Download pptx - Vincent Van Gogh

Transcript
Page 1: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Page 2: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh, conhecido apenas como Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.

Page 3: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Nascido na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou sua carreira muito jovem, com aproximadamente 15 anos de idade. Depois de cinco anos se mudou para Londres e posteriormente para Paris, devido ao reconhecimento que teve.

Page 4: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh Ele passou para a história como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade.

Page 5: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh Ao longo da vida, sofreu uma série interminável de infortúnios: desilusões amorosas, crises nervosas, misérias financeiras. Foi tratado como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Ridicularizado pela maioria de seus contemporâneos, hoje é considerado um dos maiores mestres da pintura universal.

Page 6: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Durante sua vida Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte.

Page 7: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

No final do ano de 1888, o pintor cortou sua orelha direita, segundo alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato seria uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois de descobrir que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. Segundo essa versão o artista teria enviado sua orelha ensanguentada para a amante dentro de um envelope.

Page 8: Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Um dia, enquanto pintava ao ar livre em Auvers, deu um tiro no peito. O ferimento não parecia ser muito grave. Dr.Gachet fez o curativo e chamou Théo em Paris. Dois dias depois, em 29 de julho de 1890, Vincent Van Gogh morria. Foi enterrado no cemitério de Auvers.

Page 9: Vincent Van Gogh

Vincent Van GoghPrincipais obras

Page 10: Vincent Van Gogh

Os comedores de batatas (1885)

Para van Gogh, a escuridão também era cor. Ele trabalhou as sombras com azuis que, junto era pouco iluminado pelo lampião, dão um aspecto frio ao ambiente,um ambiente mais escuro. Nesta obra é mostrado ,devido aos tons de luz, a pobreza destas gerações, com olhares também bastantes preocupados. Van Gogh salientou os traços grosseiros das mãos e das faces dos trabalhadores da terra. Em busca de intensidade dramática, explorou a potencialidade expressiva dos tons escuros, da luminosidade barroca e do pincel nervoso.

Page 11: Vincent Van Gogh

Os comedores de batatas (1885)

Page 12: Vincent Van Gogh

Caveira com cigarro aceso (1886)

Através desta tela, Vicent Van Gogh procurou transmitir os malefícios da nicotina.O quadro é um óleo sobre tela com 32 por 24,5 cm de dimensão, podemos perceber claramente , na obra , a influência do impressionismo em seu trabalho. Foi pintado entre 1885 e 1886.

Page 13: Vincent Van Gogh

Caveira com cigarro aceso (1886)

Page 14: Vincent Van Gogh

Pôr do Sol - 1888

Van Gogh ficou tão impressionado pela beleza do Sol e das cores intensas proporcionadas pelo reflexo da intensa luz solar da região que fez com que ocorresse essa mudança nas pinturas do artista.É uma pintura a Óleo que se utiliza de cores intensas, para destacar o pasto em primeiro plano e o próprio pôr do sol ao fundo que se contrastam com o céu escurecendo feito de tons diferentes de azul.

Page 15: Vincent Van Gogh

Pôr do Sol - 1888

Page 16: Vincent Van Gogh

Natureza morta com absinto

Na obra é mostrado um copo com absinto, uma bebida alcoólica muito popular na época, e uma garrafa de água. Essa era uma cena comum do século XIX, em que o pintor vivia. Apesar de ser uma obra que representa a natureza morta, é possível ver as pessoas na rua do lado de fora do café. Isso dá a sensação ao observador de que está sentado à mesa.

Page 17: Vincent Van Gogh

Natureza morta com absinto

Page 18: Vincent Van Gogh

A italiana (1887)

O quadro foi pintado em homenagem à sua amiga Agostina Segatori, antiga modelo e proprietária do Café du Tambourin, no Boulevard de Clichy, com a qual Van Gogh teve um relacionamento meses antes de pintar o quadro.O quadro está no Museu de Orsay, na França.

Page 19: Vincent Van Gogh

A italiana (1887)

Page 20: Vincent Van Gogh

A vinha encarnada

Esta é a única obra do artista, que foi vendida enquanto vivo. A obra é de óleo sobre tela. A sensação de vibração é obtida através da aplicação de cores quebradas, causando a sensação de movimento. Toda esta pintura adquire um ritmo, dando um sentido de grandeza e vida orgânica pelos personagens na colheita da vinha.

