16
4 GV 21 PT-BR 1/2014 VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA SUPERIOR, SÉRIE GU As válvulas globo Neles de sede simples, com guia superior, série GU, da Metso são válvulas de controle econômicas, de alto desempenho, que foram projetadas para oferecer a melhor precisão de controle e ampla rangeabilidade com todos os benefícios inerentes às válvulas de controle lineares. As unidades padrão são equipadas com atuadores tipo diafragma mola e controladores inteligentes ND9000® que permitem um preciso controle de fluxo, vida operacional prolongada e monitoramento de desempenho on-line. CONSTRUÇÃO Construção compacta e leve; Grande variedade de internos com diferentes Cv e cur- vas características; Sede metálica e macia, dependendo da aplicação; Opção para foles de vedação para aplicação em produ- tos tóxicos, entre outros, tirar a palavra "vazamento" do tópico abaixo e colocar na frase acima; Ampla seleção de materiais para diferentes aplicações; Muitos modelos de conexões para diferentes aplicações; Design de castelo estendido para temperaturas variadas. CONTROLE DE PRECISÃO Controlador digital ND9000 para calibração automática e controle preciso; Atuadores de pistão e de diafragma de alta precisão. APLICAÇÕES VARIADAS Adequadas para vapor, gases e líquidos; Limites de temperatura entre -30 °C e +260 °C com cons- trução de castelo padrão; acima de +260 °C e abaixo de - 30 °C, com castelo estendido; Multi-orifícios Tendril e internos multi-estágios para apli- cações de cavitação e alto diferencial de pressão; Internos ranhurados para fluidos incompressíveis e apli- cações de baixo Cv para impedir a cavitação e erosão; Micro-trim para pequenos fluxos e/ou auxiliar na estabi- lidade em aplicação de alto diferencial de pressão. SEGURANÇA E QUALIDADE A estrutura reforçada do corpo em peça única minimiza as possibilidades de vazamento e torna a válvula imu- nes às tensões mecânicas; Testes rigorosos para garantir o desempenho especifi- cado com sistemas de garantia da qualidade de acordo com a ISO 9001. FÁCIL MANUTENÇÃO Internos de fácil substituição e construção top entry que facilitam a manutenção em linha; Fácil montagem; Fácil mudança das curvas características com internos intercambiáveis; O controlador digital ND9000 com sistema de diagnóst- ico on-line permite acompanhar o desempenho e fazer manutenção preditiva; Eficiente gestão de ativos com o software de arquitetura aberta FieldCare da Metso e excelentes recursos de rede.

VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

  • Upload
    others

  • View
    1

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA SUPERIOR, SÉRIE GU

As válvulas globo Neles de sede simples, com guia superior, série GU, da Metso são válvulas de controle econômicas, de alto desempenho, que foram projetadas para oferecer a melhor precisão de controle e ampla rangeabilidade com todos os benefícios inerentes às válvulas de controle lineares. As unidades padrão são equipadas com atuadores tipo diafragma mola e controladores inteligentes ND9000® que permitem um preciso controle de fluxo, vida operacional prolongada e monitoramento de desempenho on-line.

CONSTRUÇÃO□ Construção compacta e leve;□ Grande variedade de internos com diferentes Cv e cur-

vas características;□ Sede metálica e macia, dependendo da aplicação;□ Opção para foles de vedação para aplicação em produ-

tos tóxicos, entre outros, tirar a palavra "vazamento" dotópico abaixo e colocar na frase acima;

□ Ampla seleção de materiais para diferentes aplicações;□ Muitos modelos de conexões para diferentes aplicações;□ Design de castelo estendido para temperaturas variadas.

CONTROLE DE PRECISÃO□ Controlador digital ND9000 para calibração automática

e controle preciso;□ Atuadores de pistão e de diafragma de alta precisão.

APLICAÇÕES VARIADAS□ Adequadas para vapor, gases e líquidos;□ Limites de temperatura entre -30 °C e +260 °C com cons-

trução de castelo padrão; acima de +260 °C e abaixo de -30 °C, com castelo estendido;

□ Multi-orifícios Tendril e internos multi-estágios para apli-cações de cavitação e alto diferencial de pressão;

□ Internos ranhurados para fluidos incompressíveis e apli-cações de baixo Cv para impedir a cavitação e erosão;

□ Micro-trim para pequenos fluxos e/ou auxiliar na estabi-lidade em aplicação de alto diferencial de pressão.

4 GV

SEGURANÇA E QUALIDADE□ A estrutura reforçada do corpo em peça única minimiza

as possibilidades de vazamento e torna a válvula imu-nes às tensões mecânicas;

□ Testes rigorosos para garantir o desempenho especifi-cado com sistemas de garantia da qualidade de acordocom a ISO 9001.

FÁCIL MANUTENÇÃO□ Internos de fácil substituição e construção top entry que

facilitam a manutenção em linha;□ Fácil montagem;□ Fácil mudança das curvas características com internos

intercambiáveis;□ O controlador digital ND9000 com sistema de diagnóst-

ico on-line permite acompanhar o desempenho e fazermanutenção preditiva;

□ Eficiente gestão de ativos com o software de arquiteturaaberta FieldCare da Metso e excelentes recursos derede.

21 PT-BR • 1/2014

Page 2: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

2

4 G V 2 1 P T - B R

DIFERENTES MODELOS DE INTERNOS

INTERNOS COM CONTORNO

Internos com contorno padrão, de substituição rápida

O obturador com contorno padrão de substituição rápida per-mite um perfil de fluxo suave. Os internos são mais adequadospara aplicações de baixo diferencial de pressão e são usados namaioria das aplicações de controle.

