Transcript

�Integral engenharIa Informativo IntegrandoFortaleza, dezembro de 2009

InformatIvo | Integral engenharIa | ano 1 | edIção 5 | dezembro de 2009

Fortaleza, dezembro de 2009

Integrando

de uma maneira ou de outra os produtos químicos afetam a vida de todos os seres humanos direta ou indiretamente por se-rem essenciais a nossa alimentação, saúde e nosso bem estar. o primeiro passo para um uso seguro de produtos químicos é sa-ber identificá-lo quanto aos perigos para a saúde, o ambiente, e os meios para seu controle.

Uma da formas de conhecermos o que há nos produtos químicos que utilizamos é olhando o FISPQ, Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

o que há nas fichas?Identificação do Produto Químico, Compo-sição do Produto Químico, Características Físicas e Químicas, riscos de Fogo e explo-são, Informações sobre Primeiros Socorros, Informações sobre tratamento de efluen-

tes, Controles de segurança (ePI´s/ ePC´s - equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva)

manuseioas pessoas que manusearem produtos quí-micos deverão ser treinadas para conhecer os riscos através da FISPQ e usar os ePI’s es-pecíficos para cada produto;

É de responsabilidade das áreas usuárias dos produtos químicos fazer a etiquetagem, rotulagem e sinalização desses produtos e de seus locais de estocagem, mantendo as FISPQ nesses locais, além de garantir que os empregados sejam treinados e conheçam a FISPQ de cada produto.

Para mais informações, consulte a equi-pe de QSMS ou envie um email para [email protected]

» cuIdado

Segurança no uso de produtos químicos

NovidadesAlunos do RS criam concreto translúcido

Página 2

durametal S.a. execução dos serviços de constru-ção civil de bases de equipamentos e túneis de concreto armado, implan-tação da nova linha de moldar e do retorno de areia para ampliação da unidade industrial.

Foto da obra 228 - durametal S.a.

curtas realizadas auditorias Internas nas obras de taubaté e arapeí em novembro. a segunda etapa da auditoria ex-terna de certificação ISo 9001:2008 e PbQP-h Subsetor edificações acontece-rá nos dias 18 e 19 de Janeiro. Iniciada consultoria na área de Saú-de e Segurança do trabalho, baseada na norma ohSaS 18001, no intuito de desenvolver um sistema de gestão inte-grado: Qualidade, Saúde e Segurança.

Em foco

a festa de confraternização do es-

critório central da Integral engenharia

acontecerá no dia 18 de dezembro,

no Full time buffet. desde já, deseja-

mos a todos um Feliz natal e um novo

ano repleto de realizações!

dia 1º de dezembro - dia mundial de luta Contra a aids. ter o hIV não é a mesma coisa que ter a aids. há muitas pessoas soropositivas que vivem duran-te anos sem desenvolver a doença. mais informações www.aids.gov.br

� Integral engenharIa Informativo IntegrandoFortaleza, dezembro de 2009

Seiton é um dos Cinco Sensos – uma meto-dologia de aplicação da qualidade, conhecida mundialmente como 5S – e significa “ordena-ção”, “arrumação”. definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor ma-teriais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura e localiza-ção de qualquer item.

“Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar” - a organização do pessoal reflete na organização do ambiente. a cola-boração de todos é fundamental!

» 5S

Senso do Mês: organização (Seiton) DIA 01

Charles Jackson Silveira (obra 218 – Volta do rio)

DIA 02anderson Ângelo Patrício (obra 223 – taubaté)

DIA 05Francisco orlando Pinheiro nunes (obra 223 – taubaté)

aurilene barros Pereira (obra 226 – Pecém)

DIA 08aristóteles leão Prado neto (depósito)

hélio nogueira gomes (obra 226 – Pecém)

DIA 09nilton de Sousa nunes (obra 226 – Pecém)

José Valdir de oliveira (obra 228 – durametal)

DIA 18Francisco hamilton ribeiro (obra 226 – Pecém)

expedIente: » Diretora de QSMS - ruth almeida, » Setor de QSMS - Cláudia Vieira, Iara ribeiro, Ivana Carvalho e marta nascimento, » Designer e Concepção Gráfica - liduina Figueiredo, » Imagens - arquivo da Integral engenharia / www.sxc.hu DIretorIA

De QSMS envie fotos, sugestões e informações de sua obra, para as próximas edições dessa publicação para o e-mail: [email protected]

maria do Socorro bezerra lima (obra 226 – Pecém)

DIA 20Francisco aldenildo batista lima (escritório)

Francisco das Chagas de Souza (obra 226 – Pecém)

Vanessa lira angelim (obra 220 – São mateus)

DIA 21Francisco Pereira Silva (obra 218 – Volta do rio)

DIA 22José erlon ney Chaves Freire (escritório)

DIA 24Isabel Soares do nascimento (obra 226 – Pecém)

DIA 30Charleston heston dias Pereira (obra 223 – taubaté)

aniversariantes

na obra 224, estação de Compressão Vale do Paraíba, qualidade, segurança, meio ambiente e saúde caminham jun-tas. aliados ao ritmo acelerado da pro-dução, os setores de qualidade e SmS desempenham um trabalho que conta com a ajuda de colaboradores treinados para a execução de trabalho que priori-zam a saúde e a segurança dos colabo-radores, através da limpeza, organização e análise de risco antes da execução das atividades.

a equipe de colaboradores denomina-dos “auxiliar de SmS” é composta por 7

» INTEGRaÇÃo

Exemplo de Gestão

colaboradores que executam atividades como identificação de áreas, retirada de material para descarte, isolamento de va-las. além da atuação dos colaboradores, um outro fator importante é o empenho de responsáveis de campo: engenheiro dailson, mestres Jorge e edvaldo, encar-regados haroldo, luís Carlos, Paulo, João, marcelo e roberto que visam a produção com qualidade não esquecendo da segu-rança e da proteção ao meio ambiente. Material enviado por Ligiane rodrigues – téc. Meio Ambiente (obra 224 - Arapeí)

os alunos de engenharia civil e arquitetura da Univates (Universidade do Vale do ta-quari), na cidade lajeado (rS), desenvolve-ram no laboratório de tecnologia da Cons-trução da universidade peças de concreto translúcido.

o material, composto por blocos de concreto transpassados por fibras ópti-cas, possibilita a passagem de luz entre os ambientes. a tecnologia também permite identificar a silhueta de pessoas ou objetos posicionados entre uma fonte de luz e o bloco. a tecnologia é baseada no concreto criado na hungria por volta de 2001.

Se produzido em larga escala no brasil, o material poderia ser usado para compor paredes de vedação arquitetônicas, com a possibilidade de projetar detalhes diferen-ciados para fachadas, destacando logotipos de empresas e iluminação de ambientes, dispensando o uso de lâmpadas.

» NoVIdadES

alunos da univates-RS reproduzem concreto translúcido

Mais informações no site http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-mate-riais/alunos-da-univates-rs-reproduzem-concre-to-translucido-153607-1.asp Material enviado por Paulo Freire – téc. Pla-nejamento (obra 226 - Ute Porto do Pecém)