei-ros, técnico, tanto do Barcelona como da seleção. Também que-ria compartilhar com Xavi, é a quarta vez que estamos juntos nessa eleição. É um prazer jogar com você”, disse Messi.

A Festa de Gala da Fifa na

Suíça coroou um ano quase perfeito de Messi no Barça. Dos seis títulos possíveis pelo clube, conquistou cinco: Es-panhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espa-nha e Supercopa da Europa (a única derrota foi a Copa do Rei para o Real Madrid). Em 70 jogos entre Barça e seleção argentina, o camisa 10 marcou 59 gols, deu 28 assistências, venceu 49 partidas, perdeu 17 e empatou quatro. “Estive aqui algumas vezes nessa situação, é uma grande emoção. O futebol me deu tudo que consegui na vida e só tenho a agradecer ao futebol”, disse Ronaldo antes de entregar a Bola de Ouro.

Segundo colocado, Cristia-no Ronaldo nem viajou para a festa em Zurique já que o Real Madrid jogará na terça contra o Málaga pela Copa do Rei. Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Zidane (1998, 2000 e 2003) também venceram o prêmio da Fifa três vezes, mas não em anos seguidos.

Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela revista "France Football" no futebol eu-ropeu, três jogadores foram tri-campeões: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992). No ano passado, Fifa e "France Football" unificaram seus prêmios para o melhor do

ano (e só Messi tem o troféu depois da união).

Marta perde e Guardiola e Barça superam Mourinho e Real

Nos outros prêmios da noi-te deontem em Zurique, desta-que para o final da hegemonia de Marta no futebol feminino: destaque da seleção japonesa campeã mundial, Homare Sawa foi eleita a melhor do mundo com 28,51%, deixan-do a brasileira em segundo (17,28%). A americana Abby

Wambach teve 13,26%.Entre os técnicos, Pep Guar-

diola (41,92%) venceu Alex Ferguson (15,61%) e José Mou-rinho (12,43%) para garantir o troféu da Fifa entre os homens, enquanto o japonês Norio Sa-saki foi o eleito no futebol fe-minino. A Federação Japonesa ganhou o troféu do Fair-Play, pela recuperação do país após o terremoto em março.

Ferguson não saiu de mãos abanando da Festa de Gala e levou para casa o Prêmio Presi-

dencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira. Na eleição da seleção dos 11 melhores do ano, o Barça teve cinco jogadores contra quatro do Real: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manches-ter United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barce-lona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

O argentino Lionel Messi recebeu na noite de ontem seu terceiro Bola de Ouro consecutivo

Futsal colorado

O Internacional decidiu reabrir sua equipe de futsal para a temporada 2012. Campeão do mundo no esporte em 1997, quando, curiosamente, também der-rotou o Barcelona (mesmo adversário da final do Mun-dial de futebol de 2006), o Colorado firmou uma parceria para retornar as quadras nesta temporada.

Elogio

Embora Adriano tenha se mostrado muito ofegan-te e com dores na região lombar nos primeiros trei-namentos do Corinthians em 2012, o zagueiro Paulo André se surpreendeu po-sitivamente com a forma física do companheiro. O excesso de peso do centro-avante é uma preocupação constante da comissão téc-nica e da diretoria do clube.

Não sai

Na última semana sur-giu a informação de que o Fenerbahçe, da Turquia, estaria interessado na con-tratação do atacante Borges. Segundo o jornal Diário de S. Paulo, os turcos te-riam oferecido 4 milhões de euros (R$ 9,4 milhões) para tirar o centroavante do Santos. Porém, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ri-beiro revelou que não rece-beu nenhuma proposta do Fener ou de qualquer outra equipe do futebol europeu para tirar o centroavante da Vila Belmiro.

Amistoso

O amistoso contra o Palmeiras, no próximo sá-bado, será encarado com seriedade pelo Ajax. Quem garante é o ex-jogador e atual técnico da equipe holandesa, Frank de Boer, que vai utilizar a partida no Pacaembu como preparação para a segunda parte do campeonato nacional e para a Liga Europa.

Um verde desconhecido

Frank de Boer tem pou-cas referências da equipe alviverde. Uma delas é o go-leiro Marcos, que anunciou o fim da carreira na quarta-feira passada e se recusou a fazer sua despedida neste amistoso. Os holandeses também conhecem o téc-nico Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 e que também trabalhou em Portugal e na Inglaterra. Sobre o Palmeiras que deve ir a campo, o conhecimento é pequeno.

Mais usado

Com a saída de Xandão para o Sporting Lisboa, de Portugal, Rhodolfo se tor-nou o zagueiro com mais jogos pelo São Paulo mesmo estando há menos de um ano no clube. Apesar de admitir que seu rendimento caiu em 2011 por conta de uma proposta da Juventus, ele garante que terá garra para se confirmar como titular.

Gazeta Esportiva

A diretoria do Palmeiras oficializou no início da tarde de ontem a contratação do meia Daniel Carvalho, que disputou o Campeonato Bra-sileiro pelo Atlético-MG. O jogador definiu um contrato até dezembro de 2012, com opção de renovação por mais duas temporadas.

A apresentação do novo reforço do Palmeiras será hoje, no treino da manhã. Na negociação, o Verdão deve confirmar a liberação do volante Pierre para o Galo.

Aos 28 anos, Daniel Car-

valho tem uma carreira mar-cada por uma boa experiên-cia no Internacional. Após se destacar no Inter no início da vida profissional, o atleta ganhou 11 t ítulos com a camisa do CSKA, da Rússia, inclusive a Copa da Uefa de 2005. Antes de ir ao Atlético-MG, ele ainda passou pelo Al-Arabi, do Catar.

Por fim, Daniel Carvalho serviu a Seleção Brasileira principal em três ocasiões, com dois gols marcados, além da passagem pelo time sub-20 do país em 2003, quando conquistou o Cam-peonato Mundial.

Lancenet

O Brasil foi muito bem repre-sentado na noite de Gala da Fifa. O gol do atacante Neymar, do Santos, sobre o Flamengo, em ju-lho, pelo Campeonato Brasileiro, foi eleito o mais bonito de 2011.

O ex-jogador mexicano Hugo Sánchez deu o Prêmio Puskás a Neymar, que agrade-ceu e se disse honrado em estar participando da festa.

“Muito feliz por estar parti-cipando, por vencer e por poder concorrer com dois craques de quem sou fã. Quero agradecer a Deus, e que todos aproveitem a festa”, disse a Joia.

O gol de Neymar superou o de Lionel Messi contra o Arsenal e a bicicleta de Wayne Rooney contra o Manchester City para ganhar seu primeiro prêmio da Fifa.

Gol de Neymar contra o Flamengo, em julho foi o mais bonito de 2011

Page 8: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

cmyb

cyan magenta yellow black

Cirso Juliano foi o ganhador do prêmio da Acesap

A-8 Região TRIBUNA DO VALE

S.A.PLATINAAdequação e construção de novas unidades prometem reduzir fi la de espera que chega a 700 crianças

ANDIRÁMunicípio promove encontro e escolha de Miss e Mister Terceira Idade

JACAREZINHOPrefeitura inicia reforma da Praça na Vila Setti

S.A.PLATINAMorador do Conjunto Dr. Jamidas ganha carro zero em promoção Acesap

Novas creches vão criar 640 vagasTerça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aline Damásio

A Secretaria de Edu-cação de Santo Antonio da Platina anunciou para o ano le t ivo de 2012 a instalação de mais cinco C ent ros Munic ip ais de Educação Infantil (Cmeis), as antigas creches, destina-das à crianças de 0 a 5 anos.

As novas unidades se-rão instaladas através da adequação de dois prédios doados pelo executivo e da construção de três novas creches com obras previstas para este ano, investimen-tos que prometem reduzir

em 90% o déficit de 700 crianças à espera de vagas na educação infantil.

De acordo com a secre-tária de educação Maria Laura Rosendo, dois Cmeis já começam a funcionar a partir de março em imóveis doados pelo executivo. “Nos próximos dias iniciaremos a adequação de duas casas, que terão capacidades para atender mais de 160 crian-ças desde o berçário até o maternal. A intenção é reduzir o déficit de creches principalmente para crian-ças com menos de um ano, que chegam a 180 na nossa lista de espera”.

Ainda este ANP também estão previstas a construção de três supercreches viabili-zadas através do Programa de Aceleração do Cresci-mento (PAC) 2 e do Plano de Ações Articuladas (PAR) do governo federal. As su-percreches que serão ergui-das na cidade são dos tipos B e C. As do tipo C têm capacidade para abrigar 120 alunos e a do tipo B pode abrigar 240. A maior delas – tipo B – será construída na Avenida Antônio Castro Vilas, na Vila Ribeiro, com capacidade para 240 alunos.

O prédio terá investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão subsidiado pelo governo federal. As outras unidades serão construí-das, num terreno próximo ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, e outra no bairro Vitória Régia.

Atualmente Santo Anto-nio da Platina tem cadastra-das 4,3 mil crianças de zero a seis anos na rede muni-cipal e acumula um déficit

de 700 crianças sem creche. Em 2011 foram instalados três novos Cmeis que ofer-taram 250 novas vagas na educação infantil de 0 à 5 anos. Alojados em imóveis a lugados pela prefeitura e adaptados para suprir a falta de vagas nas creches municipais, o investimen-to ainda não foi suficiente para suprir a demanda de crianças sem creche no mu-nicípio. “Essa alta demanda

de a lunos é um re f lexo do crescimento da nossa cidade e espero que com a construção de mais essas unidades possamos sanar de vez a falta de vagas nas creches municipais e viabi-lizar uma melhor educação em nossa cidade”, afirmou a secretária.

ReformasEsta semana terá início

também as reformas e pre-paração das escolas muni-

cipais. Na Escola Municipal Nohê m i a L op e s G a lv ã o Neimam ( Vila Rica), Esco-la Municipal Ophélia Melo Nascimento(Conjunto Al-ceu Garbel ini) e Escola Municipal Ercílio Custódio (Colorado), serão constru-ídas mais duas salas de aula em cada uma para atender os mais de 300 novos alu-nos ingressam este ano em toda rede municipal.Tam-bém estão sendo feitas me-lhorias na Escola Franklim Delano Rooselvelt, antiga escola rural, ofertará mais de 300 vagas para o ensino em período integral. “Es-tamos investindo em mais segurança na escola que tem o diferencial de ofertar o ensino em período inte-gral com projetos e oficinas como capoeira, artesanato, reforço escolar e dança, além de oferecer cinco re-feições diárias e transporte gratuito. A ida da sede do Tiro de Guerra para o local também dará mais suporte para invest i r em outras atividades na escola ainda este ano”, informou Maria Laura. As matrículas po-dem ser feitas na sede da Secretar ia Municipal de Educação.

Secretaria de Educação prevê criação de 640 novas vagas em Cmeis para este ano letivo

Da Redação

O morador do Conjunto Dr. Jamidas em Santo Anto-nio da Platina, o aposentado Cirso Juliano, foi o vencedor da promoção Natal Brilho To-tal da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antonio da Platina (Acesap).

O prêmio, o carro, um Fiat Uno quilometro, foi entregue ontem na Ótica Platinense, loja onde o ganhador com-prou um óculos de sol e pre-encheu apenas dois cupons . “Comprei em várias locais do comércio, mas essa foi a única loja em que preenchi o cupom; jamais imaginei ter a sorte ganhar”, conta Juliano. O ganhador conta que já possui

Da Assessoria

A Prefeitura de Jacarezi-nho via Secretaria de Conser-vação Urbana, iniciou nesta semana a reforma da praça em frente à Paróquia São José Operário, na Vila Setti. As melhorias foram definidas em reunião realizada no final do mês de dezembro envolvendo o secretário de Conserva-ção Urbana Leonardo Costa Santos, a diretora de Meio Ambiente Annieli Maieski, o pároco responsável pelo bairro, padre Celso Miqueli e demais servidores municipais que estão trabalhando direta-mente na obra.

Para tratar dos detalhes destas mesmas melhorias, o pároco esteve recentemente no gabinete da prefeita Tina Toneti, em nome de toda co-munidade, junto com outros representantes do bairro em uma reunião que definiu os detalhes do projeto. Ficou acordado que nesta primeira semana, teria início a pre-paração dos barrancos que estão ganhando grama nova e tendo suas raízes cortadas. Já está em fase de conclusão também o nivelamento do terreno com terra e mureta. Além disso, toda a sarjeta será elevada e construída

uma pequena muretinha de 50 centímetros para garantir a proteção em toda parte onde houver a grama. No lugar em que atualmente existem pe-dras irregulares, do portão da igreja ao início da praça, será construída uma calçada, para facilitar o trânsito de pessoas, melhorando assim, a acessibi-lidade e estética da área.

Serão instaladas três li-xeiras pares, uma para lixo reciclado e outra orgânico, sendo localizadas duas na calçada nova e outra próxima aos bancos na praça. Os ban-cos passarão por reformas e serão todos pintados. Os pos-tes serão todos reformados e receberão lâmpadas novas.

Restauração do CruzeiroDe 20 a 28 de janeiro, 110

jovens missionários estarão trabalhando na paróquia e ajudarão na restauração do Cruzeiro da praça. Além do auxílio nas obras, os jovens também farão atividade so-cial de conscientização sobre a Dengue para os moradores da Vila Setti.

O Cruzeiro será ilumi-nado, ficando pronto para a missa do dia 26 de janeiro, 19h30, onde o Bispo D. An-tônio Braz Benevente presi-dirá a celebração, tendo como concelebrantes o padre Carlos

Sávio, assessor nacional do Setor da Juventude pela Con-ferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que visita esta comunidade em pers-pectiva da vinda do Papa ao Brasil em 2013. Haverá ainda a presença dos padres do Ins-tituto Secular de Schoenstatt, que estarão em missão com os jovens e demais sacerdotes que puderem comparecer.

De acordo com o padre Celso Miqueli, funcionários trabalharão para que até dia 10 de janeiro, a parte elétrica esteja pronta e que a ilumina-ção, grama e infraestrutura, estejam finalizados até o dia 26, data da Missa da Restaura-ção do Cruzeiro. Padre Celso sugeriu ainda demarcações transversais em torno da pra-ça para melhor estacionamen-to dos carros na parte baixa da praça, proposta encaminhada para análise junto aos técnicos da Prefeitura de Jacarezinho.

“Com as bênçãos de Deus, que todos os bons projetos e sonhos se realizem para o bem de todos! Aos que estão rezando e acreditam neste sonho, digo: se acreditarem em MIM (Jesus), faremos pro-gressos ainda maiores! Deus agindo, quem impedirá?”, foi a mensagem deixada pelo padre Celso Miqueli.

Obras na Vila Setti tiveram início nesta semana, com nivelamento do terreno e construção de muretas

Alfredo Jorge

carro, mas pretende ficar com o prêmio.

Mais de 50 mil cupons concorreram ao prêmio da promoção da Acesap que

fechou as vendas de Natal e Ano Novo com um cres-cimento de 17% nas vendas sobre o mesmo período do ano passado.

Da Assessoria

Em comemoração ao “Dia Internacional do Idoso”, cele-brado em 1º de outubro, cerca de 300 idosos participaram, no último dia 06, na casa da Ami-zade, de encontro festivo pro-movido pelo Conselho Muni-cipal dos Direitos do Idoso e Secretaria Municipal de Ação Social. O evento começou às 9 horas com pronunciamento da Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier que deu boas vindas e desejou uma boa confraternização a

todos. No mesmo dia foram escolhidos a Miss e o Mister Andirá de 2011.

Em seguida, padre Ivam Pedro orou com os partici-pantes pedindo as bênçãos de Deus. Após as preces teve inicio as atividades preparadas pelos organizadores, que se estendeu até o encerramento, às 16h30 com animado bailão. Na programação um suculento café da manhã, exercícios de alongamento sob a coordena-ção da equipe da AMEA, sor-teio de vários brindes, bingo de uma TV de 29 polegadas,

almoço, lanche com bolo e refrigerantes, arrasta - pé e escolha da Miss e Mister 3ª idade. Ao todo, 25 candida-tos entre homens e mulheres concorreram aos títulos, sob olhares atentos da plateia e da comissão julgadora que decidiu pela seguinte classifi-cação: Miss - 1º lugar – Odete Perugini, 60 anos; 2º Eunice Rodrigues, 75 anos; 3º Ester Machado, 80 anos; Mister: 1º lugar – Ari Gonçalves da Silva, 67 anos; 2º João Borsato, 75 anos; 3º Gildo Gonçalves, 85 anos.

