25
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Três Lagoas, 30 de março de 2011 Prezados Senhores, Apresentamos, a seguir, nosso relatório com o resultado das vistorias realizada nos alojamentos e casas que servem atualmente de moradias para nossos colaboradores e colaboradores de empresas terceirizadas. Tais vistorias foram realizadas utilizando-se metodologia simples de avaliação, porém de forma criteriosa, atentando-se sempre para as questões de segurança e bem estar dos colaboradores envolvidos, baseando-se sempre no que pede a NR 31. 31.23.5 Alojamentos 31.23.5.1 Os alojamentos devem: a) ter camas com colchão, separadas por no mínimo um metro, sendo permitido o uso de beliches, limitados a duas camas na mesma vertical, com espaço livre mínimo de cento e dez centímetros acima do colchão; b) ter armários individuais para guarda de objetos pessoais; c) ter portas e janelas capazes de oferecer boas condições de vedação e segurança; d) ter recipientes para coleta de lixo; 31.23.11 Moradias 31.23.11.1 Sempre que o empregador rural ou equiparado fornecer aos trabalhadores moradias familiares estas deverão possuir: a) capacidade dimensionada para uma família; b) paredes construídas em alvenaria ou madeira; c) pisos de material resistente e lavável; d) condições sanitárias adequadas; e) ventilação e iluminação suficientes; f) cobertura capaz de proporcionar proteção contra intempéries; g) poço ou caixa de água protegido contra contaminação; h) fossas sépticas, quando não houver rede de esgoto, afastadas da casa e do poço de água, em lugar livre de enchentes e a jusante do poço. 31.23.11.2 As moradias familiares devem ser construídas em local arejado e afastadas, no mínimo, cinqüenta metros de construções destinadas a outros fins. Foi utilizado apenas recurso visual e fotográfico, sem que tenha sido realizado qualquer tipo de medições ou análises mais detalhadas.

Vistoria moradias(versão 2003)

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Três Lagoas, 30 de março de 2011 Prezados Senhores, Apresentamos, a seguir, nosso relatório com o resultado das vistorias realizada nos alojamentos e casas que servem atualmente de moradias para nossos colaboradores e colaboradores de empresas terceirizadas. Tais vistorias foram realizadas utilizando-se metodologia simples de avaliação, porém de forma criteriosa, atentando-se sempre para as questões de segurança e bem estar dos colaboradores envolvidos, baseando-se sempre no que pede a NR 31. 31.23.5 Alojamentos 31.23.5.1 Os alojamentos devem: a) ter camas com colchão, separadas por no mínimo um metro, sendo permitido o uso de beliches, limitados a duas camas na mesma vertical, com espaço livre mínimo de cento e dez centímetros acima do colchão; b) ter armários individuais para guarda de objetos pessoais; c) ter portas e janelas capazes de oferecer boas condições de vedação e segurança; d) ter recipientes para coleta de lixo; 31.23.11 Moradias 31.23.11.1 Sempre que o empregador rural ou equiparado fornecer aos trabalhadores moradias familiares estas deverão possuir: a) capacidade dimensionada para uma família; b) paredes construídas em alvenaria ou madeira; c) pisos de material resistente e lavável; d) condições sanitárias adequadas; e) ventilação e iluminação suficientes; f) cobertura capaz de proporcionar proteção contra intempéries; g) poço ou caixa de água protegido contra contaminação; h) fossas sépticas, quando não houver rede de esgoto, afastadas da casa e do poço de água, em lugar livre de enchentes e a jusante do poço. 31.23.11.2 As moradias familiares devem ser construídas em local arejado e afastadas, no mínimo, cinqüenta metros de construções destinadas a outros fins. Foi utilizado apenas recurso visual e fotográfico, sem que tenha sido realizado qualquer tipo de medições ou análises mais detalhadas.