INTERNOS COM CONTORNO, SEDE MACIA

Internos com contorno, sede macia

Uma opção para os internos de contorno padrão é a sede macia.O anel sede é fabricado com encaixe na parede interna, o qualtrava o anel na sua posição. Quando o lado resiliente entra emcontato com o ponto de assentamento, ele deforma o anel paragarantir um perfeito fechamento. Os internos de sede macia sãousados em aplicações que exigem fechamento estanque zerobolhas.

INTERNOS TENDRIL (MULTI-ORIFÍCIOSE MULTI-ESTÁGIOS)

Internos Tendril

O modelo de internos Tendril se apresenta com multi-orifícios emulti-estágios. Há modelos de 1 e 2 estágios, dependendo dodiferencial de pressão e potencial de cavitação. O diferencial depressão é dividido entre os estágios para que a pressão diminuade modo progressivo à medida que passa pelos estágios, propor-cionando excelente resistência à cavitação em aplicações de altodiferencial de pressão.

MICRO TRIM

Micro trim

O modelo de micro-trim é uma construção de sede guiada, capazde operar com altos diferenciais de pressão, sem causar proble-mas de instabilidade. Este modelo tem uma característica ine-rente linear e excelente rangeabilidade. Ideal para o controle devazões muito baixas. Consulte a Metso Automation sobre as apli-cações de micro-trim.

BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 3: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U 4 G V 2 1 P T - B R

DIFERENTES MODELOS DE INTERNOS

INTERNOS MULTIRANHURAS

Os internos multiranhuras parafluidos incompressíveis são pro-jetados para qualquer quan-tidade de ranhuras necessáriaspara impedir a cavitação e even-tual erosão. Há modelos de 7 a 9ranhuras, dependendo do dife-rencial de pressão e potencialcavitação. O fluido passa pelavia de fluxo gerada, incorpo-rando formas anguladas nasuperfície do obturador juntocom um corte na superfícieinterna da sede. O diferencial depressão é dividido nos estágiospara que a pressão diminua demodo progressivo, proporcio-nando alta resistência à cavita-

ção nestas aplicações. O obturador e inserto da sede são em Stellitee carbeto de tungstênio ou vidro metálico, como opção. Consulte aMetso sobre tais aplicações.

Multiranhura

MULTIRANHURA

*Obs. 1. RF: flange de face com ressalto, RTJ: conexão RTJ, SW: solda de encaixe, BW: solda de topo.2. ASME classe 4500 disponível para as dimensões 3/4" - 2" com conexão soldada.

DiâmetrosDN / pol."

GU, classes ASME

Classe 150 - 600 Classe 900 - 2500

RF RTJ SW BW RF RTJ SW BW

25 / 1 O O O O O O

40 / 1-1/2 O O O O O O

50 / 2 O O O O O O O

80 / 3 O O O

100 / 4 O O O

BOLETIM TÉCNICO 1/14 3

Page 4: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

4

4 G V 2 1 P T - B R

BOLETIM TÉCNICO 1/14

COMPONENTS & MATERIALS

MATERIAL DO CORPO: AÇO-CARBONO OU AÇO-LIGA

Obs.1. Revestimento superficial duro do obturador/sede (liga à base de cobalto) e sede

macia.2. Descrição dos materiais:

Aço inox 316: ASTM A276 TP316 ou JIS 316Aço inox 440C: ASTM A276 TP440C ou JIS 440CAço inox 410: ASTM A276 TP410 ou JIS 41017-4PH: ASTM A564 630 (H1100) ou JIS 630 (H1100)

3. Materiais padrões a aplicar, dependendo de condições de serviço específicas.Consulte a Metso Automation sobre outros materiais.

4. Materiais opcionais conforme NACE MR 01-75.

MATERIAL DO CORPO: AÇO INOXIDÁVEL

Obs.1. Revestimento superficial duro do obturador/sede (liga à base de cobalto) e sede

macia.2. Descrição dos materiais:

Aço inox 316: ASTM A276 TP316 ou JIS 316.3. Materiais padrões a aplicar, dependendo de condições de serviço específicas.

Consulte a Metso Automation sobre outros materiais.4. Aplicação criogênica: ASTM A320 B8M e 8M para prisioneiros (13) e porcas (17).5. Materiais opcionais conforme NACE MR 01-75.

