Transcript

Diocese de Presidente Prudente - Ano XIV - Nº 52 - Outubro 2010 - www.diocesepresidenteprudente.com.br

“Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16)

Rádio Onda VivaSempre uma Boa Palavra www.ondaviva.com.br - e-mail: [email protected]

Rua Padre João Goetz, 390 - Cx. Postal 3040 - CEP 19061-460

Presidente Prudente - SP / Fone 18 3918 5300

16 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010

Aniversariantes Clube Do Ouvinte Santa Teresinha

Mês Outubro

Padre Sandro, em primeiro lu-gar peço a sua bênção. Com Jesus e Maria é só alegria, até nos mo-mentos mais difíceis da vida.Padre, quero desejar parabéns à Diocese de Presidente Prudente pelos seus 50 anos e também à Rádio Onda Viva por estar com a maior audiência no mundo por onde ela alcança chegar. A família Onda Viva foi feita e escolhida por Deus para alegria e felicidade dos seus ouvintes. Para eu pessoalmente só co-nheço o senhor, mas me sinto abraçada por todos vocês da rádio, porque tudo que é feito com amor, Deus se encarrega de alongar os braços do coração.

O TEMPO DE DEUS

É muito bom poder ligar o rádio de manhã e saber que tem alguém orando por nós. Deus abençoe to-dos vocês da Rádio. Padre, mando um abraço de paz para o Padre Luiz Inácio, eu amo o programa Família, Santuário da Vida (às terças-feiras, 8h35min). Se for possível, peço tocar uma música que fala de família pra mim ouvir. Mando um abraço de paz para minha filha Elizabeth no Assentamento Nossa Senhora das Graças – que Deus abençoe ela e seus filhos e seu esposo. Padre, pena que sou conside-rada uma analfabeta, por não ter nem a 4ª série, se não o senhor iria até se cansar de tanto receber

as minhas cartinhas. Vou terminar pedindo oração por toda minha família, minhas amigas, enfim, para toda minha comunidade da Agrovila III (em Caiuá). Um abraço da sua ouvinte de todos os dias, Maria das dores dos Santos - “Rádio Onda Viva, sem-pre uma boa palavra!”Um abraço de paz!

Padre SandroDe segunda a sexta-feira das 8h às 12h apresenta o pro-grama Conexão Viva, na Rá-dio Onda Viva – AM 1300khz

01/10Denise Ap.de Souza Oliveira ( Regente Feijó) Ma-ria Ap. F. Pian (Pres. Prudente) 02/10Lina Pereira da Siva (Pres.Prudente) Lourdes Matricardi Lourenço (Pres.Pru-dente)Nair Paris (Pres.Prudente) 03/10 Maria de Assis Aguera Moraes (Pres.Prudente) Maria de Lourdes San-tos Embercise (Pres.Prudente) 04/10 Geny Ribeiro Alves (Pres.Epitácio) Maria Idenê Machado Lopes (Pirapozi-nho) 05/10 Marilene Medeiros Almeida (Pres.Prudente)06/10 Elena Victorio Seco (Pres.Prudente) 07/10 Maria Jose Samuel Chagas (Caiabu) Viviane Cortez Real Olivei-ra 08/10 Neuza Maria Justino de Souza (Pres.Prudente) 09/10 Sonia Maria de Campos Silva (Pres.Prudente) 10/10 Josefa Teresa Moço Villegas (Pirapozinho) Maia Eunice Bueno (Estrela do Norte) 12/10 Marise Oliveira de Souza (Pres.Prudente) 13/10 Maria Lucia Ferracio Pian (Pres.Prudente) 14/10 Aparecida Fátima B. Alves Barbosa (Anhumas) 16/10 Nilva Terezinha L. Rinaldi (Pres.Prudente) 17/10 Ivone Alves Bariane (Pres.Pruden-te) Lenita Miranda da Costa (Martinopolis)18/09 Maria S. Abrahão (Pres.Prudente) 20/10 Angela Renata Esvice-ro Melo (Pres.Prudente) Benedita Galdina Pinheiro (Pres.Prudente) Margarete Amaral Machado (Pres.Prudente) 21/10 Tatiane Maria Vechiato Sobral 21/10 Maria da Silva Cruz (Pres.Venceslau) 23/10 Maria Ap.Silva dos Santos (Santo Anastácio) Oraides Rodrigues G. Pismel 25/10 Norma Sueli Akinage (Pres.Prudente) Marta Sueli Zanani do Prado (Pres.Prudente) 26/10 Dalva da Silva Martins (Pres.Prudente) Solange de Fátima Plasa (Pres.Prudente) Suzele da Silva (Santo Anastácio) Maria de Fátima de A. Jesus (Santo Anastácio) 28/10 Isabel Ro-drigues da Mota (Ribeirão dos Índios) Maria dos Santos Dantas (Pres.Prudente) 29/10 Elaine Mota (Pres.Pruden-te) Thiago de Oliveira Tosto (Pres.Prudente)