Evento reuniu 300 idosos na última sexta-feira, dia 6, em Andirá

Page 9: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

cmyb

cyan magenta yellow black

TRIBUNA DO VALE

POLÍTICA AGRÍCOLADifi culdades climáticas, falta de seguro agrícola e inefi cácia de políticas governamentais levam a dívida dos produtores rurais a se acumular ano após ano

Agronegóciowww.tribunadovale.com.br

B-1

Dívidas rurais de R$ 140 bilhões desafiam produtores em 2012

SANINDADE QUEBRA DA SAFRAImplantação do Suasa será aceleradaGoverno agilizará

mecanismos de proteção a produtores rurais

Antônio de Picolli

Antônio de Picolli

Arquivo

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jornal do Comércio

Todos os anos, represen-tantes de produtores rurais de cada estado brasileiro realizam protestos, marchas e negocia-ções buscando uma solução para um problema que é crôni-co no agronegócio brasileiro: o endividamento agrícola. Embora algumas conquistas sejam obtidas temporaria-mente, como renegociações e abatimentos, as dificuldades climáticas e econômicas, bem como a falta de um seguro agrícola abrangente, forçam os agricultores a requisitar novas soluções governamentais ou enfrentar a ruína financeira.

O problema é tão crônico que o próprio valor total oficial devido por agricultores no Brasil é desconhecido. Segun-do Antônio da Luz, assessor econômico do Sistema Farsul( Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), esse número é difícil de ser obtido porque o sigilo bancário dificulta o acesso a informações das dívidas con-traídas no sistema financeiro brasileiro tomadas a partir de dinheiro do Tesouro. “Além do crédito oficial existem os em-préstimos feitos por empresas e bancos privados, o que nos

obriga a trabalhar apenas com estimativas.”

O último levantamento detalhado foi realizado em 2008 pelo deputado Luis Car-los Heinze (PP/RS), que na época era relator da medida provisória 432, que renego-ciava dívidas rurais. Segundo os dados averiguados pelo parlamentar, naquele ano a soma dos valores devidos pelos produtores ao sistema financeiro alcançava R$ 90 bilhões. Apenas em 2008, 2,8 milhões de contratos foram renegociados, prorrogando R$ 75 bilhões. No entanto, segun-do a Comissão de Agricultura da Câmara, no mesmo ano, os débitos do setor alcançaram a casa dos R$ 100 bilhões devido a catástrofes climáticas que prejudicaram as lavouras.

Atualmente, de acordo com a Subcomissão de Endi-vidamento Agrícola da Câ-mara dos Deputados, a dívida acumulada dos produtores brasileiros deve chegar a R$ 140 bilhões. Mas um levan-tamento mais preciso já está sendo elaborado pelo órgão, que foi instituído na metade de 2011. Segundo o presidente da subcomissão, deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), fo-ram requisitadas informações

para conhecer os números reais das dívidas agrícolas. “Precisamos ouvir as entidades ligadas à agricultura, gestores púbicos, representantes das instituições financeiras entre outros que possam contribuir na discussão, além de também debater com os governos fede-ral e estadual”, enfatiza.

Segundo o deputado fe-deral Nelson Padovani (PSC-PR), relator da subcomissão, a principal causa do endivi-damento seria a falta de um seguro agrícola para cobrir as despesas dos produtores quando há interferências cli-máticas na produção, como excesso de chuva, seca ou ge-adas, e também a falta de pre-ços para os produtos. Dados do Ministério da Agricultura mostram que 55% das perdas na atividade agrícola são por falta da chuva, e outros 30% pelo excesso de água. “O que está acontecendo se deve à falta de prevenção, que seria o fundo para catástrofes. Por isso, o governo tem que en-tender que a ajuda não é uma despesa, e sim um investi-mento”, afirma o parlamentar.

Para Padovani, a ques-tão do endividamento está se agravando. O deputado lembra que, no passado, o

governo já fez operações de renegociação, alongamentos por meio dos programas de securitização como o Pesa (Programa Especial de Sane-amento de Ativos) e, mais re-centemente, a Lei 12.249/10, que reabriu os programas de refinanciamento. “Mas tudo isso não alcançou o homem do campo, pois nos valores das dívidas foram embutidos muitos juros e multas, impos-sibilitando o pagamento, mes-mo com negociações”, afirma.

A principal mudança para

evitar o endividamento seria a promoção de um seguro agrícola mais abrangente. Hoje em dia, de acordo com Antônio da Luz, os sistemas de securitização rural públicos no Brasil são falhos porque cobrem apenas o dinheiro que foi tomado dos bancos, e não toda a produção. Além disso, o setor privado dificilmente aceita assegurar os sinistros agrícolas devido aos custos muito altos. “Isso significa que, quando há uma frustração de safra, há endividamento. O

agricultor gasta muito para produzir, e, quando tem uma safra ruim, precisa de quatro a cinco boas para empatar as perdas”, destaca.

Segundo o economista, um seguro agrícola mais abran-gente seria viável economi-camente. “O Sistema Farsul já calculou com corretoras, e chegamos à conclusão de que a análise de risco e retorno é positiva. Os sinistros são re-correntes na agricultura, mas dificilmente atingem todas as regiões ao mesmo tempo.”

Apenas em 2008, 2,8 milhões de contratos foram renegociados, prorrogando R$ 75 bilhões

Das Agências

Uma das principais me-tas da Secretaria da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura é acelerar a implantação do Sistema Uni-ficado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). De acordo com o secretário

de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, o objetivo é combater os crescentes casos de denúncias contra irregularidades em abate-douros por todo o país. Tan-to, que já aprovado em Lei, o Suasa trabalha por adesão voluntária e já contabiliza centenas de munic ípios inscritos. Isso porque pelas manifestações positivas o secretário diz acreditar que 1.800 cidades já estarão in-tegradas ao novo sistema, ampliando o controle téc-nico, higiênico e sanitário em todo território nacional.

Os maiores problemas têm surgido nos matadouros municipais que, muitas vezes, não cumprem as exigências sanitárias. Para Francisco Jardim, nesses casos a res-ponsabilidade caberia à área de saúde dos municípios onde estão instalados os abatedouros, ou do Estado, no caso de frigoríficos que vendem carne para fora de sua cidade, porém dentro da mesma unidade federativa. Mas, como os problemas persistem, o secretário en-tende que a solução é mesmo ampliar a inspeção federal

Das Agências

Em reunião realizada na manhã de ontem, na Casa Civil, os ministros Mendes Ribeiro Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Gleisi Hoffmann (Casa Civil); Fernando Bezerra Coelho (In-tegração Nacional) e Nelson Barbosa (interino da Fazenda) discutiram a criação de novos mecanismos de proteção aos produtores rurais que tenham perda de renda em virtude de situações de emergência. O Mapa e a Fazenda vão apurar os números de quebra de safra junto aos agentes financeiros e governos estaduais e darão ênfase aos mecanismos já existentes de prorrogação das

dívidas previstos no Manual do Crédito Rural, que podem ser acessados imediatamente pelos agricultores.

O governo federal estudará ainda novas formas de agilizar as renegociações de dívidas bem como as indenizações via seguro rural. “Temos cons-ciência dos problemas que enfrentam nossos produtores. Por isso, vamos buscar novos mecanismos de socorro com a maior rapidez possível”, enfati-zou Mendes Ribeiro Filho. As medidas vão beneficiar tanto os produtores com capacidade de pagamento, quanto aqueles que estão enfrentando dificul-dades para quitar os financia-mentos ou tiveram perdas de infraestrutura.

com o Sistema Unificado. O secretário diz ainda que a meta é eliminar de vez os es-tabelecimentos cujas ativida-des tragam risco à população e que todos os abatedouros e frigoríficos sejam inspecio-nados conforme a Lei.

De acordo com o Blog Carne Saudável, os casos de flagrantes contra abate-douros e frigoríficos estão acontecendo a um ritmo cada vez maior por todo o país. Tanto, que na Grande Cuiabá, por exemplo, 70% da carne colocada à venda não

tem fiscalização, e isso em um Estado, líder no abate de bovinos, com quatro milhões de animais abatidos por ano. Na Bahia e Pernambuco, ad-mite a Vigilância Sanitária, metade da carne vendida é irregular, sem controle e sem inspeção. Contudo, situações de ameaça à saúde pública também podem ser vistas em mercados mais exigentes, como a cidade de São Paulo, onde, recentemente, a Polí-cia apreendeu cinco tonela-das de carne imprópria para consumo num frigorífico da

Zona Leste.O blog Carne Saudável

(www.carnesaudavel.blog.br) foi criado como um espaço de discussão e alerta para a importância do acompanha-mento da qualidade fitossani-tária da carne bovina do Bra-sil, país que é dono do maior rebanho do mundo e produz anualmente 9 milhões de to-neladas de carne 7,3 milhões só para consumo doméstico. Seu objetivo é erradicar pos-síveis enfermidades e, em última instância, colaborar para salvar vidas.

Principal objetivo do Suasa é combater casos de denúncias contra irregularidades em abatedouros

Governo Federal irá apurar os números de quebra de safra

Page 10: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE B-2 Atas&Editais

ALUGA-SESala comercial, com wc, situada à

R. 13 de maio, 425 centroSanto Antonio da Platina- PrContato :(43) 9977- 6824

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EXTRATO TERMO DE CONVÊNIO 001/2012CONCEDENTE: MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO MAIRINCK –

ESTADO DO PARANÁCONVENENTE: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS

EXCEPCIONAIS - APAEOBJETO: Este instrumento de Convênio estabelece os termos,

as condições e as atribuições na mútua cooperação entre os partícipes objetivando o planejamento, a promoção, a coordenação e desenvolvimento de programas governamentais ou institucionais ao atendimento, colaboração fi nanceira como forma de auxiliar a Escola de Educação Especial “Sol Encantado”. METAS: APAE/SUBVENÇÃO SOCIAL, despesas de custeios e investimentos conforme PLANO DE ATENDIMENTO EM ANEXO.

VIGÊNCIA: vigerá de 03 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012VALOR: a importância de R$ 18.000,00 (Dezoito mil reais) conforme

defi nido na Lei nº 459/2012 e Plano de Trabalho Aprovado.JUAREZ LELIS GRANEMANN DRIESSEN Everis Rodolfo Lopes PREFEITO MUNICIPAL PRESIDENTE DA APAE

Testemunhas: I: II:

NOME:CLAUDINEI LUCIANO DOS SANTOS NOME: MARIA MADALENA FERREIRA

CPF: 008.781.259-22 CPF: 424.994.969-91EXTRATO TERMO DE CONVÊNIO 002/2012

CONCEDENTE: MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO MAIRINCK – ESTADO DO PARANÁ

CONVENENTE: MOVIMENTO DE BEM ESTAR SOCIAL – MOBESK

OBJETO: Este instrumento de Convênio estabelece os termos, as condições e as atribuições na mútua cooperação entre os partícipes objetivando o planejamento, a promoção, a coordenação e desenvolvimento de programas governamentais ou institucionais ao atendimento em regime de 8:00 horas diárias de crianças de 0 a 6 anos de idade, em ações de Atendimento e Proteção à Maternidade e à Infância e a família em geral promovendo a assistência social benefi cente, a educação, esporte, saúde e o desenvolvimento da cultura, especialmente a população economicamente pobre. METAS: MOBESK/SUBVENÇÃO SOCIAL, despesas de custeios e investimentos conforme PLANO DE ATENDIMENTO EM ANEXO.

VIGÊNCIA: vigerá de 03 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012VALOR: a importância de R$ 55.000,00 (Cinqüenta e cinco mil reais)

conforme defi nido na Lei nº 459/2011 e Plano de Trabalho Aprovado.JUAREZ LELIS GRANEMANN DRIESSEN SILVIA TEIXEIRA DE MELO

PREFEITO MUNICIPAL PRESIDENTE DO MOBESKTestemunhas:

I: II:NOME:CLAUDINEI LUCIANO DOS SANTOS

NOME: MARIA MADALENA FERREIRA CPF: 008.781.259-22 CPF: 424.994.969-91

EXTRATO TERMO DE CONVÊNIO 003/2012CONCEDENTE: MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO MAIRINCK –

ESTADO DO PARANÁCONVENENTE: ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À

MATERNIDADE E À INFÂNCIA - APMIOBJETO: Este instrumento de Convênio estabelece os termos,

as condições e as atribuições na mútua cooperação entre os partícipes objetivando o planejamento, a promoção, a coordenação e desenvolvimento de programas governamentais ou institucionais ao atendimento em regime de 8:00 horas diárias de crianças de 0 a 6 anos de idade, em ações de Atendimento e Proteção à Maternidade e à Infância e a família em geral promovendo a assistência social benefi cente, a educação, esporte, saúde e o desenvolvimento da cultura, especialmente a população economicamente pobre. METAS: APMI/SUBVENÇÃO SOCIAL, despesas de custeios e investimentos conforme PLANO DE ATENDIMENTO.

VIGÊNCIA: vigerá de 03 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012VALOR: a importância de R$ 60.000.,00 (Sessenta mil reais) conforme

defi nido na Lei nº 459/2011 e Plano de Trabalho AprovadoJUAREZ LELIS GRANEMANN DRIESSEN VERA ANTONIA HÚNGARO

DRIESSENPREFEITO MUNICIPAL PRESIDENTE DO MOBESK

Testemunhas: I: II:

NOME:CLAUDINEI LUCIANO DOS SANTOS NOME: MARIA MADALENA FERREIRA

CPF: 008.781.259-22 CPF: 424.994.969-91EXTRATO TERMO DE CONVÊNIO 004/2012

CONCEDENTE: MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO MAIRINCK – ESTADO DO PARANÁ

CONVENENTE: PROGRAMA DO VOLUNTARIADO PARANAENSE - PROVOPAR I

OBJETO: Este instrumento de Convênio estabelece os termos, as condições e as atribuições na mútua cooperação entre os partícipes objetivando o planejamento, a promoção, a coordenação e desenvolvimento de programas governamentais ou institucionais ao atendimento as famílias em geral promovendo a assistência social, saúde, educação. Promover e auxiliar programas na área da saúde pública por meio de convênios fi rmados com a prefeitura municipal, no intuito de alcançar a valorização da pessoa humana, corroborando para o desenvolvimento da cultura. METAS: PROVOPAR/SUBVENÇÃO SOCIAL, despesas de custeios e investimentos conforme PLANO DE ATENDIMENTO.

VIGÊNCIA: vigerá de 03 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012

VALOR: a importância de R$ 7.000,00 (Sete mil reais) conforme defi nido na Lei nº 459/2011 e Plano de Trabalho Aprovado

JUAREZ LELIS GRANEMANN DRIESSEN VERA ANTONIA HÚNGARO DRIESSEN

PREFEITO MUNICIPAL PRESIDENTE DO MOBESKTestemunhas:

I: II:NOME:CLAUDINEI LUCIANO DOS SANTOS

NOME: MARIA MADALENA FERREIRA CPF: 008.781.259-22 CPF: 424.994.969-91

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO EXTRATO DO CONTRATO Nº02/2012

CONTRATANTE: SAMAE DE ABATIÁ-PR.CONTRATADO: IRINEU FELIPE DE SOUZA SOBRINHO & CIA

LTDA (03.159.617/0001-42).OBJETO: Contratação de técnico em saneamento com registro

no CRQ, para assumir responsabilidades no controle da qualidade da água e esgoto fornecidos pelo SAMAE.

VALOR CONTRATUAL: R$6.000,00 (Seis mil reais).VIGÊNCIA: Janeiro/2012 à Dezembro/2012.Abatiá-PR, 06 de janeiro de 2012.

Claudio Okada – Diretor

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO EXTRATO DO CONTRATO Nº03/2012

CONTRATANTE: SAMAE DE ABATIÁ-PR.CONTRATADO: SINOPSYS CONSULTORIA E INFORMÁTICA

LTDA (82.320.102/0001-59).OBJETO: Prestação de serviços para assistência e manutenção

de sistemas informatizados sob regime de concessão de software de faturas de água.

