Transcript

S

AR

ES

P20

10

Manual de Orientação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

2010

Sumário

3 Apresentação

5 Características do SARESP 2010

7 Instrumentos de Avaliação

11 Instrumentos de Orientação

13 Instrumentos de Controle

17 Estrutura e Atribuição das Equipes Envolvidas no Saresp

27 Materiais Destinados aos Treinamentos e à Aplicação das Provas

31 Plantão para Esclarecimentos das Dúvidas

33 Processamento e Divulgação dos Resultados

35 Contatos

37 Anexo I – Carta de Apresentação do Fiscal

38 Anexo II – Formulário do Fiscal

39 Anexo III – Relatório de Observação dos Pais

40 Anexo IV – Formulário de Controle de Aplicação

41 Anexo V – Modelos de Folhas de Respostas

44 Anexo VI – Modelos de Folhas de Redação

45 Anexo VII – Termo de Compromisso do Aplicador

46 Anexo VIII – Carta de Apresentação do Aplicador

Apresentação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP realizará em 2010 a 13ª edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, caracterizada como uma avaliação externa da Educação Básica, aplicada desde 1996. O SARESP tem como fi nalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da es-colaridade básica na rede pública de ensino paulista, capazes de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.

Atenção!Foi adotado como referência neste Manual que as provas serão aplicadas considerando o Ensino Fundamental de nove anos. Para os alunos que estão frequentando o regime de oito séries, será necessário fazer a correspondência entre ano e série, a seguir:

Ano 3º 5º 7º 9º

Série 2ª 4ª 6ª 8ª

Características do Saresp 2010

As provas do SARESP 2010 serão aplicadas em dois dias consecutivos e avaliará o Ensino Fun-damental – EF e o Ensino Médio – EM nos anos/séries e áreas a seguir:

Data Prova Ano/Série Rede de Ensino

17/11

Língua Portuguesa 3º, 5º ano EF

Estadual, Municipal e Particular

Redação 5º ano EF

Língua Portuguesa e Matemática

7º, 9º ano EF e 3ª série EM

18/11

Matemática 3º, 5º ano EF

Redação 7º, 9º ano EF e 3ª série EM

Ciências 7º, 9º ano EF

EstadualCiências da Natureza (Biologia, Física, Química)

3ª série EM

Questões Abertas de Matemática (amostra)

5º, 7º, 9º ano EF e 3ª série EM

Horário das Provas – Ensinos Fundamental e Médio

O horário de início das provas é o mesmo do início das aulas. A duração das provas é de 3 horas.

Horário de Início das Aulas Período de Aplicação

Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã

Turmas que iniciam entre 11 horas e 16h59 Tarde

Turmas que iniciam a partir das 17 horas Noite

Instrumentos de Avaliação

O SARESP utiliza basicamente, a fi m de avaliar o desempenho escolar, dois instrumentos para atingir seus objetivos: provas e questionários, acompanhados de folhas de respostas. As provas do 3º ano do Ensino Fundamental são elaboradas tendo como referencial os conceitos estrutu-rantes do Programa “Ler e Escrever”. As provas dos demais anos/séries são construídas com base na especifi cação das competências e habilidades das Matrizes de Referência da Avaliação que representam as expectativas de desempenho dos alunos, presentes na Proposta Curricular da SEE/SP e estão disponíveis no site www.educacao.sp.gov.br.

1. Cadernos de ProvasOs cadernos de provas são compostos de questões cognitivas que avaliam competências, habi-lidades e conteúdos nas áreas avaliadas. Para cada um dos anos/séries e cada disciplina, foram preparadas provas diferentes com nível de complexidade adequado para cada ano/série.

3º ano

Questões predominantemente abertas: 8 questões para Língua Portuguesa e 17 questões para Matemática;

• 4 cadernos de provas diferentes: 2 por período e área a ser avaliada Língua Portuguesa e Matemática;

• Versão de provas em braile e ampliada, por ano e área.

As provas do 3º ano do Ensino Fundamental, por estarem voltadas para o início do processo de alfabetização, são desenvolvidas com características diferentes dos demais anos, compostas de questões predominantemente abertas.

5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM

• 26 cadernos de provas objetivas diferentes, por área avaliada;

• 24 questões de múltipla escolha por disciplina: 3 blocos/8 questões Língua Portuguesa e Matemática;

| 8 |

• 24 questões de múltipla escolha: 3 blocos/8 questões Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia);

• Versão de prova em braile e ampliada por ano/série e área;

• 5 cadernos de provas diferentes com questões abertas de Matemática por ano/série: amos-tral (somente para a Rede Estadual).

Na turma cada aluno receberá uma prova objetiva diferente e a respectiva Folha de Resposta previamente identifi cada com seu nome.

As questões objetivas de múltipla escolha terão 4 alternativas de resposta cada uma, no caso do Ensino Fundamental, e 5 alternativas de resposta cada uma, no caso do Ensino Médio, com ex-ceção de questões comuns com o 9º ano do Ensino Fundamental, para atender ao procedimento necessário à produção das medidas de profi ciência.

REDAÇÃO: 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM

Gêneros:

• Relato de experiência pessoal vivida – 5º ano EF;

• Carta pessoal – 7º ano EF;

• Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM.

Atenção!Haverá provas em Braille ou ampliada para alunos defi cientes visuais, por série, disciplina e período. As provas ampliadas serão confeccionadas com fonte Verdana tamanho 24.

2. Questionários de Contexto

O SARESP coleta também informações sobre o perfi l dos pais, dos alunos e dos gestores esco-lares. Essas informações permitem realizar estudos sobre as relações entre as variáveis de con-texto e o desempenho escolar.

QUESTIONÁRIOS PARA OS PAIS E ALUNOS: deverão ser respondidos em casa pelos pais ou responsáveis pelos alunos. Os pais se responsabilizarão prioritariamente pelas informações so-cioeconômicas e culturais. Os alunos responderão sobre sua trajetória escolar, suas percepções acerca da escola, dos professores etc. Os alunos matriculados no último ano do EF, assim como aqueles que cursam a 3ª série do EM, serão indagados sobre suas percepções e expectativas sobre o funcionamento da escola, em relação à continuidade nos estudos e ao trabalho.

