4
Vida Missionária ANO XVIII – Nº. 71 – SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2013 Publicação Conjunta dos Missionários do Verbo Divino e das Missionárias Servas do Espírito Santo A grande repercussão da Jornada Mundial da Juventude nas redes sociais nos faz refle- tir sobre as novas tecnologias, seus desafios e oportunidades para a evangelização. Compre- ender as novas mídias e usá-las para anunciar o Reino de Deus abre perspectivas de diálogo com os jovens e também com as pessoas que estão fora da Igreja. Graças aos meios de comunicação, a visita do Papa Francisco e a JMJ alegraram o coração do povo brasileiro e fizeram brilhar a esperança de uma Igreja mais viva e comprometida com os pobres e os jovens. Como missionários e missionárias da Família Arnaldina, acolhemos as palavras do Papa aos jovens peregrinos durante a missa de envio: “Ide, sem medo, para servir”. MIX MISSIONÁRIO Os jovens nas redes sociais ESPIRITUALIDADE ARNALDINA O poder da comunicação Pág. 2 LEIA MAIS JORNADA MUNDIAL Missionárias marcam presença NOVAS TECNOLOGIAS Cultura digital e juventude Pág. 3 FAMÍLIA ARNALDINA “Santo Arnaldo é meu pai” Pág. 3 TESTEMUNHOS Parlha de vivências da JMJ Pág. 4 “Ide, sem medo, para servir.”

Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · espiritualidade missionária trinitá-ria na Família a rnaldina. 2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · espiritualidade missionária trinitá-ria na Família a rnaldina. 2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

1 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina Família arnalDina setembro, outubro e novembro De 2013 Vida Missionária _ 1

Vida MissionáriaANO XVIII – Nº. 71 – setembrO, OutubrO e NOVembrO De 2013

Publicação Conjunta dos missionários do Verbo Divino e das missionárias servas do espírito santo

A grande repercussão da Jornada mundial da Juventude nas redes sociais nos faz refle-tir sobre as novas tecnologias, seus desafios e oportunidades para a evangelização. Compre-ender as novas mídias e usá-las para anunciar o reino de Deus abre perspectivas de diálogo com os jovens e também com as pessoas que estão fora da Igreja.

Graças aos meios de comunicação, a visita do Papa Francisco e a JmJ alegraram o coração do povo brasileiro e fizeram brilhar a esperança de uma Igreja mais viva e comprometida com os pobres e os jovens.

Como missionários e missionárias da Família Arnaldina, acolhemos as palavras do Papa aos jovens peregrinos durante a missa de envio: “Ide, sem medo, para servir”.

MIX MISSIONÁRIOOs jovens nas redes sociais

ESPIRITUALIDADE ARNALDINAO poder da comunicação Pág. 2

LeIA mAIsJORNADA MUNDIALMissionárias marcam presença

NOVAS TECNOLOGIASCultura digital e juventude Pág. 3

FAMÍLIA ARNALDINA“Santo Arnaldo é meu pai” Pág. 3

TESTEMUNHOSPartilha de vivências da JMJ Pág. 4

“Ide, sem medo,para servir.”

Page 2: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · espiritualidade missionária trinitá-ria na Família a rnaldina. 2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

a Jornada Mundial da Juventu-de chamou a atenção sobre o impacto das redes sociais que,

somente durante a semana do evento, registrou quase 25 milhões de acessos. O Twitter recebeu 175.163 seguidores e 2,39 milhões de tags monitoradas, en-quanto que o Youtube teve 3,06 milhões de visualizações referentes à Jornada.

esses dados questionam como nós missionários (as) da Família ar-naldina e a própria igreja nos rela-cionamos com as novas tecnologias.

santo arnaldo Janssen, no século XiX, percebeu a força da comunica-ção e, apaixonado pela evangeliza-ção, não teve dúvidas em fazer uso da imprensa, o que havia de mais avançado na época, para divulgar a devoção ao sagrado Coração de Jesus e seus ideais missionários. Graças às suas publicações, sua obra se tornou conhecida, recebeu apoio financeiro, colaboradores e novos membros para suas congregações, as quais cresce-ram e se espalharam pelo mundo.

