Transcript
Page 1: Expresso Regional - Ed 385

Associação dos Taxistas informa que cerca de 90 motoristas esperando na fi la para trabalhar

Começam as comemorações pelos 50 anos da Mônica e de seu gibi

PICARETAGEM– estes dois aí da foto, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves e do Senado, Renan Calheiros (o honesto) querem nos “passar a perna”. Eles marcaram para esta terça a sessão legislativa que pode quebrar a região. Sedentos por grana, estes dois e mais uns trezentos picaretas querem distribuir os royalties do petróleo por todo o país.

R$ 0,7003 a 09 de março de 2013

EXPRESSOREGIONAL Vereador Amaro Luiz apresenta

uma série de projetos inovadorese promete levar pleito dostrabalhadores à Câmara de Macaé 11

CIDADE TEM APENAS A METADE DOS TAXIS QUE PRECISA PARA ATENDER A DEMANDA

UM FILME MÁGICO — Mila Kunis, e outras estrelas do elenco de “Mágico de Oz” se reúnem em première

GRAZIELLEQUEIROZ

MACAÉ PRECISA URGENTEMENTE DE NOVAS AUTONOMIAS PARA TÁXI

Ano Número 385

03

11

QUEM DIRIA? — É, quem pensa que o Brasil era apenas o país do futebol ou do vôlei está muito enganado. Estas meninas aí da foto estarão no Mundial de Rúgby 08

COMEÇOU MUITO BEM — Em sua volta ao circuito profi ssional, Macaé Basquete consegue vitóriadupla em casa e conquista liderança da Copa Sudeste

MIREM-SE NO EXEMPLO... — Destas mulheres virtuosas, como Marli Gaudereto, que batalharam, lutaram e ainda trabalham duro. Seu dia será na próxima sexta-feira

09

10

DIVULGAÇÃO

ANTÔNIO CRUZ

ANA CHAFIIMN

06

FRANCINE MARCELLA

BALTHAZAR

Confi ra mais um capítulo da novela de época (caótica) “Arnaquinópolis. Está “da hora”, do minuto, do segundo... 02

ACONTECEU

Joaquim Barbosa quer “enquadrar” turma do Mensalão no segundo semestre 02

BLOG DO GAROTINHO

Clarissa Garotinho consegue na Justiça acesso às viagens secretras de Cabral 05

SHOWBIZZ

11

uma série de projetos inovadores

Page 2: Expresso Regional - Ed 385

Em nosso último (e enfadonho) capítulo você deve ter lido que, devido a uma falha de processamento no sistema de processamento de dados do submundo espiritual, uma conexão banda larga do cyber-ebo “Sambô Menino” acabou dando pane mandando um sinal fantasma para os computadores do governo de Arnaquinópolis. Tal falha acabou fazendo que o príncipe Dr. Bonitinho Calças Quadradas assinasse (sem querer) um decreto concedendo uma aposentadoria vitalícia de 8 mil moedas de ouro para o ex-príncipe, e herói desta underground novela, Filomeno, o Boneco de Olinda. A atitude pagou muito mal e boato se espalhou rapidamente pelo “JegueBook” — uma medieval rede de informações onde os plebeus trocavam fofocas através de cartas mandadas via jegues, mulas e pangarés. Para aliviar o “arra-nhão” em sua santifi cada imagem, portanto, o príncipe tomou uma atitude drástica, reduzindo o valor do passeio de carroça para apenas um torrãozinho de açúcar. Veja o que aconteceu em seguida...

A redução do valor do passeio de carroça foi comemorada com festa pela plebe arnaquinopolitana. No entanto, na sede do reinado uma decisão da Justiça ameaçava o futuro de Arnaquinópolis e demais principados da região. A Justiça derrubou uma decisão que impedia o parlamento de aprovar a divisão do dinheiro da esgotolina — lí-quido preto, viscoso e altamente poluente cujo lucro sustentava toda a região. O Parlamento nacional queria pegar este dinheiro e dividir para todos os políticos dos reinados, o que seroa uma grande injustiça com os corruptos locais. Afi nal, todo este dinheiro era investido no melhor: a melhor mansão, a melhor viagem, a melhor conta bancária... Enfi m, alguma coisa teria que ser feita.

A região precisava ser mobilizar. E recorreu ao único representante no parlamento federal, o príncipe “Shrek de Fanfarródia” irmão do ex-príncipe-consorte Filomeno, o Boneco de Olinda. Porém Sir Sherk estava em uma viagem de turismo, ou seja, missão parlamentar, na ásia oriental. Por falar em Parlamento, na “Câmara dos Honestos” local uma rara doença começou a se espalhar entre os dignos repre-sentantes do povo, a SCI (Síndrome da Celebridade Instantânea). E o primeiro atingido foi o parlamentar “Pastel Fulano”, discípulo do vice-príncipe “Danoninho Fiuk” e membro da tribo xiíta dos “Ivanis-tas Ribeirenses”. Sob o efeito da enfermidade, Pastel contratou 500 assessores de imprensa e 200 fotógrafos. Através de um acordo com o jornalista “Zé Pires nas Mãos”, o parlamentar passou a aparecer mais do que o príncipe “Dr. Bonitinho Calças Quadradas”. Até pum dentro d’água virava manchete de capa.

Além disso tudo, uma acalorada e sangrenta disputa entre os parlamentares “Jukebox do Aerofólio” e “Luluzinho MeDiz” se travava pelo comando da “Comissão de Apoio aos Companheiros” (CaC). Jukebox não aliviou nas críticas a Luluzinho chegando a da-lhe uma foiçada nas ventas. Porém, Luluzinho reagiu com uma entrevista contundente numa independente, correta e imparcial rádio da região. Porém a disputa não se deu por terminada e iria continu-ar. E o príncipe Dr. Bonitinho? Bem, a gente volta a falar dele no próximo capítulo.

2BALTHAZAR EXPRESSO REGIONAL3 a 9 de março de 2013

Leia mais em: www.velhobalthazar.com

Artigo

Só 2 Pombinhos De Oferta?

Expresso Regional Editora e Revista Ltda. CNPJ: 07.338.963/0001-49. Campos: Avenida Gilberto Cardoso, 299, Turfe Clube Macaé: Avenida Rui Barbosa, 1.043, Edifício Heitor Diniz, sala 505, Centro — Macaé-RJ. Cep: 27915-011Telefone: (22) 2772-2753. e-mail: [email protected]; Circulação: Campos, Macaé, Carapebus, Rio das Ostras, Quissamã, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu

EXPRESSOREGIONAL

Diretor Administrativo: Joel Martins FilhoEditor: André Luiz do Amaral Cabral (Registro Profi ssional: JP MTB 28.656/RJ)Colaboradores: João Direnna, Luiz Flávio Gomes ,Anthony Garotinho, Balthazar Schneider Impressão: Jornal do Commercio Tiragem: 15.000 exemplares

Acesse: www.jornalexpressoregional.com.br

Frase da semana

“Os protestos são aceitáveis desde que não chegem ao fanatismo”Yoani Sanches, tentando minimizar o incidente com os

protestantes na Bahia.

Arnaquinópolis 3 - A sucessãoCapítulo CLXXXIV (184)

Aconteceu...

Enquanto Lindberg Farias e seu séquito de petistas apaixona-dos fazem festa, o ex-presidente e iminência parda da nação Lula acena positivamente para outra candidatura: a de Luiz Fernando Pezão. Na última quinta-feira, dia 28, ele esteve em uma visita fechada à Obra do Maracanã ao lado de Cabral e Pezão. Lindberg foi convidado? Claro que não! O motivo para o by pass de Lula no senador é lógico: com o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil e cerca de 12 milhões de eleito-res, o Rio é fundamental para a reeleição de Dilma em 2014. E o PT nacional não vai trocar os palanques de Sérgio Cabral e Eduardo Paes pela candidatura de um simples senador. Ora, Cabral é governador e tem a maioria dos prefeitos. Paes é prefeito do Rio em plena Copa do Mundo. Lula não seria bobo de arriscar tudo pelo ‘Lindinho’.

Não vai darpara “Lindinho” O empresário Rodolfo Elsas, dono do Sexônico, um serviço que

reúne e categoriza sex shops online, decidiu leiloar a virgindade de sua boneca Valentina para divulgar a Mostra Internacional de Bo-necas Infl áveis que irá organizar em março. Mas não esperava que os lances fossem chegar a quase R$ 100 mil. É no mínimo muito disperdício pagar tanto por uma noite com uma boneca.

No meio de toda esta celeuma envolvendo a divisão dos royal-ties o presidenta da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) propões uma solução pacífi ca para apaziguar os ânimos entre es-tados produtores e não-produtores de petróleo: o governo federal dividir a parte que lhe é devida dios recursos (cerca de 40% do montante) entre os municípios que não recebem royalties. É justo, tal como os municípios e estados não produtores, a União também não sofre impactos pela produção. Então, por que não dividir?

Por esta eu não esperava

Agora é com a Dilma

Após as semanas da puri-fi cação estabelecida pela Lei mosaica, José e Maria foram ao templo de Jerusalém, para a apresentação do fi lho Jesus. “Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.” (Lucas 2:24).