VALOR CONTRATUAL: R$7.800,00 (Sete mil e oitocentos reais).VIGÊNCIA: Janeiro/2012 à Dezembro/2012.Abatiá-PR, 06 de janeiro de 2012.

Claudio Okada – Diretor

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINADECRETO Nº 033/2011

Súmula: Dispõe sobre a compatibilização da programação fi nanceira e o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício de 2012

O Prefeito de Tomazina, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no caput do artigo 8º e artigo 13 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000,

DECRETA:Artigo 1º – A movimentação das dotações orçamentárias dos órgãos,

fundos e entidades do Poder Executivo, constantes da Lei Municipal nº 318/2011 de 25/10/2011, fi ca limitada aos valores constantes dos anexos I, II, III e IV deste decreto.

Parágrafo Único – Excluem-se do limite máximo de movimentação as despesas pertencentes aos seguintes grupos de dotação:

I – relativas aos grupos de despesa:a) pessoal e encargos sociais;b) juros e encargos da dívida; ec) amortização da dívida.II – destinadas aos pagamentos:a) as despesas decorrentes de sentenças judiciais transitadas em

julgado;b) as despesas decorrentes de auxílios, subvenções e transferências,

devidamente autorizadas por Lei específi ca;c) despesas com fonte de recursos financeiros específicos e

obrigatórios.Artigo 2º – A realização de despesas, incluindo consignação de

terceiros e restos a pagar, fará parte do mencionado cronograma e sua amortização ocorrerá mediante compatibilização do montante da receita efetivamente arrecadada com a receita prevista, constante do anexo I deste decreto e observadas as exclusões do artigo 1º.

§ 1º – Nos casos de descentralização de créditos orçamentários o limite fi nanceiro correspondente será igualmente descentralizado e, tratando-se de despesas à conta de recursos liberados pelo Executivo Municipal, a descentralização fará parte do cronograma mensal de desembolso.

Artigo 3º – Observadas as exclusões do parágrafo único do artigo 1º, a liberação de recursos orçamentários terá por base os limites mensais de despesas fi xados no anexo II deste decreto.

Artigo 4º – Fica o Prefeito Municipal, no âmbito de suas competências, autorizado a proceder ao remanejamento total ou parcial dos saldos disponíveis em cada cota de despesa, de acordo com o fl uxo fi nanceiro apurado.

Artigo 5º – Os créditos suplementares e especiais que vierem a ser abertos no exercício de 2012, bem como os créditos especiais reabertos, terão sua execução condicionada aos limites fi xados a conta das fontes de recursos correspondentes.

Artigo 6º – Os repasses fi nanceiros destinados ao Poder Legislativo e seus créditos adicionais, ser-lhe-ão entregues até o dia 20 de cada mês, em conformidade com o disposto no artigo 29-A da Constituição Federal.

Artigo 7º – Ao serviço de contabilidade da Prefeitura Municipal compete proceder à limitação de empenho, segundo os critérios fi xados na lei de diretrizes orçamentárias, quando, ao fi nal de um bimestre, for verifi cada que a realização das receitas não poderá comportar o cronograma de desembolso para o mesmo período.

Artigo 8º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.Edifício da Prefeitura Municipal de Tomazina, Estado do Paraná,

aos dezessete dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dez (19/12/2011).

GUILHERME CURY SALIBA COSTAPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL= P O R T A R I A 005/2012=

O Senhor Dr. DARTAGNAN CALIXTO FRAIZ, Prefeito Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e na forma da lei.

R E S O L V E:DESIGNAR, o Funcionário Público Municipal, Sr. DAVI BATISTA DE

ARAÚJO, portador do RG 4738055-3/SSPPR, CPF 561.504.159-53, para o Posto de Identifi cação deste Município a partir desta presente data. (06/01/2012).

REGISTRE-SEEPUBLIQUE-SEEdifício da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do

Paraná, aos seis dias do mês de Janeiro do ano dois mil e doze.Gabinete do Prefeito

DARTAGNAN CALIXTO FRAIZPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TAVORA - PARANAEXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N.º 001/2012

PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 003/2012PARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA e EXTIMPEL EXT.

PLATINENSE LTDA.OBJETO: Aquisição de extintores e luzes de emergência para o Ginásio

de Esportes e serviços de recargas para os diversos Departamentos do Município.

VALOR CONTRATUAL: R$ 7.463,00 (sete mil quatrocentos e sessenta e três reais), ref. à epígrafe.

VIGÊNCIA: neste exercício.FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.Joaquim Távora (PR), 09 de janeiro de 2012.

CLAUDIO REVELINO - PREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHALAVISO DE LICITAÇÃO

Pregão Presencial nº: 008/2012 Encontra-se aberto na PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO

PINHAL – ESTADO DO PARANÁ , processo licitatório na modalidade Pregão, do tipo menor preço global por lote, cujo objeto é a contratação de empresa especializada no fornecimento de gás de cozinha (GLP) para os departamentos e secretarias do município, pelo sistema registro de preços.

A realização do pregão presencial será no dia: 23/01/2012, a partir das 09h00min, na sede da Prefeitura Municipal, localizada à Rua Paraná, nº. 983 – Centro, em nosso Município.

O edital na íntegra estará disponível para consulta e retirada mediante pagamento de taxa no endereço supra, junto ao Setor de licitações, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h00min às 11h00min e das 13h30min às 15h30min.

Ribeirão do Pinhal, 09 de janeiro de 2012.Fayçal Melhem Chamma Junior

Pregoeiro Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINAPORTARIA N.º 076/2011

O senhor Guilherme Cury Saliba Costa, Prefeito Municipal de Tomazina, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:Exonerar em 31 de dezembro de 2011, por ocasião de Aposentadoria

por Tempo de Contribuição, a servidora MARIA APARECIDA MASSUQUINI, portadora do RG nº 2.263.855 PR e da CTPS 41474 série 001 PR, do cargo de “Auxiliar de Serviços Gerais I”.

CUMPRA-SE - REGISTRE-SE - PUBLIQUE-SEGabinete do Prefeito Municipal de Tomazina, em29 de dezembro de 2011.

GUILHERME CURY SALIBA COSTAPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINAPORTARIA N.º 001/2012

O senhor Guilherme Cury Saliba Costa, Prefeito Municipal de Tomazina, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:Revogar a Portaria nº 026/99, que deixou o servidor LUIS MARCOS

DOS SANTOS, portador do RG nº 4.830.779-5 PR, ocupante do cargo de Auxiliar de Segurança Municipal, a disposição da Delegacia da Polícia Civil de Tomazina, com efeito retroativo a 01 de janeiro de 2012.

CUMPRA-SE - REGISTRE-SE - PUBLIQUE-SEGabinete do Prefeito Municipal de Tomazina, em09 de janeiro de 2012.

GUILHERME CURY SALIBA COSTAPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINAPORTARIA N.º 002/2012

O senhor Guilherme Cury Saliba Costa, Prefeito Municipal de Tomazina, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:Revogar a Portaria nº 050/2009, que concedeu ao servidor LUIS

MARCOS DOS SANTOS, portador do RG nº 4.830.779-5 PR, ocupante do cargo de Auxiliar de Segurança Municipal, adicional de periculosidade, com efeito retroativo a 01 de janeiro de 2012.

CUMPRA-SE - REGISTRE-SE - PUBLIQUE-SEGabinete do Prefeito Municipal de Tomazina, em09 de janeiro de 2012.

GUILHERME CURY SALIBA COSTAPrefeito Municipal

SUMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO A DALLON METAIS E DERIVADOS LTDA, inscrita sob o CNPJ

02.631.144.0001/71 e instalada na Rodovia BR 153, km 8 Parque Industrial, Município de Jacarezinho – PR - torna público que recebeu do IAP, a licença de instalação Nº.13583, para construção de galeria para canalização e transporte de ácido sulfúrico residual entre a mesma e a Cia Agrícola Usina de Jacarezinho Ltda., com extensão de 2.450 metros.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ – PARANÁAVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: Concorrência nº 03/2012, para o Registro de Preços, do tipo Menor Preço Por Item.

SÍNTESE DO OBJETO: AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DE GÊNERO ALIMENTÍCIOS (CARNES E FRIOS), PARA OS SETORES DA PREFEITURA MUNICIPAL, conforme especifi cações contidas no anexo I, do edital.

VALOR MÁXIMO: O valor total máximo da licitação é de R$ 74.115,35 (Setenta e Quatro Mil Cento e Quinze Reais e Trinta e Cinco Centavos).

DATA DA EMISSÃO DO EDITAL: 09/01/2012DATA DE APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES: 09/02/2012DATA DA SESSÃO DE JULGAMENTO: 09/02/2012O edital e seus anexos poderão ser retirados no setor de licitações da

Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré, sito a Rua Rui Barbosa, nº 96, Bairro Centro ou através do email [email protected], mais informações pelo Fone/Fax (43) 3537-1212.

Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré - PR, em 09 de Janeiro de 2012.

Adenilson SilvaPresidente da CPL

ERRATADECRETO Nº. 5.923 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011

Na edição n°. 2.051 do Jornal “Tribuna do Vale” de 29 de dezembro de 2011, consta erroneamente na página B-3, no Decreto n°. 5.923 de 28 de dezembro de 2011:

Onde se lê:Dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor

de R$ 22.200,00 (vinte e dois mil e duzentos reais), autorizado pela Lei n°. 2.169 de 21 de dezembro de 2010.

Leia-se:Dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor

de R$ 22.200,00 (vinte e dois mil e duzentos reais), autorizado pela Lei n°. 2.167 de 21 de dezembro de 2010.

Andirá, 9 de janeiro de 2011.JOSÉ RONALDO XAVIER

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁPORTARIA Nº. 9.086 DE 05 DE JANEIRO DE 2012

O Prefeito Municipal de Andirá, Estado do Paraná, usando de suas atribuições legais,

R E S O L V E :Art. 1° Designar o Servidor Público Municipal ARNALDO MOREIRA

TRISTÃO, Contador CRC/PR 033992/0-1, para realizar o Termo de Conferência de Caixa do encerramento do expediente em 31 de dezembro de 2011.

Art. 2° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 29/12/2011.

Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 5 de janeiro de 2012; 69º da Emancipação Política.

JOSÉ RONALDO XAVIERPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMAERRATA

Nas portarias de nº 044, 045, 046, 047 e 048 de 2011, publicada no dia 30/12/2011, onde se lê ano 2012, passará a ler-se ano de 2011.

Edui GonçalvesPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁREVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS NO 07/2011.A EQUIPE DE APOIO torna público para conhecimento dos licitantes e

de quem mais possa interessar que a licitação supramencionada, tendo por objeto a contratação de empresa para fornecimento de materiais e mão de obra para construção de um Ginásio de Esportes a ser construído na Escola Angelina R. Vezozzo, neste Município, conforme instrumento convocatório e anexos, foi revogada com fundamento nos princípios do interesse público, decorrente de fato superveniente devidamente comprovado. Pertinente e sufi ciente para justifi car tal conduta, foi o fato de constatar a necessidade de alteração do objeto, bem como da inserção de algumas informações para aqueles que forem participar do certame. Justifi ca-se também a decisão, no sentido se produzir um novo certame ao invés de retifi cá-lo, com a fi nalidade de evitar duvidas e confusões entre os licitantes.

O processo de licitação se encontra com vista no prazo legal de recurso.Cambará – PR, 09 de janeiro de 2012.

JOSÉ SALIM HAGGI NETOPREFEITO MUNICIPAL DE CAMBARÁ

Page 11: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-3Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL HOMOLOGAÇÃO DO LEILÃO 002/2011

Homologo o resultado do leilão realizado no dia 22/12/2011 pela empresa AD AUGUSTA PER ANGUSTA LTDA EPP (LEILÕES SERRANO), cujo objeto foi a venda de bens móveis inservíveis ao município, aos proponentes: Lote 01 – Pneus para caminhão: ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

06 01unid Yopon (YP88) 295/80R22.5 RESSOLADO

Luiz Rogério da Cruz 016.934.539-40 R$ 400,00 R$ 400,00

08 01unid Linglong (LLF02) 295/80R22.5 RESSOLADO

Luiz Rogério da Cruz 016.934.539-40 R$ 400,00 R$ 400,00

TOTAL R$ 800,00 Lote 03 – Pneus para automóveis: ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

02 04unid Rotalla (RADIAL F109) 195/50R15 novo.

Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 100,00 R$ 400,00

03 04unid Kenda Radial (Kaiser) 195/50R15, novo.

Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 100,00 R$ 400,00

04 02unid Bridgestone (Potenza GII) 205/60R15, novo.

Mário Afonso Alexandre

543.253.749-49 R$ 120,00 R$ 240,00

05 02unid Rotalla (Radial F108) 195/65R15, novo.

Renaldo Batista Gonçalves

023.663.969-29 R$ 120,00 R$ 240,00

06 01unid Bridgestone (Potenza) 195/60R15, novo.

Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 120,00 R$ 120,00

07 01unid Pirelli (P7) 195/50R15, novo. José Tadeu Lemes 277.862.859-20 R$ 120,00 R$ 120,00 08 06unid Pirelli (P7) 205/55R16, novo. Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 120,00 R$ 720,00 10 01unid Everoreew (EH 23) 195/55R15,

novo. José Tadeu Lemes 277.862.859-20 R$ 120,00 R$ 120,00

12 01unid Good Year (Eagle NCT 5) 185/60R15, novo.

Lourival Henrique dos Santos

367.146.609-00 R$ 120,00 R$ 120,00

13 01unid Firestone (Firehawk 700) 195/65R15, novo.

José Tadeu Lemes 277.862.859-20 R$ 120,00 R$ 120,00

14 16unid Pirelli (Tornado Alfa) 5.60-15, novo.

Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 50,00 R$ 800,00

15 03unid Pirelli (Tornado Alfa) 5.90-14. Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 50,00 R$ 150,00 16 03unid Pirelli (Tornado Alfa) 6.45-13,

novo. Lourival dos Santos 713.345.569-20 R$ 50,00 R$ 150,00

TOTAL R$ 3.700,00 Lote 04 – Pá carregadeira W20B ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

01 01unid 01 (uma) Pá carregadeira W20B, série nº 6947375, Case do Brasil & Cia

Lourival dos Santos 713.345.569-20 30.000,00 30.000,00

Lote 05 – Ônibus Mercedes Benz/1113 ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

01 01unid Ônibus Mercedes Benz/1113, ano 1977, Placas AIW-9040, Chassi 34405811351124

Aguinaldo Israel 927.145.019-15 500,00 500,00

Lote 06 – Ônibus Mercedes Benz/608 ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

01 01unid Micro Ônibus M.Benz/608 – placa BSF 8971 – Ano/Modelo 1980 - Chassi 30830411515531 – RENAVAM: 36.515562-4

Renaldo Batista Gonçalves

023.663.969-29 12.000,00 12.000,00

Lote 07 – Automóvel V/W Gol Plus ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

01 01unid Automóvel V/W Gol Plus – placa AGN 5737 – Ano/Modelo 1996 – Chassi 9BWZZZ377TT182697 – RENAVAM: 66.275965-6

Geraldo de Lima 566.358.509-53 3.000,00 3.000,00

Lote 08 – Camionete/C. Aberta C14 ITEM QTDE DESCRIÇÃO DO PRODUTO/MARCA ARREMATANTE CPF VR.

AVALIAÇÃO VR. ARREMATADO

01 01unid Camionete/C. Aberta C14 – placa AIY 1332 – Chassi C144FBR40933M – RENAVAM 53.022.89-0

Dalmir Arantes da Silva

451.237.219-91 3.000,00 5.900,00

TOTAL GERAL: R$ 55.900,00 (Cinquenta e cinco mil e novecentos reais) Ribeirão do Pinhal, 06 de janeiro de 2012.