Page 2: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

O objetivo principal desse relatório é o de mostrar do ponto de vista da segurança, as adequações necessárias para tais moradias e alojamentos, em cumprimento as normas de segurança e higiene ocupacional. Esperamos com esse trabalho auxiliar a empresa nas melhorias e adequações que deverão ser feitas nos ambientes vistoriados. LOCAIS VISTORIADOS: Horto Canoas Horto Santa Maria Horto Santa Terezinha Horto Bonito Horto Savana

1. Horto Canoas:

Casa-sede, utilizada como moradia familiar pelo vigilante do local. A casa encontra-se em bom estado de conservação, necessitando apenas de alguns reparos de acordo com relação que segue abaixo: 1. Pintura geral 2. Pilar de sustentação da varanda (improvisado) 3. Encanamento do banheiro exposto ( parede quebrada) 4. Acessórios dos banheiros soltos (espelho, pia, vasos) 5. Instalações elétricas expostas e improvisadas 6. Vidro da porta quebrado

Evidências fotográficas:

1 2 Paredes sujas e descascando, necessitando, portanto de nova pintura. Pilar de sustentação da varanda encontra-se improvisado com madeira, comprometendo o telhado e oferecendo risco de queda.

Page 3: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

3 3

Encanamento do banheiro exposto com paredes quebradas, podendo servir de abrigo para animais peçonhentos, necessitando serem tampados e colocados novos azulejos.

4 4 Acessórios dos banheiros se desprendendo, soltos, oferecendo risco de queda, necessitando fixação adequada.

5 5 Instalações elétricas expostas e improvisadas, oferecendo riscos de choques elétricos, Necessitando reparos de acordo com a NR10.

Page 4: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

6 6 Vidros quebrados, oferecendo riscos de corte, facilitando entrada de animais peçonhentos. Necessitando serem substituídos. Conclusão: De um modo geral, após serem feitas as adequações aqui sugeridas, a moradia do Horto canoas, atende as especificações que determina a NR31 no item 31.23.11.1. 2. Horto Santa Terezinha: Casa, utilizada como moradia familiar pelo vigilante da torre. Nesta moradia encontramos algumas situações de risco e não conformidades graves. 1. Rede de energia elétrica improvisada 2. Terreno coberto por mato muito alto 3. Piscina sem proteção contra queda e proliferação de insetos. 4. Rachaduras nas paredes 5. Vidro quebrado na janela 6. Tampa da fossa quebrada e cedendo.

Evidências fotográficas:

1 1

A rede de energia que chega até a residência foi feita de forma improvisada com poste inadequado, altura dos fios muito próximos do solo, oferecendo risco de choque-

Page 5: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

elétrico, curto-circuito e contrariando a NR 10, necessitando ser refeito por profissional ou empresa capacitado conforme determina as normas de segurança.

2 2 Mato que cerca a casa encontra-se muito alto, favorecendo o aparecimento de animais peçonhentos, necessitando capina manual ou química.

3 3 A existência de uma piscina nessa moradia oferece risco para os moradores por não possuir qualquer dispositivo de proteção contra queda acidental, bem como serve de proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Necessitando ser providenciada uma tampa ou a retirada definitiva da mesma.

4 4

Page 6: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Rachaduras nas paredes indicam um possível abalo nas estruturas da casa, oferecendo risco de desabamento, necessitando avaliação por profissional capacitado para solução de nova estruturação.

5 6 Vidro quebrado, oferecendo risco de corte e facilitando entrada de animais peçonhentos. Tampa da fossa cedendo, oferecendo risco de desabamento, necessitando substituição. Conclusão: De um modo geral, após serem feitas as adequações aqui sugeridas, a moradia do Horto Santa Teresinha, atende as especificações que determina a NR31 no item 31.23.11.1. 3. HORTO SANTA MARIA. CASA-SEDE, recentemente reformada pelo proprietário da fazenda, a casa é utilizada como moradia familiar pelo vigilante do local. Apesar da recente reforma e pintura essa moradia ainda apresenta algumas situações de irregularidade: 1. Forro tomado por sujeira e traças 2. Água imprópria para consumo (não há posso artesiano) 3. Portas sem fechaduras 4. Parede com rachaduras 5. Forro do beiral danificado e telhado com telhas soltas

Page 7: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidências fotográficas:

1 1 A sujeira acumulada no forro oferece risco de provocar doenças respiratórias pela grande concentração de ácaros e fungos que descem pelas paredes, necessitando uma limpeza completa em todo telhado acima do forro.

