9
COLÉGIO: NOME: NÚMERO: TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL II · 9 o ANO VESTIBULINHO

Vestibulinho Professor. 2

Embed Size (px)

DESCRIPTION

EDUCAÇÃO

Citation preview

COLÉGIO:

NOME:

NÚMERO: TURMA:

ENSINO FUNDAMENTAL II · 9o ANO

VESTIBULINHO

2VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL 9o ANO

ArtE1. (SABER, 2012 – adaptada) Leia o texto:

“A arte é uma maneira de o ser humano expressar seus senti-mentos, sua visão de mundo e sua maneira de ser.”

Assinale a alternativa que corresponde às novas manifestações artísticas do homem contemporâneo.a) Instalações e esculturas.b) Performances e instalações.c) Games e pinturas em tela.d) Esculturas performáticas e pinturas em tela.e) Games e esculturas performáticas.

2. O Cubismo foi um movimento de arte que teve como precursor Paul Cézanne, que retrata a natureza em fi guras geométricas com cores, cilindros e esferas. Esse movimento dividiu-se em duas gran-des tendências: o Cubismo e o Cubismo . Assinale a alternativa que completa a frase apresentada.a) analisado e sintático.b) pré-histórico e analítico.c) desestruturado e pré-histórico.d) pré-histórico e sintático.e) analítico e sintético.

3. (U.E. Londrina, 2009) Leia o texto e responda à questão.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, — recebe infl uências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Ge-rais, a expressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos, como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verifi car tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores.

Adaptado de MACHADO, L. R. Barroco mineiro.São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 167-169.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Barroco mineiro, considere as afi rmativas a seguir. I. Nascido da herança europeia, o Barroco mineiro é uma arte

que traz em si o diálogo entre sua origem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro.

II. O aspecto social contemporâneo à chegada do Barroco a Minas contribuiu para que sua organização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira.

III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de Minas, o Barroco mineiro rompeu com a ideia do Barroco universal e se destacou pela ambivalência.

IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento para rumos distintos.

Assinale a alternativa correta.a) Somente as afi rmativas I e II são corretas.b) Somente as afi rmativas I e III são corretas.c) Somente as afi rmativas II e IV são corretas.d) Somente as afi rmativas I, III e IV são corretas.e) Somente as afi rmativas II, III e IV são corretas.

CiÊNCiAS4. Leia atentamente o texto a seguir.

Minas Gerais tem talvez o maior conjunto de ambientes naturais do país e é um estado muito rico em número de espécies de plantas e animais e em recursos hídricos, sem falar nos recursos minerais. A exploração desses recursos naturais pode provocar profundos impactos ambientais e uma forma de amenizar esse efeito é restaurar o ambiente degradado. Mas, em Minas, ainda ocorre a introdução intencional de espécies invasoras exóticas em ambientes de cerrado e mata atlântica para o refl orestamento de áreas degradadas. Essa prática, na realidade, é outro crime ambiental, pois suas sequelas permanecem por décadas, com graves prejuízos à sociedade.

Platô de Diamantina

Serra do Cipó

Área depesquisa

OCEANOATLÂNTICO

UM DOS ESTADOS MAIS RICOS em ambientes naturais, Minas Gerais sofre efeitos danosos de espécies invasoras, como ocorre na serra do Cipó.

750 km

N

Adaptado de Scientifi c American Brasil. Ano 11, nº 135, ago. 2013.

A leitura atenta do texto permite concluir que a degradação am-biental: a) no cerrado não provoca alterações na paisagem da serra do

Cipó.b) está associada com a introdução de plantas exóticas, embora

isto aumente a biodiversidade da região.c) promovida pela exploração de recursos naturais em Minas

Gerais pode prejudicar as nascentes de vários rios que banham esta região.

d) é adequadamente compensada pelo refl orestamento com mata nativa.

e) é responsável pela pobreza em ambientes naturais e pela redu-zida biodiversidade em Minas Gerais.