• 3º e 5º anos EF – 41 questões;

• 7º e 9º anos EF – 58 questões;

• 3ª série EM – 62 questões.

QUESTIONÁRIOS DE GESTÃO ESCOLAR: aplicação on-line – plataforma web, somente para os profi ssionais de ensino da Rede Estadual. Coletam dados sobre o perfi l, aspectos da gestão escolar e da prática pedagógica dos Professores do Ciclo I do Ensino Fundamental, Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e de Ciências da Natureza (Física, Química e Biolo-gia), Diretores e Professores Coordenadores.

| 9 |

3. Folhas de Respostas

As folhas de respostas são destinadas à marcação das respostas às questões dos questionários para pais e alunos e das provas. São os únicos instrumentos válidos para a correção das provas e serão processadas eletronicamente. A marcação nas folhas de respostas deverá ser feita com caneta esferográfi ca de tinta azul ou preta.

• Folha de Respostas dos Alunos – 3º ano do EF – destinada aos Professores responsáveis pela correção das provas e à marcação das categorias de respostas atribuídas às questões das provas de Língua Portuguesa e de Matemática.

• Folha de Respostas dos Alunos – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM – destinada aos alunos, para marcação das respostas dadas a cada questão das provas.

• Folha de Respostas dos Pais e Alunos – destinada a todos os pais e alunos dos anos ava-liados pelo SARESP para marcação das respostas dadas a cada questão do questionário.

• Folha de Redação – instrumento para os alunos transcreverem suas redações e para os cor-retores registrarem o resultado da avaliação.

Instrumentos de Orientação

São destinados às equipes envolvidas na avaliação e contêm as orientações para o planejamento da avaliação, da aplicação e da correção das provas.

a) Agenda de TrabalhoApresenta um panorama geral do SARESP 2010, as principais atividades e o cronograma de suas atividades.

Atenção!O não cumprimento dos prazos de envio dos materiais, por parte da DE, implicará a exclu-são dos resultados do aluno /turma e /ou escola no SARESP.

b) Manual de OrientaçãoApresenta orientações gerais do processo avaliativo e destina-se ao Coordenador de Ava-liação de cada DE/SME e ao Coordenador de Aplicação da Escola – Diretor.

c) Manual do Aplicador – para o 3º ano EFApresenta as orientações para a aplicação das provas, acompanhado dos modelos: formulário de controle de aplicação, lista de presença dos alunos e termo de compromisso do Aplicador.

d) Manual do Aplicador - para os 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EMApresenta as orientações para a aplicação das provas, acompanhado dos modelos: folha de respostas, formulário de controle de aplicação, lista de presença dos alunos e termo de com-promisso do aplicador.

e) Exemplares das Provas do Professor do 3º ano EF, de Língua Portuguesa e de MatemáticaContém as questões das provas com orientações específi cas para cada atividade proposta.

f) Manual de RedaçãoApresenta os critérios para orientar os corretores na análise e correção das redações produzi-das pelos alunos.

g) Roteiro de Correção das Provas do 3º ano EF (um para Língua Portuguesa e outro para Matemática)Apresenta orientações aos responsáveis pela correção das provas.

h) Manual de Operações e LogísticaApresenta os procedimentos operacionais e de logística necessários à avaliação, no que se

| 12 |

referem às formas de embalagem dos materiais de aplicação, etiquetas de identifi cação das caixas, dos pacotes de provas, pacotes de folhas de respostas e dos modelos das folhas de respostas.

i) Manual do FiscalApresenta as atribuições e as orientações para fi scalização das provas e o modelo de Formu-lário do Fiscal.

j) Manual do Agente VUNESP e Apoio RegionalApresenta as atribuições e as orientações ao trabalho.

k) Manual do Sistema Integrado do SARESP – SIS• Detalha os procedimentos de controle e monitoramento do programa: o cadastro e alocação

dos Fiscais e Aplicadores, o plano de aplicação das provas, as planilhas de controle de re-cebimento e devolução dos materiais de aplicação.

• Disponibiliza os materiais de aplicação para dowload; o acompanhamento do registro da aplicação das provas on-line e os tipos e formas de emissão de relatórios.

Para garantir uma aplicação rigorosa, foram elaborados instrumentos destinados ao planejamen-to, acompanhamento e controle da aplicação da avaliação.

a) Carta de Apresentação do FiscalAutoriza e comprova a estada do(s) Fiscal(is) na escola.

b) Carta de Apresentação do AplicadorCredencia o professor a realizar a aplicação das provas.

c) Termo de Compromisso do AplicadorInstrumento que deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo Professor Aplicador, an-tes do início das provas.

d) Lista de presença dos alunos por turmaInstrumento destinado ao aplicador para registrar a presença do aluno nos dois dias de apli-cação.

e) Formulário de Controle da Aplicação (Folha de resposta)Instrumento no qual o Professor Aplicador, responsável pela aplicação das provas registrará as ocorrências havidas durante a aplicação.

f) Relatório de Observação dos Pais (Folha de resposta)Instrumento para os pais ou responsáveis pelos alunos expressarem suas opiniões sobre a aplicação do SARESP 2010.

g) Formulário do Fiscal (Folha de Resposta)Instrumento para o Fiscal registrar as atividades desenvolvidas durante a aplicação das provas.

h) Plano de Aplicação das ProvasInstrumento de planejamento da aplicação que especifi ca para cada escola participante da avaliação o Professor que atuará em cada turma dos anos/séries avaliados. A distribuição dos professores entre as escolas, sob a jurisdição da DE, será feita segundo critério estabelecido pela SEE/SP. O plano de aplicação das provas estará disponível no SIS.

i) Planilhas de Controle de Recebimento/Devolução dos Materiais da EscolaInstrumento de controle da movimentação dos materiais na Diretoria de Ensino /SME, que

Instrumentos de Controle

| 14 |

discrimina o dia de aplicação, ano/série e turno e a quantidade de pacotes e caixas de cada escola, a ser recebido da VUNESP, entregue e devolvido pelos diretores das escolas e SME.