imagino que santo arnaldo, hoje, seria um entusiasta da internet, das redes sociais, do rádio, da televisão e de todos os meios, desde que promo-vessem comunhão e comunicação entre as pessoas. imagino que sua re-lação com eles seria uma consequên-cia direta de sua espiritualidade trini-

mIX mIssIONÁrIO

Dialogar com os jovens nas redes sociais

esPIrItuALIDADe ArNALDINA

O poder da comunicação

VIDA mIssIONÁ[email protected]ários do Verbo Divino emissionárias servas do espírito santo

CONseLhO eDItOrIALProvíncia ssps brasil Norte:ir. ana elídia Caffer nevesregião Amazônica sVD:arilson lima da silvaProvíncia sVD brasil Centro:Pe. arnaldo alves de souzaProvíncia sVD brasil Norte:Pe. anselmo ribeiro

a animação missionária e voca-cional do verbo Divino com as mis-sionárias ssps realizaram, durante os meses de agosto e setembro, encontros e visitas nas paróquias de santa luzia e alta Floresta, em rondônia, com o tema “a missão de Jesus é nossa missão”. a equipe per-correu todos os setores rurais e ur-banos das paróquias, despertando

eXPeDIeNte

um dos grandes desafios missioná-rios da igreja hoje é dialogar com a juventude e ser presença dos

valores do reino de Deus. Para isso, é ne-cessário entrar no mundo dos jovens e falar a mesma linguagem, “inculturando--nos” nas redes sociais virtuais.

Para os jovens que cresceram com as novas tecnologias, as redes sociais são meios naturais para construir re-lacionamentos. mas, para os menos jovens, o mundo digital se apresenta, às vezes, amedrontador. então, como fazer? Que tal buscar ajuda dos pró-prios jovens, criando canais de comu-nicação com eles?

eNtrAr NA CuLturA De reDePara ser presença evangelizadora

hoje, temos de mudar nossos concei-tos e aprender novas maneiras de ser e de nos organizar. entender que, nas redes, todos interagem entre si, for-mando conexões ou nós, sem uma es-trutura hierárquica de cima para baixo.

inte

rnet

LeIGOs (As) DO Deus uNO e trINOos grupos de missionárias

(os) leigas (os) do Deus uno e tri-no da Província stella matutina (ssps – brasil norte) se preparam para seu encontro anual no rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de ou-tubro. além de celebrar os dez anos de canonização de santo arnaldo, o encontro aprofundará a identidade missionária laical e dará passos no processo de orga-nização dos grupos.

VIsItA à VIVAtINterNACIONALo regional dos verbitas na

amazônia e atuante da Jupic, Pe. José boeing, visitou o escritório da vivat em nova iorque. ele conhe-ceu de perto os trabalhos da onG junto à onu. também participou de reuniões sobre migrações, questões relacionadas à minera-ção e como fortalecer o comitê brasileiro na luta contra a modi-ficação do Código de mineração, que poderá prejudicar povos in-dígenas e quilombolas. a visita ajudará também na articulação da vivat brasil.

Província sVD brasil sul:Pe. leon Grzyska

Jornalista responsávelir. ana elídia Caffer neves, mtb 20.383

redação e ediçãoir. ana elídia Caffer neves

revisãoalessandro Faleiro marques

Diagramação e ImpressãoGráfica unisind (11) 3271-1137tiragem: 21.000 exemplares

Animação missionária em rondônia

NOVA mIssãO NO tOCANtINsas missionárias servas do

espírito santo vão iniciar, em outubro, uma nova comuni-dade no estado do tocantins. respondendo ao pedido da Diocese de miracema, as ir-mãs irão para o município de abreulândia, de 2.245 habi-tantes, a 147 km de Palmas, e atenderão especialmente as áreas de assentamento. as ir-mãs estão no tocantins desde a década de 1970 e, atualmen-te, têm comunidade em Pal-mas e também apoiam o povo xerente de tocantínia.

Juli

an

a D

e a

nD

raD

e, s

sps

arn

alD

o a

lves

De

sou

za, s

vD

tária e de seu ardor missionário. o jeito de ser da santíssima trin-

dade, em sua relação entre si como Pai, Filho e espírito santo, mostra-nos como deve ser nossa vida: comunida-de, comunhão e comunicação. somos chamados (as) a vivenciar, em nossas relações interpessoais, o próprio jeito de ser do Deus uno e trino.

