Transcript
Page 1: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

ANO X - OUTUBRO 2013 Diretor Responsável: Jornalista EDISON TORRES

JORNAL DO MUNICÍPIOMARICÁ

www.obarao.blogspot.com [email protected]

PDT COMANDA PROCESSO DE RENOVAÇÃOO eleitor tem que se conscientizar de que chegou a hora de renovar o parlamento brasileiro. As manifestações de ruatem mostrado a insatisfação popular contra os maus políticos. Mas, é nas urnas que tem que dar a resposta. Página 4.

Os que roubaram chinelos estão presos.Os que roubaram a nação estão soltos.Trata-se de uma suprema chinelada comobem disse um jornal de grande circulaçãodo Rio de Janeiro. Página 3

Artigo: Quaquá no município dasmaravilhas. Página 6

Serviços do SAMU foram reativados emMaricá.

Reformulação no trânsito melhora a vidados pedestres no centro.

Taxistas vão fundar o sindicato dacategoria.

Os ladrões não estão na cadeia livroescrito na década de 1960 está atual.

Repórter ET

O contraventor. Artigo do comandanteCarlos Nardin fala sobre a corrupção nosdias de hoje. Página 7

LANÇADO O MOVIMENTO:“SIM, É POSSÍVEL!”

Foi fundado aqui em Maricá, o movimento SIM, É POSSÍVEL!A ideia é do pré candidato a deputado estadual Julio Carolino, Luis Felipe Cabecinho e do jovem líder João

Guilherme. O objetivo é conscientizar o eleitor do município a eleger um representante na Assembléia Legislativa. Página 4.

TRIBUNAL DECONTAS CONDENAEX-VEREADORES

DE MARICÁPágina 3

Julio Carolino e Sandro Matos prefeito de São João de Meriti

Page 2: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

2 - JORNAL DO MUNICÍPIO OUTUBR0 2013

Repórter ET

Expediente:JORNAL DO MUNICÍPIO de MaricáEditora JC - Av. Rio Branco, 14 - 18º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJDiretor Executivo: Tiago Salles - Editor Responsável: Edison Torres, RP 385-DRT-PARedação: [email protected] / [email protected] Digitação: Pery Salgado e Stephanie DallianyProgramação Visual: PR PRODUÇÕES www.obarao.blogspot.com Representante:TRÁFEGO PUBLICIDADEDistribuição: Central de Jornalismo - Rua Barão de Inohan 233 - Centro - Maricá > Tel.: 2637-4170 Impressão: A TRIBUNAFotos: Pery Salgado e Rosemery Oliveira Os artigos assinados e opiniões são de responsabilidade de seus autores

DEU NO EXTRA

Procon – RJ recolhe alimentosvencidos em Maricá.

Fiscais do Procon – RJ recolheramontem, cinco toneladas de alimentosvencidos no supermercado Estrela do Sul,em Maricá. A maior parte era carne.Segundo a Secretaria Estadual deProteção e Defesa do Consumidor, o donodo supermercado foi levado para a 82ª DPpara depor. Ele deverá responder porcrimes contra a saúde pública.

LIVRO AUTÊNTICO

O deputado paraense GeraldoPalmeira, escreveu um livro cujo título era“Os ladrões não estão na cadeia” ondeele retratava a onda de corrupção que estáatual. Se vivo fosse, Palmeira estariacertamente confirmando tudo o quedenunciara na época. O livro foi escrito nadécada de 60.

JUSTIÇA?

O pé de chinelo que furta uma sandáliavai para cadeia sem julgamento. Para elenão existe o tal embargo infringente. Oladrão de colarinho branco continua soltodesafiando a justiça que não mandaprendê-lo.

O POVO NAS RUAS

Continuam as manifestações de ruaem todo o país. Dizem que o povo acordou,será? Só as manifestações públicas nãoresolvem. Do que adianta protestar se nodia da eleição esse mesmo povo queprotesta comparece às urnas para elegeruma cambada de corruptos eincompetentes? O grande protesto,achamos nós, terá que ser dado na eleiçãode Outubro do próximo ano, não votandonos maus políticos, uma grande maioriadando banana para o povo e legislandoem causa própria. O que dizer de umaCâmara Federal que manteve no cargoum deputado criminoso condenado epreso pelo STF? Dos deputados debancada do Rio de Janeiro, quem votou afavor? É bom saber para que eles sejamalijados da política.

SAÚDE (1)

Não se surpreendam se num futurobem próximo o nobre Chiquinho venha aser nomeado Secretário de Saúde. Eletrabalha para isso, segundo uminformante. Pelo menos é ele quemmanda no setor, nomeando seus amigose exonerando quem não reza em suacartilha.

SAÚDE (2)

Enquanto isso, a competente médicaJanete Valadão trabalha anonimamentetentando desatar o nó que deram na saúdede nosso município. Agora mesmo, elaacaba de reativar os serviços do SAMUque estavam paralisados.

QUERIA ENTENDER

O Tribunal Regional Eleitoralconfirmou a sentença da juíza de 55ªcomarca, que considerou o prefeitoQuaquá inelegível por oito anos, mas omanteve no cargo. Segundo uma fonte hámais de vinte e cinco processos contra oprefeito no TRE, fora os que já estão noTSE, e muitos outros em fase deaveriguação, no Ministério PúblicoEstadual. A pergunta que todo mundo faz:“quando eles serão julgados?”

CINEMA E TEATRO

Um empresário de São Paulo esteverecentemente em Maricá procurando umterreno para comprar. Ele quer estenderseus negócios até o nosso municípioconstruindo aqui um grande shoppingcom quatro salas de cinema e um teatro.

MELHORIA NO TRÂNSITO

Esse repórter sempre combateu aesculhambação que é o trânsito no centroda cidade: um caos principalmente naRua Ribeiro de Almeida, onde se viagrandes caminhões descarregando pelamanhã na hora de mais movimento. Poisbem isso está acabando com a grandereformulação que está sendo feita peloatual secretário municipal de transportes,Leandro Costa. As grandes modificaçõesjá estão dando para se observar.