Atenção!Os municípios (G13) com mais de 8.000 alunos nos anos/séries avaliados, que disporão de locais próprios para o recebimento e devolução dos materiais do SARESP 2010, são: Cotia, Guarujá, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Taubaté.

A VUNESP entregará e recolherá os instrumentos de avaliação nas Diretorias de Ensino e nas Secretarias Municipais de Educação pertencentes ao G13, como a seguir:

Distribuição dos materiais

1º momento Questionários dos pais e alunos e das folhas de respostas (somente nas DEs).

2º momento Materiais para treinamento das equipes escolares.

3º momento Materiais para aplicação das provas.

Recolhimento dos materiais

1º momentoPacotes contendo as Folhas de Respostas dos Questionários dos pais e alunos, utilizados ou não.

2º momento

• Pacotes com os Cadernos de Provas (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes com as Folhas de Respostas dos alunos (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não, os Formulários de Controle da Aplicação e a Lista de Presença, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes das Folhas de Redação da amostra.• Folhas de Respostas dos Relatórios de

Observação dos Pais, preenchidos ou não.• Formulários dos Fiscais.

3º momentoPacotes contendo as Folhas de Respostas dos alunos do 3º ano EF, preenchidos ou não, devidamente lacrados por turma.

Os registros de movimentação dos materiais deverão ser lançados no Sistema Integrado do SA-RESP.

j) Sistema Integrado do SARESPCompreende o sistema de acesso pela internet para o cadastro dos profi ssionais do SARESP, alocação de Fiscais e Aplicadores, conforme o Plano de Aplicação das Provas, link para down-load dos manuais e roteiros e para registro do controle da aplicação.

k) Relatório de Ocorrências da Aplicação – Diretoria de EnsinoRelatório sucinto, a ser confeccionado pela DE, sobre as ocorrências durante e após a aplica-ção, visando fornecer informações sobre o contexto em que o SARESP foi aplicado, a partir de situações vivenciadas pelas equipes da escola, dos pais e da DE. As informações prestadas às DEs são muito importantes para o aprimoramento constante do processo avaliativo.

| 15 |

Com o objetivo de facilitar a compilação das informações, sugere-se o roteiro a seguir, baseado nas ocorrências apontadas com maior frequência em edições anteriores do SARESP:

– Quanto aos materiais de aplicação (Cadernos de Prova, Folhas de Respostas, Manual do Aplicador e Formulário de Controle da Aplicação):

• insufi ciência de material;

• troca de material entre anos/séries;

• troca de material entre escolas (apontar o número de escolas e a quantidade de material faltante em cada uma delas);

• outras ocorrências.

– Problemas de ordem externa que difi cultaram ou impediram a aplicação das provas:

• falta de energia, chuva etc.;

• problemas na qualidade do material (folhas com erros de montagem, coladas, rasgadas etc.);

• outras ocorrências.

– Sugestões, críticas ou outras ocorrências relevantes:

• o clima nas escolas nos dias da aplicação;

• o processo de indicação dos responsáveis pela aplicação nas escolas;

• atuação dos aplicadores externos;

• atuação dos fi scais;

• atuação dos apoios regionais e agente VUNESP;

• a percepção dos diretores e demais agentes escolares sobre a atuação dos apoios regionais, agente VUNESP e fi scais nas escolas.

1. Atribuições das equipes envolvidas

1.1. Equipe CentralAs equipes de nível central, articuladas entre si, são responsáveis pelo gerenciamento, supervisão e coordenação das atividades inerentes à execução do SARESP 2010.

• SEE / CENPGestão pedagógica: defi nição dos fundamentos conceituais, diretrizes e desenho metodológico da avaliação, ações de formação, análise pedagógica dos resultados e defi nição de políticas públicas.

• SEE / FDEGestão operacional do SARESP: defi nição dos procedimentos de logística da avaliação, coorde-nação técnica de todas as etapas do processo de avaliação.

• VUNESPResponsável pela logística dos materiais (impressão, distribuição e recolhimento) e da aplicação dos instrumentos da avaliação, processamento dos dados e análise dos resultados.

1.2. Equipe Regional

• Diretoria de Ensino / Secretaria Municipal de EducaçãoAs equipes de nível regional são as responsáveis pela supervisão e acompanhamento regional da avaliação, garantindo as condições adequadas ao processo avaliativo em todas as escolas. São compostas por: Dirigente de Ensino, Coordenador de Avaliação na DE, Coordenador da Avalia-ção do município (trabalho articulado com a DE), Coordenador da Avaliação das escolas particu-lares (trabalho articulado com a DE), Apoio Regional na DE e Agente VUNESP na DE.

DIRIGENTE DE ENSINOAtribuições e atividades

• Tomar conhecimento e seguir as orientações publicadas no Diário Ofi cial para a realização do SARESP.

• Designar um Supervisor de Ensino para a função de Coordenador de Avaliação para realizar a articulação entre a DE e as escolas.

• Zelar pelo cumprimento dos procedimentos e orientações necessárias à realização do pro-cesso de avaliação.

Estrutura e Atribuições das Equipes

| 18 |

• Divulgar, nas escolas e na comunidade, as datas e os procedimentos referentes à avaliação.• Destacar, aos Diretores das Escolas, por intermédio da equipe de supervisão, a necessidade

e a importância da participação dos alunos nos dias da avaliação.• Garantir o sigilo absoluto das informações contidas nos cadernos de provas, adotando medi-

das seguras nas etapas de acondicionamento e distribuição de materiais.• Informar aos Diretores das Escolas sobre a presença dos Fiscais, especialmente contratados,

responsáveis por acompanhar a aplicação das provas nas escolas.• Organizar plantão para esclarecimentos de dúvidas, na Diretoria de Ensino, nos dias de apli-

cação das provas.• Dar suporte aos representantes dos municípios e escolas particulares para exercerem a su-

pervisão de todo o processo avaliativo e orientarem suas equipes escolares na aplicação dos procedimentos avaliativos estabelecidos pela SEE/SP.

Atenção!A DE/SME é responsável por assegurar a lisura no processo de aplicação das provas.