5. Leia o texto a seguir.

A clonagem é uma técnica muito utilizada por criadores de bois, vacas, touros, cavalos e ovelhas, que usam seus animais mais fortes e adaptados para ter carne, leite e lã, por exemplo, em maior quan-

39o ANO VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL

formación de la gastronomía brasileña.En el intento de reproducir la cultura alimentaria europea los

lusos llevaron diversos productos y animales que no existían en la colonia. Aunque también se adaptaron a los alimentos ofertados por los trópicos. Entre ellos, la principal substitución fue la deltrigo por la mandioca, que constituía la principal base de la alimen-tación amerindia.

Además de los alimentos, el portugués aportará conocimientos y prácticas de cocina y de productos que conoció en África y en los contactos con árabes y españoles. Trajeron también modos de condimentar, preparar, elaborar y conservar alimentos. Una receta muy conocida en Brasil y que fuera llevada por los portugueses es la “feijoada”.

La herencia de la gastronomía portuguesa también se ha trans-formado en una propuesta turística y cultural brasileña.

9. Que métodos utilizaram os portugueses na sua tentativa de reproduzir a sua cultura alimentar?a) Eliminaram animais que não utilizavam.b) Trouxeram o fogo e as especiarias.c) Levaram ao Brasil produtos que não existiam.d) Adaptaram-se à comida africana.e) Inventaram novos pratos.

10. Além dos alimentos, que outras contribuições os portugueses deixaram à comida brasileira?a) Africanos, espanhóis e árabes.b) Conhecimentos e práticas de cozinha.c) Panelas, pratos e talheres.d) Novos modos à mesa.e) Novos temperos.

11. Que grupo de palavras se relaciona com o texto?a) Herança, gastronomia, identidade, Portugal, Brasilb) Música, festa, turismo, arte, educaçãoc) Portugueses, africanos, espanhóis, dinheiro, animaisd) Agricultura, café, arroz, arte, transportee) Portugueses, olodum, carros, tradição, colônia

GEoGrAFiA12. (Fatec) Enquanto países europeus como a Bélgica e a Suíça apresentam taxas de mortalidade infantil inferiores a 5 por mil, países como Serra Leoa, Angola e Somália, na África, apresentam taxas de mortalidade infantil acima de 100 por mil.A comparação entre essas taxas nos revela que:a) as condições climáticas temperadas são mais favoráveis à vida

humana que as tropicais.b) países de povoamento muito antigo tiveram mais condições de

superar os problemas demográfi cos que os países novos.c) os efeitos dos avanços alimentares e médico-sanitários não

atingem de forma semelhante os vários países do mundo.d) apesar das diferenças na mortalidade infantil, a expectativa de

vida aumenta na mesma proporção nos dois grupos de países.e) as taxas de mortalidade mais elevadas tornam a estrutura

da população dos países africanos semelhante à dos países europeus.

13. (Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afi rmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando: I. a diminuição das taxas de natalidade. II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.

tidade e com melhor qualidade, sem a necessidade de cruzamento. Agora começam a ser clonados animais silvestres, com o propósito de se preservar espécies ameaçadas, sendo que os pesquisadores escolheriam os animais mais saudáveis para produzir os clones.

Adaptado de Ciência Hoje das Crianças. Ano 26, nº 248, ago. 2013.

Os clones são gerados a partir do:a) ovócito fertilizado de um indivíduo combinado com a célula

somática de outro.b) espermatócito de um indivíduo combinado com a célula so-

mática de outro.c) ovócito não fertilizado de um indivíduo combinado com o

espermatócito de outro.d) ovócito de um indivíduo combinado com o espermatócito de

outro.e) ovócito não fertilizado de um indivíduo combinado com a

célula somática de outro.

6. Analise atentamente a fi gura para responder à questão a seguir:

Cloroplasto Mitocôndria

(CH2O)

n + O

2 + H2O

CO2 + H

2O Energia

Fotossíntese Respiração celular

A fotossíntese é um processo que:a) os vegetais realizam durante o dia, enquanto a respiração é por

eles realizada à noite.b) emprega carboidratos como combustível.c) somente organismos autotrófi cos realizam.d) usa glicose.e) libera gás carbônico.

