Download pdf - Jornal - outubro 2013

Transcript
Page 1: Jornal - outubro 2013

Paróqu

ia No

ssa Se

nhora Aparecida do Jardim São Paulo

PROGRAMAÇÃO

01/10/201320h. A virtude de sua caridade para com Deus. Padre Toninho, pároco.02/10/201320h. A virtude de sua caridade para com o próximo.Dom Sérgio de Deus Borges, bispo regional.03/10/201320h. A virtude da féPe. José Bizon, professor da PUC.04/10/201320h. A virtude da Esperança.Pe. Valeriano, diretor da PUC, Campos Ipiranga.05/10/201317h. A virtude da castidade.Dom Beni, Bispo da diocese de Lorena.07/10/201320h. A virtude da pobrezaPadre Júlio Lancelotti.

08/10/201320h. A virtude da obediênciaPe. Boris, professor da PUC.09/10/201320h. A virtude da paciênciaDom Fernando, Bispo emérito de Jacarezinho.10/10/201320h. A virtude da oraçãoPe. Toninho, pároco.

12/10/2013, FESTA RELIGIOSA:HORÁRIO DAS MISSAS: 8H - PADRE TONINHO10H00 – PADRE TONINHO11h45 – BÊNÇÃO DOS VEÍCULOS15H00 - MISSA – PADRE TONINHO18H00 – MISSA CAMPAL (PRESIDIDA PELO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, DOM ODILO).Durante o dia haverá shows com músicas ao vivo, barracas de comidas, bolo de Nossa Senhora Aparecida.Às 22h, bênção com imagem da padroeira e encerramento da festa.

Tema: "AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA".

Lema:" DEUS OLHOU PARA A HUMILDADE DE SUA SERVA".

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

2013

Rua Parque Domingos Luís, 273 CEP 02043-071 - Jardim São PauloSão Paulo - SPInformações: 11 2979-9270 [email protected]

/nsaparecidajsp

/nsaparecidajsp

Paróquia Nossa Senhora AparecidaJardim São PauloAno VI - Edição 64 - Outubro de 2013

Distribuição Gratuita - Mensal

São Jose e o Menino Jesus (1635), Guido Reni.

Page 2: Jornal - outubro 2013

ExpedienteDiretor espiritual: Pe. Toninho / Secretaria: Marcia Chequer Greppi PellegriniPastoral da Comunicação: Andrezza Tronco, Daniel de Paiva Cazzoli, Márcia Chequer Greppi Pellegrini, Luiz Carlos Spera, Valquíria Beltramini, Francisco Santos, Carlos Perpétuo FirminoProjeto Gráfico: Valquíria BeltraminiContribuição: Dom José Maria Pinheiro, Andrezza Tronco, Carlos Petrachini, Carlos Perpétuo FirminoRevisão das matérias: Daniel de Paiva CazzoliRua Parque Domingos Luiz, 273 Jd. São Paulo - tel. 2979-9270 www.nsaparecidajsp.com.br / [email protected] / Twitter: @nsaparecidajsp facebook.com/nsaparecidajsp

Nossa Senhora é mãe de um povo que, apesar de conviver com corrupções e desrespeito, é alegre, feliz e vive na esperança de que um dia tudo possa ser dife-rente e, assim, usufruir de seu trabalho sem ser roubado e enganado por uma minoria que aprendeu a fazer tudo em seu próprio benefício, querendo pôr em prática seus ideais de riquezas sem fazer por onde merecer.

Minoria que insiste em cha-mar parte da nação de boba porque se satisfaz com uma pequena esmola, dada com outro nome e que, por comodismo ou falta de senso crítico, aceita de bom grado sem ter a clara noção de es-tar perdendo sua própria e insubstituível identidade.

Eu me sinto profundamente triste com isso e tenho toda certeza do mundo que Nos-sa Senhora, Rainha e mãe, está mais triste ainda, afinal de contas toda mãe quer o bem de seus filhos e quan-do um deles é assaltado ou humilhado, é capaz de tudo para mudar o cenário.

Não foi à toa que ela apa-receu a um grupo de ver-dadeiros trabalhadores, que com seu suor buscavam seu próprio pão e vendo a in-tegridade deles interveio, quando estes fracassariam por capricho do destino, em uma infrutífera pescaria.

