28
Vestibular 2017 Medicina 002. Prova de Conhecimentos Específicos e Redação Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuição de nota zero a esta prova. Esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de redação. A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspon- dente, utilizando caneta de tinta azul ou preta. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado. Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a critério do candidato, poderá ser útil para a resolução de questões. Esta prova terá duração total de 4h e o candidato somente poderá sair do prédio depois de transcorridas 3h, contadas a partir do início da prova. Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao fiscal a Folha de Redação e o Caderno de Questões. 04.12.2016 AUSENTE USO EXCLUSIVO DO FISCAL Assinatura do candidato Nome do candidato Prédio Sala Carteira Inscrição RG

Vestibular 2017 Medicina 002. Prova de Conhecimentos ... · 002. Prova de Conhecimentos Específicos e Redação Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

Embed Size (px)

Citation preview

Vestibular 2017

Medicina

002. Prova de Conhecimentos Específicos e Redação   Confira seus dados impressos neste caderno.   Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuição de nota zero a esta prova.   Esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de redação.   A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspon-dente, utilizando caneta de tinta azul ou preta. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado.   Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a critério do candidato, poderá ser útil para a resolução de questões.   Esta prova terá duração total de 4h e o candidato somente poderá sair do prédio depois de transcorridas 3h, contadas a partir do início da prova.   Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao fiscal a Folha de Redação e o Caderno de Questões.

04.12.2016

ausEntE

usO EXCLusIVO DO FIsCaL

Assinatura do candidato

Nome do candidato

Prédio Sala CarteiraInscriçãoRG

2FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

3 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 01

Os vírus são entidades biológicas acelulares. A estrutura viral é bastante simples quando comparada a uma célula. Existem os vírus não envelopados e os envelopados, como o Influenza virus, que infecta facilmente as células humanas do trato respiratório superior.

a) Cite duas estruturas celulares que também são encontradas no Influenza virus.

b) Qual a origem do envelope viral? Qual a importância do envelope para a penetração do Influenza virus em uma célula?

4FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 02

Nas Ilhas Galápagos, uma espécie de tartarugas saiu da lista de espécies ameaçadas de extinção graças a um centro de reprodução, onde Fausto Llerena, funcionário nativo da região, garantiu o nascimento de quatro mil filhotes. Nesse centro, Fausto usa armários como incubadoras cujas temperaturas são controladas, já que o sexo das tartarugas é deter-minado pela temperatura do ninho: 28 ºC nascem machos, 29,5 ºC, fêmeas.

Uma tartaruga chamada Diego foi que salvou sua espécie da extinção. Na natureza, restavam apenas doze fêmeas e dois machos, muito jovens. Diego foi localizado em um zoológico dos Estados Unidos e levado de volta a Galápagos, onde virou um super-reprodutor. Para conhecer os descendentes de Diego, é preciso subir na árida Ilha de Espanhola. Nessa ilha, o chão de lava endurecida não tem grama para comer, o que forçou a adaptação: os cascos têm forma de sela de cavalo e o pescoço comprido pode alcançar alimentos nos arbustos.

(http://g1.globo.com. Adaptado.)

a) Explique por que o aumento das temperaturas do planeta, devido ao aquecimento global, é uma ameaça às espécies de tartarugas.

b) A explicação do texto para a adaptação das tartarugas quanto ao formato do casco e do pescoço está de acordo com qual teoria da evolução? Justifique sua resposta.

5 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

QuEstãO 03

Os gráficos 1 e 2 demonstram como as pressões parciais de gás oxigênio (PO2) e de gás carbônico (PCO2) nas artérias influenciam processos fisiológicos importantes para o funcionamento equilibrado do sistema respiratório humano.O gráfico 1 aborda a PO2 em função da atividade do corpo carotídeo, um corpúsculo situado na artéria carótida, que contém células quimiorreceptoras sensíveis à presença do gás oxigênio. O gráfico 2 aborda a PCO2 em função da ven-tilação alveolar. Estão indicadas nos gráficos as pressões parciais normais desses gases para uma pessoa em repouso.

(Guyton and Hall. Textbook of medical physiology, 2011. Adaptado.)

a) Qual órgão do sistema nervoso central controla a frequência dos movimentos respiratórios? Qual o efeito sobre a frequência desses movimentos quando a pressão parcial de O2 for de 50 mm Hg?

b) Como é transportada a maior parte do CO2 no sangue? Por que uma PCO2 superior à normal provoca o aumento da ventilação alveolar?

6FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 04

Em uma espécie de besouros, a cor é determinada pelos alelos múltiplos autossômicos wt, wv e wa, que determinam as cores turquesa, verde e azul, respectivamente. Em laboratório, foram realizados três cruzamentos entre indivíduos selecio-nados e a porcentagem fenotípica da prole foi definida conforme mostra a tabela.

CruzamentoIndivíduos cruzados

Porcentagem fenotípica da prolemacho fêmea

1o verde homozigótico azul homozigótica 100% azuis

2o verde homozigótico turquesa homozigótica 100% verdes

3o azul heterozigótico verde heterozigótica 50% azuis e 50% verdes

a) Para o terceiro cruzamento, determine o genótipo do macho e o genótipo da fêmea.

b) Do cruzamento entre besouros verdes e azuis, filhos de uma fêmea turquesa, foi gerada uma prole com 200 besouros. Quantos besouros verdes são esperados nessa prole? Qual a frequência esperada do alelo wt na prole?

7 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 05

Os metanefrídeos e os túbulos de Malpighi são órgãos que compõem o sistema excretor de animais pertencentes a filos diferentes. Ambos são especializados, principalmente, em remover do corpo do animal as excretas ricas em compostos nitrogenados.

a) Qual filo reúne animais segmentados que apresentam os metanefrídeos e qual reúne animais segmentados que apre-sentam os túbulos de Malpighi?

b) Qual a semelhança entre esses órgãos quanto ao local de captação das excretas nos animais segmentados? Qual a diferença entre esses órgãos quanto à forma de eliminação das excretas nesses animais?

8FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO

REsOLuçãO E REsPOsta

QuEstãO 06

A imagem é uma fotografia ampliada de uma pequena área da superfície de um morango, onde estão indicadas três estruturas presentes na fruta.

(www.pinterest.com. Adaptado.)

a) A estrutura 2 é uma parte remanescente da flor, ainda ligada à estrutura 1. Como são denominadas as estruturas 1 e 2?

b) Explique a importância da estrutura 3 na relação com espécies animais. Como essa relação contribui para o sucesso evolutivo do morangueiro?

9 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 07

O esquema representa as fases da ovulogênese humana, processo de formação do gameta feminino.

a) Qual processo de divisão celular ocorre na fase de proliferação e qual ocorre na fase de maturação?

b) Que evento biológico permite a conclusão da fase de maturação? Justifique sua resposta.

10FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 08

O elemento químico nitrogênio é abundante no ar e presente em todos os seres vivos do planeta, sendo fundamental para a manutenção da vida. No entanto, quase a totalidade das espécies não consegue fixar o nitrogênio atmosférico e, por isso, recorre às relações interespecíficas para obter esse elemento. As plantas, por exemplo, são dependentes direta ou indiretamente de bactérias do gênero Rhizobium, Nitrobacter e Nitrosomonas para fixarem o nitrogênio.

a) Que relação interespecífica ocorre entre as bactérias do gênero Rhizobium e as plantas leguminosas? Qual a vantagem dessa relação para as bactérias?

b) Qual processo metabólico as bactérias do gênero Nitrobacter realizam para obter energia? Por que o metabolismo realizado por essa bactéria contribui com a ciclagem do nitrogênio na natureza?

11 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 09

A água de coco é benéfica para a saúde, pois apresenta grande quantidade de sais minerais, principalmente sódio (Na) e potássio (K).

a) Considere que 100 mL de água de coco contenha 130 mg de potássio, que a constante de Avogadro seja 6 × 1023 mol–1 e que a massa molar do potássio seja 39 g/mol. Calcule a quantidade de átomos e a quantidade, em mol, de potássio presentes em 100 mL de água de coco.

b) Analise o seguinte processo de redução eletrolítico:

Na+ + e– Na

Determine a massa de sódio, em gramas, produzida nesse processo eletrolítico, após 20 minutos empregando-se uma intensidade de corrente 9,65 A. Considere que a carga elétrica relativa a 1 mol de elétrons seja 96 500 C.

12FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO

REsOLuçãO E REsPOsta

QuEstãO 10

Uma restauração dentária pode durar entre cinco e dez anos, dependendo de suas dimensões e formas de higieniza-ção. Mas já é possível pensar em restaurações mais duradouras. Cientistas têm testado a adição de nanopartículas de fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] e de fosfato de prata (Ag3PO4) a materiais restauradores resinosos. Com isso, o material passa a apresentar características bioativas por liberar íons, cálcio (Ca2+) e fosfato (PO4

3–) em concentrações capazes de remineralizar o esmalte do dente na região em torno da restauração.