COORDENADOR DA AVALIAÇÃO: profi ssional do quadro do magistério designado pela ins-tância regional de ensino (no caso da rede estadual: um Supervisor de Ensino).Atribuições e atividades

• Participar das orientações promovidas pela SEE/FDE/DE.• Promover reunião com os diretores das escolas para informá-los sobre o desenho do SA-

RESP, seu papel e atividades, instrumentos e procedimentos.• Elaborar o plano de aplicação das provas do 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série do EM, arti-

culado com os diretores das escolas.• Garantir o sigilo e integridade das provas.• Organizar e coordenar todo o recebimento e devolução dos materiais de aplicação, nos pra-

zos estabelecidos no cronograma do SARESP.• Coordenar o plantão para esclarecimentos de dúvidas na DE/SME.• Elaborar, na DE/SME, plano para correção das provas do 3º ano do EF, articulado com os

diretores das escolas, conforme orientações recebidas.• Orientar as escolas sobre a correção das redações (excluídas da amostra) pelos professores

das próprias turmas de alunos, com a fi nalidade de conhecer como os seus alunos produzem texto numa situação de avaliação externa.

• Elaborar o Relatório de Ocorrências da Aplicação na DE.• Organizar a divulgação dos resultados nas escolas.

Atenção!As Secretarias Municipais de Educação (G13) terão as mesmas atribuições das Diretorias de Ensino, no que diz respeito ao recebimento e devolução de materiais, bem como o con-trole da movimentação de pacotes e caixas por meio do Sistema Integrado do SARESP – SIS on-line da VUNESP.

a) Atividades antes da aplicação das provas• Tomar conhecimento e seguir as orientações oriundas dos órgãos centrais da SEE/SP.• Coordenar o processo de aplicação dos questionários de pais e alunos de todas as redes de

ensino e da equipe escolar da rede estadual, nos prazos estabelecidos no cronograma de atividades do SARESP.

• Entregar à VUNESP as folhas de respostas dos questionários de pais e alunos.• Participar dos treinamentos do SARESP e coordenar as orientações técnicas em nível regio-

nal (presencial e videoconferência), envolvendo todas as redes de ensino.

| 19 |

• Informar aos coordenadores da aplicação (Diretores das Escolas) sobre: o desenho do SA-RESP; seu papel e atividades; instrumentais e procedimentos; o plano de aplicação das pro-vas por ano/série avaliada.

• Elaborar, com os diretores de escolas estaduais, coordenadores das redes municipais e es-colas particulares, o plano de aplicação das provas, em conformidade com os critérios esta-belecidos pela SEE/SP.

• Acompanhar e decidir, quando necessário, sobre processo de alocação dos professores apli-cadores de todas as redes de ensino.

• Alocar os professores aplicadores nas escolas de todas as redes de ensino, por turno e tur-mas, utilizando o Sistema Integrado do SARESP.

• Informar, ao Diretor de cada escola estadual e aos Coordenadores das redes municipais e escolas particulares, a relação dos professores de sua escola que foram alocados para atuar na aplicação, por meio do Plano de Aplicação das Provas, que especifi ca a escola, o turno e a turma em que eles realizarão a aplicação, pelo SIS.

• Organizar e coordenar todo o recebimento dos materiais enviados pela VUNESP e necessá-rios para a realização do SARESP, nos prazos estabelecidos no cronograma de atividades, com auxílio das planilhas de recebimento. (A planilha de controle de recebimento e devolução dos materiais, com o visto do Coordenador de Avaliação, deve permanecer na escola, para comprovar a entrega e o recebimento dos materiais.)

• Coordenar a entrega, para cada Diretor de Escola estadual e Coordenadores das redes mu-nicipal e particular, das caixas com o material da aplicação das escolas.Os registros de movi-mentação dos materiais deverão ser lançados no Sistema Integrado do SARESP.

Momento Material

1º Questionários dos pais e alunos e das Folhas de Respostas (somente nas DEs).

2º Materiais para treinamento das equipes escolares.

3º Materiais para aplicação das provas.

• Organizar, juntamente com os técnicos da DE, o acompanhamento da aplicação do SARESP nas escolas.

• Prestar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas do processo avaliativo na DE/SME.

Atenção!• As caixas contendo o material de aplicação somente poderão ser abertas na DE/SME

para conferência, na presença do Diretor de Escola e, em seguida deverão ser lacradas novamente. Nenhum pacote poderá ser aberto.

• A caixa com o Roteiro de Correção e as Folhas de Respostas do 3º ano EF de todas as redes de ensino devem permanecer na DE. Esse material será utilizado pelas equipes das DE que farão a correção das provas e só poderá ser aberta após a sua aplicação.

b) Atividades nos dias de aplicação das provas• Coordenar o plantão de esclarecimentos de dúvidas na DE.• Supervisionar todo o processo de avaliação e tomar as decisões pertinentes para assegurar

o bom andamento da aplicação.

c) Atividades depois da aplicação das provas• Coordenar o recebimento, de cada um dos Diretores de Escolas estaduais e Coordenadores

| 20 |

das redes municipais e escolas particulares, das caixas com o material utilizado na aplicação nas escolas, checando os dados discriminados nas etiquetas dos pacotes, de acordo com a planilha de recebimento.

• Entregar aos coordenadores das redes municipal e particular os Roteiros de Correção das provas e as Folhas de Respostas do 3º ano EF de Língua Portuguesa e de Matemática.

• Organizar as atividades para correção das provas de Língua Portuguesa e de Matemática dos alunos do 3º ano EF e da Redação dos 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª EM da rede estadual, arti-culado com os Diretores das Escolas, conforme orientações recebidas e dar suporte às redes de ensino municipal e particular.

• Elaborar o Relatório de Ocorrências da Aplicação das escolas da rede estadual e enviar para a FDE.

• Organizar, por escola, as caixas destinadas à devolução dos materiais que serão recolhidas pela VUNESP em três momentos, sempre que possível, reduzindo o nº de volumes, por escola:

Momento Material

1º • Pacotes contendo as folhas de respostas dos questionários dos pais e alunos, utilizadas ou não.

• Pacotes com os Cadernos de Provas (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes com as Folhas de Respostas dos alunos (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não, os Formulários de Controle da Aplicação e a Lista de Presença, devidamente lacrados por turma.