Page 21: Vincent Van Gogh

A vinha encarnada - 1888

Page 22: Vincent Van Gogh

A casa amarela (1888)Nessa obra Van Gogh retrata uma das casas em que morou em Arles na frança. A intenção de Van Gogh era utilizar essa casa para fundar uma possível comunidade artística. Van Gogh escolhe pintar a casa de amarelo porque é uma cor marcante e simbólica para ele. Essa obra e uma das obras mais representativas de Van Gogh, pois representa um sonho que devido as condições financeiras e por problemas de saúde do próprio pintor esse sonho não se realizou.

Page 23: Vincent Van Gogh

A casa amarela (1888)

Page 24: Vincent Van Gogh

Auto-retrato

A profusão de autorretratos – 35 realizados entre 1886 e 1889 – aliados à peculiar relação que manteve com o seu corpo, cujo ponto culminante é o episódio da mutilação da sua própria orelha, posteriormente retratado, coloca Van Gogh como o artista que introduz o próprio corpo como matéria-prima da arte.

Page 25: Vincent Van Gogh

Auto-retrato

Page 26: Vincent Van Gogh

Retrato do Dr. Gachet

Paul Ferdinand Gachet, médico que tornou-se um dos mais íntimos amigos de Van Gogh, era um clínico geral famoso por tratar "humanamente" os insanos. Apaixonado por arte, também gostava de pintar, admirava e incentivava o trabalho do amigo. Foi o único médico que aceitou com prazer os quadros de Van Gogh como forma de pagamento.

Page 27: Vincent Van Gogh

Retrato do Dr. Gachet

Page 28: Vincent Van Gogh

Girassóis

O quadro Os Girassóis, de Vincent Van Gogh, compõe uma série criada pelo pintor em homenagem ao amigo Paul Gauguin, entre 1888 e 1889, enquanto este vivia na casa que Van Gogh ocupava em Arles, no sul da França. Inspirado pelo sol mediterrâneo e pela cor de sua casa, o artista deu forma à serie que mostra os girassóis em todos os estágios de sua vida. Um dos quadros da série foi leiloado em 1987 por quase US$ 40 milhões.

Page 29: Vincent Van Gogh

Girassóis

Page 30: Vincent Van Gogh

Noite Estrelada(1889)

O autor apresenta nessa obra uma relação com o sagrado e com a espiritualidade através dos astros encontrados no alto da tela, nessa época Van Gogh estava cada vez mais religioso.O artista usou cores fortes, principalmente o azul e o amarelo para representar a luz (astros - cores amarelas) ou a ausência dela (céu e cidade - azul).

Page 31: Vincent Van Gogh

Noite Estrelada - 1889

Page 32: Vincent Van Gogh

O Escolar

Obra de óleo sobre a tela. Nesta pintura observa-se que o artista quer mostrar bem as expressões, empregando cores fortes e pinceladas bem marcadas, no lugar do uso de cores naturalistas. O fundo vermelho gera, com o azul claro da blusa, uma carga intensa de vida na figura do menino. Mas seu olhar, dirigido para baixo, demonstra um certo acanhamento. 

Page 33: Vincent Van Gogh

O Escolar - 1890

Page 34: Vincent Van Gogh

Oliveiras (1889)

Page 35: Vincent Van Gogh

Oliveiras (1889)

Olhando para o quadro “As Oliveiras” (“The Olive Trees”), do Van Gogh, tem-se a ligeira impressão de quanto mais surtado ele estava, mais tinta usava para pintar.Este quadro está na exposição permanente do MoMA, e lá a gente pode fotografar a maioria das obras! Fiz um close do canto esquerdo da tela para vocês visualizarem melhor os detalhes:

Page 36: Vincent Van Gogh

Não parece que ele espreme o tubo de tinta direto na tela?

Page 37: Vincent Van Gogh

Van Gogh pintou “As Oliveiras” em 1889, um ano antes de sua morte, enquanto

esteve internado na clínica Saint-Rémy.

Fotos: Luisa Florim

Page 38: Vincent Van Gogh

Vista de Arles com Lírios (1888)

Page 39: Vincent Van Gogh

Vista de Arles, Pomar em flor

Page 40: Vincent Van Gogh

O quarto (1888)

Page 41: Vincent Van Gogh

Quarto em Arles é uma série de três quadros do impressionista holandês

Vincent Van Gogh, pintados entre outubro de 1888 e setembro de 1889. A obra é uma das mais conhecidas do artista, e

até mesmo do mundo. Van Gogh, a pedido de seu irmão Theo, fez uma cópia de Quarto em Arles em

1889. A "cópia", entretanto, não é exata; nota-se o uso de tons mais azuis que o

original, redução da ênfase das fendas no assoalho, bem como diferenças em dois

porta-retratos nas paredes.