Quando o livro de Levítico instrui sobre a oferta cerimo-nial na apresentação de um fi lho, explica que “se as suas posses não lhe permitirem tra-zer um cordeiro, tomará duas rolas ou dois pombinhos...”. Uma pergunta, então, pode nos incomodar: O Senhor, soberano sobre todas as coisas, resolveu entregar a educação terrena do Seu Filho Unigênito a um simples casal. Tão simples, que nem dinheiro tinha para comprar um cordeiro. Haverá alguma lição a ser aprendida, neste contraste entre o poderio divino e a pobreza humana?

A resposta o Senhor nos dá através de Davi, no Salmo 51: “... não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios a Deus são o espírito quebran-tado e contrito...que tu não desprezarás”. Seja boi gordo ou pombinho magro. Sejam duas moedinhas de viúva po-bre, seja a propriedade inteira de Barnabé. O negócio é o coração: Deus somente ama “ao que dá com alegria”! Por isso, o evangelista Lucas não deplora a “ridícula” oferta de José e Maria. Como o jovem casal, nossa missão é cumprir a tarefa de Deus para nós. Não interessa quantos pombinhos tenhamos.. ou não tenhamos!

Pr. Olavo Cabral

* AVISO * “ARNAQUINÓPOLIS 2 — A SUCESSÃO” é uma novela,

portanto, uma obra de fi cção. Qualquer semelhança com fatos ou personagens da “vida real” não passará de mera coincidência.

A maquiadora sueca Sandra Holmbom, conhecida também como “psycosandra”, é especializada em trabalhos que envolvem ilusões de ótica, e apresentou recentemente uma maquiagem que lembra um olho, só que feita na boca de uma modelo.

Margaret, uma senhora de 53 que mora no estado de Kentucky (EUA) possui um vício diário muito bizarro. Pelo menos 15 vezes por dia, a americana leva picadas de abelha aplicadas por ela mesma, e afi rma que adora a sensação de “queimação” do veneno. A mulher apareceu no programa “My Strange Addiction” (Meu estranho vício, em tradução livre), e contou que começou a levar picadas como parte de um tratamento para aliviar a dor da artrite. No entanto, o proce-dimento se tornou um vício, fazendo com que a mulher tivesse uma própria colmeia na residência, além de carregar os insetos na bolsa para levar picadas quando está fora de casa. De acordo com o jornal “Huffi ngton Post”, Margaret já levou mais de 50 mil ferroadas desde que desenvolveu a mania.

JOAQUIM BARBOSA QUER ENCERRAR PROCESSO

DO MENSALÃO ATÉ JULHOO presidente do Supremo Tribunal Federal

(STF), ministro Joaquim Barbosa, afi rmou na última quinta-feira (28) a correspondentes inter-nacionais que pretende concluir o processo do mensalão, julgando todos os eventuais recursos dos condenados, até o mês de julho. Só depois do chamado “trânsito em julgado”, com a deci-são sobre os recursos, as penas dos condenados podem começar a ser cumpridas. A afi rmação, publicada em agências internacionais, foi con-fi rmada pela assessoria de imprensa do tribunal na tarde desta quinta. A assessoria destacou que Barbosa ponderou que o prazo depende de não ocorrer nenhum contratempo no processo.

Depois da sessão do Supremo desta quinta, Barbosa confi rmou que espera concluir até julho. “Por mim, eu encerraria ontem. Mas, infelizmen-te eu tenho que obedecer aos prazos.” Na prática, a conclusão do processo representa o trânsito em julgado, quando já não cabe mais recurso à decisão. Isso possibilitará o cumprimento das penas de prisão a 22 dos 25 condenados em regime semiaberto ou fechado - dois tiveram penas convertidas em prestação de serviços e um foi condenado a regime aberto, quando não há prisão.

Joaquim Barbosa disse ainda, após a sessão desta quinta, que quando houver trânsito em julgado já será possível executar as punições. “Encerrado [o processo], acabou. Você aplica a decisão tanto no cível quanto no crime. Executa-se é a palavra que se usa tanto para material criminal quanto para cível.”

ARTISTA CRIA MAQUIAGEM FANTÁSTICA AO TRANSFORMAR

BOCA EM OLHO

AMERICANA VICIADA EM PICADAS DE ABELHA LEVA 15 FERROADAS POR DIA

AE

ALFAPRESS

UM EM CADA OITO RECÉM-NASCIDOS TEM CONTA EM REDES SOCIAIS

Uma pesquisa aponta que um em cada oito recém-nascidos tem conta no Twitter ou no Facebook criada pelos pais. Cerca de 4% destes tem suas páginas nas redes sociais criadas antes mesmos de eles nascerem. De acordo com o estudo publicado pela Currys & PC World no Reino Unido, um em cada dez pais compartilham fotos do momento do nascimento dos fi lhos antes mesmo de os médicos pesarem a criança. Cerca de 70% dos britânicos tiram fotos de seus fi lhos recém-nascidos no primeiro dia de vida e um em cada dois pais publicam imagens destes bebês em redes sociais. Um em cada cinco pais publicam imagens nos primeiros 15 minutos de vida dos fi lhos. A pesquisa mostra que as redes sociais ajudam os novos pais a enviar notícias aos amigos e parentes. Cerca de 65% deles conversa com um amigo ou parente por meio das fotos do novo bebê antes de encontrar a pessoa de fato. Quase 50% dos pais com mais de 60 anos afi rmam que sentem que perderam algo na época quando tiveram seus fi lhos e que gostariam que a tecnologia existente hoje pudesse ser usada anos atrás, de acordo com a pesquisa.

Page 3: Expresso Regional - Ed 385

3Projovem Quissamã em trasição

Em reunião realizada, dia 28, no auditório da Prefeitura Mu-nicipal de Quissamã, a secretária de Ação Social, Derli Barbosa Rodrigues, comunicou ofi cialmente o início da fase de transição do Projeto Jovem em Construção. O objetivo do encontro foi explicar aos responsáveis pelo setores que abrigam os jovens na orientação de suas funções.

Sabino e Gelson visitam obrasPara agilizar as obras das sedes do Corpo de Bombeiros e da Po-

lícia Militar em Rio das Ostras, o prefeito Sabino e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, estiveram na manhã de quinta-feira, 28, vistoriando a construção, localizada no Praiamar. Os gestores se reuniram com técnicos da empreiteira para se inteirar sobre as obras. Sabino destacou a importância desse ser um espaço humanizado e acessível.

EXPRESSO REGIONAL 3 a 9 de março de 2013

MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!MAIS AUTONOMIAS, URGENTE!Presidente da cooperativa dos Taxistas há necessidade de mais veículos rodando em Macaé

A profi ssão de taxis-tas já é reconhe-cida no Brasil de acordo com a Lei nº12.468, de 26

de agosto de 2011. De acordo com o último Senso do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatís-ticas (IBGE), Macaé conta com uma população de 206.728 e a população estimada para 2012 é de 212.443 pessoas. A orientação federal é clara: para cada mil habitantes é necessário um táxi. De acordo com o serviço “Rádio Táxi Macaé”, empresa em fun-cionamento desde setembro de 2012, há 107 táxis para atender toda a população de Macaé. Ou seja, será necessário praticamen-te o dobro de números de táxi para atender toda demanda.

De acordo com o presidente da cooperativa dos taxistas, Jairo Medina, Macaé necessita de novas autonomias urgente. “Precisamos suprir a falta de táxi na cidade. Mas esperamos que as autonomias sejam concedidas para os auxiliares de táxi, pes-soas que já trabalham conosco, estão treinadas para este exercer este tipo de serviço”, comentou. Cerca de 90 auxiliares já estão cadastrados na associação que conta atualmente com 47 táxis.

A última autonomia em Ma-caé, de acordo com os taxistas ocorreu em 2002 no governo de Silvio Lopes. No último governo de Riverton, ele prometeu liberar novas concessões e, de acordo com os taxistas, ele deixou tudo pronto, mas não cumpriu o pro-

metido. A prefeitura informou que os levantamentos ainda estão sendo realizados e não tem como informar uma previsão, neste momento – para a concessão de novas autonomias.

Quando a associação come-çou a funcionar contava com cerca de 750 corridas mensais. Hoje, ultrapassa cinco mil aten-dimentos por mês. A maior

defasagem na cidade, é na Praia dos Cavaleiros, fórum e em frente a alguns hotéis. E, para agilizar o serviço, a associação mapeou toda a cidade através de áreas onde há sempre um ponto de apoio.

Para um taxista que não quis se identifi car, a quantidade de táxi é sufi ciente, o grande vilão desta história é o trânsito. “Quan-

Segundo Jairo Medida, cerca de 90 auxiliares de taxi estão cadastrados esperando a autorização da Prefeitura para rodarem

do os passageiros procuram os nossos serviços, a grande maioria está preso no trânsito. Próximo a rodoviária, os ônibus ficam circulando procurando vaga, isso atrapalha ainda mais o con-gestionando no local”, ressaltou. O taxímetro em Macaé inicia com R$5,15. Taxistas reclamam que o último aumento foi de 8% mas, ocorreu há dois anos.