• Pacotes das Folhas de Redação da amostra.• Folhas de Respostas dos Relatórios de Observação dos Pais, preenchidos

ou não.• Formulários dos Fiscais.

3º • Pacotes contendo as Folhas de Respostas dos alunos do 3º ano EF, preenchidos ou não, devidamente lacrados por turma.

• No momento da devolução dos materiais, na respectiva DE, os pacotes contendo os Cader-nos de Provas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano EF devem estar acompanha-dos dos Formulários de Controle da Aplicação e Lista de Presença.

Atenção!A DE/SME é responsável por assegurar a lisura no processo de correção das provas do 3º ano EF.

APOIO REGIONAL NA DE/SME: profi ssional externo às redes públicas de ensino, com esco-laridade média, selecionado pela DE/SME e contratado pela VUNESP. Atribuições e atividades

• Apoiar o trabalho do Coordenador de Avaliação da Diretoria de Ensino nas etapas de distri-buição e recolhimento do material de aplicação das provas.

• Atuar no plantão da DE.• Auxiliar o Agente VUNESP no cadastramento de informações no Sistema Integrado do SA-

RESP – SIS, e na emissão de relatórios relativos à logística dos materiais.

| 21 |

a) Atividades antes da aplicação das provas• Atuar em todo o recebimento dos materiais enviados pela VUNESP e necessários para a rea-

lização do SARESP, nos prazos estabelecidos no cronograma de atividades, com auxílio das planilhas de recebimento.

• Atuar, na Diretoria de Ensino, nas etapas de treinamento e distribuição e recolhimento do ma-terial das redes municipais e escolas particulares.

• Atuar na entrega, para cada Diretor de Escola estadual e Coordenadores das redes municipal e particular, das caixas com o material da aplicação das escolas, checando os dados discri-minados nas etiquetas dos pacotes, de acordo com a planilha de recebimento.

b) Atividades nos dias de aplicação das provas• Atuar no plantão de esclarecimentos de dúvidas da DE, nos dias de aplicação das provas, no

que se refere à logística de materiais.

c) Atividades depois da aplicação das provas• Atuar no recebimento dos materiais entregues pelos Diretores das escolas estaduais e Coor-

denadores das redes municipal e particular.• Participar do processo de organização e empacotamento das provas que passaram pela

correção na DE, para a devida devolução à VUNESP, reduzindo, sempre que possível, o volume, por escola e lançando no SIS os dados correspondentes.

AGENTE VUNESP: profi ssional do rol de Supervisores e Coordenadores da VUNESP, com escolaridade em nível de graduação.Atribuições e atividades

• Ser o elo entre a Diretoria de Ensino e a VUNESP nas questões relativas à logística dos mate-riais e no funcionamento do SIS.

• Atuar na DE, auxiliando o Coordenador de Avaliação da Diretoria de Ensino, nas etapas de treinamento, distribuição e recolhimento do material de aplicação das provas.

• Treinar o Coordenador de Avaliação da DE e o Apoio Regional no uso do SIS.• Colaborar na divulgação, à comunidade local, das informações necessárias ao recrutamento

e seleção dos profi ssionais requisitados para a avaliação.• Selecionar, alocar, treinar os Fiscais e supervisionar os seus trabalhos.• Monitorar e prestar orientações sobre os procedimentos para inscrição do Aplicador e do

Fiscal.

a) Atividades antes da aplicação das provas• Prestar informações sobre os procedimentos para inscrição do Fiscal.• Selecionar e alocar os Fiscais nas escolas das redes estadual, municipal e particular, por tur-

no, utilizando o Sistema Integrado do SARESP – SIS.• Atuar na Diretoria de Ensino, nas etapas de treinamento, distribuição e recolhimento do ma-

terial das redes municipais e escolas particulares.• Dar orientações, quando necessário, sobre os procedimentos de acesso ao cadastramento

on-line dos aplicadores e fi scais.• Treinar o Coordenador de Avaliação da DE e Apoio Regional, no uso dos aplicativos do SIS.• Atuar em todo o recebimento dos materiais enviados pela VUNESP, nos prazos estabelecidos

no cronograma de atividades, com auxílio das planilhas de recebimento.• Atuar na entrega, para cada Diretor de Escola estadual e cada Coordenador das redes mu-

nicipal e particular, das caixas com o material da aplicação das escolas, checando os dados discriminados nas etiquetas dos pacotes, de acordo com a planilha de recebimento.

• Monitorar e cadastrar, em nível regional, informações no SIS, nas fases de: cadastramento, elaboração do Plano de Aplicação, recebimento de materiais, emissão de relatórios, controle da aplicação on-line e pagamentos.

| 22 |

• Elaborar plano para substituir Fiscais que eventualmente não compareçam à escola.• Realizar o treinamento dos Fiscais para o desenvolvimento de suas atividades.

b) Atividades nos dias de aplicação das provas• Atuar no plantão de esclarecimentos de dúvidas da DE/SME.• Supervisionar o trabalho dos Fiscais.• Atender às demandas de logística das escolas diretamente com a VUNESP.

c) Atividades depois da aplicação das provas• Monitorar e cadastrar, em nível regional, informações no SIS, na fase de: emissão de relató-

rios, controle da aplicação on-line e pagamentos.

1.3. Equipe LocalEquipe da EscolaA equipe será composta pelo Diretor, Vice-Diretor, Professor-Coordenador, demais Professores, Pais de alunos, Aplicador e Fiscal VUNESP.

DIRETOR DA ESCOLA – Coordenador de aplicação: profi ssional do quadro do magistério.Atribuições e atividades

• Participar das orientações promovidas pela DE/SME.• Responder questionário do Diretor.• Acompanhar o preenchimento dos questionários da equipe escolar com sede na escola.• Retirar e devolver os materiais de aplicação na DE/SME.• Promover reunião com os professores e representantes dos pais (no mínimo três por período),

indicados pelo Conselho de Escola, para informar sobre o SARESP (objetivos, anos/séries e disciplinas avaliadas, datas e horários de aplicação das provas).