(http://jornal.usp.br. Adaptado.)

a) Indique a que função inorgânica pertencem o fosfato de cálcio e o fosfato de prata. Determine o número de elétrons no íon fosfato, capaz de remineralizar o esmalte presente nos dentes. Apresente os cálculos efetuados.

b) A hidroxiapatita, Ca10(PO4)6(OH)2, é o principal constituinte do esmalte dos dentes. Sob determinadas condições, esse mineral pode sofrer destruição e acarretar a desmineralização dos dentes, o que provoca cárie.Considere o equilíbrio químico da hidroxiapatita:

Ca10(PO4)6(OH)2 (s) 10Ca2+ (aq) + 6PO43– (aq) + 2OH– (aq)

Escreva a expressão da constante de equilíbrio em termos de concentração molar para a dissolução da hidroxiapatita. Considerando o equilíbrio químico e a ocorrência da fermentação de alimentos, como os carboidratos, que provocam a diminuição do pH bucal abaixo de 4,5, explique por que nessa situação ocorre o aumento da desmineralização dos dentes.

13 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 11

O nitrato de prata possui as mais diversas aplicações, da área química à médica.

a) Observe o esquema de uma reação química empregando nitrato de prata.

Sabendo que o magnésio é mais reativo que a prata, escreva as fórmulas das substâncias X e Y resultantes da adição do magnésio à solução de nitrato de prata.

b) O nitrato de prata pode reagir com cloreto de sódio, em meio aquoso, dando origem ao cloreto de prata sólido, conforme a reação:

AgNO3 (aq) + NaCℓ (aq) AgCℓ↓ + NaNO3 (aq)

Considere que 680 g de nitrato de prata reaja com 351 g de cloreto de sódio. Determine as massas, em gramas, do sólido produzido e do reagente em excesso que permanecerá sem reagir no final desse processo. Apresente os cálculos efetuados.

14FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 12

A fenilalanina é um aminoácido considerado essencial, pois não pode ser produzido pelo organismo, devendo ser adquirido por meio da alimentação.

fenilalanina

a) Escreva a fórmula estrutural da fenilalanina, substituindo R1 e R2 pelos grupos funcionais adequados.

b) Indique o tipo de isomeria espacial que ocorre na molécula de fenilalanina. Justifique sua resposta.

15 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 13

A ozonólise é uma reação realizada com alcenos, com o objetivo de produzir compostos contendo o grupo carbonila. Nela, o alceno reage com ozônio em presença de água e, utilizando zinco como catalisador, forma duas novas substân-cias orgânicas. Essa reação difere da oxidação enérgica por não permitir a formação de ácidos carboxílicos. Considere a ozonólise do metilbut-2-eno, representada a seguir:

a) Escreva a estrutura de Lewis para a molécula de H2O. Indique o número de pares de elétrons compartilhados em uma molécula de H2O2.

b) Escreva as fórmulas estruturais dos compostos A e B formados na reação.

16FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 14

Uma das transformações químicas mais antigas produzidas pelo homem é a da cal virgem (CaO), que é utilizada em diversos ramos da indústria, na agricultura e na construção civil.

A partir da cal viva obtém-se a cal hidratada (reação 1), que ao reagir com dióxido de carbono produz o calcário (reação 2).

reação 1: CaO (s) + H2O (ℓ) Ca(OH)2 (s)

reação 2: Ca(OH)2 (s) + CO2 (g) CaCO3 (s) + H2O (g)

a) Considerando o produto formado na reação 1, escreva a equação química, balanceada, que representa a reação desse produto com uma solução aquosa de ácido bromídrico (HBr).

b) Considere a tabela com os calores de formação de algumas substâncias.

substâncias ∆Hfº (kJ/mol)

Ca(OH)2 (s) −986,0

CaCO3 (s) −1 206,0

CO2 (g) −393,5

H2O (g) −242,0

A partir dos dados fornecidos, determine a variação da entalpia, em kJ/mol, da reação 2. Apresente os cálculos efetuados.