REDE HOTELEIRA

Maricá continua crescendopopulacionalmente. Em vinte anos, masde 80 mil pessoas vieram aqui morar.Dizem que o progresso chegou, mas aviolência também. E não se tem aqui umarede hoteleira. Quem procura Maricá paravisitar, volta no mesmo dia, porque aquinão tem um hotel de categoria.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

As grandes lojas que estão chegandoem Maricá não são associadas daAssociação Comercial. Por que? Com apalavra o presidente da entidade, AdélioSoares que acaba de ser reeleito para ocargo.

CAROLINO

Já está de volta a Maricá, depois deuma breve estada na França, onde sesubmeteu a uma intervenção cirúrgica, oamigo desta coluna, o médico CarolinoGomes dos Santos. Ele já voltou às suasatividades.

JORNAL DOMUNICÍPIOA verdade sempre!

TAXISTAS

Esse repórter viajou em três táxis emdias alternados e conversou com os trêsmotoristas. Todos eles afirmaram que aclasse aqui em Maricá é desunida, quesofre pressão e é perseguida pelo prefeito.Alguns estão se movimentando parafundar o sindicato, mas esbarram nadesavença que há entre os dirigentes dascooperativas que são cerca de seis ousete, controlando mais de quatrocentos edez taxistas em todo o município.

Aliás, por falar em perseguição, não éde hoje que o prefeito persegue osprofissionais do volante. No início de seuprimeiro governo mandou tirar da rua umponto de táxi que funciona até hoje emum terreno alugado ao lado do hospital.Motivo: os taxistas não o apoiaram nacampanha eleitoral.

80 ANOS – PARABÉNS

Dona Iria Silva da Costa, completou 80anos no dia 20 de Setembro passado. Elaé esposa do nosso companheiro JurandirCosta que trabalhou na Assessoria deImprensa do governo Luciano Rangel efoi um destacado repórter – fotográfico dosDiários Associados.

Page 3: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

OUTUBRO 2013 JORNAL DO MUNICÍPIO - - - - - 3REPORTAGEM

ELES FURTARAM CHINELOS E JÁ ESTÃO NA CADEIA. ELES ROUBARAM A NAÇÃO E ESTÃO SOLTOSAmigos leitores: Este é o Brasil Keny Silva de 32 anos

e Leonardo Ribeiro, de 19, furtaram um par de chinelos.Duas horas depois foram presos e aguardam julgamentona cadeia. Já o mensalão chegou à justiça em 2005,mas só no ano passado vinte e cinco pessoas foramcondenadas. Ninguém foi preso. O STF agora decidiuque o julgamento de 2012 não valeu. José Dirceucondenado a dez anos, José Genoíno, a seis anos, JoãoPaulo a nove anos e Marcos Valério, a quarenta anos,não são qualquer pé de chinelo. Por isso, estão soltos.

Foi, como disse um jornal de grande circulação noRio, “Uma suprema chinelada” e ainda comentou: osdois são Silva. Ambos esperam ansiosos a batida dajustiça. As coincidências em torno da dupla do mesmosobrenome pararam por aí. Enquanto um Silva é acusadode furtar um par de chinelos, o outro foi condenado porcomandar um esquema de corrupção que desviou R$170 milhões dos cofres públicos. O primeiro está preso,enquanto que o segundo está solto.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

O Brasil inteiro já sabe que houve desempate noSupremo Tribunal Federal a favor dos mensaleiros. Ostais embargos infringentes prevaleceram e os“condenados” terão a chance de diminuir suas penas ouvê-las prescrever o que seria um absurdo.

O povo se revoltou. Pizzas foram colocadas sobre ascalçadas do Tribunal. Aqui no Rio, atrizes da televisão sevestiram de preto simbolizando o luto pela decisão dajustiça.

Esse é o retrato de um país que vê, do outro lado damoeda, quase 14 mil presos só aqui no Rio, a espera dejulgamento. E a situação cada vez piora mais, segundodados do Departamento Penitenciário Nacional com oaumento de pessoas atrás das grades esperando poruma sentença.

RETRATO DO SISTEMA

Um em cada três presos no país ainda não foi julgado.

> Há 195 mil presos (35,5%) no sistema penitenciárioaguardando julgamento no país, de acordo com dadosde dezembro do ano passado do DepartamentoPenitenciário Nacional.

> O Piauí tem o maior índice de presos provisórios doBrasil: 74% de internos estão no xadrez aguardandojulgamento.

> Dos 30.906 presos no Rio, 11.901 (38,5%) estavamno xadrez à espera de julgamento. Segundo dados dedezembro.

> Em regime fechado, já cumprindo pena, o númeroera menor: 10.791.

> Só haviam 3 detentos cumprindo pena por crimecontra a administração pública: todos foram condenadospor peculato (desvio de dinheiro público). Nenhumcumpria pena por corrupção passiva.

> O crime que levou mais presos para a cadeia noRio foi o roubo qualificado. Em dezembro eram 3.211cumprindo pela pelo delito.

* Fonte: Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça

POLÍTICOS NA MIRA DA JUSTIÇA

CondenadosDos 594 deputados e senadores em exercício no

Congresso Nacional, pelo menos 190 – o equivalente a32% - já foram condenados na Justiça ou nos Tribunaisde Contas, segundo levantamento feito pelaTransparência Brasil.

DeputadosAo todo, 278 deputados possuem ocorrências em

tribunais no país. Um índice de 54,2%. No Rio, 25deputados respondem a processos – o equivalente a umpercentual de 51%.

SenadoresNo Senado, são 43 casos de políticos que respondem

a processos.

No SupremoDe cada dez parlamentares, quatro estão pendurados

no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita departicipação em crimes. São 224 deputados e senadoresque respondem a 542 inquéritos e ações penais.

Os crimesEntre as acusações que recaem sobre os

parlamentares, há crimes graves, como homicídio,corrupção e envolvimento com o narcotráfico.

VEREADORES SÃO CONDENADOSTribunal de Contas determina que 13 parlamentares de Maricá entre 1993 e 1996 devolvam salário recebido a mais

Wanderley e Gilson foram condenados solidariamenteaos outros vereadores, isso porque eles foram presidentesda Casa de janeiro de 1993 a dezembro de 1994 e dejaneiro de 1995 a dezembro de 1996 respectivamente.Com isso, caso o outro condenado solidariamente nãopague, WANDERLEY e GILSON terá que arcar com asdespesas. Eles ainda podem recorrer da sentença doTCE.