• Treinar os aplicadores, conforme orientação da VUNESP e de forma articulada com a DE.• Organizar os materiais para a correção das provas do 3º ano EF.• Orientar os professores sobre a correção das provas de redação.• Realizar a divulgação dos resultados para os alunos, pais e equipe escolar.

a) Atividades antes da aplicação das provas• Participar da orientação promovida pela DE/SME.• Organizar a escola para a aplicação das provas, informando à população sobre a interrupção

do atendimento ao público em geral nos dias de prova.• Divulgar, à escola e à comunidade, as condições, datas e horários de realização das provas,

cuidando do cumprimento dos procedimentos formais.• Destacar, aos alunos, equipe escolar e comunidade, a necessidade e a importância da parti-

cipação dos discentes na avaliação.• Indicar, em consenso com o Conselho de Escola, três representantes de pais, por período,

para acompanhar a avaliação.• Divulgar, aos seus professores, as informações necessárias ao cadastramento para a aplica-

ção das provas do SARESP, de forma a obter um cadastro igual ou superior à demanda de sua escola. Esse cadastro deverá ser realizado no SIS.

• Informar aos professores de sua escola o local em que atuarão nos dias de provas, conforme Plano de Aplicação elaborado pela DE/SME, e entregar-lhes a Carta de Apresentação.

• Orientar os professores de sua escola sobre os procedimentos a serem adotados nos dias das provas.

• Organizar o processo de aplicação das provas no 3º ano do EF, de modo que os professores do 1º, 2º e 3º anos, da própria escola, apliquem as provas em turmas diversas daquelas nas quais lecionam.

• Retirar, após a conferência, o material de aplicação, com o Coordenador da Avaliação da DE, de acordo com a planilha de controle.

| 23 |

b) Atividades nos dias de aplicação das provas• Estar presente na escola nos dias de aplicação, no mínimo uma hora antes do início das pro-

vas.• Recepcionar os pais e entregar-lhes a folha do Relatório de Observação.• Organizar as salas para aplicação.• Receber os professores externos, identifi cá-los e encaminhá-los às turmas de alunos dos

anos / séries que serão avaliados.• Recepcionar e identifi car os Fiscais.• Acompanhar o trabalho dos Fiscais durante a orientação aos Aplicadores (retomada de pro-

cedimentos básicos).• Garantir que todos os materiais sejam distribuídos em tempo hábil aos aplicadores.• Garantir suporte pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais, como a

seguir:

Defi ciência Condição Providência

VisualCegueira ou visão

subnormalProvas Braille e ampliadas

Auditiva

Entende única e exclusivamente a Língua

Brasileira de Sinais - LIBRAS

Professor especialista na área, para dar as instruções sobre as provas

FísicaDifi culdades motoras dos

membros superioresEscriba

MentalSeguir o proposto para a sala em que o aluno

está inserido

• Assegurar a lisura no processo de aplicação das provas.

Atenção!• A aplicação das provas será acompanhada por Fiscais, por profi ssionais da DE e por

representantes dos pais dos alunos, que poderão ter acesso às salas onde as provas estiverem sendo aplicadas.

• Para os alunos com necessidades especiais deverá ser oferecido um tempo maior para a realização das provas.

c) Atividades depois da aplicação das provas• Receber e conferir os materiais de cada aplicador.• Organizar a devolução de todos os materiais, preenchidos ou não, para a DE/SME, por data

de aplicação: - Pacotes com os Cadernos de Provas (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utilizados ou não,

devidamente lacrados por turma.- Pacotes com as Folhas de Respostas dos alunos (5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM) utiliza-

dos ou não, os Formulários de Controle da Aplicação e a Lista de Presença, devidamente lacrados por turma.

- Pacotes das Folhas de Redação somente da amostra.

| 24 |

- Folhas de Respostas dos Relatórios de Observação dos Pais, preenchidos ou não.- Formulários dos Fiscais.

• Guardar os Termos de Compromisso do Aplicador assinados, por um período de seis meses.• Lançar os dados de participação dos alunos da sua escola no SIS, por data de aplicação.• Organizar o trabalho de correção das Redações na escola, seguindo as orientações da SEE/CENP.• Organizar os materiais do 3º ano do EF – Cadernos de Provas utilizados ou não, Formulários

de Controle da Aplicação e Lista de Presença – a serem enviados à DE para o processo de correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática.

• Entregar os materiais de aplicação na Diretoria de Ensino.• Realizar a divulgação dos resultados aos alunos, pais e equipe pedagógica.

Atenção!• As planilhas de controle de recebimento e de devolução dos materiais, com o visto do

Coordenador de Avaliação da DE/SME, devem permanecer na escola para comprovar a entrega e o recebimento dos materiais.

• Os materiais deverão retornar para a DE/SME da mesma forma como foram enviados, isto é, utilizando-se a mesma caixa.

PROFESSOR APLICADOR: profi ssional do quadro do magistério que leciona nas redes de ensino avaliadas, de acordo com a Resolução SE no 48/2010.Atribuições e atividadesResponsável pela aplicação dos instrumentos de avaliação às turmas sob sua responsabilida-de, obedecendo rigorosamente os procedimentos estabelecidos.

a) Atividades antes da aplicação das provas• Preencher cadastro no SIS.• Participar de reunião de orientação promovida pelo Diretor da Escola em que leciona.• Participar do processo de treinamento para exercer as atividades de professor aplicador.• Receber do Diretor a Carta de Apresentação, quando for o caso.

b) Atividades nos dias de aplicação das provas• Comparecer, uma hora antes, ao local de aplicação das provas.• Assinar o Termo do Compromisso.• Participar de orientação com o Fiscal para retomada dos procedimentos básicos.• Seguir as orientações do Manual do Aplicador.• Garantir um bom padrão de aplicação.

c) Atividades depois da aplicação das provas• Preencher Formulário de Controle da Aplicação.• Organizar e entregar o material de aplicação ao Diretor da Escola.