11

9b

18

14

8

6

3

1

9a

69

21

67

5

13

17

65

4

10

7

63

D ATE

C v

22

69*

67

9a

V-Packing ApplicationGaxeta tipo V

Nº peça Descrição Material

1 Corpo A216 WCB / Aço-liga

3 Obturador Aço inoxidável 410

4 Bucha guia Aço inoxidável 410

5 Haste Aço inoxidável 17-4PH

6 Pino do obturador Aço inoxidável 316

7 Anel sede Aço inoxidável 410

8 Castelo A216 WCB / Aço-liga

9a Preme-gaxeta Aço inoxidável 304

9b Flange preme-gaxeta A351 CF8

10 Retentor Aço inoxidável 17-4PH

11 Porca do cabeçote A351 CF8

13 Prisioneiro A193 Gr.B7

14 Prisioneiro A193 Gr.B8

17 Porca sextavada A194 Gr.2H

18 Porca sextavada A194 Gr.8

19 Placa de identificação Aço inoxidável 304

21 Anel lanterna Aço inoxidável 304

22 Mola da gaxeta Aço inoxidável 304

63 Junta sede Junta espiro-metálica, 316 SS + grafite

65 Junta corpo Junta espiro-metálica, 316 SS + grafite

67 Espaçador da gaxeta Aço inoxidável 304

69* Jogo anéis tipo V PTFE

69 Anel preme-gaxeta PTFE + fibra de carbono, grafite

Nº peça Descrição Material

1 Corpo A351 CF8M

3 Obturador Aço inoxidável 316

4 Bucha guia 316 + Cobalt based alloy

5 Haste Aço inoxidável 316

6 Pino do obturador Aço inoxidável 316

7 Anel sede Aço inoxidável 316

8 Castelo A351 CF8M

9a Flange preme-gaxeta Aço inoxidável 304

9b Gland flange A351 CF8

10 Retentor A351 CF8M

11 YPorca do cabeçote A351 CF8

13 Prisioneiro A193 Gr.B7 or A193(320) Gr.B8(M)

14 Prisioneiro A193(320) Gr.B8(M)

17 Porca sextavada A194 Gr.2H ou A194(320) Gr.8(M)

18 Porca sextavada A194(320) Gr.8(M)

19 Placa de identificação Aço inoxidável 304

21 Anel lanterna Aço inoxidável 304

22 Mola da gaxeta Aço inoxidável 304

63 Junta sede Junta espiro-metálica, 316 SS + grafite

65 Junta corpo Junta espiro-metálica, 316 SS + grafite

67 Espaçador da gaxeta Aço inoxidável 304

69* Jogo anéis tipo V PTFE

69 Anel preme-gaxeta PTFE + fibra de carbono, grafite

Page 5: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U 4 G V 2 1 P T - B R

GUIA DE APLICAÇÕES, GU

GU, FAIXA DE TEMPERATURA E CLASSE DE ESTANQUEIDADE DA SEDE COM DIFERENTES

APLICAÇÕES DE CASTELO E SEDE

FAIXA DE TEMPERATURA COM DIFERENTES MATERIAIS DE CORPO E PRISIONEIRO/PORCA

*Consulte a Metso Automation

MATERIAIS DOS INTERNOS

*Consulte a Metso Automation

APLICAÇÕES DE JUNTA

*Consulte a Metso Automation

APLICAÇÕES DE GAXETA

*Consulte a Metso Automation

DIREÇÃO DE FLUXO

Dia. válvulaDN / Pol.

GlasseASME

Tipo sede

Faixa temperatura (°C)Classe estanq. sede

(ANSI B 16.104)

Castelo padrão

Castelo estendido

Padrão Optional

25 / 1 ~

100 / 4

150 ~ 600

Sede metal -30 ~ +260 198 ~ +425 IV V

Sede macia -30 ~ +232 -198 ~ +232 VI

25 / 1 ~

50 / 2

900 ~ 2500

Sede metal -30 ~ +260 -198 ~ +593 IV V

Material corpo / castelo Material prision. / porcaFaixa

temper. (°C)Ref.

Aço-carbono (WCB, A105) PRISION. ASTM A193-B7PORCA ASTM A194-2H -30 ~ +425 A

Aço inoxidável(CF3, CF8,CF3M, CF8M)

PRISION. ASTM A193-B7PORCA ASTM A194-2H -46 ~ +538 A

PRISION. ASTM A193(320)-B8(M)

PORCA ASTM A194(320)-8(M)

-198 ~ +538 B

Aço Cr-Mo(WC6, F11, WC9, F22,C12A, F91)

PRISION. ASTM A193-B16PORCA ASTM A194-4 -30 ~ +593 *

GU, InternosFaixa de temperatura (°C) Sign

Obturador Haste Sede Retentor

410 SS 17-4PH + HCr 410 SS 17-4PH -30 ~ +425 P1XBCS1R1X

316 SS 316 SS + HCr 316 SS 316 SS -198 ~ +425 T6XTCS1T6X

316 SS + a base de cobalto 316 SS + HCr 316 SS + a base de cobalto 316 SS -198 ~ +425 T6ATCS1T6A

420 J2 17-4PH + HCr 420 J2 420 J2 -30 ~ +425 *

316 SS 316 SS + HCr 316 SS + PTFE 316 SS -198 ~ +232 *

17-4PH 17-4PH + HCr 410 SS 410 SS -30 ~ +425 *

Inconel 718 Inconel 718 F91 F91 -30 ~ +593 *

Inconel 625, 718, 750 -198 ~ +645 *

Materialcorpo / castelo

Material da juntaFaixa

temper. (°C)Ref.

Aço-carbonoWCB, A105

Solda encaixe (espirometálica)316SS + grafite

-30 ~ +425 S

Aço inoxidávelCF8, CF8M, CF3,

CF3M

Solda encaixe (espirometálica)316SS + grafite -198 ~ +425 S

Solda encaixe (espiromet)316SS + PTFE -198 ~ +232 L

Aço inoxidávelWC6, WC9, F22,

C12A, F91

Solda encaixe (espiromet)316SS + grafite + sem amianto

-30 ~ +593

H

Solda encaixe (espiromet) 316SS+grafite + Mica

(alta temper. especial máx 950)*

Material da gaxeta Faixa temper. (°C) Ref.

Anel tipo V PTFE -198 ~ +232 T

Grafite (moldado + trançado) -198 ~ +400 F

PTFE + fibra de carbono (TEF trançado + grafite) -198 ~ +260 G

Grafite de alta resistência (moldado + trançado) -198 ~ +593 *

Anel tipo V RTFE -40 ~ +260 *

Anel tipo V RTFE + Inserto Metálico -40 ~ +350 *

GU, obturador com contorno não balanceado

Fluid Media Fluxo p/ abrir Fluxo p/ fechar

Líquido o

VaporGás o

BOLETIM TÉCNICO 1/14 5

Page 6: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

6

4 G V 2 1 P T - B R

TABELA DE INTERNOS E CV NOMINAL (GLOBO, SEDE SIMPLES, NÃO BALANCEADA, SÉRIE GU)

* Cv nominal opcional para atender Cv específico – Consulte a Metso Automation.* Multiranhura e Micro-trim (micro-fluxo) – Consulte a Metso Automation.