Amigo e amiga, leitor do jornal Anúncio e ouvinte da Rádio Onda Viva, a cada dia mais e mais pessoas se achegam e participam da nossa história. Descubro o quanto faz bem ser bom e fazer o bem às mais di-versas pessoas. Todos nós temos nossas necessidades e almejamos um momento novo na vida. Acredito

que o rádio tem nos propiciado acreditar dia após dia na Graça que trabalha os corações no tempo de Deus. De coração agradecido pelos dons e pelos benefícios da divina misericórdia, quero partilhar com você uma carta que recebemos da Maria das Dores da Agrovila 3 em Caiuá. Veja que graça:

Diocese implanta Comissão

em Defesa da Vida pag 10

Pe. Sandro Rogério dos SantosAdm. da Paróquia São Miguel Arcanjo - Piquerobi - SP

Blog http://sandrogerio.zip.net/

02 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 15

Primeira LeituraA vida é Dom!

O Dom é Graça!A Alegria é nossa!

NOVEMBRO / NATALÍCIO10/11 Pe. Fernando H. GuiradoPresidente Prudente13/11 Dom José Maria L. C. Sara-cho / Presidente Prudente

NOVEMBRO / ORDENAÇÃO15/11 Pe. João PereiraPresidente Prudente

Viva, dinâmica, querigmática, catequética, missionária... assim é a Igreja Diocesana de

Presidente Prudente. Na cidade e no campo, é sensível a sua presença. Tanto mais anuncie o evangelho, despreocupada de anunciar si mes-ma, a Igreja se fará testemunha fiel e aglutinadora de novos discípulos. Toda comunidade atraente faz mui-to mais pelo Reino do que comu-nidades cheias de propagandas e marketings. Não é o proselitismo por vezes agressivo que gera comu-nidade, mas a força do evangelho vivido e anunciado, não apenas pela palavra, mas pelas ações. Todo mês, quando reunimos con-teúdos para editar o jornal, nos ve-mos diante da multiforme graça de Deus sendo administrada de formas e porções variadas. Nos quatro can-tos da Diocese vê-se que o evange-lho está sendo ecoado. Os terrenos preparados. As sementes lançadas. Até as podas e a colheita são visí-veis. Certo que ainda almejamos alcançar a necessária unidade de nossas ações. E se não conseguimos agir tão unidos fisicamente, é pela intenção e espírito da ação que nos vemos igreja una, santa, católica e apostólica. E os meios de comuni-cação vão-nos dando a visibilidade de que não somos nem estamos isolados, não estamos inertes nem adormecidos, mas atuando.

No mês de outubro, a celebração do dia Mundial das Missões nos oferece, conforme mensagem do Papa Bento XVI “uma ocasião para renovar o compromisso de anunciar o Evangelho, e conferir às ativida-des pastorais ampla conotação mis-sionária... convida-nos a viver com intensidade os caminhos litúrgicos, catequéticos, caritativos e culturais, mediante os quais Jesus Cristo nos convoca à Ceia de Sua Palavra e da Eucaristia, para saborearmos o dom da Sua presença, formarmo-nos à Sua escola e vivermos com mais consciência unidos a Ele, Mestre e Senhor”. Na mesma mensagem “a Igreja convida-nos também a aprender de Maria, mediante a oração do Santo Rosário, contemplando o projeto de amor do Pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama”. Bento XVI fala do pedido daqueles gregos a Felipe “Queremos ver Jesus” (cf. Jo 12,21) como um pedido ainda que inconsciente dos homens de nosso tempo aos quais “pedem aos fieis que não apenas ‘falem’ de Jesus, mas ‘apresentem’ Jesus, fazendo resplandecer o Seu rosto”. Recebemos o mandato missio-nário no dia do nosso batismo. A consciência deste chamado esti-mula “a uma renovação integral”. O Santo Padre afirma que “a comu-nhão eclesial nasce do encontro