Procurado pelo EXTRA, Wanderley, que hoje ésubsecretário de Conservação Urbana de Maricá, disseque vai devolver os valores recebidos. Já Adailton Pereira,o Bubute, atualmente Vereador e segundo secretário daCâmara, informou que só comentaria o casopessoalmente. Os outros condenados não foramencontrados até o fechamento desta edição.

Nota da redação: Este fato ocorreu há 20 anos atrás esó agora saiu a sentença com direito a recurso, portanto,seguindo esses parâmetros, os atuais políticos (que foremcondenados) só terão suas sentenças julgadas em 2033.

Tá bom para você?

Jornal do Município10 anos de bons serviços prestados à população de Maricá.

Veja também as notícias do Jornal do Município acessando o Barão On Linewww.obarao.blogspot.com

O Tribunal de Contas do estado do Rio (TCE)determinou que 13 ex-verwadores de Maricá devolvammais de R$ 695 mil aos cofres públicos.

O valor é a soma do que eles receberam acima dopermitido por lei, entre janeiro de 1993 e dezembro de1996.

Na época, a resolução 310/92 da Câmara dosVereadores de maricá estabeleceu que o salário delesequivaleria a 5% da renda arrecadada pelo município.Porém, a Constituição do país proibe a vinculação dedespesas à arrecadação da cidade. E a variação do queera recolhidos a cada mês fez com que os saláriosultrapassassem o valor legal. Foram condenados pelotribunal: ADAILTON PEREIRA DA COSTA FILHO,ALDEMIR DA SILVA BITTENCOURT, DILSON DE SOUZABEZERRA, DURVALINO DO AMPARO, GILSONFRANCISCO DA SILVA, ISMAR MUNIZ DE ANDRADE,JOSÉ DELAROLLI, JOÃO BATISTA DE MENDONÇA,MAURÍCIO PEREIRA DE SOUZA, OCTACÍLIO DEANDRADE, OLDEMAR GUEDES FIGUEIREDO, UILSONAFONSO VIANA E WANDERLEY TAVARES DE SÁ.

ENQUANTO ISSO NA CHINA...

Enquanto no Brasil uma sentença demora, cinco,dez, vinte anos e acaba prescrevendo, na China, oex-ministro de Ferrovias Liu Zhijun foi condenado apena de morte adiada por dois anos (que no sistemadeles equivale a uma sentença de prisão perpétua)após ser declarado culpado de corrupção por terrecebido R$ 22,5 milhões em propinas. O fatoocorrido em 2011 (dois anos atrás) já foi julgado e asetença confirmada após recurso impetrado.

Outro ex-dirigente do Partido Comunista Chinês- Bo Xilai, foi condenado culpado por desvio defundos, aceitação de suborno e abuso de poder(qualquer semelhança é mera coincidência) em 22de setembro. Seus advogado tiveram 10 DIAS (eudisse 10 dias) para recorrerem e assim o fizeram nosegundo dia. No quarto dia (26/09), a sentença foiconfirmada e Bo Xilai foi condenado a pena de morteadiada por dois anos, ou seja, prisão perpétua.

O olha que só desvio ¢$ 2,44 milhões de euros(cerca de R$ 6 milhões de reais), um amador pertode boa parte dos políticos brasileiros. Ah, se a modapegasse por aqui, poucos sobrariam !!!

Page 4: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

4 - JORNAL DO MUNICÍPIO OUTUBRO 2013

JULIO CAROLINO LANÇA O MOVIMENTO “SIM É POSSÍVEL”real de ser eleito, tendo compromisso com a cidadedevido há uma possível votação expressiva.

O movimento “SIM É POSSÍVEL” encabeçado pelojovem advogado Julio Carolino, filho do médico epresidente do PDT municipal, Dr. Carolino, que tambémluta incansavelmente, pela melhoria do nosso município,e por uma maturidade política dos políticos municipais.

O próprio nome do movimento já demonstra que épossível através de uma união e de uma conscientizaçãodo eleitor, Maricá ter uma representação a altura de seusinteresses, na esfera estadual, sabe-se que este caminhotem que ser galgado gradativamente, degrau a degrau,não adiantando políticos do município se lançaremcandidatos a esfera federal, fazendo como trampolim paraum eleição municipal, uma vez que se o município nãopossui nem um deputado estadual, como pular diretopara uma cadeira federal.

Maricá terá na próxima eleição provavelmente doiscandidatos a deputado estadual, sendo que pelo que sepode observar, ambas as candidaturas são viáveis,dependendo apenas do deslanchar de cada uma.

O eleitor maricaense terá uma vez mais sua chancede resgatar tudo que lhe foi tirado, e tudo que deixou dereceber, basta ter consciência na hora de votar, que é oque esse movimento que hoje se apresenta vai fazer nospróximos doze meses que antecedem as eleições.

O pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, JulioCarolino, junto com Luís Felipe Cabecinho, e o jovemlíder João Guilherme, estão lançando em Maricá omovimento “SIM É POSSÍVEL”.

O movimento “SIM É POSSÍVEL”, tem como objetivomostrar ao eleitorado municipal a grande importânciado nosso município ter um deputado estadual, uma vezque Maricá já passa de oitenta mil eleitores, sem ter umrepresentante na Alerj, Saquarema, um município comeleitorado que não chega há cinquenta por cento do deMaricá, possui um deputado estadual e presidente daAlerj.

O movimento vem mostrar a população a importânciado voto. Na eleição passada para deputado estadual,oitocentos candidatos tiveram votos em Maricá, inclusiveo atual presidente da Alerj Paulo Mello, levou daqui maisde cinco mil votos, e nada fez por nosso município nosúltimos quatro anos, o movimento quer conscientizar anão votar em candidato que só vem no município à épocadas eleições buscar votos, o famoso candidato copa domundo.

Outro candidato que teve votação expressiva nomunicípio, foi o ex-governador Antony Garotinho, que nadafez por nossa tão sofrida cidade.