DARTAGNAN CALIXTO FRAIZ PREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA CNPJ/MF 75.443.812/0001-00

Rua 2 de março, 460 - Telefone/Fax: (043) 3573-1122 Guapirama – Paraná

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PR

LICITAÇÃO - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012 TIPO: MENOR PREÇO POR LOTE

O Município de Guapirama, Estado do Paraná, torna público que, fará realizar licitação, na modalidade Pregão Presencial, que tem por objeto a seleção de proposta visando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA AQUISIÇÃO DE APARELHOS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO E MANUTENÇÃO DE CONTROLE DE FLUXO E ROTEAMENTO., conforme lote descrito no edital do pregão presencial 001/2012, valor máximo de R$ 16.900,00 (DEZESSEIS MIL E NOVECENTOS REAIS) de acordo com especificações e condições constantes do edital de licitação Pregão Presencial 001/2012 e seus anexos. Data e Horário da Sessão Pública: 24 DE JANEIRO DE 2012 ÀS 09:00 HORAS, na sede da Prefeitura Municipal de Guapirama, sita à Rua Dois de Março, 460. O edital completo e informações estão disponíveis aos interessados na Secretaria Geral do Município de Guapirama, na Rua Dois de Março, 460, no horário das 08:00 às 11:00 horas. A pasta técnica, com o inteiro teor do edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos poderão ser examinados no endereço acima indicado, ou no endereço eletrônico http://www.guapirama.pr.gov.br/ . Informações adicionais, dúvidas e pedidos de esclarecimento deverão ser dirigidos à Comissão de Licitação no endereço acima mencionado – fone/fax: (0**43) 3573-1122. Guapirama (PR), 09 de janeiro de 2012

ANGELA SOARES DE OLIVEIRA PREGOEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO MAIRINCKDecreto nº 01/2012.

SUMULA: Dispõe sobre a Programação Financeira de Arrecadação Mensal e Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o Exercício de 2012.

O Prefeito Municipal de Conselheiro Mairinck, Estado do Paraná, no uso das atribuições lhe são conferidas por Lei e dando cumprimento as determinações contidas no Art. 8º da Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

DECRETAArt. 1º - Em cumprimento as determinações legais contidas na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, fi ca estabelecida a programação

fi nanceira de arrecadação mensal e o cronograma de execução mensal de desembolso para o exercício fi nanceiro de 2011, na forma do anexo I do presente Decreto.

Art.2º - As receitas previstas e as despesas fi xadas na Lei Orçamentária Anual, aprovada pela Lei Municipal nº 455/2011, de 09 de dezembro de 2011, fi cam desdobradas em metas bimestrais na forma do anexo I ao presente Decreto, consoante ao disposto no Artigo 13 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrario.Edifício da Prefeitura Municipal de Conselheiro, Estado do Paraná, aos nove (09) dias do mês de janeiro de 2.012.

JUAREZ LÉLIS GRANEMAN DRIESSENPREFEITO MUNICIPAL

ANEXO ICRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DESEMBOLSO FINANCEIRO DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO MAIRINCK-PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORAESTADO DO PARANÁEDITAL DE LICITAÇÃO

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 001/2012MODALIDADE – PREGÃO PRESENCIAL 1/2012

TIPO: MENOR PREÇO - POR LOTEOBJETO DA LICITAÇÃO: aquisição de 01 (um) veículo automotivo, zero quilômetro, ano de fabricação

e modelo 2012, de fabricação nacional, motor 1.0 /16V , na cor Branca, 4 portas, desembaçador e limpador traseiro, pára-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, ar quente, dotado de todos os equipamentos exigidos pelo Código Nacional de Trânsito, conforme Termo de Referencia, custeados com Recursos do IGD (Índice de Gestão Descentralizada).

DATA E HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO E ABERTURA DOS ENVELOPES:DATA DA ENTREGA DOS ENVELOPES: 23/01/2012 - Das 09h00min (nove horas) às 09h29min

(nove horas e vinte e nove minutos).DATA DA ABERTURA E JULGAMENTO: 23/01/2012 – 09h30min (nove horas e trinta minutos).LOCAL DA ABERTURA: Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Rua Miguel Dias, 226, Estado

do Paraná.Obs.: A documentação completa do Edital deverá ser retirada no endereço acima mencionado, no

horário comercial das 08h00min às 11h30min e das 13h00min as 17h00min horas.Joaquim Távora, em 04 de janeiro de 2012.

CLAUDIO REVELINOPREFEITO MUNICIPAL

DANIELE DE OLIVEIRA NABARROPREGOEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁEDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 03/2012

RETIFICAÇÃO DO EDITAL N. 01/2012 A Prefeitura Municipal de Cambará, Estado do Paraná, por seu Prefeito que este subscreve, FAZ

SABER que;No item 1.24.2, onde se lê: “1.24.2. Requisito exigido: Curso de Magistério em Nível Médio ou Licenciatura Plena em Pedagogia

ou Normal Superior”Leia-se“1.24.2. Requisito exigido: Ensino Médio na Modalidade Normal com habilitação em Educação Infantil

(proinfantil) ou Magistério Completo com habilitação em Educação Infantil ou Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil”

No item 1.26.4, onde se lê: “1.26.4. Jornada: 20 horas semanais”Leia-se“1.26.4. Jornada: 40 horas semanais”A demais informações permanecem inalteradas.Cambará, 06 de janeiro de 2012.

JOSÉ SALIM HAGGI NETOPREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL= P O R T A R I A 006/2012=

O Senhor Dartagnan Calixto Fraiz, Prefeito Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e na forma da Lei.

R E S O L V E:CONTRATAR, para esta Municipalidade, de acordo com o Concurso Público 02/2009, os senhores,

Eziquiel Martins e Fábio Cesar de Lima, para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais I, com o Regime CLT, a partir da presente data. (09/01/2012).

REGISTRE-SEEPUBLIQUE-SEEdifício da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, aos nove dias do mês de Janeiro

do ano dois mil e doze.Gabinete do Prefeito

Dartagnan Calixto FraizPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL= P O R T A R I A 008/2012=

O Senhor Dartagnan Calixto Fraiz, Prefeito Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e na forma da Lei.

R E S O L V E:CONTRATAR, para esta Municipalidade, de acordo com o Concurso Público 02/2009, Márcia Leyce

Lemes Rocha Vieira, Eliene da Silva Velani e Vanderlene Silveira de Rezende, para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, com o Regime CLT, a partir da presente data. (09/01/2012).

REGISTRE-SEEPUBLIQUE-SEEdifício da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, aos nove dias do mês de Janeiro

do ano dois mil e doze.Gabinete do Prefeito

Dartagnan Calixto FraizPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL= P O R T A R I A 007/2012=

O Senhor Dartagnan Calixto Fraiz, Prefeito Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e na forma da Lei.

R E S O L V E:CONTRATAR, para esta Municipalidade, de acordo com o Concurso Público 02/2009, Izaque Olímpio de

Farias, Cristina Genoveva de Almeida, Josiane Pereira da Silva, Miriam Godinho Romano e Juciane Sipriano da Silva, para o cargo de Agente de Saúde, com o Regime CLT, a partir da presente data. (09/01/2012).

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SEEdifício da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, aos nove dias do mês de Janeiro

do ano dois mil e doze. Gabinete do PrefeitoDartagnan Calixto Fraiz - Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ - PARANÁEXTRATO DO CONTRATO Nº. 001/2012

Partes: MUNICÍPIO DE BARRA DO JACARÉ/PR E A EMPRESA COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS BARRA DO JACARÉ LTDA. CNPJ-79.713.020/0001-60.

Objeto: Fornecimento de Medicamentos Diversos.

Valor: R$ 688.835,00 (seiscentos oitenta e oito mil, oitocentos trinta cinco reais).Duração: 12 (doze) meses.Data da Assinatura: 09/01/2012.Foro: Comarca de Andirá – PR

EDIMAR DE FREITAS ALBONETIPrefeito Municipal

Page 12: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE B-4 Atas&Editais Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁDECRETO Nº. 5.928 DE 05 DE JANEIRO DE 2012

Súmula: Estabelece programação fi nanceira e cronograma de execução mensal de desembolso do município para o exercício de 2012.

JOSÉ RONALDO XAVIER, Prefeito Municipal de Andirá, Estado do Paraná, usando de suas atribuições legais e considerando as exigências contidas no Artigo 8º e 13 da Lei 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal),

D E C R E T A:Art. 1º - Ficam estabelecidos a Programação Financeira e o Cronograma Mensal de Desembolso da

Administração Direta e Indireta do Município de Andirá para o exercício de 2012 na forma dos Anexos I – Evolução da Receita dos Últimos Três Exercícios e Programação para os Dois Seguintes, II – Programação Financeira das Metas de Receitas e Despesas do Exercício de 2012 e III – Demonstrativo das Receitas Desdobradas em Metas Bimestrais de Arrecadação para o Exercício de 2012, integrantes deste.

Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 5 de janeiro de 2012,

69º da Emancipação Política.JOSÉ RONALDO XAVIER

Prefeito MunicipalMUNICÍPIO DE ANDIRÁ

ANEXO I EVOLUÇÃO DA RECEITA DOS ULTIMOS TRÊS EXERCÍCIOS E PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS SEGUINTES

RECEITAS 01 - EXECUTIVO MUNICIPAL - ADM DIRETA 2009 2010 2011 2012 2013 201401 -RECEITAS CORRENTES 25.751.190,41 30.788.219,59 37.725.504,37 42.391.626,29 46.205.811,04 50.363.698,0511 - Receita Tributária 2.272.984,27 2.587.024,78 2.898.301,21 3.566.175,57 3.887.131,37 4.236.973,191.1.1.0.00.00.00.00 IMPOSTOS 1.647.225,33 1.998.667,47 2.294.677,01 2.698.878,12 2.941.777,15 3.206.537,091.1.2.0.00.00.00.00 TAXAS 625.758,94 588.357,31 603.624,20 867.297,45 945.354,22 1.030.436,10

12 -Receita de Contribuções 606.876,48 636.863,44 731.693,60 804.016,95 876.378,48 955.252,541.2.2.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS 606.876,48 636.863,44 731.693,60 804.016,95 876.378,48 955.252,54

13 - Receita Patrimonial 248.730,94 389.960,56 508.555,29 560.373,07 610.806,65 665.779,241.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 248.730,94 389.960,56 508.555,29 560.373,07 610.806,65 665.779,24

Receita Agropecuaria 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00Receita Industrial 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,0016 - Receita de Serviços 50.556,68 866.700,63 2.531.831,36 2.981.158,09 3.249.462,32 3.541.913,931.6.0.0.00.00.00.00 RECEITA DE SERVIÇOS 50.556,68 866.700,63 2.531.831,36 2.981.158,09 3.249.462,32 3.541.913,93

17 - Transferências Correntes 22.110.825,60 25.717.952,06 30.356.141,17 33.645.383,02 36.673.467,49 39.974.079,571.7.2.1.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 11.740.583,08 12.800.681,40 15.392.089,99 17.406.017,54 18.972.559,12 20.680.089,441.7.2.2.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS 6.465.284,75 8.817.723,85 9.905.632,88 10.785.241,19 11.755.912,90 12.813.945,061.7.2.4.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS MULTIGOVERNAMENTAIS 3.890.724,12 4.074.379,34 4.777.990,62 5.226.501,79 5.696.886,95 6.209.606,781.7.6.0.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 14.233,65 25.167,47 280.427,68 227.622,50 248.108,53 270.438,29

19 - Outras Receitas Correntes 461.216,44 589.718,12 698.981,74 834.519,59 908.564,74 989.699,581.9.1.0.00.00.00.00 MULTAS E JUROS DE MORA 85.051,24 35.486,73 57.686,37 62.754,15 68.402,02 74.558,211.9.2.0.00.00.00.00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES 10.957,25 10.637,52 4.244,02 2.922,69 3.185,73 3.472,451.9.3.0.00.00.00.00 RECEITA DA DÍVIDA ATIVA 359.384,88 540.287,74 619.044,65 761.385,80 829.910,52 904.602,471.9.9.0.00.00.00.00 RECEITAS DIVERSAS 5.823,07 3.306,13 18.006,70 7.456,95 7.066,46 7.066,46

02 - RECEITAS DE CAPITAL 200.717,35 647.322,50 480.899,75 2.085.953,37 0,00 0,0021 - Operações de Crédito 200.717,35 0,00 0,00 2.085.953,37 0,00 0,002.1.0.0.00.00.00.00 OPERAÇÕES DE CRÉDITO 200.717,35 0,00 0,00 2.085.953,37 0,00 0,0022 - Alienação de Bens 0,00 0,00 122.242,00 0,00 0,00 0,0023 - Amortização de Empréstimos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,0024 - Transferências de Capital 0,00 647.322,50 358.657,75 0,00 0,00 0,0025 - Outras Receitas de Capital 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

97 - Deduções para o Fundeb -3.015.879,72 -3.710.942,23 -4.365.686,28 -4.883.033,05 -5.322.506,02 -5.801.531,579.7.2.1.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO -1.737.229,32 -1.963.902,62 -2.401.975,63 -2.747.456,93 -2.994.728,05 -3.264.253,589.7.2.2.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS -1.278.650,40 -1.747.039,61 -1.963.710,65 -2.135.576,12 -2.327.777,97 -2.537.277,99Total 22.936.028,04 27.724.599,86 33.840.717,84 39.594.546,61 40.883.305,02 44.562.166,49

ARRECADADA ORÇADA

José Ronaldo Xavier Prefeito Municipal

Orlando Seizi SudaSec Mul de Finanças

Arnaldo Moreira TristãoContador

CRC- Pr 033992/-1

MUNICÍPIO DE ANDIRÁANEXO I EVOLUÇÃO DA RECEITA DOS ULTIMOS TRÊS EXERCÍCIOS E PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS SEGUINTES

03 - FUNDO DE PREVIDENCIA - ADM INDIRETA 2009 2010 2011 2012 2013 201401 -RECEITAS CORRENTES 3.037.490,30 3.648.912,03 3.973.644,04 4.340.948,87 4.731.634,27 5.157.481,3512 -Receita de Contribuções 747.177,46 888.988,62 967.686,36 1.064.454,99 1.160.255,94 1.264.678,971.2.1.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS 747.177,46 888.988,62 967.686,36 1.064.454,99 1.160.255,94 1.264.678,97

13 - Receita Patrimonial 497.427,45 713.074,20 664.470,43 724.272,77 789.457,32 860.508,481.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 497.427,45 713.074,20 664.470,43 724.272,77 789.457,32 860.508,4819 - Outras Receitas Correntes 0,00 648,64 0,00 0,00 0,00 0,00

72 - Receitas de Contribuições - Intraorçamentárias 1.792.885,39 2.046.200,57 2.341.487,25 2.552.221,11 2.781.921,01 3.032.293,907.2.1.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES - OPERAÇÕES INTRAORÇAMENTARIAS 1.792.885,39 2.046.200,57 2.341.487,25 2.552.221,11 2.781.921,01 3.032.293,90Total 3.037.490,30 3.648.912,03 3.973.644,04 4.340.948,87 4.731.634,27 5.157.481,35

Total geral 25.973.518,34 31.373.511,89 37.814.361,88 43.935.495,48 45.614.939,28 49.719.647,84

José Ronaldo Xavier Prefeito Municipal

Orlando Seizi SudaSec Mul de Finanças

Arnaldo Moreira TristãoContador

CRC- Pr 033992/-1

MUNICÍPIO DE ANDIRÁANEXO I EVOLUÇÃO DA RECEITA DOS ULTIMOS TRÊS EXERCÍCIOS E PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS SEGUINTES

03 - FUNDO DE PREVIDENCIA - ADM INDIRETA 2009 2010 2011 2012 2013 201401 -RECEITAS CORRENTES 3.037.490,30 3.648.912,03 3.973.644,04 4.340.948,87 4.731.634,27 5.157.481,3512 -Receita de Contribuções 747.177,46 888.988,62 967.686,36 1.064.454,99 1.160.255,94 1.264.678,971.2.1.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS 747.177,46 888.988,62 967.686,36 1.064.454,99 1.160.255,94 1.264.678,97

13 - Receita Patrimonial 497.427,45 713.074,20 664.470,43 724.272,77 789.457,32 860.508,481.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 497.427,45 713.074,20 664.470,43 724.272,77 789.457,32 860.508,4819 - Outras Receitas Correntes 0,00 648,64 0,00 0,00 0,00 0,00

72 - Receitas de Contribuições - Intraorçamentárias 1.792.885,39 2.046.200,57 2.341.487,25 2.552.221,11 2.781.921,01 3.032.293,907.2.1.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES - OPERAÇÕES INTRAORÇAMENTARIAS 1.792.885,39 2.046.200,57 2.341.487,25 2.552.221,11 2.781.921,01 3.032.293,90Total 3.037.490,30 3.648.912,03 3.973.644,04 4.340.948,87 4.731.634,27 5.157.481,35