Ref. Tipo de internos Ref.Característica dos

internosRef.

Cv nominal

DescriçãoDim. corpo

1" 1-1/2" 2" 3" 4"

A Padrão L Linear FC Cv nominal 14 28 52 118 205

E Igual porcentagem 1A 1 redução 7 15 30 60 130

M EQ% modif. 2A 2 reduções 4 8 16 34 64

Q Abertura rápida 3A 3 reduções 1,9 5 10 18 36

T Tendril (Multi-orifícios 1 estágio) L Linear FC Cv nominal 9 18 34 84 156

Q Abertura rápida 1A 1 redução 4 10 20 40 86

E Igual porcentagem FC Cv nominal 8 16 30 70 118

M EQ% modif. 1A 1 redução 3 9 18 36 72

BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 7: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U

7

4 G V 2 1 P T - B R

BOLETIM TÉCNICO 1/14

INTERNOS COM CONTORNO

CV X CURSO, SÉRIE GU

ANSI CLASSE : 150# - 600#

OBS. Cv: Coeficiente de fluxo da válvula. FL: Fator de recuperação de pressão do líquido. FC: Capacidade total. 1A: 1 redução, 2A: 2 reduções, 3A: 3 reduções.

ANSI CLASS: 150# - 600#

OBS. Cv: Coeficiente de fluxo da válvula.FL: Fator de recuperação de pressão do líquido.FC: Capacidade total.1A: 1 redução, 2A: 2 reduções, 3A: 3 reduções.