FRANCINE MARCELLA

Em 2012, não teve aumento. Os taxistas enfatizam que de lá para cá o preço da gasolina aumentou consideravelmente.

Entre as reclamações gerais da classe, está a falta de fi scali-zação. Um taxista que não quis se identifi car, trabalha há três anos neste ramo e informou que entre todos os problemas, o pior deles é o chamado “carros piratas”. “Isto

Segundo Jairo Medida, cerca de 90 auxiliares de taxi estão cadastrados esperando a autorização da Prefeitura para rodarem

gera um grande problema e muito transtorno. As pessoas alugam carros particulares em frente aos hotéis que não tem ponto fi xo de táxi, pegando a vaga de quem é realmente legalizado e trabalha com honestidade. Eu pago um preço por quilometro rodado, eu só atendo a chamados quando sei que a corrida é certa. Senão, acabo gerando uma dívida para eu mesmo arcar”, reclamou.

De acordo com o funcionário da associação dos taxistas, Luis Carlos Reis, em Macaé, criou-se a cultura dos “táxis executivos”. As pessoas alugam carros parti-culares para prestar serviço. Há também empresas privadas que impedem que os táxis de entrar pelo fato de ter este serviço ter-ceirizado.

Taxistas podem adquirir ve-ículos novos com redução do ICMS. Alguns automóveis po-dem chegar a 36% de desconto. Com isso, em diversas cidades do estado, muitas procuram uma forma de adquirir autonomia, habilitando-o a trabalhar como taxista, tendo um ponto fi xo. No entanto, essa autonomia conce-dida pela prefeitura, que também não faz a fi scalização maneira rigorosa, faz com que as pessoas possuam esse poder só para con-seguir comprar carro mais barato. Os taxistas requerem melhores condições de trabalho. Entre elas, novas autonomias, redistribuir e criar novos pontos e fi scalização. Os telefones do serviço de rádio táxi Macaé são: (22) 2772-6058, 2772-6736.

Page 4: Expresso Regional - Ed 385

3 a 9 de março de 2013 PÁGINA 4EXPRESSO REGIONAL

Page 5: Expresso Regional - Ed 385

a

Cabral mandarecado para

LIndberg Farias

Clarissa consegue vitória naJustiça sobre viagens secretas

Na sexta-feira, através do mandando de segurança Nº.: 19807-DF, a minha fi lha, a deputada Clarissa Garotinho (PR - RJ) conseguiu uma importante vitória na batalha que vem sendo travada há mais de dois anos para se obter as informações trancadas a sete chaves sobre as viagens do governador Sérgio Cabral. O ministro Benedito Gonçalves determinou a notifi cação do Ministro de Estado, Chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage que no prazo de 10 dias após ser notifi cado, o que deve acontecer hoje responda as informações sobre o mandado de segurança impetrado por Clarissa para ter acesso as informações existentes no banco de dados no setor de imigração da Polícia Federal, com a indicação das datas de entradas e saídas do governador Sérgio Cabral a partir de 01 de janeiro de 2007 até 14 junho de 2012.

3 a 9 de março de 2013 PÁGINA 5EXPRESSO REGIONAL

Governopenaliza ospequenos

REPRODUÇÃO/VEJA

Lindiberga em Campanha nas ruasA legislação eleitoral é clara proibindo campanha eleitoral fora

do período legal que no começa em junho do ano da respectiva eleição. Estamos a mais de um ano e meio da eleição estadual, mas como mostra a Veja online, Lindbergh Farias está se lixando para a legislação eleitoral, segundo dizem, contando com a força do seu amigo Leonardo Antonelli, advogado que foi nomeado juiz do TRE por interferência dele próprio. A Veja online mostra Lindbergh fa-zendo corpo a corpo em Japeri no fi m-de-semana. É inacreditável e inquestionável o abuso eleitoral. Entendo que o senador Lindbergh esteja desesperado para ser candidato, mas o TRE - RJ não pode fi car de braços cruzados. Só gostaria de lembrar que o TRE - RJ já me processou no passado com base apenas em reportagem do jornal O Globo, que de forma mentirosa disse que eu estava fazendo campanha antecipada num evento evangélico. Como a lei tem que ser igual para todos, essa reportagem da Veja online é mais do que sufi ciente para o TRE - RJ tomar alguma providência. Vamos aguardar!

Leia mais em: www.blogdogarotinho.com.br

A prefeitura de Carapebus informa todos os munícipes que os carnês de IPTU, Alvará e ISS referente ao exercício de 2013 já estão disponíveis para pagamento, na secreta-ria de Fazenda, na Rua Prata Mancebo n° 149, Centro. O contribuinte que preferir pagar em cota única terá desconto de 15 por cento no Alvará e ISS, com vencimento para 15 de abril. O IPTU também tem desconto para Cota Única até 31 de maio.

Quem optar pelo parce-lamento a Primeira Parcela vence em 28 de março para o IPTU e 15 de abril para o Al-vará e ISS. Os interessados que necessitem de isenção para o IPTU deve comparecer na pró-pria secretaria até 31 de maio munidos de identidade, CPF e comprovante de renda.

Os impostos são recolhidos anualmente, sendo a melhor alternativa para colaborar com

Já estão disponíveis os carnês de IPTU,

Alvará e ISS do exercício de 2013

IPTU: Carapebus liberacarnês de pagamento

Quem optar pelo parcelamento a Primeira Parcela vence em 28 de março

DIVULGAÇÃO

Foi deprimente ver a juven-tude do PMDB ontem na con-venção nacional tendo à frente Marco Antônio Cabral, fi lho do governador Sérgio Cabral puxar as seguintes palavras de ordem: “Sarney, guerreiro do povo bra-sileiro”. O jovem deveria visitar o Maranhão e ver as condições de vida da maioria da população após mais de meio século de domínio do clã dos Sarney. O Maranhão aponta os piores índi-ces de desenvolvimento humano do Brasil. A pobreza é extrema e milhares famílias em casas feitas de bambu trançado com paredes de barro e telhado de palha, sem água e saneamento.

Enquanto isso, o “herói do povo brasileiro” na visão do fi lho de Cabral é dono da retransmissora da Globo, do maior jornal do estado, de dezenas de rádios espalhadas pelos municípios maranhenses, fazendas riquíssimas e até mes-mo uma ilha particular que se apropriou da União. O PT devia ter vergonha na cara, quan-do ainda fazia oposição séria tratava Sarney como um caso de polícia, e agora na era Lula passou a ter o ex-presidente como seu grande aliado. Ainda há de haver um presidente da República que tome a iniciativa de devolver o Maranhão ao Bra-sil. Quanto a Marco Antônio, o líder da claque de Sarney, não custa lembrar que em en-trevista recente afi rmou que a sua bandeira como candidato a deputado federal será a da liberação das drogas.

o desenvolvimento da cidade. O valor pago pelo contri-buinte, a prefeitura investe em educação, com merenda de qualidade, um sistema de saúde efi ciente, praças lim-pas, entre outros benefícios de suma importância para o desenvolvimento da cidade.

O IPTU é recolhido de proprietários de casas, apar-tamentos, imóveis e terrenos na zona urbana do município; o Alvará é uma taxa paga para o funcionamento de es-tabelecimento independente do ramo de atividade do comércio e o ISS é o imposto para prestação de serviços.

Para o contribuinte que se encontra inadimplente a Coordenadora de Gestão Tributária Cleice Batista Leite Martins, orienta que o mesmo compareça na secre-taria. “Estamos parcelando também os débitos dos anos anteriores, inclusive para o munícipe que estiver inscrito na Dívida Ativa. É impor-tante a regularização dessa dívida para evitar ações de cobrança futuras”, observa a Coordenadora.

O governo federal acaba de publicar uma resolução através da Receita Federal que é um verdadeiro absurdo. As empre-sas que optaram pelo regime tributário SIMPLES que são 6 milhões de pequenas e micro empresas brasileiras estão fora das desonerações fi scais apro-vadas para Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olim-píadas e Jogos Paralímpicos.

A Receita Federal fez uma resolução normativa que exclui essas empresas dos descontos para materiais a serem usados nas três competições que po-dem chegar a 48,7%, e para serviços a 77,94%. O próprio governo federal estima em R$ 3,8 bilhões a renúncia fi scal só com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

A desculpa para inabilitar os optantes do SIMPLES é vergonhosa, a Receita afi rma “que o SIMPLES já é um regi-me de incentivo”. Deixaram a moleza para as grandes empre-sas nacionais e multinacionais deixando de fora 6 milhões de pequenos e micro empresários brasileiros, e o governo ainda diz que defende o pequeno e o trabalhador.

Na verdade o governo fe-deral cede à pressão da FIFA e da CBF, do COI e do COB. A medida inviabiliza a partici-pação das pequenas empresas em qualquer etapa dessas com-petições, desde as obras até à realização dos eventos.