2 2 A água que sai das torneiras não sai de posso artesiano ou caixa d’água protegida por tampa como manda a norma, e sim de um roda d’água, o que a torna imprópria para o consumo, oferecendo risco de contaminação e doenças intestinais. Necessitando de passar por um processo de tratamento (filtro) ou a perfuração de um poço no local.

3 3 As portas de entrada encontram-se sem fechaduras, não oferecendo boas condições de segurança como determina a norma.

Page 8: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

4 4 Rachaduras nas paredes indicam um possível abalo nas estruturas da casa, oferecendo risco de desabamento, necessitando avaliação por profissional capacitado para solução de nova estruturação.

5 5 A falta de forro no beiral do telhado favorece a criação de morcegos e outros animais que podem provocar doenças, necessitando dedetização no forro interno e providenciar forro externo. Telhas soltas e faltando, oferecendo risco de queda de materiais, necessitando reparos. Conclusão: A casa do horto Santa Maria necessita com urgência adequação no abastecimento de água potável para estar em condições de atender as exigências da NR31 para ser considerada moradia. E ser providenciado reparo nos itens irregulares aqui apontados para dar melhor condição de conforto, segurança e saúde para os moradores.

4. Horto Bonito Neste horto encontram-se alojamentos próprios e de terceiros e várias situações que contrariam as normas de segurança e saúde ocupacional, principalmente no que se refere aos alojamentos ou casas utilizadas como moradia por terceiros.

Page 9: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

4.1 ALOJAMENTO Próprio: Neste alojamento localizado próximo ao APP, o que já caracteriza uma não conformidade encontrou-se ainda algumas situações inadequadas e que contrariam as normas de segurança e saúde do trabalho. 1. Pintura danificada. 2. Piso defeituoso; 3. Vidros quebrados; 4. Rachaduras nas paredes; 5. Instalações elétricas precárias; 6. Banheiros em número e tamanho insuficiente; 7. Água Empossada e mato invadindo o alojamento. Evidências fotográficas:

1 2 As paredes e pisos estão sujos e gastos, necessitando de uma nova pintura e reforma do piso.

3 4 Vidros quebrados, oferecendo riscos de corte, facilitando entrada de animais peçonhentos. Necessitando serem substituídos.

Page 10: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Paredes indicam um possível abalo nas estruturas da casa, oferecendo risco de desabamento, necessitando avaliação por profissional capacitado para solução de nova estruturação.

5 6 Tomadas insuficiente, necessitando a utilização de adaptação (Benjamin). Risco de sobre carga elétrica e incêndio. Necessitando a instalação de novas tomadas. O alojamento conta apenas um banheiro, e o mesmo não possui espaço suficiente para atender o numero de usuários.

7 7 Na área da lavanderia encontrou-se acumulo de água parada podendo provocar a proliferação de mosquito aedes aegypti. Outro fator encontrado foi a grande quantidade de mato invadindo o alojamento. Podendo provocar a presença de animais peçonhentos.

Page 11: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

4.2 ALOJAMENTOS TERCEIROS Casa próxima a oficina do horto bonito, servindo de alojamento para os colaboradores de empresa prestadora de serviço onde foram encontradas várias não conformidades sendo: 1. Telhas quebradas 2. Ausência de forro 3. Paredes rachadas e com buracos 4. Piso com buracos e rachaduras 5. Instalações elétricas irregulares 6. Presença de botijão de gás e fogareiro 7. Banheiro sem condições de uso Evidências fotográficas:

1 2 Telhado quebrado e a falta de forro se tornam um risco para a integridade dos colabores, não oferecendo proteção contra intempéries da natureza.