7. Assinale a alternativa que apresenta apenas substâncias simples.a) H2O, N2, H2 b) CH4, H2O, O2

c) H2, O3, O2

d) H2O2, CH4, P4

e) N2, S8, H2S

8. Um bloco retangular de volume igual a 130 cm3 e massa de 10g se colocado na água, irá:a) afundar, pois sua densidade é maior que 10.b) afundar, pois sua densidade é menor que 10.c) fl utuar, pois sua densidade é igual a 1.d) fl utuar, pois sua densidade é maior que 1.e) fl utuar, pois sua densidade é menor que 1.

ESPANHoLLeia o texto e faça as atividades

La herencia de la gastronomía portuguesa en Brasil

Las culturas portuguesa y brasileña poseen una relación his-tórica que se desarrolla desde la época de la colonización hasta la actualidad a través de la actividad turística, del fl ujo de inmigrantes, de la literatura, de la música, de la gastronomía, etc. En lo que se refi ere a la alimentación, fue el portugués quien más contribuyó a la

4VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL 9o ANO

III. o aumento da expectativa de vida. IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos somente os itens:a) I e IIb) I e IIIc) I e IVd) II e IIIe) II e IV

14. (IF-SP) Observe o mapa.

SUÍÇA

FRANÇA

BÉLGICA

HOLANDA

LUXEMBURGO

ÁUSTRIA

REP. TCHECA

POLÔNIA

DINAMARCA

Berlim

Sobre o país destacado no mapa, é correto afi rmar que:a) seu território esteve, na Antiguidade, sob domínio do Império

Romano, sendo a província mais lucrativa ao fornecer trigo e metais preciosos.

b) tornou-se, no início da Idade Moderna, sede da Reforma pro-testante, onde surgiu uma nova religião baseada na venda de indulgências.

c) desenvolveu, no fi nal do século XIX, uma política de alianças que gerou o nazismo, regime político derrotado na Guerra Franco-Prussiana.

d) alcançou a reunifi cação em 1990, após a queda do muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, construído na zona de ocu-pação soviética.

e) foi dividido em áreas de infl uência pelo Tratado de Versalhes, no fi m da Primeira Guerra Mundial, nascendo um Estado capitalista e um socialista.

15. O Eurotúnel representa importante ligação entre dois países europeus e está situado no:a) golfo do México.b) estreito de Bósforo.c) canal da Mancha.d) golfo da Finlândia.e) mar do Norte.

16. A representação reduzida da Terra ou de parte da Terra no papel recebe o nome de:a) mapa.b) escala.c) carta.d) legenda.e) infográfi co.

HiStÓriA17. Observe o mapa.

Império Macedônico

MACEDÔNIA

EPIRO

GRÉCIA

SÍRIA

ARMÊNIA

ASSÍRIA

PÉRSIA GEDRÓSIAÍNDIA

ARACÓSIA

BACTRIANA

SOGDIANA

PÁRTIA

LÍBIA

Pela

Ílion (Troia)Tebas

AtenasÉfeso

Mileto

PataraCreta

Chipre

Parentônio

Mêns

Alexandria

Alexandria de Issos

Babilônia

Persépolis

Pasárgada

Susa

EcbátanaRagas

Hecatômpilos

Zadeacarta

Alexandria

Alexandria

Alexandria

Tauxila

Niceia

PatalaPorto deAlexandria

Alexandria

Alexandriade Ária

Alexandriade Cáucaso

Alexandriade Margiana

PagasSamarcanda

ArbelaGaugamelos

NíniveNísibis

TiroSídon

GazaJerusalém

Damasco

ChalibonIssos

AnciraHeracléia

Sardes

Sinope

ApolôniaBizâncio

CAPADÓCIA

MESOPOTÂMIA

BITÍNIA

FRÍGIA

ARÁBIASAUDITA

Templo deAmon

Cirene

Corinto

M a r M e d i t e r r â n e o

Mar Negro

Mar

Mar Vermelho

Rio Eufrates

Rio Tigre

Rio

Indo

Marde

Aral

Golfo Pérsico

Cáspio

A formação de impérios na Antiguidade pode ser relacionada:a) à dominação de territórios e cobrança de tributos.b) à dominação cultural e enfraquecimento do exército.c) ao número reduzido de escravos e aumento do comércio.d) aos acordos diplomáticos e surgimento da escrita.e) ao cultivo de grãos nas margens dos rios e adoção de moedas nas trocas.