Diâmetro: 1" a 4" Característica de fluxo: LINEAR

Curso da válvula [%] 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

FL 0.93 0.93 0.92 0.92 0.91 0.91 0.91 0.90 0.90 0.90

Dia. válvula Diâm. orifício CursoCv nominal

Pol. mm Ref. Pol. mm Pol. mm

1" 25

FC 0.9 22.3

0.8 20

1.37 2.75 4.12 5.49 6.86 8.23 9.61 10.98 12.35 14.0

1A 0.6 15.7 0.69 1.37 2.06 2.75 3.43 4.12 4.80 5.49 6.18 7.0

2A 0.5 11.9 0.39 0.78 1.18 1.57 1.96 2.35 2.74 3.14 3.53 4.0

3A 0.3 8.2 0.19 0.37 0.56 0.75 0.93 1.12 1.30 1.49 1.68 1.9

1-1/2" 40

FC 1.3 33.7

0.8 20

2.75 5.49 8.24 10.98 13.73 16.47 19.21 21.96 24.70 28.0

1A 1.0 24.6 1.47 2.94 4.41 5.88 7.35 8.82 10.29 11.76 13.23 15.0

2A 0.7 18.0 0.79 1.57 2.35 3.14 3.92 4.71 5.49 6.27 7.06 8.0

3A 0.6 14.2 0.49 0.98 1.47 1.96 2.45 2.94 3.43 3.92 4.41 5.0

2" 50

FC 1.7 43.9

0.8 20

5.11 10.20 15.30 20.39 25.49 30.59 35.68 40.78 45.87 52.0

1A 1.3 33.4 2.95 5.89 8.83 11.77 14.71 17.65 20.59 23.53 26.47 30.0

2A 1.0 24.4 1.57 3.14 4.71 6.28 7.84 9.41 10.98 12.55 14.12 16.0

3A 0.8 19.3 0.98 1.96 2.94 3.92 4.90 5.88 6.86 7.84 8.82 10.0

3" 80

FC 2.7 69.1

1.5 40

11.59 23.15 34.72 46.28 57.84 69.41 80.97 92.54 104.10 118.0

1A 1.9 49.3 5.89 11.77 17.65 23.53 29.41 35.29 41.17 47.05 52.93 60.0

2A 1.5 37.1 3.34 6.67 10.00 13.33 16.67 20.00 23.33 26.66 29.99 34.0

3A 1.1 27.0 1.77 3.53 5.30 7.06 8.82 10.59 12.35 14.12 15.88 18.0

4" 100

FC 3.6 91.5

1.5 40

20.13 40.22 60.31 80.40 100.49 120.58 140.67 160.76 180.85 205.0

1A 2.8 70.3 12.77 25.51 38.25 50.99 63.73 76.47 89.21 101.95 114.69 130.0

2A 1.9 49.3 6.28 12.56 18.83 25.10 31.37 37.64 43.92 50.19 56.46 64.0

3A 1.5 37.0 3.54 7.06 10.59 14.12 17.65 21.18 24.70 28.23 31.76 36.0

Diâmetro: 1" a 4" Característica de fluxo: EQ-%

Curso da válvula [%] 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

FL 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.92 0.92 0.91 0.91 0.90

Dia. válvula Diâm. orifício CursoCv nominal

Pol. mm Ref. Pol. mm Pol. mm

1" 25

FC 0.9 22.3

0.8 20

0.41 0.61 0.91 1.34 1.98 2.93 4.33 6.40 9.47 14.0

1A 0.6 15.7 0.21 0.31 0.45 0.67 0.99 1.46 2.16 3.20 4.73 7.0

2A 0.5 11.9 0.12 0.17 0.26 0.38 0.57 0.84 1.24 1.83 2.70 4.0

3A 0.3 8.2 0.06 0.08 0.12 0.18 0.27 0.40 0.59 0.87 1.28 1.9

1-1/2" 40

FC 1.3 33.7

0.8 20

0.83 1.22 1.81 2.68 3.96 5.86 8.66 12.80 18.93 28.0

1A 1.0 24.6 0.44 0.66 0.97 1.43 2.12 3.14 4.64 6.86 10.14 15.0

2A 0.7 18.0 0.24 0.35 0.52 0.77 1.13 1.67 2.47 3.66 5.41 8.0

3A 0.6 14.2 0.15 0.22 0.32 0.48 0.71 1.05 1.55 2.29 3.38 5.0

2" 50

FC 1.7 43.9

0.8 20

1.54 2.27 3.36 4.97 7.35 10.87 16.08 23.78 35.16 52.0

1A 1.3 33.4 0.89 1.31 1.94 2.87 4.24 6.27 9.28 13.72 20.29 30.0

2A 1.0 24.4 0.47 0.70 1.03 1.53 2.26 3.35 4.95 7.32 10.82 16.0

3A 0.8 19.3 0.30 0.44 0.65 0.96 1.41 2.09 3.09 4.57 6.76 10.0

3" 80

FC 2.7 69.1

1.5 40

3.49 5.16 7.63 11.28 16.69 24.68 36.49 53.96 79.80 118.0

1A 1.9 49.3 1.77 2.62 3.88 5.74 8.49 12.55 18.55 27.44 40.57 60.0

2A 1.5 37.1 1.01 1.49 2.20 3.25 4.81 7.11 10.51 15.55 22.99 34.0

3A 1.1 27.0 0.53 0.79 1.16 1.72 2.55 3.76 5.57 8.23 12.17 18.0

4" 100

FC 3.6 91.5

1.5 40

6.06 8.97 13.26 19.61 28.99 42.87 63.40 93.75 138.63 205.0

1A 2.8 70.3 3.84 5.69 8.41 12.43 18.38 27.19 40.20 59.45 87.91 130.0

2A 1.9 49.3 1.89 2.80 4.14 6.12 9.05 13.38 19.79 29.27 43.28 64.0

3A 1.5 37.0 1.06 1.57 2.33 3.44 5.09 7.53 11.13 16.46 24.34 36.0

Page 8: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

8

4 G V 2 1 P T - B R

INTERNOS COM CONTORNO (1 ESTÁGIO)

ANSI CLASS: 150# - 600#

OBS.Cv: Coeficiente de fluxo da válvula.FL: Fator de recuperação de pressão do líquido. FC: Capacidade total. 1A: 1 redução.

PERDAS DE CARGA PERMITIDAS, GU

OBS.VDD: Falha-aberta, ar para fechar (ação direta) Atuador tipo diafragma multimolas VDR: Falha-fechada, ar para abrir (ação reversa) Atuador tipo diafragma multimolas VCC: Atuador de cilindro de dupla ação (sem mola)Consulte o catálogo 6DA20EN para obter mais informações sobre os atuadores.

Diâmetro: 1" a 4" Característica de fluxo: LINEAR

Curso da válvula [%] 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

FL 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93 0.93

Dia. válvula Diâm. orifício CursoCv nominal

Pol. mm Ref. Pol. mm Pol. mm

1" 25FC 0.7 17.8

0.8 200.88 1.77 2.65 3.53 4.41 5.29 6.18 7.06 7.94 9.0

1A 0.5 11.9 0.39 0.78 1.18 1.57 1.96 2.35 2.74 3.14 3.53 4.0

1-1/2" 40FC 1.1 27.0

0.8 201.77 3.53 5.30 7.06 8.82 10.59 12.35 14.12 15.88 18.0

1A 0.8 20.1 0.98 1.96 2.94 3.92 4.90 5.88 6.86 7.84 8.82 10.0

2" 50FC 1.4 35.5

0.8 203.34 6.67 10.00 13.33 16.67 20.00 23.33 26.66 29.99 34.0

1A 1.1 27.2 1.96 3.92 5.88 7.84 9.80 11.76 13.72 15.68 17.64 20.0

3" 80FC 2.3 58.3

1.5 408.25 16.48 24.71 32.94 41.18 49.41 57.64 65.87 74.10 84.0

1A 1.6 40.2 3.93 7.85 11.77 15.69 19.61 23.53 27.45 31.37 35.29 40.0

4" 100FC 3.1 79.5

1.5 4015.32 30.61 45.90 61.18 76.47 91.76 107.05 122.34 137.62 156.0

1A 2.3 59.0 8.45 16.87 25.30 33.73 42.16 50.59 59.01 67.44 75.87 86.0

Atuador (VDD / VDR / VC) Unidade : bar

Dia. válvula CursoCv nom. Atuator VDR, Ar para abrir (reversa) VDD, Ar para fechar (direta) VC, dupla ação

C/ contornoTam.

Faixamola

Press.abastec.

Perdaspermit.

Faixamola

Press.abastec.

Perdaspermit.

Press.abastec.