Guiados (as) pelo espírito santo, laço de amor e comunicação que une o Pai e o Filho, e que permite nos aproximar uns dos outros e do próprio Deus, deixemo-nos inspi-rar, motivar e ser impulsionados (as) para além de nosso comodismo e abraçar, de maneira criativa, as opor-tunidades que as novas mídias nos oferecem para tornar o Deus uno e trino “conhecido, amado e glorifica-do”, sem nos deixar massificar e sem cair na superficialidade.

ir. ana elídia C. neves é jornalista e membro do Conselho editorial do

Jornal vida missionária.

publicação, é possível transmitir algo que nos tocou e que poderá também tocar o coração dos e das jovens. re-lacionando-nos de forma autêntica e desinteressada, a partir de uma vida

coerente, podemos nos tornar pessoas de referência e transparecer a força do evangelho que sustenta a nossa vida.

vinicius Gonzales é missionário leigo e coordenador do Projeto de Jovens ssps.

eNteNDer A INterNetas tecnologias digitais permitem inte-

rações ilimitadas à velocidade da luz, mas escondem diferentes interesses. a inter-net é um mercado que monitora todos os movimentos para promover o consumo de seus produtos. isso exige “navegar” com consciência, pois é possível encon-trar tudo, até os que utilizam a rede para promover um mundo diferente.

APrOXImAr-se DOs (As) JOVeNsaprender de Jesus como acolher

suas buscas e necessidades, partindo do desejo deles de se relacionarem. o primeiro passo é aceitá-los, amá-los e valorizá-los exatamente como são. só então será possível uma amizade au-têntica que permite cativar e ser cativa-do, partilhar o que se sabe e aprender, com eles, novos saberes.

ANuNCIAr O eVANGeLhOem cada curtição no Facebook, co-

mentário no Youtube, postagem ou

no povo a consciência missionária como cristãos e cristãs.

bíbLIA e esPIrItuALIDADeestão previstos, para outubro,

dois encontros nacionais com a participação de verbitas e irmãs servas do espírito santo. o primei-ro será de bíblia, de 8 a 10, em Curi-tiba, Pr, para coordenadores da dimensão bíblica e outros que atu-am na área. nos dias 29 e 30, será o encontro de espiritualidade, com o objetivo de dinamizar as equipes provinciais e animar a vivência da espiritualidade missionária trinitá-ria na Família arnaldina.

Page 3: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · espiritualidade missionária trinitá-ria na Família a rnaldina. 2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina Família arnalDina setembro, outubro e novembro De 2013 Vida Missionária _ 3

Pastoral vocacional, que vem obten-do resultados positivos ao transmitir ao público juvenil a mensagem cris-tã por meio de vídeos, fotos, artigos e outros nos sites criados para essa finalidade, os quais, segundo ele, “só tem aumentado”. ele próprio está se especializando nessa área.

outro aspecto que o diácono des-taca são os sites e blogs que os próprios jovens estão fazendo para “fortalecer e criar projetos juvenis que possibilitem maior participação, tanto no campo social quanto político”, e cita as recen-tes manifestações “organizadas nas redes sociais, que levaram milhares de jovens às ruas, reivindicando melhores condições de vida para todos”.

mesmo admitindo que a cultura digital traz alguns riscos “como in-fluenciar as relações afetivas, tornan-do-as mais efêmeras e superficiais”, sílvio acredita que “sabendo se utilizar dessas novas ferramentas de comuni-cação, os jovens têm muito a ganhar”. mas lembra ainda que a comunicação virtual “não substitui o encontro pes-soal e a conversa olho no olho”.

missionárias marcampresença na JmJ

as novas tecnologias trazem para a igreja um campo de evangelização que, anos atrás,

nem sequer poderia ser imaginado. a tecnologia digital está revolucionan-do a cultura e a economia, interco-nectando o mundo e transformando a vida das pessoas. Celulares, tablets e computadores associados à internet e às redes sociais fazem parte do coti-diano e permitem a comunicação e o acesso a qualquer tipo de informação.

esse é o mundo que, na opinião do diácono verbita sílvio de Jesus borges, os jovens estão imersos. são eles os que mais usam essas novas tecnologias em seus relacionamen-tos do dia a dia.

sílvio analisa que “a igreja perce-beu que, utilizando o universo digi-tal, poderia se aproximar dos jovens, trazendo uma mensagem de fé e esperança em um mundo tão con-turbado”. Como exemplo, aponta a

Dialogar com os jovens nas redes sociaisJOrNADA muNDIAL DA JuVeNtuDe

em outubro, Mês Missionário, a Família Arnaldina celebra os dez anos da canonização

de Arnaldo Janssen e de José Freinademetz. A celebração reu-niu, em Roma, milhares de pesso-as de todo o mundo, no dia 5 de outubro de 2003.