O objetivo também do“SIM É POSSÍVEL” éconscientizar o eleitor daimportância de não votar emcandidatos que estãofazendo da eleição dopróximo ano, um simplestrampolim para eleição de2016, pois o candidato quese candidata simplesmentecom este objetivo prejudicaem muito os candidatos comchances reais, uma vez queo candidato trampolimjogará no lixo todos seusvotos, sendo eleito ou não,pois o voto é de sumaimportância não podendoser desprezado por meravaidade de alguns candidatos.

Em Maricá, já se houve falar em candidatura commero objetivo de colocar o nome do candidato emevidência para 2016, o político que age desta formadesrespeita o voto do eleitor em todo os seus aspectos,sacrifica o município em seu projeto pessoal, sendo queeleito deixará o cargo para concorrer a prefeitura, e nãoeleito deixa de levar os votos a um candidato com chance

DR. CAROLINO É HOMENAGEADO NO MAPI – PDT

Dr. Carolino, médico, presidente do PDT de Maricá, membro do diretório estadual, foihomenageado no ultimo dia 27, na sede do partido no Rio de Janeiro, o MAPI – Movimentodos Aposentados, atraves de sua presidente prestou justa homenagem ao médico, quetambém é membro fundador do movimento, a homenagem veio pelo grande apoio queCarolino sempre deu ao movimento, inclusive realizando até palestras em suaespecialidade, para terceira idade, este jornal parabeniza a iniciativa da presidente MariaJosé Latgé. Não se pode deixar também de mencionar que no evento estava presente opresidente municipal do MAPI, Profº Elíseo e o pedetista histórico Profº Nilton, sendo queeste último inclusive deu uma palinha no momento da confraternização, quem tambémcantou foi o presidente nacional, Ministro Carlos Lupi.

Sandro Matos:Meu governo apoia o idoso

A terceira idade de São João de Meriti comemorouna segunda-feira, 30 de setembro, mais um dia daSemana Municipal do Idoso com ação social e um baile.Promovidos pela prefeitura, por meio da secretaria deDireitos Humanos e Igualdade Racial, os eventosaconteceram no Centro Cultural Meritiense, em Vilar dosTeles. A celebração foi encerrada na terça-feira, 1 deoutubro, Dia Internacional do Idoso, com exposição deartesanato produzidos por integrantes do grupo da MelhorIdade

A ação social ocorreu pela manhã e foram oferecidos

serviços gratuitos de emissão de documentos, orientaçãojurídica, atendimento psicológico e de assistência social,orientações sobre DST/Aids, verificação de pressãoarterial, glicose e peso, auriculoterapia, acupuntura,fisioterapia e consultas com clínico geral. Na sala doidoso teve palestra sobre alimentação saudável na melhoridade. Os idosos também puderam participar de umaulão de yoga e cuidar da beleza com corte de cabelo eescova.

Ao som do músico Walmir Nascimento, a tarde foi

dançante para os idosos no Centro Cultural, em festaque lembrou os aniversariantes dos meses de agosto esetembro da Melhor Idade. O casal Severino Fibelis daSilva, 70 anos e Zildenir Agum, 68, aproveitou paraaprimorar os passos de dança. “Gosto muito deste bailee há mais de dez anos participo deste evento”, declarouSeverino. O deputado federal Marcelo Matos, o deputadoestadual Marcelo Simão, secretários e vereadoresmunicipais participaram do baile.

PDT COMANDA PROCESSO DE RENOVAÇÃOJulio Carolino é de Maricá e como tal está inserido

nesse processo de renovação. Nas eleições de 2010, oPDT elegeu a segunda maior bancada para a AssembléiaLegislativa, mas em 2014, que ser a primeira. Para issotrabalha desde já nos bastidores da política para atingiressa meta.

Em alguns municípios que visitou da região serrana,Julio Carolino foi bem recebido pelos correligionários emilitantes pedetistas que prometeram apoiá-lo naseleições do próximo ano. As bases partidárias estão sendoouvidas e o presidente do diretório regional, o ex-deputadoJosé Bonifácio acredita, pelo que tem visto, que o PDTconseguirá uma grande vitória em 2014 dentro desseprocesso de renovação que está sendo elaborado.

Em breve outros municípios serão visitados no sentidode alavancar esse trabalho que aos poucos vai obtendofrutos positivos.

É hora de renovação, chega de corrupção. O Papaque esteve recentemente no Brasil participando da JMJ,chamou a atenção dos jovens pedino a eles que nãodesistam de combater esse mal que assola o país.

O PDT de Brizola, é o primeiro partido a levantar abandeira da renovação e vai trabalhar para que issoaconteça. Seus líderes estão visitando todos os municípiosaqui do Estado trabalhando por uma causa comum: levarpara o parlamento jovens com ideias e programas quepossam acelerar o desenvolvimento no Brasil. O prefeitode São João de Meriti - Sandro Matos - que poderá vir aser candidato ao governo do Estado, lidera o movimentoe tem viajado acompanhado do advogado Julio Carolinoque foi lançado pelo partido como candidato a deputadoestadual em 2014 nesse processo de renovação que seaproxima.

Page 5: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

OUTUBRO 2013 JORNAL DO MUNICÍPIO - - - - - 5

O deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ) participou nesta segunda-feira, 30de setembro, da tarde dançante em homenagem a Semana do Idoso e osaniversariantes dos meses de agosto e setembro do grupo da Melhor Idade de SãoJoão de Meriti. O evento reuniu cerca de 500 idosos no Centro Cultural Meritiense, emVilar dos Teles, e marcou mais um dia de muita alegria.

Em clima descontração e muita música Marcelo Matos cantou e brincou com osidosos de Meriti. “Tenho muita satisfação de participar desse baile e parabenizo todosque estão comemorando aqui seus aniversários”, destacou o deputado.

A moradora de Vila Rosali Eloisa Rodrigues, 74 anos, que participa do curso dedança de salão ministrado no Centro Cultural, aprovou os passos do parlamentar. “Ele sabe muito bem como conduzir seu par”, disse ela, que dançou algumas músicascom o deputado.