Allow.Pr.DropsPol. mm Pol. mm Tipo

1" 25 0.8 20 14

#25 (VD)0.4 ~ 2.1 2.4 16 0.4 ~ 2.1 2.4 68

0.8 ~ 2.6 3.2 32 0.8 ~ 2.6 3.2 95

#29 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 45 0.8 ~ 2.6 3.2 136

#37 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 70 0.8 ~ 2.6 3.2 220

#30 (VC) 5.0 450

1-1/2" 40 0.8 20 28

#25 (VD)0.4 ~ 2.1 2.4 7 0.4 ~ 2.1 2.4 30

0.8 ~ 2.6 3.2 14 0.8 ~ 2.6 3.2 42

#29 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 20 0.8 ~ 2.6 3.2 60

#37 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 32 0.8 ~ 2.6 3.2 100

#30 (VC) 5.0 210

2" 50 0.8 20 52

#29 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 12 0.8 ~ 2.6 3.2 34

#37 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 20 0.8 ~ 2.6 3.2 56

#48 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 35 0.8 ~ 2.6 3.2 98

#30 (VC) 5.0 140

3" 80 1.5 40 118

#37 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 7 0.8 ~ 2.6 3.2 22

#48 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 14 0.8 ~ 2.6 3.2 40

#55 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 18 0.8 ~ 2.6 3.2 54

#30 (VC) 5.0 70

#40 (VC) 5.0 110

4" 100 2 50 205

#37 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 6 0.8 ~ 2.6 3.2 12

#48 (VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 7 0.8 ~ 2.6 3.2 22

#55 VD) 0.8 ~ 2.6 3.2 10 0.8 ~ 2.6 3.2 30

#30 (VC) 5.0 42

#40 (VC) 5.0 66

#50 (VC) 5.0 116

BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 9: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U 4 G V 2 1 P T - B R

DIMENSÕES DA VÁLVULA

150 #/ 300 #/ 600 # (UNIT: mm)

OBS.P.C.D = Diâmetro primitivo

900 #/ 1500 # (UNIT: mm)

OBS.P.C.D = Diâmetro primitivo

DimensãoTam.

A B C D E F G H Peso (kg)

150 30# 60# 150# 300# 600# STD EXT COMMON 150 300 600 150 300 600 150# 300# 600# 150 300 600 150 300 60#

1/2" 184 190 203 44.5 47.5 47.5 142 250 110 89 95 95 16 16 16 60.3 66.7 66.7 4 4 4 14 15 23

3/4" 184 190 206 49 58.5 58.5 142 250 110 98 117 117 16 19 19 69.9 82.5 82.5 4 4 4 14 15 23

1" 184 197 210 54 62 62 142 250 110 108 124 124 16 19 19 79.4 88.9 88.9 4 4 4 14 15 23

1-1/2" 222 235 251 65 78 78 161 295 110 127 127 156 16 19 19 98.4 98.4 114 4 4 4 22 23 27

2" 254 267 286 83 83 83 178 295 110 152 152 165 19 19 19 120.6 127 127 4 8 8 25 27 32

3" 298 318 337 120 120 120 220.5 330 115 191 191 210 19 22 22 152.4 168 168.3 4 8 8 55 57 62

4" 352 368 394 135 135 135 248 380 140 229 229 273 19 22 26 190.5 200 215.9 8 8 8 80 83 92

6" 451 473 508 169.5 169.5 169.5 340 430 150 279 279 356 22 22 29 241 269.9 292.1 8 8 12 155 162 210

8" 543 568 610 230 230 230 451 490 150 343 343 419 22 26 32 298.4 332.2 342 8 8 12 323 345 415

10" 673 708 752 275 275 275 488 600 150 406 406 510 25 29 35 361.9 387.3 431.8 12 12 16 492 535 620

DimensãoTam.

A B C D E F G H Peso (kg)

900# 1500# 900# 1500# STD EXT COMMON 900# 1500# 900# 1500# 900# 1500# 900# 1500# 900# 1500#

1/2" 292 292 83 83 229 330 110 121 121 23 23 82.5 82.5 4 4 44 46

3/4" 292 292 83 83 229 330 110 130 130 23 23 88.9 88.9 4 4 69 58

1" 292 292 83 83 229 330 110 149 149 26 26 101.6 101.6 4 4 70 76

1-1/2" 333 333 65 78 278 380 110 178 178 29 29 123.8 123.8 4 4 105 115

2" 375 375 108 108 300 400 110 216 216 26 29 165.1 165.1 8 8 130 140

3" 441 460 120 120 330 430 115 241 267 26 26 190.5 203.2 8 8 207 220

4" 511 530 135 135 350 450 140 292 311 32 32 234.9 241.3 8 8 397 475

6" 714 768 169.5 169.5 393 500 150 381 394 32 39 317.5 317.5 12 12 492 564

8" 914 972 230 230 480 600 150 470 483 39 45 393.7 393.7 12 12 608 687

10" 991 1067 275 275 518 650 150 545 585 39 51 469.9 482.6 16 12 720 811

MATERIALHEAT NO.

SIZE-RATINGneles

A

DRILLING

No of Hole = H

Dia. Of Hole = F

P.C.D = G

BC

D

ØE

EXTENSION

c

BOLETIM TÉCNICO 1/14 9

Page 10: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

1

4 G V 2 1 P T - B R

DIMENSÕES DO ATUADOR

ATUADORES TIPO DIAFRAGMA VD

(mm)

OBS.Bd: atuador de ação direta, VDD. Br: atuador de ação reversa, VDR.

Sem volante Com volante

Dim.

SizeA2 Bd Br

Peso(kg)

A2 Bd Br A3 BhPeso(kg)

#25 255 333 358 10 255 473 440 - - 13

#29 295 370 397 19 295 576 529 - - 25

#37 375 450 475 37 375 660 614 - - 46

#48 486 632 654 92 486 1053 1063 335 847 112

#55 566 675 700 116 566 1106 1106 335 915 146

Bd

A2B

rA2

Bd

/Br

A2

A3

Bh

Bd

/Br

VDD, Direct ac tion VDR , R evers e action Top handwheel Top- s ide handwheel

0 BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 11: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U 4 G V 2 1 P T - B R

DIMENSÕES DO ATUADOR

ATUADORES DE CILINDRO VC SEM VOLANTE

(mm)

.