Durante a JMJ, a voluntária e missionária leiga filipina, Pamela Avellanosa, curada milagrosamen-te pela intercessão do Bem-aven-turado Arnaldo Janssen, contou ao Vida Missionária como foi o mila-gre que possibilitou a canonização do fundador das três congrega-ções da Família Arnaldina.

Pamela tinha 14 anos quan-do sofreu um acidente de bicicle-ta tão grave que os médicos não deram nenhuma esperança. Seu coração parou de bater, seu cor-po estava frio, as pupilas dilatadas e o cérebro comprimido por uma enorme quantidade de sangue.

Sua avó, benfeitora das irmãs da Adoração Perpétua, sabia que o fundador precisava realizar um milagre para ser reconhecido como santo. Com muita fé, implorou a Arnaldo Janssen pela cura de sua neta e pediu às irmãs SSpSAP e à família para também rezarem.

Graças à insistência de sua avó, o neurocirurgião resolveu operá-la, mesmo com perspecti-vas quase nulas. Se sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, como uma criança de 4 anos.

No dia 15 de janeiro de 1995, aniversário de morte de Santo Ar-naldo, depois de duas semanas em coma, Pamela acordou e, aos poucos, recuperou-se completa-mente. Sua relação com Arnaldo Janssen se tornou cada vez mais próxima, ao ponto de dizer “Santo Arnaldo é meu pai”, o que é muito concreto para ela, pois perdeu seu pai ainda bem pequena.

Pamela participou da cerimônia de canonização de Santo Arnaldo como “a garota do milagre” e, atual-mente, dedica-se como missionária leiga ligada às Missionárias Servas do Espírito Santo das Filipinas.

Na JMJ, o que mais lhe impac-tou foi “o sentimento de unidade com as diferentes culturas, povos, idades e cores”. Conta que ficou maravilhada com a acolhida rece-bida no Brasil e diz: “Amei o povo, a língua, a cultura, a dança, o sam-ba e, especialmente, os pobres”.

FAmíLIA ArNALDINA

“santo Arnaldo é meu pai”

NOVAs teCNOLOGIAs

Os jovens e a cultura digital

Juli

an

a D

e a

nD

raD

e, s

sps

an

a e

líD

ia n

eves

, ssp

s

a JmJ, maior evento internacio-nal da igreja Católica e que reuniu mais de 3,5 milhões de

peregrinos no rio de Janeiro, também teve uma participação significativa das missionárias servas do espírito santo, especialmente das comunida-des do rio de Janeiro, minas Gerais e são Paulo. as irmãs acolheram os jovens, ajudaram nas atividades da semana missionária e marcaram pre-sença na Feira vocacional. algumas ainda vieram de outros países acom-panhando grupos.

no rio de Janeiro, as irmãs acolhe-ram em seus dois colégios (nossa se-nhora da Piedade e imaculado Coração de maria) cerca de 600 jovens da espa-nha, argentina, Portugal, brasil, timor leste, índia, Chile, Japão, indonésia e de vários países da África.

Depois da jornada, ainda rece-beram na comunidade um grupo de jovens ingleses, que fizeram uma experiência missionária de duas se-manas. além de conhecerem aspec-tos turísticos e culturais do rio de Janeiro, conviveram e participaram de atividades com os jovens dos co-légios e da paróquia. também visi-taram o Centro educacional madre Josefa, no Complexo do alemão.

na Diocese de Campo limpo, em são Paulo, as irmãs ajudaram na aco-lhida e encaminhamento das ativida-des da Pré-jornada de 270 jovens de luxemburgo, terra natal de ir. nelly boonen, 39 da bélgica e 10 da Fran-ça. eles foram acolhidos nas famílias e gostaram muito da experiência.

organizados em grupos, conhece-ram o CDHeP (Centro de Direitos Hu-

manos e educação Popular) do Campo limpo, onde trabalham as irmãs nelly e martina Garcia. assim, puderam en-tender melhor a realidade da periferia e como se articular em torno de ques-tões dos direitos humanos.