com o Filho de Deus, Jesus Cristo, que, no anúncio da Igreja, chega aos homens e cria comunhão com Ele mesmo, com o Pai e o Espírito Santo (cf. 1Jo 1,3)”. E continua, “a Igreja torna-se ‘comunhão’ a par-tir da Eucaristia, em que Cristo, presente no pão e no vinho, com o seu sacrifício de amor, edifica a Igreja como seu corpo, unindo-nos ao Deus-Uno e Trino e entre nós (cf. 1Cor 10,16s)”. O sim de Maria é-nos apresen-tado como sinal de toda resposta generosa aos apelos missionários do nosso tempo, sempre em comunhão de vida e de missão com o Senhor e com a Sua Igreja. Amigo e amiga, leitor e leitora deste Jornal dioce-sano, por onde nossos pés pisarem sejamos sinal vivo e eloqüente da bondade de Deus que veio visitar o seu povo estabelecendo morada entre nós e nos instruindo e ali-mentando para o caminho até os confins da terra. “Tal resposta tornará todos os fieis capazes de ser ‘alegres na esperança’ (Rm 12,12), ao realizar o projeto de Deus, que deseja ‘a cons-tituição de todo o gênero humano no único Povo de Deus, a sua união no único Corpo de Cristo, a sua edi-ficação no único Templo do Espírito Santo’ (Ad Gentes, 7)Pela vida, sempre!

A CONSTRUÇÃO DA COMUNHÃO ECLESIAL É A CHAVE DA MISSÃO

MARMITEX SANTANAENTREGAS DE

SEGUNDA A SÁBADO DAS 10 AS 14 HORAS

FONES: 3221 5030 e 3222 8144

De 01 a 09 de Outubro o Santuário prestou sua homena-gem a Nª Sª Aparecida com no-vena, onde a comunidade teve a oportunidade de participar das missas com diversos padres de nossa diocese.

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro aconteceu a 8ª Festa da Padroeira, onde a Comunidade do Santuário fez-se presente tanto nos trabalhos como no prestígio da festa.

No dia 12, Dia de Nossa

Senhora Aparecida, hou-ve diversas missas durante o dia todo e Missa Campal as 19h com o bispo Dom Benedito Gonçaves dos Santos, seguida de Procissão Luminosa. Uma linda manifes-tação de Fé a nossa mãezinha que teve participação de mais de dois mil fiéis.

Dia 01 de outubro é come-morado o Dia Internacional da Terceira Idade. Na Vila Marcon-des temos o Grupo Amizade, que foi fundado em 02 de feve-reiro de 1989 pela irmã Celina e dona Tereza Maroni Marcondes, esse contava com 20 integrantes

e faziam diversas atividades filan-trópicas, artesanatos e passeios. Em 1996 o grupo foi incluido no Projeto Idoso Feliz- Terceira Idade Municipal. Hoje conta com mais de 60 participantes que se en-contram toda terça e quinta-feira às 14h no Salão Paroquial. Esse grupo é coordenado pela Srª Elida Angeli Bolquer e a Profª Munici-pal Eliane Tadiotto Araujo, que praticam diversas atividades de recreação, ginásticas e passeios.

Festa de Aniversário da Legião de MariaA Cúria Rainha da Paz come-morou o aniversário da Legião de Maria no dia 12 de setembro com homenagens a Nossa Se-nhora que iniciaram as 15h30 e terminam às 18h30 com a Santa Missa. Contando com a presença de vários legionários ativos e auxiliares que vieram ao Santuário Nossa Senhora Aparecida agradecerem a Deus por mais um ano de existência deste grande exército missioná-rio, que atua nas comunidades levando Jesus ao mundo por meio de Maria. A Legião de Maria completou 89 anos de existência no mun-do e 55 no Brasil, dos quais Presidente Prudente contribui com trabalhos e serviços de evangelização há 51 anos.

Expediente – Jornal AnúncioÓrgão informativo da Diocese de Presidente PrudenteRua, Padre João Goetz, 400 – Jd Esplanada / Fone (18) 3918-5000, atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Bispo Diocesano: Dom Benedito Gon-çalves dos Santos. SETOR COMUNICAÇÕES - responsável: Padre Sandro Rogério dos Santos. Jornalista Responsável: Pa-dre Antonio Sergio Girotti (Pe. Tuti) Mtb 47.754. Editoração eletrônica: Tota. Impressão: Oeste Notícias Gráfica e Editora Ltda. Tiragem: 25 mil exemplares – distribuição gratuita e di-rigida. Edição finalizada: 15/10/2010 / As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. SETOR DIOCESANO DE COMUNICAÇÕES compreende: Rádio Onda Viva, Jornal Anúncio, Portal na Internet, Colunas Semanais nos periódi-cos locais, Pastoral da Comunicação e Secretaria de Pastoral (Cúria Diocesana); Reuniões da PASCOM no terceiro sábado do mês na Cúria Diocesana, das 14h às 17h. Participe!