Page 6: Expresso Regional - Ed 385

PRODUÇÃO NO PRÉ-SAL ALCANÇA 300 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA

03 a 09 de março de 2013 PÁGINA 6EXPRESSO REGIONAL

A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras na província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 de feve-reiro, a marca de 300 mil barris de petróleo por dia (bpd). Desse volume, 83% (249 mil barris de petróleo por dia), correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à das empresas parceiras da companhia.

Esse resultado foi alcançada sete anos, apenas, depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorrida em 2006. Um intervalo de tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo.

Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 17 anos, de-pois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 300 mil barris por dia. Na Bacia de Campos, foram 11 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna esse resultado ainda mais expressivo.

BRASIL PODE GERAR MAIS DE 280 MW A PARTIR DO BIOGÁS

O potencial para geração de eletricidade pelas unidades de destina-ção de resíduos no Brasil é de mais de 280 MW, volume sufi ciente para abastecer uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo o Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Des-tinação de Resíduos Sólidos que a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) acaba de lançar, com o apoio da EPA - Environmental Protection Agency, agência ambiental dos Estados Unidos. “O potencial de geração de energia limpa e renovável tende a ser ainda maior, considerando o horizonte de tempo de 2009 a 2039, ou seja, 30 anos. Isso porque o país terá que universalizar a destinação fi nal dos resíduos, já que quase 30 milhões de toneladas por ano ainda não têm tratamento adequado”, observa o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

INFLAÇÃO SEMANAL ENCERRA FEVEREIRO COM ALTA DE 0,33%

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou o mês de fevereiro em alta de 0,33%, um avanço de 0,07% sobre o resultado da última apuração (0,26%). Nos últimos 12 meses, a taxa acumulada chega a 6,04%. O levantamento feito pelo Instituto Brasi-leiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que metade dos oito grupos pesquisados sofreu acréscimo.

Em habitação, o índice permaneceu negativo (-1,28%), porém, na medição passada o recuo tinha sido mais intenso (-1,87%), com infl uência da tarifa de energia elétrica que representou no orçamento doméstico uma queda de 13,91% ante -17,24%.

sNo grupo transportes, a taxa subiu 1,22% ante 0,93% puxada pela correção de preço da gasolina (de 3,6% para 5,02%). Em saúde e cuidados pessoais, o IPC-S passou de 0,47% para 0,6% com a reversão de preços dos medicamentos (de -0,14% para 0,15%). E no grupo comunicação houve alta de 0,33% ante 0,21% com destaque para a elevação da tarifa de telefone residencial (de 0,59% para 0,92%).

Tiveram decréscimos os seguintes grupos: educação, leitura e recrea-ção (de 1,15% para 0,31%); alimentação (de 1,48% para 1,33%); despesas diversas (de 1,88% para 0,85%); e vestuário (de -0,20% para -0,32%). Os cinco itens que provocaram alta foram: gasolina (de 3,6% para 5,02%); refeições em bares e restaurantes (de 1,39% para 1,44%); tomate (de 19,03% para 13,4%); empregada doméstica mensalista (de 1,26% para 1,68%) e taxa de água e esgoto residencial (de 1,35% para 1,9%).

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

AGENCIA PETROBRAS

ção de resíduos no Brasil é de mais de 280 MW, volume sufi ciente para abastecer uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo o Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Des-tinação de Resíduos Sólidos que a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) acaba de lançar, com o apoio da EPA - Environmental Protection Agency, agência ambiental dos Estados Unidos. “O potencial de geração de energia limpa e renovável tende a ser ainda maior, considerando o horizonte de tempo de 2009 a 2039, ou seja, 30 anos. Isso porque o país terá que universalizar a destinação fi nal dos resíduos, já que quase 30 milhões de toneladas por ano ainda não têm tratamento adequado”, observa o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

PRIMEIRO LEILÃO DO PRÉ-SAL SERÁ DIA 28 DE NOVEMBRO

MANTEGA: CRESCIMENTO DO PIB FICOU ABAIXO DAS EXPECTATIVASO ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou o baixo cres-

cimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em 2012. Ele avaliou que, embora o re-sultado tenha fi cado abaixo das expectativas, houve uma aceleração da atividade econômica ao longo do ano. Hoje (1°), o Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), divulgou o crescimento de 0,9% do PIB em 2012 na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 4,4 trilhões. “Foi um ano de PIB mais baixo, abaixo das nossas expecta-tivas, porém em uma trajetória positiva, uma trajetória de aceleração que vai continuar e nos levar aos objetivos de crescimento que nós estabelecemos para o Brasil”, disse. O ministro lembrou que 2012 começou com baixa atividade. O primeiro trimestre do ano registrou aumento de 0,1%; o segundo, de 0,3%; o terceiro, 0,4%, fechando o ano com 0,6%. “Portanto, uma nítida recuperação da economia bra-sileira em 2012. Foi um ano de crise, parecido com o ano de 2009, quando o PIB foi negativo em 0,3%, mas, dessa vez, tivemos um PIB positivo”, disse. Para Mantega, é possível observar uma aceleração gradual da economia e, segundo ele, com bases em dados prelim-inares, em 2013, a trajetória se manterá. Ele destacou ainda que os investimentos voltaram a reagir no fi nal do ano passado.

AGENCIA PETROBRAS

O primeiro leilão do pré-sal já tem data marcada: 28 de novembro, segundo cronograma divulgado na terça-feira (26) pelo Ministério de Minas e Energia. Haverá um mix de áreas totalmente novas e de áreas unitizáveis, ou seja, blocos vizinhos àqueles onde já existe atividade de exploração. “Mas tem que ter algo grande no leilão”, disse o secretário de petróleo e gás do ministério, Marco Antônio Martins Almeida, evitando detalhes. Ele afi rmou que o governo está na reta fi nal de defi nição das áreas, que só serão anunciadas em junho.

Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff também pediu aos técnicos uma antecipação da 12ª rodada de petróleo e gás, originalmente planejada para dezembro. A intenção de Dilma é fazer essa rodada, destinada exclusivamente à exploração de recursos não convencionais, em outubro. Seis bacias estão na mira do governo: Paraná, São Francisco, Parecis, Sergipe/Alagoas, Parnaíba e Recôncavo. “Algumas bacias são bem desconhecidas, mas têm potencial tanto para ‘shale’ quanto para ‘tight’”, disse o secretário.

à a exploração de recursos não convencionais, mas Almeida descartou mudanças na lei. “Você acha que dá para discutir mais isso agora?”, perguntou, lembrando a já complicada tra-mitação do marco regulatório do pré-sal e o novo cálculo de redistribuição de royalties.

No seminário realizado em Nova York para promover investimentos em infraestrutura no Brasil, Almeida lembrou que o leilão do pré-sal vai inaugurar contratos com regras pelo regime de partilha: cobrança de 15% de royalties, maior oferta de participação governamental no óleo produzido como critério de disputa e obrigatoriedade de 30% de participação societária da Petrobras nas áreas licitadas. A estatal também deverá atuar como operadora.

Um dos maiores objetivos do governo na etapa internacional do “road show” de infraestrutura, no que se refere ao setores de petróleo e gás, é atrair fornecedores de equipamentos para o Brasil e fortalecer essa indústria. Almeida acredita que a 11ª rodada, marcada para maio e voltada para áreas fora do pré-sal, deverá gerar receitas de R$ 1 bilhão a R$ 2 bilhões com os bônus de assinatura. O último leilão ocorreu em dezembro de 2008 e, por isso, e a demanda reprimida pode elevar os ágios. “O mercado está ávido por blocos, mas não dá para prever como isso se transformará em precifi cação”, comentou.

da. Nosso trabalho é que essa votação seja simples e respeitada”, frisou Henri-que Alves.

Sobre os demais vetos, Renan Calheiros disse que a pauta de votação será defi -nida, posteriormente, depois de discussão com os líderes das sua Casas. Ele adiantou que dos mais de 3 mil vetos pendentes de analise pelo Congresso, 1.468 podem ser considerados prejudicados, ou seja, sem efi cácia.

Porém, os parlamenta-res da bancada do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, estados produtores de pe-tróleo, prometem difi cultar a votação. “Vamos para a guerra. Vamos obstruir de todas as formas essa votação, porque não existem vetos mais importantes do que outros e essa decisão [de votar o veto dos royalties] é inconstitucional”, disse o deputado Alessandro Molon (PT-RF). Ele foi o autor do requerimento encaminhado ao Supremo para que a aná-lise dos vetos fosse feita em ordem cronológica.

O Congresso tentará votar os vetos da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei dos Royalties e o Orçamento de 2013 na próxima terça-feira (5), às 19h. A decisão foi anunciada pelos presidentes do Senado, Renan Calhei-ros (PMDB-Al), e da Câma-ra, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), um dia depois de o Supremo Tribunal Federal derrubar a liminar que deter-minava a votação por ordem cronológica dos vetos.

De acordo com Calheiros, primeiramente será pautado o vetos aos royalties e, em seguida, o Orçamento. “O processo legislativo não pode fi car pela metade. Vamos vo-tar. Nossa preocupação é como melhor conduzir a sessão do Congresso Nacional. Vamos seguir o regimento e vamos votar”, disse.