FeIrA VOCACIONALas irmãs da equipe da Pastoral vo-

cacional se prepararam durante me-ses, coletando materiais dos diversos

países onde as missionárias atuam, e montaram um estande na Quinta da boa vista, onde se realizou a Feira vo-cacional, durante a JmJ.

irmãs de diversas nacionalidades se revezaram para receber os peregri-nos, falar, em diversas línguas, sobre a missão da Congregação no mundo e entregar folhetos e lembrancinhas com informações. também distribuí-ram o Jornal vida missionária.

an

a e

líD

ia n

eves

, ssp

s

Page 4: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · espiritualidade missionária trinitá-ria na Família a rnaldina. 2 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

4 _ Vida Missionária setembro, outubro e novembro De 2013 Família arnalDina

esPírItO De ACOLhIDA, De AmIzADe e De uNIãO

samuel Campos lima, 15 anos, além do ensino médio, faz um curso técnico em marketing, atua na Pastoral da Juventude da Paróquia são Paulo apósto-lo e participou tanto da semana missionária como da Jornada no rio de Janeiro.

ele descreve a JmJ como uma experiência de aprendizado que deixou fortes recordações. acen-tua o espírito de acolhida e a “energia de amizade e de união” que trouxe de volta pessoas que haviam se afastado da comuni-dade e permitiu conhecer jovens de outros países, com os quais continua a manter contato e tem planos de encontrar novamente.

Para samuel, a ida ao rio de Janeiro “foi uma experiência in-crível, com toda aquela gente em um só lugar, por um mesmo motivo, com línguas diferentes, culturas diferentes, porém todos com um sorriso na cara”. Fazer amizades, sentir a JmJ e ver o Papa é o que ele realmente que-ria. Foi uma grande emoção “ver todos ali, cantando, mostrando suas culturas, todos juntos, in-teragindo uns com os outros, como se já se conhecessem há anos”. também o marcou a ex-periência de ser acolhido, como membro da família, por seu Gui-lherme e Dona Graça.

além da saudade dos novos amigos, samuel conta que a JmJ “deixou uma força de vontade muito grande de fazer igreja” e que esse embalo deve ser apro-veitado sem perder o pique, “porque nossos amigos con-tam com a gente, a igreja conta com a gente, o Papa conta com a gente!”.

Jovens partilham vivências da JmJtestemuNhOs mIssIONÁrIOs ANImAçãO VOCACIONAL

Família arnaldina. saíamos em mis-são, vivendo de maneira autêntica, sendo verdadeiros espelhos daquilo que anunciamos: Jesus Cristo, o ver-bo Divino!”.

OPOrtuNIDADe De COmPArtILhAr A Fé e A CuLturA

Para taynah da silva marques, 19 anos, estudante de arquitetura e lide-rança da Pastoral da Juventude da Paróquia são Paulo apóstolo, na zona

leste da cidade de são Paulo, foi grati-ficante participar da semana missioná-ria, especialmente “pela oportunidade de compartilhar a própria cultura com jovens de outros países e também a ex-periência de fé, vivenciada de formas diferentes”.

Com entusiasmo e gratidão, ela narra a acolhida das famílias aos jo-vens peregrinos da zâmbia, Quênia, Haiti e Costa rica, e o esforço de to-dos na realização da semana mis-sionária. “Criamos um grande laço de amizade, trocamos experiências, dançamos e nos divertimos. Foi in-tensa a manifestação de amor, ale-gria e fé”, afirma taynah.

ela e os jovens da paróquia mos-traram o que estão fazendo nos grupos de jovens e comunidades e visitaram alguns centros de volunta-riado. na noite cultural, apresenta-ram músicas brasileiras, como forró e carimbó, e participaram das músi-cas e danças dos jovens da zâmbia. Com os da Costa rica, aproveitaram os momentos de descontração para apresentar suas danças.