3 4 Rachaduras nas paredes indicam um possível abalo nas estruturas da casa, oferecendo risco de desabamento, necessitando avaliação por profissional capacitado para solução de nova estruturação. Piso apresenta falhas e rachaduras oferecendo risco de tropeço e torções.

Page 12: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

5 6 Instalações elétricas de forma improvisadas e expostas, contrariando a NR 10 oferecendo risco de choque elétrico e curto circuito. A presença de um fogareiro e um botijão de gás oferece risco de incêndio e explosão, alem de ser o contrário ao que determina a NR 31. 31.23.5.2 O empregador rural ou equiparado deve proibir a utilização de fogões, fogareiros ou similares no interior dos Alojamentos

7 7 O banheiro não apresenta condições adequada de uso. Não atende as recomendações da vigilância sanitária e as normas de segurança e saúde. 4.3 ALOJAMENTOS TERCEIROS Outra casa utilizada como alojamento para terceiros, fica próxima aos alojamentos padronizados e recentemente construídos para alojar os colaboradores da Florestal Brasil. Nesta casa onde ficam alojados os colaboradores que prestam serviço na cozinha de nossos alojamentos encontramos a necessidade de uma reforma, por conta de algumas rachaduras nas paredes.

Page 13: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidencias fotográficas:

Uma grande rachadura em uma das colunas da casa indica que a estrutura está comprometida, oferecendo risco de desabamento. Necessitando de uma reforma geral.

O demais cômodos estão em bom estado, necessitando apenas de pintura para dar melhor condições de higiene e conforto aos moradores. 4.4 ALOJAMENTOS TERCEIROS Ainda próximo ao alojamento da Florestal, encontra-se mais uma casa que serve de alojamento para colaboradores de uma outra empresa terceirizada. Nessa que estava fechada e não tivemos acesso à seu interior evidenciamos as seguinte situações: 1. Vidros quebrados 2. Portas sem fechaduras 3. Pintura precária 4. Muita sujeira e materiais jogados.

Page 14: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidencias fotográficas:

1 2

Vidros quebrados, oferecendo risco de corte e entrada de animais peçonhentos. Não há fechaduras nas portas, as mesmas são fixadas por correntes, o que não oferece condições de segurança aos moradores do local.

3 4

As paredes estão sujas e com infiltrações, existe a presença de mofos, não a condições de higiene no local. O que pode provocar vários tipos de doença. Vários materiais, galões, lixo estão esparramados pelo quintal, o que também pode propiciar a presença de insetos e animais peçonhentos. 4.5 ALOJAMENTOS CARVOARIA Esse local visitado e que é utilizado como alojamento por colaboradores da carvoaria no horto bonito, está totalmente fora do que estabelece as normas de segurança e da vigilância sanitária, varias situações irregulares foram evidenciadas aqui:

1. Espaço interno insuficiente 2. Instalações elétricas precária 3. Condições de higiene precária 4. Banheiros sem condições de uso 5. Rachaduras nas paredes. 6. Sem cobertura de forro

Page 15: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidencias fotográficas:

1 1 Esse alojamento não possui as dimensões necessárias para abrigar o numero de colaboradores, fazendo com que os mesmos fiquem amontoados, com camas muito próximas uma da outra , contrariando o que determina o item 31.23.5.1 da NR 31.

2 2 As instalações elétricas é outro grande problema nesse local. Evidenciamos aqui vários aparelhos ligados em uma única tomada, fios elétricos expostos, adaptações provisórias (gambiarras) e várias outras situações contrarias a NR10. Oferecendo risco de incêndio, choques elétricos e curto-circuito.

3 3 O banheiro do local encontra-se sem a menor condição de higiene, com paredes sem azulejos, pias soltas, não existem portas nos Box para o banho, nem porta de entrada, ficando os moradores expostos sem nenhuma privacidade.