59o ANO VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL

18. Observe as imagens.

Iluminura retratando os servos arando e semeando o solo.

Iluminura retratando Veneza no século XIV.

As imagens retratam o ambiente rural e o ambiente urbano na Europa medieval. As principais atividades econômicas que se destacam em cada ambiente, respectivamente, são:a) o comércio e o artesanato.b) a agricultura e a metalurgia.c) o artesanato e a agricultura.d) a metalurgia e o comércio.e) a agricultura e o comércio.

19. Leia o trecho da letra da música “O velho mundo e o novo”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Vieram com seus naviosem nome da lei e da féem nome do rei e da cruzem nome do Deus e do ouro.Vieram pelo oceanoem busca de um mundo novo.Mas aqui vivia um povoE eles não entenderam [...]

O contexto histórico abordado na letra da música é o expansionismo marítimo europeu da Idade Moderna. As motivações e uma das consequências desse episódio histórico estão retratadas na canção:a) quando há a citação da lei e da fé, representando os interesses

dos europeus, e do mundo novo, indicando as riquezas das Índias.

b) ao abordar a presença do rei e de Deus no expansionismo, permitindo a criação de um novo mundo dentro das nações europeias do período.

c) que descreve os principais temores enfrentados pelos nave-gantes europeus nos oceanos e a “descoberta” do continente americano.

d) ao citar o interesse religioso (fé) e mercantilista (ouro) como motivações do expansionismo, ocasionando o confl ito com os nativos americanos.

e) denunciando os males do comércio marítimo, a pirataria e os confl itos militares entre as nações europeias.

20. Leia o trecho da Constituição de 1824 que descreve as atri-buições do poder moderador.Art. 101. O imperador exerce o poder moderador: I. Nomeando os senadores, na forma do Art. 43. II. Convocando a Assembleia Geral extraordinária nos intervalos

das sessões, quando assim o pede o bem do Império. III. Sancionando os decretos e as resoluções da Assembleia Geral

para que tenham força de lei. IV. Aprovando e suspendendo interinamente as resoluções dos

Conselhos Provinciais.[...] I. Nomeando ou demitindo livremente os ministros de Estado.

II. Suspendendo os magistrados nos casos do Art. 154. III. Perdoando e moderando as penas impostas aos réus condena-

dos por sentença.

O processo de independência do Brasil e as atribuições de poder moderador indicam:a) a permanência de um projeto liberal, instaurado durante a

colonização portuguesa.b) a manutenção de uma estrutura social semelhante ao período

colonial, principalmente, em relação à centralização política e à escravidão.

c) a ruptura com o modelo político instaurado pela colonização portuguesa, privilegiando a participação popular democrática.

d) a adoção de um governo monárquico dividido em 4 poderes, ressaltando a infl uência das ideias iluministas e positivistas na sociedade brasileira.

e) o distanciamento político das práticas adotadas pelos portugue-ses durante a colonização, ressaltando os benefícios do modelo republicano.

21. Leia o texto.“As máquinas de Lancashire eram a causa dessa miséria”,

respondia o Mahatma. Quando, para combater o desemprego, con-sequência da Revolução Industrial, os ingleses se puseram a vender o excedente de sua produção para a Ásia, só fi zeram deslocar o mal.O não emprego desaparecera das Ilhas Britânicas, mas instalara--se na Índia, onde um milhão de tecelões, privados de trabalho e ganha-pão morreram de fome. [...] Foi para que a Índia dirigisse sua economia que Gandhi se tornou o primeiro artífi ce [criador] da não cooperação.

CHARPENTIER, Marivic. O artífi ce da resistência. História viva, p. 39, out. 2006.