taynah não nega que foi cansativo e que exigiu esforço de todos, especialmen-te com os idiomas inglês e francês, mas afirma que “ensinamos e aprendemos todos juntos” e, apesar das diferenças de países e continentes, “somos únicos, com o mesmo amor de Deus e propósito: a busca da civilização do amor e de uma so-ciedade de bem-estar”, afirma.

a JmJ foi a maior experiência da vida de Patrick soares, estu-dante de 16 anos, da Paróquia santo arnaldo Janssen, em Dia-dema, sP. ele já participou de vá-rias “missões” e sabe o quanto é importante o anúncio do evange-lho, “a maior expressão de amor ao próximo”, como dizia santo ar-naldo Janssen.

na opinião de Patrick, a JmJ tem uma eficácia maior que qual-quer outra missão, pois são milha-res de jovens do mundo inteiro vivendo um momento especial de fé, anúncio e missionariedade, unidos numa mesma vibração, como uma família, em torno de Jesus Cristo.

lembrando o lema “ide ao mundo e fazei discípulos entre todas as nações” (mt 28,19), ele partilha o que viveu na semana missionária: “os jovens indonésios me evangelizaram. observar a fé deles, seu modo de viver, a perse-guição que sofrem em seu país e, além de tudo, ouvir um ‘obrigado, você está realizando meu sonho’ de um jovem em pranto não tem preço e evangeliza mais que duas horas de sermão”.

os jovens da indonésia se tor-naram amigos de Patrick e conta-ram o esforço que fizeram, desde o final de 2012, para arrecadar fundos para vir à Jornada. Por isso estavam muito felizes e considera-vam sua participação na JmJ “um grande milagre”.

Patrick destaca ainda a op-ção dos jovens pela dignidade humana, de-cidindo, dian-te da cultura de morte, do aborto, da ven-da do corpo e

das drogas, ficar com o Papa. “a JmJ é um mandato para toda a

missionários do Verbo DivinoCom abertura e respeito às diferentes tradições culturais e religiosas, buscamos o diálogo e partilhamos a boa Nova do amor de Deus.

PrOVíNCIA brAsIL NOrterua Halfeld, 1179 – Cx. Postal, 668CeP: 36001-970 – Juiz de Fora-mGtel.: (32) 3229-9820 e (32) 3221-3656e-mail: [email protected]

PrOVíNCIA brAsIL CeNtrOrua: Paraopeba, 551CeP: 09932-080 – Diadema – sPtel.: (11) 4091-5297e-mail: [email protected]

PrOVíNCIA brAsIL suLrua Prof. brandão, 155CeP: 80040-010 – Curitiba – Prtel.: (41) 3023-2893e-mail: [email protected]

reGIãO AmAzôNICACx. Postal, 229CeP: 68100-970 – santarém – Patel.: (93) 3523-2059e-mail: [email protected]

missionárias servas do espírito santosomos enviadas a proclamar o evangelho entre povos de diferentes línguas e culturas, especialmente onde a vida se encontra ameaçada.

PrOVíNCIA brAsIL NOrterua são benedito, 2146CeP: 04735-004 – são Paulo – sPtel.: (011) 5687-7229e-mail: [email protected]

PrOVíNCIA brAsIL suLrua arnaldo Janssen, 320Cx. Postal, 41 – CeP: 84001-970Ponta Grossa – Prtel.: (42) 3226-4091e-mail: [email protected]

servas do espírito santo da Adoração PerpétuaDeus nos chama a uma vida contemplativa e ao serviço da adoração perpétua para apoiar a atividade missionária da Igreja.

CONVeNtO N. srA. DO CeNÁCuLOrua nunes machado, 150Cx. Postal, 405 – CeP: 84001-970Ponta Grossa – Prtel.: (42) 3229-1629

A Jornada Mundial da Juventude deixou marcas profundas no coração dos jovens. Tanto a Semana Missionária, nas dioceses e paróquias, como os eventos oficiais na ci-dade do Rio de Janeiro, com seus quase 4 milhões de peregrinos, foi uma experiência inesquecível de encontro, amizade, alegria, fé e intercâmbio cultural. Vejamos o teste-munho de três jovens da Família Arnaldina.

mOmeNtO De Fé, ANúNCIOe mIssIONArIeDADe