“Sou otimista e acho que essa votação será simplifi ca-

Congresso marca votação do

Orçamento e do veto à distribuição

Terça é o “Dia D” para votação dos royalties

ANTONIO CRUZ/ABR

Henrique Eduardo Alves e Renan CalheirosHenrique Eduardo Alves e Renan Calheiros

Page 7: Expresso Regional - Ed 385

ANDRÉ LUIZ CABRAL

da Lage (PMDB), Cláudio Lugon (PP) e Erisvaldo Alves – Baiano (PHS), com exceção da vereadora Iza-mirthes Farah (PMN) e do vereador Sandro Daumas (PSL), ambos contrários à aprovação. Já o projeto de lei 004/2013 que cria a Se-cretaria de Cultura, apenas Izamirthes Farah (PMN) foi contrária a proposição. O vereador, Vagner Ignácio (PRB) não participou da sessão ordinária. As novas secretarias não têm verbas definidas, a explicação é simples. Elas foram criadas após a aprovação do orça-mento de 2013.

O presidente da câmara, Kódia Ramalho (PV) ao declarar encerrada a ses-são, agradeceu ao público presente e parabenizou ve-readores pelo entendimento dos projetos. “O parecer dos projetos e suas aprovações reforçam a legalidade dos trabalhos desta instituição e o compromisso com os seus deveres, sempre base-ados nos princípios éticos e democráticos”, fi nalizou o presidente.

Quatro novas secretarias foram aprovadas pelo poder legislativo, na quinta-feira, 28 de fevereiro, em Conceição de Macabu (RJ). O projeto foi proposto pela prefeita, Lídia Mercedes (Tedi) e analisado por duas Comissões Perma-nentes da Casa, a Legislação, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Finanças e Orçamento.

Ambas as comissões de-feriram o projeto da prefeita e Macabu ganha Secretaria de Segurança Pública (aprovado por unanimidade), Governo, Cultura e Meio Ambiente (tam-bém aprovado por todos os parlamentares), além dos seus respectivos cargos.

Na proposição que cria a secretaria de Governo, fo-ram favoráveis os vereadores Kódia Ramalho (PV), Toni-nho da Saúde (PP), Terezinha Manhães (PSD), André Fi-sioterapeuta (PMDB), Calos Augusto – Guta (PT), Celso

Legislativo aprovoupastas Governo,

Cultura, Governo eSegurança Pùblica

Macabu cria quatronovas secretarias

ANDRÉ CABRAL

PEDRO FOLLY

Enquanto não fi ca pronto o projeto da Nova Câmara, Juinho agiliza a construção dos gabinetes do Legislativo

As leis criando as secretarias passou sem difi culdades pelo Legislativo

Amaro Luiz está apresentando um volume considerável de projetos de Lei e proposições legislativas na Câmara Municipal de Macaé

JUNINHO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CÂMARA EM CARAPEBUS

Presidente quer restruturar e inovar o Legislativo da cidadeO vereador José Vascon-

celos de Luna Júnior (PT), popularmente conhecido como “Juninho” chega à presidência da Câmara de Carapebus com um fôlego impressionante. Mesmo com o modesto orça-mento de aproximadamente R$ 250 mil ao mês, o vereador tem planos ambiciosos para seu mandato de apenas dois anos na liderança da casa (2013/2014). O maior deles é construir uma nova sede para o Legislativo Municipal que, atualmente, funciona em uma estrutura precária. O projeto depende de uma parceria com a Prefeitura, o que vai demandar tempo. Até lá, algumas soluções já estão

sendo tomadas para realizar, em todos os sentidos, uma nova Câmara.

Segundo o vereador, o pri-meiro passo para melhorar a qualidade do trabalho parlamen-tar, é dotar a Câmara de uma melhor estrutura física, propor-cionando mais conforto tanto para a população, quanto para os vereadores. Para tanto, a Câmara já está passando por reformas estruturais. O segundo passo é construir gabinetes para os ve-readores em um terreno situado bem ao lado da Câmara, que já é usado como estacionamento do legislativo. “Os vereadores se-quer tem gabinetes para despa-chares suas proposições. Temos

apenas uma única salinha para todos usam ao mesmo tempo. Isso é vergonhoso”, disse.

Outro passo, este já tomado, é a mudança do horário das sessões legislativas para as 19 horas, o que vai proporcionar uma maior participação popular. “Esta já foi uma conquista de nosso mandato. Agora vamos resgatar a memória do legislati-vo, com a inauguração da galeria dos ex-presidentes da Casa”, afi rmou o vereador, informando em primeira mão que o evento será no dia 13 de março.

Duplicação da BR — Outro pleito defendido por Juninho é o movimento intermunicipal e suprapartidário pela duplicação

imediata da BR-101. Criado inicialmente uma reunião com apenas cinco vereadores da região: Juninho (Carapebus), Igor Sardinha e Dr. Eduar-do (ambos de Macaé), Kódia Ramalho (Macabu) e Rafael Jardim (Casimiro de Abreu), o movimento hoje congrega mais de 100 parlamentares do estado do Rio de Janeiro. “Este movimento não tem o objetivo de promover nenhum político, e também não tem dono. Estamos juntos em respeito às pessoas que já se perderam na BR-101 e também para evitar que mais vidas se percam nesta perigosa estrada que corta todo o nosso estado”, fi nalizou.

As leis criando as secretarias passou sem difi culdades pelo Legislativo

7Começa restruturação do Terminal Lagoa

Na última quarta-feira (27), o prefeito Dr. Aluízio, foi pessoal-mente com equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras para constatar o estado de degradação que se encontra o Terminal Lagoa. Devido à constatação de problemas estruturais, estão sendo retirados do local as lanças de ferro que sustentam o telhado e o PVC, que estão com risco de cair.

Regularização da propaganda visualA Prefeitura de Macaé iniciaráo cadastramento das empresas e/

ou pessoas jurídicas responsáveis pela venda, instalação, manutenção, locação, exibição ou exploração de comunicação visual. O período do cadastramento será da próxima segunda-feira (4) até 30 de abril. A medida, que visa o reordenamento do espaço público da cidade, atende ao artigo 138 do Código Municipal de Posturas (Lei complementar 079/2007).

EXPRESSO REGIONAL 03 a 09 de março de 2013

ANDRÉ LUIZ CABRAL

TRABALHADOR GANHOU VOZTRABALHADOR GANHOU VOZTRABALHADOR GANHOU VOZTRABALHADOR GANHOU VOZTRABALHADOR GANHOU VOZTRABALHADOR GANHOU VOZSindicalista atuante, vereador Amaro Luiz apresenta propostas inovadoras para Macaé

Em seu pr imeiro mandato, como ve-reador, Amaro Luiz (PSL) terá pela fren-te um desafi o: levar

para a atividade política as causas pelos quais vem lutando há pelo menos uma década. Fundador do Sindicato dos Trabalhadores Offshore do Brasil (Sinditob), Amaro vem travando lutas fer-renhas contra multinacionais em prol dos trabalhadores, sobretudo, os funcionários das prestadoras de serviço da cadeia do petróleo. Agora, na Câmara Municipal, seu objetivo é ir além. Em entrevista exclusiva ao Expresso Regional, o vereador garante que, além de colaborar para que o governo de Dr. Aluízio seja um sucesso, ele quer defender, na Câmara, proje-tos que transformem a realidade da população.

“Não cheguei à Câmara ‘caindo de paraquedas’. Antes mesmo de me eleger, já estáva-mos trabalhando. Agora, com a nossa eleição ao Legislativo, todas as nossas lutas ganharão ressonância. Afi rma o vereador, acrescentando que uma das suas principais bandeiras – a equipa-ração da jornada de trabalho dos trabalhadores terceirizados com os da Petrobras – não será aban-donada. Pelo contrário, ganhará ainda mais força. Atualmente os funcionários da Petrobras traba-lham 14 dias e folgam 21 (regime 14/21), enquanto os terceirizados trabalham no regime 14/14.

Projetos de Lei: entre as di-versas proposições do mandato,

o vereador destaca um projeto pioneiro que é a “Creche para Idosos”. Caso seja aprovado, o projeto vai melhorar a vida de muita gente. “Internar alguém em um Asilo não é a melhor so-lução: é ruim para a família e pior ainda para os idosos, que fi cam distantes de seus entes queridos. Por isso, pensando nas pessoas que trabalham e no bem-estar da população da terceira idade, que-

remos criar centros de apoio onde os familiares podem colocar os seus idosos enquanto trabalham e, no fi nal do expediente e nos fi nais de semana, podem leva-los para casa”, explicou.

Amaro explica que este idosos simplesmente não serão simples-mente “deixados” nestas casas de repouso. Pelo contrário, enquanto eles estiverem lá, participarão de atividades lúdicas, como artesa-

nato e de exercícios físicos, como pilates. Além disso, eles terão a assistência de médicos geriatras, fi sioterapeutas, psicólogos e as-sistentes sociais. “Acredito que este será o projeto social de amplo alcance”, exemplifi ca.