Não é à toa também, que o Brasil a louva como mãe dos pobres, dos pequenos que quase sempre se veem de pés e mãos atados, sem po-der quebrar as algemas que lhes são impostas por crápu-las que acham que têm o direito de tomar posse das coisas alheias.

A Virgem de cor morena continua a caminhar com seus filhos e como intercesso-ra se alegrará quando estes receberem a devida honra, enquanto os ladrões e assal-tantes perecerão, já que ab-dicaram de tão grande pre-sente de também serem filhos honestos e irmãos de todos.

A exaltação, segundo o Evangelho, e nós cremos, será para aqueles que foram hu-milhados. Assim aguardamos o efeito da Palavra que não

A Rainha está tristeQueridos irmãos, a paz do Senhor!

Iniciamos o mês de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil e estamos na grande expectativa de celebrarmos mais uma festa.

volta para o Pai vazia, mas antes cumpre sua missão.

Quem se sente espertinho fa-zendo os outros de tolos, um dia pagará caro e, se não se converter imediatamente e não devolver, à semelhan-ça de Zaqueu, quatro vezes mais o que levou dos outros sem qualquer merecimento ou razão para isso, perderá certamente a graça que re-cebeu.

Meu povo, vamos aproveitar esse tempo de festa para fa-zer preces e súplicas a Deus pelo nosso país. Não perca-mos a esperança. Deus exis-te! Maria é mãe. Façamos a vontade do seu Filho, Jesus Cristo. É um pedido dela. “Fazei o que Ele vos disser”.

As estruturas injustas um dia acabarão porque não há mal que dure para sempre, não é verdade? Assim acre-ditamos e esperamos.

Espero todos para celebrar-mos juntos nossa festa.

Um grande abraço, a minha bênção e boa festa a todos!

Editorial

2

Padre ToninhoPároco

Page 3: Jornal - outubro 2013

Tratamento dos PésTRATAMENTOS DE CALOS, CALOSIDADES,

UNHAS ENCRAVADAS, ORTONIQUIA (CORREÇÃO DE UNHAS), TRATAMENTO AUXILIAR P/ MICOSE DE UNHA, ESPECIALIZADO EM PÉ DIABÉTICO.

Marcos S. GarciaP O D Ó L O G O

Instrumental Esterilizado a 180ºCRua Paulo Maldi, 183 - Sala 3 - Parada InglesaCEP 02303-050 - São Paulo / SP

Tes.: (11) 2283-1576Cel.: (11) 99688-1969

[email protected]

Dra. Patrícia V. Cordeiro QuispeDERMATOLOGIA - MEDICINA OCUPACIONAL

CRM 91836

Av. Nova Cantareira, 1984 sala 142 Tucuruvi - São Paulo SP

[email protected]

2597-874399312-6118

Despachante

Paulo - Gisele

JARDIM SÃO PAULO*Assessoria de Despachos

*Licenciamento*Renovação de C.N.H.

*Serviços Junto ao Detran(11) 2971-0550(11) 2283-4694Cel: (11) 97891-6716 ID: 121*60415

Rua Carlos de Laet, 103 - Cep 02041-000 - Jd. São Paulo - SP(próx. ao Metrô - Esquina c/ Leôncio de Magalhães Alt. 1074)

medo e ter confiança na própria capacidade de ser portador da boa notícia: ‘não tenhas medo deles, pois eu estou contido para defender-te’ (Jr 1,8).

Em Aparecida, os Bispos da Amé-rica Latina e do Caribe, à luz da Palavra de Deus, reafirmam esta confiança que o Senhor deposita nos jovens: ‘como discípulos mis-sionários, as novas gerações são chamadas a transmitir a seus ir-mãos jovens, sem distinção algu-ma, a corrente de vida que pro-cede de Cristo e compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade’ (DA 443).

Quem é este jovem missionário? É o jovem batizado, membro da Igreja, que forma comuni-dade com a Igreja e sabe que somente é possível ser discípulo em comunhão, porque a fé nos chegou através da comunidade eclesial e esta fé nos dá uma fa-mília: a Igreja Católica. A perten-ça a uma comunidade concreta onde se pode viver o discipulado e a comunhão com o Papa e os sucessores dos Apóstolos é o sinal concreto da capacitação para a missão (Cf. DA 156).