O processo de dominação inglesa na região asiática e a conquista da independência política liderada por Gandhi no século XX são episódios:a) únicos na história da humanidade, exemplifi cando o poder da

desobediência civil para o apoio à Revolução Industrial.b) que comprovam os efeitos nefastos do imperialismo para as

sociedades dominadas e a não violência como recurso para a libertação delas.

c) contraditórios e excludentes, uma vez que o imperialismo britânico trouxe modernidade a sociedades ainda artesanais.

d) exemplares dos efeitos positivos da industrialização, permitindo a substituição do artífi ce pela indústria.

e) que se repetiram em outros locais do planeta, como no Brasil, quando houve manifestações sociais para a derrubada da dita-dura militar.

iNGLÊSLeia o texto a seguir e responda as questões:

Mass World Cup Protests Rock Brazil

(…)The Movimento Passe Livre (Free Fare Movement), after pro-

testing fare hikes for a decade, and winning concessions with little publicity, all of a sudden found itself with a mass audience. But moving comfortably among its throngs are signs and slogans in protest of the mega-events. The international media are reporting that demonstrators are holding up posters that read, “We don’t need the World Cup” and “We need money for hospitals and education”. People have gathered outside a luxury hotel in Fortaleza where the Brazilian national soccer team is staying with signs that read, “FIFA give us our money back” and “We want health and education. World

6VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL 9o ANO

Cup out!” A protester in Sao Paolo named Camila, has been quoted in the international press as saying, “We shouldn’t be spending public money on stadiums. We don’t want the Cup. We want education, hospitals, a better life for our children”.

(…)By Dave Zirin on June 18, 2013.

Source: www.thenation.com

22. Sobre os protestos que agitaram o Brasil em meados de 2013, a mídia internacional destacou: a) a grande publicidade que o Movimento Passe Livre obteve

durante uma década, ao protestar por tarifas justas.b) a participação de pessoas que saíram de um hotel de luxo em

Fortaleza para protestar contra a seleção brasileira de futebol.c) os gastos públicos com estádios e o dinheiro destinado à FIFA

para organização da Copa do Mundo no Brasil.d) os protestos em relação aos megaeventos esportivos e outras

questões sociais a partir do aumento das tarifas de transporte.e) os manifestantes pediam por menos horas de trabalho.

23. A expressão “has been quoted” pode ser substituída por:a) has been cited.b) has been asked.c) has been said.d) has been told.e) has been felt.

24. O verbo “shouldn’t” é usado no texto com o mesmo sentido de:a) mustn’t.b) may not.c) are not supposed to.d) are not able to. e) ought to.

LÍNGUA PortUGUESA(Mackenzie-SP-2007) Texto para as questões de 25 a 28.

Curiosa palavra. Idoso. O que acumulou idade. Também tem o sentido de quem se apega à idade. Ou que a esbanja (como gostoso ou dengoso). Se é que não signifi ca alguém que está indo, alguém em processo de ida. Em contraste com os que fi cam, os fi cosos... Preciso começar a agir como um idoso. Dizem que, entre eles, idoso não fala em quem chega à velhice como alguém que está à beira do túmulo. Dizem que está na zona de rebaixamento. Vou ter que aprender o jargão da categoria.

Luis Fernando Verissimo (www.soportugues.com.br)

25. O texto autoriza afi rmar que o autor:a) se sente tão integrado ao grupo dos idosos, que passou a se

comportar e a se expressar como eles.b) menciona um conjunto detalhado de mudanças de atitude no

indivíduo da terceira idade, para destacar, entre elas, as relativas ao uso da linguagem.

c) considera que as ações são mais representativas do que a lin-guagem para que se confi gure um grupo etário.

d) incorpora a seu vocabulário expressões típicas do idoso, mostrando-se adaptado a sua nova condição.

e) emprega um processo de analogia para levantar a hipótese de que pode haver um sentido menos conhecido da palavra idoso.

26. Leia e responda:Curiosa palavra. Idoso. O que acumulou idade. Também tem o

sentido de quem se apega à idade. Ou que a esbanja (como gostoso ou dengoso).

Se é que não signifi ca alguém que está indo, alguém em pro-cesso de ida.