Total geral 25.973.518,34 31.373.511,89 37.814.361,88 43.935.495,48 45.614.939,28 49.719.647,84

José Ronaldo Xavier Prefeito Municipal

Orlando Seizi SudaSec Mul de Finanças

Arnaldo Moreira TristãoContador

CRC- Pr 033992/-1

MUNICÍPIO DE ANDIRÁANEXO II - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DAS METAS DE RECEITAS E DESPESAS

EXERCÍCIO DE 2012

DadosTITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE ORÇADOEXECUTIVO MUNICIPAL

CAPITAL 690.963,03 690.963,03 690.963,03 690.963,03 690.963,03 690.963,03 4.145.778,20DEMAIS FONTES VINCULADAS A OUTRAS AREAS

Demais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 383.893,14 383.893,14 383.893,14 383.893,14 383.893,14 383.893,14 2.303.358,85FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADAS

Fontes Livres ou Não Vinculadas 272.738,06 272.738,06 272.738,06 272.738,06 272.738,06 272.738,06 1.636.428,35FONTES VINCULADAS A SAÚDE

Demais Fontes Vinculadas à Saúde 10.500,00 10.500,00 10.500,00 10.500,00 10.500,00 10.500,00 63.000,00Fontes Constitucionais Vinculadas à Saúde 12.450,17 12.450,17 12.450,17 12.450,17 12.450,17 12.450,17 74.701,00

FONTES VINCULADAS AO ENSINODemais Fontes Vinculadas ao Ensino 3.333,33 3.333,33 3.333,33 3.333,33 3.333,33 3.333,33 20.000,00Fontes de Vinculações Constitucionais ao Ensino 8.048,33 8.048,33 8.048,33 8.048,33 8.048,33 8.048,33 48.290,00

CORRENTES 5.517.828,79 5.517.828,79 5.517.828,79 5.517.828,79 5.517.828,79 5.517.828,79 33.106.972,71DEMAIS FONTES VINCULADAS A OUTRAS AREAS

Demais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 446.798,15 446.798,15 446.798,15 446.798,15 446.798,15 446.798,15 2.680.788,91FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADAS

Fontes Livres ou Não Vinculadas 2.709.061,43 2.709.061,43 2.709.061,43 2.709.061,43 2.709.061,43 2.709.061,43 16.254.368,57FONTES VINCULADAS A SAÚDE

Demais Fontes Vinculadas à Saúde 285.267,89 285.267,89 285.267,89 285.267,89 285.267,89 285.267,89 1.711.607,36Fontes Constitucionais Vinculadas à Saúde 694.224,05 694.224,05 694.224,05 694.224,05 694.224,05 694.224,05 4.165.344,28

FONTES VINCULADAS AO ENSINODemais Fontes Vinculadas ao Ensino 156.014,90 156.014,90 156.014,90 156.014,90 156.014,90 156.014,90 936.089,40Fontes de Vinculações Constitucionais ao Ensino 349.940,76 349.940,76 349.940,76 349.940,76 349.940,76 349.940,76 2.099.644,56Fontes Vinculadas ao FUNDEB 876.521,61 876.521,61 876.521,61 876.521,61 876.521,61 876.521,61 5.259.129,63

RESERVA CONTIG 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 224.796,13FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADAS

Fontes Livres ou Não Vinculadas 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 37.466,02 224.796,13FUNDO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

CAPITAL 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 22.000,00DEMAIS FONTES VINCULADAS A OUTRAS AREAS

Demais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 3.666,67 22.000,00CORRENTES 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 3.519.340,00

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUL DE FINANÇAS ARNALDO MOREIRA TRISTÃO

CONTADOR - CRC Pr 033992/O-1

MUNICÍPIO DE ANDIRÁANEXO II - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DAS METAS DE RECEITAS E DESPESAS

EXERCÍCIO DE 2012

TITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE ORÇADOCORRENTES 586.556,67

Demais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 3.519.340,00RESERVA CONTIG 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 1.544.008,44

DEMAIS FONTES VINCULADAS A OUTRAS AREASDemais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 1.544.008,44

LEGISLATIVO MUNICIPALCAPITAL 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 98.300,00

FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADASFontes Livres ou Não Vinculadas 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 98.300,00

CORRENTES 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 1.274.300,00FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADAS

Fontes Livres ou Não Vinculadas 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 1.274.300,00Total Geral 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 43.935.495,48

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUL DE FINANÇAS ARNALDO MOREIRA TRISTÃO

CONTADOR - CRC Pr 033992/O-1

MUNICÍPIO DE ANDIRÁANEXO II - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DAS METAS DE RECEITAS E DESPESAS

EXERCÍCIO DE 2012

TITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE ORÇADOCORRENTES 586.556,67

Demais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 586.556,67 3.519.340,00RESERVA CONTIG 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 1.544.008,44

DEMAIS FONTES VINCULADAS A OUTRAS AREASDemais Fontes Vinculadas a Outras Áreas 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 257.334,74 1.544.008,44

LEGISLATIVO MUNICIPALCAPITAL 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 98.300,00

FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADASFontes Livres ou Não Vinculadas 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 16.383,33 98.300,00

CORRENTES 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 1.274.300,00FONTES LIVRES OU NÃO VINCULADAS

Fontes Livres ou Não Vinculadas 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 212.383,33 1.274.300,00Total Geral 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 43.935.495,48

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUL DE FINANÇAS ARNALDO MOREIRA TRISTÃO

CONTADOR - CRC Pr 033992/O-1

MUNICIPIO DE ANDIRÁANEXO III - DEMONSTRATIVO DAS METAS BIMESTRAIS DE ARRECAÇÃO

EXERCÍCIO DE 2012Dados

TITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE Soma de 2012EXECUTIVO MUNICIPAL 6.599.091,10 6.599.091,10 6.599.091,10 6.599.091,10 6.599.091,10 6.599.091,10 39.594.546,61

1.1.1.0.00.00.00.00 IMPOSTOS 467.908,65 467.908,65 467.908,65 467.908,65 467.908,65 467.908,65 2.807.451,91Fontes Const Vinc a Saúde 70.186,30 70.186,30 70.186,30 70.186,30 70.186,30 70.186,30 421.117,79Fontes de Vinc Const ao Ensino 116.977,16 116.977,16 116.977,16 116.977,16 116.977,16 116.977,16 701.862,98Fontes Livres ou não vinculadas 280.745,19 280.745,19 280.745,19 280.745,19 280.745,19 280.745,19 1.684.471,15

1.1.2.0.00.00.00.00 TAXAS 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 867.297,45Demais Fontes Vinc a Outr Areas 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 144.549,58 867.297,45

1.2.3.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 9.918,26Fontes Livres ou não vinculadas 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 1.653,04 9.918,26

1.2.3.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÃO PARA CUSTEIO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 794.098,69Demais Fontes Vinc a Outr Areas 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 132.349,78 794.098,69

1.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 93.395,51 93.395,51 93.395,51 93.395,51 93.395,51 93.395,51 560.373,07Demais Fontes Vinc a Outr Areas 16.961,36 16.961,36 16.961,36 16.961,36 16.961,36 16.961,36 101.768,17Demais Fontes Vinc ao Ensino 6.065,39 6.065,39 6.065,39 6.065,39 6.065,39 6.065,39 36.392,34Demais Fontes Vinc. a Saúde 6.677,42 6.677,42 6.677,42 6.677,42 6.677,42 6.677,42 40.064,52Fontes Const Vinc a Saúde 4.349,89 4.349,89 4.349,89 4.349,89 4.349,89 4.349,89 26.099,32Fontes de Vinc Const ao Ensino 1.287,39 1.287,39 1.287,39 1.287,39 1.287,39 1.287,39 7.724,34Fontes Livres ou não vinculadas 52.616,09 52.616,09 52.616,09 52.616,09 52.616,09 52.616,09 315.696,54Fontes Vinculadas ao Fundeb 5.437,97 5.437,97 5.437,97 5.437,97 5.437,97 5.437,97 32.627,84

1.6.0.0.00.00.00.00 RECEITA DE SERVIÇOS 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 2.981.158,09Fontes Livres ou não vinculadas 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 496.859,68 2.981.158,09

1.7.2.1.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 2.901.002,92 2.901.002,92 2.901.002,92 2.901.002,92 2.901.002,92 2.901.002,92 17.406.017,54Demais Fontes Vinc a Outr Areas 122.328,88 122.328,88 122.328,88 122.328,88 122.328,88 122.328,88 733.973,28Demais Fontes Vinc ao Ensino 117.549,34 117.549,34 117.549,34 117.549,34 117.549,34 117.549,34 705.296,06Demais Fontes Vinc. a Saúde 271.759,06 271.759,06 271.759,06 271.759,06 271.759,06 271.759,06 1.630.554,34Fontes Const Vinc a Saúde 357.883,98 357.883,98 357.883,98 357.883,98 357.883,98 357.883,98 2.147.303,87Fontes de Vinc Const ao Ensino 596.473,30 596.473,30 596.473,30 596.473,30 596.473,30 596.473,30 3.578.839,78Fontes Livres ou não vinculadas 1.435.008,37 1.435.008,37 1.435.008,37 1.435.008,37 1.435.008,37 1.435.008,37 8.610.050,21

1.7.2.2.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS 1.797.540,20 1.797.540,20 1.797.540,20 1.797.540,20 1.797.540,20 1.797.540,20 10.785.241,19Demais Fontes Vinc a Outr Areas 562,02 562,02 562,02 562,02 562,02 562,02 3.372,14Demais Fontes Vinc. a Saúde 17.331,42 17.331,42 17.331,42 17.331,42 17.331,42 17.331,42 103.988,50Fontes Const Vinc a Saúde 266.947,01 266.947,01 266.947,01 266.947,01 266.947,01 266.947,01 1.601.682,08Fontes de Vinc Const ao Ensino 444.911,69 444.911,69 444.911,69 444.911,69 444.911,69 444.911,69 2.669.470,14Fontes Livres ou não vinculadas 1.067.788,06 1.067.788,06 1.067.788,06 1.067.788,06 1.067.788,06 1.067.788,06 6.406.728,33

1.7.2.4.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS MULTIGOVERNAMENTAIS 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 5.226.501,79Fontes Vinculadas ao Fundeb 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 871.083,63 5.226.501,79

1.7.6.0.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 37.937,08 37.937,08 37.937,08 37.937,08 37.937,08 37.937,08 227.622,50Demais Fontes Vinc a Outr Areas 2.203,58 2.203,58 2.203,58 2.203,58 2.203,58 2.203,58 13.221,50Demais Fontes Vinc ao Ensino 35.733,50 35.733,50 35.733,50 35.733,50 35.733,50 35.733,50 214.401,00

1.9.1.0.00.00.00.00 MULTAS E JUROS DE MORA 10.459,03 10.459,03 10.459,03 10.459,03 10.459,03 10.459,03 62.754,15

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUN DE FINANÇAS

ARNALDO MOREIRA TRISTAOCONTADOR CRC OR 033992/O-1

MUNICIPIO DE ANDIRÁANEXO III - DEMONSTRATIVO DAS METAS BIMESTRAIS DE ARRECAÇÃO

EXERCÍCIO DE 2012TITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE Soma de 2012

1.9.1.0.00.00.00.00 MULTAS E JUROS DE MORA 10.459,03 1.228,83 1.228,83 1.228,83 1.228,83 1.228,83 7.372,97Fontes Const Vinc a Saúde 399,33 399,33 399,33 399,33 399,33 399,33 2.395,99Fontes de Vinc Const ao Ensino 665,55 665,55 665,55 665,55 665,55 665,55 3.993,31Fontes Livres ou não vinculadas 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 48.991,88

1.9.2.0.00.00.00.00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 2.922,69Fontes Livres ou não vinculadas 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 2.922,69

1.9.3.0.00.00.00.00 RECEITA DA DÍVIDA ATIVA 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 761.385,80Demais Fontes Vinc a Outr Areas 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 426.649,92Fontes Const Vinc a Saúde 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 50.210,38Fontes de Vinc Const ao Ensino 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 83.683,97Fontes Livres ou não vinculadas 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 200.841,53

1.9.9.0.00.00.00.00 RECEITAS DIVERSAS 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 7.456,95Fontes Livres ou não vinculadas 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 7.456,95

2.1.0.0.00.00.00.00 OPERAÇÕES DE CRÉDITO 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 2.085.953,37Demais Fontes Vinc a Outr Areas 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 2.085.953,37

2.4.7.0.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00Demais Fontes Vinc a Outr Areas 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

9.3.0.0.00.00.00.00 DESCONTOS CONCEDIDOS -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -108.573,79Demais Fontes Vinc a Outr Areas -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -49.559,73Fontes Const Vinc a Saúde -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -8.764,15Fontes de Vinc Const ao Ensino -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -14.606,92Fontes Livres ou não vinculadas -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -35.642,99

9.7.2.1.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -2.747.456,93Fontes de Vinc Const ao Ensino -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -2.747.456,93

9.7.2.2.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -2.135.576,12Fontes de Vinc Const ao Ensino -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -2.135.576,12

FUNDO DE PREVIDENCIA 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 4.340.948,871.2.2.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 1.064.454,99

Fontes Livres ou não vinculadas 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 1.064.454,991.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 724.272,77

Fontes Livres ou não vinculadas 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 724.272,777.2.0.0.00.00.00.00 RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 2.552.221,11

Fontes Livres ou não vinculadas 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 2.552.221,11Total Geral 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 43.935.495,48

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUN DE FINANÇAS

ARNALDO MOREIRA TRISTAOCONTADOR CRC OR 033992/O-1

MUNICIPIO DE ANDIRÁANEXO III - DEMONSTRATIVO DAS METAS BIMESTRAIS DE ARRECAÇÃO

EXERCÍCIO DE 2012TITULOS 01 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE 5 BIMESTRE 6 BIMESTRE Soma de 2012

1.9.1.0.00.00.00.00 MULTAS E JUROS DE MORA 10.459,03 1.228,83 1.228,83 1.228,83 1.228,83 1.228,83 7.372,97Fontes Const Vinc a Saúde 399,33 399,33 399,33 399,33 399,33 399,33 2.395,99Fontes de Vinc Const ao Ensino 665,55 665,55 665,55 665,55 665,55 665,55 3.993,31Fontes Livres ou não vinculadas 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 8.165,31 48.991,88

1.9.2.0.00.00.00.00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 2.922,69Fontes Livres ou não vinculadas 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 487,12 2.922,69

1.9.3.0.00.00.00.00 RECEITA DA DÍVIDA ATIVA 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 126.897,63 761.385,80Demais Fontes Vinc a Outr Areas 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 71.108,32 426.649,92Fontes Const Vinc a Saúde 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 8.368,40 50.210,38Fontes de Vinc Const ao Ensino 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 13.947,33 83.683,97Fontes Livres ou não vinculadas 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 33.473,59 200.841,53

1.9.9.0.00.00.00.00 RECEITAS DIVERSAS 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 7.456,95Fontes Livres ou não vinculadas 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 1.242,83 7.456,95

2.1.0.0.00.00.00.00 OPERAÇÕES DE CRÉDITO 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 2.085.953,37Demais Fontes Vinc a Outr Areas 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 347.658,90 2.085.953,37

2.4.7.0.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00Demais Fontes Vinc a Outr Areas 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

9.3.0.0.00.00.00.00 DESCONTOS CONCEDIDOS -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -18.095,63 -108.573,79Demais Fontes Vinc a Outr Areas -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -8.259,96 -49.559,73Fontes Const Vinc a Saúde -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -1.460,69 -8.764,15Fontes de Vinc Const ao Ensino -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -2.434,49 -14.606,92Fontes Livres ou não vinculadas -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -5.940,50 -35.642,99

9.7.2.1.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -2.747.456,93Fontes de Vinc Const ao Ensino -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -457.909,49 -2.747.456,93

9.7.2.2.00.00.00.00 TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -2.135.576,12Fontes de Vinc Const ao Ensino -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -355.929,35 -2.135.576,12

FUNDO DE PREVIDENCIA 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 723.491,48 4.340.948,871.2.2.0.00.00.00.00 CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 1.064.454,99

Fontes Livres ou não vinculadas 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 177.409,17 1.064.454,991.3.0.0.00.00.00.00 RECEITA PATRIMONIAL 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 724.272,77

Fontes Livres ou não vinculadas 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 120.712,13 724.272,777.2.0.0.00.00.00.00 RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 2.552.221,11

Fontes Livres ou não vinculadas 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 425.370,19 2.552.221,11Total Geral 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 7.322.582,58 43.935.495,48

JOSÉ RONALDO XAVIER PREFEITO MUNICIPAL

ORLANDO SEIZI SUDASEC MUN DE FINANÇAS

ARNALDO MOREIRA TRISTAOCONTADOR CRC OR 033992/O-1

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINAEDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 001 /2012

Dispõe sobre a abertura de vagas para o Concurso Público da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná.