O vereador também está fi -nalizando a redação de diversas proposições contemplando políti-cas públicas para os jovens, para a cultura e até mesmo para a se-

gurança pública. Um dos projetos defendidos por ele é a proibição da publicidade de casas noturnas atreladas à venda de alcool. "É um absurdo, em tempos de "Lei Seca", termos boates em Macaé atraindo seu público oferecendo bebida de graça. Claro que esta publicidade estimula o consumo exagerado de álcool, o que pode elevar os índices de violência e morte no trânsito", explica.

Enquanto não fi ca pronto o projeto da Nova Câmara, Juinho agiliza a construção dos gabinetes do Legislativo

Amaro Luiz está apresentando um volume considerável de projetos de Lei e proposições legislativas na Câmara Municipal de Macaé

Passagem a R$ 1: Na entre-vista ao Expresso, o vereador tam-bém comentou sobre sua emenda ao projeto de Lei 001/2013 que instituiu a passagem a R$ 1 no município. Sua emenda causou bastante polêmica entre os vere-adores e mídia local, por defender o subsídio da passagem apenas para os cidadãos, porém não para as empresas.

“Não sou contra a passagem a R$ 1, inclusive acho que esta foi uma medida de grande alcance social, um acerto do prefeito Dr. Aluízio que merece meus aplau-sos. Minha emenda, portanto, tem o objetivo de proteger a lei de qualquer questionamento. A prefeitura não deve subsidiar dívidas trabalhistas de empresas. O cidadão pode e merece andar a R$ 1. Porém, cada empresa que arque com a sua despesa com vale transporte, que é um direito inalie-nável do trabalhador”, exemplifi -cou o vereador, afi rmando que a emenda, caso seja aprovada, vai gerar uma economia anual de pelo menos R$ 20 milhões no custo do subsídio à passagem.

Sobre o governo de Dr. Alu-ízio, o vereador afi rma que está surpreendido pela qualidade da administração. “Confesso que es-tou bastante impressionado com governo do nosso novo prefeito. Jamais presenciei um início de mandato com tanto empenho em solucionar os problemas mais emergentes em nossa cidade. Digo isso com total isenção já que no pleito eleitoral apoiei seu adversário”, fi nalizou.

Page 8: Expresso Regional - Ed 385

GRAZIELLE QUEIROZ

As meninas do Brasil mantiveram a hegemonia no Sul-americano e vão representar o continente em Moscou. Já a equipe masculina não conseguiu se classifi car

GRAZIELLE QUEIROZ

O país também é do RugbyO país também é do RugbyO país também é do RugbySeleção Brasileira feminina vence o Sul-Americano Sevens vai para o mundial

Grazielle Queiroz

O Rio de Janeiro foi a cidade escolhi-da para receber pela segunda vez o Sul-Americano

de Rugby Sevens. A competição aconteceu no Clube de Regatas do Flamengo no último fi nal de semana de fevereiro (23 e 24). O torneio contou com a parti-cipação de 18 seleções, sendo 10 masculinas e oito femininas e todas brigaram por vaga no Mundial, que ocorrerá em junho, na Rússia. A Seleção Brasileira Feminina (Tupis) conquistou o nono título do Campeonato e com isso carimbou seu passapor-te para Moscou.

As tupis fi zeram uma campa-nha impecável. Na primeira fase, derrotaram Peru (55 a 0), Argen-tina (24 a 12) e Chile (24 a 0). No segundo dia de evento, venceram a Venezuela na semifi nal de Ouro por 34 a 0 e disputaram a fi nal contra a Argentina. Na decisão, as brasileiras começaram melhor, mas a Argentina no segundo tempo, batalhou e conseguiu di-minuir a diferença. Ainda assim, o time brasileiro venceu a partida (27 a 14) com uma bela jogada da capitã Júlia Sardá, chegando ao “in goal” argentino.

"A sensação de dever cumprido é maravilhosa e poder conquistar mais um título ao lado das minhas amigas, é perfeito. O nosso treina-dor Youssef Driss e o preparador físico Darryn Collins fi zeram um trabalho fantástico desde o começo do ano. Todas as meninas estão confiando bastante nesse novo

sistema e acreditamos que isso irá nos levar ainda mais longe", concluiu a capitã do Brasil.

Já a equipe masculina brasi-leira, depois de derrotar o Para-guai por 29 a 10, se classifi cou para o quadrangular fi nal, onde encarou Argentina, Uruguai e Chile. Tupis (brasileiros) e Con-dores (chilenos) entraram em campo para decidir o terceiro

lugar. No primeiro tempo, a par-tida foi equilibrada. Na segunda etapa, Moisés marcou um “try” para o Brasil, convertido por seu irmão, Lucas Tanque. Mas os chilenos lutaram até o fi m e empataram a partida em 7 a 7.

O critério para desempate foi o maior número de pontos a favor e dessa maneira, os brasileiros conquistaram o terceiro lugar

e asseguraram participação no Sevens de Hong Kong, em mar-ço, que vale vaga para o Circuito Mundial 2013/2014. Os pumas (argentinos) confi rmaram o fa-voritismo e conquistaram pela sétima vez o título no torneio masculino sul-americano de se-vens. Foram sete vitórias, contra Equador, Peru, Chile, Colômbia, Brasil e Uruguai. Apesar do

As meninas do Brasil mantiveram a hegemonia no Sul-americano e vão representar o continente em Moscou. Já a equipe masculina não conseguiu se classifi car

03 a 09 de março de 2013 PÁGINA 8EXPRESSO REGIONAL

triunfo, os argentinos notaram que o nível técnico das equipes está subindo e não podem mais relaxar.

"O campeonato foi muito importante para o Brasil. No masculino, fi zemos jogos equi-librados com Argentina e Uru-guai, além de empatarmos com o Chile. Com isso, colocamos o pé na importante etapa do Cir-

cuito Mundial, em Hong Kong e vamos continuar brigando para entrar na elite mundial. O nível de evolução das meninas conti-nua. Elas conseguiram manter a hegemonia e irão representar o continente no Mundial da Rús-sia. Estamos no caminho certo", enfatizou o presidente da Con-federação Brasileira de Rugby, Sami Arap.

O país também é do RugbyO país também é do RugbyO país também é do Rugby

Page 9: Expresso Regional - Ed 385

ANA CHAFFIN

DIVULGAÇÃO

Equipe macaense superou expectativas e apresentou um basquete de alto nível. Agora é pensar no XV de Piracicaba

ANA CHAFFIN

DIVULGAÇÃO

Estreia com 'a mão direita'Estreia com 'a mão direita'Estreia com 'a mão direita'Macaé Basquete conquista vitória dupla em casa contra times mineiros

O Macaé estreou bem a Copa Bra-sil Sudeste de Basquete Mas-culino. Na sexta-

feira (21), a equipe derrotou o Ginásio, time mineiro, por 85x73, em casa. A partida acon-teceu no Ginásio do Tênis Clube de Macaé, o "Juquinha". O jogo foi marcado pela volta às ativi-dades profi ssionais do Macaé, paradas desde 2010. Apoiada pela Prefeitura Municipal atra-vés da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), o time vem se preparando para os novos desafi os da Copa Brasil Sudeste e buscam três vagas na Super Copa Brasil.

No primeiro quarto o equilí-brio predominou e o placar fi cou igual: 22x22. O empate também permaneceu no segundo quarto, que terminou 41x41. O Macaé conseguiu uma pequena vanta-gem no terceiro quarto, fechado em 60x55. E ampliou a vantagem na quarta parte do jogo: 85x73. O Secretário de Governo e Co-municação, Léo Gomes, assistiu à partida que também teve a presença do lateral direito do Flamengo, Léo Moura.

O Macaé voltou a quadra no sábado (2) enfrentando o Minas Tênis, e mais uma vez os minei-ros foram derrotados pelo Macaé. Por 70x52, quem gostou foram às secretarias Angélica Pinto e Eveline Gomes que voltaram do Rio de Janeiro para prestigiar o time do coração. Apaixonada por basquete, Angélica enfatiza o desempenho do time. “Estou surpreendida. A equipe superou

as minhas expectativas. O nú-mero 7 está dando um show na quadra”, comentou.

No primeiro quarto o Macaé abriu vantagem e fechou o pla-car em 23 a 8. O time mineiro não conseguiu acompanhar as jogadas rápidas do armador Ra-fi nha, destaque do jogo. O norte-americano Greg deu enterrada e levou a torcida ao delírio. Em diversos momentos do jogo o Macaé chegou a abrir vantagem

de 20 pontos. O cestinha macaense foi o

camisa 13, João, que marcou 12 pontos na partida. Ele acertou alguns arremessos atrás da linha de três. O grupo contou com os pivôs Atílio e André; os alas/pivôs Lucas, Greg, João, Will e Pablo; os alas Lima e Leo Crus-silo; além dos armadores Rafi nha e Wallace.

O técnico, Léo Gomes co-menta o desempenho do time nas

competições. ”Foi importantís-simo iniciar a competição com estas vitórias em casa. A equipe cresceu bastante de um jogo para o outro. Com este início positivo, vamos para os jogos fora com um time muito mais seguro”, disse.