Page 16: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

4 4 As condições de higiene são precárias nesse local, paredes imundas, vasos do banheiro sem tampas e sem condições de uso. Não há um local adequado para que os colaboradores estendam suas roupas após lavadas, ficando todas penduradas pelos quartos.

5 6

As paredes estão com grandes rachaduras indicando um risco de desabamento. Não existe a cobertura de forro, facilitando a entrada de animais peçonhentos, além da entrada de poeira e o desconforto térmico nos dias mais frios. 4.6 ALOJAMENTOS CARVOARIA 2 No horto bonito, outra residência é utilizada como alojamento para os trabalhadores da carvoaria, abrigando quatro colaboradores. E as mesmas situações encontradas no alojamento maior acima citado, são aqui encontradas

Page 17: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Esse alojamento não possui as dimensões necessárias para abrigar o numero de colaboradores, fazendo com que os mesmos fiquem amontoados, com camas muito próximas uma da outra , contrariando o que determina o item 31.23.5.1 da NR 31.

As condições de higiene são precárias nesse local, paredes imundas, beliches velhas e sem condições de uso, oferecendo risco de queda. Não há um local adequado para que os colaboradores estendam suas roupas após lavadas, ficando todas penduradas pelos quartos. 4.7 MORADIA CARVOARIA 1 Uma das casas do horto bonito serve de moradia para o encarregado responsável pela carvoaria. Essa moradia apresenta poucas necessidades de melhorias em relação às outras: 1. Instalações elétricas deficientes 2. Falta de forro

Page 18: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidencias fotográficas:

1 1 Fios mau isolados e expostos, oferecendo risco de incêndio, choques elétricos e curto circuito. Falta de tomadas, fazendo com que vários aparelhos sejam ligando a um único ponto de energia, oferecendo risco de sobre carga podendo causar incêndios.

2 2 A falta de forro na casa que é coberta por telha de amianto, favorece a entrada de animais peçonhentos, poeiras, além de desconforto térmico nos dias mais frios. 4.8 MORADIA CARVOARIA 2 Nesta moradia que fica ao lado da primeira, as situações encontradas são ainda piores das já vistas até aqui: 1. Telhado e forro quebrados 2. Paredes sujas e esburacadas 3. Instalações elétricas precárias 4. Portas sem fechaduras e podres.

Page 19: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Evidencias fotográficas:

1 1 Os buracos encontrados nos forros e o telhado com falta de telhas oferecem abrigo a animais peçonhentos, além de não proteger os moradores contra as intempéries da natureza.

2 2 Paredes encardidas com crostas de gordura por toda parte, dão um aspecto de lugar abandonado, sem a menor condição de higiene. Buracos e rachaduras nas paredes oferecem riscos de desabamento

3 3 Fios elétricos expostos e sem isolamento seguro, oferecendo risco de incêndio, choques elétricos contrariando o que determina NR 10.

Page 20: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

4 4 As portas estão sem fechaduras e com a madeira podre, não oferecendo condições de segurança aos moradores. Conclusão: No horto bonito apenas os alojamentos próprios da Florestal Brasil, com exceção do alojamento menor que fica muito próximo a APP, oferece condições de segurança e higiene e estão em conformidade com o que determina as normas de segurança. Os demais locais visitados e utilizados como moradia ou alojamento por empresas terceirizadas necessitam de adequações ou até mesmo serem reconstruídos.

5. Horto Savana

5.1 Moradia terceiro 1 O horto savana não possui alojamento para colaboradores da Florestal, porém algumas casas próximo da sede da fazenda são utilizadas como alojamento para empresas terceirizadas que prestam serviço para Florestal Brasil. Essas casas também estão fora das condições ideais para serem consideradas moradias ou alojamentos: 1. Rachaduras nas paredes 2. Vidros quebrados 3. Instalações elétricas precárias 4. Banheiros sem condições de uso 5. Sem forro

1 1

Page 21: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Rachaduras nas paredes indicam um possível abalo nas estruturas da casa, oferecendo risco de desabamento, necessitando avaliação por profissional capacitado para solução de nova estruturação.