ANTÔNIO CÉSAR DE CAMARGO, Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, resolve:

TORNAR PÚBLICO O presente Edital, destinado a abertura de vagas do Concurso Público da Câmara Municipal de Santo

Antônio da Platina nº 001/2012 de provas para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal de provimento efetivo da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, na forma das Leis nº (s): 02 de 02 de fevereiro de 1993; 357 de 30 de junho de 2004; 412 de 17 de março de 2005; 845 de 03 de setembro de 2009; 864 de 06 de outubro de 2009; 928 de 17 de junho de 2010, 1.011 de 12 de abril de 2011 e demais alterações, Resolução nº 01/1990 (Lei Orgânica do Município de Santo Antônio da Platina) e nos termos do Art. 37, inciso II, da Constituição Federal, conforme a relação contida no Anexo I deste Edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e será organizado, dirigido e orientado por comissão

especialmente formada para este fi m, denominada Comissão Organizadora de Concurso. Será executado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e será fi scalizado por uma comissão denominada Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, conforme Lei Municipal nº 845 de 03 de setembro de 2009.

1.2. O Concurso Público que trata o presente edital será constituído de prova de conhecimentos, na qual os candidatos serão avaliados por meio de aplicação de Prova Objetiva de caráter eliminatório e classifi catório. Os conteúdos programáticos são os constantes do Anexo II deste Edital.

1.3. O cargo para o referido concurso consta no Anexo I deste Edital, bem como o número de vagas e o vencimento mensal para o cargo.

1.4. As condições e os requisitos mínimos necessários para o candidato ocupar o cargo desejado estão descritas nos itens 11 e 12 deste Edital.

1.5. As provas serão realizadas na cidade de Santo Antônio da Platina - PR. 2 DA RESERVA DE VAGAS A PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS2.1 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de inscrição no presente

Concurso Público para preenchimento de vagas cujas atribuições sejam compatíveis com as necessidades especiais de que são portadoras, obedecidas às disposições do parágrafo 2.º do artigo 9.º da Lei Municipal nº 02/93 e da Lei nº 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº 3.298/99.

2.2 Em cumprimento ao disposto no § 2º do art. 9º da Lei Municipal n° 02, de 02 de fevereiro de 1993 (e no §1º do art. 37 do Decreto n° 3.298/1999, ser-lhes-á reservado o percentual de 20% (vinte por cento) das vagas existentes, que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do Concurso.

2.3 O candidato com defi ciência concorrerá às vagas existentes, que vierem a surgir ou forem criadas no prazo de validade do Concurso, sendo reservado o percentual de 20% (cinco por cento), em face da classifi cação obtida, aos candidatos com defi ciência. A vaga para candidato com defi ciência será reservado durante as convocações sempre que 20% das vagas resultar em número inteiro, sendo inadmissível o arredondamento do coefi ciente fracionário.

2.4 É considerada defi ciência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fi siológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano, conforme art. 4º do Decreto Federal n° 3.298/99 e Súmula n° 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

2.5 Não serão considerados como defi ciência os distúrbios passíveis de correção.2.6 A necessidade de intermediários permanentes para auxiliar na execução das atribuições do cargo

ofertado constitui-se em óbice ao requerimento da inscrição às vagas reservadas aos portadores de defi ciência.2.6.1 A utilização de material tecnológico de uso habitual não impede a inscrição às vagas reservadas.2.7 O candidato inscrito como portador de defi ciência deverá especifi cá-la no preenchimento da inscrição

e, no período das inscrições, deverá entregar ou encaminhar via SEDEX para a Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, aos cuidados da Comissão Organizadora do Concurso, no endereço: Avenida Coronel Oliveira Motta, nº 715, CEP 86430-000 – Santo Antônio da Platina – PR, os documentos a seguir:

a) Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da defi ciência, com expressa referência ao código correspondente da Classifi cação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da defi ciência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova.

2.8 Os candidatos que no período das inscrições não atenderem aos dispositivos mencionados no subitem 2.8, letra “a”, serão considerados como não portadores de defi ciência.

2.9 O candidato portador de necessidades especiais participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e às condições mínimas de aprovação exigidas para todos os demais candidatos.

2.9.1 O candidato portador de necessidades especiais, se aprovado e classifi cado, por ocasião da contração terá apurada a compatibilidade do exercício das atribuições do cargo com a defi ciência de que é portador, mediante avaliação clínica, a qual terá caráter desclassifi catório. Se a defi ciência for considerada incompatível com as atividades previstas, o candidato terá seu nome excluído das listas de classifi cação em que fi gurar.

2.9.2 Havendo parecer médico ofi cial contrário à condição de defi ciência, o candidato terá seu nome excluído da lista de classifi cação dos portadores de defi ciência.

2.9.3 A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato portador de defi ciência obedecerá ao disposto nos artigos 13 e 14 da Lei Municipal n° 412 de 17 de março de 2005.

2.10 O candidato que não indicar no ato da inscrição a defi ciência e não informar a Comissão de Concurso conforme o subitem 4.12 será automaticamente excluído da lista de classifi cação dos defi cientes.

2.11 Na falta de candidatos aprovados para provimento das vagas reservadas para defi cientes, estas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância à ordem classifi catória.

2.12 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de defi ciência, se aprovado e classifi cado no concurso público, fi gurará em lista específi ca e, caso obtenha a classifi cação necessária fi gurará também na listagem de classifi cação geral dos candidatos.

2.13 A divulgação do resultado fi nal do concurso será feita de acordo com o cargo e a classifi cação obtida, contendo todos os candidatos, inclusive os portadores com defi ciência, contemplando a pontuação total individual e a classifi cação. Após a admissão do candidato, a defi ciência não poderá ser alegada para justifi car a concessão de aposentadoria.

2.14 Declarações falsas sujeitarão o candidato às sanções previstas em lei.3 DAS VAGAS PARA AFRODESCENDENTES 3.1 Ao candidato afrodescendente, amparado pela Lei Estadual nº. 14.274/2003 é reservado 10% (dez

por cento) das vagas, dentro do prazo de validade do Concurso Público, para a função estabelecida no Anexo I, deste Edital, devendo o candidato observar, no ato da inscrição, além das condições gerais estabelecidas neste Edital, também as condições especiais previstas neste item.

3.2 O percentual de vagas reservado ao afrodescendente será observado ao longo do período de validade do Concurso Público, inclusive em relação às vagas que surgirem e que vierem a ser preenchidas conforme ordem de classifi cação.

3.3 Caso o afrodescendente seja classifi cado e admitido para vagas não reservadas, ou seja, aquelas da classifi cação geral, serão mantidas as vagas reservadas a outros afrodescendentes.

3.4 Para efeitos do previsto neste Edital, considera-se afrodescendente aquele que assim se declare expressamente no momento da inscrição, identifi cando-se como de cor preta ou parda e como pertencendo à etnia negra, devendo tal informação integrar os registros cadastrais de ingresso de servidores, conforme o disposto no parágrafo único do art. 4º da Lei Estadual nº 14.274/03.

3.5 O candidato que não efetuar a inscrição com observância do previsto no item 3.4 deste Edital não concorrerá às vagas reservadas a candidatos afrodescendentes, mas automaticamente às vagas de ampla concorrência.

3.6 Se aprovado e classifi cado dentro do número de vagas reservadas, o candidato que se declarou afrodescendente será submetido a procedimento para verifi cação da condição declarada nos termos do item 3.4 deste Edital, a ser procedida segundo aferição da cor preta ou parda da pele do candidato.

3.7 Detectada a falsidade na declaração a que se refere o item 3.4 deste Edital, a qualquer momento, inclusive na fase de nomeação, o candidato será eliminado do Concurso Público, com anulação de todos os atos e efeitos já produzidos e à pena de demissão se contratado, conforme previsto no art. 5º da Lei Estadual nº 14.274/03.

3.8 O candidato afrodescendente participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às pontuações mínimas para aprovação, conforme previsto no art. 2º da Lei Estadual nº 14.274/03.

3.9 O candidato quando convocado para a realização da avaliação a que se refere o item 3.6 e não comparecer será considerado eliminado do Concurso Público.

4 DAS INSCRIÇÕES4.1 A inscrição do candidato deverá ser efetuada somente via Internet, no endereço eletrônico www.

uenp.edu.br.4.2 As inscrições serão realizadas a partir do dia 25/01/2012 até as 18h00 do dia 23/02/2012.

Continua na próxima página

Page 13: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-5Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

4.2.1 O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 24/02/2012 devendo ser somente em dinheiro.

4.2.2 Não serão validadas as inscrições cujo pagamento da taxa for realizado de forma extemporânea.

4.2.3 O sistema de inscrição para o certame permitirá a inclusão de apenas uma inscrição por CPF, cujo preenchimento e conferência dos dados são de inteira responsabilidade do candidato.

4.2.4 No Anexo I, do presente Edital, constam o quadro de cargos, quantidade de vagas, carga horária, vencimentos e número de questões por matéria para a prova objetiva.

4.2.5 Não haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de anulação deste Concurso Público.

4.3 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá realizar a conferência dos dados, que só devem ser confi rmados caso não haja erros de preenchimento. Após esse procedimento, o candidato deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer banco do sistema de compensação bancária, respeitado o item 4.2.1. e conforme prazo estabelecido neste edital.

4.4 O valor da taxa de inscrição deste Concurso será de R$ 30,00 (trinta reais).

4.5 Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certifi car-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, os quais constam do Anexo V, e demais disposições deste Edital.

4.6 A inscrição será validada somente após a UENP receber da instituição bancária a confi rmação do pagamento. Essa consulta estará disponível nos sites www.uenp.edu.br a partir do dia 02/03/2012 (Data da Homologação das inscrições).

4.7 Será considerada nula a inscrição efetuada por meio diferente ao constante no item 4.2.1.

4.8 A partir do dia 02/03/2012 o candidato que tiver sua inscrição confi rmada, deverá consultar, via Internet (www.uenp.edu.br) o local e a sala em que realizará a prova e imprimir o comprovante de homologação, cuja apresentação é condição obrigatória para ingressar na sala de prova.

4.9 As inscrições homologadas e o local de prova serão publicados no referido site (www.uenp.edu.br) e no Órgão Ofi cial de Imprensa do Município, jornal Tribuna do Vale.

4.9.1 Se a inscrição estiver validada no sistema o candidato estará apto a prestar o concurso, não havendo necessidade de confi rmação posterior. O candidato deverá apenas fazer a impressão do comprovante de homologação no site www.uenp.edu.br

4.10 Não será aceita inscrição condicional ou extemporânea, nem tampouco por correspondência.

4.11 O preenchimento da ficha de inscrição é de exclusiva responsabilidade do candidato. A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina e a Comissão de Concurso da UENP não se responsabilizam por informações e endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

4.12 A fi cha de inscrição será cancelada e serão anulados todos os atos dela decorrentes se o candidato fi zer declarações falsas ou inexatas no ato da inscrição.

4.13 Candidatos que necessitarem de condições especiais farão a indicação no momento da inscrição, em campo próprio. Depois de homologada a inscrição, o candidato deverá informar à Comissão de Concurso a sua real necessidade através do e-mail [email protected] com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da realização da prova. O atendimento a esses pedidos fi carão sujeitos a análise de sua viabilidade e razoabilidade

4.14 Não haverá local de prova especial aos candidatos que, a critério médico, por motivo de saúde, mesmo que devidamente comprovado, estiverem impossibilitados de realizar a prova em sala.

4.15 O valor da arrecadação com as taxas de inscrições serão repassadas integralmente à Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina.

5 DO PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO5.1 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento do

valor da inscrição, com exceção ao cidadão amparado pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, que comprove estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal, conforme o referido Decreto.

5.2 A comprovação no Cadastro Único para Programas Sociais será feita por meio da indicação do Número de Identifi cação Social – NIS, além dos dados solicitados no Formulário de Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição;

5.3 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família e renda familiar per capita a divisão da renda familiar pelo total de indivíduos da família;

5.4 A veracidade das informações prestadas pelo candidato, no Formulário de Inscrição, será consultada junto ao órgão gestor do CadÚnico, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

5.5 Para obter isenção o candidato deverá formalizar seu requerimento, conforme modelo disponibilizado no site www.uenp.edu.br, o qual deverá ser entregue pessoalmente na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina no período de 25/01/2012 a 03/02/2012, contendo:

a – Dados pessoais e quantidade de membros da família;b – Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do

Governo Federal (CadÚnico Decreto n° 6.135 de 26/06/2007) e,c – Declaração de que o candidato é membro de família de baixa

renda, nos termos do Decreto n° 6.135/2007.5.6 Não será concedida isenção de pagamento do valor de

inscrição ao candidato que:a. deixar de efetuar o requerimento de inscrição pela Internet;b. omitir ou fornecer informações inverídicas.5.7 A divulgação da homologação dos pedidos de isenção de

inscrição será no dia 10/02/2012 através de Edital publicado no Órgão Ofi cial de Imprensa do Município, Jornal Tribuna do Vale.

5.8 O candidato que tiver seu requerimento de isenção de pagamento do valor da inscrição indeferido poderá apresentar recurso no prazo de dois dias úteis após a divulgação, no site da UENP, www.uenp.edu.br e da divulgação do resultado prevista no item anterior.

5.8.1 O recurso de que trata o item anterior deverão ser formalizados por escritos e entregues pessoalmente na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina.

5.9 Após a análise dos recursos será divulgada no site da UENP (www.uenp.edu.br) a relação dos recursos deferidos e indeferidos.

5.10 O candidato que tiver seu requerimento de isenção de pagamento do valor da inscrição deferido deverá efetuar sua inscrição até a data limite de 23/02/2012 conforme orientações previstas no item 4.2 deste Edital.

5.11 Os candidatos benefi ciados com a isenção deverão imprimir as homologações de suas inscrições conforme instruções constantes no item 4.8 deste Edital.

5.12 Ao acessar o site da UENP, o sistema de inscrição informará ao candidato, automaticamente, que o seu requerimento de isenção do pagamento da inscrição foi deferido, não gerando boleto para pagamento da inscrição.

5.13 O candidato que não efetivar a sua inscrição, após a análise dos pedidos de isenção do pagamento, será excluído do Concurso.

5.14 Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção do valor de inscrição indeferidos e que queiram participar do certame deverão efetuar sua inscrição no site da UENP até a data limite de 23/02/2012, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de acordo com as orientações do item 4.

5.15 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afi rmativas.

5.16 Declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto Federal nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

5.17 A qualquer tempo poderão ser realizadas diligências relativas à situação declarada pelo candidato, podendo ser anulado esse benefício sem prejuízo das sanções legais.

6 DAS PROVAS6.1 As provas serão realizadas no dia 11/03/2012, na cidade de

Santo Antônio da Platina - PR. Os locais das provas e o ensalamento serão divulgados conforme previsto no item 4.8.

6.1.1 Em caso de alteração de local e de data de realização do concurso, o candidato será comunicado com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis, pelo e-mail de contato constante em sua

inscrição e pelo site www.uenp.edu.br 6.2 A prova será realizada no horário das 9 às 13 horas, num total

de 4 (quatro) horas, prazo dentro do qual o candidato deverá inclusive preencher o cartão-resposta.

6.3 Os portões de acesso aos locais de prova fi carão abertos das 8 horas e 15 minutos até as 8 horas e 45 minutos.

6.4 O horário a ser seguido é o do Serviço Hora Certa Brasil Telecom - telefone n° 130.

6.5 Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horários determinados.