FISCAL: profi ssional com escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de forma-ção, ou cursando o último ano do Ensino Superior, contratado pela VUNESP.Atribuições e atividadesSer o elo entre a escola, a Diretoria de Ensino e a VUNESP.Fiscalizar as aplicações nas escolas e preencher o Formulário do Fiscal, de acordo com as especifi cações estabelecidas no treinamento.

a) Procedimentos antes da aplicação das provas• Conferir no Sistema Integrado do SARESP a sua alocação.

| 25 |

• Participar do treinamento oferecido pelo Agente VUNESP.• Ler atentamente os Manuais do Fiscal e dos Aplicadores.• Estudar cuidadosamente os procedimentos a serem seguidos, estabelecidos neste Manual.• Assistir o vídeo sobre os procedimentos, aplicação e fi scalização das provas.• Receber do Agente VUNESP a Carta de Apresentação (Anexo I).

b) Procedimentos nos dias de aplicação das provas• Comparecer à escola onde atuará com 01 (uma) hora de antecedência ao início das aulas.• Entregar a Carta de Apresentação ao Diretor de Escola.• Estar de posse do Manual do Fiscal.• Receber do Diretor da Escola o Formulário do Fiscal (Anexo II) correspondente ao turno e data

de aplicação.• Conferir se os aplicadores compareceram à escola com, no mínimo 01 (uma) hora de antece-

dência do início da aplicação das provas.• Conferir se o(s) pacote(s) de prova entregue(s), pelo Diretor, ao aplicador está(ão) devidamen-

te lacrado(s) e corretamente identifi cado(s) por DE, Município, Escola, Data de Aplicação, Prova, Ano / Série, Turma e Turno.

• Retomar os procedimentos básicos de avaliação com os aplicadores, dentro do horário limite que antecede o início da aplicação das provas.

c) Procedimentos durante a aplicação das provas• Comparecer a cada sala de aplicação, no mínimo duas vezes, para observar as condições

nas quais as provas estão sendo realizadas, verifi cando se a aplicação está ocorrendo nas condições adequadas e de maneira padronizada, obedecendo às orientações fornecidas nos manuais e por ocasião dos treinamentos.

• Comunicar imediatamente ao Diretor e registrar a ocorrência no Formulário do Fiscal, caso encontre alguma situação que comprometa a aplicação das provas.

• Acompanhar a aplicação.• Comunicar-se com o Agente VUNESP, se necessário.• Seguir, rigorosamente, as orientações do Manual do Fiscal.

d) Procedimentos depois da aplicação das provas• Preencher o Formulário do Fiscal, que deverá ser atestado pelo Diretor da Escola;• Colaborar, com o Diretor da Escola, na conferência do material de provas devolvido pelo

Aplicador.• Conferir o(s) pacote(s) de Folha(s) de Redação identifi cado(s) como AMOSTRA.• Lançar no SIS, em conjunto com o Diretor da Escola, os dados referentes à aplicação reali-

zada e, caso não seja possível, telefonar para a Central de Atendimento da VUNESP: (11) 3874-6311.

Atenção!O Fiscal não pode interromper a aplicação das provas.

PAISAtribuições e atividades

• Participar de reunião de orientação, promovida pelo Diretor.• Incentivar seus fi lhos a participar da avaliação.• Acompanhar as etapas de aplicação.• Preencher o Relatório de Observação dos Pais.

Os materiais destinados aos treinamentos das equipes das DEs, das redes estadual, municipal e particular, e à aplicação da avaliação serão enviados, conforme especifi cado no Manual de Ope-rações e Logística, em dois momentos distintos, por ocasião:

• dos treinamentos;

• da aplicação das provas.

Materiais de TreinamentoQuantidades

Escola DE SME

Manual de Orientação acompanhado dos modelos: carta de apre-sentação do Fiscal e do Aplicador, Formulário do Fiscal, Relatório de Observação dos Pais, Folhas de Respostas e Termo de Compro-misso do Aplicador.

1 5 2

Manual do Aplicador do 3º ano do EF, acompanhado dos modelos: Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença dos alunos.

1 por turma 5 2

Manual do Aplicador do 5o, 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM, acompanhado dos modelos: carta de apresentação do aplicador, Folhas de Resposta, Formulário de Controle da Aplicação, Lista de Presença dos alunos e Termo de Compromisso do Aplicador.

1 por turma 5 2

Manual de Redação. 3 por escola 5 2

Manual de Operações e Logística. 1 1 1

Manual do Agente VUNESP e do Apoio Regional. 1 1 1

Manual do Fiscal. 1 1 1

Manual do SIS. 1 5 1

Agenda de Trabalho. 1 5 2

Vídeo de Treinamento. 1 2 1

Materiais destinados aos treinamentos e à aplicação das provas

| 28 |

Materiais de AplicaçãoQuantidades

Escola DE SME

CADERNOS DE PROVA

Língua Portuguesa – 3º ano do EF 1 por aluno + 2 por turma

2 1

Matemática – 3º ano do EF 2 1

Exemplar da Prova do Professor de Língua Portuguesa – 3º ano do EF 1 por turma +

2 por período

2 1

Exemplar da Prova do Professor de Matemática – 3º ano do EF 2 1

Língua Portuguesa – 5o ano do EF

1 por aluno + 2 por turma

– –

Matemática – 5o ano do EF – –

Língua Portuguesa e Matemática – 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM – –

Ciências/Ciências da Natureza – 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM – –

Redação – 5o, 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM – –

Prova em Braille ou ampliada por ano e disciplina

1 por aluno de acordo

com o mapeamento

– –

Questões Abertas de Matemática – 5o, 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM

1 por aluno da amostra – –

FOLHAS DE RESPOSTAS DOS ALUNOS

Língua Portuguesa – 3º ano do EF – 1 por aluno

+ 2 por turma

1 por aluno

+ 2 por turma

Matemática – 3º ano do EF –

Língua Portuguesa – 5o ano do EF

1 por aluno + 2 por turma

– –

Matemática – 5o ano do EF – –

Língua Portuguesa e Matemática – 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM – –

Ciências/Ciências da Natureza – 7o e 9o anos do EF e 3ª série do EM – –

FOLHAS DE CONTROLEFOLHAS DE CONTROLE

Formulário de Controle da Aplicação

1 por turma por dia de

aplicação + 2 por período

– –

Relatório de Observação dos Pais

3 por período e dia de

aplicação + 2 por escola

– –

Formulário do Fiscal 2 por escola 5 5

| 29 |

Materiais de AplicaçãoQuantidades

Escola DE SME

ROTEIROS DE CORREÇÃO DA PROVA – 3º ANO DO EF

Língua Portuguesa

8 por DE e 3 por escola

que tem esse ano

2 por SME e 3 por

escola que tem esse ano

Matemática

MATERIAIS DE CONTROLE

Termo de Compromisso do Aplicador 1 por turma e dia de

aplicação– –

Lista de Presença por Turma

Planilhas de Controle da Escola (recebimento e devolução) 1 1 1

Carta de Apresentação do Fiscal -

1 por escola

mais 10 reservas

1 por escola mais 2

reservas

Carta de Apresentação do Aplicador -

1 por turma

avaliada mais 10 reservas

1 por turma

avaliada mais 10 reservas

Atenção!A DE/SME e as escolas só poderão abrir os pacotes de provas na hora da aplicação.