Tam. #30 Tam. #40 Tam. #50

CursoB1

Ø CPeso (kg)

CursoB1

Ø CPeso (kg)

CursoB1

Ø CPeso (kg)

B2 A B B2 A B B2 A B

40590

Ø 370 92 116 40625

Ø 460 118 149 40625

Ø 560 150 188680 920 920

50610

Ø 370 97 122 50645

Ø 460 123 156 50645

Ø 560 156 195700 940 940

70650

Ø 370 102 128 70685

Ø 460 127 160 70685

Ø 560 162 202740 950 950

80670

Ø 370 107 134 80705

Ø 460 132 166 80705

Ø 560 168 210760 970 970

100710

Ø 370 113 141 100745

Ø 460 135 170 100745

Ø 560 175 218800 1010 1010

120750

Ø 370 119 147 120785

Ø 460 139 175 120785

Ø 560 181 226840 1030 1030

150845

Ø 460 144 181 150845

Ø 560 188 2331090 1090

160865

Ø 460 148 186 160865

Ø 560 195 2421110 1110

170885

Ø 460 155 194 170885

Ø 560 202 2501130 1130

180905

Ø 460 159 199 180905

Ø 560 209 2591150 1150

B1

B2

C

ØC

A B

VC, without volume chamber VC, with volume chamberVC, sem câmara de volume VC, com câmara de volume

BOLETIM TÉCNICO 1/14 11

Page 12: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

1

4 G V 2 1 P T - B R

DIMENSÕES DO ATUADOR

ATUADORES DE CILINDRO VC COM VOLANTE

(mm)

Tam. #30 Tam. #40 Tam. #50

CursoB1

Ø CPeso (kg)

CursoB1

Ø CPeso (kg)

CursoB1

Ø CPeso (kg)

B2 A B B2 A B B2 A B

40910

Ø 370 120 144 401080

Ø 460 158 189 401080

Ø 560 190 2281020 1210 1210

50920

Ø 370 125 150 501090

Ø 460 163 196 501090

Ø 560 196 2351040 1230 1230

70940

Ø 370 130 156 701110

Ø 460 167 200 701110

Ø 560 202 2421080 1270 1270

80950

Ø 370 135 162 801120

Ø 460 172 206 801120

Ø 560 208 2501100 1290 1290

100970

Ø 370 141 169 1001140

Ø 460 175 210 1001140

Ø 560 215 2581140 1330 1330

120990

Ø 370 147 175 1201160

Ø 460 179 215 1201160

Ø 560 221 2661180 1370 1370

1501190

Ø 460 184 221 1501190

Ø 560 228 2731430 1430

1601200

Ø 460 188 226 1601200

Ø 560 235 2821450 1450

1701210

Ø 460 195 234 1701210

Ø 560 242 2901470 1470

1801220

Ø 460 199 239 1801220

Ø 560 249 2991490 1490

B2

A B

VC, with optional handwheel VC, with optional handwheel& volum chamber

ØCB1

ØC

VC, com volante opcional VC, com volante e câmara de volume opcionais

2 BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 13: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U 4 G V 2 1 P T - B R

COMO ESPECIFICAR

GLOBO, SEDE SIMPLES, NÃO BALANCEADA, SÉRIE GU

CONSTRUÇÃO DA VÁLVULA CONSTRUÇÃO DOS INTERNOS

* Aço inox 410 é o material padrão para o corpo de aço-carbono ** Aço inox 316 é o material padrão para o corpo de aço inoxidável.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

GU 01 C W A J2 X P1 X BC S1 R1 X S F X S A X A L FC

1. SÉRIE DA VÁLVULA

GU Globo, sede simples, não balanceada

2. DIÃMETRO DO CORPO

01 1" / DN 25 1H 1-1/2" / DN 40

02 2" / DN 50 03 3" / DN 80

04 4" / DN 100 YY Especial

3. CLASSE DE PRESSÃO

C ASME Classe 150 D ASME Classe 300

Classe de pressão opcional

F ASME Classe 600 Y Especial

4. CONEXÃO

W Flangeada RF, ASME B16.5

Flangeada RF, ASME B16.5

V Solda de encaixe, ASME B16.11

Q Solda de topo, ASME B16.25

Z Flange RTJ, ASME B16.5

Y Especial

5.CONSTRUÇÃO DO CASTELO

Tipo de castelo Conexão do atuador

A Padrão Padrão para VD_25 / 29 / 37

B Padrão Padrão para VD_48 / 55

Construção do castelo opcional

E Castelo estendido Aplicável para VD_25 / 29 / 37

F Castelo estendido Aplicável para VD_48 / 55

L Foles de vedação Aplicável para VD_25 / 29 / 37

M Foles de vedação Aplicável para VD_48 / 55

Y Especial Especial

6.MATERIAL DO CORPO E CASTELO

Especial Castelo Guia

J2 A216 WCB A216 WCB 440C SS

S4 A351 CF8 A351 CF8 Stellite 6

S6 A351 CF8M A351 CF8M Stellite 6

S9 A351 CF3 A351 CF3 Stellite 6

S1 A351 CF3M A351 CF3M Stellite 6

YY Especial Especial Especial

7. MANCAIS (MANCAIS DELIZ. / MANCAIS DE ENCOSTO)

X Não aplicável Y Especial

8.MATERIAL DO OBTURADOR

Material Descrição

P1 410 SS Padrão para corpo de aço-carbono

T6 316 SS Padrão para corpo de aço inoxidável

YY Especial Materiais especiais

9. REVEST. SUPERF. ENDURECIDA DO OBTURADOR

X Não aplicável

A Liga à base de cobalto

Y Especial

10.MATERIAL DA HASTE

Material Descrição

BC 17-4PH (H1100) + HCr Padrão para corpo de aço-carbono

TC 316 SS + HCr Padrão para corpo de aço inox

YY Especial Padrão para corpo de aço inox

11. TIPO DE SEDE

S1 Sede simples metálica

T1 Sede simples macia

YY Especial

12.MATERIAL DA SEDE / RETENTOR

Sede Retentor

R1 Aço inox 410 * 17-4PH (H1100)