Marcelo Matos participa de tarde dançante em Meriti

Cerca de 500 idosos participaram do evento

O cenário não poderia ser melhor: a lagoa de Jacaroá. Foi lá que o Grupo Musical da 3ª Idade, comandado pela professoraSimone, prestou uma homenagem ao nosso companheiro e diretor desse jornal Edison Torres, por ocasião de seu aniversário,ocorrido no último dia 11 de Setembro.

Músicas dos anos dourados deram o tom da homenagem, que foi prestigiada pela Secretária do Idoso, Legirré de Figueiredo,sempre presente nos eventos em que participa o grupo musicial.

MIRENE CANTA E ENCANTAEM DUQUE DE CAXIAS

Foi uma tarde de festas em Duque deCaxias. A cantora Mirene representandoMaricá se apresentou com sucesso nasegunda etapa do Festival de Serestas“Chiquinha Gonzaga” realizado noauditório da Universidade Unigranrionaquele município.

Entre as vinte candidatas que seapresentaram Mirene foi uma das maisaplaudidas quando interpretou a canção“Casinha na colina” de autoria doscompositores Luis Peixoto, Marques Portoe Pedro de Sá Pereira.

O grupo da terceira idade de Maricáprestigiou o evento comparecendo paraassistir ao espetáculo ao lado daSecretária do Idoso, Lesireé Figueiredo.O grupo musical Alegria de Viver,interpretou duas canções de seu repertóriocomandado pela professora Simone. Naocasião houve uma confraternização coma professora e ex-deputada Ligia LessaBastos, hoje com noventa e quatro anos,que estava presente.

GRGRGRGRGRUPO MUSICAL HOMENUPO MUSICAL HOMENUPO MUSICAL HOMENUPO MUSICAL HOMENUPO MUSICAL HOMENAAAAAGEIA JORNGEIA JORNGEIA JORNGEIA JORNGEIA JORNALISTALISTALISTALISTALISTAAAAA

DEMOCRACIA À MODA BRASILEIRA

Custa-me crer no que estou assistindo.É como se fosse uma peça teatral, cujotema é um drama com muitas cenas dehorror e suspense, vejam só: estávamosvivendo sob o terror de uma ditadura queprendia, torturava e matava, tudo isso durouvinte anos.

Após esse período, todos nósesperávamos por uma verdadeirademocracia com paz e justiça social: ledoengano.

Foi promulgada então umaconstituição, a chamada constituição de1988, até hoje em vigor, que ao invés denos trazer a paz e a harmonia tãodesejada, só nos trouxe dissabor edecepção. Isto porque, embora amencionada e maldita constituiçãoassegure direitos iguais para todos, narealidade e na prática não é isto o queconstatamos, pois o que vemos são ospoderosos usurpando o direito dos quenada têm, sem ter a quem recorrer.

O direito de greve assegurado a todosos trabalhadores nem sempre érespeitado. No setor público então, nemse fala, quando os trabalhadores dessesetor usam desse direito, são ameaçadosde demissão caso não terminemimediatamente com esse movimento,além de serem chamados de vândalos evagabundos. Como exemplo, cito a grevedos bombeiros, aqui no estado do Rio deJaneiro, cujo governador o Sr. SergioCabral, que de forma arbitrária e truculentaprendeu e demitiu o bombeiro líder dessagreve.

Agora a pergunta de um idiota: dá paraacreditar nessa democracia perneta, ondesó vemos incompetência dos governantes,desmandos e corrupção?

Isso em todos os setores daadministração pública.

Gilberto Barbosa Fotos: Caroline Rosse

Jornal do Município10 anos de bons serviços prestados à população

de Maricá.Veja também as notícias do Jornal do Município acessando o

Barão On Line www.obarao.blogspot.com

Page 6: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

6 - JORNAL DO MUNICÍPIO OUTUBRO 2013Dra. Márcia Braz

Mas existe uma pergunta que ainda nãofizeram ao sonhador: “quantos mandatos deprefeito o senhor precisa pra realizar issotudo, todos esses sonhos? Já permitimosque o senhor ficasse quase dois mandatos,será que o senhor precisa de mais dois, outrês? quantos mais? e os gastos? quantomais precisa gastar para realizar todas aspromessas?

Mas no Município das Maravilhas aresposta vem através de outros sonhos,como os três milhões entregues para o povodançar no carnaval, não necessariamentesó no carnaval, mas para dançar, porque apalavra de ordem agora é dançar, sambar ecomemorar, Comemorar o que mesmo?hum? ah, isso não importa. Vamoscomemorar e pronto, porque afinal decontas no Município das maravilhas o querealmente importa é sonhar.

Aliás, o sonho de um governoparticipativo, também sonhado e divulgadopelo prefeito das maravilhas, começou a serimplantado finalmente. Sim, algo já foiiniciado pelo governo popular, Agora o povopode escolher, através de sorteio, qual ruado seu bairro será asfaltada, digo“asfalçada”, não! disse certo da primeira vezasfaltada, afinal de contas o asfalto é bemverdadeiro embora possa de repente nãoter tanta qualidade assim. Mas isso nãoimporta, porque no País das Maravilhas, ouno município das maravilhas, o que importaé quantidade e não qualidade.

Mas agora que já decidimos quais ruasqueremos o asfalto, já podemos falar decoisa realmente séria, olha a Grande Rio aígente! vamos sambar, porque o carnavalestá chegando e afinal de contas o nossobolso e o nossodinheiro já sambouporque nãopodemos sambartambém?

Chega de durarealidade o quequeremos mesmoé sonhar o sonhodas maravilhasque “estãoconstruindo” emnosso município.Então vamosaguardar a novahistorinha dacarochinha pra veraté quandoviveremos dehistorias infantis.

Márcia Braz

QUAQUÁ NO MUNICÍPIO DAS MARAVILHAS!O Menino pobre da

Mumbuca, realmentecresceu ouvindohistorinhas infantis.Parece que a preferidadele era a história deAlice no País das

Maravilhas, pois o Prefeito de Maricá adora criarprojetos fantasiosos, maquetes maravilhosas eum Município de fantasias.