Em contraste com os que fi cam, os fi cosos...Assinale a afi rmativa correta a respeito do trecho citado.a) O uso de termos sintaticamente relacionados em frases inde-

pendentes sugere, pela fragmentação, a ideia de raciocínio em elaboração.

b) A separação de sujeitos e predicados ressalta a expressividade do trecho, ainda que demonstre desobediência aos padrões de emprego dos sinais (pontos, vírgulas).

c) O isolamento dos termos-chave do texto (idoso, os fi cosos) permite concluir que o autor está satirizando a difi culdade de manipular a linguagem característica dos que chegam à terceira idade.

d) A utilização de reticências na frase fi nal comprova que ela fi cou incompleta, destituída, pois, de sentido.

e) Entre indo e alguém, a vírgula é empregada para separar ele-mentos de uma listagem ou enumeração.

27. O texto propõe diferentes possibilidades de sentido para o sufi xo -oso.A partir dessas possibilidades, considere as seguintes afi rmações: I. “Glorioso” exemplifi ca o emprego do sufi xo em palavras que

fazem referência a quem acumulou algo. II. “Nervoso” exemplifi ca o sentido de “indivíduo apegado a algo”. III. Seguindo a lógica do neologismo apresentado pelo autor, “che-

gosos” poderia ser um termo aplicado aos recém-nascidos.

Assinale:a) se apenas I e II estiverem corretas.b) se apenas II e III estiverem corretas.c) se apenas I e III estiverem corretas.d) se I, II e III estiverem corretas.e) se I, II e III estiverem incorretas.

28. Assinale a alternativa que contém expressão popular que, a exemplo de “estar na zona de rebaixamento”, pode funcionar como sinônima de “estar à beira do túmulo”.a) “Estar matando cachorro a grito.”b) “Estar por cima da carne seca.”c) “Estar no bico do corvo.”d) “Estar na crista da onda.”e) “Estar subindo pelas paredes.”

29. A regência verbal está inadequada em:a) As seguradoras de plano de saúde fi zeram acordo com o go-

verno para não serem multadas.b) A torcida saudável opõe-se à histeria que projeta sobre os

esportistas toda carga de frustração.c) No discurso proferido ontem, à noite, o ministro disse aos

repórteres: “gostaria de certifi car-lhes de que não deixaremos impunes os candidatos corruptos”.

d) Um celebrado artilheiro e um goleiro azarado protagonizam histórias impossíveis.

e) O caminho para chegar a esse material foi bem estranho.

79o ANO VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL

Para as questões de 30 a 32 (UNAERP-SP-2007) I. Sem honras de Estado, corpo do ditador é velado no Chile. II. Teerã envia recado claro ao Ocidente. III. Pane atrasa voos na região sul do país IV. Quase cem passageiros do maior cruzeiro do mundo adoecem. V. Mulheres trabalham mais e ganham menos.

30. Considerando as manchetes citadas, assinale a opção incorreta:a) III associa sujeito a adjunto adverbial de tempo.b) IV apresenta o predicado mais curto.c) V compõe-se de duas oraçõesd) Ocorre metonímia em II.e) Apenas uma delas inicia-se com adjunto adverbial.

31. Os temas centrais que mais se associam às manchetes são:a) confl itos internacionais, meios de transporte e questões socio-

culturais.b) questões políticas, turismo e questões sexuais.c) questões políticas, meios de transportes e tendências femininas.d) questões políticas, meios de transporte e questões socioculturais.e) confl itos socioculturais, problemas técnicos e questões socio-

culturais.

32. A manchete I alude:a) à denúncia de fraudes na América Latina.b) ao fi m de uma era para o Chile.c) a um assassinato surpreendente.d) às divergências no Mercosul.e) a um atentado político sem julgamento.

33. Leia o quadro e responda.

Níveis BRASIL PORTUGAL ÁFRICA

Fonético [verdi] [vêrd] [verde]

Morfos-sintático

Não se devem dar papas muito quentes para as crianças.

Me diga uma coisa.

Está falando.

Não se devem dar papas muito quen-tes às crianças.

Diga-me uma coisa.

Está a falar. / Está falando.*

Não se devem dar papas muito quen-tes nas crianças.

Diga-me uma coisa. / Me diga uma coisa.

Está a falar.