17 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 15

Uma pessoa realiza um salto livre a partir de um avião que voa horizontalmente com velocidade de 80 m/s. Considere a massa da pessoa juntamente com o equipamento de salto igual a 80 kg e a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2.

a) Desprezando a resistência do ar, calcule, em m/s, o módulo da velocidade da pessoa 6,0 segundos após o salto.

b) A resistência do ar faz com que, após algum tempo, a pessoa atinja uma velocidade constante na direção vertical, deno-minada velocidade limite. Supondo que a força de resistência do ar seja dada por R = 0,50 · v2, em que v é a velocidade da pessoa, calcule, em m/s, o módulo da velocidade limite de queda dessa pessoa.

18FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 16

A figura mostra um objeto, de massa igual a 0,50 kg, sobre uma superfície horizontal, preso à extremidade de uma mola de constante elástica igual a 50 N/m, que tem a outra extremidade presa a uma parede. Inicialmente, o objeto é deslocado até a posição A, na qual a mola está distendida de 20 cm. Solto, o objeto passa a oscilar em torno do ponto B, que marca a posição na qual a mola não se encontra nem comprimida nem distendida.

(http://crv.sistti.com.br. Adaptado.)

a) Calcule, em newtons, a intensidade da força que a mola aplica no objeto quando ele se encontra na posição A.

b) Sabendo que o sistema não é conservativo e que, em determinado instante, o objeto passa pela posição B com veloci-dade de 1,6 m/s, calcule, em joules, o trabalho realizado pelas forças dissipativas desde o início da oscilação até esse instante.

19 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 17

Uma bola de massa 80 g se move com velocidade de 20 m/s quando colide com uma parede e retorna com velocidade de mesmo módulo, porém com direção diferente, como ilustra a figura.

a) Desenhe no ponto P da figura inserida no campo de Resolução e Resposta um vetor que indique a direção e o sentido do impulso recebido pela bola no choque com a parede.

b) Considerando senθ = 0,60 e cosθ = 0,80, calcule a intensidade, em N ∙ s, do impulso recebido pela bola na colisão com a parede.

20FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 18

Um termômetro está graduado na escala Celsius (ºC) e em outra escala hipotética denominada Romulana (ºR), como mostra a figura.

a) A temperatura de 40 ºC corresponde a que valor na escala Romulana?

b) Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do mercúrio é constante e vale 1,80 × 10– 4 / ºC, que o termômetro contém 0,20 cm3 de mercúrio quando a temperatura é 0 ºC e que a área da seção transversal do tubo capilar é de 3,0 × 10– 4 cm2, calcule a distância, em centímetros, entre as marcas de 0 ºC e 100 ºC no termômetro, desprezando a dilatação do vidro.

21 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO

REsOLuçãO E REsPOsta

QuEstãO 19

A figura mostra uma lente delgada convergente colocada entre uma vela e um anteparo, no qual está projetada uma ima-gem nítida da vela.

fora de escala

(www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

a) Considerando que a distância da lente até o anteparo seja 30 cm e que a distância da vela até a lente seja 60 cm, calcule a relação entre os tamanhos da imagem e do objeto.

b) Se a lente for colocada a 40 cm do anteparo, a que distância da lente, em centímetros, deve ser colocada a vela para que seja projetada no anteparo uma nova imagem nítida?

22FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REsOLuçãO E REsPOsta

RASCUNHO

QuEstãO 20

A figura ilustra um circuito elétrico composto por uma bateria ideal de força eletromotriz igual a 12 V, um resistor de resis-tência variável e três lâmpadas idênticas. O gráfico representa a relação entre a corrente que flui por cada lâmpada em função da diferença de potencial entre seus terminais.

a) Calcule a intensidade da corrente total no circuito, em miliampères, quando a resistência do resistor R for nula.

b) Calcule o valor da resistência do resistor R, em ohms, para que a intensidade da corrente em cada lâmpada seja igual a 150 mA.

23 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

CLassIFICaçãO PERIÓDICa

24FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

REDaçãO

TexTo 1O Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/07), apresentado em 2005, prevê proteção plena e prioridade absoluta ao

embrião, desde o período da concepção até o nascimento. O nascituro é definido como “o ser humano concebido, mas ainda não nascido”.

Um dos pontos mais controversos desse projeto é o caso de gestações decorrentes de estupro. Essa proposta causaria impacto no direito de a mulher interromper a gestação em casos como esse, uma vez que prevê punição contra qualquer forma de violência ao embrião, independente do caso.