Na Região Santana participamos, junto com os jovens e demais li-deranças das comunidades pa-roquiais, dos eventos preparati-vos da Semana Missionária e da Jornada no Rio de Janeiro. Po-rém, este ano não é somente o ano da JMJ enquanto celebra-ção, mas é o ano da juventude enquanto protagonista da ação missionária da Igreja. A Campa-nha da Fraternidade enfatizou esse protagonismo ao convidar os jovens do Brasil para responder ao mandato do Senhor, utilizan-do as palavras que Deus dirigiu ao profeta Jeremias: a quem eu te enviar, irás!

Para o Senhor, os jovens não são apenas aprendizes, aqueles que têm o dever de receber a forma-ção e a evangelização por par-te dos adultos e dos idosos. No ato de enviar o profeta Jeremias, percebemos que o Senhor con-fia nos jovens; Ele, todo podero-so, que fala através dos profetas, teve a coragem de dar a missão e falar através de um jovem pro-feta: ‘Eu ponho minhas palavras em tua boca’ (Jr 1,9). Ele pediu a este jovem profeta para vencer o

Palavra do BispoDom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São PauloVigário Episcopal para a Região Santana

3

A quem eu te enviar, irás! (Jr. 1,7) O ano de 2013 para a maioria dos brasileiros, principalmente os jovens, é o ano da Jornada Mundial da Juventude, evento que envolveu toda a Igreja do Brasil em favor desse maravilhoso encontro do Papa Francisco com os jovens.

A Igreja no Brasil tem grande confiança no protagonismo dos jovens discípulos (vivem em co-munidade) missionários (estão capacitados para a missão) e, em nome do Senhor, neste mês missionário, quer conscientizá--los desta eleição por parte do Senhor, deste ato de confiança de Deus em colocar sua Palavra na boca dos jovens para que eles anunciem esta Palavra aos jovens. Muitos grupos da Pasto-ral da Juventude, Movimentos eclesiais e Novas Comunidades já ouviram este chamado e res-ponderam sim através de ações concretas: visitas missionárias às famílias, aos jovens do bairro que se afastaram da comunidade ou dela não participam, missão em outros bairros ou em outras regi-ões da cidade e do Brasil; apoio à formação de grupos de jovens onde ainda não existe ou estão se mantendo com muita dificul-dade. Queridos sacerdotes, diá-conos, membros das pastorais e movimentos: apoiem as ativida-des do mês missionário; apoiem os jovens no exercício de seu ba-tismo; abram as portas do cora-ção e da igreja com confiança, como Deus confiou sua Palavra ao jovem profeta. Queridos jo-vens: coragem! Se Deus confia em vocês, o que estão esperan-do para que sejam discípulos mis-sionários, rueiros da fé, instrumen-tos de Deus para evangelizar os jovens, como pediu o Papa Fran-cisco?

Page 4: Jornal - outubro 2013

Fone: (11Av

moda masculina e femininaadulto e infantil

) 2283-1328. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Fone: (11) 2283-1328Av. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

4

Nossa Mãe Maria

Neste dia 12 celebramos a festa de nossa querida Mãe, Maria. Como é bom contarmos sempre com Nossa Senhora.

Ela é a mulher mais querida não só por nós, mas sobretudo por seu Filho Jesus. Qual filho não gosta de sua mãe? Vivo na França e minha grande alegria é de participar anualmente da peregrinação de nossa Diocese a Lourdes. A nossa Diocese freta um trem para levar até lá os peregrinos devotos de Nossa Senhora. Ficamos lá cinco dias. Lourdes está sempre repleta de devotos de Nossa Senhora vindos do mundo inteiro. E aí me lembro de quando ela dizia à sua prima Isabel: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. E isso está na Bíblia, no Evangelho de Lucas, portanto, não é uma invenção dos católicos. Não só em Lourdes, mas em todo o mundo vemos como o nosso povo ama a Mãe de Jesus e nossa. Neste dia 12 de outubro, o Brasil comemora essa bela Mulher sob o título de Nossa Senhora Aparecida. Esta Paróquia tem o privilégio de ter como padroeira Nossa Senhora Aparecida. Unamo-nos a todos os brasileiros que têm o seu pensamento voltado para o Santuário Nacional de Aparecida. Portanto, não estamos sozinhos. Reflitamos não só nesse dia, nesse mês de outubro, mas todos os dias sobre a importância de Maria na nossa caminhada de fé. Ela pode nos ensinar como devemos amar seu Filho: amar do jeito que ela ama! Peçamos a Maria que nos acompanhe a cada momento

Dom José Maria Pinheiro – Bispo Emérito de Bragança Paulista

de nossa vida e interceda por nós, como ela fez nas Bodas de Caná, junto a seu Filho e façamos tudo o que ele, Jesus, mandar. Que Maria rogue por nós agora e na hora de nossa morte. Amém.