Lexical

Caçula

Guri (de origem tupi)

Aeromoça

Filho mais novo

Rapaz

Hospedeira

Caçula

Rapaz

Aeromoça / Hos-pedeira

As diferenças entre os três países podem ser interpretadas como variedades linguísticas:a) correlacionadas a fatores sociais.b) correlacionadas a fatores individuais.c) existentes entre idiomas diferentes.d) condicionadas a fatores espaciaise) relacionadas a fatores temporais.

34. (www.fdsm.edu.br) Encontra-se a construção sintática em ordem inversa ou indireta em:a) “A Lei Maria da Penha / Está em pleno vigor”.b) “Pois em ‘mulher não se bate / Nem mesmo com uma fl or’ ”.c) “A violência doméstica / Tem sido uma grande vilã”.d) “E por ser contra a violência / Desta lei me tornei fã”.e) “Toda mulher tem direito / A viver sem violência”.

MAtEMÁtiCA35. O atual campeonato paulista de futebol congrega 20 times que se enfrentam, numa primeira fase, num turno completo, ou seja, cada time enfrentará todos os demais uma única vez. Quantos jogos há na primeira fase do campeonato paulista de futebol?a) 400b) 380c) 200d) 190e) 160

36. A prova do Enem, na área de matemática e suas tecnologias consta de 45 testes com 5 alternativas cada um, sendo apenas uma delas correta. Um aluno que nada sabe de matemática, nem lê as questões, vai direto “chutar” as respostas na folha reservada para elas. De quantas formas diferentes o aluno pode “chutar” as respostas dessa prova?a) 5 + 45b) 5 · 45c) 545d) 455e) 555

37. Quantos divisores positivos possui o número 2.013?a) 8b) 9c) 10d) 12e) 16

38. Três aumentos consecutivos de 10% equivalem a um único aumento de:a) 30%b) 32,1%c) 33,1%d) 34%e) 35%

39. Quanto vale a soma dos quadrados das raízes reais da equação

x2 2 8 4 0+ +( ) + = ?a) 9b) 10c) 11d) 12e) 8

40. Se você comprar 8 cadernos e 12 lápis você pagará R$ 118,00. Se você comprar 12 cadernos e 8 lápis você pagará R$ 162,00. Quanto você pagará se comprar 10 cadernos e 10 lápis?a) R$ 136,00b) R$ 140,00c) R$ 144,00d) R$ 148,00e) R$ 160,00

8VESTIBULINHO · ENSINO FUNDAMENTAL 9o ANO

41. As cordas AB CDe da circunferência de raio igual a 65 cm são paralelas.

A

C D

B

Sendo AB = 104 cm e CD = 120 cm, quanto vale a distância entre as duas cordas?a) 64 cmb) 66 cmc) 68 cmd) 70 cme) 72 cm

42. A diferença entre o número que mede a área de um quadrado e o número que mede o perímetro dele é 5. Quanto mede o lado do quadrado?a) 4b) 4,25c) 4,75d) 5e) 5,25

43. Na fi gura seguinte, ABCD é um quadrado, AM = MD, BQ = = QC, AR = RB, DS = SC e MN = NO = OP = OQ.

A R B

D S C

M N O P Q

A área da parte clara representa:

a) 14

da área do quadrado.

b) 518

da área do quadrado.

c) 1136

da área do quadrado.

d) 13

da área do quadrado.

e) 16

da área do quadrado.

44. α é a medida de um ângulo agudo para o qual seu α = 35

. Quanto vale tgα = ?

a) 25

b) 34

c) 43

d) 52

e) 53

99o ano VESTIBULInHo · EnSIno FUnDaMEnTaL

Arte 1. b 2. e 3. b

Ciências 4. c 5. e 6. c 7. c 8. e

Espanhol 9. c 10. b 11. a

Geografia 12. c 13. b 14. d 15. c 16. a

História 17. a 18. e 19. d 20. b 21. b

GAbArito

inglês 22. d 23. a 24. c

Língua portuguesa 25. e 26. a 27. c 28. c 29. c 30. a 31. d 32. b 33. d 34. d

Matemática 35. d 36. c 37. a 38. c 39. b 40. b 41. a 42. d 43. a44. b