Outro ponto polêmico é o que dá absoluta prioridade ao embrião, acima até da saúde da mulher. Ela pode ser consi-derada culpada, inclusive, no caso de um aborto espontâneo, sendo investigada ou punida. Uma mulher que precisasse, por exemplo, de tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia cardíaca – procedimentos que, durante a gestação, podem colocar em risco a vida do embrião – tenderia a ser considerada culpada, uma vez que esses tratamentos seriam vistos como “violências contra o bebê”. Isso iria contra o artigo 128 do Código Penal, que permite a realização do aborto em caso de estupro ou de risco de vida da mãe. “Com o Estatuto do Nascituro, você impossibilita a interrupção da gravidez, mesmo que a mulher corra risco de vida”, explica a advogada Beatriz Galli.

(“Estatuto do Nascituro: entenda os pontos polêmicos do projeto de lei”. http://adufpi.org.br, 10.06.2013. Adaptado.)

TexTo 2O Estatuto do Nascituro prevê que ao embrião, ao feto e à criança ainda não nascida seja garantida a dignidade pró-

pria da condição humana e, como consequência, que já seja merecedora de proteção jurídica. Isso é um avanço, pois supera uma concepção redutiva das responsabilidades do Estado sobre os seres humanos já concebidos, mas ainda não nascidos: na situação atual, o bebê, antes de nascer, é um assunto que diz respeito apenas à mãe ou à família.

(“Estatuto do Nascituro – em defesa da vida”. www.cnbbsul1.org.br, 20.06.2013. Adaptado.)

TexTo 3Em audiência pública na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, médicos e cientistas defenderam

que o início da vida humana se dá a partir da concepção.A audiência foi promovida para debater o Estatuto do Nascituro, projeto de lei que tem como objetivo garantir ao nasci-

turo o direito à vida, à saúde, à honra, à integridade física, à alimentação e à convivência familiar.Para a relatora da proposta, deputada Solange Almeida, o depoimento dos especialistas reforça a necessidade de uma

legislação que garanta esses direitos. “São pessoas renomadas, que têm alto conhecimento científico e que desbancam toda aquela situação que classifica como conservador ou fanático religioso quem protege o nascituro”, afirmou.

A bioquímica Lenise Garcia, professora da Universidade de Brasília, afirmou na audiência que o embrião é um indi-víduo, pois possui informações genéticas desde a sua formação inicial. Segundo essa especialista, grande parte dessas informações já está presente no zigoto (como o sexo, a cor dos olhos e o tipo de cabelo).

O embrião já tem personalidade, de acordo com a psicóloga Marilza Mestre, da Faculdade Evangélica do Paraná. Ela apresentou o resultado de pesquisas que demonstram que as relações afetivas se estabelecem dentro da barriga (os be-bês reconhecem, por exemplo, a voz dos pais).

(“Especialistas definem concepção como o momento do início da vida”. www.sinomar.com.br. Adaptado.)

TexTo 4“O Estatuto do Nascituro é uma agressão à autonomia e aos demais direitos das mulheres”, critica Marylucia

Mesquita, conselheira e coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho Federal de Serviço Social (CEDH/CFESS).

O Estatuto, além de transformar em crime situações de abortamento permitidas pela Lei, como nos casos de estupro, gravidez com riscos à saúde materna e gravidez de fetos anencefálicos, estabelece proteção total ao que o projeto define como nascituro e torna a maternidade compulsória, ou seja, a mulher será obrigada a suportar a gravidez resultante do crime de estupro, o que demonstra um profundo retrocesso à luta dos direitos humanos das mulheres.

“O fato de termos um corpo biológico que nos possibilita viver a maternidade não pode resultar em obrigação. A mater-nidade, como experiência humana, é uma construção sócio-histórica e, como sujeitos éticos, com autonomia e responsa-bilidade, as mulheres são capazes de decidir sobre viver ou não esta experiência. O Estado não tem o direito de interferir”, enfatiza Marylucia.

(“Estatuto do Nascituro violenta os direitos das mulheres brasileiras”. http://cress-sc.org.br, 25.06.2013. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, redija uma dissertação, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Estatuto do Nascituro: os dirEitos do Embrião dEvEm sE sobrEpor aos dirEitos das mulhErEs?

25 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO

NÃO ASSINE ESTA FOLHA

Os rascunhos não serão considerados na correção.

26FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO

27 FMJU1601 | 002-ConhecEspecíficos-Redação

RASCUNHO