37

1. AplicaçãoNos dias de aplicação das provas, haverá plantão para esclarecimentos de dúvidas em todas as instituições envolvidas na avaliação:

• na SEE e na FDE, a equipe de avaliação estará disponível à DE /SME, para quaisquer escla-recimentos referentes ao processo de aplicação das provas;

• na DE, o Dirigente, o Coordenador de Avaliação, e o Agente VUNESP e o Apoio Regional serão os responsáveis por fornecer orientações e esclarecer as dúvidas que os Diretores de Escola ou Fiscais apresentarem;

• na escola, o Coordenador de Aplicação (Diretor) estará disponível para quaisquer esclareci-mentos das dúvidas que os aplicadores apresentarem;

• na VUNESP, a equipe responsável pelo projeto participará do plantão de atendimento nos períodos da manhã, tarde e noite.

2. CorreçãoA equipe da SEE / CENP estará disponível para quaisquer esclarecimentos referentes ao proces-so de correção das provas dos 3º anos EF e das Redações.

Plantão paraesclarecimentos das dúvidas

1. ProcessamentoSerão processadas pela VUNESP por meio de leitura óptica:

• Folhas de Respostas dos Questionários dos pais e alunos.

• Folhas de Respostas dos Alunos dos 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série do EM – Língua Portu-guesa, Matemática e Ciências / Ciências da Natureza.

• Folhas dos alunos do 3º ano – Corretores - (Língua Portuguesa e Matemática) do EF;

• Folhas de Respostas das Redações, por turma amostral.

• Folhas de Respostas das Questões Abertas de Matemática, por turma amostral.

• Folhas de Respostas do Formulário de Controle da Aplicação.

• Folha de Respostas do Formulário do Fiscal (Verifi cação de Atividades).

• Folhas de Respostas dos Relatórios de Observação dos Pais.

2. Divulgação dos ResultadosOs resultados da avaliação a serem divulgados, pela Secretaria de Estado da Educação, mostra-rão o desempenho alcançado em cada rede de ensino e escola, nas disciplinas e anos avaliados e permitirão comparar com os obtidos ano a ano em avaliações nacionais.

A divulgação dos resultados do SARESP será feita por meio de:

• Boletins de resultados por escola – disponibilizados no site da SEE/SP (www.educacao.sp.gov.br) – apresentam dados sobre a participação dos alunos, os resultados da escola nos anos/séries e disciplinas avaliadas, a distribuição dos alunos pelos pontos das escalas de profi ciência do SARESP e nos níveis de desempenho, bem como os dados consolidados da rede de ensino à qual a escola está jurisdicionada. O acesso aos resultados das escolas mu-nicipais será restrito aos gestores do município.

• Sumário Executivo – trará uma síntese dos principais resultados de desempenho obtidos na avaliação nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza,

Processamento e divulgação dos resultados

| 34 |

segundo os anos/séries avaliados em cada rede de ensino. As informações nele expressas permitirão, também, comparar o rendimento escolar auferido pelos alunos no SARESP com os observados em outras avaliações externas de âmbito nacional (Saeb e Prova Brasil).

• Relatórios Pedagógicos – conterão a interpretação dos desempenhos para cada disciplina e anos/séries avaliados, com base nas Matrizes de Referência da Avaliação.

Atenção!O Boletim da Escola com os resultados da avaliação deverá ser divulgado aos professores e pais.

SEE/CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

Equipe de Língua Portuguesa – Ciclo I (11) 3218-8860

Equipe de Língua Portuguesa – Ciclo II e Ensino Médio

(11) 3218-2111

Equipe de Matemática e Química (11) 3218-2000 ramal 2917

Equipe de Física (11) 3237-2115 ramal 214

Equipe de Ciências e Biologia (11) 3218-2109

FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação

[email protected] Equipe de Avaliação

(11)3158-4226/4227/4228

(11) 3158-4261/4272

SEE/CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado

Rua Pensilvânia, 115 – Brooklin04564-000 – São Paulo – SP

Equipe Técnica (11) 5091-3700

VUNESP – Fundação para o Vestibular da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita

Filho”Rua Dona Germaine Burchard, 515 – Água

Branca CEP 05002-062 – São Paulo-SP

Equipe de Administração (contratos com escolas particulares; recrutamento e seleção;

pagamentos).

(11) 3874-6311- Central de Atendimento

(11) 3670-5353

(11) 3670-5380

Equipe de Supervisão, Execução e Monito-ramento (logística dos materiais, impressão, distribuição e recolhimento). Aplicação dos instrumentos da avaliação, processamento

dos dados e análise dos resultados).

(11) 3874-6311- Central de Atendimento

(11) 3670-5332

(11) 3670-5378

Contatos

| 37 |

ANEXO ICARTA DE APRESENTAÇÃO DO FISCAL

| 38 |

ANEXO IIFORMULÁRIO DO FISCAL

| 39 |

ANEXO IIIRELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DOS PAIS

| 40 |

ANEXO IVFormulário de Controle de Aplicação

| 41 |

ANEXO VModelos de Folhas de Respostas

| 42 |

Modelos de Folhas de Respostas

| 43 |

Modelos de Folhas de Respostas

| 44 |

ANEXO VIModelos de Folhas de Redação

| 45 |

ANEXO VIITermo de Compromisso do Aplicador

| 46 |

ANEXO VIICarta de Apresentação do Aplicador


Recommended