Transcript
Page 1: Jornal Integrando _ Ed. Fevereiro

�Integral engenharIa Informativo IntegrandoFortaleza, Fevereiro de 2010

» ISO 9001:2008

InformatIvo | integral engenharia | ano 1 | edição 7

Fortaleza, Fevereiro de 2010

Integrando

É com grande satisfação que comunicamos a todos os colaboradores, que a partir de 2010, a integral engenharia está certificada nas normas iSo 9001:2008 e PBQP-h SiaC nível a Subsetor edificações.

agradecemos a colaboração de todos neste processo que iniciou oficialmente em Julho de 2009 com a solicitação da propos-ta de Certificação para a BrtUv e culminou no dia 19 de Janeiro com o resultado satis-fatório na auditoria de Certificação.

a certificação não significa o fim de um trabalho, mas apenas o início de uma lon-ga caminhada, pois o Sistema de gestão da Qualidade deve ser vivo e estar em contí-nuo aprimoramento para continuarmos crescendo e atendendo sempre aos nossos clientes.

Mais uma conquista da Integral Engenharia

ProgramaElaboração e acompanhamento do PCMAT

Página 2

Funcionários e diretoria estiveram presente na reunião que anunciou a certificação da Integral no ISO 9001:2008

Material enviado por Joyce Santana – Encarregada Administrativo (Obra 223 - Taubaté)

» DOAÇÕES

Campanha da Obra 223 Ecomp Taubaté em prol dos necessitados da cidade de São Luiz do Paraitinga.

Responsabilidade social: um diferencial

São luiz do Paraitinga fica a aproxima-damente 45km de taubaté e tem 11 mil habitantes. Com as enchentes, aproxi-madamente 4 mil ficaram desabrigados e 5 mil foram para casa de parentes e abrigos improvisados conforme o jornal o globo do dia 02 de janeiro.

ao saber da grande necessidade das pessoas nesta cidade, a administração da obra promoveu uma campanha de doa-ções entre os operários a fim de arrecadar um pouco mais para aquela cidade que havia sido destruída pela chuva. a reação absorvida por todos foi extremamente

satisfatória. em uma semana arrecada-mos aproximadamente 1 tonelada de material dentre roupas, mantimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Foi uma campanha muito bonita e recompensadora, pois pudemos sen-tir o quanto ainda temos a compai-xão pelo próximo em situações difíceis como esta.

Equipe de coordenadores da campanha de doações

Page 2: Jornal Integrando _ Ed. Fevereiro

� Integral engenharIa Informativo IntegrandoFortaleza, Fevereiro de 2010

DIA 02andré de Bernardi Jr. (escritório Central)

José Milton da Silva (obra 226 – Pecém)

DIA 03antonieta de Fátima lima leitão (obra 226 – Pecém)

edson lima Ferreira (obra 226 – Pecém)

DIA 06valéria Barros de almeida (integral incorporações)

Crisanto Ferreira de almeida (escritório Central)

DIA 08raimundo rocha Passos (obra 226 – Pecém)

DIA 09luis Carlos gomes da Silva (obra 224 – arapeí)

DIA 10José Cordeiro de Sousa (obra 226 – Pecém)

DIA 13José Sérgio de Souza vieira (obra 226 – Pecém)

DIA 15João toscano Filho (obra 226 – Pecém)

DIA 16Francisca Carla alves de Souza (obra 226 – Pecém)

DIA 20reinaldo José veras dos Santos (obra 224 – arapeí)

DIA 22elisabete oliveira da Silva (escritório)

DIA 24Manuel da Costa Pereira (obra 223 – taubaté)

José alexandre Maciel neto (obra 224 – arapeí)

Cleiton domingos Cabral ribeiro (obra 224 – arapeí)

DIA 27danilo nogueira neris (obra 226 – Pecém)

DIA 29Marcos vinicio vital Santos (escritório)

expedIente: » Diretora de QSMS - ruth almeida, » Setor de QSMS - Cláudia vieira, iara ribeiro, ivana Carvalho e Marta nascimento, » Designer e Concepção Gráfica - liduina Figueiredo, » Imagens - arquivo da integral engenharia / www.sxc.hu

DIrETOrIA DE QSMS

Envie fotos, sugestões e informações de sua obra, para as próximas edições dessa publicação para o e-mail: [email protected]

Aniversariantes

a nr 18 do Ministério do trabalho e em-prego estabelece a obrigatoriedade da ela-boração e implementação de um PCMat - Programa de condições e Meio ambiente de trabalho para as empresas da indústria da construção civil nas obras com 20 traba-lhadores ou mais.

Quais os objetivos do pCmat? garantir, por ações preventivas, a inte-gridade física e a saúde do trabalhador da construção, funcionários terceiriza-dos, fornecedores, contratantes, visitan-tes, etc. estabelecer um sistema de gestão em Segurança do trabalho nos serviços rela-cionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra

Implantação do programaÉ a transformação de todo o material es-crito e detalhado no programa para as si-tuações de campo. Vale salientar que, de nada adianta possuir um PCMAT se este servir apenas para ficar “na gaveta”.

o processo de implantação do progra-ma deve contemplar: desenvolvimento/

» PCMAT (PROgRAMA DE COnDIÇÕES E MEIO AMbIEnTE DE TRAbAlhO)

aprimoramento de projetos e implementa-ção de medidas de controle; adoção de programas de treinamento de pessoal en-volvido na obra, para manter a “chama” da segurança sempre acesa; especificação de equipamentos de proteção individual; avaliação constante dos riscos, com o objetivo de atualizar e aprimorar sistema-ticamente o PCMat; estabelecimento de métodos para servir como indicadores de desempenho; e, aplicação de auditorias em escritório e em campo, de modo a veri-ficar a eficiência do gerenciamento do siste-ma de Segurança do trabalho.

Inclui os seguintes documentos:Memorial sobre as condições e meio am-biente do trabalho; Projeto da execução das proteções coletivas; especificação téc-nica das proteções coletivas; Cronograma de implantação das medidas preventivas; lay out inicial do canteiro e dimensiona-mento das áreas de vivência; e Programa educativo. Material enviado por rodrigo Costa – Técnico de Segurança do Trabalho (SESMT – Escritório Central)

Elaboração e acompanhamento

gestão IntegradaCom a conquista da certificação do Sis-tema de gestão da Qualidade, estamos iniciando o desenvolvimento do Sistema de gestão integrado, aliando a preocu-pação com produtos e serviços de qua-lidade à segurança e integridade física de nossos colaboradores e outras partes

Em focointeressadas, baseando-se na ohSaS 18001, que consiste em um Sistema de gestão, assim como a iSo 9001 e iSo 14001, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implan-tação do Sistema de Gestão Integra-do é de fundamental importância.