6.6 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identifi cação correta do seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.7 Serão considerados documentos oficiais de identidade: Carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiro Militar; Carteiras expedidas pelos órgãos fi scalizadores do exercício profi ssional (Conselhos, Ordens etc.); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que por lei federal valham como identidade e Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com foto), desde que em vigor.

6.8 Para a realização das provas o candidato deverá portar somente documento de identifi cação citado no item 6.7, comprovante de inscrição (homologação), caneta esferográfi ca tinta preta ou azul, lápis e borracha, devendo ainda assinar a lista de presença ao ingressar na sala de provas.

6.9 Não haverá segunda chamada para as provas, sendo que a ausência do candidato implicará na sua eliminação sumária do Concurso Público.

6.10 As provas objetivas constarão de 30 (trinta) questões com cinco alternativas cada uma, das quais apenas uma será considerada correta. O Anexo I demonstra a quantidade de questões de cada cargo, bem como a distribuição das questões por disciplina.

6.11 As questões das provas para o cargo objeto deste Concurso versarão em torno do conteúdo programático do Anexo II.

6.12 Cada uma das questões objetivas valerá 1 (um) ponto.6.13 Será de inteira responsabilidade do candidato cumprir as

instruções contidas no caderno de provas.6.14 O preenchimento do cartão-resposta será de inteira

responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções especifi cadas neste Edital e no próprio caderno de provas.

6.14.1 Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta entregue ao candidato.

6.15 Não serão permitidas consultas bibliográfi cas, nem a utilização de outros equipamentos e/ou materiais durante a realização das provas.

6.16 Não será permitido o uso ou o porte de armas ou aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, MP3, MP4, relógio, diskman, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc. e o descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato.

6.17 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) utilizar ou tentar usar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros no Concurso Público;

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de qualquer prova;

c) faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e com os demais candidatos;

d) recusar-se a entregar o cartão-resposta ao término do tempo destinado para a realização da prova;

e) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de membro da equipe de aplicação das provas;

f) descumprir as instruções contidas neste Edital, no caderno de provas e no cartão-resposta;

g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.6.18 Se a qualquer tempo for constatado ter o candidato utilizado

processos ilícitos por meio eletrônico, visual, auditivo, grafológico ou apresentada declaração falsa ou inexata quanto a aspecto relevante à sua participação no Concurso Público, sua prova será anulada e o candidato será automaticamente eliminado.

6.19 O candidato só poderá entregar o seu cartão-resposta e retirar-se da sala decorridas, no mínimo, 1 hora e 30 minutos do seu início.

6.20 Ao terminar a prova o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar ao aplicador de prova o caderno de questões e o cartão-resposta ofi cial que conterá a assinatura e a impressão digital, podendo o candidato levar o cartão-resposta rascunho.

6.21 Os três últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as provas e retirar-se do local simultaneamente após os procedimentos do item 6.22.

6.22 O envelope contendo as provas e os cartões respostas serão lacrados na presença e com assinatura e identifi cação dos três últimos candidatos de cada sala.

7 DOS RECURSOS7.1 A Comissão de Concurso da UENP divulgará o gabarito ofi cial

provisório e as provas objetivas no endereço eletrônico da UENP www.uenp.edu.br, até as 18 horas do dia 12/03/2012.

7.2 O candidato que desejar interpor recursos às questões objetivas deverá fazer das 9 horas do dia 13/03/2012 até as 17 horas do dia 15/03/2012.

7.3 O recurso deverá ser formalizado e devidamente fundamentado através de requerimento específi co que estará disponível no endereço eletrônico www.uenp.edu.br, o qual deverá ser entregue pessoalmente na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina dentro do prazo fi xado no item 7.2.

7.3.1 Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou via correio eletrônico.

7.4 Se do exame dos recursos resultar na anulação de questão(ões), esta(s) será(ão) considerada(s) como correta(s) para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.5 Se houver alteração do gabarito, por força de recurso, este será publicado e os resultados reprocessados.

7.6 Findas a correção e a apresentação das respostas aos recursos, não caberá administrativamente qualquer tipo de solicitação de revisão do resultado apresentado.

8 DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO8.1 Serão aprovados os candidatos que obtiverem pontuação

igual ou superior a 50% do total de questões, sendo a pontuação obtida pela simples multiplicação dos acertos pelo valor das questões e a classifi cação por ordem decrescente de pontuação.

8.2 A divulgação do resultado fi nal do concurso será feita de acordo com a classifi cação obtida, contendo todos os candidatos, inclusive os portadores de necessidades especiais e afrodescendente, contemplando ainda a pontuação total individual e a classifi cação por candidato.

8.2.1 A convocação será efetuada para suprir as vagas em aberto nas funções, conforme Anexo I, obedecendo à classifi cação por função escolhida no ato da inscrição.

9 CRITÉRIOS DE DESEMPATE 9.1 Na hipótese de empate da nota fi nal da prova objetiva serão

considerados critérios de desempate, nesta ordem de verifi cação, o candidato que:

9.1.1 Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);

9.1.2 Maior nota na prova de língua portuguesa.9.1.3 Maior idade.9.1.4 Maior número de fi lhos.9.1.5 Sorteio.Observação: o critério subsequente só será analisado se persistir

o empate no anterior.10 DOS RESULTADOS10.1 Havendo interposição de recursos, o gabarito ofi cial defi nitivo

das provas será divulgado até as 18 horas do dia 23/03/2012, através da Internet no endereço eletrônico www.uenp.edu.br

10.2 A classifi cação defi nitiva dos candidatos no Concurso Público será divulgada até as 18 horas do dia 26/03/2012, no endereço eletrônico www.uenp.edu.br e www.camarasap.pr.gov.br, sendo homologado, publicado e divulgado no Órgão Ofi cial do Município.

10.3 A publicação do resultado fi nal do concurso será feita em três listas, uma contendo a classifi cação de todos os candidatos, incluindo os candidatos com defi ciência e os afrodescendentes, e as outras duas contendo a classifi cação destes últimos.

10.4 Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas para candidatos com defi ciência ou afrodescendentes estas serão

preenchidas pelos demais candidatos, com rigorosa observância a ordem classifi catória.

10.4.1 Do resultado defi nitivo, não caberá qualquer outro recurso ou pedido de revisão.

11 DA ADMISSÃO11.1 Por ocasião da contratação, serão exigidos dos candidatos

aprovados os seguintes documentos:a) Carteira de Trabalho e Previdência Social original.b) Certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso

(fotocópia autenticada ou acompanhada do original)c) Cédula de identidade (fotocópia autenticada ou acompanhada

do original)d) Cadastro de Pessoa Física – CPF (fotocópia autenticada ou

acompanhada do original)e) Diploma ou certifi cado de conclusão de curso emitido por

Instituição reconhecida pelo MEC, na escolaridade exigida para o cargo (fotocópia autenticada ou acompanhada do original)

f) Prova de quitação com o Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino, certifi cado de reservista ou de dispensa de incorporação (fotocópia autenticada ou acompanhada do original)

g) Prova de quitação com as obrigações eleitorais (fotocópia autenticada ou acompanhada do original)

h) Certidão de nascimento dos fi lhos menores de 21 anos, se for o caso (fotocópia autenticada ou acompanhada do original)

i) Prova de ser brasileiro e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n° 70.436, de 18 de abril de 1972.

j) Três fotografi as 3x4 datadas 2012.k) Comprovante de endereço atual (fotocópia autenticada ou

acompanhada do original)l) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, expedida pela

Comarca de seu domicílio; m) Declaração de acúmulo ou não, de emprego, cargo, função

pública nas esferas municipal, estadual ou federal;n) Certidão constando que, em exercício de função pública,

não sofreu penalidade por prática de atos desabonadores, não tendo sido demitido dos serviços público Municipal, Estadual e Federal, se exerceu ou exerce cargo público naquelas esferas.

o) Declaração de que não percebe proventos de aposentadoria do Regime Próprio de Previdência Social, em atendimento ao disposto no § 10, Artigo 37, da Constituição Federal e da Emenda Constitucional nº 20/98.

11.2 Serão ainda exigidos:a) Ter o candidato idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data

da admissão.b) Comprovação de aptidão de saúde física e mental

de capacidade laboral, por meio de laudos médicos e exames laboratoriais, necessários para o exercício do cargo, bem como atestado que não possui alergia para trabalhar com produtos químicos de limpeza em geral, custeado pelo candidato, ou atestado de saúde expedido pelo órgão municipal de saúde através de exame médico pré-admissional.

c) O Exame Médico para admissão de candidato aprovado na prova objetiva terá caráter desclassifi catório se constatada qualquer incompatibilidade deste com a atividade a ser desenvolvida, inclusive no que se refere ao manuseio de produtos químicos.

11.3 A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especifi cados nos subitens 11.1 e 11.2 impedirão a admissão do candidato, o qual perderá a vaga e será eliminado do concurso público.

11.4 Os candidatos classif icados no Concurso Público comprometem-se a manter atualizado o seu endereço junto a Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, nada podendo reclamar e nem exigir da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina no caso de descumprimento desta instrução.

11.5 Os candidatos classifi cados serão convocados através de telegrama, obedecendo rigorosamente a ordem de classifi cação fi nal e dentro do prazo de validade do Concurso Público, para apresentarem a documentação necessária à contratação e assumirem suas vagas.

11.6 O candidato convocado que deixar de se apresentar no local indicado na correspondência de convocação no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da data do recebimento do comprovante do telegrama, será considerado desistente e, portanto, eliminado do Concurso Público.

11.6.1 Em caso de devolução da correspondência pelo correio, sem a localização do candidato, e decorrido o prazo de 5 (cinco) dias úteis da data do envio da última comunicação, este será considerado desistente da vaga.

11.7 O candidato que, convocado para a admissão, recusar, deixar de assumir a vaga ou não atender qualquer pré-requisito deste Edital será eliminado do Concurso Público.

11.8 A convocação dos candidatos para a contratação será processada mediante as necessidades da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR, observada a ordem de classifi cação dos candidatos e o prazo de validade do concurso.

12 DA CONTRATAÇÃO12.1 O Candidato aprovado no concurso público, respeitada

a classificação e as vagas disponíveis ou que vierem a ser disponibilizadas, será contratado pela Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR, de acordo com as normas das Leis nº (s) 02 de 02 de fevereiro de 1993, 357 de 30 de junho de 2004, 412 de 17 de março de 2005, 864 de 06 de outubro de 2009, 928 de 17 de junho de 2010, 1.011 de 12 de abril de 2011 e demais alterações, e passará pelo estágio probatório de três anos previsto no artigo 41 da Constituição Federal de 1988.

12.2 A contratação se dará nos moldes do plano de cargo da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR em vigência no momento da contratação.

12.3 Fica resguardado, ao candidato classifi cado, o mínimo do salário divulgado no Edital.

12.4 O candidato aprovado e contratado será avaliado no período do estágio probatório, conforme dispositivos internos da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR, através de critérios objetivos e acompanhamento constante na Lei nº 864 de 06 de outubro 2009.

13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS13.1 O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos a contar

da data de homologação do resultado fi nal, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse e conveniência por parte da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR.

13.2 A inscrição do candidato importa no conhecimento e aceitação das condições previstas para o concurso público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

13.3 A aprovação do candidato no Concurso Público não implicará obrigatoriamente em sua admissão, dependendo sempre da existência de vagas e no cumprimento das exigências previstas neste Edital.

13.4 O candidato que no ato da inscrição fizer declaração inverídica ou falsa fi cará sujeito às sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração, nos termos do Código Penal Brasileiro.

13.5 A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR não se responsabilizará por quaisquer cursos, textos ou apostilas que surgirem no mercado ou por informações divulgadas por empresas que comercializam esse tipo de material.

13.6 A aprovação no Concurso assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e do cumprimento dos requisitos estabelecidos neste Edital, da rigorosa ordem de classifi cação, da existência de vagas e do prazo de validade do concurso.

13.7 As publicações ofi ciais referentes ao Concurso Público serão feitas no Órgão Ofi cial do Município e da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina e serão de responsabilidade da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina - PR.

13.8 Os casos omissos deste Edital serão decididos pelo Presidente do Legislativo Municipal de Santo Antônio da Platina – PR, depois de apresentados pela Comissão Permanente Organizadora do Concurso Público.

GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ, aos 09 de janeiro de 2012.

ANTÔNIO CÉSAR DE CAMARGO - Presidente da Câmara MunicipalTEREZINHA REINUTTI - Vice-Presidente

FRANCISCO FAUSTINO DE PROENÇA JUNIOR - 1º Secretário

Continua na próxima página

Page 14: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

TRIBUNA DO VALE B-6 Atas&Editais Terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Será equiparado ao salário mínimo o vencimento de servidor que seja inferior ao salário mínimo vigente no país, conforme Lei Municipal nº 595/2007.

ANEXO IICONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAISMATEMÁTICA Números naturais. Números inteiros. Divisibilidade. Frações. Sistemas de números naturais. Os

números racionais. Números reais. Equações e inequações de graus um e dois. Aplicações. Regra de três simples. Radiciação. Razões. Proporções. Algarismos romanos. Dízimas periódicas. Porcentagem. Medidas de superfície. Medidas de Volume. Números decimais. Grandezas proporcionais.

LÍNGUA PORTUGUESATEXTO - compreensão e interpretação. Linguagem verbal e não verbal. Pontuação. GRAMÁTICAFONOLOGIA – Tonicidade: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Sílaba e divisão silábica.

Ortografi a. Acentuação gráfi ca (palavras monossílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas). Uso dos porquês, de há e a.

MORFOLOGIA – Identifi cação das classes de palavras: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções e interjeições. Flexões das palavras (gênero, número e grau).

SINTAXE – frase, oração e período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Colocação pronominal.

SEMÂNTICA – Signifi cação das palavras, sinônimos, antônimos, denotação e conotação. ANEXO III

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS As provas serão realizadas na cidade de Santo Antônio da Platina - Paraná.O ensalamento deverá ser consultado pelo candidato diretamente no site da UENP www.uenp.edu.

br e www.camarasap.pr.gov.br a partir das 18 horas do dia 02/03/2012. O candidato deverá portar a homologação no dia da realização da prova, conforme disposições constantes neste Edital.

ANEXO IVCRONOGRAMA DE DATAS

Edital 10/01/2012 1. INSCRIÇÕES:Do dia 25 de Janeiro de 2012 até o dia 23 de Fevereiro de 2012.2. PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:Até o dia 24 de fevereiro de 2012.3. SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:Do dia 25 de Janeiro de 2012 até o dia 03 de Fevereiro de 2012, com divulgação no dia 10 de

Fevereiro de 2012. 4. HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO LOCAL DA PROVA A partir das 18 horas do dia 02/03/2012 no site www.uenp.edu.br. O candidato que tiver a inscrição

confi rmada e divulgada deverá imprimir seu comprovante de homologação, cuja apresentação é obrigatória no dia da prova.

5. SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA As solicitações de condições especiais para realização da prova devem ser feitas no ato da inscrição,

através do preenchimento do campo “Condições especiais”.6. PROVADia 11 de março de 2012, com início às 09h00 e término às 13 horas. Os portões serão abertos às

08 horas e 15 minutos e fecharão às 08horas e 45 minutos, conforme consta neste Edital.7. DIVULGAÇÃO DA PROVA E DO GABARITO PROVISÓRIO Até ás 18 horas do dia 12 de março de 2012.8. RECURSO DAS QUESTÕES OBJETIVASPelo período de 03 (dias) úteis, iniciando às 09 horas do dia 13/03/2011 até as 17 horas do dia

15/03/2012. A análise dos recursos será do dia 16/03/2012 até o dia 22/03/2012.9. DIVULGAÇÃO DO GABARITO DEFINITIVO Até as 18 horas do dia 23/03/2012.10. CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS Até as 18 horas do dia 26/03/2012 no site da www.uenp.edu.br.

ANEXO VREQUISITOS LEGAIS E CONDIÇÕES PARA EXERCÍCIO DO CARGO PÚBLICO

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAISDESCRIÇÃO SUMÁRIA

Realizar trabalhos de limpeza em geral para manter as condições de higiene e conservação do local de trabalho. Exercer funções de conservação e manutenção dos prédios assegurando o asseio, o cumprimento do regulamento e a segurança. Efetuar serviços administrativos auxiliares, bem como ajudar os Vereadores, Secretário Parlamentar, Contador e Assessores na execução dos serviços internos da Câmara.