Radar DiocesanoFotos e fatos que constróem nossa história

14 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 03

Helena González Días nas-ceu em 1935, no dia 13 de março, na cidade de

Bogotá na Colômbia. Única mu-lher numa família de cinco filhos migrou para o Peru no ano 1958 a fim de ingressar na Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos De-samparados, onde fez seus primei-ros votos religiosos no ano 1960.Irmã Helena está no Brasil há 41 anos, sendo 26 anos somente na cidade de Presidente Prudente, no Lar São Rafael. Aproveitando a oportunidade da celebração dos seus 50 anos de profissão religiosa no dia 15 de outubro, uma mis-

IRMÃ HELENA CELEBRA 50 ANOS DE VIDA RELIGIOSAsa foi agendada para o dia 14 de outubro, às 7h30min com presença de dom Benedito, bispo diocesano. A religiosa manifestou sua gratidão: “agradeço a Deus por ter-me chamado à vida religiosa e à Congregação que me recebeu. Agradeço também ao povo de Pru-dente pela grande generosidade, especialmente para com os ve-lhinhos, não lhes deixando faltar nada.” Ainda, “rezo a Deus todos os dias pelos benfeitores deste Lar. Que Deus abençoe a todos por in-tercessão de Santa Teresa de Jesus Jornet, nossa madre fundadora”.

No dia 12 de setembro os coordenadores de catequese de 33 paróquias das quatro

regiões pastorais da diocese estive-ram reunidos em Assembleia para

ASSEMBLEIA DE CATEQUESE 2010 No final de semana dos dias 25 e 26/09/10 nos reunimos para juntos vivenciarmos o

Retiro de Crisma, com crismandos de Caiuá, Piquerobi, Agrovilas e Pres. Epitácio. Onde vivenciamos juntos momento de alegrias, triste-zas, vida em comunidade, espiritu-alidade e muito aprendizado. Este tipo de retiro vem crescen-do em nossas paróquias tendo em vista, a evolução descordenada que o mundo nos coloca, e com essa formação no refugiamos e cresce-mos na unção do Espírito Santo de Deus. Esse retiro tem como finali-dade inserir nos crismandos o espí-rito de companheirismo, amizade, família e principalmente o amor maior que vem do Pai, que também é Filho e Espírito Santo. Estivemos nesses 02 dias com 65 crismandos no total, e uma equipe de trabalho que contou com a colaboração, a ajuda e a união das paróquias S. José (Caiuá), São Paulo Apostolo (Pres. Pte), N. S. Aparecida (Pres. Pte), São Fran-cisco (Pres. Pte) e São Pedro (Pres. Epitácio). Deixamos aqui registrado o nosso agradecimento à Deus por nos dar essa oportunidade e ao padre Anderson Feliz por assumir mais esse belo trabalho.

Jorge Alves de Souza (Pitú) e Esposa Silvia

Regina Linhares

Paróquia São José de Caiuá

realizou retiro de crismandos

avaliar o processo catequético e planejar os eventos para o próximo ano. “A Assembleia iniciou-se com uma celebração nos moldes do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos

(RICA). A vivência celebrativa de algumas propostas do ritual visava a não pararmos na teoria, uma vez que durante todo este ano se falou sobre a Iniciação à vida cristã”, disse Roberval, que é o responsável pelas comunicações do setor catequese. Após a celebração os coordenadores analisaram, discutiram e tomaram as decisões para os eventos de 2011, considerando aspectos como a formação dos catequistas e a con-centração anual. Infelizmente, 16 paróquias não enviaram seus coor-denadores. A coordenação diocesana agradece o empenho e a dedicação de cada um dos coordenadores pa-roquiais que, com a graça de Deus, colaborou para a organização siste-mática da catequese neste ano 2010.