A novidade agora é um ônibus de primeiromundo que ainda não chegou ao terceiro mundomas já tem foto espalhadas por todos os jornaisda Cidade. Um projeto, que talvez jamais sejarealmente executado, mas no qual já secontabiliza pagar mais de dois milhões paratermos um aquário só nosso.Sem contarmos comas obras inacabadas que não conseguem serconcluídas mas que a época já foi objeto demuitas promessas e fantasias acerca das“grandiosas” obras, que alguns chamavam deimaginárias.

Mas é claro amigo leitor, no mundo de Alicelá no País das Maravilhas tudo podia acontecer,era só imaginar. Entretanto, lá não havia cofrespúblicos para pagar a conta dos sonhos de Alice.Já no Município das Maravilhas é claro quealguém tem que pagar pelo sonho do menino daMumbuca, que vem sonhando maravilhas paranosso lindo Município. Não podemos deixar defalar da maravilhosa moeda Mumbuca criadapara que o povo possa comprar mais. Omaravilhoso cinema, que despejou o espaço doDetran de maricá que não pode mais vistoriarcarros dos moradores do município dasmaravilhas. A ponte que segundo a oposição,leia-se apresentador Luciano Hulk, não liga nadaa coisa nenhuma. Mas que apesar de chamadade ponte é um viaduto. O novo hospital que aindanão saiu da limpeza do terreno, mas já esteveem grande destaque nos jornais com maqueteslindíssimas.

Também não podemos negar que o prefeitosabe fazer uma maquete como ninguém, ACHOQUE ATÉ ELE ACREDITA NO QUE VÊ nasmaquetes por ele criadas, por isso manda fazermais e mais maquetes, porque em verdadeprecisamos viver no mundo dos sonhos domenino quaquá, precisamos acreditar queestamos no mundo das maravilhas.

Agora o prefeito quer mais, não quer só seraquele menino que sonhou ser prefeito pradespoluir o rio mumbuca, não! quer serconhecido no Brasil e quiçá no mundo como orealizador desse mundo maravilhoso criado porele no mundo das maquetes. Quer ganhar asmanchetes de jornais e ser entrevistado noscanais de televisão, para mostrar seus feitos eser conhecido como Quaquá “o Grande”. Nãopor sua estatura é claro, mas pelos seus grandesfeitos. Como diriam os jovens de hoje em dia, eleé quase um Harry Potter Nacional. Não por serum bruxo, longe disso, pois senão as obras játinham terminado, acredito, mas por sonhar eidealizar uma cidade mágica, cheia deencantamentos e ilusões. Tudo muito bonito nopapel.

REFORMA POLÍTICAChegou a hora. O povo não aguentamais. Vamos fazer uma reformapolítica urgente e banir os mauspolíticos da vida pública.Vicente Carvalho

VOTO DISTRITALLi a edição de Agosto desse jornal egostei da entrevista concedida peloadvogado Julio Carolino. Tenho omesmo pensamento que o dele.Carlos Albuquerque

TRABALHO DE BASEMaricá precisa de um deputado naAssembleia Legislativa e o nome deJulio Carolino, pode despontar comofavorito ao cargo. Sugiro a ele, umtrabalho de base.Augusto Oliveira

PARABÉNSParabéns ao Comandante Nardin,pelo brilhante artigo sobre asmanifestações de rua no Brasil. Opensamento dele é o nosso também:“a política é a ciência do conchavo eda mentira”.João de Assis

SUCESSÃOCabral não elegerá seu sucessor.Também o Rio não merece, nemGarotinho, nem Lindeberg e muitomenos o Pastor Crivela. Quem seriaentão o nosso futuro governante?Marcelo Athaide

CARTAS OPORTUNOMuito oportuno o artigo doComandante Nardin sobre asmanifestações de rua no Brasil.Segundo ele o que o futuro nosreserva? O que podemos esperardas propostas partidárias para aseleições do ano que vem? Despertapovo, vamos votar com consciência.

DEMOCRACIA PLENAO repórter foi feliz ao afirmar quenão vivemos numa democraciaplena. Precisamos acabar com ovoto obrigatório.Jerônimo Correia

EMANCIPAÇÃOVem aí o projeto de emancipaçãodo 3º distrito. Que chegue logo,porque Itaipuaçu é um territórioabandonado. Nós aqui merecemoscoisa melhor.Durval Silva

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS IExcelente a reportagem sobre atransformação das secretariasmunicipais em capitaniashereditárias. D. João III no Brasilcolônia, queria povoar o nosso paísenquanto que em pleno século XXI,o prefeito Quaquá quer eleger suaesposa para Assembleia Legislativa.Artur Carvalho

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS IIQuem manda nas secretarias sãoos vereadores e não os secretários.Será isso mesmo? Que vergonha.João Nepomucemo

Page 7: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

OUTUBRO 2013 JORNAL DO MUNICÍPIO - 7 - 7 - 7 - 7 - 7

Comandante

Nardim

Se você divulgar sua desonestidade,principalmente numa sociedade corrupta,os corruptos se acercarão de você com ointuito de calar sua voz e evitar que suasinceridade os atinja.

Querem um exemplo?:Há dez anos chegou ao poder um

partido cujo “slogan” de campanha, era:“Nosso partido não rouba nem deixaroubar”. Esse Partido dosTrabalhadoresfoi o protagonista de umdos maiores escândalos vivenciado nosúltimos tempos no cenário políticobrasileiro, “O Mensalão”, porque umcorrupto Deputado Roberto Jefersonresolveu divulgar a trama, da qualparticipava, possivelmentepor se julgarlesado na divisão do produto do roubo.

Ai entraram em cena os casuísmos,aquilo que conhecemos por “jeitinhobrasileiro”, a tentar provar o improvável.Postergam os resultados da justiçapagando bons advogados, com liminares,provas falsas, para que o crime se tornecaduco e livre o corrupto dà pena.

Costumam arranjar um “bodeexpiatório” para concentrar em si toda aculpa e dar uma justificativa à sociedade.Desta vez lançaram mão do deputadoDonadon, condenado à prisão há trezeanos por corrupção ativa, mas extava noexercício da função protegido porliminares. Mesmo sendo um presidiário aCâmara manteve seu mandato numasessão que consideramos um acinte àsociedade brasileira.