Próxima parada: Piracicaba. O Macaé, rumo a mais uma vitó-ria. A equipe viaja para o interior de São Paulo e vai enfrentar o Rio Claro, no dia 15, e o XV de Pi-racicaba, no dia 16 de março. As

Vasco e Flu vencem favoritos e estão na fi nalUma vitória implacável do pri-

meiro ao último minuto. Assim foi, de forma emocionante, o triunfo do Botafogo sobre o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão. Com um gol de Julio Cesar logo no lance inicial e de Vitinho no fi m (aos 48), o time alvinegro garantiu vaga na fi nal da Taça Guanabara e quebrou um jejum de quase três anos sem vencer o rival. Os último triunfo havia sido conquistado em 18 de abril de 2010, no 2 a 1 da cavadinha de Loco Abreu que ga-rantiu a Taça Rio e o título carioca no Maracanã.

Já o Vasco fez uma partida épica contra o Fluminense. Na história do clássico, que com-pleta nove décadas em 2013, o Vasco já venceu 133 vezes, empatou 100 e foi derrotado em 113 oportunidades. No sábado (02/03), mais uma semifi nal foi decidida. Às 18h30, no estádio do Engenhão, as duas equi-pes entraram em campo para o jogo de número 347 da história do confronto. Em campo, o Cruzmaltino jogou com muita raça e venceu por 3 a 2. Com o resultado, o Vascão garantiu vaga para a grande fi nal da Taça Guanabara 2013 e aguarda o vencedor de Flamengo e Bota-fogo, que jogam amanhã (03). A fi nal será disputada no próximo domingo (10), às 16h, no estádio do Engenhão.

equipes que estão disputando a Copa Brasil Sudeste buscam três vagas na Super Copa Brasil, que terá oito times. O campeão e o vice da Super Copa vão enfrentar os dois últimos colocados da atual temporada do NBB, o Novo Basquete Brasil, competição mais importante do país. Deste quadrangular saem dois classificados para a edição 2013/2014 do NBB.

03 a 09 de março de 2013 PÁGINA 9EXPRESSO REGIONAL

Page 10: Expresso Regional - Ed 385

FRANCINE MARCELLA

Uma das representantes dessa classe de mulheres batalhadoras, que lutam por um futuro melhor, é a mineira Marli Gaudereto

Além do crédito suplementar, a Câmara votou outros projetos, como a criação do Conselho da Juventude

CRÉDITO SUPLEMENTAR ÉAPROVADO EM QUISSAMÃ

ROSINHA VAI A BRASÍLIA EM DEFESA DOS ROYALTIES

Legislativo aprova reforço de R$ 3,4 milhões

Prefeita vai acompanhar votação de perto na Câmara

Na sessão da câmara dos ve-readores de Quissamã, realizada quinta-feira (28), a vereadora Kitiely Freias apresentou seu Projeto de Lei que visa criar um conselho municipal da juventude na cidade. O objetivo é discutir e implementar políticas públicas voltadas a nossos jovens. Colo-cando dessa forma, à tona, temas de relevância, como o direito a educação, cultura e saúde,

O vereador Ronaldo Costa apresentou a proposta de trazer cursos para atendentes de recep-cionistas da rede municipal que atuam na área da saúde. A jus-tifi cativa do parlamentar, é que funcionários que trabalham na saúde precisam ter um cuidado

10Educação mais interessante em Macaé

As tecnologias informática e da comunicação estão presentes na rotina de quase todos os brasileiros. Por isso, ela não poderia deixar de ser inserida na Educação para a inclusão dos docentes e das gerações futuras na cultura digital. Com esse objetivo, a Prefeitura de Macaé começa, nesta quinta-feira (28), a primeira etapa de capacitação dos professores que atuam nos Laboratórios de Informática.

IPTU com desconto em QuissamãQuem ainda não pegou ou recebeu o carnê do IPTU 2013 (Imposto

Predial e Territorial Urbano) de Quissamã ainda pode aproveitar o desconto de 20% para o pagamento à vista até o dia 28 de março. Os carnês estão disponíveis para retirada no site da prefeitura (www.quissama.rj.gov.br) e continuam a ser entregues pela equipe do setor Arrecadação da Secretaria de Fazenda.

EXPRESSO REGIONAL 3 a 9 de março de 2013

MULHER, SIMPLES ASSIMMULHER, SIMPLES ASSIMMULHER, SIMPLES ASSIMMULHER, SIMPLES ASSIMMULHER, SIMPLES ASSIMMULHER, SIMPLES ASSIMNão há adjetivos para descrever as mulheres, que terão seu dia na sexta-feira

Brancas, negras, rui-vas, muçulmanas, judias, advogadas, mineiras, cario-cas, não importa.

Embora haja uma data (oito de março) estipulada para celebrar o “Dia Internacional da Mulher”, é preciso lembrar que todo dia é “dia da mulher”. A data é mar-cada por inúmeros discursos relembrando as reivindicações históricas femininas. A Rússia foi o país que deu início a tantos manifestos, no momento em que várias mulheres se uniram em prol do mesmo objetivo: melhores condições de vida e trabalho.

Uma das representantes dessa classe de mulheres batalhadoras, que lutam por um futuro melhor, é a mineira Marli Gaudereto. Nascida em Rio Pomba (MG), ela viveu parte de sua vida em Juiz de Fora (MG) e está radicada em Macaé há sete anos. O motivo de sua vinda é o mesmo da maio-ria das pessoas que aqui vivem: trabalho. Parte de sua vida foi dedicada a um serviço à área administrativa de um hospital, e partiu para a “capital do petróleo” para montar um restaurante. “Eu administro meu restaurante como se tivesse administrando a minha casa”, conta.

Com muita garra, ela abriu a “Cantina Brasileira” com um sócio, mas essa sociedade durou apenas seis meses. Corajosa, ela decidiu tocar o negócio sozinha e destaca as dificuldades que enfrentou todo este tempo. “As pessoas mudam para Macaé achando que ganharão muito

dinheiro em pouco tem tempo. Mas, não é bem assim. Aqui realmente tem muito emprego, mas é preciso ter muita garra e coragem para continuar aqui. Há sete anos sou proprietária do res-taurante, foquei no meu objetivo, não pensei em desistir, por isso, deu certo”, comentou.

O restaurante foi crescen-do devagar. O diferencial é a familiaridade, bom preço e qualidade. Marli assimila o

grande sucesso de seu negócio pela relação de amizade que buscar ter com seus clientes. No entanto, ela diz que o gran-de desafi o é a rotatividade de funcionários. “Muitas pessoas estão aqui em busca de trabalho, mas estão desqualifi cadas para assumir a função. Isso interfere em meus projetos”, disse. Para tentar mudar essa realidade, ela vai entrar em contato com o Sebrae e oferecer cursos aos

funcionários. No Dia Internacional da Mu-

lher, Marli diz que na sociedade contemporânea, a mulher de-pende dela mesmo para garantir seu espaço. “Não acredito mais em civilização machista. Isso se quebrou. Não acredito também em preconceitos. Temos o nosso espaço. Só precisamos estudar para crescer cada vez mais. A mulher tem que dividir as tare-fas com o homem, claro, dando

FRANCINE MARCELLA

DIVULGAÇÃO

Fiscalização dosmercados para

a PáscoaUm novo implemento agrí-

cola será testado em canaviais de pequenos produtores rurais de Campos na safra deste ano. O secretário de Agricultura e Pes-ca, Eduardo Crespo, esteve na região canavieira do município do Cabo de Santo Agostinho, no interior de Pernambuco, onde o implemento agrícola desenvol-vido pela Universidade Federal Rural, a partir da iniciativa de plantadores de cana do municí-pio, tem apresentado resultados práticos e positivos na colheita de cana crua.

O equipamento está em fase de consolidação de uso no corte de cana dos canaviais de peque-nos produtores, no interior de Pernambuco. No primeiro ano de teste, cortou 7 mil toneladas. Em 2011, mais de 30 mil toneladas. Na safra de 2012 foram cortadas mais de 85 mil toneladas com o novo implemento agrícola.

"Fomos conhecer de per-to como funciona este imple-mento agrícola, utilizado pelos pequenos produtores rurais que não dispõem de recursos para adquirir as caras cortadeiras/embarcadeiras para cortar suas canas cruas sem a tão combatida queimada", disse o secretário Eduardo Crespo. Também par-ticipou do encontro, um grupo de produtores rurais que tinha ouvido falar nos benefícios do implemento agrícola.

prioridade à educação dos fi lhos. Hoje, somos capazes de assumir mais tarefas que o homem”, argumenta.

Das mulheres que fi zeram à diferença no mundo, ela cita Cecília Meireles, Clarice Lis-pector, Madre Teresa de Calcu-tá, Cissa Quimarães, Fernanda Montenegro e as amigas, a dona de casa Lúcia Portugal e Sônia Barbuto, uma mulher à frente de seu tempo.