DESCRIÇÃO DETALHADA� Remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos, espanando-os

ou limpando-os com vasculhadores, fl anelas ou vassouras apropriadas para conservar-lhes com boa aparência.

� Efetuar a limpeza de escadas, pisos, passadeiras e tapetes, varrendo-os, lavando-os ou encerrando-os e/ou passando o aspirador de pó, para a retirar a poeira e detritos.

� Limpar os utensílios, como cinzeiros e objetos de adorno, utilizando pano ou esponja embebidas em água e sabão ou outro meio adequado, para manter a boa aparência dos locais.

� Arrumar banheiros e toaletes, limpando-os com água e sabão detergentes e desinfetantes e reabastecendo-os de papel sanitário, toalhas e sabonetes, para conservá-los em condições de uso.

� Coletar o lixo dos depósitos, recolhendo-os em latas, para colocá-los na lixeira.� Fazer café, chá ou lanches a critério da administração Parlamentar e ajuda a organizar e servir

os coquetéis da Câmara.� Relacionar materiais necessários à execução dos serviços e requerê-los ao administrador

Parlamentar.� Efetuar compras dos materiais à execução dos serviços, após autorização do Secretário

Parlamentar.� Verifi ca ao fi nal do expediente, se as janelas estão fechadas.� Reunir e amontoar a poeira, fragmentos e detritos espalhados pelo pátio, que cause incômodo

ou ofereçam perigo aos servidores, empregando ancinho e outros instrumentos apropriados para recolhê-los.

� Zelar pela conservação dos equipamentos, ferramentas e máquinas utilizadas, observando as normas de segurança e conservação, para obter melhor aproveitamento.

� Receber orientação do seu superior imediato, trocando informações sobre os serviços e as ocorrências, para assegurar a continuidade do trabalho.

� Executar trabalhos de coleta e de entrega, internos e externos, de correspondência, documentos, encomendas, cartas, convites e outros fi ns, dirigindo-se aos locais solicitados, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários, para atender às solicitações e necessidades administrativas da Câmara Municipal.

� Efetuar pagamentos de contas da Câmara, levando cheques ou dinheiro.� Auxiliar no serviço de arquivo, abrindo pastas, plastifi cando folhas e preparando etiquetas, para

facilitar o andamento dos serviços administrativos.� Distribuir documentos e correspondências aos Vereadores e demais servidores da Câmara.� Retirar diariamente correspondências no correio e bancos.� Fotocopiar documentos.� Zelar pela conservação e limpeza do pátio.� Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato. ESPECIFICAÇÕESInstrução: 4º série completa do ensino fundamental.Responsabilidade: materiais, equipamentos e documentos.

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO CONTRATO 002/2012 REFERENTE À TOMADA DE PREÇOS Nº 013/2011

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.CONTRATADA: DAL BIANCO ENGENHARIA LTDA.

OBJETO: O Objeto do presente contrato é a contratação de Empresa de Engenharia, a qual fornecerá materiais e mão-de-obra para a execução de construção do Centro de Convivência do Idoso, com área de 313,88m2 - Contrato de Repasse nº 030.7613-04/2009/FNAS/Programa de Proteção Social Básica, com prazo de 300 (trezentos) dias para execução dos referidos serviços, conforme cronograma, memorial descritivo e planilha de serviços, anexos à Tomada de Preços nº 013/2011, que juntamente com a proposta da CONTRATADA passam a fazer parte integrante deste instrumento independentemente de suas transcrições.

VALOR: R$ R$ 274.888,01 (duzentos e setenta e quatro mil oitocentos e oitenta e oito reais e um centavo)

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO07.004 – 08.241.0485.1.298 – 4490.51.01.02 (5014) – 01000 Recursos Ordinários (Livres)07.004 – 08.241.0485.1.298 – 4490.51.01.02 (5015) – 31783 Construção do CCI – 0307613-04-

/2009/FNAS/CaixaVIGÊNCIA: O presente Contrato terá a vigência de 300 (trezentos) dias, ou enquanto durar a

garantia dos Serviços Prestados, prevalecendo a que por ultimo expirar; contatos a partir do 5º dia da sua assinatura, podendo ser prorrogado nos termos do Artigo 57 da nº 8.666/93.

Parágrafo Único: A CONTRATADA obriga-se a executar o objeto do presente Contrato em estrita observância ao estabelecido no Cronograma Físico-Financeiro.

DATA: 05 de janeiro de 2012.MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 067/2011 PREGÃO PRESENCIAL Nº 024/2010

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.CONTRATADA: RODRIGO BORGHI DA SILVA & CIA LTDA.

OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto acrescer, a partir de 01/01/2012, 25% sobre o valor inicial alusivo ao lote 03 item 01 - Contrato nº 067/2011, Pregão Presencial nº 024/2010, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de acesso a Internet via cabo UTP - cat 5 e/ou microondas 24 (vinte e quatro) horas por dia, destinados as secretarias municipais e suas divisões, pelo período de 12 (doze) meses, conforme quantitativo, especifi cações e detalhamentos consignados nos Lotes elaborados pelo Departamento Municipal de Informática.

VALOR: O valor total do presente aditivo é de é de R$ 1.750,00 (um mil setecentos e cinqüenta reais), referente às mensalidades relativas à prestação de serviço constante do lote 3 item 1 do Pregão Presencial 024/2010.

Parágrafo único – O valor total será dividido em 05 (cinco) parcelas mensais de R$ 350,00 trezentos e cinqüenta reais) cada.

DOTAÇÃO: 04.001-04.123.0030.2.059-3390.39.97.00 (4246) 01000DATA: 03 de janeiro de 2012.

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO CONTRATO 001/2012 REFERENTE AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 097/2011

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.CONTRATADA: OLIVEIRA & VIANA LTDA.

OBJETO: O Objeto do presente contrato é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços e aquisição de peças de 1ª qualidade para os veículos Ducato AKW 1781 e SPLINTER AIG 8364, ambos ambulâncias a serviço da Secretaria Municipal de Saúde, a ser executado neste exercício, conforme quantitativo, especifi cações e detalhamentos consignados nos lotes elaborados pela Secretaria Municipal de Saúde, objeto do Pregão Presencial nº 097/2011, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fi ns de direito, obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição;

Parágrafo único: A CONTRATADA, obriga-se a fornecer ao CONTRATANTE, os itens 1 ao 5 do lote 1 e itens 1 ao 6 do lote 2, referentes ao objeto do Pregão Presencial nº 097/2011, conforme quantitativo e especifi cações constantes na proposta de preços e de acordo com as solicitações feitas pela CONTRATANTE.

VALOR: R$ 3.050,00 (três mil e cinqüenta reais)DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: SAÚDE 06.003-10.301.0428.2.071 – 3390.30.39.00 (1943) – 01303 Saúde Impostos06.003-10.301.0428.2.071 – 3390.39.19.00 (3537) – 01303 Saúde ImpostosVIGÊNCIA: O presente Contrato terá vigência até 31/01/2012, ou enquanto durar a garantia dos

equipamentos e serviços propostos pela licitante, prevalecendo a que por último expirar, podendo a CONTRATANTE optar pela prorrogação desse prazo, em comum acordo com a CONTRATADA, até igual período, nos termos do Artigo 57 da Lei nº 8.666/93.

DATA: 04 de janeiro de 2012.

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO Nº 160/2011 REFERENTE À CHAMADA

PÚBLICA Nº 002/11 - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 013/2011CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.CONTRATADA: ANDERSON HINTERLANGOBJETO: Constitui objeto do presente instrumento a rescisão amigável do Contrato nº 160/2011 referente

à Chamada Pública nº 002/2011, fi cando ambas as partes desobrigadas do cumprimento do seu objeto a contar da data de assinatura desta rescisão contratual.

DATA: 03 de janeiro de 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHALAVISO DE LICITAÇÃO

Pregão Presencial nº: 009/2012 Encontra-se aberto na PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL – ESTADO DO PARANÁ,

processo licitatório na modalidade Pregão, do tipo menor preço global por lote, cujo objeto é a contratação de empresa especializada no fornecimento de café, chá, açúcar e outros materiais de consumo para os departamentos e secretarias do município, pelo sistema registro de preços.

A realização do pregão presencial será no dia: 23/01/2012, a partir das 10h00min, na sede da Prefeitura Municipal, localizada à Rua Paraná, nº. 983 – Centro, em nosso Município.

O edital na íntegra estará disponível para consulta e retirada mediante pagamento de taxa no endereço supra, junto ao Setor de licitações, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h00min às 11h00min e das 13h30min às 15h30min.

Ribeirão do Pinhal, 09 de janeiro de 2012.Fayçal Melhem Chamma Junior

Pregoeiro Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ - PARANÁEDITAL DE AVISO DE LICITAÇÃO MODALIDADE

Tomada de preços Nº 3/2012.1.0. DO OBJETO 1.1. TAXA ADMIN. P/ MANUTENÇÃO DA BOLSA DE ESTAGIÁRIOS.1.2 Valor máximo da licitação: R$ 16.800,00 (dezesseis mil e oitocentos reais)2.0. DA ABERTURA E RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS2.1. A data da abertura das propostas será no dia 25/01/2012, às 14:00 horas, na sala de reuniões

da Comissão de Licitação, da Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré/PR, na Rua Rui Barbosa n.º 96, Centro.

2.2. O prazo máximo para apresentação das propostas pelos interessados será até o inicio da abertura do certame.

3.0. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 3.1. Será considerado vencedor o licitante que oferecer a proposta de Menor Preço Global. 4.0. DO FORNECIMENTO DO EDITAL 4.1. Está disponível aos interessados, o texto integral do Edital de Licitação Tomada de preços 3/2012,

na sede da Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré/PR.Informações pelo fone/Fax - (43) 3537-1212, conforme Parágrafo 1º do art. 21 da lei 8.666/93. Paço Municipal José Galdino Pereira - Barra do Jacaré - Paraná, em 09/01/2012.

ADENILSON SILVA - Presidente da CPL

Page 15: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 2059

cmyb

cyan magenta yellow black

Terça-feira, 10 de janeiro de 2012E-mail: [email protected]

TRIBUNA DO VALE

FERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZE-mail: [email protected]

FERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZFERNANDA DINIZ

Refl exão“As palavras fogem quando precisamos delas e sobram quando não pretendemos usá-las.”

(Carlos Drummond de Andrade)

H ORÓSCOPO PARA HOJEÁries Momento bom pra você organi-zar a agenda ten-

do em mente reservar um bom tempo pra cuidar de assuntos domésticos e familiares que ficaram em segundo plano até agora. Vênus em Aquário conti-nuará enviando amizade e amor até você.

TouroComece bem a semana: que tal retomar um curso

de línguas, informática, ou algo parecido? A Lua cheia favorece! Além dis-so, será um bom tempo para colocar a correspon-dência em dia. Júpiter sinaliza força, entusiasmo e autoconfiança.

ÁriesMomento bom pra você organi-zar a agenda ten-

Áries

TouroComece bem a semana: que tal retomar um curso

GêmeosDepois de pagar dívidas, chega a hora de ganhar

mais. É a virada da sorte a seu favor. Nada de ganhos na loteria, mas sim do bom uso das suas habilidades e talentos, porem. Cultive seus talentos, valorize o que tem de bom e de bo-nito em sua vida.

CâncerLua cheia impor-tante esta de hoje, pois acontece em

seu signo. Passe a cuidar mais de si e deixe as pes-soas um pouquinho só em segundo plano. Saúde, equilíbrio orgânico e aten-dimento de necessidades emocionais estão em pri-meiro lugar.

LeãoSemana começa agitadinha com Lua cheia, sinal

de emoções polarizadas, confrontos entre o comum e o que não faz parte do cotidiano. Presente versus passado são temas na ber-linda. Há um passado que você precisa fechar agora. De verdade.

VirgemSe você já curtiu aqueles momentos mágicos com seu

amor e fez altos planos com ele, agora já pode se dedicar aos projetos em comum com outras pesso-as, que estão aguardando sua inspiração com muita esperança. O tema da se-mana é este.

LibraSe você aprovei-tou bem o iní-cio do ano pra

discernir bem o que o incomoda, e dá aquele frio na barriga de mal es-tar, passe a redefinir sua carreira, profissão e atua-ção social em cima disso. Respeite-se. É o recado da Lua cheia de hoje.

EscorpiãoChegou o mo-mento do mês ótimo pra você

testar crenças. Talvez elas sejam frias demais e não respondam aos anseios de sua alma. No silencio, no sentimento, chegará lá. Abordagens intuitivas fun-cionarão melhor. Viagens estão em destaque.

SagitárioDívidas, recebi-mento de taxas, pagamento de

impostos, seguros, heran-ças - e alguma poupança feita em conjunto com o sócio ou o cônjuge entram no rol de assuntos urgentes da semana que começa. Vale pedir orientação a especialistas.

CapricórnioLua cheia no sig-no oposto ao seu desloca a atenção

de você para seus pares, parceiros, sócios, cônju-ge e todos aqueles com quem se consulta. Escolha os que o acolhem bem. Mercúrio solta sua língua e tudo será esclarecido no amor até 28/1.

AquárioDis tú rb ios o r -gânicos podem o co r r e r en t r e

hoje e sábado que vem, determinados pela não aceitação de emoções e sentimentos que se cho-cam com sua rotina atual. Há que mudar isso, para não ficar doente! Alimen-te-se com discriminação.

PeixesFilhos, amores, concursos, pro-vas, a busca por

mais diversão, excitação, alegria se torna intensa a partir de agora. Com a cheia lunar em Câncer, além de fértil estará mais intuitivo, com seus senti-dos apuradíssimos para a arte e o amor.

GêmeosDepois de pagar dívidas, chega a hora de ganhar

Gêmeos

dívidas, chega a

Parabéns em dobroOs irmãos Luiz Fernando e Heloísa, juntos na foto, comemoram

idade nova neste mês de janeiro. Os parabéns especiais, para am-bos, vêm dos pais Fernando e Cristina do bairro rural Água Branca, em Santo Antônio da Platina

Arquivo Pessoal

ConquistaO estudante José Lucas comemora aprovação no

curso de Medicina na UFPR - Universidade Federal do Paraná, sendo o 1º colocado em escolas públi-cas. Ele também prestou vestibular de Medicina na UEL ‒ Universidade Estadual de Londrina, sendo aprovado na 1º fase e aguardando resultado fi nal no dia 17 de janeiro. Na foto José Lucas aparece com seus pais Aguinaldo e Silvia, que lhe parabe-nizam. Aguinaldo, aliás, comemorou idade nova no último dia 02. Parabéns à família!

Arquivo Pessoal

FofuraO lindo da foto é Heitor de Freitas Barankievicz, fi lho de

Ivana e Elvys. A família que atualmente mora em Maringá passa férias na casa do vovô Paulo Freitas e da vovó Denise

Arquivo Pessoal

Alimentação de verãoA alimentação no verão muda, e tem mesmo que mudar, porque não dá

pra, num calor desses, se jogar na feijoada, nos queijos gordurosos, nas carnes suculentas e nas comidas mais pesadas, não é mesmo? Quanto mais quente estiver o dia, mais leves devem ser os alimentos. Assim, optem por frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e fi bras, além de serem leves e refrescantes. Folhas verdes e saladas são sempre bem vindas, tomando cuidado com os molhos, que não devem conter maionese. Prefi ram sempre temperar a salada com limão, azeite, mostarda e vinagre. (Patricinha Esperta)

Mousse de chocolateIngredientes: 300g de chocolate meio amargo picado, 2 gemas, 4 cla-

ras, 3 colheres (sopa) de açúcar, 300g de chantilly e Raspas de chocolate para decorar. Modo de preparo: Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente

as gemas e misture bem. Bata as claras em neve, adicione o açúcar aos poucos e junte ao chocolate e ao chantilly delicadamente. Coloque em taças e leve à geladeira por 2 horas. Decore com raspas de chocolate e sirva. (Guia da Cozinha)

ImportanteCabelo estraga, sim, por mais que você cuide bem dele. Com o tempo,

a parte danifi cada das pontas sobe para o comprimento. Ir uma vez por ano ao salão e cortar um dedo não elimina pontas duplas!