Os critérios são os mais engraçados einusitados que se possa imaginar, porexemplo: Um deputado evangélico “dignode qualquer suspeita”, segundo seuspares,corrupto de carteirinha, tenta se livrarda cadeia alegando que seu crimeocorreu antesda divulgação da lei que opuniu, como se antes da lei fossepermitido roubar; Roberto Jeferson partiuda presunção de que denunciando atrama estaria livre da pena ou teria suapena minimizada. Foi julgado econdenado.

Desse jeito não teremos justiça sériatão cedo no Brasil. Se comete um crimede homicídio e é menor, mesmo navéspera de completar dezoito anos, sópega três anos de uma suposta reclusãoem uma casa feita para reintegrá-lo àsociedade.

Um dia desses assisti pela televisãoumdesses menores sendo preso e meespantei: O indivíduo tinha dois metros etrês centímetros de altura, pesava noventae oito quilos e o policial que o conduziaficava abaixo do seu ombro, mas, mesmoassim, estava protegido pelo estatuto dacriança e do adolescente.

Ser menor de idade no Brasil é possuirum passaporte para o crime. Se o menoré honesto ao confessar o crime aodelegado, sai pela porta da frente dadelegacia, dá entrevista a repórteres

O CONTRAVENTOR

Conversando comum psicanalista, ele me descreveu o perfilde um contraventor. Disse-me que acontravenção dista de um passo do crimehediondo. Se o contraventor consegueburlar os vigilantes da lei nas primeirasfalcatruas acha que o processo é fácil,continuará no caminho do crime semperceber que está sendo monitorado emais dias menos dias cairá nas malhasda justiça.

O contraventor parte da premissa deque seu crime é perfeito e que ninguémperceberá, por mais sutil que seja oobservador. Se julga até um expert no ramoaté a justiçapor um fim na sua efêmeracarreira. Puro engano a do contraventor.Diz o adágio: não há crime perfeito. Podehaver crime de difícil solução, mas, ámedida que a tecnologiaavança, maisdifícil vai se tornando a vida docontraventor.

A contravenção é endêmica no mundo.Há países com mais ou menos corrupção,mas, não existe país imune desse mal jáque ele remonta aos tempos de Adão eEva, segundo as escrituras, quando Caimmatou Abel por ciúme e inveja do irmão.

Ao invés de você pensar em cometerum crime, caro leitor, pense nasconsequências, tente desenvolver seupotencial. Conquiste seu lugar nasociedade em que vive escolhendo umaprofissão digna do respeito dos seusconcidadãos e viva feliz. Porém, lembre-se, nessa sociedade de que falamos vocêtambém encontrará contraventoresdispostos a burlar a lei e lhe enganar.

Querer é poder. Todo ser humano temum potencial direcionado a uma atividadehumana. Você é capaz de desenvolverqualquer habilidade para a qual você seidentifica com perseverança, esforço edeterminação. Se espelhe em muitosdeficientes físicos que chegam a sergrandes empresários, tecnólogos e outrasatividades sadias, utilizando o máximo dasua capacidade física.

- Se você é honesto, não propale;- Se não é, não divulgue;Se você propalar, vão duvidar de você

e você fica pregando no deserto, porquesabem que o mundo está cheio decorruptores e corruptos. Ser honestorequer habilidade, todo honesto quepropalou seu status quo se viu um diaridicularizado por um deslize, até mesmoum equívoco que cometeu e que oscorruptos de plantão aproveitaram paraprovar que você é mais um corruptoenrustido no sistema” dando uma de bommoço”;

alegando que a vítima reagiu e por issolevou bala. Vai responder pelo crime, emliberdadeaté o crime prescrever. Enquantoisso a família da vitima sobrevive à duraspenas muitas vezes não tendo sequer oque comer.

E por que não se corrige o códigopenal?... Ah, isso depende de uma reformado judiciário que tem que ser votada nocongresso, justo onde estão muitoscorruptos, com medo de serem alvos deprocesso e cadeia enquadrado em umalei que ele próprio criou . Pena que estãomisturados entre políticos de boa índoleque infelizmente são nivelados por baixoe ficam com o estigma também decorruptos.

Ah meu Brasil, eu te amo tanto paraacreditar no que vejoe seria um privilégiopara mim ver minha voz ter algumaressonância e fazer com que esse quadromudasse. Eu, que naveguei na zona debeligerância na guerra entre Egito e Israel;Que poderia ver meu navio torpedeadotransportando petróleo que serviria paraaquecer os corruptos que dormiam emseus lares, enquanto eu desviava meunavio de zonas minadas no Mar Vermelho;Sentiria-me regiamente gratificado aocontinuar no ostracismo em que vivo, massabendo que não estavas sendo agredidopelos infames que te apedrejam pelascostas.

És muito forte, meu querido Brasil,porainda não teres sucumbido. Se oscorruptos te dessemuma trégua, seriasuma das cinco nações mais promissorasdo planeta. Mas, ainda guardamos um fiode esperança porque vemos que, apesarde lenta, as coisas estão mudando; Jádecretamos o Inpitma de um Presidenteda Republica; Senadores, deputados evereadores já foram cassados, mas, aindafalta a “vergonha na cara” de muitospolíticos...

A VIDA NÃO VALE UMA ROSA

O nosso cotidiano está muito aflito. Nãose tem ideia do número exato deocorrências policiais contra a vidahumana. Assaltos seguidos de mortes,roubos com violência incontida,assassinatos frios e cruéis e sequestrossinistros tornaram-se uma constante emnosso município. Alguma providencia háde ser tomada pelas autoridadescompetentes. Alô, OAB, acorda!

Já chegamos ao nosso limite deresistência psicológica. Daqui a pouco apopulação vai decidir se armar novamente.A campanha do desarmamento a nós nosparece que estimulou ainda mais omarginal. Vidas preciosas estão sendoceifadas, com frequência assustadora. Seo povo se decidir ir às ruas, para fazerfrente à marginalidade, vamos ter umaguerra civil, com consequênciasimprevisíveis. O barril de pólvora estáprestes a se explodir.

Acreditamos que a insatisfação salarialdo servidor em geral, o policial, o professor,o médico, a defensoria pública, etc, vemprecipitando esse estado de agonia.