Page 5: Jornal - outubro 2013

5

Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa Luz!

Estamos iniciando em muitas comunidades, famílias e grupos de famílias, a novena de Nossa Senhora Aparecida. Quando olhamos para a imagem de Nossa Senhora Aparecida vem em nossa mente e nosso coração a recordação carinhosa daquela jovem mulher que abriu sua alma amplamente à ação do Espírito Santo, que lhe ensinou a cantar no Magnificat as obras poderosas da misericórdia e sabedoria de Deus. Lc 2,38: “Maria disse: Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

A novena de Nossa Senhora é fonte de inspiração para toda a Igreja, porque Maria foi discípula

@Pontifex_ptVocê sabia que o Papa Francisco vem utilizando com frequência o Twitter? Veja, a seguir, algumas das mensagens que o Santo Padre postou:

Onde virmos ódio e escuridão, procuremos levar um pouco de amor e de esperança, para dar uma face mais humana à sociedade. (30.09)

Todos os matrimônios enfrentam momentos difíceis. Mas estas experiências da cruz podem tornar o caminho do amor ainda mais forte. (28.09)

Não nos tornamos cristãos com as nossas forças. A fé é primeiramente um dom de Deus que nos é dato na Igreja e através da Igreja. (27.09)

O perdão de Deus é mais forte que todo pecado. (25.09)

A verdadeira caridade exige um pouco de coragem: vençamos o medo de sujarmos as mãos para ajudar os necessitados. (21.09)

Jesus é o sol, Maria é a aurora que preanuncia o seu surgimento. (13.09)

Atendemos em domicílioFONES: (11) 3804-8186 /

99523-9143(VIVO) / 99248-4850 (CLARO)www.agendapermanente.com.br

Rua Prof. Fabio Fanucchi, 306Jd. São Paulo - CEP 02045080

(Próximo à Estação do Metrô Jd. São Paulo)

Av. Gal. Ataliba Leonel, 1966 Santana - São Paulo - SP CEP 02033-020(11) 2979-7311www.transite.com.br

Aniversariantes01 Maria Inês Pereira itikawa05 Francisca Moreira Alves Penteado05 Ieda Maria de Souza05 Antonia de Paula Lima Fernandes05 Carlos Perpétuo Firmino06 Joaquim Dias da Silva06 Disolina de Mattos06 Vivian Pereira A. F. Chagas09 Maria Carmelita Boaretto Santos09 Paulo Stellio Caçador10 Teodoro Alexandre 10 Nilton Costa Gundin Júnior10 Ruth de Macedo Soroka11 Gaudio Nogueira de Carvalho12 Senubearia Borges de Santana13 Leonaide Carvalho dos Santos15 Maria dos Santos Garcia15 Marcos Kaohashi15 Lenita C. Diniz16 Rosaline Beirão Bondiolli17 Rodrigo Fernandes Cabral17 Cléa Paione17 Maria de Jesus Alves da Silva20 Andréa Schiavotto da Cruz20 Cleide Cipoline Ielo21 Virgínia Spatuzzi21 Maria Elena Paschoal22 Marilena Barbosa Lima23 Ana Lúcia Figueiredo Facin24 Domingos Costa e Silva24 Tadeu Cardoso da Silva24 Luís Saraiva Vieira25 Maria de Fátima Palócio25 Fernanda Espíndola Brandão da Silva26 Marghete Boito Espanhol27 Lucia Maria Fernandes Andrea28 Olga Golim de Castilho29 Rubens Diez Chaves Simas31 Regina Maria Rodrigues Ferreira31 Nicolas Cruz31 Francisco de Assis G. de Oliveira

e missionária, que abriu seu coração para o projeto de Deus, para que todos aqueles que acolhem Jesus tenham vida e luz em abundância.