T6 Aço inox 316 ** Aço inox. 316

YY Especial Especial

13. REVEST. SUPERF. ENDURECIDO DA SEDE

X Não aplicável

A Liga à base de cobalto

Y Especial

BOLETIM TÉCNICO 1/14 13

Page 14: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

M E T S O

1

4 G V 2 1 P T - B R

OTHERS

TIPOS DE INTERNOS E CV NOMINAL

* O Cv nominal é aplicado de modo diferente, dependendo do tipo e das características dos internos. * Cv nominal opcional para atender Cv específico. * Trim Multiranhuras e Micro-fluxo (Micro flow) são aplicáveis. * (Srk) é o curso da válvula. * Para internos sem valores de Cv especificados, consulte a Metso Automation

14. TIPO DE GAXETA

S Padrão B Foles de vedação

D Gaxeta dupla Y Especial

15. MATERIAL DA GAXETA

T Anel tipo V PTFE G PTFE + fibra de carbono

F Grafite Y Especial

16. MATERIAL DAS VEDAÇÕES

X Não aplicável Y Especial

17. MATERIAL DA JUNTA

S Padrão, junta espiro-metálica, aço inox 316 + grafite

H Junta espiro-metálica, aço inox 316 + grafite para alta temp.

L Junta espiro-metálica, aço inox 316 + PTFE para baixa temp.

Y Especial

18. STUD / NUT MATERIAL

A A193 B7 / A194 2H

B A193 B8 / A194 8

Y Especial

19. OPTIONS

X Não aplicável Y Especial

20. Tipo de internos21. Caract.

internos22.

Cv NOMINAL

DescriçãoDia. corpo

1" (Srk) 1-1/2" (Srk) 2" (Srk) 3" (Srk) 4" (Srk)

A Padrão L Linear FC Cv nominal 14 (20) 28 (20) 52 (20) 118 (40) 205 (40)

E Igual porcentagem 1A 1 redução 7 (20) 15 (20) 30 (20) 60 (40) 130 (40)

M EQ% modif. 2A 2 reduções 4 (20) 8 (20) 16 (20) 34 (40) 64 (40)

Q Abertura rápida 3A 3 reduções 1.9 (20) 5 (20) 10 (20) 18 (40) 36 (40)

T Tendril (Multi-orifícios 1 estágio) L Linear FC Cv nominal 9 (20) 18 (20) 34 (20) 84 (40) 156 (40)

Q Abertura rápida 1A 1 redução 4 (20) 10 (20) 20 (20) 40 (40) 86 (40)

M Tendril (Multi-orifícios 2 estágios) L Linear FC Full rated Cv

Q Abertura rápida 1A 1 redução

T Tendril (Multi-orifícios 1 estágio) E Igual porcentagem FC Cv nominal 8 (20) 16 (20) 30 (20) 70 (40) 118 (40)

M EQ% modif. 1A 1 redução 3 (20) 9 (20) 18 (20) 36 (40) 72 (40)

M Tendril (Multi-orifícios 2 estágios) E Igual porcentagem FC Full rated Cv

M EQ% modif. 1A 1 redução

Y Especial / Multi-orifícios estágio especial Y Especial YY Especial

4 BOLETIM TÉCNICO 1/14

Page 15: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

V á l v u l a s d e c o n t r o l e g l o b o d e s e d e s i m p l e s , c o m g u i a s u p e r i o r , S é r i e G U

BOLETIM TÉCNICO 1/14 15

4 G V 2 1 P T - B R

Page 16: VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO DE SEDE SIMPLES, COM GUIA ... · Válvulas de controle globo de sede simples, com guia superior, Série GU BOLETIM TÉCNICO 1/14 3 4 GV 21 PT-BR DIFERENTES

Metso Automation Inc.South Korea, 127, Jungwonsaneom-ro, Judeok-eup, Chungju-si, Chungbuk-do, Korea #380-881. Tel. +82-43-852-7708 Fax. +82-43-852-7818

Europe, Vanha Porvoontie 229, P.O. Box 304, FI-01301 VANTAA, Finland.Tel. +358 20 483 150. Fax +358 20 483 151North America, 44 Bowditch Drive, P.O. Box 8044, Shrewsbury, MA 01545, UTel. +1 508 852 0200. Fax +1 508 852 8172South America, Av. Independéncia, 2500- Iporanga, 18087-101, Sorocaba-STel. +55 15 2102 9700. Fax +55 15 2102 9748/49Asia Pacific, Haw Par Centre #06-01, 180 Clemenceau Avenue, Singapore 23Tel: +65 6511 1011. Fax: +65 6250 0830China, 19/F, the Exchange Beijing, No. 118, Jianguo Lu Yi, Chaoyang Dist, 100Tel. +86-10-6566-6600. Fax +86-10-6566-2575Middle East, Roundabout 8, Unit AB-07, P.O. Box 17175, Jebel Ali Freezone, DUnited Arab Emirates. Tel. +971 4 883 6974. Fax +971 4 883 6836

www.metso.com/valves

Sujeito a alterações sem aviso prévio

SA.

ão Paulo, Brazil.

9922.

022 Beijing, China.

ubai,