Além do crédito suplementar, a Câmara votou outros projetos, como a criação do Conselho da Juventude

especial aos mais debilitados, priorizando atenção a eles. Ro-naldo destacou ainda que está trabalhando para que uma área de lazer seja construída na Praia de São João Francisco.

Durante a sessão, todos os vereadores tiveram que votar na aprovação ou reprovação de R$ 3,487,533,49 milhões de crédito suplementar que tem como fi na-lidade ser usado para obras, meio ambiente, serviços públicos e para acabar com o défi cit gerado pelo não pagamento das bolsas de estu-do. Todos os vereadores votaram a favor e, a maioria justifi cou que não tem objetivo de difi cultar o inicio de governo da atual gestão.

Vereadores também vota-

ram na Comissão de Finanças e orçamento do exercício 2011 referente às contas do ex-prefeito Armando Carneiro. Somente a vereadora Kitiely votou contra a aprovação. Ela destacou que, fi cou constatado algumas irregu-laridades em relação ao Fundeb. De acordo com a vereadora, con-forme a Lei Federal os recursos não foram usado como deveria.

A vereadora Isabel Pessanha disse que muito importante dar início a reuniões com os presi-dentes de bairros a fi m de saber as necessidades dos moradores. Na ocasião, Isabel afi rma ainda grande satisfação em ver as aulas sendo retomadas no So-bradinho.

A prefeita de Campos, Ro-sinha Garotinho, embarcaram nesta terça-feira (5) para Bra-sília, para diversos compromis-sos. O primeiro deles será mais uma etapa da batalha contra a redistribuição dos royalties. Rosinha, que também preside a Organização dos Municí-pios Produtores de Petróleo (Ompetro), quer acompanhar toda a movimentação do dia. Na quarta-feira (6), a prefeita tem audiências marcadas com ministros e seus secretários, para tratar de assuntos, como Aeroporto Bartolomeu Lizan-dro, mobilidade urbana e casas

populares.Na terça-feira, às 11h, no

plenário da Comissão de Cons-tituição de Justiça e Cidadania, Rosinha estará à frente de uma reunião com todos os prefei-tos que compõem a Ompetro. “Também convidei a bancada fl uminense do Congresso Na-cional e os deputados estaduais da Alerj. O vice-governador Luiz Fernando Pezão garantiu presença”, disse a prefeita, que quer buscar apoio e estudar medidas em conjunto para evi-tar mais uma perda para o Rio de Janeiro. “Sem os royalties, viraremos uma Serra Pelada”,

diz Rosinha.O secretário de Desen-

volvimento Econômico e Pe-tróleo, Marcelo Neves, que acompanhará a reunião, tem esperanças de que a pauta que pretende tombar o veto da Presidente Dilma venha a cair. “Sabemos que há um novo acordo sendo estudado, onde o Governo Federal es-taria propondo abrir mão de um percentual dos royalties, para que tudo seja solucio-nado sem problemas entre os estados irmãos”, disse Neves, que defende outros argumentos.

Modelo 320i

Page 11: Expresso Regional - Ed 385

Mauricio de Sousa e sua fi lha, Mônica, participaram na terça-feira (26), em São Paulo, de uma entrevista coletiva para anunciar uma série de eventos e produtos comemorativos dos 50 anos da Mônica. A personagem surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha (veja abaixo imagem da tirinha), antes de tornar a fi gura principal da série de quadrinhos. Publica-ções especiais, exposições, espetáculos e novos produtos como versões “retrô” de bonecos da Mônica e do seu coelhinho, Sansão, saem em 2013.

Mônica, inspiradora da personagem, que hoje trabalha na Mauricio de Sousa Produções, falou sobre a sua relação com a fi gura dos quadrinhos. “Quando entrei na escola, meu pai chegava e pediam para desenhar, principalmente a Mônica, e eu percebi a importância da personagem. Na pré-adolescência eu não gostava de ser a Mônica. Eu queria ser bonitinha, mas era baixinha, gordinha, dentuça. Depois eu assumi a personagem e amo ter sido a inspiradora dela.”

Uma revista especial de aniversário está prevista para chegar às bancas no dia 1º de março. Um livro com todas as capas da Mônica também será lançado em 2013.

Um espetáculo teatral de 1978, “Mô-nica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta”, será remontado e lançado em abril no Teatro Geo, em São Paulo. As roupas da peça são assinadas pelo estilista Fause Haten.

3 a 9 março de 2013 PÁGINA 11EXPRESSO REGIONAL

DEPOIS DE TRÊS PARTICIPAÇÕES, CAPITAL VOLTA AO ROCK IN RIO

ARTISTAS DE ‘OZ: MÁGICO E PODEROSO’ SE REÚNE EM PREMIÈRE

ROBIN MORRE EM NOVA EDIÇÃO DE HQ DO BATMAN, DIZ JORNAL

Já se passaram 25 anos desde que Renato Russo e a Legião Urbana estiveram pela última vez juntos em um palco em Brasília. Na ocasião, mais do que o show, o que chamou a atenção foi o tumulto envolvendo a banda, o público e a polícia. Renato Russo chegou a dar entrevistas afi rmando que nunca mais tocaria na capital. Morto há 17 anos, o artista, considerado um dos principais nomes da música do Distrito Federal, volta ao mesmo local onde aconteceu a confusão para novamente fazer um show, desta vez, aparecendo no palco como um holograma. O fi lho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, e a Legião Urbana Produções anunciaram quinta-feira (28), em reunião com o governador Agnelo Queiroz no Palácio Buriti, que o Estádio Nacional Mané Garrincha vai receber um evento em homenagem ao cantor no próximo dia 29 de junho.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

MAURICIO DE SOUSA E FILHA ANUNCIAM COMEMORAÇÃO

DE 50 ANOS DA MÔNICA

O elenco de Oz: Mágico e Poderoso se reuniu na noite da última quinta-feira (28) para a première do longa, que chegará aos cinemas bra-sileiros no dia 8 de março. James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams, Rachel Weisz e Zach Braff estavam entre os presentes e posaram para fotos. Na trama, Oz (James Franco) é o dono de um circo mambembe e tem uma ética questionável. Transportado para um mundo mágico, ele precisa lidar com a batalha entre três bruxas locais: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glenda (Michelle Williams). O fi lme é inspirado em O Mágico de Oz (1939) e dirigido por Sam Raimi, da trilogia Homem-Aranha.

Depois de três participações seguidas nas últimas quatro edições brasileiras do Rock in Rio, o Capital Inicial foi anunciado como uma das atrações do festival em 2013. A banda formada por Dinho Ouro Preto (vocais), Flávio Lemos (baixo), Yves Passarell (guitarra) e Fê Lemos (bateria) vai se apresentar no Palco Mundo em 14 de setembro, mesma noite do grupo britânico Muse. “Muse é a banda que mais ouço hoje em dia”, comemora Dinho, que encontrou-se com o publicitário Roberto Medina, presidente do Rock in Rio para um bate-papo no escritório central do festival, no Rio de Janeiro.

Muffi ns de bacon e parmesão

INGREDIENTES:

200g de bacon em cubinhos pequenos1 ovo1 ½ xícara de chá de leite¼ xícara de azeite extra virgem1 colher de sopa de coentro1 colher de sopa de manjericão seco200g de parmesão ralado na horaPimenta do reino moída na hora à gosto2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada em duas etapas1 colher de sopa de fermento químico em póManteiga derretida e farinha para untar a forma1 ovo batido com garfo

MODO DE PREPARO

Frite o bacon, escorra o excesso de gordura e coloque sobre papel absorventeEm uma bowl adicionar o ovo, o leite e o azeite e misturar levemente com um fouetAdicionar o coentro, o manjericão, o parmesão e a pimenta do reino, misturar novamentePeneirar metade da farinha sobre a mistura e mexer com o fouetPeneirar a segunda metade com o fermento já misturado e mexerDe antemão untar as formas de empada com a manteiga derretida e polvilhar farinha de trigoCom auxílio de uma colher colocar a massa até ¾ do total da for-minhaLevar ao forno pré aquecido à 200°C, assar por cerca de 10 minutos, retirar do forno, passar o ovo batido sobre cada bolinho, retornar ao forno até dourar

15 porções

O sapo...

(...)

O sapo foi se consultar com uma cartomante e assim que ela distribuiu as cartas sobre a mesa, profetizou:

- Vejo uma moça loira, muito bonita e inteligente, querendo saber tudo sobre você...

- Croac! Quando e onde eu vou conhecer essa gatinha?

- Semestre que vem, na aula de Biologia!

- Assim?- Não, mais para cima!- Assim?- Um pouco para o lado.- Aqui?- Quase. Está quase!- Me diga como você quer.- Oh querida... Agora um pouco

mais para baixo. Assim... Assim. Agora parao lado. Rápido!

- Amor, eu...- Para cima! Para cima! Um pou-

quinho...- Assim?- Ah! Ah, Aiiiiiii...- Pronto?- Não! Continua, continua que está

gostoso!- Nossa! Acho que você está com

sarna!

30 minutos

Page 12: Expresso Regional - Ed 385

3 a 9 de março de 2013 PÁGINA 12EXPRESSO REGIONAL