04 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 Anúncio Ano XIV 52 Outubro 2010 13

Para fazer da pastoral orgânica o centro do projeto pastoral diocesano, realizou-se a As-

sembleia do Colegiado de Pastoral de Presidente Prudente no auditó-rio da cúria, neste domingo 26 de setembro das 8h às 12h. Padre Wilson Lobo, coordenador diocesano de pastoral, conduziu o encontro pontuando sua reflexão, primeiro, sobre o programa pasto-ral de Aparecida (Documento da V Conferência da CELAM), depois co-lhendo o cronograma das pastorais, organismos e movimentos presentes à assembléia. Para os grupos ausen-tes, estabeleceu a primeira semana de outubro como prazo final de entrega da agenda de eventos paro-quiais, regionais e diocesanos. “O projeto pastoral da Diocese, caminho de pastoral orgânica, deve ser resposta consciente e eficaz para atender às exigências do mundo de

hoje com indicações programáticas concretas, objetivas e métodos de trabalho, formação e valorização das agentes e a procura dos meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pesso-as, modele às comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos.” (DAp 371). Representando os grupos de: Cate-quese, Comissão Pastoral da Terra, Legião de Maria, Serviço de Ani-mação Vocacional (SAV), Tra-Noi, Instituto Secular Maria de Nazaré, Pascom, Vicentinos, Familiar, En-contro de Casais com Cristo, Saúde, Apostolado da Oração, Federação Mariana, CEBs e Campanha da Fra-ternidade cerca de 30 pessoas. O coordenador de pastoral ao declarar as escolas um dos novos “areópagos” a serem evangelizados, mostrou-se entusiasmado com a

Diocese realizou Assembleia de Pastoral

quantidade de professores das três diretorias de ensino presentes no território diocesano prudentino que participaram das reuniões de estru-turação da pastoral da educação. O responsável pelo setor comu-nicações da Diocese, padre San-dro Rogério dos Santos, motivou os coordenadores das pastorais e movimentos para a necessidade de transformar os eventos pastorais em boas notícias, usando para isso os meios dos quais dispõe a diocese, a saber: portal na internet, rádio onda viva, jornal anúncio, colunas sema-nais nos periódicos locais. Pediu a todos que criem uma nova postura quanto ao uso destes meios, bem como o contato com os responsá-veis destes. O bispo diocesano, dom Bene-dito Gonçalves dos Santos marcou presença na assembleia, quando incentivou a todos para o trabalho,

ora proposto. “São grandes os desafios pasto-rais em nossa Diocese. Para respon-der a cada um deles, precisamos criar senso de unidade em todo o nosso agir. Vejo o padre Wilson muito dinâmico e capaz de nos conduzir a essa ação na unidade. Um primeiro importante passo foi a cartilha que as comunidades estão rezando e estudando nos pequenos grupos. É, sem dúvida nenhuma, um importante instrumento de uni-dade”, avaliou dom Benedito. Na ocasião, apresentou o dia 8 de outubro como marco inicial do Comitê da Vida Diocesano. Motivou e convidou as pastorais, organismos e movimentos eclesiais a partici-parem da mobilização em favor da vida, fruto da semana nacional da vida e dia do nascituro. Dom Bene-dito pediu aos presentes que usem do espaço na Rádio Onda Viva, emissora diocesana, como meio de fomentar a unidade pastoral. Por fim, falou da sua expectativa com relação aos frutos da nova coorde-nação diocesana de pastoral e deu a bênção final. “Embora a gente não tenha alcançado a totalidade dos grupos, os presentes demonstraram muita garra, pique, vontade e grande sede de aprendizado e compromisso pastoral”, avaliação padre Wilson manifestando também a sua alegria pela realização da Assembleia do Colegiado de Pastoral. “À solicitação de mais forma-ção do Colegiado e da presença dos padres, foi estabelecida a sexta-feira das quintas semanas como dia for-mativo”, conclui o sacerdote.