Querida Mãe Aparecida olha com amor e intercede a teu amado filho, Jesus, para que os participantes da novena abram as comportas da sua existência ao Espírito Santo que cumula de juventude, de paz e de vida renovada no amor de Deus, e vejam a luz do Dia, a luz do alto, que ilumina toda pessoa de boa vontade e faz caminhar à luz gloriosa da fé: Jesus Cristo.

Dom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São PauloVigário Episcopal para a Região Santana

Page 6: Jornal - outubro 2013

6

Aconteceu

Aniversário do Padre Toninho - 29/09/2013

Page 7: Jornal - outubro 2013

Almoço executivo das 11h às 15hPizzas deliciosas a partir das 18hEventos sob consulta

per voi pizza bare-mail: [email protected]

Rua Conselheiro Saraiva, 664 - Santana - São Paulo

Uma mistura Original!Almoço e Pizzaria

BatizadosAmira de Ornelas Carvalho PradoBeatriz Pahim CoubassierFernando Reis JulioGabriela Kelne dos SantosLucas da Silva AlvesMatheus Marques CavalcanteNicole Bonansea PaesOdara de Ornelas Carvalho Prado

Page 8: Jornal - outubro 2013

Catequese

Adultos

2ª feira

sábado

5ª feirasábado

9h às 10h3014h30 às 16h9h às 10h3010h30 às 12h20h14h30

Crismadomingo5ª feira

8h19h

Pequeninos do Senhor domingo 10h

Perseverança(crianças que játenham feito a 1ªeucaristia)

domingos 9h às 10h

Reunião da Idade de Ouro 5ª feira 14h às 17h

Inscrição para o Batismo

5ª feira14h30 às 16h30

Reunião da legião de Maria

5ª feira 15h às 16h30

Recitação de mil ave-marias

segunda 5ª feira do mês

8h

Grupo de oração 3ª feira 20h às 22h

Missa do Sagrado Cora-ção de Jesus e adoração

primeira 6ª feira do mês

8h-Paróquia15h-Paróquia Santana

Adoração Eucarística com novena do Santíssimo

5ª feira 18h45-20h

Missa em louvor à N. Sra. Aparecida

dia 12 de cada mês

20h

Atendimento social da paróquia - Centro Comunitário

Bazar permanente 5ª feira9h às 11h e 14h às 17h

Clube das mães 3ª feira 13h30 às 16h30

Plantão social 5ª feira9h às 11h e 14h às 17h

Atividades regulares da paróquia

MissasSegunda-Feira - 15h (com novena pelas almas) Terça-Feira - 20h Quinta-Feira - 20hSexta-Feira - 8hSábado - 17h*Domingo - 8h/10h/19h* A partir deste mês de outubro, em todo último sábado do mês, a missa será celebrada por intenção das coorde-nadoras e das famílias que recebem a capelinha de Nossa Senhora. Aparecida.

Confissões Terça e sexta-feira, das 10h às 11h30.Caso haja necessidade de outro horário, agen-dar na secretaria.

Atividades da comunidade Dia Atividade Hor. Local

1 ter Entrega das cestas"Dia das Crianças" 14h Sede do Centro

Comunitário

5 sábCRP 9h Centro Pastoral

Reunião sobre o Dia da Padroeira 10h Salão

6 dom Missa Apostolado da Oração 8h Paróquia

9 qua Reunião mensal - Apostolado a Oração 15h Paróquia

14 seg Reunião - Batismo 20h30 Salão

19 sáb Partilha do Dízimo Missa

20 dom Partilha do Dízimo Missas

21 seg C.P.S. 20h Salão

23 qua Pós-Encontro de Casais 20h30 Salão

24 qui

Bingo da Padroeira - Idade de Ouro 14h-17h Salão

Reunião - Pastoral Familiar 20h30 Salão

25 sex Dia de Santo Antônio de Sant’ana Galvão

26 sáb

Assembleia Arquidiocesana 8h30 FAPCOM

Reunião - Ministros 10h Salão

Preparação de Pais e Padrinhos 13h-17h Salão

27 dom Cerimônia do Batismo 11h30 Paróquia

30 qua Reunião - Setor Santana - Apostolado da Oração 15h Paróquia

Santana