2 3 Vidros quebrados, oferecendo risco de corte e facilitando a entrada de animais peçonhentos no interior da moradia. As instalações elétricas estão expostas e sem isolação, oferecendo risco de choque elétrico e curto circuito.

4 4 O banheiro não tem o básico de higiene, sem azulejos, vaso sem tampa, iluminação deficiente e infiltrações nas paredes.

5 5

Page 22: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

O telhado é constituído do chamado telhão, com grandes aberturas nas laterais, e a falta de forro favorece a entrada de animais peçonhentos e poeiras, além do desconforto térmico nos dias frios. 5.2 Moradia terceiros 2 Essa casa vistoriada que estava sendo utilizada por colaboradores de uma empresa que presta serviço à Florestal, também apresenta varias situações de não conformidades: 1. Instalações elétricas 2. Vidros quebrados 3. Vegetação invadindo 4. Condições de higiene 5. Telhado destruído e sem forro Evidencias fotográficas:

1 2 Fios elétricos expostos e sem proteção, oferecendo risco de choques elétricos, curto circuito e incêndios. Vários vidros quebrados nas janelas, oferecendo risco de cortes e facilitando a entrada de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças.

3 4

Page 23: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

O mato alto já toma conta de todo quintal, servindo de abrigo para animais peçonhentos e criação de mosquitos transmissores de doenças como dengue e leishimaniose. As paredes estão imundas, tomadas por teias de aranha, traças e umidades, oferecendo o risco de doenças respiratórias. No chão encontramos água empossada, acumulo de terra e materiais diversos jogados por toda casa.

5 6 O telhado parcialmente destruído, onde o pouco que restou serve de local para crescimento de vegetação , que já chegou ao alto da moradia. A falta de forro favorece a entrada de animais, insetos e desconforto térmico nos dias mais frios.

5.3 Refeitório Terceiros. Uma das casas do horto Savana é utilizada como refeitório e moradia por uma empresa terceirizada, o que já caracteriza uma não conformidade grave. Além de outras que foram evidenciadas e seguem:

1. Local impróprio para guarda de alimentos 2. Local impróprio para armazenar produtos inflamáveis 3. Vidros quebrados 4. Rachaduras nas paredes 5. Rede elétrica irregular

Evidencias fotográficas:

1 2

Page 24: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Não existem local para guarda e conservação dos alimentos, os alimentos ficam expostos com outros produtos e materiais, oferecendo risco de contaminação. Há presença de botijão de gás no interior do local, contrariando as normas de segurança, oferecendo risco de explosões e incêndios.

3 4 Vidros quebrados, oferecendo risco de corte e facilitando a entrada de animais peçonhentos no interior do refeitório. Grandes rachaduras, mostram o desgaste da construção e evidencia o abalo nas estruturas, oferecendo risco de desabamento.

4 5

A rede elétrica que chega no local, encontra-se muito próxima ao chão, e não está ligada a um padrão de energia, como determina as normas de segurança, oferecendo risco de choques elétricos e incêndios. Conclusão: No horto Savana as casas próximas da sede não são utilizadas como alojamentos ou moradias pela Florestal Brasil. Todas as casas vistoriadas são utilizadas por empresas terceirizadas e nenhuma atende as exigências das normas de segurança. Fica evidenciado que todas essas casas deverão passar por adequações ou serem reconstruídas por completo.

Page 25: Vistoria moradias(versão 2003)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO MENSAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Conclusão final: Após esse período de vistorias em todos os hortos aqui relacionados, foi possível constatar que para uma padronização de alojamentos e moradias em nossas áreas, se faz necessário a reconstrução de todas as casas que hoje são utilizadas por empresas terceirizadas. Sendo viável apenas a reforma das casas sedes do horto Canoas, horto Santa Terezinha e horto Santa Maria.