O governo, que garantiu acabar com aviolência em seis meses, caiu emdescrédito e profunda desgraça. Comonão há justiça, o povo sofrido vai acabarfazendo justiça com as próprias mãos, oque convenhamos, é o fim da picada.

A droga, outro fator gerador da violênciaurbana, alastra-se enormemente. Odesemprego que acaba gerando “cabeçasocas”. O maucaratismo de certos políticos,tudo isso, fatalmente, estará influenciandona escalada das estatísticas dos eventoscriminosos.

Tais fatos oprimem a populaçãotrabalhadora, afetando, sobremaneira, apaz social, além, é claro, de denegrir aimagem do nosso estado do Rio deJaneiro.

Sérgio Cabral, pense nisso!

Polívio Baiense

EMANCIPAÇÃO

Já se vão alguns anos que lutamos pela emancipação de Inoã e Itaipuaçu e atéhoje não conseguimos o nosso objetivo. Porém, os que ainda estão vivos das antigaslideranças não desanimara e cabe lutar com mais força em busca desse objetivocomum até por uma questão de homenagem aqueles que conosco lutaram e que odestino não quis que alcançassem a glória de ver da emancipação.

Para nós que aqui ainda estamos não sabemos por quanto tempo, resta a tarefade lutar no sentido de que outras pessoas venham a se interessar e lutar depois deconhecerem as vantagens que irão surgir na criação no município de Barão de Inoãe assim se tornarem líderes de um movimento mostrando para aqueles que vieramhabitar a nossa região, as vantagens da separação dos 3º e 4º distrito de Maricá.Esse é o objetivo tão sonhado e desejado pela maioria dos antigos moradores daregião.

Rodovaldo Coutinho

JORNAL DOMUNICÍPIO

A verdade sempre!

Page 8: JORNAL DO MUNICÍPIO - OUTUBRO 2013

8 - JORNAL DO MUNICÍPIO OUTUBRO 2013CARNAVAL – GRANDE RIO ESCOLHE O MELHOR SAMBA SOBRE MARICÁ Cerca de 50 sambas foram inscritos para a disputa que termina agora em outubro quando será conhecido o melhor com o enredo sobre Maricá. Para o critico musical

Gustavo Torres a maioria dos sambas são fracos, pela falta de uma sinopse que pudesse melhor retratar a história do nosso município.Jornal do Município teve acesso a dois que transcreve nesta edição para conhecimento dos leitores todos eles só falam uma vez a palavra Maricá.

Compositores: Claudinho Guimarães/Amarildo Moreno/ Mr M doCavaco/ Cazuza Intérpretes: Pavaroti e Luizinho da Mumbuca

“VERDE ESMERALDA BRILHANTE NO OLHARENCANTOU O MUNDO COM SUA NOBREZAA BELEZA FEZ MOSTRAR DECLARANDO EM POESIAA PRIMEIRA VISTA SEU AMOR POR MARICÁO SOL DESPONTOU IRRADIANDO ENERGIA SOBRE O MARTEM O PIANO COMO INSPIRAÇÃO DOCE É ESSE LUGARDARWIN AVISTOU O TESOURO TERRA ABENÇOADAA NATUREZA VALE OUROHISTÓRIAS QUE VIERAM CONSAGRARNA SANTA FÉ MULTIPLICAR.NOSSA SENHORA VEM NOS AMPARAR.

ÔÔÔÔÔ MARICÁ 200 ANOS DE EMOÇÃOÔÔÔÔÔ GRANDE RIO MEU AMOR, MINHA PAIXÃO

LÁ VEM O TREMO PROGRESSO CHEGOUNO VAI E VEM O SOFRIMENTO ACABOUCLAREIA É NOITE DE LUA CHEIAO BARQUINHO VAI A TARDINHA VEMCOMO EU QUERIA NO TEMPO VOLTARCOLHER NOS SEUS CAMPOSCANTAS PRO SEU MARESTRELAS NO MEU CÉU A BRILHAR

SOU GRANDE RIO EU SOUPRA SEMPRE VOU TE AMARENCANTO DE AMORO RIO DESÁGUA NO MAR”.

Compositores: Marcio das Camisas, Paulo Onça, Mariano Araújo & R. PinheiroIntérpretes: Tinga, Anderson Paz, Braguinha, Mauro Sereno, Fabinho e Dodó.

RELUZ UM NOVO DIAA POESIA INVADE A MINHA EMOÇÃO!A BRISA DO MAR ANUNCIAAO SOM DO PIANO UMA LINDA CANÇÃO!UM “HINO DE AMOR” QUE ME FAZ CANTAR... MARICÁ!NOS VERSOS... MEMÓRIAS DO TEMPOHISTÓRIAS DE UM “DOCE LUGAR”!QUANDO APORTARAM JESUÍTASFAZENDO A FÉ MULTIPLICAR!E A LUZ QUE VEM DO CÉU... ILUMINA... VEM NOS “AMPARAR”!NOSSA SENHORA... VIRGEM SANTA... A FORÇA PARA CAMINHAR!“ZUM... ZUM... ZUM... ZUM... ZUM... ZUM” O INGLÊS SE CONTAGIA!PELOS SERES DA FLORESTA... QUE MAGIA!!!E A NOITE A LUA VEM MOSTRARESTÓRIAS DE ARREPIAR!!!

CANTA SABIÁ... BAILA NO AR A MELODIA!“O BARQUINHO” NO HORIZONTE A VELEZARINSPIRAÇÃO NO “VERDE OLHAR”!QUEM DERA COLHER EM TUAS PLANTAÇÕES!QUEM DERA OUVIR O APITO DO “PROGRESSO” NA ESTAÇÃO!TÃO LINDA! UM RECANTO DE BELEZAS!BORDADOS... NO ESPRAIADO A SUTILEZA!MERGULHO NAS ONDAS... NUM CLIMA TROPICAL“MORADA” PERFEITA DO SOL!SOU GRANDE RIO... AMOR!!!TRANSBORDA EM MEU PEITO UM “MAR DE EMOÇÃO”!A FELICIDADE... ME LEVA!MAYSA EMBALA O MEU CORAÇÃO!

Verdes olhos deMaysa sobre o mar,

no caminho:MARICÁ.