Page 42: Vincent Van Gogh

Quarto em Arles (1ª versão)

Autor Vincent van Gogh

Data outubro de 1888Técnica óleo em telaDimensões 72 cm × 90 cmLocalização Museu Van

Gogh, Amsterdã

Page 43: Vincent Van Gogh

Quarto em Arles (2ª versão)

Autor Vincent van Gogh

Data setembro de 1889

Técnica óleo em telaDimensões 73 cm × 92 cmLocalização Instituto de

Artes de Chicago

Page 44: Vincent Van Gogh

Quarto em Arles (3ª versão)

Autor Vincent van Gogh

Data setembro de 1889

Técnica óleo em tela

Dimensões 56.5 cm × 74 cm

Localização Museu de Orsay França

Page 45: Vincent Van Gogh

“Desta vez é muito simplesmente o meu quarto, aqui tem de ser só a cor a fazer tudo; dando através da simplificação um maior estilo às coisas, deverá sugerir a ideia de calma ou muito naturalmente de sono. Em resumo, a presença do quadro deve acalmar a cabeça, ou melhor, a fantasia”. Van Gogh

Page 46: Vincent Van Gogh

Ficha Técnica - A Cadeira de Van Gogh:

Autor: Vincent Van Gogh Onde ver: National

Gallery, Londres, Reino Unido

Ano: 1888 Técnica: Óleo sobre tela

Tamanho: 91,8cm x 73cm Movimento:

Impressionismo

Page 47: Vincent Van Gogh

3 detalhes de A Cadeira de Van Gogh se

destacam:

1. Mobília humilde:A cadeira representada

faz parte de um conjunto comprado pelo artista quando soube que seu

amigo Paul Gauguin viria a Arles. O objetivo era projetar para o pintor

visitante uma simplicidade rústica e franca.  

 

Page 48: Vincent Van Gogh

2. Objetos na cadeira:Os objetos

representados em cima da cadeira foram

escolhidos com muito cuidado. O cachimbo e a

bolsa de tabaco mostravam que Van

Gogh não precisava de nada além dos objetos

do dia a dia para desenvolver sua pintura.

Page 49: Vincent Van Gogh

3. Assinatura:Van Gogh raramente assinava seus quadros e quando o fazia procurava adicionar o detalhe

de maneira modesta, tão discretamente quanto possível.

Nesse caso a assinatura não aparece na parte inferior da tela, como é convencional, e

sim misturada ao fundo, parecendo o nome de uma empresa gravado na caixa.

Page 50: Vincent Van Gogh

"Pôr-do-sol em Montmajour”

Uma tela desconhecida do impressionista holandês Vincent Van Gogh, morto em 1890, veio à tona nesta segunda-feira (09/09/2013) em Amsterdã. "Pôr-do-sol em Montmajour", quadro há anos guardado no sótão da casa de seus donos, só agora foi reconhecido como uma obra do artista. Ele será exposto no Museu Van Gogh, na capital holandesa, por um ano. O mesmo museu havia avaliado a pintura nos anos 1990 e descartado a chance de ela ser de autoria de Van Gogh, mas novas pesquisas e uma carta do artista a seu irmão levaram à conclusão de que se trata de uma obra autêntica.

Page 51: Vincent Van Gogh

"Pôr-do-sol em Montmajour”

Na tela, Van Gogh retrata carvalhos retorcidos e uma ruína distante à luz do sol poente. Ele descreveu essa cena, relatando sua insatisfação com a obra terminada, em uma carta a seu irmão, Theo, datada 5 de julho de 1888. Essa tela chegou a constar em catálogos da obra do artista elaborados por Theo Van Gogh. Desapareceu e só ressurgiu nos anos 1970, já na coleção do industrial norueguês Christian Nicolai Mustad, cuja família hoje detém a peça.

Page 52: Vincent Van Gogh

"Pôr-do-sol em Montmajour

Page 54: Vincent Van Gogh

Bibliografiahttp://7dasartes.blogspot.com.br/2011/04/vida-e-obra-

de-vincent-van-gogh.html http://www.suapesquisa.com/vangogh3/

www.google.com.br -http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/18/933480/conheca-cadeira-van-gogh-vincent-van-

gogh.htmlhttp://artesdovangogh.blogspot.com.br/

2012/11/os-comedores-de-batata-1885.htmlhttp://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/02/11/pintura-escolar-de-vincent-van-

gogh- http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/09/

1339146-tela-de-van-gogh-e-descoberta-na-holanda-apos-novas-pesquisas.shtml 89710.asphttp://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/201

3/09/analise-da-obraquarto-em-arles-de.html