AComissão Pastoral da Terra (CPT/Pontal) realizou a 6ª edição da Romaria da Terra e

das Águas no assentamento Marga-rida Alves, Município de Mirante do Paranapanema, no dia 19 de setembro de 2010. O assentamento escolhido tem um histórico de seis anos de luta e quatro de assentamento. A co-

munidade Margarida Alves possui noventa famílias assentadas e a maioria de suas lideranças é mu-lher. A Romaria teve como objetivo, além da luta pela Reforma Agrária, destacar o protagonismo das mu-lheres no campo. O tema da romaria “mulheres do campo na luta pela terra em defesa da vida” expressa bem a

6ª Romaria Diocesana da Terra e das Águasde Presidente Prudente

realidade do Pontal do Paranapane-ma. Nesta região as mulheres estão ocupando, plantando, colhendo e cultivando o desejo de ter uma vida livre. É notória a presença de mu-lheres nos movimentos sociais onde se afirmam como portadoras de um “saber-poder”. São mulheres que acordam antes do sol raiar, enfren-tam uma rotina pesada, têm mãos

calejadas, rostos marcados pelo tempo e pela dureza do trabalho. São mulheres de luta. O Lema “nas terras do Pontal plantamos sonhos e margaridas” faz referência à violência sofrida por Margarida Alves, assassinada por ser mulher e líder em 1983. Como Mar-garida tantas outras mulheres conti-nuam sofrendo violência. No Pontal, uma das regiões mais pobres do Estado de São Paulo, há diariamente a violação de direitos humanos das trabalhadoras em decorrência dos conflitos gerados na luta pela terra. Sofrem as mulheres mães, esposas, filhas, avós por falta de terra, mora-dia, saúde, alimentação e educação às margens das rodovias. Todavia, as mulheres do campo querem discutir soberania alimentar, as relações sociais, as relações de po-der, o domínio do agro-negócio que só tem olhos para o mercado expor-tador, a violência contra a natureza e a falta de reforma agrária num país de latifúndios. A CPT/Pontal atua na Diocese de Presidente Prudente e promoveu este debate neste espa-ço onde é celebrado lutas, vitórias e sofrimentos do povo do campo. Neste ano mais de duas mil e qui-nhentas pessoas estiveram presentes na Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente.

Aconteceu no dia 12 de Setembro de 2010, o Retiro com os Ministros (as) Extra-

ordinários (as) da Comunhão Eu-carística da 4ª Região Pastoral. Foi na Fundação Enio Pipino, Fazenda Ponte Branca, Euclides da Cunha Paulista-SP. Fizeram-se presentes 153 MECE’s. Segundo Pe. Éverton Ap., Vigário Episcopal da referida região pastoral, “este Retiro foi oportunidade para expressar a comunhão dos MECE’s entre si e com o clero e também animá-los no ministério”. A programação seguiu com Palestras, Caminhada Eucarística, Adoração, Deserto e

RETIRO MECE’S 4ª REGIÃO PASTORAL

encerrou com a Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Benedi-to Gonçalves dos Santos junto com todo o clero da 4ª Região.

Quando a Igreja eleva sua voz frente às grandes provocações e problemas atuais, como as guerras, a fome, a pobreza extrema de tantos, a defesa da vida humana desde sua concepção até seu ocaso natural, ou a promoção da família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e primeira responsável pela educação dos filhos, não atua por um interesse particular ou por princípios que só podem perceber os que professam uma determinada fé religiosa. Respeitando as regras da convivência de-mocrática, ele o faz pelo bem de toda a sociedade e em nome de valores que toda pessoa pode compartilhar com sua reta razão”.

Bento XVI, ao receber as credenciais do novo embaixador do Chile ante a Santa Sé,

Fernando Zegers Santa Cruz, no dia 7/10/2010

Palavra do PapaIGREJA CATÓLICA DEFENDE A VIDA E A FAMÍLIA PELO BEM DE TODA A SOCIEDADE

Visando participar das celebrações festivas dos 85 anos da Paróquia de São Sebastião e 50 anos da Diocese, a Câmara Municipal de Presidente Prudente prestou significativa homenagem a Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atra-

vés da entrega de uma placa comemorativa, por iniciativa da vereadora Bernardete Bosso Querubin. A entrega da placa verificou-se em Sessão Especial na noite de 27 de Setembro, durante cerimônia presidida pelo Vereador Izaque José da Silva, partici-pando também inúmeros vereadores. Antecipando o pronunciamento do atual Bispo da Diocese, falaram: a autora do Projeto de lei e o Padre Sandro Rogério dos Santos. Dom Benedito, agradeceu a manifestação de apoio e solidariedade do Legislativo de Presidente Prudente e declarou que a cidade recebeu oito anos depois de sua eman-cipação, uma grande graça: o Decreto do Arcebispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte, criando a 1ª. Paróquia, sob a proteção do mártir São Sebastião, em 29 de Abril de 1925. “Se a emancipação política foi motivo de glória, esta glória

Legislativo Prudentino homenageia Dom Benedito pelo Jubileu Diocesano


Recommended